Blogs e Colunistas

15/10/2011

às 8:11

Relatório da ONU deve ampliar pressão sobre programa atômico iraniano

Por Jamil Chade, no Estadão:
A pressão internacional sobre o Irã deve aumentar significativamente nas próximas semanas. A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) publicará um novo relatório que, no mínimo, deve expressar – apresentando uma série de detalhes – sua “crescente preocupação” com a possível dimensão militar do programa nuclear iraniano, segundo diplomatas ouvidos pela agência de notícias Reuters.

Sem explicitar quais são suas fontes, o jornal francês Le Figaro antecipou ontem que a AIEA denunciará pela primeira vez o caráter militar do programa nuclear iraniano, indicando a construção de uma bomba. Fontes ligadas à AIEA, no entanto, expressaram ceticismo com a versão do jornal – uma vez que o documento ainda não está concluído.

Mesmo assim, a AIEA admitiu ao Estado que a pressão sobre Mahmoud Ahmadinejad depois do documento será ampliada “significativamente”. “Será um documento muito forte, com muitos detalhes”, admitiu uma fonte da AIEA. Para diplomatas europeus, o documento dará um sinal claro sobre as intenções de Ahmadinejad.

O Figaro chegou a indicar que a AIEA confirmará que o objetivo do programa é mesmo a construção de uma bomba e trará provas da preparação para essa fase do projeto. Na Europa, porém, diplomatas duvidam da capacidade política da agência de chegar a tais conclusões de forma tão aberta. A aposta é que detalhes do programa iraniano serão exibidos com alertas sobre o que eles podem significar. Aqui

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

4 Comentários

  • esther correa

    -

    15/10/2011 às 2:19 pm

    Tio
    …correção = eXterminar.

  • esther correa

    -

    15/10/2011 às 2:17 pm

    Tio
    Lembra do Apedeuta da Silva fazendo palhaçada no Irão, na Palestina e em Israel. Ai que vergonha! Manda ele ir lá que fica tudo resolvido kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
    O Ahmadnejah é um doidão. Já disse que quer esteminar Israel, que está fabricando bomba, etc. Não sei o que a comunidade internacional está esperando para calar a sua boca. Será que vão esperar até o Zóio Junto jogar uma bomba nos usa e israel? Já passou da hora.

  • PARTIDO QUE MUDOU DE NOME PARA NÃO SER APAGADO

    -

    15/10/2011 às 9:44 am

    !
    TADINHO DO AMIGÃO DO lula, O ÉTICO.
    !
    ELE É MUITO BEM INTENSIONADO, SABE ?
    !
    INTRIGA DA OPOSIÇAO, MIDIA GOLPISTA OU VELHA MIDIA … rsrs
    !
    SÓ PORQUE O COITADINHO ESTA CONSTRUINDO UMA BOMBA
    COM A CLARA E DECLARADA INTENÇAO DE VARRER DO MAPA
    UMA NAÇAO E SEU POVO, OS REACIONARIOS LOGO SE MANIFESTAM …
    !
    DEIXEM O AMIGÃO DO lulaDRÃO COMEÇAR A TERCEIRA GUERRINHA MUNDIALZINHA GENTE !!
    !
    COMO VOCES SAO REACIONARIOS…. !
    !

  • aparecido f.

    -

    15/10/2011 às 8:44 am

    Porque não mandamos Lula para o Irã ??? O molusco, maior guia que o mundo ja teve, para resolver de vez a situação… e dizer que, se us mericanu tem a bomba, nóis e o Irã também pode tê…..

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados