10/08/2012
às 17:49Produtores rurais batem recorde na produção de grãos plantando em área que corresponde à metade das reservas indígenas, onde só se produz mistificação! Ou: 13% do território brasileiro para 0,26% da população
O Brasil é um oximoro. O Brasil é uma piada triste. Sim, conforme o prometido, eu vou falar sobre os índios (leia post anterior). Como vocês veem, cresce o número de pessoas que se declaram de outra etnia, mas que se consideram “indígenas”. Bem, na marcha em que vão as coisas, acima de tudo, é bom negócio ser índio. O que pode destruir uma reputação em Banânia, especialmente nas redações, é ser produtor rural! O sujeito logo ganha um sufixo “ista” e se torna, então, “ruralista”. Faculdades de jornalismo costumam ensinar tudo, menos o essencial. O “ista” é o adepto de um “ismo”. E o que é um “ismo”? Define uma tendência, uma corrente de pensamento, uma teoria, um sistema. Logo, um “ruralista” haveria de ser necessariamente alguém empenhado em, vamos dizer assim, ruralizar o mundo. Mas, é claro, não é empregado com esse sentido. O “ista” do ruralista é visto, na verdade, como o “ista” do egoísta – dedicado apenas aos próprios negócios – epa! Quase fiz poesia concretista…
“Que foi, Rei? Fumou a erva do diabo?” Faço isso, não, e sou contra! Só Hollywood, e não me orgulho. É que certas coisas puxam a minha verve melancólica. Aí escolho o caminho do escárnio leve. Por que falei aqui dos “ruralistas”. Ontem, o governo divulgou a safra de grãos prevista para 2012. Bateremos um novo recorde histórico: 165,92 milhões de toneladas. Isso tudo foi produzido em apenas 58,81 milhões de hectares. “O que isso tem a ver com os índios?” Já chego lá.
A área destinada à agricultura no país é estimada em 59.846.619 hectares (dados do IBGE). A área destinada só a grãos perdeu espaço. Ainda assim, houve recorde de produção. Quando dona Marina Silva, com seus xales telúricos e sua voz de beata do apocalipse, quer reduzir ainda mais a área plantada no país, recomendando aos agricultores que “produzam mais” em área menor, o que dizer? Isso já está em curso. E não é só esse número que evidencia a minha afirmação. Atenção! Os EUA, que têm uma das agriculturas mais produtivas do mundo, colhem 2,922 toneladas de soja por hectare. O Brasil, 3,106 toneladas. Dona Marina Silva e seus fiéis sabem como gastar o dinheiro produzido pelas commodities agrícolas. Ela não tem aula a dar nessa área, como se vê.
“E os índios, Reinaldo? Volte ao tema, rapaz!”
Volto.
O Brasil tem um total de 851 milhões de hectares. O país produz 165,92 milhões de toneladas grãos em apenas 58,81 milhões de hectares. Vale dizer: alimentamos o país e uma boa parcela do planeta dedicando à agricultura apenas 6,9% do nosso território. Só para que a informação fique completa: pouco mais de 158,7 milhões de hectares estão dedicados às pastagens.
Pois bem, queridos. Vamos pegar todos aqueles que “se consideram” indígenas: são 896.917 pessoas – 0,47% da população. Vivem efetivamente nas áreas indígenas apenas 57% desse total: 511.242 – ou 0,26% dos brasileiros. Bingo! Não obstante, as reservas indígenas somam 106,7 milhões de hectares (e o número pode ser maior; já digo por quê). Entenderam? Sintetizo:
– em 58,81 milhões de hectares, produzem-se 165,92 milhões de toneladas de grãos para alimentar brancos, pardos, pretos, índios, chineses, japoneses, alemãs, indianos, iranianos…
– em 106,7 milhões de reservas indígenas – o dobro da área dedicada à agricultura (13% do país), não se produz um pé de feijão.
Nota à margem: o número que eu tinha sobre reservas indígenas era ligeiramente maior. Falei com a jornalista Cecília Ritto, e a dúvida foi dirimida. O IBGE considerou terras indígenas aquelas já consolidadas, plenamente legalizadas. Caso se levem em conta algumas áreas ainda em litígio ou não plenamente legalizadas, o total pode saltar para 108.629.852 hectares – 12,7% do território para 0,26% dos brasileiros!
Reinaldo exagera!
Enviaram-me há pouco uma coisa interessante. Soninha, candidata do PPS à Prefeitura de São Paulo, participou de um chat (não entendi direito qual é a página), e alguém perguntou o que ela pensa a meu respeito. Já trocamos algumas farpas no passado. Ela foi até generosa comigo; disse que sou “inteligentíssimo”, mas observou: “às vezes tem razão, mas pega mto pesado e perde a razão”. Como se vê, não é exatamente um elogio. Mesmo assim, a rede petralha caiu em cima dela no Twitter. Afinal, ela não me agrediu, não quis comer meu fígado – e os canibais precisam de sangue. Muito bem! Pego pesado? Quando? Em quê? Por quê? Isso é um mito, Soninha, inventado por quem me detesta, a que você, infelizmente, dá curso. Pego pesado porque chamo as coisas pelo nome? Não xingo ninguém, não difamo, não calunio. Bato em ideias. Também não flerto com aquilo que repudio só para ser decoroso.
Vamos ao caso dos índios. Minto quando digo que 0,26% dos brasileiros ocupam quase 13% do território para não produzir uma mandioca, enquanto 165,92 milhões de toneladas são produzidas em metade do território destinado às reservas?
“Ah, mas são coisas diferentes.” Ora, claro que são! O “reservismo” indígena está em expansão, não é? E a área plantada está em processo de redução. As mistificações da Funai e da Pastoral do Índio – ou algo assim (composta de Anchietas às avessas; já explico o que quero dizer) – são compradas bovinamente pela imprensa, com raras exceções; já os produtores rurais – aqueles “istas” – têm de provar todos os dias que não são bandidos. Os “bacanas” do ecologismo e do indianismo querem que se produza cada vez menos em áreas cada vez maiores; os agricultores brasileiros estão produzindo cada vez mais em áreas cada vez menores.
Aloprados
Os aloprados no Brasil foram de tal modo longe na loucura, que o Ipea (sim, o Ipea!), sob o comando de Márcio Pochmann (que agora é candidato do PT à Prefeitura de Campinas), fez um estudo demonstrando que seria preciso reduzir ainda mais a área destinada à agropecuária para preservar o meio ambiente, entenderam? Escrevi um post a respeito em 9 de junho do ano passado. Claro! Os valentes trabalharam com números errados do Incra, segundo os quais há 571,7 milhões de hectares de imóveis rurais. Huuummm… “Imóvel rural” é conceito cartorial. A agropecuária brasileira ocupa, de verdade, 231.461.765 hectares – pouco mais de 27% do país. Atenção! 98.479.628 hectares são dados como propriedade rural, mas se trata de reservas obrigatórias dentro das propriedades. Não se pode produzir nada ali.
Escrevo este texto para que vocês percebam o despropósito em que ecologistas, indianistas e miolo-molistas de maneira geral querem nos enredar. A agropecuária brasileira salva o Brasil do desastre há muitos anos, em especial durante o mandarinato petista e seus agregados esquerdopatas e ecopatas.
Acabar com as reservas?
Será que eu quero acabar com as reservas? Não! Eu quero é que cesse a estupidez! As fraudes antropológicas na demarcação de terras indígenas são frequentes. Cometeu-se o crime de expulsar de Raposa Serra do Sol os agricultores não índios, que ocupavam apenas 0,7% da área e produziam toneladas de arroz. Resultado: aumento brutal da pobreza! Para quê? Para satisfazer as vontades da Fundação Ford e dos padres indigenistas, os Anchietas às avessas. O original buscava catequizar os índios; os de agora aderem à “teologia” indígeno-ongueira.
Essa política estúpida tem de mudar. Não é possível que se reservem 13% do território nacional para pouco mais de 500 mil pessoas que, não obstante, não conseguem cuidar do próprio sustento, tendo de viver do auxílio estatal. Só para comparar: a cidade de São Paulo ocupa 1,9% do Brasil (quase um sétimo das reservas indígenas) e abriga 12 milhões de pessoas (23 vezes mais gente). “Não seja idiota, Reinaldo! Índio caça, pesca, corre pelas matas…” É mesmo, é? Errado! Com raras exceções, índio vive de cesta básica e depende da grana estatal – quando não negocia a exploração da terra com garimpeiros e madeireiros ilegais.
Como sempre, não adianta me xingar. Os descontentes tentem provar que os números estão errados.
PS – Ah, sim: o recorde de safra do Brasil mereceu pouco destaque na imprensa. Mais uma vez, preferiram satanizar os “ruralistas”, que estariam querendo acabar com os rios temporários… Gente má!!!
Tags: agronegócio, agropecuária, índios


Governo usará créditos de Itaipu para cumprir meta fiscal
Neymar, no limite, lamenta ser apontado como mau caráter
Barrada na Copa, cervejaria quer lucrar com shows e UFC
Nem nudez de Matt Damon salva 'Behind the Candelabra'
Incêndio destrói loja de pneus na Mooca, em São Paulo









Deixe o seu comentário
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA
126 Comentários
Thiago Augusto
-30/01/2013 às 14:26
Ganhou mais um fã!!
Marcelo
-13/08/2012 às 14:06
Você se esqueceu de outra fonte de renda(de vida) dos índios, aqui na ilha do bananal TO, os índios alugam por cabeça de gado dos pecuaristas. Há mais ou menos 4 anos atrás a polícia federal retirou todo o gado da ilha… Adivinha o que aconteceu.. Os índios pressionaram a Funai e tudo voltou ao que era ou seja: o gado voltou e os índios pararam de passar fome pois tem o aluguelzinho garantido, onde estão os ambientalistas?? afinal é o Parque Nacional do Araguaia e não poderia ter gado…
Francisco
-13/08/2012 às 11:19
E, segundo o portal de notícias g1.com em reportagem publicada na última semana, garande parte desses tais índios moram nas cidades, “na terra de brancos”. O quê que eles querem nas cidades? Já não têm terras o suficiente? Daqui a pouco vão querer retomar também áreas urbanas para morarem, afinal não eram os índios os “proprietários” do Brasil. O STF tem horas que faz cada m…..
luiz carlos lopes ferreira
-13/08/2012 às 8:47
Dados estatísticos a respeito do setor rural, são fundamentais para que possamos discutir o setor com fundamentação mínima de conhecimento. Somente depois, conhecendo-se a realidade dos dados da produção rural, e da potencialidade, poderemos dialogar.
JB
-13/08/2012 às 8:41
Há um detalhe importante. 58 milhões de ha é a área agrícola total. Isso inclui áreas dedicadas ao plantio de frutas, raízes (mandioca), fibras (alogodão), hortaliças etc. que não são obviamente grãos.
A safra record de grãos foi obtida provavelmente plantando-se menos de 5 % do território nacional.
ze caiapo
-12/08/2012 às 16:54
Quero esclarecer ao parceiro [odeio a palavra companheiro por motivos obvios]que o caiapo e referencia ao RioCaiapo em Goias .Mas sou ISTA no nordeste do mato grosso e sofro as consequencias aqui comentadas.
Eu mesma
-12/08/2012 às 15:59
Reinaldo, vi esses dias, en passant, um documentário que explicava porque em um país da Europa, paga-se 500 euros por hectare produtivo!! É a tal da segurança alimentar!!!Quem quer ficar na roça?!!!!Somos mal vistos, bandidos, nosso produto não tem nenhum tipo de garantia. Esse pessoal da cidade vê o produtor rural numa camionete já acha que é luxo…Vem andar nas estradas que andamos e morar nas casas que moramos…Pena que nossa classe não pode se dar ao luxo de cruzar os braços, mas seria muito bom uma GREVE de PRODUTORES RURAIS!!! Só que para retornar ao trabalho teríamos que esperar o próximo verão!!!Não está nas mãos da justiça a hora de preparar o solo, plantar, cuidar e colher…Pena que essas terroongs se embranharam no íntimo de nossa sociedade…Até meus gibis preferidos parei de assinar…Estão muito contaminados…O Chico Bento já não pode rachar lenha para o fogão e o Papa-Capimm não pode caçar para comer…Espero que um dia a racionalidade volte a dar a luz de sua graça por aqui…..
Gabriel Morales
-12/08/2012 às 13:38
Sim, Azevedo. Os índios possuem terras. Mas como vão produzir se não possuem uma enxada se quer? Com mágica? Para produzir tem que haver adubo, semente, instrumentos de agricultura, crédito, etc. Você sabe que é muito mais complicado que só terra.
Wilson Rodrigues
-12/08/2012 às 10:18
Bem Reinaldo, se você quer números para provar que está errado, vai um aí, só um:
- Já imaginou se a cidade de São Paulo tivesse toda esta área que você colocou (1,9% do brasil)?.
Brincadeirinha, sei que você quis dizer 0,19% que é o numero mais próximo e que evidencia ainda mais o acerto da argumentação e o engôdo dos ambientalistas/indianistas, que como você mesmo afirmou, vivem cada dia mais felizes; gordos e, lamentavelmente mais ricos, por conta dos seguidos recordes na produção agropecuária brasileira, já que na ponta industrial não vamos a lugar algum mesmo, nos contentamos em fingir que montamos aqui tudo aquilo que já vem pronto de lá de fora, onde se investe de verdade na educação, é só reparar que os grandes cargueiros se vão daqui lotados de alimentos e minerais e, como pagamento, basta deixar alguns containers com elétro-eletrônicos.
Roberto Flores Martins
-12/08/2012 às 6:56
Com toda a certeza este discurso ambientalista da opinião pública internacional pretende destruir nossas possibilidades de geração do emprego e da riqueza nacional.Foram felizes no caso da Reserva Raposa Serra do Sol.Conseguiram pressionar o Supremo, cujos poetastros passaram a achar que o ¨indio se relaciona muito melhor com a naturêza¨,mas o que aconteceu~? Não só destruiram a produção e o emprego gerado pelos arrozeiros que lá estavam como agora a reserva é trilha para o tráfico de entorpecentes!Deste jeito nossos poetastros jamais vão conseguir chegar a altura de Fernando Pessoa.
augusto
-11/08/2012 às 22:11
Se essa corja estivesse preocupada com os famintos,estaria incentivando os excedentes de produção para distribuir pelo mundo.No Brasil, ong recebe recursos públicos,é mole.O ibge anunciou que 42% dos índios não estão nas aldeias. Quem sustenta essa farra somos nós, esfolados nos impostos.
Adriano
-11/08/2012 às 21:54
Bem, Reinaldo, acredito que vc já esteja sabendo, a essa altura, do grande bafo político deste sábado, envolvendo o Toffoli e o Ricardo Noblat. Bem, é inescapável constatar: já sabemos como Toffoli vai votar. http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2012/08/11/dias-toffoli-ministro-do-stf-me-agride-com-palavroes-baixarias-459803.asp
fabrice
-11/08/2012 às 20:42
Trocando em miúdos rurais: se os índios aldeados somam 511.242 bons selvagens ocupando 106.700.000 hectares, a relação índio x terra indígena é de 208,7ha, isto é, 86 alqueires paulistas/índio de mamando a caducando. É área de usufruto individual maior do que muita fazenda produtiva no sul, que o Incra classifica como de médio porte, o ITR cai matando e o Ibama come 20% em reserva legal , além da permanente de proteção dos cursos d’água. E se alguma instituição for pesquisar direitinho terra indígena de forma independente ( o IBGE não vale, porque está totalmente aparelhado pela cumpanherada) vai concluir que os nativos mal produzem para a própria subsistência, como os sem-terra. Índio quer é se aculturar, ter TV, celular, casa ou barraco na cidade, água encanada, luz, etc. É impossível deter esse movimento evolutivo por mais que os antropólogos, os padres do CIMI (Conselho Indigenista Missionário) e as diversas ONGs financiadas por estrangeiros, como a Ford Foundation, queiram mantê-los como objeto de pesquisa, ou museu vivo, com finalidades nem sempre confiáveis, mesmo as ditas científicas.
Nelson
-11/08/2012 às 18:26
Parabéns, posição irretocável.
Ricardo
-11/08/2012 às 17:07
Reinaldo,
O mundo está em crise, o Brasil quase, mas devido quebra da safra dos EUA e nossa flexibilidade agrícola de até 3 safras/ano, novamente é o setor agrícola que vai salvar nossa economia no ano de 2.013.
Em vez de nos orgulharmos de nossa “aptidão agrícola”, ficamos demonizando-a.
Nossa agricultura é talves a única que não usa subsídios. Passou por muitos problemas em décadas passadas, e mesmo sem apoio do Estado soube se adequar e superar todos os problemas e concurrentes.
Através de nossos produtos agró-pecuários somos um importante senão o maior exportador virtual de água e sol do mundo. Sempre seremos competitivos nesta área, por isto que tantos ficam procurando defeitos em nossos produtos.
BLOG DA CAMBADA DEMOCRÁTICA
-11/08/2012 às 16:53
SE O PIB DEPENDESSE DA MARINA DO FALSO VERDE ,ESTARÍAMOS COMENDO CAPIM E GRAMA E CASCA DE ÁRVORES ,DEFENDER O MEIO AMBIENTE É NECESSÁRIO E PODEMOS MANTER O CRESCIMENTO COM QUALIDADE ,PORQUE OS PRODUTORES NÃO SÃO BURROS EM DESTRUIR O QUE LHE RESPONDE COM RECURSOS DA EXPORTAÇÃO E O MUNDO PRECISA DE ALIMENTOS E POR ISSO QUE ESSAS ONGS ESTRANGEIRAS NÃO QUEREM QUE O BRASIL SEJA O CELEIRO DO MUNDO ,POR ISSO E MUITO MAIS ACORDA BRASIL E VAMOS PRODUZIR O QUE PAGA AS CONTAS DOS BRASILEIROS EM TORNO DE 42% DO PIB .
Gustavo Silva
-11/08/2012 às 15:38
” … dona Marina Silva, com seus xales telúricos, sua voz de beata do Apocalipse…” é ótimo!
Aprendiz
-11/08/2012 às 15:18
Acerca dos índios, seria interessante ler um pouco sobre o Marechal Rondon e a política de integração (inclusive a Lei). Ao menos aqui, já que em nenhum outro lugar seu trabalho poderia ser apreciado. Sabe como é, ele é coisa da ditadura…
Paulo Barreto
-11/08/2012 às 15:16
Reinaldo
Lendo seu artigo parece que falta terra para plantar. Porém a Embrapa indica que existem 100 milhões de hectares de terras degradas/subutilizadas pela agropecuária, dos quais 11 milhões só de pasto na Amazônia.
O que índio tem a ver o que ineficiência de branco?
Abaixo link das publicaçõe da Embrapa e Inpe que demonstram o desperdício de terras.
http://www.inpe.br/cra/projetos_pesquisas/sumario_executivo_terraclass_2008.pdf
http://www.embrapa.br/publicacoes/institucionais/titulos-avulsos/aquecimentoglobal.pdf
Paulo Barreto
Castro
-11/08/2012 às 15:10
Prezado Reinaldo,
Acredito que o problema é que querem tratar os índios como os animais de reservas, ao invés dos seres humanos que são. Em vez de os integrar a sociedade, os apartam. Quase os transformando em animais de zoológico, apartando-os do malvado homem branco.
Abraços,
PS:Sei que o texto é claro quando fala de índios, mas não seria melhor usar “indigenismo” ao invés de “indianismo”? Digo isto, pois alguns podem confundir índios(indígena) com indianos(quem nasce na Índia).
Romualdo
-11/08/2012 às 14:13
Segundo a Embrapa existe 90 milhões de Hectares de pasto degradados e mais 30 em processo de degradação, por isso Ela e outros Institutos Agronômicos vem fazendo um trabalho muito inteligente que é o sistema de Integração de Lavoura,Pecuária e Floresta que inclusive já mostrou resultados, por isso se utilizarmos esta tecnologia, o Brasil pode virar não só maior Produtor de Grãos como um dos Grandes Produtores de madeira dentro de um processo de sustentabilidade.
Rafael Muraro
-11/08/2012 às 14:00
Salvou o texto no final, dissertando com um mínimo bom senso sobre a necessidade de se preservar alguma área indígena.
Pecou num único e importante ponto: encheu a bola da produção recorde de grãos e na produtividade do agricultor brasileiro, mas não observou que o Brasil é um grande exportador de COMMODITIES.
Tá na hora de agregar valor nessa bagaça aí e começar a exportar produto com valor agregado! Essa história de mantenedor da base alimentar nacional e mundial é papinho de país desenvolvido querendo dar importância pro nosso “papel” de produtor rural de 3º mundo, pra depois processarem tudo lá fora e muitas vezes nos vender de volta mais caro!
Precisa mudar essa cabecinha de SÓ mais, mais e mais grãos…
RUI FERREIRA
-11/08/2012 às 13:53
Convido e convido mesmo, aqueles que defendem os silvícolas ( ou indios da modernidade )que juntem todos os trocados da ONG em que se encostam e compareçam á Republica Raposa Serra do Sol e, lá chegando, com autorização do Presidente-cacique – faça um levantamento de como vivem os indigenas – especificamente os ítens => trabalho, escolaridade, vícios,dependencias,familia, e consumo de seu tempo e depois publiquem e mostrem aos Ongueiros-estrangeiros, para que fiquem sabendo o que são instados a defender, sem conhecerem a realidade. Feito isto, compareçam ao registro da produção agrícola, anterior à posse definitiva dos indigenas e vejam e publiquem O QUE SE PRODUZIA NAQUELE LOCAL E COMO VIVIAM SEUS PROPRIETÁRIOS E EMPREGADOS. Mas, um único e singelo pedido – por favor SEJAM SINCEROS, publiquem a verdade. Tenho dito.Rui
RUI FERREIRA
-11/08/2012 às 13:41
Pois é amigos, esse negócio de indio, lucra mais que negócio da China…Não nos esqueçamos que o indio, tem garantias legais do STF, para fazer de seu pedaço de terra o que quizer, aliáz foram autorizados a bater com vassoura o trazeiro dos arrozeiros da Raposa Serra do Sol, tudo porque – tadinhos – são insolentes, são os donos verdadeiros da terra, com tudo que nela existe, inclusive podem continuar morando lá sem necessidade de fazer xixi e cocô na privada e canalizada…Ser indio é o máximo, aliáz quando é que vão devolver o Rio de Janeiro aos indigenas, enfim, silvicol por silvícola, que fiquem os proprietários de antes de Tio Cabral…Sabia que indio pode se aposentar, se idoso e, pode ter celular e, pode ter TV-assinatura e, pode ter time de futebol e, pode ter pastor e pagar o dízimo, mas NÃO É OBRIGADO A TRABALHAR. Isso continua a ser Brasil.Tenho dito.Rui.
Joao
-11/08/2012 às 13:23
Meus parabens,super inteligente,e pena que nossa politica esta baseada so em interesse,sao cegos,nao vão conseguir discenir todos esses dados reais.
Alvaro
-11/08/2012 às 13:02
Repito: a demonização de quem estuda, trabalha, produz e estuda, ao lado da super valorização de quem pouco ou nada oferece à sociedade, de quem rouba dinheiro público, de políticos corruptos, de ONGS que só querem mamar verbas oficiais, do favorecimento a minorias que querem tornar-se maioria na marra, a insidiosa intervenção para deteriorar os valores éticos e morais da família e da sociedade em geral, tudo isso faz arte do grande objetivo final dos esquerdiotas comandados por Dom Dirceu Corleone e Marco Aurélio Top Top, que é gerar o caos social “nestepaiz”. Depois eles entram como salvadores da pátria, dos fracos e oprimidos e instalam uma democracia à cubana para durar pelos menos 50 anos.
decioneves
-11/08/2012 às 13:02
COMO E QUE ESTA A TRANSPOSICAO DO SAO FRANCISCO? QUANTO FOI GASTO? O QUE FOI REALIZADO? COMO VAI FICAR? O SERTAO VIROU MAR DE AGUA DOCE IRRIGANDO A AGRICULTURA? NAO VAI HAVER COBRANCAS?
sebastião leme alves lima
-11/08/2012 às 13:01
Exmo Sr. você já ouviu falar de comunidades que vivem em harmonia com a natureza ? Que não usam inseticidas,só interferem na natureza quando necessario à propria sobrevivencia .Estas comunidades necessitam de um espaço um pouco maior para se locomoverem e viverem em harmonia com a natureza.
Renato
-11/08/2012 às 12:42
Se você meter o pau no Lula e no PT conte sempre com o meu apoio. Eles merecem. Sempre!!!
Pet
-11/08/2012 às 12:07
Sinto muito neoapocalipticos o mundo não vai acabar em 2012,como noticiaram. Combinem outra data,no cinema,e encham as burras de dinheiro em bilheterias de quem não tem esperança no amanhã.Pois o amanhã virá como uma promessa em quem acorda com o peito cheio de amor.
brasileiro de luto
-11/08/2012 às 11:35
Infraestrutura
Concessão de rodovias e ferrovias terá novo modelo
Novidade é que a arrecadação com outorgas não irá mais engordar o caixa do Tesouro, mas sim será investido no próprio projeto, dizem fontes
Presidente Dilma quer atrair investidores com mudanças no modelo (Divulgação)
A presidente da República, Dilma Rousseff, deve anunciar nesta quarta-feira um pacote de concessões de rodovias e ferrovias com um novo modelo de leilão. A novidade é que a arrecadação com outorgas não irá mais engordar o caixa do Tesouro, mas sim será investido no próprio projeto, segundo fontes do Executivo.
As concessões rodoviárias e ferroviárias fazem parte de um pacote mais amplo estudado há mais de um mês pelo governo para incentivar a economia e reduzir o chamado custo Brasil – que mede o conjunto de dificuldades que tira a competitividade do país.
Leia mais: Governo corre contra o tempo para terminar o PAC das Concessões
Com um olho no PIB e outro no mensalão, Dilma prepara mês dos pacotes
As rodovias e ferrovias a serem concedidas obedecem a lógica de “atender à produção”, disse uma das fontes do governo sob condição de anonimato. Por isso, a maioria dos projetos que serão concedidos está nas regiões Centro-Oeste e Nordeste e em Minas Gerais. Entre eles há uma ligação rodoviária entre Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES) e uma ferrovia entre Campo Limpo (SP) e Santos (SP).
O objetivo do governo com o novo modelo é atrair investidores e não arrecadar recursos com os ativos que serão concedidos. Assim, os valores da outorga serão aplicados na obra, disse essa mesma fonte.
Essa é a primeira rodada de anúncios de concessões que a presidente fará neste mês. Nas próximas semanas, novas concessões de portos e aeroportos também devem ser divulgadas.
Nesses casos, o governo também deve fazer mudanças nos marcos regulatórios e nas regras de concessão. No tocante aos aeroportos, por exemplo, o Palácio do Planalto pretende elevar as exigências para atrair investidores de maior porte para operar os terminais brasileiros.
O governo também analisa há meses a provável renovação dos contratos de energia elétrica que vencem em 2015. A presidente Dilma aceita renovar essas concessões desde que o preço da energia caia substancialmente.
Ainda nessa área, o governo estuda reduzir o volume de encargos federais cobrados na tarifa de energia elétrica, mas ainda não definiu de quais encargos abrirá mão. É provável que nas próximas semanas a presidente divulgue o restante do seu pacote para reduzir o custo Brasil.
Anselmo Carvalho
-11/08/2012 às 11:31
Caro Reinaldo, mais uma vez parabéns!
Duas observações: 1) a cidade de São Paulo não ocupa 1,9% do território nacional. Senão, teria em torno de 161.727 km2. Na verdade a cidade de São Paulo tem 1.523 km2. Confira em http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1
2) Não raro, o noticiário sobre a safra agrícola brasileira dá mais ênfase ao Ministério da Agricultura do que as produtores. Dá-se até para pensar que foi o Governo quem produziu tanto grão…
Alessandro Tadeu
-11/08/2012 às 11:13
Isso que é jornalismo!
São reservados dois milhões de metros quadrados para cada índio (ou “índio”). E eu com meu apartamento de 52 metros quadrados.
Acho que vou me declarar índio ou quilombola.
Thiago Lorenzi
-11/08/2012 às 11:02
Reinado, precisávamos de meia dúzia apenas de “caras inteligentes e que pegam pesado” como você na oposição para que as coisas não fossem feitas de forma tão vigarista no Brasil como tem sido feitas. Parabéns pelo trabalho, o admiro demais.
Davi
-11/08/2012 às 11:00
Além de viver de cestas básicas dadas pelo governo, os índios também gostam muito de arrendar suas terras para fazendeiros plantarem ou criar gado. Correr atrás de caça e pesca? Pra que cara pálida? Melhor correr atrás de terra e viver de renda.
ronaldo
-11/08/2012 às 10:26
Reinaldo:
Toda essa palhaçada em torno dos índios e dos quilombolas tem objetivos ideológicos claros: minar o direito de propriedade, fomentar a luta de raças (substitutiva da luta de classes) e preparar o espírito da opinião pública para o regresso à era tribal. Basta ver quem são os principais agentes do movimento: os neocomunistas do CIMI, da Pastoral da Terra e os velhos e esquálidos grupelhos da esquerda radical.
Francis
-11/08/2012 às 9:47
Bom dia Reinaldo!
Complicado até comentar esse negócio dos índios…se falamos muito somos “anti-indios”, negamos nossas raízes…mas é impossível ver o que os produtores rurais passam pra sustentar e manter o país e ver o quanto eles apanham por serem competentes…quero ver esses “ongueiros” e governo defenderem quem os alimenta. Isso é pedir demais! Abraços e bom final de semana.
geraldo valadares
-11/08/2012 às 9:40
Reinaldo, como sempre excelente, devias ser ministro. Muita gente ia se descabelar
Gv
Geraldo-SC Reflorestador
-11/08/2012 às 9:16
Um terço de toda mata atlântica restante no Brasil está preservada aqui em SC.Mesmo assim como pequeno produtor rural ultilizei minha área rural para fazer reflorestamento de longo prazo.Dentro de SC temos também 1.000.000(UM MILHÃO) de pequenos produtores rurais cooperados com diversas agroíndustrias cujas quais fazendo um trabalho sócio-participativo fantástico gerando bem estar,educação e riquesa para familias inteiras de grande parte desses valentes agricultores cooperados,e consequentemente fazendo um papel de inclusão social muito maior do que qualquer “bolsa disso e bolsa daquilo” oferecida pelo governo federal pois aqui em SC a inclusão do pequeno produtor rural e seus filhos se dá através de seu digno trabalho no campo.DIGO ISSO PARA DESMASCARAR A HIPÓCRISIA DA ATRIZ GLOBAL PETISTA CAMILA PITANGA E SEUS ECOXIITAS DAS PRAIAS CARIOCAS COM AQUELA BALELA DO VETA DILMA.Reinaldo,se puderes algum dia venha conhecer o interior de Santa Catarina e suas pequenas cidades agricolas para ver de perto a força de nossa gente diga-se pequenos produtores rurais e assim entender o porque este notável estado possui um IDH tão alto e sua qualidade de vida é incomparável.COMO PRODUTOR RURAL,QUERO APENAS CONTINUAR TRABALHANDO E PRODUZINDO NO CAMPO, SEM FALÁCIAS E FALÇAS DEMAGOGIAS POR PARTE DESSE ATUAL GOVERNO FEDERAL…Obrigado por nos ouvir e ser nosso porta voz,Sr. Reinaldo Azevedo.
Rombo
-11/08/2012 às 8:50
ÍNDIO SÓ QUER APITO .YRABALHAR MESMO É PARA OS TOUXAS QUE ALIMENTAM O S ÍNDIOS DE COPACABANA.
geran
-11/08/2012 às 8:35
E nesse país índio produz alguma coisa, a não despesas e dor de cabeça para os pagadores de impostos. Não fora aquele imbecil que governou, infelizmente, o país e que a doença não levou, a situação seria melhor para todos, né não!
Marcelo Centenaro
-11/08/2012 às 8:31
Reinaldo, a cidade de São Paulo é muito, muito menor que 1,9% do território nacional. Ocupa aproximadamente 0,018% da área do país (1.523km2 ou 152.300ha). O Estado de São Paulo não ocupa mais que 2,9% do Brasil (248.200km2 ou 24.820.000ha). Se área das reservas indígenas é de mais de 100 milhões de ha, é maior que a área do Estado de São Paulo multiplicada por 4!!!
Antonio klaus
-11/08/2012 às 8:23
Indios tem seus direitos e precisam ser respeitados. Mas quem defende-os com tanta demagogia como os atuais governates, não os conhece ou é ruim da cabeça.
Ana
-11/08/2012 às 8:01
Reinaldo:
Que tal fazer um artigo DAQUELES, sobre ## O NIÓBIO, QUE O BRASIL DETÉM 98% NO MUNDO E ESTÁ NA RESERVA RAPOSA SERRA DO SOL ##, e tem gente VENDENDO POR FORA??
Marcus Meyer
-11/08/2012 às 6:03
É muito popular defender índios pelo país inteiro, mesmo que da cultura original já mantenham muito pouco. Estas tribos querem apenas o melhor de cada um dos mundos, pois desejam viver sem pagar impostos, com total liberdade de expressão e até de ação (matam, sequestram, roubam, tudo em nome da inimputabilidade), mas querem GPS, caminhonetes automáticas 4×4, antena parabólica, calçados de grife, celulares, computadores, médico de graça, direito ao voto e não aceitam críticas!
Mauricio R.
-11/08/2012 às 2:54
Mas e gão “produzido” pela menina do olhos do apedeuta, a “agricultura familiar”, tem???
Igor
-11/08/2012 às 1:39
E desde quando intelectual não pode pegar pesado? Não só pode como deve! A função do intelectual, seja na imprensa ou no jornalismo, é justamente bater sem assoprar, comprando briga com quem quer que seja, nadando contra a maré e chamando as coisas pelo nome, mesmo que isso custe o isolamento no debate e o cultivo de certas inimizades (já que é impossível bater nas ideias sem que porrada resvale no dono delas). Se não existe humor a favor também não existe intelectual a favor. Até porque o humor talvez seja a forma mais refinada de exercício da crítica, atividade tão cara ao verdadeiro intelectual, que realmente pensa com a própria cabeça e fala/escreve o que realmente quer. Não interprete a expressão “pegar pesado” como uma crítica. Dada a maresma bovina existente no debate brasileiro, com mulas fazendo de tudo para concordar com jumentos, pegar pesado é quase um elogio.
Imbecil e ignorante
-11/08/2012 às 0:54
Antigamente Índio queria apito, agora índio quer Nike, I-Pad,TV de “Prasma”, celular, TV a cabo, internet, roupa bacana e Toyota cabine dupla.
