16/05/2008
às 6:23Raposa Serra do Sol 3 - General Heleno não é voz isolada, afirma almirante
Na Folha:
O chefe do Estado Maior de Defesa, almirante-de-esquadra Marcos Martins Torres, afirmou que o general Augusto Heleno, comandante militar da Amazônia, não é o único nas Forças Armadas em suas críticas à demarcação contínua da reserva Raposa Serra do Sol (RR).
Indagado especificamente se Heleno era uma “voz isolada”, Torres respondeu “não”, enfaticamente, mas evitou fazer comentários sobre as observações do general -ele causou polêmica ao classificar a demarcação contínua da reserva como ameaça à soberania nacional.
Após anos de impasse, a demarcação foi decidida pelo governo Lula após laudos técnicos da Funai demonstrarem a necessidade do terreno para a sobrevivência da etnia macuxi. A reserva possui área de cerca de 1,68 milhão de hectares e faz fronteira com a Guiana, o que incomoda os militares.
Além disso, a savana da região é propícia à plantação de cereais, o que levou arrozeiros a se instalarem na área.
O Supremo Tribunal Federal já recebeu ao menos 33 ações que contestam a demarcação contínua da terra, mas não decidiu sobre o caso.
O chefe do Estado Maior de Defesa, almirante-de-esquadra Marcos Martins Torres, afirmou que o general Augusto Heleno, comandante militar da Amazônia, não é o único nas Forças Armadas em suas críticas à demarcação contínua da reserva Raposa Serra do Sol (RR).
Indagado especificamente se Heleno era uma “voz isolada”, Torres respondeu “não”, enfaticamente, mas evitou fazer comentários sobre as observações do general -ele causou polêmica ao classificar a demarcação contínua da reserva como ameaça à soberania nacional.
Após anos de impasse, a demarcação foi decidida pelo governo Lula após laudos técnicos da Funai demonstrarem a necessidade do terreno para a sobrevivência da etnia macuxi. A reserva possui área de cerca de 1,68 milhão de hectares e faz fronteira com a Guiana, o que incomoda os militares.
Além disso, a savana da região é propícia à plantação de cereais, o que levou arrozeiros a se instalarem na área.
O Supremo Tribunal Federal já recebeu ao menos 33 ações que contestam a demarcação contínua da terra, mas não decidiu sobre o caso.
Assinante lê mais aqui



Deixe o seu comentário
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA
18 Comentários
antonio sergio de oliveira almeida
-12/06/2011 às 6:07
Bom dia
Conheco perfeitamente o que o Brasil tem no subsolo deste pais
Por isto estou ao lado do gen Augusto Heleno. No ano de 2000 enviei
Uma carta ao comandante do leste sobre o absurdo que o Ex-Presidente
Do Brasil que na epoca era o Fernando Henrique Cardoso. A carta foi
Atendida. Quero enviar uma nova carta a este gen dando minha solidariedade a ele. O que o Brasil necessita e de homens que amam edte pais e lutem por ele para nao deixar os inimigos deste pais roubarem o que temos de mais valor e o direito dos brasileiros de explorarem nossas proprias reservas. E taxarmos os precos conforme o custo real da exploracao. Nao pode mais continuar o que vem acontecendo. A lei aurea foi assinada a 200 anos mas a escravidao ainda continua de outra forma.
Vamos lutar. Pelo que de direito e nosso. Expulsar estas ONG’s do Brasil. Afinalidades deles aqui e roubar e passar informacoes de materiais estrategicos e roubar nosso pais.
Sergio.’.
Anônimo
-17/05/2008 às 10:03
Assino embaixo!
Concordo inteiramente com este anônimo:
Anônimo disse…
Não vamos deixar de falar desses dois: General Heleno e General Eliezer Monteiro. E que venham se somar a eles mais e mais brasileiros patriotas para defender a pátria brasileira. Militares ou civis, mas patriotas. É só o que se precisa para construir uma Nação decente, sem bandidos no poder.
7:08 PM
Penacho
Anônimo
-16/05/2008 às 19:08
Não vamos deixar de falar desses dois: General Heleno e General Eliezer Monteiro. E que venham se somar a eles mais e mais brasileiros patriotas para defender a pátria brasileira. Militares ou civis, mas patriotas. É só o que se precisa para construir uma Nação decente, sem bandidos no poder.
Anônimo
-16/05/2008 às 18:03
É muito estranho mesmo uma Reserva imensa tão próxima da venezuela. Ali os milicos bolivarianos podem entrar que têm força para tal. Força aérea inclusive, dando uma de proteger os índios. Vai virar terra de marlboro… Já vi na internet que o Foro de São Paulo quer no futuro uma base na Baía de Camamu, aliás onde Lula e Duda já têm uma ilha estratégica, de Quiepe. Tio Rei pode confirmar?
Anônimo
-16/05/2008 às 17:47
A magna importância da fala do general Heleno
Reinaldo -
A virtude do patriotismo não é privilégio dos militares.Todos devemos praticá-la. Entretanto, no caso dos homens de farda a prática dessa virtude assume um aspecto dramático. Eles sabem o quanto custa para a Pátria a omissão dos filhos que ela gera ao longo da História.
Por isso, convém lembrarmos constantemente as palavras do general Heleno.
Léo - (vale do Paraíba).
rafael
-16/05/2008 às 17:32
Laudos técnicos da Funab demonstraram a necessidade do terreno para a sobrevivência da etnia branca sim.
Anônimo
-16/05/2008 às 15:54
General Eliezer Monteiro maior autoridade do Exercito no estado é subordinado ao general Augusto.
Políticos,arrozeiros e comerciantes foram recebidos dentro do 7 Batalhão de Infantaria de Selva. Fizeram uma manifestação contra a reserva demarcada no governo Fernando Henrique que Lula homologou.
O general acha que apesar dos atos legais instituidores da reserva que os índios “apenas se arvoram como donos da terra”. Humm sei não, nossa história é pródiga nesses começos.
rocket
-16/05/2008 às 15:27
A temperatura está subindo nos quartéis. Eu era muito pequeno ainda mas, eu já assistí esse filme e o final não foi nada bom.
Pensando Bem
-16/05/2008 às 15:18
Reinaldo, ali esta o futuro reino de Lula, só pode ser esta intenção???
Anônimo
-16/05/2008 às 14:39
Os militas já estã pondo as manguinhas de fora. Obedeçam ao supremo comandante das forças armadas que é o presidente eleito democraticamente pelo povo. Nunca votei no lula e não votarei. Que os militares fiquem quietinhos e não façam outras cag…. porque senão pagarão com seus “soldos” os espertos que se dizem perseguidos politicos e recebem grana alta por isto. A nação é que está pagando o pato.
Anônimo
-16/05/2008 às 13:30
E o que as Forças Armadas estão esperando para exercer sua função? Que o sapo barbudo e sua corja completem o aparelhamento político das Forças (que já está muito adiantado para a segurança do país)?
Mais um pouco e o esforço e coragem do Comandante da Amazônia terá sido em vão…
Bia
Jose Pacheco Filho
-16/05/2008 às 11:50
MESTRE REINALDO.
Bom dia.
Como sempre faço depois de ler teus comentários dou uma olhada nos comentários dos que comentaram em teu blog.Sempre encontrei coerência entre o que o MESTRE escreveu e o que foi comentado pelos nossos amigos deste blog.Sabemos todos as regras da casa.Seja no que defino como sala de aula seja no que imagino ser o nosso botequim os comentários que eu faço e envio sempre foram publicados.Gosto muito deste blog.Já repeti muitas vezes e ainda repetirei com certeza o quanto aqui eu aprendo.Isto explicado,eu peço licença para me dirigir a uma amiga que ela postou as 10 10 Am e de nome Betina.Quem se interessar confira.
Caríssima (o MESTRE nos trata assim)betina.
Precisas ser tão rude assim?
Tuas escritas cobertas de mel na realidade encobertam o fel.
Elogias um e atacas os demais. Qual é a tua verdadeira intenção?
Garanto-te que militar nenhum anda de penico na mão. Também acovardados não são nem estão. Estão apenas cumprindo seus deveres constitucionais. Como brasileiros nenhum pode estar contente com os rumos que este pais vem percorrendo. Ao contrário do que afirmas sabemos sim que pela força é feita a imposição. E por saber disto é que as forças Armadas se aquietam frente aos desmandos deste desgoverno total. Lula é o Presidente. Está lá pela força do voto. Certo ou errado ele lá está. O que você sugere ser atitude esperada de as Forças Armadas fazerem se chama revolta ou golpe ou motim. Tudo errado. Quem pode tirar lula de onde está é você. È o povo. È o voto. Ou então um processo de cassação. Tudo dentro da legalidade. Tudo feito na mais pura Verdade. Portanto querida seja menos agressiva com pessoas que como eu,honrados cumpridores de nossos deveres,casados e pais de filhos e muitos como eu com netos também,não tenhamos que alem de sofrer com as mãos atadas e com o coração sangrando,ainda sermos ofendidos com duras e ofensivas palavras que teu comentário exibiu.Desculpe se te observo.Desculpe se não te agradei.E se não leres este comentário não perdi meu tempo em enviado,Ao menos desabafei.Obrigado.
Pacheco.
Anônimo
-16/05/2008 às 11:31
Ultimamente a Justiça brasileira é a Instituição que está mais perto e interpreta melhor os sentimentos do povo brasileiro.
O Legislativo e o Executivo há muito tempo deixaram de ser aquilo que esperávamos.
Só a Justiça pode mostrar o caminho. E até corrigir os problemas que ela mesmo tem, punindo aqueles que se desviarem do caminho da Ética e da Moral.
Anônimo
-16/05/2008 às 11:15
Os militares estão sendo cumplices de tudo que vem ocorrendo no pais. Quer por omissão, quer por terem aderido a este governo de ladrões. Quando ouviremos um brado unissono da caserna conclamando a todos os brasileiros a se unirem e depor esse malfadado imbecil e seus quadrilheiros. O tempo passa e nada. Não há mais homens de brio, valentes, destemidos para peitar esses vermes que estão corroendo nossa dignidade, honradez. Vendendo nossos bens, interesses. Assaltando o erario dia e noite. As Forças Armadas não tem mais brio? Sujeitam-se a salarios vis e fazem a guarda pretoriana do Mulla e seus camaradas. Ate quando? Acordem. Precisamos acender o espirito de amor a patria. Se não o fizermos seremos engolidos por esses tresloucados vagagundos petistas, assassinos, ladrões.
Betina
-16/05/2008 às 10:10
Está mais do que na hora para que as Forças Armadas no Brasil recuperem seu espaço e função!
Ficam com medaço de se posicionar como se isso fosse uma atitude errada? Eles não sabem que é impondo que estarão exercendo suas funções?
Governos passam. Mas exército, marinha e aeronautica continuam protegendo nossa soberania!! Quantos anos de serviço a Nação precisa para um cadete chegar a General, etc? Lulla só está presidente há 5 anos! No resto só badernou!
Façam seu papel oras. Ficam com penico na mão pra exercer sua função se acovardando? A atitude do Gen. Heleno foi mais do que correta para as funções que exerce.
Se Lulla não gostou que se dane. Ele passará como todos que já passaram!
Me poupe!!
Anônimo
-16/05/2008 às 8:54
Felizmente o general Heleno não é voz isolada na questão indígena, e as ações que contestam a demarcação do governo baseada em laudo fajuto já estão no Supremo.
Isto significa que o Brasil tem salvação.
mac z
-16/05/2008 às 8:32
A Folha nunca mente:”…após laudos técnicos da Funai demonstrarem…”
Anônimo
-16/05/2008 às 7:23
Aquela área contínua para os índios será campo de treinamento de terroristas, das FARC, de invasores, etc…
Está faltando bom senso.
Porque os índios precisam de toda essa terra?
Quantos milhões de índios vivem lá???
Ah, é só meia dúzia?