Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

Ou Joaquim Barbosa volta ao trabalho ou tem de se despedir do STF. É simples!

Por: Reinaldo Azevedo

Leiam o que informa Mariângela Gallucci no Estadão. Volto em seguida:
Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e advogados cobraram ontem explicações do ministro do STF Joaquim Barbosa, de licença médica desde abril por causa de um problema crônico na coluna, mas foi visto em uma festa e num bar em Brasília no final de semana. De acordo com eles, Barbosa tem de resolver a sua situação: se fica no tribunal, trabalhando, ou se pede afastamento definitivo da Corte.

“Que se defina a situação”, disse o ministro do STF Marco Aurélio Mello. “Seria o mínimo de consideração com a sociedade, com o erário, com os seus pares, com o Supremo, que o ministro Barbosa viesse a público dar uma explicação”, disse o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante Júnior. “Não há coerência entre a postura de não trabalhar por um problema de saúde, que é natural, qualquer pessoa pode ter, e de ter uma vida social onde isso não é demonstrado.”

O presidente da OAB manifestou na semana passada uma preocupação dos advogados com a paralisação dos processos no gabinete de Barbosa. Integrantes do STF também estão aflitos e sobrecarregados. “O Supremo tem 11 ministros, mas hoje está com 9 apenas “, observou Ophir. Barbosa está de licença e Eros Grau se aposentou na semana passada. “O STF tem de dar vazão a todos os processos que lá tramitam. Há processos parados há mais de cinco anos com o relator. É preciso fazer frente a esse déficit de julgamentos”, disse o presidente da OAB.

Aposentadoria. Assim como Marco Aurélio Mello, outros colegas de Barbosa no STF consideram que ele tem de resolver logo sua situação para que o tribunal encaminhe os mais de 13 mil processos em seu gabinete.

Um dos ministros defendeu que o STF se reúna, comandado pelo presidente Cezar Peluso, para tomar uma decisão institucional sobre o problema. “Não podemos ficar com alguém doente por tanto tempo. Não podemos chamar substituto”, afirmou.

Segundo um integrante do STF, se não for possível o retorno definitivo de Barbosa ao trabalho, o tribunal poderia acionar dispositivos da Lei Orgânica da Magistratura, que estabelece regras para aposentadoria por afastamento prolongado para tratamento de saúde. O problema tem de ser comprovado em perícia de médicos independentes.

Comento
Na tarde de sábado, a reportagem do Estadão encontrou Joaquim Barbosa confraternizando com amigos no bar Mercado Municipal. À noite, ele esteve numa festa de aniversário. Todos folgamos em saber que a coluna de Barbosa, que não o deixa trabalhar desde abril, não o impede de ter uma vida social movimentada.

Com todo o respeito à excelência, é o caso de exclamar: “Não dá!” A mais recente licença do ministro se estende até 30 de setembro. Nomeado em 2003, considerando-se todos os dias em que não trabalhou — e não estou contando o recesso normal —  serão 225  desde 2003. E, parece, não há garantia de que ele volte, não. À Folha, ele declarou: “Volto quando estiver 100% curado. Não quero mais sacrificar minha saúde, como fiz nos últimos três anos”. Sacrifício? Em 2008, foram 66 dias de licença; em 2009, 30; em 2010, se voltar mesmo no dia 30 de setembro, 127.

Se alguém está sendo sacrificado aí, ministro, é o STF — e, por conseqüência, seus colegas e, principalmente, aqueles a quem o tribunal atende: a população brasileira. Barbosa tem todo o direito de se curar “100%”. Se não pode, então, cumprir a rotina a que seu cargo o obriga, considerando que ser ministro não é um imposição, ele que se aposente. Não lhe faltará trabalho, dada a sua formação, na iniciativa privada se quiser. Ou como advogado autônomo. A rotina talvez seja menos dura. E saem ganhando o erário, o tribunal, seus colegas e os brasileiros.

Barbosa certamente não é culpado por sua doença. Mas nós também não somos. Quanto a bares e festas, bem…, a gente é tentado a achar que ele poderia estar lendo um processozinho ou outro, ainda que de pé…

Indagado pelo Estadão, Barbosa afirmou que reportagem anterior do jornal sobre o caso era uma “leviandade” e que ela estava sendo usada por pessoas que o querem fora do tribunal, afirmando que vai ficar. O ministro tem um temperamento forte e gosta de palavras duras.

Mas quem mesmo o quer fora do tribunal? Ao contrário, ministro! A gente quer o senhor dentro. Fora está hoje, no barzinho ou na festa. A gente quer o senhor lá, sentado ou de pé, tanto faz, mas dando conta dos milhares de processos que estão sob seus cuidados. O senhor é pago para isso. E ministro do STF não tem “vice”, né?

E arremato: ministro, não há trabalhador brasileiro que “só volte ao trabalho” quando está com a “saúde a 100%”. Isso é privilégio de nababos. E tem mais: depois dos 40,  se a gente não sente uma dorzinha, é porque já morreu.

Mire-se no exemplo do conjunto dos trabalhadores brasileiros. Será melhor para todo mundo.

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

136 comentários
  1. CARMEN EÇA

    Por acaso alguém foi verificar se os médicos que o tratam permitiram u momento de entretenimento? ele tem ficar ” entrevado” em cama, cadeira de rodas ou algo parecido para que todos fiquem felizes?

  2. Frederico cesar Mota Varao

    OPovo e troxa tinha que marchar ate o STF …! A justica brasileira e a cara deles, presidios lotados de pobres, nao prendem um rico, de ser brasileiro nunca tive vergonha mas desse poder judiciario nossa, que vergonha!!! Nao cumprem seus papeis nao investigam politicos e se escondem atras do Executivo, lamentavel, que o povo nao faca nada!!!

  3. ANTONIO CARLOS

    SRS. MINISTRO EU CONCORDO PARA QUE O STJ SEJA REPEITADO MANDE TODOS OS ACUSADO PARA A CADEIA ELES NÃO SÃO POLITICO E SIM POLITIQUEIRO E “Descompromissado” COM O POVO BRASILEIRO

  4. Eric Campos Bastos Guedes

    O ministro Joaquim Barbosa parece ter sido vítima de uma doença ainda desconhecida da medicina: uma “doença por contaminação criminosa de viés conspiratório”. Tenho dedicado algum tempo ao estudo dessa nova categoria de doenças e meus estudos indicam que muitas delas requerem o seguinte tratamento:
    (1) Quatro comprimidos de Cestox/Praziquantel de 12 em 12 horas durante 3 dias – uma semana sem Cestox e novamente quatro comprimidos de Cestox/Praziquantel de 12 em 12 horas durante 3 dias;
    (2) Um comprimido de Cloridrato de Ciprofloxacino (500mg) de 12 em 12 horas durante 10 (dez) dias;
    (3) Duas injeções de Benzetacil 1.200.000U por semana durante 4 (quatro) semanas (a escolha da pessoa a ministrar a injeção é crucial, pois alguém mal intencionado poderá aplicar o Benzetacil de modo a fazer com que seu efeito seja muito reduzido).

    Os tratamentos (1), (2) e (3) devem ser iniciados ao mesmo tempo, se possível.

    [ eric campos bastos guedes ] [05-09-2011] [20:55]

  5. KATIA D'ANGELO

    Sou prova viva e publica do que sofre o povo Brasileiro,alem de ter perdido a casa de minha familia depois de 50 anos no mesmo lugar ,Pelo Choque de Ordem NO RIO DE JANEIRO,fazem 5 anos tento receber uma indenização .já em EXECUÇAO,Parada na mesa do Ministro ,no aguardo que a jUSTIÇA SE PRONUNCIE.
    O PRAZO LEGAL É DE 15 DIAS.
    Ministro Joaquim Barbosa, é essa a Justiça para a qual Brilhantemente o senhor se preparou???? QUANDO SAIU DA CASA DE SEU PAI PEDREIRO E DE SUA MÃE ,DONA DE CASA.???
    Me de meu direito,Exelencia!Não quero jeitinho,privilegio ou favorecimento,apenas QUERO MEU DIREITO.LIBERE MEU PROCESSO PARA A EXECUÇÃO.

  6. josias mun iz pereira

    EXISTE NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, O PROCESSO RE-5863453, TENDO COMO RECORRENTE A FUNDAÇÃO PETROBRAS DE SEGURIDADE SOCIAL, EM QUE CONTESTA A CAPACIDADE MATERIAL DAQ JUSTIÇA DO TRABALHO PARA JULGAR A LIDE ENTRE A PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DAS ESTATAIS DA UNIÃO E SEUS ASSOCIADOS EM DECORRÊNCIA DO CONTRATO DE TRABALHO. ESSE PROCESSO ESTAVA SENDO JULGADO EM 03/03/2010 E QUANDO HOUVE O EMPATE DE DOIS A DOIS, O MINSITRO BARBOSA PEDIU VISTAS DO PROCESSO E ATÉ HOJE NÃO DEVOLVEU PARA CONTINUAÇÃO DO JULTAMENTO. ESSE FATO ESTÁ FAZENDO COM QUE TODOS OS PROCESSOS DA ESPÉCIE ESTEJAM SENDO SOBRESTADOS NO TST EMFASE DE RECURSO EXTRAORDINÁRIO E OUTROS QUE JÁ ESTAVAM NO STF ESTÃO SENDO SOBRESTADOS ATÉ O RESULTADO FINAL DO JULGAMENTO SUSPENSO. COM O COMPORTAMENTO DO MINISTRO, CENTENAS DE CIDADÃOS IDOSOS ESTÃO SENDO PENALIZADOS COM DESCONTOS INDEDVIDOS EM SUAS FOLHAS DE PAGAMENTO, ALGUNS JÁ MORRERAM SEM RECEBER O PRODUTO DOS SEUS PLEITOS, FAMÍLIAS INTEIRAS PASSANDO PRIVAÇÕES, E ISSO NÃO SENSIBILIZA AO MINISTRO LICENCIADO E NEM AO CORPO MINISTERIAL DO STF, PARA QUE ARRANQUE O PROCESSO DO GABINETE BARBOSEANO, PARA QUE A AFLIÇÃO DESSES CIDADÃOS SOFREDORES SEJAM AMENIZADAS. DEUS HÁ DE FAZER ALGUMA COISA, PORQUE A DEPENDER DESSES ILUSTRES EDIS, OS DIREITOS ESPERADOS SERÃO RECEBIDOS NO CEU, SE LÁ HOUVBER ALGUMA AGÊNCIA BANCÁRIA. QUE PENA, QUE VERGONHA, NÃO SEI MAIS O QUÊ.

  7. João

    Já é um absurdo termos um ministro do STF “encostado na perícia”. Como se não bastasse, ele agora fica por aí nos bares da vida, enquanto recebe seu gordo salário sem trabalhar. É nisso que dá deixarem que o Mula indique seus companheiros de boteco para cargos públicos…

    Ministro, escute esse clamor das ruas aqui, ó: Deixe de malandragem e volte ao trabalho! Ou peça pra sair e devolva o meu dinheiro…

  8. appio tolentino

    é uma vergonha que o primeiro ministro negro a chegar no STF envergonhe-nos tanto. Ele é dissidioso, prepotente, arrogante e não merece esta na corte maior da justiça brasileira. Ouça o povo nas ruas Ministro. Peça para sair.

    Angelo Nicolao

  9. Adriano

    Hugo Chavez, como você mesmo já escreveu, tem um encontro marcado com a praça pública. Mas ele tem de conduzir a Venezuela ao desastre total antes que isso aconteça. Assim, não só não se torna um mártir, como o chavismo e o bolivarianismo morrem com ele.

    Penso se não seria o ideal que o mesmo acontecesse no Brasil. É sobejamente conhecida a incompetência do governo Lula em questões técnicas e gerência de obras de infra-estrutura, sendo que o Brasil corre risco de passar vexame em dois eventos esportivos que vêm por aí – Copa e Olimpíada. É para o que torço caso Dilma seja eleita. Lula consegue comprar a satisfação dos mais ignorantes com Bolsas e dos mais ricos com juros camaradas do BNDES, mas quanto tempo vai durar até a bomba explodir? Funcionalismo público escandaloso, nenhuma obra estrutural de importância para o país, saúde vergonhosa… Até a imagem dos Correios consegiu destruir, o que é uma façanha de fato. Enquanto isso, a massa de ignorantes que o apóia, continua migrando em massa para o estado mais rico da federação – o que é estranho, considerando que o Nosso Guia não cansa de bradar que o NE vive uma nova era…

  10. ranulpho pereira santos

    Se o problema de dor na coluna é crônico e sabedor que o exercício de ministro do STF envolve ficar horas a fio sentado, como o Ilmo sr. ministro passou no exame médico de admissão,em 2003 – exame obrigatório a todo servidor do Estado. Ou ministro é diferente?

  11. Ronaldo de Mattos Cunha

    Leio seu blog há muito tempo e só tenho palavras para parabenizá-lo. Sua lisura e opiniões são de uma lucidez impar. Como hoje li que estão querendo patrulhar seus leitores, me indignei e quero deixar escrito minha repulsa contra essa corja que não tem outro propósito do que se perpertuar no poder a custa de qualquer coisa e na aba desse presidente que se acha o próprio DEUS. Meus votos para que vc tenha muita saúde e continue nos presenteando com seus comentários tão importantes para a democracia desse pais.
    Um grande abraço.

  12. Almirante Kirk

    DISSE TUDO,caro Reinaldo!!!Subscrevo!!!

  13. Claudia

    Se o Exmº Ministro tem dores e está em tratamento, deve estar tomando medicação… E bebendo? Eu tenho um processo do meu interesse, que ficou QUATRO anos parado no TSE, porque o relator era ele. Redistribuído p/ a ministra Carmen Lúcia, andou… Por que é o primeiro ministro negro, acha que pode tudo??? Depois eu sou “racista” quando digo que se não é na entrada, é na saída!

  14. Regina M

    VAI TRABALHAR MINISTRO, O DINHEIRO DO POVO NÃO É CAPIM E É MUITO SUADO.

  15. Alex Dias

    ESTARÁ NOS BARES DA VIDA O VERDADEIRO DIREITO?
    Talvez o ministro Joaquim Barbosa,cansado de esperar que o tal “direito das ruas” se digne a adentrar o STF,tenha resolvido caçá-lo nos mercados,festas de aniversário,shopping centers,batizados,feiras-livres,estádios de futebol,quadras de escolas de samba etc. Já que o ex-presidente do STF, Gilmar Mendes,comodista que é,não seguiu a candente convocação de Barbosa para que fosse ouvir a voz das ruas antes de julgar algum processo,Joaquim,mesmo com a coluna esfrangalhada lhe causando sofrimento atroz,em nome da justiça,resolveu bater pernas por boa causa. Não duvidem,não caçoem do ministro Joaquim Barbosa:há mais DIREITO verdadeiro num boteco de mercado ou numa festinha de aniversário do que numa constituição.

  16. valdecir

    É meus caros:
    O BARBOZÃOOOOO que molesa e trabalho q é bom nada.
    Será que ele tambem toma uma 51 embalada em garrafa pet.
    Olha a manguaça BARBOZÃOOOO!!!

  17. lu

    O ministro Barbosa tem endereço de e-mail? Vamos dizer a ele o que achamos de suas “férias”. Pouca vergonha!

  18. Roberto K.

    Fiquei com a nítida impressão de que o ínclito ministro Joaquim Barbosa não quer voltar ao STF por medo do processo do Mensalão, do qual é relator. Só ele pode dizer quanta pressão deve estar recebendo. Então, se não tem condições de encarar essa situação, assuma a sua fraqueza e afaste-se o quanto antes.

  19. Brasileira

    Muito suspeitas e convenientes as licenças de Joaquim Barbosa. De posse da relatoria do mensalão ele vai embromando, cozinhando o galo em fogo baixo até que Lula consiga nomear o maior número possível de ministros para quando chegar a hora do julgamento todos sairem impunes.
    Já se esqueceram do último julgamento concedendo direito de resposta ao PT injustamente.

  20. Abreu

    Reinaldo,
    Pena que Você tenha demorado tanto para tocar no assunto — mas antes tarde do que nunca.
    Barbosão tem mais é que se jubiular mesmo, não há alternativa.
    A maté ria está muito bem direcionada e sua conclusão (para não variar) é primorosa, pois quem critica a situação do ministro não o quer necessariamente fora do Tribunal, mas dentro, cumprindo seu mister — e “ninguém” exige (embora espere) que ele acerte em 100% dos julgamentos que proferir, pois ele atua num órgão colegiado e sempre poderá ser contrariado pela divergência de algum dos seus pares em vez de apenas conduzir todos ao cadafalso.
    A ausência de um magistrado, que não cumpre com seu mister equivale à de um médico que nega atendimento a um paciente, pois ambos perecerão, de um modo ou de outro.
    O que o ministro não entende (assim como os grevistas do Poder Judiciário) é que o não atendimento aos jurisdicionados no momento em que precisam (e as decisões estão sempre atrasadas em relação à necessidade, pois tendem a solucionar um fato anterior) não se compensa nunca!
    Na verdade, só que está certo nesta história é Rui Barbosa, cuja memória continua viva, quando afirmou que “Justiça tardia não é Justiça, é injustiça manifesta” — e o Barbosão parece querer ficar 100% bem de saúde para exercer o seu trabalho… tenha dó, ó Barbosão (ou saia de fininho…)!

  21. Sérgio

    Pelo que vi, todos são médicos peritos.
    Respeito à vida alheia é bom e deve ser exercitado todos os dias.

  22. gilberto ferraz

    Isso mesmo tio Rei. Se fosse lei voltar a trabalhar somente aos 100%, acho que o pais estaria um caos total. Absurdo esse Ministro dizer tal coisa. É quase como chacota da nossa cara de trabalhadores. Deveria se envergonhar…

  23. TOGA ESVOAÇANTE

    È mesmo, Reinaldo, nunca mais se viu aquela toga esvoaçante sendo sacudida prá lá e prá cá com aquelas passadas e aqueles ares provocativos , aquele olhar e aquela boca feroz… Mas o que nunca ninguém viu foi uma bengala, muletas ou cadeira de rodas, nem no Supremo, nem nas calçadas e menos ainda nos bares da vida. Mas pelo menos nunca mais houve aqueles deprimentes bate=bocas em plenário, o que melhoprou significativamente a imagem do Tribunal.

  24. E ainda tem a coragem de peitar ...

    …“Volto quando estiver cem por cento curado. Não quero mais sacrificar minha saúde, como fiz nos últimos três anos.” A declaração de Joaquim Barbosa, ministro do Supremo Tribunal Federal, serviu para rebater as críticas de que ele está se ausentado indevidamente do tribunal. A notícia é do jornal Folha de S.Paulo”
    Fala sério !!!!

  25. Anónimo

    O Ministro Joaquim Barbosa é o mais preparado intelectualmente de todos os componentes do STF (veja os currículos no site). Sei que não é o seu caso, mas porque tanto interesse em afastá-lo?

  26. Camada von Ozonio

    OU A LAMBANÇA NA LAMA CONTINUA….

  27. Resgatando a dívida

    Pessoal, basta de reclamações. O bebum prisimenti já disse que temos uma enoooorme dívida com os afrodescendentes e precisamos resgatá-la. Por isso, ele pode vagabundear sem deixar de receber os proventos de nababo a que, como afroexcelência, dizem que faz jus. Coitadinho, curtiu muitos grilhões na vida acadêmica entre um chopinho e outro. No STF, não quer pegar no eito; se pegar tem de condenar quem o premiou com o cargo pela cor. Bendita coluna que fará prescrever o mensalão, mas lhe garante
    o ócio super remunerado com que se destaca nas frequentes andanças pelos botecos e pela praia em intermináveis exercícios de levantamento de copo. Responsabilidade funcional? Isso é para os trouxas…

  28. Paulo Potiguara

    Magnífico, Reinaldo. Parabéns.
    Será que essa dor na coluna não passa pelo Mensalão?
    Um abraço

  29. carlos

    Ele só está ouvindo a voz rouca das ruas. É sua especilaidade.

  30. Esther Correa

    Oi tio Rei
    Uma pena o que esse sujeito fez de si. Como é que pode uma pessoa tão inteligente e tão culta, a qual eu comecei a admirar durante o processo do mensalão, onde ele foi brilhante, mudar assim da água para o vinho. Deve ser o $ do PT que o corrompeu. Jamais pensei que um Ministro do mais alto Tribunal pudesse agir assim, de forma tão indígna e desavergonhada.
    É que as pessoas que são mordidas pelo bicho ($) do PT mudam mesmo da água p/ o vinho. É um disperdício que uma mente tão brilhante fez e faça de sí.
    E, repare, ele não está nem aí com a sua reputação e dignidade. Liberou geral. É uma judiação.
    É tio Rei, as autoridades do Brasil, liberaram geral e não estão fazendo mais nem cerimônia. Por isso é que admiro cada vez mais o Ministro Marco Aurélio Melo. Parece que ele é um dos poucos fiel à sua dignidade e inteligência.

  31. Pedro Goulart

    Grande Rei.
    Gostaria de, por meio de seu blog, fazer um convite ao ministro Joaquim Barbosa, para que conheça o método Gravitacional. Garanto que, em apenas três sessões, sua coluna já lhe dará todas as condições para que volte ao trabalho com total segurança. É o mais completo e eficaz meio de manter a coluna sempre alongada, alinhada e fortalecida. http://www.gravitacional.com.br. Um abração.

  32. Anónimo

    Pelo jeito, o ministro está indo a campo testar a voz pastosa dos bares.

  33. antonio

    quem diria ministro !!!!

  34. Ana

    Vai trabalhar, ministro, ou então saia, porque dor na coluna não tem cura, pode ser apenas amenizada. Se não vai voltar agora, quando o fará, quando ficar mais velho?
    Ouça o clamor das ruas.
    Queremos o senhor trabalhando, pelo amor de Deus! Faça isso! Eu imploro! São muitos os prejudicados, este país não merece!
    Não se entregue à doença, se vai se entregar, então deixe a vaga para outro ministro trabalhar, tem muita gente saudável, ou não, com muita disposição. Pode crê.

    Reinaldo, bom dia.

  35. Pedro Couto

    Sei não! Esse afastamento do Ministro do STF Senhor Joaquim Barbosa, está me cheirando á maracutáia. O Sr. Ministro é detentor de vários processos nos quais o Lula tem interesse em usar o efeito abafa. Sera?

  36. luiz antonio - rj

    Reinaldo,
    Tenho 54 anos, faço 4 h de exercícios físicos por semana e diariamente pela manhã faço um “check-list” para ver o que está doendo, já sabendo que no dia em que não estiver com alguma dor , será porque morri durante a noite. Eu não ganho $ 60 mil para ficar em casa.

  37. fontana

    É malandragem mesmo o que este senhor tem.Pessoas da meia idade quase 100% tem problemas de dores lombares.Se todos se afastarem do trabalho para tratamento médico o País para.O único esforço que este senhor faz é sentar e levantar de uma cadeira que por sinal é bem confortável.Vai trabalhar caboclo ou então cai fora.

  38. J. Sepulveda

    Repito uma pergunta já aqui feita: Não é com esse ministro estão os processos dos ” 40 ladrões ” do mensalão, será que a jogada não é essa para só liberar os processos depois das eleições ?

  39. Gaucho

    O ministro levou um xixizao

  40. Rosinha Serra

    Já avisaram o Joaquim Barbosa que existe analgésico????????

  41. CHAGAS

    “JUSTIÇA QUE TARDA É JUSTIÇA QUE FALHA”

  42. Marcos F

    “- Mirar-me no brasileiro comum? Com quem você pensa que está falando? Eu sou um juiz! Que sabe você de dor? Você não tem o direito de falar sobre este assunto! Nem um médico!”
    Nota: Não é JB falando. É qualquer maioria de juízes.
    Nota: Já ouvi isso de um deles. Do STF.

  43. luis antonio

    Não é com esse ministro estão os processos dos ” 40 ladrões ” do mensalão, será que a jogada não é essa para só liberar os processos depois das eleições ?

  44. silvia m

    É melhor o ministro ouvir o clamor das ruas: “Vá trabalhar ministro”, estamos cansados de pagar contas, e bem pagas, de pessoas que deveriam estar trabalhando.
    Saúde 100%??????? Hum, será que alguém tem?

  45. donpavani@gmail.com

    Ministro, ao senhor que adora ouvir o clamor das ruas: VA’ TRABALHAR, vagabundo!
    assinado: O Povo

  46. anônima-RJ

    Perfeito, Reinaldo.
    Ministro Joaquim barbosa, para que eu não pense que está adiando a sua volta para deixar os crimes do mensalão precreverem, volte ao trabalho. Já que eu o vi sentado confortavelmente numa cadeira de plástico de um quiosque de Ipanema conversando com um rapaz e tomamdo as sua cervejinha, sugiro que troquem aquela poltrona do STF por uma destas cadeiras. Quem sabe assim o senhor conseguiria se manter sentado e trabalhando!!!!!!!!

  47. cuidado com patrulha

    Caro Reinaldo,
    Conhece a do corno elétrico?
    -Sua mulher tá te traindo!
    -Tô ligado, tô ligado!

    E a do ministro?
    -Tô ouvindo, tô ouvindo!

  48. Nilo Bento

    Depois que jogaram o mensalão nele, incluindo o Zé Genuino (que dizem ter sido a quenga do Araguaia) o moço ministro começou a dançar o reboletion na cadeira do STF, durante as transmissões na TV. Mas é assim mesmo. Pais que começa trocando riquezas por espelhinhos não poderia dar coisa que preste.

  49. inafio da filva

    Contagem regressiva para vermos a manchete:

    “Ministro explode: por que so branco pode?”

  50. Elena Sofia Schmidt

    Pela voz rouca da rua, vagabundo que não trabalha não deve ganhar nada! infelizmente, existe a Lei, protegendo essa zelite de nababos.