Blogs e Colunistas

31/05/2007

às 20:18

Seria eu a “High School Musical” do liberalismo? Seria o PT o novo PCB?

Eu não tinha lido ainda o artigo de Marcos Augusto Gonçalves, editor da Ilustrada, na Folha de hoje. Leitores me enviaram o link ou o artigo e perguntam se, no fim do texto, ele faz uma referência a mim. Também querem saber o que acho da tese. Bem, é forçoso que eu reproduza o artigo para comentá-lo. Segue em vermelho. Volto em azul.

O PT virou partidão

O JORNALISTA Elio Gaspari, que escreveu uma longa história da ditadura militar no Brasil, viu um traço “anticomunista” na geração dos estudantes que participaram das greves e passeatas de 1977. Em certo sentido, ele tem razão. Disseminava-se no movimento estudantil a influência de organizações trotskistas (especialmente em São Paulo) e de uma miríade de dissidências de dissidências do Partido Comunista.
Esses grupos, autodenominados “esquerda revolucionária”, viviam a divergir por questiúnculas, mas tinham algo em comum: consideravam o Partidão uma horda de reformistas atrasados e velhotes bem colocados no sistema cultural, que fazia o jogo da reação ao pregar a necessidade de uma etapa de reformas democráticas, na qual os trabalhadores se associariam à burguesia progressista para combater o imperialismo e o fascismo.
Já a “esquerdinha”, como os comunistas apelidavam seus dissidentes, acreditava que a derrubada da ditadura deveria ser seguida da pronta organização de um governo operário incumbido de conduzir o país ao reino da igualdade, devendo, para isso, fuzilar reaças e promover as primeiras medidas com vistas à socialização dos meios de produção.
A atitude anti-Partidão era também uma atitude anti-União Soviética, a pátria do socialismo “desvirtuada” pelo stalinismo e pela burocracia totalitária. Mas alguns já sacavam que o stalinismo não era apenas um “desvio”, mas o pilar do socialismo real, que em muitos aspectos se assemelhava -ou era pior- à própria ditadura brasileira. E que os trotskistas, apesar da gloriosa Libelu, eram, no duro, no duro, a fração exilada da burocracia.
O processo de crítica à militância, ao autoritarismo e ao moralismo de esquerda estava longe de ser algo novo, mas ganhou nessa geração muitos adeptos. Gente que se indignava com as perseguições e assassinatos políticos no mundo soviético, que não gostava da discriminação contra os homossexuais, que não fechava os olhos às notícias sobre o gulag e que não engolia o maniqueísmo do marxismo-leninismo vulgar -a “burritzia”, como cunhou o sociólogo Fernando Mesquita, em oposição ao termo “intelligentzia”.
Bem, agora, lendo sobre essa greve meio Coca-Cola Zero dos estudantes da USP, contra a qual a High School Musical do liberalismo solta a franga direitosa (tão previsíveis e chatos quanto militantes esquerdistas só militantes ex-esquerdistas), vejo que o movimento está associado a uma disputa política contra a hegemonia do PT nos “aparelhos” escolares.
É sempre bom lembrar que o PT surgiu justamente nesse contexto de declínio do Partidão. Era uma agremiação sindicalista, na qual a “esquerdinha” viu a oportunidade de formar um partido revolucionário. Quando a fantasia rasgou e o lulismo mostrou sua cara dura, formalizaram-se as dissidências e as expulsões dos “radicais”.
Agora, os remanescentes ou herdeiros da “esquerda revolucionária” combatem o partido de Lula como combatia-se o “reformismo”. O PT ficou careta. É o novo Partidão!

Voltei
Começo por aquilo que é teoricamente relevante: o PT virou mesmo o antigo partidão? Na minha opinião, não. E já escrevi sobre isso outras vezes — não o faço apenas para discordar de “MAG”, como ele é chamado por seus amigos (lê-se “Mégui”). E sou obrigado a reproduzir os argumentos daquele texto antigo. O PCB era um partido de quadros e sempre apostou numa aliança estratégica com a burguesia nacional para se opor ao “imperialismo”. Eu, como ex-esquerdista, tenho uma parte da memória do movimento estudantil do fim dos anos 70 e início dos anos 80. Com efeito, a militância trotskista de então era anti-Partidão e acusava o que se entendia por sua “capitulação”.

Quando surge o PT, em 1980, as correntes trotskistas iniciaram um debate interno para saber se deveriam ou não aderir ao partido. Já relatei aqui uma reunião de que participei, em 1976 (!!!), num aparelho que ficava dentro de uma favela, chefiado por um padre (!!!), em que se discutiu exaustivamente se Lula era ou não um “pelego”. Eu tinha 15 anos e expressei, peremptório, o meu juízo: “É pelego!”. Ainda não mudei de idéia… Mas volto: parte desse “antipecebismo” — que não quer dizer “anticomunismo” — está na raiz do PT.

Ocorre que o PCB nunca chegou a ser poder. Contentava-se em ser influente nos jornais — quase sempre com a tolerância dos donos —, nos aparelhos culturais e na universidade, onde produziu farta teoria. O PT, ao contrário, chegou ao poder, tem pleno domínio da burocracia do estado e, ao contrário do partidão, não produziu teoria, nem relevante nem irrelevante. Quem é o Caio Prado do PT? Não existe. A suposição de que a militância comunista, “reformista” (como chamávamos), fosse oficialista era uma acusação que os trotskistas faziam aos militantes do “Partidão”. Era capítulo da guerra de posições dentro da esquerda. Mas que se faça justiça aos comunistas de então: não eram oficialistas. Julgavam, de boa-fé (a boa-fé possível de um comunista…), que estavam sendo estratégicos.

O petismo é outra coisa. Hoje se trata de oficialismo, e seus militantes na universidade lembram muito mais a juventude fascista ou a burocracia da extinta União Soviética e dos países da antiga Cortina de Ferro. São a expressão universitária da “nova classe social”, para usar o termo que Chico de Oliveira e eu — sim, eu — introduzimos no Brasil para defini-los, à esteira da crítica feita à burocracia comunista por Milovan Djilas. Eles não pretendem chegar ao poder um dia. Já chegaram.

É o PT que está no comando da invasão da reitoria? Não exatamente, mas também não está ausente. Os figurões que tentaram dar apoio moral e aporte intelectual às Mafaldinhas e Remelentos são medalhões do partido — lembro dois: Dalmo Dallari e Fábio Konder Comparato. Boa parte dos professores que assinaram a lista de apoio à invasão é petista. A suposição de que seja, como chama MAG, a geração “Coca Cola Zero” faz justiça, entendo eu, à opção editorial da Folha, não aos fatos. Se PSTU, PSOL e PCO, que estavam na liderança, já não podem dizer que têm o controle da manifestação, isso diz respeito só à competência específica deles. Isso, às vezes, acontece. A “massa”, ainda que de 200 gatos pingados, entra em delírio de potência.

Supor que o PT se tornou o antigo PCB é, na teoria, supor que a história vive ciclos de repetição, no que não acredito (e já não acreditava quando era de esquerda), e, na prática, corresponde a ver a emergência dessa miríade de ultra-radicais, com ou sem uma sigla, como um futuro PT. E isso também me parece fora de propósito. A senadora Heloísa Helena e o PSOL são a prova mais evidente de que não se reproduzirão de novo as condições que deram à luz o partido de Lula. Infelizmente, o petismo é bem mais poderoso, prático e ignorante do que foi o Partidão.

Agora, a questão pessoal
Escreve MAG: “Bem, agora, lendo sobre essa greve meio Coca-Cola Zero dos estudantes da USP, contra a qual a High School Musical do liberalismo solta a franga direitosa (tão previsíveis e chatos quanto militantes esquerdistas só militantes ex-esquerdistas), vejo que o movimento está associado a uma disputa política contra a hegemonia do PT nos ‘aparelhos’ escolares.” Os leitores querem saber: “Ele está falando de você?”

Bem, eu sou um “ex-esquerdista”. Ex-esquerdista militante? As únicas pessoas com as quais falei hoje foram minha mulher, minhas filhas, Diogo Mainardi, meu advogado e a recepcionista do Pet Stop, um Pet Shop aqui perto de casa freqüentado por Lolita, uma cadela, e seus cinco filhotes. Não chega a ser exatamente uma “base”. Eu não sabia o que era “High Schol Musical” e fui procurar. Fiquei com preguiça de ler mais do que quatro linhas, mas parece ser um grupo de jovens cantores e dançarinos que fizeram um seriado de TV, um filme e que vieram ao Brasil há dias. Tenho 45 anos e não sou exatamente jovem ou bailarino. Até acho que preciso emagrecer um pouco. De modo que não me senti identificado com o aspecto festivo e colorido da metáfora. Mas nunca se sabe.

MAG acha que militante ex-esquerdista é tão chato e previsível quanto militante esquerdista. Está se referindo a mim, já que fui eu quem mais escreveu a respeito? Não sei. Acho que não. Pode estar falando de chefes e ex-chefes da Folha, muitos deles egressos de grupos da extrema esquerda do movimento estudantil do fim dos 70 e início dos 80, como Libelu e MR-8. Boa parte do perfil antiestablishment que a Folha chegou a ter um dia foi obra daquela geração, com uma certa vocação guerrilheira para o novo.

Assim como o PT, talvez ela também tenha se tornado um tanto conformada, chata e previsível.

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

32 Comentários

  1. anônimo

    -

    09/03/2010 às 21:04

    Realmente, Tio Rei, se há alguém que não é previsível, é você. Nunca se sabe o que vai escrever sobre Lula, israel, Chávez ou MST, por exemplo.

  2. RICARDO A. N. DORNELLES

    -

    01/06/2007 às 16:12

    Reinaldão: Como não-jornalista, não me vejo obrigado a ler aquilo que me causaria náuseas, nem, como tu, obrigado a disparar frases corretamente construídas como uma metralhadora gramatical. Dessa maneira, só vim a tomar conhecimento desse lamentável MAG por intermédio de teu blog. O “lero” do sicofanta, olimpicamente postado a julgar uns e outros, faz com que o fato de largar a esquerda pareça com parar de fumar: ninguém é mais anti-fumo do que um ex-fumante, dizem. De fato, um alcolista só pode largar da “marvada” após ter frequentado os AA, assim como é costumeiro um drogadicto ou um presidiário “converter-se” para Jesus, que o livrou das drogas ou da vida de crimes. Nada mais falso.A pessoa que conseguiu livrar-se do sonambulismo marxista, de que seita for, só o fará ampliando seus horizontes intelectuais e MORAIS, descobrindo-se uma criatura dependente de Deus, vivendo em um mundo de indeterminação, não de “certezas” históricas. Isto equivale a uma LIBERTAÇÃO, à demissão da DOMINATRIX. Ex-fumantes chatos, alcoolistas em remissão, drogatictos e ex-criminosos íntimos de Jesus e esquerdistas (O Ópio dos intelectuais.) é que precisam de um “tirano p’rá chamar de seu”, vale dizer, uma submissão

  3. Vlad

    -

    01/06/2007 às 16:00

    “…cada país faz aquilo da forma mais soberana que puder. No caso do Chávez, é um problema do Chávez com a televisão, a legislação da Venezuela. Não é um problema do Brasil. O problema do Brasil é outro, aqui temos uma prática extremamente democrática com a imprensa, e ela está consolidada”.(Agência Estado).
    É Reinaldão, o Nosso Mulla, inconscientemente, no seu “discurso”, deixa escapar nas entrelinhas, o seu desejo secreto.
    Apesar de termos “… uma prática extremamente democrática com a imprensa…”, mas, entretanto, contudo, todavia… “O problema do Brasil é outro.”!!!
    O Nosso Mulla quer fazer o mesmo que o “querido Chavez”: amordarçar as críticas, principalmente, as que denunciam as traficâncias dos petralhas.

  4. Anônimo

    -

    01/06/2007 às 14:47

    O socialismo na pratica do comunismo.

    Por Ricardo Antonio Filgueiras.
    Grande evolução das Américas no contesto planetário envolvendo os povos democráticos que se formaram neste milênio e hoje é vestida na pobreza crescida pela política econômica selvagem que veio sendo construída através dos alicerces com os pilares da sociedade organizada mundial, agora estão se deparando com um novo processo que vem esticando pelos poderes dados aos governastes neste mundo.

    Se pararmos para analisar as grandes incorporações em seus crescimentos de poder econômico embutido por empresariados de maiores empresas tomados de ensartados pela grande vaidade e de poder, vieram ao tempo financiando partidos em todo o mundo principalmente nos paises democráticos, os políticos subiam ao poder e muitos passavam para o lado da ganância e da vaidade financiada por estas incorporações, hoje a sociedade esta totalmente atrelada a esta política e se vê que nada pode ser feito para mudar há não ser através de uma revolução intelectual mais este caminho não foi preparado pelos que vieram governando as políticas que sempre foram de disputas econômicas e não sociais.

    Pois bem o esmagamento social é visto em todo o planeta a pobreza que se a lastrou de forma incontrolável a economia mundial esta na mão de poucos e nada mais pode ser feito sendo assim através dos gritos humanos e dos apelos mundiais que vem aos poucos se formando uma grandiosa onda de poder sobre o poder do controle humano planetário e este poder fará grande concentração ainda maior de riquezas já vista em toda a estória do mundo e esta sendo implantada através de medidas políticas mentirosas que é apregoada pelo comunismo que não pode se alastrar a traves dos tempos que foram combatidas por muitos democratas.

    Homens democráticos vieram combatendo a praga do comunismo em alguns paises e trouxeram a política do capitalismo para as necessidades da evolução humana em todos os aspectos necessários ao bem estar dos povos, homens públicos de hoje através dos seus pais onde muitos se esforçaram para o crescimento do trabalho e seu desenvolvimento mais o deixaram desprovido o capitalismo, os democratas não atrelaram medidas necessárias para o desenvolvimento do capitalismo social e não aperfeiçoaram as leis para melhorar a democracia dividindo o bolo e suas fatias nas camadas sócias menos favorecidas e assim o povo teria o melhor acesso ao desenvolvimento e as empresas no seu crescimento sustentável da harmonia capitalista onde o capital seria controlado através de leis que não destruísse o que veio construindo no decorrer da evolução. Hoje nós cidadãos atravessamos uma espécie de vandalismo financeiro e intelectual que envolve todos no caminho do esmagamento social em que vivemos.

    Este capitalismo sem a regra que esmaga e nos tira o social formado por muitas camadas desprovidas no intelectual, deixou as brechas para o controle do comunismo e o seu disfarce com palavras e pensamento antes democráticos que são empregados por governantes vendidos pelo poder se dizendo social, este poder esta crescendo em todo o mundo e agora pode se ver os continentes americanos caminhando a passos largos da destruição democrática, falam em bondades sociais para o povo e assim vão se apoderando cruelmente das incorporações empresariais quando elas despertam e combatem no seu direito constituído da democracia e a sociedade nada pode fazer por ela estar partilhada na pobreza que muito tempo vieram assolando na vida da maioria das famílias no mundo e assim ficou desprovidas nas condições intelectuais e materiais que contraíram pela política gananciosa da riqueza produzida pela sociedade organizada que a mesma sociedade ela vem se desorganizando pela própria dor.!

  5. Anônimo

    -

    01/06/2007 às 14:18

    Reinaldo,
    Analise também a agressão do Chavez contra o Brasil e o “finge que não está vendo” do Lula.

  6. marcelo

    -

    01/06/2007 às 13:04

    como voce fica mansinho , quando e’ atacado, at’e agora nao falou nada da estrema isquerda, como voce iscreve, compreendo deve estar com vergonha. sei que nao vai publicar, mas sei que voce le. ou nao teria corrigido como eu recomendei. caso queira responder furiosamente vou mandar meu e-mail audiohem@gmail.com
    nao vale mandar virus seria de estrema falta de …

  7. Anônimo

    -

    01/06/2007 às 12:41

    Reinaldo,

    O MAG bem que poderia atuar numa série de programas que a TV do Franklin Martins teria condições de produzir. Nome da série: “O caseiro e o poeta”.

  8. Wilson

    -

    01/06/2007 às 12:22

    Reinaldo pouco entendo de política partidaria. E acho que teus argumentos, contestando o artigo foi brilhante como sempre. Pincipalmente, a constatação e contestação de que o PCB sempre foi um pequeno partido, sem grandes influências, enquanto o PT é um grande partido e que chegou a presidência. Há aí uma grande diferença, sem dúvida.

  9. Anônimo

    -

    01/06/2007 às 11:43

    Pra quem não conhecia o termo (como eu) e teve preguiça de pesquisar, ai está:

    Obrigado professor aprendi algo a mais.

    Pelego é um termo depreciativo utilizado no jargão do movimento sindical para se referir aos líderes ou representantes de um sindicato que em vez de lutar pelo interesse dos trabalhadores, defende secretamente os interesses do empregador, ainda que tal atitude seja descoberta, cedo ou tarde.

    A palavra tem como origem o pelego utilizado pelos cavaleiros gaúchos. Trata-se de um pedaço de lã de carneiro, colocado sobre a sela e preso por uma tira de couro chamada barrigueira, para que não escorregue. Sua função é amaciar o assento do arreio de lida com o gado.

    Essa postura intermediária, por analogia, passou àquele que deveria representar os trabalhadores, mas os amacia, para que estes não lutem por seus interesses. Trata-se de ofensa muito grave no contexto sindical, utilizada pelo menos desde os anos 40.

  10. Vlad

    -

    01/06/2007 às 11:29

    Por falar nos petralhas…
    “Digna foi a postura de Lula, quando disse há alguns dias e falou a verdade, com grande contundência, ao dizer que ‘esse é um problema dos venezuelanos’”,
    “Mas como no Congresso do Brasil, lamentavelmente dominam os partidos de direita, então assistimos a uma declaração (do Senado) me instando a devolver a concessão àquela emissora,” disse Chávez.
    Ué???
    Não é o PT que domina o Congresso??
    Principalmente com o uso estratégico do Mensalão?
    Quem é a minoria então??
    O Nosso Mulla tá precisando visitar mais o “querido” cumpanheiru Chavez!!!

  11. Bernardo Zirpoli

    -

    01/06/2007 às 10:50

    Nem tuas filhas sabiam o que era o “High School Musical”? Se soubesse dito antes, teria dito: Nem procure, PELAMORDEDEUS!

    Acho que a base vai depender da influência que a recepcionista do petshop consegue causar nos animais a partir da conversa que você tiveram. Não nos ocupantes da reitoria. Nos animais literalmente.

  12. O Lobo

    -

    01/06/2007 às 9:49

    O Mag foi confuso. Fala de “High School Musical” do liberalismo (ninguém ouviu essa expresão) e a associa com opositores do PT, mas opositores dentro da esquerda, outros esquerdistas. Portanto não se refere ao Reinaldo. Se quis se referir foi muito obscuro e incompetente. No conjunto da obra o texto é bom, sim!

  13. Anônimo

    -

    01/06/2007 às 9:18

    Quando MAG diz que ex-comuna é chato, deve estar fazendo autocrítica. Ou ele também não era da Libelu? Não me lembro mais daquele monte de siglas, mas tinha uma legal que era Universo em Desencanto. Essa tchurma toda foi acabar na Barão de Limeira. Eles se odiavam na época da faculdade. Continuam a ser odiar…

  14. robespierre

    -

    01/06/2007 às 8:43

    Pronto! Chegamos ao destino nessa longa viagem volta ao passado. A subida ao poder do petismo nos conduziu mesmo para o passado, cultural, política e economicamente.
    Estamos vivendo e vivenciando a “nova” década de 60 do século passado. Enquanto isso, a maior parte do mundo vive o século 21, a história pulsa vivamente, num dos momentos mais significativos da civilização, para o bem ou para o mal.
    Mas nós estamos aqui, chafurdando no populismo, no esquerdopatismo, no estatismo, no terceiro-mundismo. Daqui a pouco estaremos debatendo os excrementos mentais de debrays, galeanos, guevaras, sartres, gramcis; as “teorias” cepalinas da dependência dos países pobres e as mastubações mentais sobre o “imperialismo” norte-americano.
    PQP! O paisinho atrasado esse nosso! Parece que a idiotice do “determinismo histórico” só se efetivou em uma única coisa: a de nos reservar um lugar definitivo na História para nós: a sua lata de lixo!

  15. Anônimo

    -

    01/06/2007 às 6:55

    Reinaldo,
    Vc tem razão. Elio Gasperi engana-se.

    O PCBão principalmente era um partido de quadros e nunca chegou ao poder e, de certa forma, era um partido de homens não corruptos.

    O PT não é um partido de quadros. Daí o charme dos trotkistas na sua época juvenil. Eu tb conheci comunistas, anos atrás, que achavam o Lula um pelego.

    O PT em ação na Reitoria da USP é mais um partido da juventude facista. Lembra tb um bando eficiente de mafiosi atrás do dinheiro. São todos muito COMPETENTES com dinheiro. Possuem ainda um certo talento para o deboche mediterrâneo que a nomenklatura russa nunca teve.

    Talvez eu tenha visto mais filmes italianos do que russos.

    L.

  16. Daniela • Brasileira Insone

    -

    01/06/2007 às 4:36

    1) Já relatei aqui uma reunião de que participei, em 1976 (!!!), num aparelho que ficava dentro de uma favela, chefiado por um padre (!!!)
    Tio Rei, acabou de passar no Programa do Jô (tá tá tá, eu sei, eu sei!, acontece que não tenho TV a cabo) uma entrevista com um cara que escreveu um livro falando sobre a penetração da igreja católica na política brasileira. Fiquei com o ouvido ligado e não me arrependi. Assim que o link do vídeo estiver disponível, te envio por comentário. Por favor, veja e nos dê opinião. O cara se perdeu um pouco no começo (acho que ele estava muito ansioso e o Jô não deixava ele falar), mas depois foi na mosca: a visita do Papa ao Brasil foi para dar um basta na Teoria da Libertação. A crise do mensalão escancarou na Igreja Católica no Brasil o racha que já vinha sofrendo. Bom, assim que der te passo o link.

    Aliááás! Acho que Jô anda te lendo (que bom, é mais um que está acordando!). Nesta semana ele respondeu, na lata, a um entrevistado que tinha dito “para quê?” com um “para nada!”. Pode ser só coincidência. Mas acho que não. Queria te ver por lá algum dia (espero que você vá se for convidado, né? ;) )

    2) Sobre o High School Musical: considere-se elogiado. A Veja publicou matéria na semana passada. Recomendo leitura, é curtinha. Os mais atentos perceberam que a matéria é uma das que pretende colaborar para produzir um “anti-gramscianismo”. No final da matéria, a revista chega a brincar dizendo que o High School Musical chega a ser um partido de oposição ao RBD (Rebelde). Dá para fazer um paralelo certinho entre conservadores diretistas (HSM) e esquerdistas (RBD). A Veja toma partido: HSM é melhor, mais moderno e os pais apóiam… Embora o assunto me seja totalmente irrelevante (fanatismos infanto-juvenis), achei que a reportagem foi muito feliz e pertinente. Até mesmo necessária. Tomara a Veja mantenha essa mesma visão estratégica de longo prazo. É uma revista que não me decepciona e vale cada centavo que se paga por ela.

  17. Anônimo

    -

    01/06/2007 às 0:54

    Juca Mulato está pessimista

    Realmente, o pt jamais teve ou terá um Caio Prado.
    Mas a esquerda toda, incluída aí a do PSDB também jamais produzirá um Caio Prado.
    Olhando de perto, toda a esquerda é muito vagabunda, sem vergonha na cara, corruPTa e acha que o Estado é o butim que lhe caiu nas mãos para locupletar-se.
    Para mim todos os políticos são canalhas e os da esquerda são ainda piores e produzem mais canalharias.
    A velha direita jamais teve a esperteza dessa esquerda canalha que tomou conta de nosso país nos últimos anos. E pode-se incluir aí também o PSDB, que é autoritário, prepotente e faz o jogo do Lula e do lulismo, já que o petismo nunca existiu, salvo nas cabeças-de-bagre desses inocentes úteis que transtornam o trânsito e tornam a vida de cada trabalhador mais cansativa do que já é.
    A esquerda fracassou radicalmente no poder. E isso vem desde fhc, que desejou, por vaidade mais que um mandato, legando-nos os 2 mandatos desse canalha, desse vagabundo que é o Lula.
    O fhc foi ganancioso. Ele podia até ter voltado neste mandato que deu de presente ao Lula. Depois, ele instaurou a urna eletrônica, uma fraude que marcará para sempre as nossas eleições.
    Além dos ladrões temos também a urna, onde os votos não podem ser recontados em caso de dúvida. Temos de confiar nos juízes, esses mesmos de onde vem saindo uma fieira de ratos.
    Sabe, eu também já fui de esquerda. Acho que quem já foi de esquerda morre um pouco quando percebe a canalharia que vige entre esses quadrilheiros, distribuídos por todos os partidos. Esse foi o motivo pela qual o Lula não foi a impeachment. Nada havia a favor dele, mas o PSDB o salvou e, ainda lhe entregou mais um mandato para que a corja de bandidos da esquerda possa roubar um pouco mais, possa encher um pouco mais suas contas nos paraisos fiscais.
    Eu não sei se a esquerda sempre foi assim e eu só percebi depois da petralhada.
    Agora de uma coisa eu tenho certeza, a esquerda só deseja brincar com o poder e não usá-lo para o bem comum. Para isso, vem dividindo os brasileiros em pretos e brancos, reacionários e ptelhos… e assim por diante.
    Toda essa movimentação que nós assistimos todos os dias: sem teto, sem terra, sem vergonha… só serve aos projetos de poder desse canalha, desse cafageste que é o Lula. No fundo, nunca houve esquerda depois do partidão, que nem sei se era de esquerda, no sentido que esse termo ganhou desde a Revolução Francesa. Eu não sei se o partidão queris mudar alguyma coisa ou só queria o poder. No fundo, acho que só queria o poder.
    Agora o pt, este sim desde a primeira hora só desejou o poder e pelas mãos de gente do partidão como zedirceu ou os rebotalhos do partidão como genoino.
    A verdade é que sempre que desejei uma definição do PT sobre alguma coisa nunca a obtive. O pt sempre fez tudo para estar bem com todos.
    E a gente sabe que para tomar decisões é preciso descontentar alguém. Por isso, não estranho que o Lula seja o preferido de 9 entre 10 banqueiros, 9 entre 10 traficantes, 9 entre 10 contrabandistas, 9 entre 10 camelôs, 9 entre 10 assassinos, 9 entre 10 corruPTos….
    O pt é a consumação final da grande desgraça que se abateu sobre o Brasil.
    As pessoas votam no Lula porque ele lhes oferece a dívida do empréstimo compulsório ou o financiamento de uma uninove da vida onde o aluno finge que aprende e o professor finge que ensina; ele lhes oferece a bolsa-esmola para humilhá-los; ele lhes oferece a cota para negros para que as vagas fiquem vazias, visto que estes, mal preparados pela escola pública, nem sempre conseguem ter nota suficiente para preencher as cotas…
    Enfim, o Lula e o lulismo são o câncer que vem corroendo o Brasil.
    As pessoas vem-se contentando em endividarem-se nos muquifos do empréstimos compulsório ou acomodarem-se na bolsa-esmola. E assim o Lula, esse burro xucro vem fazendo sua clientela, do mesmo jeito que o Chavez.
    O PSDB, fhc, Tarso e outros ainda não se d

  18. Anônimo

    -

    31/05/2007 às 23:46

    Não consegui ler a parte vermelha até o final.

    (R)

  19. socialistafabiano

    -

    31/05/2007 às 23:41

    O tal de “Mégui” é uma gracinha: comparar o PT ao “partidão”. O pessoal do partidão era bem preparado, liam, estudavam e faziam auto-crítica. Meguingana que eu gosto!

  20. Anônimo

    -

    31/05/2007 às 23:25

    Reinaldo,
    Quando você é mau, você é bom, mas quando você é bom é melhor ainda.
    Ab.

  21. Francisco

    -

    31/05/2007 às 22:16

    Uma reunião chefiada por um padre subversivo (!) em 76 (!!)em um aparelho de verdade(!!!) em uma favela de verdade(!!!).
    Pô Reinaldo, você quer matar os meninos da reitoria de inveja?

  22. Creusa

    -

    31/05/2007 às 21:48

    Ainda bem que minhas netinhas são fãs de High School Musical…

  23. hdrummond

    -

    31/05/2007 às 21:42

    Rei, se vc resolver participar de uma apresentação musical, avise, que vou para onde for para ver vc dançar.
    Isto seria imperdível!!!

  24. abstrato

    -

    31/05/2007 às 21:39

    e ja eh o segundo que parece que faz referencia a voce - o primeiro parece que foi o Noblat com o “Azedo” - mas nao cutuca diretamente a onca com vara curta…ahahahah…quem tem “c” tem medo mesmo…comprar briga com o Reinaldo eh certeza de ser esmagado com as palavras…os caras se pelam de medo de virar personagem aqui no teu blog…ahahahaha…segue firme ai!!

  25. abstrato

    -

    31/05/2007 às 21:31

    nem da bola Reinaldo..o carinha tentou fazer uma das suas sacadas mas nao chegou nem perto…Coca-Cola Zero? fraco, muito fraco…queria ele lancar uma bordao tipo Mafaldinhas e Remelentos…ahaha…oh, coitado…da pra ver na hora que ele tenta imitar o teu genial senso de humor ao fazer criticas…fraco o cara, muito fraco…

  26. Paulo Boccato

    -

    31/05/2007 às 21:17

    A RESPOSTA A ESQUERDA NA AMERICA LATRINA VIRÁ DA RIBALTA (MORDA-SE ERIC RIESER) :

    LHES APRESENTO O PROXIMO RONALD REAGAN !

    Fred Thompson
    31 de Maio de 2007 | 11:29

    O ator americano Fred Thompson, um dos principais personagens do seriado policial de TV Law & Order, pediu para deixar o programa na quarta-feira, depois de participar de cinco temporadas da trama. Seu novo projeto é ambicioso: Thompson estuda se candidatar à presidência dos Estados Unidos pelo Partido Republicano.

    Thompson, de 64 anos, é advogado e começou a atuar só em 1985, quando fez o papel dele próprio num filme sobre um caso polêmico da Justiça do Tennessee. Foi muito elogiado e acabou se tornando ator, aparecendo em vários filmes e séries. Entre 1994 e 2002, deixou Hollywood e foi senador pelo seu estado de origem.

    Agora, Thompson ensaia um vôo ainda mais alto, e decidiu abandonar o seriado para ter mais tempo para articular sua candidatura. Se confirmar os planos, o ator deverá enfrentar políticos experientes, como John McCain, Rudy Giuliani e Mitt Romney, na disputa pela vaga de candidato republicano à sucessão de George W. Bush.

    …E AINDA TEM NO SOBRENOME MARCA DE METRALHADORA !

    NAO É LINDO ?

  27. Thomaz Magalhães

    -

    31/05/2007 às 21:17

    O artigo do Marcos Augusto Gonçalves na Folha é bom e Reinaldo Azevedo foi brilhante ao comenta-lo a pedido dos leitores.De uma, ficamos com duas coisas boas pra ler.

  28. Anônimo

    -

    31/05/2007 às 21:14

    O sujeito é meio ignorante e preguiçoso,pois é mais fácil usar velhos conceitos reducionistas para analisar situações diferentes.
    Aparentemente o cara cita de forma enviesada a frase de Marx-Hegel,”os
    grandes eventos e personagens se repetem duas vezes,a primeira como tragédia e a segunda como farsa”.
    A história NUNCA se repete,é necessário ter mente aberta para analisar o que é novo,e nova é a percepção de que existe um movimento revolucionário com mais de duzentos anos(pelo menos desde 1789),movimento que se metamorfoseia sem cessar,se expande,recua,adota novas táticas e linguagens,mas que tem uma grande meta:DESTRUIR AS VELHAS CULTURAS PELA BASE,E CONSTRUIR O “NOVO HOMEM”.Quem não entende isto fica feito cego em tiroteio ao tentar entender as infernais mudanças de cara,e de rumo,das esquerdas revolucionárias.Com a morte da direita revolucionária, o fascismo e o nazismo,toda tradição revolucionária está hoje encarnada
    na esquerda(”um outro mundo é possível”-Onde,em Marte?),nos globalistas,e no liberal-cientificismo(estilo Rodrigo Constantino).
    Em resumo: o sujeito da “Folha” é fraquinho,fraquinho,repete lugares comuns.

  29. Anônimo

    -

    31/05/2007 às 21:13

    Reinaldão,vc é um gênio!
    Como é Q V entendeu o que está escrito em vermelho?
    Nem eu q estou bicudo entendi!
    Por Pachamama!

  30. Carlos César Higa

    -

    31/05/2007 às 21:10

    Reinaldão,

    quem entende de “High School Musical” é a Ângela Guadagnin. Quem não se lembra daquela desenvoltura, daquela dança em pleno Congresso Nacional…

  31. Anônimo

    -

    31/05/2007 às 21:09

    Bom Reinaldo,

    Acho que o “Mégui” está em com dor de cotovelo.
    Tenta escrever no seu estilo (não é você a usar o estilo dele, não..?..rsrs), mas ele está mais para o RBD (daqueles grupinhos musicais mexicanos)que para coisa mais séria.
    Ele parece só escrever, e não tenta chegar a lugar nenhum.
    Falácias…


 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados