Blogs e Colunistas

12/03/2014

às 16:15

Revelada última mensagem do avião que desapareceu

Na VEJA.com. Volto no próximo post.
As equipes de resgate iniciaram nesta quarta-feira o quinto dia de trabalhos de busca pelo avião da Malaysia Airlines desaparecido na madrugada de sábado com 239 pessoas a bordo. Enquanto o mistério sobre o sumiço do avião se aprofunda, a revelação da última mensagem de rádio emitida da aeronave aos controladores de voo indica que tudo estava normal a bordo minutos antes do avião desaparecer. “Tudo bem, entendido”, foi a mensagem de rádio enviada pelo comando da aeronave, de acordo com autoridades da Malásia.

A aparente tranquilidade da comunicação adiciona mais um ingrediente de mistério ao sumiço do voo MH370. Autoridades da Malásia revelaram a última comunicação do avião em uma entrevista coletiva realizada em Pequim para os parentes dos 154 chineses que estão entre os passageiros desaparecidos. Quando o avião atingiu o limite entre o espaço aéreo da Malásia e Vietnã, o controle aéreo malaio anunciou que estava entregando o controle do voo para as autoridades de Ho Chi Min, mas o avião desapareceu.

Indignada com a condução das investigações pelas autoridades malaias, a China subiu o tom das críticas e pressiona os malaios para agilizar as buscas e dar respostas concretas. O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, afirmou que as informações, que são conflitantes, sobre a trajetória de voo do avião eram “muito caóticas”. Apesar de a última localização do Boeing 777 ter sido sobre o Mar do Sul da China, a área de busca foi ampliada para as águas de ambos os lados da península da Malásia.

Em outra confusão, nesta quarta, o chefe da Força Aérea da Malásia, Rodzali Daud, negou declarações atribuídas a ele na imprensa local de que o avião da Malaysia Airlines foi monitorado pelo radar militar no Estreito de Malaca, que fica no extremo oeste em relação à rota planejada. A informação teve origem no jornal malaio Berita Harian, nesta terça. Segundo o jornal, o último sinal do voo MH370 teria sido detectado por radares militares sobre o Estreito de Malaca, entre Sumatra e a Malásia, às 2h40 de sábado pelo horário local – a aeronave estaria perto da ilha de Pulau Perak, na costa oeste da península onde fica a Malásia.

Sem conseguir dar respostas às famílias dos passageiros e à comunidade internacional, resta aos malaios o otimismo. O ministro de Defesa da Malásia, Hishammuddin Hussein, disse que as equipes de busca “nunca perderão a esperança”. Após cinco dias, Hussein reconheceu, no entanto, que nada tinha sido encontrado.

Neste momento, uma frota internacional de 42 embarcações e 39 aviões vasculha uma superfície de 27.000 milhas náuticas quadradas (cerca de 92.600 quilômetros quadrados, área um pouco menor que o estado de Pernambuco), em uma operação da qual participam Austrália, China, Estados Unidos, Filipinas, Índia, Indonésia, Malásia, Nova Zelândia, Singapura, Tailândia e Vietnã.

O voo MH370 decolou no sábado de Kuala Lumpur e deveria chegar em Pequim depois de seis horas de voo, mas desapareceu do radar cerca de uma hora depois da decolagem. No avião, viajavam 239 pessoas: 227 passageiros, incluídos dois menores, e uma tripulação de doze malaios.

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

43 Comentários

  1. PRATES

    -

    17/07/2014 às 18:13

    fatos como este acontencem com frequencia no mundo todo,deste da epoca da segunda guerra, autoridades sabem só nao querem assumir para não peder autonomia de mandar(usa, China,ETC…..

  2. sebastião

    -

    16/05/2014 às 21:09

    esta claro, só não entende quem não quer,infelizmente as famílias dos passageiros que me desculpem, mas nunca os vêrão,pode ser que eles estejam até muito bem, só que não tem como comunicar,a distancia é enormemente grande,a muitos anos luz, isto é real mesmo.existe vida fora da terra,e são bilhões de anos mas adiantados,abdução e feita como nos usamos um tablete para mandar uma imagem do brasil para o japão,nossas aeronaves para eles, é como se fosse uma mini bicicleta para nos, dentro de um avião cargueiro nosso, quantas mini bicicletas poderemos transportar? è isto mesmo que você está duvidando.

  3. X

    -

    11/05/2014 às 12:13

    So a duas explicaçoes o voo cai no oceano mesmo se nao estou enganado é o local mais profundo do planeta esse oceano indico,ou o voo foi abduzido mesmo,o que poucos sabem é que um objeto voador não indendificado apareceu no radar e estava proximo de onde o voo desapareceu, (não é brincadeira voces podem conferir em qualquer site que dispolibiliza o trafego aereo, os estados unidos sabem o que aconteceu e escondem a verdade como sempre fazem, talvez por medo de revelar que existe vida fora da terra e o planeta nao tem como se defender, e medo de que a civilizaçao do planeta entre em colapso e surtem por medo.

  4. alx

    -

    15/04/2014 às 21:17

    Ja tem muitos dias sem notícia .a mídia internacional com certeza ja sabem o que aconteceu acredito numa possível abdução pois se procurarem pela Internet vão achar muitos relatos de situações parecidas .mas as autoridades militares e a propria mídia não querem divulgar pois isso poderia causar uma crise de fé na sociedade . A maioria da humanidade não tá preparada para notícia desse nivel . Há muita tecnologia envolvida e não acredito que ainda não tenha uma resposta plausível para a sociedade .

  5. Maria

    -

    20/03/2014 às 22:11

    Aí, eu acho que esse avião ta bem no fundo do mar, não tem condições algua de um avião tão grande pousar em qualquer lugar, e muito menos ter sido sequestrado.

  6. PASCHOAL DE LUCCA

    -

    20/03/2014 às 9:35

    Que existe mais coisas entre o céu e a terra que possamos imaginar,isso é verdade . Acho que nesse caso, ou foi sequestro muito bem organizado, ou abdução. Não adianta tamparmos o sol com peneira. Foram centenas de casos recentes desde a segunda guerra pra cá. È só pesquisar, e tirar suas próprias conclusões…ou será que essas milhares de pessoas envolvidas com avistamentos e abduções estariam loucas…? Gente, precisamos encarar as coisas de frente. Que existe coisa aí….(ets,ovnis,abuções, osnis )existe. Temos de admitir. O culpado de estarmos na ignorância até hoje, são os militares do mundo inteiro. Infelizmente.

  7. rodrigo

    -

    17/03/2014 às 19:24

    9 dias sem respostas foi abduzido

  8. Eder

    -

    17/03/2014 às 16:30

    Na minha opinião, por causa da morte de Bin Laden e Sadan Rusen (Al Qaida), esperaram a poeira abaixar para dar o troco com o sequestro do avião colocando uma bomba Nuclear, jogando onde esta o presidente na capital dos Estados Unidos, este foi um sonho que tive uma semana antes do avião desaparecer

  9. J.f

    -

    16/03/2014 às 2:13

    Deve ter sido abduzido por e t’s e foi parar em algum lugar do universo. So que quando acontece isso geralmente camuflam informaçoes.

  10. Léo

    -

    15/03/2014 às 21:33

    Bem eu acho que esse boeing 777 foi abduzido se não foi deve ter entrado em outra dimensão, no famoso buraco de minhoca, não tem lógica uma nave tão grande e com tanta tecnologia sumir assim sem deixar pista alguma, pensem nisso!

  11. Anónimo

    -

    15/03/2014 às 20:59

    na minha casa o meu irmão feis uma palhaçada disse que o avião caiu na ilha lost

  12. Anónimo

    -

    14/03/2014 às 18:26

    Ai bicho esse caso ai ta muito misterioso
    O que temos sao so hipoteses, queremos a verdade.
    Sera que alguem ja sabe aonde ela esta…

  13. Leandro

    -

    13/03/2014 às 22:38

    Há 35 anos um avião da Varig também sumiu e jamais foi encontrado, mas hoje com os recursos de busca e tecnologia que existem não me entra na cabeça que um avião desse porte
    possa simplesmente desaparecer… pra mim estão escondendo algo.

  14. Apolonius

    -

    13/03/2014 às 21:22

    Há comentários na net de que familiares dos passageiros do avião desaparecido, teriam efetuado chamadas telefônicas dos celulares de seus parentes e dizem que há sinal de chamadas, porém não atendidas. Ora, se o avião tivesse caído e explodido, essas chamadas dariam sinal diferente ou não dariam coisa alguma. Só não entendi porque não liberaram para a imprensa essa informação.

