Blogs e Colunistas

01/02/2013

às 19:05

Repúdio a Renan já reúne mais de 326 mil assinaturas. Parar por quê?

A petição de repúdio à eleição de Renan Calheiros (PMDB-AL) para a Presidência do Senado conta, neste momento, com mais de 326 mil assinaturas. Todos sabiam, desde o primeiro momento, que ele tinha votos para se eleger com folga. As pessoas não se mobilizaram com o objetivo de impedir a eleição. Queriam demonstrar seu desagrado.

Nada impede, pois, que continuem a repudiar o fato consumado. Aliás, esta é uma das qualidades do regime democrático: permitir que os cidadãos digam “não” mesmo a o inevitável. Assim, se você ainda quiser assinar a petição, ela está aqui.

Entendo que os autores originais deveriam adaptar o texto à nova realidade. Os que já são signatários certamente não se oporão. Se repudiavam um Renan candidato, tanto mais repudiam um Renan eleito.

PS – Quando publiquei o post, às 19h05, o contador mostrava mais de 360 mil assinaturas. Agora, às 19h39, mostra pouco mais de 326 mil. Alterei a informação. A página pode estar com algum problema de atualização.
Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

70 Comentários

  • maria lopes da silva santos

    -

    8/2/2013 às 4:00 pm

    é uma vergonha mas os culpados é o povo que permite tudo isto!!!!

  • Fernando Rodriguez Perez

    -

    7/2/2013 às 8:21 am

    Lugar de sefado trambiqueiro e ladrão É na CADEIA !!!

  • icaro pepe

    -

    5/2/2013 às 2:52 pm

    safadeza

  • to de olho

    -

    2/2/2013 às 11:38 pm

    Tio Rei agora ja chegou a 352 mil assinaturas e o povo nao para de assinar. he he he… É assim que temos que agir sempre para demonstrar toda nossa insatisfação com tanta lambança e safadeza.

  • Geraldo Messias Ribeiro

    -

    2/2/2013 às 11:31 pm

    Eleição de Renan Calheiros para presidente do senado (em letras minúsculas, mesmo). Onde está a oposição? Alguém viu por aí? Ainda existe?

  • Geraldo Messias Ribeiro

    -

    2/2/2013 às 11:27 pm

    Esperar o que mais dos políticos brasileiros. A Lei da Ficha Limpa que parecia que ia moralizar a política parece nati-morta. Funciona para políticos de baixa expressão, como vereadores e prefeitos de pequenas cidades. Em votação entre eles como foi a eleição de Renan Calheiros, todos, digo outra vez, todos, sabiam dos seus problemas com a justiça e como renunciou da última vez que presidiu o senado. Nem isso foi suficiente para que não fosse eleito com votação folgada. Cadê a ética, honestidade, retidão dos Senhores Senadores? Cadê a oposição? Pode ser que o outro candidato não representasse uma mudança siginificativa, mas os senadores tinham outra opção, mesmo assim preferiram eleger um que já foi presidente do senado e renunciou. Com políticos dessa qualidade como esperar que um dia o Brasil entre para o Primeiro Mundo?

  • J.B.dos Santos

    -

    2/2/2013 às 10:49 pm

    Sem comentários. Isto é o absurdo dos absurdos e o pior com apoio parcial do PSDB que se diz partido da opocição.Sinceramente, são muito poucos mesmo os politicos que ainda tem credibilidade neste país

  • simonia oliveira

    -

    2/2/2013 às 9:13 pm

    O que mais me deixa indignada é saber que políticos da oposição(será que existe? não serão cúmplices?) votaram em Renan. Dos políticos nada podemos esperar; cabe ao povo tomar a decisão de enfrentar esta bandalheira.

  • Johnny Laroche

    -

    2/2/2013 às 7:59 pm

    Renan é consequência; o Senado brasileiro perdulário e corrupto é a causa da ânsia de vômito de milhões de brasileiros indignados, prestes a explodir. Cada senador custa à sociedade R$ 38 milhões por ano. E o que dão em troca? O escárnio e o desprezo pelo eleitor e cidadão. As funções do Senado podem perfeitamente ser transferidas à Câmara. Sistema bicameral é engodo. Passou da hora de começarmos um movimento pelo fim desse ignóbil Senado brasileiro.

  • J.B.CRUZ

    -

    2/2/2013 às 7:43 pm

    Mais votos do que muitos candidatos eleitos para senado e câmara dos deputados..

  • Flávio

    -

    2/2/2013 às 7:02 pm

    Vamos continuar. Não dá mais para parar, vamos chegar a casa do milhão. E ver se este bando de ratos ficam um pouco assutados. Pelo fim do voto obrigatório para acabar ver o povo votar mau e em vagabundo.

  • Washington Pereira de Oliveira

    -

    2/2/2013 às 3:39 pm

    Espetáculo dantesco, em que o … Renan calheiros aceitou o pagamento de pensão de filha fora do casamento, por empreiteira criminosa, que por sua vez recebeu dinheiro sujo, para os legos, e dinheiro ilícito para os letrados, e só por isso já renunciou ao cargo de presidente, em data anterior, mas que teve o apoio imoral desta gente do senado que não sabe o que é ética, imprensa livre e justiça, pois o STF minimizou as penas dos réus do mensalão, e ainda aceitou os votos acitosos e nulos do Min. Dias Tófolli que, além de não currículo para o cargo, foi advogado e cabo eleitoral do Partido dos não trabalhadores, também chamado de Partido do Tranbique. Tem alguém la corja peuleiro de pato do senado, que está criticando o PGR, que não serve nem para engraxar os sapatos dos integrantes do Ministério Público Federal.
    Qto a imprensa livre, Reinaldo, voc~es estão falando é muito pouco, diante do tamanho do rombo que estes assaltantes do povo brasileiro particaram e estão praticando.
    As palavras não são minhas, mas dos Ministros Joaquim Barbosa e Celso de Mello que de repente se transformaram nos maior personagens de nossa nação, e porisso os coloco ao nível de Tiradentes.

  • Jefferson R.Ferreira

    -

    2/2/2013 às 3:00 pm

    Eu já tinha assinado, mas com certeza estou ajudando a todos nós brasileiros para tirarmos a corrupão generalizada que ronda no nosso Brasil!!!!! NÃO à RENAN ENCALHADO, CORRUPTO DE CARTEIRINHA!!!!!!

  • Diálogo entre duas trabalhadoras

    -

    2/2/2013 às 2:35 pm

    Hoje ganhei o dia! É sobre este comentário entre duas faxineiras no escritório onde aguardava ser atendida. Olha que pérola, até minha amiga gravou:

    Maria falando com a outra Maria:
    Tava em baixo da sombra da árvore depois que voltamus do trabalho cum amigas de trereré, tomando tereré… e a nossa cunversa foi sobre o tal de Renan. Uma amiga falou que ouviu na mercearia que o Renan não tinha escolha para não si candidatar ao senado porque está tendo uma briga interna brava por lá. Minha amiga disse que este homi que é freguês lá da mercearia falô que como o Renan tem rabo preso, também os outros votam nele para um segurar o rabo do outro, porque como o procurador do mensalão está mandando o processo do Lula para São Paulo aquele que tem rabo preso interfere com o outro que também pode ter o rabo preso para livrar a cara do Lula. Oxalá eles num tenha sorte nenhuma né? Tumara que o Juiz lá de São Paulo seja como o Joaquim Barbosa.

  • VALMIR RIBEIRO

    -

    2/2/2013 às 2:28 pm

    Devem é estar sabotando a página, usando os hackers petralhas para isso.
    Temos que chegar a dez milhões de assinaturas e sair às ruas. Bandido no poder, já chega os que já estão. Temos é que tirar de lá e não deixar colocar mais um.

  • Valeria

    -

    2/2/2013 às 1:53 pm

    Senhor Paulo Sergio, estou a favor de acabar com o Senado e diminuir o número de deputados para 300, tem muito picareta por lá, não é assim que Lularápio dizia.

  • Valeria

    -

    2/2/2013 às 1:50 pm

    A gentalha nem fica vermelha, na Zero Hora de hoje tem uma foto de Renan Calheiros do Sr. Ribamar Sarnei e do Vital do Rêgo, aquele deputado da última CPI que terminou em pizza, a foto é de matar de raiva todo o brasileiro honesto, os três na foto estão dando gargalhadas, devem estar rindo da nossa cara, dos trouxas dos brasileiros.

  • Elizabeth Buzanelli

    -

    2/2/2013 às 12:58 pm

    PRECISAMOS PARTICIPAR DE TODAS AS FORMAS DE REPUDIO, NÃO SÓ NESTE CASO, MAS DE TODOS QUE DENUNCIEM AS FALCATRUAS DO GOVERNO. FIQUEM ATENTOS NO CASO DA PETROBRAS…. AINDA VÃO ENTERRAR ESTE PATRIMONIO. A ADMINISTRAÇÃO ECONOMICA LEVADA NA MAQUIAGEM DE NUMEROS. TUDO É MUITO GRAVE.

  • João Luiz Perosini

    -

    2/2/2013 às 11:40 am

    Este é o país que quer ser primeiro mundo. Será que sabemos o que é isso ? Será que em 200 milhões de habitantes só temos essa figura para eleger ? Estamos perdidos….

  • Paulo sergio

    -

    2/2/2013 às 11:13 am

    O Brasil esta indiguinado com os senadores, que dizem representar a vontade do povo,façamos consulta popular para saber a possibilidade de extinção do senado federal que tem demostrado ao longo dos anos a sua eneficiencia e desperdicio de dinheiro publico que nôs faz tanta falta,conclamemos todos os setores da sociedade para debater com profundidade o assunto e vamos fazer um plebicito, dispositivo constitucional que ser mais usado.

  • trabalhador comunizado nestepaiz

    -

    2/2/2013 às 10:24 am

    Os eleitores do Brasil que votam nesses nomes para senadores deveriam, nas próximas eleições, também escolher outros nomes com ficha-limpa. Nesta “democracia” azeitada pelos lulistas os políticos fazem promessas aos eleitores, mas depois que se elegem desprezam seus eleitores. Falta oposição dos eleitores para defenestrarem do congresso nacional esses mensaleiros.As manifestações populares contra a corrupção não resolvem nada, só daria certo se os movimentos fossem para escolherem novos líderes com ficha-limpa sugestionando os eleitores a votarem em novos nomes, retirando os atuais “donos do congresso” com vários mandatos e marionetes dos governantes, traindo a confiança da população que os elegeu…

  • joão bosco abero

    -

    2/2/2013 às 10:14 am

    Claro que sim.Vamos adaptar o texto e bola pra frente.

  • marcos nunes

    -

    2/2/2013 às 10:05 am

    Numa Nação de cordeiros,o crime e o cinismo dos bandidos de colarinho branco se agiganta.Por muito menos o País mergulhou numa ditadura militar por 31 anos.

  • carlos

    -

    2/2/2013 às 9:50 am

    Reinaldão, faça a campanha do UM MILHÃO. Parar para que?

  • DuraLexSedLex

    -

    2/2/2013 às 7:22 am

    Caríssimo.
    Apenas 56 votos elegeram Renan.
    Não sei quantos votos elegeram esses senadores. Alguns suplentes nem um voto tiveram.
    Mas, que é significativo 326 milvotos contra, é sim, muito significativo.
    Se a eleição não fosse secreta, o resultado poderia ser diferente…

  • Gil

    -

    2/2/2013 às 2:34 am

    Marcone Evaristo, 21:39, a OPOSIÇÃO SOMOS NÓS. Voce se lembra em quem votou para deputado(estadual,federal,senador,) A DOIS ANOS? dois sENADORES DO teu ESTADO TEM MAIS 6 ANOS DE MANDATO.Acorda Gurí. Não culpe meia dúzia de senadores ,pelos males do Brasil.É SÓ O POVO. Povo peco(cachorrinho).E, o Paraguai está tão perto.

  • Gil

    -

    2/2/2013 às 2:24 am

    Como é “deprimente” em ver a revolta de quem elegeu os tais. Na última eu apontei num, acertei noutro(vereadores). SÓ 1/3 dos senadores serão eleitos em 2014(27 senadores), os outros 2/3(54 imundicies,ou senadores,somos nós que damos o NOME), só em 2018. Povo, vocês se lembrarão em quem o Sérgio Souza(sabem quem é?) votou? Foi no Renan ou na Gleisy? Paulistas, não reclamem, vocês se entroxaram DOIS SUPLICYS(eduardinho e martinha). Este País é FORTE, prá aguentar tudo isto.20 senadores são suplentes(que sacanagem), inclusive o Sérgio Souza(Gleisy). Enquanto isto, a Sra Merckel, não quer apreender com a sua presidANTA dilma. Bem que dizem que alemã é teimosa.

  • RConte

    -

    2/2/2013 às 1:56 am

    337,357 assinaram. Vamos chegar em 500,000

  • IZIDRO SIMÕES

    -

    2/2/2013 às 1:28 am

    O CORRETO é fazer um anexo; não se mexa no texto original.

  • Raissa pedra

    -

    2/2/2013 às 1:03 am

    Reinaldo.
    Aproveitando sua ideia de continuação, se os organizadores e os signatários concordarem, se for possível, transformar tal abaixo assinado em petição para uma verdadeira reforma eleitoral com projeto de lei popular, a exemplo da “Ficha Limpa”. Como o Congresso esta se lixando para o que pensa o povo, só mesmo obrigados e impedidos largarão a mina de ouro que é o cargo de político. 326 mil já é um ótimo começo para dar um basta ao retorno dessas parasitas vampirescas, chegaremos ao 1.500.000 mil exigidos, é só questão de tempo. Quem já votou online, enviará ou entregará nos locais especificados a ficha assinada, bem como as adesões que conseguir. Façamos antes que um aventureiro parlamentar o faça para se beneficiarem e continuar tudo como antes.
    Creio que agora conseguiremos maiores adesões,com menos trabalho, pela experiência adquirida quando do “projeto para a lei da ficha limpa”.
    Estude com carinho a sugestão, se achar viável, pode contar comigo.

  • Jorge Baba

    -

    1/2/2013 às 11:33 pm

    Vamos iniciar nova peticao: Fora Renan !

  • DON QUIJOTE DE LA MANCHA

    -

    1/2/2013 às 11:26 pm

    ÓRA ÓRA ÓRA MEU CARO REINALDO,ME DESCULPE, MAS …, NÃO ESTAMOS NUM PAÍS DEMOCRÁTICO E NUM ESTADO DE DIREITO(?!).POIS BEM, TIRANDO OS 326 MIL ENTRE OS QUAIS EU ESTOU PRESENTE (SEM FALSA MODÉSTIA), OS DEMAIS HABITANTES DESTE PAÍS DE MÉRDA SÃO CHEGADOS À MÉRDA, ENTÃO PARA ESTA POPULAÇÃO DE MÉRDAS, NADA MAIS CONVENIENTE QUE UM RENAN CAGUEILHOS.

  • Observadordepirata

    -

    1/2/2013 às 11:07 pm

    Um vaso sanitário de botequim, sem água uma semana, é mais “limpo” e “cheiroso” que esse SENADO.

  • Itamar

    -

    1/2/2013 às 10:55 pm

    Reinaldo e leitores

    Seria bom que os nomes, fotos e outros dados dos que votaram nesse cara (Renan) fossem divulgados o mais breve possível para que a sociedade brasileira possa vaiá-los, desprezá-los e cercá-los em público onde quer que estejam, e esses corruptos sintam que “não estão agradando” nem um pouco e passem por grandes constrangimentos e humilhações. É o mínimo que as pessoas podem fazer agora, não? Sejamos nós a oposição a se manifestar, sem compromissos, corajosa, já que a outra é covarde e parece que tem o rabo preso…

  • Tuca

    -

    1/2/2013 às 10:41 pm

    Não adianta somente assinar a petição, temos que ir para as ruas. O que chama atenção é o povo nas ruas. Os meninos que protestaram em Brasília, chamou atenção, porque foi veiculado
    na TV. Não podemos mais ficar calados em casa. O PSDB, só foi para o lado do Pedro Taques, exceção de Alvaro Dias, que já havia falado que iria votar nesse senador, depois que viu que a população estava se mobilizando, senão iriam votar no PMDB ( Renan) por ser maioria na casa, “a tal da tradição”.

  • IMPEACH RENAN !

    -

    1/2/2013 às 9:52 pm

    Antes poderia ser uma campanha “Ficha-limpa no Senado: Renan não”. Agora, cresceram os repúdios e a campanha da AVAAZ pode se tornar “IMPEACH RENAN”!
    Por que não?
    (19:50h havia 330.500 assinantes da petição)

  • Thais

    -

    1/2/2013 às 9:41 pm

    330,098 assinaram. Vamos chegar em 500,000…ou 1 milhão!
    Não podem ignorar a indignação do povo!
    Meu Deus que país é esse??
    Os petralhas comemorando, ladrão apoia ladrão, ou paramos esse Brasil ou cruzamos os braços, para ser extremamente sincera não vejo luz!

  • Marcone Evaristo

    -

    1/2/2013 às 9:39 pm

    Acabei de votar.

    Já não aguento mais! É muito triste ver o Congresso Nacional nessa situação! Muito triste mesmo…

    Onde está a oposição?

  • ricardo

    -

    1/2/2013 às 9:38 pm

    isso eh que da mandato de 8 anos, eh quase uma vida…o cara simplesmente c…e anda para o que a opinião publica pensa, já que terá que enfrentar as urnas somente longínquos 8 anos depois de eleito…a brasileirada mal se lembra do que comeu no almoço, imagina se vão lembrar das falcatruas dessa turma 8 anos depois…

  • ricardo

    -

    1/2/2013 às 9:35 pm

    300 mil assinaturas, centenas de comentários contrários a Renan em todos os sites de noticias e não vejo NENHUM politico oposicionista se apresentar para “receber a bola”…eh impressionante o medo que essa gente tem de eleitor decente…tem mais medo de Renan e seu grupinho de senadores do que do eleitor…

  • VIVA A LIBERDADE!

    -

    1/2/2013 às 9:31 pm

    Que o texto seja atualizado e que seja definido outro prazo para encerramento das assinaturas, por favor.
    Todos os que subscreveram a petição querem saber em que volume são conscientes os brasileiros decentes.

  • Oliveira

    -

    1/2/2013 às 9:30 pm

    REinaldo acabo de ler e recomendo a todos que querem a democracia DE DIREITO lerem:
    01/02/2013 Chamado urgente a todos os escritores e artistas democratas da América Central, América do Sul e Espanha
    Por Zoé Valdés (*)
    Estimados amigos e colegas da América Central, América do Sul e Espanha:
    Como puderam observar nos últimos dias no Encontro de mandatários da América Latina e do mundo ocorrido no Chile, convocado pela CELAC, recebeu-se em seu seio um dos tiranos mais longevos e cruéis do mundo: Raúl Castro, ou o que é o mesmo – ao ser investido por seu irmão Castro I, o que podemos considerar uma nomeação dinástica anti-democrática -: Castro II.
    Depois de mais de meio século no poder, cinqüenta e quatro anos, o ditador Castro II foi convidado para uma reunião na CELAC, junto a outros presidentes eleitos democraticamente e, além disso, para cúmulo, foi nomeado Presidente de tal instituição, o qual não nos enganemos, ao ser proposta e criada por Hugo Chávez, não duvidem nem por um instante que também é uma criação dos irmãos Castro.
    É uma vergonha, estimados amigos e colegas, que um personagem tão obscuro, que um criminoso, cujos crimes se podem demonstrar, como foram os crimes do Rebocador Treze de Março onde morreram mais de setenta pessoas, entre elas doze crianças, a derrubada dos aviões dos “Hermanos al Rescate”, assim como os inumeráveis encarceramentos, fuzilamentos e desaparecimentos cometidos sob suas ordens, seja nomeado representante de todos os cidadão centro-americanos, sul-americanos e hispânicos do mundo livre.
    Não devemos aceitar calados. O futuro da América Central, América do Sul e Espanha depende de nós, é para nossos filhos. Eles herdarão o resultado de nossas demandas e de nossa luta. Não podemos tolerar de maneira nenhuma que um assassino, que os assassinos Castro, e agora de maneira mais pontual e direta Raúl Castro, se erijam em exemplos para as crianças e jovens centro-americanas, sul-americanas e hispânicas. Não é justo que uns usurpadores, que uns ladrões, que usurparam a liberdade e a democracia, que roubaram um país inteiro do povo cubano, fazendo de suas terras sua fazenda pessoal, que têm sido ingerencistas brutais em vossos países, sejam os que hoje nos representem e sejam erigidos como modelos a seguir.
    Faço um chamado a todos os escritores e artistas da América Central, América do Sul e Espanha para que protestem, por qualquer meio que seja possível, ou assinando embaixo desta carta, com o objetivo de se opor firmemente contra esta decisão e exigir a retirada desta onerosa nomeação, ou do contrário a CELAC perderia toda a credibilidade (se é que teve alguma vez) e deveria desaparecer como instituição por não ser tampouco considerada por nós representativa da justiça, da liberdade e da democracia.
    A história de nossos povos, de nosso continente, é tão real como imaginária, graças em boa parte à obra de todos nós, poetas, escritores, pintores, cineastas, músicos, arquitetos, cientistas, pensadores, mas também essa história padeceu desditosamente de maneira mais real capítulos nefastos, embora esteja cheia de belos momentos e de exemplares epopéias que não deveríamos manchar somando-lhe outro capítulo nefasto que só nos envergonharia mais de nossa própria história. Uma história na qual participaram nossos avós, nossos pais, nossos ancestrais, deixando a vida nisso.
    Basta já de suportar mudos a vagabundagem política, basta de permitir que os ditadores, tiranos e caudilhos se apoderem de nossos destinos e brinquem a seu bel prazer com o destino de nossos filhos, basta já de entregar-lhes nossas existências para que façam delas seus macabros jardins infernais! Há demasiada fome no mundo para agüentar suas veleidades (e, não, obrigada) e seus funestos experimentos exterminadores contra os que merecem a verdade: os autênticos “pobres da terra”. Liberdade e Vida!
    Recebam um forte abraço.
    Zoé Valdés [1]
    Nota da tradutora:
    [1] Zoé Valdés é ex-presa política cubana, exilada hoje na França, escritora e proprietária do excelente blog “Blog da Zoé Valdés”.
    Tradução: Graça Salgueiro
    Fonte: http://www.heitordepaola.com/

  • Gil

    -

    1/2/2013 às 9:06 pm

    Muito bom ver tantas mulheres em teu blog. A Dilma não é representante das mulheres brasileiras; nem diria que ela representa os bolsa familia e outros(uma parte). Ella representa são os corruptos, os apadrinhados, as Idelis, as Gleisy, as Mirians, etc

  • Gil

    -

    1/2/2013 às 9:01 pm

    A prometida reforma ministerial e politica da preidente Dilma já começou. Volta Renan. Na segunda vem Henrique. Creio que Mantega não se sustenta. Volta a Zélia. No final, Dilma se engana e nomeia Collor em seu lugar.Galileu disse que a terra É redonda.

  • João Emiliano Martins Neto

    -

    1/2/2013 às 8:56 pm

    Dr. Reinaldo,

    Parar, pois penso que depois de Deus só o PMDB, desde a origem um partido de frente ampla como o fora concebido por Fernando Henrique Cardoso, pode enfrentar o Leviatã petista que quer acabar com a democracia brasileira, além de por princípio leninista partidos como PT querem acabar com o bicameralismo no Brasil e no mundo todo.

    Acho que mais do que nunca, irônicamente, o PMDB é um partido, hoje, do movimento democrático brasileiro e não mais aquela face cor-de-rosa de uma Esquerda vermelhíssima de tão sangrenta que participava da suicida luta armada comunista durante do Regime Militar.

    Por isso tudo, acho que é hora de parar de protestar, para orar, abençoar e fiscalizar o novo presidente da Câmara Alta de nosso Brasil.

    JOÃO EMILIANO MARTINS NETO

  • QQISSO

    -

    1/2/2013 às 8:55 pm

    Espero que assim seja.Diremos NÃO).

  • beatriz regis

    -

    1/2/2013 às 8:55 pm


    A nomeação foi um deboche ao povo brasileiro, hj estou sentindo vergonha de ser brasileira.

  • luiz eduardo

    -

    1/2/2013 às 8:33 pm

    assinei, esse lixo de volta???

  • Papai Sabetudo

    -

    1/2/2013 às 8:28 pm

    Eu não vou assinar a tal “Petição de Repúdio” porque não costumo assinar petições de adesão. Acho o Renan um ser, politicamente asqueroso, veja-se por exemplo, o seu sorriso aberto de desdém ao povo brasileiro! Ele sempre acreditou que seria eleito porque conhece os seus pares. “Aqui, ninguém é santo!” – certamente pensou. Numa pesquisa realizada ali no Senado, concluiu-se que um terço tem processo correndo contra si. Em que deram as acusações contra o Sarney? Nada. No auge da crise, ele prometeu “apurar com rigor” e depois esqueceu, como sói acontecer nesses momentos. Pra que coisa mais escandalosa do que a comprovada sonegação de imposto constatada pela Receita nos vencimentos dos parlamentares no Congresso que eles se recusaram a pagar, e, sobrou pra quem? Pra nós. Nós é que pagaremos a farra de salários extras. Este é um Congresso para ser comandado por parlamentares do perfil do Renan, do Sarney! Eles não estão ali para criar leis, limpar a pauta, e enxugar os gastos, não! Pode ocorrer de um candidato à presidência da Casa ser eleito com apenas uma promessa de campanha: aumentar os próprios salários como primeira medida. Uma atitude simples, mas necessária, que se impunha, era a votação da lei dos royalities! E eles não votaram. Eles não estão fazendo nada que seja de interesse público, claro!, senão tratando dos próprios interesses. Se não lhes for destinado uma boa parcela de recursos “para atender as bases”, – como costumam chamar, – trancam a pauta de votações.
    Os políticos aprendem rápido, especialmente o que não presta! No auge do escândalo eles evitam os microfones, deixam a poeira baixar e, quando o tiroteio para, voltam à ativa com todo o gás. O Renan está sendo denunciado agora, cinco anos depois do imbróglio que lhe custou a presidência do Senado. Esperou pacientemente a poeira baixar, e agora, assume triunfalmente a presidência que outrora perdera por notas frias, segundo a Globo. O Lula, também, segue a mesma tática. Há mais de 60 dias sem emitir uma palavra! Sempre funciona. Em 2014 ele estará pronto para voltar ao cargo que ele espera, também, seja de forma triunfal.
    Nunca me esquecerei das declarações do Lula ao assumir o segundo mandato: “Eu agora conheço bem o cargo que volto a ocupar!” Foi qualquer coisa neste sentido. Dúbio, como convém! “Para o bom entendedor, meia palavra basta!” – o papai sempre se saia com essa comigo. Eu acho que era me testando.

  • Beatriz

    -

    1/2/2013 às 8:26 pm

    Ah, ia me esquecendo:
    Liguem a TV senado e chamam o Lularapio e a Rosemary para assistir com você. O terror ao triplo ou a terceira potência. Com certeza.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados