Blogs e Colunistas

23/02/2012

às 14:51

Serra desconstrói em artigo a privatização dos aeroportos e mostra por que ela é malfeita

O ex-governador José Serra publica hoje, no Estadão, um artigo em que desconstrói, de forma sucinta e objetiva, o modelo petista de privatização dos aeroportos. Nada contra a entrada da iniciativa privada no setor, não. Ao contrário! Serra deixa claro que ela chega com atraso. Sim, é verdade: dado o proselitismo antiprivatista — e falso! — do PT, o processo marca mais uma impostura do partido.

Lideranças da oposição, no entanto, têm-se fixado excessivamente nesse aspecto, deixando de lado outro bem mais importantes: a privatização dos aeroportos é malfeita e potencialmente danosa para os cofres públicos e para os usuários. O PT privatiza, sim! Só que privatiza mal. Leiam trechos do artigo de Serra. A propósito: notaram o silêncio ensurdecedor de alguns notórios críticos das “privatizações tucanas”. Por que eles não tentam agora nos explicar por que as privatizações petistas são melhores? É nessas horas que a gente distingue o jornalismo do mero proselitismo partidário.

Mitos e equívocos

As avaliações sobre a recente privatização de três aeroportos brasileiros tem misturado duas coisas: a questão política, enfatizada pela maior parte da oposição e retomada pelo PT, e a da forma e conteúdo do processo.

Ao contrário do que se propalou, as privatizações dos aeroportos de Guarulhos, Brasília e Campinas (Viracopos) não são as primeiras dos governos do PT. Basta lembrar as espetaculares privatizações na área do petróleo, lideradas pelo megainvestidor Eike Batista, sob a cobertura da lei aprovada no governo FHC – alterada recentemente para pior- e as na geração e transmissão de energia elétrica.

Outra ação privatizante digna de menção foi nas estradas federais, que fracassou, não obstante o clima de comemoração na época. Fez-se a concessão de graça, pôs-se pedágio onde não havia, mas os investimentos não chegaram, as estradas continuaram ruins e o governo federal só faz perdoar as faltas dos investidores. Um modelo furado, que pretendia ser opção vantajosa ao adotado por São Paulo, com vistas a dividendos eleitorais em 2010.
(…)
Para alguns representantes extasiados da oposição, com as concessões dos aeroportos, “finalmente o PT se rendeu à privatização”, como se este governo e o anterior já não tivessem promovido as outras que mencionamos. Poderiam sim ter lembrado do atraso de pelo menos cinco anos na entrada do setor privado na atividade aeroportuária -atraso ocorrido quando a  agora presidente comandava a infraestrutura do Brasil.

As manobras retóricas do petismo são toscas. O primeiro argumento, das cartilhas online e de grandes personalidades do partido, assegura que não houve “privatização” de aeroportos, mas “concessão”. Ora, no passado e no presente, os petistas chamavam e chamam as “concessões” tucanas (estradas em São Paulo, telefonia, energia elétrica, ferrovias, etc.) de “privatização”.

O PT argumenta ainda que a Infraero mantém 49% das ações de cada concessionária. Isso é vantagem? Em primeiro lugar, a estatal está pondo bastante dinheiro para formar o capital das empresas sob controle privado (sociedades de propósito específico, SPEs) que vão gerir os aeroportos. Além disso, vai se responsabilizar por quase metade dos recursos investidos, sem mandar na empresa.

Mais ainda: pagará 49% da outorga (preço de compra da concessão) de cada aeroporto. O total de outorgas é de R$ 25 bilhões, número comemorado na imprensa e na base aliada. Metade disso virá do próprio governo, via Infraero! Isto sem contar os fundos de pensão de estatais, entidades sob hegemonia do PT, que predominam no maior dos consórcios, ganhador do aeroporto Franco Montoro, de Guarulhos. Tais fundos detêm mais de 80% do grupo privado que comandará o empreendimento!

A justificativa de que a Infraero obterá os recursos para investimentos e outorgas da própria concessão é boba – até porque ela já está investindo nas SPEs e vai sacrificar seus retornos. De mais a mais, quais retornos? As outorgas são obrigatórias, enquanto as receitas são duvidosas. A receita líquida do aeroporto de Guarulhos foi de R$ 347 milhões em 2010. A bruta, 770 milhões. A outorga dessa concessão será paga em 20 parcelas anuais de R$ 820 milhões… Mesmo que a receita líquida duplicasse, de onde iriam tirar o dinheiro para os investimentos? No caso de Brasília, a outorga exigirá cerca de 94% da receita líquida…
(…)
O que poderá acontecer? As possibilidades são várias: mudanças nos contratos, revisão para cima de tarifas, atrasos nos investimentos necessários, subsídios do governo e  prejuízos para os cotistas dos fundos. Tudo facilitado pela circunstância de que a privatização (um tanto estatizada) tirará o TCU do controle e transparência de gastos com aeroportos…
(…)

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

70 Comentários

  • brasileiro preocupado

    -

    24/2/2012 às 3:21 pm

    Bem vindo Reinaldo; ótimo artigo; realidade sem fantasias;retrato do Brasil; Serra ainda será nosso Presidente; parabens, abs

  • Carlos Reis

    -

    24/2/2012 às 2:16 pm

    Esperamos que os beneficiados do maior programa de compra de votos do mundo, o bolsa-família, tenham vergonha na cara e votem em José Serra, para prefeito de São Paulo. Tenho absoluta certeza que, se esse sofrido Brasil tivesse o eminente, probo e competente José Serra, como presidente da república. Não estaríamos assistindo esses escândalos sobre corrupção de ministros do atual governo.

  • osvaldo

    -

    24/2/2012 às 10:49 am

    SEM CONTAR A PETROBRÁS QUE DEVE TANTO DINHEIRO A CHINA QUE JA DEVE SER DOS CHINESES.

  • José Roberto Falconi

    -

    24/2/2012 às 10:23 am

    Prezado Reinaldo Azevedo.
    Leio, sim, diariamente seus comentarios. Porem , após leitura que tambem fiz de:”A Privataria Tucana” de seu colega Amaury Ribeiro Junior, sinceramente fico sem saber em quem acreditar, pois vocês, com as informações que possuem devem nos oferecer elementos honestos para que a Ficha Limpa realmente surta seus efeitos e exclua da política brasileira pessoas nocivas.
    Pergunto, como ficamos?Para que lado vamos?

  • Eduardo Cezar Bento

    -

    24/2/2012 às 8:03 am

    Reinaldo, bom dia.
    O mesmo, de sempre…blá, blá, blá…ação mesmo, a de sempre… Aos nobres membros do governo safado que aí está só interessa o dinheiro que “entra” para “reverter” em benefícios à população… Lógico que não vai acontecer nada disso… Corrupção, de sempre… Aos empresários, o de sempre… Vão “empurrar” as dívidas, vão “formar” grupos viciados em “gestão pública”… Ou seja, não vão pagar e os outros vão “fingir” que cobram…Ao usuário do sistema, restará atrasos, cancelamentos de voos, brigas em guiches… como sempre… Enquanto a população não se instruir, não se politizar, vai continuar como… sempre!!
    P.S.: Em tempo, quando a “gerente” de infra-estrutura, a Dilma, comandava(??) a pasta, não “recebia” o % devido à ficar “na cara”, escandalos, até recebiam por ela…Agora, como presidente(rsrsrs)… como sempre!!!!
    Bom fim de semana!!

  • Alex

    -

    24/2/2012 às 3:14 am

    Não tem diferença em privatizar e fazer concessões o poder publico não manda em nada e vira particular a bandeira do PT era contra as privatizações. Eles não tem coragem de falar que deram uma rasteira no povão ,faz o que eu digo ,mas não faça o eu faço.

  • VR-760

    -

    24/2/2012 às 12:51 am

    Privatizaç?o de estradas de rodagem? Piada. A ANTT come na m?o dos concessionarios. Andem na Regis Bittencourt – buracos mil, placas de obras node as mesas n?o existem. A concessão tem mais de 3 anos, a primeira obra foi a construção dos pedâgios, o resto a OHL só embromando. Xô OHL e ANTT.
    No petróleo, a Petrossauro querendo açambarcar tudo e a ANP só olhando, olhando….
    Na eletricidade, bueiro explodindo no Rio e a ANEEL roncando, dormindo …..
    Este é o governo PT, nada funciona, e quanto aos aeroportos, bem… A Copa está aí

  • maria

    -

    23/2/2012 às 11:53 pm

    e porque serra na epoca da eleiçao afinou este dicurso que ora hoje tao bem? agora ines é morta?
    sos com esta oposiçao, com este povo 43% nao ha salvaçao, e gente acorde se pegarem sao paulo, pode esquecer, o brasil vai acabar, seu nome ser PraTil

  • maria

    -

    23/2/2012 às 11:51 pm

    a minha questao é: cade o povo que votou na nao privatzaçao, porque nao ha reclamaçoes, bate panela nada?
    tao quietinhos porque? tao gamhando o que? esmola? divida?
    quem podera nos defender? chaves?o chapolim claro!

  • Andre

    -

    23/2/2012 às 11:46 pm

    O DESASTROSO E IRRESPONSÁVEL DESGOVERNO DILLMOLULLOPETRALHOPATA ESTÁ EMPURRANDO A ECONOMIA DO PAÍS PARA UM PRECIPÍCIO…. E OS BRASILEIROS NÃO PERCEBERAM AINDA…. QUANDO O FIZEREM, SERÁ TARDE DEMAIS! A GERAÇÃO DE EMPREGOS CAI E O PROCESSO DE DESINDUSTRIALIZAÇÃO E DE CONTENÇÃO DE INVESTIMENTOS É ALARMANTE! E VOCÊ NÃO PRECISA SER ECONOMISTA PARA ENTENDER ESTA EQUAÇÃO (e nem eu o sou)! SABEM QUAL A PRINCIPAL CAUSA DESTE DESASTRE? A POLÍTICA CAMBIAL IRRESPONSÁVEL (VALOR DO DÓLAR EXCESSIVAMENTE BAIXO) E O CUSTO BRASIL EXCESSIVAMENTE ALTO! O MOTIVO DO DÓLAR BAIXO? TAXAS DE JUROS ELEVADAS AS QUAIS ATRAEM O DINHEIRO ESPECULATIVO DO EXTERIOR E INUNDA DE DÓLARES O PAÍS! COM O DÓLAR BAIXO E CUSTO DE PRODUÇÃO ELEVADO, A INDÚSTRIA NÃO CONSEGUE EXPORTAR DE MANEIRA COMPETITIVA E PARALISA INVESTIMENTOS E O EMPREGO! E QUAL A RAZÃO DAS TAXAS DE JUROS SEREM ELEVADAS E O CUSTO BRASIL ALTO? SIMPLES, PARA FINANCIAR E ROLAR A GIGANTESCA DÍVIDA PÚBLICA PETRALHA! E É AÍ ONDE QUERO CHEGAR! ESTE É O CRIME DA GESTÃO ESQUERDOPATA DILLMOLULLOPETRALHA! NUNCA SE PAGOU TANTO IMPOSTO E SE ASFIXIOU TANTO O SETOR PRODUTIVO DESTE PAIS! AS CAUSAS? UM GOVERNO MONSTRUOSAMENTE GIGANTE, GASTADOR, APARELHADO, CLIENTELISTA, CORRUPTO, INCOMPETENTE, INCHADO E PERDULARIAMENTE GASTADOR! TUDO ISSO, PARA PODER EMPREGAR CENTENAS DE MILHARES DE ASPONES, CUMPANHEROS, APANIGUADOS, SINDICALÓIDES CABOS ELEITORAIS E COMPRAR A PESO DE OURO OS PARTIDOS DA BASE ALUGADA, OFERECENDO A ELES, DEZENAS DE MINISTÉRIOS INÚTEIS, COMO O DA PESCA E O DA MINISTRA ABORTEIRA, DE PORTEIRA FECHADA, PARA QUE POSSAM PRATICAR SAQUES, EMPREGUISMO, BANDALHEIRAS E OBRAS SUPERFATURADAS! ADICIONALMENTE, NUNCANTISNAHISTORIADESTIPAÍZZZZ SE ROUBOU TANTO! SEGUNDO A CGU, 65% DAS OBRAS SÃO SUPERFATURADAS! ASSIM NÃO HÁ DINHEIRO QUE CHEGUE….. E O QUE ELLES FAZEM PARA BANCAR ISTO? ELEVAM AS TAXAS DE JUROS, OS IMPOSTOS E O CUSTO BRASIL, INVIABILIZANDO ASSIM AS EMPRESAS, A ECONOMIA E OS INVESTIMENTOS! O BRASIL VAI SEGUIR LADEIRA ABAIXO! E OS VERDADEIROS CULPADOS? OS ELEITORES QUE VOTARAM NESTA QUADRILHA PETRALHA! BRASILEIROS, VAMOS REVERTER ESTA CATÁSTROFE! QUE TAL VOTARMOS MELHOR NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES? …. O BRASIL DECENTE, QUE PAGA IMPOSTOS, EMPREGA E QUE TRABALHA HONESTAMENTE AGRADECE!

  • Eduardo

    -

    23/2/2012 às 9:56 pm

    Ave, Serra. É por isso que os petralhas te odeiam tanto. E também pelos genéricos, seguro desemprego, virada cultural, etc….

  • duduvieira10

    -

    23/2/2012 às 9:55 pm

    Prezado RA;
    ,,,A confusão mental se abateu sobre sua pessoa de tal maneira que ele não sabe nem onde fica o bairro da bexiga! Tem hora que ele vagueia e fica matutando sobre o mutirão da próstata,,,lamentalvemente!!; SDS

  • vera L.

    -

    23/2/2012 às 8:38 pm

    Reinaldo,
    Ontem no editorial do Globo o jornal defendeu as privatizações e o “outro lado” era Lindeberg Farias. MENTIROSO de marca maior. Escreveu um monte de abobrinhas e MENTIRAS grotescas. Sem argumentos partiu para a ladainha de “inclusão social” do governo Lula citando o Bolsa Família que virou pau para qualquer obra.
    Queria ver Serra DEBATENDO com o galinho de rinha do PT. Serra ganharia de lavada. Veja só, o PT escolheu o PIOR deles para defender a privatização PETISTA que é das piores. A oposição fica, ficou acuada. Deviam ir para cima dos petistas. Acho até que chegou um pouco tarde esse artigo do Serra. Deveria ter um para cada tucano que já sofreu tanto no lombo com as mentiras do PT. TEM QUE REAGIR À ALTURA DAS VIGARICES DO PT SOBRE A PRIVATIZAÇÃO PETISTA, esta SIM, “PRIVATARIA”..

  • Rudnei

    -

    23/2/2012 às 8:29 pm

    O pt forcou o fechamento da Varig. Deu de graca as rotas para a Gol e a Tam. Nao deixou que a Varig fosse vendida para a Luffhtansa por que era empresa estrangeira. Agora 70 por cento do capital da Tam foi vendido para Lanchile. Antes a Varig nao podia ser vendida pra estrangeiros, agora a Tam pode ser vendida. Queriam fechar a Varig e conseguiram.

  • Ricardo D

    -

    23/2/2012 às 7:44 pm

    Serra é um homem de muitas qualidades, mas falta-lhe a coragem e outros atributos que pudemos ver em seu vice, Índio da Costa.

  • Sam Spade

    -

    23/2/2012 às 7:25 pm

    VLADIMIR – 23/02/2012 às 15:28
    REINALDOXX!!!

    O Conselho de Segurança do Blog está na ativa. Mais uma cascuda fora de combate.

  • anonimo

    -

    23/2/2012 às 7:21 pm

    TIO REI,
    essa questão de concessão x privatização é uma questão das mais estúpidas que já ouvi. Bom mesmo foi a ENQUETE que o jornalista AUGUSTO NUNES fez ironizando esse tema, a ENQUETE era O PT DEVE EXPLICAR A ENORME DIFERENÇA ENTRE:
    CORRUPÇÃO X ROUBALHEIRA
    ENCHENTE X INUNDAÇÃO
    etc…
    Essa enquete do NUNES foi ótima, agora essa questão da privatização de apenas 3 aeroportos vai virar uma questão interessante, os 3 aeroportos privados vão investir macissamente em mais PISTAS para pouso e decolagem, estacionamentos, salas de embarques enfim INFRAESTRUTURA AEROPORTUARIA OK. Mas os outros aeroportos estatais não vão conseguir acompanhar os privados, e consequentemente vai LIMITAR A EXPANSÃO DOS PRIVADOS, EX o aeroporto de CAMPINAS futuramente (talvez 10 ou 15 anos) vai ter condição de receber 150 pousos e decolagens por hora, o aeroporto do GALEÃO não vai ter condição de receber 150 pousos e decolagens por hora, ou seja isso vai acabar LIMITANDO o crescimento dos privados, consequentemente as TARIFAS terão que ser aumentadas e por aí vai. O ideal era PRIVATIZAR a INFRAERO em BLOCOS mas PRIVATIZAR tudo, pois ai todo o sistema cresceria em conjunto e consequentemente baratearia os serviços para todos nós.

  • Ferreira

    -

    23/2/2012 às 7:04 pm

    A verdade técnica,financeira,política e ideológica sobre os maus feitos do pt, dita por um administrador de verdade.Aí José Serra mostra o atraso em que o Brasil se encontra, administrado pela incompetente quadrilha petista.

  • Isabel

    -

    23/2/2012 às 6:55 pm

    Petralha às 15:28

  • Isabel

    -

    23/2/2012 às 6:54 pm

    Excelente artigo do Serra. Será que Lula ou Dilma seriam capazes de escrever um parágrafo sequer explicando as privatizações petistas?

  • jgomes

    -

    23/2/2012 às 6:43 pm

    Reinaldo,
    É o “que” elles sabem fazer,quando a água bate no nariz,
    entregam o ouro e a rapadura. Por estas e outras, ou pela
    maravilhosa gerentona que temos,mesmo que tenha quebrado
    uma loja de 1,99 e um economista que mal faz a contabili dade do pt, é que estamos com um déficit de 7 BILHÕES em
    contas correntes. Brincam com coisa séria, ou será culpa
    do FHC?

  • José Carlos

    -

    23/2/2012 às 6:24 pm

    Pois é… Tudo isto é verdade mas pergunto: Quando o PSDB/DEM vai conseguir informar sobre o assunto ao “povão” que só está preocupado com o resultado do carnaval? Mais: quando o PSDB/DEM vai conseguir informar à população falando português?
    Cá entre nós, é preciso eficiência na comunicação! É preciso atingir “as massas”. Se o PT, apesar dos “malfeitos”, consegue ainda assim se passar por virgem, acho que não é tão difícil assim, não?

  • Horand Araguaia

    -

    23/2/2012 às 6:17 pm

    Caro Reinaldo ; seguimos com a sujeira varrida para baixo do tapete !

  • antonio

    -

    23/2/2012 às 6:11 pm

    Faltou dizer que há muito mais gente ganhando com as “privatizações”. Não somente os vencedores das licitações. A cúpula do PT sabe dizer muito bem quem.

  • alberto autran

    -

    23/2/2012 às 5:53 pm

    QUANDO NÃO DA MAIS PARA IMAGINAR QUE ESTE PAIS NÃO É DE BRINCADEIRA FICO SABENDO QUE O AEROPORTO DE BRASILIA FOI GANHO POR UMA EMPRESA ARGENTINA E PIOR COM PROBLEMAS LA..SERA QUE NÃO TEM DEDO DA MARTA….? SEI NÃO..NEUROSE MINHA….? GATO ESCALDADO TEM MEDO DE AGUA FRIA….

  • Pedro

    -

    23/2/2012 às 5:41 pm

    A cúpula petista tem que convencer os idiotas úteis que votam no pt de que concessão e privatização são duas coisas diferentes.
    Todo este malabarismo com as palavras me fez lembrar um ditado:
    “Todo eleitor do PT é CORNO MANSO: sabe que está sendo traído, mas se conforma.”

  • Democracia Vacina Anti-Petralha

    -

    23/2/2012 às 5:36 pm

    O PETISMO A UNICA LIDERANÇA EM SER O NÚMERO 1 EM TOTAL INCOMPETÊNCIA EM GERIR QUALQUER COISA QUE PASSA PELAS MÃOS DOS PETRALHAS ,SEJAM QUAIS FOREM OS FORMATOS PRIVATIZAR OU CONCEDER,SEMPRE FICA CLARO O TOTAL PREJUÍZO AOS COFRES PÚBLICOS E MAIS ANIDA AO POVO QUE PASSOU A PAGAR SOBRE PEDÁGIOS FEDERAIS EM RODOVIAS COMO A FERNÃO DIAS E REGIS BITENCURT ,EM VIAS PRIVATIZADAS A MAIS DE 5 ANOS E ATÉ AGORA POUCO MUDOU E NA REGIS A DUPLICAÇÃO DE MORTES E ACIDENTES TODOS OS DIAS E A DUPLICAÇÃO DA SERRA DO CAFEZAL FICA SENDO UM PROJETO DE ENGANAÇÃO COM PLACAS DE OBRAS ALUSIVAS A SUA DUPLICAÇÃO QUE NÃO SERÁ FEITA ,ENQUANTO NÃO HOUVER REAJUSTE CONDIZENTE COM OS CUSTOS DE MANUTENÇÃO REAIS ,PORQUE COM O PEDÁGIO A PREÇO BARATO ,SO PRA DIZER QUE É MELHOR QUE A PRIVATIZAÇÃO DO PSDB EM SP QUE FUNCIONAM E TEM VALORES EM ALGUNS CASOS ELEVADOS ,MAS POSSÍVEIS DE CORREÇÃO ,MAS NA REGIS E NA FERNÃO NÃO PAGAM AS DESPESAS DE REFORMAS CORRETAS ,DE AMPLIAÇÕES E OUTROS QUESITOS ,É FÁCIL COMPARAR ,VEJAM A DUTRA QUE É FEDERAL E FOI UMA DAS PRIMEIRAS A SEREM PRIVATIZADAS E SEMPRE ESTÁ SENDO CUIDADA E AMPLIADA AONDE FOR NECESSÁRIO ,OS AEROPORTOS AO PREÇO QUE FOI LEILOADO ,NÃO VAI DAR PRA FAZER NENHUM PUXADINHO E NEM UMA PINTURA NOVA ,PORQUE NÃO FECHA A CONTA E QUERO VER OBRAS EM 18 MESES COMO A DILMA TERCEIRA QUER RSRRSRSRSRRR ,COPA FURADA 2014

  • EMERSON

    -

    23/2/2012 às 5:28 pm

    Espero que se for candidato ele tenha a coragem que não teve nas eleições 2010, e deixe isso claro nos debates.

  • Deodato A Cavalcante

    -

    23/2/2012 às 5:01 pm

    Já sei o que vai acontecer: as tarifas cobradas para embarque, dentre outras, serão maiores do que os preços pagos as companhias aéreas pelas passagens.

  • lin

    -

    23/2/2012 às 4:54 pm

    O povo preferiu votar naqueLLa que tem só um neurônio. Fazer o quê?

  • Flavio

    -

    23/2/2012 às 4:49 pm

    Se a coisa é boa, o PT consegue fazê-la Ruim. Se é ruim, consegue piorar.
    Conclusão 1: Não há nada nesse mundo que o PT não estrague ou piore!
    Conclusão 2: O PT ainda acaba com o Brasil!

  • Drakko

    -

    23/2/2012 às 4:47 pm

    Depois de ler o texto do Serra chega-se a conclusão que o petê continua radicalmente contrário às privatizações. O negócio dessa gente é DOAÇÃO. Aliás, doam o que não lhes pertence e aceitam DOAÇÕES com a mesma alegria…

  • zé carlos

    -

    23/2/2012 às 4:42 pm

    É de grande perda este Sr. não ter sido eleito Presidente da República.
    É muito claro o seu conhecimento sobre vários assuntos: Econômia, Saúde, Transportes, Educação, Privatizações, etc..

  • Hercilio

    -

    23/2/2012 às 4:34 pm

    Pelos dados conhecidos 90% dos aeroportos do mundo são estatais, então é alguma descoberta genial querer privatizar os nossos. As privatizações tem sido sim mal feitas, vide preço abusivo de pedágios paulistas, pedágios federais baratos mas sem boa conservação, telefonia concentrada, energia cara e que gerou até racionamento no pós privatização.
    Acho que foi Jânio de Freitas que já escreveu: no Brasil privatiza-se ou estatiza-se a cada 20 ou 30 anos, em ambos os casos a conta é paga pelo estado, seja da privatização ou da estatização.

  • Turco

    -

    23/2/2012 às 4:34 pm

    Serra está coberto de razão. Pena que não se comportou dessa maneira nas eleições de 2010. Espero que tenha acordado.

  • eder

    -

    23/2/2012 às 4:27 pm

    o pt está governando o Brasil na base da gambiarra…a conta alta algum dia vai chegar…e adivinha quem vai pagar?

  • Sergio S. Oliveira

    -

    23/2/2012 às 4:25 pm

    Se em tudo o que o PT põe a mão não funciona, fica pior, porque não seria na “concessão” dos aeroportos? Aqui sim, se verá o quão ruim é um governo petista, o qunto são incapazes, impotentes, ineptos e inaptos para tal.

  • Fábio

    -

    23/2/2012 às 4:22 pm

    Um dia, não muito distante, os 2/3 que votaram no PT nas últimas eleições perceberão que não votaram no aparente governo Robin Hood, e sim, o do xerife de Nottingham. Basta ver as gestões(ou seriam gestações?) do PAC 1 e 2, Minha Ca$a Minha Vida, Aeroporto$, Rio $ão Francisco, Pré-$al, Irrigação de Petrolina, rebaixamento nos porto$, e$colas, creche$, ambulatório$ etc. Chega senão o post ficará muito grande. Abraços

  • Almir Bohana

    -

    23/2/2012 às 4:19 pm

    O cinismo da quadrilha que Lula implantou e que Dilma con-
    tinua, não tem limites nem escrupulos.
    O que eles vão fazer com os tres aeroportos, Guarulhos,
    Brasilia e Campinas é privatização, sim.
    Só que com um agravante, que não sabia quem não queria.
    A conta vai ser paga pelos usuários.
    A matéria é bastante esclarecedora. E o governo é de um
    cinismo sem igual.
    Quem mandou votar no apedeuta e na doutora de araque?
    Bem feito.

  • Manfreddi

    -

    23/2/2012 às 4:15 pm

    Caro Reinaldo,

    Belo esclarecimento do José Serra, sugiro que você dê uma olhadinha nesse artigo do Renato Lima: http://www.ordemlivre.org/2012/02/o-pt-privatiza-diferente/ .

    Talvez o Serra tenha lido esse artigo antes de publicar o seu, não sei. Mas é satisfatório que ambos estejam trazendo à superfície essa palhaçada que o PT vem fazendo.

    Abraços

  • Nino (SP)

    -

    23/2/2012 às 4:14 pm

    Mais uma vez: texto complicado e de difícil acesso a quem não é do ramo (do ramo do texto escrito). O PSDB ainda não aprendeu a falar com a massa. Este tipo de reação tem de ser feita na te-le-vi-são, em horário nobre, com gráficos na tela e uma explicação bem “facinha”. Para todo mundo perceber a estratégia petista da mentira e da mistificação.

  • renato

    -

    23/2/2012 às 4:12 pm

    Rei, segura essa: “Militante de partido tem vantagem em concurso”. (para ler você terá de acessar a versão digital do jornal e ir para a pagina 9):

    http://www.correio24horas.com.br/correiodigital/

  • Renato

    -

    23/2/2012 às 4:11 pm

    No direito administrativo o que ocorreu no passado (com o PSDB) e o que ocorre hoje (com o PT) é concessões de serviços públicos e não privatização. Mas nem isso o PT faz direito, já que as atuais concessões são danosas para o contribuinte, pois continuamos pagando pelas obras. Fora PT!

  • Renato

    -

    23/2/2012 às 4:10 pm

    Por que somente agora esta desconstrução?Precisávamos dela nas épocas dos ocorridos,durante os debates eleitorais mas tudo bem antes tarde do que nunca espero que seja apenas o começo pois tudo o que é feito pelo pt pode ser “desconstruido”pelo o que foi dito pelo pt.

  • Luis R N Ferreira

    -

    23/2/2012 às 4:07 pm

    A malfadada campanha de 2010 e a possível eleição para a prefeitura de SP não retiram de Serra a prerrogativa de candidato à presidência mais qualificado, do ponto de vista da substância. Tudo bem que campanha presidencial envolva marketing, mas não pode se resumir a um concurso de mister simpatia.

  • Lunardeli

    -

    23/2/2012 às 4:05 pm

    REINALDO, faltou ele falar da VALE. As jazidas e minas também foram entregues em regime de Concessão, como estipula o Código de Mineração (DECRETO-LEI Nº 227, DE 28 DE FEVEREIRO DE 1967), embora não exista prazo para o fim da concessão.

  • Luiz Alberto

    -

    23/2/2012 às 4:03 pm

    Caro Reinaldo, o interesse de se manter 49% do controle nas empresas que vão administrar os aeroportos, nada tem a ver com estatismo ou ideologia, está ligado diretamente ao peleguismo, ou seja, manter o maior numero de petistas e bajuladores nos conselhos administrativos das empresas, com jetons astronômicos.
    Tudo por uma boquinha, até a moral e o esquecimento total do passado.

  • Mineiro pasmo

    -

    23/2/2012 às 4:02 pm

    Reinaldo, lendo recentemente sobre a crise na França pré-Grande Grerra (entre 1928 e 1938, o valor do Franco caiu pela metade!) não pude deixar de notar semelhança com o Brasil pós 2003 quando o comentarista fala que o stablishment político era desinformado e mal equipado para lidar com a situação! Isto não é o PT? Qual grande realização esse partido construiu? Todas as obras publicas estao com algum problema e por aí vai.

  • André Fausto

    -

    23/2/2012 às 4:01 pm

    Tudo muito bem, tudo muito bom, mas e daí?
    Que o petismo é uma farsa todo mundo já sabe, mas achar que bastam artiguinhos de jornal para derrubá-lo é demência pura.
    A única alternativa seria a disputa no campo moral, de valores; mas, nesse quesito, Serra consegue ser mais esquerdista que Lênin.

  • Claudio

    -

    23/2/2012 às 3:51 pm

    Serra deveria, efetivamente, assumir a liderança da oposição ao PT, que hoje no governo federal faz o que quer e como quer.

    Acho que o PSDB de hoje, que foi governo até o término do mandato de FHC, esqueceu-se de como era a militância oposicionista. Ficaram, equivocadamente, envergonhados quando o PT “denunciava” as privatizações comandadas pelo melhor presidente que esse país já teve, e hoje estão assistindo o mesmo filme, com petistas protagonistas, fazendo a coisa de forma errada.
    Quanto tempo teremos que esperar para dar um basta a esse péssimo governo? O passado nos mostra que, no final, sempre nos livramos de maus governantes. A questão, é que demoramos muito para fazermos isso…

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados