Blogs e Colunistas

26/10/2011

às 5:37

Planalto considera situação de Orlando Silva insustentável e e quer que PCdoB conduza a saída

Por Gerson Camarotti e Maria Lima, no Globo:
No núcleo do governo e entre líderes experientes da base governista no Congresso, a situação do ministro do Esporte, Orlando Silva, já era considerada extremamente delicada nesta terça-feira. Em avaliações feitas ao longo do dia, constatou-se que ele não consegue mais sair da agenda negativa, como orientado pelo Palácio do Planalto, na sexta-feira . No fim da tarde, o presidente do PCdoB, Renato Rabelo, foi chamado ao Planalto para analisar a crise. Logo depois, encontrou-se com o líder do partido, deputado Osmar Junior (PI), e o próprio Orlando Silva. Depois, todos participariam de uma reunião da bancada, que aguardava um desfecho para a crise que já dura mais de dez dias.
(…)
Para um interlocutor da presidente Dilma Rousseff, a situação de Orlando ficou insustentável. Por isso, nessa circunstância, o PCdoB deveria conduzir o processo de saída do ministro para evitar desgaste ainda maior. À noite, um colega de Esplanada de Orlando dizia: “Acho que não é mais hoje”. Ou seja, pode ser a qualquer momento.

Com Orlando “esticando a corda” ou “chegando ao limite”, como se dizia no Congresso, o constrangimento não é só no Planalto, mas também entre os próprios partidos aliados, que ainda defendem publicamente o ministro. Um outro interlocutor de Dilma lembrou nesta terça-feira que fora construído o cenário para que Orlando Silva tivesse uma saída honrosa – a defesa pública da presidente e o encontro dos dois sexta-feira. “Ele deveria ter aproveitado esses momentos para dizer que deixava o governo para fazer a sua defesa. Esse seria o melhor argumento para entregar o cargo. Daqui para frente, não haverá mais saída honrosa. Apenas o desgaste”, disse esse ministro.
(…)
No Planalto, também foi considerado um erro a estratégia de levar o ministro para audiência sobe Lei Geral da Copa justamente no Congresso, onde o ambiente político é desfavorável: “Não conseguiu sair das cordas e o que era para ser uma agenda positiva, transformou-se em fato negativo. Se a estratégia era criar um fato positivo, houve erro. Ele poderia ter visitado alguma obra pelo Brasil. Mas não participar de audiência na Câmara”, reconheceu um parlamentar do PCdoB.

De público, poucos líderes da base aliada reconhecem a dificuldade política de Orlando Silva.”A investigação do Supremo não tem como enfraquecer o ministro. O cara já está no paredão e qualquer coisa é ruim. O corpo já está embalsamado, só falta enterrar. Dilma quer velar mais um pouco por causa da relação de amizade com o defunto”, disse o líder do PR, senador Magno Malta (ES).

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

25 Comentários

  • Claudio do Amaral

    -

    26/10/2011 às 5:21 pm

    O Magno Malta,(mala), está coberto de razão. Contudo, ele ainda continua magoadinho, com a saída do Alfredinho, outro ladrão do PR, do seu partido, da pasta dos transportes. Antes, era só babação, ao governo da Dilma. Portanto, dispensamos os seus comentários de ressentido. Todavía, eu tenho dito aqui, que a Dilma não terá a coragem de demetir o Orlandinho, posto que é um esquerdista, como vc bem falou, Reinaldo. Ela, com certeza, estará preparando a saída, digo, o funeral do Orlandinho. O mesmo, quiçá, terá as honras militares, com direitos a salvas de canhões, pelos seus bons serviçõs prestados a nação, digo, aos ladrões. Dilma, vc é uma vergonha, enquanto presidenta. Para tomar uma atitude óbvia desta, de demitir este ladrão, não precisava se preoculpar, em fazer afagos ao pc do b. Ladrão, é demitido sumariamente, e entregue a policia, para investigação. Infelizmente, dona Dilma, essa imprensa livre e incorruptível, atrapalha por demais, o seu governo, e seus amigos corrúPTos e comunistas, não é mesmo? Fazer o quê? Bem que vcs ainda não perderam as esperanças de calá-la, e principalmente, o Franklinstein martins. Acontece, que da liberdade de expressão, nós brasieiros, não abrimos mãos. Atentai VEJA, olho neles! Quem será o próximo ministro do lula, a cair? façam as suas apostas, que o tempo está se esgotando. Pois a cada semana, cai um ladrão! Alguém arriscaria um palpite? Bom, eu tenho o meu, contudo, não vou dizer, pois eu não sou besta. Assim eu perco a minha aposta!

  • Carlos Reis - USA

    -

    26/10/2011 às 4:51 pm

    CALMA,,,CALMA,,,CALMA, AUGUSTO DAS 15:19, a prioridade e LIMPAR UM POUQUINHO O CONGRESSO NACIONAL E O DISTRITO FEDERAL ( NOSSO CARTAO POSTAL ),ainda tem muita tranqueira, muita sujeira, muita lama, muitos ORLANDINHOS, QUEIROZINHOS E HADDADZINHO circulando por la.
    RICARDINHO “TINHOSO” ENRROLADINHO, da CBF, pode aguentar mais uns quatro meses no cargo,,,,,ela ta CABREIRO,,,,nesses dias nao esta DESVIANDO muito,,,ta desconfiado,,,com medo,,,meio assustado,,,ele sabe o que vem por ai,,,o galo dele ta ssando. TUDO TEM SEU TEMPO,,,,,NA HORA CERTA ATACAREMOS,,,FIQUE TRANQUILO.

  • José Mário Fontes

    -

    26/10/2011 às 3:59 pm

    Quem é o presidente deste nosso país? Que governo é este, que presidente é esta, que deixa as suas decisões nas mãos de um partido político, que delega o seu poder de nomear e demitir ministros, por qualquer razão que seja, e, em especial, ministros sobre os quais caem indícios fortes de corrupção e prevaricação?

  • Mako

    -

    26/10/2011 às 3:57 pm

    Este esta eleitoralmente falecido para o bem do Brasil. Vamos ao Agnelo agora.

  • toninho malvadeza

    -

    26/10/2011 às 3:49 pm

    VEJA MULTIUSO para limpeza pesada.Tem que se esfregar um pouco,mas funciona !! Próximo…

  • Augusto

    -

    26/10/2011 às 3:19 pm

    Rey,

    VocÊ não vai escrever uma linha sobre as denúncias envolvendo o Ricardo Teixeira?
    Concordo que o Orlando já passou da hora de cair fora..
    Pesa sobre o Teixeira muito mais acusações e vc não escreverá nada a respeito???

  • Carlos Reis - USA

    -

    26/10/2011 às 3:10 pm

    FALOU E DISSE, GRANDE MALTA.
    A Dilma me surpreendeu novamente. Mandou o pobre coitado do ORLANDINHO SAFADINHO para audiencia no Congresso pra tirar o dela da reta e se livrar diplomaticamente do “CARRAPATO”, e claro, o Congresso deu uma tremenda ajuda. BOTOU ELE PRA FORA COM “ESPORADAS E CHIBATADAS” CAMINHANDO DE QUATRO COM O RABO ENTRE AS PERNAS… SEGUUUUUUUUURA PEAAAAAAAAAOOOOOOOOOOO.

  • lima recife

    -

    26/10/2011 às 2:16 pm

    Rey, confirme se o filinho de Erenice da DILMA tá preso nos Estados Unidos,lá, o buraco é mais embaixo

  • O locutor

    -

    26/10/2011 às 2:13 pm

    Reinaldo, não tem preço: Dilma e os petistas de carteirinha,serem refém do partido nanico PCdoB.
    Dou parabéns ao procurador geral da republica Roberto Rangel, que contribuiu e muito para defecar esse ministro corrupto do Ministério.

  • lima recife

    -

    26/10/2011 às 2:09 pm

    Ja vai tarde meliante.

  • SidneyCWB

    -

    26/10/2011 às 2:02 pm

    “O corpo já está embalsamado, só falta enterrar. Dilma quer velar mais um pouco por causa da relação de amizade com o defunto”, disse o líder do PR, senador Magno Malta (ES).”. Mas é ou não é uma piada? Olha aí o roto falando do rasgado!!! Cada dia é um tapa na cara da população!!!

  • MINEIRIN INVOCADIN

    -

    26/10/2011 às 1:29 pm

    Rei,até que enfim o sujeito está sendo devida e tardiamente defenestrado,apesar da flanelinha e do pinóquio-mor resistirem até a exaustão contra o afastamento!”Pressionado, Orlando Silva deixa o Ministério do Esporte
    Após inquérito no Supremo Tribunal Federal e sucessão de novas denúncias, ministro decide entregar o cargo à presidenta Dilma
    Tales Faria e Clarissa Oliveira, iG São Paulo | 26/10/2011 11:44″ LINK DA NOTÍCIA: http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/pressionado-orlando-silva-deixa-o-ministerio-do-esporte/n1597325725381.html
    Creio que é chegada a hora de irmos para as ruas e praças, pressionar por mudanças, correção de rumos,drenar a pústula desse desgoverno, valorizar pra valer o que significa ser taxado em quase 40% e ver a merda que tem sido feita com esse dinheiro!Brasil,país rico em safadeza e em blindagem de criminosos contumazes!

  • carlos

    -

    26/10/2011 às 12:52 pm

    Gostaria de uma investigação na pasta da Saúde. Por quais caminhos tem andado o dinheiro para os doentes?

  • PARTIDO - PÊQUEPÊ

    -

    26/10/2011 às 12:38 pm

    CARISSIMO REINALDO,
    !
    RELAÇAO DE AMIZADE ???
    ?
    MESMO QUE FOSSE VERDADE , JA SERIA O CUMULO DO CUMULO !
    !
    AH, AGORA NAO VOU MAIS FICAR INDIGNADO, AFINAL DILMA É AMIGA DO MINISTRO… COMO ASSIM ???
    ?
    PERDI ALGO NO CAMINHO OU A COISA TODA JA PASSOU DO LIMITE FAZ TEMPO ?
    ?

  • SILVA

    -

    26/10/2011 às 12:18 pm

    E Dona Dillma ainda quer que os mandantes da corrupção( o comitê central do PC do B) encaminhem uma solução.Sei.Ou alguêm acha que Orlando não agia de acordo com a direção centralizada do partido?

  • Lun_ático

    -

    26/10/2011 às 11:40 am

    ENTRE FATOS E VERSÕES
    Por vezes a pouca vergonha assume foros alarmantes e, para obtenção ou manutenção de resultados escusos perseguidos, os infratores divorciam-se inteiramente da ética, da moral e da observância ao ordenamento legal vigente.
    Em caso de alguém ser “pilhado com a mão na geladeira” fazendo o que não devia nem podia, em lugar de se encarar o fato de maneira didática e corretiva, busca-se uma justificativa virtual (no mais das vezes desconhecimento do fato e ausência de responsabilidade a seu respeito) exatamente para ocultar ou atenuar o malfeito.
    Alguns intrometidos vão mais longe! Useiros e vezeiros na arte do engodo e da hipocrisia – recomendam que os implicados resistam às imputações das irregularidades que lhes são atribuídas (não importa o prejuízo que tal atitude possa ocasionar a terceiros), até que o problema – mantido nas encolhas e sem o oportuno desfecho – caia no completo esquecimento.
    No geral essas atitudes menos dignas dão resultados aparentemente favoráveis, mas podem, pela delonga, desandar a trama.
    O caso das irregularidades detectadas no programa do SEGUNDO TEMPO apanhou o ministro do Esporte de “calça curta”, o qual, por teimosia e maus aconselhamentos, deixou a questão inflamar.
    Se fosse fiel à honorabilidade que proclama, em vez de dar ouvidos a maus conselhos, deveria de pronto despir-se do cargo que ocupa e cuidar imediatamente de sua defesa! Parece, porém, que o cargo lhe é mais precioso…
    Proclamou aos quatro ventos e cheio de valentia teatral que, à conta e risco, provocou todas as autoridades fiscais e, inesperadamente, deu no que deu: por força de requerimento da Procuradoria Geral da República, já se instaurou, no Supremo Tribunal Federal (STJ), inquérito para apuração quanto a envolvimento não só do atual ministro Orlando Silva, como também de seu antecessor, Agnelo Queiroz, atual governador do DF, em relação aos apontados desvios no Programa Segundo Tempo.
    Percebe-se, assim, que o alongamento das versões ocasionaram o alargamento dos fatos e que, a bem da verdade e da justiça, o foro privilegiado do atual ministro “trará no vácuo”, em prazo assinado de 48 horas, inquérito preexistente no Superior Tribunal de Justiça (STJ) – do qual faz parte o indigitado governador – em razão de eventual conexão.
    De “boas estratégias” e falcatruas o inferno está cheio…

  • di Carvalho - Minas/ Sul

    -

    26/10/2011 às 11:23 am

    Como dizia um quadro no antigo programa de Jô Soares, quando diz que a dona quer velar mais um pouco o defunto:
    “Vou no popular, conivente!”
    Inté, Rei.

  • Jaber carnib

    -

    26/10/2011 às 11:22 am

    Caro REI.
    O jornal “O Globo” diz que o ministro, (sinistro), está morto e embalsamado. Porque não aproveitaram o enterro do Gadafi e o enterraram, também, no deserto? Lá é que é o lugar desse sinistro orlando.

  • @Medeyer

    -

    26/10/2011 às 10:49 am

    A Tapioca queimou!

  • Que Pova!!!

    -

    26/10/2011 às 10:00 am

    Caro Reinaldo Azevedo,
    A insustentável leveza de Orlando Silva.
    “Os arquivos da polícia são nosso único passaporte para imortalidae” Milan Kundera

  • ufanista traído

    -

    26/10/2011 às 9:51 am

    A oposição não deve ser trouxa e cartesiano.
    Dá corda para, agora não mais ele, mas…o governo se enforcar!!!!
    Não queima tudo….faz que nem Kruschev – ” o piloto tá vivo”!

  • gilcimar

    -

    26/10/2011 às 9:30 am

    Visitar alguma das dezenas de obras atrasadas Brasil a fora também não ia ajudar.Principalmente pela imprensa,que não daria sossego pro corrupto.

  • gustavo

    -

    26/10/2011 às 8:54 am

    que tédio… que tédio… que tédio…
    Viver em um país em que os políticos, em vez de ajudarem a melhorar nossa vida, ficam explicando suas maracutaias, às vezes é um tédio.

  • Marcus Meyer

    -

    26/10/2011 às 7:33 am

    Enrolando Silva vai apenas enrolando Dilmalula até onde der. Coitada, como ela é ruim de negociação (e ruim de tudo o mais também) está presa às cordas com o próprio ministro. Sem personalidade e totalmente dependente dos partidos financiados pelos menssalões da vida, Dilmalula vai demorar para que aceite alguma saída soprada em seus ouvidos. Falta-lhe personalidade para decidir sozinha!

  • contribuinte comunizado pelo PT

    -

    26/10/2011 às 6:07 am

    A DILMA tem medo do ministro Orlando contar tudo o que sabe sobre o MENSALÃO DA COPA…parece aquele acordão de sempre: fecha a bôca e te damos a impunidade em troca…ah! o dinheiro desviado, bem, como diz o nome é dinheiro público, público, então não tem dono, danem-se os contribuintes comunizados pelo PTdoB e que pagam a maior carga tributária do planeta. O torcedor do mundo todo que comprar um ingresso para a COPA-2014 vai sentir vergonha ao pensar na quantidade de roubos ao se fazer uma uma COPA DO MUNDO, num paiz comunizado e mensaleiro!

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados