04/05/2007
às 17:46Quebra de patentes e demagogia
Solenidade para quê? Para anunciar ao mundo que o Brasil não respeita a propriedade intelectual? E o que disse Lula? “Hoje é o Efavirenz, mas, amanhã, pode ser qualquer outro comprimido, ou seja, se não tiver com os preços que são justos, não apenas para nós, mas para todo ser humano no planeta que está infectado, nós temos que tomar essa decisão. Afinal de contas, entre o nosso comércio e a nossa saúde, nós vamos cuidar da nossa saúde“, afirmou o presidente.
Trata-se de uma presepada — sem contar a sugestão de que fica parecendo que Lula quebrou a patente do remédio para todo o planeta. Não existe qualquer contradição entre o que o Apedeuta chama de “comércio” e a saúde. Esse é o discurso mais fácil e, como sempre, estúpido. O que um laboratório arrecada com a venda das drogas que desenvolve compensa alguns bilhões investidos em pesquisa e deixa disponíveis outros tantos bilhões para novas investigações. É assim que funciona. E, é certo, a atividade dá lucro também. Ou os acionistas da Merck Sharp&Dohme prefeririam investir seu dinheiro, por exemplo, nos juros pagos pelo Brasil. Investiriam parte nos 5% ao ano dos títulos do Tesouro Americano, mas botariam a bufunfa grossa nos 12,5% da nossa Selic, certo? E o mundo que se danasse com as suas pragas.
Não foi a única bobagem do dia. “Hoje é um momento histórico. É a saúde em detrimento do comercial. É a sustentabilidade do programa para garantir sua continuidade no longo prazo“, afirmou Ana Paula Prado, assessora-técnica do Programa Nacional de DST-Aids do Ministério da Saúde. “Saúde em detrimento do comercial?” Quer dizer que, quando um laboratório investe em pesquisa, não está pensando na saúde?
Olhem aqui. Não ignoro que há um debate internacional, que já chegou à OMC, sobre a questão das patentes de remédios. Acho procedente que os doentes sejam considerados uma prioridade. Prioridade, sim; massa de manobra de antiimperialismo rombudo e tardio, não. Os laboratórios e seu capitalismo desalmado já salvaram muito mais vidas do que esse humanismo mameluco. Devo mais à Lilly, que desenvolveu o Prozac, do que ao nativismo salvacionista. Eu e milhões de pessoas mundo afora.
A lei que permite, se e quando necessário, a quebra de patentes nem é do governo Lula, mas da gestão FHC. Até no discurso equivocado, Lula faz proselitismo com o que não lhe pertence. Os EUA retiraram a reclamação que havia contra o Brasil na OMC, de modo que o procedimento, quando o remédio é considerado de “interesse social”, é admitido. A proposta, originalmente de José Serra, foi aprovada por ministros da Saúde de 142 países. Altera a interpretação do chamado Acordo de Trips (direitos de propriedade intelectual relacionados com o comércio). Permite que os governos concedam licença compulsória — quebra do monopólio de patentes — para combater abuso de preços e dar maior acesso a medicamentos essenciais, sem se submeter à ameaça de recursos na Justiça.
Assim, no limite, dispondo da possibilidade de quebrar a patente, que o governo o faça. Mas sem esse carnaval. Porque ele dificulta um eventual acordo. E o acordo é preferível a essa jactância. Mais: toda a argumentação que sucede a decisão é uma soma de equívocos. A seguir o que diz Lula, a propriedade intelectual está extinta no país. E quanto o Brasil economiza com essa decisão? US$ 50 milhões em um ano — vale dizer, um sexto do que enterrou tapando inutilmente os buracos das rodovias… É que, nesse caso, só os nativos lucraram, não os terríveis laboratórios…
“Não é possível alguém ficar rico com a desgraça dos outros“, disse ainda Lula na solenidade. Tá certo. Vamos deixar as doenças a cargo de iluminados como este senhor. Ele ainda não conseguiu fazer a Funsa entregar remédio para salvar meia-dúzia de indiozinhos. Mas se oferece para salvar o mundo inteiro. Muito típico.



Deixe o seu comentário
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA
90 Comentários
Renato Freitas
-16/04/2008 às 10:54
Olá
Gostaria que conhecesse o mais novo portal de patentes e pesquisa de patentes:
http://www.patentesonline.com.br
Gostei do seu post, e gostaria de conhecer sua opinião sobre o website.
rodrigues
-07/05/2007 às 2:14
Mestre Reinaldo, não vou dizer que tenho vergonha de ser brasileiro, mesmo porque não se escolhe o país em que se vai nascer. Mas tenho cá dentro de mim um sentimento de frustração por ver a nacionalidade brasileira ser enxovalhada dessa maneira por demagogos baratos. Mandei email ao laboratório aqui no Brasil lamentando o sucedido, lembrando que no final das contas os prejudicados por essa barbaridade do apedeuta seremos nós mesmos, como povo e como nação. Lá fora já estamos sendo mal vistos e impera a má vontade no atendimento a brasileiros, porque associam o povo em geral com essa quadrilha.
gigoga
-06/05/2007 às 14:24
O povo deveria é quebrar a “patente”da CPMF, do IPVA, do IPTU e outras arapucas que nos empobrecem cada vez mais!
clePTomaníaco
-06/05/2007 às 10:06
Reinaldo,
O blog está infestado de petralhas e isso o torna parecido com um outro blog, de um jornalista chapa branca e que tem a cabeça, idem. O perigo é que tais personagens xingam todos que que não pensam como eles, inclusive você. A continuar assim, você continuará a ser xingado sozinho.
Um abraço,
clePTomaníaco
Anônimo
-06/05/2007 às 1:23
Ao Anônimo das 6:13PM,
O governo está ciente de tudo isso, cara pálida!! Não é só a Merck que vende os seus produtos aqui!! É a primeira vez que o Brasil está se valendo da quebra de patente. As negociações já vinham acontecendo há quase um ano!! Ninguém é irresponsável, não, como vocês gostam de apontar.
Ao Anônimo das 6:25PM,
O preço honesto cobre os custos da pesquisa e muito mais!!
Ao Anônimo das 9:03PM
Tio rei!!, Tio Rei!! Tem um petralha no seu blog!! Pega ele!! Nhé, nhé, nhé!!
Ô babaca covarde!! Se não tens argumento para discutir, cale a sua boca e dê o fora!! O blog é democrático.
Anônimo
-05/05/2007 às 21:03
Reinaldo Azevedo,
O blog está precisando de um Caçador de Petralhas com mira mais apurada. Leia o comentário do Anônimo das 6:57 PM. Não necessitamos de tais bestas a nos fazerem companhia.
Um abraço,
clePTomaníaco
Anônimo
-05/05/2007 às 18:57
SURFISTA PRATEADO - AÍ EM CIMA QUE FEZ UM COMENTÁRIO HILÁRIO:
“SEGUNDA FEIRA QUANDO EU CHEGAR NA RECEITA FEDERAL DELLE”…
delle quem? de Lula? - A oposição já DEU o SAvião Presidencial a Lula - chamam o avião de Lula - agora você acabou de DOAR a Receita Federal para ELLE !
faça o seguinte = faça outra doação: + 4 anos de mandato = 2010 a 2014 - kakakakakakakaka
como vcs estão perdidos !
É CADA UMA !!! santo Deus !!!
o que DESPEITO NÃO FAZ !!! kué kué kué…
morram com o PEIDO dentro (vai explodir, viu ???????
Peregrino
-05/05/2007 às 18:25
Anônimo das 3:06 PM,
O que é um “preço honesto”? É aquele que você pode pagar ou é aquele que cobre os custos de pesquisa e desenvolvimento (da ordem de US$ bilhões) da firma que o pesquisou?
Anônimo
-05/05/2007 às 18:13
Ao Anônimo das 3:06 PM
Pesquisas farmacêuticas envolvem custos fixos, não raro, de bilhões de dólares. Logo os preços dos medicamentos são um reflexo disso. Daí, uma quebra de patentes, sem negociação como foi essa (a imprensa aliada, ávida pelas ações de macheza do Apedeuta jamais noticiou algo nesse sentido) envolve retaliações internacionais e tudo o que possa daí advir. Concordo com você que não se necessita estudar economia para entender isso. Usar economia para mostrar a essas bestas do governo a forma correta de agir, seria como usar canhão de raios laser para matar camundongos. Basta bom senso, o que parece não ser o seu caso.
Surfista Prateado
-05/05/2007 às 15:13
De forma alguma é aceitável a quebra de patente. Mas já que foi feito por elle, gostaria de chegar na segunda-feira na Receita Federal delle e dizer que só aceito arcar com uma carga tributária de 15% e não de 40%. Como o governo delle não baixa a carga tributária, estou fazendo uma “quebra de patente” e em tudo que eu comprar só darei o valor correspondente a um imposto de no máximo 15%. Bem, aí, mesmo que eu, trabalhador, cumpridor da lei e honesto mostre que é impossível viver com esta carga tributária de 40% imposta por elle, assim mesmo terei que pagar, sob pena de me tirarem tudo que eu tenho, inclusive a liberdade. Elle não aceita a quebra quando dói no bolso delle e indiretamente vai fechar a torneira do seu curral eleitoral movido a esmolas. Moral da história: “pimenta nos olhos dos outros é colírio, ainda mais quando se é ladrão”. E pensar que vi muito carro andando por aí com adesivos apoiando este tipo de gente…
Anônimo
-05/05/2007 às 15:06
Ao Anônimo das 8:13 AM.
Não precisa estudar economia pra saber que a atitude do presidente (atitude que está dentro da lei) é a mais racional, meu caro. O que você faria se depois de tantas tentativas de negociação (como foi o caso) com a dita empresa, a mesma não aceitasse reduzir o preço do seu produto para um valor mais honesto?
Á Patrícia das 7:36 PM,
Moça, vai ser desumana assim lá nos EUA… Pra começo de conversa não é só remédio pra AIDS que é de graça aqui no Brasil. Vai se informar melhor!!!!
Paulo Cesar
-05/05/2007 às 14:58
Rei
acho que quando ele disse companheiros infectados estava se referindo ao vírus da ignorancia dos petistas, da inveja, da roubalheira, da burrice, da incompetência, dos assassinos… coitados dos aidéticos ser comparado a essa corja.
Anônimo
-05/05/2007 às 13:49
Essa de “Não é possível alguém ficar rico com a desgraça dos outros”, aliás, é típica. Se apropriar do que os outros conquistaram com investimento e pesquisa como se tivesse caído do céu é típico deste governozinho sem noção. Então tá, quando o ignorante-mor ficar doente, manda prá Amazônia, se tratar só com ervas e produtos in natura, descobertas sem o “dinheiro sujo” burguês. Quem sabe não morre mais rápido…..
Anônimo
-05/05/2007 às 13:03
Acho que agora a ficha dos pragmáticos norte-americanos vai cair com essa do apedeuta-mor. É o começo do fim dele. Podem apostar que este foi o abraço da morte para o apedeuta-mor, à semelhança do que aconteceu com o Alkimin e o Garotinho. No caso, ele correu para a morte ao contrário do que ocorreu neste caso. A Petrobrás com acordos com o Irã e vai por aí afora. Pode crer que já não engana mais ninguém por lá.
Anônimo
-05/05/2007 às 12:33
Estou torcendo pra que esse arroubo de comunista se transforme um belo tiro no pé!
Paulo Borchio
-05/05/2007 às 9:17
Até os laboratórios têm o seu petralha mafioso, apedeuta e imbecil.É o caso do porta-voz da Merck joão Sanches.Com a maior cara d e pau disse ontem que a quebra da patente cria instabilidade para novos investimentos no Brasil.É a primeira vez que ouço alguém dizer que “investimento” , pesquisa e produção de drogas fica circunscrito em determinada região ou país.Tá pensando em assustar quem com essa babozeira, carapálida?Produzir genérico de qulquer medicamento é coisa não complexa.O difícil já foi feito que são as pesquisas.E mesmo essas tem o seu poder de patente limitado a uma dezena ou pouco mais de anos, para que não se tenha o risco de vê-la usada como “arma” numa chantagem qualquer.E essa quebra é respaldada não só por leis brasileiras como internacionais.Portanto,caro petralha apedeuta de laboratório(rato),enfie sua viola no saco, e mais, vá trabalhar.A vida continuará do mesmo jeito, sem mudanças alguma depois desse ato.Mas em homenagem ao seus “princípios” expostos nesse seu depoimento, que tal torná-los mais claros, significativos e honestos,conclamando não só o laboratório que você representa como todos os outros, a pararem com a atividade criminosa que é piratear nossas plantas,contrabandeando-as sem nos pagar royalties,apossando criminosamente dos nossos recursos?Fala sobre isso, energúmeno!Ou prefere confrontar?
Anônimo
-05/05/2007 às 8:13
Parece que se o Anônimo das 12:00 AM estudou economia, o fez na Unicamp ou em alguma assemelhada, pois o moço (ou a moça?) é de uma ignorância desumana em economia.
Anônimo
-05/05/2007 às 7:09
Reinaldo,
se me permite, gostaria de lembrar ao anônimo das 12:00 que o Brasil é signatário de acordos e convenções internacionais de proteção a patentes. A decisão de quebrá-la, mesmo dentro dos termos aprovados pela OMC, deve ser tomada com muita seriedade e como a última alternativa possível. Se foi esse o caso (não conheço o assunto para dizer alguma coisa), espera-se uma postura discreta e séria da parte do governo brasileiro. O que não pode é fazer um carnaval, no melhor estilo sindicalista, com solenidade marcada, e o presidente empunhando bandeira de “salvador dos doentes”, “combatente dos exploradores da desgraça dos outros” e “protetor da saúde nacional”, para um assunto eminentemente comercial. A postura despreparada, populista e estilo social-sindicalista do governante só servirá para denegrir ainda mais a imagem do país. Teremos prejuízos graves a médio prazo.
obs: antes que alguém de xingue, não tenho ligação nenhuma com industrias farmaceuticas ou multinacionais, mas enxergo o buraco em que estamos caindo alegremente.
Anônimo
-05/05/2007 às 1:41
Este é o nosso companheiro ops, conselheiro Acácio e suas verdades acacianas.
Anônimo
-05/05/2007 às 1:32
Com o índio boliviano e o doidão venezuelano estatizando os hidrocarbonetos e o mameluco quebrando patentes a América do Sul vai ser esquecida e abandonada pelas grandes indústrias. Isso é o socialismo. Vivem da pobreza alheia para se manterem no poder através do assistencialismo.
(R)
Anônimo
-05/05/2007 às 0:34
Reinaldo,
Fique tranquilis, é só bazófia, ele vai recuar. É típico! Você sabe, elle é o perfeito homem-xepa: fala abobrinha, espinafra os outros em público, joga o abacaxi e o pepino para que outros descasquem e, se estes não puderem cumprir o que o homem-xepa anunciou na barraca, o culpado não será elle.
Mas seria de bom tamanho que se restabelecesse aquela tal Lei da Mordaça para este bobo-alegre. Já não agüento mais tanta demagogia e meus ouvidos não são penico!!!
Abraços,
Águeda.
denise
-05/05/2007 às 0:27
Pior que demagogia, Mestre, é ROUBO. Um grupo de cientistas queimam as pestanas fazendo pesquisas por anos a fio e aí aparece um filho de uma mãe nascida analfabeta e comete um crime, sim, crime, porque roubo é crime.
Não existe registro nenhum de que tenham ocorrido negociações. Não consta na inprensa nada a respeito, mas esse negócio de jogar areia nos olhos da população vai acabar redundando em sério prejuízo para o Brasil.
Em suma, o molusco cefalópode novamente cumprimenta com chapéu alheio e semeia problemas para os futuros governantes.
Anônimo
-05/05/2007 às 0:00
Acho que é pleno o direito do governo procurar outros vendedores do mesmo remédio e de mesma qualidade, se a multinacional não quis reduzir o preço de sua mercadoria depois de tanto tempo de negociação. É lei de mercado, cara pálida: compro de quem vende mais barato.
Se o senhor acha que os doentes são prioridade, por que, então, não aplaude a decisão corajosa do governo? Não se trata de antiimperialismo rombudo e tardio.
Tal seria se os laboratórios farmacêuticos depois de anos e anos de pesquisa e de tanto dinheiro investido, não tivessem salvado vidas humanas.
O presidente Lula não desmereceu a importância das empresas farmacêuticas como dá a entender o seu comentário malicioso.
Adilson F
-04/05/2007 às 23:28
Tenho que aplaudir de pé o final desse texto:
“Não é possível alguém ficar rico com a desgraça dos outros”, disse ainda Lula na solenidade. Tá certo. Vamos deixar as doenças a cargo de iluminados como este senhor. Ele ainda não conseguiu fazer a Funsa entregar remédio para salvar meia-dúzia de indiozinhos. Mas se oferece para salvar o mundo inteiro. Muito típico.
Mais uma vez Reinaldo nos saúda com a mais precisa desconstrução do mito Lula.
Anônimo
-04/05/2007 às 23:10
O imperador de Banânia só fala besteira. Muita 51 com peyote, dá nisso.
Anônimo
-04/05/2007 às 22:37
Aff, corrija-se
1 -os nacionalistaS de boteco
2 -comprimidos de azi, enqto pago/ que sE cuidam.
t®
9:36 PM
Anônimo
-04/05/2007 às 22:37
Dinheiro e valentia foram feitos para ser conferidos. Quando o “gigante do norte” rugir o apedeuta, corajoso como ele só, vai perguntar: “sangue fede, então eu me caguei”!!!!
Anônimo
-04/05/2007 às 22:08
Vamos comparar os US$ 50 milhões com a propaganda da Petrobras, que é monopolista? Faz propraganda por e para quê?? E a propaganda do governo custa quanto por ano? Acho que é muito mais.
Agora, pagar por patentes é remunerar a criatividade e o investimento. Se os laboratórios não investissem, quem curaria as doenças, o Duda Mendonça?
Zé Luis
-04/05/2007 às 22:02
Vi na TV a besta balofa, grisalha e mamada, o mais uma vez Supremo Apedeuta discursando e me entristeci profundamente: esse sujeito é um perigo, ele cataliza toda a estupidez que gravita ao redor de si. Diria mais, trata-se da mais bem acabada expressão do sindicalismo bocó e terrivelmente corporativista. Que temporões e mangabeiras se arremedem ao rame-rame sinistro do governo é mais um sinal do golpe fatal da sereia barbada. Os babacas que ainda não acordaram do mito socialista e vêem no animal do Lula algo de lúcido e racional condenaram suas inteligências à merda.
Anônimo
-04/05/2007 às 21:36
Hummmmm e depois os nacionalista de boteco ficam gritando pq alguém roubou a marca açaí e patenteou lá fora…
Coisas de laurinha, ops , de Lullinha.
Ademais, acho o fim da picada eu ter de pagar 13 reais por 3 comprimidos de azi, enqto paago impostos pra sustentar aidéticos q pegaram a doença na safadeza do sexo e das drogas.
Quem se contaminou por que quis nãoprecisa de remédio pago com a grana dos contribuintes que s cuidam.
Se pegaram de sangue contaminado numa trasnfusão, ok, deve ter toda a proteção do estado, mas na farra?
Que raiva q dá
t®
Carlos M.
-04/05/2007 às 21:30
Esse lullA é tão escroto e boçal que está contaminando até os que não seriam, em teoria, retardados como ele. A entrevista do temporãO ao paulO henriquE amoriM mostra que tá tudo contaminado.
Céus!!!!
Carlos M.
-04/05/2007 às 21:30
Esse lullA é tão escroto e boçal que está contaminando até os que não seriam, em teoria, retardados como ele. A entrevista do temporãO ao paulO henriquE amoriM mostra que tá tudo contaminado.
Céus!!!!
Anônimo
-04/05/2007 às 21:28
Reinaldo,
o que você acha dos argumentos do MInistro?
marina
-04/05/2007 às 21:18
a cada dia ouvimos
mais barbaridades
ditas por esse
protótipo de governante.
e tudo tem que ter
palanque.
é patético.
com isso encoraja os
laboratórios a se instalar
em outra freguesia.
esse complexo de Napoleão
cansa.
Anônimo
-04/05/2007 às 21:16
Só consigo suportar o sapo barbudo falando se tiver tomado antes boa dose de plasil. Dá engulhos, mas o plasil segura a barra. Afinal, qual o respeito que se dá neste país à propriedade privada? Os filhos do Lula (MST, CUT e adjacências)já vivem promovendo e endeusando a quebra de direito de propriedade, o calote em empresas nacionais ou estrangeiras. O que é mais uma quebrinha de direito autoral?
Anônimo
-04/05/2007 às 21:05
O Lula deve quebrar a patente de remedio que faz falta a ele e seus comparsas: anti-furto. Com a colocacao no mercado deste produto iremos erradicar o mal que aflige o comando do pais. Outro remedio que tambem deve ser produzido em larga escala: anti-burrice, anti-analfabetos, etc
Fábio
-04/05/2007 às 21:04
Anotem minhas palavras: sob a égide do primitivismo orgulhoso terceiromundista, vai chegar o dia em que o tratamento disponível para a poulação nativa será a base de garrafadas de cânfora, arnica e caroço de abacate.
Anônimo
-04/05/2007 às 20:53
Cá entre nós, ele faria uma economia de bilhões se deixasse que fossem investigados todos os tipos de corrupção, falcatruas e roubos que seus cumpanheiro têm feito sistemáticamente desde o dia que “ele” subiu ao pudê!
30 milhões de dólares?
É caixinha, gorjeta perto do que se rouba dos cofres públicos no Brasil!
Se é pra fazer demagogia, devia fazer com sustança!
Betina
enfático
-04/05/2007 às 20:32
Lulla está olhando só um lado da equação : a economia de U$ 30 Milhões. Seria bom avaliar o quanto poderá perder em investimentos dos gringos por causa desta bobagem. Pode ser um tiro no pé.
Os petralhas só sabem mesmo é fazer espuma.
Anônimo
-04/05/2007 às 20:30
Meus caros,
Esta balela demagógica é o fim da picada. Isto só não é demagogia caso a proposta fosse a seguinte: “Não concordo com estes laboratórios malvados. A partir de hoje, MEU DINHEIRO vai financiar a fundo perdido a pesquisa farmaceutica sobre remédios essenciais”. Este é o ponto para pegar estes esquerdistas débeis mentais de má-fé. Mas a questão é sempre a mesma, defende-se que alguém perca dinheiro a partir de uma causa nobre DESDE QUE NÃO SEJA AQUELE DE QUEM DEFENDE ISTO.
Saudações.
gigoga
-04/05/2007 às 20:30
Se um país que não respeita a propriedade privada, que anuncia investimentos de mais 200 milhões de dolares na Bolívia, depois dos prejuízos causados por aquele país, não se pode esperar mais nada que seja coerente e honesto! É cada dia mais, uma republiqueta de bananas!
luiz de matos
-04/05/2007 às 20:28
Hei, Hei, Hei… essa informação aí do Temporão, é brincadeira ou é piada [poesia desculpem-me] pronta. Zé Simão socorro!!!!!!!!!
Paulo Henrique Amorim o jornalista chapa branca também ajuda contar poesia.
Eu hem, fui…
Zézão
-04/05/2007 às 20:15
Como o gerico não sabe o que faz, alguem disse para ele fazer.
Aí, o gerico-robô fez.
taxi24hs
-04/05/2007 às 20:12
Já q o Brasil atravessa uma onda de surrealismo, não me espantaria de alguma universidade federal - sob o comando de um reitor pau-mandado- desse o título de dr honoris causa em química para lulla - por essa quebra de patente (penso q lulla viu nisso seu ovo de Colombo).
E tbém por lulla estar transformando o Brasil numa M.
É triste, muito triste, no século 21, com grande avanços tecnológicos, lulla - esse presidentizinho de republiqueta de bananas - tentar esculhambar tudo q q é sério e envolve trabalho árduo.
Elle conseguiu transformar o Brasil num imenso botequim - onde elle é o gerente manda-chuva!
E grande parte dos clientes desse botequim não está nem aí para coisa alguma!
Anônimo
-04/05/2007 às 20:12
Se o governo Lula é tão preocupado com a saúde em detrimento do comercial, porque não quebra a patente de todos os medicamentos ?
Ou porque não resolve o problema do atendimento médico nos hospitais públicos ?
Ou porque admite as falcatruas como as ocorridas no ministério da saúde durante o seu governo ?
Porque não estatiza a industria farmaceutica e passa a investir e produzir remédios baratos para todos ?
Porque depois de 4 anos de governo somente quebrou a patente de um único remédio que é consumido apenas por 75 mil pessoas ?
Anônimo
-04/05/2007 às 20:07
me desculpem o preconceito: o brasil quebra uma patente que custou milhoes de dolares em pesquisa, anuncia com a maior cara de pau que vai produzir um medicamento cuja patente foi roubada, mata os brasileiros de vergonha (os honestos) e tudo isso por causa de < 200 mil aidéticos, muitos deles pegaram porque têm comportamento de risco - P!
o secretário de nosso departamento está hiv positivo e agora é que está arrependido arrependido da “vida pregressa” como ele mesmo define, quando dava sem proteção (um monte de amigos já morreu).
Anônimo
-04/05/2007 às 20:05
Rei
Nosso Chávez da Saúde começou a detonar com Leis Mundiais, que poderão sair muito mais caras aos brasileiros num futuro próximo!
E se os laboratórios resolverem sair do Brasil?
Teremos que importar a grande maioria dos sais para produção dos remédios importantíssimos à outras doenças?
Como ficará nosso Câmbio com o aumento das importações? E o desemprego?
Isso não poderia ter sido negociado de outra forma?
Mas para os ignorantes brasileiros que acreditam no apedeuta, ELE será DEUS!
Mesmo que o Brasil fique mais pobre, em tudo!
Betina
Anônimo
-04/05/2007 às 20:02
Esse energúmeno que eu recuso chamar de presidente, é o exemplo tipico de um perfeito canalha latino-americano.
Anônimo
-04/05/2007 às 19:55
Para quem assaltava bancos, assalta os cofres públicos, roubar uma propriedade intelectual não surpreende. O que surpreende é o fato de essa notícia ser vista pela maioria da imprensa como algo positivo para o Brasil. Quem vai querer investir em pesquisa se o próprio estado rouba os direitos daqueles que investiram?
rebuzzi.filho
-04/05/2007 às 19:46
Caro Reinaldo
Recomendo que você faça um pequeno trabalho de pesquisa jornalística e procure informaçoes sobre os gastos das industrias farmacêuticas.
Voce descobrirá, por exemplo, que as farmaceuticas gastam atualmente em propaganda e promoçao de seus produtos quase o dobro do que gasta de fato com pesquisa cientifica.
Essa proporçao vem aumentando continaumente desde a decada de 1970.
Como propaganda e promoçao, consta a organizaçao de congressos medicos e uma ampla rede de compra de opinioes de profissionais, tal qual o famoso jabá das gravadoras, alem de propagandas em jornais e revistas muitas vezes irregulares.
Percebe-se, portanto, que para a industria farmaceutica é mais importante ter um remedio aceito através da compra daqueles em quem os pacientes recorrem, do que na eficiencia e confiabilidade dos seus produtos. (uma outra pesquisa e voce verá que muitas vezes os remedios receitados nao sao exatamente os melhores, tema este muito abordado em trabalhos sobre etica medica)
A etica definitivamente nao faz parte do vocabulario das grandes farmaceuticas.
Maria Cachucha
-04/05/2007 às 19:44
Só para acrescentar informações, dadas por um insuspeito empregado da Globo, com o título:
*********
Demagogia
Disse o presidente Lula ao quebrar a patente do remédio Efavirenz: “não é possível alguém ficar rico com a desgraça dos outros”.
É uma demagogia monumental.
Remédios custam dinheiro e custam muito caro. Remédios de ponta, contra a Aids, são ainda mais caros. Dependem de pesados investimentos em pesquisas, sempre duvidosas, muitas fracassando, adicionando mais custos quando se chega, finalmente, a um medicamento eficiente e seguro.
São as empresas privadas, multinacionais, que estão na vanguarda da pesquisa médica e da produção de novos remédios. Com raras exceções, os governos fracassam nesse tipo de inovação.
Obviamente, as companhias que descobrem e colocam na praça um novo medicamento devem ser remuneradas por isso. Não porque precisam enriquecer seus acionistas, muito menos porque seus acionistas são vampiros querendo enriquecer com a desgraça dos outros.
Mas pela simples e boa razão de que, se não forem remuneradas, as companhias não farão novas pesquisas e não haverá novos medicamentos. Ou seja, o sistema só funciona se as companhias tiverem certeza de que seus direitos de propriedade serão respeitados e seus investimentos, remunerados.
Ora, o que o governo Lula fez – e sobretudo disse – é que no Brasil não se vai remunerar o inventor e, pois, o dono da patente.
Mais ainda. A quebra da patente não se fez para a produção local do medicamento, mas para a importação da Índia. Eis a extensão da demagogia do presidente Lula: os desgraçados brasileiros não vão enriquecer os donos da patente, mas os donos da fábrica na Índia, que podem vender mais barato porque não investiram na pesquisa. Mas é claro que estão ganhando dinheiro com a desgraça dos doentes brasileiros.
E depois vem o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, dizer que a indústria farmacêutica privada é essencial, que é fonte de inovação e que será priorizada.
O que o presidente Lula e o ministro da Saúde fizeram e estão ameaçando de fazer mais é exatamente o contrário: quebrar patentes de outros medicamentos, e assim negar o direito de propriedade, para… importar de terceiros países!!!
E dizendo que é para o respeito do Brasil.
O mínimo que poderiam fazer seriam acordos de transferência de tecnologia para a produção aqui de certos medicamentos. E não criar um enorme desestímulo à indústria local para economizar US$ 30 milhões, quando acordos com o fabricante poderiam propiciar economias menores, por certo, mas acordos de transferência mais estimulantes a longo prazo.
Em tempo: quem vai enriquecer os fabricantes indianos de Efavirenz não são apenas os desgraçados brasileiros, são todos os contribuintes de impostos, com os quais o governo vai pagar.
O presidente Lula posa de esquerda e manda a conta para os contribuintes.”
Ass.: Carlos Sardenberg
PATRICIA M.
-04/05/2007 às 19:38
Helena, espero que voce nao seja a mesma Helena que escreve no blog do Constantino. O que voce chama de “lucrar demais”? Voce tem um limite para o lucro? Isso me cheira a petralhice das boas, minha cara. O mercado eh o regulador do lucro, se ha competicao adequada, nao ha lucro extremo. Nunca teve aulinha de economia basica nao?
Anônimo
-04/05/2007 às 19:37
hehe..logo que vi a noticia vim aqui fazer um comentario, e ja tava a materia no teu blog, reinaldao.
O Apedeuta nesse pais sempre tera margem para continuar a ser o DEUS dos idiotas.
Contribue para isso, jornalistas capachos e meios de comunicacao que noticiam seus feitos de forma totalmente parcial..no site do uol, esta
LULLA QUEBRA PATENTE DE REMEDIO ANTI AIDs. Pronto..a vagabundagem tem mais um pouco de oxigenio para gastar. O desgracado, vagabundo que governa a canetada numa rede, ja fez sua demagogia do mes..podera roubar impune por mais algum tempo, antes da proxima demagogia. Sera lembrado pela legiao de jumentos como o maior defensor dos enfermos de AIDS. O trabalho do Serra ,enquanto ministro da Saude sera minusculo na lembranca desse pais bananeiro, diante do carisma para pobres de espirito do Lulla Ali Baba.
Paulo Borchio
-04/05/2007 às 19:37
Pela primeira vez tenho que concordar com o apedeuta. Não se pode discutir propriedade intelectual com a máfia da industria farmacêutica quando ela coloca na berlinha o indivíduo, o ser humano.Da mesma maneira que sou favorável a pena de morte, a eutanásia,sou contra condenar à morte com sofrimento qualquer indivíduo,mesmo um champinha.Tem que ser liquidado de maneira rápida, sem sofrimento.E não é esse o caso quando se trata de saúde pública.Tem que se quebrar quantas patentes forem necessária.O respeito ao indivíduo tem que prevalecer sobre o interesse do capital criminoso.Se é vendido a outro país por 0.60 USD por que aqui não pode ser da mesma maneira?Tem que ser hoje, amanhã e sempre,principalmente para um dos poucos programas brasileiros que é referência internacional.Tem o meu apoio incondicional para esse ato.E olha que tenho verdadeiro horror de petralha.Mas francamente,me sinto atualmente mais disposto a bater palmas para esse governo que aí está,quando acerta, do que para uma oposição(?)criminosa que aí está.
PATRICIA M.
-04/05/2007 às 19:36
Ei Reinaldao, eu concordo com o Gigoga. Esse negocio de AIDS eh marketing puro. Tem muito mais doenca que mata no Brasil, e todo mundo sabe que para barrar a AIDS basta colocar camisinha. Dar remedio de AIDS gratuito ja eh um absurdo, antes o Estado investisse em remedios mais basicos ou tratamentos mais importantes: vai la ver quanta gente morrer de dengue, febre amarela e Chagas. Isso sim, beneficiaria muito mais gente do que o que quer a bancada GLBT.
Mel
-04/05/2007 às 19:34
Reinaldo,
Não, não e não.
Nada pode justificar quebra de direito de propriendade. NADA.
Não existe “meio grávida” em questões como tal. A quebra de patente é inaceitável com lulla, com Serra e com os demais 142 países [quais?] que aceitaram fazer a mesma indecência. Impossível abrir a porta, só um pouquinho, quando do outro lado está um bandido, ele vai meter o pé e escancarar a tal porta.Vai porque é da sua natureza o desrespeito.
Sou contra a justificativa, sou contra qualquer explicação. Não cabe.
É roubo, apropriação do trabalho, do investimento, do outro.
NÃO.
Certamente há outras maneiras de dispor do remédio para quem realmente precisa, posso sugerir um monte delas.
Anônimo
-04/05/2007 às 19:34
“Não é possível alguém ficar rico com a desgraça dos outros”. Ouvindo isso logo lembrei de quantos milhões já foram solapados do povo brasileiro através de mensalões, superfaturamentos, compra de dossiê fajuto e proprinas, além de milhões em CPIs que não apontam quem levou e para onde foi o dinheiro… Não dizem porque não querem. Basta levantar o tapete, e a sujeira aparece.
Tudo isso, daria para comprar todos os remédios necessários de qualquer laboratório do mundo!!!
Anônimo
-04/05/2007 às 19:30
Reinaldão,
Bem que eu desconfiava que para aturar esta petezada tu tomava algum antidepressivo.
Só assim…
Assale
-04/05/2007 às 19:26
Essa é o fim mesmo.
Se bobear, o pessoal da Índia, que vai fornecer o remédio mais barato para o Brasil, está tendo um lucro maior do que a Merck, já que não houve custos de desenvolvimento - eles olharam o produto e ignoraram a patente. A bravata do “lucro à custa da desgraça dos outros” é ridícula.
E parece que são só US$30 milhões por ano - dinheiro de pinga para tomar uma atitude desse tipo.
Fora que o presidente do BNDES disse be claramente que tinha a intenção de fazer a indústria farmacêutica investir aqui, que precisava dela.
Alguém vai se habilitar?
Luis Gustavo
-04/05/2007 às 19:16
O primeiro erro grave é o desrespeito a propriedade intelectual! Já deixa esperto muitos escritores, desenvolvedores de softwares, compositores, etc. Segundo, eu sou pesquisador da USP na area quimica. Sei o quao demorado é para se obter um produto comercial vindo do laboratorio e o custo disso. Nao faz sentido algum a empresa investir bilhoes em pesquisa, investir em capital humano para depois alguem pegar e quebrar a patente. Isso pode levar o setor privado brasileiro que nunca quis investir em P&D a nunca querer fazer. Vai que um “paisinho” qualquer resolver quebrar a patente brasileira. Aí os investimentos serao feitos pelo estado e o que o estado investe anualmente dizendo que é a maior verba da historia nao chega a um decimo do valor investido nos EUA, Koreia, entre outros, no semestre.
Anônimo
-04/05/2007 às 19:08
Mais uma de Juiz:
Falando em venda de sentenças e juizes pornográficos, em Curitiba um juiz federal resolveu soltar um famoso e rico empresário que estava fazendo curso de leãozinho na carceragem da PF. Mas o valente juiz tem muito medo de furacão e ficou com receio que o famoso empresário fosse passsear sem data de volta para algum país europeu. Não teve dúvidas, o destemido mas nem tanto: Mandou que policiais federais fizessem sua “segurança” 24 horas por dia! Policiais que deveriam combater o crime deixam seus afazeres e operações paradas para vigiarem o tal empresário. O Juiz não pode rever sua posição sabe-se lá porque, não sabe explicar, porém, para que serve cadeia senão para guardar criminosos que estão prestes a fugir do país. Não se fala em outra coisa no meio policial. Há quem diga que o valente juiz deveria fazer companhia para seu amigo empresário. Dentro das grades, óbvio!
mario
-04/05/2007 às 19:04
Economia de 50mi de USD ?
O Apedeutis já pode mandar seu astronautinha de pelúcia plantar mais três feijõezinhos no espaço…
Daniela • Brasileira Insone
-04/05/2007 às 19:01
Obrigada, Reinaldo. Como sempre, super perspicaz.
Volto a aproveitar este que é o melhor (em forma e conteúdo) blog político do Brasil para encarecidamente - desesperadamente - pedir aos políticos tucanos, ao menos os de destaque nacional, que por favor, MAS POR FAVOR, FAÇAM AO MENOS UM BLOG PESSOAL para comunicar-se com seus eleitores quase diariamente. Isso não tem quase custo algum, não há porque negar um pedido destes. O blogger oferece serviço gratuito, ou, no máximo, por preço mais baixo que assinatura de TV a cabo e, se a agenda do político não permite que ele mesmo escreva seus textos, não é possível que não tenham ao menos um assessorzinho com meia hora por dia para atualizar, explicar, esmiuçar temas como, por exemplo, este que lemos neste post do Reinaldo. Todos os dias eu leio ou escuto coisas como esta:
Em defesa de uma ex congressista, prezada senhora dançarina nos salões do Congresso, e porque ela não foi reeleita em outubro de 2006, o Exmo. Sr. Governador do Estado, José Serra, transferiu a sede da DRS de São José dos Campos (onde aquela senhora fora prefeita) para Taubaté, nomeando-a DIRETORA da Divisão Regional de Saúde do Vale do Paraíba.
e sou alvejada de exigências de explicações por outros que votaram no PSDB de certa forma por minha influência. Isso acontece comigo e com muitos outros amigos na mesma situação. Não podemos simplesmente dizer: “é mentira” (se é que é mesmo). Mas se, neste caso, o Serra mesmo publicasse em seu blog a versão verdadeira, se já se adiantasse dizendo que “circulam rumores totalmente mentirosos sobre etc etc etc”, ficaria muito diferente a situação, e haveria uma solidificação da confiança no político. Com o silêncio que há, esta confiança se dispersa.
Confiram o que eu digo lendo este tópico na comunidade do Alckmin no orkut: http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=316707&tid=2530313582248285581
POR FAVOR TUCANOS (Alckmin, Serra e Aécio, principalmente) NÃO FIQUEM DE BICO FECHADO, PERMITINDO QUE A TURMA “DO OUTRO LADO” OS MINEM DESTA FORMA! Nos dêem argumentos para defendê-los, ou não haverá chances para vocês em 2010.
Já estou pedindo isso em caixa alta, negrito, itálico, sublinhado e em neon fosforescente: POR FAVOR TUCANOS, ABRAM UM CANAL DE COMUNICAÇÃO COM SEUS ELEITORES!
Helena
-04/05/2007 às 18:55
Sinto, mas desta vez não concordo com você. A Merck já teve retorno financeiro muito maior do que o aplicado em pesquisas para a descoberta da dita droga. Se o político presidente fez demagogia , isso não passa de um grande pleonasmo.
Anônimo
-04/05/2007 às 18:53
Reinaldo, o Palhaço continua com suas palhçada. Bota um nariz vermelho nele e ele fica feliz.
Jose Antonio —- Campinas
Anônimo
-04/05/2007 às 18:51
Os sites petralhas em geral estão dando a notícia como algo grandioso, bem no espírito do proselitismo barato do Molusco e seus bobos da corte. Puxa! Comprar briga com a Merck por US$ 50 milhões… É mais do que óbvio que faz parte do plano de marketing desta cambada que se apoleirou no governo, talvez o único plano destes incompetentes que de fato funcione! A consequência é que a indústria de remédios vai botar as barbas de molho em relação ao Brasil. No limite, outros medicamentos importantes, que não poderão ser incluídos impunemente mundo afora nesta lista de interesse social, ficarão mais caros para o país para cobrir mais este ‘custo’, ou risco, Brasil. Os petralhas, na linguagem do Apedeuta, jogam para a torcida mas fazem gol contra…
gigoga
-04/05/2007 às 18:51
Eu gostaria que outras doenças tivessem o mesmo lobbying da aids. Mas não é o caso. Muita gente morre por não ter disponível determinados antibióticos na rede pública, de custo elevado. Outros morrem por falta de procedimentos médicos e cirúrgicos de custo insignificante para o estado. No fundo é tudo lobbying e marketing! Essa esquerda se nutre disso!
Anônimo
-04/05/2007 às 18:50
lula e um grande retardado mental precisam encontrar logo o remedio para sua demência, daqui a pouco ele vai ser o maior benfeitor do universo ele é ridículo.
taxi24hs
-04/05/2007 às 18:46
lulla está conduzindo - com eficácia - o Brasil rumo ao iv mundo!
Grande parte da sociedade aplaude esse tipo de atitude pq essa parte da sociedade é macunaímica - e não gosta de cumprir contratos!
E essa mesma parte da sociedade continua a aplaudir lulla et alli, ainda achando q lulla é pobre, é nordestino, é do povo etc etc etc.
E a jequeira continua - parece q não tem limite!
ps: lulla deveria, p. ex, prestar atenção à dengue, p ex, q está voltando - sem nunca ter ido!
Sem falar q elle deveria visitar os hospitais públicos federais - só visitar, já q pedir pra ele fazer exames e consultas já seria pedir demais.
Elle, q qdo precisa, vai nos Eisntein ou Incor da vida.
Afinal, elle merece “coisinha melhor” - pq ninguém é de ferro!
Peregrino
-04/05/2007 às 18:37
Reinaldo,
O que você quer? Os PeTeconomistas foram formados na Unicamp. Tire qualquer dúvida perguntando ao Mercadante o que ele acha didsso tudo.
Anônimo
-04/05/2007 às 18:34
“Não é possível alguém ficar rico com a desgraça dos outros”, diz o mameluco. Pagamos a maior carga tributária do mundo e mais a CPMF destinada à saúde. Para quê? Veja a tributação que incide sobre os remédios. Além de ser o governo mais corrupto da história brasileira agora também se pratica a pirataria. Como seria bom se o mundo virasse as costas para o Brasil. Iríamos sofrer, mas é a única forma de nos livrar dessa gentalha.
(R)
angelo
-04/05/2007 às 18:34
eu estava desligando o computador para curtir a sexta-feira quando resolvi espiar se tinha algum comentário novo…
deveria ter ido embora para não piorar o meu dia… quando penso que o energúmeno havia se superado com essa nomeação ridícula de um comunista pervertido sexual para o stf, ele mostra que nem começou ainda…
agora ele vem com essa balela nojenta e demagógica para cima dos pobres doentes… e ainda por cima arrotando ser dono de uma coisa que ele deve até ter trabalhado contra pois no governo fhc ele era a oposição por oposição…
meu deus! será que esse pesadelo não termina nunca?
Carlos Octaviano
-04/05/2007 às 18:30
“Solenidade para quê? Para anunciar ao mundo que o Brasil não respeita a propriedade intelectual?”
Pois é, caro Reinaldo, foi o que pensei quando li a notícia na hora do almoço…
É um absurdo isso acontecer. O Brasil não respeita nada. O laboratório investe rios de dinheiro, pesquisa, desenvolve, cria o fármaco, faz tudo… Aí vem o malandro e dá uma “volta”, como se diz por aí.
Se as instituições, que devem dar o exemplo de cumprimento da lei e dos contratos, agem assim, o que esperar dos indivíduos?
Estamos nos transformando em um país de foras-da-lei…
paulo roberto
-04/05/2007 às 18:30
O neo-liberalismo internacional inventa,desenvolve e lança no mercado seus produtos,e o populismo brasileiro os pirateia.
O que seria de nós sem o neo-liberalismo alheio?
Anônimo
-04/05/2007 às 18:28
o governo lula nao consegue inventar um remédio decente ou similiar aos genéricos do mercado em sua FUNSA,que alias pouco ou nada funciona perdendo de DEZ da FURP paulista!
Agora,surfando na demagogia partiu pro ‘crime’ ao preterir o investimento em pesquisa que o governo deveria estimular destinando recursos publicos para as universidades oficiais que já desenvolvem estas linhas de pesquisa.Mas não!
Meter a mão na pesquisa dos outros é mais fácil(e rápido)!
Não reclamem se no futuro prá compramos um comprimido de ácido ascetil salicílico tivermos de importar da ARGENTINA!
Luis Antonio
-04/05/2007 às 18:28
Reinaldão,
o Apedeutis não pode ficar atrás do produtor e distribuidor de coca, o índio Morales, nem do milico Chaves. A disputa populista na América Latina está acirrada.
Gostaria de lembrar Aristóteles que nos ensinou que a degeneração da democracia é a demagogia.
Caminhamos a passos largos.
Wanderson
-04/05/2007 às 18:26
Lula é um bufão. Faz cortesia com chapéu alheio e inverte os valores das coisas num roupante de alucinação com salvacionismo.
Caia o mundo em trevas, mas não tema. Lula se aproxima com a solução. Ah!!! ele sempre tem uma.
Lucas
-04/05/2007 às 18:24
nosso paizéco deve ter um resgate cármico do tamanho da Amazônia.
o impiçionante é que esse capado mental, ainda encontra quem ouça o amontoado de burrice e ignorância despudorada, jogada diariamente na cara de todos
essa semana o Oscar da apedeutice, foi A PICANHA PENDURA DO PESCOÇO.
agora isso?
quantas patatas por semana o BOI DE GARANHUNS acha que suportaremos?
Anônimo
-04/05/2007 às 18:23
Caro Reinaldo,
Eu estou muito triste pela atitude inútil e ridícula, pois o laboratório agora vai aumentar o preço de outros produtos para compensar a perda e, muito envergonhado por ter na Presidência do Brasil um completo ignorante!!
Que absurdo!
PAULÃO
-04/05/2007 às 18:23
TIO REI,
O APEDEUTA MOLUSCÃO A CADA DIA SE SUPERA. INCRIVEL O BESTEIROL DITO POR ESSE MISTO DE MOLUCO COM APEDEUTA, SEMPRE FAZENDO MÉDIA COM O DOS OUTROS. PODE? O PIOR AINDA É AGUENTAR O PRESIDENTE DA REPUBLIQUETA DA BANÂNIA SINDICALISTA AINDA POR LONGTIME. VOU AO LAVABO , VOMITAR. ESSA TIPO DE DECLARAÇÃO ME CAUSA UM MAL ESTAR TREMENDO ,POIS BRINCA COM NOSSA CAPACIDADE DE DISCERNIR E IDENTIFICAR TAL FESTIVAL DE BURRICE ELEMENTAR.
Anônimo
-04/05/2007 às 18:21
Tio Reinado,
Hoje pela manhã estive no Hospital Geral da Pedreira, próximo a Interlagos, na cidade de São Paulo. É um hospital estadual, considerado muito bom pelo governo. Fui lá fazer uma consulta de emergência, única forma de atendimento, parece. Em qualquer hospital particular, um caso potencialmente fatal, como uma trombose venal profunda TVP, que provoca embolia pulmonar se um coágulo se solta e navega até o coração pela veia cava inferior, em paciente que já teve a moléstia há 5 anos (grupo de risco, portanto)teria sensibilizado qualquer médico a mandar fazer imediatamente pelo menos um ultrassom das veias com um aparelho que capta os sons do fluxo sanguíneo. Não é coisa complicada, nem cara. Sabe o que o médico recomendou: muita cautela e um potente antiinflamatório, e estamos conversados.
Enquanto isto nosso presidente tira proveito político da quebra de patentes (usurpação de direitos), aliás inaugurada por Serra.
Locão.
-04/05/2007 às 18:20
Acho que está bem claro quem está ficando rico com a desgraça dos outros e, com certeza, não são os laboratórios que,por sinal, não inventam desgraças, tentam saná-las…Esse senhor com nome de molusco e com panca de presidente bananeiro, lulla, junto com seu partido corrupto, o pt, são a nova elite do país. Estão ficando ricos, muito ricos, e como voce bem disse, acham complicado enviar remédios e comida para os indiozinhos!A humanidade do lulla restringe-se a comer, beber e falar( mentir) pelos cotovêlos ( a boca já está em uso)
abstrato
-04/05/2007 às 18:18
os laboratorios salvaram - e continuam salvando - milhares de vidas por esse mundo afora!!! e vem esse sujeito sem classificacao criticar o trabalho deles? Fidel Castro se tratou com curandeirismo, com ervas naturais apenas ou mandou importar por debaixo dos panos algum remedinho sintetico forjado nos laboratorios “predadores” pra lhe garantir mais alguns anos de sua desprezivel vida? quem vai investir sem ter lucro? que nojo, que nojo, que nojo!! um raio caindo e partindo esse pais ao meio seria pouco! os ratos e as baratas ainda sobreviveriam…
humberto
-04/05/2007 às 18:17
Um quebra a propriedade física e outro, a intelectual. Assim caminha a América Lat(r)ina. Para o brejo. Quem viver, verá, Tio.
Anônimo
-04/05/2007 às 18:15
Ora, pensei que Lula estivesse ficando rico justamente com a desgraça de todos os brasileiros…
abstrato
-04/05/2007 às 18:12
sim, sim…sem contar que a epoca do tsunami na Asia, esse mesmo governo que nao conseguia fazer chegar a aldeias do Mato Grosso uma misera cesta basica para salvar a vida de criancas indigenas, despachou em 48 horas dois ou tres avioes abarrotados de remedios, roupas, alimentos, etc e tal…fazer a licao de casa essa cambada nao faz…eh so mesmo na demagogia barata…a cara-de-pau desse cara me da nojo! ha de chegar o fim dessa era!
Paulo Boccato
-04/05/2007 às 18:11
REI ,O EFEITO DISTO É PERVERSO POIS AFASTA A SEGURANÇA JURÍDICA DOS NEGÓCIOS E FAZ COM QUE O BRASIL SEJA VISTO COM MAIS DESCONFIANÇA AINDA PELOS PLAYERS DOS MERCADOS…O EFEITO A LONGO PRAZO SERÁ CONTRA NÓS !
…QUAL LABORATORIO DEPOIS DISTO NAO VAI PENSAR CEM VEZES ANTES DE FAZER CIRCULAR POR AQUI UM REMÉDIO CUJA PATENTE PODE SER QUEBRADA A QUALQUER MOMENTO PELO
NEO-POPULISMO QUE GRASSA NA AMERICA LATRINA?
UM LABORATORIO NAO VIVE DE GRAÇA;
VISA O LUCRO,E PARA ISTO INVESTE EM PRODUTOS QUE DEMANDAM MUITA PESQUISA QUE GERAM EMPREGOS E ISTO CUSTA,DINHEIRO…E COMUNAS ADORAM DINHEIRO…DOS OUTROS!!
NAO ME OCORRE QUE OS SOVIETICOS TENHAM DESCOBERTO A CURA DO CANCER OU A VACINA CONTRA A CARIE EM SEU SISTEMA ONDE VIGORAVA ‘O HUMANO EM DETRIMENTO DO MATERIAL E O COLETIVO SOBRE O INDIVIDUAL’…AO COTRARIO,SEI DE MUITOS REMEDIOS QUE FORAM SIMPLESMENTE ‘CHUPADOS’ PELA RUSSIA E SATELITES SEM DAR UM CENTAVO DE ROYALTES AOS LABORATORIOS DO ‘IMPERIALISMO’…ENGRAÇADO NÉ ?
DE ONDE VENHO ISTO TEM NOME…ROUBO !
JÁ TIVE (E TENHO) NA FAMILIA PARENTES QUE POSSUEM HIV EM TRATAMENTO CONTÍNUO ASSIM COMO CÂNCER (EU MESMO ME TRATEI E ME CUREI DE UM) E SEI O QUANTO PESA NO BOLSO DAS PESSOAS E DA FAMÍLAS UMA DOENÇA…MAS A SOLUÇÃO NUNCA FOI ROUBAR NADA DE NINGUEM !
QUEBRAR PATENTES DE REMÉDIOS CAI BEM NA FOTO DA DEMAGOGIA DE QUEM NO AMANHA,DEPOIS DO BEM BOM DE QUEM PASSOU PELO “PUDÊRRR”,VAI ASSISTIR DE CAMAROTE EM PARIS A DOR DE BARRIGA ALHEIA!
SOCIALISMO É ISTO AÍ…É SÓ O COMEÇO!
Marcelo
-04/05/2007 às 18:09
E ele ainda chamou os pacientes de “companheiros infectados”.
Eita….
Anônimo
-04/05/2007 às 18:09
E pior que o Brasil fica numa posição desvantajosa em qualquer negociação posterior.
Parece as bravatas do Chavez e do Evo Morales.
Como é que podemos negociar uma redução de subsídios dos americanos no caso do etanol, por exemplo?
Investidores minoritários desses laboratórios também são afetados por uma decisão equivocada dessas.
Eles depois querem que os investidores venham para o Brasil.
jc
-04/05/2007 às 17:58
Sem duvida alguma, mulla eh a maior desgraca que jah aconteceu a este paiseco. E ainda tem muito chao pela frente.