Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

Reunião do Conselhão e propostas de Dilma são só uma tentativa de afastar o impeachment

Fórum reunido por Dilma não resolve coisa nenhuma. A proposta econômica é velha, e o que não é velho não será feito sem o Congresso, a menos que o Capitão Nascimento meta todo mundo no saco

Por: Reinaldo Azevedo

Eu sei que sempre parece de maus bofes partir, assim, de cara, afirmando que o grande esforço do governo para sair do buraco não vai dar em nada. Mas fazer o quê? Cada um segundo a sua profissão. Alguns ganham para ser otimistas; outros, para ser pessimistas; e há quem se comprometa a ser realista.

Dilma reuniu o tal Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, que junta alguns dos maiores empresários do país, alguns sindicalistas, um ator, uma jogadora de vôlei e a presidente da Apeoesp, Bebel — que costuma promover greves absurdas e malsucedidas. A última iniciativa da companheira foi se juntar a grupos de extrema esquerda para impedir uma reforma correta da educação em São Paulo.

O que Dilma anunciou e/ou prometeu? Injetar R$ 83 bilhões na economia na forma de crédito mais barato, usar o FGTS como garantia de crédito consignado, lutar pela CPMF e defender a reforma da Previdência.

Peguemos do básico. Não conheço economista que acredite nessa tal retomada, por meio desse mecanismo, porque as empresas e os indivíduos estão endividados. Há uma chance de o dinheiro acabar sendo usado por quem não precisa. Os mecanismos ainda não estão claros. Os bancos públicos serão os agentes dessa expansão do crédito.

Sem convicção, Nelson Barbosa, da Fazenda, disse não haver risco de uma pressão inflacionária porque esse dinheiro já está na economia. Ninguém entendeu o que ele quis dizer. Todo dinheiro está na economia. Existe o inflacionário e não inflacionário. Se esse não for, certamente é por outro argumento.

O que o Conselhão pode fazer por Dilma? Nada! A menos que alguns potentados saiam dali para comprar parlamentares — não creio que vá acontecer —, Dilma precisa negociar com o Congresso. Será que, se o Bradesco, o Itaú e Jorge Paulo Lemann pedirem, o Legislativo apoia a recriação da CPMF? Também se pode tentar com Wagner Moura, Ana Moser e Fernando Morais… Quem sabe?

Dilma não tem de negociar apenas com o Congresso. Também é conveniente que converse com o povo, a quem prometeu solenemente que não iria recriar o imposto, não é mesmo?

Em seu discurso (íntegra aqui), disse a soberana sobre a reforma da Previdência:

“Não somos mais o país de jovens que podia se permitir adiar indefinidamente a solução de seus desequilíbrios previdenciários. Os brasileiros – e isso é muito bom – estão vivendo cada vez mais e o direito à aposentadoria tem sido exercido por mais tempo. A aposentadoria é a justa remuneração pelo trabalho de toda uma vida. Mas estamos em vias de perder o chamado ‘bônus demográfico’, ou seja, a situação mais confortável em que a parcela da população que trabalha é maior do que aquela de crianças e idosos somados. A tarefa de um governo responsável, de um Congresso cônscio de seus deveres e de uma sociedade preocupada com seus cidadãos é analisar esta realidade com prudência e serenidade, mas sem interditar o debate. É normal ter incerteza quanto ao futuro. Nós todos temos incerteza quanto ao futuro. Mas não podemos ter medo de discuti-lo desde já, porque assim fazendo reduzimos as incertezas, os ônus e encaminhamos as soluções.”

Quem não tem memória que compre a conversa mole desta senhora. Ela sabe muito bem que o seu partido inviabilizou a reforma da Previdência que FHC tentou implementar. E que vai continuar a se opor a qualquer mudança, esperando que os “conservadores” façam o que eles, esquerdistas, consideram o “serviço sujo”. Até agora, a própria presidente não tem coragem de assumir uma pauta. Para fazê-lo, reitero, tem de se comportar, de novo, como estelionatária.

O Conselhão é só uma manobra de curto prazo para tentar tirar o impeachment da agenda. O que se quer é vender um conjunto de intenções e insistir nos mesmos erros — uso dos brancos públicos — para ver se empurra a coisa com a barriga até 2018.

O projeto de Dilma continua o mesmo: não cair. O resto é conversa mole.

Um governo que fosse sério escolheria duas ou três prioridades, elaboraria um projeto e iria bater às portas do Congresso. O que Dilma quer é ver se usa o Conselhão contra o Parlamento, para que aquele pressione este. Não funcionou antes. Não vai funcionar agora. A menos que o capitão Nascimento “meta todo mundo no saco”.

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

  1. areobaldo teruel

    SOU APOSENTADO, POR 35 ANOS DE CONTRBUIÇÃO.-gARIBALDE ALVES, EX- MINISTRO DO INPS, CONFIRMOU AQUILO QUE VENHO DIZENDO A ANOS, SOBRE AS MENTIRAS DO DEFICIT DA PREVIDENCIA.- ELE CONFIRMO O SEGUINTE: 1.100.000 APOSENTADOS DO SERVIÇO PUBLICO, DÃO UM PREJUIZO A PREVIDENCIA DE 60 BILÕES AO ANO.- 31.000.000 DE APOSENTADOS DO INPS, GERAM UM DEFICIT DE 56 BILHÕES AO ANO.- MINHA RAIVA, É PORQUE NINGUEM QUANDO FALA DOS DEFICITS DA PREVIDENCIA NUNCA MENCIONA ISSO, QUE É JOGADO TUDO NO MESMO BALAIO??? TEM MAIS…… DOS 31 MILHÕES DE APOSENTADOS DO INPS, SOMENTE 9 MILHÕES MERECIAM ESTAR APOSENTADO…..PORQUE PAGARAM PARA ISSO DURANTE 35 ANOS.- mAS ACONTECE QUE 17 MILHÕES VIERAM DE UMA PANCADA SÓ DO FUN-RURAL, E DEPOIS DISSO TODOS QUE MERECIAM ESTAR NA CLASSE DE ASSISTENCIA SOCIAL, OU SEJA, IDOSOS, INVALIDOS, INDIOS, E MAIS UM COLOSSO DE GOLPISTAS QUE FINGEM DOENÇAS, ESTÃO LA CONOSCO QUE PAGAMOS…..MAS NINGUEM GRITA. E PRECISO ACABAR COM ESSA FARSA.- ESTÃO PREJUDICANDO OS APOSENTADOS QUE REALMENTE MERECEM PROTEÇÃO, E NÃO AQUELES DO SERVIÇO PUBLICO, QUE GANHAM IGUAL OS DA ATIVA…..E NÓS BRASILEIROS PAGAMOS.- QUEM SE APOSENTOU EM 90 COM 10 SALARIOS, HOJE GANHA 3.- É INTENÇÃO DO PT, FAZER TODOS UM DIA GANHAR SÓ UM SALARIO MINIMO.- COM ODIO MORTAL TODOS APOSENTADOS ESTÃO…..MAS FAZER O QUE?? …GREVE?

  2. CARLÃO

    É REI,os banqueiros agradecem, 83 bi nas contas do dia pra noite, a saúde que se exploda, e vai o FGTS de novo pro pau, sempre o avalista é o trabalhador, cadê Paulinho da força? parece que o PT sempre tem um cala boca pra cada um, o conselhão só tinha banqueiro, agora eles vão emprestar essa grana a 15% ao mês,daí a gente sabe dos lucros astronômicos dos mesmos,só pode emprestar consignado,risco zero, o presidente do Bradesco disse que na crise todos perdem,só não disse quanto, com certeza os bancos serão os últimos,e o Jorge Wagner parece pastor de puteiro, voz embargada p/ emocionar não sei quem, dizendo que todos nós temos que botar o dito cujo na reta , eu no momento sou a favor de uma desobediência civil ampla, parem todos os seguimentos de pagar impostos por 90 dias , pra esses salafrários ver quem é que manda,nem precisa sair nas ruas, eles vão ter que negociar de joelhos, e aceitar caladinhos as propostas da real necessidade do povobrasileiro , não é possível REI uma funcionária dizer que tem que ficar pulando de laboratório p/poder tentar descobrir a causa do zika, e a madame empresta 80 bi p/ os banqueiros só o brasileiro p/aceitar tamanhã humilhação .

  3. Fabricio Oliveira

    Mas que ideia maravilhosa, então eu posso usar o meu próprio dinheiro do FGTS, que é confiscado à força todo mês e rende menos do que a poupança, desde que use esse dinheiro para tomar empréstimos dos bancos a juros “módicos”, de no mínimo 100x mais do que o rendimento do próprio FGTS.
    Fantástico! Como ninguém pensou nisso antes?

  4. Rinaldo de Sena Bianco

    Reinaldo
    Só funciona se for nas costas do trabalhador e do aposentado.
    Att

  5. Paulo Oliveira

    Perdoe minha ignorancia, mas, todos os beneficiarios do Bolsa – familia contam como contribuintes para a previdencia?

  6. Charles A.

    Estou impressionado.A fala de dilma fez sentido,parece português.Certamente chamaram algum professor desempregado para redigir o discurso, e a bobajada de sempre saiu com cara de verdade verdeira.Desse jeito ela ganha a medalha de participação no Globo de Ouro,aquele programinha de musiquinha chinfrim dos anos 70/80 exibido no canal Viva o que já foi! da vênus platinada que virou mulata globeleza que virou só globeleza que virou BBB Nº 5000.E o Wagner Cap Nascimento vai dar uma opinião sobre isso.Se fosse aquele do filme Nº01 ele diria:- Pede prá sair,Dilma!Mas,agora, ele ficou rico…

  7. Ferrabraz

    O verdadeiramente preocupante é estes senhores do conselhão se proporem a ser coadjuvantes desta farsa.
    É um horror, quando as elites tem a oportunidade de expor a verdade e ficam com salamaleques e aceitam só um lado falar e dizer o que pensa, ou melhor mente e faz teatro.
    Infelizes somos nós, o povo, com uma elite destas.

  8. Charles A.

    O assalto cupanhero ao FGTS,a tal CPMF ,bancos públicos oferecendo crédito “consignado”,essa sacanagem-jabuticaba que oferece risco zero a quem empresta e risco 1000 a quem toma emprestado,vai transformar o Brasil em uma imensa Bancoop!O cap Nascimento é esquisito-começou bem fazendo o papel de um herói e fez sucesso internacional.Depois que ganhou bastante dinheiro e ficou famoso,virou esquerdista desde o “nascimento” e passou a fazer papel de bandido, com o qual quase ganha um prêmio do bando de bilionários da esquerda caviar( e põe caviar nisso!) de Hollywood.Por fim,passou a fazer parte do mais ridículo conselho da história da humanidade:o conselhão de dilmalelé- Desse jeito ele acaba ganhando o Oscar de melhor bobo da corte.

  9. mjag

    O Conselho não é a reunião da oligarquia com a tentativa de oligopólio?? O aceno com crédito ou a possibilidade de crédito não está na tentativa de influenciar nas eleições!

  10. Eurico Marques

    Dá para notar que esta senhora quer jogar a culpa do desastre para a platéia que paga seu salário. Ela disse que a CPMF é o que o país precisa – mas CPMF costuma desaparecer nas brumas do buraco sem fundo. Talvez seja o que o PT precise para manter 100 mil vagabundos na folha de pagamento. Todo mundo sabe que esta grana vai parar nas mãos de sindicalistas e empresários do ramo de transporte de valores em cuecas e coisas parecidas. Corte 100 mil vadios e aí apoiamos a CPMF.

  11. R.

    Deixar o desgoverno meter a mão no FGTS em nome do povo,será uma operação de alto risco para a poupança do trabalhador. Com a palavra o Congresso Nacional.

  12. Loureiro

    De fato é um desgoverno.
    Para pedir encarecidamente para aprovarem a CPMF e a reforma da Previdência ela apresenta uma certa humildade, mas para aumentar no orçamento os repasses para Partidos Políticos ela não pediu a opinião da Sociedade. E demitir no mínimo a metade dos cargos comissionados, nem pensar, né?
    Por quê demitir cargos comissionados? Oras, com uma máquina totalmente inchada e nenhum setor administrativo funcionando, resta evidente que ninguém trabalha de forma séria. Ou tem algum órgão deste governo que de fato apresenta resultados bons? Educação, saúde, segurança, economia… nada funciona apesar, ou por isso, com tantos comissionados que simplesmente nada fazem. Estou generalizando? Acho que não. É constatação de que PT é sinônimo de incompetência, associado ao que todos já sabemos, propina.
    Aliás, ser de esquerda não chega a ser um grande problema, mas defender esse Partido é no mínimo delinquência moral e ética.

  13. RONALDE

    Em qualquer outra época, Lula teria participado do Conselhão.

  14. Zuleica Valquiria

    o nosso governo deveria jogar limpo com a nação, pois foi ela quem o elegeu, sabe todo aquele dinheiro depositado em bancos da Suíça e outros, deveria ser resgatado e aplicado aqui em nosso país, e esses hipócritas e dissimulados, já demonstraram que não tem nenhum amor á pátria e nem respeito.

  15. Kevin Lomax

    PERGUNTAS QUE NÃO QUEREM CALAR!!!!

    Quem mandou matar Celso Daniel, Toninho do PT e Luis Eduardo Saeger Malheiro ( PRESIDENTE DA BANCOOP) ??

    Por que o Procurador Geral da República Rodrigo Janot não denuncia os 49 parlamentares citados nas delações do PT e dos partidos aliados da criminosa Dilma mesmo com todos indícios de autoria e materialidade dos fatos ??

    Por que Rodrigo Janot pede o afastamento de Eduardo Cunha e não pede o de Renan Calheiros, já que ambos estão envolvidos nas delações do Petrolão da Dilma ??

    É verdade que a esposa do Ministro do STF Luis Roberto Barroso tem uma offshore em Miami ?? E que o escritório do pai dele tem um contrato milionário com o Governo Federal ??

    Ele não deveria se declarar impedido de julgar o tramite do IMPEACHMENT? Qual o motivo de ele ter omitido trechos do Regimento Interno da Câmara propositalmente para justificar o seu voto e dificultar a aprovação do impedimento da Presidente que faz parte do Governo mais corrupto da história do Brasil ? Não deveria ser afastado ??

    Procede que os Ministros Luis Fux e Marco Aurélio Mello ficaram contra o IMPEACHMENT depois que Dilma pessoalmente atuou para que suas filhas virassem Desembargadoras?

    Por que os políticos do Congresso Nacional contrariaram os técnicos do TCU e aprovaram as contas da criminosa DILMA, mesmo ela tendo pedalado e cometido crime de responsabilidade fiscal?

    Qual o interesse da Rede Globo, Record, Band, SBT, REDE TV entre outras emissoras, todos os jornais, revistas e sites, salvo raras exceções; Os maiores Empresários e Banqueiros do país; ARTISTAS e FORMADORES DE OPINIÃO; OAB, CNBB, IURD, Sindicatos e Movimentos Sociais continuarem apoiando e defendendo um Governo que trouxe de volta a inflação, desemprego e literalmente quebrou e rachou o BRASIL?

    Como é possível não responsabilizar criminalmente e politicamente uma Presidente e um Governo que tiveram mais de 20 Ministros de Estado que caíram, foram afastados ou estão denunciados e envolvidos em escândalos de corrupção desde a posse em Janeiro de 2011 ??

    Por que o vice Michel Temer se acovarda, rasgando assim a sua BIOGRAFIA e não rompe de vez com o Governo do PT?

    Por qual motivo os partidos de Direita que foram eleitos com os votos das pessoas conservadoras como o PMDB, PP, PR, PRB, PROS, PSC e PSD continuam apoiando e defendendo um Governo de Esquerda Bolivariana ??

    Por que Lula e seu filho ainda estão soltos diante de tantas provas que as autoridades já possuem ??

    ACORDA BRASIL!!! – Até que quando o POVO vai ser saco de pancada??

    Ou fazemos alguma coisa até Março, ou vamos ter que aguentar mais 3 anos de DILMA/LULA e o PT.

    # TODOS PELO IMPEACHMENT ( Dia 13/03 MEGA MANIFESTAÇÃO PARA PARALISAR O BRASIL )

  16. PCR

    Quer dizer, essa sujeita faz essa bagunça toda na economia e depois quer que a sociedade pague a conta. Vamos às ruas contra esse imposto. Corte as suas despesas e os privilégios de funcionários públicos – auxílio moradia, auxílio viagens, auxílio transporte, funções comissionadas, motoristas particulares. A população brasileira não bancará mais essas mordomias.

  17. ALEXMADEIRA

    Reinaldo será que funcionará assim, como o PT quebrou todas as construtoras, não tem onde retirar mais dinheiro a não ser nas loterias como o povo fala pelas ruas, acho que se eu sou dono de uma gráfica fantasma como foram tantas em tantas eleições pego dinheiro nos bancos públicos e devolvo ao PT. Será que estou sonhando.

  18. Leandro

    Importante ressaltar, no discurso da Doutora em Economia Dilma ao Conselhão, poucas palavras, talvez nenhuma, sobre redução de despesas. Além de manobra diversionista – tirar o impeachment da agenda-, também pretende apoio ao aumento de receitas. Grosseiros, nada sutis, os conselhões ao Conselhão:
    – “Mas eu peço, no entanto, e peço encarecidamente, que reflitam sobre a excepcionalidade do momento, que torna a CPMF a melhor solução disponível”.
    – “Se houver alternativa tão eficiente quanto a CPMF para ampliar, no curto prazo, a receita fiscal, eu e meus ministros estamos absolutamente disponíveis ao diálogo”.
    RESUMO: Tem que ser a CPMF e tem que ser agora, e não me venham com xurumelas… rsrs

  19. ivan

    Como é que o Bradesco ( no dia da reunião anunciou lucro histórico ) , o Lemann e outros se prestam a uma “coisa” dessas ?? Se a esperança é a ultima que morre então MORREMOS !!!!!!!

  20. antonioa

    nem perca tempo com isso rei, isso ai é outro pac furado, não da em nada. Dilma já provou que é burra e teimosa até a medula, é mais fácil arrancar-lhe os olhos que lhe tirar a convicção de que o estado tem que ser forte e o partido é o estado, portanto não fara as correções necessárias e não enxugara a maquina coalhada de petistas penduradas nessa teta federal.

  21. Rafael Roldan

    Eu só fico me perguntando aonde pode parar um sistema desses, em que sustentamos as regalias de uma nobreza para que fique governo e oposição sempre empacando o país por briguinhas ideológicas. Quase nenhum deles está preocupado de verdade com os rumos do Brasil…

    A Revolução Francesa não acabou com a nobreza, só mudou a forma de acesso a ela: antes era pela hereditariedade ou concessão, hoje é pela eleição, mas o poder econômico ainda continua a mandar. Isso é democracia?!

    Para quê precisamos de centenas de parlamentares que custam os olhos da cara, se no fim eles não conseguem nos entregar leis realmente boas e atualizadas?!?

    Meu grande medo é que em 2018 volte o Lulla ou entre o Aécio… mesmo a Marina seria chover no molhado. Mas entre quem for, o sistema continuará o mesmo… Só que se o Cramulhão… entrar, nosso passaporte para virarmos uma Venezuela estará garantido!

  22. Aloisio

    Esse tal de CONSELHÃO – Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – criado em em maio de 2003, nunca funcionou.
    É um zero a esquerda. Perguntar não ofende ninguém:- O contribuinte mais uma vez arcou com essas despesas – estadiais, locomoção, etc.. – Quanto ficou essa brincadeira do clube do Bolinha ?

  23. Carlos Militão

    Uma das grandes batalhas da oposição neste ano é barrar a CPMF; a gente sente que a Imprensa sutilmente começa a “vender” a CPMF como tábua de salvação(só se for dela, Imprensa). Ontem eu via uma repórter da RECORD(ela a exemplo de colegas de outras Emissoras, bate ponto no Planalto, almoça, janta, dorme…; enfim, hoje faz trabalho de porta-voz, como se REPÓRTER FOSSE)a dizer que Dilma é contra(uma piada de mau gosto) a CPMF, que aceita alternativas, blá blá . Se a repórter fosse séria, e estivesse realmente fazendo uma reportagem, questionaria o fato da Presidenta SE RECUSAR TERMINANTEMENTE A CORTAR GASTOS. Questionaria o fato de se manter dezenas de milhares de cargos comissionados inúteis DESTINADOS A MILITANTES, de não se ter cortado um único Ministério, de se ter uma TV Estatal igualmente sem serventia nenhuma, ao custo de meio bilhão… . Qualquer repórter minimamente sério perguntaria pelos cortes de gastos prometidos, QUE NÃO FORAM FEITOS. O que se fez foi contingenciamento de verbas para serviços públicos prejudicando DUPLAMENTE a população. A nossa pauta inclui a manutenção de CUNHA, a continuidade do Impeachment(que se não fosse o STF, já teria Comissão especial e já estaria abrindo prazo de defesa à Presidenta, no entanto está no ZERO), a não aprovação da CPMF e a prisão destes canalhas que roubaram o País e querem se perpetuar no Poder. Não podemos perder o foco, ficar atirando para todos os lados, desprezar e abandonar preciosos aliados. Hoje no site de VEJA vi um MICHEL TEMER confiante; ao contrário da senhora Dilma que gasta milhares de reais na aparência e parece sempre a mesma pessoa perturbada e em desespero. Qualquer inimigo do PT é bem vindo; não por causas pessoais e mesquinhas, mas porque o Brasil precisa de um novo rumo; precisa ressuscitar a frase preciosa que fica no centro de sua bandeira; precisa enfrentar problemas seríssimos URGENTEMENTE, QUE FORAM CRIADOS PELO PARTIDO QUE ESTÁ NO PODER.

  24. Milton Ribeiro

    Que a nossa justiça e o Congresso Nacional ajam rapidamente e anulem esta indecente proposta de uso do FGTS para contrair empréstimos bancários. Além de inconstitucional , o FGTS foi criado como uma poupança para o trabalhador no momento mais difícil da sua vida: a demissão. É um amparo que dá ao trabalhador o direito de voltar à sua terra, manter-se durante o desemprego e sustentar a família. Esta proposta tem como finalidade única de beneficiar os banqueiros que em caso de inadimplência confiscará o FGTS do cidadão. Não se esqueçam que no próximo ano teremos eleições, e mesmo proibidas, as doações dos bancos é que sustentarão a campanha eleitoral deste governo infame.

  25. Fernando

    Gostaria mesmo que a presidente explicasse o que pretende resolver com o deslocamento de 83 bilhões – que aumentarão a divida dos já endividados.
    E, mesmo que o dinheiro viesse de fontes externas, representaria 1,5% do PIB…….
    É com medidas assim que se prolonga a agonia!

  26. DIROFF

    Fico imaginando o que se passou pela cabeça de homens como os empresários de sucesso “convocados” para este tal de “conselhão” quando este sujeita estava falando. Boa coisa não era, será???

  27. Fernando

    A aposentadoria não é a “justa remuneração para o trabalho de toda uma vida” – como a presidente afirma.
    É apenas a devolução de parte dos depósitos compulsórios que o trabalhador recolhe mensalmente.
    E mais: esta devolução deveria, até por uma questão de justiça, incluir o valor dos juros e correções acumuladas no tempo – coisa esta que o governo não faz.
    Mais uma mentira da nossa chefe………

  28. santos

    O Vagner Moura eu não sei mas o capitão Nascimento se tivesse que fazer alguma coisa nesse “conselhão”, com certeza, seria repetir o seu mais famoso jargão – Pede pra sair Dilma!

  29. Paulodf

    A única maneira da presidente não ser vaiada, é discursando para um conselhão, mesmo assim, correndo o risco de um panelaço mentalmente. Se é que não houve.

  30. Claudio

    Tem que fazer, é reforma nesse governo corrupto… Mais uma vez é o povo que vai pagar (o povo que trabalha)!

  31. sidnNasc

    p- Marcos meyer
    Tem o Trabuco, dinheiro é com ele mesmo. Só que ???

  32. Silvando

    Esses empresarios brasileiros gostam de uma conversa fiada, essa mulher não tem liderança e carisma para conduzir o país rumo ao futuro, única coisa que ela fez foi levar o país para o buraco, só isso , nada mais.

  33. Edison

    Gostei da proposta. Agora vou comprar Itaú e Bradesco. Eles vão empurrar toda a inadimplência pro Banco do Brasil, pra Caixa e pro BNDES. Maravilha.

  34. Pedro II

    Olha o “Conselhão” aí gente…
    Dilma reuniu o tal Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, que junta alguns dos maiores empresários do país, alguns sindicalistas, um ator, uma jogadora de vôlei e a presidente da Apeoesp, Bebel — que costuma promover greves absurdas e malsucedidas. A última iniciativa da companheira foi se juntar a grupos de extrema esquerda para impedir uma reforma correta da educação em São Paulo.
    Tá resolvido o problema do Nosso Brasil…

  35. Rose

    Essa reunião não compensou nem as balinhas de goma que forma distribuídas. Desperdício. Mais um.

  36. Marcio Ruivo

    O conselhão figurativo com medalhões do empresariado brasileiros, sub-celebridades e representantes da filiais sindicais criminosas do PT, reuniram-se ontem em clima de festa de debutante no planalto, a aloprada vestiu-se de noiva para recepcionar os convidados com aquela cara de madame mim, os discursos inflamados e com ampla defesa ao Brasil e a retomada do crescimento, foram elaborados pelo marketing de cada empresa representada, terminada a reunião do conselho, fantoche, todos saíram para um buffet oferecido ao alto clero presente, e foi ai que as fofocas começaram a pipocar sobre o encontro com Dilma aloprada, o consenso geral foi de que a reunião não passou de pose oficial, nada mudará no cenário atual por força de um governo arrogante, prepotente e totalmente inepto para a situação que se apresenta, o discurso da rainha dos ventos estocados foi lido pomposamente, pois não foi ela quem escreveu e sim o alfaiate da secretaria de comunicação Edinho sem vergonha, a melhor resposta em off dada por um empresário foi, “vir aqui e dar conselhos para quem não gosta e não tolera conselho ou opiniões, não vai dar em nada”, como vimos a reunião do conselho foi um tremendo sucesso, recheado de declarações falsas e falsas promessas por parte do desgoverno, com recheio insosso do ministro da fazenda relançando o falido programa quem quer dinheiro.

  37. Fábio Luís Inaimo

    RENUNCIA !! A única opção disponível !!

  38. Ronaldo

    Sobre a reunião do tal “Conselhão” vem à memória as idéias de farsa, teatro, circo, palhaçada, pelegos, súcubos, capachos e outras análogas. Será que nem os dirigentes, nem as “lideranças” postiças do “Conselhão” perceberam que o Brasil necessita de diversas cirurgias que envolvem mudança de rumos com modificação da (des)Constituição e da legislação em geral para estimular a livre iniciativa e o respeito à propriedade privada, amputar sem dó partes cancerosas do Estado, reduzir tributos, desregulamentar a economia, fixar regras claras e estáveis para a atividade produtiva, pulverizar a burocracia, etc.? Creio que há um consenso majoritário sobre a maioria desses assuntos nas cabeças pensantes da maioria silenciosa, mas, lamentavelmente não encontram eco naqueles que a cada dia nos empurram para mais perto do precipício.

  39. Silva

    Este desgoverno dos Ptralhas e comunistas estão mais perdidos que cegos no meio de um tiroteios. Como venho dizendo: Os Brasileiros tem somente duas alternativas: Todos nas manifestações pelo impeachment da Dilma no dia 13/03/2016, também para pressionar os congressistas para apoiar. Ou apertar o cinto para mais três anos de caos.

  40. Luis Berbere

    Afinal, meu caro Reinaldo, qual foi a contribuição dos 92 integrantes desse concílio?

  41. josé reis barata


    IMPEACHMENT NÃO VEM DAS RUAS, MAS, DAS CASAS: FIQUE EM CASA, GREVE GERAL.

  42. BRETÃO

    Reinaldo, os eleitores brasileiros deverão estar de olhos bem abertos daqui pra frente. Olho vivo mesmo. Já notaram a persistência da incompetente e péssima gerente dos destinos do país, em tentar a todo custo ressuscitar a CPMF, a fim de ajudar a limpar as lambanças que aprontou no seu primeiro e no atual mandato?
    Pois é! Em toda a oportunidade que lhe é oferecida, ela bate sempre na mesma tecla: “a CPMF deverá ser aprovada porque é o único jeito de realizar a reforma fiscal”, patati-patatá! Mas a verdade é bem outra. Lembram da senadora Kátia Abreu, aquela que foi a veemente relatora do projeto que extinguiu a CPMF no Congresso durante o mandato do Lula? Ela já foi cooptada pelos petistas e hoje ocupa um dos ministérios desse malfadado governo que cai pelas tabelas por incompetência generalizada.
    E porquê dessa obstinação da Dilma em pedir descaradamente aos congressistas a aprovação da volta da CPMF? É que o orgulho do PT, do Lula e seus apoiadores não conseguem engolir até hoje a fragorosa derrota imposta pelo congresso nacional ao outrora todo poderoso ex presidente no seu auge de popularidade. Por isso, a aprovação da CPMF pelos deputados federais e senadores, além de tirar mais dinheiro dos pobres e da classe média, ainda devolve ao PT uma bandeira muito forte para revitalizá-lo e servir de argumento para possível candidatura petista a presidência em 2018.
    Eleitores! Fiquem de olhos bem abertos e observem o comportamento dos deputados e senadores que votarão o intragável projeto da volta da CPMF. Na mídia falam uma coisa, porém, na votação fazem outra coisa diferente do que falam. Brasil!!! Estamos vigilantes.

  43. Caçador de maracujá

    “A menos que o capitão Nascimento “meta todo mundo no saco”! Essa foi ótima Reinaldo.

  44. Luiz Antonio Martins

    Reinaldo, pelo amor de Deus, tenho uma dúvida: esse pessoal todo que faz parte do Conselhão são remunerados? eles dispendem do seu tempo para se deslocar à Brasília; gostaria de saber quem paga a conta, cada um paga a sua, ou o Governo banca deslocamento/estadia? quem paga a conta? Abraços

  45. kátia

    não precisa não, capitão nascimento, não por acaso, já estão todos no mesmo saco… financiamento público de lobbing? já vi esse filme antes…

  46. marcelo custodio pereira

    ¨BRASILEIRADA¨ insensível, sem a CPMF ¨COMɨ que a Da. DILMA vai pagar seus 25 mil ¨ASPONES¨( assessores de p… nenhuma- para os incautos). kkk ( para não chorar).

  47. Robert

    Essa previdência é uma piada. Se uma pessoa paga 35 anos ao INSS e não recebe uma aposentadoria digna. Se essa mesma pessoa pegasse esse dinheiro e investisse, ela tiraria muito mais vantagem, e no final da vida ela teria condições de viver dignamente. Se o povo está vivendo muito, qual a solução? Matar o povo como o governo vem fazendo quando sucateia a saúde? Ou seria melhor reorganizar a previdência e parar de fazer populismo com o dinheiro alheio (sim, porque o dinheiro tanto do FGTS quanto do INSS pertence a quem colocou ele lá)?

  48. Maru

    Fico pensando, qual será a próxima burrada da gerentona pra impedir o impeachement?
    Que tal pegar o dinheiro do FGTS e distribuir aos “pobres” na porta do Planalto?
    Quanta insanidade! Essa espertalhona não tem limites!

  49. Massa

    O impeachment não pode cair. Dia 13 de março vamos colocar 100 milhões de pessoas nas ruas contra a corrupção e fora Dilma, fora Pt e todos que atrapalham o pais. That is all.

  50. josé reis barata


    “…e há quem se comprometa a ser realista.”
    .
    Não é a primeira vez que trago esta citação pela identificação com muitos que fazem este Blog, principalmente, você:
    .
    (Jürgen Habermas: “Sim, sou um realista nas questões epistêmicas e um construtivista nas questões morais. Sou um realista de um tipo especifico, um realista segundo o viés pragmático. Estou convicto de que, na prática, não podemos senão nos opor a um mundo objetivo feito de entidades independentes da descrição que fazemos delas; um mundo que é mais ou menos o mesmo para todos”)