Blogs e Colunistas

01/02/2012

às 6:39

Procuradoria arquiva representação contra Eliana Calmon, corregedora do CNJ

Na VEJA Online:
A Procuradoria-Geral da República (PGR) arquivou nesta terça-feira uma representação da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) contra a corregedora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Eliana Calmon. A ação também era subscrita pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) e pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe). Os pedidos rejeitados mencionavam uma possível violação de sigilo funcional.

A queda de braço teve início em dezembro, quando a corregedora iniciou inspeções em tribunais pelo Brasil. Com base em dados do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), ela apurava irregularidades em movimentações financeiras de servidores e magistrados que teriam recebido pagamentos ilegais.

As associações acusavam Eliana Calmon de repassar à imprensa dados sigilosos obtidos durante a apuração. Mas o procurador-geral da República, Roberto Gugel, afirmou que a corregedora sequer teve acesso à identificação dos magistrados investigados. De acordo com o chefe do Ministério Público, ela  ”limitou-se a proceder um exame global da movimentação dos magistrados e servidores por estado, sem fazer a indicação do nome ou CPF de qualquer um deles”. Para Gurgel, não há provas de violação de sigilo funcional por parte da corregedora.

O debate sobre as atribuições do CNJ ganhou força nos últimos meses porque o Supremo Tribunal Federal (STF) se preparava para julgar uma representação da AMB que limita os poderes do conselho. O caso deve ser analisado pelo plenário do Supremo nesta quarta-feira.

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

14 Comentários

  1. José Mário Fontes

    -

    01/02/2012 às 16:12

    Os culpados e seus representantes erguem muralhas para não ter reveladas as sujeiras que praticam.

  2. valenti

    -

    01/02/2012 às 14:39

    TINHA DUVIDAS SE JUÍZES E DESEMBARGADORES SERIAM UMA CASTA .
    ESTAVA ESPERANÇOSO QUE NÃO E
    FIQUEI ESPANTADO DE SABER QUE SUAS ASSOCIAÇÕES ASSIM SE ACHAM.
    A SOCIEDADE CIVIL JÁ MANIFESTOU SUA OPINIÃO.
    ELES QUE TENHAM A HUMILDADE DE ACEITAR E ACATAR
    EXPRESSANDO EM SEUS JULGAMENTOS , POIS,
    O PODER QUE AFASTA DA SOCIEDADE TEM QUE SER ENQUADRADO POR ELA.
    QUE TENHAM JUÍZO!!!!

  3. Renato

    -

    01/02/2012 às 13:43

    O Exemplo vem de cima, se até o presidente pode roubar porque o resto não pode. Taí…a cultura do PT no Executivo e no legislativo passou agora para o Judiciário.

  4. Sorales

    -

    01/02/2012 às 13:17

    Tentaram queimar a juíza na pira da imoralidade do judiciário.

  5. Cil

    -

    01/02/2012 às 13:08

    Senhores togados… Vão trabalhar! Façam jus ao salário astronômico que vocês ganham, mais as mordomias, e deixe a ministra Eliana trabalhar também!
    -
    Vocês já estão de ficha suja com a gente, afinal quem não deve não teme, não é mesmo?

  6. celia regina da silva padial

    -

    01/02/2012 às 10:13

    Então é por isso que a PETROS resolveu meter a mão no
    beneficio dos pensionistas esse final de ano…
    como não tinha onde correr…tudo parado…
    fizeram a festa!!!

  7. gilmar

    -

    01/02/2012 às 10:13

    É só mais uma prova da falta de caráter desta AMB e esta Ajufe, bando de pilantras que e acham acima da lei.Meus parabéns a Sra. Eliana esta sim exemplo de como um juiz deveria se portar.

  8. LIMA

    -

    01/02/2012 às 9:44

    REINALDO.
    A CORREGEDORA ELIANA CALMON MEXEU NA CAIXA PRETA DO PODER JUDICIÁRIO, QUE NÃO VEM BEM DAS PERNAS FAZ MUITO TEMPO. MULHER DE CORAGEM, MERECE O RESPEITO DE TODOS. POR ISSO É ATACADA POR SEUS COLEGAS, REPRESENTANTES DE ENTIDADES DA CATEGORIA, QUE NÃO QUEREM REVELAR OS SEGREDOS DA CLASSE.

  9. Fagner Vilela

    -

    01/02/2012 às 9:41

    Fico muito contrariado com essas coisas em nosso pais. Sera q algum dia isso via tomar um rumo mais justo e sem pilantras nas politicas desse pais??!?!?!?!

  10. Rods

    -

    01/02/2012 às 8:41

    REI.
    QUE VEXAME PRA ESSE APARELHO DE NOME AMB NÃO?? MAGISTRADOS QUE, ADORAM INDEFERIR COM AR PROFESSORAL PLEITOS DE ADVOGADOS, SOB O MESMO FUNDAMENTO, NÃO TÊM CAPACIDADE DE AJUIZAR UMA AÇÃO FUNDAMENTADA!!!
    OU SEJA, QUISERAM CRIAR UM CONFLITO PARA TENTAR JOGAR NO RIDÍCULO O NOME DA REQUERIDA.
    Rods

  11. Siará Grande

    -

    01/02/2012 às 8:05

    Este é o retrato sem retoques do Brasil depois de dez anos de reinado PT: até juízes são contra a Lei. Como diria o grande compositor petista Chico Buarque de Hollanda, até os juízes chamam o ladrão.

  12. Marcus Abreu

    -

    01/02/2012 às 7:59

    Meninas e meninos: o pgr mostrou serviço. Tambem, nesta representação não constava nenhum petralha envolvido, e ele pode jogar para a platéia, satisfazer a mídia. Mesmo assim, continua “estando” pgr.

  13. jgomes

    -

    01/02/2012 às 7:41

    Reinaldo,
    Às vezes e muito raramente, vemos alguma decisão
    que nos dá esperança que algo mudará em “noçupaís”. Já é uma luz, pois um judiciário mafioso é o pior dos males.

  14. ed

    -

    01/02/2012 às 7:36

    Parabens a DOUTORA CALMON e pela primeira vez tiro o chapéu para MINISTRO GILMAR MENDES PELAS SUAS COLOCAÇÕES.


 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados