Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

Polícia Federal e Receita estão nos endereços de Lula e de Lulinha

É a 24ª fase da Operação Lava Jato, batizada de Aletheia

Por: Reinaldo Azevedo

Volto daqui a alguns minutos. “Aletheia” quer dizer “verdade”. Mas a origem da palavra é interessante: “a” quer dizer “negação” e “lethe”, esquecimento. Assim, “aletheia” significa a verdade pelo caminho do não esquecimento.

 

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

  1. edileuza simoes lins

    miseraveis lula e dilma de resto brasilia tudo ladrao pt mundica de baixo nivel la em brasilia roubando os brasileiros
    nao temos mais nada nem emprego e nem comida bando de ladroes edileuza 983493387 sp

  2. edileuza

    este e-mail tem que ser publicado porque nao raca dos quintos do judas dilma e lula roubaram o pais eu nao tenho emprego
    nem casa para morar passo fome devido a incompetencia dos governantes brasileiros bando de ladrao nunca me chamaram para minha casa minha vida sou escrita faz 5 anos aqui em sao paulo raca ladronas

  3. andre

    Todos que são forçados a prestar depoimento, sabe que logo logo vai ser preso, essa não foi a noticia bombastica, daqui a alguns dias, Moro decreta prisão preventiva de lula e seus filhos.

  4. Assis Pereira

    QUE PAIS É ESSE…. O BRASIL NÃO É UM PAIS SÉRIO:
    https://www.linkedin.com/pulse/o-brasil-n%C3%A3o-%C3%A9-um-pais-s%C3%A9rio-jo%C3%A3o-batista-assis-pereira?trk=pulse_spock-articles
    O instituto da denuncia de fatos desabonadores com envolvimento de tramoia e corrupção na administração pública no Brasil, a exemplo dos ocorridos no Petrolão, não tem funcionado a contento, seja através da Ouvidoria de empresas Estatais ou de economia mista como a Petrobras. Foi noticia recente no Jornal “O Globo” ¹o afastamento do ouvidor geral Paulo Otto por ferir o Código de Ética da Petrobras em face de ter assessorado o José Dirceu, quando esse chefiava a Casa Civil da Presidência da República e encontra-se atualmente em apuros como prisão preventiva decretada pelo Juiz Sérgio Moro na operação Lava Jato.
    ¹ http://oglobo.globo.com/economia/petrobras-troca-ouvidor-depois-de-denuncias-16180415
    Da mesma forma, não encontramos eficiência investigativas quando procuramos órgãos de controle do Governo ou quando utilizamos a mídia em comentários a matérias correlatas efetuadas por jornalistas em Blog’s ou periódicos.
    É lamentável esta constatação, na forma que sentimos insignificante e desprezado ao “Clamar no Deserto” e não receber a devida atenção daqueles que deveriam ter a obrigação de investigar os fatos observados e denunciados pelo cidadão comum, tanto pela mídia escrita, e principalmente pelos órgãos governamentais.
    A situação torna-se ainda mais complexa, quando observamos que a maioria que se puseram a denunciar os fatos observados como desvios de conduta, as atitudes improbas, a corrupção de agentes públicos, foram perseguidos no exercício de suas atividades laborativas e afastados do convívio dos seus antigos colegas de trabalho ate serem sumariamente demitidos.
    Foi exatamente o que ocorreu comigo, quando fui perseguido, isolado e demitido sumariamente da Petrobras, após trabalhar 42 anos ininterruptos na Estatal pelo engenheiro Orlando Simões, Gerente Geral dos Serviços Compartilhados da Regional Baia de Guanabara, que, pelos fatos ocorridos, leva ao entendimento de ser bastante provável que a minha demissão ocorreu a mando direto de Ex Presidente da Petrobras, Engª Graça Foster, que embora demitida da Petrobras, ainda não desencarnou da Estatal² e continua a determinar as ações em unidades operacionais e de Pesquisa da Petrobras, onde havia constituído seus Gerentes Gerais e Executivos antes de se demitida.
    ² http://www.noticiasdotrecho.com.br/2015/07/quem-seguira-os-conselhos-de-graca.html
    Foi no Centro de Pesquisa da Petrobras que a Graça Foster passou a maior parte da sua vida como profissional da Petrobras e de lá deixou como preposto o Engº Orlando que o nomeou como Gerente Geral, antes de sair da Petrobras, que passou a atuar sob seu comando e permanece nesta condição ate os dias atuais, sem que o Presidente Bendine se incomode com essa situação.
    Uma segunda hipótese acerca da minha demissão fica por conta do comando do processo demissional ter partido de elementos pertencentes à força políticas do Governo Federal e sua Base aliada que instituiu o aparelhamento político na Petrobras, como punição conferida aquele cidadão que, ao irresignar-se contra atitudes corruptas que presenciaram, se dispuseram a denunciar os fatos que testemunharam, fossem na Ouvidoria, mídia, ou órgão de controle do Governo Federal.
    Como já dizia o Lula da Silva: nunca antes nesse Brasil um único cidadão apresentou tantas denuncias na ouvidoria empresarial, a órgãos de investigação e controle do governo e na mídia, de fatos desabonadores do Petrolão que fez o Engenheiro aposentado da Petrobras JB “ASSIS PEREIRA” sem que ninguém observasse com a devida atenção e concedesse o tratamento adequado aos fatos, inclusive os jornalistas, que sabem muito bem, quando uma denuncia é ou não séria e verdadeira, e, igualmente, se fizeram silentes e nunca se dedicaram aos fatos a ponto de entrar em contato comigo ou repassar as denuncias a quem de direito.

    Fizeram exceções:
    O Jornalista Daniel Fraiha da Revista WEB PETRONOTICIAS que em 05/12/2014 encaminhou-me a seguinte mensagem:
    De daniel@petronoticias.com.br
    Para jbap1@ig.com.br
    Assunto Entrevista – Petronotícias
    05/12/2014 11:02
    Para proteger sua privacidade, as imagens remotas desta mensagem foram bloqueadas.
    Bom dia, Assis, como vai?
    Estava relendo uma entrevista feita com o ex-diretor Paulo Roberto Costa em 2012 e me deparei com um comentário seu, ainda em fevereiro de 2013, falando sobre as irregularidades que você viu cometidas por ele dentro da Petrobrás.
    Pensamos em fazer uma entrevista com você, para que nos conte o que você viu, o que tentou fazer e dar mais detalhes sobre as posturas erradas que encontrou no período em que ele atuava na empresa.
    Poderia fazer sugestões de mudanças na Petrobrás com a visão de alguém que trabalhou muitos anos dentro da empresa e depois como consultor.
    O que acha?
    Veja o comentário que você fez na época:
    ASSIS PEREIRA Res 19. fev, 2013 às 18:18Editar
    Na Gestão de Gabrielli, o Diretor da área de Abastecimento não era muito afeto a obedecer os procedimentos legais e corporativos no que tange a convocação para os certames licitatórios, principalmente os de grande porte conhecidos como EPC (Engineering, Procurement and Construction).
    Com frequência, interferia no critério seletivo, colocando no certame, já em andamento, empresas não convidada por não passar nos critérios técnicos, fiscais, econômico e financeiro, corrompendo o programa de Gestão de Fornecedores da Estatal denominado PROGEFE. Com a saída desse Diretor, este pequeno contingente de empresas, ficou órfão e por não mais ter sucesso nos seus pleitos pela ausência do seu patrono. Não possuindo capacidade técnica financeira e fiscal, não conseguiam dar inicio ou continuidade as empreitadas. Não havendo fornecimento de bens nem prestação de serviços, os Gerentes e Fiscais da Estatal, simplesmente não podem medir e em consequência não detinham o dever e obrigação de pagamento. Resultado – Falência Total dessas empresas com milhares de desempregados sem diretos trabalhistas e fornecedores sem receber o valor do bem já entregues no canteiro de obras.
    Durante sua gestão na Estatal, basta observar os fatos e não fica difícil concluir as ligações desse Diretor com políticos mensaleiros e empresários inescrupulosos, sem que as entidades fiscalizadoras e de controladoria de nossa República tomasse qualquer atitude. Neste ponto, a Graça Foster colocou ordem na casa, mas ficou por ai mesmo.
    Não demora muito, o BNDES vai despejar milhões de dólares na empresa de consultoria desse ex-diretor.
    Com a palavra o TCU o MP e CGU.
    Abs,
    Daniel Fraiha
    daniel@petronoticias.com.br

    Em 22/Dez/2014, o jornalista Joshua Schneyer da Agencia Reuters, sucursal de Nova York me enviou a seguinte mensagem:
    De Joshua.Schneyer@thomsonreuters.com
    Para jbap1@ig.com.br
    Assunto Re: ÓRFÃOS DE PAULO ROBERTO COSTA
    22/12/2014 21:12
    Estimado Engenheiro:
    Obrigado pela correspondência e pelos documentos anexados. Gostaríamos, sim, de agendar uma entrevista. Vou entrar em contato com meu colega no Rio (jeb blount) e Revisaremos o material para então entrar em contato após o natal. Happy holidays! Abraco, Joshua
    On Dec 22, 2014, at 2:54 PM, “jbap1@ig.com.br” wrote:
    Ao Jornalista Joshua:
    RETRANSMITO VOSSA MENSAGEM COM INFORMAÇÕES PRELIMINARES PERTINENTES:
    Sr. Assis,
    Boa tarde. Meu nome e Joshua Schneyer e sou jornalista da agencia Reuters, com base em Nova York. O sr. fez alguns comentários interessantes em vários blogs sobre empresas supostamente involucradas em esquemas de corrupção ou patronagem do ex -diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa.
    Será que O Sr. teria um tempinho para explicar o seguinte ‘post’ com um pouco mais detalhe? Poderia ser pelo telefone comigo ou talvez com um dos nossos jornalistas locais no Rio.
    ÓRFÃOS DE PAULO ROBERTO COSTA
    Todas as Empesas relacionadas a seguir:
    FIDENS/TENACE/GDK/MULTITEC/PRODUMAN/JARAGUA/EGESA/SERTENCO foram guindadas para dentro dos processos licitatórios em andamento nas Estatais, por ordenamento direto do Diretor PR COSTA, sem a devida qualificação técnica, jurídica, financeira e fiscal, corrompendo o Gerenciamento do Banco de Dados da Estatal no seu programa de Gestão de Fornecedores – PROGEFE. Não é difícil constatar o fato, basta consultar os Relatórios de Comissão dos processos licitatórios para certificar no Documento que a Diretoria Executiva autorizou o processo para constatar a decisão “Ad Referendum” do Diretor Costa, colocando no certame licitatório essas empresas, sem as devidas qualificações CADASTRAIS configurando verdadeira Usurpação de poderes conferida a Diretoria Executiva.
    A verdade é simples:
    O inicio do processo falimentar dessas empresas surgiu com a mudança na direção da Estatal com a saída de Gabrieli e a atual Gestão da Graça Foster. Na Gestão de Gabrieli, o Diretor da área de Abastecimento não era muito afeto a obedecer aos procedimentos legais e corporativos no que tange a convocação para os certames licitatórios, principalmente os de grande porte conhecidos como EPC (Engineering, procurement and construction). Com frequência, interferia no critério seletivo, colocando no certame, já em andamento, empresas não convidadas por não passar nos critérios técnicos, fiscais, econômicos e financeiro, corrompendo o programa de Gestão de Fornecedores da Estatal denominado PROGEFE.
    Com a saída desse Diretor, este pequeno contingente de empresas, ficaram órfão e por não mais ter sucesso nos seus pleitos pela ausência do seu patrono. Não possuindo capacidade técnica financeira e fiscal, não conseguiam dar inicio as empreitadas. Não havendo fornecimento de bens nem prestação de serviços, os Gerentes e Fiscais da Estatal, simplesmente não podiam medir fornecimento de bens e serviços e em consequência, a Estatal Petroleira não detinham o dever e obrigação de efetuar os pagamentos.
    Fui da mesma forma procurado pelo jornalista Thiago Herdy de O Globo, sucursal de São Paulo a quem concedi uma entrevista bem simples, já que ainda prestava serviços para a Petrobras como consultor no CENPES-RJ no mês de …. 2015, ver link:
    http://oglobo.globo.com/brasil/petrobras-nao-cumpre-requisitos-da-lei-de-acesso-informacao-15433551#coments
    Dois meses depois fui demitido da Estatal a mando de Graça Foster que incumbiu o Gerente Geral dos Serviços Compartilhado da Regional Baia de Guanabara da Petrobras, engenheiro Orlando Simões, da minha demissão em 20 de maio de 2015, após 42 anos de trabalho e dedicação a Petrobras.
    Desde 2003 venho sistematicamente denunciando as improbidades administrativas na PETROBRAS com indícios relevantes de corrupção, e nesse período postei centenas de texto denuncia a políticos, jornais, blogs, MPF, sem que observasse qualquer resultado concreto, a menos da minha demissão sumária da PETROBRAS ACIMA INFORMADA.

    Questionei a Ouvidoria da Petrobras e Graça Foster quanto a negociata que fizeram na aquisição da Refinaria de Pasadena. Não obtendo êxito, recorri ao Ministro Jorge Haje da CGU que deu a mesma resposta que havia combinado com a Graça Foster. Não me dei por vencido, recorri à CMRI – Comissão Mista de Reavaliação da Informação da Informação do Governo Federal que negou provimento ao acesso da Informação no mesmo diapasão da Graça Foster e Jorge Haje.
    Ao TCU e MPF, denunciei improbidades na Petrobras que sempre tive como resposta um texto Padrão: agradecemos seu contato e o assunto em questão será analisado posteriormente.
    OU SEJA: No Brasil, as instituições não funcionam como deveriam funcionar de forma que assino embaixo da frase proferida pelo General Charles de Gaulle “Le Brésil n’est pas un pays serieux” que em nosso idioma significa: “O Brasil não é um país sério”
    Seguem para conhecimento, alguns links como comentários e denuncias que fiz de improbidades cometidas na Estatal (atenção para as postagens de Assis Pereira):
    http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/brasil/depoimento-marcado/#comments
    http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/congresso/bancada-atua-e-zelada-nao-depoe-na-cpmi/#comment-3140218
    http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/brasil/ajuda-daqui-ajuda-dali/#comments
    https://aeciosenador.wordpress.com/2013/04/03/aecio-fhc-promove-encontro-com-empresarios-de-olho-em-2014/#comment-217
    http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/judiciario/problemas-para-a-petrobras/
    http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/governo/conflito-de-interesses-2/
    http://oglobo.globo.com/brasil/petrobras-nao-cumpre-requisitos-da-lei-de-acesso-informacao-15433551#coments
    ¹ PETROBRAS TROCA OUVIDOR DEPOIS DE DENUNCIAS (NOTICIA PUBLICADA NO JORNAL O GLOBO DE 16/05/2015
    RIO – O novo Conselho de Administração da Petrobras, que se reuniu na sexta-feira, aprovou a reestruturação da ouvidoria da empresa.
    Como O GLOBO mostrou na semana passada, a auditoria externa da Petrobras, a PwC, e mesmo conselheiros da empresa advertiram, em abril, que a ouvidoria era um dos pontos falhos dos controles de combate à corrupção na estatal.
    Segundo comunicado da Petrobras, um funcionário da empresa ocupará de forma interina a função de ouvidor-geral e uma firma especializada será contratada para selecionar o ocupante definitivo. O cargo era de Paulo Otto, cuja demissão havia sido pedida por um conselheiro. Segundo esse conselheiro, Otto seria ex-assessor do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, que está entre os investigados da Operação Lava-Jato.
    — No final do ano passado, levei à Graça (Maria das Graças Foster, ex-presidente da Petrobras) que tinha tomado conhecimento (pela mídia) que o nosso ouvidor tinha sido assessor do ex-deputado José Dirceu, que tinha ascendência sobre alguns diretores. Os servidores da Petrobras não têm conforto em fazer uma denúncia à um ex-assessor do José Dirceu — queixou-se o conselheiro naquela reunião.

    Segundo áudio daquela reunião do conselho obtido pelo GLOBO, o representante da PwC mencionou que o ambiente da Petrobras era pouco favorável ao recebimento de denúncias sobre irregularidades.
    Um conselheiro relatou que teve uma experiência ruim ao tentar fazer uma denúncia contra o ex-diretor de Abastecimento Paulo Roberto Costa antes da Lava-Jato se tornar pública. Costa é apontado como um dos chefes do esquema de fraudes em contratos de empreiteiras com a Petrobras.
    — Fui à Ouvidoria fazer uma denúncia contra o Paulo Roberto. Falei com uma moça e ela disse: “pelo amor de Deus, vai embora”. Nesse ritmo é difícil alguém fazer denúncia — protestou o conselheiro, na época.
    ² QUEM SEGURÁ OS CONSELHOS DA GRAÇA (BLOG DA WEB – NOTICIAS DO TRECHO DE 19 de julho de 2015
    http://www.noticiasdotrecho.com.br/2015/07/quem-seguira-os-conselhos-de-graca.html
    Graça Foster saiu da Petrobras, mas a Petrobras ainda não saiu dela.
    Além de ligar insistentemente para vários diretores e para o seu sucessor, Aldemir Bendine, Graça mandou recentemente uma longa carta ao presidente da Petrobras dando conselhos de gestão.

  5. Assis Pereira

    NOVA FASE DA LAVA JATO REMETE A INVESTIGAÇÃO DE 200 FUNCIONÁRIOS DA PETROBRAS: GERENTES E APADRINHADOS POLITICOS ESTÃO NA MIRA DA POLICIA FEDERAL.
    https://www.linkedin.com/pulse/nova-fase-da-lava-jato-remete-investiga%C3%A7%C3%A3o-de-200-gerentes-pereira
    Foi publicado no dia 28/02/2016, no Blog Coluna Esplanada da UOL um artigo do Leandro Mazzini intitulado: A outra Lava Jato – Mais de 200 servidores da Petrobras na mira.
    Nada menos que 200 funcionários da Petrobras, entre apadrinhados políticos e servidores de carreira, estão na mira da Polícia Federal, revela uma fonte da operação.
    É a turma que dava suporte para as falcatruas dos ex-diretores e lobistas que já estão presos ou com tornozeleira em casa. Compõem uma teia de operações internas de leniência e até associação para o crime praticado pelos superiores, em menor e maior grau.
    Vejam link desse artigo: http://colunaesplanada.blogosfera.uol.com.br/2016/02/28/a-outra-lava-jato-mais-de-200-servidores-da-petrobras-na-mira/
    A frase emblemática do ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki sobre puxar uma pena e encontrar uma galinha nunca foi tão emblemática sobre uma investigação – e é sinal de que a Operação Lava Jato ainda dá passos seguros dentro de um galinheiro de corrupção.
    Recentemente a Diretoria da Petrobras havia encaminhado ao Conselho de Administração uma proposta que em linhas gerais projetaria a reestruturação da empresa visando aumentar a responsabilidade individual dos Gerentes Executivos da Petrobras que passariam a ser corresponsáveis pelas decisões ate então exclusivas dos diretores das áreas, de forma a evitar que se repitam as ações de improbidades administrativas e corrupção observados no Petrolão.

    Entretanto, essa proposição não condiz com a postura atual da Diretoria de governança, Risco e Conformidade da Petrobras que não consegue exterminar com o intenso corporativismo interno reinante na Estatal, que tem protegidos esses mesmos Gerentes (terceiro escalão da Petrobras) de serem investigados internamente por possíveis participações no Petrolão, seja como participante ativo ou passivo, a ponto de não levar a frente as denúncias que chegam a Ouvidoria Geral da Petrobras envolvendo esses Gerentes.

    Há que ser considerado que os Diretores corruptos flagrados no Petrolão não poderiam abster-se desses gerentes, sem os quais não conseguiriam atingir o desempenho que tiveram na roubalheira que se instalou na Petrobras na última década.

    Os técnicos de reconhecida seriedade, valor e competência que foram designados para a gestão dos negócios na Estatal na atual administração, são em sua maioria, os mesmos que trabalharam, lado a lado com o Pedro Barusco da Engenharia, Paulo Roberto Costa, Cerveró, Zelada e Renato Duque no auge do esquema denominado de Petrolão.

    Se não participaram diretamente da quadrilha que assaltou a Petrobras sob comando do Renato Duque, PRC, Cerveró, Zelada e Pedro Barusco, atuaram como coadjuvante e de forma passiva, sabedores que eram do esquema fraudulento que fluía na estrutura a qual pertencia na Estatal, obtendo extrema vantagem em ocupar e manter, por longo período, cargos relevantes de Gerentes na Diretoria da Petrobras.

    Uma boa parte desses gerentes encontram-se no exercício de cargos relevantes na Estatal na atualidade, protegidos que são do corporativismo reinante e a Diretoria de Governança Risco e Conformidade com sua Ouvidoria Geral fingem que nada de anormal esta acontecendo.

    Em 06/10/2015, na condição de engenheiro aposentado da Petrobras compareci no edifício sede da Petrobras no Rio de Janeiro e em atendimento presencial efetuei apresentação de denuncias de atos de improbidades administrativas com sérios indícios de corrupção que presenciei na Petrobras de 2003 a 2015.

    Naquele mesmo dia, compareci ao MPF sediado no RJ e formulei denuncia com o mesmo teor que havia formulado a Ouvidoria da Petrobras.
    Fiz naquela oportunidade uma apresentação ao Coordenador de Denuncia Sr André D’Oliveira Seidel, representando a Ouvidoria Geral da Petrobras.
    No final da apresentação com duração de cerca de duas horas, deixei com o coordenador um “pen-drive” contendo 391 arquivos (206Mb).
    A denuncia que efetuei na Petrobras recebeu o Protocolo Ouvidoria-Geral Nº 13178/2015.
    No MPF foi protocolada sob nº (PR-RJ-00068670/2015)

    Decorridos mais de quatro meses e sem nenhum resultado prático ou qualquer informação, a dúvida que resta é saber se as denúncias às quais empenhamos a fazer à Ouvidoria Geral da Petrobras são averiguadas e tratadas com seriedade.

    ATE QUE PONTO O CORPORATIVISMO REINANTE NA PETROBRAS PODE ATRAPALHAR AS INVESTIGAÇÕES DE DENÚNCIAS QUE CHEGAM À OUVIDORIA GERAL DA ESTATAL?

    https://www.linkedin.com/pulse/ate-que-ponto-o-corporativismo-reinante-na-petrobras-pode-pereira?trk=pulse_spock-articles

    ASSIS PEREIRA, ENGENHEIRO APOSENTADO DA PETROBRÁS MONTOU EXTENSO RELATÓRIO DE DENÚNCIAS E PEDIU INVESTIGAÇÃO DO TERCEIRO ESCALÃO DA EMPRESA.

    Vejam resumo das denúncias do Relatório em entrevista concedida ao website PETRONOTÍCIAS:

    http://www.petronoticias.com.br/archives/77465#comments

    A entrevista concedida ao site foi devido a inatividade da Ouvidoria Geral da Petrobras que não considerou as denuncias que fiz.

    Ao conceder a entrevista supramencionada, fui ameaçado por um gerente executivo da Petrobras de me processar (vejam ameaça formulada pelo Gerente no link:

    https://www.linkedin.com/pulse/engenheiro-aposentado-da-petrobr%C3%A1s-rebate-gerente-e-acusa-pereira?trk=pulse_spock-articles

    A ameaça formulada pelo gerente executivo em me processar, constitui na prática, numa espécie de constrangimento ilegal imposto ao denunciante, promovido pela própria estatal, já que a Petrobras possui um contrato de elevado valor que celebrou com uma empresa de assessoria jurídica que o disponibiliza a custo zero a seus Gerentes e Diretores para essas demandas.
    Ao impor constrangimento ao denunciante, a Estatal contraria o seu próprio Código de Ética, além de descumprir a Lei Sarbanes Oxley que deveria respeitar na condição de signatária.

    A Lei Sarbanes-Oxley SOx foi criada nos Estados Unidos da América para inibir as fraudes e escândalos contábeis nas corporações que tenham ações listadas na SEC (Securities and Exchange Commission). A criação desta lei foi em consequência das fraudes e escândalos contábeis que atingiram grandes corporações nos Estados Unidos (Enron, Arthur Andersen, WorldCom, Xerox etc). Tem como intuito tentar evitar a fuga dos investidores causada pela insegurança e perda de confiança em relação as escriturações contábeis e aos princípios de governança nas empresas.

    A SOx torna os Diretores Executivos e Diretores Financeiros explicitamente responsáveis por estabelecer e monitorar a eficácia dos controles internos em relação aos relatórios financeiros e a divulgação de informações.

    Aproveito a oportunidade para solicitar aos leitores da Rede Linkedin que encaminhe essa denuncia a Ouvidoria Geral da Petrobras, ao Ministério Público Federal e a Policia Federal.

    J. B. Assis Pereira
    Engenheiro aposentado da Petrobras

  6. Diri

    ??? ???????? ??? ????????, ??? ? ??????? ??????????? ????. João 8.32
    “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.”
    Lula ha uns dias atrás declarou guerra total. Deu o primeiro tiro com a troca do ministro da justiça, agora recebe um petardo de canhão como resposta. Daqui prá frente, meus amigos, será guerra total.
    A verdade nos libertará.
    Que Deus nos guarde.

  7. Diri

    Aleluia!!!!!!!!!!!!!
    Glórias a Deus!!!!!!!!!
    ???????? ??? ???????? ??? ?

  8. marcia

    a musica de Renato Russo:
    “Mas que Pais é esse ”
    Ilustra os fatos.
    E o que faz Jandira Feghali na janela do aeroporto a sorrir, a sorrir . …dá uma letra de musica sertaneja KKK
    Esta mulher é ilaria mesmo!
    Um escarnio a mais, so suja ainda mais o seu caráter conturbado.
    O que faz esse povo que quer obscurecer o obvio?!
    Depois de uma prisão coersitiva de Lula e sua familia nada mais há dizer sobre eles.
    Somente queremos o fim da mentirada do PT. ´
    Tudo o que dizem a partir de agora, são penas ao vento!!!!!!
    Inclusive a frase na faixa ofensiva ao povo brasileiro : LULA é o homem mais honrado e honesto do pais!
    Joga no lixo a moral e a etica pregada em nossa constituição.
    As evidencias justificam os fatos ….e o tempo não para ….
    e o cordão dos puxa sacos cada vez aumenta mais …. …Cazuza que me perdoe o plagio!

  9. Ferreira Pena

    Esse Juiz Sérgio Moro é pela legalidade impositiva das leis, doa a quem doer. O cara é corajoso e vai seguindo em frente, independente do Janot e do STF. Simplesmente maravilhoso saber que o nosso maior corrupto de todos os tempos foi depor, mesmo contra sua vontade.

  10. Fernandes

    Começou aparecer a verdade sobre quem é lula, o mercenário útil de quem detém o capital, iniciou na industria automobilística e daí para a presidência e montagem da “quadrilha” foi um pulo, bastou os demais setores perceberem o quanto se beneficiariam com sua presença.

  11. PCR

    Congresso Nacional a sociedade espera, agora, pela votação urgente do PL 3123/2015. Fim dos marajás.

  12. Inides

    Ajoelhou? Tem que rezar! Mais cedo ou mais tarde isso iria acontecer. Era só uma questão de tempo. Como eu já havia postado antes, a Justiça aguardava material mais contundente, mais revelador para não atropelar os trâmites jurídicos. Fatos mais comprometedores precisavam aparecer. Só que como tudo acontece, agora aparecerão muito mais fatos que confirmarão as suspeitas de antes. Mas é assim mesmo. Toda banana cai de madura um dia!

  13. VERME

    PRISÃO E CONFISCO E MUITO POUCO PARA ESSA DUPLA DE LADRÕES E FASCINORAS QUE JOGARAM O PAIS NESSA SENTINA .E BOM NÃO ESQUECER DA MARIZA, NETINHA, FILHOTA, TODOS TEM QUE PAGAR E CARO. MUITAS MORTES ACONTECEM NESTE POBRE PAIS POR FALTA DO DINHEIRO ROUBADO PELA FAMIGLIA SILVA, TEM QUE SER PUNIDOS PELA JUSTIÇA E PELO POVO POR TODO O MAL QUE FIZERAM AO PAIS E AO POVO BRASILEIRO

  14. Inides

    É realmente precisa por tudo em pratos limpos depois dessa revelação assustadora. Não tem como não ser desse jeito. O País precisa de ordem e ordem só se cumpre assim.
    Parabéns a JUSTIÇA, BEM COMO A POLÍCIA FEDERAL!

  15. Claudia

    Esperneia petralhas! Lula na cadeia! Impeachment já!
    Dia 13/03 está chegando!

  16. Roberto

    Não querendo ,eu, ensinar missa a padre lembro que é necessário , neste momento, o bloqueio dos bens e a apreensão dos passaportes de todos os envolvidos nesta operação de hoje.

  17. Marcos Silva

    CARO REINALDO ,
    É COM GRANDE ALEGRIA QUE FINALMENTE O DIA dele CHEGOU !!!!!! NAQUELE SEU POST REINALDO, QUE ele SE DIZIA ” o mais (DE)honesto “, E DESAFIAVA A TODOS , POLÍCIA,MINISTÉRIOS PÚBLICOS,IGREJAS,RECEITA FEDERAL E ETC… , EU FIZ UM COMENTÁRIO NO QUAL PERGUNTAVA SE HAVIA ALGUÉM PARA CONTESTÁ-LO E DAR UMA RESPOSTA AO LULLADRÃO , E GRAÇAS A DEUS HOUVE UMA RESPOSTA Á ALTURA …
    REINALDO , NUM OUTRO COMENTÁRIO QUANDO O DELCÍDIO FOI PRESO , EU TORCI PARA SUA DELAÇÃO E AINDA DISSE QUE SE ELE RESOLVESSE REALMENTE FALAR TODA A VERDADE , O LULLADRÃO , a dilma e o pt ESTARIAM FERRADOS … GRAÇAS A DEUS, TUDO ESTÁ SENDO REVELADO MENTIRAS,SUJEIRAS,ROUBOS …

  18. Alzira

    Perfeito!

  19. Ernesto Tambaschia

    Sítio SANTA BÁRBARA: PADROEIRA DOS RAIOS. RAIOS QUE O MORDAM !!!!!!!!

    IRONICO NÃO ?

    Desculpe a caixa alta.

  20. lu lá lá ...

    la ladrão… la la no chão, no xadrezão !, seu LADRÃO !

  21. Jota Caldeira

    Dia 13 de março, haverá manifestação, se você não for. Eles ficam.
    Obs: palavras escritas, Março 3, 2016 às 10:15 Antônio Henriques.

  22. Moises

    Graças à revista Veja e a este blog e por acompanhar a trajetória de pilantragem do sujeito desde os anos 80, eu pude escrever várias vezes aqui: é preciso pegá-lo para que o lamaçal termine, para que o assalto aos cofres públicos acabe. Graças ao bom Deus, o pegaram. Espero que não o soltem.

  23. J.C.

    Os federais acharam duas provas no apartamento do Lula: uma de aritmética nota 1,0 e outra de português nota 0,5.

  24. GIBSON STEWART

    “Lula, Vitória na Guerra!!!”
    Qual Pai será preso primeiro?!?!rs

  25. Paulistana

    Obrigada Reinaldo, obrigada VEJA, Lava Jato e todos os q tornaram este dia possível. O Brasil tem uma dívida eterna com todos vcs.
    O Brasil está renascendo hoje.

  26. Claudia

    Que dia feliz!!! Aqui na Chácara Klabin, São Paulo, soltaram rojões!
    Dia 13/03 tem que ser gigante! Lula na cadeia!

  27. Joaquim

    Há vários comentários de que o PSDB, DEM, REDE, PSB, PTB e outros velhacos se dizem oposição na época das eleições, onde anda essa gente, Aécio, Serra, Marina Silva, Luciana Genro, Pastor Everaldo, Eduardo Jorge, Levi Fidelix, Paulinho da Força e muitos outros ratos que se dizem preparados para governar o Brasil, na verdade são todos farinha do mesmo saco, vagabundos iguais que falam bonitinho tentando uma boquinha com o Lu Ladrão, vão trabalhar e pagar impostos como todo Brasileiro honesto.

  28. Rose

    Que ótima maneira de começar uma sexta-feira!

  29. Fernando Or

    Valeu Polícia Federal! Valeu Sérgio Moro!! Vamos limpar este país!! Todo mundo na rua dia 13/03…Renuncia Dilma!

  30. Lucia R.

    Até que enfim! Aleluia! Esse dia ficará para a história. São Paulo parou.
    ALETHEIA.
    Dá-lhe “Japonês da Federal”
    PARABÉNS A POLICIA FEDERAL.

  31. sergio braga

    Até que enfim o apedeuta mais mentiroso da história defte paíf vai ver o sol nascer quadrado…………..pilantra!!!!!!!

  32. Vida Ramos

    Reinaldo,
    Obrigado pela luta incessante contra a corrupção.
    O país te agradece!

  33. sergio

    Do Clauidio Humberto: matar uma criança é infanticídio; matar pessoas, homicídio; a si próprio, suicídio. Matar um governo: Delcídio.

  34. BUEMBA! BUEMBA! BUEMBA!

    A SEMANA COMEÇOU
    COM O VELHOTE
    DESAFORANDO!
    AMEAÇANDO!
    ZOMBANDO!
    E SE ENCERRA
    COM O VELHACO
    SENDO ARRASTADO
    PELA LAVA JATO!
    O GRANDE TEMOR
    DO ARROGANTE
    RETIRANTE!
    SUA HORA CHEGOU!
    FINALMENTE!

  35. Antonio Augusto da Costa Carvalho

    Parece que aquilo que a maioria da população acreditava ser verdade, é mesmo verdade.

  36. kátia

    maravilha, reinaldo. aletheia, a verdade, muito, muito bom, não dá nem pra acreditar. muito orgulho da nossa polícia. viva. viva. viva!!! lula na cadeia já. fora pt.

  37. KD A OPOSIÇÃO?

    ONDE ESTÁ A OPOSIÇÃO? ONDE ESTÁ O JOSÉ SERRA? ONDE ESTÁ FHC? ONDE ESTÁ AÉCIO?
    NÃO ESTOU VENDO ATITUDE DEFINITIVA DE OPOSIÇÃO!!!!

  38. Débora Magon

    Queridíssimo Reinaldo Azevedo, o dia de hoje irá para a história! Meus netos, bisnetos, todos estudarão esse episódio e seu nome será lembrado nos livros como um importante analista que ajudou a esclarecer o brasileiro sobre os fatos! Agora vamos tirar a presidanta e por nosso país nos trilhos! Agora cá entre nós… ver os repórteres da Globo gaguejando agora com a notícia não tem preço!! Kkkk

  39. Luiza

    Parabéns Reinaldo,você faz a diferença no Jornalismo brasileiro, tal como o Juiz Moro, MPF, PF…..e brasileiros de bem
    que arduamente trabalham, acreditam na Verdade e na Justiça e são confrontados no dia a dia com as aberrações desta “elite vermelha” que só nos levou para o buraco, nos enterrou política, social e moralmente diante do Mundo. Abçs.

  40. Messias de Fortaleza

    Carrega esses vagabundos, já rapinaram muito o Brasil e deram falsos sonhos ao pobres.

  41. sidnNasc

    Ô Reinaldo, com uma buta notícia desta você diz que volta daqui a pouco. Assim não dá , assim não pode. Já sei foi festejar. Esta desculpado ! Vamos comemorar dia 13. Eu começo agora , há muito tempo não tomava umas cervejinhas. É hoje , vou encher a cara . Fui

  42. teresa martinelli laport

    O nosso Brasil tem que ser passado a limpo!!!!!!! Aletéia!!!!!

  43. teresa martinelli laport

    O nosso Brasil tem que ser passado a limpo!!!!!!!

  44. teresa martinelli laport

    alethéia alethéia alethéia, o nosso Brasil tem que ser passado a limpo!!!!!!!

  45. nardão

    Reinaldo!
    Mil perdões, mas, hoje vou te encher o saco o dia inteiro.
    Tenho certeza que nossos sentimentos são os mesmos.
    DEPOIS DE 20 ANOS ESTOU COMEÇANDO A SENTIR “MINHA ALMA LAVADA”
    Tomara que ela seja também “ENXAGUADA e TORCIDA”
    Tu és um baluarte da verdade.
    Abraço fraternal.

  46. alberto santo andre

    ate que enfim resolveram assumir oquediz a constituiçao e as leis , de que nenhum cidadao brasileiro esta acima da lei , porem ha de se convir que sergio moro fez o certo foi deixando rolara ate que a corda esticou , parabens aos homens honestos e de bem da policia federal que nunca foram parte da policai {{ss petista}}da policia federal parabens a moro parabens a aqueles que colocam a lei acima de seus ideais , e que isto sirva de liçao de hombridade a cumplices de bandidos togados , que colocam suas corruptelas acima da lei .

  47. FALA SÉRIO

    OS EMPRESÁRIOS MAIS INTELIGENTES DO PAÍS SENDO LEVADOS PELA POLÍCIA. KKKKKK. CHEGOU A HORA DE MOSTRA DA ONDE SAIU O DINHEIRO. CANA NELES. E AINDA TEREMOS UM IMBECIS CHORANDO A PRISÃO DESSA GENTE.

  48. Newton

    Acreditar em Deus, eu acredito.
    Crer em recompensas , eu não creio.
    Ajo mais por instinto táctil do que por consciência,
    e assim vou me achando e mapeando
    a escuridão onde me encontro.

  49. Júnior

    Pensei que os fogos que havia comprado para comemorar a prisão desse luladrão nunca seriam usados, agora já era, descarreguei uma caixa e vou comprar mais. Minha comemoração e de toda minha família será mais longa que o carnaval da Bahia e Rio de Janeiro juntos!!!! Viva o Brasil, viva a democracia e a liberdade!!!!

  50. AHT

    A JUSTIÇA DO CUSTO BENEFÍCIO
    .
    A salvação do PT e do Lula depende única e exclusivamente da Dilma: promulgação do AI-13!

    .
    .
    Aos propineiros ativos e passivos do Brasil, proponho essa Teoria que proporcionará a todos eles e à toda a Nação um fim nessa grave crise institucional, econômica e social:
    .
    Teoria Progressista Sob A Luz Do Moderno Conceito “Justiça Em Excesso Pode Promover Injustiça E Até A Falência de Uma Nação”.
    .
    .
    Para essa Teoria ser posta em prática imediatamente, basta a promulgação do AI-13/2016, Ato Institucional que determinará a implantação da JUSTIÇA DO CUSTO X BENEFÍCIO, para viabilizar o melhor dos mundos e colocará o nosso país na vanguarda da Justiça e Estado de Direito Moderno, compatível e em sintonia com o Século XXI. Em breve linhas, o Ato Institucional Nº 13/2016 garantirá, basicamente:
    .
    1) Para aqueles que já estão investigados e indiciados, imediato cancelamento dos processos. Para aqueles julgados e condenados, a partir de 1º de janeiro de 2.003, cancelamento das penalidades, bem como a devolução de numerários, multas e bens patrimoniais apreendidos, caso porventura tenha ocorrido.
    .
    2) Para os malfeitos dedurados por adversários ideológicos, rusgas políticas, concorrentes em negócios e simples invejosos – por exemplo, cunhadxs, concunhadxs e vizinhxs, considerando-se que não faz o menor sentido causar onerosos dispêndios de dinheiro público em investigações e as etapas seguintes, sabendo-se que justiça em excesso também pode causas imensos e terríveis prejuízos à toda uma Nação e, inclusive, colocando em risco a sua competitividade e credibilidade internacional.
    .
    3) Nos casos acidentais e que não ocorram negociações e transações estritamente dentro das regras do “Princípio Do Ganha-Ganha”, onde apenas seja favorecida a parte oportunista e contra os interesses sociais, e caso a parte faltosa – pessoa física ou jurídica, for cadastrada nos partidos políticos situacionistas, bem como mantendo as mensalidades e demais obrigações rigorosamente em dia, a penalidade será apenasmente a obrigatoriedade de pagar o IR sobre esse ganho, para que a pratica de lavagem de dinheiro tenha um fim no país.
    .
    .
    JUSTIFICAVA PARA O AI-13:
    .
    1) Essa revolucionária atualização da Justiça e do Estado de Direito que a JUSTIÇA DO CUSTO X BENEFÍCIO proporcionará, seguramente irá evitar bilionários prejuízos causados à Nação, além das nossas portentosas empreiteiras e empresas estatais, dando-se um basta às denúncias, paradas de obras, abalos nas Instituições e conflitos entre os Três Poderes, além de reduzir substancialmente as despesas com investigações, indiciamentos, julgamentos e estabelecimentos prisionais.
    .
    2) A melhor solução é aquela que atende a todos, não apenas aos privilegiados. A roda da Economia não pode parar e o Ambiente Social não pode degringolar, única e apenasmente por causa de ações suplementares e transações informais que têm o nobre intuito de dinamizar os interesses em comum entre o público e o privado, sabendo-se que o dinamismo público-privado impulsiona o progresso, mantém empregos e garante os lucros, viabilizando novos empreendimentos.
    .
    =========================================
    .
    Rir é o melhor remédio!
    .
    — Oba! Até que enfim seremos o primeiro país a reunir condições e ambiente de verdadeiro paraíso na Terra!