Blogs e Colunistas

24/02/2012

às 16:24

Paulo Henrique é o jornalista mais corajoso do Brasil para atacar a reputação da oposição. De qualquer oposição, como sabe Lula. Um pouco de história

Os petralhas — na Argentina, essa espécie se chama “Los K” — tentam invadir o post em que trato das ofensas raciais dirigidas por Paulo Henrique Amorim contra o jornalista Heraldo Pereira, o que o levou a ter de se retratar, desdizendo o dito. E a turma vem com a delicadeza de sempre, com aquela valentia do anonimato, com seus falsos e-mails, a ignorância tão característica, aquele analfabetismo moral agressivo… Não há surpresa nisso.

Este post, na verdade, é dirigido a alguns bobalhões desavisados que pretendem me enredar no seu tatibitate de suposta isenção. Uma parcela da corrente decidiu escolher o caminho do nem-nem. Sintetizo a sua linha de intervenção:
“Gosto muito de você e do Paulo Henrique Amorim, acho que os dois têm uma parcela de razão…”

Como diria Tereza Cristina, a doida do Aguinaldo Silva, “Pode parar, bebê!” Se gosta muito de mim e daquele outro, das duas, uma — ou as duas: ou não entende o que eu escrevo, ou não entende o que ele escreve, ou não entende o que ambos escrevemos. Impossível! Como diria Padre Quevedo no Fantástico, no tempo de eu ser menino, “Isso non ecziste”. É um delírio da mente — e demente.

Essa é só uma tentativa de emplacar delinqüências intelectuais na área de comentários do meu blog, o que não vai acontecer. Há uma suposição estupidamente falsa nessa iniciativa: a de que sejamos pólos opostos de uma contenda. Ele seria o Reinaldo Azevedo do lado de lá, e eu, o Paulo Henrique do lado de cá! Não poderia haver nada de mais errado. EU PROVO!

Poucos se lembram de que Paulo Henrique Amorim já foi delirantemente antilulista. Depois se tornou delirantemente lulista. Por que se entregou de corpo e alma (qual será a cor da sua?) tanto a uma coisa como a seu contrário? Eis um homem que sabe ser feroz, implacável mesmo, com quem está na oposição. A coragem de Paulo Henrique Amorim para dizer “verdades” na cara de QUEM ESTÁ FORA DO PODER é assombrosa!

Não! Não somos iguais, só que em pólos opostos. Eu fui crítico do governo FHC — os veículos que eu dirigia, então, o provam — e continuei crítico dos governos Lula e Dilma. Há mais: opino, sim, mas sobre fatos. A mentira não pode ser confundida com opinião. E Paulo Henrique? Em 2006, o jornalista Alberto Dines — com quem não tenho intimidade e de quem já discordei com dureza — escreveu um artigo sobre este monumento à coerência. Dines se refere ao comportamento de Paulo Henrique Amorim na véspera da eleição de 1998, quando Lula era a sua vítima. Leiam um trecho:

Paco, o linchador – Em seu site Conversa Afiada, Paulo Henrique Amorim publicou na noite de sexta-feira (3/11) a seguinte manchete: “Internautas criticam artigo de Alberto Dines”. Clica-se e aparece a foto deste observador e um pequeno texto: “A favor da mídia. Internautas criticam artigo em que Alberto Dines, do Observatório da Imprensa, se manifesta a favor da mídia”. Os curiosos então clicam para saber o que Paulo Henrique Amorim, porventura, tem a dizer sobre o assunto e descobrem que Paulo Henrique Amorim, como sempre, nada tem a dizer: escafedeu-se. Mas como precisa fazer jus ao cachê de linchador, remete para os comentários dos internautas furiosos com este observador. Convém registrar que o afiadíssimo site é completamente cego em matéria de interatividade e democracia: não recebe comentários dos leitores. Paulo Henrique Amorim – Paco, para os íntimos – é o protótipo do linchador. Paradigma do empastelador. Agente provocador de quebra-quebras. Tem longa experiência nesta matéria. Paco agora anda camuflado de militante petista. O disfarce vai durar pouco. Em setembro de 1998, véspera da segunda disputa Lula-FHC, ele comandou na TV Bandeirantes uma viciosa cruzada contra Lula com os mais torpes argumentos. Pretendia denunciar a operação financeira que permitira ao então líder sindical a compra de um apartamento em São Bernardo do Campo. Não foi um ataque político, foi um golpe baixo. Não foi um surto pontual, foi uma cruzada contínua, demorada, persistente. Em todas as edições do principal telejornal da Band, durante longos minutos, com todos os recursos de edição, depoimentos, documentos e aquela vozinha histérica, nasalada, tentando levantar os ânimos para derrotar Lula logo no primeiro turno. Paco, o linchador, era o âncora do telejornal e conseguiu ser ouvido por alguns veículos. (…).”

Voltei
Lula processou Paulo Henrique Amorim e a Band, que pediu desculpas públicas ao petista. Entenderam por que, entre muitas razões — e a capacidade de empregar orações subordinadas está entre elas —, não somos faces opostas da mesma moeda ou, sei lá, pólos opostos de uma contenda? Isso até pode ter algo de verdadeiro num único aspecto: como é a oposição que define um regime democrático, não o governo (que existe, e como!, em todas as ditaduras), eu confesso ter uma ligeira simpatia, em princípio, por oposicionistas. Gosto da idéia de que lhes cabe vigiar o poder. Paulo Henrique, como resta comprovado, gosta mesmo é de governo.

Quando o PT era oposição, Lula era a sua anta. Quando o PT ganhou a eleição, Lula passou a ser o seu Schopenhauer.  E sempre com a mesma convicção. Nunca antes na história destepaiz houve um jornalista tão corajoso com aqueles que estão fora do poder!

Se eu achar algum texto de Paulo Henrique Amorim atacando as privatizações enquanto FHC era presidente, publico aqui, junto com a foto de uma cabeça de bacalhau e do enterro de um anão.

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

127 Comentários

  • joao victor

    -

    15/4/2013 às 8:33 pm

    eu gostei e muito bom

  • josé

    -

    26/2/2012 às 6:59 pm

    Breve breve estarei comemorando a viagem para as profundezas de três infelizes (dois com câncer (o lula e o infeliz do hugo chaves) e do paulo h. amorim com o coração falido).

  • José Gustavo

    -

    26/2/2012 às 3:54 pm

    Toda vez que eu acidentalmente escuto ou vejo esse Paulo H. Amorim, me dá vontade de vomitar… Que tipinho, hein?
    Nunca gostei de puxa sacos, e saber que algumas pessoas fazem profissão disso. Só espero que o Edir Macedo mande ele falar algo menos rancoroso daqui pra frente.

  • josé

    -

    26/2/2012 às 12:32 pm

    Meu grande e admirável jornalista HERALDO PEREIRA, você é e sempre será,na minha concepção um dos maiores profissionais do jornalismo do Brasil; porque não dizer do mundo. E quanto a você paulo h. amorim, tú és uma bosta.

  • Hagner

    -

    25/2/2012 às 8:54 pm

    O blogueiro do Edir Macedo é um sujeito muito mal agradecido: Fez a vida na Globo, mas hoje cospe no prato que comeu. No blog sujo dele há desenhos infantis depreciando aqueles que não se curvam à quadrilha. É como uma lavagem cerebral para pessoas de baixo nível de instrução.

  • P.Araujo

    -

    25/2/2012 às 6:00 pm

    Reinaldo, a alma de PHA não se sabe a cor pq ele vendeu para os petralhas, e esses usaram como pano de chão..

  • nilza

    -

    25/2/2012 às 4:42 pm

    rei por favor nao chame aquela enmodise de blog

  • anônima

    -

    25/2/2012 às 4:39 pm

    Lembro-me bem de Paulo Henrique Amorim, quando era apresentador do Jornal da Band, criticando severamente a forma como Lula teria adquirido o seu apartamento em São Bernardo. Isso tudo ocorreu antes de sua chegada à presidência.
    Na época considerei o jornalista muito corajoso, mas como mudou…para pior, infelizmente.
    Preferiu ser sempre amigo do rei…é mai$ tranquilo.

  • anônima

    -

    25/2/2012 às 4:01 pm

    Lembro-me bem de Paulo H. Amorim, quando apresentava o telejornal na Band,fazendo severas críticas pela “forma” com que Lula adquiriu o seu apartamento em S.Bernardo, tudo isso antes de sua posse na presidência.
    Na ocasião até o admirei por sua coragem , mas Amorim mudou demais…e para pior, infelizmente.
    Prefere ser sempre amigo do rei…é mai$ tranquilo.

  • Alcides

    -

    25/2/2012 às 2:29 pm

    Esse Paulinho deve pensar com os seus botões: se Lula já chamou o Sarney de ladrão e hoje vive em lua de mel com o bigode, por que não posso fazer o mesmo com o cara? A moral petralha é pegajosa, igual a do Edir Macedo…

  • José Carlos T.

    -

    25/2/2012 às 1:32 pm

    Alguem viu o comentario de Cristiana Lobo ontem, ela disse que é a Dilma quem demite os ministros, aváá. Quem demitiu os ministros foi a imprensa correta, denunciando as fraudes, corrupções, etc. A outra âncora que eu achava mais inteligente, também só faltou babar, e ainda justificava usando a história da Presidenta. Cadê o Merval Pereira!!!! Ou então chamem logo o Franklin Martins, que assim fica escancarado

  • Lourival Nascimento

    -

    25/2/2012 às 1:06 pm

    Os que falam do PIG pertencem ao PIA (Partido da Imprensa Agachada) Quem fala bobagens deve ser responsabilizado por elas. Aí o cara faz bobagem, é processado pelo outro, e depois estão juntos, felizes para sempre. Acabo achando que os dois têm razão.

  • Fernando Esper

    -

    25/2/2012 às 1:02 pm

    Resumindo: O Paulo Henrique Amorim é um PMDB.. rs.

  • MINEIRIN INVOCADIN

    -

    25/2/2012 às 12:05 pm

    Reinaldo,esse mequetrefe metido a besta,esse janota oPorTunista,ícone da sabujice,esse camaleão politiqueiro sofre de uma incurável e crônica debilidade moral,causada pelo vírus da inveja e da idolatria a poderosos de plantão! Assemelha-se a cães ladrando diante de um pneu rolando,mas que se calam e enfiam caudas entre as patas traseiras,ficando com ares abestalhados,desnorteados,tão logo ele se imobiliza!Essa varejeira coprófaga erige altares com a mesma voracidade com que ergue cadafalsos,oscilando de bajulador a apedrejador! Tanta dubiedade,tanta ausência de seriedade,tanta mediocridade! Só não tem mais por causa da pequenez física e “profissional”!

  • josé

    -

    25/2/2012 às 10:38 am

    O que me deixa muito feliz, é saber que a figura sinistra do paulo henrique amorim, tem várias pontes de safena no (falido coraçõa0. E então qualquer dia deste ele estará fazendo companhia ao satanás.

  • Jorge Silva

    -

    25/2/2012 às 10:36 am

    PHA é um autêntico “Camaleão Político”. Não importa quem está no poder. Se o Brasil caísse numa eventual ditadura (não interessa se fossem militar ou bolivariana) ele provavelmente estaria lá puxando saco do governo.

  • André Luis

    -

    25/2/2012 às 10:07 am

    Reinaldo, agora você desmascarou eles de maneira inquestionável.
    Não admira que eles estejam enlouquecidos de raiva.
    Pegos em sua incoerênca e boçalidade.
    Este artigo e a decisão judicial vão entrar para a história da vergonha petralha.
    Muito obrigado, Reinaldo.

  • Gustavo

    -

    25/2/2012 às 8:07 am

    Estimado Reinaldo:
    Cuidado! Uma armadilha no parágrafo final do seu texto poderá por tudo à perder…Fotos de enterro de anão serão facilmente observadas quando o Paulo Henrique morrer! Aliás de um anão duplo; em estatura e moral…

  • tito

    -

    25/2/2012 às 7:57 am

    este paulo henrique amorim nunca vai deixar de ser um eterno capacho dos petralhas
    tito

  • bruno

    -

    25/2/2012 às 7:23 am

    Um cara como este,merece o nosso desprezo…acho que é o melhor a fazer com tipos como estes….

  • maria

    -

    25/2/2012 às 5:54 am

    Corrigindo o meu comentário as 4:25
    Gostar de você e do PHA como se fossem iguais não dá,ou um ou outro,esse antagonismo só não vê quem é analfabeto funcional.

  • Hagner

    -

    25/2/2012 às 5:04 am

    O blogueiro do Edir Macedo além de sofrer processo por racismo, ser “corajoso” apenas para falar mal de quem não tem o poder na mão, ainda deve ser o cara mais mal agradecido que se tem notícia. Ele fez a vida na Globo e hoje só porque não pode mais trabalhar lá, cospe no prato que comeu. Isso é defeito de caráter!

  • Angelo

    -

    25/2/2012 às 5:01 am

    Os “JEGs” – Jornalistas da Esgotosfera Governista – são bem assim mesmo, racistas! Lula botou fogo no racismo ao colocar a culpa dos problemas do Brasil nos brancos. A história tratará de colocar Lula no mesmo saco dos tiranos.

  • Ronaldo

    -

    25/2/2012 às 4:37 am

    Eu só quero ver aonde o pha (em minúsculo para representar bem a pessoa) vai trabalhar quando o pt sair do poder e ele for demitido da Record.Alias, ser demitido parece ser o esporte predileto dele.Já foi demitido da Globo, da Veja, do IG, da Band e sabe-se lá de mais onde.
    Reinaldo, sabe aquele artigo onde você diz que o pha coloca no currículo que já trabalhou na Globo e na Veja (mesmo essas sendo da imprensa “golpista”)?
    Pois bem, acho que ele andou lendo esse artigo, porque, curiosamente, a página não está abrindo.
    Vale lembrar que ele já processou o Diogo Mainardi e NUNCA venceu nenhum dos processos.

  • maria

    -

    25/2/2012 às 4:25 am

    Gostar de você e do P H Amorim só sendo analfabeto mesmo! Mas esperar o que de quem só repete mantras que o partido ensina porque tem preguiça mental?
    Tem um vídeo no Implicante onde ele fala dos processos e diz que não perdeu! E as hienas amestradas acreditam.

  • Leonardo

    -

    25/2/2012 às 3:42 am

    Se vc, Reinaldo é chamado de PIG (PARTIDO DA IMPRENSA GOLPISTA), o Paulo Henrique pode ser chamado de D.O.G (DIARIO OFICIAL DO GOVERNO). SIMPLES!!!

  • REINON

    -

    25/2/2012 às 2:35 am

    Bom dia Reinaldo!! esse cara é tosco, não perca seu tempo. já que todos estão sabendo que ele sabe a cor da alma de todos.
    Cara mais tosco esse pha.

  • David

    -

    25/2/2012 às 1:26 am

    Esse sujeito também chamou o Prof. Olavo de FDP, literalmente. É um sacana, frouxo, e coisas piores… Mandou bem em confrontá-lo sem delongas. Humilhou-o em público. Aliás,ele ainda criou encrenca com o Diogo. O cara levou 140 processos nas costas! Aí, é fácil. Até o Olavão reverenciou o Diogo, que foi um cabra macho…

  • Symon di Carlo

    -

    25/2/2012 às 12:54 am

    Este conversa desfiada é, no fundo, apenas mais um banana no reino das banânias.
    Só ele ainda não percebeu que o cacho a qual pertence já está podre. Putrefato. E, um dia, cairá. Mortal, mas acertadamente ferido pela dura realidade: FATOS.

    Terá então que parar de aplicar o “Golpe do Paco” no erário.

    Assim será!

  • Mocyr Torres Ferreira

    -

    25/2/2012 às 12:07 am

    Amigo Reinaldo,

    Como agora a pouco tivd meu comentátio cortado. Sabe-se lá Deus através de que mecanismo.
    Informormo-lhe, e peço-lhe auxílio, que há um patrulhamento na WEB (INTERNET).
    Agora a poco não consegui repassar para meus contatos o seus artigo ‘ PAULO HENRIQUE AMORIM … de 24/02/12, 16h24min, através do YAHOO e do GMAIL.
    Interpuseram argumentações falaciosas.
    ISSO É UM ATENTADO A LIBERDADE DE EXRESSÃO.
    Por favor, me ajude.

    Engenheiro Moacyr Ferreira

  • Paulo

    -

    24/2/2012 às 11:47 pm

    Já escrevi antes e volto a repetir, esse Paulo H. Amorim não deixa de atacar a Globo, o PSDB e tudo o mais que ele pensa que está errado. Deveria se ligar no quanto é chato e falso, a sua fala carregada é de dar nojo.
    Milhões de vezes o Heraldo Pereira… E que a Globo faça com ele o mesmo que está fazendo com o Tom Cavalcante, não aceite de volta. Ele cidadão merece ficar onde está, no meio dos hipócritas da “igreja de Deus”…

  • luc

    -

    24/2/2012 às 10:23 pm

    Lembremos: Amorim era homem de confiança da Globo, na eleição de 89, para ‘botar na parede’ os candidatos de esquerda, Lula y inclus, durante debates e sabatinas. Depois, ‘progrediu’ na vida e virou progressista.

  • Leandro

    -

    24/2/2012 às 9:56 pm

    Reinaldo jogou inseticida na cara patética do lambe-botas-mor dos petralhas (24/02/2012 às 16:57)…. kkkkkk, bye bye eduguim, vai telefonar pro zé dirceu… kkkkkkk

  • Jose Ailton

    -

    24/2/2012 às 9:40 pm

    Existe jornalista e jornal lista, lista de tudo que precisa para cobrar da situação, contratos de mídia, empréstimos do BNDS e tantas outras coisas que é impossível atacar o poder.Mas você continue o bom jornalista que é, se não quem gosta de noticia está ferrado.

  • Paulo

    -

    24/2/2012 às 9:34 pm

    Prezado Reinaldo, boa noite.
    No comentário de “Alex Falcão” há um link de um blog (que até então não conhecia), que publica um texto seu datado de 27.3.2009. (…)

    REINALDO AVISA
    Já eliminei o idiota e restabeleci a verdade.

  • Democritus Jr

    -

    24/2/2012 às 9:16 pm

    Petralha às 19:57 tentando distorcer os fatos.

    REINALDO AVISA
    Já era.

  • Aprígio Vieira

    -

    24/2/2012 às 9:11 pm

    Pode publicar a do enterro do anão hehehehe: http://www.semprebahia.com/adeus-ao-anaozinho-do-bahia-e-marcado-por-lembrancas-e-saudade/

  • elizio

    -

    24/2/2012 às 9:06 pm

    Caro Reinaldo:
    em março de 2009, Lulla disse:

    BRASÍLIA – Ao lado do primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou, nesta quinta-feira, os países ricos pela crise. Ele defendeu a reforma de organismos multilaterais e disse que os problemas financeiros mundiais foram causados por “gente branca de olhos azuis”. Um jornalista do grupo britânico de mídia BBC perguntou ao presidente se as declarações não continham um viés ideológico. Mas Lula manteve sua posição, argumentando que não conhecia “nenhum banqueiro negro”.

    - A crise foi causada por comportamentos irracionais de gente branca de olhos azuis, que antes pareciam saber de tudo, e, agora, demonstram não saber de nada – disse Lula.

    Resposta ao Alex Falcão 19:57 -

  • LIMA

    -

    24/2/2012 às 8:57 pm

    REINALDO.
    O TAL DE PACO VILA JAMAIS CONSEGUIRA SER O MAGNIFICO R.AZEVEDO. ESSE NÃO SE VENDE, PARA NINGUEM E É DEMOCRATA DE ESCOL. O RESTO É UNIVERSAL EM TODOS OS SENTIDOS.

  • Ryan Riddell

    -

    24/2/2012 às 8:52 pm

    PHA não é um jornalista,e sim um porta-voz.

  • Sabah

    -

    24/2/2012 às 8:49 pm

    Estarrecedor!
    Esse PH é de Phoda? Só acho que ele não merece o destaque que tem, apenas merece a condenação das leis.
    Heraldo Pereira, sim. Esse é o cara, assim como tantos outros, homens e mulheres, pretos e pretas, simplesmente pessoas, comuns ou não, profissionais, artistas e tal.
    O Brasil conhece Heraldo Pereira e o considera modelar pelo que vê e ouve o que ele diz.

  • cuidado com a patrulha

    -

    24/2/2012 às 8:46 pm

    Acabei de ver o enterro de um anão! háháhá

  • Aaron Spelzer

    -

    24/2/2012 às 8:28 pm

    Sendo patrocinado pelas estatais, chega-se a dolorosa conclusão: ele escreve todas aquelas besteiras e somos nós que pagamos o Paco.

  • BH

    -

    24/2/2012 às 8:25 pm

    Esparar o que de quem se liga, se junta a lula e edir?, aquele que se diz bispo.

  • Hugo Brasil

    -

    24/2/2012 às 8:20 pm


    Paulo Henrique Amorim é extremamente coerente em sua trajetória profissional e pessoal.
    .
    Essa é a sua tragédia.
    .
    Essa é a sua vergonha.

  • andré vieira

    -

    24/2/2012 às 8:17 pm

    É o famoso PH Negativo!

  • Jacob Samuelson

    -

    24/2/2012 às 8:16 pm

    PACO:
    Programa de Aceleração de Calúnias Odiosas.

  • VR-760

    -

    24/2/2012 às 8:03 pm

    Esqueceste de publicar a foto de filho de prostituta com nome de Júnior. Cabeça de bacalhau e enterro de anão vez por outra aparecem.

  • Beto Lima - Bariri

    -

    24/2/2012 às 8:00 pm

    Poxa Tio Rei, perdi a única oportunidade de conhecer uma cabeça de bacalhau e ver um enterro de anâo, em foto. Lamentável esse Paco eim.

  • Cil

    -

    24/2/2012 às 7:51 pm

    Oras. Eu também mudei de lado! Votei no “inhorante” e, 2003. Quando ele mostrou suas garras, eu também mostrei as minhas. Meu voto! Não verás mais Traidor!
    -
    Me transformei numa espécie de guerrilheira contra a safadeza dessa petralhada. O que me admira é que alguém faça o caminho contrário e passe a apoiar os golpes, falcatruas, a corrupção, o inchamento pelego da máquina pública, a atenção aos lobbies, o desprezo pela constituição, pela ordem e o progresso. Não fosse esse artigo elucidativo, heheheeheheh, PHA de fato seria caso para Padre Quevedo.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados