Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

Responsável por planilha da Odebrecht negocia delação; na mira, campanha de Dilma de 2014

É a primeira vez que um empregado da maior empreiteira do país passa a colaborar com a investigação. As informações de Maria Lúcia podem ajudar a polícia a esclarecer pagamentos feitos ao publicitário João Santana de 2008 até a reta final da campanha presidencial de 2014

Por: Reinaldo Azevedo

Por Graciliano Rocha e Bela Megale, na Folha:
Responsável por guardar a contabilidade dos “acarajés”, codinome que a polícia atribui à propina nos e-mails trocados entre executivos da Odebrecht, a secretária Maria Lúcia Tavares passou a colaborar com os investigadores da Operação Lava Jato no âmbito da negociação de um acordo de delação premiada.

É a primeira vez que um empregado da maior empreiteira do país passa a colaborar com a investigação. As informações de Maria Lúcia podem ajudar a polícia a esclarecer pagamentos feitos ao publicitário João Santana de 2008 até a reta final da campanha presidencial de 2014.

Era Maria Lúcia, secretária lotada na sede da empresa em Salvador (BA), quem guardava as planilhas indicando pagamentos a “Feira” – o apelido dado ao marqueteiro do PT e à mulher dele, Monica Moura, que estão presos desde o dia 23, em Curitiba (PR).

O acordo de delação ainda não foi homologado pela Justiça, mas a negociação foi confirmada por três fontes com conhecimento do caso.

A virada de Maria Lúcia aconteceu após a prorrogação da prisão provisória dela, em 26 de fevereiro.

Cinco dias depois dessa data, a delegada Renata Rodrigues não pediu a transformação da prisão dela em preventiva (sem prazo determinado para sair), e o juiz Sergio Moro determinou a libertação da funcionária.

Naquela noite, dois advogados ligados à Odebrecht chegaram à sede da PF em Curitiba com o alvará de soltura, mas foram surpreendidos pela informação de que a secretária já havia deixado o local, por uma porta lateral.
(…)
Em uma das planilhas encontradas com Maria Lúcia, com o título “Lançamentos X Saldo (Paulistinha)” estão registrados 41 repasses destinados a “Feira”, entre 2014 e 2015, totalizando R$ 21,5 milhões. Essa planilha só foi anexada no pedido da PF para transformar as prisões de João Santana e da mulher, Monica Moura, em preventiva.

Em outro arquivo, o “Feira -evento 2014″, encontrado na casa da secretária, constam repasses totalizando R$ 4 milhões e a anotação “tot.atendida” – “totalmente atendida”, na interpretação da PF.

Secretária do ex-executivo Hilberto Mascarenhas, Maria Lúcia também aparecia em trocas de e-mail em que seu chefe aprovava a entrega dos “acarajés” pedidos por outro executivo, Roberto Prisco Ramos.
(…)

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

32 comentários
  1. RODRIGUES

    No momento vou excluir outros amigos da jararaca. Vou falar dos ladrões da Petrobrás que eram os amigos do Lula, os paraquedas de voou do governo até pouco tempo, aqueles que foram beneficiados pelo roubo na Petrobrás (por enquanto estamos na Petrobrás, depois vem BNDES…e ai vai.), esses que já foram condenados, os que respondem a processos, e outros que ainda se escondem. Como pode, os cabeças das empreiteiras que passeavam com Lula pelos ares do globo terrestre, sempre pousando em países suspeitos das falcatruas (Santana que diga), hoje presos, julgados, condenados que faziam suas transações mais espúrias possível nas barbas do Lula e ele “nunca soube e não sabe de nada”? Será que viajavam cantando musica infantil um para o outro para dormirem. Delcídio, braço direito do PT mostrou que sabe tudo, mais o Lula, Dilma e o PT continua sem saber de nada. Bumlai, mesmo um dia sabendo e outro não, o Lula por ser honesto e não ter meio termo, continua sem saber de nada. Inclusive foi uma afronta para o Lula esse negocio de sabe ou não sabe. Não sabe e ponto! Vamos voltar atrás um pouquinho? Roberto Jefferson sabendo tudo do Mensalão, falou para o Lula o que sabia e como o Lula não ia saber de nada mesmo o delator teve que dizer para o Brasil inteiro. Conclusão: Roberto Jefferson foi punido severamente porque sabia tudo e o Lula continuou “seu ofício” incólume e tirando onda da cara do Jefferson porque até hoje, apesar do mundo inteiro saber, ele, o homem mais honesto do mundo, não sabe de nada.
    Se continuar assim vou botar meu excreto na rua!

    Alguém tem que perguntar ao Lula. Lula? Você mente? Depois, sorrir e aguardar a sua reação. Mais por favor, não deixe de filmar para que o Brasil veja a reação do mentiroso mais famoso do Brasil.

  2. analu

    Está explicado por que o governo se empenhou tanto em proibir as doações de empresas para campanhas eleitorais: eles ficariam recebendo as propinas milionárias dos grandes empreiteiros amigos, e o restante dos partidos ficaria a ver navios!
    E o STF compactuou com esta trama sórdida!

  3. Roberto

    Esses acordos de delação devem ser vistos com muito zelo, podem fazer parte do enredo da defesa, para dar reforço ao álibi apresentado pelos super advogados das empreiteiras em conluio com petistas, especialmente.

  4. Kevin Lomax

    FATOS DA ERA DILMA

    DILMA de PASADENA – esse é o seu novo apelido da presidente, pois segundo Nestor Cerveró e Delicidio do Amaral ela sabia de tudo sobre Pasadena e cobrou pessoalmente o diretor sobre a compra da Refinaria Ruivinha.

    MÃE DO PETROLÃO – pois ela era Presidente do Conselho de Administração da Petrobrás, Ministra de Minas e Energia, Ministra Chefe da Casa Civil e Presidente da República durante o maior escandalo de desvio de recursos públicos da história da política mundial que aconteceu na Petrobrás.

    PIOR PRESIDENTE DA HISTÓRIA DO PAÍS – Na sua gestão ela conseguiu quebrar o Brasil, fechando o ano com um rombo de 120 bilhões de reais nas contas, cometeu crime de responsabilidade fiscal apontada pelo TCU,está sendo denunciada no TSE por usar dinheiro de propina da Petrobrás na sua campanha eleitoral, volta da inflação, desemprego, violência desenfreada em todas as capitais, transporte público precário, obras da Copa superfaturadas, desastres ambientais por falta de fiscalização correta como o de Mariana, crescimento do desmatamento das florestas, saúde pública vergonhosa usando o ministério como barganha política, falta de saneamento básico que possibilitou o ZIKA VIRUS que atinge as populações mais carentes, educação com números vergonhosos tendo 3 ministros em menos de 1 ano e ainda tentou dividir o pais entre Norte contra Sul, Negros contra Brancos, Homens contra Mulheres, Gays contra Héteros, Ricos contra Pobres, Católicos contra Evangélicos. Entre outros diversos erros de gestão por falta de competência, habilidade política e conhecimento teórico. Lembrando que 70% dos impostos pagos pelos brasileiros fica com o Governo Federal.

    E ainda tenta interferir nas investigações da LAVAJATO para salvar a Organização Criminosa de qual ela faz parte.

    GOVERNO NOTA 10-
    10% de popularidade
    10% de inflação ao ano.
    10% de desemprego.

    GOVERNO MAIS CORRUPTO DA HISTÓRIA DO BRASIL – Participa a 13 anos do governo que mais patrocinou corrupção na nossa história com diversos filiados do seu partido presos como Jóse Dirceu, José Genoino, Delubio Soares, Silvinho Pereira Land Rover, João Vaccari, Renato Duque, André Vargas e o líder do seu governo Delcidio do Amaral, fora diversos empresários ligados aos esquemas.

    Teve o seu marqueteiro, guru e maior conselheiro PRESO, por ter recebido dinheiro no exterior da ODEBRECHT para lavar dinheiro do Petrolão e pagar sua campanha presidencial.

    CONTRA FATOS NÃO EXISTE ARGUMENTOS.

    PS: Quem concorda com o texto, por favor repasse ele nas redes sociais e e-mail os verdadeiros motivos da saída da presidente. Não é Dilma contra Cunha é Dilma contra o Brasil. FORA DILMA, FORA RENAN e FORA CUNHA!!!!

    Dia 13 de Março todos na rua de verde amarelo azul e branco. ( MEGA MANIFESTAÇÃO PELO IMPEACHMENT )

  5. Milson

    TIC TAC TIC TAC……. dia 13/03 esta chegando….. Essa é grande chance que este país tem para MOSTRAR AOS TRÊS PODERES PODRES DESTE PAÍS que não estamos mais brincando… QUE QUEREMOS MUDANÇAS DRÁSTICAS EM NOSSO PAIS… O problema maior deste país de chama IMPUNIDADE…. CORRUPÇÃO EXISTE E SEMPRE VAI EXISTIR EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO… O QUE NÃO PODEMOS DEIXAR É A IMPUNIDADE REINAR… Mesmo que se troque o presidente, O CONGRESSO E O STF PRECISA SER PASSADO A LIMPO… O Congresso Nacional virou um GRANDE CHIQUEIRO, ONDE AS PESSOAS QUE ALI SE ENCONTRAM ESTÃO PAUTADOS em seus interesses pessoais, partidários e daqueles que bancam as suas campanhas… PRECIZAMOS MUDAR AS LEIS DE FORMA A PENALIZAR DURAMENTE OS CRIMES QUE HOJE VEMOS DEVASTANDO O NOSSO PAÍS…. Sem essas mudanças, PODEM COLOCAR QUANTOS PRESIDENTES QUISEREM, QUE TUDO VAI CONTINUAR DA MESMA FORMA…. Precisamos matar o mal pela RAIZ.. ESSE MAL SE CHAMA IMPUNIDADE…. Precisamos moralizar as nossas instituições, precisamos acabar com o FÔRO PRIVILEGIADO DESTES POLÍTICOS SUJOS E SEM CARÁTER, precisamos acabar com suas mordomias, precisamos coloca-los no mesmo nível de direitos que todo o cidadão brasileiro tem. Eles estão ali para exercer um trabalho como qualquer outro cidadão faz. Não são diferentes e nem melhores do que ninguém… Precisamos mudar a forma de governar….. Precisamos acabar com essa RIFA DE MINISTÉRIOS… CHEGA DE PARTIDO POLÍTICO SER “DONO” DE UM MINISTÉRIO… Precisamos que Ministros sejam nomeados por funcionários de carreira, de modo que ao mudar de governo, estas pessoas continuem os trabalhos já iniciados. Precisamos ENXUGAR POR LEI, A MAQUINA ADMINISTRATIVA LIMITANDO-SE A QUANTIDADE DE MINISTÉRIOS E CARGOS EM COMISSÃO… CHEGA DE CABIDE E EMPREGO… Enfim, PRECISAMOS MUDAR TUDO, CASO CONTRÁRIO, COMO DIZ O DITADO, VAMOS TROCAR DE MOSCA, MAS A MERDA SERÁ A MESMA….. Eis a nossa chance de mostrar que

  6. J.Gildo

    Nossos queridos amigos Baianos não mereciam que essa quadrilha sem vergonha usasse o nome de um prato (Acarajé) que representa tão honrosamente o Estado da Bahia, o acarajé da Bahia é tudo de bom, totalmente contrario ao acarajé dos safardanos PTzada. Queridos Baianos todos para rua dia 13/03 protestar tambem por essa sacanagem que o Molusco fez com a querida Bahia.

  7. João

    A demora se deve a essa justiça do país e ainda por cima de ministro trabalhando para a corrupção nós sabemos quem são um a um,temos que cobrar responsabilidade dessa gente,é o que a Dilma sempre pregou “O quanto mais pior,melhor pra quem”?pra eles o desgoverno petista.

  8. Lilith

    E ainda tem gente que defende essa corja!!!

  9. DIZ

    Isso mostra que já existe provas mais do que suficiente para prender Lula, cassar o mandado da Dilma por uso de dinheiro desviado da Petrobras na campanha. Tão esperando o que?

  10. J.Gildo

    Maria Lúcia, poe pra quebrar, fala tudo que sabe, se seus chefes falaram para voce não delatar porque o Molusco vai dar um jeito, não acredite não, o Moluscão te joga na fogueira sem pestanejar, a demais o Moluscão já foi pego na rede do grande Pescador MORO, é questão de tempo para colocar o moluscão no chilindró. Força Maria Lúcia paga o que voce deve e ao mesmo tempo ajuda um Pais a acabar com uma quadrilha da mais alta periculosidade.

  11. Cirval

    Está a cada dia mais claro porque o Juiz Moro manteve a prisão do Marcelo Odebrecht: a destruição de provas. E a lei permite isso. Gostaria de saber se, na delação premiada da mulher do João Santana, ela vai entregar o celular e o notebook que ficaram na República Dominicana. A menos que tenham sido destruídos para ocultar provas, como fez o Instituto Lula antes da chegada da PF.

  12. ANGÈLÌKA -

    Noooosa! Qdo é assim, a pessoa (testemunha), tem proteção assistida?
    Os bichos da Selva PTista estão famintos e desesperados.
    Atrás das grades da PF é mais seguro!

  13. Evandro César

    Fico pensando: nesta altura desse ‘campeonato’, o QUE impede (ou desmotiva) o Marcelo Odebrecht de aderir à colaboração premiada? A resposta é óbvia: existe ALGUMA COISA ainda não desvendada pela Lavajato. Ou, pelo menos, ainda não divulgada. A conferir.

  14. leandro

    Na prisão do Al Capone decisivo foi o contador, no do Emílio e amigos pode ser a secretária. Será que no caso do chefão será o caseiro do sítio, ou algum amigo da família? Lembro, o poderoso chefão caiu por causa da… família, da máfia, da organização criminosa.

  15. JAILTON R. SILVA

    Parafraseando o compositor Bezerra da Silva, que dizia a célere profecia, “se gritar pega ladrão não fica um meu irmão”, totalmente aplicável na atualidade, e em inconteste, ao Partido dos Trabalhadores e suas ramificações, parabéns ao Excelentíssimo Juiz Sr. Sergio Moro, que deu a primeira paulada no rabo da jararaca , penso eu que esta já está com a morte política anunciada, falta apenas o “Gran Finale”, ou seja, a paulada derradeira direcionada na cabeça (da jararaca).

  16. Marcos

    No dia internacional da mulher uma secretária resolve fazer a vez do jardineiro ou do caseiro.
    Como sempre a parte mais fraca do elo da corrente é que se despreende e compromete todo o atracadouro e as embarcações.

  17. dudu

    Parece que f… geral para Lulla e sua camarilha nazista!!!

  18. F Martins

    Esses “acarajés” vão sair muito caros e indigestos ao final!
    E só vai piorar!!!

  19. Valmes

    Vai lá minha filha, fale td q sabe, pq c não, vai ser hostilizada pró resto da vida, vai ter q enfiar a cabeça num buraco, ficando com o rabo d fora, não segure a barra desses corruptos petralia.

  20. Carvalho da Font'Seca

    Pois é! É extrema burrice de funcionários, menores, médios e maiores, ou seja, deste secretários até diretores e, mesmo, presidentes de empresas envolvidas na chantagem governamental, sofrerem o risco do Marcos Valério e carregarem nas próprias costas os castigos que deveriam ser amenizados pelos que seus chantagistas, ou seja, a máfia governamental, deveria ter recebido! Até agora, temos visto apenas os chantageados sofreram a dureza da lei! Do outro lado, parece que a iniciativa deveria ser do jantotinho procuradordadilmaedolula! Não creio que resultará em algum avanço! Mesmo porque estas delações premiadas devem ser aceitas pelo stf, hoje, infelizmente, ninho de muitos militantes petistas!

  21. Martins

    Ou vamos pra rua ou ela (e ele: PT) ficam!!!

  22. antonioa

    a turma comeca a perceber que o lularapio promete livrar a de todo mundo se mantiverem a boca calada, mas so ele se safa. Vide depoimento de rui falcao ” pode tocar a lava jato mas nao mexam com o lula”. Mais claro impossivel, os outros que se f… So o tonto que se acha super esperto marcelo odebrecht continua firme e forte em sua intencao de pegar 40 anos de cana

  23. kátia

    funcionária do ano… só não vale dizer que acarajé é comida, e não propina, né?