Guilherme Frederico Lamb
-11/08/2012 às 0:43
Digo isso, pois estão pintando um quadro falso que prejudica justamente os produtores de soja como eu, que arcam com altos custos, altos riscos e falta de infra estrutura para obter retorno do trabalho, enquanto políticos usam dados manipulados para se auto promover e criar falsos sentimentos na sociedade.
Guilherme Frederico Lamb
-11/08/2012 às 0:41
Só tenho um esclarecimento pertinente a fazer, o texto esta irretocável de modo geral.
Sou produtor de grãos, sou um dos “ruralistas malvados”, se somar ao fato que sou abertamente de direita (partido Republicano nos EUA) e ainda membro da NRA (associação nacional do rifle) posso ser considerado malvado ao cubo.
Vou direto ao ponto que a tempos tem sido divulgado no Brasil, de forma imprecisa e proselitista.
Essa comparação da produtividade media nacional de soja, que a começar é muito pequena a diferença anual e tem anos que o Brasil esta na frente, outros que os EUA, porem com pouca diferença em kilos por hectare.
O detalhe é que em geral nos EUA a soja é considerada uma cultura secundaria de forma geral, com menor investimento em insumos e defensivos e mesmo assim, esta nesse mesmo patamar do nosso, onde gastamos muito com inseticidas, herbicidas e fungicidas.
Vide o caso do milho que é o carro chefe da produção, a produtividade media nacional é de 160 sacas por ha (9600 kg/ha), a media do milho no Brasil não chega a 4000 kg/ha. o trigo também, a media no Brasil é menos da metade da media nos EUA.
Nas regiões onde os produtores tratam a soja da mesma forma que tratam o milho e trigo, as produtividades medias são de 7000 kg ou mais.
(pesquisem no google sobre o produtor Kip Culler’s.)
José Roberto R.de Moraes
-11/08/2012 às 0:40
Parei de fumar no dia 02/08/1997,por óbvio que no dia 02 passado fez 15 anos que larguei o vício.Esvrevo isso porque vc disse que fuma hollyhood.Tomara que você aceite uma dica-tente pelo menos-para parar de fumar: QUANDO DER VONTADE DE FUMAR BEBA ÁGUA. Foi assim que eu consegui parar: FORÇA DE VONTADE E ÁGUA.Deu certo comigo e dará certo com você.CREIA E TENTE ! Estou torcendo por você.
Pet
-11/08/2012 às 0:26
Na Raposa terra do Sol o resultado foi os indios viraram favelados e os produtores de arroz,e alguns pequenos pecuaristas viraram indigentes nas cidades,além da questão da soberania na divisa brasileira.
Na Raposa Serra do Sol os não indios que ocupavam uma pequena faixa de terra e produziam arroz, não eram brasileiros? eram invasores? então os brasileiros,brancos e negros,morenos,pobres teem que que morar em favelas ,e barracos nos morros por não terem direito a terra tambêm.
O termo ruralista é realmente para satanizar quem vive no campo e produz,é uma máscara imposta por uma mbientalismo burro,apocalíptico…de um falso aquecimento global.
Quando o Brasil acordar toda area da amazonia,pertencerá a ongs de dominio inglês que nenhum brasileiro poderá entrar,em formas de reservas indígenas(não sou contra as reservas)más há que se ter,critério,o mesmo direito,a todos,(vejam o problema dos sem terras)e quem fez reforma agrária de verdade,foi FIGUEIREDO,em Rondonia.
E hoje se não fosse nossa agricultura e pecuária,ninguem poderia sobreviver com os salários baixíssimos no Brasil.
Francisco
-11/08/2012 às 0:23
Reinaldo,
Do jeito que roubaram e estão roubando, do jeito que estão comandando a burrice nacional, do jeito que estão “estupidificando” os brasileiros só uma revolução conseguirá expulsar os energúmenos do poder. Os petralhas existem aos montes. A oposição (pequena) se acovardou. Quem dará conta desta tarefa? Ficaremos reféns deste bando (padres de passeatas, padres de ongs estrangeiras, onguistas pagos pelos estrangeiros para ter seus interesses de diminuir a competição brasileira atendidos, os babacas do meio ambiente e os sacerdotes do aquecimento global)até quando? A estratégia de emburrecer também a universidade pública é um dos meios de preservação desta corja. Esta é a infeliz verdade.Pobre Brasil. Pobre brasileiros.
Adilton
-11/08/2012 às 0:20
O que falta em nossos governantes é a inteligência, a lógica, a transparência, a lucidez, com que são tratados os temas mais importantes para o Brasil nos textos de Reinaldo. Alto Nível. Preferem deflagrar a Revolução do Bichos. O Mensalão. A cueca cofre. O Poder para enriquecimento pessoal. A degradação das instituições.
waldemir
-10/08/2012 às 23:57
reinaldo, vc pode explicar porque não existe nenhuma ong no nordeste, para ajudar os retirantes da seca?
Cris Azevedo
-10/08/2012 às 23:39
Ah, é, Indio produz o que, mesmo?
Mauro
-10/08/2012 às 23:38
Não podemos esquecer que foi também graças ao Médici, que criou a EMBRAPA, que o Brasil se tornou super produtor de alimentos. Antes, o Brasil era importador, apesar do imenso potencial. A EMBRAPA desenvolveu pesquisas agrícolas e as disseminou entre os agricultores brasileiros, enriquecendo o campo. Mas os petistas adoram denegrir o Médici, para mim o nosso melhor presidente em toda a história.
Cris Azevedo
-10/08/2012 às 23:38
Explicando melhor: um quilombola que tivesse nascido no dia da extinção da escravatura no Basil, teria hoje….124 anos! Uia. E parece que há MUITOS deles.
Cris Azevedo
-10/08/2012 às 23:36
Rei
Sabe o que me deixa profundamente intrigada? Veja:
A abolição da escravatura foi em 1888, correto? Tá. Então, como é que em 2012 aida existem…quilombolas!?
Mauro
-10/08/2012 às 23:30
Parabéns. Sempre leio seus textos e gosto da forma como você os apresenta, sempre embasados em números que não dão margem a distorções e mistificações tão comuns no petismo ou mesmo no PSDB de FHC. Quanto à Raposa Serra do Sol, pude observar que pouca gente, além de você e dos militares, se opôs à grande traição cometida por Lula e Tarso Genro.
ze do matogrosso
-10/08/2012 às 23:00
..com nossos agradecimentos e parabéns por lembrares do assunto, caro reinaldo. Nem só de mensalão e cachoeira deveria viver a grande imprensa. Fazer o que ? Abços.
Fernando (mega anti-corruPTo)
-10/08/2012 às 22:55
Estes cidadãos, que se vestem com calções de times de futebol e sandálias havaianas, estão em pior estado evolutivo do que estavam há 500 anos quando seu Cabral chegou nessas bandas.
Eles já perderam a cultura e tem que largar o petismo, digo, tem que trabalhar!
ze do matogrosso
-10/08/2012 às 22:52
…ensosso totalmente o dito pelo companheiro de blog ze caiapó (que espero não pertencer a essa etnia). Mato Grosso, apesar de ser lider nacional na produção e produtividade de grãos, encontra-se retalhado pelas reservas indigenas, que nada produzem, a não ser miséria e cachorros sem dono (explico: não existe uma aldeia ou qualque ajuntamento de indios, em que a proporção de cachorros vira latas x indios, não seja de, no mínimo 15 x 1, de mamando a caducando). Nada contra os cães. A nova e famigerada raposa do sol, denominada marawaitsede, antiga suiá missú, localiza-se no vale do araguaia. Região produtora e estratégica aqui mo MT. O governo do estado propôs dar uma área que é o triplo em tamanho, para acomodar os indigenas. E localiza-se, em sua maior parte nas barrancas do rio Araguaia. Meia duzia de aborigens, ONGs lesa pátrias e membros da CPT, não querem. Preferem ficar ao que já foi feito com muito suor pelos pdodutores, terras trabalhadas, rodovias construidas, armazens. e demais infra estrutura. Como não trabalham, pois todo indio já nasce inimputável e pasmem, aposentados, fica fácil. Sombra, água fresca e mordomia, criar cachorros e beber cachaça e jogar futebol dia e noite. Fazer catarrentos também sabem. Nossa política indigenista precisa, urgentemente, ser revista. Do jeito que está, fica mais barato para nós contribuintes, que pagamos esta esbórnia, por cada família de indio morando na Vieira Souto e no Morumbi. …
silvano
-10/08/2012 às 22:49
E preciso que a verdade seja dita,PARABENS REINALDO!O INTELIGENTÍSSIMO faz justiça.
Junior
-10/08/2012 às 22:49
Vivem das cestas básicas do governo e bebendo cachaça nas cidades próximas às aldeias além de outras estrepulias mais sérias e não acontece nada porque são inimputáveis, assim como o apedeuta amoral chefe da quadrilha petista. Para constatar esta verdade, basta fazer uma visita a uma das cidades de Mt e Ms onde vivem esses quase donos do BRASIL.
baiano
-10/08/2012 às 22:36
Se a CNA agisse como os sindicalistas petistas, proporia a esses ruralistas egoistas, reduzir a produção em 10 por cento a cada ano. No final de 3 a 4 anos eu queria ver a cara desses: ongistas, ambientalistas, petistas,puxasaquistas, verdadeiros mamadores do dinheiro público se sustentar no poder.
Antonio
-10/08/2012 às 22:35
Reinaldo, a voz da razão como sempre. Trabalho no Mato Grosso e sei exatamente do que estás falando. É um vergonha o que a imprensa “vende” em relação aos produtores rurais e o quanto endeusam os índios. Imagina se não houvesse esse avanço da agricultura como houve, o que esses ecologistas estariam comendo. A mandioca que os índios produzem? Gostaria de propor a todos esses ecochatos que vivem amaldiçoando o agronegócio: tentem ficar apenas um dia sem consumir algo que seja produzido pelo agronegócio. São todos párias falando o que os outros os induzem a falar, sem senso crítico, sem coerência, e eu diria, sem caráter.
Silas S. Carvalho
-10/08/2012 às 22:34
Caro Reinaldo, boa noite.
Causa espécie ver índios de araque, travestidos de índios apenas na frente das câmeras. Prá mim, índio de sunga e caminhonete, índia de sutiã e celular, não podem cobrar o mesmo tratamento dispensado aos seus congêneres realmente silvícolas. Trata-se, na verdade, de estelionatários.
Quando muito ele
Flamenguista da Silva
-10/08/2012 às 22:28
Não se preocupe Reinaldo. Do jeito que a coisa vai, antes do fim do governo do partido do trambique, eles vão conseguir acabar com a nossa agricultura, como estão acabando com as nossas universidades públicas. Eles vão destruir cada coisinha. São gafanhotos.
Alex Andrade
-10/08/2012 às 22:21
Reinaldo, o Brasil passa por uma fase de destruicao “interna” jamais vista. Corrupcao,falta de educacao,analfabestismo e todas as mazelas que possam ser incluidas, sao cafe pequeno quando comparadas com esses INUTEIS,DESPREPARADOS,MAL INTENCIONADOS,MAL AMADOS,IGNORANTES,RECALCADOS,POBRES DE ESPIRITO,ILETRADOS,PSEUDO-PROFETAS ETC que recebem quase sempre,salarios pago por quem paga imposto neste Pais. Tem muito tempo que o “tal agente externo” nao eh mencionado,discutido e lembrado na “DESCONSTRUCAO” do Brasil. EH incrivel e patetico nos depararmos com o espaco,poder e exposicao dada a estes bozos de plantao. A existencia de ilhas exclusivas neste Pais e algo, exotico,patetico e assustador. O samba do crioulo louco, eh mais atual que nunca e a passos largos torna-se este Pais sem rumo,direcao,ou futuro. 50% de cotas para diversas racas? Bolsa de sei la o que? induto a condenados? respeito a correspondencia de crimonosos? salarios a familia de criminosos condenados? liminares,liminares etc,etc,etc.Se existe um Pais que tem uma Constituicao que nao nao resolve, so confunde, temos esta ai. Genios sao os que talharam esta obra. Genios……..do MAL!
alberto santo andre
-10/08/2012 às 22:18
A PRODUCAO DE GRAOS SO VAI BEM ,PORQUE O GOVERNO NAO METE A MAO NOS NEGOCIOS DE PLANTACAO E SEMEADURA ,VISTO QUE SE O FIZESSEM ,COMO FIZERAM COM A SERRA RAPOSA DO SOL,NAO ESTARIAMOS IMPORTANDO SO O ARROZ DO URUGUAI, E TAMPOUCO TERIAMOS A AGRICULTURA ,CONTRIBUINDO COM MAIS DE 40% DO SUPERAVIT DA BALANCA COMERCIAL, TAO CANTADA EM PROSA E VERSOS PELOS INCOMPETENTES PETISTAS. AS DUAS AREAS QUE NAO FICARAM NA MAO DO DESGOVERNO PETISTA FORAM AS QUE FIZERAM A DIFERENCA NA BALANCA COMERCIAL BRASILEIRA ,QUE SAO A AGRICULTURA ,TAO ATACADA PELOS IMBECIS ,E A MINERACAO COM A VALE,NAS MAOS DE AGNELI ,QUANDO O GVERNO CONSEGUIU POR AS MAOS NA PRESIDENCIA DA VALE ATRAVES DO PUXA SAQUISMO DO BRADESCO A VALE COMECOU A PERDER MERCADO PARA A RIO TINTO E VALOR DE MERCADO DAS ACOES DA VALE,[A INCOMPETENCIA PETISTA FICOU CLARA NO PREJUIZO ENORME E PERDA DE VALOR DAS ACOES DA PETROBRAS,ALEM DO MEDIOCRE CRESCIMENTO DA PRODUCAO NOS ULTIMOS DEZ ANOS QUE FORAM DE POUCO MAIS DE 400MIL BARRIS DIA ,E ENQUANTO NA ERA FHC ESTE CRESCIMENTO FOI DE MAIS DE HUM MILHAO DE BARRIS DIA EM OITO ANOS.,SEGUNDO RELATORIOS DA PROPRIA PETROBRAS.;;; O BRASIL DA ERA PT E O BRASIL DE CRESCIMENTO ESTORICO]
Franklin Anagnostopoulos
-10/08/2012 às 22:08
Caro Reinaldo,
São Paulo tem cerca de 1.500 KM quadrados, se tive 1,9 por cento da área do Brasil teria cerca de 40.000 KM quadrados.
Por favor corrija este pequeno erro.
Um abraço
Franklin
gaga
-10/08/2012 às 22:06
Agora que o Brasil produz mais soja por hectare que os Estados Unidos, as ONGs brasileiras vão ter dinheiro sobrando para as campanhas de redução da área agricultável brasileira. A Dona Marina vai até trocar sua coleção de chales.
flavio
-10/08/2012 às 21:57
A marina é igual ao chico buarque que por sua vez é igual,,,,deixa pra lá o que eles querem é ficar tomando seu uisque numa boa e quando aparece um microfone ficam falando coisas que eles mesmo não fizeram, não fazem e não farão nunca,(lutar para um Brasil e Brasileiros melhor). Queria dar uma sugestão. Por que, não pegam todos os indios e compram deles as terras?. Todos eles ficariam ricos e deixariam de precisar das cestas basicas e sacanear a terra com garimpeiros ilegais. Efetivamente nesse caso só seriam os indios puros, os mamelucos e os cafusos estariam fora disso.
ze caiapo
-10/08/2012 às 21:49
Reinaldo mais uma raposa serra do sol,ta pra acontecer no nordeste do Mato Grosso com o apoio de ong e igreja sem que a grande imprensa nem toque no assunto.A gora chama se MARAWAITSEDE.Vao tirar produtores que estao la a mais de 20anos pra por indios.
Silva
-10/08/2012 às 21:42
Entendo que o termo “ruralista” é usado, apenas, para permitir que a identificação dos produtores rurais exclua o termo “produtor” e desta forma a satanização fica bem mais facilitada. Ficaria meio estranho criticar uma classe denominada “produtores rurais”. Uma hora as pessoas ficariam intrigadas com tantos ataques a quem produz enquanto há tantos no país que só sugam.
Francisco
-10/08/2012 às 21:16
Reinaldo, você esqueceu de citar um outro grande negocio em progresso que são as áreas destinadas aos quilombolas.
Austral
-10/08/2012 às 21:15
Olá Reinaldo: hoje, no site do jornal Diário Popular de Pelotas vê-se a seguinte manchete: “Incentivo
População é convidada a contribuir na criação de conselho sobre comunicação”. Traduzindo, o texto deixa bem claro a intenção do governo Tarso para com a imprensa “mídia”; vale conferir. A estratégia agora é outra….
Gabriel Tanaka
-10/08/2012 às 20:54
Quem não gosta de uma roupa 100% algodão, em quase tudo que os ambientalistas e naturalista gostam tem produto agropecuário.
E a ração de seus animais de estimação.
E a ração das vaquinhas europeias, e claro que eles produzem em bem menos espaço.
Regina
-10/08/2012 às 20:47
Reinaldo, não sei onde foi parar o meu comentário, pois simplesmente sumiu. Gostaria se possível, que escrevas sobre ### AS TERRAS DA RESERVA RAPOSA SERRA DO SOL, onde tem A MAIOR RESERVA DE NIÓBIO DO MUNDO ###. E, NOVAMENTE ESTÁ SENDO DESVIADO POR ALGUNS SEM VERGONHAS. QUE TAL??
Regina
-10/08/2012 às 20:43
Meu caro:
Estava lendo, sempre desconfio um pouco, porém, informei-me melhor e realmente, a RESERVA RAPOSA SERRA DO SOL, onde foi dada de $$$$ MÃO BEIJADA AOS ÍNDIOS(QUE NADA PRODUZEM), TEM A MAIOR RESERVA DE ## NIÓBIO DO MUNDO, COISA DE 98% EM ESFERA MUNDIAL, ALÉM DE OURO E PEDRAS PRECIOSAS(DIAMANTES) ##. Agora dá para compreender por que ONG´S ESTRANGEIRAS, LULA, STF E OS CAMBAW, digamos “” deram as terras aos índios “”. Quando você pensa que parou a ROUBALHEIRA, eis que surge algo que nos era DESCONHECIDO. Reinaldo, você que gosta de escrafunchar, poderia escrever um ARTIGO DAQUELES, sobre o assunto??
nihil
-10/08/2012 às 20:39
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), 76,7% dos índios com 15 anos ou mais sabem ler e escrever no país, seja em português ou em seu idioma. A média brasileira é de 90,4%, de acordo com o Censo 2010. O estudo, divulgado nesta sexta-feira (10).
G1
rafael
-10/08/2012 às 20:36
Índio não produz nada, não cultiva(?), mas gosta de vender seus recursos preservados não é? E não precisa pegar teco-teco pra viajar até a Mata e ver como funcionam as madereiras “autorizadas”. Basta percorrer o litoral de São Paulo, no caminho daquelas praias onde os bacanas dos defensores públicos passam seu tempo ocioso, e encontrar os índios vendendo palmito, aqueles preservados, na beira da estrada como camelôs do IBAMA.Se voce tiver um palmitinho na sua chácara, não mencione.. Os índios ou seus prepostos podem aparecer para a coleta.
E viva o Vitório!
fontana
-10/08/2012 às 20:32
Esse negocio de perde razão por agressividade é conversa de pessoas submissas, sem firmeza.Com exceção de alguns índios no Amazonas, aonde existem índios que sobrevivem de recursos da floresta?A maioria são sustentados com NOSSO DINHEIRO e ainda são cheios de direitos. Índio vai na floresta fazer turismo.É FATO.
Alessandro
-10/08/2012 às 20:22
Reinaldo, faltou falar sobre os índios que fazem bloqueios nas estradas para cobrar pedágios. Está tudo errado!
Surfista Prateado
-10/08/2012 às 20:19
Ora, mas para se viver como índio, precisa-se justamente de muita terra! Índios são PREDADORES da natureza, ficam em determinado ambiente até exaurirem todos os recursos, porque não fazem nada, não plantam, não trabalham. Quando não há mais o que comer, migram para um lugar onde a preguiça não deixava chegarem para achar comida. Se estabelecem ali, se há comida disponível e ficam ali até arrebentar com tudo, seguindo neste processo… Enquanto isso, as áreas devastadas vão se recuperando, enquanto devastam novas… E quanto a Soninha, o problema é que com você NÃO TEM GRE-GRE PARA DIZER GREGÓRIO, como diz a minha mãe…
Antonio Carlos
-10/08/2012 às 20:16
PARABENS, TIO REI, MATOU A PAU, SEMPRE ACHEI E HOJE TENHO CERTEZA ABSOLUTA, QUEM MANDA NO BRASIL É INDIO, NEGRO, GAY E BANDIDOS, PARA OS QUE TRABALHAM, SOBRA A MATERIA PRIMA DE ARAPIRACA !
me
-10/08/2012 às 19:58
Reinaldo, que história é essa, mais uma vez, originada no IBGe desse número enorme de índios que inventaram?
Já não basta a alteração populacional de negros entre o Censo 2000 (5% de negros) para o Censo de 2010 (5l% de negros)?!
Veja como são sutis: – agora tem índio que não é bem índio, mas segundo eles é índio e que vive fora de reservas.
Logo mais o Brasil só será povoado por 51% de negros e 49% de índios, e os demais são só miragens, eu por exemplo.
Rodolfo
-10/08/2012 às 19:54
A verdade é que a gente trabalha, paga imposto, mora enjaulado, no meio da multidão, enquanto esses índios vivem das verbas estatais e ainda estão muito preocupados com o que tem não em cima do solo, algo para plantar, colher e comer, mas com o que está abaixo do solo: OURO, MINÉRIO DE FERRO e outros minerais!
É nisso que a Marina e a Fundação Ford estão de olho! E os PETRALHAS VAGABUNDOS idem!
paulo marques
-10/08/2012 às 19:47
Para voçe Reinaldo, os meus parabens. Tenho um compromisso todos os dias, que é ler os seus artigos. A Sua sinceridade e a sua franqueza deixa a petralhada e quem mama nas tetas do governo fulo da vida.
Mara
-10/08/2012 às 19:42
A miseria que se instalou na Raposa Serra do Sol é um dos mais tristes capitulos da nossa historia. Mas como está la perdido no fim do mundo, ninguem da bola. Respeito tuas opinioes, mas normamlmente nao concordo com elas, principalmente na contundencia dos ataques. Mas dessa vez, acho que muita gente vai abrir o olho para a importancia do papel do nosso mundo rural, que leva muitos anos sustentando o crescimento da nossa balança comercial, sem praticamente nenhum apoio do Estado. Nossos ruralistas sao como nossos atletas olimpicos, verdadeiros herois.
Paulo Bento Bandarra
-10/08/2012 às 19:42
Os índios não poderiam correr no Parque Ibirapuera ou no aterro do Flamengo? Seria mais fácil dar cesta básicas, vacina e atendimento médico.
aylon
-10/08/2012 às 19:41
Impressionante que esses números e tantos outros que mostram o Brasil de resultados, não saem do círculo restrito dos poucos que se informam, analisam e entendem o que é real e o que é enganação.Não se conseguiu,ainda,uma divulgação que alcançasse os menos instruídos, porém, tenho certeza que uma grande parte da população valoriza os resultados do trabalho bem feito. É a maioria silenciosa, que trabalha, paga impostos e tem valores arraigados, que a minoria atuante tanto menospreza e avilta.Culpa de quem não se conseguir esta divulgação? Será que em algum momento vai surgir o “Tea Party” brasileiro?
Marcelo Pinheiro
-10/08/2012 às 19:36
Desculpe
Este link funciona melhor no safari ou google chrome
marcelo
CARAMURU ROSENTHAL
-10/08/2012 às 19:34
Sou filho de judeus, mas juro que sou índio! Também quero ganhar terras demarcadas!
Marcelo Pinheiro
-10/08/2012 às 19:32
Boa noite Reinaldo
Memória é fundamental…
Soninha, veja como o exagerado Reinaldo “às vezes tem razão, mas pega mto pesado e perde a razão”.
http://www.flinkweb.com.br/memoriablogreinaldoazevedo/6anos.html
marcelo
Luiz Fernando
-10/08/2012 às 19:27
É importante lembrar que os lombardos, os suévios, os frísios, os batavos, os alemanis, os franocs, os saxões, os anglos, os bábaros, os magiares, os eslavos, entre outros, foram também índios. E, a propósito, nenhum deles recebeu bolsa família e nem auxílio dos gragos ou dos romanos. E todos ainda mantém as suas respectivas identidades. Receberam sim, educação e trabalho: parece mentira, mas o Império Romano se preocupava com isso….
Andre M. Andrade Jr
-10/08/2012 às 19:25
Já houve época em que o IPEA era respeitado.Agora entendo porque é apenas mais um Instituto para empregar petistas.
Luiza
-10/08/2012 às 19:13
Reinaldo, no meu comntário anterior, informei o blog que tem o cartoon do Sponholz sobre você, como Alçuísio Azevedo, numa mistura clara do nome dele com o seu. O correto é Aluisio Amorim. Desculpe a falha.
Luiza
-10/08/2012 às 19:10
Reinaldo, não se preocupe com as críticas de que você exagera e perde a razão. Tem o outro lado que acha você muito bom naquilo que faz e presta homenagem! Vi no site do Aluisio Azevedo um cartoon do Sponholz com caricaturade você e título de um de seus posts: aquela do preto, puta e pobre, que vão presos, etc. Amei a homenagem.
Noah
-10/08/2012 às 19:07
Isso é um País para vagabundo. Só aqui mesmo que se criam essas jabuticabas. Queria ver a China ou EUA, se eles aceitariam ir contra o interesse Nacional deles.
Fabricio
-10/08/2012 às 19:07
Perfeito Reinaldo!! Em poucas e acertadas palavras você derruba o palavrório fantasioso e inconseqüente dessa corja de ideólogos de meia tigela!
Mauro Vaz
-10/08/2012 às 19:01
Prezado Reinaldo:
Parabéns pela sua análise simples e objetiva.
As informações dissecada no texto acima é público e notório.
A cambada esquerdopata ignora fatos e a história por conta de sua ideologia porca.
A quem interessa a divulgação de informações improcedentes do bando de alarmistas ecobobos?
Um país que não conhece a sua história está condenado a repetir os seus erros.
Porque o Brasil gosta sempre de trilhar no pior caminho?
Berlatto
-10/08/2012 às 19:01
Reinaldo, tenho parentes que moram no oeste baiano que são “ruralistas”, ops!, são produtores rurais. Produzem toneladas de soja, milho, arroz, feijão e até café de altíssima qualidade numa terra que até o inicio da década de 80 do séc. passado não produzia absulutamente nada. Era um cerrado sem utilização. Depois que, principalmente, paranaenses, gaúchos, paulistas, chegaram por lá, o oeste baiano virou celeiro da Bahia e do país. Porque digo isto? Veja só, agora que a região é um polo produtor de grãos o governo federal vive infernizando a vida desses produtores. São exigências trabalhistas descabidas, impostos escorchantes, o ITR por ex. subiu mais de dois mil por cento. É Reinaldo, quem trabalha, quem produz neste país só se fera. Eis a verdade. Abs.
Marcus Borelli
-10/08/2012 às 18:58
Reinaldo
Me permita um pequeno aparte. Como sou vegetariano só posso me manifestar em favor da agricultura. Imaginemos o seguinte: que somemos a área para pastagens e a a?ea para os grãos e veremos que o Brasil vai alimentar o Mundo. Com a devida venia o futuro é o vegetarianismo. Um abraço.
wilson
-10/08/2012 às 18:58
Reinaldo,
Com relação à sua comparação com o Município de São Paulo, as coisas são ainda piores, muito piores. Confira a conta:
O municío ocupa uma área aproximada de 1.500 km2 e o país tem aproximadamente 8.500.000 km2. Logo, São Paulo representa apenas 0,018% do país!
SILVIO
-10/08/2012 às 18:56
ESSE É O VERDADEIRO “APESAR DE VOCÊ”:
APESAR DO ANALFABETO LULLA; APESAR DA DILMA VANA; APESAR DA QUADRILHA DO MST; APESAR DOS “PROGRESSISTAS”; APESAR DAS ONG’S CORRUPTAS; APESAR DOS MINISTROS CORRUPTOS;APESAR DE NÃO TERMOS OPOSIÇÃO; APESAR DO PÉSSIMO SENADO; APESAR DA PÉSSIMA CÂMARA DE DEPUTADOS; APESAR DE TODA ESSA BAIXA CANALHA….
Eduardo
-10/08/2012 às 18:56
Inacreditável: o que mais apanha no país é o que sustenta a porra toda. Agricultores da nação: Parabéns ! Vocês não tem ajuda necessária do governo, tentam solapar suas terras, direitos e mesmo assim vocês conseguem sustentar a brincadeirinha do lula/PT e alimentar o mundo inteiro. Os verdadeiros guerreiros da nação. Fora terroristas do MST.
Descontaminador
-10/08/2012 às 18:55
Tá voando Lamas para todo lado no STF… Dois advogados porretas!
porcaz
-10/08/2012 às 18:46
leo (18:16) S E N S A C I O N A L. Vou recolher minha pena e fechar o tinteiro, que vc. arrasou com os comentários destes post de uma vez por todas. A primeira estrofe então…. Vou caçar inspiração ao Alagoano, que lá tem.
Marcos F
-10/08/2012 às 18:45
Primeiro, Rei: houve sim, uma manchete sobre o assunto:
“Ministro da Agricultura e Governo festejam récorde na safra de grãos” – e tome ouvir o ministro.
Graças a Deus, com muita graça, Celso Ming escreveu um texto com título “Apesar de Você”, sobre o assunto. Claro que dizendo do esforço insano dos agricultores em enfrentar a sanha destruidora do Governo Ongueiro.
Segundo: releve a Soninha. Eu acho que ela te ama, mas não pode dizer porque a grande maioria dos que a apóiam querem sua morte. Ela é inteligente e sabe o quanto você é, mas … “Você com aquele Reinaldo Azevedo …”. É duro, ela tem uma cota a preencher nesta eleição.
Jeremias-no-deserto
-10/08/2012 às 18:44
Mais um recorde dos produtores rurais e do agronegócio! É a iniciativa dos empresários botando o país no patamar mais alto junto com o melhor governo da história. Depois de uma decada do partido de lula e dilma saimos da décima terceira posição para sermos a sexta maior economia do mundo. Tucanos e demos nunca mais. Parabéns ao Brasil, ao governo e parabéns aos produtores rurais.
Sergio R.
-10/08/2012 às 18:35
É só divulgar o que tem embaixo das reservas indígenas e com certeza saberemos a razão de tanto empenho do governo. Caridade é que não é.
UNK
-10/08/2012 às 18:34
Reinaldo e amigos,
atenção…atenção!! AGENDA IMPORTANTE DIA 13 SEGUNDA FEIRA!
NO STF O ADVOGADO DO ROBERTO JEFFERSON VAI PEDIR PARA ARROLAR O LULA COMO RÉU NO MENSALÃO!!
…..DIA 13, PT 13,…..HUMMMMMM MAU PRESSÁGIO!!
Marcelo - Vítima da Bancoop
-10/08/2012 às 18:31
Ainda bem que vc fala o que precisa ser dito, Tio Rei. Valeu.
Lilibus
-10/08/2012 às 18:25
Tenho cara de india, cabelo de india, pele cor de india, olhos levemente puxados, uma bisavó quase india de verdade, vou reivindicar meu pedaço de terra.
Cone
-10/08/2012 às 18:23
Ue, eu pensava que as coisas nasciam nas prateleiras dos supermercados.. tem que plantar ? Ixi! E agora? Como vamos alimentar o planeta e baixar os preços dos alimentos se boa parte da terra fica na mão de pessoas improdutivas?
LIMA
-10/08/2012 às 18:22
REINALDO
NO MEU ENTENDER, ESSE NEGÓCIO DE ÁREAS RESERVADAS PARA INDIOS E SER INDIO, MESMO QUE NÃO SEJA, É O GRANDE NEGÓCIOS DOS VIGARISTAS E ONGs DO PAIS. ESSA GENTE DA ETNIA INCULTA NÃO PRODUZ NADA, A NÃO SER ALGUNS PRESENTINHOS FEITOS À MÃO, NADA MAIS.
ricardo
-10/08/2012 às 18:20
e poderia ter sido mais se não tivesse seca no RS…o nojento de tudo eh ver o governo anunciando o recorde da safra como se fossem eles que tivessem plantado alguma coisa…quem deveria anunciar a boa-nova era a senadora Katia Abreu, presidente da CNA, que lutou e luta por quem de fato bateu o recorde, nossos agricultores!
leo
-10/08/2012 às 18:16
Mamãe, terminei minha lida
o que teremos de comida?
Acabou-se a batata e o purê
comeremos progressistas à doré.
*
Papai, amanheci mui faminto
veja como aperta meu cinto.
Foram-se a salada e os olivares
traçaremos um Delúbio Soares
*
Mulher, chego do trabalho esfomeado
faze-me um arroz temperado?
Acabou-se o arroz e a pujança
comeremos penas e pajelança
*
De tudo o que se tem dito
A verdade é que o índio do apito
Tornou-se do feudo, um senhor
*
O apito apita lei progressista
pune o labor, abona o vigarista
e trás no seu bojo, o horror
Josué
-10/08/2012 às 18:13
Rei, assista ao advogado do Jacinto Lamas, tá jogando “lama” no ventilador literalmente!!
INDIO NARIGUDO, ETNIA AVENIDA PAULISTA
-10/08/2012 às 18:09
hau !olá malvado homem branco de Higienopolis!
nóis, indios da tribu Narigudos , exigimos di vorta a Av. Paulista ,territorio ancestral de nosso ancestrais !
Anônimo de Todo Dia
-10/08/2012 às 18:08
As reservas indíginas improdutivas vão acabar no dia em que o mundo precisar desesperadamente de mais comida. Neste dia, nações com maior poder bélico simplesmente invadirão esses imensos vazios e tomarão para eles.
Paulo Boccato
-10/08/2012 às 18:07
” O BRASIL NAO FOI DESCOBERTO POR CABRAL !
FOI INVENTADO POR SALVADOR DALÍ !!”
((PROF. BENE BARBOSA, PRES. DA ONG MOVIMENTO VIVA BRASIL))
…NA MOSCA!
elizio
-10/08/2012 às 18:04
Caro Reinaldo:
deve ser:…delA no twitter…
Abraço.
Seu Creissu
-10/08/2012 às 18:04
Contestando, sem xingar (como sempre):
Quem se autodenominou ruralista foi a própria classe. Lembra da UDR na campanha do Collor? União Democrática RuralISTA…