Blogs e Colunistas

09/09/2011

às 14:51

Os protestos contra a corrupção e os políticos

Alguns parlamentares, gente boa, que respeito, entenderam que eu estava hostilizando a presença de políticos ou mesmo de partidos no movimento contra a corrupção. Eu não! Acho que até escrevi que eles certamente serão bem-vindos, desde que não se candidatem a “conduzir” os protestos.

A minha crítica foi de outra natureza. Apontei a velharia, que nada tem a ver com idade, de certas lideranças da oposição que ainda acreditam que tudo se define no escurinho do cinema, nas reuniões fechadas, no toma-lá-dá-cá, no “voto hoje na sua mãe, e você me apóia no futuro”. Até a mãe entra no meio? Não dá!!! É esse tipo de comportamento que estou considerando em descompasso com o espírito daqueles que se dispõem a dizer um “Basta!” aos maus costumes dos políticos e da política.

É claro que movimentos em defesa da ética nas relações políticas podem e devem trabalhar em parceria com canais institucionais. Até porque é no Parlamento que as leis são votadas — quase sempre ao menos… Se queremos, por exemplo, o voto distrital no país, precisamos do apoio dos senhores parlamentares, dos políticos; precisamos convencê-los.

Mas é fato que certas alas da oposição estão em absoluto descompasso com esse sentimento de reparação da moralidade e, por que não?, da ordem na vida pública. Não se apresentam para o debate; fogem do confronto; evitam chamar as coisas pelo nome que elas têm. Por isso afirmei que os atos contra a corrupção foram promovidos pelo Movimento dos Sem-Político. E foram mesmo, ué. Eles podem participar? Não sou dono do boteco ou da bola, hehe… Na minha opinião, não só podem como devem.

Mas a população não entende essa história de abraços e beijinhos e carinhos sem ter fim entre adversários. Civilidade política é uma coisa a ser aplaudida — e nem poderia ser diferente. Mas ela não pode ser confundida com falta de clareza. E não vale vir com essa cascata do “sou contra o governo, mas não contra o Brasil” e variantes. A favor do Brasil, é evidente, todo mundo é. Ou vocês imaginam um político indo à TV para dar uma “berlusconada”: “Só fiz isso porque odeio essa droga de país!”? Paulo Maluf, Fernando Collor, Delúbio Soares e José Dirceu amam o país, como vocês sabem.

A parcela do povo que está indo à rua cansou da velha ambigüidade.

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

85 Comentários

  1. Roberto Ataliba

    -

    04/02/2014 às 0:06

    Já vou até cantar a bola da vez. A tacada vai ser revolução. Eu só espero que as forças armadas não vá querer defender os corruptos. Porque quando o bicho pegar os políticos irão acionar o exercito. Se as forças armadas estiverem junto com o povo irá provar ao Brasil que não defendem corruptos. Pelo que eu vejo do Brasil é mais fácil ter uma revolução do que a nação anularem os votos. Se anulássemos o voto e fossemos as ruas pedir um plebiscito seria o ideal. acabaríamos com o congresso e mudaríamos as leis e escolheriamos os nossos candidatos. Mais a coisa está tão impregnada de sujeira que a revolta do povo é matar toda essa cambada de bandidos. Arranca-los do poder na pancada, tamanha é a indignação. Esses infelizes prejudicam até o desenvolvimento espiritual das pessoas. O povo na sua grande maioria passam a vida trabalhando e não conseguem nem a própria casa para morar. Um punhado de ladrões e gananciosos com sede de riqueza acabam com a vida de milhares. Resultado 1% da população detém 50% do PIB. E vocês sabem quem são esses 1% não sabem? Chega ninguém aguenta mais. O povo está fugindo do circo a prova disso é que a maioria não quer a copa do mundo no Brasil. E os corruptos batendo na mesma tecla fingindo que não entendem, ou são ladrões dementes. Sinceramente expulsão de corruptos sem sangue seria o ideal. Mais as primeiras baixas serão entre manifestantes e PM. A polícia despreparada, a PM não tem estrutura cultural nem psicológica para estarem nas ruas. e tão pouco treinamento qualificado. Irão se machucar muita gente ainda em confronto com a PM. E isso irá gerar mais revolta. E pelo que nós vimos de junho de 2013 os covardes dos políticos irão se esconder. E NÃO VAI TER COPA!!!

  2. jose pinheiro

    -

    18/04/2013 às 12:11

    Faço minhas as palavras do Luciano, que disse tudo. Procurem.

  3. Joel

    -

    03/12/2011 às 1:56

    TEMO pelos policiais que prenderam o Valerio, do jeito que está os caciques da tribo (Brasil), logo, logo ele sai, porque preso nunca irá ficar, e nem devolver aos cofres públicos o dinheiro roubado, mas sim, ganhar de presente um cargo alto para chefiar nossa Polícia, pois é assim que tem funcionado.

  4. Joel

    -

    03/12/2011 às 1:44

    Até para se comentar, tem q ter moderação. Eita pais, prefiro a Ditadura, que a Tirania.

  5. Joel

    -

    03/12/2011 às 1:36

    O grande erro do nosso país é o politicamente correto.
    Temos que adotar o correto e tirar o politicamente. Politico ladrão, ou suspeito, não tem que se justificar perante a outro politico, para ser chamado de V.Execelência, mas pela Polícia ou Justiça; não tem que ter previlegios para julgamento (prerrogativas), pois pelos cargos que ocupam, e pelo dinheiro que recebem sem nada produzir, é inadmissivel roubarem como fazem, quem tem que ter imunidade é o sofrido operário brasileiro, que pouco ganha e trabalha muito. Não pode ser eles que detenham o poder de reajustar desembargadores e juizes. Pois assim não dá NÉ!

  6. anton

    -

    11/09/2011 às 19:02

    Senhores uma passeata contra a corrupção e´importante
    mas uma contra o EXCESSO DE IMPOSTOS tambem ´e bem vinda.Agora alem das passeatas o voto ´e a melhor arma.Portanto não vote em ninguem que ai o governo vai prestar mais atenção no que o povo realmente pensa.Um abraço a todos.

  7. Sherlock

    -

    10/09/2011 às 20:57

    Rei,

    Divulgados os resultados das eleições do ano passado, encaminhei um email ao PSDB dando-lhes a idéia (com certeza nada original, pois já tinha lido em outros lugares) de organizar no início deste ano um ato simbólico de “posse” dos eleitos pelos partidos da oposição, mobilizando o bloco dos descontentes. Claro que ninguém deu bola!
    O país está dividido. Não existe a unanimidade que tentam nos empurrar goela abaixo. O que há, e não é de hoje, é uma grande parcela da população que simplesmente não se sente representada. Não está com o governo – pois é contra a roubalheira institucionalizada – e também não está com a oposição – pois não compactua com covardes.
    Se estes políticos resolveram acreditar na história da carochinha que todo mundo idolatra o Apedeuta, pior pra eles. Não falaram claro na hora devida. Calaram-se quando queríamos ouvir discursos inflamados. Omitiram-se quando larápios foram desmascarados. Sentem-se ofendidos? Pois que se sintam! Podem até ser honestos, mas faltam-lhes colhões!
    Foram 44 milhões que disseram NÃO à empulhação oficial. Acharam pouco e foram brigar por migalhas no terreiro já dominado pelo PT. FHC mostrou o caminho. Não deram a menor pelota. Agora o povo está nas ruas. E atos de apoio serão confundidos com oportunismo, não com bravura. O tempo passou na janela, e a oposição não viu, distraída que estava contando os astros e fazendo conchavos.

  8. @PortalMatrix

    -

    10/09/2011 às 20:48

    Reinaldo! tenho batido nesta mesma tecla.Com rara exceção,não vejo uma investida agressiva da oposição em relação a corrupção.As vezes sou mal interpretado em minhas afimarções.mas sigo apontando o erro!

  9. Pulitzer

    -

    10/09/2011 às 20:31

    Os seus leitores são suas testemunhas . . . Vc apenas constata uma realidade política que está aí caindo de madura desde o mensalão ou 2005 !!!
    :-)

  10. brasileiro de luto

    -

    10/09/2011 às 19:42

    1961 o Jânio renunciou — forças acultas
    -

    2011 a presidentaaa anda um tanto …. será as foças ocultas agindo????

    -
    -
    “No Brasil, prostituta se apaixona, traficante cheira, cafetão tem ciúme, cristão é comunista e comunista é democrata, empresário é socialista, e oligarca se emociona, o investigado e o seu juiz, o governo manda em empresas privadas, bandos que inexistem legalmente como entidades recebem verba do governo, fazem greves, invasões, e ninguém é preso, os lideres fazem palestras em Órgãos do governo, recebem verbas públicas, etc, etc. Quem passa a mão em mulher alheia pega até 48 anos de cadeia, sem direito a fiança, etc, MAS quem mata, e pelas costas, e confessa, pega 15, e fica em liberdade. O estelionatário, de for preso, pega de 2 a 5 anos, o que significa não ficar preso – NO BRASIL, O CRIME, SEJA ELE QUAL FOR, COMPENSA”. Ex (Lula) manda mais do que o titular (Dilma). IRREGULADIDADE: responsável só sai se pedir, o futebol é mais importante do que a educação, SAÚDE, justiça. “
    -
    =
    “O Brasil ficou entre 8 melhores do mundo no futebol e ficou triste.
    Mas é o 85º em educação e não há tristeza. “ Cristóvam Buarque

  11. SCF

    -

    10/09/2011 às 15:24

    Essa esquerda moralmente falida que tem tentado ridicularizar os manifestantes alegam que eles são da classe média conservadora, blablabla… Mas eles não são classe média, mas da classe dos honestos que sustentam o Governo com impostos. Não foi um oba-oba difuso, mas foram apresentadas demandas objetivas que visam o controle do eleitor/contribuinte sobre os políticos/legisladores: voto facultativo e distrital, regulamentação do lobby, fim do imposto sindical. Isso minará a corrupção corsária (institucionalizada) à la PT, o que já é um grande começo.

  12. Luciano

    -

    10/09/2011 às 15:24

    É bom a oposição se DEFINIR. Sair de cima do muro! Ou está conosco, nos representando ou está com o sistema político atual, nos roubando. Quer meu voto? Pare de se aliar à escória fisiológica da política brasileira para tentar ficar onde o pt está hoje. Quer meu voto? Não me roube. Me ouça, entenda minha ideologia. Não é a pseudo marxista intelectual de botequim. É a do empreendedor. Do cidadão que preza direitos individuais, democracia e Estado de DIREITO, enxuto e ético. Quer meu voto amanhã? Me represente no congresso hoje!

  13. ÁLVARO JUNQUEIRA

    -

    10/09/2011 às 12:21

    Acho que vale ressaltar o fato de que esta última manifestação, assim como a próxima que começa a ser organizada, escolheram feriados para sua realização, pela simples razão de que os seus participantes são aqueles que ESTUDAM, TRABALHAM E PAGAM IMPOSTOS!!!, bem ao contrário das organizadas pelos que “CONTAM DINHEIRO”, pois eles podem “enforcar” suas atividades sem problema…

  14. SILVIO

    -

    10/09/2011 às 11:58

    PODEM FALAR O QUE QUIZEREM, MAS DUVIDO QUE ALGUM PETISTA OU DA TAL BASE ALIADA, TENHA A CORAGEM DE APARECER NUMA PASSEATA DESSAS. QUERO VER SE O SENADOR PAIM VAI TER A CORAGEM DE IR “DEFENDER” O SALÁRIO MÍNIMO OU OS APOSENTADOS…..OU O SENADOR BUARQUE DEFENDENDO O LULLA E SUA QUADRILHA…DUVIDO…..

  15. pica pau

    -

    10/09/2011 às 8:10

    Estes mafiosos querem moleza, mastiga agua,chega de tapioca.

  16. ozorio de aquino

    -

    09/09/2011 às 23:18

    é ÉPOCA de comentar nada, VEJA os interesses individuais.como dizia o saudoso JANIO: FORÇAS OCULTAS!DEMOGRACIA PARA O PODRE PODER! SÓ A DE ISOPOR . QUE SE MODULA ,É FACIL DE QUEBRAR. ESSA DO DIA 7. NÃO É ISOPOR, O 7 DE SETEMBRO, PODE SER O INICIO DO TERROR AO PODRE PODER ,QUE EMANA AS FORÇAS OCULTAS!

  17. Verdade

    -

    09/09/2011 às 22:51

    Reinaldo, concordo plenamente com leitores abaixo propondo um panelaço exigindo o VOTO DISTRITAL. Agora já acordamos e estamos dispostos a lutar pelo Brasil já que os politicos nao o fazem.
    Querem participar das passeatas do MSP- tudo bem mas de camiseta preta, nariz de palhaço assim como todos nós.

    Voce diz que tem bons politicos e entao nao vou discordar. Mas que todos pegaram a mania da Rainha Muda isso é verdade. Nao falam, nao ouvem, não veem nada, nao defendem a democracia, nao enfrentam os petralhas. Nao pediram o impeachment do Molusco na época do Mensalão.

    Pessoal vamos as ruas defender o voto distrital, a nao criação da nova CPMF, a prisão dos mensaleiros, da Roriz., do Ze Dirceu, do Molusco que o Marcos Valerio exige que seja incluido no Mensalão.
    Vamos tb defender a tese que corrupção é crime hediondo.

    Elles pensam que vamos esmorecer, estao enganados. O MSP ainda está engatinhando. AGUARDEM SENHORES POLITICOS DE M.

  18. Santos

    -

    09/09/2011 às 22:47

    Reinaldo, hoje, por coincidência havia pensado nesta “promiscuidade” entre os politiqueiros brasileiros. No caso da tentativa de nomear a mãe do governador de Pernambuco para o TCU. Que vergonha sentiria o avô deste senhor, o virtuosisssimo Miguel Arraes, um político sério que dedicou sua vida por um Brasil sério e sem corruptos. Que vergonha ele sentiria ao ver esse leilão: mãe/filho ou vice-versa. Sujam o passado honrado do homem que permitiu-lhes chegar aonde estão. Não sejam mercenários, não sujem com lama fétida o passado de Miguel Arraes.

  19. Marcelo Bauer

    -

    09/09/2011 às 22:28

    Reinaldo se possível de uma olhada nos comentários abaixo e perceberá que o descontentamento é com TODOS os políticos.

    E concordo que a sociedade que está organizando essas manifestações não permitam por enquanto nenhum envolvimento, nem mesmo participar de forma reservada.
    É necessário primeiro abalar toda a estrutura.

  20. di Carvalho - Minas/ Sul

    -

    09/09/2011 às 22:10

    SUPIMPA, REINALDO!
    TAÍ, A CARTA CERTA PARA ESSES…

  21. eduardo

    -

    09/09/2011 às 21:17

    “O Globo: RIO – A sociedade civil começa a se mobilizar para dar apoio e respaldo à presidente Dilma na “faxina” no governo.”

    É impressionante a cara-de-pau!!!!!!

  22. Constantino

    -

    09/09/2011 às 20:56

    Esta luta não pdoe ser só em torno de uma ideia. Esta luta tem que ter um objetivo: cortal o mal pela raiz, na sua origem. E a origem da corrupção são os corruptores! Ou seja, os grandes sonegadores de impostos, os grandes financiadores de campanhas políticas (e cooptação de políticos) e os grande slobbistas que trabalham em Brasília para aprovar emendas no Orçamento dfa União!

  23. fontana

    -

    09/09/2011 às 20:14

    É, tem que ter alguém dentro para abrir as portas para os de fora entrarem. Caso contrario é arrombamento, e ai a coisa é meio complicada, porque o movimento é pacifico e democrático. Calma e canja de galinha não faz mal a ninguém.

  24. George

    -

    09/09/2011 às 19:37

    Tio Rei,

    Que tal você sugerir no seu blog que o movimento pelo voto distrital organize um panelaço ou acampamento na frente do gabinete do deputado petralha Henrique Fontana para tentar fazê-lo engavetar a sua proposta facista de reforma política?

  25. Claudio

    -

    09/09/2011 às 19:10

    PS: Tambem não queremos CUT, UNE e MST nesse movimento, pelo simples fato que se estiverem dentro será para sabotar. São todos farinha do mesmo saco petista.

  26. Claudio

    -

    09/09/2011 às 19:07

    Esse movimento tem que nascer limpo e viver limpo. Por isso não pode de forma alguma permitir que políticos tomem a frente de nada. Se quiserem participar, que ponham uma camisa preta, um nariz vermelho e um cartaz na mão e andem em protesto como todos os outros cidadãos.
    O primeiro político que se meter a besta e tentar tirar proveito desse movimento tem mais é que ser ejetado da passeata.
    Voces, seus políticos sem vergonha, tiveram mais de 20 anos para por um basta nisso, agora é a sociedade quem vai conduzir esse processo. Aguardem!

  27. Sandro Chagas

    -

    09/09/2011 às 18:52

    Blogueiro , ex-globo , atual Record , não comenta as manifestações contra a corrupção , e pior , ainda diz que as passeatas e o Movimento do Sem Partido foram criadas para divulgar o Voto Distrital . Vamos fazer uma campanha contra o programa dele no domingo .

  28. anonimo

    -

    09/09/2011 às 18:48

    FCH é o rei dessa conversa mole: – ele é sempre a favor do Brasil (todos nós somos), só que isso não justifica passar a mão na cabeça de incompetentes e larápios de dinheiro público.

  29. Serão convidados a sair

    -

    09/09/2011 às 18:38

    “Políticos são bem-vindos”. Não, não! O movimento é político sem políticos, sem partidos, sem aproveitadores, sem seres fisiológicos. Eles que vão aproveitar a mãe.
    Se aparecer político de qualquer partido na manifestação, xingo-o até a quarta geração.

    Eles que organizem seus próprios movimentos cívicos.

  30. paulo edu

    -

    09/09/2011 às 18:36

    REINALDO, O QUE MAIS INCOMODA OS PETRALHAS É SABER QUE AS MANIFESTAÇÕES NÃO TINHA PATRÃO, NÃO TEVE ONIBUS FRETADO, LANCHE PROMETIDO, CAMISETA PATROCINADA, NADA,NADA, SOMENTE A VONTADE DO POVO.

  31. Cris Rocha Azevedo

    -

    09/09/2011 às 18:32

    Tá legal, políticos. Apresente-se então aquele que nunca fez um “acordo” com o Jucá, com Ideli. Apresente-se o que denunciou ao MP alguma falcatrua das que temos visto e de que muitos tinham conhecimento por estarem próximos dos acontecimentos e do poder.
    Apresente-se aquele que nunca votou a favor de uma MP cheia de penduricalhos indecentes.
    Apresente-se aí o político que não se calou.
    Tem algum? Ora, vão chorar na cama, que é lugar quente!

  32. Eder de Assis

    -

    09/09/2011 às 17:45

    O Senador Pedro Simon e o Senador Cristovam Buarque do PDT estão esperando as providencias da Gerente Presidencial na faxina, para então assinarem pela CPI da Corrupção. Vão esperar muito.
    Estão se fazendo de ingenuos. Acreditam em Papai Noel.
    Dona Gerentona está nesta lambança do PT, pelo PAC, na Casa Civil, na parelha com Eurenice Guerra,no DENIT,no Ministerio das Minas Energia, há quase dez anos,
    Desviaram bilhões, a vista de todos.
    São caras de pau!
    O povo tem de ir às ruas, os partidos politicos só ajudaram a abafar a roubalheira.

  33. FRED

    -

    09/09/2011 às 17:37

    O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), também utilizou aeronave emprestada por empresário para um deslocamento em São Paulo no dia 4 de maio. O fato passaria despercebido se o helicóptero Bell 206L, prefixo PP-JFR, não tivesse sofrido uma pane técnica, necessitando fazer um pouso forçado no Campo de Marte. Segundo o governo, o helicóptero tinha sido emprestado pelo empresário Jair Rosa, de Cornélio Procópio, no norte paranaense, mas radicado na capital paulista.

    Richa tinha saído de Curitiba para uma reunião no banco de investimentos BTG-Pactual, que não tinha sido divulgada antecipadamente. Ele aproveitou para realizar exames médicos no Hospital Sírio-Libanês. Durante o deslocamento à sede do banco o helicóptero apresentou problemas técnicos. Ninguém ficou ferido. Na época do incidente, a assessoria do governo informou que o empréstimo tinha sido feito sem custos para o Tesouro estadual.Estadão

  34. Helio Vasconcellos - MG

    -

    09/09/2011 às 17:36

    Perdão. No PARTAMENTO se costura o quê???

  35. Virginia

    -

    09/09/2011 às 17:35

    Sou contra que políticos de carteirinha participem deste movimento. Eles podem se unir e combater de dentro do sistema e não o fazem!!
    E não é possivel acreditar que se ofendem com críticas!

  36. Helio Vasconcellos - MG

    -

    09/09/2011 às 17:34

    Concordo que é no PARALAMENTO que se votam as Leis.

    E no PARTAMENTO se costurta o quê????

  37. Anónimo

    -

    09/09/2011 às 17:31

    O critério de adesão a este movimento é muito simples: apoio ao voto distrital. Qualquer politico que apoie publicamente o voto distrital como proposto é bem-vindo. Nesse sentido, o movimento é suprapartidário. Mas o voto distrital é clasula pétrea: ponto de partida e ponto de chegada.

  38. Jorge Marum

    -

    09/09/2011 às 17:26

    Políticos são bem-vindos, desde que o seu falar e o seu agir sejam como manda o Evangelho: sim, se sim; não, se não. Tem que decidir se é carne ou peixe; senão, vomitamos. O tempo das raposas acabou!

  39. José de Araújo Madeiro

    -

    09/09/2011 às 17:23

    Reinaldo,

    Além da podridão multi-institucional que grassa sobre o país, precisamos enfrentar à submissão à Nova Ordem Mundial ($$$$$$$), como uma sinuca de bico que nos impõem Lula e seus PTralhas.

    Atualizem-se lendo e informando-se da Nova Ordem Mundial, do Grupo dos Illuminatis e do Foro de São Paulo, a conexão transnacional de apoio à Ditadura Comunista do Brasil.

    É por isto que o Lula é um Doutor Honoris Causa!

    Att. Madeiro

  40. simone

    -

    09/09/2011 às 17:12

    Revoltado – 09/09/2011 às 15:54
    Puxa vida!!! até que enfim, alguém que compactua comigo. Há tempos falo sobre isso com amigos e familiares. Concordo contigo, e o assunto poderia ser melhor aproveitado!!

  41. pastor

    -

    09/09/2011 às 16:54

    foi o marco divisor da velhacaria politica e da geração espontanea

  42. rafael

    -

    09/09/2011 às 16:49

    Ufa!! Será que entenderam? Um caixinha de lápis de cor como brinde para o desenho ficar mais bonitinho.

  43. Nilson Gabriel

    -

    09/09/2011 às 16:47

    Caramba, Reinaldo. Tenho muito medo de que estes movimentos caiam no colo destes oportunista partidarizados (nem sei se esta palavra existe, hehehe). Veja o que vai no Estadão.com: http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,militantes-do-facebook-descobrem-a-politica-com-marcha-contra-a-corrupcao,770333,0.htm. A moça que organizou o protesto em Brasília já está querendo se filiar a um partido. E tende, por ter estudado com um deputado na faculdade, a ir para o sempre honesto e probo PDT, que vive procurando um mamilo a mais nas tetas do governo pra mamar (perdoe os termos). Assim, não tem protesto que aguente!

  44. Memyself

    -

    09/09/2011 às 16:46

    Fiz um comentário sem antes ler os outros já postados. Se tivesse lido antes, simplesmente teria assinado embaixo do comentário de Esther Correa.

  45. ROSANA

    -

    09/09/2011 às 16:39

    Cansou mesmo, eu também cansei.

  46. Memyself

    -

    09/09/2011 às 16:37

    “Parlamentares, gente boa”, e os há, que se posicionem, que sejam claros e que tenham lado. Se são do bem, não dá para ficar de agradinhos com a petralhada e seus cúmplices. Se querem ser respeitados, que tomem o partido da legalidade, da honestidade, da ética, da liberdade e do respeito. Caso contrário, de boas intenções o inferno está cheio. Assim como o Brasil.

  47. Creuza Maria

    -

    09/09/2011 às 16:37

    Pois é Reinaldo, é essa sutileza ( a de que essa troca de favores entre os politicos está velha) que eles, os politicos não entenderam ainda. Vao levar uma surra nas eleições.

  48. Lucaz Andrade

    -

    09/09/2011 às 16:20

    Pois é…até o Geraldo Alckmin foi a festa de aniversario do Maluf…fiquei decepcionado.

  49. Nina

    -

    09/09/2011 às 16:13

    Revoltado das 15:54, deixe-me assinar com vc. o seu comentário NOTA DEZ.

  50. Claudino

    -

    09/09/2011 às 16:02

    SUGESTÕES PARA NOVAS PASSEATAS DE PROTESTO CONTRA A CORRUPÇÃO BRASIL AFORA:

    - 02/11/2011: “DESENCARNA LULA!”

    - 15/11/2011: “PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA DA MORALIDADE”

  51. mac z

    -

    09/09/2011 às 16:01

    Gente boa, mas burra né? Como será que interpretam os textos legais que lêem?

  52. Sandra

    -

    09/09/2011 às 15:58

    Entenderam bem, senhores políticos. Os senhores são um horror.

  53. laercio

    -

    09/09/2011 às 15:54

    Reinaldo , escrevo neste espaço na esperança que chegue aos ouvidos da “oposição” .
    Queremos um partido de opiniões fortes e claras .
    Queremos um partido corajoso na defesa do honesto cidadão pagador de impostos.
    Queremos um partido comprometido com a defesa dos bons costumes.
    Se for pra ficar de lero lero , não terão meu voto de novo. Fico em casa em vez de votar.

  54. Revoltado

    -

    09/09/2011 às 15:54

    O desvio de dinheiro público por atos de corrupção, gera:
    - muitas mortes nas estradas por péssimo estado de consevação, má sinalização e fiscalização deficitária.
    - muitas mortes em todos os lugares por segurança pública deficiente.
    - muitas mortes por falta de atendimento eficaz nos postos de saúde e hospitais públicos.
    - muitas mortes nas vilas e favelas(que nem deveriam existir) por falta de estrutura, saneamento básico e policiamento.
    - muitas mortes no campo por invasões, ocupação indiscriminada de terras devolutas e baixo nível cultural dos que vivem nas áreas rurais.
    - muitas mortes por consumo de drogas, por falta de uma política adequada de desestímulo ao consumo, de combate aos traficantes e controle das fronteiras desguarnecidas, por onde entra quem quer e se passa o que se quer(principalmente drogas e armas).
    - muitas mortes por ignorância devido a educação insuficiente e deficiente.
    - milhares de mortes de CRIANÇAS E IDOSOS, por tudo que está exposto acima.
    Conclusão:
    - TODOS OS POLÍTICOS CORRUPTOS SÃO CRIMINOSOS ASSASSINOS! DEVERIAM SER JULGADOS POR CRIMES HEDIONDOS(1) E HOMICÍDIOS DOLOSOS(2), E PORQUE NÃO, POR CRIMES CONTRA HUMANIDADE!
    Para quem não está familiarizado com esses termos, explico:
    (1) Os crimes hediondos, do ponto de vista da criminologia sociológica, são os crimes que estão no topo da pirâmide de desvaloração axiológica criminal, devendo, portanto, ser entendidos como crimes mais graves, mais revoltantes, que causam maior aversão à coletividade. Do ponto de vista semântico, o termo hediondo significa ato profundamente repugnante, imundo, horrendo, sórdido, ou seja, um ato indiscutivelmente nojento, segundo os padrões da moral vigente.
    (2) O homicídio doloso é intencional sendo a mais chocante violação do senso moral médio da humanidade civilizada, segundo ensina Nelson Hungria.

  55. OP70

    -

    09/09/2011 às 15:50

    Penso que poucos políticos teriam “autoridade”( passado limpo) para participar de um movimento contra a corrupção. Por outro lado, eles podem falar no parlamento e em outros meios.
    Vejo tambem que muitas pessoas simpáticas a situação não participaram das passeatas por acharem que é a oposição que esta dirigindo esses movimentos ou que a Dilma bla bla bla.
    Todos os brasileiros, sejam da situação ou da oposição, devem combater a corrupção de quem quer que seja. É um dever cívico e moral.
    O movimento esta atraindo pessoas de bem e não de partidos.

  56. Anónimo

    -

    09/09/2011 às 15:46

    Esther Correa 09/09/2011 às 15:31
    É isso mesmo, mesmíssimo!

  57. João Silva

    -

    09/09/2011 às 15:46

    Bem ou mal, no caso muito mal, quem faz oposição no Brasil é o PSOL. Dá pra saber o que o partido pensa, quando concorda e quando discorda do Planalto. Dem e PSDB ainda pensam que estão só de férias do Poder.

  58. Gedeão

    -

    09/09/2011 às 15:43

    “evitam chamar as coisas pelo nome que elas têm”
    Reinaldo, pincei essa frase do seu texto pois creio que a corrupção da linguagem é o cerne da inversão de valores que tanta infelicidade traz para o ser humano e de tabela, para nós brasileiros.
    Espero que os oposicionistas que lerem o seu texto reflitam e superem uma prática política ultrapassada e bolorenta.

  59. Noah Shuster

    -

    09/09/2011 às 15:43

    “sou contra o governo, mas não contra o Brasil” e variantes.
    .
    Data vênia, típico discurso do PSD.

  60. Zé Qualquer

    -

    09/09/2011 às 15:42

    Esther Correa 09/09/2011 às 15:31, vc disse tudo!!!!!

  61. Anónimo

    -

    09/09/2011 às 15:39

    Senhores políticos, fiquem FORA dos movimentos apartidários contra a corrupção e, portanto, contra políticos.
    Não queiram pegar carona nas passeatas. Sem concessões.
    Manifestem-se fora delas.

  62. Mako

    -

    09/09/2011 às 15:38

    Oposição? Onde? Fazem 8 anos e 9 meses que não há vemos. Estamos orfãos.

  63. RICARDO

    -

    09/09/2011 às 15:37

    Tio Rei,
    Bravo! Isso mesmo: “a velha ambiguidade” das tais oposições. Chega!
    É no mínimo incompreensível, que nenhum dos atuais partidos que se dizem de oposição, não aproveite horário gratuito de propaganda, por exemplo, para denunciar, criticar ou apresentar solução acerca de determinada mazela administrativa, e olha que assunto não falta.
    Até o detestável Paulo Skaf, falando em nome da FIESP, denuncia e faz campanha contra a tentativa de o governo prorrogar mais uma vez, e por mais 20 anos, uma contribuição que encarece o preço da tarifa de energia elétrica. Será que esse assunto não diz respeito à população que vota nas oposições?
    Portanto, como diz a adágio popular, as oposições precisam decidir se defecam ou saem da moita.

  64. Tarso

    -

    09/09/2011 às 15:35

    Esse embrião do movimento anti-corrupção tem dois efeitos colaterais muito significativos: primeiro, começa a revelar toda a extensão que o peleguismo já atingiu no Brasil. Surpreende até os mais pessimistas. Segundo, muito ligado ao primeiro, mas não exatamente igual, é a epidemia de sabujice e servilismo que assola o país. É até humanamente compreensível que beneficiários diretos ou indiretos do quadro político atual combatam as manifestações pela ética e decência. Mas fico enojado com a servidão voluntária, “gratuita”, de tantos capachos idólatras, cegos por ideologia ou por uma devoção doentia, que saem vomitando asneiras e tentam defender o indefensável cada vez que um ato de corrução é denunciado. Não são poucos, e estão em todo lugar, não apenas nos blogs chapa-branca. Detesto gente que não se respeita.

  65. Malur

    -

    09/09/2011 às 15:33

    Hoje é que as manifestações estão repercutindo! Políticos, “cientistas políticos”, editoriais de grandes jornais… Hum, sei não, mas o marqueteiro da sub-excelência deve estar ouvindo poucas e boas: por que é que ele foi dar a idéia de ela começar uma faxina, que não poderia continuar? E a petralhada, alvoroçada como ela só, já está brandindo ameaças de ir à rua, com sua pelegada amestrada, bandeiras etc. e tal. Que a turma que vai manifestar-se no Rio, no dia 20, abra o olho. A bandidagem petralha, ameaçada de perder o capilé, é bem capaz de promover o que mais sabe fazer: arruaça e violência. Cuidado, meninos do Rio!!

  66. To Fora

    -

    09/09/2011 às 15:33

    Reinaldo, me permita um comentárioa aqui que não tem nada a ver com o post em si, mas tem tudo a ver com politicos, principalmente os de esquerda.
    Falo, repetidamente, que comunista/socialista é tudo incompetente e mentiroso e vou provar.
    A Constituição fala em gastos com saúde em X por cento do PIB. Quando elaborado, este percentual, foi levado em conta, um imposto de 30% do PIB. Hoje, de acordo com economistas mais sérios, beira seus 42%.
    Quando o governo diz que gasta X% na saúde, não leva em conta o retorno em forma de imposto.
    A mesma coisa com os aposentados. Tipo: A Previdência é deficitária e outras baboseiras mais.
    A Previdência gasta , sei lá, 80 Bi e arrecada 70 Bi.
    Agora pergunto: e o que retorna ao caixa do governo, não entra nesta conta?
    Matematicamente falando, não há o deficit, mas contabilmente sim, ou seja, serve para financiar um governo, que além de corrupto é inépto e inapto.
    Nem Serra, nem FHC, nem Lula, nem Dilma, foram, vão ou irão falar isto.
    Nenhum comuna/socialista vai dizer isto também.
    Pensam que todos somos estúpidos e o pior, agimos como.
    Os “Economistas” de Tv e de jornais também se calam sobre isto que falo.
    Quanta mentira. Quanto papo jogado fora para um povo que se acha esperto demais. Um país de espertos ludibriados.
    Lamentável mentira.
    Se politico brasileiro fosse preso por mentir não sobrava um.
    Nenhum um.

  67. Marcelo Henrique

    -

    09/09/2011 às 15:32

    Os políticos da oposição não gostaram? Ficaram sensíveis? É mesmo? Tadinhos…Então é um excelente começo! Afinal, ou ele tiram a b…da cadeira (como o próprio FHC já disse outrora)e começam a praticar planos novos ou se alinham às pessoas de bem ou então vazam! Vão procurar emprego em outro cargo que não seja o de representante do (odeio essa palavra desde já) povo.

  68. esther correa

    -

    09/09/2011 às 15:31

    Tio
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Quer dizer que te mandaram e-mail reclamando? Pois eu sou contra a participação de políticos nesse novo movimento. O que é que eles pensam que são para quererem faturar em cima do povo? Já não basta não se oporem ao governo, dizendo serem a favor do Brasil, de política propositiva,Blá, blá, blá e outras idiotices mais? A quem eles pensam que enganam? Será que eles pensam que acreditamos nessas palavras hipócritas, vendo o País pegar fogo, o PT fazer o que quer com sua mão grande, ser reeleito e não fazerem nada que preste A NÃO SER APOIAREM AS BARBARIDADES QUE ESTÃO ACONTECENDO?
    Se praticassem a missão para a qual foram eleitos, eles sim deveriam ter começado esse movimento e estarem liderando o mesmo. Será que essa oposição imprestável não está entendendo que o povo precisou substituí-la para exercer o seu papel, uma vez que ela se recusa a se mexer?
    Que não venha agora querer pegar carona e méritos num movimento puro, sem políticos,sem corruptos e tão somente pensando no bem do Brasil, do seu povo e de seus direitos diuturnamente vilipendiados!
    Esse arremedo de oposição deveria lembrar que é muito bem paga pelo povo para exercer um papel que recusa, ou seja se opor ao governo. Será possível que nós que não somos políticos é que devemos ensinar o que a oposição deve fazer?
    Agora é tarde, Inês é morta e junto com ela a oposição. Só está faltando fazer o seu enterro.
    Que ela continue, pois, vivendo no seu mundo de fantasia, de elocubrações, na Ilha da fantasia que é Brasília, absolutamente desconectada de “seu” povo”, para o qual está se lixando, como já dito ao vivo e a cores por alguns deputados. Uns disseram e os outros agem desta maneira.
    Portanto, continue de boca calada como sempre ou até as próximas eleições, quando serão defenestrados.

  69. Valdir A. C.

    -

    09/09/2011 às 15:31

    Então, tá!! Deixa ver se eu intindi direito: Não fizeram nada para impedir o aparelhamento da nação; nda fizeram contra o mensalão; nada fizeram nas eleições; trocam afagos e beijinhos com a PTralhada; fazem aliança com os PTralhas; prestam homenagem á guerrilheira terrorista do planalto; apoiam o esquerdismo roubalhento do governo praticando a nojeira da “governabilidade”; ignoram os eleitores em nome do corporativismo e curralismo eleitoral e dão uma de putas ofendidas??!!! Fala sério! Quem se cala diante de um crime é cúmplice! Se querem dar apoio, esqueçam o partido e deixem os santinhos no bolso e não se atrevam à discursar. O bonde já deixou a estação e agora vcs, se tiverem ainda alguma decência política e um resto de dignidade, terão que correr atrás.

  70. Zeca

    -

    09/09/2011 às 15:30

    Estive na manifestação. Não dá para ignorar que existe um sentimento real de rechaço a participação dos partidos políticos porque eles são justamente uma das pontas da corrupção. É em torno dos interesses partidários que rolam os superfaturamentos, a propina, a fraude, o roubo.

  71. Aguinaldo

    -

    09/09/2011 às 15:30

    Meu pessimismo é tão grande…

    Não acredito que as pessoas de bem do Brasil, que saíram nessas manifestações, estejam dispostas a participar da política institucional. Sem ela, em algum momento, o movimento se esvazia. Seria preciso montar partidos realmente novos e que defendam práticas novas e ideologias de defesa da liberdade, que por aqui parecem não pegar nunca.

    Não sei se as velhas oposições se movimentarão. me parece que estão mumificadas. Se se movimentarem, não acredito que seus discursos colem para essa juventude descrente e para esses cidadãos céticos.

    Política dá muito trabalho e a gente tem mais o que fazer. A gente tem que trabalhar e estudar para ganhar a vida.

    Só se a internet vier a facilitar e a desburocratizar a formação de partidos, de movimentos. Se puder ser usada como uma nova plataforma. Mas nada disso está claro.

    Sei lá, é o que acho mais provável, infelizmente: as máquinas oficiais continuarão a dominar por muito tempo.

  72. vetê

    -

    09/09/2011 às 15:28

    Infelizmente alguns senadores ainda acreditam na continuidade da faxina por parte da Presidente.Pedro Simon e Cristóvam Buarque não são tão novos assim para se comportarem com essa ingenuidade.

  73. ricardo

    -

    09/09/2011 às 15:27

    quero como nos EUA…democratas la, republicanos acola…esse salada de partidos sem ideologia alguma, sem nenhum proposito ou proposta tem de acabar! a maioria – ou devo dizer todos? – esta sempre em stand by para saber qual “ideologia” ira seguir, conforme o governo da hora…isso eh de uma sem-vergonhice repugnante…

  74. Octávio

    -

    09/09/2011 às 15:25

    Ontem, no “Entre Aspas” da Globo News, estava o Daniel Iliescu, presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE)falando (quando deixavam) sobre as manifestações do 7 de setembro. O cara parece que nem sabia do que o repórter estava falando. Genérico, evasivo, dissimulado, sem conteúdo nenhum. É o cara certo, no cargo certo. Se contarem com esse trouxa, os petralhas estão no mato e sem cachorro.

  75. @Medeyer

    -

    09/09/2011 às 15:23

    “Eles podem participar?… Na minha opinião, não só podem como devem.”
    Discordo totalmente, Rei: se assim, sem políticos, os meios de comunicação já maquiaram as manifestações, quanto mais não seria mascarado e encoberto, se “lideres” oposicionistas participassem? Aí é que não iria aparecer nada mesmo…
    A não ser que fosse alguém assim, tipo a Marina, não apartidária, mas suprapartidária, mas isso teria como foco ela, e não a manifestação… e ela iria querer os louros… aliás, ela andou dando umas marinadas num jornal aí querendo tirar vantagem do #SeteDeSetembro…
    Temo que ficar de olho! Não podemos confiar nesses caras não!

  76. ricardo

    -

    09/09/2011 às 15:22

    eh exatamente essa pratica de fazer politica que tem de acabar nessepaiz! vejam que eles costuram suas alianças sem levar em conta qualquer que seja a opinião do eleitor…PT se alia a PSDB sem o menor pudor, sem nem se preocuparem se o eleitor ira gostar ou não…a moral e a ética do eleitor simplesmente não entram nos cálculos dessa gente quando estão compondo essas alianças vagabundas…o eleitor, para eles, eh apenas um decoração na democracia, eh alguém que, por força da lei, eh obrigado a ir votar…melhor ate se nem existisse…

  77. Renata

    -

    09/09/2011 às 15:18

    E como estamos cansados!

  78. Ari

    -

    09/09/2011 às 15:14

    É isso aí, Reinaldo. O ambiente da Operação Política precisa ser saneado, para que mais gente de bem possa se interessar em dele participar.

  79. Silva Júnior

    -

    09/09/2011 às 15:09

    “Paulo Maluf, Fernando Collor, Delúbio Soares e José Dirceu amam o país…” Sarney, então! Esse morre de paixão febril pelo Brasil.

  80. Rafael

    -

    09/09/2011 às 15:06

    O buraco é um pouco mais embaixo, Rei.
    A imprensa tá careca de saber da ligação entre o MST, CUT, ponha o movimento social aqui e o PT e nem por isso desconfiam da isenção das greves, das passeatas.

    O que vimos durante as eleições de 2010 foi nojento.
    Crianças paulistas sendo usadas por petistas para atacar o Serra e, ainda assim, a maior parte da imprensa esqueceu desse detalhe.

    Agora eu pergunto: se um membro da oposição estivesse junto nos protestos, qual seria a pauta da imprensa?

    Já não estão fazendo isso com o Voto Distrital?

  81. Victoria

    -

    09/09/2011 às 15:05

    Bravo!

    Será que vai ser preciso desenhar? Vão continuar com essa política de comadre com a faxineira? Tenham paciência, vão sangrar nas urnas outra vez, infelizmente.

  82. Ladrão Confesso (´de hóstia )

    -

    09/09/2011 às 15:04

    Imperdoável olvido, Tio Rei.
    Além de amarem o povo também, claro, o Sarney e o Lula, confessadamente, até onde todos sabemos.

  83. andre martins de andrade junior

    -

    09/09/2011 às 15:02

    Não demora e Sergio Cabral já toma um jatinho e voa para a próxima concentração.E vai dizer que um imposto para o jôgo ajudaria a melhorar a saúde.Essa gente perdeu a compostura de vez.Estão sempre achando as soluções mais apropriadas aos com quem convivem.Incrível a cara de páu ,perderam o mínimo de decência.É jôgo aberto sem pejo e educação.

  84. Lilian Navas

    -

    09/09/2011 às 15:00

    Aqui em Curitiba poucas pessoas compareceram,culpa do mau tempo que castigou os curitibanos durante todo feriado,mas com certeza os que apareceram foram aplaudidos.Chega dessa corrupção endemica que assola e atrasa o povo brasileiro.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados