Blogs e Colunistas

18/03/2010

às 20:24

PROFESSORES, NÃO SE DEIXEM MANIPULAR! RESISTAM!!!

Os professores de boa-fé leiam o texto até o fim; os outros podem ir parando por aqui…
*
Olhem aqui: eu não dou a menor bola para correntes de Internet. Os “apeoespentos” descobriram o meu blog e vêm aqui me agredir. Tenho como identificar a iniciativa e me preservar dela. Perdem o seu tempo. Vão vociferar lá no blog da Bebel, que eu ajudei a tirar da obscuridade. Agora mais gente pode apreciar não apenas os dons do seu pensamento, mas também os dotes de sua formosura.

“Você conhece o que é uma escola estadual???” Conheço! Estudei nela a vida inteira  — do primário à universidade (fiz um dos cursos superiores em universidade privada). Uns bobalhões, fingindo o padrão “miserável-ressentido”, vêm acusar o “burguês Reinaldo Azevedo, que nasceu em berço de ouro”. Huuummm… Meus amigos sabem a infância e adolescência nababescas que tive.

Mas não! Não vou cair nessa cilada! Para a fantasia dos cretinos, vale isto: “Não tenho culpa de ter tido pai milionário”. Até porque, vamos convir: se um é culpado de pertencer a uma família abastada, então outro seria igualmente culpado de pertencer a uma família pobre, certo? Ou o bebê pobre não escolhe ser pobre, mas o bebê rico escolhe ser rico? Para entender lógica elementar e ironia, é preciso andar sobre duas patas e ter apenas dois polegares opositores. Com quatro, dá, no máximo, para comer banana!

Eu nunca disse que a vida de professor é uma maravilha. Até porque fui professor dos 18 aos 26 anos. Não! Nunca dei aula em escola pública porque o salário era muito baixo. E eu precisava de mais dinheiro para poder manter os hábitos adquiridos na minha infância e adolescência burguesas. Fui ser professor de cursinho e de colégio particular. Até fui fundador de sindicato de professores da rede privada. Está documentado.

Quando achei que estava havendo um achatamento salarial excessivo e que havia o risco de eu me tornar “choramingas profissional”, caí fora. Descobri que ser professor não era um destino; era uma escolha. O jornalismo passou a me oferecer as condições para continuar a viver como um nababo. Sempre ganhei o suficiente para comer o prato que quis, beber o uísque que quis, comprar os livros que quis, viajar (o que detesto) para onde quis. E nunca ganhei ou ganharei o suficiente para ter um helicóptero — o que eu jamais quis (até porque só viajaria amarrado). Ou, vai ver, modulo os meus quereres de acordo com as possibilidades, sei lá… Mas volto à minha saída do magistério.

Pensei ao migrar para o jornalismo: “Que mal há em trabalhar 12 horas por dia, 72 horas por semana?” Nenhum! Cheguei, finalmente, à condição de quem fica ligado ao trabalho — com alguns intervalos para leitura e convivência familiar — 18 horas por dia., como bem sabem os meus leitores. Hoje mesmo, fui almoçar às 17h10. Chorar para quem? São as escolhas que fiz. Eu nunca culpo ninguém por nada. Quando me apareceram alguns tumores, fiquei tentado: “Deus, como o Senhor…” Parei no meio da frase. Não creio que Ele tire tumores — logo, também não os dá. Então só pedi clareza e entendimento. E  recebi a graça!

Não estou sugerindo que professores mudem de profissão, não! A menos que queiram. Também não estou dizendo que vivem às mil maravilhas! O que sustento:
- a greve da Apeoesp é política. Como é mesmo, Bebel? “Dil-ma/Dil-ma”;
- o plano de carreira do magistério é bom;
- o salário diferenciado segundo o mérito é bom;
- com a aplicação do plano, há uma efetiva recuperação dos salários dos professores; pode não ser a ideal, mas é a melhor em muitos anos;
- a reivindicação de 34% de reajuste de uma só vez é economicamente ridícula.
E isso nada tem a ver com “justiça”. Seria bom que os professores ganhassem o triplo.

“Vá viver, então, com um salário de professor”, gritam alguns. Não! Não vou!

Preciso de mais! Mas atenção! O “mais”, como sabe a Receita, vem do meu trabalho, da condição profissional a que cheguei, dos meus milhares de leitores… Com todos os impostos devidamente pagos, sem truques fiscais. Não vem da TV Traço do Franklin Martins por “servicinhos prestados”, por exemplo. O “mais” vem das escolhas que fiz.

SE EU SOUBER QUANTO É, TALVEZ ACHE POUCO ATÉ O SALÁRIO DOS PROFESSORES DAS MINHAS FILHAS, QUE DÃO AULA, ATÉ ONDE SEI, NA ESCOLA DE SÃO PAULO QUE GARANTE AS MELHORES CONDIÇÕES PARA OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.

O que sei é que não será com grevismo doidivanas e com o ataque a um plano de carreira que privilegia o mérito que se vai conseguir melhorar a situação do professor. Quando a Apeoesp quer impedir que os melhores tenham mais benefícios, o que ela faz é proteger os piores. Uma categoria que se nivela por baixo está condenada a ganhar sempre mal.

O que este MST das cidades está fazendo é explorar as dificuldades dos profissionais, eventualmente a sua boa-fé, empurrando-os para reivindicações que sabe irrealistas para, assim, poder manter sempre a categoria mobilizada. Sem o “professor oprimido”, o que seria de Bebel?

No fim das contas, quer-se chegar à seguinte conclusão: “Viram? Os tucanos não nos deram NADA de novo!” E isso é uma mentira estúpida. E começará, então, a campanha em favor de “Mercadante governador”… Até o antes odiado Gabriel Chalita se tornou, agora, “amigo” da categoria. De pessoa ridicularizada pelo Apeoesp, passou à condição de “amigo”. Afinal, agora ele é um socialista, cirista por enquanto e, em breve, dilmista… É o “Socialismo do Afeto”.

Resistam, professores!
Resistam, professores! Não sejam massa de manobra de um sindicato, de uma central sindical, de um partido! Vejam a situação dos professores no Brasil, avaliem o plano de carreira, busquem a qualificação profissional, permitam-se a realização profissional na carreira que abraçaram.

Não caiam na conversa de quem, seguindo a tradição, sairá do sindicalismo para abraçar a carreira política!

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

114 Comentários

  1. fabia

    -

    24/03/2010 às 23:03

    Achei interessante o que disse sobre choramingos. Sou desse tipo de professora, que chora diante de uma realidade lamentável na escola pública. Mas também faço o que você receita, dou aulas em Universidades e ganho bem por isso. Assim pago minha comidinha. Mas não consigo abandonar o Estado, onde também estudei minha vida inteira. Não consigo simplesmente esquecer que há milhões de semi-analfabetos nas salas de aula que são enganados com um diploma de ensino médio, conseguido graças à necessidade de manipulação dos dados de um governo. Concordo que há professores péssimos na Educação Pública, mas também, pagando salário de mendigo, só aparecem mendigos de cabeça abaixa, esperando migalhas.

  2. Profa Cintia D. V.

    -

    20/03/2010 às 17:21

    Chalita e Dilma não combinam, não se misturam, é como água e óleo!
    Tudo não passa de uma relação diplomática.

  3. Marcio Angelo Rodrigues

    -

    20/03/2010 às 13:57

    Reinaldo,no PT sempre digo que devemos sempre reciclar nossas idéias, mas vejo que muitos preferem viver no mundo do faz de conta de que com ele é diferente, acredito que se você escolheu por determinada profissão deve exerce-la com competência ou saia fora e busque outra qualificação,vejo dia e mais dias serem noticiados o péssimo nível de ensino em nosso país, e penso, se esta indo ruim por que não busquem alternativas para melhorar, agora o estado fornece uma alternativa eles partem para a greve ,e os alunos?A maioria das crianças com 14 anos não sabem nem se quer ler direito, acho que isso não é culpa do estado, é culpa de quem esta na sala de aula para ensinar e esta contra a meritocrac

  4. ECACB

    -

    20/03/2010 às 12:56

    Penso que v. deveria investir mais em matérias como essa. Há um público carente de discussão que não seja o do pensamento imposto.

    E o significado da nova investida de sindicatos de professores de universidades para mudar de filiação, ou seja, do ANDES pra o PROIFES?

  5. Jussara

    -

    20/03/2010 às 12:55

    REINALDO

    Belo texto! Verdadeiro, realista, coloca os pingos nos “is” e mostra a realidade do sindicalismo irresponsável que assola a educação pública.
    Sou diretora de escola pública estadual há 08 anos e fui professora estadual por 12 anos. Lá se vão 20 anos de serviços no magistério público POR OPÇÃO. Moro no interior, cidade pequenina, sou respeitada por minha carreira e por meu procedimento profissional. Tenho certeza que honro meu cargo!
    Em 1993, princípio de carreira, governo Fleury, aderi a primeira e única greve do magistério de minha carreira. Arrependo-me até hoje. Naquela época já percebi a manipulação e os interesses mesquinhos deste sindicato.

  6. Perplexo

    -

    20/03/2010 às 2:28

    O Governo Sérgio Cabral/Lula (unindo forças) paga 711 reais (isso mesmo, 711 reais!) de piso - mesmo com o dinheiro do petróleo - a um professor. Deve ter muito professor do Estado do Rio querendo trocar de lugar com os apoiadores da Dil-ma que estão em greve em São Paulo.

  7. Ricardo

    -

    19/03/2010 às 23:05

    O título para essa história toda já temos: A greve do professor aloprado, ou: Como fazer piquete a favor de um partido.

  8. Ricardo

    -

    19/03/2010 às 23:05

    O título para essa história toda já temos: A greve do professore aloprado, ou: Como fazer piquete a favor de um partido.

  9. anonimo

    -

    19/03/2010 às 22:29

    O Chalita junto com a Dilma? Eu não acredito…Que pena!

  10. antchen

    -

    19/03/2010 às 22:26

    Topei com a passeata às 16:45, quando subia de ônibus a Consolação e eles desciam na outra faixa. Sim, havia milhares. Mas desconfio que no meio deles havia uma imensa quantidade de toda espécie de grupos afinados com a CUT e o PT (dava prá ver que nem todo mundo era professor, nem forçando muito) , doidos para entrar em campanha antecipada e massacrar o Serra - tônica da passeata. Se nossa imprensa fosse honesta provaria isso fácil.A greve é política. Portanto não representa os interesses da educação de qualidade ou dos bons professores, apenas representa a sanha do PT em eleger a Dilma.Para isso, vão forjar mil oportunidades e para isso usam a complexa situação da educação.

  11. Ricardo

    -

    19/03/2010 às 22:06

    Belo texto. Termina por derrubar por completo as choramingas petralhas. Vai pro arquivo.

  12. Claudia

    -

    19/03/2010 às 21:52

    É isso aí! Quem corre por gosto, não cansa…

  13. ZeRo

    -

    19/03/2010 às 20:51

    Fim da Licença Prêmio;Fim das faltas abonadas;Volta da segunda época;O funcionário da educação, após a atribuição, deverá assumir em 30 dias ou perderá o cargo;Fim do afastamento não remunerado; Professor incompetente terá curso de aperfeiçoamento; persistindo, será demitido;O aluno deverá seguir rigidamente as normas das escolas;O aluno só poderá repetir a mesma séria uma vez;Alunos que agridem professores, colegas ou funcionários, após investigação, serão sumariamente expulsos;Caberá aos pais, fiscalizar as escolas, dentro de normas preestabelecidas;Reinaldo seria interessante, abrir um espaço para sugestões para melhorar a Educação.

  14. ZeRo

    -

    19/03/2010 às 20:49

    Se a APEOESP estivesse empenhada em melhorar a Educação no E.S.P., faria as seguintes propostas:Contratação de professores em regime de dedicação exclusiva;Direito de cátedra, nos moldes da Legislação Educacional;Regime de trabalho de 8 horas, sendo 60% ministrando aulas e 40% em trabalho extraclasse, dentro da escola e em gabinetes (a ser construído);Anualmente, serão oferecidos aos professores, cursos de aperfeiçoamento;Periodicamente, os professores serão avaliados;Após 20 anos de efetivo exercício, o professor terá redução de 60% para 40% ministrando aula e 60% dedicado a auxiliar os professores mais novos;Salário compatível com o cargo, inclusive, por mérito;Fim da Licença Prêmio;

  15. anonimo

    -

    19/03/2010 às 18:55

    Esses sindicalistas fanáticos querem é derrubar o PSDB e qualquer outro partido que não seja o PT. É briga eleitoral! Falam mal do Serra e incentivam a candidatura da Dilma. Que desonestidade!
    O Serra está de parabéns com essas mudanças na educação! Ele valoriza o esforço e dedicação. Foco no resultado e fim dos QIs e dos cupins da educaçao.
    Demonstra que é um homem de fibra. É de pessoas assim que nossos jovens precisam como modelo e não um que nunca sabe de nada e que assina sem saber o que assinou.
    Queremos Serra para presidente! Será que em seu governo a educação continuará sendo prioridade???
    Boa sorte presidente!

  16. Li

    -

    19/03/2010 às 17:43

    Sou psicóloga e professora de História. Exerço as duas profissões. Gosto da solidão do consultório e da agitação da sala de aula. Difícil é lidar com a estrutura adoecida da escola pública do Estado do Rio. E o sindicato tem papel importante nesse quadro doentio.

  17. Lima

    -

    19/03/2010 às 17:10

    Rei, parabéns, texto muito bem redigido, disse tudo, quem não tem competência entra em Sindicato das “categurias” aí tem estabilidade e fica mamando o resto da vida.

  18. Rovison

    -

    19/03/2010 às 16:12

    Perfeito o seu texto, Reinaldo.
    Quem está insatisfeito com o emprego que tem, que peça demissão e vá fazer outra coisa na vida e seja feliz. Quando alguém entra no serviço público, mediante aprovação em concurso, sabe muito bem quanto vai ganhar. Se a pessoa considera o salário muito baixo, por que, então, se inscreve no concurso? Sou professor da rede pública de ensino aqui no Pará. Tenho dois empregos. Trabalho em média mais de 12 horas por dia de segunda a sexta. Tenho essa dupla jornada de trabalho porque só uma não daria para manter meu padrão de vida. É lógico que gostaria de ter um salário muito maior, entretanto sei que isto é financeiramente impossível no serviço público.

  19. Beto Lima - Bariri

    -

    19/03/2010 às 15:33

    Reinaldo, o texto está ótimo. Li, copiei e colei, e mandei para todos de minha lista de Email.
    Estou fazendo meu papel como Cidadão.
    Abçs

  20. almir

    -

    19/03/2010 às 14:54

    companheira BEBEL, vamos aumentar a pauta queremos equiparação salarial com os professores do Pará e da Bahia, onde governam os companheiros Ana Julia Carepa e Jaques Wagner, ambos do melhor partido do mundo o PT, por quen não???!!!

  21. Nina

    -

    19/03/2010 às 14:43

    Reinaldo,
    O quê o sindicalismo causou ao ABC paulista?? Só tumulto e isto que está aí : petralhas vorazes em cima do dinheiro público ou privado. As indústria fugiram de lá.
    Sindicatos nestepaiz são fundamentalistas, xiitas políticos. Eles não querem a melhoria da categoria que pensam representar…Eles querem o próprio progresso financeiro, com um land rover e uma casa na praia, e, se for possível causar bastante baderna, confusão e anarquia melhor ainda. Por isso, a “democrática” contribuição sindical tem que ser à força, na marra e obrigatóriamente tirada do bolso do trabalhador direto do hollerith !

  22. A GREVE É POLÍTICA E POR MOTIVOS PARTICULARES QUE PREJUDICAM A MUITOS!

    -

    19/03/2010 às 13:36

    Não sou a favor da greve, que para mim é política e absurda!
    É absurdo a violência contra o governador.
    São absurdas as reinvindações do sindicato.
    E também é absurdo a recusa do aumento salarial:o governo diz que não tem verba para o trabalhador da educação, mas para pagar pensão de 785,00 para o filho do preso (que come, bebe e dorme de graça nas nossas custas) para isso tem dinheiro?
    Preso tem que trabalhar para se sustentar e sustentar sua família. Legalias aos presos e desvalorização aos verdadeiros educadores de seus filhos, aqueles que vão encaminhá-los ao mercado de trabalho para terem uma vida mais digna.
    Me parece que o valor da pensão é maior mas eu parei de ler, é inacreditáv

  23. Leite

    -

    19/03/2010 às 13:02

    O que é lastimável em tudo isso, Reinaldo, é que aparelhados pelo PT,a maioria desses sindicatos não fazem absolutamente nada para aperfeiçoar e transformar a sociedade.Tem, no seu bojo, uma gama interminável de interesses escusos, cujo direcionamento único apoia-se em favorecimentos individuais e de grupos,em detrimento do bem comum.Vc faz muito bem em pedir aos professores éticos que resistam essa investida política dessa tal de Bebel que,certamente,não tem qualquer contribuiçao a dar à educação das crianças,jovens e adolescentes de São Paulo.Tá na cara que o movimento é político e sem propósitos educacionais. Como petistas, não gostam de trabalhar e, por isso, devem ter o ponto cortado.

  24. facenova

    -

    19/03/2010 às 12:44

    Acompanho comunidades de professores.

    São Paulo e a Grande São Paulo praticamente não estão em greve. Algumas poucas em cidades do interior aderiram. Portanto a adesão é baixa.

    Os professores que reclamam não são aqueles que tiraram a nota necessária na prova nem das escolas que atingiram a meta.

    Os que ficaram com notas insuficientes realmente não vão progredir enquanto não se conscientizarem que precisam estudar, se atualizar.

    APEOESP está espalhando que das 5mil e tantas escolas nem a metade atingiu a meta – vão ficar sem o bônus (é justo, não?).

    Agora pergunto: - faz sentido a greve?

  25. Angelo Renzo BH

    -

    19/03/2010 às 12:30

    Se fosse verdade que a greve é causada pela política salarial do PSDB, como explicar as greves em governos do PT (como as muitas deflagradas no governo Fernando Pimentel em BH)?
    Em se tratando de política salarial e tratamento dos servidores, PSDB e PT são irmãos siameses. Em muitas outras coisas também.

    Em tempo: A secretaria Municipal de Educação de BH, ocupada por petistas de baixo coturno (Dona Macáe Evaristo, senhor Afonso e outros) , pratica política de terra arrasada na educação municipal e cava cada vez mais funda a cova dos docentes e de seus estudantes.

  26. facenova

    -

    19/03/2010 às 12:24

    Professor grevista disse:
    março 18, 2010 às 11:43 pm

    Minha resposta:

    Cada um com as suas escolhas - DEMOCRACIA é assim, você sabia?

    Se você não gosta do que está aqui no blog, não venha. Vá lá no do Amorim - ele afaga o seu ego.

  27. Samuel Pavan

    -

    19/03/2010 às 12:15

    Reinaldo, o leitor abaixo está nos ofendendo!

    Professor grevista disse:
    março 18, 2010 às 11:43 pm

    Talvez ele pense que o blog é mantido com dinheiro público e assim todos os cidadãos podem participar livremente. Sabe o que é comensal, mas não sabe o que é liberdade de imprensa e de opinião.

  28. NIKA

    -

    19/03/2010 às 11:51

    Caro Reinaldo, exemplos de “bandidagem” é que não faltam aos sindicalistas de qualquer categoria, a começar pelo mais bem sucedido deles e que todos sabemos quem é .
    Na minha opinião, o objetivo maior de todos eles é o enriquecimento às custas dos trabalhadores que dizem representar e exemplos de sindicalistas ricos também não faltam … E na República Sindicalista que temos hoje, querem se perpetuar no Poder, para desgraça dos cidadãos honestos e trabalhadores de verdade .
    Coitados dos trabalhadores que se deixam levar por esse bando mal intencionado: somente esses bandidos levam vantagem e, de quebra, também os bilhões do imposto sindical .

  29. Kelly

    -

    19/03/2010 às 11:44

    Realmente é difícil se avaliar uma situação quando nunca se viveu. Nossa profissão está cada vez mais desrespeitada e desvalorizada, tanto pelas autoridades governamentais quanto pela sociedade. Sem contar os profissionais de nossa área que contribuem e muito para que isso ocorra. Não estou e não entrarei em greve, não porque meu salário é alto ou algo parecido. Somos um dos países que mais paga mal seus professores. Penso em meus alunos e sei que eles serão muito prejudicados, tanto ou mais do que eu. Nosso plano de carreira está longe de ser “bom”, mas não é com uma greve neste momento que iremos resolver um problema que sobrevive após tantos mandatos ineficientes no que tange à educação!!

  30. fora, fascistas!!!

    -

    19/03/2010 às 11:31

    Perderam completamente a razão cercando o carro do Serra, armados de pedaços de pau com PREGOS.

    Tentativa de linchamento?

    Isso é inadmissível.

    Como também é inadmissível queimar livros em praça páblica.

    Sieg Heil, apeoesp!!

  31. Charles Lorenzi

    -

    19/03/2010 às 11:03

    Reinaldo, essa maneira de agir da Apeoesp não difere em nada do sindicato dos professores do Rio Grande do Sul - CPERS. Por estas bandas, o sindicato também é contrário a alterações no plano de carreira que permitam a premiação dos professores por desempenho, a premiação de escolas, a avaliação periódica de professores, entre outras medidas propostas pelo governo estadual. Aqui tb o CPERS transformou-se em apenas um braço do PT e PDT - como de resto todo o sindicalismo gaúcho e brasileiro. Porém, assim como em SP, felizmente, aquit tb as últimas greves têm sido um grande fracasso, com a adesão de uma parcela muito pequena de professores. Ainda há esperança… Um grande abraço.

  32. Lopes

    -

    19/03/2010 às 10:36

    Marechal Reinaldo,

    Parabéns pelo texto!

    Eu tenho muito orgulho de ser professor pois foi a escolha que eu fiz para a minha vida. Sinto-me muito feliz por ajudar na formação de bons engenheiros que colaborem com o desenvolvimento do Brasil.

    Para mim, o salário assume um papel secundário pois eu posso adequar os meus gastos mensais ao valor do mesmo.

    Sempre brigarei por uma melhor remuneração, mas farei isso com honestidade!

    Esses “professorezinhos” e sua Bebel merecem comer capim de tão analfabetos e desonestos! Vá lá que sejam PeTistas, mas usar a nobre profissão com fins eleitorais significa não ter o menor respeito ao sublime Magistério.

    Continue na guarda!

  33. Akhenathon

    -

    19/03/2010 às 10:16

    Há algum tempo criticar a Apeoesp era um verdadeiro tabu. Afinal, quem pode ser contra os “professores” de SP, não? Mas finalmente os professores de verdade estão caindo na real e não se deixam mais manipular por sindicatos petistas.

    Petralhas? Mérito nelles!

  34. Cambronne

    -

    19/03/2010 às 10:16

    Reinaldo. Beleza de texto. Vou contar o que começa a acontecer no Rio Grande do Sul. Hoje, em Pelotas, 250 Km de Porto Alegre, alunos de uma escola estadual fecharam o trânsito de uma grande avenida. Maior tumulto. Perguntei a duas simpáticas meninas a razão de tudo. Siga o diálogo. “O que vocês estão fazendo? Ah, é porque não concluiram as obras do ginásio de esportes. Mas estão trabalhando lá? Estão. Então é armadilha do PT? É, sabemos. Então por que estão aí? Porque os professores nos mandaram e estão observando. Vão perseguir quem fugir. Não dá para denunciar? Não. A imprensa daqui nos entrega e piora.”
    Pode? PT, imprensa, a panela encheu. É o PT do Tarso, gente! Vem mais aí.

  35. Toledo

    -

    19/03/2010 às 10:02

    Se elles tem repulsa por pessoas que nasceram em berço de ouro, por quê não perguntam a Dilma de onde ela veio ? Ou citam ?
    Tenho a certeza que ela nunca pisou numa escola pública durante a sua vida acadêmica (menos é claro durante o “doutorado” na Unicamp, rsrsrsrs).

    Abs

  36. mariofn701950.6

    -

    19/03/2010 às 10:01

    caro reinaldo este filme que a gente esta vendo em são paulo pelo teu blog ja passou no rgs no ano de 1998 quando o cpers similar ao apoesp dai pedia de aumento 190% para os professores foi eleito para governador olivio dutra e deu de aumento nos 4 anos de governo do pt 14% em 6 vezes isto que e logico o pt apoiava os professores quando era oposição pelos 190% este retrato qua a gente ve hoje do pt oposição e pt governo aqui no rgs a gente ja viu

  37. Eu já repassei

    -

    19/03/2010 às 10:00

    Este é um dos mais primorosos textos do Reinaldo Azevedo, repassem para Deus(se ele tiver e-mail) e o mundo. Este texto merece. Repassem para os amigos. Eu já repassei.

  38. Eu quero um jornal e um partido

    -

    19/03/2010 às 9:55

    Eu quero um jornal conservador, que diante dos fascistas do PT que mimetizam uma greve de professores, com objetivos estritamente políticos e anti-democráticos, dê em letras garrafais a seguinte manchete: APEOESP: FASCISMO E ÓDIO À DEMOCRACIA. Porque é disso que se trata. Eu quero um jornal que seja o exato oposto do Ganma nacional que é a Folha, aquele jornal interno do PT.

  39. Sergio S. Oliveira

    -

    19/03/2010 às 9:46

    José Serra que se prepare e o povo de São Paulo também. Esta pouca vergonha comandada pelo PT e sindicatos bandidos é só o começo…

  40. Gedeão

    -

    19/03/2010 às 9:34

    Esses professores são produtos de uma dialética universitária rasteira. São os tais intelectuais orgânicos.Ficam p. até com a hipótese de terem de comprar um livro, mais ainda quando têm de lê-lo. Eu conheço o papo na sala de aula. ” Professor a sua matéria é tão cansativa! ” Fico com a frase que percorreu todos os banheiros e latrinas de Belo Horizonte nos anos setenta. ” O problema deles é de caráter “.

  41. Sueli

    -

    19/03/2010 às 9:31

    Lecionei durante 10 anos e posso garantir que os alunos reconhecem os bons professores, os que transmitem conhecimento, não faltam ao trabalho, independentemente do salário e das condições, e, principalmente, os que realmente se interessam por eles.
    Neste período presenciei muita coisa: professores que no dia da perícia faziam extravagâncias para que o perito não os mandassem de volta pra sala de aula (é bem melhor ficar “encostado” na secretaria ou na biblioteca; professores que não sabiam significados de palavras usuais (um professor chegou a bater à minha porta, durante uma aula, pra perguntar como escrever, não teve “vergonha na cara” nem pra olhar no dicionário), etc………..

  42. Tati

    -

    19/03/2010 às 9:08

    Quanta palhaçada! Provavelmente não consegue enxergar as mazelas do sistema plúblico de ensino em virtude de tantos anos de descaso do PSDB! Não me sinto nem um pouco representada com essa sua fala tendenciosa e descontextualizada!

  43. Ylyachim

    -

    19/03/2010 às 9:03

    Quanto pior o ensino público, melhor para os comunistas do lulllllla e da dilmente, pois ai eles terão pessoas sem capacidade critica e faceis de dominar com essa conversa fiada pregada pelo apedeuta e pela madrasta do PAC. Os sindicatos dentro da escola pública, dominado pelos delinquentes do lulllla-petismo só pioram a qualidade do ensino dia a dia, acarretando com isso o nascimento de uma multidão de analfabetos funcionais, que assim como seu “cappo” molusco, lê mas não entende, fala mas não conhece o assunto e no caso dele, manobrado pelos seus assessores esbirros passa a espalhar asneiras mundo afora.

  44. Ditão

    -

    19/03/2010 às 8:51

    Essa tal de bebel, certamente está usando os professores para um projeto politico futuro, como faz a maioria dos sindicalistas, e a rigor nunca me deparei com um ,que não seja oportunista e malandro; pode até ser que tenha, mas não tive o prazer de cohecer nenhum. O que ela está fazendo é arrebanhar um monte de petistas desocupados, para fazer bagunça nos moldes em que o o mestre “cappo” sempre fez nas portas das fábricas, usando os tontos para chegar onde chegou.

  45. Samuel Pavan

    -

    19/03/2010 às 8:44

    Reinaldo, ontem a tarde ocorreu uma “passeata” dos grevistas aqui em Jundiaí, que como você bem sabe é um Município de porte médio, com cerca de 400 mil habitantes. Logo, também tem um grande número de professores na rede estadual.
    Não tive tempo de contar, mas se quisesse teria conseguido, estava fácil. Mas duvido que tinha mais de 70, 80 pessoas na tal “passeata” (por isso coloco entre aspas). Isso contando os ‘aPTeoespentos’, claro. Não fosse o retumbante carro de som, onde o locutor vociferava o nome de Serra a cada duas frases, teriam passado despercebidos.
    Não adianta petralhas, a maioria do povo paulista não aceita ser massa de manobra para seus objetivos escusos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  46. bobhendrix

    -

    19/03/2010 às 8:00

    o que você desconhece, Reinaldo, é a degradação do ambiente escolar:o ECA( estatuto de proteção à criminalidade juvenil) não permite que um aluno seja expulso ou até mesmo suspenso (2 ou 3 dias) da escola.Resultado:a bagunça rola desenfreada na maioria das escolas públicas pois o aluno sabe que não será realmente punido por qualquer infração que cometa. Aliada à Escola Plural ,que só permite a reprovação em 3 dos 8 anos do ensino fundamental, o caos pedagógico está inexoravelmente armado.

  47. Eduardo Campos

    -

    19/03/2010 às 4:17

    Reinaldo, em várias ocasiões nunca concordei contigo, inclusive cheguei a levar seu texto em uma disciplina que cursava no mestrado. Pela indignação que tive, mas isso foi em 2007. Você foi tema daquela aula. (rsrs). Mas isso não vem ao caso agora.

    Em relação ao seu texto Concordo Plenamente com você!

    A Apeoesp, não tem uma proposta concreta! Infelizmente essa greve é eleitoral. Uma pena a Apeoesp não saber fazer uma leitura correta desse momento ímpar que passamos e exigir realmente melhoras significativas pela categoria! É uma pena também o Governador, mostrar-se Resistente e não proporcionar a abertura de um dialogo! Ambos estão errados, e perdendo uma chance única de propor mudanças

  48. Marília

    -

    19/03/2010 às 3:50

    Só faltou um detalhe ( ? ) : e sobre os professores aposentados, cujo salário está defasado?

  49. Iguinho

    -

    19/03/2010 às 2:16

    Achar que a pessoa tem que ganhar o salário do grevista para criticar o valor do reajuste é o cúmulo da vigarice. Quer dizer que o empresário tem que ter o padrão de vida dos seus empregados para criticar a greve deles? Santo Deus! Se dependesse de gente como o pessoal da Apeoesp o capitalismo não existiria e a expectativa de vida não passaria dos 45 anos. E quer saber? Mesmo não sabendo o seu salário sei que você ganha pouco. Porque Sabrina Sato ganha R$ 300.000 por mês e se ela ganha isso você deveria ganhar umas 50 vezes mais. Mas nem por isso você vai sair por aí pedindo reajuste de sei lá quantos por cento no salário. Porque cada um é resultado das suas escolhas.

  50. Artur Von Hansa Humboldt

    -

    18/03/2010 às 23:55

    Uma frase que diz tudo: Uma categoria que se nivela por baixo está condenada a ganhar sempre mal.
    Grande Reinaldo. Ela foi endereçada à uma determinada categoria profissional mas serve à outras com o mesmo resultado. Só não serve para aquela emissora de TV / Cabideiro onde a inversão de valores é a regra Texto impecável.

  51. Gustavo

    -

    18/03/2010 às 23:44

    Os petralhas estão tentando de tudo, tal é o medo de, quando o poste Dilma sair do governo e não estar mais dia e noite ao lado de Lulla, virar água.
    E, sim, Dilma e o PT VÃO VIRAR ÁGUA. Porque este país mudou e não é mais refém de populismos e badernarismos baratos.

  52. Professor grevista

    -

    18/03/2010 às 23:43

    dedetizado.

  53. Saramar

    -

    18/03/2010 às 23:40

    Gostaria de ver estes professores “trabalhando” no Japão, por exemplo. Lá, onde a educação é levada a sério, eles nem entrariam em uma escola, sequer como estudantes.

  54. Cris Azevedo

    -

    18/03/2010 às 23:37

    Mesmo porque a maioria nem professor é. É sindicalista, mesmo. Veja a bebelzinha. Bebelzinha tem alergia a giz, acho.

    O resto, é baderneiro, daqueles que mais tiram licenças do que dão aulas. Não é gente séria, não.

    Helicóptero!? Mas neeeeeeeeeem a pau, Juvenal! Vôo de Boing (de airbus, tenho “meda”!) e só. Voar é prá passarinho e borboleta.

  55. Dúvidas em relação à prova do mérito!

    -

    18/03/2010 às 23:33

    É difícil trabalhar assim, tudo o que o governo faz, os professores do sindicato ficam atrás desfazendo, criticando, inventando mil e um defeitos. Acredito na proposta do governo, mas quase não abro a boca perto dos professores, senão serei mal vista, criticada e perseguida. Tem professor que não é do bem! Tem muitos professores que gostam da proposta, mas não são reconhecidos. O sindicato fechou o grupo às mudanças do governo.
    Quanto à agressão sofrida pelo Serra, é um absurdo, ele não merece isso!

  56. Rubens Costa

    -

    18/03/2010 às 23:27

    Reinaldo, boa noite! Da mesma forma que a UNE não saiu às ruas para protestar contra o Mensalão da COOP, ela saiu, devidamente financiada, para protestar contra o governador Arruda (o que está certo, independentemente da grana que eles recebem do governo para fazer figuração), o mesmo acontece com os professores da militante petista. Pergunto aos professores. Quanto o governo do PT investiu em educação nesses 8 anos de governo? Quanto investiu em saúde? Quanto investiu em infra estrutura? Quanto investiu no Mensalão? Quanto investiu para comprar o Judiciário? Quanto investiu para comprar grande parte da imprensa? Quanto investiu para financiar os bandidos do MST? Quanto investiu na Bolívia?

  57. Dúvidas em relação à prova do mérito!

    -

    18/03/2010 às 23:24

    Esses sindicalistas estão criando um clima de incertezas em relação à prova do mérito, colocando-a como algo inatingível, onde só alguns conseguirão o aumento e se houver dinheiro.
    Como é algo novo, precisamos ver acontecer para compreendermos melhor. Esses sindicatos ficam nos atazanando, promovendo inseguranças e incertezas no meio do professorado.

  58. O pior: são estes professores que ficarão na educação se o governo não mudar mais algumas coisas!

    -

    18/03/2010 às 23:19

    Quem inventou essa de estabilidade para professor?Isso é ridiculo.
    Estavel é aquele que passou no concurso. Só o concurso efetiva.
    Cada uma.Só no Brasil mesmo, onde impera a lei do mais esperto.
    Essa estabilidade é o motivo do desemprego de vários professores que estão começando agora. De um lado os professores bons não param na educação a procura de salários melhores, de outros os novos vão ser despedidos. Quem ficará? Os estáveis ( que não passam na prova ). o governo precisa furar também este sistema. Senão, tudo vai ficar como está.
    Solução? Acabar com a estabilidade e melhorar o salário dos bons professores para que fiquem motivados na educação. A prova do mérito deixa incertezas..

  59. Pablo DS

    -

    18/03/2010 às 23:03

    Perfeito!
    Disse tudo!
    Parabéns!

  60. prof..

    -

    18/03/2010 às 23:03

    Eles estão agredindo você? Está sentindo na pele o que os alunos passam? Depois querem que o Serra resolva o problema da violência nas escolas. É claro que cada caso é um caso, mas no geral, o problema está aí: quem precisa ser educado são esses professores! Se eles não tem educação nem compostura, o que ensinaram aos alunos, senão agredir e ofender? Olha o exemplo!
    Temos a prova do problema da violência e fracasso escolar:ignorância em massa! Sob o comando dos apeoespianos.

  61. LIMA

    -

    18/03/2010 às 23:02

    REINALDO.

    SE OS PROFESSORES TIVESSEM SEUS CONHECIMENTOS E SUA CULTURA, TALVEZ GANHASSEM MUITO MAIS, POIS NÃO TERIAM DIFICULDADES PARA OBTER OS MÉRITOS NECESSÁRIOS. ACONTECE QUE ELES NÃO TÊM PREPARO, PELO MENOS OS QUE CONHEÇO, E ASSIM SE METEM EM SINDICATOS PARA PODER VIVER A VIDA SEM TRABALHAR E FATURAR BEM MAIS, ALEM DE ENGANAR OS ENCAUTOS. GENTE FINA, COMO A BEBEL.

  62. Profa Cintia D. V.

    -

    18/03/2010 às 22:58

    Reinaldo, sabe aquela história da bruxa despeitada que não foi convidada para a festa do batizado da princeza e foi lá e a enfeitiçou?
    É isso que está acontecendo, os professores que não passaram na prova ficaram despeitados e estão fazendo de tudo para atrapalhar o bom andamento da educação! Só para dizer que a proposta não funciona! Que raiva!
    Esse pessoal mais atrapalha do que ajuda os professores! Me desculpem, mas a burrice chegou e parou alí no sindicato.
    Pessoal! Deixem a educação evoluir!

  63. Ignez

    -

    18/03/2010 às 22:52

    Também estudei em escola pública e sei muito bem o que são professores preguiçosos e incompetentes que não cumprem o currículo obrigatório e faltam demais ( licenças eternas) . Hoje tem as apostilas e livros textos com a matéria que o professor tem que dar. O professor não vai poder ficar enrolando, tem que cumprir o cronograma da apostila. Tem que trabalhar! Nas empresas privadas o professor é contratado e se for incompetente é mandado embora. No estado deveria acontecer a mesma coisa. A prova para os professores é essencial para a mudança. Chega de professor burro e desatualizado.Se quer ser valorizado, faça-se respeitar sendo um bom professor e conseguindo os beneficios do mérito $

  64. professora Ana

    -

    18/03/2010 às 22:50

    Muitos acham que o salário de 1800,00 está bom. Até estaria se não houvessem os descontos. Os gastos são grandes! E o tempo e dinheiro para me capacitar? E o desgaste psicológico?
    Eu amo minha profissão e não vou mudá-la, mas preciso de outra renda. Quero que minha filha faça faculdade ( que não é das mais caras )e tenha seu carro (pode ser simples), porque ela precisa. Apenas isso! Cuido também de minha mãe que não é aposentada, nunca trabalhou. Mas como professora não tenho condições para realizar tudo isso! Se aumentasse meu salário, poderia ficar só em um emprego, me dedicar melhor a ele e conseguir o que preciso!
    Não quero ficar rica, apenas ter segurança para mim e para minha família

  65. professor

    -

    18/03/2010 às 22:33

    Os professores sindicalista estão atrapalhando e muito a educação e já faz anos. São eles que não deixam os professores compreenderem as propostas da educação, por isso que eles não conseguem passar nos concursos. O governo precisa de gestores realmente envolvidos e fiéis à proposta para fazer com que os professores se apaixonem pelo projeto, pela proposta. Mas a manipulação partidária presente diariamente atrapalha o bom andamento da educação. Esses professores despeitados que não aceitam a mudança são ridículos! O pior é a ifluência que exercem na turma. Querem falar mais até mesmo que os diretores e coordenadores da escola. Acham que tem poder sendo do sindicato. Grande coisa!

  66. maristella - sp

    -

    18/03/2010 às 22:29

    Boa Noite!!!!!!!!!

    Parabéns pelo texto!!!!

    O que vemos não são professores, e eles se intitulam “orientadores da área de educação”, ou seja, mais uma categoria de “profissional funcional”!
    Esses “profissionais funcionais da área de educação” , contribuem para a criança, o adolescente e o jovem a abandonarem os estudos, lamentável!

  67. anonimo

    -

    18/03/2010 às 22:28

    Acho que muitos professores que não acreditam no sindicato e sabem que eles mentem, talvez tenham um pouco de medo de ignorar o sindicato e ficar sem alguem para defendê-los, embora no fundo, o sindicato é inimigo da educação, como o pai que agride o filho mas o filho quer o pai com medo do mundo, no fundo, o sindicato é uma ilusão que finge dar segurança.

  68. Silcunha Bezerra

    -

    18/03/2010 às 22:27

    Socorro!!!!!! Brasil urgente, acorda. Não vamos nos deixar vencer mais uma vez por esses que só querem o retrocesso, e ficam, no intuito de enganar o povo pregando o progresso. -Professores o futuro de muitos está em suas mãos. Parem com esse víeis pré histórico e vamos juntos olhar para frente visionando uma nação melhor para todos, e não apenas para uns poucos (petistas, sindicalistas e dirigentes do MST e de ONGs esquerdistas). Estou contigo Reinaldo Azevedo, e não me rendo.

  69. aline

    -

    18/03/2010 às 22:19

    quando a gente faz parte de uma determinada categoria, entra em uma escola e sabe o que se passa lá dentro durante anos, fica estarrecido com o seu comentário.

  70. Istoriador

    -

    18/03/2010 às 22:17

    Na escola em que trabalho, a Apeoesp resolveu participar de uma reunião nossa. E foi aquela conversa de descer a lenha no governo e tudo o mais. Só que eles só criticaram e não disseram as soluções, o que é engraçado, pois se você quer mudar, tem que ter propostas para melhorar.

    Por fim, na escola onde trabalho a adesão está baixissima, por que a maioria dos professores, ou tem medo de entrar em greve, ou temem perder benefícios. Mas isso não impede que desejamos melhorias, seja no salário como no plano de carreira.

    Falta para o sindicato uma postura voltada para o professor, entender melhor as suas necessidades, não só bater no governo e ser bajulado por grupos de esquerdas.

  71. Vera L.

    -

    18/03/2010 às 22:10

    Reinaldo,
    Os professores de verdade de SP devem se unir contra os dirigentes sindicais travestidos de professores e boicotar a greve.

    Ileli Salvati-PT- SC senadora. Fátima Cleide-PT RO senadora. Seris Se..PT Mato Grosso-

    Todas foram DIRIGENTES DA CUT e foram professoras da escola públicas antes do Senado.

    A BEBEL quer é virar política, como todos os dirigentes sindicais para ter BOA VIDA. Ela e Paulinho da Força são da mesma categoria, apesar da central sindical ser outra e ele não ser professor, é professor de safadeza.

    Tudo quanto que é safado vira dirigente sindical para virar político e ter BOA VIA com o dinheiro dos de TODOS os brasileiros. Cambada. O PT é o MESTRE.

  72. Ugmoraes

    -

    18/03/2010 às 22:09

    Boa Noite Reinaldo,

    Prezado parabéns pelo artigo. É isso mesmo. Também fui professor e caí fora há muito tempo. E voce tem toda razão esse pessoal de Sindicato com raríssimas exceções são pelegos.

  73. João Máximo

    -

    18/03/2010 às 22:08

    Os professores que aderirem a esta greve, apoiando as reivindicações da APEOESP, estarão assinando o atestado de incompetência. Quem não quer ser avaliado por mérito é no mínimo incompetente. Quanto aos sindicalistas, a maioria usufrui do dinheiro dos trabalhadores sem dar nada em troca.

  74. Edson de Faria

    -

    18/03/2010 às 22:04

    Prezado Reinaldo,

    Concordo integralmente com você. Sou professor da Universidade de São Paulo há 25 anos, e NUNCA vi na USP uma greve de professores ou funcionários que não fosse meramente POLÍTICA.

    Vou um pouco mais longe do que você: acho que estes pelegos travestidos de professores deveriam ganhar MENOS, não mais. Na verdade, deveriam ser exonerados. São uma desgraça para a profissão.

    Os salários na rede estadual não são maravilhosos, mas têm melhorado desde o início da gestão Mário Covas. Fui professor em NY (CUNY) e posso afirmar: os salários na USP, por exemplo, estão no mesmo nível de lá. Esta greve é puramente política, coisa de pelegos.

    Edson de Faria/ IME-USP

  75. anônimo

    -

    18/03/2010 às 22:01

    a questão salarial é uma questão antiga!
    gostaria de saber se os professores das universidades federais - que no começo do governo lula se achavam traídos pela reforma da previdência -pararam de falar em salários, ideologia e começaram efetivamente dar aula.
    Tenho parentes nas universidades - públicas e privadas - e continua o discurso esquerdista da época de Marx. Isso é um absurdo! Quem um dia vai ter coragem e parar com essa “doutrinação” nas universidades?

  76. Agenor de São Vicente

    -

    18/03/2010 às 21:53

    Putz, Reinaldo! Tenho 54 anos e há mais de trinta tenho ouvido a mesma ladainha dos professores do ensino público. Em certo caso, um professor sindicalista me inquiriu sobre a sua reivindicação estar ou não correta. Respondi que sim; desde que ele tivesse uma carga horária de, no mínimo, 40 horas semanais, como a iniciativa privada. Então, ele perguntou: “Você tem curso universitário?”. Respondi: “Tenho, e não vou aqui me estender sobre sua capacidade e a minha, mas se não estiver satisfeito com seu emprego público, desista e privatize-se como eu!”. Por falta de argumento(ou competência) o senhor em questão desistiu da discussão. Então, coloca-se da seguinte forma: tenha mérito!

  77. Desconhecido

    -

    18/03/2010 às 21:49

    Professor! Porque tú és tão violento!

    Tu és o meu amor em minha tenra idade. Tu és a minha glória. Tu és o meu amado. Tu és aquele que segura a minha pequena mãozinha a me dar segurança. Sua delicadeza me ilumina. Meu coração vibra por ti.

    Se destruirtes, irá me destruir. Seja puro, para mim ser puro também. Seja o mais sublime dos Seres Humanos, pois serei também o mais sublime. Eu sou o espelho de seu coração. Não me destrua, tentando destruir-se. Apenas ame. Seu amor se resplandecerá em min.

    Tu és o meu amor.

  78. marconi

    -

    18/03/2010 às 21:41

    lembra do caso que te falei da media dos estudantes?
    e a mesma coisa. a bebel e comuna. so para lembrar
    tira-se a media das notas dos estudantes de uma sala de aula,
    os melhores se sente prejudicados e estudam menos e os piores
    estudam menos ainda pois contam com as notas dos melhores
    ai todos ficam ruim e assim e que funciona o comunismo.
    ex. alemanhã ocidental capitalista (maravilha)alemahã socialista (coitada) teve que derrubar o muro
    voce ja viu pessoas fugindo de pais não comunista?claro que não eles simplismente mudam e quando querem

  79. Inês-Blumenau

    -

    18/03/2010 às 21:40

    Apenas PERFEITO.E a sutileza comunista ,fazendo a cabeça de quem quer vida fácil.Vamos trabalhar!Não tem mais ninguém cantando o Hino Nacional,com a mão no peito e olhando pro céu.Parabéns Sr.Reinaldo.

  80. JOCA

    -

    18/03/2010 às 21:36

    Reinaldo, eu já fiz aqui um comentário relativo ao assunto e volto a dizer que, quando eu era estudante, hoje tenho 55 anos, a escola particular tinha a fama de “papai pagou, passou” ou seja, era uma droga e a escola pública era a certeza de boa formação educacional e cultural; tinhamos aulas de francês, depois inglês, música, educação moral e cívica, além das materias normais. Os professores eram respeitados e idolatrados, cantavamos o hino nacional todas manhãs e eramos felizes até que………..surgiu a CUT, e com ela, greves intermináveis e sem motivação real, professores mais preocupados com política do que ensinar e aqui estamos nós, com a certeza que a escola pública é pior que o lixo

  81. Wladimir Viveiro

    -

    18/03/2010 às 21:34

    Tomando conhecimento dessas barbáries, encontro respostas para uma série de perguntas que sempre me faço.
    Por que 18 milhões de brasileiros adultos não sabem escrever e nem ler nenhum bilhete sequer?
    Por que 33 milhões de brasileiros adultos possuem menos do 4 anos de estudo?
    Por que apenas 13% da sociedade brasileira tem nível universitário?
    Simplesmente porque usam a educação como moeda de troca de benesses políticas, usando professores e demais personagens como massa de manobra para beneficiar este ou aquele político, esta ou aquela concepção ideológica.
    O que me surpreende é que professores, pessoas com formação no pensar, se deixem manobrar por aqueles que fazem da mentira uma …

  82. Luciano

    -

    18/03/2010 às 21:32

    Eu sei que essas patifarias dão raiva, mas relaxa Reinaldo. Essas greves acontecem sistematicamente desde 1982. A população sabe muito bem quem as provoca e com qual objetivo. E também sabe quem, no fim das contas, é prejudicado.

    Se não fosse assim o PT teria emplacado quase todos os governadores do estado desde 1982

  83. josé henrique

    -

    18/03/2010 às 21:30

    Os professores não podem aceitar serem manipulados por nenhum orgão mal intencionado, seja qual for.Porém não acredito que nehum governador seja ele pt,psdb,dem ou o fisilológico pmdb resolverá o problema da desvalorização constante do professorado.A safra atual de politicos é horrorosa em todos os partidos.

  84. Leopoldo Dogher

    -

    18/03/2010 às 21:29

    Para os vagabundos é detestável ter o salário aliado ao mérito, ao esforço pela melhor qualificação. Muito mais fácil e rentável é arrumar uma boquinha no sindicato, se juntar aos outros desocupados e decretar greve. E ainda dizem que lutam pela melhoria da qualidade do ensino. Falta de vergonha na cara, isso sim.

  85. Um problema para o governo Serra:

    -

    18/03/2010 às 21:27

    Comenta-se que o Lula criou a lei do piso e o Serra não quer cumprir. Se o Serra não der aumento, depois de tanta luta e dedicação, o Lula vai sair de mocinho e o Serra o bandido!
    O Serra vai deixar?
    Só falta esta cartada! A vitória é do Serra! SAbemos que há dinheiro, é questão de prioridade! A CNTE pede reajuste do piso para 1312,85. Há verba! Talvez não dê para reajustar o salário dos aposentados e dos ACTs, mas o reajuste poderia ser aos efetivos em exercício. Seria mais um estímulo. E fim da estabilidade e divisão de categorias.
    Mas quem vencerá a resistência?os professores que não querem o programa do governo, que o rejeitam na íntegra, ou o Serra que não quer valorizar o professor?

  86. João

    -

    18/03/2010 às 21:24

    Como alguém detesta viajar?

    Sério, não é nenhuma provocação, nem tentativa; realmente não entendo e fico curioso.

    Sds

  87. Didito

    -

    18/03/2010 às 21:23

    Você é porreta Reinaldo.
    Este sindicalismo “canalha” merece estas porretadas.
    A “Torre de Bebel” vai cair de tanta porrada.

  88. Indignada

    -

    18/03/2010 às 21:22

    Rei
    Como assim????
    A FAB voltou atrás na posição a respeito dos caças?
    Agora aprova os franceses.
    Dá para acreditar nisso?
    Saiu no jornal nacional.
    Estou em estado de choque.

  89. Ricardo Gomes

    -

    18/03/2010 às 21:22

    É, negócio bom é sair do Ministério Público de São Paulo, e com a ajuda de vcs se eleger pra alguma porra de cargo politico

  90. Eustaquio Ferreira

    -

    18/03/2010 às 21:21

    É isso ai Reinaldo,
    cada um escolhe o que quer fazer.
    Puxar carroça ou ser dono do burro e da carroça.

    Eu estudei à noite, criando familia e tendo cargo de responsabilidade numa Empresa.
    Sempre abandonei o barco nos empregos, quando achava que não estava sendo bem remunerado.
    Nunca participei de sindicatos e nunca fiz greve.
    Quem faz meu salário sou eu.
    Só conheço um VAGABUNDO que sempre ganhou sem trabalhar.
    Não precisa falar o nome da BESTA.
    Nem por isso me considero ELITE. O que tenho e o que produzo é esforço próprio.
    Talvez um dia os professores possam seguir um caminho assim.

  91. elieser Fernandes

    -

    18/03/2010 às 21:21

    Pau Neles!!! Esse bando de incopetentes tem de levar uma surra…

  92. CARLINHOS

    -

    18/03/2010 às 21:21

    Sábias palavras e com força de argumento que não podem ser ignoradas ou desprezadas por quem quer que seja, principalmente aos educadores! Caro Reinaldo, acabei de assistir na tv o Sr. José Alencar vice do lula, falar pelo seu partido o PRB, pedindo votos para as próximas eleições e a continuação de tudo isso que está aí…fiquei preocupado…pela força da imagem do vice, perante o povo brasileiro…que é positiva, pela sua luta contra o câncer e pela própria postura até agora de um ‘homem íntegro”.

  93. Marcelo

    -

    18/03/2010 às 21:20

    Muito bem escrito, professor, não só este post, como demais referente o assunto (e outros). Chega de politicagem no sindicalismo!

  94. José

    -

    18/03/2010 às 21:20

    Tá meio fora do contexto este meu comentario , mas , tambem esta dentro , pois trata-se de dar NOTA a um desempenho .
    NOTA ZERO ao brigadeiro Juniti …ou Saito … ou sei lá o que .
    O sr. Juniti , ou Saito , conseguiu né ?! Que vergonha , a Aeronautica reconsidera a decisão , por algum motivo “tecnico” o caça sueco agora não é melhor que o frances…! Pô , eu não tenho nada a ver com avião , eu só tenho a ver que está tudo DOMINADO !…
    Sr. Reinaldo espero que não me censure .

  95. J.B.CRUZ

    -

    18/03/2010 às 21:19

    PREZADO REINALDO AZEVEDO:
    Mais uma vez o súdito curva-se ao REI no campo das idéias..
    Para quem acredita em reencarnação, herdastes o Espírito de Salomão(Rei) e Nicolau Maquiavel..Até os mais ¨burrinhos¨entendeu sua mensagem, dispensa-se o desenho…..

  96. facenova

    -

    18/03/2010 às 21:18

    Poxa, li o texto duas vezes (raro isso). Parabéns, Reinaldo.

    Espero que os professores o leiam com atenção.

  97. NS

    -

    18/03/2010 às 21:16

    Reinaldo,

    Estes sindicalistas estão na era medieval…eles fazem a greve contra o POVO…vá entender.
    Greve demotoristas de onibus? LIBEREM A CATRACA!!
    Greve de Saúde? Deem atendimento acadamico a população!!
    Greve dos Professores? deem aulas exemplares exigindo recursos do donos de ensino e do governo!!
    Greve da Limpeza Urbana? Não recolham o lixo das instituições publicas!!

    Há de haver outras maneiras de chamar os patrões para a conversação.

    Alem do que…os pais de hoje já sabem do que a Apeoespe é capaz…foram os alunos prejudicados por ela no passado!!!!

  98. alberto santo andre

    -

    18/03/2010 às 21:16

    COMO EU SEMPRE DISSE EM SUA MAIORIA COM POUQUISSIMAS EXECOES OS SINDICALISTAS E EM QUARENTA ANOS DE TRABALHO, CONHECI ALGUNS QUE MERECERIAM A ALCUNHA DE DEFENSOR DE TRABALHADOR ,E O UNICO QUE CONHECI PESSOALMENTE QUE MERECERIA SER ASSIM CHAMADO FOI O PAULO VIDAL NETO , OS OUTROS AOS QUAIS TAMBEM CONHECI MUITO BEM SAO NA REALIDADE MEROS VAGABUNDOS ,QUE ENTRAM NO SINDICALISMO PARA TEREM ESTABILIDADE E MAMAR NAS TETAS DO SINDICATO ,POIS NAO SAO FISCALIZADOS E A CORRUPCAO COME SOLTA ,TIVESSE UMA VARREDURA NAS CONTAS DOS SINDICATOS E DOS SINDICALISTAS A PODRIDAO VIRIA A TONA

  99. Professora Dilma

    -

    18/03/2010 às 21:15

    Será que agora está explicado a violência nas escolas? Os alunos são reflexos de seus professores. O Serra está tirando o maior problema das escolas. Por que a mídia não divulga isso?
    O Serra está sendo vítima indiretamente e diretamente da violência da educação, de seus progenitores.
    PRECISA DIZER MAIS?

  100. prof..

    -

    18/03/2010 às 21:08

    Não compreendo por que muitos acham que o professor não deve ter seu salário reajustado.Por outro lado, ridículo a manifestação desses professores que não conseguiram pegar aulas. Falta tudo:humildade.reconhecimento de suas falhas,nteligência, educação.. charam que iriam ficar o resto da vida mamando de graça?Agora partirem para a agressão ao governador?Nós professores temos medo do sindicato.Muitos de nós estamos preocupados com o Serra.Muito.Depois disso, do que mais eles serão capazes?Por aí vemos por que o bem não vence neste país, e vemos o caráter do Serra. Sua preocupação com a educação não é mostrada. Só falta o aumento aos professores.

  101. Sato

    -

    18/03/2010 às 21:08

    BRAVO! BRAVO! BRAVO! BRAVÍSSIMO!!!
    Vocês professores de boa fé não merecem ser manipulados por esses canalhas do APEOESP, que usam até alunos para fins políticos.

  102. leo

    -

    18/03/2010 às 21:06

    Estudantes, colem este post em um caderno
    Professores, colem este post na lousa.
    Jornalistas, colem este post nas telas de seus Pcs
    Profissionais, colem este post no porta-retrato da família
    Donas-de-casa, colem este post da despensa
    Religiosos, colem este post em seus hinários e Bíblias
    Filósofos, colem este post na capa de seu Nietzche
    Políticos, colem este post no forro de seus ternos
    Petistas, aprendam a ler e depois colem estes post na apostila
    Papais e mamães, colem este post no álbum de família
    leo, cole este post no balcão do bar do Tubarão.

    O nome disso é LIÇÃO e é de graça.

  103. bastião

    -

    18/03/2010 às 21:03

    APOSTO QUE QUEM ADERIU A GREVE SÃO OS PIORES PROFESSORES, MASSA DE MANIPULAÇÃO COMO OS MILITANTES DE BRASILIA NO CASO ARRUDA, NÃO ME SIMPATISO COM ARRUDA MAS ELE TEVE TRATAMENTO DIFERENCIADO GRAÇAS AS ENGRENAGENS ESCOLARES DO pt,[ minusculo como a sua moral.]

  104. prof..

    -

    18/03/2010 às 21:00

    O stress, ou por ex. muitas vezes o professor precisa ter dois empregos para se manter, isso coopera para o cansaço do professor, que coopera para uma aula com menos qualidade. Mas tem aqueles que são ruins mesmo. E o professor que atirou o apagador na aluna? Já não chega a violência verbal, agora a corporal explícita? Qual a solução para isso?
    A culpa é do governo? A única coisa que o governo pode fazer é mexer no salário. O resto, se não der jeito, é porque o vaso é ruim mesmo.

  105. facenova

    -

    18/03/2010 às 21:00

    Li que a Justiça nega pedido do MPE para impedir passeata de professores na Paulista.

    “Na sentença, o juiz sugere ao MPE que procure a Polícia Militar e a CET, para que os órgãos tomem as providências necessárias para que a manifestação não cause transtornos.”

    Acho que o meritíssimo ou se locomove em São Paulo de helicóptero ou encerra o seu trabalho mais cedo, como também nunca acessou a Avenida e a Pça. da República no fim de expediente em dias normais.

    Não existe nenhuma possibilidade para que a manifestação não cause transtornos com a quantidade de ônibus e de carros circulando. E que transtornos causa, minha nossa! Gente, amanhã não saiam de casa sem um copo d’água e um lexotan – os congestionamento vão ser quilométricos.

  106. professor anonimo

    -

    18/03/2010 às 20:56

    Fico com pena desses professores que, iludidos pelo sindicato não buscam lutar pelo seu espaço, ficam esperando as promessas do sindicato de colocá-los com facilidades, e iludidos pela questão salarial. Se não se prepararem o mercado vai eliminá-los. Até conseguem driblar as leis, o governo, mas não conseguem driblar os alunos.DISSO ELES SABEM MUITO BEM! E mesmo sendo mal recebidos pelos alunos, agredidos ( porque não gostam deles), dizem que são os alunos que são maus, que são indisciplinados.Não vamos dizer que os alunos são santos ou anjos, mas que eles sabem decidir, isso sabem. Os alunos eliminam os professores ruins, mas ninguém percebe, dão o nome de indisciplina, de violência, etc…

  107. J.F.Bergamaschi

    -

    18/03/2010 às 20:55

    Brilhante, Reinaldo. Continue sem esmoreçer. Receba uma abraço do sua admirador.

  108. Professor Da periferia

    -

    18/03/2010 às 20:53

    Sou professor há 10 anos, não estou de greve, percebi
    a manipulação há tempos. Sou a favor da maioria das
    mudanças do governo, faltas, as provas, evolução por mérito,
    etc… Como poderia entrar em greve? Só porque o sindicato quer?

    Estamos em tempo de eleição, a manipulação pode vir do governo
    ou do sindicato, mas o primeiro paga meu salário, o segundo só tira
    uma parte para fazer política partidária.

  109. anonimo

    -

    18/03/2010 às 20:51

    Nunca vi isso na minha vida.Em qualquer emprego,se não trabalhou,se não produziu, se deu prejuízo,é mandado embora. Por que o governo não pode mandar embora professores que não educam, que não tem postura de educador, que não dominam suas profissões,que não sabem O MÍNIMO DE SUAS DISCIPLINAS? Por que a lei defende esses professores?juro que não consigo entender. se a moda pega?Funcionário trabalha mal,dá prejuízo à empresa e na hora de mandar embora,o empregado ganha o direito de estabilidade?Só na educação.Não passar na prova é motivo suficiente para o governo dizer que não quer este profissional.Se eles fossem mais humildes aceitariam sua condição e pelo menos estudariam.Mas o sind deixa?

  110. Rafael

    -

    18/03/2010 às 20:49

    Belo texto.

  111. professora Neuza

    -

    18/03/2010 às 20:44

    Fiquei abismada, indignada, revoltada com o acontecimento em Piracicaba. E sabe quem foram os professores que agrediram o Serra? Os que ficaram sem aulas.Culpam o Serra ao invés de culparem a si mesmos pela sua ineficiência. Culpam o Serra, ao invés de culparem ao sindicato que, ao invés de ajudarem ao seu aperfeiçoamento, ficam bajulando suas deficiências, e sabe por quê? Por que são essas deficiências a força do sindicato, são os professores semi-analfabetos que seguem como cordeiros a ideologia do sindicato, cujo objetivo é tornar os alunos assim: desordeiros, rebeldes, desobedientes às leis e regras, e assim fáceis de ser manipulados, de ser enganados.

  112. Oscar

    -

    18/03/2010 às 20:42

    Reinaldo,
    os professores, possuem os conhecimentos suficientes para analisar a realidade e decidir. Se preferem seguir a cenoura então o país se auto-explica. Fui professor também por 16 anos, e sei que a maioria que segue a cenoura gostaria de não seguí-la. Agora é a hora de romper o hábito. Há outro mundo possível, a meritocracia. Acordem professores!

  113. AIRTON

    -

    18/03/2010 às 20:33

    DÁ GOSTO DE LER. ISSO É HONESTIDADE INTELECTUAL: NAO PROCURAR ATALHOS, NAO FUGIR DAS QUESTÕES, NAO SE ABRIGAR EM CHAVOES. PARABENS, REINALDO.


 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados