Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

Petrolão – A lista de Paulo Roberto: esquema corrupto lotado na Petrobras distribuiu propina durante os governos Lula e Dilma; compra de Pasadena foi fraudulenta; Lula sabia de tudo. Eduardo Campos era um dos beneficiários. E Dilma? Pois é…

Por: Reinaldo Azevedo

Paulo Roberto conta como funcionava o propinoduto que atuava na Petrobras e dá os nomes

Paulo Roberto conta como funcionava o propinoduto que atuava na Petrobras e dá os nomes

Entre 2004 e 2012, Paulo Roberto Costa foi diretor de Abastecimento e Refino da Petrobras. Ocupou, portanto, esse cargo, em sete dos oito anos do governo Lula e em quase dois do governo Dilma. Ao longo desse tempo, comandou o que pode ser chamado de “Petrolão” — ou o mensalão da Petrobras. As empreiteiras que faziam negócio com a estatal pagavam propina ao esquema e o dinheiro era repassado a políticos. A quais? Paulo Roberto já entregou à Polícia Federal e ao Ministério Público, num acordo de delação premiada, os nomes de três governadores, de um ministro de estado, de um ex-ministro, de seis senadores, de 25 deputados e de um secretário de finanças de um partido. Segundo o engenheiro, Lula sempre soube de tudo. E, até onde se pode perceber por seu depoimento, talvez a presidente Dilma — que era a chefona da área de energia do governo Lula e presidente do Conselho da Petrobras — não vivesse na ignorância. Paulo Roberto diz que a compra da refinaria de Pasadena foi, sim, fraudulenta e serviu para alimentar o esquema.

Paulo Roberto começou a prestar seu depoimento no dia 29 de agosto. Já gravou 42 horas de conversa. E, tudo indica, está apenas no começo. O Ministério Público Federal e o STF acompanham a operação, já que a denúncia envolve uma penca de autoridades com direito a foro especial. O esquema que ele denuncia é gigantesco. Ainda voltaremos muitas vezes a esse tema. Mas notem como é ridícula toda aquela conversa sobre financiamento público de campanha. Ainda que isso existisse, o mecanismo não serviria para impedir que máquinas criminosas se instalassem em estatais. Se o Brasil quer acabar com boa parte da roubalheira, deve começar privatizando as empresas públicas. Quais? Todas!

VEJA teve acesso a parte do depoimento de Paulo Roberto e traz reportagens exclusivas na edição desta semana, com a lista dos nomes citados por Paulo Roberto. Entre eles, estão cabeças coroadas da política brasileira, como o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, que morreu num acidente aéreo no dia 13 de agosto, a governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), e Sérgio Cabral, ex-governador do Rio (PMDB). Paulo Roberto acusa ainda Edison Lobão, atual ministro das Minas e Energia, e atinge o coração do Congresso: estão em sua lista os presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

PT, PMDB e PP seriam os três beneficiários do esquema, que teria também como contemplados os senadores Ciro Nogueira (PP-PI) e Romero Jucá (PMDB-RR), e os deputados João Pizzolatti (PT-SC) e Candido Vaccarezza (PT-SP), que já havia aparecido como um dos políticos envolvidos com o doleiro Alberto Youssef, que era quem viabilizava as operações de distribuição de dinheiro. Mas há muitos outros, como vocês poderão constatar nas reportagens de VEJA, como Mário Negromonte, ex-ministro das Cidades, do PP da Bahia.

O esquema começou no governo dele, que, segundo Paulo Roberto, sabia de tudo...

O esquema começou no governo dele, que, segundo Paulo Roberto, sabia de tudo…

...e continuou no governo dela. Será que não sabia? O engenheiro está magoado a presidente...

…e continuou no governo dela. Será que não sabia? O engenheiro está magoado com a presidente…

Lula e Dilma não quiseram se pronunciar a respeito. Os demais negam envolvimento com Paulo Roberto. Alves, o presidente da Câmara, chega a dizer ao repudiar a acusação: “A Petrobras é petista”. Que o PT estivesse no centro do esquema, isso parece inegável. Um dos nomes da lista feita pelo engenheiro é João Vaccari Neto, o homem que cuida do dinheiro do PT. É secretário de Finanças do partido. Ele é, vejam a ironia da coisa, o substituto de Delúbio Soares. Não é a primeira vez que seu nome frequenta o rol de envolvidos em escândalos.

Paulo Roberto tem noção da gravidade de suas acusações. Tanto é que, quando ainda hesitava em fazer a delação premiada, cravou a frase: “Se eu falar, não vai ter eleição”.

E por que falou? A interlocutores, ele diz que não quer acabar como Marcos Valério, que ficará por muitos anos na cadeia, enquanto os chefões políticos do mensalão já se preparam para viver dias felizes fora do xadrez. O homem também está muito magoado com a presidente Dilma. Até agora, ele não fez nenhuma acusação direta à candidata do PT à reeleição — Lula não escapou —, mas deixa claro que ela foi, sim, politicamente beneficiada pelo propinoduto, que mantinha feliz a base aliada.

Qual vai ser o desdobramento político disso? Vamos ver. Uma coisa é certa: as revelações de Paulo Roberto atingem em cheio as duas candidatas que lideram a disputa pela Presidência da República: Dilma, por razões óbvias, e Marina, por razões menos óbvias, mas ainda assim evidentes. Ela é a atual candidata do PSB à Presidência. Confirmadas as acusações de Paulo Roberto, é de se supor que o esquema ajudou a financiar as ambições políticas de Campos, de que ela se tornou a herdeira.

A situação de Dilma, obviamente, é mais grave: afinal, ela era a czarina do setor energético, ao qual pertence a Petrobras. Presidia também o seu conselho. Deu um empregão para Nestor Cerveró, o homem que ajudou a viabilizar a compra de Pasadena, que Paulo Roberto agora diz ter sido fraudulenta. O chefão das finanças de seu partido é um dos implicados no esquema.

Paulo Roberto ainda está preso. Ele se comprometeu a abrir mão dos bens que acumulou em razão do esquema fraudulento e a pagar uma multa. As pessoas que atuam na investigação têm agora de confrontar suas informações com outras provas colhidas, com o objetivo de verificar se suas informações são procedentes. Se forem e se ele realmente ajudar a desbaratar um esquema de falcatruas bilionárias, pode até ganhar a liberdade.

A República treme.

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

1.582 comentários
  1. Remo kercher

    Isto tudo que o pt pmdb pp roubaram não passa de 5 bilhões isto é mecharia contra que o PSDB de FHC roubou sozinho e ninguém fala nada para os desinformados so pesquisar revista veja os partidos mais.coruptos la vai aparecer que na era FHC foram roubados 124 bilhões corregido chega 300 bilhões na privataria tucana mais 40 bilhões de dólares em reais 150 bilhões porque os que falam do pt do pmdb e pp são desinformado idiotas manipolados pela mídia devem ser cúmplices

  2. otakar

    hoje, 28 de agosto 2015. Está realmente acontecendo algo de novo no País? Há sim um vento novo soprando, mas até onde toda esta reviravolta entrará na prática? E, ainda, QUEM PODERÁ AGIR NA PARTE POLÍTICA DO PAÍS? QUEM, QUEM, QUEM???
    OTAKAR

  3. marco antonio sacilotti

    Algumas pessoas estao se ocultando, pois se trata de apoios politicos pra deixar esta quadrilha se esbanjar ainda mais nas costas do povo:

    Cadê o Chico Buarque que estrelou varias vezes os palanques com Dilma e Lula?

    O que é que o chiquinho tem pra colocar nas suas musicas de hoje, pra comentar a ladroeira e o desagravo ao povo que elegeram estes trastes (chame o ladrao ???) ? ,

    Chiquinho: onde esa sua inspiraçao pra contestar esta matança dos direitos da pessoas que trabalham e nao tem nenhum direito a educaçao e saude?

    Chiquinho: apareça pra dizer da sua opiniao sobre esta sua obra de apoio aos petralhas!

    Chiquinho: venha a publico dizer que amanha sera outro dia….

  4. manoel

    essa e a mais descarada de uma formula de rouba mais que lula e dilma estava sabendo de tudo isso e agora quer tira dos brasileiro com esses aumentos geral

  5. Johannes Drossopulos

    Não entendo a dificuldade do Poder Judiciario de mandar prender
    os culpados, sejam eles ex-presidente , presidente ou demais
    políticos.
    Na Alemanha por muito menos um Ministro da Economia que apenas
    beneficiou uma multinacional no I.R., ao ser descoberto o Parlamento Alemão casou sua imunidade e ele teve que responder
    como qualquer cidadão e devolver devidamente corrigido tudo
    que recebeu e foi em cana, e jamais será eleito para qualquer
    cargo público novamente.
    Por isso eu não entendo porque estes politicos corruptos ainda são poupados pelo Poder Judiciario.
    Ja em contrapartida se um cidadão de bem cujo filho passe fome
    pegar algo no supermercado, o delegado manda prende-lo por 3 anos é um absurdo.
    Está na hora de acabarmos com esta super proteção aos corruptos
    caso contrário o povo será lacaio destes delinquentes.
    Acorda povo Brasileiro senão será tarde de mais.

  6. MARUA

    Esse pais só vai mudar quando o povo Brasileiro se conscientizar de que o poder e a justiça para julgar e condenar esses políticos corruptos são eles.ai vamos as rua levando lhes em praça publica e os lixando a sim os próximos que assumir vão pensar muito bem antes de roubar o povo.

  7. Manoel José Santana

    É uma vergonha essa lavagem de dinheiro da Operação Lava Jato da Petrobras. Meu até quando essa nojeira vai fica no nosso país. Manoel Limoeiro de Recife – PE

  8. Luciano

    Esse dinheiro que o pt e os demais partidos políticos roubaram do povo brasileiro, esse é um dinheiro maldito espraguejado pelos brasileiros, a falta dele ocasionou muitas mortes tendo em vista a saúde precária a falta de saneamento e segurança, Dilma e Lula assinaram pacto com o diabo, todos que usufruir do dinheiro roubado dos brasileiros ainda que indiretamente teram suas passagens por esse mundo acelerada isso inclue parentes. Que Deus tenha piedade dos ladrões porque nos não teremos.

  9. maurides

    Bom dia quando alguem da imprensa ou da justiça vai ter coragem de falar sobre o BNDES e Lulinha ??????????

  10. osvaldo

    Fico frustrado em não ver o Lula e a Presidente Dilma nesta relação, porque? se todos sabemos que são parte integrante de todo o esquema.Porque os condenados do mensalão estão soltos? até quando e onde chegaremos?como pode o Lulinha ficar milionario ,de serviços gerais no Zoologico a multimilionario em 10 anos?poruqe não investigam? temos que mandar o PT pra Cuba que os pariu.

  11. vanda

    Não tenho dúvida, lula e dilma são mesmo os grandes chefões da quadrilha

  12. Paulo Vieira

    No meu fraco conhecimento, são LULA e DILMA a dupla maos bandida que já existiu na política brasileira: Cadeia para para eles!
    É preciso acabar imediatamente com essa molecagem de compra de voto!
    É vergonhoso para a naçãovergonhoso

  13. edvaldo

    esses são os verdadeiros bandidos que acabam com o nosso paiz.

  14. McVignoli

    Reforma política já. O politico tem que ter formação superior em politica. Dai talvez eles terão de volta o
    meu voto. No Brasil somente 2 partidos. Que algum líder coloque justiça, disciplina e educação ao povo. E tenho dito.

  15. dimas

    DIA 15/03/2015 ESTAREMOS NA RUA GALERA PARA ACABAR COM ESSE LIXO DE POLITICOS AS FORÇAS ARMADAS SERÃO OBRIGADAS A NOS ATENDER… CANSAMOS DESTA VERGONHA POLITICA É SABIDO QUE O POVO NÃO SABE VOTAR?, MAS EM QUEM VOTAR?, ISSO É UMA UTOPIA!!, BRAZILIA É LIXO PUR, SO TEM LIXO E AMBIÇÃO..
    SE PREPAREM SEUS LIXOS DE BRASILIA.. VAMOS IMPLODIR O SISTEMA E NOS POVO CRIAREMOS VERGONHA NA CARA…TODOS VCS QUE LEEM ISSO FAÇA UM POUQUINHO VA AS RUAS E GRITEM…

  16. francisco pereira

    pra mim nao tenho duvida a dilma e a chefe de tudo

  17. antonio

    Que raça nojenta essa raça que nos somos obrigado a sair de casa para votar numa corja dessa.

  18. Paul

    Mais um absurdo deste governo ridículo de safados corruptos q ferrou com nossa economia e tds os brasileiros

  19. anonImo

    FURO DE REPORTAGEM: O PT, O PMDB E OS DEMAIS PARTIDOS POLÍTICOS DO BRASIL VÃO SE FUNDIREM E CRIAR UMA NOVA LEGENDA QUE SERÁ CHAMADA DE SCB (SEGUNDO COMANDO DO BRASIL)C, PARA CONCORRER, E COM MUITA VANTAGEM, COM O PCC. TERÁ COMO CONSULTORES, UMA ESPÉCIE DE GURUS, FERNANDINHO BEIRA-MAR E MARCOLA. ESTES PARA CONSULTAR PURAMENTE ESPIRITUAIS, POIS,PERTO DO EX E ATUAL, DOS MENSALEIRO E PETROLEIROS SÃO QUASE SANTOS, CAPAZES ORIENTÁ-LOS ESPIRITUALMENTE, PARA NÃO COMETER MAIORES PECADOS, POR QUE, O DESVIO ESTIMADO DE 23 BI (NÃO É BI CAMPEÃO, NÃO) SÃO BILHÕES DE DÓLARES, OU SEJA CONSEGUIRAM DESVIAR A METADE DO PATRIMÔNIO/VALOR DA PETROBRAS.

    SEM CONTA QUE O TESOUREIRO DO PT FOI QUEM QUEBROU A BANCOP E DEIXOU MILHARES DE BANCÁRIOS SEM TETO, ENQUANTO TRABALHAMOS PARA ESSA GENTE QUE SÃO ESTRUME REMANESCENTE DA DITADURA, CUJOS MILITARES ESTÃO INERTES – OU SERÁ QUE ESTÃO TIRANDO ALGUM PROVEITO DA SITUAÇÃO?

    NUM PAÍS ONDE O ALTO COMANDO DA POLICIA É QUEM COMANDA MILÍCIAS, ASSALTOS E ASSASSINATOS, ONDE JUIZ ANDA COM CARRO APREENDIDO, PRESIDENTE DA CPI INVESTIGA O PRÓPRIO CRIME QUE COMETERA O STF É ORIUNDA DO PARTIDO DO PODER QUE MAIS ROUBA(TEM MAIS NOME ENVOLVIDO EM MENSALÃO E PETROLÃO), MINISTRO DA JUSTIÇA RECEBE ÀS ESCONDIDAS ADVOGADOS DOS EUS AMIGOS INVESTIGADOS, POBRE PAÍS, POBRE POVO,PRINCIPALMENTE A PARTE DOS HONESTOS!…………

  20. Jose Ricardo Ferreira

    É vergonhosa esse pais vendo tudo de ruim acontecer e ninguém faz nada, um lixo essa democracia brasileira que atitude devese tomar diante de uma situação vergonhosa onde esta a moral e is bons costumes. E a coisa piorando cada vez mais, políticos generalizando ho raça PODRE. Não vai aparecer solução para essa canalhice não. Todos que tentar consertar são afastados. Que vergonha. Aqui dentro imagina fora do países

  21. mario

    vamos botar a lista de todos envolvido,por partido espero que a revista veja cita todos nomes e partido
    PP
    – Senador Ciro Nogueira (PI)
    – Senador Benedito de Lira (AL)
    – Senador Gladson Cameli (AC)
    – Deputado Aguinaldo Ribeiro (PB)
    – Deputado Simão Sessim (RJ)
    – Deputado Nelson Meurer (PR)
    – Deputado Eduardo da Fonte (PE)
    – Deputado Luiz Fernando Faria (MG)
    – Deputado Arthur Lira (AL)
    – Deputado Dilceu Sperafico (PR)
    – Deputado Jeronimo Goergen (RS)
    – Deputado Sandes Júnior (GO)
    – Deputado Afonso Hamm (RS)
    – Deputado Missionário José Olímpio (SP)
    – Deputado Lázaro Botelho (TO)
    – Deputado Luis Carlos Heinze (RS)
    – Deputado Renato Molling (RS)
    – Deputado Roberto Balestra (GO)
    – Deputado Roberto Britto (BA)
    – Deputado Waldir Maranhão (MA)
    – Deputado José Otávio Germano (RS)
    – Ex-deputado e ex-ministro Mario Negromonte (BA)
    – Ex-deputado João Pizzolatti (SC)
    – Ex-deputado Pedro Corrêa (PE)
    – Ex-deputado Roberto Teixeira (PE)
    – Ex-deputada Aline Corrêa (SP)
    – Ex-deputado Carlos Magno (RO)
    – Ex-deputado e vice governador João Leão (BA)
    – Ex-deputado Luiz Argôlo (BA) (filiado ao Solidariedade desde 2013)
    – Ex-deputado José Linhares (CE)
    – Ex-deputado Pedro Henry (MT)
    – Ex-deputado Vilson Covatti (RS)

    PMDB
    – Senador Renan Calheiros (AL), presidente do Senado
    – Senador Romero Jucá (RR)
    – Senador Edison Lobão (MA)
    – Senador Valdir Raupp (RO)
    – Deputado Eduardo Cunha (RJ), presidente da Câmara
    – Deputado Aníbal Gomes (CE)
    – Ex-governadora Roseana Sarney (MA)

    PT
    – Senadora Gleisi Hoffmann (PR)
    – Senador Humberto Costa (PE)
    – Senador Lindbergh Farias (RJ)
    – Deputado José Mentor (SP)
    – Deputado Vander Loubet (MS)
    – Ex-deputado Cândido Vaccarezza (SP)

    PSDB
    – Senador Antonio Anastasia (MG)

    PTB
    – Senador Fernando Collor (AL)

    Operadores do esquema
    – João Vaccari Neto, tesoureiro do PT
    – Fernando Soares, o Fernando “Baiano”

  22. marcio vagno

    Bom dia a todos sou tocantinense tenho 32 anos desde de meus 13 anos que trabalho e aprendi muita coisa na vida que daria pra fazer um livro hoje sou operador de moto niveladora esse tanto de dinheiro dava pra melhorar muitas coisas que tem que melhorar no brasil! justiça ok

  23. marcio

    Bom dia a todos sou tocantinense tenho 32 anos desde de meus 13 anos que trabalho e aprendi muita coisa na vida que daria pra fazer um livro hoje sou operador de moto niveladora antiga patrol esse tanto de dinheiro dava pra melhorar muitas coisas que tem que melhorar no brasil! justiça ok

  24. ivan mendes paiva

    Autoridades responsáveis, em apurar o escândalo Petrobras: Ouçam os envolvidos em um convento. “Onde teremos um clima de muita paz, esperança, conforto espiritual e sobretudo muita INGENUIDADE!” Lembrem-se são pessoas públicas, extremamente HUMILDES, dotadas de um sentido coletivo em favor da população!!!

  25. ivan mendes paiva

    Autoridades responsáveis, em apurar o escândalo Petrobras: Ouçam os envolvidos em um convento. “Onde teremos um clima de muita paz, esperança, conforto espiritual e sobretudo muita IGENUIDADE!” Lembrem-se são pessoas públicas, extremamente HUMILDES, dotadas de um sentido coletivo em favor da população!!!

  26. ivan mendes paiva

    Srs:-Chego a conclusão, que tds os citados nesse episódio,deveriam ser ouvidos em um convento, cercados de beatos, seminaristas, freis, sacristãos, onde impera o ” clima de paz, humildade,perseverança, igenuidade e principalmente o espírito coletivo,e sobretudo amor ao próximo”. Sugiro que os envolvidos ao serem ouvidos,o façam de fala “baixa e com as mãos cruzadas”, demonstrando assim seus gestos de “pureza e abnegação” Srs. políticos não façam CPI, poes os envolvidos além de já saberem antecipádamente os resultados serão altamante penalizados qto ao “jejuar” o que sem dúvida,atrapalharia a coletividade

  27. ivan mendes paiva

    Srs:-Chego a conclusão, que tds os citados nesse episódio,deveriam ser ouvidos em um convento, cercados de beatos, seminaristas, freis, sacristãos, onde impera o ” clima de paz, humildade,perseverança, igenuidade e principalmente o espírito coletivo,e sobretudo amor ao próximo”. Sugiro que os envolvidos ao serem ouvidos,o façam de fala “baixa e com as mãos cruzadas”, demosntrando assim seus gestos de “pureza e abnegação” Srs. políticos não façam CPI, poes os envolvidos além de já saberem antecipádamente o resultadp serão altamante penalizados qto ao “jejeuar” Amém!!!

  28. Julio Cesar Motta

    Até quando ?
    Teremos que chegar a ponto de dizer “Brasil, odeio- o ou deixe-o”?

  29. Rubens Roberto Siqueira Bastos

    Nossa!!!.Eu pensava que partido de bandidos era s? o P.C.C.Como sou ingenuo.

  30. Rubens Roberto Siqueira Bastos

    Nossa!!!.Eu pensava que partido de bandidos era s? o P.C.C.Como sou ingenuo.

  31. Pedro José de Farias

    Cambada de ladrão essa Dilma prostituta e a maior ladrona juntamente com o Lula esse vigarista, Renan e Color acabaram com o estado de Alagoas dos bandidos assasinos

  32. Dimas Silva

    Gostaria que isso não terminasse no esquecimento, na memória curta do povo.

  33. José Hélio da Silva

    Eu fico imaginando…porque deixaram o ex e a atual presidente fora da relação? Aonde o sr. Lula adquiriu tanta riqueza para seus familiares?
    Nós brasileiros entregamos a chave de nossas casas a essas administrações e eles roubaram o que tinhamos! E agora vai continuar?

    VAMOS AGIR POVO!!!

  34. Antonio da Silva

    É MAIS UM ENGODO. CADÊ O NOME DO CHEFE DA QUADRILHA QUE CHAMA O DELATOR DE “PAULINHO”, SEU AMIGO E INDICADO SOMENTE PARA FAZER OS DESVIOS DE MILHÕES?

    ESSA LISTA É COMO A COMPRA VOTOS DA REELEIÇÃO DO FHC, PUNIU UM DEPUTADO QUE SEQUER O POVO SE LEMBRA O NOME PARA SER O BODE EXPIATÓRIO.

    É MAIS PIZZA GIGANTESCA QUE A SOCIEDADE VAI TER PAGAR E ENGOLIR A SECO.

    A ÚNICA ESPERANÇA É O STF NÃO NÃO SEJA ALIADO DOS INDICADORES MINISTROS ATUAIS, COM EXCEÇÕES, EMBORA RARA, MAS EXISTEM!

    QUE DEUS NOS VENHA NOS VALER POR QUE NO CONGRESSO SE “GRITAR PEGA LADRÃO! NÃO FICA NENHUM MEU IRMÃOZINHO, SE GRITAR:PEGA LADRÃO!” TRECHO DA MÚSICA “REUNIÃO DE BACANAS” FESTIVAL MPB SHELL 1980.

  35. Gustavo Franco

    Ainda assim terei que ser nacionalista? Me dê um motivo para gostar deste país. Não tenho condições hoje para sair do “brasil”, caso contrário não olharia nem para trás. Como viver em um ” país” onde os representantes do povo são criminosos. Tenho mesmo que ser nacionalista?

  36. Irene

    Que vergonha!

  37. Roque geraldo pereira

    o povo Brasileiro vem sendo roubado desde de quando os portugueses bateram nesta terra mais tarde disseram Brasil colonizado [colonizado e o termo simpatico pra mascarar a verdadeiro sentido explorado] baeado nisto os politicos verdadeiramente assaltam os bolsos do povo fasen leis que nunca os colacarao na cadeia e ainda dizem que vivemos num pais democratico mesmo assim me obrigam votar o unico jeito e o povo se unir pra acabar de uma ves por todas esta patifaria e colocar todos envouvidos nesta quadrilha cadeia neles

  38. Robson

    sou obrigado a concorda com a frase do ex;
    Governador e agora deputado;
    Antoni garotinho,que disse em outras épocas quando desentendeu com sua vice;
    Benedita da Silva .
    O PT , é o partido da boquinha.

  39. adriano

    está na hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor…

    GREVE GERAL!!!!

  40. sergio

    BEM EU ACHO QUE TODOS DO PT SABIAM DO ESQUEMA .ELES NAO QUERIA MECHER COM ESSE ANGU POIS LOGO QUANDO LULA FOI ELEITO AI ELES APROVEITARAM.MAS COMO SE SABE O PT E .SANTO NUNCA FAS COISA ERRADA.SO QUE QUANDO LULA ERA PRESIDENTE SABIA E FICARAM CALADOS .NAO PODERIA A MIDIA SABER .AGORA VEIO ATONA MAS TODOS TEM UQE PAGAR PELOS SEUS ERRO TEM QUE TOMAR TUDO QUE ELES TEM DEIXAR ELES NO SERO.INCLUSIVE A DIUMA ELA TAMBEM SABIA .AFINAU ESTOU MUITO DESCONTENTE COM ELA MEXER NO SEGURO DESENPREGO EO CAOUS DECADAS PASADAS PARA ISSO AGORA QUER TIRAR QUE VERGONHA PARA O PT E PARA NOS QUE ACREDITAMOS NELES;

  41. Jose Evandro

    Tenho viajado muito para fora do país.Mas nunca vi um país como o nosso.¨GENEROSO E SUBMISSO “. Até o presente momento os corruptos que já foram para a cadeia aos poucos estão sendo libertados. O que é isto? Ato presidencial de indulto do Natal; data em que a maioria da nação estão confraternizando o natal com familiares e do outro lado ato presidencial para soltar alguns gatos de 1ª viajem e pessoas seriamente vinculados a atos de corrupção.

  42. ZEEVANDRO

    Com tantos escândalos o que farei agora?Chorar, Rir , continuar com minha honestidade como sempre foi,fechar os olhos, ou mudar-se para um país mais promissor aonde as pessoas cumpra suas obrigações constitucionais e sejam respeitados pelo poder público?
    O que fazer?

  43. vagner Pereira de Magalhães

    Uma vergonha para todos brasileiros. Um cara que veio da pobreza igual o Lula ter coragem de fazer uma robalheira dessa.

  44. frank gomes

    Os salário deles aumenta e nosso ,quanto nos estamos trabalhando suado eles estão roubado ainda é exigentes.
    A onde foi parar o brasil! o brasil não existe lei,se existici o brasil não estava assim dessa maneira,a lei so tem pra aqueles que são pobre na cadeia so tem pobre ver se tem rico na cadeia .rico também mata e rouba, colocar eles juntos com os presos eles não são melhor que nós tem que responder pelos atos deles.

  45. joão

    Um verdadeiro vexame para um pais tão grande e rico como o BRASIL,
    Na verdade os verdadeiros corruptos é a nação que cumpre com suas obrigações ( pagando impostos caros para que nossos polítcos e governantes roubem sem o menor pudor e escrupulo.).
    é vergonhoso mais é verdade, educação precária ,saúde péssima,
    segurança inoperante, trabalho inexistente,as classes cada vez mais empobrecida, e os escandalos de corrupção cada vez mais frequentes nas manchetes de jornal, e a população sofrendo.
    ESSES SÃO OS VERDADEIROS GANGSTER DO BRASIL.(POLÍTICOS E GOVERNANTES)

  46. joão

    Um verdadeiro vexame para um pais tão grande e rico como o BRASIL,
    Na verdade os verdadeiros corruptos é a nação que cumpre com suas obrigações ( pagando impostos caros para que nossos polítcos e governantes roubem sem o menor pudor e escrupulo.).
    é vergonhoso mais é verdade, educação precária ,saúde péssima,
    segurança inoperante, trabalho inexistente,as classes cada vez mais empobrecida, e os escandalos de corrupção cada vez mais frequentes nas manchetes de jornal, e a população sofrendo.
    ESSES SÃO OS VERDADEIROS GANGSTER DO BRASIL.(POLÍTICOS E GOVERNATES)

  47. herbert Arcoverde

    isso tudo é a cara do Vladimir Lenin

  48. ana paula santos pereira

    TANTOS BRASILEIROS TRABALHANDO E ESSES VAGABUNDOS SÓ NOS ROUBANDO, MAS PAPAI DO CÉU ESTA VENDO.

  49. marcos b rodrigues

    ELES TEM FOME DE DINHERO PAPEL.O POVO DE VIDA DIGNA .COISA QUE ELES ROUBAO SEM PIEDADE.CANBADA DE SAFADOS.DEUS TEMHA PIEDADE.QUERO VER NO ACERTO DE CONTAS COM O PAI DO CEU,SE ESSE
    DNHEIRO VAI VALER ALGUMA COISA.

  50. Anouch Sayon

    Vamos as Ruas pedir Justica e Respeito ao Povo Brasileiro…Derrubando eese governo!!!
    Mostrar aos que virao,isto e,que quiserem governar ou ser representante polico,fara acima de tudo,Para o POVO e pelo POVO do BRASIL!
    A parti dai,cada um,sera punido SEM nenhum Benficio e Regalias!!!!!!
    So assumir um Cargo Politico que tiver FICHA LIMPA!!!!