Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

Proposta de Código Penal libera o aborto, faz a vida humana valer menos que a de um cachorro, deixa-se pautar pela Marcha da Maconha, flerta com o “terrorismo do bem” e entrega nossas escolas ao narcotráfico. Fernandinho Beira-Mar e Marcola não pensariam em nada mais adequado a seus negócios!

Por: Reinaldo Azevedo

A tal Comissão de Juristas encarregada de apresentar uma proposta de reforma do Código Penal terminou o seu trabalho e o entregou ao presidente do Senado, José Sarney. Se você quiser saber detalhes da tramitação, clique aqui. É possível também ler a íntegra. Há, sim, coisas positivas no novo texto, e não pretendo esgotar neste post tudo o que tem de ser dito a respeito. Mas há sugestões estúpidas, movidas por um tipo muito específico, mas não raro, de má consciência. Ela consiste no repúdio ao bom senso, rebaixado à mera condição de senso comum. Os tais juristas resolveram acolher a moral de exceção dos ditos “progressistas” supostamente “ilustrados”, que foi alçada a um imperativo ético. Essa doença tem nome: ódio ao povo, visto como um bando de selvagens que precisam ser civilizados pelas leis. O senso comum considera a vida humana uma expressão superior à de um cachorro? Segundo o norte ético estabelecido pelos juristas, um feto humano não vale o de um cão. O código que eles propõem também permitiria que nossas escolas fossem sequestradas pelo narcotráfico e inventa o terrorismo benigno.

Elejo alguns temas para comentar. E é bom que vocês comecem o debate na rede e façam a sua opinião chegar até os senhores senadores. Não é difícil encontrar o e-mail de contato. Basta entrar no site do Senado.

UM HOMEM VALE MENOS DO QUE UM CÃO
O aborto segue sendo crime, com possibilidade de prisão (Arts. 125, 126 e 127), mas o 128 ganhou, atenção, esta redação:
Art. 128. Não há crime de aborto:
I – se houver risco à vida ou à saúde da gestante;
II – se a gravidez resulta de violação da dignidade sexual, ou do emprego não
consentido de técnica de reprodução assistida;
III – se comprovada a anencefalia ou quando o feto padecer de graves e incuráveis anomalias que inviabilizem a vida extrauterina, em ambos os casos atestado por dois médicos; ou
IV – se por vontade da gestante, até a décima segunda semana da gestação, quando o médico ou psicólogo constatar que a mulher não apresenta condições psicológicas de arcar com a maternidade.
Parágrafo único. Nos casos dos incisos II e III e da segunda parte do inciso I deste artigo, o aborto deve ser precedido de consentimento da gestante, ou, quando menor, incapaz ou impossibilitada de consentir, de seu representante legal, do cônjuge ou de seu companheiro.

A vida é um direito protegido pela Constituição. O Código Penal não pode mudar um fundamento consagrado na Carta Magna. Mais: a aprovação de um código se faz por meio de projeto de lei, que requer maioria simples, em aprovação simbólica. A Constituição só pode ser alterada por emenda, com a concordância de três quintos da Câmara e do Senado, com duas votações em cada Casa.

O Código em vigência só permite a interrupção da gravidez em caso de estupro ou de a mãe correr risco de morrer. Por sua conta, o STF já foi além de suas sandálias e tornou legal, também, o aborto de fetos ditos anencéfalos — escrevo “ditos” porque, a rigor, anencefalia propriamente é uma impossibilidade. Se sem cérebro, o feto não se desenvolve. Sigamos. O que o texto faz, como fica patente, é recorrer a uma via oblíqua para legalizar o aborto volitivo. Basta que um médico OU psicólogo (atentem para o “ou”) ateste que a mulher não tem condições psicológicas de arcar com a maternidade.

É um acinte à inteligência e um atentado aos códigos de conduta de duas profissões. E os médicos e psicólogos sabem que estou certo. Pergunto:
a) desde quando médicos estão habilitados a assinar laudos psicológicos?
b) com base em qual fundamento teórico um psicólogo assinaria um laudo técnico atestando que a gestante não tem condições de arcar com a maternidade?

Pergunto aos juristas: médico e/ou psicológico poderiam, por exemplo, discordar da gestante? Digamos que ela manifestasse o desejo de abortar e se dissesse sem as tais condições… Um desses profissionais poderia objetar: “Ah, ela diz que não tem condições de ser mãe, mas a gente acha que sim…”?.  Tratar-se-ia, obviamente, da legalização pura e simples do aborto, ao arrepio da Constituição, de maneira oblíqua, longe do debate com a sociedade.

Por que afirmei que a vida de um cachorro valeria bem mais no novo Código Penal? Porque ele resolveu proteger os animais — e não é que seu seja contra, não. Então vamos a eles.

UM CÃO VALE MUITO MAIS DO QUE UM HOMEM
Leiam o que dispõe o Artigo 391:
Praticar ato de abuso ou maus-tratos a animais domésticos, domesticados ou silvestres, nativos ou exóticos:
Pena – prisão, de um a quatro anos.
§ 1o Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.
§ 2o A pena é aumentada de um sexto a um terço se ocorre lesão grave permanente ou mutilação do animal.
§ 3º A pena é aumentada de metade se ocorre morte do animal.

Os rodeios, obviamente, renderão cadeia. Nunca mais veremos — já não vemos — chimpanzés nos circos com roupinha de boneca e camisetas coloridas. Crueldade inaceitável! Alguém que submetesse, sei lá, uma cadela a um aborto poderia pegar quatro anos de cana. Já o feto humano iria para o lixo sem que a lei molestasse ninguém. Gosto de bicho. Infernizava minha mãe levando pra casa tudo quanto era animal abandonado. Mas os seres humanos me comovem um pouco mais.

UM CÓDIGO PENAL PARA NINAR VICIADOS, TRAFICANTES E EXPOR CRIANÇAS ÀS DROGAS
Os Artigos 212 a 224 tratam das drogas (páginas 340 a 344 do arquivo cujo link publiquei lá no primeiro parágrafo). De todas as insanidades existentes na proposta dos juristas, esse é, sem dúvida, o capítulo campeão. O financiamento ao tráfico, ora vejam!, entra na categoria dos “crimes hediondos”. Huuummm… Que comissão severa esta, não é mesmo? Então vamos ver o que diz o Artigo 212 (prestem atenção à “exclusão do crime”):

Art. 212. Importar, exportar, remeter, preparar, produzir, fabricar, adquirir, vender, expor à venda, oferecer, ter em depósito, transportar, trazer consigo, guardar, prescrever, ministrar, entregar a consumo ou fornecer drogas, ainda que gratuitamente, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar:
Pena – prisão, de 5 (cinco) a 15 (quinze) anos e pagamento de 500 (quinhentos) a 1.500 (mil e quinhentos) dias-multa.
§ 1º Nas mesmas penas incorre quem:
I – importa, exporta, remete, produz, fabrica, adquire, vende, expõe à venda, oferece, fornece, tem em depósito, transporta, traz consigo ou guarda, ainda que gratuitamente, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar, matéria-prima, insumo ou produto químico destinado à preparação de drogas;
II – semeia, cultiva ou faz a colheita, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar, de plantas que se constituam em matéria-prima para a preparação de drogas;
III – utiliza local ou bem de qualquer natureza de que tem a propriedade, posse, administração, guarda ou vigilância, ou consente que outrem dele se utilize, ainda que gratuitamente, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar, para o tráfico ilícito de drogas.

Exclusão do crime
§2º Não há crime se o agente:
I – adquire, guarda, tem em depósito, transporta ou traz consigo drogas para consumo pessoal;
II – semeia, cultiva ou colhe plantas destinadas à preparação de drogas para consumo pessoal.
§3º Para determinar se a droga destinava-se a consumo pessoal, o juiz atenderá à natureza e à quantidade da substância apreendida, à conduta, ao local e às condições em que se desenvolveu a ação, bem como às circunstâncias sociais e pessoais do agente.
§4º Salvo prova em contrário, presume-se a destinação da droga para uso pessoal quando a quantidade apreendida for suficiente para o consumo médio individual por cinco dias, conforme definido pela autoridade administrativa de saúde.

Quanto amor pelo individualismo! noto, de saída, que ninguém “planta” em casa cocaína, crack ou ecstasy. O texto acima busca contemplar a reivindicação dos maconheiros organizados, que são considerados os… drogados do bem! Sim, senhores! Os “juristas” cederam ao lobby da turma da Marcha da Maconha. Acho que isso expõe a seriedade do trabalho. A causa tem um lobista muito influente — e não é o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que tem uma opinião absolutamente equivocada a respeito. O deputado Paulo Teixeira, líder do PT na Câmara e vice-presidente da CPI do Cachoeira, defende que se criem cooperativas para o plantio de maconha. Segundo ele, isso serviria para combater o lucro do traficante. Parece que ele é contra o lucro, mas não contra a droga.

Procura e oferta
Os nossos juristas resolveram reinventar a lei de mercado: ao descriminar totalmente o consumo de droga — DE QUALQUER DROGA —, é evidente que se está dando um incentivo e tanto ao consumo e se está, por óbvio, aumentando a demanda. Quando esta cresce, a tendência é haver um aumento da oferta — até com uma eventual inflação específica, não é? Será o paraíso dos traficantes. Imaginem um monte de gente querendo consumir os produtos à luz do dia, em praça pública, sem precisar se esconder. Alguém tem de fornecer.

Mas o que é “consumo individual”. Os juristas definiram: uma quantidade que abasteça o consumidor por pelo menos… CINCO DIAS! Huuummm… Os aviões do narcotráfico passarão a portar, evidentemente, o suficiente para caber nessa justificativa. É espantoso! Notem que, a exemplo da legalização do aborto, também nesse caso, o que se faz é legalizar as drogas por vias oblíquas, sem que o povo se dê conta.

Mas os juristas são pessoas preocupadas com os infantes, tá? Eles querem coibir o uso perto de crianças. Vamos ver o que propõem no Artigo 221, que trata do “uso ostensivo de droga”:

Art. 221. Aquele que usar ostensivamente droga em locais públicos nas imediações de escolas ou outros locais de concentração de crianças ou adolescentes ou na presença destes será submetido às seguintes penas:
I – advertência sobre os efeitos das drogas;
II – prestação de serviços à comunidade;
III – medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo.
§ 1º As penas previstas nos incisos II e III do caput deste artigo serão aplicadas pelo prazo máximo de 5 (cinco) meses.
§ 2º Em caso de reincidência, as penas previstas nos incisos II e III do caput deste artigo serão aplicadas pelo prazo máximo de 10 (dez) meses.
§ 3º A prestação de serviços à comunidade será cumprida em programas comunitários, entidades educacionais ou assistenciais, hospitais, estabelecimentos congêneres, públicos ou privados sem fins lucrativos, que se ocupem, preferencialmente, da prevenção do consumo ou da recuperação de usuários e dependentes de drogas.
§ 4º Para garantia do cumprimento das medidas educativas referidas no caput, a que injustificadamente se recuse o agente, poderá o juiz submetê-lo, sucessivamente a:
I – admoestação verbal;
II – multa.
§ 5º O juiz determinará ao Poder Público que coloque à disposição do infrator, gratuitamente, estabelecimento de saúde, preferencialmente ambulatorial, para tratamento especializado.

Voltemos um pouquinho à chamada “produção doméstica de drogas”. Como é que os preclaros vão saber se o pai que cultiva maconha em casa, para o seu consumo, fuma ou não a bagana na frente dos filhos, sobrinhos ou vizinhos? Obviamente, não vão saber. O que significa, no texto acima, “ostensivamente”? Qual é a distância do prédio que define “imediações das escolas”? Raio de 100 metros, de 200, de 500? O que impede um traficante de ter consigo uma quantidade de droga considerada de “uso pessoal” (para cinco dias, certo?) e dividi-la com alunos que estudam a um quilômetro do ponto de venda, distância que se percorre a pé sem grandes sacrifícios? De resto, um estudante-traficante poderá levar consigo a droga para vender na escola. Bastará não consumir dentro do prédio.

E no caso de o traficante, disfarçado de consumidor pessoal, ser flagrado, então, nas circunstâncias previstas no Artigo 221? Ora, meu caro pai, minha cara mãe, o sujeito que tentou aliciar o seu filho, ou que lhe forneceu droga, será severamente punido assim:
“I – advertência sobre os efeitos das drogas;
II – prestação de serviços à comunidade;
III – medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo.”

É ou não é de fazer qualquer traficante tremer nas bases? Alerto os senhores que, com esse Código Penal, o trabalho de repressão da Polícia Militar se tornaria virtualmente impossível. Uma operação como a da retomada da Cracolândia estaria descartada por princípio. Os zumbis do crack, em razão da natureza da droga, quase nunca têm pedras consigo. Eles estão é em busca de novas. Pesquisem: um usuário chega a fumar até 20 pedras por dia. Um traficante que fosse encontrado com 100 poderia alegar que é seu estoque de… cinco dias! Fernandinho Beira-Mar e Marcola não pensariam em nada mais adequado a seus negócios.

O TERRORISMO REDENTOR
A nova proposta de Código Penal pune, finalmente, o terrorismo. “Que bom!”, dirá você. Calma, leitor apressado! Como diria o Apedeuta, é “menas verdade”. O tema é tratado nos  Artigos 239 a 242 do texto (da página 349 à 351). Já escrevi aqui algumas vezes que o Brasil só não tem uma lei antiterror porque o MST, por exemplo, seria o primeiro a ser enquadrado. O que propõe o texto no Artigo 239?

Art. 239. Causar terror na população mediante as condutas descritas nos parágrafos deste artigo, quando:
I – tiverem por fim forçar autoridades públicas, nacionais ou estrangeiras, ou pessoas que ajam em nome delas, a fazer o que a lei não exige ou deixar de fazer o que a lei não proíbe, ou;
II – tiverem por fim obter recursos para a manutenção de organizações políticas ou grupos armados, civis ou militares, que atuem contra a ordem constitucional e o Estado Democrático ou;
III – forem motivadas por preconceito de raça, cor, etnia, religião, nacionalidade, sexo, identidade ou orientação sexual, ou por razões políticas, ideológicas, filosóficas ou religiosas.
§ 1º Sequestrar ou manter alguém em cárcere privado;
§ 2º Usar ou ameaçar usar, transportar, guardar, portar ou trazer consigo explosivos, gases tóxicos, venenos, conteúdos biológicos ou outros meios capazes de causar danos ou promover destruição em massa;
§ 3º Incendiar, depredar, saquear, explodir ou invadir qualquer bem público ou privado;
§ 4º Interferir, sabotar ou danificar sistemas de informática e bancos de dados;
§ 5º Sabotar o funcionamento ou apoderar-se, com grave ameaça ou violência a pessoas, do controle, total ou parcial, ainda que de modo temporário, de meios de comunicação ou de transporte, de portos, aeroportos, estações ferroviárias ou rodoviárias, hospitais, casas de saúde, escolas, estádios esportivos, instalações públicas ou locais onde funcionem serviços públicos essenciais, instalações de geração ou transmissão de energia e instalações militares.
Pena – prisão, de oito a quinze anos, além das sanções correspondentes à ameaça, violência, dano, lesão corporal ou morte, tentadas ou consumadas.

Forma qualificada
§6º Se a conduta é praticada pela utilização de arma de destruição em massa ou outro meio capaz de causar grandes danos:
Pena – prisão, de doze a vinte anos, além das penas correspondentes à ameaça, violência, dano, lesão corporal ou morte, tentadas ou consumadas.

Vocês já encontraram o MST ou os aloprados da USP no §3, certo? Aquele que define como terrorismo “incendiar, depredar, saquear, explodir ou invadir qualquer bem público ou privado”. O otimista dirá: “Finalmente, vai acabar a impunidade”. Nada disso! Se o terrorismo tiver uma “motivação social”, o que os juristas querem é garantir justamente a impunidade. Vejam o que eles acrescentaram ao artigo:

Exclusão de crime
§ 7º Não constitui crime de terrorismo a conduta individual ou coletiva de pessoas movidas por propósitos sociais ou reivindicatórios, desde que os objetivos e meios sejam compatíveis e adequados à sua finalidade.

Caminhando para a conclusão
Quando pessoas ou grupos estiverem “movidos por propósitos sociais ou reivindicatórios”, então podem invadir, queimar e depredar. “Ah, Reinaldo, não é bem assim; o texto fala em ‘meios compatíveis e adequados’… sei! Descaracteriza-se o crime para que fique por conta do subjetivismo do juiz…

Há mais coisas ruins na proposta, sim! Faço aqui o elenco de algumas. Noto que se trata de uma peça, como eles dizem, “progressista”, a despeito, certamente, da vontade da sociedade, que é majoritariamente contrária ao aborto, à legalização das drogas e à violência dos ditos “movimentos sociais”. Ocorre que os juristas parecem munidos de um espírito supostamente iluminista e civilizador, acima do pensamento da arraia-miúda.

Eles não querem fazer leis que estejam à altura das necessidades da população e adequadas a seus valores e ambições. Pretendem o contrário: que um dia esse povinho mixuruca esteja à altura dos valores e ambições das leis que eles propõem.

Comecem a marcação cerrada sobre os senadores! Depois será a vez dos deputados. Nesses artigos que destaquei, e há muitos outros a comentar, vai-se decidir, afinal, se um ser humano vale mais do que um jumento, se os traficantes serão enquadrados pela lei ou enquadrarão a lei e se o Brasil reconhece a existência do terrorismo benigno.

Com a palavra, o Senado Federal!

Texto originallmente publicado às 6h11
Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

  1. Arnaldo Ribeiro

    JESUS CRISTO LIVRA A FAMILIA TERRENA DO MAL DO ABORTO COM O PODER DA FÉ: (ES.57.2) – (LE.6.1) – Há um mal que vi debaixo do sol, e que pesa sobre os homens: (DT.13.11) – E todo o Israel ouvirá e temerá, e não se tornará a praticar maldade como esta no meio de ti; (JR.15.5) – pois quem compadeceria de ti, ó Jerusalém? (LE.5.18) – Eis o que eu vi: (EC.25.26) – Toda a malicia é leve em comparação da malicia da mulher, sobre ela caia a sorte dos pecadores: (ÊX.32.31) – Ora, o povo cometeu grande pecado, fazendo para si deuses de ouro: (SL.57.2) – Clamarei ao Deus Altíssimo, ao Deus que por mim tudo executa: (LM.2.20) – Vê, Senhor, e considera a quem fizeste assim! Hão de as mulheres comer o fruto do seu carinho? Ou se matará no santuário do Senhor, o sacerdote e o profeta? (JÓ.10.18) porque, pois, me tiraste da madre? Ah! Se eu morresse antes que olhos nenhuns me vissem; (JÓ.81.16) – ou, como um aborto oculto, eu não existi ria, como crianças que nunca viram a luz:(JÓ.5.4)–Os seus filhos estão longe do socorro, são espezinhados as portas e não há quem os livre: (LE.8.11) – Visto como não se executa logo a sentença sobre a má obra, o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto a praticar o mal: (HC.2.2) – O Senhor me respondeu e disse: (IS.7.7.) – Isto não subsistirá nem tampouco acontecerá: (ÊX.23.26) – Na tua terra não haverá mulher que aborte, completarei o numero dos teus dias; (1CO.15.45) – pois assim está escrito:(AR.916.64)
    (Na pagina 156 da Bibliogênese: São 973 letras e 56 sinais que revelam isto):
    Eu sou o Espírito do Senhor Deus, do vosso Pai Eterno, que testei as almas dos filhos de Adão e Eva na minha Lei, e que hoje diz a verdade aos Homens e as Mulheres, na ação de um Santo Profeta que crê, ama, luta e tem falado por mim: Escutai, entendei, amai e lutai; pois haverá bom futuro no Homem que se faz filho do amor, e que se levanta como esse Ser Espiritual iluminado, como o Cristo: Agora existe outro Cristo com o poder do seu Deus, e não haverá mais a malicia do diabo, nem o abominável mal do aborto; porque aqui o Filho do Homem decreta e promulga esta sentença na Santa Lei de Deus: Quem praticar o aborto na obra da criação, cometerá uma loucura e um pecado imperdoável, pois o aborto provocado será considerado como crime de morte na terra do futuro povo Cristão: Então, tanto os homens como as mulheres já passaram a ser pecadores conscientes à luz do saber de Israel, e também não poderão escapar da mão do Senhor, como execu-tores desse crime: Testemunhai que Cristo veio ensinar aos Cristãos como executar as nossas leis e estatutos, e a espiritualizar as almas das crianças, ao ler à si: O Senhor Deus provou aos Homens e às Mulheres que eu existo como o Cristo? E seguireis o nosso Espírito que não morrerá! (IL.973.56)

  2. Esther

    Tenho medo.

    Esse projeto é fruto de uma corja de “intelectuais”.

    Como jurista, digo que o mundo jurídico há muito foi tomado pelo pensamento esquerdopata, e quem não compactua é sabotado.

  3. Juliana Godoy

    Não!!! Faz tempo que eu tento ter um filho e não consigo…oque eu consegui Deus levou… E agora vão liberar aborto??! que falta de vergonha na cara de vcs GOVERNATES deste pais, investe na prevenção autoridades ´´ COPETENTES“ …mas nãp da neh sai mais caro!? Mas não se esqueçam que qm banca o SUS somos nós, e mesmo que fosse particular ABORTO É COISA DE GENTE SEM CARATER! MULHER VAGABUNDA! Não tem condições de criar ISSO É CONVERSA! QUERO VER AGORA ESSA ´´BELEZA DE GOVERNO“ mudar isto! não vai mudar não néh! pode deixa um dia será cobrado! e vai pagar muito caro, o resto de sua vida!

  4. Anticomuna

    Reinaldo. Fica registrado aqui o meu mais VEEMENTE REPÚDIO A ESTA ABERRAÇÃO CHAMADO ANTEPROJETO DE REFORMA PENAL! Eu que achava que iría melhorar! Pois, ficará MUITO MAIS PIÓR DO QUE ESTÁ! Falta só esta gente “inteligente” propor a derrubada de todos os presídios e soltar TODOS OS PRESOS. o QUE É QUE FALTA EIM? E…. viva a FALÊNCIA DO BRASIL !!!

  5. J.Paulo

    “UM HOMEM VALE MENOS DO QUE UM CÃO”

    Dependendo do homem, não me restam dúvidas.

  6. DIOGENES FERNADES DE SOUZA

    COM TODOS OS MEUS ERROS, “quem diz que não tem pecado peca ” E PECADOS, MAS CRENDO NOS MEUS SENTIMENTOS E ARREPENDIMENTOS CRENDO QUE SOU PERDOADO VEIO TAMBÉM COMENTAR SOBRE, É O FIM DO MUNDO, E UNS DIZ QUE SERÁ AMANHÃ, OUTROS DIZEM QUE JÁ FOI, E OUTROS*******

    UMA COISA SEI NÃO SOU A FAVOR E NEM SEREI, MESMO QUE SEJA LEI SOU CONTRA TODOS E TODOS. DFS**/

  7. elizelia

    muito bom,concordo plenamente.

  8. Darlle Bezerra da Silva

    É um absurdo ver os nossos politicos tentando aprovar Leis que fere a nossa CF e a cima de tudo os primcipios Divino, esses projetos tem que ser exterminado do Congresso para o bem de todos. Filezmente temos homens de bens e comprometido com Deus e a Sociedade que não se vende e não dobra as caprichos de alguns maus políticos que só se preocupa com sigo mesmo.

  9. Robson

    Graças a Deus não estamos sozinhos, existem pessoas inteligentes e incorruptas com o o sr Reinaldo e muitos outros que lutam por um país mais justo, onde as leis não sejam somente impostas e privilegiam alguns, esse projeto não pode ser aprovado seria uma afronta a nossa Atual CF e ao povo que não está sendo representado por nossos senadores.

  10. Omar Oliveira

    Reinaldo, estou muito preocupado com essas questões e a velocidade que o governo Dilma aprova essas leis. Sou professor e levo essas discussões para a sala de aula. Mas não vejo outros fazendo isso. Entre todas essas questões diminuir o valor da vida legalizando o aborto e a descriminalização das drogas é a que mais me preocupa. Quando falo sobre isso, as pessoas tomam sustos. Precisamos discutir em todos os segmentos o novo código.
    Parabéns pelo ótimo artigo
    Manaus – Am

  11. silvana evangelista

    Parabens Reinaldo por este artigo o povo brasileiro precisa
    despertar vc está dando uma lição de cidadania!

  12. Raimundo Nonato de Manaus

    A aposentadoria especial para o trabalhador que comprovar exposição aos agentes nocivos será feita por formulário denominado Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), preenchido pela empresa ou seu preposto, com base em Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho, com o trabalhador vai comprovar se ele trabalhou em varios lugares do brasil em vareas empresas que até já faliram a muitos anos. os politicos só querem mesmo ferrar com o trabalhador, já tentaram até acabar cpm o seguro desemprego.as leis não funciona contra eles, roubam milões dos cofres pulblicos mas nunca são presos,temos um exemplo. CPI do mensalão é mais facil oncontrar um residencia abandonada no planeta marte doque um politico ir para acadeia no brasil.só é crime roubar um tablete de mantega no valor de R$ 2,00 eles roubam milões. e mais eles criaram uma maneira legal de roubar, sabe como? criando uma CPI alguem sabe quanto o brasil vai pagar por esta CPI do menslão? era mais barato para o brasil deixar eles assim mesmo, porque eles são todos amigos.

  13. Raimundo Nonato de Manaus

    As 41 vagas na Câmara Municipal de Manaus devem ser disputadas por 679 candidatos a vereador.dar para acreditar em politicos?é uma praga de politicos brigando para passar 4 anos sentado numa poltona comendo e bebendo sem fazer nada com salário bruto de R$ 9.288,05 para o trabalhador assalariado chegar ao final do mês e receber seus R$ 545 brutos, ele precisa trabalhar 44 horas semanais Por semana, um vereador participa, normalmente, de três sessões ordinárias que duram, cada uma, três horas, o que resulta em nove horas semanais de trabalho ou 36 horas por mês. portanto o melor voto para o eleitor é branco.

  14. Leidmar Festa

    Qualquer brasileiro que pense um pouco é contra a aprovação deste código!

  15. Diogo Luiz

    O que tem de aberração nesse novo Código Penal. Não podemos deixar esse novo Código Penal ser aprovado.

  16. alexsandra milhomens cantorani

    Sou contra a aprovação desse código penal

  17. Marina S. Santos

    Nossa, Reinaldo, lendo suas palavras fico feliz pois vejo que não estamos num manicômio. Existe o bom-senso, o certo e o errado, o direito e o torto. Ah!!! Como é bom saber e ouvir o óbvio!! Continue! Continue! Continue! Continue! E nós, seus leitores, nos comprometemos a ligar para os gabinetes e dizer aos senadores que NÃO QUEREMOS A APROVAçÃO DESSE INFAME “Código Penal”. Aqui vão os telefones dos senadores. Quem tiver algum pacote de telefonia do tipo “fale à vontade DDD”, mesmo se falar com TODOS os senadores não vai gastar um centavo. A manutenção da democracia vale nosso esforço. Se a perdermos, não vai adiantar chorar.
    Aécio Neves PSDB MG (61) 3303-6049/6050 (61) 3303-6051
    Alfredo Nascimento PR AM (61) 3303-1166 (61) 3303-1167
    Aloysio Nunes Ferreira PSDB SP (61) 3303-6063/6064 (61) 3303-6071
    Alvaro Dias PSDB PR (61) 3303-4059/4060 (61) 3303-2941
    Ana Amélia PP RS (61) 3303 6083/6084 (61) 3303.6091
    Ana Rita PT ES (61) 3303-1129 (61) 3303-1974
    Angela Portela PT RR (61) 3303.6103 / 6104 / … (61) 3303.6111
    Anibal Diniz PT AC (61) 3303-4546 / 3303-4547 (61) 3303-2955
    Antonio Carlos Valadares PSB SE (61) 3303-2201 a 2206 (61) 3303-1786
    Antonio Russo PR MS 3303-1128 / 4844 3303-1920
    Armando Monteiro PTB PE (61) 3303 6124/ 6125 (61) 3303 6132
    Assis Gurgacz PDT RO não tem o telefone na página do senado
    Benedito de Lira PP AL (61) 3303 -6144 até 6151 (61) 3303-6152
    Casildo Maldaner PMDB SC (61) 3303-4206-07 (61) 3303-1822
    Cássio Cunha Lima PSDB PB (61) 3303-9808/9806/9809 (61) 3303-9814
    Cícero Lucena PSDB PB (61) 3303-5800/ 5805 (61) 3303-5809
    Cidinho Santos PR MT (61) 3303-6170/6167 (61) 3303-6172
    Ciro Nogueira PP PI (61) 3303-6185 / 6187 (61) 3303-6192
    Clésio Andrade PMDB MG (61) 3303-4621/5067 (61) 3303-2746
    Clovis Fecury DEM MA (61) 3303.6349 (61) 3303.6354
    Cristovam Buarque PDT DF (61) 3303-2281 (61) 3303-2874
    Cyro Miranda PSDB GO (61) 3303-1962 (61) 3303-1877
    Delcídio do Amaral PT MS (61) 3303-2452 a 2457 (61) 3303-1926
    Eduardo Amorim PSC SE (61) 3303 6205 a 6211 (61) 3303-6212
    Eduardo Braga PMDB AM (61) 3303-6230 (61) 3303-6233
    Eduardo Lopes PRB RJ (61) 3303-5730 (61) 3303-2211
    Eduardo Suplicy PT SP (61) 3303-3213/2817/2818 (61) 3303-2816
    Epitácio Cafeteira PTB MA (61) 3303-1402/4073 (61) 3303-1946
    Eunício Oliveira PMDB CE (61) 3303-6245 (61) 3303-6253
    Fernando Collor PTB AL (61) 3303-5783/5786 (61) 3303-5789
    Flexa Ribeiro PSDB PA (61) 3303-2342 (61) 3303-2731
    Francisco Dornelles PP RJ (61) 3303-4229 (61) 3303-2896
    Garibaldi Alves PMDB RN (61)3303-1777 (61)3303-1701
    Gim Argello PTB DF (61) 3303-1161/3303-1547 (61) 3303-1650
    Humberto Costa PT PE (61) 3303-6285 / 6286 (61) 3303 6293
    Inácio Arruda PC DO B CE (61) 3303-5791/5793 (61) 3303-5798
    Ivo Cassol PP RO (61) 3303.6328 / 6329 (61) 3303.6334
    Jader Barbalho PMDB PA (61) 3303.9831, 3303.9832 (61) 3303.9828
    Jarbas Vasconcelos PMDB PE (61) 3303-3245 (61) 3303-1977
    Jayme Campos DEM MT (61) 3303-4061/1048 (61) 3303-2973
    João Capiberibe PSB AP (61) 3303-9011/3303-9014 (61) 3303-9019
    João Durval PDT BA (61) 3303-3173 (61) 3303-2862
    João Ribeiro PR TO (61) 3303-2163/2164 (61) 3303-1848
    João Vicente Claudino PTB PI (61) 3303-2415/4847/3055 (61) 3303-2967
    Jorge Viana PT AC (61) 3303-6366 e 3303-6367 (61) 3303-6374
    José Agripino DEM RN (61) 3303-2361 a 2366 (61) 3303-1816/1641
    José Pimentel PT CE (61) 3303-6390/6391 3303-6394
    José Sarney PMDB AP (61) 3303-3429/3430 (61) 3303-1776
    Kátia Abreu PSD TO (61) 3303- 2708 (61) 3303-2990
    Lídice da Mata PSB BA (61) 3303-6408/ 3303-6417 (61) 3303-6414
    Lindbergh Farias PT RJ (61) 3303-6426 / 6427 (61) 3303-6434
    Lobão Filho PMDB MA (61) 3303-2311 a 2314 (61) 3303-2755
    Lúcia Vânia PSDB GO (61) 3303-2035/2844 (61) 3303-2868
    Luiz Henrique PMDB SC (61) 3303-6446/6447 (61) 3303-6454
    Magno Malta PR ES (61) 3303-4161/5867 (61) 3303-1656
    Maria do Carmo Alves DEM SE (61) 3303-1306/4055 (61) 3303-2878
    Mário Couto PSDB PA (61) 3303-3050 (61) 3303-2958
    Marta Suplicy PT SP (61) 3303-6510 (61) 3303-6515
    Mozarildo Cavalcanti PTB RR (61) 3303-4078 / 3315 (61) 3303-1548
    Paulo Bauer PSDB SC (61) 3303-6529 (61) 3303-6535
    Paulo Davim PV RN (61) 3303-2371 / 2372 / … (61) 3303-1813
    Paulo Paim PT RS (61) 3303-5227/5232 (61) 3303-5235
    Pedro Simon PMDB RS (61) 3303-3232 (61) 3303-1304
    Pedro Taques PDT MT (61) 3303-6550 e 3303-6551 (61) 3303-6554
    Randolfe Rodrigues PSOL AP (61) 3303-6568 (61) 3303-6574
    Renan Calheiros PMDB AL (61) 3303-2261/2263 (61) 3303-1695
    Ricardo Ferraço PMDB ES (61) 3303-6590 (61) 3303-6592
    Roberto Requião PMDB PR (61) 3303-6623/6624 (61) 3303-6628
    Rodrigo Rollemberg PSB DF (61) 303-6640 (61) 3303-6647
    Romero Jucá PMDB RR (61) 3303-2111 a 2117 (61) 3303-1653
    Sérgio Petecão PSD AC (61) 3303-6706 a 6713 (61) 3303.6714
    Sérgio Souza PMDB PR (61) 3303-6271/ 6261 (61) 3303-6273
    Tomás Correia PMDB RO (61) 3303-2252/ 2253 (61) 3303-2853
    Vanessa Grazziotin PC DO B AM 6726 (61) 3303-6734
    Vicentinho Alves PR TO (61) 3303-6467/6469/6472 (61) 3303 6474
    Vital do Rêgo PMDB PB (61) 3303-6747 (61) 3303-6753
    Waldemir Moka PMDB MS (61) 3303-6767 / 6768 (61) 3303-6774
    Walter Pinheiro PT BA (61) 33036788/6790 (61) 3303-6794
    Wellington Dias PT PI (61) 3303 9049/9050/9053 (61) 3303 9048
    Wilder Morais DEM GO (61) 3303 2092 (61) 3303 2964
    Zeze Perrella PDT MG (61) 3303-2191 (61) 3303-2775

  18. Welbert Dorico Siqueira

    Resumindo: é a pura e plena inversão de valores, que deteriora a família e a sociedade.

  19. lucas

    Eu sou policial, ando armado com minha . 40 24 horas por dia, mas ler esta proposta me deixou com muito medo. sinceramente deu vontade de jogar a toalha eu to indo contra a maré. pra que prender traficante com uma lei dessa, deixa o pau quabra. a violencia vai atingir niveis alarmantes o que será do futuro. Meu filho vai poder usar droga no meio da rua e falar” porque não posso usar pai não é crime”.

    Todo mundo pedi leis mais severas e vem esses … e faz uma porca…. dessa. pelo amor de deus.
    To com vergonha de ser brasileiro.

    Se for pra fazer isso deixa do jeito que tá. pelo amor de deus

    E outra não deixa esses caras mexerem na constituição senão agente ta f…

    Que Deus olhe por nois.

  20. joão francisco.

    isto é um abisurdo,é uma afronta as familias,não podemos compatibilizar com os pensamentos e atitudes de pessoas privadas da verdade,que contribuem com o mal,só que eles esquecem de seus filhos e netos.eu pergunto!onde está a nossa PRESIDENTE,ela não é A LIDER MAIOR DO GONVERNO DE NOSSO PAIS.quem CALA CONSENTE.

  21. pedro rodrigues

    Brasileiros, precisamos fazer alguma coisa, não podemos calar e permitir que os senadores aprove tal afronta ao bem maior que nos foi dado por Deus “a nossa vida, a família e a dignidade humana.
    A classe política esta organizada, tendo em vista aos vários mandatos consecutivos os quais nós os eleitores lhes concedemos; e so´nos os eleitores temos em mãos as armas para desmantelar essa organização e banir para sempre esses demônios da política não votantando nunca mais neste que estão no poder. Vamos usar nossa metralhadora que é nosso voto sagrado para eleger por um mandato apenas, não dando chance para se organizar e fazer e desfazer contra a vontade do povo e sem consultar as famílias.

  22. edson

    O lucro da droga beneficia muita gente, sabe Deus quem. E que pena que o povo brasileiro nem percebe o absurdo que são essas mudanças no código penal, os juristas estão apresentando aos senadores “a reforma da lei”, mas a sociedade não está sendo consultada sobre o teor dessas mudanças e o resultado será … Deus nos ajude!!!

  23. garrincha

    A verdade é uma só, eles fazem as leis para que politicos não vão presos e seus filhos. Trabalhei em varios condominios e mora politicos nesses condominios e o que tem de usuarios de drogas não da pra contar e aí voceis acham que eles querem que seus filhos sejam presos, vamos fazer uma experiencia,vi um rapaz dando uma entrevista dizendo que usava drogas e que ninguem poderia proibir dele usar drogas que pra ele não fazia mal então vamos para experiencia. pegue dois jovens da mesma idade um deles faça o uso de drogas e o outro não daqui cinco anos vamos olocar os dois juntos aí vamos ver a diferença.Eu achei que com o novo codigo penal iria melhorar para punir os responsavel para quarquer tipo de crimes ou coisa erradas pois coisas erradas já dizem erradas e nada disso vai acontecer vai ficar pior do que já está.Trabalho na area de segurança a 18 anos na rua tentando combater o crime e ninguem respeita mais a lei por qualquer tipo de crime do mais grave entre aspas e o menos grave e contravenções.Deus abençoe a todos vamos precisar devido os politicos que temos no país.

  24. Elen Guedes Rodrigues

    Prezados,
    Inicialmente, bom dia a todos.
    Mediante a tais informações, devo confessar q eu e minha família estamos ficando horrorizados com o rumo que as coisas têm tomado. Assim como o Pr Silas Malafaia, decidimos não nos calar! Pois somos cristãos e não concordamos com a aprovação de nenhuma dessas leis. Cremos fielmente q tais aprovações só viriam a deturpar ainda mais a nossa sociedade.
    – LIBERAÇÃO DO CONSUMO PRÓPRIO DE DROGRAS E PLANTIO? Como assim? Como ficam as famílias desses indivíduos? Como ficam os indivíduos? q “agora” não seriam mais impedidos de usar sua droga quando quiserem? Uma auto-destruíção em massa? É isso? Por que é isso que vai acontecer! E vcs realmente crêem q isso vai ser só p consumo próprio? AAHHHHHH NOS POUPE!! – Legalização do aborto?? Meu Deus!! Deus quem libera a vida! Não temos o direito de tirá-la. VCS PRESTARÃO CONTA DE TODAS AS VIDAS QUE FOREM TIRADAS CASO ESSA MALDITA LEI SEJA APROVADA!!! – Comparar a discordância da pratica homossexual com racismo? Somos cristãos, temos princípios e sabemos q tais práticas são abominação ao Senhor. Isso somente poderia me fazer me calar diante de tal prática e simplesmente discordar em mim mesma, mas o fato de que essas pessoas estão caminhando pro INFERNO (o q infelizmente estão) isso sim, é motivo mais q de sobra para nos levantarmos, cm amor em Cristo, e amor por tais, para abrir-lhes os olhos, com todo carinho a fim de evitar que se percam. Enfim, sendo breve, coloco aqui, nossa indignação com o rumo q as coisas têm tomado! Vamos orar! E vamos lutar conta tais aprovações!

  25. claudia

    senhores senadores,querendo introduzir d quaquer forma o uso de maconha o q dá permissividade para o uso indiscriminado ou doentio de outras drogas q estão adentrando nas casas da familias brasileiras e destruindo ma instituição formada por DEUS,SENHORES SENADORE JÁ N BASTA AS MARCHAS DOS HOMOFÓBICOS DO BRASIL Q N SE TRATA DE NASCER DE CONDIÇÃO DE NASCIMENTO MAS DE COMPORTAMENTO DEUS N É DEUS DE CONFUSÃO MULHER FEMININO ,HOMEM MASCULINO NÃO EXISTE MEIO TERMO PARA A CRIAÇÃO DE DEUS,SENHORES SENADORES AGORA TBM QUEREM LEGALIZAR O ABORTO SAINDO PElas tangentes sendo amparadas por metades de leis q n correspondem a realidade de um povo tão educado pelo futebol,tão alimentado pelo carnaval mas tão insenSível ,e nada instruido a respeito do q vcs senhores senadores querem faZER COM AS LEIS Q PRESERVAM AINDA O RESPEITO A ESSE PAIS TÃO MAL, SE TRATANDO DE EDUCAÇÃO.SENHORES SENADORES ISSO É CRIME E PAREM DE SE APARELHAR A LEIS FEITAS POR MENTES DOENTIAS ABORTO É CRIME !! PLANTEM MACONHA NA CHACARA DA MALDADE DE CADA UM DE VCS,AUTORIZEM O ABORTO QDO ESTES CHEGAREM AS CASAS DE VCS MAS POR FAVOR RESPEITEM A VIDA E AS LEIS DESTE PAÍS Q AINDA COM TDO ISSO PRESERVA MORAL E O BOM COSTUME DO DIA A DIA !!!CHEGA DE HIPOCRISIA,CHEGA DE DINHEIRO VENDAVAL ENQUANTO DESGRAÇA VENDAVAL ASSOLA ESSE PAIS Q AINDA N APRENDEU A VOTAR COM DIGNIDADE,E É POR ISSO Q SENHORES COMO VCS ESTÃO NO LUGAR ERRADO EXERCENDO FUNÇÃO ERRADA POR FAVOR Q A BAGUNÇA ENTRE EM SUAS CASA MAS NÃO NA NOSSA ,POIS SE VCS NÃO SABEM VÃO POR AQUI SABER Q TODA LÍNGUA E TODO POVO CONFESSARA Q SÓ SENHOR É DEUS …ASSIM DIZ A SANTA PALAVRA DE DEUS.ESSA NAÇÃO EU PROFETIZO EM NOME DE JESUS É DO SENHOR !!!

  26. claudia

    senhores senadores,querendo introduzir d quaquer forma o uso de maconha o q dá permissividade para o uso indiscriminado ou doentio de outras drogas q estão adentrando nas casas da familias brasileiras e destruindo ma instituição formada por DEUS,SENHORES SENADORE JÁ N BASTA AS MARCHAS DOS HOMOFÓBICOS DO BRASIL Q N SE TRATA DE NASCER DE CONDIÇÃO DE NASCIMENTO MAS DE COMPORTAMENTO DEUS N É DEUS DE CONFUSÃO MULHER FEMININO ,HOMEM MASCULINO NÃO EXISTE MEIO TERMO PARA A CRIAÇÃO DE DEUS,SENHORES SENADORES AGORA TBM QUEREM LEGALIZAR O ABORTO SAINDO PElas tangentes sendo amparadas por metades de leis q n correspondem a realidade de um povo tão educado pelo futebol,tão alimentado pelo carnaval mas tão insenSível ,e nada instruido a respeito do q vcs senhores senadores querem faZER COM AS LEIS Q PRESERVAM AINDA O RESPEITO A ESSE PAIS TÃO MAL, SE TRATANDO DE EDUCAÇÃO.SENHORES SENADORES ISSO É CRIME E PAREM DE SE APARELHAR A LEIS FEITAS POR MENTES DOENTIAS ABORTO É CRIME !! PLANTEM MACONHA NA CHACARA DA MALDADE DE CADA UM DE VCS,AUTORIZEM O ABORTO QDO ESTES CHEGAREM AS CASAS DE VCS MAS POR FAVOR RESPEITEM A VIDA E AS LEIS DESTE PAÍS Q AINDA COM TDO ISSO PRESERVA MORAL E O BOM COSTUME DO DIA A DIA !!!CHEGA DE HIPOCRISIA,CHEGA DE DINHEIRO VENDAVAL ENQUANTO DESGRAÇA VENDAVAL ASSOLA ESSE PAIS Q AINDA N APRENDEU A VOTAR COM DIGNIDADE,E É POR ISSO Q SENHORES COMO VCS ESTÃO NO LUGAR ERRADO EXERCENDO FUNÇÃO ERRADA POR FAVOR Q A BAGUNÇA ENTRE EM SUAS CASA MAS NÃO NA NOSSA ,POIS SE VCS NÃO SABEM VÃO POR AQUI SABER Q TODA LÍNGUA E TODO POVO CONFESSARA Q SÓ SENHOR É DEUS …ASSIM DIZ A SANTA PALAVRA DE DEUS.ESSA NAÇÃO EU PROFETIZO EM NOME DE JESUS É DO SENHOR !!!

  27. GELCILANE

    SENHORES SENADORES NÃO APROVEM AS ABERRAÇÕES DO CÓDIGO PENAL.SE APROVAREM ASSIM VÓS ESTARÃO COMETENDO UM CRIME.MAS TARDE DEUS IRA COBRAR DE VOS.NÃO APROVEM O ABORTO NEM A LIBERAÇÃO DE DROGAS CRIMINALIZAÇÃO DA HOMOFOBIA E LIBERAÇÃO PARA BADERNAS DE MOVIMENTO SOCIAIS.

  28. claudia

    isso é uma vergonha,senhores senadores, não aprovem as aberrações do novo Código Penal, tais como o aborto até a décima segunda semana, liberação de drogas, criminalização da homofobia e liberação para badernas de movimentos sociais.

  29. geramias

    APROVAR UM TIPO DE LEIS DESSA É UMA VERGONHA PRO BRASIL,ESTA SE INDO O AMOR PELA PATRIA POR CAUSA DESSAS LEIS Q ESTAO QUERENDO APROVAR, JA ESTAMOS VIVENDOI A DITADURA NO BRASIL MAS ELA ESTA DE UMA FORMA MASCARADA,ELES DITAM OQ TEMOS Q FAZER, MAS ELES PODEM FAZER OQ QUIZEREM Q NÃO SERÃO NEM MESMO PUNIDOS
    ACORDA BRASIL ACORDA SENADO TA NA HORA DE PENSAR NO POVO ESSE É O OBJETIVOS Q VCS SÃO ELEITOS

  30. Daniel S. Costa

    senhores senadores, não aprovem as aberrações do novo Código Penal, tais como o aborto até a decima segunda semana, liberação de drogas, criminalização da homofobia e liberação para badernas de movimentos sociais.

  31. Daniel S. Costa

    senhores senadores, creio eu que entre os 81 senadores 24 quere aprova esta Lei mais os 57 creio eu que são ceris umano como eu e não vão sedeicha ou troca favores com uma barbaridade desa, O brasileiro ja é um detento encondisional agora os 24 querem que a ultima coisa que resta que é o direito de expresão, o direito de ir e vir, ou a empresa tambem vai perder o direto de espresão se holhar por todos os lados estas são nais uma duzia de leis que vão se agrupa as outras no sentido que só serve para os que o juiz o promotor achar que o pobre o mais fraco é quem vai acabar preso LEMBRE-SE QUE ESTÃO TRATANDO DO CASO COMO SE FOSE EVANGELICOS COMTRA US GEY e não é bem asim é os gey contra a maioria da umanidade, e que aprovou maioria dos SENADORES que era pra representar a população …

  32. MARCOS ANIZIO

    O que é medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo? Quais estabelecimentos irão aplicá-los? Qual seu tempo de duração? Quem o financiará? Qual o seu conteúdo programático? e os seus docentes? será que não são consumidores, simpatizantes ou mesmo defensores da presente proposta, então como coordenar e que autoridade terão nos tais “cursos”? Esses pseudos juristas perderam a noção, se é que um dia tiveram, de família, bem estar social, respeito a vida e ao próximo. Segurança, educação, saúde, passam queiram eles ou não, pelo estabelecimento de limites. Ou esses cidadãos são bastante ignorantes ou pensam que somos. Então o dia 25/07 considerado e veiculado como “dia de combate ao consumo de drogas” deve ser, no mínimo uma piada ou uma hipocrisia escancarada? Isso é o que se chama de diversidade. A mídia brinca de “combater”, mas os jurisiluministas não brincam ao tentar legalizar.

  33. Isac

    Que tolice! É verdade que a sensatez não é adquirida pelo tempo de estudo ou por posições de destaque. Quem diria que juristas (pessoas notáveis no conhecimento) partilhariam de tão elevado grau de estupidez. Melhor ser um pequenino sábio do que um grande burr…o.

  34. Odiléio tavares borges

    É minha gente a coisa tá feia, não sei o que se passa na na mente dessa gente, como é possivel condenarar severamente uma conduta tipicamente crimonosa e ao mesmo tempo exclui-la? me refiro ao aborto, como pode um país que se diz não aceitar a pena de morte, a tortura, aceitar tão espontâneamente a prática? porque é isso que vejo.
    Com relação as drogas o que deveria ser colocado a disposição dos usuários era centros equipados para a “desintoxicação” dos usuários, como acontecem em outros países onde a polícia não serve apenas para reprimir, mas para “ajudar” tais usuários, tirando um tempo dentro do horário de serviço, para que possam dar sua colaboração, na prevenção, esta proposta é boa, porque nós Brasileiros gostamos de copiar alguns hábitos de outros países, não é mesmo?.
    O aborto aparece claramente lícito, acho que as mulheres devem ser consultadas. Já a homofobia é o cúmulo do abusurdo, qquerem colocar acima de qualquer valor os tais, dessa prática pecaminosa, Senhores Senadores, não aprovem, estas propostas! pessam uma nova revisão, daquilo que não acharem correto de acordo com os valorews morais, éticos e cristãos.
    Que o SENHOR JESUS OS ILUNINE E OS CONDUZAM SEMPRE NO CORRETO E JUSTO!!!!!

  35. Mauricio Fidelis

    É uma pena que algumas colocações do código penal, destrói ser humano, famílias, jovens, pessoas… Eles não vão parar, nós é que temos que ir a luta, combater um bom combate começando identificando o mentor ou os mentores de tais aberrações, em seguida vem os coniventes e apoiadores e finalmente os executores, os que fazem valer absurdos. Vamos refletir e agir a cada dia, uma luta diária com criatividade, inteligencia e e perseverança.

  36. charley cardoso soares

    Mediante a estas aberrações, vamos usar o princípio democrático pacífico, bombardeando os e-mails dos senadores e pedindo: senhores senadores, não aprovem as aberrações do novo Código Penal, tais como o aborto até a décima segunda semana, liberação de drogas, criminalização da homofobia e liberação para badernas de movimentos sociais.

  37. Juliana

    senhores senadores, não aprovem as aberrações do novo Código Penal, tais como o aborto até a decima segunda semana, liberação de drogas, criminalização da homofobia e liberação para badernas de movimentos sociais. Isso só vai aumentar a violência, o pecado, e a desvalorização à vida. A que ponto o ser humano chegou, que horror!

  38. Nair Ribeiro

    Corrigindo, quiz dizer como cristã e não critã como esta anteriormente.

  39. Nair Ribeiro

    Como critã, tbém quero deixar minha contrariedade contra o novo (velho) codigo civil.
    Não proteje o ser humano a familia a moral e a comunidade como um todo, defende interesses individuais, coisa aboninável ao ser humano.

  40. Alcivan Tomaz

    Dizem que o Estado é laico. Estou cada vez mais convencido que não. O Estado tem religião sim. ” O ATEISMO”. Mas o povo tambem tem religião e como maioria Cristã que somos, exigimos que a voz de DEUS seja escutada. Por isso dizemos NÃO!!! as aberrações do NOVO codigo penal.

  41. Alcivan Tomaz

    Dizem que o Estado é laico. Estou cada vez mais convencido que não. O Estado tem religião sim. ” O ATEIMO”. Mas o povo tambem tem religião e como maioria Cristã que somos, exigimos que a voz de DEUS seja escutada. Por isso dizemos NÃO!!! as aberrações do NOVO codigo penal.

  42. Eslly Lima

    Oremos para que os planos dos homens para destruição em massa do nosso país não venhha com esse NOVO código.Que a povo possa se manifestar e dizer não para propostas que desvalorizem à família e torne legal o acesso às drogas.

  43. Cezar

    Bom dia!

    Felizmente (INFELIZMENTE) o poder está na mão da população,que por falta de imposição,fica a mercer deste canalhas manipuladores!!
    Acorda Brasil!!!

  44. Amonita

    Que palhaçada,a cada dia o Brasil vai se tornando pior,esses senadores na certa não tem um filho drogado em casa ou nunca tiveram alguém na família morto por causa das drogas.Aborto é aborto de qualquer maneira, agora eles querem camuflar para aprovar lei,toma vergonha nessas suas cara e faça jus ao cargo que foi lhes confiado.

  45. Joice

    Daqui mas alguns dias esses politicos sem visão estão tambem aprovando o suposto assassinato de pais e filhos,se os filhos n estiverem satisfeitos com seus pais podem assassina-los ou vice-versa.Só falta isso tb ser aprovado pra o brasil se tornar um campo de morte.E os culpados de tudo isso quem é,? que não vai dá as caras…Por ele ser tão inagligente vao ser os primeiros a cairem em suas proprias forcas.

  46. Joice

    EU não aceito essa falta de vergonha ke esse politicos estao fazendo com os cidadão…vão criar vergonha na cara de vcs e procurar diminuira criminalidade, a aviolencia e trafico de drogas em vez de ficar mudando o código penal deixando o pais em um estado pior do que já se encontra.

  47. Ana Beserra

    Outro dia vi na tv uma reportagem sobre um integrante de um grupo de pagode “que jogou uma bomba na rua e uma cadelinha foi atingida por a mesma que fez um estrgo na mandibula da mesma…” Foi aquele sensacionalismo, por causa da cadelinha, que estava morre não morre, queriam até: como que eu posso dizer linchar o rapaz, então vejo assim, sepreocuparam tanto com um cachorro, e com UMA VIDA, em 3 MESES de gestação, cujo o DIREITO de decidir está nas mãos de QUEM O CRIOU O DONO DA VIDA: DEUS…IGNORAM, MEU DEUS!!!!!!!!! ainda dizem que no Brasil não tem pena de morte, realmente não tem pena de para quem pode se defender dela mas para quem não pode já criaram ABORTO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  48. danielle

    senhores senadores dessa vez os senhores envergonharam de verdade o nosso brasil isso é um absurdo e anti biblico numca alguem afrontar a deus e ganhar quero meu direito de votar ja que sou obrigada a votar nas suas eleições quero que a sociedade tenha o direito de votar em relações sobre essas leis que são contra a contiruição brasileira e a carta magna.

  49. Alessandro

    Autoridades deste pais com estas leis voces estarao aprovando suas mortes e a ainda maior a escalada da violencia não sejam insanos mas verdadeiros, faço o
    correto lutem por um futuro melhor para o nosso pais…

  50. antoniel carvalho

    Senhores senadores,sejam neste momento instrumentos nas maos de Deus para transformar e tornar nosso belo brasil cada vez mais liberto…digam:fora drogas,fora aborto e fora criminalizaçao dos homo.