  24. RMaia

    Melhor o Marcelinho Odebrecht, o Feira e a Dona Xepa correrem com as delações senão não vai sobrar nada pra eles contar. O Feira inicialmente deu uma de “João Bobo” ou melhor dar uma de Lula querendo nos enganar, dizendo que não sabia de nada, mas parece que uns dias comendo quentinha e tomando tang fizeram ele se lembrar de muita coisa….

  25. FECHOU O TEMPO!

    AVE MARIA!
    PÕE ROLAR DINHEIRO NISSO!
    TUDO PARA RECOLOCAR
    ESTA TRASTE AMBULANTE
    NA PRESIDÊNCIA E
    CRIAR ESTE CAOS
    VERGONHOSO!
    MENTIR! MENTIR
    E MENTIR! TUDO
    ISTO PARA ROUBAR
    DESCARADAMENTE!
    A LOLA E O LALAU
    MERECEM IR
    PARA A PRISÃO,
    SEM DÚVIDAS!
    E LOGO!
    ESTAMOS
    PERDENDO
    UM TEMPO
    PRECIOSO!
    O BRASIL NÃO SAI
    DO BURACO, SE
    ELES NÃO FOREM!

  26. Biagione Rangel de Araújo

    Meu caro Reinaldo, ACARAJÉ é uma iguaria que pode causar desarranjos intestinais severos, caso o consumidor tenha alguma intolerância ao dendê. Portanto, não podia ter sido mais adequado o título dessa operação, pois esse ACARAJÉ, ao que tudo indica, vai causar muito desarranjo nos envolvidos. Acredito que poderemos nos tornar uma Venezuela, vai faltar papel higiênico “neztepaiz”.

  27. Souza

    Dilma a mãe do petrolão vai sair direto da presidência para uma PENITENCIÁRIA.

  28. João Alves

    Realmente, ninguém havia percebido o detalhe do Moro ter pensado em um avião da FAB e não da PF para uma eventual retirada do Lula, caso ocorresse algum tumulto no aeroporto em que deporia, pois se a ideia fosse a de levá-lo para Curitiba, o avião seria da PF ! Assim, como suspeitava o Planalto, realmente a condução do Lula foi um teste e, como tal, as perguntas ao mesmo devem ter sido as mais triviais e irritantes possíveis. Na realidade, como o planalto se finge de não saber das coisas, na verdade nunca houve suspeição e sim informação concreta que toda vez está sendo sempre recebida, só não se sabe de onde, se da PF, da PGR ou do STF mesmo, sendo certo apenas saber-se ser de locais aonde tem petista ou protetores de petista, não pode dar outra !
    http://www.diariodopoder.com.br/noticia.php?i=50733960842

  29. Marcus Meyer

    A casa vai cair porque o Brasil precisa ser passado à limpo. Sem isso, entraremos em um looping e não sairemos do lugar enquanto a cambada continua a nos roubar!

  30. André Meira

    Artistas convocam para a manifestação de 13 de março:.https://www.facebook.com/VemPraRuaBrasil.org/videos/546202205561132/

  31. João Alves

    Aos que estão presos e silenciosos pra proteger o do Lula, cuidado para não ficar chorando como o Marcos Valério, por ter justo perdido o local aonde Lula mais gosta de se gabar e enfiar os seus processos. Não sejam bestas, otários de pagar pelo Lula, que seja o Lula e os lulinhas que paguem pelos seus póprios erros, eles já são safos, experientes e acostumados nessa de serem mágicos e esconderem as coisas, os presentes que gostam de a todo tempo ficarem recebendo. Chega de ficarem dando pelos Lulas, dando uma de mulherzinha.
    http://www.diariodopoder.com.br/noticia.php?i=50735515620

  32. MADAME ACARAJÉ

    Com a BÊNÇÃO e a Merecida PROTEÇÃO de Santa Luzia — e de todos os SANTOS — à … LUCIDEZ
    Hoje, SEMPRE
    Ï