Blogs e Colunistas

03/02/2010

às 21:46

REPORTAGEM DA FOLHA TRANSFORMA KASSAB, VÍTIMA DE ARBÍTRIO, EM VILÃO

A Folha de S. Paulo — e juro que não é pegação no pé — publicou nesta quarta uma reportagem que não suporta uma análise técnica elementar. Se o alvo da apuração do repórter Flávio Ferreira fosse um político de esquerda, viraria caso exemplar de desconstrução em cursos de jornalismo. Mas a personagem do caso é do DEM, o os políticos do DEM, na Folha, costumam ser chamados de “demos”, um apelido criado pelo PT e empregado pelo jornal como linguagem puramente referencial, jornalística. Adiante. Agora, vocês terão de ter um pouco de paciência para acompanhar o que segue.

Título da reportagem: “Kassab teve 33% de doações ilegais em 2008, diz perícia”

Bem, hora de dizer: “Eu sabia! Esses ‘demos’ são fogo”. E vamos continuar a nos indignar com o que vem:

Um parecer técnico contábil da Justiça Eleitoral de São Paulo indica que 33% do total arrecadado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), na campanha eleitoral de 2008 teve origem em fontes de doações consideradas ilegais pelo Ministério Público Eleitoral.
O laudo, concluído em outubro e obtido pela Folha, indica o risco de que Kassab seja condenado em primeira instância à perda do cargo. Em casos semelhantes, o juiz Aloísio Silveira, responsável pela ação, cassou o mandato de 16 vereadores da capital. Ele tem adotado como critério para condenar à perda de mandato contas de campanha que apresentem mais de 20% dos recursos provenientes de fontes vedadas.
A execução de sentença contra os vereadores foi suspensa até que os recursos deles sejam julgados em 2ª instância pela Justiça Eleitoral de São Paulo.

Várias coisas:
1 – O “parecer técnico”, vocês verão, não é exatamente da “Justiça Eleitoral”, mas de UMA SÓ PESSOA;
2 – o laudo não pode indicar “o risco de Kassab ser cassado”; ele pode, no máximo, apontar irregularidades; se for além disso, não é laudo técnico, mas proselitismo político;
3 – Se o juiz cassou 16 vereadores, então os vereadores foram cassados. É uma questão gramatical. Como estão na ativa, não foram cassados. NINGUÉM É CASSADO ENQUANTO HOUVER RECURSO DISPONÍVEL. Ou um único juiz seria o dono da democracia.
A cereja do bolo está longe ainda. Cuido, por enquanto, da inadequação da linguagem e de vieses sub-reptícios. Adiante.

Em maio do ano passado, o promotor eleitoral da capital Maurício Antonio Lopes apresentou à Justiça representações para promover a revisão e a rejeição das contas dos candidatos Kassab, Marta Suplicy (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB) e de vereadores eleitos. Pareceres semelhantes foram elaborados em setembro passado para as representações contra Marta e Alckmin. O laudo relativo à petista indica que ela teria recebido R$ 3,8 milhões de fontes apontadas como ilegais pela Promotoria. O levantamento sobre as contas de Alckmin aponta o recebimento de R$ 2,1 milhões de doadores impedidos pela legislação segundo os critérios da promotoria. Nos dois casos os valores não ultrapassam os 20% de doações de fontes vedadas, usados como critério de condenação pelo juiz Silveira.
Certo! Isso indicaria, então, que não há nada de, digamos, partidário na ação — já que todos foram, vá lá, investigados. Aqui há um erro ou de lógica ou de moral elementar: se todos são igualmente alvos de uma ação, então não há arbítrio. E EU VOU DEMONSTRAR QUE HÁ. Sigamos.

Na representação contra o prefeito, o promotor indicou três tipos de fontes de doação que seriam ilegais. A primeira é a AIB (Associação Imobiliária Brasileira), entidade que, segundo Lopes, funcionou como fachada do Secovi (sindicato do setor imobiliário) para fazer doações a políticos. Pela legislação, as entidades sindicais não podem fazer contribuições eleitorais. O Secovi nega qualquer vínculo com as doações.
As coisa começaram a se complicar. Tudo não passa de uma acusação de… Lopes! Reparem no “seriam ilegais”…

O parecer da Justiça Eleitoral aponta que, segundo os critérios do Ministério Público paulista, a AIB doou ilegalmente R$ 2,7 milhões para Kassab. Para a Promotoria, também foram fontes ilegais de recursos construtoras que são acionistas de concessionárias de serviços públicos. A lei proíbe as concessionárias de realizarem contribuições para as campanhas. De acordo com o promotor, as empresas “não são diretamente concessionárias de serviços públicos, mas apenas integrantes, acionistas, investidoras, associadas em consórcio ou sob a forma de holding ou conglomerado econômico que, em derradeira análise, seriam os concessionários diretos”.
São apontadas na representação as empreiteiras Camargo Corrêa, OAS, Serveng Silvisan, CR Almeida, Carioca Christiani Nielsen, S.A. Paulista e Engeform. O levantamento da Justiça Eleitoral conclui que o total das doações dessas companhias foi de R$ 6,8 milhões.

Bem, se as empresas “não são diretamente concessionárias de serviços públicos”, o resto não passa de ilação. Atenção: LOPES ESTÁ INVENTANDO UMA LEI. Será que Oi e a Brasil Telecom não poderão fazer doações legais, por exemplo, à candidatura de Dilma porque um de seus sócios é dono da Andrade Gutierrez, que toca um monte de obras públicas? Também não poderiam doar para Serra porque a empreiteira integra consórcios que tocam obras em São Paulo? Restaria colaborar com Marina Silva e com o candidato do PSOL…

Outro doador considerado ilegal pelo promotor foi o Banco Itaú S.A. De acordo com a representação, ele não poderia fazer contribuições ao então candidato Kassab porque a Prefeitura de São Paulo efetua pagamentos para parte dos funcionários pelo banco. Em 2008, a instituição financeira doou R$ 550 mil para a campanha do atual prefeito, segundo o laudo da Justiça.
Aí já estamos no terreno do mais escancarado absurdo mesmo! Todas as administrações púbicas do país “vendem” a folha de pagamentos para bancos. AGORA VEM O MELHOR, QUE ESTÁ EM OUTRO TEXTO.

Sem regra, juiz define limite de irregularidades
O critério adotado pelo juiz Aloísio Silveira para condenar os vereadores de São Paulo e que pode levar à cassação do prefeito Gilberto Kassab é subjetivo e não encontra precedentes na jurisprudência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
ENTENDERAM? TEMOS UM JUIZ QUE ACHA QUE PODE CASSAR VEREADORES E, ESPECULA A FOLHA, ATÉ O PREFEITO COM BASE EM CRITÉRIOS SUBJETIVOS, “que não encontra precedentes na jurisprudência do TSE”. É UM JEITO ENROLADO DE DIZER QUE O JUIZ ALOISIO SILVEIRA ESTÁ INVENTANDO UMA LEI QUE NÃO EXISTE. É O “DOIS EM UM”: LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO NUM HOMEM SÓ.

Em relação ao tema das construtoras acionistas de concessionárias, o magistrado baseou-se em um voto vencido do ministro Cezar Peluso no TSE para condenar um vereador que recebeu de uma empreiteira que integra uma empresa concessionária.
DE NOVO: BASEOU-SE EM UM VOTO VENCIDO, QUE FOI REJEITADO PELOS OUTROS JUÍZES. Viram? Jurisprudência, no Brasil, se faz com votos vencidos, não com votos vencedores. É UMA REVOLUÇÃO!!!

O juiz Silveira estabeleceu nos casos dos legisladores paulistanos que aqueles que tiveram mais de 20% de suas doações originadas em fontes ilegais devem perder o mandato. Nos casos que já passaram pelo TSE, não há indicação de valores ou percentuais para a definição das punições. Os julgamentos indicam que em cada situação os magistrados devem aferir se o montante de contribuições irregulares pode ter afetado potencialmente os resultados das eleições.
O texto não poderia ser mais claro. E se ele decidir, sei lá, 5% em vez de 20%? E se decidisse que poderia ser 40%? É o auge do arbítrio! O promotor  determina quando as doações estão ou não dentro da lei. IGNORANDO A DECISÃO DO TSE. E o juiz arbitra a porcentagem. SEM LEI!

Nos processos de vereadores em que o percentual não foi ultrapassado e os legisladores foram absolvidos, o Ministério Público Eleitoral recorreu, alegando que o índice aceitável seria de até 5%.
Por que 5%? Porque eles querem.

Para o ex-presidente do TSE e advogado Carlos Velloso, o padrão fixado pelo juiz foi benevolente. De acordo com Velloso, “já que qualquer doação vedada, em qualquer percentual, impõe a penalidade, então a fixação em termos da potencialidade da doação vedada deve ficar em percentual bem menor que 20%”.
Sobre as doações de concessionárias, a maioria dos ministros do TSE julgou, no caso da prestação de contas do presidente Lula, em 2006, que as acionistas de concessionárias não estão impedidas de doar.
ATENÇÃO!!! OS CRITÉRIOS QUE FAZEM A FOLHA AFIRMAR QUE 33% DAS DOAÇÕES A KASSAB FORAM ILEGAIS FORAM REJEITADOS PELO TSE, QUE DECIDIU QUE ACIONISTAS DE CONCESSIONÁRIAS NÃO ESTÃO IMPEDIDAS DE DOAR.

A verdadeira reportagem
Ah, sim, Kassab se defende em outro texto. NEGA QUE AS DOAÇÕES SEJAM ILEGAIS! E NÃO SÃO MESMO!!!  Com a devida vênia, estamos diante de um jornalismo que já morreu: O DO “OUTRO-LADISMO”. E é claro que considero que se devem ouvir todos os lados etc. O que não é possível é enxovalhar, gratuitamente, uma personalidade pública e se dar por satisfeito que ela tenha a chance de se defender.

A Folha, entendo, jogou a verdadeira reportagem no lixo. Qual? Promotor eleitoral e juiz ignoram critérios do Tribunal Superior Eleitoral e decidem, arbitrária e subjetivamente, quem está e quem não está na lei. Kassab, vítima do arbítrio dos dois, foi transformado em vilão.

E um “demo” como vilão, convenham, já é um clichê na Folha.

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

123 Comentários

  1. Iran dos Passos

    -

    21/02/2010 às 18:42

    Caro Reinaldo:
    O que é a Folha de São Paulo se não o exercício do fisiologismo! É claro que ela tem interesse em desestabilizar os que constituem empecilhos ao Governo Federal a quem, hoje, serve, com o objetivo estando claro, notadamente considerando-se a crise financeira que o Grupo enfrenta. Quanto ao juiz Silveira é bom ele procurar um especialista para tratá-lo de uma doença que hoje é própria da magistratura: a povite. Quer substituir o povo no direito dele de escolher seus governantes

  2. Flavio

    -

    21/02/2010 às 12:30

    Em ano eleitoral todo mundo gosta de aparecer, naõ da para entender como estas historias só aconte neste periodo.
    Não estou defendendo Kassab mas deveriam usar isto com outros com o Presidente Lula porque não casaram ele com o caso do mensalão, e muitos outros.
    Uma coisa é clara a justiça eleitoral não é cega ela usa a punir uns e libertarem outro, como pode ver um presidente fazer politica abertamente com sua candidata e nada de punição apesar que é simples de entender foi ele quem colocou a maioria dos Juizes la e nenhum vai contra o seu padrinho. Existe 2 pesos e 2 medidas depende de quem é o personagem.
    Isot é o Brasil de hoje.

  3. LUIZA FRAGA

    -

    05/02/2010 às 11:28

    Tio Rei, boníssimo dia e espero, de coração que sua saúde esteja perfeita. Serei diretíssima.

    Ontem meu filho teve o descalabro de gritar: “mãe, liga(sic) a TV na Luciana Gimenez”. Antes que eu o mandasse para um lugar que também comprometeria a mim, ele completou: “a Dilma tá lá”…..

    TIO REI….EU VI COM ESTES OLHOS QUE DOAREI ANTES QUE A TERRA DELES SE SIRVA - DILMA E LUCIANA GIMENEZ TROCANDO CONFIDÊNCIAS COMO DUAS COMADRES…RECEITAS E - PASME! DILMA CONFIDENCIANDO À AMIGA QUE, SEGUINDO SEUS CONSELHOS, USA MARMITA NO TRABALHO. MAR-MI-TA!!!!!
    RESTA SABER QUAL A GRIFE, PARA COMBINAR COM SUA BOLSA HERMÈS DE 4,7 MIL EUROS. ATÉ PARA A COZINHA FORAM, E FIZERAM OMELETES. E COMERAM……….

  4. Anonimo

    -

    05/02/2010 às 9:32

    Sr. Reinaldo,

    Respondendo o seu comentário ao Sr. Paulo Seixas (4:22 pm).

    O Sr. Paulo interpretou os textos corretamente.

    Percebemos que o senhor mostrou que as doações das acionistas foram consideradas legais pelo TSE. Parabéns! O senhor mostrou estar mais informado que a Folha.

    Mas o senhor esqueceu as doações da AIB e do Itaú. Estas certamente nada têm haver com acionistas de concessionárias.

    Resta evidente que 10,7% das doações ainda podem ser consideradas ilegais e, portanto não está descartado o indício de irregularidade.

    Neste caso o que importa é a possibilidade de sindicatos estarem burlando lei.

  5. odivar meneghetti

    -

    05/02/2010 às 0:00

    Deixei de ser assinante da Folha há 15 anos. Na época seus editores e a maioria dos jornalistas já eram petistas e comunistas.
    Virou um jornaleco, sem credibilidade, imparcial e chapa branca.

    Felizmente temos o ESTADÃO e a VEJA para defender a democracia (por enquanto) no BRASIL.

  6. LEITOR

    -

    04/02/2010 às 23:44

    UMA PERGUNTA. AINDA TEM GENTE QUE LÊ A FOLHA???

  7. Dr.Spock

    -

    04/02/2010 às 20:58

    Reinaldo.-
    …alguem poderia me indicar em que cemiterio esta enterrado o antigo dono do jorna A FOLHA (C.Frias?)…
    ele deve estar se revirando no tumulo, vendo no que se transformou o SONHO DE TODA UMA VIDA

  8. Esther Correa@ig.com.br

    -

    04/02/2010 às 19:55

    Oi tio Rei

    Qual a serventia do Conselheiro disse em 4/2/ as 12.10 AM

    Ou é petralha ou é pentelho. Veja vc. mesmo.

  9. Oliveira Netto

    -

    04/02/2010 às 17:56

    Reinaldo, concordo com a maioria das coisas que você escreve, mas não esqueça uma coisa: Kassab é vítima dele mesmo e de sua turma.
    É impressionante como, em alguns meses, Kassab destruiu por sua conta a imagem de bom prefeito que tinha. E me desculpe, isso não tem nada a ver com marcação da mídia sobre ele.
    O motivo é mais prosaico. Kassab é fraco e quem de fato era o prefeitão de São Paulo era o Andrea Matarazzo (aquela figura esquesita que fala como se fosse um nobre italiano). Ele sim era competente, colocava ordem na cidade e fazia a máquina funcionar.Bastou ele sair da Prefeitura após o Kassab e sua turma limitar seu espaço para que a imagem de Kassag começasse a derreter com razão.

  10. Paulo Seixas

    -

    04/02/2010 às 16:22

    Sim, Reinaldo. Mas se o Kassab teve esses números de doações ilegais, então nada mais justo que apurar os fatos. Se a Folha não suporta mais os “demos” aí é uma outra história, mas deixar de apurar irregularidades é um sacro-santo dever da Imprensa. Que seja do DEM, do PT e até mesmo do PSDB.

    Abçs.

    REINALDO OBSERVA
    Você não leu o texto da Folha e o meu ou não entendeu o que leu? AS DOAÇÕES NÃO FORAM ILEGAIS. Voto vencedor no TSE sustenta que não são. Se as deles forem ilegais, então são ilegais a de todos os outros políticos, entendeu?

  11. danir

    -

    04/02/2010 às 15:52

    Uma coisa que me deixa mais indignado do que a conhecida propensão deste pessoal pra distorcer a verdade, em nome de sei lá o que de beatitudes fantasiosas e ideológicas; é o fato de que estes energúmenos tem que ter um diploma.
    Me sinto intelectualmente agredido pelas sandices que esta turma, com total falta de cerimônia, coloca no ar como se fossem verdades verdadeiras. TEMOS QUE ESTAR VIGILANTES O TEMPO TODO E AGIR DE FORMA CONSTANTE PELA VERDADE E PELOS VALORES MORAIS, E PELA DEMOCRACIA.
    ESTOU PERMANENTEMENTE ENGAJADO NESTE PROCESSO.

  12. Iconoclasta

    -

    04/02/2010 às 15:37

    E depois o pessoal da Folha fica me ligando para que eu volte a ser assinante… Primeiro, vão reaprender a fazer JORNALISMO!

  13. Indignadíssimo

    -

    04/02/2010 às 14:40

    Nota-se que, desde que a candidata começou a crescer nas pesquisas, os jornais estampam manchetes do tipo: “Dilma se aproxima”; “Faltam tantos pontos para Dilma alcançar o Serra”; “Dilma empatada tecnicamente com o Serra”… Se, eventualmente (Deus me livre!) a Dilma ultrapasse o Serra em 1 ponto, os jornais “manchetariam”: “Dilma já está na frente”; “Dilma mantém a liderança”;
    “Dilma é favorita”…
    Enfim, os jornais petralhas querem transferir a adoração que têm pelo Lula para a Dilma.

  14. Fran

    -

    04/02/2010 às 14:34

    Oi Reinaldo

    Li o comentário do sr. Petrus, foi impressionante … como é bom ver que as pessoas podem mudar seu ponto de vista apenas raciocinando com mais clareza. E se a ajuda partir de textos bem elaborados que façam analisar os dois lados de uma questão tanto melhor.
    É Reinaldo sinta muito orgulho … seus textos são uma fonte de informação e inspiração ….

    abcs

  15. Indignadíssimo

    -

    04/02/2010 às 14:28

    Outra manchete estupidificante: “Governo anuncia realização de 63% dos investimentos do PAC em três anos”
    http://noticias.uol.com.br/especiais/pac/ultnot/2010/02/04/ult6028u189.jhtm

  16. Johnny Depp

    -

    04/02/2010 às 14:01

    Hodiernamente, não fosse o nome do jornal, estampado em grandes letras, confundiria a Folha de São Paulo com o “Hora do Povo”.

  17. Ricardo

    -

    04/02/2010 às 12:57

    Lição de jornalismo nos amadores.

  18. Paquito

    -

    04/02/2010 às 12:23

    O nome é Folha de São Paulo, mas pode chamar de Granma ou Pravda, você escolhe. Orra meu que jornaleco safado !

  19. Jorge Gonçalves

    -

    04/02/2010 às 12:21

    Reinaldo,
    Sou advogado, trabalhei na Câmara Municipal como Chefe de Gabinete do Vereador Tião Farias e sou membro do Diretório Municipal de São Paulo do PSDB. Até por dever de ofício acompanho a aprovação das contas dos eleitos na última eleição. Conversando com outros advogados, que já prestaram serviços para o PT, fiquei sabendo que boa parte dos vereadores eleitos por aquele partido também receberam doações de fontes vedadas, ao menos para o Promotor e para o Juiz. O interessante é que nenhum deles, assim como a Marta, ultrapassou o limite “legal” de 20%. Peço que meu comentário não seja tornado público, pois atuo profissionalmente junto à Justiça Eleitoral. Abraços e bom trabalho.

  20. neo-liberal otimista

    -

    04/02/2010 às 11:56

    Reinaldo, não se preocupe com decisões de juízes de Primeira Instância !!! Esses jovens magistrados acham que vão reformar o mundo !!! É para isso que existem os Tribunais, formado de pessoas experientes, sempre atentos aos arroubos de juventude desses imberbes magistrados !!! Vide o juiz Fausto Martin De Sanctis e a juíza Kenarik Boujikian Felippe: suas decisões são SEMPRE reformadas !!! Não há uma sentença desses juízes que os Tribunais Superiores não tenha reformado !!!

  21. neo-liberal otimista

    -

    04/02/2010 às 11:50

    A FOLHA, ao usar a expressão “demos” para se referir aos políticos do Partido dos Democratas se rebaixa a um tablóide do tipo “CAROS AMIGOS”, ou publicações humorísticas do tipo CASSETA & PLANETA !!! Ou seja, a FOLHA se diminui, perde totalmente qualquer perspectiva de ser considerado um jornal sério !!! Aliás, quem tem Clóvis Rossi como figura principal, jamais poderá ser considerado SÉRIO mesmo !!! A FOLHA se afunda a cada dia !!! Mas sempre é possível cavar ainda mais, mesmo quando se está no fundo do poço !!!

  22. UANYUE

    -

    04/02/2010 às 11:41

    Kassab: mau como o pica-pau!!!

    “Do Estadão: Kassab fecha albergues e lota ruas”

  23. Jmendes

    -

    04/02/2010 às 11:34

    Sabe, mais novo, eu achava o Olavo de Carvalho um doido. Uma espécie de beato Salu apocalíptico de direita. Mas, ponto por ponto, RIGOROSAMENTE tudo que ele falava foi se confirmando. Tudo. Desde o totalitarismo do PT, até o engajamento de amplos setores da imprensa neste projeto PTista totalitário. A realidade mostrou que eu estava errado e ele certo. E o fato é que caminhamos para uma ditadura bolivariana, escancarada ou escondida sob um manto de cumplicidade na imprensa, seja como for, é para onde caminhamos.

  24. CAV

    -

    04/02/2010 às 11:31

    Caro Tio Rei,
    Não preciso dizer que concordo com suas desconstruções do indefensável.
    Mas clamo por uma outra clarificação.
    Parece claro (pelo menos pra mim) que apesar das cifras dilatas gastas no processo eleitoral brasileiro as cifras gastas nos Estados Unidos sejam ainda maiores.
    Gostaria de saber como ficamos quando comparados com as eleições no velho mundo.
    Anseio por ler um comentário seu (desculpe o tratamento impróprio mas não poderia ser diferente depois do Tio Rei”) sobre os montantes gastos.

  25. João

    -

    04/02/2010 às 11:27

    `Ele tem adotado como critério para condenar à perda de mandato contas de campanha que apresentem mais de 20% dos recursos provenientes de fontes vedadas.`

    Quer dizer, poder, pode, desde que seja só a cabecinha…

  26. DIVA

    -

    04/02/2010 às 11:18

    Nunca tive o hábito de ler a Folha. Nas poucas vezes que o fiz, constatei que a Folha não atropela apenas o direito à informação correta, também trucida ferozmente a língua portuguesa. É um jornaleco mal escrito, cheio de erros de gramática e ortografia, além dos de informação, é claro.Uma vez saiu lá que o Beira Rio era o estádio do Grêmio, pode? Nas reportagens cujo o crédito diz “redação”, então, é uma lástima. Já li matérias policiais que, ao final, não consegui saber quem matou quem, tal o atropelamento na construção do texto. Talvez por tudo isso precise estar lambendo as botas sujas do governo para continuar operando seus malefícios.

  27. Einar Larson

    -

    04/02/2010 às 10:58

    Sei que você defende os jornais pelo papel importante que tais meios desempenham em uma democracia. Tanto que você se dá o trabalho de analisá-los e de criticá-los quando observar, digamos, “alguns viéses”. Mas, falando como assinante não mais para sustentar tantos petralhas e vagabundos. Pois bem, terminei de cancelar as 3 assinaturas que fazia: Folha, Estadão e Estadão no escritório. Daqui para frente leio notícias na internet, em sites e blogs analíticos e em quem confio.
    Eina
    ps - se, um dia, a folha não tiver mais textos de gente do tipo “Gilberto Dimenstein”, “Clovis Rossi” etc. e o Estadão demitir os “Veríssimos”, “Daniel Piza” e assemelhados considerarei voltar atrás.

  28. Luiz Mauro

    -

    04/02/2010 às 10:54

    Bom Reinaldo, desta vez vc não me convenceu (mas está com muito crédito ainda).

    Não acredito que as empresas citadas tenham interesse em gastar tanto em campanhas políticas sem esperar nenhuma vantagem ilegal ou imoral como retorno. Particularmente, acredito que 20% é muito, deveria ser “nada%”. Com isso poderíamos eliminar 100% dos políticos rabo-preso, seja ptralha, demo, tucano, “contra-burguês-vote-16″ …

  29. MARIO/GOIÁS

    -

    04/02/2010 às 10:36

    vou no banheiro, me passa o jornal “folha”, vai ser usado como deve.

  30. José Carlos Dias

    -

    04/02/2010 às 10:34

    Meu caro Reinaldo. Você tem alguma dúvida com relação ao partido mais corrupto? Eu nunca tive e nem tenho. Nenhum partido politico nesse pasi é mais corrupto do que o PFL. Não chamo de demo pois essa foi mais uma estrategia para enganar os incautos…..

  31. Victor

    -

    04/02/2010 às 10:32

    Eu já coloquei a raça de jornalistas no mesmo balaio dos advogados.
    Há exceções, Há exceçõpes…Mas estão rarerando.

  32. Anonimo

    -

    04/02/2010 às 10:29

    Sr. Reinaldo,

    A frase abaixo está errada:

    “OS CRITÉRIOS QUE FAZEM A FOLHA AFIRMAR QUE 33% DAS DOAÇÕES A KASSAB FORAM ILEGAIS FORAM REJEITADOS PELO TSE, QUE DECIDIU QUE ACIONISTAS DE CONCESSIONÁRIAS NÃO ESTÃO IMPEDIDAS DE DOAR.”

    A razão é simples, 33% é o percentual das supostas doações ilegais cujas fontes são: ABI, Itaú e as acionistas das concessionárias. Sendo que para as duas primeiras não se aplica a decisão do TSE.

    O valor correto seria 22,3% já que os outros 10,7% nada tem a ver com acionistas de concessionárias ….

    PS: É muito engraçado, desmentir um jornal com uma afirmação errada.

  33. Regis

    -

    04/02/2010 às 10:14

    O reporter Ferreira não passa de um confuso rascunho de Aretino, o famoso pena de aluguel. Quando confunde parecer de procurador com sentença de juiz, e sobrepõe um voto vencido aos da maioria do Tribunal, atesta sua incompetência até para fazer maldade.

  34. Zé Brasil

    -

    04/02/2010 às 10:14

    DEMOCRACIA representativa, nao aquela que pregou o Nazareno na cruz, com certeza é demoníaca para os canhotos…

  35. j.freire

    -

    04/02/2010 às 10:12

    Reinaldo,
    seria se estranhar a Folha publicar algo certo.

  36. AMORIM

    -

    04/02/2010 às 10:07

    O pessoal por aqui diz que a Folha tem “rabo preso”, “foi comprada”, etc, etc. E o que dizer da revista Veja, que faz um “jornalismo” partidário, parcial, que chega a ser grotesco de tão tendencioso ? Por uma imprensa independente !!!

  37. Manoel Francisco Gomes

    -

    04/02/2010 às 10:06

    Brilhante, seu texto. A continuar assim, a FSP terá um lugar garantido ao lado do Granma.

  38. Manoel Francisco Gomes

    -

    04/02/2010 às 10:03

    Será a FSP adota como critério único de admissão em seus quadros, apenas o diploma de jornalismo? Cada vez mais lemos no jornal, reportagens absurdas, como esta que você acaba de “des-construir”. Os jornalistas atuais, com as exceções de praxe, parecem ser formados apenas para enxergar o que é conveniente à esquerda e aí não há isentismo que salve.

    A continuar assim, a FSP terá um lugar garantido ao lado do Granma cubano.

  39. Pantaneiro

    -

    04/02/2010 às 9:48

    Como assim 20%, 10%, 5% em doações ilegais? Pitomba! se é ilegal, significa que está fora da lei, e se está fora da lei é crime, não importa o percentual. Contribuições ilegais devem ser fixadas em zero por cento, ou é a porta aberta para que outros mensalões, dólares na cueca, em caixa de bebida e em empréstimos fajutos voltem a ocorrer. A Folha errou duplamente. Uma por fazer achincalhe político, e a outra por dar guarida a esse tipo de reportagem ao não inserir ali a indignação com esse discricionarismo de juízes e a tolerância com o crime. Em outras palavras: aceite doação crimimosa, desde que não ultrapasse os 20%. É o fim do Brasil

  40. teco-teco no fubeco

    -

    04/02/2010 às 9:36

    O ministro da AGU, aquele que faz pareceres sob medida para o governo, ameaçou os procuradores do MP que tentassem ajuizar ações contra certas obras de Lula.
    Será que nesse caso ele irá ajuizar ação ou, por se tratar de reportagem favorável ao PT e prejudicial ao DEM, ele irá também ‘adequar’ sua ação judicial aos interesses de Lula.
    Lula intimida o TCU, a AGU tenta intimidar o MP. Tarso tenta intimidar o poder judiciário.
    Em breve, seremos uma nova Venezuela.

  41. anita

    -

    04/02/2010 às 9:35

    Sem as leis a sociedade viveria em pena idade das cavernas, a lei do mais forte vigoraria,e viveriamos entre canivais.Com leis já está dificil ( pois estas não são cumpridas como deveriam) imaginem sem leis???

  42. Gione Oigen

    -

    04/02/2010 às 9:34

    Se eles fossem rigorosos assim com os gastos e licitações das prefeituras do PT, hein?

    E será que esses escalões inferiores do governo não estão se locupletando com a liberalidade com que o governo gasta nossos impostos?

    Quem fiscaliza Ministérios que foram criados e que não tem visibilidade e atuam nas sombras?

    Nossa imprensa é conivente fiscalizando a oposição, fazendo o jogo do governo, e deixando de noticiar o que incomoda o governo por medo de perder suas verbas publicitárias.

    Bando de vendidos!

  43. Marta

    -

    04/02/2010 às 9:29

    A imprensa vendida ainda joga em Kassab culpa de toda chuva que anda caindo em São Paulo. Ele deve ser um poderoso xamã que faz a dança da chuva todos os dias e fez chover até em Angra dos Reis, São Luís do Paraitinga e por aí vai. Essa é uma imprensa que se vendeu sem precisar ter sido comprada. Com uma imprensa assim os petralhas estão muito bem, não? Use e abuse.

  44. Reinaldo Cozer

    -

    04/02/2010 às 9:23

    Prezado Reinaldo

    Sua avaliação é sempre muito clara e precisa. Minha sugestão é a seguinte: A cassação do político só se daria caso a doação fosse 100% ilegal, no caso específico do Kassab ele teria direito a 80% como prefeito e o vice teria os 20% nos documentos oficiais e tambem no salário. Abaixo da assinatura do prefeito e vice constaria os nomes, cargos e percentual legal do cargo.
    Em tempo: André Breton com o movimento que ajudou a fundar ( Surrealismo ) não poderia imaginar, que estivesse tão em voga nos tres poderes do pais.

    Abraços

  45. Cris Azevedo

    -

    04/02/2010 às 9:18

    Rei

    No assunto: você leu ou ouviu alguma coisa a respieot do INPE ter comuniocado à agência de águas (hã?) que janeiro teria chuvas torrenciais em S.Paulo e que ela não comunicou nem à SABESP, nem ao governo de S.Paulo?

    A Agência Nacional de Águas se limitou a confirmar que recebeu a documentação do Inpe em novembro e que desde então monitora atentamente a situação dos reservatórios. Já a Sabesp, responsável por esses sistemas, afirmou por meio de sua Assessoria de Imprensa que não recebeu nenhum alerta do Inpe.

  46. GS

    -

    04/02/2010 às 9:03

    Prezado Reinaldo,
    É realmente muito triste ver que um jornal como a Folha publica uma bobagens dessas e o leitor ainda tem que suportar isso. Nunca gostei desse jornal e agora gosto menos ainda. Acho um absurdo que o prefeito seja hostilizado dessa forma, ainda mais quando se tem um problema como esse da chuva. O que o jornal deveria publicar era uma análise das obras superfaturadas da Petrobras, que o presidente acha que devem continuar. ôo jornalzinho ruim!

  47. Pallas

    -

    04/02/2010 às 8:51

    Caro Conselheiro 12h10.

    Agostinho de Hipona (Sto. Agostinho) escreveu ótimas réplicas aos estóicos tanto na Civitas Dei quanto em Confessiones.

    Concordo que de todos imperadores o mais simpático foi o estóico Marco Aurélio. No entanto, estoicismo e budismo são filosofias de vida que admiro, mas não tenho vontade nenhuma de praticar (”Não é isso que o coração humano quer”: Agostinho). Prefiro o bispo africano e sua defesa das emoções. É bom ter emoções.

    Agora, se o Reinaldo quiser virar vulcano, é com ele.

    Cura ut valeas,

    ==Pallas

  48. Cris Caça Petralhas

    -

    04/02/2010 às 8:48

    Uma hiena em

    kkkkkkkk disse:
    fevereiro 4, 2010 às 2:16 am

  49. Cris Azevedo

    -

    04/02/2010 às 8:47

    Ao

    Petrus fevereiro 4, 2010 às 3:23 am

    Guri, tenho filho com mais ou menos sua idade. Você não imagina como é bonito ver uma pessoa, como tu, começar a desabrochar.
    É o que senti no seu comment. Você, no inicio meio desconfiado, foi se abrindo à idéías que não são novas, mas são firmes, coerentes, lógicas. E desabrochou! Nasce mais um ser pensante nestipaís!
    Admiro você por escrever como escreveu.
    Vá em frente, não deixe nunca que te escravizem a mente. Fala aqui a Tia Cris que, com 48 anos, não acaba de aprender nunca! E Reinaldo é um BAITA professor.

  50. PILINCHO

    -

    04/02/2010 às 8:45

    Reinaldo, o terror da PeTralhada.

    Esse abominável “jornaleiro” deve ter aperfeiçoado a sua técnica coligindo dados dos manuais da ex-KGB e da ex-STASI nos arquivos dos porões do GRANMA de Fidel, onde estão depositados.
    Observa-se que aprendeu muito bem o ensinamento do canalha-camarada Lenine: ” acuse-os de dizer aquilo que você diz; acuse-os de fazer aquilo que você faz”.
    Quem sabe o terrorista-jornaleiro Flavio Ferreira convença o “juiz” Aloisio Silveira a estabelecer parâmetros para enquadrar os financiamentos de campanha do Lula e do PT.
    Não esqueçamos os nomes desses dois paladinos da moralidade e da ética profissional(?).

  51. É Cansativo

    -

    04/02/2010 às 8:19

    Olha, a Folha dispensa o PNDH3 e o “controle social”. Ela já é tão PTista quanto possível.

  52. Lourival Rodrigues

    -

    04/02/2010 às 8:16

    E Fidel Castro em? Fidel poderia fazer uma doação de Dois milhões de dólares em caixas de Whisky e seria legal? Em?

  53. João

    -

    04/02/2010 às 8:14

    Petrus, é fácil enxergar as falácias nos discursos do Lula. Lembre-se de que ele não é esse coitadinho que lutou muito na vida. Lembre-se que ele se encostou em um sindicato, deixou de trabalhar de verdade, nunca quis seguir uma carreira política que se preze, deixou de estudar como qualquer pessoa que tenha vontade de melhorar. Lembre-se que ele recebe pensão por ser vítima da ditadura porque ficou uns dias na prisão - e não era maltratado, não! Lembre-se que, quando era sindicalista, enquanto os funcionários estavam fazendo greve, ele estava feliz da vida, tomando sua bebida com os empregadores como se nada estivesse acontecendo.

  54. Sergio L

    -

    04/02/2010 às 8:13

    Eu não me preocuparia com a afirmação da Folha.
    Esse mesmo meritíssimo “cassou” um monte de edis….que estão trabalhando ainda.
    O mesmo vai acontecer com o prefeito. Da mesma forma que nada aconteceu com o Palocci, ou com o José Dirceu, ou com o Paulo Otavio ou com o Delubio Soares, ou com o Genoíno.
    Não se preocupem.
    Lembro que estamos no Brasil, pais que ocupa a posição 75 no rank das nações mais corruptas do planeta.
    Em verdade vos digo: A democracia brasileira, embora com toda a corrupção que apresenta, é melhor que todos os outros sistemas politicos.

  55. Mario

    -

    04/02/2010 às 7:32

    O Kassab deveria exigir direito de resposta.

  56. Rodrigo

    -

    04/02/2010 às 6:56

    Rei, eu leio essa reportagem e sinto de cara um cheiro podre. É uma equação simples:

    1º - Digamos que essa jurisprudência “achada na rua” tem sucesso em seu intento e remove o Kassab do cargo.
    2º - Quem é mesmo posto no lugar? Lembra-se do que o próprio STF fez no passado na Paraíba e em outros lugares?

    É só saber ler nas entrelinhas o que essa gente quer. Jurisprudência, pra eles, só serve quando é algo positivo pros próprios. O nosso Judiciário é uma PIADA, com uma grande parcela de juízes, delegados, promotores que estão a serviço do PARTIDO. Eu não tenho muita idade (tenho 24), mas esse idiotas nunca me enganaram.

  57. Marcus Meyer

    -

    04/02/2010 às 6:38

    Pouco importa se haverá sentença contra o prefeito ou não. Eles apenas querem manter a lavanderia de reputações aberta e jogar os políticos de oposição nas cordas, tentando mostrar que se o PT é completamente imundo, os seus adversários não estão inteiramente limpos, vendendo a idéia que então são todos iguais!

  58. Pei Mei

    -

    04/02/2010 às 4:56

    JÁ NÃO É UM JORNAL A MUITO TEMPO.

    SUGIRO QUE OS FRIAS O EXPORTEM PARA CUBA JÁ QUE O GRANMA NÃO ESTÁ DANDO VAZÃO

  59. Jose Silva

    -

    04/02/2010 às 4:37

    Reinaldo, continuacao
    Sera que vc poderia pesquisar ou mesmo a Veja investigar isto tudo? Tenho receio da continuidade do PT no governo. Ja fizeram muito estragos ao Pais. Observo que o Jornal Nacional jah nao eh mais o mesmo. Parece que esta censurado. As vezes apresenta noticias que nao podem deixar de noticiar, mas esta muito light.
    Um grande abraco e continue com esta sua luta. Sei que eh dificil, mas vc eh muito competente. Jose Silva - nao publicar

  60. Jose Silva

    -

    04/02/2010 às 4:33

    Reinaldo,
    Moro fora do Brasil a muito tempo e leio seu blog sempre.
    Tenho receio, talvez parece teoria da conspiracao. Nao acredito nestas pesquisas, pois acho que estao sendo manipuladas. No ano passado o governo pediu a muitos hackers verificarem as urnas. Ficaram quietos ateh agora. Perguntei a um amigo fera em PC e ele confirmou a possibilidade de colocarem nas urnas um bug ou como um virus, que no dia e hora, ele fica ativo, ou seja, no dia das eleicoes, quando comecar a votacao, pode haver uma chance de as maquinas estarem fazendo um votacao dirigidas a vitoria do PT. Se as pesquisas estiverem proximas, ninguem vai reclamar, mas se estiverem longe o Serra da Dilma, ficara a duvida.

  61. Monica

    -

    04/02/2010 às 4:16

    Já já vem matéria requentada (encomendada??) sobre merenda com a Folha dizendo “o demo do Kassab tirou comida da boca das criancinhas pobres”.
    Matéria sobre a dona Martaxa e o contrato ridículo que a madame fez com as empresas de coleta de lixo e do qual a prefeitura hoje é refém, a Folha faz silêncio.

  62. Petrus

    -

    04/02/2010 às 3:31

    3e a liberdade eram coisas que poderiam me motivar a lutar por uma causa, pois eu estava (ainda estou) sem saber no que acreditar, policamente e socialmente falando. É sempre tão difícil compreender a verdade por trás do cinismo da política e da sociedade. Mas, lendo você, eu consigo compreende as coisas um pouco melhor. Ainda tenho muitas dúvidas, gostaria de assistir um discurso do Lula e enxergar todas as falácias que você parece ver tão facilmente. Seria bom se você respondesse esta mensagem, pois há anos que eu lhe conheço e hoje, finalmente, eu tive coragem para me apresentar.Ah, só mais uma coisa, sei que você é de São Paulo, eu sou de Teresina(PI), governado por petistas,hehe.Abraço.

  63. Democrata até o fim

    -

    04/02/2010 às 3:30

    A imprensa estatal cubana é tão séria e importante que o povo limpa os fundilhos, logo de manhã, com o Granma fresquinho - não há necessidade que o jornal seja curtido de um dia para outro.

    A grande imprensa tupiniquim, salvo raras exceções, é, da mesma forma que em Cuba, compromissada com a verdade, a legalidade e os princípios democráticos norteadores do jornalismo sério e ético.
    Não dá pra ser mais irônico que isso, ou dá? Mas quer outra? A Folha de hoje é o Granma de amanhã. Pra mim, nesse caso, o amanhã já é hoje, e há muito tempo.

    Leio muito pouco distinta, sem tesão, num ato puramente mecânico e rápido. Totalmente descartável. Muito diferente no caso da Veja, e não é preciso explicar.
    As linhas vermelhas acima são algumas das mais acintosas e perigosas que já li de um grande (?!) jornal. Pura falácia.

  64. Petrus

    -

    04/02/2010 às 3:27

    2e contra as convenções. Eu era rebelde, de classe média e que queria mudar o mundo, às vezes pensando em pegar em armas, meio comunista, mas nunca fui de defender o comunismo, eu queria algo puro, sem nenhum tipo de instituição. Pois bem, comecei a ler o seu blog e, no início, lhe mandava comentários irônicos (por vezes com pseudônimos) dizendo que você era muito descarado por ser serrista assim, sem vergonha de dizer. Passei um tempo lhe atacando e então percebi que todos os dias eu estava ali, preocupado em saber sua opinião sobre as coisas e eu comecei a concordar, aos poucos, com seus pontos de vista sobre o mundo. Percebi como as leis eram importantes e como a democracia (cont.)

  65. Petrus

    -

    04/02/2010 às 3:23

    1Reinaldo, todas as vezes em que você escreve longos textos em seu blog, você pede, com grande gentileza, que os seus leitores façam um pouco de esforço para ler até o final, mesmo com o cansaço habitual que a leitura no monitor causa. Sempre que você me pediu isso, eu cumpri, religiosamente, o seu pedido e lia e analisava os seus textos, sendo assim, reinvindico, como leitor diário, que você também leia um longo texto meu, um desabafo que preciso fazer para alguém que considero um amigo, mas que não me conhece, e o fato de apenas eu conhecê-lo me incomoda. Meu nome é Petrus e eu tenho 22 anos. Desde os meus 14 anos, eu comecei a me interessar pelas ideias anarquistas, contra as leis (cont..

  66. CortinaSul

    -

    04/02/2010 às 3:02

    A folha… sempre a folha.
    Fiz uma “pesquisa profunda” aqui no meu bar, e chegamos a muitas conclusões.
    Achamos que empresas, empreiteiras, autônomos (médicos, advogados, veterinários, psicólogos…), micro-empresas, como cabelereiros, lanchonetes, recarregadores de cartucho de impressoras, tapeçarias, serralherias, e todos muito mais, podem contribuir com até 34,79% da verba de campanha.
    A conversa foi muito exaustiva, mas chegamos a um consenso.
    Na última hora ainda chegaram dois companheiros que queriam tumultuar a grande decisão popular com palpites e voltar a debater de modo democrático o percentual adeqüado para a contribuição.
    Nós 4 resolvemos alterar para 34,78%.

  67. Edilson Coqueiro

    -

    04/02/2010 às 2:35

    Reinaldo,

    Não sei se deveria, mas creio que confiaria os meus dentes em suas mãos!
    Mas, de modo inequívoco, não confiaria em tantos dentistas práticos por ai…
    A diferença: Claro! Você, se não soubesse, passaria o caso para outro, mais experiente… E tentaria fazer o melhor por mim. Assim, acredito!
    Eles, no entanto, se não soubessem, não hesitariam em metar a broca. Para eles, tanto faz! Que diabos teria eu a dizer, se a revolução deles passam pelos isolados ouvidos meus, que não conheceria lamento, só servidão!

  68. kkkkkkkk

    -

    04/02/2010 às 2:16

    Dedetizado.

  69. Nilo

    -

    04/02/2010 às 2:11

    Está havendo por parte da Ptralha que parece já mandar no judiciário , tecer uma situação de igualdade de atitudes imorais do DEM do DF com o DEM de São Paulo . é o mais puro jogo politico jogado com o nivel que o molusco deseja , ou seja na lama . ainda bem que há jornalismo (poucos é verdade) imparcial , para nos esclarecer .

  70. Maurício Amaral

    -

    04/02/2010 às 1:52

    Caro Reinaldo,

    Mesmo com a sua análise acurada da reportagem, entendo que o erro está no posicionamento do Magistrado e não da Folha. Pelo bom jornalismo, todas as informações foram elencadas considerando a posição do Juiz e não do jornal. Não vejo tendência e sim informação dada pela Imprensa. Acho até que não prosperará a ação posto que na minha opinião não ocorrerram ilegalidades.

  71. Ammqard

    -

    04/02/2010 às 1:51

    O que a Folha de São Paulo vem fazendo, infelizmente há muito tempo, é ter o rabo preso!

  72. Esther Correa

    -

    04/02/2010 às 1:31

    Oi tio Rei

    Estão querendo acabar com o Kassab e o Serra. Eles precisam ser uma fortaleza e aguentarem firme. Eles sabem que os paulistas e paulistanos estão do seu lado e não abrem e não dão a menor bola p/ o terrorismo do PT. Aqui não cola não senhor.
    Tio, a piada do ano é: O “ALUÍZIO IRREVOGÁVEL DOSSIÊ MERCADANTE”, vai ser candidato ao governo de São Paulo. É risível esse Rola-Bosta tão cheio de “personalidade” entrar nessa fria “irrevogável”, porque o Menas quer. É quiném ir para a forca!!!!

  73. Pode?

    -

    04/02/2010 às 1:15

    PT exige criação de uma CPI para investigar a causa das enchentes em São Paulo!!!

    Não tem escapatória!

    Se o pedido é rejeitado: “Demo-tucanos abafam mais uma CPI”

    Se o pedido não é rejeitado: “CPI conclui que prefeito é culpado pelas enchentes”

  74. Rolando

    -

    04/02/2010 às 1:08

    Reinaldo,

    Olhe essa imagem de um site que você indicou a pouco tempo atrás, esse pessoal realmente é criativo.

    “Esse Outdoor foi censurado por fazer apologia a liberdade de imprensa……com base….PNDH-3″

    http://www.vanguardapopular.com.br/portal/images/stories/outdoor/pnh3_1024.png

  75. Abreu

    -

    04/02/2010 às 1:07

    Reinaldo,

    Você está querende mais do que a Falha é capaz de dar — e isso é ser injusto! (SAP).

    FOLHA — um “jornal” que não dá para ler (na Cuba que os pariu, teria uma utilidade extraodinária).

  76. Monica

    -

    04/02/2010 às 1:02

    Durante o mês de janeiro O Kassab e seus secretários mostraram o balanço de cada secretaria no ano passado.
    Não li nada na Folha de SP.
    Parece até que o Kassab não faz nada de bom ou posítivo para a cidade.
    Definitivamente, a Folha de SP é a pior fonte de informação sobre a prefeitura. Não tem como saber quais são os projetos, o que está sendo feito, a quantas andam. Já denuncismo furado tá cheio.

    @ ivan bertolozzi
    O Datena xingou o Serra e o Kassab todo santo dia, até que a chuva começou a cair em São Bernardo do Campo, Osasco… aí a culpa deixou de ser dos políticos, virou culpa da chuva (sempre foi né!). Coincidência ou não SBC e Osasco tem prefeitos do PT.

  77. Silvio

    -

    04/02/2010 às 0:54

    O pior é que a Folha é um dos diários mais lidos no país. Exerce e tem exercido uma influência perniciosa e ideológica sobre seus leitores há muito tempo. Poucos entre aqueles que a lêem ,têm capacidade analítica para discernirem entre o fato real e a versão manipulada pelo jornal.E só voltarmos no tempo ( 2002 como exemplo ) e analisarmos os artigos de seus principais colunistas (Clóvis Rossi,Eliane Canhêde,Gilberto Dimenstein,Jânio de Freitas,etc.) e facilmente se constata que eles fizeram uma campanha feroz contra o governo FHC nos mesmos moldes que esse pseudo jornalista trata da prestação de contas do prefeito Kassab.No meu conceito trata-se de um veículo oportunista e pouco ético.

  78. Brasileira

    -

    04/02/2010 às 0:51

    Acho melhor Lula colocar um freio na cambada. Já está ficando ridículo, principalmente os jornalistas vendidos.
    O excesso de bajulação está virando piada, eu sei que a verba é gorda, mas, nem portanto.
    Menas cumpanheiro, menas!

  79. BOB

    -

    04/02/2010 às 0:42

    DONA MARTA E OS PETRALHAS JÁ ENTRARAM NA JUSTIÇA ALGUMAS VEZES TENTANDO DERRUBAR O PREFEITO KASSAB. ELLA NÃO SE CONFORMA DE SOFRIDO UMA DERROTA HUMILHANTE (20 PONTOS DE DIFERENÇA!) E SÓ PENSA EM VENCER NO TAPETÃO. SE DEU CERTO COM ROSEANA SARNEY…

  80. Aldo

    -

    04/02/2010 às 0:40

    Dear Uncle King,
    Será que essa anta não difere um Promotor de um Juiz?
    Alguém deveria mandar esse imbecil pesquisar acerca das competências das diversas entidades que compõem nosso sistema judiciário antes de escrever esse monte de patacoadas…
    Abraços

  81. Leonardo Diniz

    -

    04/02/2010 às 0:14

    Reinaldo,
    Há um aspecto ainda mais suspeito nesse papo. Infelizmente, o Itaú doou exatamente a mesma quantia para os três candidatos (Marta, Alckmin e Kassab). Eu também acho que isso não deveria ser permitido; o doador deveria decidir com quem quer colaborar e não se defender do futuro vencedor doando de forma “isenta”. Mas o que eu acho não interessa. A lei permite.

  82. Conselheiro

    -

    04/02/2010 às 0:10

    Reinaldo,

    Por que você não se converte filosoficamente ao estoicismo radical? É uma doutrina, na sua parte ética, muito mais realista, muito mais nobre e muito mais viril que o cristianismo. É preciso que nos disciplinemos para matar em nós todas as paixões, da tristeza à alegria, do medo à raiva, pois são erros que perturbam o intelecto. Precisamos acreditar no fatalismo e nos manter frios e férreos diante da vida. Imperturbáveis e indiferentes a tudo que não julguemos Dever Racional. Impassíveis diante dos sentimentos humanos que procuramos matar em nós.

    A racionalidade pura demanda frieza existencial total. A verdadeira felicidade reside em viver como uma estátua em ação.

  83. anônimo

    -

    04/02/2010 às 0:09

    Reinaldo,a Folha está dando impressão que(cruzes!)dilmou.É de arrepiar.

  84. PAULO ROBERTO

    -

    04/02/2010 às 0:03

    Reinaldo,
    De toda a imprensa, cada vez mais irrelevante, a FSP é a mais desimportante. É lamentável, mas a este jornalismo áulico - bajulatório logo só restará amamentar-se nas tetas governamentais. É o jonalismo livre como um taxi, pagou leva. E é a junção de dois males de que padece a imprensa, primeiro a disposição da direção do jornal de se por à venda, depois (como V. o chamou?) o mal de marxauzheimismo dos jornalista. Estas duas tendências somadas transformam nossos jornais em cópias do Gramma que tem como única serventia a que a criatividade e necessidade o povo cubano descobriu para eles.

  85. Silva Júnior

    -

    04/02/2010 às 0:00

    Santo Deus! O que é isso? Esse povo da “Folha” perdeu o prumo de vez.

  86. mario

    -

    03/02/2010 às 23:55

    Perderam a vergonha completamente.Pobre Brasil.Que nojo.

  87. Asdrubal

    -

    03/02/2010 às 23:46

    O “jornalista” Flávio Ferreira deve estar fazendo o maior sucesso com sua turminha na FSP, alguém vai trocar risadas com ele, vai tomar umas cachaças como o Lula, se der sorte arruma um programa pra hoje, e vai dormir feliz da vida com seus 13 minutos de sucesso.

    Tudo bem! Amanhã ele continua firme e forte no seu emprego, já que ele é abrigado e acolhido pela Folha que, como o Lula, não sabia de nada…

  88. Poti

    -

    03/02/2010 às 23:46

    Caro tio Rei,

    Ao darem apoio às hipocrisias, aos desmandos, às ilegalidades, às mentiras, às enganações, à falta de decoro, às impregações do apedeuta, às afrontas dirigidas as intituições públicas (TCU, TSE, STF,…), ou seja, a toda esculhambação generalizada dentro do Desgoverno Lulla, diversos jornais conhecidos, outrora fonte de informações, vêm PERDENDO o seu maior produto, a CREDIBILIDADE.

    A cada dia o povo brasileiro vai selecionando os verdeiros veículos confiáveis de informação.

    Os esquerdopatas atacam de forma virulenta qualquer um que queira mostrar as horrendas cabeças do monstro PNDH III, o qual se elevou acima do nível do lago.

  89. Luiz Antonio Rodrigues

    -

    03/02/2010 às 23:42

    bando de “jornalistas” (pois têm diploma mas nâo têm formação!) que enquanto aparam suas barbichas identificadoras de suas preferências políticas, adoram utilizar os famosos apodos criados pelos petralhas para denegrirem os desafetos!
    Fernando Henrique vira FHC; Maluf, nefasto; democratas, demos; pessedebistas, tucanos e vai por aí afora!
    Color, Sarney, Renan e todos os outros, agora fazem parte da cambada e são tratados respeitosamente!
    quando terâo coragem de chamar seus “cumpanheirus” de petralhas, mensaleiros, quadrilheiros, ladrões, assassinos, terroristas……

  90. Anônimo

    -

    03/02/2010 às 23:37

    É por essas e por outras que muitos leitores do seu blog admitem que têm deixado de ler os jornais pra saber do que vai pelo mundo por aqui.

    Pelo menos aqui eles são tratados com respeito e como adultos e não como débeis mentais alvos de campanhas partidárias disfarçadas de jornalismo.

    Depois a imprensa choraminga dizendo que a internet está acabando com ela.

    Seria a internet mesmo ou a ausência de seriedade, rigor, inteligência e escrúpulos que a própria imprensa exibe hoje?

    Pois é.

  91. GREGO55

    -

    03/02/2010 às 23:34

    Reinaldo,

    O “Jornal da Tarde” de S. Paulo, também não têm mais nada a dizer que não seja detonar o Kassab todos os dias.
    Kassab é culpado pelas enchentes, pelos buracos, pela falta de luz, distorcem os números sobre segurança pública na cidade, etc….
    Já estão cobrando todas as promessas de campanha como se o mandato dele fosse acabar este ano. É mole não……

  92. LIMA

    -

    03/02/2010 às 23:34

    REINALDO.
    A FOLHA VEM, CADA DIA MAIS, SE DESMORALIZANDO PERANTE OS LEITORES. MUITOS AMIGOS JÁ CORTARAM A ASSINATURA QUE TINHAM DO ALUDIDO JORNAL. A EMPRESA FOLHA VAI TER QUE SE INSCREVER, PARA ATUALIZAR SEUS DADOS, NO “BOLSA IMPRESA CHAPA BRANCA” BASTA.

  93. Sergio G

    -

    03/02/2010 às 23:33

    FAÇA UM BEM PARA O BRASIL:

    CANCELE SUA ASSINATURA DA FOLHA DE SÃO PAULO

  94. Inácio de Loyola Garcia Souto

    -

    03/02/2010 às 23:27

    Minha Nossa Senhora do bom parto. “Adonde é que nóis vamo pará”? É, nosso Olavo de Carvalho tinha razão mesmo. Aliás, sempre teve razão. Há 20 anos ou mais ele vem tendo razão e bradando no deserto. A coisa tá feia!

  95. Anita

    -

    03/02/2010 às 23:26

    Reinaldo,
    Fico revoltada com a cobertura “jornalística” paulista sobre as enchentes na capital. Esses focas jornalistas estão distorcendo tudo!!! Mas o povo não é bobo não… Estão percebendo a manipulação, a tramóia contra o governador Serra e contra o Kassab.
    O Datena da Bandeirantes dá nojo, ele vomita palavras como o seu grande amigão imperador Lula Molusco. Hoje ele teve a insanidade mental de dizer ao vivo que: era melhor um carro de “rico” afundado na enchente do que o carro velho de um” pobre coitado” que precisa do carro para trabalhar… A que ponto esses âncoras chegaram! Estão chafurdando na lama do jornalismo pelego! Ningem demite essa turma da pesada? Quanto servilismo !

  96. BOB

    -

    03/02/2010 às 23:25

    AGORA A OPOSIÇÃO ESTÁ QUERENDO CRIAR UMA TAL DE CPI DAS ENCHENTES…

  97. Regina

    -

    03/02/2010 às 23:23

    Confirma o que eu havia dito: “A FOLHA foi comprada”.
    Nem para colocar no banheiro para quebrar o galho na falta do papel higiênico está prestando.

  98. Lupini

    -

    03/02/2010 às 23:19

    Não poderia deixar de manifestar minha conclusão num processo mais surrealista que obra de Kafka.
    Pereira produz peras, Laranjeira produz laranjas, Oliveira produz olivas,e, como não poderia deixar de ser… Silveira produz silvas!
    Tá explicado; se o maior fruto da Silveira nestepaiz, desdeantesdodilúvio, um asno metido num terno Armani com isopor na cabeça, produz as piores obras jamais vistas no mundo civilizado, o que seria de um criador de silvas se não tentasse, ao menos, se igualar?

  99. Tony

    -

    03/02/2010 às 23:17

    Caro Reinaldo,

    de início esclareço que não conheço a legislação eleitoral, não conheço a jurisprudência do TSE e nem as decisões do magistrado citado pela reportagem.

    Mas, pondo de lado todo a perseguição evidenciada por você, atenho-me a questão do arbítrio do juiz, aliás, da falta de lógica do arbítrio do referido.

    5% ou 20%????? - ora se a doação é ilegal, é ilegal em R$ 0,01 ou em 1 milhão…

    De onde este juiz tira a graduação da legalidade? Ou é, ou não é… lógica, terceiro excluído… na da para ser até certo ponto e deixar de ser de outro em diante…

    Repito, não conheço a lei, mas acho que não estamos em Berlim.

  100. Pedro

    -

    03/02/2010 às 23:15

    Prezado Rei,

    Você esqueceu de destacar importante informação do último parágrafo da reportagem que está em vermelho. A decisão do TSE que as acionistas de concessionárias não estão impedidas de doar foi, justamente, em processo contra o Lulla. Dessa forma, como conclusão sobre os critérios adotados promotor, juiz e jornalista, para o Lulla, as acionistas das concessionárias podem doar, para o Kassab, não.

    P.s. O Brasil seria um país melhor se o Ministro Cezar Peluso não tivesse sido voto vencido em 2006….

  101. Rolando

    -

    03/02/2010 às 23:13

    Não é a toa que as reportagens da Folha é a preferida dos editores de livros de historia e de pessoas que escrevem teses e livros para a esquerda.

    Alias, não se poderia esperar outra coisa de quem teve a Soninha do PT entre os seus funcionários.

  102. Bernardo - Guarulhos - SP

    -

    03/02/2010 às 23:11

    Por isso deixei de assinar a Folha em 2006, depois de 20 anos de leitura diária. Passei pro Estadão, que tem suas mancadas, mas são bem mais sutis e leves, dentro da “margem de erro” hehehe.

    De início pensei que seria muito difícil me acostumar com outro jornal, tipos, diagramação, autores, etc. Dou meu testemunho que em menos de 15 dias já estava acostumado, e em 30 já era um veterano, totalmente adaptado e feliz.

  103. LuizTeske

    -

    03/02/2010 às 23:08

    Reinaldo, um vereador, prefeito ou governador comete crime se chama um juiz ou promotor de vigarista ou pilantra? Ou se, como gosta lulla, baixa o nível e manda um deles à merda? Creio que esses caras ficam incomodando desse jeito, porque os políticos não vão pra briga e ficam colocando panos quentes em tudo. Desculpe a falta de jeito nas palavras, caro Rei.

  104. Roschark

    -

    03/02/2010 às 23:07

    Rei, sei que é off topic, mas parece que o ex-cearense se esperneou de raiva quando soube que o Zé Dirceu articulou com o PSB para não lançar Ciro à presidencia, mas para o gov de SP. Ciro, claro não gostou nem um pouco da intromissão do Zé, e o mandou ir “pastar”. Ele ainda comentou as pesquisas e disse não acreditar nelas, pois está à frente da Dilma, e pode disputar o segundo turno com ela. Eu disse ontem aqui que o Ciro é como uma bomba que pode atingir qualquer um, seja aliado ou oposição. Ele ainda vai acabar melando a candidatura da miss PAC.

  105. José Francisco Gomes

    -

    03/02/2010 às 23:06

    É SIMPLESMENTE INCRÍVEL! VAI, FOLHA, VAI PARA O BURACO DA INCOMPETÊNCIA, DA CRETINICE E DA CANALHICE! NÃO FARÁS FALTA!

  106. Luis Antonio

    -

    03/02/2010 às 22:58

    Reinaldão,

    Enquanto a Folha demonstra toda sua isenção pegando no pé do Kassab, Lula e Dilma fazem campanha eleitoral com dinheiro público.

    E por falar em Dilma, a ministra disse que adoraria ter Ciro Gomes a seu lado.

    Encantador!

  107. Pela Pátria

    -

    03/02/2010 às 22:43

    ESTA CAMBADA VAI VER COM QUANTOS PAUS SE FAZ UMA CANOA!
    Deus nos livre (claro, e Ele nos livrará), mas se o que essa CORJA vendida quer acontecesse (vitória de Dilma) SEGUIRIAMOS FIRMEMENTE RUMO AO CHAVISMO (ao caos. O Pais não aguentaria o DESMONTE por mais tempo).
    Ai, sim, o PAU iria cantar no lombo delles (bem que elles merecem).
    Suas redações, hoje entregues (não sem receber o vil metal pelo “serviço”) ao PT, seriam fechadas e os direitos humanos pisoteados.
    ACORDEM VAGABUNDOS!
    Em tempo: o velho Otávio Frias deve estar se revirando no túmulo.

  108. marco loss

    -

    03/02/2010 às 22:36

    Qdo vi a notícia, pela manhã, não dei bola e nem li o texto, mas fiquei pensando: 19% “tá na lei”; 21%, vira “fora da lei”. Nunca havia visto ‘percentual’ de legalidade. Depois do Zé estar ‘cada vez mais convencido de sua inocência’, vai haver neguinho percentualmente culpado. “Matou? Sim, senhor, mas vou dar só 30% de culpa p/ ele”.
    Bonito isso!

  109. Sherlock

    -

    03/02/2010 às 22:33

    Rei,

    Há tempos eu não lia a Folha. Dia desses, por acidente, acabei folheando uma, assim, aleatoriamente.

    Credo! Que asco! Tá aí um jornal que eu não assinaria!

    Era Lula pra cá, Dilma pra lá… um oba! oba! só…

    A Folha é daqueles jornais que estão fadados ao fracasso. Uma pena! Tenho certeza que poderia ser um grande jornal. Hoje tem menos serventia que o Granma.

    Abraço.

  110. BOLSA VOTO

    -

    03/02/2010 às 22:28

    A bolsa da pesquisa
    Já dissemos aqui no nosso espaço que pesquisa de opinião eleitoral nesse país, virou piada para maiores de 18 anos. São dados e informações fraudados, manipulados e seus responsáveis (quem faz e quem paga) deveriam ser processados. Tenta-se enganar o cidadão como quem rouba pirulito de criança indefesa.
    Nesta última pesquisa CNT/Sensus, existem absurdos que de tão absurdos o nariz dos seus mentores não cabe na foto e não existe madeira para retratar suas caras. Em Porto Alegre, que tem 1.043.389 eleitores, foram entrevistadas 15 pessoas. Com 306.040 mil eleitores, a cidade de Florianópolis, só tem o privilégio de ser representada na pesquisa por apenas 4 eleitores. Mas, em Afogados da Ingazeira, que tem o expressivo número de 26.195 eleitores, a contribuição foi bem mais generosa. Foram ouvidas 16 pessoas. Na cidade de Saubara, BA, com 8.776 eleitores foram entrevistadas 15 pessoas. Uma pesquisa tem que ter critérios. A estatística é uma ciência e números não podem ser inventados aleatoriamente. Para ser séria, uma pesquisa política, deveria ter um percentual estabelecido por números de eleitores. São 100 municípios, então 1% dos eleitores dos locais escolhidos serão ouvidos. O que era “pesquisa de campo” virou “pesquisa de gabinete”. Estrela de Alagoas (AL), 12.159 eleitores. Foram ouvidos 11 eleitores. Macéio: 514.771 eleitores, só 10 entrevistados. Manuas, 20 pesquisados para 1.081.525 eleitores. Já Rio Preto da Eva (AM), no interior, foram ouvidos 19 dos 10.395 eleitores. Fortaleza tem 1.519.505 eleitores e 19 foram entrevistados. No interior, cidade de Forquilha (CE), com 15.960, foram 18 entrevistados. Na capital São Luiz, a pesquisa fajuta ouviu apenas 10 eleitores do 647.813, mas em São Bento (MA), foram 16 dentre os 25.255 eleitores. Quais os critérios. E tem critério?Tem outros absurdos que você pode conferir nos links abaixo. Uma análise mais detalhada vai comprovar a armação e manipulação. Certamente, essas cidades do interior e outras, devem ter um elemento da maior importância a ser medido pelos pesquisadores: Bolsa Família.

  111. Ségolène

    -

    03/02/2010 às 22:26

    É… o DEM é a bola da vez. Daqui a pouco aparece um “banco de dados”.

  112. aparecido f.

    -

    03/02/2010 às 22:25

    A FSP tem se tornado um jornal muito estranho. Em 2008 cancelei minha assinatura e o telemarketing da FSP me perturbou por mais de seis meses. A FSP tem o rabo preso com o leitor e quem tem rabo, também tem focinho, este está encabrestado no Planalto. A docilidade da imprensa, o aparelhamento das redações por dinossauros velhos e outros não tão velhos. Desisti de ler jornal. Só leio agora o Valor Econômico e a revista Veja. A critica correta desapareceu. Desde a década de setenta o investimento na infraestrutura do país desapareceu. Querem saber porque dá enchente ??? A cidade dobrou de tamanho e a infraestrutura de drenagem é de quarenta anos. No interior, idem.

  113. viegas

    -

    03/02/2010 às 22:23

    O cara foi torneando a culpatibilidade do Kassab de tal meira que os chifre o rabo dodiabo ja estavam com ele, voce com duas linhas mostrou o quanto imbecil foi a materia
    adorei

  114. Salomão Cohen

    -

    03/02/2010 às 22:16

    Reinaldo, você DESTRUIU a folhinha de São Paulo. Você acabou mesmo com ela.

    Resta aos assinantes repensar a assinatura de um jornal que teima em desinformar e partidarizar as notícias. Eu diria até que ela apetralha as notícias.

    folha, não dá para ler.

  115. Anônimo

    -

    03/02/2010 às 22:15

    Agora que estamos na iminência de voltarmos à democracia é bom que tenhamos um pouco da atenção para criar mecanismo que coíbam esse tipo de matéria pelos jornais, tão típico dos petralhas. A coisa tem que ir mais longe, já que esse banditismo virou moda até no botequim.

  116. VILANIA PLANETÁRIA

    -

    03/02/2010 às 22:14

    Eles merecem, como merecem que a gente pense que querem “gastar” a vilania do estoque universal com os adversários para não sobrar nada dela a ser distribuída
    entre eles mesmos …..Até porque de gastar é o que mais
    entendem, cartão corporativo haja, licitação idem, pac nem
    se fala, e por aí vai.
    Não tem preço o que valem esses tais de 33% para vilanizar o Kassab!!!

  117. Carlos Sampaio

    -

    03/02/2010 às 22:11

    MetSul alerta que noite de hoje é de calor sem precedentes na história de Porto Alegre, assemelhando-se às ondas de calor australianas. http://www.metsul.com/blog/

  118. Antonio

    -

    03/02/2010 às 22:05

    O juiz quer punir uma ilegalidade com outra ilegalidade! Que beleza!

  119. ivan bertolozzi

    -

    03/02/2010 às 22:03

    Fizeram uma tentativa ontem de demonizar o Kassab na base do: “Defensoria pede estado de calamidade pública para o jardim pantanal”

    Só que o Kassab já declarara na TV que pediria o estado de calamidade, para que os afetados do “pantanal” pudessem parar temporariamente de pagar prestações etc e tal.

    O porco do datena criticou o Serra e os pedágios pelo desastre na Fernão Dias, mas não disse, CLARO, que é uma rodovia FEDERAL.

    TENHO VOMITADO TODOS OS DIAS….


 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados