Alguns leitores perguntam qual é a minha opinião sobre a proposta que estende a todas as aposentadorias e pensões o mesmo índice de correção do salário mínimo. Basta fazer as contas. É claro que eu sou contrário — com a devida vênia. É tudo cristalino: quebra a Previdência. Estima-se que, em 2050, os gastos passariam a representar mais de 18% do PIB. É uma insanidade. Somada a proposta ao possível fim do fator previdenciário, as contas públicas vão para a breca. Se quebra o sistema, não pode ser coisa boa. O senador petista Paulo Paim (PT-RS) diz que isso é cascata e, nesse particular, se opõe ao governo liderado pelo seu partido, que está tentando adiar a votação o máximo possível. Muito bem. Já disse o que penso da coisa em si. Mas será que as oposições, realistas que são, devem sair em socorro do governo Lula e, dando a cara ao tapa, ajudar a rejeitar a proposta? A resposta é um sonoro NÃO!!! Lula que se vire! E, neste meu passeio, chegarei lá no Partido Republicano, nos EUA.
Pois é… Situação difícil, não? Fosse o PT um partido, digamos, normal e da ordem, eu até diria que estamos diante de um desses casos em que a bandeira partidária conta pouco. Ocorre que o barco precisa, agora, de uma lanterna na popa e outra na proa, iluminando o passado e o futuro. Lula é o presidente só das boas notícias e das concessões de benefícios, como “nunca antes nestepaiz…” No tempo em que liderou a oposição, jamais se dignou a fazer contas. Ao contrário. Minha memória é boa: em 2002, último ano do governo FHC, o partido e a CUT botaram a tropa na rua pedindo — atenção!!! — 140% de reajuste para o funcionalismo público federal. Isto mesmo: 140%. E coube, em ano eleitoral, ao PSDB e ao DEM (então PFL) deixar claro o óbvio: a reivindicação era uma irresponsabilidade. E ambos pagaram o preço por isso. Na reforma da Previdência do governo FHC, também vimos o PT na rua. No poder, os mercados cobraram a mudança. E, com o apoio das oposições, os petistas fizeram uma reforminha — a mesma que haviam rejeitado.
Este é o PT. Contou, no caso das reformas que fez, com a “coerência” das oposições: afinal, quando elas eram governo, queriam as mudanças; julgavam-nas necessárias. Que importava que fosse implementada por outro governo? Ocorre, já disse mais de uma vez, que a coerência não pode ser uma cruz a pesar apenas nos ombros dos adversários do PT. A ser assim, o partido, que não tem o menor compromisso com o seu passado, estará sempre em vantagem. Ou alguém imagina que ele assumirá uma postura colaborativa caso José Serra vença as eleições no ano que vem? Ora…
O governo não precisa das oposições para aprovar ou rejeitar coisa nenhuma! Tem a maioria necessária. Pois que mobilize os seus. Seria realmente muito engraçado ser Paulo Paim o grande militante do estouro da Previdência, com uma tese popular — tendo, entre os apoiadores, acreditem, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) — e ficar para pessedebistas e democratas a tarefa responsável, mas impopular, de combater a proposta. Isso tudo em ano eleitoral. Aí não dá, né?
Pôr uma corda em torno do próprio pescoço não é nem coerência nem racionalidade: é só burrice. Lula que pague o pato de tomar uma decisão, uma só que seja, um tanto impopular. Quem governa também tem ônus.
Sim, claro, há uma boa possibilidade de que o próximo presidente da República seja José Serra, atual governador de São Paulo (PSDB). A eventual aprovação da proposta, com votos da oposição, jogaria, nessa hipótese, a batata quente no colo dele. Mas também não dá para dar as batatas aos adversários porque se pretende comê-las numa temperatura agradável. O PT está há quase três décadas mobilizando os aposentados, não é? Chegou a hora de ser didático e realista com eles. Lula será? Se ele não for, eis uma tarefa que, agora, não cabe à oposição.
“Não seja irresponsável, Reinaldo Azevedo!” Irresponsável? Irresponsável é deixar que uma parte do petismo — e, mais amplamente, do governismo — compareça como amigo dos aposentados, e que as oposições façam o papel da madrasta má na história. Lula acha que vai estourar a Previdência? Pois que aja. Mesmo estourando, ele passará o problema adiante? Bem, todos têm uma herança. Ele também terá a sua. Que um dia será contada sem o véu da fantasia.
Colaborar ou não?
Infelizmente, o DNA do petismo supõe a extinção do outro e até das estruturas formais do estado, que tendem a ser substituídas pelo partido. Observem que jamais saiu da boca de Lula qualquer referência positiva ao governo que o antecedeu. Parece que ele reinventou o Brasil e pegou um país sob escombros. Vocês conhecem essa mentirada toda. Ele se quer, literalmente, o salvador da pátria. E sua postura encontra ampla aceitação na sociedade e em setores da imprensa.
Não se transformou neste potentado de popularidade só por suas obras. Há, todos sabem, muito de mistificação. E também sempre contou com oposições um tanto timoratas, dispostas a “colaborar” com o governo em nome dos seus (delas) princípios; orgulhosas, muitas vezes, de não agir “como o PT agia quando oposição”. Lula sempre deu como certa essa coerência para que ele próprio pudesse ser, então, o mais incoerente possível. Discursando ontem na Grã-Bretanha, exaltou a solidez dos bancos brasileiros. Que teriam quebrado se FHC tivesse ouvido o PT e não tivesse feito o Proer — que o próprio Lula receitou depois aos americanos… Não se esqueçam que ele voltou a atacar o programa de reestruturação dos bancos até na campanha de 2006… Qual é o compromisso dos petistas com o seu passado, o passado alheio e a história? Nenhum! Compromisso é para os outros.
É claro que com temas e cor locais, o “fenômeno” Obama caminhava para ser algo parecido nos Estados Unidos. Muitos dirão que a crise por lá turvou tudo. Mais ou menos: a crise facilitava, convenham, a satanização de George W. Bush, o presidente mais impopular da história.
Não obstante, vejam lá: os republicanos perceberam que estavam diante de uma máquina de propaganda inédita. Não deram um minuto de folga desde o primeiro dia. Mais do que Bush, os democratas tentaram fazer de Dick Cheney a besta-fera do passado. E Cheney e seu partido foram para o ataque. Houve quem apontasse desespero, precipitação, rancor, sei lá o quê… Nada disso! Os republicanos perceberam que ou confrontavam a máquina fazendo política, ou, com efeito, seriam engolidos — como foram engolidas por aqui, por um bom tempo, as nossas oposições. Não houve uma só questão, uma miserável que seja, em que os republicanos deixaram de marcar posição — e oposição. Acabam de aplicar duas derrotas eleitorais no astro da política americana no exato primeiro aniversário de sua eleição.
Há certas construções com as quais não cabe um diálogo normal. Quem tenta conversar é engolido. Lula e Obama, tão diferentes, mas também tão iguais, manipulam estruturas muito semelhantes do eleitorado, que não passam apenas por categorias racionais. E ambos são mestres em recontar o passado segundo os interesses do presente. Ou se reage prontamente a isso, e de modo radical, ou o demiurgo começa a tomar conta de tudo. Aqui, ele se agigantou. Lá, ele já murchou. Aqui, ele não encontrou resistência; lá, teve de começar a dar explicações e se atrapalhou.
Então…
Então cabe às oposições, no Brasil, especialmente na sua atuação parlamentar, não fazer o jogo de Lula — e o seu jogo consiste em dividir com os adversários o ônus de governar e repartir com os companheiros o bônus, ou o que sobra dele depois de alimentar a sua biografia vaidora e gulosa. Cumpre não continuar errando. Mirem-se no exemplo daqueles republicanos dos EUA…
E só para que não sobre ruído: agora é tarde para confrontar Lula, como os republicanos confrontam a própria figura de Obama. Não dá mais. Deixem o homem falar à vontade. Os alvos têm de ser as políticas públicas do governo, evidenciando nelas o que não funciona e demonstrando que a esperança de que sejam melhoradas não é infundada. Cabe às oposições, no discurso político, estimular o eleitorado a querer mais do que Lula vem lhe oferecendo. Mais e, sobretudo, com mais qualidade. Voltarei a este ponto em outras oportunidades.
A exemplo dos republicanos nos EUA, que foram tão precocemente à luta, a tarefa fundamental das oposições no Congresso é atuar tendo um único objetivo: quebrar o risco da continuidade. Lula que se vire com os seus sabotadores da Previdência. Acreditem: issto é vital para a democracia. Aqui ou nos EUA.









Presados colegas internautas, cada um fala o que lhes convem, pois existe um orgao competente e confiavel que e a (Auditoria Fiscal da Receita Federal) dando cota de que hoje existe um superavit de mais de 52 Bilhoes de Reais nos cofres da Previdencia. Ao mesmo tempo, o governo afirma que a previdencia esta falida. Qual o motivo de esconder esta realidade. Tenho a impressao que querem manter estes recursos para saciar a ganancia das Rapozas Famintas que se hospedam no poder, com a finalidade de se apoderar dos mesmos, ´pois tudo fica impune mesmo, minguem faz nada para coibir
Senhor reporter, Parece que muitos não entendem que muitos programas do governo foram criados peloo governo Lula com recursos da Previdência. Programas que no passado não existiam, e agora dizem que vai quebrar a previdência? Senhor reporter, só para lembrar que muitos aposentados pagavam sobre 10 (dez) salários mínimos, e hoje não recebem a metade. Senhor reporter, gostaria ainda de dizer que o aumento do salário mínimo traz consigo aumentos elevados dos alimentos e assim por diante. Os aposentados que contribuiram sobre um número de salários mínimos não podem agora sofrer pela ingerência de alguns. Estão usando do nosso dinheiro para pagar vales e mais vales….
Meu comentário anterior foi cortado talvez por ter citado outro blog, mas não importa, a maior parte dos leitores, aposentados como eu, discorda de vc neste assunto da previdência. Espero que vc volte ao tema com argumentos mais convincentes (o que usualmente vc faz) do que simplesmente repetir o clichê de que a previdência vai quebrar.
Reinaldo, data venia discordo de sua opinião sobre o tema “os aposentados,…” Ela (a opinião) não foi baseada na realidade do que é nossa seguridade social. Sou aposentado; contribuia sobre seis salários mínimos, hoje recebo 1,5 salários. Aonde foram parar os 3/4 que, por direito, teria a receber? O INSS é uma espécie de seguradora e como tal deve possuir uma reserva técnica. Pois bem, se está falido foi por falta de competência ou desvios de conduta e nós, os segurados, não temos nada com isso. O que revolta é o governo sempre alegar que, se pagar o que deve, vai quebrar o caixa. Para dar aumento sem limites ao funcionalismo, aos congressistas, etc., há recursos. Estamos em extinção.
Roberto Decanine,
o Reinaldo não chamou os aposentados de sabotadores, e sim os que são a favor da proposta no congresso.
A questão é bem simples: a aposentadoria pode ser injusta mas simplesmente aplicar reajuste quebra o país. Acho que nem os aposentados querem isso (ou talvez queiram porque não vão estar aí em 2050).
Apesar de toda a admiração ouso não concorrdar contigo. Primeiro:
Quem recebe acima do mínimo contribuiu para a previdência e não para a assistência. São ou deveriam ser contas inteiramente distintas, pois o normal é que quem ganha sòmente um mínimo nunca contribuiu com absolutamente nada. Será que quem pagou a vida inteira deve pagar essa conta? E os “abnegados” devotos da excrecência chamada bolsa-ditadura recebem de que conta?
Abraço.
Roberto
Sr. Reinaldo,
obrigado! por ter me respondido em parte, mas ainda preciso dá última resposta. Sobre os precatórios; não é difícil pra vc fazer alguma manifestação! Seja um republicano! O contraditório faz parte de um grande idealista, mesmo que torpedeiam seu blog e ainda será um “cara” que merece toda a estima. Grato.
Sr. reinaldo,
Chamar os aposentados de sabotadores da previdência foi o cúmulo! Talvez vc. não tenha nenhum parente aposentado daÍ sua venenosa crítica, e quem sabe não precisará do INSS. Pasmem! vc. é um cara do berço de ouro. Ainda estou batendo na tecla, o seu conluio com o psdb/dem é um diarréia mental: estou esperando notícia suas à respeito dos PRECATÓRIOS, que vc bem sabe; os maiores devedores são Serrágio e Kassab. Os velhinhos não terão vez, talvez seus netos ou bisnetos. Fale alguma coisa reinaldo! Seja honesto e publique esse e-mail.
REINALDO RESPONDE
NÃO MINTA! NÃO CHAMEI. RELEIA O QUE ESCREVI.
Reinaldo acho que perdi a primeira pate do meu comentario,
vou tentar resumir: Ser favoravel ou não, é propio do ser humano:
permita vou discordar de sua posição:
Idade 84
Tempo de contribuição - mais ou menos 45 anos, mais de trinta pelo maximo
Beneficio inicial - 96%
Beneficio atual - aproximadamente 48%
Maiores devedores do INSS -prefeituras descontam dos funcionarios e não repassam…a divida ja ultrapassa 22 bilhões e é negociada em 30 ano pelo governo federal
Clubes de futebol, entidades religiosas, educacionais (ha um senador suplente que assumio para quebrar galho)
Insisto, pq não se publica a lista dos maiores devedores???
Garanto que a surpresa (?????) seria enorme
continuação
Seria muito interessante a publicação dos maiores devedores…quantos politicos, senadores , deputados federais ocupam esses cargos com o unico fim de se livrarem de dividas
Que culpa tem os que contribuiram durante toda a vida se uns incapazes são nomeados para gerir tamanho valor em dinheiro…
Com que dinheiro se construio Brasilia?
Cordialmente
Dr Spock
Reinaldo.-
Todos tem e direito de opinar ou contestar: quero contetar:
Idade 84
Tempode contribuição - mais ou menos 45 anos
Valor da contribuição - 15 anos normal e30 anos sempre pelo maximo
valor do beneficio inicial - 90%
valor do beneficio atual - aprox. 45%
Considerações.- quem são os maiores devedores do INSS>
Prefeiturasm recolhem dos funcionarios e não repassam ao INSS-(peculato) que o gov.fed.negocia a divida em 30 anos
Clubes de futebol - Instituições de ensino (Um senador da ala governista que se eleheu para quebrar galho)grandes industriais, bancos que financiam gastos governamentais etc etc etc
Alguem, politico ou não, ja conseguio a releção dos maiores devedores segu
Concordo com o post. O problema é que no PSDD só tem gente frouxa. Lula vai passar incólume e os tucanos vão segurar a bandeira de inimigos dos aposentados. Aposto nisso.
Reinaldo!
Quebrar a previdência ?
Meu chapa, quem esta quebrado são os velhos deste pais.
Se tudo aumenta um mes antes do aumento do salario minimo começar a valer, oque é que o aposentado vai comer..
Vamos fazer o seguinte: “mandamos todos os parasitas da patria ( senadores, deputados, petralhas encostados nos cabides de emprego, LULLA,etc..) prá CUBA,ou prá VENEZUELA, ou BOLIVIA, HONDURAS tambem serve.
Vai sobrar bastante dinheiro para os aposentados,para a saúde, para segurança, para educação…..etc…
tio rei….espero que o senhor entenda que a dilma não governara esse pais se ela chegar a presidencia..quem continuara comandar sera o lula…de forma indireta…..PODE ESCREVER EM BLOCO DE PEDRA PARA GUARDAR…..”nosso” presidente sera nomeando ministro da relações exteriores..casa civil ou conselheiro da dilma…OLHE ESSE TRES CARGOS….JA ESTÁ ESCRITO NAS ESTRELAS…
Todo brasileiro, sendo ele filho de um Pai e uma Mãe, tem um aposentado a seu lado, que merece atenção e cuidados especiais. O Lularápio, pra fazer bonito, perdoa as dívidas dos companheiros “cocaleiros” paises africanos em pagamentos de débitos passado. As instituições são corrompidas com reajustes em seus salários de país de primeiro mundo, esse Governo corrupto, gasta uma fábula, basta ver a festa com os carças franceses, na compra dos mesmos gasta-se, o orçamento anual com a Educação, e não tem dinheiro para os aposentados. São vagabundos, cadê a tão profalada VONTADE POLÍTICA que o PT invocava em tempos de decisões dificeis. Bem lembrado, as oposições tem mais é que aprovar, 2010tudoOK.
Meu Rei,
me perdoe pelo lapso na mensagem anterior sobre este tema, esquecí de dizer que, mais uma vez, sua análise política foi perfeita.
Repito o que já disse aqui: você é o norte dos democratas do país.
Quanto à alguns comentários contrários à equiparação do benefício do aposentado ao SM, a própria CF proíbe vincular o SM à qualquer reajuste contratual; entretanto me parece que a grita geral é contra o valor do benefício não corresponder em números de SM que foram recolhidos por tempo necessário e que era um contrato entre partes hábeis. Pagar o equivalente à metade ou menos do que foi contratado é ilegal, imoral e indecente.
Causa a total insegurança jurídica.
MAS SERÁ O BENEDITO?
Vejo lá, novembro 6, 2009, às 1:43 pm:
Pera, pera, pera aí! Que coisa, minha gente! Até balela virou doutor e foi arrastado a essa discussão sobre as contas da Previdência?! Será o Benedito, meu Deus?
Weimar
Reinaldo no quesito aposentados eu discordo de você, agora concordo com tudo o que você escreveu como deve se comportar a oposição, agora mesmo deu na Globo News que Lula vai comandar as negociações, vai encontrar uma solução junto com a pelega para evitar mais DESGASTES para o governo, quer dizer que o Congresso não pia nada,Lula é que dá sempre a última palavra para fazer demagogia. É essa hora que a oposição NÃO deve votar a proposta que o governo apresentar, tem que ENDURECER e PERDER a ternura JÁ.
Outra coisa, Reinaldo.
O que o Glenn Beck e o Rush Limbaugh fizeram para retirar o véu místico do Babac Obama foi muito maior que o esforço coletivo de todo o partido republicano junto. Movimentos como as Tea Parties e o 9/12, conservadores, mas apartidários, fizeram muito mais contra o Obama do que a ação partidária do GOP.
O único que saiu para vociferar algo foi o Dick Cheney, mesmo assim numa tentativa - muito bem-sucedida, por sinal - de se defender das acusações que sofria por causa da prisão de Guantanamo.
O GOP fez muito menos política que os conservadores do rádio, cuja audiência é impressionante. Tiveram também tiveram sua crise de tucanismo.
A rigor, não deveria sequer existir INSS. O governo não se preocupa com a população, mas sim em manter o controle político sobre um caminhão de dinheiro. Sua existência permite isso e permite que o governo manobre para fazer politicagem e desviar seus recursos de suas finalidades, como a concessão das aposentadorias rurais, que jogaram no sistema milhares de pessoas que nunca contribuíram um centavo para o mesmo. Tudo sob o manto mentiroso da tal “justiça social”.
Quem paga o pato? Os aposentados e pensionistas que confiaram no governo. Pagaram a vida toda, tomaram calote no valor de seus proventos e pensões e ainda são obrigados a pagar 11% para contribuir com o sistema que os lesou.
Eu vejo a contribuição ao INSS como a contribuição para um plano de previdência qualquer, apenas difere quanto ao administrador que é o Estado. Portanto, não venha falar-me, quem quer que seja, sobre a quebra da Previdência. Esta deveria ser administrada com zêlo e honestidade. Agora, se surrupiaram a Previdência, desviaram seus recursos ao longo dos governos é outra história. O que quero é receber minha aposentadoria de acordo com o que eu paguei e não com artifícios desleais como o Fator Previdenciário, que é um roubo descarado acobertado por lei.
Caro Reinaldo, com sua inteligencia e bom senso que tranparesse nos seus textos que deixa tudo muito claro, mas, tenho que discordar quanto ao reajuste dos aposentados.Os aposentados nao vai quebrar a previdencia,quem vai quebrar a previdencia e os desvios do dinheiro da previdencia para outros setores e para os caixa dois da vida, enquanto isso a grande maioria que ganham um salariominimo e meio, ou seja, pouco mais de 650 reais, recebem quase nada de reajuste.Aposentado nao e vagabundo, e nao invadem nada , nao depredam e nao matam, deve ser por isso que nao merece aumento.Nao e Pt e nem MST.
Sobre a Previdência, existe um aspecto mais imoral ainda. O governo ñ estende as benesses aos aposentados pq são minoria e, em muitos casos, idosos q ñ precisam mais votar.
Minha mãe é pensionista do INSS pelo Ministério da Saúde (médico). Meu pai, falecido este ano, pagou a contribuição p/ receber o equivalente a 10 salários mínimos na aposentadoria. Tal possibilidade foi posta à mesa pelo governo da época. Vá lá q as condições mudem, mas o fato é q hj a pensão d minha mãe ñ chega a 4 salários e ela ainda paga contribuição dos pensionistas e inativos p/conta daquela mini-Reforma.
Pq quem ñ pode mais trabalhar tem q pagar o pato da irresponsabilidade fiscal do petismo? Isso é cruel.
Brilhante! Sensacional!! Suas palavras são paradigmáticas!!!!
Lula vai acabar por deixar esta matéria para 2010/2011. Se houvesse de enconstá-lo na parede antes disso………
Será que a oposição ainda não se deu conta de que se não agirem rápido o PT vai se instalar para sempre?
Está na hora do Aécio deixar claro se está com a oposição ou é traira.
Caso esteja com a oposição deveria assumir a linha de frente de combate ao PT.
É preciso saber quebrar discursos também. Dilma certamente abusará da estratégia de comparar os governos Lula e FHC, tentando surfar na onda depopularidade do apedeuta e se dizendo sucessora natural dele.
Aécio, se candidato, virá com aquela bobagem de “pós-lulismo”, de olhar para o futuro etc. Espero que Serra seja um pouco mais firme. Num debate, basta dizer:
- Candidata Dilma, tenho certeza que o Presidente FHC e o Presidente Lula, na condição de ex-presidentes que serão, numa ocasião apropriada jamais se recusariam a debater suas gestões. Mas esta eleição diz respeito a mim e à senhora, às nossas realizações e nossas credenciais, não às deles.
Pronto. Acaba a palhaçada na hora
(continua) Bandidagem é o que estao fazendo com ela.
Ou PSDB vira um partido politico de verdade e pense realmente no país, ou logo a ditadura esquerdopata estará implantada “nestepaiz”.
(continua) Assim, corretamente os republicanos estao no ataque. Se voce for oposiçao pensando puramente no país, o governo (principalmente dos esquerdopatas) vao destruir este país (vide Hugo Chaves, conhecido por Chapolin Colorado). As vezes é melhor dar um passo para tras para dar dois a frente, do que dar um a frente e 10 para atras.
Yeda sairá como uma demonia. O correto era dar um aumento maior do que está dando para o funcionalismo publico lá no RS para o Tarso nao conseguir dar o mesmo. Queria ver essa base dos petralhas defendendo o cara que deu menos aumento que a Yeda. Agoar, era hora de abrir o cofre e entragar a bomba para os petralhas. Isso nao é denonesto. (continua)
Prezado Reinaldo
Acho que tenho boa memória também: no dia 28.10.2009,li a coluna do Augusto Nunes,” A confissão de Lula desmonta o palavrório do Doutor”( Imperdível ). Ontem, li na folha que Maitê Proença perdeu a pensão de 13 mil que recebia do Estado, baseado no que escreveu em seu site, ou seja, confessou que havia se casado, ainda que informalmente.
Estamos falando de confissão. Não venham me falar que o LUla não confessou, porque está lá tudo gravado. A não ser que realmente esteja acima do bem e do mal.
Reinaldo - voce tem toda razao quanto ao rombo da Previdencia, mas por outro lado, veja o descalabro na noticia abaixo. Como se sentem os aposenados?
Veja online - A indústria das indenizações beneficiou ontem um representante da “República de Ribeirão Preto”. O polêmico economista Vladimir Poleto, ex-assessor do deputado Antonio Palocci Filho (PT-SP), ganhou indenização de 30 salários mínimos, a serem pagos em parcela única. Ele alegou que em 1985 deixou de receber uma promoção no Banco do Brasil, onde trabalhava, por ter participado de uma greve.
O benefício foi concedido a Poleto por unanimidade pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.
(continua) Bem aí veio o 2° turno, nem precisa falar CovasXMaluf, com a virada nos ultimos dias e Covas reeleito, morte de Covas, Chuchu assume, etc.
Sao Paulo teve sorte. No fim todas as mazelas de maluf serviu para algo bom, o estado de SP hoje é mais forte graças aos 15 anos de PSDB.
O que quero dizer com isso tudo?
Ao contrario do que a maioria pensa, nao é desonesto fazer o que o governador cassado de maranhao fez: deram golpe para a Roseana assumir, entao ele torrou a grana nos ultimos dias, aumentou salarios de servidores, etc. Para a Sarney de saias nao usufruir do que ele fez. (continua)
Reinaldo quanto as oposições fazerem oposição está mais que na hora, já vi jornalista COBRANDO do PSDB coerência nessa questão dos aposentados, é isso, da oposição os puxa-sacos cobram coerência já do PT todos os dias torcem por Dilma começar a decolar.Na política não precisa fazer banditismo como o PT, é confrontá-los sempre com o seu passado.A vigarice do Vacareza dizendo que está pensando no futuro é de lascar,eles nunca pensaram no futuro de qualquer governo, pensam sempre em destruir como no Rio Grande, onde a governadora até que enfim pôs as contas em dia por isso está sendo linchada. Os governistas não querem que Lula vete, por isso tanto esforço para adiar. Oposição faça Lula vetar.
(continua) Agora que o estado tem condiçoes de crescer e voltar a ser forte, quem será eleito governador??? Quem??? O maior bandido dos ministros do Molusco. E o crédito será todo dele por colocar o estado na rota do crescimento.
O PSDB escapou em Sao Paulo por que pegou Maluf na eleicao de 1998. Alguem se lembra??? Covas pegou o estado falido e colocou as contas em dia, só que sua popularidade era baixa, nem era para passar para o 2° turno. Numa disputa acirrada com Martaxa, diferença de 53 mil votos num universo de 17 milhoes de eleitores. (continua)
Vou dar aqui meus palpites.
Não há como atrelar o reajuste das pensões ao mínimo, porque os aumentos reais tornaram a equiparação impossível. Quem contribuiu sobre dez mínimos não contribuiu pelo valor de compra do mínimo atual, mas sim sobre valor muito menor.
Já contratei emp. doméstica por quatro salários mínimos líquidos, assumindo sozinha todas as despesas da previdência. Hoje pago um salário mínimo líquido. Se o mínimo aumentar muito mais, não poderei pagar mais, e a boa senhora poderá ficar sem o emprego que a ajuda a sustentar a família. Ainda assim, é correto o reajuste dos benefícios pelo valor da inflação e é justo cobrar do governo a exatidão destes índices.
(continua) Ze Serra, que terá que colocar a casa em ordem. Em 2014, o que vai ser colocado para o povo? FHC privatizou pagou conta e nao dava aumentos bons nao gastava, SERRA tambem só economizou para pagar conta. Quam é o “cara” que o país crescia torrando grana e todo mundo feliz? Quem??? Em 2014 os bandidos voltam ao poder e tentam terminar a obra de por fim a democracia que nao conseguiram com o Molusco.
O mesmo vale para Yeda. Assim como voce, nao sei o que ela faz por lá, e se é corrupta ou nao. O que sei de lá, é que Yeda pegou as contas do Estado no chao, para nao falr no fundo do poço, e colocou as contas em dia. (continua)
Esclareço que tenho 63 anos vivo com INSS de 35 anos e com PBGL privado e recebo hoje o mesmo que quando trabalhava.
Viva o bom senso na minha juventude.
Fiz o que é correto, não mendigo, não peço ação política contra a geração dos meus filhos, como faz a maioria, esse bando de incompetentes, que não queriam deveres, só direitos e votavam sempre no populismo.
Velhos de carater duvidoso, não podem dizer que foram enganados nos últimos 50 anos. Colhem o que plantaram.
Fazem me sentir vergonha de minha geração.
(continua) O PSDB toma medidas impopulares com o seu choque de gestao e controle das contas publicas. O povo (sei que nao gosta de generalizacoes), sim o povo, nao gosta de sacrificios, nao têm mentalidade empreendedora, sao como o nome diz povo. Se o governo (seja federal, estadual ou municipal) arrebentou, que o proximo arrume sem sacrificios; querem que o Estado se vire e mantenha o padrao de vida, sem sacrificios. Só que o PSDB pegou o país quebrado de 1993 e entregou com as contas em dia 2002. O Molusco, com seu carater “irretocável” e conhecimento intelectual “avantajado” resolveu fazer a festa e a conta vai sobrar para quem pagar?! (continua)
Ah, se o PT fosse oposição …! Já estariam nas ruas, protestando pela compra de aviões de caça, ao invés de dar o dinheiro aos velhinhos…
Eita oposição BURRA, que não sabe aproveitar as oportunidades como o PT aproveitava.
.
Isso mesmo! Que Lula fique com o ônus de ter que, ele próprio, negar os benefícios que dizia plausíveis quando FHC era presidente.
Será uma penitência dupla: irritar eleitores e ser pego, mais uma vez, na incoerência.
Por que servidores públicos têm aposentadoria integral? Porque a União, Estados e municípios pagam o benefício com parte de tudo que arrecadam. Nenhum deles tem uma conta “contribuições recebidas/benefícios pagos” para fechar. Daí a farra de sempre. Aumentos retroativos e/ou em cascata, deputado aposentando com 8 anos de mandato, governador com apenas 1 mandato. Pode tudo. A viúva paga.
Quando é aposentadoria para a pobreza… aí, a elite vem rápida e zelosa: “não pode. Aumento de 1 ponto percentual acima da inflação quebra a Previdência. A conta não fecha.”
Outra esperteza é preservar a “teta”. Precisa aposentar camponês que nunca contribuiu? Paga pelo INSS. Anistiados?
A mesma coisa.
Me dei o trabalho de ler a centena de comentários, alguns até lúcidos, a maioria miope.
Se esquecem que as contas do governo tem caixa único. Tivessem votado em deputados e senadores corretos, não populistas, já teriamos a tempo regulamentado a aposentadoria dos funcionários, todos receberiam INSS, e se quisessem, teriam a oposentadoria privada, o PBGL dos funcioários, fruto do pagamento adicional e da acumulação e em conta individual e remunerada em acordo com seu rendimento ao longo dos anos.
Mas fca claro a visão oportunista e curto da maioria do comentaristas. Dane-se a geração mais jovem.
Finalmente voce abriu o segundo olho, Sr Reinaldo!
Quando escrevi nos comentarios da reportagem de Ciro em Sao Paulo, comentei no final que voltaria a escrever quando voce comentasse mais uma vez o governo Yeda. Mas hoje vejo finalmente uma obra iluminada. E vou aproveitar a ocasiao.
O PSDB, de quem já fui muito critico, e ainda sou um pouco (mas muito menos que sou do PT hoje), faz o país andar para trás. Sim o PSDB sim! Eles sao os responsaveis diretos pelo risco de nossas instituiçoes, que ainda sao frageis, desaparecer. Eles serao os grandes reponsaveis pelo fim da democracia em nosso país.
(continua)
O sistema previdenciário é só um retrato da precariedade da gestão pública, que só sabe gastar inadequadamente e depois dizer que não tem $$ e precisa de mais $$$. O caso da Saúde é clássico: mais dinheiro da cpmf e ….. a mesma merda ! E os precatórios ??? O Estado deve, mas…. “Não Pago ” ! dizem os governadores. É o calote oficializado, mesmo a Justiça já tendo se pronunciado. Afinal, que país é esse ???
Colocação VIII
Posso dizer seguramente de que Previdência Social não é deficitária, pelos artigos que tenho arquivados sobre este fato.
Em 2007 o presidente Lula deu uma declaração de que a Previdência Social é “SUPERAVITÁRIA”. Na época o senador Paulo Paim também fez um artigo, intitulado “De alma lavada”. Deu este titulo por que ele já vinha há muito tempo falando que a previdência social era “SUPERAVITÁRIA”. Então com a declaração do presidente do país confirmando que a previdência é “SUPERAVITÁRIA”, o senador Paulo Paim, sentiu-se de alma lavada pela confirmação do que ele já vinha afirmando há muitos anos.
Todos os governos não falam a verdade!
Faltou ainda dizer: É só fazer a conta de quanto o Governo colocou de $$$ em TODOS os Fundos de pensão das empresas governamentais, não só pelo rombo final, mas desde o momento em que o funcionário público colocava R$1 e o Governo ( Empresa Estatal ) colocava R$2, durante todo mês, até se aposentarem. Felizmente recentemente isso vem sendo corrigido com a readequação dos planos dessas empresas.
Ora bolas, vão para os quintos dos infernos aqueles que só sabem dizer que não há dinheiro, vai qubrar, blas bla bla…
Colocação VII
A gente se esquece às vezes, teve um colega ai que colocou muito bem, de que os anistiados além de receberem uma excelente aposentadoria, ainda não pagam Imposto de Renda, pois são isentos. Que país é este!
Assim também acontece com os servidores público aposentado, que só pagam Imposto de Renda acima do teto do INSS.
Muitos poderão dizer: mas existem leis que dão estes direitos. Sim responderemos nós outros, mas estas leis ferem a Constituição de 1988. Pois não se podem dar direitos a uma determinada classe em detrimento das outras!…
Prezado Reinaldo.
Favor analisar o seguinte ponto com relação as aposentadorias.
O que foi feito com o dinheiro dos aposentados durante os 35 anos iniciais. O Governo utilizou esse dinheiro como se fosse dele e não dos aposentados, deveriam criar um fundo de investimento para esse dinheiro, sabendo que no final de 35 anos teriam que devolver aos aposentados. Assim sendo acho que o governo deve pagar os reajustes de acordo com a inflação. Pois se o Governo aplicou mal esse dinheiro a culpa não é dos aposentados.
Abraços,
Helcio
continuo… além de tudo isso, o descompasso entre os ídices durante o período de contribuição e as correções quando vc tem que receber geram os absurdos já descritos por alguns leitores, que de aposentaram com x e depois de algus anos recebem frações de x. Quando foi para botar R$ nos fundos de Previdencia privada na Petrobrás e no BB, houve grana do Governo, sendo % bi na Petrus e mais 8 bi no BB, pois lá, pasmem, o fdo garantia o valor do útimo salário e não PELA MÈDIA
Sr.Reinaldo, à sua defesa sobre as contas do INSS, concordo. Ressalto que defesa não diz o que deveria dizer, e está calcada em argumento apenas financeiro.
Não dizes que os aposentados não mais particípam do aumento real do PIB, que é fruto trabalho dos que hoje labutam. O desejo dos já excluidos do PIB é uma aberração cínica de exploração das gerações novas pela já aposentada. Por isso que nossos filhos não tem salários decentes, cada vez menor remunerados. Não procede a teoria que quem recolheu sobre x salários deva receber x salarios, mas o rendimento do acumulado ao longo dos 35 anos de contribuição, corigida pela inflação. Paulo Pain é populista e nefasto ao país.
Mas acho que você está enganado Reinaldo. Temos dinheiro sobrando. Senão, não faríamos Olimpíadas, Copa, o Enem-2…, comprar caças…
Colocação VI
Tenho vários artigos gravados com as respectivas fontes de referencia para você checar. Já tentei entrar em contato contigo e não consegui. Para você fazer um artigo em beneficio dos aposentados, lógico se nós estivermos com a razão. Como você eu também sou cidadão e nunca iria pedir a você uma coisa errada, isto não é do meu feitio e nem da minha educação. Se você achar que pode examinar estes artigos é só passar um e-mail que eu os envio.
Reinaldo, donde é que você pensa que o governo federal tira tantos recursos? A não ser da Previdência Social. A previdência quebrada é a Pública, pois os servidores se aposentaram e se sem contribuir como nós os aposentados.
Já tínhamos experts em inflação, juros, salário mínimo, cambio e agora em previdencia. ( incluso aí muitos jornalistas multi uso ). Esse assunto tem que ser discutido com nº e não bla bla bla. A previdencia está quebrada faz tempo e nõa é por falta de “tunga” ao aposentado, que vem de longa data. Aliás quebrada por conta da previdencia governamental e rural, e não sòmente por aumento do tempo de vida. Já recolhemos sobre 20 SM e depois “tungaram” para 10 SM sem compensação retroativa. esse confisco deve representar, dependendo do tempo de cada um, acima de 5 anos contributórios. A tabela proporciona entre idade e tempo de contribuição já foi por conta da expectiva de vida. Paguei, daí….
Grande Reinaldo,
Que belo texto, não tenho palavras!!
Fica difícil entender o pagamento universalizado de aposentadorias aos não-contribuintes, a partir do arrocho dos que pagaram altos percentuais como uma poupança para a velhice.
E mais difícil é engolir que os politicóides fecais, o pessoal da justiça e os funcionários públicos dos altos escalões recebam aposentadorias milionárias e eternas até por um período curtíssimo em que tenham substituído outro. Junte-se a isso as aposentadorias altas desviadas aos terroristas safados, o dinheiro e instalações entregues a ditadores (ou a caminho de) e veremos que o problema maior da previdÊncia não reside nas que excedem o salário-mínimo, mas na perdulária administração dos recursos.
É isso aí colega Benedito , só é contra quem não sofre na pele essa injustiça, também paguei o máximo e com fator previdenciário + pedágio etc, perdi uns 40% do que estava no contrato.Aí vem o STF e diz que tínhamos expectativa de direito, mas não o direito adquirido.O país não é sério, fico triste com pessoas que defendem esse absurdo.
.
Reinaldo,
A Polícia Ambiental capturou uma capivara no espelho d’água do Congresso Nacional.
Agora, só falta a PF capturar uma anta que despacha ao lado, no Palácio do Planalto.
Colocação V
O governo retira da Previdência Social até o valor do teto para pagar o servidor público que se aposentou e complementa a diferença. Sem ele contribuir como os aposentados que ganham acima do salário mínimo contribuíram.
O ano passado o senador Paulo Paim denunciou que o governo Lula retirou de 2004 a 2007 R$ 198,7 bilhões da Previdência Social.
O governo Lula deu para os sem-terra o direito de contar o tempo que estiveram acampados para se aposentar, sem precisar contribuir. Agora que o trabalhador direito e honesto que está desemprego, deixe de contribuir para ver se ele se aposenta.
Hydrochoerus hydrochaeris é o nome da Capivara. Algumas vezes na foi vista na Lagoa Rodrigo de Freitas no Rio, beirando o Rio Tietê em São Paulo, a Lagoa da Pampulha em Belo Horizonte e outros locais bem poluídos desse país. Agora o maior roedor do Brasil, quiçá do mundo, acaba de aportar nos Três Poderes da República. Bem num laguinho com vistas para a cega estátua da Justiça, de vistas para o Executivo do Planalto e bem aos fundos do Congresso Nacional, ou frente, pois em Brasília se entra sempre pelos fundos. Capivara é o mau jogador de xadrez, está sempre entregando seu rei. É também a mulher descuidada, cuidado com ela, que se deixou engordar, deixou-se ficar feia e nenhuma operação plástica pode resolver. Cuidado com as Capivaras que querem roer os Três Poderes dessa república.
Colocação IV
Como se vê e se lê, alem de sacar recursos da Previdência Social, ainda diz que a previdência é deficitária. E se o governo federal sempre usou recursos da previdência, sem duvida alguma deve ter retirado em 2008 e também em 2009. O governo Lula corrigiu e está corrigindo os salários dos servidores, é o governo que mais contratou. O jornal O Globo publicou que desde 2003, foram criados 57,1 mil novos cargos. O Blog do Jefferson denunciou que em 2003 o governo Lula colocou na Petrobras 20.000 correligionários em altos cargos e salários. Será que é por isso que o governo quer um dirigente do PT na empresa Vale do Rio doce?!
Colocação III
O Dr. Wagner Balela, titular da cadeira de Direito da PUC-SP, especialista em Direito Previdenciário, já havia denunciado em 2005, que a partir de 1960, o governo federal vinha retirando recursos da previdência, e que a divida estava na casa do trilhão. Agora o senador Paulo Paim vai mais longe, denunciando que este saque de recursos é desde 1930! Abaixo o link para o artigo do Dr. Wagner Balela.
Fonte: http://www.because.com.br/2009/01/sociedade-deve-cobrar-pelo-debito-da-uniao-com-a-previdencia/
Colocação II: Só para se ter uma noção: O senador Paulo Paim (PT- RS) há alguns dias fez um artigo intitulado o Pré-sal e a Previdência. Neste artigo ele denunciou que desde a década de 1930, a Previdência foi alvo de manipulações de governos que utilizaram os seus recursos para investimentos em setores da economia.O dinheiro dos trabalhadores foi aplicado na Companhia Vale do Rio Doce, Transamazônica, Ponte Rio Niterói, Itaipu, Companhia Siderúrgica Nacional, entre outros. Já o custeio da construção de Brasília talvez tenha sido a maior injeção de recursos. Fonte: http://www.because.com.br/2009/01/sociedade-deve-cobrar-pelo-debito-da-uniao-com-a-previdencia/
Colocação I
Nesse assunto não concordo com as suas colocações de que a Previdência Social está quebrada ou vai quebrar. Também não concordo com o aumento que a posição está querendo dar, por que quero mais. O beneficio dos aposentados deve ser atrelado ao salário mínimo, como é a aposentadoria dos anistiados Políticos que eram terroristas, e para quem não sabe os aposentados já tiveram os seus benefícios atrelados pelo salário mínimo, (o presidente Lula é um anistiado e recebe o seu beneficio atrelado ao salário mínimo). Quer um exemplo: na data que eu me aposentei em março de 1999 recebendo o equivalente a 7,48 salários mínimos, agora em março de 2009, 10 anos depois, estou recebendo 3,87
Essa analise é bem por alto, mas qual a culpa do aposentado que pagou normalmente suas contribuições para não receber o correspondente?
É justo, como exemplo, nosso presidente ter uma aposentadoria de cinco mil reais e sem desconto do imposto de renda?
É justo todos que se aposentaram sem ter contribuído para a previdência, fazer parte das despesas dos que contribuiram? Não devia esse custo estar alocado noutra fonte?
É justo quem pagou a vida toda para se aposentar com dez salários mínimos receber apenas quatro ou menos?
O problema da previdência é bem diferente do exposto.
LULLA ESTÁ CAGANDO E ANDANDO PARA NÓS.
SOMOS UMA FORÇA PORÉM TEM MUITO ANALFABETO QUE NÃO TEM VISÃO.CONTINUARÃO A VOTAR EM LADRÕES DO PT.
Micheletti anuncia governo de coalizão sem Zelaya
De O Globo:
Um acordo para acabar com uma crise política que já dura quatro meses em Honduras foi rompido nesta sexta-feira, depois que os dois líderes rivais não conseguiram formar um gabinete de unidade para sair do impasse provocado pelo golpe de Estado de junho.
O presidente interino, Roberto Micheletti, anunciou a formação do governo de união nacional previsto no acordo para a solução da crise, apesar do líder deposto Manuel Zelaya e seus ministros não constarem na lista de integrantes. Micheletti continuará à frente da Presidência e será o líder do governo de unidade nacional.
- Finalizamos o governo de unidade. Tal formação é representativa. Desta maneira se cumpre os acordos firmados há uma semana entre as partes no conflito - disse Micheletti em rede nacional de rádio e televisão.
- Sendo Roberto Micheletti o presidente constitucional da República corresponderá a ele liderar esse gabinete - afirmou Rafael Pinera Ponce, ex-ministro da Presidência de Micheletti.
O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, afirmou que o acordo para terminar com a crise política no país fracassou, depois do anúncio da formação de um novo gabinete sem ele.
Zelaya declarou o pacto morto apenas uma semana depois de tê-lo assinado, e pediu aos hondurenhos que boicotem as eleições presidenciais deste mês porque o líder de facto, Roberto Micheletti, formou um novo governo sem ele.
- É absurdo o que eles estão fazendo, tentando zombar de todos nós, do povo que me elegeu e da comunidade internacional que me apoia. Decidimos não continuar esse teatro com o sr. Micheletti - disse Zelaya.
Tio Rei. Sobre aquele caso da Uniban, parece que a selvageria e a covardia contra as mulheres não é novidade naquele lugar.
Dê uma olhada nesse video, onde uma aluna é arrancada do carro e espancada por outros alunos que protestavam contra o sistema de provas da faculdade. O motivo do espancamento? Ela não quis participar do protesto. Note que um dos agressores pede para não filmar o rosto dos covardes que a agrediam.
Me pergunto que tipo de curso forma esse tipo de gorilas.
Segue o link do video:
http://www.youtube.com/watch?v=YrDY-bSHtRc
Abraços.
Perfeito Reinaldo , voce sabe que a votação da previdência recompondo o salario dos aposentados quebra a previdência , eu sou pensionista e sei tambem , mas que o lula merece que esta bomba estoure no seu (dele)colo ,ha!!!!!!Ah merece mesmo
Reinaldo, que história é essa de “o” “jornalista” paulo henrique amorim estar defendendo o Aécio Neves?
http://blogdopaulinho.wordpress.com/2009/11/04/assessoria-formal-e-informal/
é meio sério isso….
ORAÇÃO
Deus meu! Eu sei que, por ter feito tanta coisa errada, não tenho crédito com o Senhor. Sei que quase sempre minha fé fraqueja. Sei que me faltam direitos adquiridos e me sobram débitos não quitados. Mas sou casado com a Cremilda, que nunca fez nada de errado e cuja fé jamais, em momento algum, apesar de todas as dificuldades, vacilou, e, por isso, talvez esta minha prece seja ouvida. Sou um pecador, mas peço isto:
Pai, faça com que a Yara Chiara, 10:55 am, fique rica, muito rica, riquíssima!
Weimar
Caro Reinaldo:
Como sempre, você explanou a situação dos aposentados e a previdência com lucidez e responsabilidade. Resta saber. se na oposição existe alguém bípede para incutir no pensamento a lição oferecida.
Tio Rei,
Levantando só um pouco o “véu da desonestidade intelectual”:
“Marketing do medo” francês para vender caças à FAB (de Raphael Gomide, na FDSP).
O Congresso Americano antecipou a transferência de tecnologia ao Brasil.
Aposto todas as minhas fichas que nossos caças serão os Super-Hornet fabricados pela Boeing, aliás, a maior empresa aeroespacial do mundo, que tornará a aquisição 40% mais barata do que os “OBSOLETOS” Caças Rafale.
Esse acordo pessoal entre nosso Açambarcador Mor e o “esforço francês do galo depenado com pele pintada de pernas, não vai vingar”!
Abçs
Longe de este palhaço querer que o circo pegue fogo, ou de este marujo querer que o barco afunde. Mas, que Lula merece o ônus de ter que vetar integralmente o projeto de reajuste das aposentadorias, merece. Ou, se sair pelo meio-termo e encampar reajuste impagável no futuro só por medo de 2010, que o faça! Quando o novo governo assumir, quiçá da oposição (sou otimista, continuarei sendo!), e sendo competente, construirá sua maioria no Congresso. Então, mandará um projeto alterando a Previdência e na exposição de motivos provará que o “legado” de Lula levaria a Previdência à bancarrota. Que belo golpe para o Nuncaantes que estará, então, tocando sua fundação, proferindo (sic) palestras…haha
Pois é, já cantei essa bola para algumas pessoas. O PSDB tem que aprender a fazer um pouco de populismo também, senão vai ficar com 50 votos no país inteiro daqui alguns anos.
Funcionário público de categorias mais organizadas boicotam o governo tucano dia sim e dia também, mesmo recebendo reposições e alguns bônus.
Melhor nesses casos enterrar alguns projetos de grandes obras, mesmo que importantes e dar um pirulitão bem doce pra essa gente. Um aumentão de salário mesmo.
Veja bem: são 220 mil professores falando mal do governo para um bom público. São 120 mil policiais descendo a lenha no governo a cada contato com a população (eu presenciei isso!). Assim fica difícil.
Quem vai pagar tudo isto é a classe média, com o futuro calote na dívida pública interna (leia-se, nas aplicações financeiras). Mas quem corre porque quer, não cansa.
Tio Reinaldo
Engraçado como os textos aqui não trouxeram um alerta indispensável: quer dizer que a Previdência vai ter problemas em 2050? Ou seja, daqui a 40 anos???
Com ou pouco mais eles poderiam dizer que o problema seria maior ainda a partir de 2150…
Isso é fazer pouco caso mesmo da inteligência do povo brasileiro, especialmente dos aposentados.
Um abraço
A aposentadoria não é uma doação e nem um ato de caridade: é a simples devolução ao indivíduo de parte daquilo que recolheu durante uma vida de trabalho.
Quem trabalhou 35 anos, e durante este periodo recolheu pelo máximo (8% sobre 20 salários + o 12% da Empresa) deveria receber mensalmente 4504,00 R$ durante uma média de 17 anos de vida restante. Este valor considera uma capitalização, irrisória, de 0,5% ao ano sobre o recolhido.
O valor agora restituido é a metade daquilo que deveria ser.
Esta é mais uma injustiça social, um calote, uma apropriação fraudolenta do dinheiro compulsoriamente recolhido.
Pergunto: alguma vez o Brasil teve um governo sério?
Caro Reinaldo, discordo do ilustre na observação de quebra da previdência, no caso de aprovação do reajuste linear entre ativos e inativos. A previdência não quebra, é questão de contabilidade. Colocar previdência Social e Assistência Social numa única conta é safadeza sem tamanho. Nunca haverá uma equação de contas. Previdência Social deve ter conta única. O trabalhador CLtista começa contribuindo sob um regramento e, quando se aposenta, aplicam outro. Isso afeta os princípios da legalidade, confiança jurídica, afronta regras imutáveis da CF/88. As reformas promovidas por FHC e Lula são uma afronta ao povo: sangraram o contribuinte e esqueceram os saques ilegais que o governo realizoup/ ano
Tio Rei,
Sou obrigado a discordar (em parte) do seu texto, pois já foi provado por auditores fiscais do INSS que a Previdência é SUPERAVITÁRIA e que parte da arrecadação é desviada para outras áreas do governo. O problema, como na maioria das vezes, é de má gestão, incompetência e corrupção (não necessariamente nesta ordem, claro).
O que eu acho estranho:
Tem dinheiro para a bolsa-ditadura? Tem.
Tem dinheiro para DOAR aos bolivarianos? Tem.
Tem dinheiro para “emprestar” para o FMI? Tem.
Tem dinheiro para bancar a hospedagem do Zé da Laia Honderenho? Tem.
Tem dinheiro para a Copa e Olimpíadas? Tem.
Tem dinheiro para comprar o Rafale (mais caro)? Tem.
Agora, para os velhinhos não tem?
Nociva à saúde”
Jornada de 8 horas revolta sindicato dos serventuários
Publicada em 05/11/2009 às 23h25m
O Globo
R1 R2 R3 R4 R5 Dê seu voto R1 R2 R3 R4 R5 Média: 3,0Comente
Comentários
RIO - Para servidores do Poder Judiciário do Rio, uma jornada de oito horas diárias é “um retrocesso”, “uma exigência desumana” e “nociva à saúde”. O sindicato que representa a categoria - que engloba auxiliares e oficiais de Justiça, escrivães, tabeliães e porteiros dos auditórios - já organizou um protesto no fim de outubro e marcou outro para o próximo dia 12 contra a nova jornada de trabalho. A carga horária anterior era de seis horas. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, considerou uma vitória o aumento da jornada de trabalho.
Na última edição do jornal do sindicato (27 de outubro) lê-se que o protesto serviu para repudiar a resolução 88/09 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que fixou a nova jornada. A publicação classificou a medida como ” um verdadeiro retrocesso, já que em muitos tribunais ela já estava estipulada em seis horas”. Não foram poupadas críticas também à resolução do CNJ que instituiu a Meta 2, “impondo um ritmo acelerado para julgamentos de processos anteriores a 2005″.
Segundo o sindicato, “as duas medidas se completam, atacando as condições de trabalho e de saúde dos servidores, pois enquanto uma aumenta a exploração da categoria, a outra prevê maior produtividade”. O resultado, segundo a publicação, “é que o número de doenças ocupacionais - diversos colegas já estão entrando de licença médica - e o assédio moral estão crescendo”.
Bem, não dá para comparar a democracia norte-americana com a nossa bananeira. Lá, esquerdista tem o tratamento que merece: oposição feroz e confronto. E por isso é que o balão Obama tá murchando. Aqui, bem, desnecessário dizer…
O fato é que um sujeito como Lula ter 80% de popularidade, sem que ninguém (imprensa, inclusive) confronte suas asneiras com a realidade, só dá a medida do nosso subdesenvolvimento.
Brasil, país desenvolvido?! ha, ha, ha, dese susto eu não morro. Nem que viva duzentos anos. Com Lulla ou sem ele, com pré-sal ou sem ele, com Bolsa-tudo ou sem ela, não adianta. O problema é o povo, que é primitivo que nem o nosso presimente.
Destino de burro é pastar.
Reinaldo, os petistas do complexo PUCUSP (aquela gente estranha que se mimetisa de “intelequituau”) ensinaram muito bem o tal “desconstrutivismo” ao partido, ou pelo menos a versão psicopata do que eles acham que seja isso.
O inferno, Reinaldo, é que esse argumento cola. Você diz que “…a coerência não pode ser uma cruz a pesar apenas nos ombros dos adversários do PT”, mas vale lembrar que mesmo você gasta 1/3 dos seus artigos justificando seus argumentos em resposta às “vozes” petralhas, vozes essas que muitas vezes você materializa em forma de diálogos imaginários. Veja bem, um Gaspari ou um Rossi JAMAIS teriam essa preocupação…eles não gastariam uma linha para se justificarem.
“Cabe às oposições, no discurso político, estimular o eleitorado a querer mais do que Lula vem lhe oferecendo. Mais e, sobretudo, com mais qualidade”.
Reinaldo, você parece que está lendo pensamento! Vixe Maria!
É isso aí: tem que aumentar o vr. miserável do bolsa família, ampliar o benefício a pessoas das cidades metropolitanas e muito mais, se não só sobra o bolsa caixão. Tem que cobrar do apedeuta. Tem que aplicar ao seu governo o mesmo veneno que ele ainda hoje aplica aos outros. Só.
Ei, pessoal!
Alguém aí deu-se ao trabalho de assistir o programa no horario político do PP ontem? Preciso saber em que país eles estão atuando!
Rapazes, é tuuuuuuuuudibão! Vou fazr minhas malas e me mandar prá lá hoje!
CONTA ERRADA, É TANTO DINHEIRO QUE ENGOLI UM ZERO NO RESULTADO É TREZENTOS E DOZE MILHÕES…
Continuando: 400000 vacas vezes 780,00 reais = TRINTA E UM MILHÔES E DUZENTOS MIL REAIS , uns petista que se dane, u cara é bom memo, só que pra ele memo, capaz de chupar balinha escondido em greve de fome.
Duas maneiras de se dar uma notícia:
No Estadão:
Saldo da poupança cai 70,3% em outubro e é o pior em 6 meses
Captação das cadernetas foi positiva, pelo sexto mês consecutivo, de R$ 1,042 bilhões, informa o Banco Central
E no G1
Investimentos em poupança superam R$ 300 bi pela 1ª vez
e depois, ao abrir o link…
Poupança capta R$ 1 bilhão em outubro, o pior resultado desde abril
Bizarro!
Estava conversando com um cliente e mostrei seu post a ele. Ele me disse que lulu quatro dedos tem uma fazenda no Parà com 400000 mil vacas BRINCADAS, salario di prisidenti ou us cumpanherus bulivarianus das fark? por isso que estão alvorosados com as bases da colombia e os aviões dos EUA, tem cabelo ruim vindo porai.
Sob o enfoque político, correto. Quanto à questão previdenciaria, desastre!
Por que as aposentadorias teriam de ser reajustadas pela variação do Salário Mínimo, e não, como os salários dos trabalhadores ativos, pelos índices de inflação? Se as aposentadorias veem sendo reajustadas pelos índices normais de inflação, então não há perda de poder aquisitivo( é uma falácia comparar aposentadoria com SM) .
A política de reajuste do SM acima da inflação tem o propósito de contribuir para reduzir a diferença entre o piso e o teto salarial. Ora, se todas as outras formas de remuneração salarial forem reajustadas pelas mesmas taxas do SM, então é evidente que a variação do SM seria nula, inócua!
Em termos da realidade política de hoje, entretanto, as oposições devem deixar este ônus para os populistas que nos governam. Afinal, essa gente só é governo hoje em razão de sua prática de demagogia e populismo selvagem . Se as oposições carregarem sempre o ônus da responsabilidade, os irresponsáveis de sempre se perpetuarão no poder até terminarem a destruição de tudo o que fora, às duras penas e contra estes mesmos demagogos, construído antes. Aí já será muito tarde.
A continuidade dessa gente no poder põe em risco não só o futuro dos aposentados, mas de todos os demais brasileiros.
Reinaldo,
Você sabe qual o gasto com aposentadorias dos funcionários públicos e políticos? e qual o gasto com indenizações e aposentadorias dos terroristas? e o gasto com os aposentados do INSS? e os gastos com o SUS? e a arrecadação? quais as fontes de receita? Sem isso não dá nem para começar a discutir.
Concordo que as oposições devem deixar a bomba no colo do Lula. Com malandro a resposta deve ser malandra. Por exemplo, dá para negociar e fazer acordo com o Zelaya ou Evo ou Chavez ou Lugo? Nem para assumir filho!
Reinaldo,
No Brasil, como regra, o salário mínimo é reajustado em patamares superiores a qualquer índice oficial. E isso se dá, em boa medida, pelo que simboliza politicamente tal reajuste. Dá prestigio reajustar o salário mínimo “n” vezes acima da inflação, ainda que, sob o prisma do orçamento público, isso represente uma decisão irracional. Sendo assim, não se mostra salutar estender à previdência a irracionalidade que, por vezes, pauta o reajuste do SM.
A única relação que se deve admitir entre aposentadoria e SM é a de não permitir que a correção aplicada ao longo dos anos à aposentadoria leve a um valor inferior ao salário mínimo, sob pena de inconstitucionalidade.
Prezado Reinaldo,
Parabéns pelas considerações precisas sobre o modus operandi da gandaia no governo, quem sabe sirva de inspiração para a nossa oposição não cair nessa arapuca.Sem qualquer noção de um projeto para a nação, fica evidente a preocupação na manutenção do poder, do partido único.
Essa do reajuste da Previdência, é mais um estelionato fiscal,mas em época de eleição, é o vale tudo,populismo e demagogia para se obter os objetivos para eleger a cumpanheira de armas do Zé Dirceu, cumpanheira Dilma, a que “pediu” para a profissional ex-secretária da Receita Lina Vieira dar uma “agilizada” no processo fiscal contra o filho do Sarney, esse é o perfil da candidata do PT
à presidência.
Reinaldo, vale a leitura: Um venezuelano de 26 anos comentando sobre o recente banimento dos videogames na Venezuela e sobre como a vida dos habitantes piorou na era chavista:
http://www.boingboing.net/2009/11/05/venezuela-chavez-adm.html
Esse cara realmente ainda vai ser enforcado em praça pública…
Na Argentina, o véu não caiu até hj… são todos Peronistas, nínguem fala mal dos Santos Juan e Evita…. e a situação é o que é por causa das políticas semelhantes (semelhantes) as do governo atual. No futuro todos os partidos no Brasil serão Lulistas, como na Argentina todos são Peronistas. E olha onde eles se meteram…. “Saint Exupery, anyone”?
Como neste país não se tem determinação política para readequar as transformações ocorridas com o tempo nos diversos setores do estado, vamos tapear o povão e jogar a bola para frente.
Meu Caro Rei! Concordo com você quando diz que a democracia no Brasil corre sérios riscos. A oposição substimou o lulismo e deu no deu. A oportunidade de corrigir isso é nesta eleição que se aproxima, mas nos deixa triste o fato da oposição novamente substimar o “populismo” (beirando ao Bolivarianismo) que está dominando o País. Por isso concordo com Diogo Mainardi quando prega a união de Minas e São Paulo para derrotar a candidata da situação. Tanto Serra quanto Aécio Neves já apresentaram trabalhos políticos suficientes para não temerem essa empreitada, por isso não entendo a razão de Aécio Neves resistir tanto a compor a chapa do PSDB, será medo de ficar 4 anos sem ocupar cargo político?
Eitaaaaa!!!!!!
70 comentários já as onze da manhã, e tá pouco!
“Há certas construções com as quais não cabe um diálogo normal. Quem tenta conversar é engolido.”
É só pra quem pode!
Reinaldo presidente!
Concordo com MRV 9:58 am. Em genero número e grau.
Caro Reinaldo,
gostaria de expor o meu caso (como o meu deve haver milhares):
sempre contribuí pelo teto (já não sei mais, mas já foi de 10 salários mínimos, mas também foi de 20 para autônomos), acreditando que estava atuando dentro de um contrato onde eu tinha a minha responsabilidade e a parte do país seria garantir a minha renda na velhice.
Como autônomo, por alguns anos eu tive de fazer um acordo com quem me contratava, pois, além do carnê, o contratante tinha de recolher 15% do bruto (!!! para R$ 10.000,00 cabia o recolhimento de R$ 1.500,00, sem limite de teto!!!).
Depois disso tudo o meu país me devolve o enorme valor de menos de 4 salários mínimos! Isso é justo?
Reinaldo,
Parabéns! Sou seu leitor há cerca de um ano e um ferrenho divulgador dos seus textos, mas achei o de hoje fantástico.
De forma lúcida e clara foi uma aula de pensamento político. Não tenho dados infelizmente sobre o impacto dessa proposta na Previdência, mas seu texto está de acordo com o que todos os meus amigo mais bem informados têm dito sobre o assunto.
Mas o que me deixou efetivamente boquiaberto foi sua defesa de que a oposição comece de fato a se opor. Como eu gostaria de que nossos políticos fizessem como os republicanos dos Estados Unidos.
Novamente, um texto bem escrito como esse deveria ser referência para o restante da imprensa brasileira, parabéns.
REINALDO.
CONTRA UM GOVERNO DE GUERRILHEIROS E TERRORISTAS, TODOS CORRUPTOS, — A OPOSIÇÃO — DEVE DEIXAR O APEDEUTA SE VIRAR E RESOLVER O PROBLEMA. ELE NÃO É O “CARA” DE PAU!!
Um leitor falou muito bem a respeito dos direitos adquiridos. O problema é que, no Brasil, a única coisa que parece existir são os privilégios adquiridos, não os direitos. Enquanto o povo se esfola de trabalhar, o governo age para dar calote na população e atrasar de maneira indecorosa o pagamento dos precatórios.
YARA SENSÍVEL PARA ESSAS QUESTÕES. Digo mais: YARA, SE FOSSE RICA, PAGARIA A TODOS OS LEITORES DO BLOG UM BENEFÍCIO PREVIDÊNCIÁRIO DE 200% SOBRE A CONTRIBUIÇÃO, COM DIREITO A VODKA DE PRIMEIRA ENTREGUE EM CASA!
Porque Yara é coração.
Mas Yara não entende de previdência.
Yara pensa na PROVIDÊNCIA: toda cautela é pouca na hora de se expandir o gasto público!
Meu Rei: o equívoco sobre a arrecadação da previdência começa quando se toma em conta apenas as contribuições salariais e recebimentos de autônomos. O fato financeiro é que essas contribuições são uma gota d’água na arrecadação desta autarquia, o grosso da arrecadação vem das taxações sobre as contruções civís, da parcela que o empregador recolhe (quando o faz) e dos premios de loterias.
Estudo sério dos auditores da fazenda pública já mostrou que a arrecadação do INSS supera os 70 bilhões mensais e essa verba vai para o fundo perdido do caixa do tesouro que faz a repartição desviando a finalidade. Os números reais estão disponíveis na rede WEB, basta procurar e ler atentamente. Bom dia.
Reinaldo, é incrivel como você, que não é político, consegue ver isto com tanta clareza e a oposição não consegue. Acredite, eu imagino que eles não vão ouvir vc e vão fazer o jodo dos PTralhas. Pode aguardar.
“tere moreira disse:
novembro 6, 2009 às 5:59 am
Reinaldo, pela primeira vez sou obrigada a discordar de você. Chamar os aposentados de “sabotadores da previdências”?.”
Opa, opa, opa! Onde o Reinaldo fez iso, cara pálida?
Sim! Claro que não se deve sair falando qualquer coisa só para prejudicar o adversário. Mas é preciso fazer política, no bom sentido: trazer à tona o estado da questão por trás das discussões. Demonstrar que o mesmo PT que amaldiçoava qualquer restrição nos benefícios da previdência está, agora, a mando de Lula, impondo tais restrições.
Mais: o partido, em seu populismo irresponsável, prefere sabotar as votações e retirar o projeto de pauta para preservar a popularidade de Lula a enterrar uma proposta potencialmente lesiva para o país.
Lula, e boa parte do PT, pretende postergar a resolução desse problema até que o ônus recaia todo sobre o sucessor.
Reinaldo, dá uma olhada no comentário do Paulo, às 7:37 am. Merece não ser eliminado, mas trucidado.
Reinaldo:
Ouso discordar pois entendo que quem produz a riqueza do País é o que se aposenta pelo INSS com série de limitações.
Já o funcionalismo público se aposenta integral, com todas as vantagens SEM limitação, inclusive equiparados aos ativos.
Quanto custa ao Brasil os aposentados do serviço público e quantos são?
Compare com os aposentados do INSS estes sempre prejudicados eis que não têm lobby.
Será que o sistema não está em colapso justamente pela carga imposta pelos diversos tipos de funcionários públicos??
O Lula é pragmático, ele cortará o reajuste dos aposentados porque sabe que a partir dos 70 anos o voto não é obrigatório, sabe também que muitos deles estão fisicamente impossibilitados de votar, então ele não dá aumento mas gentilmente dá o caixão para quem se dispuser a morrer, em termos eleitorais para ele é preferível o incremento da bolsa-esmola ao reajuste da aposentadoria de quem ele considera ser pé-na-cova, o que elle se esqueceu é que a tungada além de despertar a ira nos aposentados irá também despertar o desconfiometro da parte dos 80% que não nasceram em uma chocadeira, ou seja, daqueles petralhas que tem pai, mãe ou avós dependentes de aposentadoria, todos no mesmo saco.
Sou aposentado e seu leitor assíduo.
Uma Previdência gerida com seriedade daria aos aposentados o direito de ter corrigidos seus salários e não quebraria.
Acontece que partimos de pressupostos errados, frases feitas e ninguém analisa os dados com competência para gerir a Previdência como os grupos privados.
Roubalheira é o nome disso.
É isso aí, Rei
O pingaiada que se vire com seus sabotadores da previdência. E a oposição que aproveite a matéria que está quente e quicando na área do governo e dê uma tacada certeira, ao menos essa vez, empurrando o monstrengo no colo do comandante em chefe das forças sinistras desthpaízf. E por que será que agora, no governo mais corrupto do mundo, ninguém queira ouvir a voz rouca das ruas, hein?
Vamos discordar em em número e grau, com os seus comentários sobre a aposentadoria. Alguém recolhe durante anos um valor que se fosse colocado em uma aplicação, daría muito mais ao aposentado. Então onde foram os milhões ou bilhões recolhidos durante trinta ou quarenta anos dos aposentados? Por que o governos não cobra o uso pelos que possuem planos de Saúde destes mesmos planos? Por que o governos não EXPLICITA A ARRECADAÇÃO REAL DO INSS? QUANTO É ARRECADADO? VOCÊ SABE? NINGUÉM SABE. É facil manipular dados e desviar a arrecadação do INSS para pagamento dos empréstimos bancários ou suprir Caixa. Não acredito nesta falácia de DEFICIT DO INSS.
Reinaldo, infelizmente estamos no país do achismo e do coitadismo. Falta profissionalismo, competência e claro, muita vergonha na cara.
Eu, na minha ignorãncia do interior, inculto e desinformado (não sou um Caetano…), volta e meia leio seu blog e concordo com muito do que você fala, e nesse post com 100%. Mas estamos no Brasil, a cada período a salvação nacional muda de nome: eram as Diretas já, a nova Constituição (muitos direitos e pouquíssimos deveres), depois Collor, o Real e as privatizações com FH, e agora nosso esperto e matreiro Lula, que reinventou o Brasil com as “bondades” petistas (eles tem o monopólio do bem). E a nós só resta o “jus espernandis”…
Agora, quanto ao post, eu acho que você beira o “fazer o que eles fazem”, o que é um pouco contrário aos meus instintos morais, mesmo estando todos nós na draga em que estamos. Aliás, moral é justamente para quando estamos na draga, não acha?
Mais - sobre aposentadoria, em geral. É uma dessas falsas complexidades humanas, que esconde uma impossibilidade matemática. Não conto com aposentar-me - conto com o que eu conseguir poupar dos meus anos produtivos. Aposentadoria, digam o que quiserem os malabaristas atuariais, é esquema de pirâmide. Por coisa igual, ou pelo menos muito semelhante, encanaram o Madoff.
MD
Ninguém consegue explicar salários e aposentadorias tão baixas no Brasil. Nem todos os ganhadores do Nobel de economia, nos últimos 20 anos, conseguiriam entender a nossa lambança.
Concordo com o Adelson. A Previdência nunca esteve deficitária.Esteve, sim, mal gerenciada, como sempre.
Um estudo da UFRJ colocou fim nessas especulações de que o instituto passaria por problemas.É, na verdade, a maior empresa brasileira.Acontece que sua receita é desviada para outras finalidades ou outras secretarias.
Agora, na iminência de devolver o que arrecadou pagando aposentados, a ladainha volta à cena.Claro que o governo nunca diria que a Previdência é saudável.Seria contraproducente.
Reinaldo,
Irei discordar de você. No painel do leitor da Folha de hoje existe uma bela argumentação sobre isso.
Se não considerarmos gastos que não tenham a ver com as contribuições a previdência não tem déficit.
MRV
rei,outro brilhante artigo
a diferença com os americanos é simples, por lá existe dignidade e honra, algo há muito perdido nestes nossos rincões
Um país é grande pela QUALIDADE MORAL de seus homens, algo que não possuímos e sequer vislumbramos…Mais do que uma revolução de ensino, precisamos é de uma revolução moral, porque de nada vale, quando não se tém caráter
Agora que ele descobriu isso?!?!?!
Realmente o pensamento politico dos artistas e cantores de maneira geral não produziu nada a altura das respectivas famas, inclusive um que é mais apaixonado pelo barbudão fardado, do que foi pela ex-esposa.
Mas digna de nota é a expressão de complacência da Rainha ao ouvir discursos, afinal ela tem uma longa experiência com constrangimentos em entrevistas e explicações das “artes” dos membros daquela família ” da pá virada”.
Reinaldo, gostaria de ser voluntária para trabalhar em favor da candidatura Serra aqui no Recife.estou morando aqui temporáriamente mas sou de BH. Sou mineira de coração e amo o Brasil de paixão.conheço o nordeste:zona da mata,agreste,sertão.Morei nestas regiões quando meu marido era vivo.Ele trabalhou no Departamento de Poços e açudagem,no tempo do Inocêncio de Oliveira era considerado o maior “INDUSTRIAL da SECA” do nordeste. Sei muito sobre este nordeste e o nordestino sofredor.Ah! meu marido era Engenheiro Agrônomo, alagoano, formado na Universidade Rural no antigo KM 47 da Rio São Paulo.Já vi muita coisa acontecendo neste país, mas ,n/ entendo como eles estão desestabilizando o Brasil
ALIBARBUDO supera-se em cada novo ato,o “barbudo” realmente consegue superar, em muito HAMID KARZAI,como dá para perceber à barba é de grande utilidade para ambos.
BB, BNDES e Petrobras se recusaram a revelar o valor pago pelo “prêmio” que Lula recebeu ontem em Londres.
Taí. Transparente como água mineral. E tão óbvio também. A oposição ao Lulla é uma coisa burra. A oposição é tão incompetente que aposto que não entenderá nada do que Reinaldo desenhou ai no texto, e com certerza, irão repartir com o Demiurgo o ônus politico da insatisfação dos aposentados. É a tal ‘oposição responsável’, coisa que o PT nunca foi, mas que hoje está ai, colhendo as glórias para si de tudo aquilo que foram irresponsavelmente contra porque a oposição à qualquer coisa que pudesse melhorar era favorável aos seus objetivos. Até 2003, o PT usou com maestria a técnica politica do ‘quanto pior, melhor’ em beneficio próprio e continuará usando-a, caso volte a ser oposição em 2011.
Reinaldo,
No sétimo parágrafo, o correto não seria aja (do verbo agir) em vez de haja (do verbo haver): pois que aja.
Perdoe minha ignorância se eu estiver errado.
Dona Reinalda agradece: era “aja” mesmo, teco-teco no fubeco. Já corrigi. Creio que são artes do corretor ortográfico do word, que vira e mexe, apronta das suas…
O JEITO PETISTA DE SER
Neste exato minuto meu computador está conectado à web. Então vamos aproveitar esta excepcional ocasião e palpitar.
Ligar as duas coisas, valor do salário mínimo e valor das aposentadorias, criaria um monstrengo filhote da finada correção monetária, ou seja, rebento da plena, geral e irrevogável (cadê o Mercadante? ele fez as contas? gostaria de vê-las) indexação, de nefasta memória.
Aumento maior do salário mínimo, como muitos acham bom e querem (eu tô fora disto), não pode ser atrelado a aumentos iguais para as pensões, e vice-versa. Afinal, aritmética não admite mágica. E, numa filosofia luleana, não esquecer que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.
Descendo um pouco mais o nível pra aproximar-se aos nossos tempos, querer as duas coisas, independente do momento e do percentual, é querer que o Curíntia parta desembestado para o gol adversário nos 90 minutos da partida e não querer que o seu goleiro, sozinho lá atrás, leve um golzinho sequer. Assim num pode, né mesmo, Paim? Tá certo que se queira ser paim dos pobres, mas sem ofender a inteligência dos outros.
A inflação cria vícios de raciocínio e de comportamento que permanecem por gerações e gerações. E como será com o petismo, que é pior do que a perda do valor da moeda? O petismo jamais desaparecerá de todo. Mudará de nome e de parte da forma, mas sobreviverá. Nasceu com a humanidade, e só desaparecerá com ela. Precisa ser combatido diariamente, sempre, até na nossa própria casa. Quem nunca “é” petista que atire a primeira pedra. Você, não? Nem no banheiro? Pense!
Weimar
Puxa, Reinaldo… é muito desestimulante ouvir da sua boca que o papel das oposições é aperfeiçoar as políticas públicas do governo Lula. Parece que o conflito ideológico contra o petismo não tem nenhum lugar na prática.
reinaldo deixa que cpi da previdencia examina as contas da previdencia, pois o senador paulo pain garante que ela nao e deficitaria ,vamos aguardar.IVO
Bingo!
A única diferença é que aqui, suponho, nossos parlamentares devem estar amarrados com algum dossiê. Não há outra explicação.
O BRASIL NAO RESPEITA SUAS CRIANCAS: ESTUPRO, TRABALHO INFANTIL, ESCOLA DE FAZ-DE-CONTA, PROSTITUICAO INFANTIL, COVARDIA EM CASA, MAUS TRATOS POR MAIORES, POR COLEGAS NAS ESCOLAS, MEDO DE SAIR E PASSEAR E BAIXO ESTIMA.
O BRASIL NAO RESPEITA SUAS MULHERES: PERGUNTE AOS ALUNOS DA UNIBANBAN. VIOLENCIA DOMESTICA.
O BRASIL NAO RESPEITA SEUS VELHOS: VIDA MISERAVEL. DE FAVOR. OLHAR TRISTE PERDIDO NO HORIZONTE.
Esse governo eh o pior de todos.
RESOCIALIZACAO VIA TRABALHO
Como um aposentado poderia “pegar” um trabalho temporario com essa retrogada e ultrapassada lei trabalhista?
Quem, depois dos 40, eh considerado um bom candidato no Brasil?
Nao me venham dizer que mudou. Balela.
O Brasil eh um pais ainda joven na sua forca de trabalho. O equilibrio da previdencia esta muito longe de deficit, caso a gestao seja HONESTA.
Eh preciso manter o poder de compra dos aposentados e, mais que isso, CUIDAR DELES COM O RESPEITO E CARINHO QUE MERECEREM. COMO SE FOSSEM, POR EXEMPLO, PERSEGUIDOS POLITICOS, NAO EH MESMO VIGARISTAS DA LEI DE ANISTIA?!?!?!?!
O BRASIL NAO RESPEITA SEUS JOVENS: MORTE NAS ESTRADAS, NAS MOTOS, BALAS PERDIDAS.
A sua percepção dá o valor com que vc trata de temas que não passa jamais na cabeça dos jornalista chapa branca. Assim que funciona a república daquele pais, assim funciona a reprentação da verdadeira democracia. Que os democratas criem governabilidade para seu candidato. Mas Reynaldo, a oposição no Brasil é oportunista ou lulista. Pensa do tamanho do pensamento do lula. Só querem saber de aproveitar um governo fraco e populista e saquear o Brasil. Aqui Sarney pede coesão dos Poderes, para sacanear a população, nos EUA os poderes, são independentes e coflitantes para o bem da democracia e cada poder tem que mostrar sua força e independência e não se unindo na patifaria.
Tudo bem, mas, e as indenizações milionárias aos ex-terroristas do regime militar, sem incidência de impostos e, com correção automática.Sem falar nos precatórios contra aposentados, inclusive servidores públicos que, ganharam na justiça a reposição das tungadas nos salários e aposentadorias, ganha mas não leva, o precatório posterga o pagamento da condenação numa crueldade contra velhos no fim da vida. O governo gasta sem qualquer exigência de comprovação dos gastos republicanos BILHÕES em diárias-de-viagens na conta do servidor e passagens aéreas em dinheiro. Banca o custo de serviços públicos e serviçais nas chamadas “residências funcionais” e, mordomias cartões de cretinice da república
Você esta pregando no deserto, a muito tempo este governico não tem oposição, quero ver na mão de quem a batata ficará,das duas uma, ou a oposição é escremento tambem ou o escremento comprou a oposição, fico com a segunda opção. Quando se tem tantos meios e desviar dinheiro com a condescendencia da oposição, o nosso “judas do momento”, fica fácio governar, nos EUA por exemplo é proibido roubar dinheiro público e està todo mundo de olho, fica fácil fazer oposição, mesmo porque há um interesse pela causa pública, la as instituições é do estado não do partido. bando de larápios.
Reinaldo acredito que você acertou na bucha como de costume, mas acho que nada vai mudar, duvido muito que a oposição tome postura diferente da que vem tomando atualmente, simplesmente por que no fundo “todos” pensam igual, não exite um partido um pensamento conservador consistente “nestepaiz”. Todos são partidos de esquerda ou centro esquerda, o Brasil é uma anomalia politica, a maior parte do povo brasileiro não é representada por nenhúm partido.
A Previdência não quebra. A Previdência brasileira é um saco de gatos onde ninguém administra p* nenhuma! Me aposentei aos 51 anos, após 37 de contribuição pelo teto. Aplicado o fator previdenciário, comecei recebendo 50% do que deveria receber se esperasse até os 65 anos de idade. A Previdência oficial e obrigatória é um engodo onde o dinheiro do trabalhador e do empregador some à vontade do administrador público de plantão. Se eu tivesse a opção de, em 37 anos, guardar o dinheiro descontado do meu salário e da “folha” das empresas em que trabalhei, eu estaria, no mínimo, rico. Não fosse a Previdência Privada à qual contribuí durante 28 anos com 14,5% dos meus ganhos, hoje estaria faminto.
SAUDE
Desgastados pelo trabalho pesado e longo - comecaram aos 10, 11, 12 anos de idade, os R$743,00 (em media) que recebem mal mal pagam pelos remedios - cujos efeitos sao discutiveis. Estou falando de fraude mesmo. Ou ma qualidade. O mesmo remedio que eu tomava no Brasil tem efeitos e resultados muito melhores produzidos no exterior.
Vivem de favor. Entra nessa equacao a saude mental. Voce gostaria de morar com uma de suas filhas, na velhice. Elas gostariam? Seus genros? Seus netos?
Qual a opcao? Nenhuma.
Nao teem, na grande maioria, opcao sadia de lazer. Bingo ou Bingo.
Caminhar? Aonde? E se for pessoa com dificuldade de movimentacao, esquece… esta condenado a prisao perpetua.
Reinaldo,
sei que o que vai abaixo tem nada a ver com o post, mas não posso me furtar a isso, já que este blog faz-se sistematicamente a apologia da eficiencia do Estado de SP em segurança pública:
Tá na imprensa de hoje: “Assaltos a carros-forte em SP têm sido uma constante. Os bandidos usam metralhadoras anti-aéreas, fuzis, bloqueiam rodovias, matam inocentes etc…” Quando li a notícia pensei que se falava do Rio.
APOSENTADORIA:
Comeca que o calculo atuarial eh fajuto. Feito ao molde do governo. O brasileiro COMECA A TRABALHAR MUITO MAIS CEDO E VIVE MENOS QUE A IDADE MEDIA UTILIZADA NO CALCULO. MENOS LITERALMENTE FALANDO E MENOS NA QUALIDADE DE VIDA. MAIS DESGASTE NAS FUNCOES POUCO VIGIADAS PELOS ORGAOS DE SAUDE OCUPACIONAL.
APOSENTA-SE PARA MORRER, NA GRANDISSISSIMA MAIORIA.
Paga sobre 10 salarios, aposenta com 6,5 e perde 15% de poder aquisitivo ao ano. Com reajuste 4%.
QUANDO MAIS PRECISA DE SUPORTE FINANCEIRO.
O plano de saude eh o SUS: vi uma mulher de 68 anos indo para uma consulta que ESTAVA MARCADA HAVIA 4 (QUATRO) MESES.
REPETINDO: 4 MESES ESPERANDO UMA CONSULTA AOS 68 ANOS DE IDADE.
Rei
Falando em democracia, você já viu um lançamento de livro tão emocionante quanto este?
http://www.youtube.com/watch?v=Ofn-ZBVx0Bk&feature=player_embedded#
Reinaldo, é off topic, mas veja que textinho bem concentrado:
http://www.acus.org/new_atlanticist/margaret-thatcher-reflections-winning-cold-war
MD
Reinaldo, concordo com tudo que voce disse, exceto sobre quebra da previdencia.
Conforme publicações da própria VEJA, as aposentadorias chamadas urbanas (faço parte dela contribui durante 35 anos) tem que ser mantidas com a contribuição dos atuais trabalhadores. Dessa forma teria superavit de mais de 30% da arrecadação. As demais aposentadorias são assistencia social que devem ser mantidas com dotações do governo. Os aposentados das empresas privadas que contribuiram durante anos estão pagando as aposentadorias assitenciais. Ora se todos os orgãos do governo não tem arrecadação e não quebram (ao contraria, são alvo de robalheiras) porque a previdencia que tem arrecadação vai quebrar.
FGTS PARTE II
Qualquer investimento renderia mais que na mao da CEF.
Ja roubaram bilhoes do povo trabalhador brasileiro e continuam roubando.
Eh um absurdo.
Fora os 147 de impostos - 147 dias que o brasileiro medio TRABALHA SOMENTE PARA DEIXAR O DINHEIRO PARA O GOVERNO, ainda existe essa falcatrua de obrigar a por o dinheiro aonde o GOVERNO DECIDIR.
QUE SE TRANSFIRA OS INVESTIMENTOS PARA ONDE O DONO DELE QUER OU QUE SE PONHA DIRETO NO SALARIO E DEIXE AS FAMILIAS VIVEREM MELHOR.
EH, DE LONGE, A MAIOR ABERRACAO FINANCEIRA DO MUNDO.
E, ACIMA DE TUDO, DECIDEM COMO SE PODE USAR O SEU SEU SEU DINHEIRO.
NENHUM BABACA DO MUNDO INTEIRO ACEITARIA ESSA SITUACAO.
FALEMOS DO POST…
Os grupos de mídia do Brasil não tentam ‘comprar’ nem ‘intimidar’ as pessoas…
Mesmo atrasado: Feliz 5 de Novembro.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Atentado_da_P%C3%B3lvora
“É tudo cristalino: quebra a Previdência”. A previdência já está quebrada faz tempo, Reinaldo! O que pode acontecer é pior mais ainda.
Reinaldo,
Voce sabe o que eh FGTS? Tiram 8% do salario de todo mundo mais 8,5% da empresa (era isso, nao sei mais), juntam tudo, e deixam a CEF adminstrar. Resultado: ela paga o quer de juros. Esse dinheiro esta na maos dos politicos. Usam como bem entender. O Grupo Gestor eh uma piada. Alem dos impostos, ainda somos obrigados a investir COM O GOVERNO? Nao posso por esses 20% A MAIS NO MEU PAGAMENTO? INVESTIR COMO EU QUIZER? O POVO BRASILEIRO EH BURRO O SUFICIENTE PARA NAO SABER INVESTIR SEU PROPRIO DINHEIRO?
Isso tem que acabar e cada um deve optar por investir como quizer, longe das garras de governantes. Bolsa, Poupanca, Fundo Privado, Aposentaria Privada, Ouro, Commodities, …
Tio Rei,
Muito pertinente suas observações acerca do que deveria ser a real atuação da oposição. Quanto à miss-en-scéne do senador paulo paim, é puro proselitismo. O safado está em palpos de aranha em seu estado; e para se reeleger, fica todo prosa, com um projeto papa-voto, afim de se beneficiar. Tomara que os GAÚCHOS, metam-lhe os pés nos fundilhos, no ano que vem.
…continuação… não se corrije injustiça com mais injustiça. Pois bem: até a lei ser aplicada de forma igual para todos, a injustiça está, somente de um lado: o de não pagar integralmente a correção inflacionária para os aposentados. Já roubaram parte quando me aposententei e continuam roubando amsi. Não estou falando em receber os direitos adquiridos que foram roubados! Estou falando em não ter roubado o meu futuro! Pois é: antes da previdência quebrar, vou morrer numa fila do sus. Querem que eu escolha o que? Que o futuro se dane se eu não puder participar dele!
Nem era preciso recorrer ao exemplo americano: bastava lembrar a idiotice da tese de “deixar sangrar” o apedeuta, depois do mensalão, e não repetir o trágico erro que tanto atraso nos custou e ainda custará.
E acho que a oposição não tem de propor ao povo mais do que lullalau vem lhe oferecendo, e sim algo totalmente diferente, baseado no estímulo à criatividade das pessoas e no respeito à coisa pública.
Reinaldo,
Permita discordar num ponto e, já esclareço logo que tenho interesse direto: a correção das aposentadorias. Contribuí durante 12 anos pelo teto num total de 38 anos. Levei menos de 60% do que tinha direito segundo a lei na qual paguei a primeira parcela. O meu direito adquirido foi para o saco com a pior constituição vista na história da humanidade e depois com lei ordinária complementar. Mas as dos juízes, dos promotores, dos políticos, dos funcionários públicos, dos camponeses que nunca contribuiram com nadinha, dos funcionários de estatais e também DOS TERRORISTAS ficou garantida com todos os direitos anteriores. Isto é justo? Aí vão dizer que… continua adiante
Você é contra porque ouviu dizer ou porque tem em sua mesa todos os dados da previdência que apontam para a falência em 2050?
Qual previdência vai falir em 2050: A do trabalhador publico, do trabalhador privado ou do trabalhador rural?
Estou de pleno acordo com o que disseste, sempre encontrei grandes reflexões em seus textos, mas fugindo um pouco desse assunto e entrando na gramática, eu sempre fico com dúvidas(me esclareça) quanto ao emprego da palavra qualidade.
Destaca em negrito :
(..) .Mais e, sobretudo, com mais qualidade.(..)
Pergunto :
Qualidade aí sería um adjetivo ou um substantivo ?
Qualidade boa, má, péssima, ótima etc.
Por exemplo :
Um ensino de qualidade( qual qualidade ?)
Não sería o caso de dizer, ensino de boa qualidade, ou ótima qualidade ?
Por favor me esclareça.
Rei
Fiquei com a incômoda impressão de que entregaram ao FHC a tarefa de combater o governo Lula. Ele escreveu aquele artigo, que saiu no Estadão, muito comentado. Pensei: por que so agora?!
E desconfiei…O PSDB não vai deixar Serra bater de frente com Lula e seu governo. Botaram FHC prá fazer isso.
Se fôr o que estou pensando, acho muito, muuuuuuuuito covarde.
Lula - eleito o Estadista do Ano
Reinaldo,
tem sido muito fácil e prático ouvir comentários de vários colunistas via podcast, como a CBN faz com os seus. Pois baixados em qualquer mp3 player pode-se acompanhar os blogs em qualquer lugar. Vai aí uma sugestão para você implementar nos seus posts
Caro Rei, não sou aposentado, apesar de ter passado dos 60. Mas é preciso que se faça alguma distinção entre os que pagaram a vida toda e os que foram aposentados por benesses do governo. Aos que pagaram sobre dez salários a vida toda, é justo que se aposente com estes mesmos dez salários e que o reajuste seja sempre igual - ou as contas autuariais estão erradas. Aos que se aposentam sem a tal contribuição, que se mantenham ajustes abaixo dos SM e que se paguem com recursos outros que não os da previdência. O mesmo com o SUS. Os trabalhadores que pagam, deveriam ter um tratamento de saúde com os recursos do SUS. Aos que não contribuiem, o tratamento seria feito com recursos de outras fontes.
Reinaldo
Sou aposentado tungado e tenho problemas de
locomoção.Assisti a tal de sessão da camara.
Hilario foi ouvir o Vagareza e o Fontana defenderem
o indefensavel.Discursos longos,inflamados,fora do foco
da materia, sem nexo,querendo ganhar no grito. Só faltou
se porem de joelhos cada vez que mencionavam o chefe.
Lembrei-me do poeta:…contada por um louco,cheias de som
e de furia,significando absolutamente nada.
Concedo seu pedido de vênia. Se entrar no google e digitar “receitas da previdência”, verá que a propalada quebra da previdência é balela. Os que são contra a equiparação dos índices de correção a todos aposentados e pensionista, só levam em conta as receitas provenientes dos recolhimentos de empregados e empregadores. As outras receitas, como CSLL, loterias, etc… são relegadas. Pena que o espaço é pequeno, não comportando postar um quadro comparativo entre a receita e despesa da previdência, constante no site do MF. Há que se considerar, também, que grande parte das receitas são utilizadas pelo governo para engrossar o superavit primário, além do que sai pelo ralo da corrupção.
Se não engano,em 2006, a Associação dos Auditores Fiscais fez um primoroso estudo sobre as distorções que o sistema previdenciário apresentava, inclusive provando não ser verdadeira a idéia de déficit,porque o que existe é superávit. E,neste estudo,apresentaram uma série de medidas que poderiam dotar a Previdência de condições de pagar mais e melhor seus beneficiários, principalmente os da iniciativa privada.Não preciso dizer que o governo simplesmente ignorou este estudo, e em razão de algumas das medidas indicadas como necessárias e urgentes terem um custo político.Assim,não posso concordar com a posição atual do governo.Os aposentados não merecem tal tratamento. É desumano !
Você leu reportagem da folha sobre o erro do IBGE?
IBGE corrige dados sobre concentração de terras
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/dinheiro/fi0611200918.htm
Complementando o comentário anterior, devo dizer que não faltam recursos para cobrir o gasto a mais que o reajuste provocará, em torno de R$ 6 bilhões. O reajuste é justificado, porque não se pode admitir que se tenha trabalhadores de primeira categoria (servidores públicos) e de segunda categoria (iniciativa privada). Conheço aposentados que deveriam receber 5 salários de benefício, e fruto da defasagem, estão recebendo menos da metade. Isto é uma realidade dolorosa, porque incide sobre a maioria dos nossos velhos e velhas. Mas a sociedade precisa com urgência discutir esta questão, deforma aberta e sem preconceitos.
Este é Lula. Botou o bloco na rua para gritar cantra as privatizações, já no poder , não reestatizou nenhuma para a decepção de Heloísa Helena. Em 2002 tínhamos 55 milhões de famintos, número que caiu abruptamente para 11 milhões já primeiro ano do governo Lula. E assim é até hoje. Agora quer dividir com a oposição a responsabilidade da medida impopular para depois dizer que a culpa é da oposição. Eu se estivesse lá votaria a favor e deixaria para ele o papel de vetar. Ele também tem que dar a cara para bater.
Caro amigo:talvez será esta a primeira discordância minha em relação ao teu pensamento.Há uma mistificação em relação à Previdência que não se sustenta.Não há déficit algum,e sim, superávit.O truque é esconder as contribuições sociais,o que origina o propalado déficit.Além disso,o rombo não é provocado por aposentados e os pensionistas da iniciativa privada, que são a maioria, e sim os do Poder Público.Estes últimos tem leis que lhes asseguram valores e reajustes integrais em relação aos ativos. Esta é uma distorção. Há, outras, que não se corrige por conta do custo político,como a questão da idade limite. A defasagem que o projeto do Paulo Paim apresenta é real e justifica o reajuste.
Continuação do comentário anterior
Se só estivesse as aposentadorias que recolheram ao cofre da previdência, esta não seria deficitária. Por isso sou a favor da aprovação da proposta, com o fito de recompensar o verdadeiro dono de todo os recursos da PREVIDÊNCIA - à aqueles que verdadeiramente têm o verdadeiro de receber, aqueles que durante anos recolheram seu suado dinheirinho às burras do governo.
Caro Reinaldo,
Vou discordar de você. Vou começar pelo final:
1) É verdade que Dick Cheney atacou o Obama desde o início. E foi vitorioso. Mas os parlamentares republicanos foram um desastre (silenciaram), só agora começam a se levantar;
2) No Brasil, nós não temos uma Fox News, nem um Rush Limbaugh, nem muito menos um eleitorado conservador. Isso faz toda a diferença. Os republicanos foram atropelados pelos formadores de opinião conservadores.
3) Por outro lado, o povo brasileiro não é burro. Saberá identificar que a oposição está certa em derrubar a proposta. E também sabe que Lula não salvou o Brasil.
Abraço,
Pedro Erik
Reinaldo,
Sou aposentado, porem reconheço que a aprovação desse projeto, que reajusta todas as aposentadorias acima do mínimo, acarretaria sérios problemas ao equilibrio do orçamento do país. Mas, tambem vejo uma irresponsabilidade deste governo e também de governos anteriores sempre solapando a renda dos aposentados, que durante anos recolheram certinho suas contribuições á Previdência Social. Quem contribuiu sobre 10 salários mínimos recebem hoje pouco acima de 50% do que deveriam legitimamente receber. O que os governos fizeram? Passou para a conta da previdência todos os benéficios sociais que Lula diz que foi ele quem fez, como a aposentadoria rural, o LOAS, bolsa-familias, etc. c
Ou só o funcionalismo merece o nirvana.Revolução e partilha já.
Os fundos de pensão das estatais estão ai dando sopa.Já está na hora de socializá-los.Afinal de contas não é o socialismo que todos desejam.Esse seria um ótimo começo.
Em qualquer país sério a previdência é o principal instrumento de capitalização da sociedade. No Brasil é o principal istrumento de descapitalização.Quatro anos de deficit da previdência (50×4=200 bilhões de reais) dariam para refazer toda a combalida infra estrutura do país.Lula foi receber na Inglaterra um desse prêmios em que o homenageado paga para receber o prêmio(no fim nós é que pagamos,é claro) e se encontrou com a rainha.Espero que tenha aprendido um pouco de civilidade e boas maneiras com aquela que um dia,ainda adolescente,serviu na guerra como enfermeira. ELA É RAINHA.
REINALDO. Dizem que Lula é popular porque só dá notícia boa. Quando as coisas estão ruins, é um ministro qualquer que aparece. Isso é verdade, mas eu nunca vi, a não ser em encontros formais com chefes de Estado, o Lula discursar qualquer coisa - qualquer coisa mesmo! - sem falar mal dos outros. Ele fala alguma bobagem se auto-elogiando, dizendo “nuncaantesnestepaís”, blá, blá, blá, e aí vêm pedrada nos antecessores, nas elites, na classe média, etc. O motivo é simples: é da índole dele falar mal dos outros. Fez isso a vida inteira e continua fazendo, mesmo sendo bem avaliado, mesmo diante da platéia mais lulista. Deve ser sentimento de inferioridade.
Perfeito, Reinaldo. A oposição tem atendido a muitos apelos do governo, em nome da “responsabilidade”.
Mas não percebem que a intensão de lula “consiste em dividir com os adversários o ônus de governar e repartir com os companheiros o bônus, ou o que sobra dele depois de alimentar a sua biografia vaidora e gulosa.” Você colocou muito bem.
Está mais do que na hora da oposição acordar e deixar que Lula arque com o resultado de suas decisões, para que a petralhada pare de posar de boazinha.
Além do mais, “dinheiro é o que não falta”, como arrota Lula…
Perfeito.Me lembro de um artigo do Paulo Renato,quando ainda no exercício do mandato de deputado,em que criticava os aumentos concedidos ao funcionalismo público. Ora,foi exatamente por causa desses aumentos que meus filhos ingressaram no serviço público via concurso (a mais velha como economista da UFES e o mais novo arquiteto da UFJF).Ele deveria cobrar do governo o aumento, em vez do ônus de se desgastar com um problema que não é da oposição.O populismo afasta o povo da política,e o elitismo afasta a política do povo.Falta ao PSDB,partido a que pertenço,maior vivência dos problemas da vida real.O PT tem essa percepção mas a usa para manipular o povão.
A PERGUNTA É: QUEM VAI HERDAR A PODRIDÃO DO DESGOVERNO LULLA DA SILVA?
CHEGA DE ESMOLA - Ao menos uma resposta, embora horripilante, o DESgoverno já oferece aos beneficiários do Bolsa Miséria que é colocar no bornal, apartir de 2010, o leito (caixão) para o descanço eterno. Que DESgoverno macabro esse heimmmm? Ou seja; o DESgoverno passou 8 anos desviando dinheiro da saude, educação, infra-estrutura, etc. para nutrir uma rede de corrupção e mazelas que é dar o de comer a 50 milhoes de pessoas. Num próximo governo, seja lá quem for, a tendência é trocar essa mazela por emprego e renda. Pelo menos é isso que a maioria espera do próximo governo e os demais que descanse em paz. Amém.
Muito bem dito
Reinaldo BRILHANTE o seu raciocínio, mas num Pais, onde a maioria das pessoas querem se dar bem, onde um governo tem até o último fio das barbas comprometidos com a corrupção, onde uma oposição que pensa só nas pessoas que lêem jornal, fica dificíl, onde a ameaça corre solto em Brasilia, onde Franklin Martins, dita as ordens, sabe-se lá o que está por trás dos bastidores de Brasilia! Claro que é difícil, mais não impossível, é de admirar que ninguém na oposição não tenha peito para enfrentar com os aposentados está luta, em ano eleitoral, como você disse, deixe para Lula e Franklin Martins resolverem esta pendenga.
Não concordo com a tese de que os aposentados devam pagar o pato pela incompetência de gestão das contas do INSS e a cada ano verem minguar mais os seus vencimentos frente a inflação real e não a oficial. Se a previdência é deficitária não é por conta de quem recebe 5 ou 10 salários mínimos e sim por conta daquelas outras cobertas pelo órgão e que deveriam ser pagas pelos fundos de pensões e outros afins. Há ainda pensões milionárias pagas injustamente e que o governo não tem coragem de combater. Que se economize combatendo as injustiças e não excluindo os que trabalharam a vida toda e tem o direito à uma velhice com dignidade! Afinal, a vida é uma só e não espera a coisa melhorar!
Só concordo com você em parte, Reinaldo. Então, que não se eleve o salário mínimo a níveis inviáveis para a Previdência. Ou que estudem outras formas de não penalizá-la. O que está errado é um idoso passar a maior parte de sua vida contribuindo pra ela e, no fim, sua aposentadoria não poder dar-lhe sequer o direito de pagar a alguém pra cuidar de suas mazelas, porque o valor de quatro, cinco salários reduziu-se a meio. O que não dá nem pra alimentá-lo, quanto mais ter uma vida digna. Que os criativos senhores políticos brasileiros encontrem uma solução pra isso, já que são tão ardilosos! As esmolas que este governo distribui, por exemplo, não engordam o caixa da Prevîdência. Trabalho, sim.
Tem toda razão, Reinaldo: é vital para a democarcia que a oposição combata e boicote todas as políticas do governo Lula. É preciso colocar contra o petismo todos os aposentados, assim como os empresários, os trabalhadores e os militares. Contra a camarilha comunista, vale tudo.
Que os imbecis que se locupletam em cargos públicos (e penduram as chuteiras com proventos suiços) ao menos aprendam a gerir a previdência social HOJE para que os aposentados de AMANHÃ (nossos filhos e netos) tenham algum conforto e segurança na velhice.
Reinaldo, pela primeira vez sou obrigada a discordar de você. Chamar os aposentados de “sabotadores da previdências”?. Sabotador é quem desconta o inss dos empregados e não recolhe aos cofres públicos. Reconheço que a previdencia precisa urgente de uma reforma, principalmente para arrecadar mais, cobrar de quem deve milhões e acabar com os desvios. Essa história de que a previdencia vai quebrar com o reajuste dos aposentados é conversa para boi dormir. Bastaria que o governo cobrasse os bilhões que as grandes empresas devem ao INSS e que tambem o próprio governo recolhesse o que desconta dos funcionários. Sempre paguei o inss sobre 10 salários e hoje só recebo 2,5 salários.
REINALDO RESPONDE
Epa!!! Eu não chamei os aposentados de sabotadores da Previdência!!!
[...] OS APOSENTADOS, AS OPOSIÇÕES, LULA E… OS REPUBLICANOS NOS EUA!!! [...]