Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

PROVOCAÇÃO – Dilma e Lula se reúnem no Alvorada, no jantar dos afogados. É o pânico!

Além de se encontrar com a presidente da República, Lula, o que se pensa dono do Brasil e do povo, também fará reunião com Renan Calheiros (PMDB-AL), investigado em apenas seis inquéritos da Lava Jato

Por: Reinaldo Azevedo

Agora eles perderam de vez o senso de decoro, de ridículo, de tudo. Não há mais distinção entre o governo, o PT e investigados da Operação Lava Jato. Tudo, como disse o poeta, se estreita num abraço insano. A presidente Dilma Rousseff janta nesta terça, no Palácio da Alvorada, com Luiz Inácio Lula da Silva, que desembarcou em Brasília. É o pânico chegando. Colaboração de ex-secretária da Odebrecht pode ser a bala de prata contra Dilma. Já chego lá.

Ninguém esconde o motivo da reunião: vão estabelecer uma estratégia para enfrentar a Lava Jato. Não sou bobo. Sei como as coisas funcionam. Lula e Dilma estão juntos. Desde 2003, um não pode alegar inocência sobre as atitudes do outro. Mais ainda a partir do momento em que ele a fez candidata à sua sucessão.

Se a Lava Jato atinge a dupla, é razoável que conversem. Para isso, existem os interlocutores. Que façam esse meio-campo. Quando Dilma recebe um investigado em Palácio para traçar uma estratégia comum de enfrentamento da Justiça e do Ministério Público, parece-me evidente que está subordinado o seu governo a uma questão que é, de fato, de Polícia.

Está, ademais, agredindo o decoro.

Mas o dono do Brasil não está lá para falar só com a presidente da República. Também o presidente do Senado e do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), vai conservar com o Poderoso Chefão. A prevalecer o voto já dado pelo Supremo, a Casa pode barrar o impeachment se quiser sem nem submeter a questão ao plenário. Uma simples comissão se encarregaria disso.

Eis Lula, pego, como de hábito (mas, antes, poucos percebiam), descumprindo a palavra. Na sexta-feira, no discurso em que posou de herói da resistência, anunciou que cairia nos braços dos militantes: petistas, cutistas, emessetistas etc.

Na terça, lá está ele para uma conversa ao pé do ouvido com Dilma e com Renan Calheiros. Como se nota, o homem vai à militância, mas só depois de ter passado pelos respectivos chefes de Dois Poderes: Executivo e Legislativo.

O escândalo é de tal ordem que, na segunda, Lula fez uma reunião de emergência com o comando do Instituto que leva  seu nome. Estavam presentes Paulo Okamotto e o ex-ministro da extinta Secretaria-Geral da Presidência Luiz Dulci. Até aí, bem. Ambos estão envolvidos com a instituição. Ocorre que Edinho Silva, nada menos do que ministro da Comunicação Social, também participou do encontro. Ah, bem: ele é um investigado da Lava Jato.

Bala de prata
O pânico da hora é a possível delação de Maria Lúcia Tavares, ex-secretária da Odebrecht, responsável pela expedição de “acarajés”, que a Força Tarefa diz ser dinheiro da propina.

Entre os destinatários dos acarajés está o “Feira”, que, afirma a Força Tarefa, é o marqueteiro João Santana. Recursos foram transferidos pouco antes e depois da eleição de 2014 — já, portanto, no curso desse mandato.

Se isso ficar evidenciado, a vaca vai para o brejo. Se, hoje, resta evidente, Dilma já não tem condições de governar, imaginem como será caso isso se verifique de fato.

Lula está em pior situação pessoal do que Dilma porque as acusações contra ele carregam componentes desmoralizantes, que remetem ao enriquecimento pessoal, mas é claro que os dois estão igualmente enrolados.

Dilma receber Lula em jantar, a esta altura, é um acinte, um escracho e uma provocação. Mas talvez não tenha sobrado mais nada a eles que o abraço de afogados.

Que afundem e nos deixem livres de sua desagradável presença.

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

158 comentários
  1. Denise Prado

    Lula assume ministério do Governo Dilma? Na Casa Civil?!
    Me sinto pessoalmente humilhada com isso. Somos os palhaços nesse circo armado contra a cidadania, a Dilma será o “enfeite” do picadeiro e Lula…quer continuar sendo o dono do circo.
    O que podemos fazer? Brasileiros honestos, cientes de seus deveres, com a preocupação de criar nossos filhos em um pais decente?
    Vergonha!!!

  2. Be

    Esse governo da Dilma é o mais corrupto não sei quem é pior Lula ou Dilma, me dá nojo desses dois, esse cara de pau do Lula, ladrão, tomara que a justiça seja seja feita e acabem com essa nojeira, que vergonha, tenho vergonha de ser brasileiro, que esse PT essa Dilma se ferrem todos, cambada de ladrões dia 13 vamos as ruas e protestem e tirem essa desgraça do poder. #ForaDilma

  3. CARLÃO

    Até que o EXCELENTÍSSIMO JUIZ DR. SERGIO MORO , foi complacente c/ o “crustáceo ” deveria ter decretado a conduta coercitiva p/ depor em Curitiba já que é lá que esta todo o processo da lava jato,ele esta pulando que nem pipoca aquecida na banha,diz que não teme , mas já foi de camburão onde determinou a lei , e o cara de pau diz que no mínimo tem que ter respeito por ele ,que figura ???? ele esta totalmente só e não sabe os ratos já abandonaram o porão, pois a água esta subindo de pressa demais ,dia 13 é o ultimo prego no caixão …..até a vista baby kkkkkkkkkkk

  4. CARLÃO

    É Rei quem não gosta da lava jato são os lesadores da nossa pátria BRASIL , eu,vc e milhões de brasileiros não temos medo de receber a visita da PF ., dia 13 não por acaso , nós temos que nos mobilizar e apoiar totalmente o EXCELENTÍSSIMO JUIZ DR. SERGIO MORO , não meia duzia de pelegos que vão nos incomodar ,e é dever das FFAA garantir as instituições, doa a quem doer ????????????

  5. ferrado.

    Defendo Dilma, graças a ela que eu perdi meu emprego.
    13 de março nela.

  6. J.Gildo

    O Molusco tomou posse de vez, a múmia paralitica … entregou de vez, que palhaçada total, quero ver … discursar que a oposição quer encurtar o mandato dela, ela já se encarregou disso, … isso que é GOLPE, nojeira total.
    Esse Renan é um nojo tambem, tem uma cara de Maria vai com as outras, não serve pra nada, alguem lembra de uma coisa boa que esse Presidente do Senado fez para o povo Brasileiro ???
    MOOOOORO MOOOOOORO MOOOOORO MOOOOOOORO .

  7. angelo

    Senhores, Boa tarde.- A pergunta é : já estamos no primeiro trimestre do ano,2016, e essa incompatível cena de Criminalidade
    política/jurídica, onde se apressam em defender o indefensável,é uma mancha vergonhosa na Constituição e na”democracia”.
    O desespero é tanto,que já não há como esconder.- No jantar hoje a criminalidade estará tramando contra o Brasil,sem dúvida.
    Estarão tramando contra o estado de direito e “democracia”,palavra usada e abusada para cometerem todos os tipos de Crimes,inclusive a TRAIÇÃO AO BRASIL . Estarão igualmente contra a Sociedade brasileira,contra os restantes dos que
    trabalham e ou produzem. Até …..quando ?????

  8. isis

    Há muito tempo que tecia comentários sobre a ditadura que agora estamos vivenciando onde, essa camarilha qur se apossou do poder debocha descaradamente do povo brasileiro. Perdi totalmente a esperança de ver meu país livre desses BANDIDOS.

  9. Antonio Sabe Tudo

    Sr. REINALDO AZEVEDO, LI HOJE A NOTICIA DE QUE DILMA OFERECE UM MINISTERIO PARA LULA PARA SE LIVRAR DO JUIZ MORO, SERÁ QUE VAI SER O MINISTERIO DA JUSTIÇA?????????????? DIGA AI.

  10. poe eGuff

    O covardão quer ser ministro para evitar a cadeia , será nomeado o ministro da maracutaia , ilibada figura da corrupção , gatunagem , mentira etc. etc. etc.

  11. maria santos

    Hitler brasileiro! Qualquer semelhança é verdadeira! Canalhas!

  12. maria monteiro

    E os petistas querendo que Lula vire ministro para ter foro privilegiado. Precisamos acabar com essa excrescência criada na ditadura.

  13. Antonio

    Lula foi à Brasília é? Hummmm.. Foi de que? Carro próprio? Pegou avião de carreira em Congonhas disfarçado de mala para não ser notado?
    Ou foi de jatinho? De quem? Alguém pode me esclarecer?

  14. Silva

    Reinaldo, que tal a Dilma criar um Ministério Pró corrupção para o Lula escapar da justiça?
    Dia 13/03, todos nas ruas, vamos livrar o País desta quadrilha.

  15. sigamos

    Como chegou lá? Voo de carreira, teco-teco, jatinho, balão, asas, cobra não voa! Algum aeroporto clandestino, pista de terra, oras, partiu de São Paulo, Congonhas ou Cumbica, portanto, alguém se manifeste para informar de quem é o jatinho (desde 2011 só voa de avião exclusivo) – doleiro, politico, empreiteira, aeronáutica, amigo do peito etc.

  16. Carlos E.

    Reinaldo, o maior receio do PT não perder Lula e Dilma como referências políticas. O maior receio é deixar de existir
    como partido. Dificilmente, diante de tantos escândalos, o PT arrebanhará mais filiados. Tirando meia dúzia, que
    vão às caminhadas, passeatas, e outros atos, mediante um cachê (normalmente pão com mortadela, refrigerante + 50 reais)
    ninguém mais acredita numa palavra proferida por essa corja.

  17. Arnaldo Machado

    Imagino um país onde há determinados partidos/agentes/empresários sendo investigados por corrupção, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, etc….De repente aparecem outros partidos/agentes/empresários que podem também ter lá seus “malfeitos” e que devem ser investigados. Porém, os recursos humanos, financeiros e logísticos que se encarregam das investigações são finitos e não facilmente expandidos. Qual deveria ser a decisão dos responsáveis por tais investigações? a- independentemente de recursos disponíveis “atacar” em todas as frentes, embolando o jogo; b-priorizar as investigações: as que forem de mais rápida solução, primeiro; c-priorizar as investigações considerando o melhor custo x benefício para o referido país; d-lavar as mãos e rezar pra Deus para que tudo se resolva por si só…… Se este país fosse o Brasil, qual seria a melhor resposta? O tempora, o mores!!!!!

  18. Haroldo Rosa

    Minha opinião: Lula está discutindo com a dilma e o renan a possibilidade da saída da dilma via impeachment. As atenções são desviadas, o processo contra ele sai da midia, e ele bravateia que será imbatível em 2018.

  19. leandro

    A jararaca vai sibilar com seus pares, também cobras criadas. Dia 13 na cabeça das serpentes!!!

  20. Wanda Alonso Wenceslau

    A juventude não é mais uma banda numa lata de refrigerante:

    A juventude não é mais uma banda numa lata de refrigerante.
    Fico contente em ver a juventude sair da lata de refrigerante
    Estavam deitados em berço esplêndido.
    Os que eram jovens nos anos 80 lutaram para fim do militarismo, apoiando os partidos do PT.PMDB.PSDB entre outros, mas não foi para trocar o governo das mãos dos militares para as mãos de um partido. Fora PT! Você não é dono do Brasil. O povo é dono do Brasil.
    W.A.Wenceslau

  21. pierre

    Parece que ella ofereceu ao meliante, um ministério!
    Para ter foro privilegiado!
    É o sinal da culpabilidade pois ,quem sabe, aquella turma alinhada e com a toga, não livra a cara suja do chefão!
    Ministro do quê, seria o demiurgo sinistro da jararaca rabicó?
    Sinistro da Incitação Social?
    Sinistro da Inoculação Venenosa nas cabeças ôcas dos militontos?

  22. Nelson André Hofer de Carvalho

    “Ser mulher é não ser homem, é ser mãe e não ser pai, pq pai não é mãe e mãe é mulher, pq mulher nunca é pai e pai não é mulher, pq mulher não foi pai, mas pai também não é mãe.

    Feliz dia da mulher!”

    (Presidenta Dilma)

  23. JC

    Caro Rei. Ouvir comentários que um dos filhos do Luladrao, comprou uma grande fazenda no interior da cidade de Carlos Chagas, Minas Gerais, cidade conhecida em Minas como a Capital do Boi. É bom que se investigue vc não acha?

  24. Cirval

    Depois das reclamações do Lula sobre a condução coercitiva para o seu depoimento, a Dilma achou que o Lula se fortaleceu, porque meia dúzia de militantes petralhas fizeram barulho e ela pensou que era o grito da população brasileira. Como ela não conhece outro caminho a não ser o do trono e do selim da bicicleta, não sabe de nada do acontece no país. O 301º picareta também chamou o Sarney para conversar, tentando obter apoio do PMDB. Deveria ter completado a turma chamando o Maluf. O Brasil está de pernas para o ar e ela se esqueceu do desastre ambiental de Mariana, da dengue, da zika, da chicungunya, da economia jogada às traças e dos “projetos” do (des)governo para se reunir com um dos maiores farsantes que o Brasil já teve, o molusco peçonhento, o Lula. Põe Meneghetti no bolso.

  25. Silva

    Onde se lê: 13/04, escrevesse: 13/03.

  26. Silva

    Quem não deve não teme não é Lula? Porque tantos medo do Moro? Começo a desconfiar que andou fazendo pecados no mensalão, petrolao, etc…
    Dia 13/04 todos nas ruas com as cores das nossa bandeira, vamos livrar o País destas organizações criminosas que se apoderaram desde 2002.

  27. antenado

    a pergunta que nao quer calar????como esse cidadao paga as viagens de jatos particulares que o levam pelo Brasil,senao paga nem sua cozinha?????qeum sao os donos dos avioes ???quem abastece os mesmos???quem paga os pilotos? a media de 20.000,0 por viagem o cara gasta uma fortuna por ano , mas em seu discurso sexta disse que iria aos estados se alguem ???pagasse sua passagem??????

  28. Calixto Ribeiro Moura

    Reunião entre Lula e Renan: se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão

  29. jorge pires

    Dilma vai fazer de Lula ministro da justiça. De cara, escapa do Moro e assume o comando da PF. Desse desgoverno se espera de tudo.

  30. Adalmo

    Nomear Lula como ministro é um tiro no pé, a culpa de Lula ficará mais evidenciada.

  31. Mauro Henrique Ferreira

    Querem dar uma resposta? Dia 13 saia de casa e se manifeste contra toda essa “PicareTagem”. No dia 16 o STF vai analisar os embargos de declaração sobre as regras do afastamento da presidente Dilma, e podem ter certeza que justamente marcaram para depois das manifestações para sentir a temperatura das ruas. O congresso, mesmo sendo a lata de lixo da política também esta esperando para ver para que lado pende definitivamente. Então saia de casa e vá para a rua protestar. Proteste contra a corrupção, não importa de que partido, seja este que esta no poder ou da oposição. Mas agora temos de focar nossas forças em demonstrar nossa insatisfação com este “desGoverno” corruPTo, PaTético e PaTife. Dia 13 saia de casa, não deixe que grupelhos ligados ao governo nos imponham o medo pelo uso da violência recorrente de seus trogloditas. Vamos mostrar que somos milhões, que somos maiores na quantidade e na qualidade de nossos motivos para nos manifestar. Dia 13 saia de casa e vá para a rua protestar por um país livre destes quadrilheiros.

  32. Marcelo

    Lula bandido chefe é Dima igual a ele

  33. MINEIRIN

    REINALDO,ÔMI LETRADO!!
    1) Quem pagou a viagem do molusco in´te Brasilia ?? de avião ?? quem ??
    2) Onte ouvi uma palavra que a dilmandioca sapiens rasgou o verbo que nem lembre mais:, inté donde eu entendo da língua portuguesa esta PALAVRA NAO EXISTE NO VOCABULÁRIO DA NORMA CULTA, a não ser na NORMA CURTA destes petralhas…

    lus

  34. Oliver de Oliveira Cesar Sampaio Dos Santos Neves

    Ter de pagar por esse jantar me embrulha o estômago…

  35. Frederico espírito santo

    Em tanto o que dizer, não vi um comentário que estabelece a correção ou a que deveríamos acreditar. Tudo isso parece uma velha história de contos, cheias de comentários no qual a indignação e contra um partido. No fim de tudo isso não sobra um nome que realmente fassa Juso. Todos no qual entram pra política, já procuram o seu enriquecimento pessoa, isso e do caráter e da cultura brasileira. O que fazer? Ou em quem votar? Democracia?

  36. ronaldo bezerra da silva

    SR. REINALDO o molusco foi ajustar a sua nomeação à Casa Civil logo após o STF “cassar” o quase ministro da justiça nesta quarta feira. O Wagner irá para o ministério das cidades pois o Kassab não tem somado o apoio esperado às bandalheiras. Usa o ministério para fortalecer o seu partido nas eleições de outubro. Para a pasta da justiça irá o Nilo batista ou o Damous.

  37. Aurélio

    Reunião da quadrilha.

  38. Acidentes acontecem! PT

    A PF que proteja a Maria Lúcia Tavares, (ex-secretária da Odebrecht, responsável pela expedição de “acarajés”), não vá a Srª “ter um acidente”, como o Eduardo Campos, antes de fazer a colaboração premiada.

  39. Carlos

    Pelo que li no uol, neste jantar, Dilma ofereceu um ministério a Lula, para que o mesmo fique afastado do risco de prisão…… É a facção em ação……

  40. Bob Esponja

    Depois do jantar, será o almoço com Marcelo em Curitiba.

  41. Silva

    O Lula morre de medo do Juiz Sérgio Moro, mas está chegando a hora dele fazer um selfi com o Japonês lá em Curitiba. Dia 13/03 todos nas ruas pelo impeachment da Dilma, ou ela fica mais 3 anos afundando o País.

  42. Incisiva

    Que o abraço dos afogados nos deixe com os braços livres para seguir com um Brasil livre e da maléfica trajetória dessa gente que nunca teve um projeto de liberdade, crescimento e respeito pelo Brasil. Mas não é novidade. Eles não se respeitam!!!!

  43. massa

    a cobra vai fumar e a jararaca está no choqualho

  44. Alexsandro de carvalho

    Da nojo só de falar das pragas lula e dilma, deveria ter pena de morte para acabar com essa doença que contamina o nosso pais.

  45. Antonio Sousa

    É isso Reinaldo, tudo claro como o sol de verão, essa conversa foi só prá dizer: “COMPANHEIRA DILMA ESTAMOS NO MESMO BARCO E ELE ESTA AFUNDADO”. Logo esse negocio de moralidade e outras palavras bonitas não vale nada, o bicho tá pegando. Receber um bandido desse quilate no palácio do alvorada, significa entregar os pontos, digo, o governo para a alma mais honesta e inocente do mundo.

  46. kátia

    conexão planalto, supremo, senado, todos unidos, juntos contra a operação lava-jato… bando de miseráveis. dia 13, é lei, fora pt.

  47. OMC

    Eles não “perderam de vez o senso de decoro, de ridículo, de tudo”, nunca tiveram. Eles não tem respeito algum para com o povo brasileiro, não tem vergonha na cara. É irritante saber que eu e milhões de brasileiros pagadores de impostos ainda temos que bancar o jantar para esse vagabundo. De qualquer forma, no Palácio ou na Papuda quem bancaria o jantar seriam os brasileiros pagadores de impostos, mas certamente na Papuda o custo seria bem menor.

  48. Arnaldo

    A continuar nesse diapasão, breve serão banidos do Brasil, pelo Governo do PT, os demais Poderes constituídos.

  49. BRUCUTU

    Reinaldo, esse verme do Lula é o verdadeiro câncer do Brasil. Atolado até na ponta dos cabelos pela corrupção e bandalheira, ainda lhe dão o direito de se achar o “máximo” diante da realidade dos fatos. E, pior: somente para tentar manter a imagem de um santo que mais se parece ao capeta. Por que não apresenta algo de útil ao desastrado governo Dilma? Em tempo: diante de tantas notícias nefastas provocadas por ele, principalmente no que tange às suas posses e riquezas, qual é a razão de ele não ter nada em seu nome? Nem o telefone celular? Aaahhh….!, como ele nunca sabe de nada, talvez esteja aí o problema.

  50. FORAM VISTOS JUNTOS! BEM ASSIM!

    NÃO DÁ MAIS PRA SEPARAR
    A CHEFIA DA QUADRILHA!
    ALIÁS, JÁ PASSOU DA
    FASE! ELES NEM SE
    PREOCUPAM MAIS.
    COM DETALHES!
    OS MEDOS SÃO
    GRAVES E
    OUTROS!
    O TEMPO
    NÃO PÁRA!
    AS DELAÇÕES
    NÃO PARAM!
    E NÃO VÃO PARAR,
    ATÉ ESTAREM TODOS
    EM CANA!