20/07/2009
às 5:23Renda maior não alavanca o NE
Por Ricardo Brandt, no Estadão:
A renda da população do Nordeste, região mais carente do Brasil, cresceu nos últimos anos impulsionada pelo fortalecimento da economia nacional e pelos programas de transferência de recursos como o Bolsa-Família. O dado negativo é que isso não refletiu em melhora na qualidade de vida das pessoas que apenas sobrevivem nesses Estados e nem contribuiu para um desenvolvimento local sustentável.
Serviços essenciais a que todos deveriam ter acesso como saúde de qualidade, educação universal, moradia adequada e segurança apresentaram crescimento bem abaixo da média do aumento de renda.
Os dados são de uma pesquisa inédita feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) Projetos, que apresenta amplo diagnóstico das mazelas e conquistas socioeconômicas dos nove Estados nordestinos, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, entre os anos de 2001 e 2007.
O levantamento traça um retrato detalhado do atraso da região Nordeste com base em 36 microindicadores oficiais agrupados em oito temas: saneamento básico, qualidade de moradia, educação, segurança pública, renda, emprego, desigualdade e pobreza.
O resultado serve de alerta e também como guia para autoridades públicas locais. O estudo concluído em junho, ao qual o Estado teve acesso com exclusividade, atribui a falta de reflexos do aumento da renda nos indicadores sociais diretamente à escolha de políticas públicas equivocadas por parte dos governos.
“O modelo de pensar o desenvolvimento do Nordeste não trouxe impacto sobre a qualidade de vida e os indicadores de desenvolvimento socioeconômicos da população”, afirma o coordenador do estudo, o economista da FGV Fernando Blumenschein.
Das 9 unidades da Federação que formam o Nordeste, 7 estavam em 2007 na faixa de classificação de Estado com baixo grau de desenvolvimento - somente Sergipe e Rio Grande do Norte estavam no grupo de médio desenvolvimento.
Para aferir esses dados e mostrar as falhas nas políticas públicas, a FGV adota desde o ano passado um indicador criado por seus pesquisadores denominado Indicador de Desenvolvimento Socioeconômico dos Estados (IDSE). O indicador considera muito mais variáveis econômicas e sociais que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), usado mundialmente.
Dentro de uma classificação que vai de 0 a 100, o IDSE divide Estados entre mais desenvolvidos (de 81 a 100), de desenvolvimento médio (de 41 a 80) e de baixo desenvolvimento (de 0 a 40). Para se ter noção do atraso em que vive o Nordeste, todos seus integrantes apresentavam em 2001 baixíssimo grau de desenvolvimento (índice abaixo de 25). Em 2007 esse quadro teve relativa melhora, apenas Piauí, Maranhão e Alagoas permaneciam nesse grupo. Aqui
Tags: Nordeste


DIU é mais eficaz que pílula para prevenir gravidez
Ministros da saúde de 194 países aprovam plano para melhorar vacinação no mundo
Conferência sobre Mudança Climática em Bonn termina sem avanços
Cientistas batizam nova espécie de aranha em homenagem a Lou Reed
Rebeldes criticam a ONU após novo massacre na Síria









Deixe o seu comentário
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA
27 Comentários
Biriba
-30/07/2009 às 3:42
Como diz Jessier Quirino, Dilma será uma ‘LARANJA’ do ‘LULA’, voce sai como candidata e “EU serei Eleito Presidente da Petrobraspara dar mais calotes, e volto a me Reeleger e pronto, eta politiqueiro PETISTA arretado, acredito se quizer mas tem brasileiro que ainda vai na onda, votar nulo nos Petista sera melhor prato PF, do ano, cade os caras pintadas para dar um IMPITCHEMEM neste idiota, vora Lula e seus aseclas……
Tadeu
-29/07/2009 às 11:31
Na última Exame, numa matéria saiu:” Antigamente diziamos aos nossos filhos p/ comer toda comida do prato pq tem muita gente passando fome no Nordeste. Hoje devemos falar p/ eles: Meus filhos estudem e dediquem-se + aos estudos pq existem milhões de indianos e chineses que vão pegar de vcs os futuros bons empregos disponíveis.” Resumindo p/ meus filhos eu disse: O Brasil é uma enorme carroça puxada pelo povo desprovido, ignorantes, analfabetos funcionais e outras classes estatíscas subalternas e que tem poucos condutores em cima da carroça, dirigindo-a e descendo o chicote na malta ignara. Vcs. escolhem em que lado querem ficar: A) Em cima ou B) Puxando a carroça.
rocket
-21/07/2009 às 20:11
Estamos tentando viabilizar um empreendimento no interior de um dos estados mais miseráveis do Nordeste desde 2007, com recursos próprios, que geraria logo de início, 150 emprêgos diretos, que não exige nada mais do que saber ler e escrever. Não conseguimos nem 50 qualificados! Muitos não conseguiram preencher corretamente uma ficha de inscrição básica enquanto outros, preferiram trocar o salário com registro em carteira das 44 horas de trabalho semanal pela manutenção do Bôlsa-Esmola! Desistiram do salário e registro em carteira em troca de moleza e esmola, fato confirmado pelo funcionário da prefeitura da cidade, que está nos ajudando no projeto. Fazer o quê…
marco souza
-21/07/2009 às 18:04
Reinaldo, gostaria que voce que possue boas fontes de informação gastasse um pouco do seu tempo, para verificar uma coisa incrivel que acontece no NE. Os empresarios não estão conseguindo registrar os seu empregados com carteira, porque senão a familia perde o bolsa-familia do apedeuta.Isso é criminoso! Verifiquei isso em Garanhuns a terra Da Fonte de Luz Que Levará a Humanidade à Perfeição, mais conhecido como apedeuta.
Fabi_separatista
-20/07/2009 às 17:59
Em 6 anos, o Bolsa-Família me parece que custou mais de 60 BILHÕES de reais.
Só uma comparação ‘bobinha’:
A USP, mantida pelo Estado Paulista, com 70 mil alunos, responsável por boa parte da produção científica do Braziu, formação de profissionais, pesquisas, vacinas, e tudo mais… tem um orçamento anual de R$ 2,5 bilhões.
Ou seja, o dinheiro gasto com o Bolsa-Família, dado por SP ao Braziu sustentaria umas 4 USPs por ano.
Anônimo
-20/07/2009 às 16:41
Seria interessante a leitura da Veja dessa semana: “O paradoxo nordestino”. O nordeste é a região onde mais o governo federal investe, no entanto dispararam os índices de roubo e homicídio.
Daniel Barcia
-20/07/2009 às 15:35
PENSARAN QUE DANDO DINEIRO PARA O POVO,RESOLBERIA
OS PROBLEMAS,DESDE CUANDO,DINEIRO RESOLBE OS PROBLEMAS
DE EDUCAÇÃO,SEGURANSA,E SAUDE. A DISTRIBUIÇAO DE
DINEIRO E ELEITORERA SIMPLES,NAO TEIN FUNDAMENTO
SOCIAL.ESTE E O JEITO MAS TIPICAMENTE DO CIDADÃO
VAGABUNDO,COMO DIZ O LULA E MAIS FACIL GOVERNAR
PRA POBRE,QUE PRA RICO,POBRE VALE DEZ REAIS
E POBREMA DAS ELITES
Dora
-20/07/2009 às 15:35
Pois é ,masi uma mentira do governico cai por terra….em quase 8 anos de propaganda e pouco serviço o que se vê é este lastimável estudo…Cobrem do coronel lula, o MENTIROSO!
Adao Braga
-20/07/2009 às 14:28
Eu sabia!
Maria Helena
-20/07/2009 às 13:37
Desde quando esmola alavanca crescimento? Perdão! Alavanca, sim. Crescimento de votos de gente ignorante em gente esperta. A dinheirama que esse moço distribui no Nordeste estimula preguiça, alimenta ignorância, fomenta desvios, emperra o desenvolvimento. Quando poderia servir pra criar novos trabalhos, abrir espaços pra essa juventude ociosa estudar e praticar esportes e ajudar a colocar na cabeça dessa pobre gente despreparada coisa melhor do que titica de galinha. Conheço bem o Nordeste e sei como é fácil engabelar os inocentes daqui, assim como é comum encontrar sabichões pra fazer esse serviço sujo.
Fábio
-20/07/2009 às 13:14
Sou nordestino e nada disso é novidade para mim. Aliás, como é que se promove desenvolvimento sem melhorar a educação? Sem gerar empregos? Institucionalizar a dação de esmola é uma maneira fácil de escravizar e ainda passar por santo. Tratamos de forma idêntica nossos cães: damos a ele a ração diária e um abrigo. Em troca, eles nos são fiéis até a morte.
Luiz Vicente
-20/07/2009 às 12:51
Por falar em engodo, Reinaldo, já reparou que não param de noticiar a beleza que anda o IBOVESPA quando, na verdade, as empresas que não paravam de cair simplesmente foram retiradas dos pregões.
Estamos passando a recessão mais maravilhosa que alguém poderia passar, ou seja, ela simplesmente não é noticiada e tudo continua como se crise algum existisse, a não ser pelos decrescentes índices de arrecada enquanto a gastança continua.
Mauricio
-20/07/2009 às 11:59
Diz lá o artigo:
“mas não precisa de estudos para saber que emprego e renda não representam melhoria de qualidade de vida”
Digo eu: Fica difícil entender o que o amigo jornalista quiz dizer.
Como é que pra mim “emprego e renda” melhoraram a minha qualidade de vida?
Minha interpretação: emprego “de baixa qualidade” e “pouca” renda “associados à falta de investimento público e condições para atrair investimentos privados” não representam melhoria de qualidade de vida “- resumindo, o bolsa-tudo não tá resolvendo nada porque os políticos nordestinos querem manter o Sarneysismo - ops, o coronelismo”
Escreve mau pra xuxu o amigo.
Tomara que ele não tenha “diproma” de jornalista …
Abraços
Anônimo
-20/07/2009 às 11:50
Entrevista com a ex-secretária da Receita Federal
Quem paga impostos em dia é otário
Da ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira, demitida pelo ministro Guido Mantega, da Fazenda, em entrevista a Carlos Peixoto e Edilson Braga do jornal Tribuna do Norte, de Natal:
É difícil ser honesto no serviço público, principalmente num cargo de destaque como o que senhora ocupou até esta semana?
Lamentavelmente, nos tempos de hoje, é difícil ser honesto em qualquer campo de atuação. Vejo com apreensão os exemplos que os jovens estão recebendo: pessoas que amealharam fortunas por meio da corrupção são elogiadas pela “sabedoria”, dizem que são sujeitos “espertos” e a sociedade não apresenta para essas pessoas nenhum tipo de recriminação ou punição. Se a justiça não as pegou, acho que a sociedade devia discriminá-las, repudiá-las mesmo, fazê-las sentir que são pessoas que não merecem respeito.
A senhora disse que o contribuinte que paga compulsoriamente seu imposto se sente “um otário” quando vê os grandes sonegadores triunfarem. A senhora se sente assim?
Sim. A concessão de parcelamentos a cada dois/três anos, sempre com condições cada vez mais favoráveis ao mau pagador, transforma o contribuinte adimplente no otário que acreditou no sistema. A MP 449 coroou o mau contribuinte e deixou para futuros otários a conta da crise.
Qual a maior lição que a senhora tira como gestora pública?
Que a gestão pública deve ser menos corporativa e mais republicana; menos autoritária e mais participativa; menos autocrática e mais democrática; menos centralizadora e absorvente; mais capilarizada e descentralizada.
O dinheiro arrecadado com o imposto é mal empregado?
Na década de noventa a carga tributária cresceu mais de 8 pontos percentuais, atingindo 33% do PIB. Desse montante, 6 pontos percentuais foram para sustentar a política monetária, que pagou juros altíssimos para o andar de cima. Sem dúvida, essa é uma péssima aplicação do imposto arrecadado.
Marcos Antonio
-20/07/2009 às 11:25
Interessante. Chega a ser no mínimo curioso o Estado do Maranhão estar ainda subdesenvolvido já que conta com o apoio de uma das famílias mais incomuns do País ( do Sarney ). De que adiantou 50 anos na política? Não consegui nem construir um castelo no Maranhão!
Vanderlei
-20/07/2009 às 10:50
“Quanto mais atrasado, melhor”. Essa frase era atribuida aos coronéis do sertão nordestino. E hoje? Qual a frase pronunciada pelo PT de Lula? “Continuando atrasados e com bolsa-família, jamais seremos derrotados”. Eis o verdadeiro PT.
Rods
-20/07/2009 às 10:43
REI.
ISSO QUE DÁ APLICAR ESSES PROGRAMAS ASSISTENCIALISTAS, QUE SÃO BONS DE MÍDIA.
AGORA, AQUI EM BRASÍLIA (GOVERNADOR DO DEM) ELE FAZ O MESMO E A MELHORIA DOS SERVIÇOS BÁSICOS SÓ OCORREU NAS PROPAGANDAS GOVERNAMENTAIS.
E A VEJA AINDA ENTREVISTOU ESTE FARSANTE, AZEITANDO SUA IMAGEM DE “BOM GESTOR”, QUANDO COPIA ESSA VERGONHA DO BOLSA FAMÍLIA QUE, AO CONTRÁRIO DE DIMINUIR, COMO ERA DE SE ESPERAR, SÓ AUMENTA O NÚMERO DE DEPENDENTES.
Rods
A ética da esquerda é MENTIR !
-20/07/2009 às 10:37
Se “RENDA MAIOR NÃO ALAVANCA o NE”…que m*** significa isso abaixo?
“O estudo concluído em junho, ao qual o Estado teve acesso com exclusividade, atribui a falta de reflexos do aumento da renda nos indicadores sociais diretamente À ESCOLHA DE POLÍTICAS PÚBLICAS EQUIVOCADAS POR PARTE DOS GOVERNOS.” ?
De que “governos” esse pilantra “pesquisador” estaria falando? O de Lula estaria de fora daqueles que “ESCOLHEM POLÍTICAS PÚBLICAS EQUIVOCADAS”???
MaGioZal
-20/07/2009 às 10:24
Fazer do Nordeste do Brasil uma região melhor vai além de distribuir pacotes de comida. É necessário fazer investimento estrutural, e principalmente oferecer saneamento básico e educação mais decentes… mas será que os políticos de lá estão a fim de fazer isso???
Theotonio Madeira Dias
-20/07/2009 às 10:19
Essa noticia é o óbvio e apenas comprova estatisticamente o que o antigo proverbio chinês ensina:”não adianta dar o peixe e sim ensinar a pescar”,o que é lógico não interessa aos demagogos populistas no poder,a quem só interessa arranjar votos cativos,através de esmolas e benesses…Theotonio
JR
-20/07/2009 às 9:20
Como é de se esperar.
Mais do mesmo.
Adan
-20/07/2009 às 8:56
Transformado desde sempre em curral eleitoral dos piores representantes, o nordeste ainda espera daqueles que deveriam ter amor por ele, por tudo de bom e pelo rico potencial humano e natural que esta região tem, um pouco de compaixão.
anônimo
-20/07/2009 às 8:14
Coroné Lula:
O bolsa voto é apenas uma nova versão dos pares de sapatos distribuídos pelos coronéis nos períodos eleitorais.
esquilo
-20/07/2009 às 6:33
Rei, voce tem razao, e digo, ainda, existe familias , no Estado do Mollusco, que comem ou tomam a tal garapa.
A miseria ainda é grande e atraso tambem, basta ir la´pra ver. Nao precisa nem de estatitica. Estive lá esse ano, e viajei no inteiro de PE,Paraiba eRio Grande Norte, e Paui, tambem. No Piauí , depois de viajar numa estrada esburaca mais de horas, vi uma placa escrita: Desculpe a rodovia, estamos sem governo.A populacao faz o que pode pra tapar os buracos!
Os pobres coitados,gente humilde, que precisam da rodovia pra trabalhar,tentam tapar os buracos com pedra.E´um horror! Nao dá pra descrever.E o Mollusco fica enchendo a boca pra soltar mentiras que seremos a 5 economia no mundo.
Small Winner
-20/07/2009 às 6:04
Ouso dizer que se essa pesquisa fosse do atual Ipea do doutor (mais que a d. dillma, pelo menos) pokemão, ou seria edulcorada ou simplesmente censurada.