  15. Luiz

    -

    13/03/2014 às 20:09

    Eu realmente acredito que esse avião tenha sido abduzido como outros já foram..

  16. Carlos

    -

    13/03/2014 às 14:12

    Eles sabem onde está o avião, enquanto isso estão procurando é outra coisa, talvez usaram o voo MH370 para desviar a atenção do que realmente interessa. Tá com cara de espionagem internacional, isso sim! Abriram brecha para espionar aquela área indiscriminadamente sem levantar suspeitas.

  17. jones

    -

    13/03/2014 às 11:01

    Oi amigos ,lamento em estar neste espaço falando sobre uma situaçaõ triste ,mas o que fazer se a vontade de dizer algo ,me seduz a esta situaçaõ .Vejam voces ,esta aeronave vitima de alguns problemas ,saiu de um grande aeroporto .Eu naõ viajo de aviaõ,mas quando vejo o aeroporto de minha cidade fico comedo ,ja que se percebe uma falta de estrutura fora do comum,e fico pensando ,os nossos PILOTOS de aviaõ no BRASIL ,GRAÇAS A DEUS ,SAÕ OTIMOS ,POIS POUZAR EM UM AEROPORTO DENTRO DE VITORIA, É SER MUITO RESPONSAVEL ,E CORAJOSOS,JA QUE TEM QUE PUCHAREM PRA ELES TOTAL ,INRRESPONSABILIDADES POLITICAS DE NOSSO PAIS E ESTADO ,ATE O DIA EM QUE VIER ACONTECER UM DESATRE E MATAR MUITAS PESSOAS ,POIS VITORIA DO ES ,ESTA RECEBENDO MUITAS AERONAVES ,DE TODO O TIPO .E NINGUEM ESTA QUERENDO EVITAR ISSO.JA QUE DINHEIRO PARA FAZER ESTADIOS TIVEMOS,MAS PARA TERMINAR O AEROPORTO DE VITORIA ,E DE OUTROS ESTADOS NAÕ TEVE.LAMENTO ,E CUIDADO VOCES QUE VIAJAM DE AVIAÕ ,QUE DEUS PROTEJAM OS NOSSOS GRANDES PILOTOS ,ELES SAÕ VALENTES E CORAJOSOS,VITORIA É UM TERMINAL RODOVIARIO,ATE QUANDO TEREMOS ESTE TIPO,DE AEROPORTO,O ESTADO ESTA SE DESENVOLVENDO,E PRECISA DE UM BOM AEROPORTO E SEGURANÇA PARA QUEM GOSTA DE VOAR.PARABENS A TODOS ,FIQUEM COM DEUS.E BOA VIAJEM.UM DIA SEREMOS CONTEMPLADOS COM AS OBRAS DO NOVO AEROPORTO EM VITORIA DO ES.ASSIM ESPERO .JA QUE O PODER POLITICO NO BRASIL ,DETERMINA AS REGRAS.

  18. jones

    -

    13/03/2014 às 10:40

    Ola amigos ,é com muita tristeza que venho pedir aos nossos irmaõs e amigos ,que naõ brinquem com esta situaçaõ,pois foram muitas,pessoas vitimas ,da falta de responsabilidade de quem deveria tomar conta de uma situaçaõ igual a esta que aconteceu com esta aeronave,isso nos mostra o quanto é a falta de segurança,no que se refere a aviaçaõ no mundo,Vejam eles mesmo relatam que pessoas entraram no voo com documentos falsos,se achando vitimas da falcidade ideologica por parte de pessoas,mas cade a real fiscalizaçaõ ,do nosso mundo atual ,para lhe dar com tantas pessoa e uma aeronave deste porte.Acho que este PAIS, de onde saiu esta aeronave, deva ser responsabilizada severamente,eles tem culpa ,da fragil segurança.Só estaõ pensando no lucro .Agora iraõ pensar na segurança de seus aeroportos .Muitos dizem !o cara lá existe segurança .Digo lhe sim existe ,ate o dia em que o desatre naõ veio acontecer ,esta ai a prova amigo .falharam,e a falha foi fatal.Lamento .Eles assim como todos ,tem que melhorar,e as pessoa de bem colaborarem com a segurança,e naõ reclamarem quando forem revistados por todos os munitores de detectaçaõ.Colaborem amigos,é para o seu bem ,toda a segurança.Viagem com DEUS.

  19. jones

    -

    13/03/2014 às 10:21

    Bom dia amigos ,lamentavel ,mas ainda existe este tipo de desatre em nosso tempo ,em que o homem esta fabricando veiculos terrestres sem motoristas,e toda a comunicaçaõ,so que a de um aviaõ ainda esta falha,acho que ja é tempo de se ter um dispositivo,para evitar que um aviaõ levante voo ,diante de um erro qualquer,e acho que ele deveria ter um outro dispositivo de comunicaçaõ ,diferente de radar,sim por um simples GPS,quando desligado ,dizendo a sua posiçaõ e como esta ,se destruido e aonde esta ,é muito facil ,basta os cientistas ,e engenheiros imaginarem,mais um pouco ,estamos atrazados ,ao lidar com vidas.So pensamos nos lucros.vejam que dificuldade para localizar,o destino desta aeronave.mesmo com as tecnologiais atuais ,ainda esta fraco,precisamos melhorar.

  20. Gui

    -

    13/03/2014 às 2:59

    eu acho que foram os ETs

  21. euripede

    -

    12/03/2014 às 20:19

    Como diria o Don Lulla – O ‘pobrema’ é que a terra é redonda. Se fosse quadrada seria mais fácil achar. Vai ver, que quando a terra virou, passando o lado que estava o avião para o lado ‘aonde’ ele não estava então não adianta procurar na região aonde ele não deve ‘di tar’…

    Agora, brincadeirinha à parte, com toda a tecnologia atual (bem maior de quando aconteceu o infortúnio com o avião da Air France)com águas não tão profundas quanto as onde caiu o Airbus da Air France tudo indica que em breve o avião da Malaysia será encontrado em breve…

  22. Marcos Eliziario

    -

    12/03/2014 às 18:25

    Esse avião foi derrubado pela China por engano. Essa é a explicação que faz mais sentido.

  23. joaquim

    -

    12/03/2014 às 17:53

    vai ver um lixo qualquer ou um cometa pequeno entrou na atmosfera e atingiu por acaso justamente o avião, que virou pó na hora…

  24. Bruno Sampaio

    -

    12/03/2014 às 17:52

    Deve estar no mesmo lugar do avião em que viajava a orquestra de Glenn Miller, desaparecido na 2a guerra. Pelo menos estão ouvindo boa musica…

  25. comunismo

    -

    12/03/2014 às 17:35

    A dupla BarbaStella ainda não ofereceu ajuda com o dinheiro do sofrido povo brasileiro para resgaste?

  26. carlos nascimento

    -

    12/03/2014 às 17:31

    Com o passar das horas, o mistério só faz aumentar, convenhamos, como uma máquina desse porte, possuindo instrumentos eletrônicos de última geração, simplesmente evapora no ar, sem deixar rastros, é muito…muito esquisito.
    Hoje em dia, os radares e satélites cobrem por completo o planeta, na zona da ocorrência, está situada à China, que possui tecnologia suficiente para descobrir um prego debaixo do oceano, imaginem um Boeing-777.
    Creio que as Autoridades estão cautelosas em oficializar uma versão, para não causar pânico, mas já devem ter uma pista razoável do que possa ter ocorrido.
    Não poderão omitir posições tanto tempo, até sábado, algo crível vai ter de ser informado.

  27. miguel

    -

    12/03/2014 às 17:29

    Dizem que a viagem aérea é a mais segura. Todavia, nos últimos tempos essa teoria está se enfraquecendo. O número de acidentes com aviões de grande porte pelo mundo afora, é, deveras, assustador. Fica-se pensando numa viagem aérea passando por oceanos, do Brasil à Europa, com voo de mais ou menos 14 horas. Do Brasil ao Japão, umas 24 horas. Chega a ser irracional que alguém pense que um motor funcionando por tantas horas quase que continuamente não apresente pane durante a viagem. Esse tempo de viagem é que o x da questão. Nos voos domésticos curtinhos dificilmente se fala em acidentes. Então, meus amigos, continuo dando uma de pato e andando pelo chão, só voando em casos urgentes de extrema necessidade. Vamos, porém, imaginar o melhor para os passageiros desse avião.

  28. a dilson cg

    -

    12/03/2014 às 17:25

    1. A tripulação e ou os passageiros reagiram ao sequestro, perderam o controle do avião que os terroristas conseguiram conseguiram hackear desconectando os computadores do avião e o avião embicou e afundou. Se acharem o avião intacto no fu do do mar vai ser engraçado se acharem os terroristas na cabine e os pilotos mortos a bala. Agora nunca vi tanta contrainformação como neste caso. Porquê será? Estão querendo “fabricar” uma primavera islâmica na china e porquê?

  29. Francisco

    -

    12/03/2014 às 17:24

    CARO REINALDO
    Nosso ínclito ex-ministro Padilha em ação:
    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/155771-cgu-ve-agio-de-8691-em-remedios-para-indios.shtml
    FRANCISCO

  30. Eduardo

    -

    12/03/2014 às 17:22

    Segundo o Lula, a culpa foi da oposição com as elites no Brasil.

  31. Tarso

    -

    12/03/2014 às 17:20

    Numa boa, mas hoje a tecnologia permite bisbilhotar até a marca da pasta de dente no banheiro de alguém, mas não se consegue localizar um baita avião, cheio de sistemas de comunicação, cheio de materiais rastreáveis, que mistério, que agonia para todos os envolvidos…

  32. jandira gomes

    -

    12/03/2014 às 17:09

    …sei não, mas parece que o tal avião foi mesmo abduzido…até que se prove o contrário; ou entrou por um daqueles portais, que nós mais céticos negamos que exista, mas o entendidos em Ufologia dizem que existe…mistério no ar.

  33. Clayton Moreira

    -

    12/03/2014 às 16:58

    Deve ter caído na floresta, num lugar onde não pega nem celular… Como é que um bruta jatão simplesmente se evapora no ar?!

  34. LUG

    -

    12/03/2014 às 16:58

    O mais estranho, penso, foi o desvio da rota prevista. Lembro-me de ter lido há tempos um livro de Ivan Santana, chamado Caixa Preta, relatando os três maiores desastres aéreos brasileiros até então. Um deles era sobre o erro cometido pelo comandante e seu copiloto, perdendo-se na Amazônia, sem se darem conta de que se haviam perdido, navegando por horas às cegas. Não sei se hoje isto seria possível. Opine quem sabe.

  35. LMF

    -

    12/03/2014 às 16:56

    O fato foi inclusive relatado na página on-line da revista Exame, do dia 06.03.2014. (http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/china-se-preocupa-com-passagem-de-missil-norte-coreano)

  36. LMF

    -

    12/03/2014 às 16:46

    O que ninguém está cogitando – nem as autoridades, nem a imprensa internacional – é o seguinte: menos de 48hs antes do vôo MH-370 desaparecer, a Coréia do Norte – realizando testes militares – lançou um foguete que passou muito perto do vôo CZ-628 da companhia China Southern Airlines. Por uma pequena diferença – 5 minutos – entre o lançamento do míssil e a decolagem do avião, o avião não foi atingido, com 200 passageiros à bordo.

    A manobra norte coreana, gerou indignação da China que pediu explicações ao governo norte-coreano. Procurem no google e encontrarão mais informações. Sendo assim, parece plausível a hipótese de que o vôo MH-370, não tenha tido a mesma sorte do anterior. Caso tenha sido ‘abatido’ no ar, logicamente nenhum governo – por mais medíocre que seja – vai assumir a autoria da tragédia; pelo menos por enquanto… Cabe à autoridades e à imprensa ir à fundo nesses fatos, quem sabe assim, a verdade “apareça”.

  37. sem noção

    -

    12/03/2014 às 16:42

    Tem alguma coisa errada… No site Globo.com a mensagem seria outra:

    “A última mensagem de rádio transmitida ao controle aéreo pelo Boeing 777 desaparecido com 239 pessoas a bordo desde sábado (8) foi “tudo bem, boa noite”, informou nesta quarta-feira (12) o embaixador da Malásia em Pequim, em um encontro com parentes de passageiros chineses.”

  38. Valdomiro

    -

    12/03/2014 às 16:42

    A Rolls Royce confirmou que recebeu de suas turbinas (sim, das turbinas) duas de quatro mensagens ACARS esperadas durante o vôo.

  39. Francisco

    -

    12/03/2014 às 16:37

    CARO REINALDO
    Já ouvi de tudo sobre o sumiço deste avião, até a hipótese dele ter sido abduzido.
    Será que não tem nenhum celular por satélite – ainda com bateria – que possa ser localizado no GPS ? É realmente estranho. A caixa preta parou de funcionar e emitir sinais ? E se houve um sequestro-monstro, o avião está em algum narco-aeroporto e os bandidos esperam a hora oportuna para pedir o resgate-monstro ? Já chamaram a equipe do CSI ? O homem-aranha ou o Batman ? Estou fazendo piada com coisa seríssima, mas o fato é que este é um dos maiores mistérios da aviação comercial. Imagine só o custo da gigantesca frota de busca, que está pelejando há 5 dias.
    FRANCISCO

  40. mairalur

    -

    12/03/2014 às 16:35

    Inacreditável. Com tantos recursos e não se encontra sequer um sinal do dito cujo.

  41. NERVAL DA COSTA

    -

    12/03/2014 às 16:33

    Fico feliz que alguem pelo menos curtiu este comentário, nojento, horrivel, vergonhoso que nos causa uma sensação de que definitivamente estamos ferrados, como dizia a pouco o SENADOR MARIO COUTO, talvez o único brasileiro, que tem a coragem, o peito de vir a tribuna e se mostrar escandalizado, perplexo, de como pode um País como o Brasil, até pouco tempo atraz, a 6.a economia do mundo, saber que tem nossos irmãos que comem RATAZANAS para matar a fome e de seus familiares, e que esta miserável bolsa que recebem para sobreviverem, não consegue durar mais do que alguns dias, mas para receber estas bolsas miseráveis, suas idéias, suas mentes são feitas lavagem cerebral para que devido ao baixo conhecimento, a falta de educação pessoal, e a falta de meios de comunicações para saber o quanto é mentiroso e enganador este DESGOVERNO DO PT, que atravez de manter o povo principalmente da região norte-nordestes, ignorantes no que diz respeito ao conhecimento das mazelas que estes DESGOVERNO DO PT promove no então PÁIS DEMOCRATICO, de paz, e que infelizmente sem que milhões percebam estão nos levando para o caminho da DITADURA PURA, como diz com toda clareza o SENADOR MARIO COUTO, neste pronunciamento que fez a pouco na tribuna do SENADO FEDERAL. O Brasil possui como nos garante a CONSTITUIÇÃO, 3 poderes, O executivo, o Legislativo e o JUDICIÁRIO. Infelizmente sabiamos que o EXECUTIVO E O LEGISLATIVO, já foram completamente controlado pela Presidencia da República, e desses dois estamos completamentes ORFÃOS, estamos verdidos,MAS O QUE NUNCA ESPERAVAMOS É QUE ATÉ O SUPREMO, pode se ajoelhar, se dobrar para este DESGOVERNO QUE ESTÁ NOS LEVANDO PARA A DITADURA, para o COMUNISMO. AGORA O STF POSSUI MAIORIA ABSOLUTA, pois tem 6 JUIZES QUE AGORA VOTAM DE CONFORMIDADE DE INTERESSE DO EXECUTIVO, POIS PARA NOS DEFENDER SOMENTE 5 JUIZES QUE PODEM VOTAR A FAVOR DOS INTERESSES DOS BRASILEIROS. Em suma como disse o BRILHANTE SENADOR MARIO COUTO, daqui para frente nada podemos esperar de bom para o nosso País, pois até aqueles que tanto confiavamos penderam para o lado daqueles que querem nos escravizar como fazem os seus amigos DITDORES DE CUBA, VENEZUELA, BOLIVIA, COSTA RICA, e os DITADORES SANGUINÁRIOS DA AFRICA, que estão matando seus habitantes. e pénsar que em vez de cuidar das necessidades dos nossos irmãos BRASILEIROS, este DESGOVERNO DO PT, está ajudando estes criminosos, que as nossas custas, constroem, portos, aeroportos, estradas, e ainda recebem BILHÕES DE REAIS DO NOSSO PAIS. o POVO BRASILEIRO NÃO MERECE ISTO.

  42. Ana

    -

    12/03/2014 às 16:28

    Uma coisa é certa: ele não foi abduzido.

  43. Daniel Nava

    -

    12/03/2014 às 16:22

    Por fim, vão concluir que o avião foi abduzido…

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados