Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

“Repórteres sem Fronteiras”, a mais importante entidade internacional de proteção ao trabalho de jornalistas, critica “a lista do PT” de “inimigos da pátria”. O mundo, ao menos, está atento à escalada autoritária. Ajudem a divulgar o texto

Por: Reinaldo Azevedo

Repórteres Sem Fronteiras

Se, no Brasil, muita gente prefere olhar de lado e fazer de conta que nada aconteceu, não é assim em países e entidades em que a liberdade de expressão é levada a sério. Tomei conhecimento, primeiro, por intermédio do blog do jornalista Claudio Tognolli, cujo post reproduzo abaixo: a entidade “Repórteres sem Fronteiras” publica um  texto em seu site (versão em inglês) em que expressa a sua preocupação com o fato de o PT criar uma “lista” de jornalistas que não agradam ao regime. Leiam. Volto depois.
*
A tensão entre o governo e jornalistas de oposição acaba de subir de tom. Num artigo publicado a 16 de junho de 2014 no site do Partido dos Trabalhadores (PT), atualmente no poder, o vice-presidente do partido Alberto Cantalice estabelece uma lista negra de jornalistas, chamados de “pitbulls da grande mídia”. Para o dirigente petista, o ódio de Reinaldo Azevedo, Arnaldo Jabor, Demétrio Magnoli, Guilherme Fiúza, Augusto Nunes Diogo Mainardi, Lobão e dos humoristas Danilo Gentili e Marcelo Madureira contra as medidas progressistas dos governos Lula e Rousseff se tornou ainda mais evidente desde o começo do Mundial, que esperam que fracasse.

Esses “inimigos da pátria” não demoraram a responder. O jornalista Demétrio Magnoli denunciou em Globo um artigo “calunioso” e uma ação de propaganda por parte do PT. Magnoli se mostra preocupado pelo fato de um político do partido no poder convidar à “caça” dos jornalistas opositores “na rua”. Já Reinaldo Azevedo, da revista Vejaafirmou sua intenção de processar Alberto Cantalice por “difamação”.

Repórteres sem Fronteiras expressa sua inquietação pelas graves acusações dirigidas contra os jornalistas provenientes de um alto cargo do PT”, declara Camille Soulier, responsável pela seção “Américas” da organização. “Não ignoramos o contexto polarizado da mídia, que pode exagerar o descontentamento geral. No entanto, as dificuldades sentidas pelo PT não justificam o recurso à propaganda de Estado.”

Essas acusações foram lançadas num clima social tenso, com a multiplicação de movimentos populares contra as despesas do governo com a Copa do Mundo. A polícia militar tem respondido por intermédio da força, e alguns jornalistas foram agredidos. No total, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI) já contabilizou 17 agressões de jornalistas no âmbito de manifestações desde a abertura do Mundial. Entre as vítimas, contam-se correspondentes da CNNe de agências internacionais, como a Reuters e a Associated Press, assim como jornalistas da mídia local ou profissionais independentes. Karinny de Magalhães, jornalista e ativista do coletivo Mídia NINJA, foi detida e espancada até desmaiar.

Aos 17 casos citados se juntou a detenção arbitrária de Vera Araújo, do diário O Globo, no passado dia 15 de junho, elevando para 18 o número de abusos. A jornalista estava filmando a detenção de um turista argentino e acabou também sendo presa. Uma investigação foi aberta contra o policial militar responsável pela detenção.

O Brasil se situa no 111º lugar em 180 países na última Classificação Mundial da Liberdade de Imprensa, elaborada por Repórteres sem Fronteiras. Por ocasião da Copa do Mundo de futebol, a organização lançou uma campanha para sensibilizar o público sobre a situação da liberdade de informação nos países participantes.

Voltei
As pessoas sérias não hesitam em repudiar “listas de inimigos do Estado”. Atuam em favor da liberdade, não de um partido ou de uma ideologia.

Lendo o texto de “Repórteres Sem Fronteiras”, eu me dou conta de algo que chega a ter a sua graça: algum outro jornalista, de centro, direta ou esquerda, pode ter sido tão duro como fui com as manifestações contra a Copa; mais duro, acho que não houve.

Está em arquivo tudo o que escrevi sobre os protestos de junho do ano passado até agora. Quem passou a mão na cabeça de baderneiros foi Dilma, foi o PT. Não eu. Tentem achar um único texto meu antevendo que a Copa seria um fiasco. Nunca entrei nessa! Podem não gostar de mim, mas não sou burro.

A perseguição a mim e aos outros nada tem a ver com a Copa do Mundo. O que eles não toleram é a divergência. Fazem listas para tentar intimidar os nove citados e para ganhar o silêncio dos demais — no que, parece, estão sendo bem-sucedidos.

Por mim, tudo bem: mais convicto do que ontem e menos do que amanhã. O PT quer cabeças. Eu quero liberdade, especialmente para os que divergem de mim. Para chegar a esse ponto, a liberdade tem de ser um valor, não um mero instrumento. Antes do PT, só as ditaduras fizeram listas de jornalistas. E encerro dizendo que há pessoas que estão se borrando por nada. O partido sabe reconhecer “contestadores a favor”.

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

516 comentários
  1. Professor

    Concordo com o jornalismo, que na época da ditadura, os jornalistas foram perseguidos, não se podia falar nada, fora de um regime mesmo autoritário, que eu na época, também quase fui preso, a maioria era contra. Mas e hoje? O jornalista também não pode falar, senão o governo corta a verba, como no caso na Globo, SBT etc. Isto é melhor que a ditadura? fora os desmandos e roubalheiras além de quererem transformar o Brasil em uma pseudo-socialismo falido no mundo todo? Acho que os jornalistas deveriam repensar seus valores e finalmente dizer: a ditadura foi ruim, não volta mais, mas teve algumas vantagens, não se morria tanto como hoje e é uma coisa normal. E não se esqueçam que em 64 a bagunça não estava como hoje, era bem melhor, então se o povo pedir eles voltam sim, para acabar com este bando de ladrões que mandam no Brasil.

  2. Luiz Carlos

    A intimidação a jornalistas e imprensa é característica de regimes autoritários, quer sejam de direita ou de esquerda, onde a causa justifica os meios. Da direita autoritária já escutamos “comunista come criança” e aqui no Brasil vários jornalistas e orgãos de imprensa foram perseguidos durante o governo militar.
    Agora é a vez da esquerda autoritária mostrar a sua face.
    Me lembro que na eleição da Dilma, cansado de tantos e-mails circulando na internet, criticando o histórico revolucionário da candidata, o então deputado federal José Eduardo Cardoso ameaçou processar quem estava mandando estes e-mails, bastava encaminhar cópia destes e-mails para a coordenação da campanha. Hoje ele é ministro da JUSTIÇA. Pergunto uma pessoa que haje assim tem perfil para ocupar este cargo. Quem na época percebeu deve lembrar

  3. Elô Mello

    Olá Reinaldo, quando se usa a máquina de governo como instrumento de intimidação, só mesmo a grande imprensa é capaz de bancar a liberdade de expressão de seus jornalistas. Veja, por exemplo, a situação de Brasília em relação ao SUS, e dentro do SUS, a situação da saúde mental. Quem administra aquele “depósito” que eles chamam de Hospital Psiquiátrico? E o senhor Ministro da Saúde, muito ocupado com sua campanha política, tem lá tempo de se ocupar com pessoas amarradas, gritando por socorro, por água? Se defecando, se urinando, sem roupas. E o pior, sem atendimento médico, de enfermagem, segurança. O que faz um ferir o outro, e tentarem fugir, cometer suicídio. Só a grande empresa banca a liberdade de expressão dos jornalistas locais. E os movimentos sociais? Mudos! E este é o “guvernu duz pobres”. É, com governantes pobres de espírito! [ ]s

  4. cana brava

    É ISSO AÍ “REI” ESTAMOS CONTIGO E NÃO ABRIMOS “FORÇA AMIGO”.

  5. EDMUNDO SANTIAGO

    NA MINHA HUMILDE OPINIÃO, SÓ NÃO CONSEGUIRAM AINDA CONTROLAR A IMPRENSA PORQUE NO BRASIL JÁ EXISTE UMA DEMOCRACIA CONSOLIDADA, ONDE O POVO ESTÁ ATENTO A ATITUDE DOS POLÍTICOS

  6. Vladimir

    Bravo Reinaldo, é isso aí!

  7. MANOEL RIBEIRO

    BOA NOITE,
    O FUNDADOR DOS PETRALHAS , CODINOME BARBA CAGUETE DAS GREVES EM SÃO PAULO ,TENTOU COLOCAR A LEI DA MORDAÇA NOS JORNALISTAS E ELES FICARAM CALADOS , AGORA TENTA CALAR NA MARRA , MAIS GRAÇAS A DEUS EXISTEM JORNALISTAS MACHOS QUE TEM CORAGEM DE BATER DE FRENTE CONTRA ESTES DITADOREZINHOS, CUIDADO COM A LEI DOS PETRALHAS ( CONSELHO DO POVO ) QUE SO EXITE NA RUSSIA , CUBA , VENEZUELA E BOLIVIA, QUE DEUS DE FORÇA PARA VOCÊS IREM ATE O FIM E DE PROTEÇÃO DE VIDA .

  8. sheila thome

    Olhem isso! https://www.youtube.com/watch?v=9W3_In6cCpE

  9. Elisabeth Camargo

    Como escreveu o Reinaldo Azevedo o que queremos é liberdade para expressar nossas opiniões. Se são contra ou a favor do
    Governo não interessa, a mídia tem o direito de se expressar
    livre de amarras ou patrulhamento com listinhas negras.

  10. Gerson (PR)

    Ontem, numa chamada para uma matéria da segunda edição do Jornal da Globo, o jornalista William Waack comparou o governo do Egito, que acabara de mandar prender três jornalistas por “incitação à desordem”, com aqueles que “elaboram listas”. Assisti o programa até o fim, mas sua indignação ficou só nisso.

  11. Bety Abreu

    Acho que vou parar de ler sua coluna, vá que eles resolvam monitorar e identificar seus seus leitores assíduos e colocá-los numa lista, sem falar que leio também o Augusto, assisto o Gentille, o Jabur, e não sei o que anda fazendo o Mainardi (sei que mora na Itália, o felizardo). Eu heim, nem pensar!Vou voltar para as minhas HQ da Mafalda, Asterix, Garfield…

  12. Paulo Cesar

    Mais de uma vez, vi “jornalistas” da Globo esforçando-se para entrevistar estrangeiros que declaravam ter-se surpreendido positivamente com o que viram no Brasil quanto à segurança etc. Mais de uma vez, vi o âncora do jornal local dizer que tudo transcorreu sem grandes problemas. Sinal da patrulha? Reflexos da lista negra do PT? Medinho? A juventude maopetista está mostrando resultados.

  13. Jorge

    Otimamente otimo

  14. Edgard Salles

    Queridíssimo Reinaldo
    Essa notícia muito me preocupou. Achei a tal lista muito excludente. Cadê os nomes do Rodrigo Constantino, do Luis Felipe Pondé, do Rosenfeld … Achei uma baita sacanagem! Os caras devem estar super deprimidos por serem excluídos … Tanto se esforçaram e na convocação ficam de fora???? Ânimo rapazes!!! Não esmoreçam!!!!

  15. glauco

    Lista NEGRA? Nao seria Lista VERMELHA?!?!

  16. Anderson Antônio

    Parabens Reinaldo, os G9(mesmo não agindo orquestradamente entre si) têm mesmo que seguir com seu trabalho legitimando a verdade, o povo precisa saber as verdades sobre este governo, sobre o próximo governo, sobre o pais!

  17. Alex Wie

    Pois é , a diferença básica é esta, a liberdade, mas o PArtido Totalitário, na visão míope deles acham que liberdade é somente dizer amém a tudo que eles fazem.

  18. elaine

    Quanto prestígio, hein Reinaldo!!!
    Parece-me que esta lista negra é mais um tiro que saiu pela culatra!
    E nós, leitores, desejamos saúde, força e disposição para seguir em frente no seu ofício.

  19. Luis Machado

    Correto, sem liberdade de imprensa (entre outras, claro), não há liberdade. O inimigo, para o PoliTburo, é a divergência.

  20. João Batista

    Esse idiota petista só conseguiu deixar mais enfurecida os milhões de brasileiros que não entram na farsa do PT.

  21. Gustavo

    No começo, eu achava que Trajano e os jornalistas da ESPN eram autistas. Acreditava que eram jornalistas focados somente em futebol, vivendo em um mundo paralelo, que não o Brasil. Qualquer cidadão sabe que a população está cansada de tantos problemas no nosso país e isso se reflete fora e dentro dos estádios. Entendendo os fatos e a posição desses jornalistas, cheguei a conclusão que não era autismo e, sim, mau-caráter! Acusações sem fundamento e relacionamento promíscuo com o governo, devido a interesses econômicos. Eu me recuso a assistir aos programas de televisão desse tipo de jornalista. A matriz da ESPN deveria acompanhar as “besteiras” da filial mais de perto…when the rat is away, the mouse will play.

  22. Roberval

    Reinaldo, foi até bom que o PT tenha divulgado essa lista. Estou colocando os respectivos sites (alguns não estou acahndo) em meus favoritos e clicarei em vocês todos os dias. Talvez devesse lançar uma hashtag #CliqueNosNove, tipo uma campanha para mostrar ao PT que muita gente prefere os textos de vocês, mesmo quando não concordamos, ao falatório imbecil deles que sempre discordamos.
    Abraço e sucesso.

  23. nandoathayde

    Errata: chega de ‘pisar em ovos’, como se diz por aqui. Onde se lê: Partido dos Trabalhadores, leia-se, doravante, PARTIDO DOS MAMADORES.

  24. Gilmar

    Felizmente ainda tem gente neste país pessoas que denunciam as mazelas do PT, deste governo, etc.

  25. Guilherme Araújo

    Prezado Reinaldo Azevedo,

    Você melhor do que eu e do que qualquer um, sabe que os petistas não passam de uma corja de ditadores camuflados (ou seria melhor dizer no melhor exemplo de analogia, explícitos?). Afinal, o que os enquadra a esta ambiguidade nada mais é do que o já dito por você, a verdadeira maldição na qual “muita gente prefere olhar de lado e fazer de conta que nada aconteceu”.

    Não é novidade alguma também que eles continuem apostando em táticas de governo alienadoras, onde o que é prezado não é o desenvolvimento sustentável de um “país de todos”, e sim o que me parece em alguns momentos até a velha autocracia. Confesso que sempre fui a favor do governo Dilma até começar a acompanhar seu blog e entender tais mazelas da história do país.

    Como futuro jornalista, não cabe a mim em hipótese alguma me sujeitar a esta imundice que vem sendo feita através da tal “lista negra” de repórteres (e muito menos com o que se fez nos últimos 12 anos, como por exemplo nesse círculo vicioso de ócio). O que me indigna de forma exagerada nem tanto foi a minha cegueira temporária, mas a tentativa já arcaica do PT em pregar o silêncio. Afinal, a ditadura militar não completa bodas de ouro neste ano? Que irônico… Digo e repito: Até que se crie um exército de cidadãos conscientes e que prezem a educação, partidos inclassificáveis como este existirão. O crédito por toda essa situação não deve ser atribuído entretanto somente à presidenta, Dilma (Me pergunto se o controle dos destinos do Brasil não estariam nas mãos de vários, e não exclusivamente dela?). Como adolescente, é de minha natureza questionar e de forma crescente me encher de dúvidas. Não seria papel da mesma também, como militante no passado, ser contrária a qualquer tipo de ação que traga a repressão, seja em relação à imprensa ou mesmo à miserável parcela da população que luta, de forma perspicaz (diferente dos Black Blocs, que nunca terão o meu respeito) por ordem e progresso?

    O que se torna um tanto desanimador no entanto, é o fato de ser através de um meio de comunicação estrangeiro que a “classe periodista” venha ganhar maiores projeções contra a censura e assim, o viés de ter seu direito de não ser calado pela violência empregada de forma desonrosa com os direitos humanos, preservado. Em que contexto e onde, entram a liberdade de expressão assegurada pela Carta Magna? Liberdade esta que refiro-me, a concreta, vivenciada, e não a fantasiada, a qual sabemos que longínquamente chegará. Idealizar é o pontapé inicial de tudo, mas há tempo para tudo. Inclusive, de lutar.

    Parabenizo-o por seguir escrevendo de forma magistral e por deixar claro que a função de um jornalista é trazer, com cada vez mais precisão a verdade. Doa a quem doer. Seguirei seu leitor assíduo e criando voz para que por fim se concretizem, mesmo que tardiamente, atitudes coerentes.

  26. Nélson

    Tem vários jornalistas, que dizem a presidenta dilma, ex-comunista. Não entendo essa de ex-comunista. É tão comunista ontem qto hoje…

  27. Cirval

    Vivi a época da ditadura mas nunca me senti tão angustiado com o futuro do país como agora, nas mãos incompetentes dos petralhas.

  28. Robson

    Sobre o silêncio dos blogueiros MAV’s:

    “Veja bem, Leonardo, não se tem notícia de “enquadramento” de jornalistas no período pós-ditadura no Brasil. Isso sim é algo propriamente do PT. Lista negra de jornalista é ensaio para ditadura e – na encolha – um recado para os que não estão na lista: se não se comportarem vão também eles parar na lista, vão perder o benefício da liberdade de opinião e de expressão, vão perder financiamento de seus jornais, de suas revistas e de seus blogs. Mas Sakamoto I, o belo, com suas encantadoras ideias não opina sobre esses assuntos. Ele acha que está tudo bem se o governo continua sendo de esquerda. Ele é belo demais para abrir os olhos e ver o povo na Venezuela, na Bolívia ou em Cuba. A realidade não tem poder sobre a ideologia que lhe domina.

    Notícia ruim para Sakamoto I: se não mudar de ideia e escolher a liberdade e não o controle socialista, mais cedo ou mais tarde a lista chegará até você ou – se você for muito bem comportado e continuar seguindo a cartilha da ideologia comunista – a seus amigos menos dóceis e mais rebeldes. ” – http://humanitatis.net/blogs/nonnisete/perolas-de-sakamoto-i-o-belo-parte-iv

  29. Fernando Bezerra de Menezes

    Caro Reinaldo. É profundamente lamentável a tentativa do PT de calar a boca da pequena parte da Imprensa que se manifesta abertamente contra a continuidade de um Estado incompetente, corrupto e manipulador, com claro viés totalitário. Certamente vc não está sozinho. É imprescindível manter a liberdade de expressão em nosso país.

  30. Vanderlei

    É assim que agem os totalitários. Quando as opiniões divergem dos interesses do Estado, primeiro listam como inimigos. Depois, incentivam a agressão, coisa parecida com o que fizeram estão fazendo com Joaquim Barbosa. E, a seguir, “armam pra denúncia, processo e prisão, a exemplo do que faz Maduro. E tudo começou com a fúria do nove dedos contra a imprensa livre e jornalistas que “ousam” ter opinião. Maduro, aí vamos nós.

  31. glauco

    O PT faz o o’bvio para implementar o comunismo tao sonhado desde antes dos anos 60(e’ o que me consta) e que foi impedido gracas `as forcas armadas em 1964. Essa e’ a grande verdade ocultada [nao sou militar nem a favor de ditaduras, mas a que estamos vivendo hoje e’ `trocentas vezes pior] ; a qualquer preco querem:
    censurar a midia [muitissimas nem precisam, ao contrario sao porta vozes do governo; doutrinacao comunista nas escolas; deixar a violencia e drogas tomarem conta do pai’s; impor regime bolivariano; cartilhas “contra“ a homofobia“; “poupanca fraterna“; educacao que so ganha do mexico, pndh3 com textos claros de inducao ao comunismo[disfarcado de socialismo] etc….Alguns dos mandamentos do petismo e’ impedir liberdade de pensamento a menos que expresse o deles,; odio aos bem sucedidos; vantagen apenas aos companheiros; manipulacao de estatisticas;aparelhar TUDO;ser generoso com dinheiro do povo para iludir incautos e perpetuar no poder; do proprio bolso nao tiram um tostao; pesquise os milionarios socialistas/comunistas [mortos/vivos] e verifiquem quanto de filantropia fazem/fizeram; faca o mesmo com os “selvagens capitalistas“ e tera’ surpresa. Hoje,gracas `a internet nao da mais pra continuar mentindo; descobriu-se que por exemplo, cuba e’ um PARAISO….para os CASTROS!!!(SO’ UM EXEMPLO!

  32. JOAKIMLIMA

    SE O PT CONTINUAR NO PODER , o povo brasileiro jamais aceitaria um regime de GOVÊRNO COMUNISTA, qual modêlos VENEZUELANOS , CUBANOS e CHINESES .
    SAMOS UM PAÍS DEMOCRÀTICO e REPÙBLICANO e VAMOS zelar por isso custe o que custar .

  33. moacyr fontoura filho

    Caro Ricardo.
    Você já processor o Sr. Alberto Cantalice? Não deixe por menos essa prova de totalitarismo do PT

  34. Alvaro

    Quisera eu ter talento para estar nessa lista. Ser condenado pelos petralhas é um elogio imenso, pois só se posiciona contra essa corja de malfeitores quem escreve com inteligência, cultura, independência e honestidade, atributos que os petistas não conhecem. Estar na lista do Sr. Canalhice equivale a receber um diploma muito mais valioso que os diplomazinhos mequetrefes de doutor honoris em causa própria dados ao Lula por universidades também mequetrefes, ou seja, à altura do homenageado.

  35. Iara Barros

    Estou sempre atenta ao que vcs publicam, toda a equipe de Veja faz parte de minha leitura diária, inclusive sou assinante. E os outros jornalistas, também estao na minha lista, de leitura, claro. Avante, sem esmorecer.Tem apoio do povo.

  36. Iara Barros

    Eu faço a minha parte divulgando, inclusive para parentes nos EUA para divulgarem por lá. O mundo tem que ficar atento. Estas ameaças sao graves e nao podem continuar acontecendo. Precisamos a imprensa e todos os meios de comunicaçao livres, pois só assim tomamos conhecimento de tudo de podre que acontece ao nosso Brasil.

  37. Jackson

    Tudo consistente com um golpe comunista. Por que a oposição tem medo de dar nome aos bois? Petista não gosta de ser chamado de comunista. Mas usa o ideário e a estética comunistas.

  38. Heitor

    O PT tem medo do contraditório. Sabe não ter argumentos que possam defender sua posição diante da opinião pública e por isso teme a imprensa livre, a mídia livre. É um partido em crise, decadente que se vê acuado ao ser confrontado com sua própria retórica anti-corrupção. No PT não existem mais os “puros”, estes já saíram ou se afastaram do partido que enveredou por caminhos tortuosos. Hoje é um partido formado por corruptos, corruptores e alguns radicais, “cegos”, teimando em manter viva, uma ideologia morta.

  39. nana da luz

    O SOM E A FÚRIA
    Milton Pires – Porto Alegre 18/06/2014

    Circula pela internet a notícia de que o Partido dos Trabalhadores (PT) lançou uma espécie de “sentença”..um tipo de “fatwa” como aquela proferida em 14 de Fevereiro de 1989 ordenando a execução do escritor britânico Ahmed Salman Rushdie e que foi proferida pelo Aiatolá Ruhollah Khomeini, líder do Irã, por ocasião da publicação de seu livro “Versos Satânicos”. Aqui no Brasil, representando os aiatolás petistas, a conclamação aos fiéis deu-se através da manifestação do senhor Alberto Cantalice (vice-presidente nacional do PT) que, através da página oficial do partido na internet, escreveu o seguinte: “Personificados em Reinaldo Azevedo, Arnaldo Jabor, Demétrio Magnoli, Guilherme Fiúza, Augusto Nunes, Diogo Mainardi, Lobão, Gentili, Marcelo Madureira entre outros menos votados, suas pregações nas páginas dos veículos conservadores estimulam setores reacionários e exclusivistas da sociedade brasileira a maldizer os pobres e sua presença cada vez maior nos aeroportos, nos shoppings e nos restaurantes. Seus paroxismos odientos revelaram-se com maior clarividência na Copa do Mundo.”
    Sobre isso, digo eu o seguinte: sem ser jornalista, sem ter sido citado nem ameaçado peço licença aos integrantes da “lista” acima para lhes fazer companhia. Minhas credenciais para nela entrar são as seguintes: sendo médico e servidor público brasileiro eu e vários colegas estamos, há mais de uma década, sentindo na pele o peso da “fatwa” que contra nós foi lançada. Nossa morte não é física; mas sim moral. Vivemos numa espécie de mundo de zumbis em que a sentença condenatória está presente na própria vida daqueles que não tem mais autoestima nem respeito pelo que fazem. O PT, meus amigos, pediu e obteve a “cabeça” dos médicos brasileiros numa bandeja. Condenados já estamos como sendo aquela classe que tão desumana mostrou-se que outra alternativa não teve o governo senão importar médicos estrangeiros. Peço ainda licença aos “sentenciados” pela religião petista para lembrar que “uma injustiça feita contra um só é uma ameaça que se faz a todos os outros” e que, jornalistas ou não, é uma questão de tempo para que qualquer brasileiro que ousar criticar esses criminosos entre na lista de pessoas a serem perseguidas administrativamente ou mesmo eliminadas do ponto de vista físico.
    Nenhuma dúvida resta de que as declarações de Cantalice trazem, como tudo na vida, algo de bom. Evidente em primeiro lugar está o desespero de um partido que, não tendo mais onde encontrar respaldo para suas teses sobre o poder, apela ao medo como forma de sustentar-se no Governo. Em segundo; encerrada fica para sempre aquela história de que o PT “mudou”..do “Lulinha Paz e Amor” e das mentiras que garantiram a vitória em 2003: o PT mostra ao Brasil ao que veio e, com o constrangimento de uma onça que afirmava ser um “gato com sarampo”, deixa cair sua máscara totalitária mostrando à Nação sua face mais nojenta…seus instintos mais primários que tem como berço o submundo do crime envolvido com o sindicalismo paulista e o tráfico de drogas no nosso país.
    Nada tenho eu a temer com relação àquilo que o PT pode fazer com minha vida do ponto de vista físico. Ele, PT, nada pode, quer ou precisa fazer comigo e com os médicos brasileiros que já não tenha feito. Nossa morte não vem com o tiro disparado da garupa de uma motocicleta; vem de cada edição do Fantástico..de cada notícia do Jornal Nacional e de cada acordo sujo feito pelo nosso próprio Conselho que constrangimento algum teve na hora de negociar a entrada dos cubanos no Brasil com o mais corrupto de todos os governos que a nação já teve. Somos, pois, apenas fantasmas daquilo que um dia fomos e quem mata prefeitos não precisa ter medo de médicos.
    Todo meu apoio deixo aqui àqueles que ainda tem coragem de dizer a verdade no Brasil e lembro ainda aos bandidos petistas que “à toda ação corresponde uma reação na chamada direção igual e sentido contrário”. Deus tenha piedade de vocês na guerra que agora se aproxima …Cada brasileiro está para sentir-se como Macbeth e perceber, de uma vez por todas, que “a vida de cada petista é uma história contada por um idiota, cheia de som e de fúria e sem sentido algum.”

  40. nana da luz

    mais uma de danilo gentlli;
    Mas mesmo assim preciso dizer que acho demais estar na lista negra do PT. Estar na lista negra do PT é como ser algo que está no meio da podridão sofrendo ataques constantes e ainda assim resiste. É como se eu fosse o fígado do Lula.

  41. nana da luz

    também faço minhas as palavras de danilo gentilli;
    “Portanto se você tem um cérebro e é alfabetizado cuidado, você pode ser o próximo. Eles dizem no site deles que eu devo ser perseguido porque odeio pobres. Se fosse verdade que eu só gosto de ricos eu seria amigo do Filho do Lula”rsss

  42. Anonimo

    Hahahahaha
    .
    Vexame internacional!
    .
    O obscuro e irrelevante coxinha petralha tupiniquim
    passa a ser reconhecido internacionalmente
    COMO BANDIDO HITLERISTA!
    .
    INTERPOL no pobre-biabo!
    INTERPOL no COXINHA PASPALHO PETISTA!

  43. nilsonlopes

    tao querendo implamtar a ditadura em nosso pais

  44. Leonardo galisa

    São pessoas assim qye queremos como heróis que se indiguinem contra esse totalitarismo pré historico repugnante bosal, não queremos um Brasil mascarado mas um Brasil de cara limpa

  45. Botanelles

    Só um CANALHA E ABSOLUTO DÉBIL MENTAL para não perceber que o PT é AUTORITÁRIO.
    .
    O mínimo que podemos fazer é dizer a TODOS, SEM MEIAS PALAVRAS, o que deve ser dito. Não fazê-lo é colaboracionismo COVARDE.
    .
    Digamos, então, a TODOS que encontrarmos: “O PT É UMA FACÇÃO CRIMINOSA, AUTORITÁRIA, FASCISTA, ANTI-DEMOCRÁTICA, DIRIGIDO E APOIADO POR PESSOAS PORTADORAS DE ANOMALIAS PSICOLÓGICAS SEVERAS, COM MANDANTES PSICOPATAS E MILITANTES DÉBEIS”.

  46. miudo

    ReinaldoXXXXXXXX na cascuda petralha!

  47. Pazar

    Já venho observando a algum tempo que a base do PT veio do pior do Regime Militar. E não fiquei impressionado quando o filho do Romeu Tuma, como comentou no programa Roda Viva da TV Cultura, que o Lula era uma espécie de informante. Aprenderam bem com seu algoz. Tão bem que seus antecessores devem estar com uma inveja profunda. Acredito eu, com um Caça às Bruxas às avessas! O que me conforta é que as eleições estão chegando, e a resposta deve ser dada a altura.

  48. Valdir Do Brasil

    Quando um país como o Brasil passa a ter além de políticos …. também a maior parte da imprensa e boa parte do empresariado “mamando nas tetas do governo” … eis aí um caminho que leva à perdição e de difícil retorno … onde o povo acaba ficando somente com as migalhas.

  49. jair marinelli de oliveira

    AOS POUCOS O PT “MOSTRA A SUA CARA” _ CORRUPTA _TOTALITÁRIA
    DITATORIAL _ RACISTA E PRECONCEITUOSA !!!!!!!

  50. Décio

    Em muito breve, o PTralha Canalhice, digo, Cantalice, estará fora do poder, ele e seus amiguinhos de máfia (todo o PT).