25/07/2011
às 17:27“Pô, pai, de novo???”
Não sou de ficar postando musiquinha aqui e coisa e tal. A não ser que eu esteja a fim de fazer certas provocações, hehe. As minhas filhas já não agüentam mais andar de carro comigo. “Pô, pai, Adele de novo?” De novo! Não é que não gostem. Foram elas que me apresentaram a cantora. É que caí de amores, hehe. A minha predileta não é Someone like you ou Rolling in the deep, embora goste muito, mas Don’t you remember. Vejam só um pouquinho (eu veria até o fim). Volto em seguida.
E aí? A letra é até bem tristinha, não?, como quase todas. Não chega a ser um canto de exaltação: amargura, aquele velho peso na alma, coração volúvel, olhar perdido, desacerto amoroso, em suma, que é a única coisa relevante no lirismo.
A moça canta que é uma lindeza. Não é um discurso ambulante de contestação. A “ordem burguesa” até que vai muito bem com Adele e sua fartura. Não imagino aquele vozeirão num amontado de ossos embebido em álcool. Dá para confiar tanto na sua música como numa refeição que ela preparasse; não tem jeito de quem cospe ou joga bituca de cigarro nas batatas.
Não tenho paciência — nunca tive! — para mistificações. Notem bem: pouco me importa se ela bebe cinco litros de vodka depois do show. Isso absolutamente não me diz respeito. O que me interessa é, como se dizia antigamente na USP, o “eu-lírico” abandonado da sua letra; o modo como a dor, real ou imaginária, virou melodia; a maneira como ela casa a voz com cada desvão da DOR REPRESENTADA.
Noto que ela até cuida das unhas. Adele vai à manicure. E não há dor de que ela não consiga tratar em sua música, sem carregar aquela aura perturbada da “artista”. O cantor, o músico, o poeta, o pintor ou o ator não precisam estar à beira da destruição para nos dar notícias da dor. O artista tem de fingir os estados d’alma que podem nos conduzir ao desespero na vida real. Ao fazê-lo, contribui para nos tirar do abismo, em vez de cair ele próprio no abismo. Ou, então, é grande a chance de que seja só um farsante superestimado.
Tags: Adele, Amy Winehouse, arte



Deixe o seu comentário
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA
125 Comentários
Sherlock
-31/07/2011 às 16:12
Rei,
Resolvi revisitar o post depois de uma semana da morta da Amy. Só agora vi o vídeo da Adele. Muito bom!, embora eu continue preferindo Alanis e Norah Jones. Mas estamos falando de coisas distintas, a meu ver. Entendo o seu argumento do “poeta fingidor”. Algumas vezes, porém, o artista confunde a dor que deveria fingir e se entrega. O resultado pode ser dramático (como no caso da Amy), mas é único. A morte de Amy me fez lembrar Heath Ledger, que interpretou o Coringa em Batman. Quem assistiu ao filme viu ali os sinais de uma mente perturbada, mas ninguém viu um Coringa mais autêntico - o resultado veio após as filmagens, com a morte prematura do ator. Continuarei apreciando Alanis, Norah e agora, quem sabe, Adele. Mas não deixo de ter uma consideração especial por aqueles que se entregam à arte de corpo e alma - é um sacrifício que não podemos exigir de ninguém, mas o resultado é incomparável.
Encerrando: se você não consegue imaginar aquele portento de voz em “um saco de ossos embebido em álcool” é porque não ouviu Amy ainda. O que não faltava era voz possante na estrutura frágil - e esse é o motivo da admiração dos fãs. Enfim, salve Amy!, e obrigado por ter existido e por ter feito o sacríficio supremo à arte.
Exagerei!? Talvez… mas tenho certeza que outros hão de concordar comigo.
Maximiliano Fernandino
-27/07/2011 às 18:08
Cantora e estilo de música ultrapassados.
Fico com a música brasileira e o maior cantor de todos os tempos, Altemar Dutra.
Estow Palhaço
-27/07/2011 às 0:31
“O artista tem de fingir os estados d’alma que podem nos conduzir ao desespero na vida real”… Fernando Pessoa adoraria encontrar a Amy para tomar umas, né, tio Rei? Nem por isso ele seria um saco de ossos banhado com cachaça.
Giovani
-26/07/2011 às 21:54
É bom esquecer um pouco a política. A música é mesmo muito boa. Quem sabe você não tem outras dessa???
Ana
-26/07/2011 às 19:49
Reinaldo, é chato ser chata com você, mas tem certeza que essas manchetes da Veja têm de ficar passando no pé da página do meu computador?
Incomoda prá burro.
monica
-26/07/2011 às 18:40
Caraca! Que lindo! nao canso de ouvir, há tempos uma música não me tocava como essa. Já conferi várias outras dela, e simplesmente… show!
Rodrigo
-26/07/2011 às 18:24
Sou mais um fã de Adele. E era fã dos dois discos da Amy, mas não de seu estilo de vida. Uma pena. (mas acho que gosto mais de Chasing Pavement)
Abreu
-26/07/2011 às 18:02
Que susto!
Após algum tempo “sem passar por aqui” (o que está havendo com seu blog, que ficou lento e ‘complicado’ para carregar cada página/postagens?), leio uma sucessão de referências à fofinha da Adele e até pensei que fosse ler alguma descompostura contra a moça.
Que bom que assim não foi, pois gosto muito dela.
Também gostava da Amy — e tratava de apreciar a música (o som, o rítimo), sem me preocupar com a letra.
Aliás, faço isso também com o Chico Buarque de Havana — porque se me detiver a encontrar coerência entre o que ele cantava e o que ele pratica, eu teria que virar petralha (toc, toc, toc, pé de pato, mangalô, três vezes — hehe!).
Bom retorno à ativa!
J.José T.
-26/07/2011 às 15:16
No mesmo gênero, vale a pena ouvir Looking for the Heart of
Saturday Night, Madeleine Peyroux, CD Half the Perfect
World , 2006. A letra ,arranjo e interpretação são demais.
Vera Proença
-26/07/2011 às 14:24
Quem me apresentou a Adele foi a minha filha. Hoje, a ouço mais do que a própria. Concordo com voce, Reinaldo! só numa coisa não estamos de acordo: a minha predileta é One and only! hehehe. Abraços
arie willem
-26/07/2011 às 13:45
Meu filho Richard diz a mesma coisa (tem 13 anos) e quando toca set fire to the rain pela 5º vez ele pede pra pelo menos poder ouvir o resto do disco.
Interessante que na semana passada cheguei em casa e adivinhe? O Richard ouvindo set fire to the rain no you tube. Felizmente
Carlos Milhomem
-26/07/2011 às 13:43
não tinha percebido que na música tb tinha Fla X Flu, onde vc tem que escolher um dos lados da guerra…
Anouk
-26/07/2011 às 13:40
Gostei nao, tio Rei. Rsss….
ricardo salazar
-26/07/2011 às 12:33
pô pai,aqui de novo?diz o filho.o irmão então comentou pro tio sam sobre a fala do irmão bin laden:pai-aqui-estão(paiaquiestão)
ricardo salazar
-26/07/2011 às 12:30
prefiro geraldo vandré. http://verd.in/1j4w
Akhenathon
-26/07/2011 às 11:40
Reinaldo, Adele não tem jeito de quem derruba 5 litros de vodka depois do show. Mas alguns kg de batata, isso com certeza…
Vinícius
-26/07/2011 às 10:51
Prezado Sr. Reinaldo Azevedo, leio seus textos constantemente mas concordo poucas vezes consigo. A indicação da Adele, no entanto, é irrefutável. É boa esta inglesinha, hein? Gostei de Rolling In The Deep desde que a ouvi pela primeira vez, mas sempre achei esta Don’t you remember com uma melodia meio sertaneja que não me agradou. Outra de que gosto muito é Hometown Glory. Abraço e continue gostando de boa música.
Marco Antonios de Souza
-26/07/2011 às 10:45
Reinaldo , obrigado à voce e as suas filhos por me deixarem curioso de ouvir e ver o video.A moça é espetacular!Obrigado!
Talles Brito
-26/07/2011 às 10:04
prefiro a ke$ha
De Brasilia
-26/07/2011 às 9:59
Reinaldo,
Estava preocupado de ser um dos poucos quarentões a ouvir repetidamente no carro o CD da Adele. Ainda bem que estou em boa companhia.
Além de sua voz maravilhosa ela foge do estereótipo de “gatinha malhada”.
A minha preferida é “Set fire to the rain”.
Talles Brito
-26/07/2011 às 9:54
hehehehehe eu ri
lauro maciel
-26/07/2011 às 9:39
Gosto é gosto, mas acho que não dá para comparar a Amy com a Adele, apesar de gostar muito da Adele. A Amy é menos convencional e tem um humor sensacional. A voz única, frágil e expressiva faz dela, independentemente do vício, a maior intérprete de jazz depois de
Billie Holliday. Acho que o que a apavorou foi esse extraordinário talento dela mesmo. Comecei a curtir Amy quando a ouvi na rádio (Norah Jones tb!!), nunca acompanhei os tablóides a achava, ingenuamente, que era exagero e que ela superaria esses problemas como o fizeram Keith
Richards e outros. Abraço.
tonazzi
-26/07/2011 às 9:19
Amy foi uma grande artista; mas era doente. A culpa não foi dela. Ela não fez nada de proposito.
Akhenathon
-26/07/2011 às 9:15
Reinaldo, ouça mais as Reinaldinhas. Essa sua Amy Winehouse “exemplo para os jovens” é um, digamos, “bad move”…
elianemoura
-26/07/2011 às 8:27
Putz! Música chatinha e a mulher berra pra caramba!
Já a outra… o nome é Wine-house… não podia dar certo! Que ela encontre paz, agora.
Skylab
-26/07/2011 às 7:50
De fato gosto não se discute, lamenta-se.
ricardo
-26/07/2011 às 6:08
já fazia tempo que Amy não cantava nada…apenas murmurava…aquilo não eh cantar, façam-me o favor…Adele canta pacas…e eh lindona!
Marcos F
-26/07/2011 às 5:53
Obrigado, Rei. Uma bela novidade, “mouthy” como ela mesma se atribui.
Fui na Wikipedia e me esbaldei. Aconselho uma visita.
No video, parece que ela está lendo a letra.
Jonathan Viena
-26/07/2011 às 2:12
“…um amontado de ossos embebido em álcool.”
Caro Reinaldo,
Bem-vindo de volta e obrigado por apresentar Adele!
Concordo com voce quanto aa beatificacao de Amy que a imprensa tenta fazer. Ela nao foi exemplo pra ninguem. Entretanto, acho que pesou a mao na ironia na sua critica aa Amy Winehouse.
So conheco umas duas musicas da Amy. Rehab e genial tanto no ritmo quanto na letra. Nao acho que Amy foi essa revolucao musical toda que apregoam alguns. Mas a sensacao que tenho quando escuto as suas musicas e de que nao havia ainda escutado um som como esse. Essa sensacao, aa medida que envelheco fica mais rara, caro Reinaldo, e nao a tive com Adele.
Amy foi tragada pelos seus vicios. No fim era um zumbi como aqueles tantos outros nas nossas cracolandias - imagine quantas pessoas de talento estao la tambem. Isso nao a faz maior (como quer parte da imprensa) nem menor artista. No final era somente uma moca doente que havia perdido o brilho do seu talento.
Com relacao ao comentario sobre o Robert De Niro: Acho que ele e sempre o mesmo em quaquer filme que faz (excepcao a Taxi Driver)… Nao e como o Tom Hanks, por exemplo. Precisam de um mafioso, chamam o De Niro. Precisam de um cara com cara feia, chamam o De Niro….
Abracos de Viena
dd
-26/07/2011 às 1:39
Tio, há gente que se mata por ser depressiva. Entende ou quer que eu desenhe um estudante todo certinho e que só tirava dez se jogando pela janela do 10 andar? De vez em quando acontece do depressivo ser poeta, cantora, pintor, Amy, Hemingway, “artista”, etc etc. Ela, a Amy, se não fosse pela doença depressiva, certamente seria tão boa e táo cheinha quanto a beluga Adele, esse vozeirão num amontado de banha e colesterol…rs… relaxa, tio Rei, e ouve uma musiquinha melhor, onde a cantora não precise afetar ou fingir romantismo o tempo todo. ab.
Bruno Cerqueira
-26/07/2011 às 1:22
Francamente Reinaldo, com tanto artigo imbecil que saiu sobre o caso Winehouse, vc escolheu um que é fraco, mas nem chega aos pés de uma sandice que saiu no “Caderno 2”, publicada por Francisco Foot Hardman, notório autor de livros sobre anarquismo. Ele fez ilações entre a ação do extremista de direita na Noruega e a morte da cantora (!). Depois falou sobre como a arte dela nos lembrava do sentimento de orfandade, e como fomos e somos órfãos na Bósnia, no Afeganistão, no Iraque, na Palestina, nas torres gêmeas (nota: afinal é preciso jogar um ossinho de simpatia pelos imperialistas opressores) em Fukushima, agora em Oslo. É uma pândega.
Ricardo-PR
-26/07/2011 às 1:19
Pra vcs verem como música é um negócio que tem que ter afinidade…. odiei essa música…hehehe…
Mas muito bem, imagino o quanto Sr. Reinaldo deve se empolgar com essa música. Eu também me empolgo bastante ouvindo “Angel of Death” do Slayer, pra mim o “eu-lírico” dessa ai é mais marcante….hehehe
Mafalda
-26/07/2011 às 0:57
Diga Rei:Por que os seres humanos gostam de drogas? Para alguns o poder é um vicio, para outros o vicio é intelectual, No ritual judaico após ter passado por autopsia ela sera enterrada do lado do muro? Duvido que um muçulmano entre para o “clube dos 27″ Democracia é coisa seria Judeu é sempre Judeu!!! Respeito pela diversidade que D´us criou. Faça seu certo, respeite sempre.
Sandra
-26/07/2011 às 0:27
Ela canta muito bem. Mas Amy Winehouse também cantava. Que pena…
Gostei!
-26/07/2011 às 0:24
Você tem bom gosto para musica, Reinaldo! Parabéns!
Clayton
-26/07/2011 às 0:05
Na ponta dos cascos hein?
Parabéns! A você e à moça do video…
Sobrinho
-25/07/2011 às 23:52
Aê tiozão Rei!!!
também adoro Adele. ótimo post… Se bem que a pegada soul retrô da Amy era barra pesada… e isso pouco importa se ela era drogada ou não… Gosto de Caetano e acho que ele fala muita besteira. Há uma diferença entre a obra do artista e o que ele é… ainda que os tablóides e os loucos pelos fetiches do twitter nào pensem assim…
celeraman+
-25/07/2011 às 23:16
RA, não deixe de ouvir (e ver) Joss Stone.
Ossocao
-25/07/2011 às 23:06
Reinaldo mais uma coisa que vc não entende nada: musica. A outra é fusão de empresas. A dona tem voz de pato, como gostam hj em dia, canta até bem mas a voz é de pato.
Aloysio
-25/07/2011 às 22:57
Já ouvi a musica umas 20 vezes
Lekka
-25/07/2011 às 22:36
Adele, adoro!
Cassio Pit
-25/07/2011 às 22:35
Pô Reinaldo! Sou muito mais a Amy. ‘Back to Black’ é um melhores discos da música popular do século XXI.
Ricardo
-25/07/2011 às 22:10
Abaixo o preconceito!
Longa vida às mulheres que não são escravas da ditadura da balança!
Titus Petronius
-25/07/2011 às 22:03
Robert de Niro estava fazendo um filme de ação. O diretor pediu a ele que corresse alguns metros para se cansar e assim tornar a cena mais realista. Ao que o grande ator respondeu: “Eu não preciso correr para demonstrar cansaço; eu interpreto”.
Ricardo
-25/07/2011 às 22:03
Com os mesmos critérios, prefiro a Amy.
Uma dúvida: agora o Tio Rei já passou mais que 5 minutos ouvindo a Amy?
Carlos Eduardo Carvalho Ribeiro Machado
-25/07/2011 às 21:57
Olha segundo essa rapaziada artista tem que ser doidão, usuário e o principal enganjado! Não passa de uma caricatura!
Titus Petronius
-25/07/2011 às 21:57
Se tivesse nascido em Portugal, Adele seria uma grande cantora de fados, como Amália Rodrigues.
Carlos Eduardo Carvalho Ribeiro Machado
-25/07/2011 às 21:55
Parabéns Reinaldo,
eu tenho visto muita gente criando tipos, tipinhos ridículos debaixo de uma aura de artista. Lembro daqueles tipos eu sou artista-cult-bacaninha-descolado-alternativo-cool. Um saco arte tem mais haver com trabalho, transpiração do que com uma expressão mal cuidada, desleixada do tipo deixa a vida levar, empurrando com a barriga!
riverostar
-25/07/2011 às 21:55
canta muito essa moça; mas eu, quadrado e anti-drogas, adorava a Amy; ela era genial, cantava muito. Só foi uma imbecil!
Thales
-25/07/2011 às 21:46
Algum dia suas filhas descobrirão Portishead e Depeche Mode. Só não deixem elas ouvirem “The Idiot” do Iggy Pop (e uma pena que a Amy não se inspirou nele para sair do vício) em algum mau momento…
Sergio G
-25/07/2011 às 21:41
Esqueci: 19 ou 21?
Sergio G
-25/07/2011 às 21:39
Pô, Reinaldo! Pára de me copiar! Descobri Adele há pouco tempo, e foi paixão imediata e fulminante! Mostro para todo mundo, dou cd de presente… Não lembro da última vez que gostei tanto de uma cantora… E sempre que alguém falava da Amy, eu respondia: prefiro Adele, que canta e compõe tão bem (ou melhor) e é mais limpa - em todos os sentidos…
Alexandro
-25/07/2011 às 21:31
Tenho que admitir que essa moça é mesmo sensacional. Não conhecia, mas não me pergunte em que mundo eu vivo. Só sei que é maravilhosa essa Adele. Muito bom Reinaldo, ótima dica. Manda mais aí! Abraços.
Renata
-25/07/2011 às 21:23
Esse nhenhenhém de que o artista só produz com qualidade se for um sofredor, e que o álcool e as drogas são libertadores e inspiradores, é exatamente isso: um nhenhenhém. Já conheci artistas produtivos e talentosos muito comportados, e artistas medíocres ou mesmo não artistas alcoólatras e autodestrutivos. O bom artista não é produtivo devido ao sofrimento e às drogas, mas APESAR disso tudo. Senão, não haveria as Adeles da vida. Sim, Amy Wunehouse fez escolhas e pagou por elas, não é hipocrisia afirmar isso, é apenas constatação. Como também não é hipocrisia dizer que foi uma triste escolha, pois afinal, entre doença e saúde, entre vida e morte, dizer o quê? Agora, problemas de saúde decorrentes das escolhas pessoais e conscientes dos indivíduos, como alimentação desregrada, álcool, tabagismo e drogas, não deveriam nunca, nenhum deles, ser cobertos por qualquer sistema público.
E drogas libertarem, pelamordedeus… isso é a maior escrvidão que pode haver!
Claudio
-25/07/2011 às 20:52
INTERPRETAÇÃO. Falou tudo. Esse negócio de artista que fica maluco depois de interpretar maluco, sei não. Acho que já rola uma predisposição. Uma outra cantora inglesa, de voz deliciosa, que sofreu pra conseguir a “simpatia” da crítica foi Joss Stone. O motivo? É bonita, não faz parte de nenhuma minoria étnica e portanto, segundo uma crítica que li um dia, não tinha moral para falar de dor e sofrimento porque nunca tinha experimentado isso na vida. Hmmm…
Alex
-25/07/2011 às 20:34
“Turning Table”… A melhor…
Ricardo Wille
-25/07/2011 às 20:32
Gosto muito dessa moça. “He won’t go”, do novo álbum, é a melhor de todas.
Bianca
-25/07/2011 às 20:27
Reinaldo,
Vc está se tornando indispensável. Não deixaremos mais vc tirar férias. E pode colocar mais musiquinhas lindas assim…
mario
-25/07/2011 às 20:24
Lawrence olivier uma vez disse a dustin hoffman que sofria as dores de seu personagem em um filme que contracenavam juntos: “por que você simplesmente nao atua…”
Klaus Friber Schneider
-25/07/2011 às 20:24
Sou fa da avril lavigne Reinaldo.
BETHS
-25/07/2011 às 20:22
Reinaldo,
Vou ter que discordar. A Amy era uma alma perdida, drogada, autodestrutiva etc, mas quando soltava a voz poderosa, a gente não acreditava que saía daquele corpinho mirrado. Enquanto ainda estava em condições e cantava, passava uma emoção que não se esperava de alguém tão jovem. Gosto de Adele, como gosto de outras cantoras, mas acho a falecida much better.
BRASILEIRO DE LUTO
-25/07/2011 às 20:20
BELO EXEMPLO O DO SPORT. Se todos os clubes agissem assim, o esporte seria melhor.
“ Goleiro acerta voadora nas costas de vascaíno e é dispensado do Sport
25 de julho de 2011 • 18h22 • atualizado às 19h54
A partida entre Vasco e Sport, pela terceira rodada da Taça BH de Futebol Junior, teve o final manchado por uma agressão promovida pelo goleiro titular do time pernambucano. Aos 46min do segundo tempo, quando o placar marcava 3 a 1 para os cariocas, o goleiro Gustavo acertou uma “voadora” nas costas do volante Elivélton durante confusão no gramado.
A partida, disputada no Campo Metaluzina, em Barão de Cocais, foi encerrada a seguir, assegurando a vitória de virada do Vasco. O árbitro Cleisson Veloso Pereira ainda expulsou o arqueiro.
O destino do goleiro foi definido em poucos minutos. Instantes após o jogo, o Sport informou por meio de seu site oficial o desligamento de Gustavo do elenco Sub-20 do clube.
“Quero pedir desculpas ao Vasco da Gama por uma atitude irresponsável do goleiro. Esse tipo de coisa não representa o Sport. Ele já foi afastado da delegação e também do clube. Jogador nenhum do Brasil e muito menos do Sport deveria fazer isso”, afirmou o presidente do clube pernambucano, Gustavo Dubeux, ao site do Sport.
A briga se iniciou após o vascaíno Romário sofrer falta e ficar no chão esperando atendimento. Enquanto os jogadores discutiam, Gustavo correu a partir da área, saltou e acertou um forte chute pelas costas em Elivélton. Revoltados, os atletas do Vasco tentaram agredir o goleiro do Sport, mas ele foi afastado do campo.
Elivélton não caiu no gramado no momento em que foi atacado, mas a seguir se deitou e lhe foi levado o atendimento médico. Após ser mobilizado, o volante deixou o campo em uma ambulância para ser atendido em um hospital da região. Ainda não há informações sobre o estado de saúde do jogador. “
Anônimo
-25/07/2011 às 20:13
Gosto de Rumer -
( “Aretha”, “Slow” , “Come saturday morning” )
Marcos Daniel
-25/07/2011 às 20:12
Quem gosta de ouvir música prefere Adele. Quem prefere ver artistas sofrendo prefere Amy. É mais ou menos por aí.
José claudio do Amaral
-25/07/2011 às 20:06
Desculpe-me o equivoco. Eu imaginava que a pessoa em tela, era a cantora roqueira e canadense, que faleceu recentemente, supostamente de over-dose. Mas fica aqui, o meu alerta!
José claudio do Amaral
-25/07/2011 às 20:02
Apesar de não ser fã da mesma, a gente lamenta a perda. Será que essas celebridades, não entendem que eles devem ser exemplo para os jovens? No entanto, eles fazem exatamente ao contrário, dando maus-exemplos, para os seus fãs seguirem os seus mesmos passos. Quando é que os nossos jovens, irão entender, que essa tal de droga, só tem um caminho, a morte! A droga não escolhe a quem levar, é o drogado que ópta por ser levado. Os exemplos sao muitos. Se não vejamos, a jenny jouple, é assim que se escreve? o elvis presley, o bob marley, o michael jakcson, o jimmi hendrix, a nossa saudosa elis regina, maisa, kássia eller etc. Enfim, batendo na mesma tecla, que isso sirva de exemplo, para aqueles que são a favor da liberação da maconha. Infelizmente, a nossa suprema corte, está em rota de colisão com a realidade das drogas. Portanto, consumidores de drogas, se vcs querem morrer nunha bôa, continuem no vicio, que a senhora morte os espera de braços abertos, com o aval do stf. É muita ingenuidade, se imaginar que a liberação da passeata a favor da maconha, não vai haver ninguém fumando a mesma. Seria o mesmo que supor, que num show de roque, ninguém irá se drogar. Jesus, toma conta!
Angelo Losguardi
-25/07/2011 às 19:46
Ótimo artigo. Mas desculpe se não vou dar play nesse vídeo do youtube e sim deixar o Hendrix aqui na vitrola continuar rolando rsrsrs
Giselle
-25/07/2011 às 19:28
Reinaldo, não conheço Adele, mas gostava da Amy. Muito talento, mas infelizmente perdido no mundo das drogas e bebida. Já usei drogas, e hoje graças a Deus e minha força de vontade sou livre delas. Tenho muita pena dela, pois só quem já entrou nesse mundo sabe o quanto é difícil sair fora. Não se deve fazer críticas ao usuário de drogas, pois na maioria nos deixamos levar por nossas fraquezas, nossos tormentos interiores para entrar nesse caminho, muitas vezes sem volta.
Agora o que não dá é ver muitos “intelectuais” defender o uso das drogas, como se fosse bom, como se fosse o caminho para a “explosão” do talento, da criatividade. Isso sim é deprimente.
Elcio
-25/07/2011 às 19:24
Realmente muito boa cantora. Confesso que não conhecia. Já sou passadão e reticente para procurar coisas novas. E, Reinaldo, gostaria de dizer uma coisa. Acho que o talento está além do descontrole e do vício. Para o assunto, costumo dar o exemplo de Charlie Parker e Dizzy Gillespie. Charlie Bird Parker, virtuose do jazz, morreu com trinta e quatro anos. Enfiava o pé na jaca. Dizzy Gillespie, companheiro de be bop, era careta, embora igualmente habilidoso, e morreu com mais de setenta. Quem era melhor? O vício é o parâmetro de julgamento? Não falo da Amy. Não a ouvia.
GeorgeLima
-25/07/2011 às 19:22
Reinaldo, essa Adele é uma chata, prefiro Amy.
nana
-25/07/2011 às 19:18
A melodia de Lovesong/Adele é louca de linda, a letra desta é uma suplica, muito linda.
Luiz
-25/07/2011 às 19:17
PO! Caro REI, ADELE de novo?, suas filhas tem razao, ela tem uma belissima voz, a musica e bem agradadel, porem acho que tem coisas bem mais lindas, como gosto nao se discute, fico com suas filhas, PO PAI ADELE DE NOVO!
Eduardo Vianna
-25/07/2011 às 19:17
Coloca o adagio do Concerto para clarinete de Mozart, o maior músico da história e segundo alguns, o ser humano mais inteligente que já existiu.
C.R.
-25/07/2011 às 19:16
Só uma coisa…elas vão todas meio que no embalo de Etta James.
mimi
-25/07/2011 às 19:03
Rush,ac/dc.O bono é petralha.
di Carvalho - Minas/ Sul
-25/07/2011 às 19:02
REINALDO,
AS COMPARAÇÕES FORAM AMBÍGUAS.
ACHEI MARAVILHOSA A MELODIA E BEM INTERPRETADA.
INTÉ.
mimi
-25/07/2011 às 19:02
Até senti o perfume da gordinha mais prefiro a Diana Krall.Mais tem mulheres que tem um aspecto anti higiênico e eu não suporto mulher com cara de porca,aspecto desleixado,e ainda mais o odor a que ela me induz sentir.
C.R.
-25/07/2011 às 19:01
Que bom tê-lo de volta e postando uma linda canção interpretada por Adele.
Já tinha ouvido falar nela, bem, é claro, mas confesso que ainda não tinha ouvido.
Suas filhas apresentam pra você e você apresentou pra mim…he…he…he.
É isso Rei, o talento de Amy - sim, ela tinha talento - foi jogado fora por escolha dela própria. Condições de procurar e receber ajuda, com certeza ela teve…lamento pela vida humana que se perde, pois a artista já estava perdida.
Mariazinha
-25/07/2011 às 18:59
Humildemente vou sugerir o nome de uma cantora, trata-se de uma outra gordinha chamada Caro Emerald. Adorei a voz e a performance da moça.
Nilton
-25/07/2011 às 18:52
Tio Rei,
sinceramente, nenhuma das duas me faz perder cinco minutos. Perdi 4 min agora com essa aí única e exclusivamente por consideração a sua pessoa. Mas não passará disso…
Prefiro “pescar” no arquivo maravilhoso do YouTube. Nunca imaginei que a tecnologia me possibilitaria isso um dia.
Lá posso ver (e ouvir) Birgit Nilsson na imolação de Brünnhilde, p. ex.,…
He he he, já sei, podem me chamar de “elitista” etc etc
abs
sidao
-25/07/2011 às 18:44
Caro Rei,
Que bom que você voltou, espero que tenha recarregado
as pilhas.
Quanto a gorduchinha Adele, prefiro Amy com todo seu ego beligerante.
Antonio Augusto Carvalho
-25/07/2011 às 18:40
Belíssima voz! Afinada como só. Não gosto de comparações e se tiver que fazer, vou comparar o pacote completo: voz, afinação, postura, comportamento, aparência e por aí vai. A Adela dá de mil na falecida.
PS - Posso reconhecer um bela voz na amy mas não posso reconhecer nada de positivo além disso. É pouco, muito pouco.
Anônimo
-25/07/2011 às 18:40
Sera q os empresarios do negocio dos espetaculos selecionam de proposito pessoas talentosas mas com personalidades auto-destrutivas para lucrarem adicionalmente com as vendas post mortem?
Elouquisa
-25/07/2011 às 18:39
A bandinha dela é meio fraca!Prefiro RUSH!
Luca
-25/07/2011 às 18:37
Prefiro o Bono.
Francisco de Taubaté
-25/07/2011 às 18:32
É bonita, canta bem e a música é gostosa. Tudo diferente da finada idolatrada pelos basbaques.
Gabriel Birkhann
-25/07/2011 às 18:31
http://ego.globo.com/Gente/Noticias/0,,MUL1668338-9798,00-ADELE+TENHO+ORGULHO+E+AGRADECO+POR+TER+ME+INSPIRADO+EM+AMY+WINEHOUSE.html
http://www.jb.com.br/cultura/noticias/2011/07/25/adele-diz-que-amy-winehouse-pavimentou-caminho-para-seu-sucesso/
http://www.jb.com.br/cultura/noticias/2011/07/21/katy-perry-e-adele-lideram-indicacoes-ao-premio-vma-2011/
*
LEGAL,NÉ?
Ryan Riddell
-25/07/2011 às 18:30
Toca AC/DC!
SERGIO OLIVEIRA
-25/07/2011 às 18:30
Enquanto viveu a tal de Amy nunca me chamou a atenção;na sua morte ouvi alguma coisa; não achei lá estas coisas; a Adele conheci agora: é muito melhor. Eu não entendo de música, que fique bem entendido.
leo
-25/07/2011 às 18:29
Tio Rei, já ouviu Hayley Westenra?
indignado
-25/07/2011 às 18:23
Só em não ter tatuagens estravagantes, roupas largadas e nem gestos estravagantes o tempo todo, já me agrada
Vera L.
-25/07/2011 às 18:23
Reinaldo,
Essa é sobre a vida das pessoas. Agora mesmo deu na Globo News que SP diminuiu a violência. São números de agora. E veja, na Globo APARECE TODOS OS DIAS SP como se fosse o Estado MAIS violento do Brasil!
mdv
-25/07/2011 às 18:21
Reinaldo, a Winehouse tinha uma voz extraordinária, coisa de louco mesmo, tipo as grandes divas americanas e tal. A Adele é ok, mas só nos EUA tem uma porção delas, abraço e saudações corintianas (foi bom perder uma, agora param de falar e voltaremos com tudo)
simplesmente maria
-25/07/2011 às 18:20
Já tinha ouvido falar da moça, mas nunca me interessara em checar ou ir ao show dela. Fui ouvir agora e, francamente, não me impressionou nadinha. Achei a voz meio limitada e a expressão fraca.
Shlomo
-25/07/2011 às 18:19
Seu gosto é muito bom, Reinaldo.
Fernando
-25/07/2011 às 18:19
Gosto é gosto Reinaldão, mas eu fico com a Amy.
Abs.
Vera L.
-25/07/2011 às 18:19
Reinaldo,
Ah eu prefiro Adele!! Se continuar assim “sadia”, como diria minha mâe, vai ver os filhos crescer, ela já tem filhos? Os netos.. Eu gosto de ver as pessoas bem. Nada de cadáveres ambulantes ou depois de mortos, mitos, com filas quilométricas para comemorar cada ano da MORTE!
Vi algumas fotos e imagens da Amy agora que ela se foi, quando estava mais “forte”. Achei bonita. Pra quê apressar a morte? Não vejo nada de bom nisso, muito menos por ESCOLHER destruir-se tão jovem…
bartolomeu
-25/07/2011 às 18:16
Parafraseando Fernando Pessoa, “o “artista” é um fingidor. Finge tão completamente, que chega a fingir que é dor, a dor que deveras sente”.
gabriel
-25/07/2011 às 18:14
Ainda é possível encontrar defensores do Estado Democrático de Direito no Judiciário brasileiro!!
http://www.conjur.com.br/2011-jul-25/silencio-bons-nao-impedira-judiciario-assumir-lugar-legislativo
marcia
-25/07/2011 às 18:11
Ai que vontade de dancar coladinho…
Exilada na NZ
-25/07/2011 às 18:10
Caro Rei, a primeira música que ouvi de Adele foi esta. Ela é maravilhosa! http://www.youtube.com/watch?v=bD-o_7iuOrM&feature=related
naldig
-25/07/2011 às 18:10
A Adele tem uma pequena aparência física com a Diane Schuur. Mas ê só . Vai ter que comer muitas batatas. A banda ê desafinada e a Adele também . Sorry , Reinaldo.
ari holanda
-25/07/2011 às 18:09
Difícil não gostar das músicas da Adele…esse álbum 21 é 10…
Marcos
-25/07/2011 às 18:07
Fraquinha.
Rakel Maia
-25/07/2011 às 18:07
Concordo com quase tudo. Mas essa fofinha aí não canta como Amy cantou. Tem um monte assim. Outra coisa: Amy era doente sim. Ou vc acha que ela escolheu aquilo tudo que viveu? Tá na cara que era uma pessoa com muitos problemas e que não deu conta deles. Dê um desconto, vai! Afinal, vc conhece o que Amy compôs e gravou? Ou tá falando sem conhecimento de causa? Muito me espanta pois vc não faz esse tipo de coisa.
Rakel Maia
Carlos Alberto Bárbaro
-25/07/2011 às 18:03
Mônica Salmaso bota todas no saco, inclusive no quesito não ter “jeito de quem cospe ou joga bituca de cigarro nas batatas” e no de “fingir os estados d’alma”.
Marcelo B.
-25/07/2011 às 18:00
Grato por ter apresentado, não conhecia. Vai ser um ” Pô, pai, de novo??? ” também aqui.
Abs.
David
-25/07/2011 às 18:00
Prefiro Sepultura…
joel pinheiro
-25/07/2011 às 17:58
ADELE 19, ADELE 21…Se a cada dois anos de vida a Adele emplacar mais um cd, vida longa para ela e para as plantações de batatas.
Jorge Marum
-25/07/2011 às 17:54
Welcomo back, Reinaldo. Não conhecia a Adele. Vou ver e ouvir para analisar. Quanto à Amy, perde-se uma grande voz e um mau exemplo para as moças.
Mas quero ler sobre o Toffoli, o Toffoli, please!
VR-760
-25/07/2011 às 17:54
Esta só come fish and chips, mesmo, mas com umas pints de acompanhamento.
O véio também curte a banda que a acompanha e aquela coisa vintage dos instrumentos dos caras. O Fenderzão do baixo é pra lá de 1975 e o estilo do batera tb. Aliás, banda de apoio é fundamental para estas cantoras mais recentes, vide a Amy, que foi pegar os Dap Kings (da Sharon Jones) pra gravar o agora antológico Back to Black.
Alias, Rei, coloca no Youtube Sharon Jones e ouça One Hundred Days One Hundred Nights. A negona foi guarda de banco, de presídioo (Rickers Island) e só estourou há uns 2 ou 3 anos.
Ouça (veja) também um branquela de Boston que canta com alma de negão, o Ely “Paperboy” Reed (Doing The Boom Boom). Isto é soul músic e o resto é brincadeira.
José Alberto Scur
-25/07/2011 às 17:53
não faz meu genero preferido. se houvesse um remix com batida techno ficaria otima…logo ATB, VAN BUUREN ou outros o farão, aguardo ansioso…
henrique lima
-25/07/2011 às 17:52
Tio Rei, num esquece da Joss Stone, que canta maravilhosamente bem e é linda http://www.youtube.com/watch?v=2HhzMRMAhXU
@MauroVS
-25/07/2011 às 17:48
De novo? Não. É outra vez.
Adele - Someone Like You (Live in Her Home)
http://www.youtube.com/watch?v=NAc83CF8Ejk
Leticia
-25/07/2011 às 17:43
Pô! Preciso fazer minhas unhas!
Zé
-25/07/2011 às 17:42
É. Tudo muito bom.
Não estamos falando de qualidade musical,né?
Sebah
-25/07/2011 às 17:42
Bem chatinha a sua musa, hein!
De todo modo, concordo plenamente com o último parágrafo, da segunda linha em diante. Mas que parece mistificação, parece, para o bem como para o mal
Anônimo
-25/07/2011 às 17:41
Rei boa tarde.
Comente alguma coisa sobre o terrorista Norueguês.
abraços.
Alessandra
-25/07/2011 às 17:38
Eu tb gosto da Adele, Tio Rei, mas passei aqui só pra te malhar. Seu coringão perdeu pro meu Zeirão! Hahahaha! Bjs
REINALDO RESPONDE
Engraçadinha!!!
Pura sorte!
Platão
-25/07/2011 às 17:38
ESSA VAI LONGE!…CANTA QUE É UMA BELEZA!
Anônimo
-25/07/2011 às 17:33
Musicão, hein, Tio Rei…
Bom gosto…
.
Posta a 5ª Sinfonia, do Beethoveeeeen!
Curioso...
-25/07/2011 às 17:32
“Ou, então, é grande a chance de que seja só um farsante superestimado.”
Não sei por que, de repente me lembrei do Lula…