Blogs e Colunistas

11/03/2014

às 5:30

Os mistérios também técnicos do avião que está desaparecido. Crescem indícios de uma ação terrorista

Gonçalo Osório, leitor habitual deste blog, é especialista em muita coisa, inclusive aviões. E me manda a seguinte mensagem. Volto em seguida:

Rei,
eu sei que você detesta avião, por isso vão aqui algumas coisas intrigantes para quem não gosta de avião.

1) Todo bicho desse porte (imagine: 350 toneladas de peso de decolagem, dependendo do modelo) tem uma coisa chamada ELT — emergency locator transmiter. Como o nome em inglês diz, é um sinal de rádio de emergência, que é acionado sem interferência do piloto e que pode ser captado por outros aviões, navios e satélites. Ninguém captou nada. Como assim? O ELT não funcionou? Não se sabe.

2) Esses aviões ultramodernos têm outra coisa: caixas-pretas que “falam”. Depois de um acidente, elas transmitem também um sinal, que aviões como esses que os americanos usam para achar submarinos no Mar da China são capazes de captar. Como assim? Ninguém captou nada até agora?

3) O Boeing 777, assim como aquele Airbus da Air France que se acidentou na rota Rio-Paris, dispõe de um treco chamado ACARS (outra sigla em inglês). Para compreensão do leigo, é como a telemetria de carros de Fórmula 1: sensores a bordo detectam tudo o que acontece com motores, equipamentos de navegação, atitude do avião em voo, o escambau, e transmitem a intervalos de segundos essas centenas de informações para o fabricante (a Boeing) e para o operador (a Malaysia). No caso do Air France, por exemplo, sabia-se, durante os sete minutos entre o avião sair da altitude de cruzeiro e se espatifar na água, que várias coisas estavam ocorrendo: não eram defeitos técnicos, mas o ACARS transmitiu a rápida perda de altitude, por exemplo, e as diversas configurações dos computadores de bordo. Cadê as informações do ACARS do B777 da Malaysia? A Boeing e a companhia até agora nada disseram.

Meu palpite é terrorismo. O pessoal do setor (pilotos, instrutores e chefes de operação de grandes companhias) acha que terroristas de alguma maneira tomaram conta do avião e teriam conseguido, inclusive, interferir na operação do transponder. Muito esquisito mesmo!

Retomo
Pois é… As semelhanças com o caso da Air France vão ficando para trás, e uma outra tragédia vem à memória: o ataque terrorista ao voo 103 da Pan Am, em 21 de dezembro de 1988, que matou 270 pessoas — 259 ocupantes do avião e 11 moradores da pequena Lockerbie, na Escócia, onde caíram os destroços. A aeronave partira de Londres com destino a Nova York.

Terroristas líbios, a mando de Muamar Kadafi, introduziram uma pequena bomba no avião — sim, pequena, escondida numa maleta. Naquela altitude, basta um rombo de pequenas proporções na fuselagem para a aeronave se espatifar no ar.

A Malásia, de onde partiu o avião, é outro celeiro do extremismo islâmico, mas a China, até onde se sabe, não está na mira desse tipo de terrorismo. Chama ainda a atenção a reação irritada da China.

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

143 Comentários

  1. Adriana

    -

    03/04/2014 às 16:06

    Eu acho que esse avião foi parar no triangulo das bermudas.

  2. Enio de Andrade

    -

    01/04/2014 às 22:32

    Por que um piloto desligaria um transponder? Porque existe esta chave? o fabricante projetou para o avião esconder?

  3. Regivan Chaves

    -

    29/03/2014 às 6:11

    devem começar a investigar a empresa onde trabalhavam os 20
    funcionários de alta patente de projetos militáres de guerra
    que coencidentimente estavam no aviao,alem na vantágem de morte dos funcionários para essa empresa;eles levávam projetos valiósos para a elite ou seja,para o governo secreto eua e outros..

  4. Ricardo

    -

    26/03/2014 às 19:38

    O certo é que esperar 2 semanas pra se ter uma idéa do que ocorreu com uma aeronave comercial hoje em dia é INACEITAVEL !

  5. Ricardo

    -

    26/03/2014 às 19:30

    Boa noite Reinaldo Azevedo .
    Eu apenas queria deixar umas idéias , acredito que sejam bem legais .
    1ª Aquela região do oceano é infestada de submarinos militares brincando de quem rouba informações de quem ( sabemos que nas procimidade de cidades com alta tecnologia , fica muito mais facil decodificar sinais entre emresas governos etc. etc. ) Então estes submarinos não captaram nada ?
    2ª Por que , em nome de Deus , até hoje não se colocam BOIAS ! Muitas Boias montadas dentro das asas de aviões comerciais equipadas com algum tipo de radi transmissão ?
    Elas serviriam como pista tanto em caso de acidentes no mar como em terra …
    O ser Humano consegue inventar coisas fantásticas e gasta-se Bilhões em engenhocas que podem falhar e não pensaram até hoje numas BOIAS SINALIZADORAS ? …

  6. Jonh

    -

    24/03/2014 às 11:27

    queria saber uma coisa, é possivél o avião ter voado alem da atmosfera???? só é uma pergunta curiosa….

  7. anonimato

    -

    17/03/2014 às 11:00

    A mais pura verdade é que esta aeronave por razões incertas e não conhecidas, perdeu o seu controlo, mas conseguiu voar fora dos radares, que possivelmente foi forçado haver pouso de emergencia,com todo cuidado e cautela, sobre estas aguas que sobrevoavam estando calmas neste momento oportuno desta descida sem desintegrar-se, manteve certo periodo flutuando nas aguas até afundar o avião, ficando alguns passageiros, aguardando por socorro, não sabe se existe sobrevivente.

  8. Valmir Varejao

    -

    17/03/2014 às 8:46

    Eu tenho medo do que possa acontecer.
    Pois estamos a poucos dias da Copa do Mundo e acontece algo como isso.
    Estou com medo desse avião possivelmente sequestrado ser usado para algum atentado terrorista aqui no BRASIL.
    Espero que encontrem esse avião desaparecido logo, e espero mais ainda que estejam todos bem de saúde.

  9. carlos andre

    -

    16/03/2014 às 14:21

    o arrebatamento onde pessoas recebem aterra prometida deus esta voutano muitas acartrafores ira acontecer emuitas almas sebosas ira paga opecado e aqui natera mesmo quantos de nos so lembra de deus guando estamos doenten ou com dividas deus eprase lem brado endodos momentos ofim dos tepos ta masprosimo do que vocês enmagina deus da dano ajanse denos nos redimi mas mundo tem muitas almas sebosas orebatamento já comesou

  10. carlos andre

    -

    16/03/2014 às 14:08

    caros leitores nos tamos nos fim dos tempos a onde nessa terá so tem maldade muita gemtem tem de mas emguanto muitos amanhese odia não tem oque come emuitos pagano caro ate prair alua nesse mundo niguem tanem ai poprosimo deus esta voutano esse de saparesimento se chama oarepatamento esse eso um aviso que atera que deus criou não ta da maneira coreta deus vai da umfim nisso eaterra prometida ira chega onde todos sera de igual pra ingual sem fome sem guerra sem ohmes de puder que so emche osbousos de dinheiro se preparem deus já esta entre nos muito mas ira acontercer

  11. celio sidney vidal

    -

    16/03/2014 às 1:27

    todos os depoimentos tecnicos ja esgotaram-se,para mim ou avião penetrou em portal de outra dimensão ou realmente foi abduzido para pesquisas de seres de outros mundos ou dimensional ou planetario. célio vidal

  12. Iara

    -

    15/03/2014 às 15:29

    Bem conhecemos os tipos de bandidos que matam e não ligam para a sua exposição, e me assusta mais ainda para um Serial Killer que o faz minuciosamente e calcula friamente no anonimato para conseguir mais e mais o que se almeja, esse me assusta……e neste caso o frisson das cortinas fechadas pode ser um sinônimo de grande bilheteria ou o “Best terrorism”, infelizmente não acreditamos na tese em que os grandões dizem não saber de nada, como uma aeronave deste porte sobrevoa um espaço aéreo e não é identificado sua presença, como suas informações contraditórias passam a dizer que o avião saiu da rota e não se sabe para aonde foi? Fiz uma viajem de avião de porte pequeno tbm e lá se percebe que pela torre quando se entra em um espaço aéreo qualquer é solicitado identificação e não sei em que circunstância este se encontrava mas impossível se perder sua rota assim infelizmente somos leigos e os expert no assunto se fazem de desentendidos só pode ser!!

  13. Luis Henrique

    -

    14/03/2014 às 23:55

    Cont… e por falar em vírus nos equipamentos, com certeza estão pedindo recompensa para não sumir com mais aeronaves já infectadas e em perigo as colocando em rotas aleatórias e perigosas. Isso justifica esta confusão generalizada que ninguém se entende, isso é para ganhar tempo. Luizão

  14. Luis Henrique

    -

    14/03/2014 às 23:38

    Luizão voltou.
    Isso é vírus nos equipamentos eletrônicos, ninguém levantou esta hipótese, visto que é super possível imagine o valor de um antivírus deste calibre.

  15. kalil

    -

    14/03/2014 às 22:08

    Aparentemente todos aparelhos de localização do aviao foram desligados intencionalmente ou por uma pane eletrica geral, e se depois disso, o aviao ¨pousou¨, no mar lentamente, sem grande impacto e nao conseguiram abrir as portas (devido a pane eletrica), e afundou lentamente sem danificar nada? Os navios conseguiriam detectar mesmo assim? porque nao vasculham as areas provavel com submarinos?

  16. darwin

    -

    14/03/2014 às 21:34

    Uma coisa eu digo com certeza, o MAS-370, não caiu perto de sua rota original,se é que caiu…Esta tudo apontando para pirataria, sequestro, ou seja la o que for.Sem sinal de comunicação de forma alguma, sem destroços nem incendios,sem clareiras na mata.Na minha opinião esse Avião pousou em algum lugar por algum motivo e interesse de algum radical desses espalhados pelo mundo.Falei…

  17. rogerioc20

    -

    14/03/2014 às 16:22

    Ainda é cedo para tirarmos uma conclusão, mas com o passar dos tempos se não aparecer, pode ter certeza que foram os extraterrestres que levaram o avião.Eles tem tecnologia muito superiores.

  18. roger thiago

    -

    14/03/2014 às 1:14

    esse aviao foi sequestrado por alienigenas. só pode ter sido abduzido isso é um grande misterio.

  19. Rafael de jesus almeida

    -

    13/03/2014 às 22:29

    eu acho que o oceano e muito grande e complexo, em algumas partes como ex: triangulo das bermudas, o fluxo imenso de bactérias e seres do oceano que ao se decompor forman camadas de gás metano que se elevam a níveis altíssimos formando imensas paredes de gás metano sobre o oceano, assim quando avião passa por essas paredes de metano as turbinas pegam fogo o avião se desabilita ocorrendo uma mega explosão de metano que faz a aeronave se auto insinerar e depois e puxado seus destroços ao fundo do oceano .rfl…

  20. francisco

    -

    13/03/2014 às 11:16

    A aeronave entrou em vórtiçe e foi sugada para outra dimensão

  21. Fabrício

    -

    12/03/2014 às 20:03

    Abduzido. Como disse Mauro Cunha.
    The Truth Is Out There!

  22. Mauro Cunha

    -

    12/03/2014 às 16:13

    Abduzido. A verdade está lá fora.

  23. leonardo serpa da cidade da bahia

    -

    12/03/2014 às 16:06

    como nao poder dizer que eles podem ter poblemas ou foram buscar negocios por favor eu pesso ue tragam as pessoas inoscentes nao sou parente mas nao quero o mal de niguem

  24. Aloizio V. Corrêa

    -

    12/03/2014 às 16:02

    Também sou um apaixonado por aviões, mas com poucos conhecimentos técnicos, parabéns aos senhores: Reinaldo e Almeida. De fato não entendo, no caso de roubo de um automóvel, há o rastreamento por satélite que permite inclusive bloquear as funções do veículo. Falamos de um boeing 777, um dos mais modernos e seguros aviões em operação, como não há vestígios. Na minha opinião tomaram sim este avião, desligaram suas funções vitais de identificação. Mas, me doí também, pensar nos familiares em busca de notícias ou pelo menos dos corpos de seus ente queridos. Luto desde 2010 para que as autoridades brasileiras possam analisar com atenção e carinho uma invenção(Projeto) de minha autoria que permite em casos de acidentes com vítimas fatais, fazer o reconhecimento instantâneo (Tempo real/Minutos), mesmo que a vítima esteja parcialmente carbonizada ou que somente o esqueleto seja resgatado, ainda que anos depois ou submerso em águas profundas direi: Nome, endereço, filiação, tipo do sangue, idade, altura, profissão, marcas de nascimento, telefones uteis, cidade ou país de origem e etc. Lembro frustado por não ter sido útil a minha invenção, por ocasião do acidente com o Boeing da Air France, onde 60 corpos ficaram submersos nas profundezas oceânicas, correndo o risco de não serem resgatados pelo precário estado em que se encontravam(Somente esqueletos), confesso que se a minha técnica estivesse já em atividade o problema da identificação destas vítimas não haveria. O Projeto é fruto de pura criatividade de um brasileiro que não tem QI(Quem Indique) e talvez será mais um produto largado de mão, pois no Brasil mais se valoriza a bunda, o silicone do que, a criatividade, a inteligencia, os nossos cientistas e capacidade dos nossos técnicos, haja visto as verbas destinadas a educação. Mas quem sabe, ainda possam dar atenção a este humilde cidadão brasileiro. Obs: O Almeida me parece fera na matéria da História política, muito legal seus comentários e o Reinaldo, manja da parte técnica mecânica. Abraço a todos e que Deus possa dar um desfecho bom para esta gente sofredora.

  25. Raniel

    -

    12/03/2014 às 15:43

    Foram Alienígenas que abduziram esse avião.

  26. OrlandoB

    -

    12/03/2014 às 10:29

    Me desculpem, mas há várias semelhanças com o vôo da Air France sim.
    Os equipamentos citados pelo colega registram acontecimentos a bordo e os enviam para o fabricante mas de uma maneira ampla.Detalhes, só com a caixa preta do avião.
    Muitas vezes, a semelhança do vôo da Air France, pilotos não transmitem sinais de stress (May day, 7500 no transponder etc) por estarem envolvidos com atitudes ou movimentos da aeronave que tomam o tempo da tripulação sem, contudo, parecem que são falhas que provocarão a queda da aeronave.
    O sinal emitido pela caixa preta é relativamente fraco, quando o avião mergulha em oceanos profundos.Daí a dificuldade e a demora em encontra-la.
    Pode ter sido ato terrorista.Mas, muitas vezes, falhas estruturais em aeronaves postas (em termos aeronáuticos) recentemente na linha de vôo (caso do 777) podem causar acidentes que surpreendem pelo inusitado.São falhas que só serão conhecidas após a análise das caixas preta, devido a não semelhança com nenhum outro caso já conhecido por companhias aéreas, fabricantes e investigadores aeronáuticos.
    Ainda acho que precisamos aguardar.

  27. rafael

    -

    12/03/2014 às 3:00

    Fica tudo com deus.

  28. Quaker

    -

    11/03/2014 às 22:03

    SÓ HÁ UMA AERONAVE QUE NÃO FAZ SENTIDO TER ESTE TIPO DE EQUIPAMENTO. É O AERODILMA ANTIGO AERO LULA.
    A HIPÓTESE DE LOCALIZAÇÃO SERIA PELA MALA OO7 DA ROSE QUE SEMPRE ESTÁ A BORDO APARECER BOIANDO NO OCEANO.

  29. Quaker

    -

    11/03/2014 às 21:59

    NAVIOS TAMBÉM TÊM SISTEMA DESTE TIPO QUE CHAMAMOS DE EPIRB. NO CASO DE UM NAUFRÁGIO, O DISPOSITIVO QUE FICA NO CONVÉS EXPOSTO É LIBERADO PPELA PRÓPRIA FORÇA EXERCIDA SOBRE ELE (QUE É UMA BOIA), COMEÇA A EMITIR SINAIS IMEDIATAMENTE DECODIFICADO DANDO A POSIÇÃO DO NAVIO. AFUNDAMENBTO. TUDO COORDENADO VIA SATÉLITE.

  30. j.rogério

    -

    11/03/2014 às 20:22

    Reinaldo, o Boeing 777 é uma aeronave altamente sofisticada, com diversos sistemas aptos a darem informações em tempo real sobre todas as atitudes da tripulação. A inexistência destas informações sugere o desligamento destes sistemas. Veja que a tripulação alterou o curso(e isto teria que ser autorizado ou comunicado se em emergência), da mesma forma houve alteração de altitude. Bom, qualquer conclusão no momento seria mera especulação. E, especulando, me parece que se trata de uma atitude deliberada de quem, naquele momento, comandava a aeronave.

  31. francisco

    -

    11/03/2014 às 19:44

    Se houve emergência, o piloto deveria ter acionado no transponder o código respectivo,7700. Se foi sequestro seria o 7500, ou foi impossibilitado. Não houve, via rádio nenhum transmissão de “MAY DAY”, então explodiu ou foi jogado no mar ou terra? Onde estão os destroços e corpos? Accho que a empresa sabe de alguma informação recebida via satélite e não quer divulgar, ou, foi algum OVNI. Torço pelas famílias para que as esperanças de sobrevivente permaneçam.

  32. RHMNK

    -

    11/03/2014 às 19:31

    Tudo está indicando que uma explosão muito forte a bordo do 777 espatifou todos os sistemas citados. Porém, peças leves e resistentes deveriam estar boiando se fosse este o caso mas, não foi encontrado nada até o momento. Quando todas as teorias não explicam nada, a mais simples prevalece.

  33. Luiz Luccas

    -

    11/03/2014 às 19:21

    Se foi um ato terrorista provavelmente não cumpriu seu objetivo, pois não houve sequer algum grupo reivindicando a autoria (não queriam explodir só o avião). Se fosse, meu palpite é que este desvio de rota pouco depois da decolagem, mostra que os terroristas queriam ir longe, em uma rota bem distinta. Aí faria sentido desligar o transponder. O alvo poderia ser uma das bases americanas no Japão, Okinawa por exemplo. Poderiam ter ainda desligado o ELT e o ACARS ainda em solo?

  34. Ricardo Cubas

    -

    11/03/2014 às 19:17

    O seriado Lost que era ficção, tornou-se realidade em alguma dimensão que não é a nossa.

  35. Renato

    -

    11/03/2014 às 19:01

    no próprio site da veja tem uma matéria sobre estas questões técnicas.

  36. Dalton C. Rocha

    -

    11/03/2014 às 18:22

    Dei-me um país islâmico e eu lhe darei três coisas:
    1- Um país pobre.
    2- Uma cleptocracia.
    3- Uma ditadura.

  37. Fagundes

    -

    11/03/2014 às 17:57

    Como tudo é possível, pode ser que a aeronave SUBIU em vez de descer em direção ao solo.
    Nesse caso certamente seria desintegrada em certa altitude.
    Talvez ainda tenho sido vitimada pelo choque com algum corpo celeste.
    Parabéns pela profundidade das explanações. Todas elas são possibilidades concretas.

  38. Nilton

    -

    11/03/2014 às 17:53

    É evidente que a hipótese mais provável é a apontada pelo amigo neo-reaça aí embaixo…eheh

    Mas uma coisa não é hipótese: o que o amigo Igor disse é a pura verdade, a imprensa tupiniquim, só pra variar, escamoteia a questão islâmica, por ignorância e/ou má-fé.

  39. Beto gaúcho

    -

    11/03/2014 às 17:04

    Colega Regina – 8:05, se acontecer algo do tipo durante a copa estamos ferrados (digo, organização, governo, imagem do pais)
    .
    (o que é muito perigoso, dadas as deficiências apresentadas de estrutura no Brasil e por tabela, de segurança)

  40. Stolf

    -

    11/03/2014 às 16:59

    Ainda existe a possibilidade do avião ter sido atingido por um raio da morte disparado por um satélite, ou devorado por langoliers.

  41. Luciano

    -

    11/03/2014 às 15:54

    Mas se foi ataque terrorista, porque ninguém assumiu a autoria ainda?

  42. Almeida

    -

    11/03/2014 às 15:50

    Reinaldo, permita-me lhe corrigir nesse trecho:
    “A Malásia, de onde partiu o avião, é outro celeiro do extremismo islâmico, mas a China, até onde se sabe, não está na mira desse tipo de terrorismo. Chama ainda a atenção a reação irritada da China.”
    Não sei se você ficou sabendo, mas ocorreu um ataque terrorista na China no fim de fevereiro, no qual homens armados com facas (isso mesmo, apenas com facas comuns) atacaram dezenas de pessoas em uma estação de trens, matando quase 30 pessoas a facadas.
    Esses terroristas eram, ao que tudo indica, do Turquestão chinês, a região de Sinkiang, região no oeste da China e ao norte do Planalto Tibetano habitada por muçulmanos de origens étnicas dos povos da Ásia Central (totalmente diferente dos chineses, sendo muito mais próximos dos turcos, daí o nome Turquestão) e que até o século 20 não era totalmente controlada pela China, sendo muito mais um Estado autônomo tributário. Depois da Revolução Comunista de 1949 e o domínio da China comunista se estender completamente para o Sinkiang e o Tibet, os habitantes do Sinkiang lutam para se libertar do domínio da China comunista.
    A China reprime qualquer anseio separatista com mão de ferro. E os turco-muçulmanos do Sinkiang recorrem às vezes ao terrorismo.
    Assim, há terrorismo, sim, na China, especialmente terrorismo muçulmano, que é o que você, Reinaldo, deve ter pensado – pois também se pode praticar terrorismo por outras causas que não só a militância islâmica ou islamista.
    Talvez seja esse um dos motivos que tenha irritado a China comunista, com a memória ainda bem fresquinha do ataque dos terroristas esfaqueadores do fim de fevereiro.
    Mas o ocorrido não parece ser uma ação de terrorismo, principalmente uma que visasse a China, pois os vetores dos radares indicaram claramente que o avião deu “meia-volta” após passar pela Malásia e se aproximar do Vietnam.
    Se o avião saiu da rota em direção à China, então, ou ele enfrentou um problema técnico e tentava retornar à Malásia ou ele foi sequestrado por terroristas que queriam desviar o vôo para outro lugar.
    E para onde desviariam o avião?
    Não sei. Mas, talvez, apenas como especulação, os terroristas possam ter tido a idéia de atacar a Birmânia/Miamar, onde os muçulmanos são perseguidos, atacados e mortos pelos budistas (na Birmânia, os muçulmanos são minoria e lá esses são as vítimas de milícias budistas do páis, contando inclusive com a participação de monjes nos atos de violência).
    Assim, caso o desaparecimento (queda) do avião tenha realmente alguma relação com terrorismo, eu apostaria muito mais em uma tentativa terrorista de tomar o avião e desviá-lo para a Birmânia – e que provavelmente resultou na queda do avião.
    Até porque, os suspeitos são iranianos, e o Iran tem boas relações econômicas com a China comunista. Dificilmente algum terrorista iraniano praticaria atentados terroristas contra a China, ameaçando essa boa relação entre os dois países.
    É claro que eu posso estar errado e, caso se trate mesmo de ação terrorista, os terroristas terem como alvo a China.
    Não se pode esquecer que quase todos os terroristas do 11 de setembro eram da Arábia Saudita, que os Estados Unidos consideram um país “aliado”.

  43. Anônimo

    -

    11/03/2014 às 15:31

    E se o avião foi sequestrado e levado para alguma ilha ou país? O avião estava mudando de rota da úlitma vez que foi detectado. E se os sequestradores quisessem usar esse avião para algum atentado terrorista, ou mesmo para uso próprio? Nada mais barato do que roubar um.
    Em um pedaço de mar tão pequeno não achar nenhum pedacinho de nada é muito esquisito.

  44. macz

    -

    11/03/2014 às 15:17

    Um alvo simbólico seria as torres Petronas, em Kuala Lampor.

  45. macz

    -

    11/03/2014 às 15:12

    “Atentado terrorista seria reinvidicado por algum grupo.” OLHA PESSOAL, FOI MAL…FALHA NOSSA! Ora…

  46. Anderson Silva

    -

    11/03/2014 às 15:08

    Existe ato terrorista atualmente sem PLATÉIA? Qual sentido de praticar tal ato sem que este não ecoe na opinião pública escravizada pelas imagens de TV e celulares?

  47. rastilho

    -

    11/03/2014 às 15:04

    Estão fazendo uma copia do avião pra depois devolver.
    Não é a toa que Aviões são os queridinhos de Estudiosos,ao qual se dedicam muito tempo de sua vida pra estudar.
    Os designer,pegam as medidas certinhas para que depois eles tenha um voo tranquilo.Os aviões com asas dobradas mais para cima Garante um voo mais alto.Também se usa muito conceitos da física. A partir disto é possível deduzir que o movimento do O Boeing 777 foi interrompido subitamente com uma força mais de 36 vezes superior àquela da gravidade.ah mas onde esta o avião então?
    o Airbus A330-203, prefixo F-GZCP, da Air France, uma aeronave que entrou em operação em fevereiro de 2005. Com quatro anos e três meses de uso está na condição de avião novo. Tudo segue o plano de voo anotado tudo,As equipes de solo colocam aproximadamente dez mil toneladas de volumes,juntamente com as bagagens dos passageiros.no compartimento de carga do avião. Dubois verificou que mais de 70 toneladas de querosene foram bombeados para os tanques de combustível. Isso parece muito, mas não é, já que o avião consome até 100 quilogramas de querosene por minuto e as reservas de combustível não proporcionam muita autonomia extra.É somente por meio de um truque que o capitão é capaz de alcançar Paris com mais do que as reservas legais mínimas de querosene que precisam estar nos tanques do avião no momento da chegada à capital francesa. Uma brecha na legislação permite que ele anote a cidade portuária de Bordeaux, ao sul da França – que fica várias centenas de quilômetros mais perto do que Paris –, como o destino fictício durante os seus cálculos de combustível. O experiente piloto sabia que, voando com o combustível no limite, não não seria possível fazer nenhum grande desvio. Numa situação de urgência, ele teria que parar e reabastecer o avião em Bordeaux, ou, talvez, até mesmo antes, em Lisboa. Obviamente, Dubois espera um voo sem sobressaltos e nem cogita essa escala técnica, pois sabe que isso encarece o voo, provoca atrasos e desagrada os diretores da companhia aérea.
    O IMPACTO. Às 23h14min (horário de Brasília), 02h14min (UTC), o A330 mandou automaticamente sua última mensagem, um aviso sobre a velocidade vertical de cabine, o que significa que o ar externo havia penetrado na aeronave, o que pode indicar despressurização ou mesmo que, a essa altura, o Airbus já estivesse em queda livre na localização 3° 34? N 30° 22? W (cerca de 100 km do waypoint TASIL e a cerca de 1.228 km de Natal).

    Mais de 200 toneladas de metal, plástico, querosene e corpos humanos chocaram-se contra o mar. A enorme intensidade do impacto é descrita no relatório pericial, que descreve com detalhes gráficos como pulmões foram dilacerados e ossos fragmentados em toda a extensão. Alguns passageiros foram cortados ao meio pelos seus cintos de segurança.

    Grande parte dos destroços que foi recuperada tem no máximo um metro quadrado. As linhas de fissura tem um ângulo bem visível. Isso demonstra que o avião não mergulhou verticalmente no mar, mas sim que se chocou contra a água como uma mão aberta, com o nariz da aeronave elevado em um ângulo de cinco graus. Especialmente interessante é a grande cauda do avião, que foi retirada do oceano pela Marinha brasileira. Ela foi arrancada da sua base e arremessada para frente. A partir disto é possível deduzir que o movimento do A330 foi interrompido subitamente com uma força mais de 36 vezes superior àquela da gravidade, ou 36 G.
    Voltando ao voo do O Boeing 777, uma hipótese é que,esse voo pode não ter Acontecido já que sua distancia percorrida esta próxima de sua decolagem,ou ter desaparecido sem deixar vestígios no ar,igual com o avião da Air France que caiu no Oceano Atlântico em junho de 2009 que partiu do Rio de Janeiro com destino a Paris, na França. Todas as 228 pessoas a bordo morreram no acidente.Ou uma fuga com dados industriais de alto valor.

  48. Observer

    -

    11/03/2014 às 14:42

    Belíssima explicação. Mas (no meu achismo)acredito que o piloto desligou todos os recursos a que ele tinha acesso, como o transponder por exemplo. Todo mundo sabe o que um gerente de banco pode fazer quando sua família está em risco. Se uma tripulante sofreu esse tipo de ameaça é muito mais fácil tomar o avião e leva-lo para algum local previamente escolhido. Há indícios que alguns telefones de passageiros estão conectados à rede celular mas isso pode ser só um defeito de roaming.

  49. Controlador de Voo

    -

    11/03/2014 às 14:38

    Fui Controlador de Voo (ATC), de 1.959 a 1.975 na TMA São Paulo. Especulações existem e persistirão até um determinado momento, o do encontro de um evidência real. Para mim, suspeito de que seja um ato terrorista, ou sequestro. Com a palavra os Controladores de Voo da área em que voava o Malaysia.

  50. Igor

    -

    11/03/2014 às 14:33

    Repito e resumo para alguns perplexos que comentaram mais abaixo: a) A China é alvo de extremistas islamitas sim, em virtude do separatismo de raiz jihadista dos uigures; b) A AL QUAEDA tem vasto histórico de não assumir seus atentados. Pesquisem.

  51. Igor

    -

    11/03/2014 às 14:27

    Outro ponto a se notar, caro Reinaldo, é que o islã se enxerga não como uma religião, mas como ” um modo de vida completo”, que abrange também as leis diárias e sobretudo o Estado. Segundo Sami Armed Isbelle (O Estado Islâmico e sua organização, pg 04), o islã só é praticado integralmente quando se está sob a tutela de um “Estado islâmico”, ou seja, uma teocracia. Assim, o movimento separatista dos uigures, na China, já é visto por extremistas jihadistas como uma luta deles próprios. Quando a mídia – talvez por despreparo ou embotamento ideológico de seus próprios profissionais – evita falar em “islamismo” ou, vá lá, no mínimo “jihadismo”, para definir esses atentados, ela tira do leitor o direito de perceber de que os atentados em Nova Iorque, Londres, Madrid, Calcutá, Bagdad, Buenos Aires, Darfur, Chechênia ou Tel Aviv são todos frutos de uma única ideologia e de um único propósito. A despeito do “mimimi” ideológico ao qual a “inteligentzia” foi submetida desde a década de 70, NÃO HÁ uma “causa palestina” separada da “causa dos uigures” ou “causa da chechênia”: são diferentes batalhas de uma MESMA GUERRA. A causa que une os jihadistas e simpatizantes é esperar até terem forças (“hudna”, ou trégua estratégica) e depois praticar a jihad para a implantação de governos teocráticos islamitas nos locais onde haja substancial número de muçulmanos. Já aqui no ocidente, a formação esquerdista – desses militantes que vociferam contra a “brutalidade dos EUA e seus aliados” – insiste em ver as questões islâmicas separadamente e, pior, sob a reducionista ótica da “dialética do opressor vs oprimido” “paz por terras”, “imperialismo americano-israelense”, etc. A Jihad vem vindo, enquanto ficamos “falando de flores”…Será que acordaremos? Inshallah !

  52. SILVIO

    -

    11/03/2014 às 14:23

    VAI VER QUE A ANAC “LIBEROU” CARTEIRA DE COMANDANTE PARA TERRORISTA PILOTO DE AEROCLUBE…

  53. SILVIO

    -

    11/03/2014 às 14:19

    OS CELULARES ESTÃO EM ROAMING…

  54. SILVIO

    -

    11/03/2014 às 14:18

    PÔ! EU DEI MEU PITACO HÁ HORAS ATRÁS E ATÉ AGORA NINGUÉM DESCOBRIU O QUE REALMENTE ACONTECEU ? AINDA BEM QUE EU ACREDITEI NA SÉRIE LOST, NA 4ª DIMENSÃO, NA TEORIA DAS CORDAS,ETC. MELHOR PERGUNTAR PARA O SHELDON !!!

  55. Kildare

    -

    11/03/2014 às 14:11

    Kadafi? O amigo, irmão e líder?

  56. amanda

    -

    11/03/2014 às 14:08

    os telefones celulares dos passageiros ainda tocam, mas ninguem atende.

  57. Igor

    -

    11/03/2014 às 14:05

    Reinaldo, note bem que a China já está sim com problemas em relação a separatistas islamitas “Uigures”, que foram os autores dos atentados à faca (28 mortos, 167 feridos) praticados na estação de trens na cidade de Kunming. Para a compreensão deste problema, deve-se deixar claro duas coisas: a) que o islã se vê como UMA NAÇÃO, independente das cidadanias formais, fato que torna cidadãos chineses alvos de extremistas islamitas de qualquer canto; b) O modus operandi é análogo ao da Al Qaeda, que, ao contrário do narcisismo exibcionista de Hamas, Hezbollah, Jihad Islâmica e mais alguns outros, opera em células isoladas e não costuma reivindicar seus ataques (vide os ataques do Sudão e das próprias Torres Gêmeas).

  58. Patricio

    -

    11/03/2014 às 14:03

    Me da um preguiça desse povo que fica falando que celular tá tocando, não existe celular tocando.

  59. Wagner

    -

    11/03/2014 às 14:00

    Será possível que esse avião ainda esteja inteiro, pousado em algum lugar e sendo preparado para ser utilizado como míssel num novo ataque terrorista em algum lugar?

  60. Terror?

    -

    11/03/2014 às 13:56

    Porque terroristas iriam explodir um avião cujos passageiros eram em sua maioria chineses? Que interesses haveria nisso?
    Admitir um ato terrorista fica muito fácil e até meio amador.
    É preciso encontrar os destroços, custe o que custar, para descobrir as verdadeiras causas da queda.
    Daqui a pouco os provaveis locais do desastre estarão coalhados de embarcações e submarinos da marinha americana e as caixas pretas serão encontradas, com certeza.

  61. Vivara

    -

    11/03/2014 às 13:36

    Nao ha sinal do aviao, enquanto familiares divulgam que telefones dos passageiros tocam?
    Assim como tocam os telefones da tripulação?
    O desaparecimento do aviao correu em momento que a Ucrania passa por momentos difíceis ameaçada pela Russia!
    Na Venezuela continuam os ataques com mortes aos estudantes que se opõem ao governo de Maduro!
    Desvio de foco?
    Sei la da pra desconfiar.

  62. Cris Azevedo

    -

    11/03/2014 às 13:32

    Eitcha, Rei! Piorou! Leu na Veja? Dá prá desligar o transponder e ai só “radares primários” enxergam o avião. Um militar disse que ele foi “visto”pela última vez as 2:40 (bem mais tarde do que o 1o sumiço) perto de uma ilha no norte do estreito. Ou seu, 500 km mais longe do local do “sumiço”. E na rota completamente biruta! Roubaram esse treco, vai por mim.

  63. Edward

    -

    11/03/2014 às 13:26

    Será que o aviao tambem nao foi roubado pelo PT? Afinal eles conseguem fazer sumir tudo o que podem…

  64. Vianna

    -

    11/03/2014 às 13:20

    Atenção senhores passageiros. E se foi um míssil terra-ar que simplesmente transformou o avião, e tudo que estava dentro, em pó?

  65. Casca Fina

    -

    11/03/2014 às 13:16

    Havia preto-blocos no avião?

  66. Alex Wie

    -

    11/03/2014 às 13:12

    Pode ser, mas eu espero que não, mesmo porque, não tem ninguem reivindicando, mas não duvido que sejam extremistas.
    Mas o mais estranho, e ninguem rceber nenhum sinal.
    Ainda mais de uma avião moderníssimo como este.
    muito estranho.

  67. Rodrigo

    -

    11/03/2014 às 13:06

    Segundo essa reportagem, o caso lembra muito outro ocorrido em 1994 envolvendo a Al-Qaeda, que planejava uma série de atentados chamada “Operação Bojinka”. Explodiram um avião próximo ao Japão e não assumiram a autoria do atentado, também, para não revelar o plano maior. Daquela vez, conseguiram chegar ao fabricante da bomba e os atentados foram evitados: http://dailycaller.com/2014/03/10/was-the-missing-malaysian-airliner-the-victim-of-a-terrorist-test-run-video/

  68. Sandoval Alecrim

    -

    11/03/2014 às 13:05

    Pelo que se tem noticia, existe um satélite que monitora todo o trafego aéreo e marítimo em toda face da terra durante as 24 horas. Em que momento do plano de voo foi interrompida a comunicação da aeronave com tais equipamentos?. Penso que deste momento é que se deve iniciar as possíveis conjecturas no sentido de localizar a aeronave desaparecida. As informações sobre o comportamento das aeronaves de grande porte, prestadas pelo Sr. Gonçalo Osório, citadas pelo ilustre articulista em sua seção jornalistica, caminha também na mesma direção. Que é estranho o desaparecimento da aeronave, isto é.

  69. IGOR MATTARi

    -

    11/03/2014 às 12:57

    ABDUÇÃO EXTRATERRESTRE??? Um viés de ação terrorista INTERPLANETÁRIA … o PT diria que teria sido uma ação da DIREITA MARCIANA

  70. João Gladstone de Oliveira

    -

    11/03/2014 às 12:50

    O REAL PROBLEMA NÃO VAI SER REVELADO SE TROUXER PREJUÍZOS A QUEM CONTROLA OS DITOS.

  71. Welton Martins

    -

    11/03/2014 às 12:48

    Você está enganado. Atentado terrorista seria reinvidicado por algum grupo. A hipótese mais provável e de descompressão lenta e progressiva da cabine. A tripulação e passageiros ficaram inconscientes, o avião no piloto automático voando até acabar o combustível e cair. Deve ter voado por horas… Há relatos de falhas na fuselagem do 777 no ponto de fixação das antenas e radares, o que explicaria a súbita ausência de sinais de telemetria

  72. Carlos Alencar

    -

    11/03/2014 às 12:48

    Existe um programa de computador, bem simpkes, esqueci o nome agora, que basta digitar o número do celular e ele localiza o mesmo.

  73. HENSON

    -

    11/03/2014 às 12:32

    A verdade sempre é falsificada segundo os interesses de quem detém o poder, sempre foi assim, sempre será, interesses por de trás dos fatos, impedem que a verdade nua e crua seja dita, à imprensa sabe disso e corrobora de certa forma, pois também é instrumento de manipulação. Há algo de podre no ar, disso não tenham dúvidas!

  74. Luciano

    -

    11/03/2014 às 12:30

    @Jorge às 11:45
    .
    Grato pelo link, vou acompanhar por ele.

  75. elguajiro

    -

    11/03/2014 às 12:24

    Ou será que ele entrou em um buraco de minhoca?karakas!!!

  76. Angelo Costa

    -

    11/03/2014 às 12:14

    Prezado Reinaldo
    Zefelix 11:45
    Não é tão simples assim provocar uma pane elétrica total e mesmo que se consiga existem sistema de fornecimento de energia independentes para fornecer alguma energia e equipamentos que emitam sinais independente de pane elétrica.
    Abs.

  77. elguajiro

    -

    11/03/2014 às 12:14

    Ou foi terrorismo ou abdução.Karakas!!!

  78. Neo-Reaça

    -

    11/03/2014 às 12:12

    Reinaldo,
    Parece que o timaço de comentaristas tá meio que perdido nessa história toda. O que aconteceu foi o seguinte: Baseada na tecnologia americana de “emissão de raios causadores de câncer” que atingiram líderes supremos da AL (Lula, Fidel, Dilma, Cristina, Cháves) – ainda não completamente desenvolvida, basta ver que apenas um morreu – a AEB (Agencia Espacial Brasileira) em parceria com a Agência Espacial Chinesa, desenvolveram um sistema de “raio tele-transportador” que uma vez atingido o alvo, este automaticamente desaparece do local e instantaneamente aparece em outro local pré-determinado. Fontes confirmaram, sob sigilo, que o satélite responsável pela tecnologia é aquele lançado pela China e que a imprensa engoliu como se tivesse parado de funcionar porque caiu no mar. Na verdade, ele está ativo e este foi seu primeiro teste. O avião da Malasya reapareceu intacto em Roraima, na reserva Raposa do Sol, onde ninguém pode conferir e os asiáticos estão todos disfarçados do yanomamis, garimpando uns quilinhos de nióbio. Yankees, now you will see what is good for cough!!!

  79. Br Fagundes

    -

    11/03/2014 às 12:10

    O que me chama amis a atençao é o fato da informaçao de que os celulares chamam e ninguém atende. Bueno, se chamam é pq estão em algum lugar SABIDO pelas operadoras ( ao menos é possivel mapear em qual estaçao esses aparelhos estao conectados ). Nao sou nenhum especialista mas é uma evidencia GRITANTE que nao foi utilizada ainda… Nao digo que iriam localizar exatamente o ponto onde encontra-se o dispositivo, mas ao menos saberiam uma regiao possivel. Estranho , muito estranho isso.. e olha que nao sou nenhum especialista no assunto… !!

  80. Angelo Costa

    -

    11/03/2014 às 12:10

    Prezado Reinaldo
    Fui comandante de voo internacional. Conheço um pouco sobre o assunto. A contribuição do Gonçalo está perfeita. Muita pergunta a ser respondido, mas todos que conhecem um pouco de aviação aposta em terrorismo. O investigação deve caminhar por aí.
    Abs.

  81. Cosme Jose

    -

    11/03/2014 às 12:00

    A rota desse voo é simples e só passa um pedaço por cima do mar a maior parte é sobre o continente, o mar é raso naquele trecho, se tivesse algum acidente tanto no mar como no continente já teria sido detectado. Portanto acidente não houve. O que houve? Agora haja curiosidade.

  82. FMAL

    -

    11/03/2014 às 11:46

    A questão é que a Interpol diz justamente o oposto, que crescem os indícios que não foi ação terrorista. Que os Iranianos com passaportes roubados (temos que ter cuidado e conter nosso ímpeto de já partir para conclusões quando lemos “iranianos com passaportes roubados) estavam tentando imigrar para a Alemanha, onde um já tinha família vivendo. Mas que sem dúvida algo repentino e imediato aconteceu que derrubou o avião é fato. Justamente pelos recursos citados na nota o avião teria dado indícios de que algo de errado estava acontecendo. Diferente da região onde caiu o Air France, o local onde voava o Malaysia tem ampla cobertura radar e de comunicação, então os pilotos tb teriam se comunicado e radar identificado variação de curso/altitude do avião. Nada disso aconteceu.

  83. SIRIUS

    -

    11/03/2014 às 11:45

    Muito prazer!Nós existimos!Não da mais para esconder!

  84. zefelix

    -

    11/03/2014 às 11:45

    Painel: 1 – pane geral no sistema elétrico (ou desligado por algum maluco; 2 – exímio piloto conseguiu pousar na água (a exemplo do que desceu no Rio Potomac); 3 – o avião já estaria desviado da rota; 4 – como não tinha resgate imediato, ou o sistema de emergência também não funcionou (mesma causa elétrica), passageiros e tripulantes ficaram enclausurados na cabine; a aeronave afundou por inteiro deixando na superfície apenas as manchas de combustíveis avistadas. É uma…..

  85. Jorge

    -

    11/03/2014 às 11:45

    Para não ficar em achismos recomendo a leitura de um texto feito por uma pessoa que trabalha com essa aeronave específica: http://www.avioesemusicas.com/boeing-777-da-malaysia-desaparecido-post-sera-atualizado-mh370.html . E conhece as “entranhas” dela.

  86. Kardico

    -

    11/03/2014 às 11:40

    Voltando( estou cada dia mais Rei, meu herói no jornalismo). Até agora, nenhuma organização terrorista reivindicou o atentado. E os aparelhos celulares ainda estão tocando mas ninguém atende… mistééério… Mas será que houve rápida despressurização na cabine com todos desmaiando menos os pilotos que conseguiram pousar mas o pouso foi tão forte, capaz de matar, seguido de um rápido afundamento ? Mas tudo vai contra o especialista. Bom, otimista que sou, pode estar pousado em algum lugar, todos vivos mas com terroristas… alienígenas ou não. Black Blocks, Leãozinho Caê e Fresco no comando, o P(inho)-Sol terá conseguido contato com ETS através da Sininho ? Estamos fú ! Olharei para o céu todo o dia, principalmente à noite…

  87. Paulo Eduardo

    -

    11/03/2014 às 11:35

    O que mais estranho não é o não aparecimento de destroços, com certeza já acharam, é a falta de notícias que indiquem “acidente”, não vão (companhias aéreas e Governos) querer alarmar o mundo divulgando um atentado terrorista, seria assinar um recibo de incompetência.

  88. Popeye

    -

    11/03/2014 às 11:30

    Quando descobrirem o aviao vão descobrir que o PT de alguma forma está por trás, só pode! Não, não estou brincando, os petralhas adoram fazer malfeitos para culpar os “americanus”, afinal o aviao é da boeing, concorrente da embraer, neste momento controlada pelos malditos comunas petralhas. Se não foram petralhas, só pode ter sido extraterrestres, que não deixam de ser petralhas (petralhas são seres de outro mundo, só isso para explicar o comportamento dessa seita).

  89. Paulão

    -

    11/03/2014 às 11:24

    Bom dia, Reinaldo.
    Sem querer fazer piada com algo tão sério, mas o que tem costela de porco, lombo de porco, orelha de porco, pele de porco e toucinho de porco nem sempre é um porco (ou uma porca). Pode ser uma feijoada, né?
    Apesar de vários indícios que apontam para um ato terrorista, pode ter sido um acidente provocado por diversas e concomitantes falhas técnicas e humanas, que levaram o avião para uma rota muito distante da habitual.
    ……………………….
    Vamos torcer e rezar para que seja encontrado numa ilha remota, com todos os passageiros assustados, mas ilesos.

  90. Kardico

    -

    11/03/2014 às 11:21

    Elias, gostei da piada. O que me pergunto, sempre, fazendo comparação com o zilhões que as agências espaciais(Nasa então… só a ida à Lua… )gastaram até agora é se, no futuro, viajaremos até um distante planeta só para abduzir os seus moradores sem tentar um contato com seus chefes ! Ou ‘chefeta’, caso da República Banânia… O filme ‘O Dia em que a Terra Parou’, com o ‘simpático’ alienígena Klaatu( o primeiro mais simpático que o segundo), me parece mais coerente. Voltando à Terra e a realidade, tudo está caminhando para mais um ato de terrorismo canalha lembrando que o voo do Air France foi problema no tubo pitot.

  91. pagador de impostos

    -

    11/03/2014 às 11:18

    Também acho que nos dias de hj uma desorientação espacial é meio dificil de engolir , pois os gps e assemelhados estão por toda parte….a menos talvez que houvesse uma sabotagem intencional…não conheço nada de aviões , mas sei que os principais sistemas são duplicados,triplicados para possiveis falhas de um outro assumir

  92. Claudio Manoel

    -

    11/03/2014 às 11:17

    O fato é que nunca vou perder o medo de avião…

  93. pagador de impostos

    -

    11/03/2014 às 11:12

    Não é verdade que sempre os terroristas querem visibilidade , as vezes eles querem implantar o terror e não serem alvos de retaliações internacionais. Tem duas formas de se fazer isto: 1) imputando a outra facção o que se fez 2) Ficando quietinho e esperando que nunca descubram o autor

  94. Leifsbuir

    -

    11/03/2014 às 11:12

    Será que este se tornará mais um caso de vôos desaparecidos sem explicação? Há vários relatos – ok, no famoso Triângulo das Bermudas e no seu oposto, no Mar do Japão. Há relatos de aeronaves que desapareceram cruzando oceanos. Mas estes não tinham a tecnologia que se tem hoje. Não acho que seja terrorismo. Mas o que é um mistério, são as caixas pretas não emitirem seu sinal, como foi o caso do Airbus da Air France…

  95. Popeye

    -

    11/03/2014 às 11:08

    Se e quando encontrarem a caixa preta desse fatídico vôo, vão descobrir que o “remendo” na asa ( esse avião colidiu com um outro enquanto taxiava e danificou uma das asas ) tinha prazo de validade e se soltou em pleno ar. A outra hipótese é que tenha sido abduzido por extraterrestres.

  96. pagador de impostos

    -

    11/03/2014 às 11:07

    Ninguém ainda conjecturou a possibilidade de abdução por ET´s? Eu acredito!

  97. Carmo - Bauru

    -

    11/03/2014 às 11:06

    Reynaldo, seu blog está parecendo um aeroporto, tamanho número de decolagens e aterrissagens de palpites.

  98. Reitor

    -

    11/03/2014 às 11:05

    SideShow Bob, vc acaba de falar uma enorme besteira! Sua teoria é extremamente infundada… Não existe esse tipo de comportamento entre a tripulação técnica de uma grande companhia… Em décadas passadas, com pessoas não profissionais situações extremas de relacionamento Comandante e co-piloto (Power Distance) ocorriam… Mas em um ambiente profissional e com a introdução do CRM não há situações assim…lembrando que o co-piloto de uma aeronave como o B777 é também um profissional experiente. Quanto as questões técnicas, a aeronave voava em Regras de Voo por Instrumento, desse modo não é necessário nenhuma referencia visual, a pilotagem é feita com referencias nos equipamentos da acft. E acredite, em voo de cruzeiro uma descida comandada por desorientação espacial, como vc sugere, nunca ocorreria sem a percepção dos pilotos. Essa é uma hipótese com chance zero de ocorrer! Abraços…

  99. Marcos Borges Viana

    -

    11/03/2014 às 11:05

    Siga para Pyongyang!!

  100. Patricio

    -

    11/03/2014 às 11:05

    Se vc é terrorista e tem um mega avião e quase trezentas pessoas sobre seu domínio, pra que simplesmente explodir? pra que assumir logo a autoria? Dá uma segurada que terá um impacto maior e, assim realmente aparecer. Eu faria assim.

  101. Fábio Otero Gonçalves

    -

    11/03/2014 às 11:04

    Quanto a um B777 ter mais sete horas de autonomia, devagar com o andor: uma coisa é a autonomia potencial, outra é a autonomia específica para um dado vôo. Avião comercial não é navio petroleiro. Pela regra, carregamos (1)- combistível da etapa (KUL-PEK, no caso), (2)- combustível do destino ao aeródromo da alternativa (não sei qual era, mas vai, um ALTN a no máximo uma hora de vôo de PEK, (3)- 00:30 em regime de máxima autonomia, em velocidade de espera, para o caso de ter que orbitar, por mau tempo, congestionamento etc e (4)- 5 a 10% do combustível da etapa (1), para desvios de formação meteorológica, operação abaixo do nível de vôo planejado etc….ninguém é doido de “tanquear” um B777 para um vôo de 4 a 5 horas, pq isso mata a margem de lucro. Quanto mais peso transportado, maior o consumo. Se este peso for um peso morto (no caso, QAv em excesso), resulta em prejuízo.

  102. SIRIUS

    -

    11/03/2014 às 11:00

    Os chineses pousaram na Lua recentemente sem autorização DELES, deu no que deu!Acreditem!

  103. Jacqueline

    -

    11/03/2014 às 10:57

    Ainda é cedo pra dizer o que aconteceu com a aeronave. Os indícios não são bons, mas podemos nos surpreender.

  104. Fábio Otero Gonçalves

    -

    11/03/2014 às 10:53

    Concordo com quase tudo que o colega ponderou aí (* em tempo: eu sou aviador profissional, com experiência tanto em Boeing quanto em Airbus, inclusive trabalhei naquela região da Ásia), exceto com o comentário referente ao transponder. Se tiver sido mesmo uma (assaz audaciosa) ação terrorista, nego não ia “iniciar os trabalhos” antes de estudar muito bem o “master floorplan” do avião. Se bobear, um dos “perpetrators” seria mecânico ou engenheiro aeronáutico e – mesmo que dentre os disjuntores da cabine de comando não houvesse CB’s específicos para desativar os sistemas e módulos que permitem à tecnologia rastrear o avião -, para tudo tem jeito. Um sujeito safo em eletrônica embarcada (ou “aviônica”) desceria ao compartimento E/E (Eletro-Eletrônico) e desativaria o que quisesse. A única coisa que permaneceria, numa área com cobertura radar, seria o “alvo primário”, isto é o retorno da onda do radar de terra, ao atingir a própria estrutura metálica do avião (que no caso é imenso). E depois de perder altitude, até o alvo primário, em tese, deixaria de ser registrado, dependendo de vários fatores, como relevo local, distância da estação para a aeronave etc…o que me intriga mais é onde iam meter um avião daquele tamanho sem que ninguém – principalmente os satélites militares – o detectasse…

  105. Virginia

    -

    11/03/2014 às 10:47

    Deve estar na Coreia do Norte. Ninguém sabe o que se passa , naquele pais.

  106. Leniéverson Azeredo

    -

    11/03/2014 às 10:37

    Será que passaram pelo Triângulo das Bermudas?

  107. LMarques

    -

    11/03/2014 às 10:37

    Rei,
    Bom dia. Engano seu. A China está na mira do terrorismo islamista. Segue o link para o artigo.
    http://www.dreuz.info/2014/03/avion-de-la-malaysia-airlines-la-piste-du-terrorisme-islamique/#sthash.YYRF8OCb

    Um abraço

  108. SideShow Bob

    -

    11/03/2014 às 10:32

    Sr. Colunista,
    A cerca do desaparecimento do Boing 777-222 da Malaysia AirLines, (Kuala-lampur/Pequim/Seattle/Amsterdã) escrevo o seguinte:
    Não creio em terrorismo e assento o porquê:
    Nenhum grupo ainda assumiu a autoria do atentado e o terrorismo tem como escora e razão de ser criar o pânico. Se há dúvidas a cerca de uma catástrofe a célula terrorista faria o que faz de melhor, ou seja, espalhar o terror.
    Entretanto, em um vôo noturno com o céu nublado, não é difícil que o piloto perca os referenciais, mormente quando voa sobre o oceano.
    Ah, mas o co-piloto?
    O primeiro oficial – antigamente conhecido como co-piloto – muitas vezes não tem ousadia em afrontar o comandante, principalmente quando o comandante tem 57 anos de idade e mais de 40 mil horas de vôo.
    Repriso: Não é difícil um comandante perder os referenciais em noites sem estrelas e sem tempestade (que por incrível que parece ajuda a identificar o céu e a terra, graças aos relâmpagos).
    Bastam 2 minutos para que um comandante leve a aeronave ao solo (mar) sem que o primeiro oficial e um eventual navegador, sequer percebam que o piloto perdeu a noção de ar noturno e mar escuro e sem referências.

    Abraços e parabéns pelo blog.

  109. Benne de BH

    -

    11/03/2014 às 10:22

    Reinaldo,
    um detalhe: o mar na região no entorno das ilhas da Malasia é de baixa profundidade. Se não me engano não passa de 70 metros entre a Malasia e o Vietnã. É um grande platô submerso. Toda àquela região forma o grande maciço da Indonésia à peninsula Camboja/Vietnã. Ou seja, um grande avião poderia ser detectado com facilidade se tivesse emitindo algum sinal, diferente do Air France que estava a 2000mts de profundidade. Existem grandes áreas, bancos, com 20mts de profundidade. Quem quiser saber mais é só procurar pelas cartas náuticas da região e vai comprovar isto.
    Outra coisa: os radares atuais tem alta capacidade de detecção de objetos em mar calmo – é na região não houve tempestade ou mar agitado nos últimos dias. Segundo especialistas da BBC, os radares captam objetos do tamanho de uma bola de futebol, se estiver à superficie. Ou seja, ELE NÃO ESTÁ NAQUELA REGIÃO.
    Por último: pressuponho uma situação de pane eletrica geral, que pode ter afetado tanto os aparelhos de detecção como comandos eletrico-hidráulicos e dificultado a manobrabilidade da aeronave. Com isto o piloto seguiu o rumo possível na expectativa de achar terra, o que seria plausível devida à quantidade de ilhas. E pode estar a mais de 2 mil kms de onde o estão procurando. Só quando o raio de procura for aumentado teremos noticias deles.

  110. Anderson Silva

    -

    11/03/2014 às 10:21

  111. Elias

    -

    11/03/2014 às 10:10

    Podem ter sido abduzidos por alienígenas…as pessoas não levam a sério que estamos sendo vigiados e estudados o tempo todo por seres mais evoluídos. Eles podem também ter entrado num vórtice natural espaço/temporal e estarem perdidos em alguma época remota ou universo paralelo, já aconteceu com muitas pessoas e poucas conseguiram voltar..se aconteceu isso e nunca mais ngm tiver notícia ou achar rastros do avião teremos mais um caso inusitado na história.

  112. Mauro Gil

    -

    11/03/2014 às 9:57

    Reinaldo,

    Para os terroristas, o terror é a motivação, não o país no qual ele é perpetrado. Vou dar um exemplo besta: na Patagônia argentina existem centenas ou milhares de turistas israelenses que vão todos os anos visitar aquele belo lugar (o dono do hotel me disse que estes jovens, ao cumprirem o período obrigatório nas Forças Armadas, escolhem destinos baratos e hospitaleiros a eles) Não nos esqueçamos que a Argentina é o pais da América do Sul que mais abriga judeus. Pois bem, na minha paranóia, este destino turístico é alvo em potencial para um terrorista apenas. Assim, acredito que a análise de país A, B ou C ser mais propenso à atuação de células terroristas e atentados deve ser vista em um contexto mais amplo: terroristas que atuam em escala global, aproveitando justamente falhas na segurança de países considerados pouco ou nada propensos a sofrer atentados. abraços.

  113. aparecido f.

    -

    11/03/2014 às 9:48

    Pense bem… o avião tinha combustível para mais sete horas do vôo….coisa de seis mil quilometros… na Asia ainda existem muitos aeroportos clandestinos, da época da segunda guerra, que poderiam ser reformados…o avião pode estar sequestrado a mais de cinco mil quilometros onde estão procurando…..e viajado com o transponder desligado…Com certeza é um ataque inusitado, inusual e novo, como os de 11 de setembro….e se percebe que existe muita informação que não está sendo divulgada…A região é altamente povoada.. se tivesse caido no mar, partes já teriam flutuado… se caisse em terra, já teriam encontrado…o avião pode estar escondido em alguma ilha a mais de cinco mil quilometros de distancia…

  114. consp

    -

    11/03/2014 às 9:46

    Meu medo é, APARECER sem ter APARECIDO!

  115. Cris Azevedo

    -

    11/03/2014 às 9:42

    AAAh, GONÇALO

    Li não sei mais onde (no Guardian?) que os EUA , estudando os sinais dos …satélites? Radares? Sei lá, não detectaram NENHUMA explosão na região. Ah, caramba, assim tá dificil! Então…pode desintegrar, sem fazer fogo? Uma vez, vi num MayDay da vida um que foi despedaçando…

  116. Henrique Araujo

    -

    11/03/2014 às 9:40

    A China pode muito bem ser alvo do ódio terrorista islâmico, pois tem uma província (Xinjiang) de maioria islâmica desejosa de independência.

  117. Cris Azevedo

    -

    11/03/2014 às 9:40

    Rei

    Lembra que houve, quase na mesma semana, senão na própria, um ataque terrorista em estação de trem da Chna, onde morrera não sei quantos esfaqueados? Perae, que já venho.

    Pronto:
    http://noticias.terra.com.br/mundo/asia/china-ataque-terrorista-mata-ao-menos-34-e-deixa-140-feridos,72ba0eb051f74410VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html

    Então. Pode ser a mesma gente, né?

    Sobre os mil e um trecos que fazem BIP BIP, eu tinha me perguntado: cadê eles? Sabe, eu assisto MAYDAY (desastres aéreos) e a gente aprende um pouco, hahahaha. Bem, pelo que vi, tinha que bipbipar alguma coisa! Nada de bipbip.
    To achando que … roubaram.

  118. Paulo Bento Bandarra

    -

    11/03/2014 às 9:39

    Só que todos estes sistemas continuariam a funcionar mesmo em caso de ataque terrorista com uma bomba. Só se o avião tivesse sido sequestrado e ainda estivesse inteiro não seriam acionados os sinais de desastre. Dois terroristas para levar um bomba não faz sentido. Mas para pilotar o avião, faria mais.

  119. SIRIUS

    -

    11/03/2014 às 9:36

    Se passar mais 2 dias e não encontrarem o avião nem destroços acho que a humanidade pode começar a se preocupar!

  120. anti petralhas

    -

    11/03/2014 às 9:33

    NADA É IMPOSSÍVEL ,QUEM LEMBRA DO ACIDENTE DA VARIG ,NA ROTA TÓQUIO / LOS ANGELES ,UM AVIÃO CARGUEIRO QUE ATÉ HOJE NADA FOI ENCONTRADO ,NADA ,QUEM PILOTAVA ERA O COMANDANTE GILBERTO ,UM PILOTO SUPER PREPARADO E FOI ELE QUEM SALVOU PARTE DOS PASSAGEIROS DO ACIDENTE EM ORLY COM UM AVIÃO DA VARIG ,EXATAMENTE IGUAL UM 707 E A VOLTA DELE FOI COM O CARGUEIRO QUE ELE JÁ PILOTAVA A MAIS DE 6 MESES DEPOIS DO ACIDENTE DE ORLY E NUNCA ENCONTRARAM UMA ÚNICA PEÇA DESSA AERONAVE ,NEM MESMO UM PARAFUSO E A CARGA DO AVIÃO ERA MUITO VALIOSA EM OBRAS DE ARTE DO PINTOR FAMOSO DO JAPÃO E NINGUÉM GASTOU TANTO PARA PROCURAR ESSA AERONAVE ,SERÁ PORQUE ERAM BRASILEIROS E NUNCA SE IMPORTARAM?? O BRASIL NUNCA SE PREOCUPOU EM REALIZAR MAIS BUSCAS ,ATÉ HOJE ,PARA DAR O DEVIDO SOSSEGO AS FAMÍLIAS DOS TRIPULANTES E PODERIA REALIZAR AINDA ,POR ISSO QUE O SUMIÇO DESSA AERONAVE NÃO É MUITO DIFERENTE.

  121. Jose Dias

    -

    11/03/2014 às 9:32

    Para mim é claro que a fabricante e a cia aérea já têm as informações técnicas listadas pelos leitores. A imprensa fica ávida por descobrir e publicar. Mas os responsáveis pela guarda das informações precisam primeiro analisar e filtrar o será divulgado, até porque tudo que for dito pode ter implicações legais ( e financeiras), portanto: “despacio por las piedras…”

  122. Carlos Alberto Bárbaro

    -

    11/03/2014 às 9:29

    Já aviso de pronto que não acredito em OVNIs ou Triângulos bermudianos, mas também não acredito que terroristas, que buscam sobretudo os holofotes para seus atos, fossem justamente “interferir na ação do transponder”. Mas em tempestades perfeitas eu acredito.

  123. Daniel

    -

    11/03/2014 às 9:26

    As explicações técnicas do timaço de comentaristas do blog são sensacionais ! Muito obrigado!

  124. Roberto

    -

    11/03/2014 às 9:10

    Só uma observação: no caso do vôo AF447 (Air France), as primeiras informações ACARS não foram publicadas nem pela Air France nem pela Airbus. Normalmente, elas não são publicadas mesmo. Naquele caso, elas foram vazadas para a imprensa.
    Quanto aos rádio-localizadores das “caixas pretas” (CVR e FDR) estarem silentes, pelo menos até agora, acho que temos 3 possibilidades:
    - as procuras não estão perto o bastante para que elas possam ser “ouvidas”, ou há alguma rádio-interferência no local;
    - uma grande explosão as desintegrou; ou,
    - elas foram “silenciadas” de alguma forma muito técnica (desligamento simples ou interferência deliberada).

  125. ET

    -

    11/03/2014 às 9:09

    Acho que chegou ao fim os “Acobertamentos”

  126. PAZ

    -

    11/03/2014 às 9:01

    OVNIS EXISTEM!

  127. Paolo

    -

    11/03/2014 às 8:55

    Ah sim, esqueci de adicionar no meu comentário anterior, a Malásia não é um celeiro de extremismo islâmico, é um país muito moderado se não o mais moderado entre os islâmicos. A Indonésia sim tem células de extremistas, assim como as Filipinas, mas não a Malásia.
    A China está demostrando irritação apenas para mostrar para a sua população que está tomando alguma providência, é só propaganda interna. O incidente está causando muita comoção na China uma semana depois do atentado a facas em Kunming que deixou 33 mortos. Ontem mesmo a agência oficial de notícias deu um pito na imprensa (meio) livre de lá quando houve a sugestão que poderia ser terrorismo interno dos separatistas de Xinjiang.

  128. Lincoln Meireles

    -

    11/03/2014 às 8:47

    Sim, mas e quanto aos destroços? Terrorismo, sim! Parece, no entanto, que houve sequestro do avião e não sua destruição. Tendo Havido o sequestro, os terroristas não poderiam desativar tudo isso que Osório nos explicou?

  129. Alex Morato

    -

    11/03/2014 às 8:39

    O terrorismo quer visibilidade. Até agora ninguém reivindicou autoria, por isso essa história está muito estranha.

  130. Paolo

    -

    11/03/2014 às 8:39

    Eu não sou especialista como o Sr Gonçalo, mas sei o bastante para afirmar que infelizmente não é tão simples assim.
    O ELT (ou ELTs) tem que ser acionado para começar a transmitir, e caso esteja danificado simplesmente não emite o sinal. A caixa-preta do avião da Air France emitiu sim os sinais de localizacão mas mesmo assim só foi encontrada meses depois. E a telemetria só transmite se estiver operacional, pode ser desligada intencionalmente ou por erro dos tripulantes ou até parar de funcionar se estiver danificada.
    Quanto a achar destroços, vejam os mapas, olhem as dimensões envolvidas, qualquer destroço flutuante pode estar a centenas de quilômetros de distância neste momento. Estamos acostumados com as facilidades dos mapas na internet e informações a um clique de distância, por isso achamos difícil acreditar que ainda não acharam vestígios. Mas uma busca destas proporções em largas extensões de oceano (em constante movimento) é uma tarefa extremamente complexa.
    As últimas notícias indicam o que eu havia comentado mais cedo, os dois portadores de passaportes roubados devem ser(espero que ainda estejam vivos) apenas dois jovens iranianos tentando emigrar ilegalmente para a Europa, onde a mãe de um deles vive.
    Precisamos de mais paciência e menos especulação.

  131. Edson Mendes

    -

    11/03/2014 às 8:36

    Caro Reinaldo,tem muito mistérios que os militares guardam para não chocar a população mundial,(acredita em ovnis ou testes de alguma nova arma),o que aconteceu com este avião já e de conhecimento de uns poucos mas já de conhecimento.

  132. markus

    -

    11/03/2014 às 8:33

    Reinaldo, normalmente terroristas gostam de mostrar o que fizeram. Ou deu errado sequestrar o avião, atirar ele contra um prédio, fazer pousar em algum local e fazer exigências etc. Lembro daquele vôo do nos atentados das torres que foi desviado pelos passageiros e caiu num campo. Mistério. Tem um livro do J Benitez em que relatos de pilotos revelam algumas coisas meio sobrenaturais até alienígenas em ocorrências nos céus da Espanha. Todas ficaram inexplicadas.

  133. Elison Junior

    -

    11/03/2014 às 8:22

    Desculpe, no post anterior além do link, foi acidentalmente parte do texto.

  134. Elison Junior

    -

    11/03/2014 às 8:18

    Vinte e cinco anos após o Voo 103 da PanAm explodiu sobre Lockerbie, na Escócia, com a perda de todos os 259 passageiros e tripulantes e 11 pessoas no chão, novas evidências sugerem que o Irã estava por trás do atentado, não a Líbia.

    Get The Times of Daily Edition de Israel por e-mail
    e nunca mais perca nossas principais notícias INSCREVA-SE!

    Um ex-oficial da inteligência iraniana que desertou para a Alemanha na década de 1990, revelou a Al Jazeera que o aiatolá Ruhollah Khomeini, o primeiro líder supremo do Irã, ordenou o ataque ao voo 103 em retaliação a um ataque acidental da Marinha dos EUA em um avião comercial iraniano seis meses anterior.

    Vinte e cinco anos após o Voo 103 da PanAm explodiu sobre Lockerbie, na Escócia, com a perda de todos os 259 passageiros e tripulantes e 11 pessoas no chão, novas evidências sugerem que o Irã estava por trás do atentado, não a Líbia.

    Get The Times of Daily Edition de Israel por e-mail
    e nunca mais perca nossas principais notícias INSCREVA-SE!

    Um ex-oficial da inteligência iraniana que desertou para a Alemanha na década de 1990, revelou a Al Jazeera que o aiatolá Ruhollah Khomeini, o primeiro líder supremo do Irã, ordenou o ataque ao voo 103 em retaliação a um ataque acidental da Marinha dos EUA em um avião comercial iraniano seis meses anterior.

    Caro Reinaldo,
    Sobre o ataque terrorista ao voo da Pan Am, o Jornal Times of Israel fala sobre um documentário onde há a afirmação categórica da participação direta do Regime terrorista Iraniano. Vale a pela.
    Read more: ‘Lockerbie bombing was the work of Iran, not Libya’ | The Times of Israel http://www.timesofisrael.com/lockerbie-bombing-is-the-work-of-iran-not-libya/#ixzz2veSLu8MZ

  135. Jonathan Viena

    -

    11/03/2014 às 8:07

    Ola, RA!
    Pode ser também que alguém na cabine de comando cometeu suicídio. Isso ocorreu outro dia desses numa nave da Embraer entre Maputo e Angola na África. Se um dos pilotos resolve cometer suicídio, ele pode muito bem desligar parte da telemetria… O que é fato é que se fosse terrorismo alguém já teria reivindicado a autoria. E isso nao foi feito.. Pelos menos publicamente.

    O curioso é como esse aviao sumiu sem deixar rastros…

  136. Regina

    -

    11/03/2014 às 8:05

    Acabo de ler que os tais passaportes falsos foram roubados na Tailândia HÁ ANOS!!! Não houve controle de passaportes no check-in???? Atenção Brasil!!!! Junho está chegando… E se acontece o mesmo aqui durante a Copa???

  137. SILVIO

    -

    11/03/2014 às 8:03

    DIFICILMENTE, UMA PANE PEGA UM COMANDANTE COM MILHARES DE HORAS DE VOO, DE SURPRESA. E, A MAIORIA DAS PANES, PODEM SER AMENIZADAS, COM PROCEDIMENTOS DE EMERGÊNCIA. UM COMANDANTE PODE ATÉ POSTERGAR O COMUNICADO DE UMA PANE, OU NEGLIGENCIAR NO SEU POSTO, MAS ELE SABE QUE, TUDO FICARÁ REGISTRADO, INCLUSIVE O QUE FALOU COM A TRIPULAÇÃO. TODOS OS INDICADORES DE POSIÇÃO ESTÃO CORRETAMENTE EXPLICITADOS. SE CAIU N’ÁGUA, HAVERIA DESTROÇOS NA SUPERFÍCIE. ACHO QUE A COISA ESTÁ MAIS PARA LOST, MESMO. 4ª DIMENSÃO, TEORIA DAS CORDAS, ETC. HÁ O LIMITE DE COMBUSTÍVEL PARA VOAR E, ATÉ OS TERRORISTAS, SE EXISTIREM, IRIAM QUERER POUSAR. A NÃO SER QUE SEJA UM GRUPO SUICIDA, MAS AI VOLTAMOS AO APARECIMENTO DE PEDAÇOS DA AERONAVE, ETC, ETC. MUITO ESTRANHO.

  138. Edvaldo Nunes

    -

    11/03/2014 às 7:51

    Amigo, não Nego que possa ter havido ataque terrorista, mas me diga, se houve bomba:
    Onde estão os destroços, principalmente os que flutuam já que o avião teria se espatifado no ar?
    onde está às manchas de querosene ou óleo?

  139. anon de azevedo

    -

    11/03/2014 às 7:47

    Ou um missil desintegrou o aviao,um missil norte-coreano,quem vai saber?

  140. Carlos

    -

    11/03/2014 às 7:44

    Eu teria uma questao ao Goncalo…”Seria possivel sequestrar um aviao como esses sem deixar rastros?”

  141. Ana

    -

    11/03/2014 às 7:32

    E por que tanto cuidado dos terroristas em não deixarem pistas? Do que vale uma ação terrorista sem publicidade da causa? Só assassinos de aluguel agem tentando não deixar pistas.

  142. Eduardo

    -

    11/03/2014 às 7:31

    Eu nem duvido muito que seja terrorismo, me preocupa é um grupo terrorista fazer isto e não sair gritando que o fez.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados