08/09/2009
às 6:07Olha o aviãozinho…
Pode parecer que não, mas Lula fez mais uma de suas enormidades ao pré-anunciar ontem que o Brasil vai comprar os caças da França. Ora, coisas assim ou são anunciadas oficialmente ou não são. Não existe uma decisão preliminar, uma pré-compra. Os caças entraram no grande acordo militar com a França, que inclui helicópteros e cinco submarinos, um deles nuclear. Ao longo de duas décadas, fala-se de uma bolada e tanto de dinheiro: ao todo, são R$ 37,5 bilhões (cerca de 12,5 bilhões de euros) 6,7 bilhões dos submarinos; 1,8 bilhão dos helicópteros e 4 bilhões dos caças. Há algumas estranhezas nisso tudo. E uma monumental conversa mole.
O país está devidamente informado a respeito? Claro que não! “Ah, Reinaldo, são assuntos militares; é preciso mesmo certo sigilo”. Bobagem! Não para o que está sendo comprados. Notem que os americanos e os suecos também estavam na parada, oferecendo os seus respectivos aviões. A própria Aeronáutica ainda não fez seu relatório afirmando que o Rafale, francês, é melhor para o Brasil do que o F-18, dos EUA, ou o Gripen, da Suécia. Se a Força não havia terminado o seu trabalho específico, o que determinou a escolha? Pode até ser que ela recaísse mesmo sobre o Rafale, mas por que desprezar a formalidade? O que atrasou o trabalho da Aeronáutica, se é que atrasou? E o que determinou que a decisão fosse tomada mesmo assim?
Mas curiosa mesmo é a contratação da Odebrechet, sem licitação, para construir obras de infra-estrutura: estaleiro e base naval. Vão sair pela bagatela de R$ 5 bilhões. E por que não licitação? Segundo a versão oficial, sabe-se lá por qual estranha razão, essa teria sido uma exigência dos franceses… É mesmo? Quer dizer que eles só fariam contratos da ordem de R$ 38 bilhões se uma empreiteira em particular cuidasse daquelas obras? Uau! Mais um pouco Sarkozy exigiria que todos comprássemos CDs de Carla Bruni ou que Lula lesse Voltaire no original! Agora será assim: para mandar a Lei de Licitações para o lixo, basta o vendedor exigir. Eh, bem, nunca antes naquelepaiz um governo amou tanto uma empreiteira destepaiz, né?
Como é mesmo? Caracterizando o “nacionalismo” da “esquerda brasileira”, escreveu Olavo de Carvalho: “o nacionalismo que ostentam é de um tipo peculiar, desde o ponto de vista ideológico. É um nacionalismo seletivo e negativo, que enfatiza menos o apego aos valores nacionais do que a ojeriza ao estrangeiro - e mesmo assim não ao estrangeiro em geral, como seria próprio da xenofobia ordinária, mas a um estrangeiro em particular: o americano.” Avancemos.
Ao justificar o acordo para a compra de armamentos franceses, Lula deu a entender que precisamos de aviões, submarinos etc por causa do petróleo do pré-sal — e para proteger a Amazônia! É tudo tão tristemente constrangedor, não é? O pré-sal, como sabem, é aquele pós-paraíso, que vai nos transformar na maior e mais rica nação de todo o mundo mundial… Um dia, né? E, nesse dia, que virá um dia, precisaremos de caças e submarinos para nos proteger… Sei lá o que Lula imagina. Será que alguém arrancaria petróleo sem que a gente percebesse? Alguém tentaria danificar a plataforma? Mas quem? O companheiro não sugere um atentado terrorista ou coisa do gênero. Nada disso! Talvez sejam aqueles mesmos que, na prefiguração lulesca ao menos, ameaçam a Amazônia: uzamericano!!!
Os brasileiros podem ficar seguros: o petróleo que ainda não temos está devidamente protegido pelos submarinos que ainda não existem e pelos caças que ainda serão construídos. É evidente que um país como o Brasil tem de dispor desses equipamentos e deve ter Forças Armadas com tecnologia de ponta. Um país continental, com a complexidade do Brasil, pede esse apuro, tenha ou não petróleo no pré-sal. De resto, a disposição de comprar esses equipamentos antecede em muito as “descobertas” publicitárias de petróleo.
Tags: caças da FAB


Cientistas batizam nova espécie de aranha em homenagem a Lou Reed
Rebeldes criticam a ONU após novo massacre na Síria
Barcelona vence título na despedida de Pep Guardiola
Atirador em cima de telhado mata uma pessoa na Finlândia
Iêmen: tropas do governo matam 20 membros da Al Qaeda









Deixe o seu comentário
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA
158 Comentários
Ricardo
-29/08/2010 às 11:53
Ninguém atentou, mas Lula e o Itamaraty modificaram profundamente nosso direito constitucional, no que tange às relações internacionais, ao procederem um mutação constitucional introduzindo (por enquanto informalmente) novo preceito na Carta Política:
Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:
XI - antiamericanismo de botequim.
anônimo
-09/09/2009 às 17:06
R$ 37 BILHÕES????????????????????
Cinquinho por cento, não contabilizado, tamu conversado!!!!
Avião???????? Pensei que era equipamento hospitalar!!!! Mas dá no mesmo , pelo valor a tabela é 5%!!!!!!!!!!!!!!!
sarkosy leu o De Gaulle!!!! E aprendeu mais rápido que Obama….
E o desfile do dia 07 de Set.?????? É SÓ O CIRCO!!!!!!!!!!!!
Guilherme Vergueiro
-09/09/2009 às 13:01
Reinaldo: está escapando neste assunto do re-equipamento da Forças Armadas um dado político: O Presidente quer mostrar independência e autonomia para comprar armamentos tal como Chaves fêz com o Irã e com a Rússia.
No pensamento do Presidente, que é um animal político, ele usará a desastradamente anunciada compra de material bélico para ofuscar a instalação das bases americanas na Colômbia…
Mais palhaçada e mais gastos.
Nilso
-09/09/2009 às 1:33
O preço de manutenção do Rafale é superior ao preço do caça.
Marcos F
-09/09/2009 às 0:11
“Eu vi o mundo, e ele começa no Recife” - frase caquete de todo Pernambucano.
Lula, o cara, amigo e conterrâneo do Homem, sabe das coisas.
… e sabe negociar. Pega o vendedor de surpresa, atendendo antes aos seus pedidos pra depois “dar a volta”.
Ah! Ou ele agiu assim desculpando pela churrasqueira que despedaçou, ou porque a Carla Bruni não veio fazer companhia pra galêga.
Defender a Amazonia … sim, do Cháves, seu amigo ruço.
Guerra
-08/09/2009 às 23:52
Com toda aquela camada de sal por cima, o petróleo que, queira Deus, lá está não precisa de proteção alguma. A Petrobrás mesmo verá quão difícil será bulir nele. Por outro lado, rezemos pra que não necessite de proteção militar, porque, se precisar, 36 caças e 6 submarinos não darão conta nem da preliminar. Quanta baboseira e antiquismo nesse trem de ficar sugerindo que seremos atacados na Amazônia ou na região do pré-sal, pelos EUA!! Sim, quando falam sobre esse perigo, eles insinuam que ele vem dos EUA, o tal império sanguinário! Na Amazônia eu até acho que poderemos ter barulho. Porém, não por causa dos EUA, mas do Chávez. Se o Lula Amorim Garcia continuar a encher-lhe a bola, …
Perico
-08/09/2009 às 22:53
O apedeuta continua na sua odisseia de mentiras e não diz coisa com coisa. Na realidade nós precisamos de novos armamentos e aviões caças, porque o que nós temos, se encontram obsoletos, e porque precisamos nos fortalecer contra os amiguinhos do “cara” de pau, a saber: o ditador maluco hugo bochecha, o indio exportador de coca, o boneco do chaves (correa) e outros tontos da esquerda anacrônica que assola a AL neste inicio do século 21.
Perico
-08/09/2009 às 22:53
O apedeuta continua na sua odisseia de mentiras e não diz coisa com coisa. Na realidade nós precisamos de novos armamentos e aviões caças, porque o que nós temos, se encontram obsoletos, e porque precisamos nos fortalecer contra os amiguinhos do “cara” de pau, a saber: o ditador maluco hugo bochecha, o indio exportador de coca, o boneco do chaves (correa) e outros tontos da esquerda anacrônica que assola a AL neste inicio do século 21.
Felipe Cps
-08/09/2009 às 20:58
Amigo GCO: um avião de caça do tipo do Rafale F3 (multirole) não cumpre apenas a missão de interceptação aérea (caça X caça). O Rafale no Afeganistão cumpre também missões de vigilância, apoio às tropas em terra e, ataque. E os Talebans podem não possuir caças, mas estão muito bem armados com mísseis terra-ar e armamentos anticarro e antipessoal, para obstar a progressão da tropa. Não estou defendendo a maneira como o anúncio foi feito pelo mollusco, nem mesmo a aeronave escolhida (particularmente preferia o Gripen) apenas digo que o Brasil não pode mais ficar sem aeronaves efetivas, pois a Venezuela tem um excelente vetor (Su-30) e seu ditador é um louco belicista. Sds.
Jorge
-08/09/2009 às 20:48
Nossos inimigos são o narcotráfico, os narcoprotetores bolivarianos, aqueles que permitem que as drogas entrem no Brasil e cheguem ao consumidor,os que recebem apoio dos criminosos para fazer campanha política, os que recebem dinheiro ilegal de fora do Brasil e aqueles que distribuem e facilitam a distribuição de drogas aqui no Brasil. O que Lula faz de concreto contra eles? Pensem,…pensem,…, pensem (depois do segundo “pensem” os petralhas já começaram a dormir, é demais pedir isto para eles!). Até os petralhas sabem que não faz NADA. O inimigo das esquerdas são ,os USA que não matam brasileiros! Os que matam 50.000 brasileiros ao ano gostam demais de Lula, ele é uma mãe para eles!
Luiz Alberto Mezzomo
-08/09/2009 às 20:12
Dúvidas: 1) O fervor do lula e do Jobim em favor do acordo com a França é oriundo do sentimentos pátrio?
2) os interesses da oderbrecht pelas obras dos estaleiros embutidos no acordo com a França, coadunam com os interesses da nação brasileira?
3) Os militares responsáveis, tanto da marinha como da aeronáutica, terão consciência tranqüila ante ao silêncio que se impuseram?
4) O caça Frances Rafale não venceu uma concorrência na qual participou. Perdeu todas. O que estaria pesando para resgatá-lo na escolha do projeto FX da aeronáutica, uma vez que havia sido descartado por razões técnicas?
5) Pizza é originária da Italia ou da França.
danilo
-08/09/2009 às 20:09
sabia desde o inicio q daria rafale nessa jogada, licitação completamente viciada. A aeronave americana era concerteza bem melhor, e amplamente testa em combate e aprovada por varios países inclusive q ja compraram este modelo (F-18SH) alem do mais a transferencia de tecnologia estava garantida ja, duvido q boeing desse um “balão” na gente, isso sem contar os off-sets com q conceteza são melhores q o dos franceses tbm….o F-18 só não levo pq no final das contas ele era…americano, poderiam nos ter oferecido até F-22 raptor(melhor caça do mundo) com transferencia de tecnologia que eles perderiam
nem sob tortura
-08/09/2009 às 19:56
lula não é padim ciço.. ele é o pudim cachacice kkkkk
josé de Campinas
-08/09/2009 às 19:44
CONTINUAÇÃO: BATENDO FRAGOROSAMENTE SEUS BUMBOS DANDO VIVA E ESTE GRANDE CIRCÃO. PELOS ÚLTIMOS ESPETÁCULOS EXIBIDOS POR ESTA CIA., OS PARTIDOS DE OPOSIÇÃO, TERÃO FARTO MATERIAL PARA CONSCIENTIZAR E INFORMAR OS ELEITORES SOBRE OS FATOS PRESENTES. QUANDO O APEDEUTA EM SEUS DISCURSOS, DIZ QUE RECEBEU DE SEU ANTECESSOR UMA HERANÇA MALDITA, A OPOSIÇÃO TEM A SUA DISPOSIÇÃO QUE A PETRALHADA VAI ENTREGAR AO SUCESSOR UMA TRI-HERANÇA MALDITA, VÃO ENTREGAR UM PAÍS COM UMA ECONOMIA COMPROMETIDA, EM FRANGALHOS. É LAMENTÁVEL QUE NINGUÉM PROTESTE CONTRA ESTE SER IGNÓBILO. EU ESTOU FAZENDO A MINHA PARTE.
MARTINHO - FOZ DO IGUAÇU
-08/09/2009 às 19:43
POR QUE NÃO INVESTIR ESSA DINHEIRAMA TODA NA SAÚDE?
FALTA DE TUDO, HOSPITAIS, MÉDICOS, LEITOS DE UTI,
REMÉDIOS (TAMIFLU), E POR AÍ VAI.
SÓ QUE O POVO NÃO VOTA POR CADEIRA NO CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU, SÓ LULA PRÁ ACREDITAR QUE O SARKOSI VAI VOTAR A FAVOR DO BRASIL. AGUARDEM A RASTEIRA.
O POVO NÃO CONTA NÉ LULA?! O POVO NÃO MANDA É MANDADO.
De Sobreaviso
-08/09/2009 às 19:36
Reinaldo,
É asqueroso ver e ouvir as bravatices e mentiras do grande líder na TV 5 francesa. Quem tiver estômago, veja. Ele fez maravilhas para o Brasil, é um grande estadista e os jornalistas franceses babam, para nosso total nojo. Escapou com muita conversa mole galhardia das perguntas difíceis, levando todo mundo na conversa. E eles gostam…
http://www.tv5.org/TV5Site/internationales/emission-13-Internationales.htm?epi_id=0&video=http%3A%2F%2Fwww.viewontv.com%2Ftv5%2Fmetas%2Finternationales%2Finternationales_060909_6.asx
josé de Campinas
-08/09/2009 às 19:28
SABE REINALDO, O QUE NOS DEIXA MAIS IRRITADO, É COMO DÃO CRÉDITO PARA TUDO QUE ESTE ENERGUMENO FALA E FAZ. QUANDO SERÁ QUE OS PARTIDOS DE OPOSIÇÃO VÃO DESCER DESTE MALDITO MURO, QUANDO AS DITAS ENTIDADES CIVIS VÃO SAIR DESTE ESTADO DE SONOLÊNCIA, QUANDO ESTA PARTE DA IMPRENSA PELEGA VÃO SE DAR CONTA PARA O RUMO QUE ESTA PETRALHADA ESTÃO NOS LEVANDO, SABE REINALDO, COM CERTEZA ESTAMOS VIVENDO NO PAIS DO FAZ DE CONTA, O APEDEUTA FAZENDO CAGADA A TODO MOMENTO, DESTRUINDO E JOGANDO NO LIXO A CONSTITUIÇÃO, FINJINDO QUE GOVERNA O PAÍS, OS POLÍTICOS DE OPOSIÇÃO, FINJINDO QUE NÃO ACEITA ESTAS ATITUDES E UMA IMPRENSA COMPRADA, APLAUDINDO TUDO E BATENDO FRAGOROSAMENTE SEUS BUMBOS DANDO VIVA A ESTE GRA
ESBOFEATEADOR
-08/09/2009 às 18:49
CONTINUANDO….
QUE VÅO PARA O PORTO DE SANTOS EXPORTAR AS RIQUEZAS PRODUZIDAS NO INTERIOR DESTE PAIS. PORTO ESTE QUE TEM UM PARCELA SIGNIFICATIVA DOS SEUS ARMAZENS CAINDO AOS PEDAÇOS HA’ MAIS DE 10 ANOS, A DESPEITO DAS PROMESSAS DO FACINORA MERCANDANTE, AQUELE QUE REVOGA AQUILO QUE ELE MESMO DIZ SER IRREVOGAVEL. PORTO QUE VIVEU MUITOS ANOS SOB O COMANDO DE MICHEL TEMER E AGORA DEPOIS QUE LULLA TRANSFERIU O PODER AOS PETISTAS, TUDO CONTINUA CAINDO AOS PEDAÇOS….
QUE VERGONHA VER OUTROS PAISES EXECUTAR PROJETOS DE INFRA-ESTRUTURA COM O OBJETIVO DE MODERNIZAÇAO ENQUANTO QUE AQUI EM PRIMEIRO LUGAR VEM O OBJETIVO UNICO DO ENRIQUECIMENTO DESTES CANALHAS PETRALHAS E PEMEDEBISTAS.
mineirinha: é de circo!
-08/09/2009 às 18:45
Lula usou Sarcozy, como inescrupulosamente usará tantos outros incautos, para armar o circo pela sua popularidade que, a bem da verdade, ele sabia em franca queda. Todos nós sabemos que essa compra de armamentos bélicos bilionária terá de passar pelo Senado MESMO, queira ele ou não.
Mas aí… ele já terá faturado a fanfarronada toda do dia 7 de setembro, com Sarcozy, show por terra e ar e a mídia tocando trombone atrás.
Eta, *$%!!!!
ESBOFEATEADOR
-08/09/2009 às 18:39
CONTINUANDO….
O ZE’ POVINHO QUE VOTA NELE VAI CONTINUAR A DAR O SEU VOTO A DILMA PARA CONTINUAR A VIDA DE VAGABUNDO QUE LULLA OS DEU
ATRAVES DOS VARIOS PROGRAMAS DE SUSTENTO `A VAGABUNDAGEM.
ISSO PORQUE LULLA OS TEM EM GRANDE CONSIDERAÇAO TANTO QUE PREFERE COMPRAR SUBMARINOS E CAÇAS FRANCESES PARA PROTEGER AQUILO QUE ESTA’ A 7 KMS DE PROFUNDIDADE NO OCEANO A OFERECER UM PROGRAMA DE HABITAÇAO POPULAR A TODOS QUE VIVEM COMO RATOS EM FAVELAS E AOS PAULISTANOS, POR EXEMPLO, QUE VIVEM TRANCADOS DENTRO DE ONIBUS E VEICULOS NA CAPITAL DO ESTADO QUE CARREGA ESTA ESTA NAÇAO NAS COSTAS AO INVES DE INVESTIR NA INFRA-ESTRUTURA DA CIDADE PARA ELIMINAR A PASSAGEM DE CAMINHOES QUE VÅO PARA …
Johnsson
-08/09/2009 às 18:38
Isso é que é “torrar” dinheiro com quinquilharia!
Ou coisa quase inútil.
Teremos submarinos e supersônicos de segunda para uma guerra que não haverá nunca!
E caso venha a acontecer, considerando nossos possíveis “adversários” é só ligar para o Tio Sam que ele manda a 4a frota na hora (e depois cobra o aluguel)…
E enquanto isso, os verdadeiros “inimigos” dessepaiz estão as gargalhadas…
São eles os contrabandistas e traficantes que seguem com a vida “mole”, pois exército, marinha e aeronáutica não dispõem de equipamento moderno e suficiente para patrulhar as fronteiras, portos e e litoral. Floresta e cerrado queimam direto sem aviões de combate a fogo…etc
ESBOFEATEADOR
-08/09/2009 às 18:31
O QUE SERA’ QUE LULLA TERIA PENSADO AO FAZER ESTE NEGOCINHO COM SARKOZY?? BEM EM PRIMEIRO LUGAR NO BOLSO DELE E DOS SEUS AMIGUINHOS DO PEITO, PORQUE CONVENHAMOS, ELE DEVE TER RECEBIDO O RESULTADO DA PESQUISA CNT/SENSUS COM ANTECEDENCIA. QUE TAL REFORÇAR O CAIXA COM UNS 20% DO NEGOCIO ANTES DE A VACA IR PRO BREJO EM 2010??
SEGUNDO, LULLA JULGA A CAMADA DA POPULAÇAO QUE VOTA NELE UM BANDO DE IDIOTAS QUE ACREDITAM EM TUDO QUE ELE FALA, INCLUSIVE QUANDO ELE XINGA SARNEY E SUA FILHA E NO DIA SEGUINTE AGRADECE DE PUBLICO O APOIO DA AMIGA E DIZ QUE SARNEY E’ UM HOMEM PUBLICO COM EXCELENTES SERVIÇOS PRESTADOS A ESTE MESMO POVO IDIOTA. EM TERCEIRO LUGAR, ELE CONTINUA ACHANDO QUE O ZE’ POVINHO….
patricio
-08/09/2009 às 18:22
não se assutem se aparecer uma gorda doação da odebrecht ao Pt.
isso se não ficar nos “recursos não contabilizados”…
e uma parte desse dinheiro deve ir pro bico dos tucanos tb, tem empresa que faz a tática pmdb, um tantinho lá e outro cá, pra ficar sempre com quem e por cima da carne seca.
Alan Sam
-08/09/2009 às 18:19
Reinaldo,
Houve alguma compra de instrumentos militares para o combate ao tráfico de drogas? Esse é o anúncio de Lula que eu gostaria de ouvir.
Rodrigo
-08/09/2009 às 17:47
“”A finalidade era máquina competetente de matar gente? Então a sequência é: Sukhoi 35(”Flanker”) ou o 37, “Super Flanker”; F/A-18 Super Hornet, depois o resto. E no resto há lugar para o F-22, “Raptor”, para o Gripen e para o Rafale”"
SU-35 é um protótipo e os russos negaram-se a qualquer tipo de transferência de tecnologia, e à frente do F-18SH hoje estão: F-15,RafaleF3, F-16Block60,Eurofighter, e talvez o SU-30MKI
F-35 é de outra geração, a 5ª, foi ofertado ao Brasil, sem transferência de tecnologia a um preço próximo aos 200 milhões de dolares, sem previsão de entrega nos próximos 10 anos.
Rogério
-08/09/2009 às 17:39
Caro Reinaldo,
Conforme citado pelo Carlos às 15:57 hs, nenhum blog/site jornalístico está dando a atenção devida ao fato do presidente ter atropelado o trabalho da FAB que previa para set/out a apresentação de um relatório ao Conselho Nacional de Defesa com a sua indicação técnica. Como devem estar agora os profissionais envolvidos nesse processo? Será que nenhum jornalista vai tentar ouvir sua indignação antes que seus superiores os calem? Essa estória está muito mal contada.
Rodrigo
-08/09/2009 às 17:39
Discordo da maneira como o Projeto FX-2 foi finalizado, mas o Gripen NG ainda não existe e o F-18SH não pode ser catapultado pelo porta-aviões São Paulo, mesmo sendo a licitação para a FAB, há a intenção de fabricar mais aviões no Brasil, chegando a aproximadamente 120 aparelhos.
Outra: O Rafale perdeu concorrências em Singapura e Coréia do sul pra o F-15, mas nestes países não havia a exigência de transferência de tecnologia. Outra barreira à vitoria do F-18SH.
militar ainda, não-comunizado pelo PT
-08/09/2009 às 17:36
Estranho, tudo que se refere ao reaparelhamento das FAs, fica na promessa e no papel, sem cronograma de execução e cronograma financeiro…a situação das FAs é crítica, HOJE: mais dez, vinte anos, parece piada. O piloto que vai pilotar o caça é 1º tenente e ganha salário igual ao soldado da PM do distrito federal, tem alguma ERRADA com a comunização das FAs pelo PT…ou seja, a companheirada mama a grana, mas, o maior patrimônio das FAs, o militar, é deixado ao abandono. Quem viu os carros de combate e armamentos durante o desfile militar de ontem, deve ter pensado num filme da 2ª guerra mundial, masterizado.
v.b.p.f.
-08/09/2009 às 17:30
ONDE se LÊ “pai” é PADIM PADI CIÇO, desculpem, e principalmente o PADIM.
v.b.p.f.
-08/09/2009 às 17:27
Não tem mais jeito, vamos abstrair,sonhar com anjos,arcanjos e querubins, rever o mágico de óz, escutar o lago dos cisnes, admirar um visconti, um di cavalcanti, sonhar com a Marta Rocha ou Neide Aparecida. Nesses novos tempos temos… TUDO QUE ESTÁ AÍ, jatos Rafale, Sarkozy, lula, renan, submarino atômico,d. mariza, o rolls royce de vargas, fotos de carla bruni, s.t.f., nelson jobim,collor, fhc, sarney, sidney magal que é o novo chico anísio!!!! Me acuda meu padim pai CIÇO!
Rodrigo
-08/09/2009 às 17:14
1 - “”pois não é possível que o Brasil venha a operar com Caças que foram produzidos por um país que nunca ganhou uma guerra”" Israel deu um banho nos árabes na década de 60 com o Mirage
2 - “”Pasmem: O F18 é o mais testado. O Rafale nunca foi construido!!!!!”" - Existem 75 Rafales em operação na França, inclusive embarcados no Charles de Gaulle. A sua experiência em combate é praticamente a mesma do F-18, pois os mesmos só lançaram bombas no Afeganistão.
Eu detesto esse desgoverno, mas a opção pelo Rafale foi a melhor
Vera L.
-08/09/2009 às 16:56
Reinaldo continuando agora sem piada, eu até acho que o Brasil deva sim ter armas, aviões, submarinos, para defender nosso território, inclusive dos “bolivarianos”, só que Lula quando fala ou trata dos assuntos sempre quer aparecer mais do que a notícia e aí diz besteira, essa de dizer que “sabemos que já houve muitas guerras pelo petróleo”, foi de laçar, tinha endereço certo. Lula devia pensar que muito mais perigosas são ONGs que invadiram nosso território, Hugo Chaves que está super afinado com Putin e o Irã, do que os americanos. Lula não consegue falar sério sobre coisas sérias porque é um DEMAGOGO, fosse um ESTADISTA e tudo seria diferente.
Vera L.
-08/09/2009 às 16:39
Reinaldo pra quem se auto proclamou imperador do Brasil, “Dom Lula I” como você observou dia desses quando o mala falou da “outra independência”, todas essas enormidades são café pequeno. Agora de onde viria essa grana toda? Do pré-sal? Vai que os caras resolvam querer invadir nosso mar antes doa aviões, submarinos ficarem prontos? Se for para proteger, “uzamericano” podem se adiantar e invadir antes. Lula como estrategista de guerra é uma lástima, se está com medo de invasões, guerras, como disse, não devia contar sobre as riquezas e ainda dizer como vai defendê-las. E saber que a petralhada acredita em tudo o que Lula diz, tem que ser muito fanático pra acreditar em tanta lorota.
Pablo Lopes
-08/09/2009 às 16:36
Há mais de um mês, lí na folha de São Paulo um texto, se não me engano, de Jânio de Freitas, sobre a cláusula da Odebretch. Estranhei que o assunto não tivesse maior repercussão. Agora, sem maiores discussões o governo sacramenta o negócio. Incrível Lula falar em independênca, soberania,etc, ao tratar de negócio que fere justamente a soberania nacional; afinal, o nome da construtora é uma exigência do governo Francês. Acho que é um caso único em que o vendedor impõe essas condições ao comprador. Em qualquer outro país seria um escândalo; no Brasil do PT e do pré-sal é tudo normal. Não sei se a Petrbras encontrará petróleo em poço tão fundo, mas poderia procurar a vergonha deLula esconida lá.
samuel
-08/09/2009 às 16:34
…… petróleo que ainda não temos está devidamente protegido pelos submarinos que ainda não existem, pelos caças que ainda serão construídos, comprados pelo Presidente que não nos defende e pelo partido que nos despreza. Os brasileiros podem ficar seguros. UMA GRANDE NEGOCIATA ESTÁ EM ANDAMENTO. A França sempre foi mais flexível em matéria de “propina” para seus compradores subdesenvolvidos do que países mais sérios como Suécia e Estados Unidos. VIDE O CASO DA ALSHTON e, ainda para os governinhos de esquerda, há a justificativa ideológica….SÓ FALTA AGORA VER AS LOAS À COMPRA QUE O MERCANDANTE E O SUPLICIO IRÃO FAZER NO SENADO. ETA PARTIDINHO ORDINÁRIO!!!!!!!!
JOSÉ CARLOS WERNECK
-08/09/2009 às 16:33
Reinaldo.eu não tinha dado conta de uma coisa muito importante e acho que você também não.Como agora o Brasil é um país milionário com as reservas do pré-sal,como deixou claríssimo,o presidente Lula em seu entusiasmado discurso em rede nacional,no último dia 6,não vai ser mais necessária a nova CPMF.afinal país riquíssimo pode ter um Sistema de Saúde Pública de padrões escandinavos,sem ter de depender de esmolas e sacrifícios de seus habitantes.Viva o pré-sal!Viva o Presidente Lula!Agora somos um país milionário.Você foi muito “a Pré-saldo” em sua análise”.Menas” mestre Reinaldo! “Menas”.
Pablo
-08/09/2009 às 16:27
Então fica assim:
a gente recebe os aviãozinhos já com nossos pilotos treinados neles e,
os franceses ficam com o sal que está para desmoronar dentro das nossas escavações submarinas da PetroSal… tábom ?
Ah.. não querem as tubulações que enferrujaram no Pré-sal ? Não?
então vamos enfiá-las no…(aonde?)
maria-maria
-08/09/2009 às 16:11
D.Reinalda: graças ao status deste blog, franquilino goebbels mudou o time de aspones-safados que tentava opinar por aqui, mas eram logo detectados pelo português capenga e linguagem chula. Agora, como se pode perceber, aparecem os “ilustrados” que tentam sofismar sobre os assuntos do blog. Os paus-mandados vêm com uma conversa mole, tentando justificar a negociata cabeluda feita com o espertíssimo sarko que determina, inclusive, a contratação de empreiteira-muito-amiga sem licitação; tem razão: por que deveria ele, presidente de uma democracia, respeitar esta sbórnia e sua decadente cleptocracia?
Carlos
-08/09/2009 às 15:57
Caro Reinaldo,
Gostaria que atentasse para o seguinte fato, que você mesmo já alertou.
O processo de escolha conduzido pela FAB (muito bem conduzido pelo que estou informado), está sendo realizado há mais de um ano, com alto custo para o governo e para as empresas envolvidas, prevê a apresentação de um relatório ao Conselho Nacional de Defesa, a quem cabe a escolha, que ainda não foi feita (conforme noticiado pela própria imprensa).
De repente, o seu presidente anuncia que o governo já está em negociações avançadas com uma das concorrentes.
E eu pergunto: ninguém da imprensa vai denunciar esta barbárie?
carlos
-08/09/2009 às 15:57
Caro Rei,
A frança e um pais decadente e próximo a virar musulmano.
E Brasil no caminho inverso se aliando ao último colonizador que fica nas américas, pois é a guyana francesa ainda é colonia.
Como diz aquele especialista em segurança a brincadeira vai custar carissima, já que até os satelites de GPS são americanos, vai ficar a maior vagunça, até o SIVAN da amazonia vai para o leleu. Nunca imaginei tamanha estupidez, os franceces podem atté pasar parte da tecnologia do Rafale mais nem eles teram autonomia para o novo modeloem dessenvolvimento na europa o Eurofigther, onde mandam alemanha, Ingletrra, belgica e outros.
Neste negocio o mascate se ferrou com o hungaro Sarkosy.
Fabi_separatista
-08/09/2009 às 15:56
É difícil imaginar que uso esse governo pretende fazer, sabemos que ele é cheio de más intenções. Com certeza, não será contra traficantes, guerrilheiros e afins.
Só a cabeça com mania de perseguição desse Lula, pra achar que os “malvados americanos” vão invadir o Braziu pra “roubar” petróleo ou a Amazônia. É mais fácil o ‘cumpanhero’ Hugo Chávez fazer isso, pois não respeita a Democracia nem ninguém.
O uso será contra países não alinhados à ideologia ? Será contra opositores, temendo que instituições democráticas o tirem do poder (por ter se espelhado na fraqueza de Zelaya) ? Será contra o próprio povo, que reivindique libertar-se desse império ?
Dessa gente esquisita, tudo é possível.
GCO
-08/09/2009 às 15:46
Só para complicar:
A dita “transferência de tecnologia” pode não ser ser a melhor escolha em caso de equipamentos bélicos (a melhor escolha será sempre o desenvolvimento de tecnologia própria).
Na chamada “Guerra da Malvinas” a Argentina possuia mísseis que poderiam fazer a diferença (Exocets). Será que dá para imaginar quem os fabricava? Será que dá para imaginar quem passou as frequências de operação dos mesmos aos ingleses, tornando-os inoperantes? Se voces não conseguirem imaginar, perguntem-me (vale pesquisar no Google).
Marcos
-08/09/2009 às 15:35
Caro Reinaldo,
O último parágrafo do artigo está perfeito.
Usar o petróleo do pré-sal e a amazônia para justificar a compra de armas é muito amadorismo.
Claro que precisamos de equipamentos modernos e pessoal capacitado para garantir a via diplomática como a melhor opção para resolver impasses, mas isto não tem nada a ver com o petróleo - protegido pela profundidade e pelo sal, e pela amazônia - destruída pelos brasileiros.
GCO
-08/09/2009 às 15:18
Uma perguntinha ao FelipeCps (1:45).
Sua afirmação:
O Dassault Rafale F3 é uma excelente aeronave, entre as 5 melhores do globo e está em combate, neste momento, no Afeganistão.
Minha pergunta:
Combate no Afeganistão contra quem? Será que o Taleban adquiriu essas areonaves? Não sabia que eles tinham força aérea. Parece que nem mísseis terra-ar possuem.
Usar caças em “combate” sem opositor parece-me muito fácil. Os aviões estariam sendo usados em patrulha (em céu amigo) ou estariam sendo usados como bombardeiros (sem fogo de terra).
Para os dois casos bastam, basicamente, que tenham capacidade de voar!
Dog Soldier
-08/09/2009 às 15:02
O pior disso tudo foi ontem o Celso Amorim dizer, a respeito da compra dos caças, ‘não sei se a licitação acabou ou não’, ou seja, pode-se supor que o acordo com a França passou por cima da decisão licitatória. Cadê o ministro da Defesa? E as comissões parlamentares, que não cobraram nada?
Titus Petronius
-08/09/2009 às 14:49
Lula pode dizer qualquer coisa que cola. As maiores barbaridades passam sem que haja maior estranheza. Somos tratados como tolos.
Robes Mendes
-08/09/2009 às 14:39
Quem conhece os fundamentos de macroeconomia, um pouco de história e está bem informado sabe que a herança que o governo Lula deixará para os seus próximos sucessores-sejam quais forem- é pra lá de maldita.
Precisa dizer quem vai “pagar o pato”?
MARIANINHA
-08/09/2009 às 14:36
Pois é, titio, estou lendo as manifestações ufanistas de alguns petralhas. Aliás, eles apostam até o último segundo que o LULA É O CARA. Crêem que tudo que LULA Faz é para o BEM DO BRASIL, congtra todas as evidencias e fatos apresentados até agora; sim, o sr LULA , até agora, a única coisa que fez foi ENRIQUECER ilicitamente todo seu bando
POR ACASO, EU PERGUNTO AOS PATRIOTAS VERMELHOS- OS SRS SABEM QUEM É O DONO DA EMPRSA OI DE TELEFONIA?
AOS INOCENTES
-08/09/2009 às 14:33
Amigos, que transferencia de tecnologia é estA que petralhas acharam nesta compra, hem? Tecnologia - o BRASIL já possui; o que precisamos, orelhas pontudas e altas, é INCENTIVO para a industria criar
A revolução única se faz com a INTELIGENCIA que se manifesta na CRIAÇÃO- algo incompreensível para a canalha BURRA, IMBECIL, INCULTA que domina o BRASIL
Esperança
-08/09/2009 às 14:07
Reinaldo
Lula chama a sociedade para debater o pré-sal, mas esqueceu de combinar com os russos, ou melhor COM A CHUVAS, AS ENCHENTES, que já ESTÃO AI BATENDO NA PORTA, aqui em Santa Catarina, estamos prestes a completar um ano da tragédia, e nem verba FEDERAL TEMOS, com UM PRESENTE NEGRO, COMO PODEREMOS PENSAR NUM FUTURO PRÉ-SAL, SE NEM SABEMOS SE OS NOSSOS FILHOS IRAM SOBREVIVER A ESTA REVOLTA DA NATUREZA.
Lulla, VTNC!!
-08/09/2009 às 13:58
Reinaldo,
é mais fácil os japoneses extraírem petróleo do pós-sal primeiro.
Felipe Cps
-08/09/2009 às 13:45
Pessoal, vamos estudar antes de falar besteira, a compra de caças para a FAB já estava agendada desde o governo FHC, porque o Brasil está virtualmente sem cobertura aérea desde então, contra por exemplo os Su-30 da Venezuela.
A Embraer não produz aviões supersônicos e a intenção do Programa FX2 é justamente que passe a produzir com a Transferência de Tecnologia adquirida.
O Dassault Rafale F3 é uma excelente aeronave, entre as 5 melhores do globo e está em combate, neste momento, no Afeganistão.
A Dassault Aviation é uma das maiores empresas aeronáuticas do globo e apenas não havia vendido seu caça por pressão política dos EUA nos compradores. Trata-se de uma briga de cachorro grande.
VERDE & AMARELO
-08/09/2009 às 13:44
Hoje o Brasil compra aviões e tecnologia bélica da França e com certeza em um futuro próximo estaremos vendendo também para a Venezuela e embolsando os petrodólares de Hugo Chaves e de seu seleto clube de amigos presidentes. O atual governo brasileiro realmente não dá um ponto sem nó ! Temos ainda que considerar que o Brasil é um país de extensões continentais e cercado de traficantes e aventureiros golpistas por quase todos os lados e portanto tem que estar preparado para responder a altura qualquer ameaça que por ventura ocorrer.
Adao Braga
-08/09/2009 às 13:39
Por enquanto, há um gnomo protegendo a princesa, que espera o principe que vem chegando no seu cavalo branco!
Felipe
-08/09/2009 às 13:34
Além disso, quem imaginaria que a Argentina, em 82, invadiria as Malvinas?
Felipe
-08/09/2009 às 13:33
Reinaldo, a compra dos Rafales foi de caráter técnico. Era o único com certeza absoluta de transferência integral de tecnologia. Ao contrário de Venezuela e Chile, que simplesmente operam caças modernos, nós teremos, a longo prazo, condições de construi-los
O Super Hornet americano, apesar da palavra da Boeing assegurando a transferência de tecnologia, dependeria de um aval do congresso americano, ou seja, seria um tiro no escuro. Assim como o Gripen NG, que alem de ser um prototipo tem boa parte de seus componentes fabricados em solo americano
Os EUA não tem grande fama de compartilhar conhecimentos militares, então que a França nos forneça
Eric
-08/09/2009 às 13:16
Desculpe lá! Mas foi impossível não rir com o mui apropriado comentário do leitor Claudino em setembro 8, 2009 às 11:08 am.
E o sapo nanico bolivariano? Irá se manifestar a respeito? Rss…
E por falar em HC, o diretor Oliver Stone co-protagonizou um evento ao meu ver do mais puro constrangimento moral em Veneza.
Seus filmes nunca tiveram um grande apreço pela verdade, mas agora ele extrapolou, evidenciando uma cara de pau que nem cupim dá conta de furar, algo que os comunas possuem de sobra em comum:
http://www.elpais.com/articulo/cultura/rey/deberia/callarse/elpepucul/20090908elpepicul_2/Tes
Mauricio
-08/09/2009 às 13:12
Não li todos comentários até agora, mas li bastante.
Alguns dizem que sabem do que estão falando e que a proposta francesa é melhor porque inclui transferência de tecnologia. Outros dizem que os aviões nunca foram vendidos pra outro país. Assumo todos corretos. Aí vem a pergunta de leigo, que gostaria que fosse respondida por quem entende então. Se a tecnologia é uma porcaria que nunca foi testada em combate e nunca foi vendida pra outro país, porque pagar por transferência de uma tecnologia que é bem inferior ao que existe no mercado? Seria isso um reconhecimento que já que estamos 50 anos atrasados então vale a pena comprar uma tecnologia 20 anos atrasada? Se for isso então tá, então.
Orlando
-08/09/2009 às 12:56
Alguém aqui postou à respeito da tecnologia americana não ser transferida.Isso é um fato.Eles não transferem mesmo.E o F-18 não seria a melhor opção.Há o F-22 que se tornará o “ponta-de-lança” da aviação de caça americana.
E há o fato de se transferir a tecnologia francesa ( de construção ), para o Brasil.Isto tb tem que ser levado em conta pois não estamos procurando nos tornar um país belicoso.Importante é nos tornarmos vendedores de armas de alto grau de avanço tecnológico.Isto trás divisas e desenvolvimento.
Tudo isto levado em conta, acho que devemos analisar os prós e contras de forma séria e não ideologicamente.Há muitos contras tb à opção francesa.Só civil opina.E os militares?
suvaco
-08/09/2009 às 12:56
CARO REINALDO,
ESSA ODERBRECHT É A MESMA QUE O CUMPANHEIRO RAFAEL CORREA BOTOU PRA CORRER DO EQUADOR???? POR QUE A FRANÇA EXIGIRIA A PARTICIPAÇÃO DESTA EMPRESA????? E SEM LICITAÇÃO???????POR QUE SERIAMOS O PRIMEIRO E ÚNICO PAÍS DO MUNDO A COMPRAR ESTAS AERONAVES QUE SÓ A FORÇA AÉREA FRANCESA USA E NUNCA CONSEGUIU VENDER PARA NINGUEM?????????ISSO ME LEMBRA A DISPUTA ENTRE O 747 AMERICANO E O CONCORD EUROPEU. ENQUANTO O MUNDO INTEIRO COMPRAVA OS 747, SÓ A AIR FRANCE E BRITISH AIRWAYS, FINANCIADORAS DO PROJETO, COMPRARAM OS CONCORDES. HOJE, 40 ANOS DEPOIS, OS 747 CONTINUAM A SER PRODUZIDOS E OS CONCORDE VIRARAM SUCATA. SERÁ QUE NÃO ESTAMOS COMPRANDO “CONCORDES” PARA A NOSSA FORÇA AÉREA???
Alfredo
-08/09/2009 às 12:51
Para a saúde falta dinheiro. Você que ama o lula, quando ficar doente procure um hospital das forças armadas, exclusivo deles. Receberão bem seu ente querido doente. País bananeiro. Será o maior feito do presidente sindicalista: Criar uma corrida armamentista na América do Sul.
Esperança
-08/09/2009 às 12:44
Reinaldo
Apesar deste “aparato cirsence” para defender a Amazônia e o pré-sal, em outubro vamos ver se os EUA tem a palavra final, porque a Amazônia já esta “protegida” pelas ONGs internacionais, e não adianta Lula, fazer este circo todo, porque : SEM ILUSÕES, HEGEMONIA É HEGEMONIA SEJA AMERICANA, EUROPEIA OU ASIÁTICA.
Ricardo
-08/09/2009 às 12:43
Precisamos de todos os submarinos, aviões e tanques que se pode comprar para nos defendermos dos argentinos. ou você acha que vão deixar barato a derota por 3 a 1 dentro de casa.
paulo briguet
-08/09/2009 às 12:40
E o pior de tudo, Reinaldo: Sarkozy quer vender caças, mas não traz o avião. Assim não dá!
leo
-08/09/2009 às 12:33
Não entendo nada de negociações para compra de equipamentos bélicos, mas se é para ser francês, em vez desse tal de Rafale, que nem existe ainda, que o Lulla contrate Carla Bruni. Com esse avião ninguém nos atacará, pelo contrário, nosso pré-sal será cantado em verso e prosa e vendido a peso de ouro.
Ivan Peluso
-08/09/2009 às 12:27
Tudo besteira.Os americanos ,se quiserem ,destroem tudo isso num minuto .E so mandarem uns dez misseis la de Oklahoma e tudo e pulverizado instantaneamente. Se quiserem destroem a forca aerea francesa do mesmo jeito.Puro desperdicio de dinheiro.O governo deveria colocar o exercito para patrulhar a fronteira e combater o narcotrafico,mas isso e problema da policia,nao e mesmo?
Da Ilha
-08/09/2009 às 12:18
” Os brasileiros podem ficar seguros: o petróleo que ainda não temos está devidamente protegido pelos submarinos que ainda não existem e pelos caças que ainda serão construídos. ”
Acrescente- se: Um Presidente que não governa, uma candidata que não é o que diz que é, calcada num programa (PAC) que não é programa de p. nenhuma…
Estamos bem…
Espero que a oposição saiba mostrar isso na eleição.
Karlão
-08/09/2009 às 12:17
Rei: Como se diz lá em Dois Córgo: Nesse mato tem jacutinga e
já dá prá sentir a catinga.
DEMOCRATA
-08/09/2009 às 12:13
REINALDO
ONTEM, ASSISTINDO O JORNAL NACIONAL, TIVE TAMBÉM ESTA IMPRESSÃO. ACHEI ENGRAÇADO O LLULLA ANUNCIAR QUE O BRASIL PRECISA DE TODA ESTA PARAFERNÁLIA PARA PROTEGER O PRE-SAL. NOSSA COMO “US ESTRANJEIRUS” SÃO MAL. VÃO ROUBAR TODO NOSSO PETRÓLEO DO PRE-SAL!!! COMO SERÁ QUE ELES IRÃO FAZER TAL COISA? PARECE ATÉ FILME DE FICÇÃO CIENTÍFICA………….. CHEGAM NO MEIO DO OCEANO E A 7 KM DE PROFUNDIDADE E JÁ VÃO LOGO ROUBAM O NOSSO PETRÓLEO……. AÍ CHEGA ENTÃO A NOVA MARINHA DE LLULLA, PARA PROTEGER E MANDAR EMBORA “US ESTRANJEIRUS”……….. E AINDA TEM GENTE QUE LEVA A SÉRIO LLULLA………… SERIA CÔMICO SE NÃO FOSSE TRÁGICO………..
Sampaio
-08/09/2009 às 12:00
O Rafale era o preferido dos militares. Não se trata de uma compra, mas de transferência de tecnologia, coisa que ninguém queria fazer, exceto os franceses!!! Do ponto de vista de política de Estado - algo que transcende governo e partidos - foi uma boa escolha porque essa tecnologia migra para o setor civil, EX VI, EMBRAER!
Pelo menos dessa vez acredito que houve acerto, não por méritos de Lula, mas pela condução técnica que os miliares (influenciadores da escolha) deram ao presidente, bem como pelo próprio ministro da defesa.
O Brasil precisa do repasse de tecnologia para desenvolver sua indústria bélica e se transformar em exportador, principalmente aqui na América Latina.
Francisco Haddad
-08/09/2009 às 11:59
Lulla é daqueles sujeitos perigosos, que pertence à categoria dos piores mentirosos, os que mentem por desvio de caráter, sempre, em todas as circunstâncias, até quando não há porque mentir.
Qualquer pessoa informada há de concordar com você: precisamos contar com forças armadas bem equipadas e bem treinadas, capazes de cumprir as relevantes atribuições que a Constituição lhes reserva. Assim, não há porque criar subterfúgios para justificar a decisão de adquirir os equipamentos.
Da mesma forma, não há como considerar que você exagera ao apontar as circunstâncias estranhas que cercam toda essa onda de precipitação em direção a um acordo com a França.
Fernando
-08/09/2009 às 11:59
Já ouviu falar em “planejamento”?
João Gravata
-08/09/2009 às 11:58
A população indignada nem mesmo pode se armar. Então, com alguma sorte extremamente improvável, torço por um golpe de estado. Quem sabe um dia as Forças armadas derrubem essa corja toda, porque não consigo mais ver outra solução
A.Willians
-08/09/2009 às 11:58
Lula está anunciando tudo na corrida e atropelando os procedimentos porque seu governo está trminando.
Falta muito pouco para terminar o governo mais corruptoque “este país” já teve! Depois de viajar muito e passar os dias em cima de um palanque, Lula está vendo seus dias terinarem…
Pode ser que venha outro governo tão ruim ou corrupto quanto o dele, caso o PT se reeleja, mas certamente não terá 103% de aprovação popular e sua vida não será tão mansa.
João Gravata
-08/09/2009 às 11:56
Reynaldo, perguntei ao Diogo, perguntei até mesmo ao Roger Moreira, líder do Ultraje a Rigor, e pergunto a você: O petismo se consolidou, e cada vez mais está lá, retroalimentando-se no poder. Com as suspeitas fusões de bancos, com as manobras políticas, com o bolsa voto, com as falcatruas que nunca são investigadas, pois todo mundo lá é “cumpanhero”… Já que a raposa está cuidando do galinheiro, que a reforma politica NUNCA SERÁ gerada pelos parlamentares que estão aí, e eles estão se fortalecendo cada vez mais, o que a rarefeita população “de bem” pode fazer? O risivel poder do voto já era. Para cada voto politizado e indignado, temos 50 votos comprados de gente hipnotizada.
Esperança
-08/09/2009 às 11:54
Reinaldo
Apesar de muitos considerar o “patrióta de Garanhuns” inteligente na área das “negociações espurias”, estava cá pensando com os meus botões! A Odebretch é um grupo de empresários baianos: Então se explica Sarkozy tira férias na Bahia, Dilma tira férias na Bahia, mas a DUPLA terrorista do Planalto é Dilma e Frankilin Martins, que já foi proibido de entrar no EUA. Juntando um grupo “seleto da esperteza de petroleros” Frankilin Martins, seu irmão, Dilma, Sarney, Renan, Color, Jaques Wagner, Lula, José Eduardo Dutra, Edison Lobão e outros, que levam por conivência ou omissão , justifica o ANTIAMERICANISMO.
Daniel Barcia
-08/09/2009 às 11:51
a dona Democracia esta correndo perigo,
reforsaremos os equipamentos belicos,para defender
os intereses de pocos,de cualquer manera con
modernos cazas super..conseguiremos combater,
o mosquito da dengue,que tanto nos incomoda,e
agora ele esta de ferias para dar importancia a nova
gripe,puese porque no atacar realmente a nossas
deficiencias,de saudes,educaçãoe segurança,
com o futuro do pré-sal daria pra melhorar con investimento
en um futuro digno para as crianças,que so lembran delas
cuando as campanhas eleitoreras
M
-08/09/2009 às 11:49
“O ciúme é uma constrangida homenagem que a inferioridade presta ao mérito.”
(Mme Puisieux)
Gilberto
-08/09/2009 às 11:47
É uma falsa sensação de segurança que o presidente tenta passar. Se os americanos realmente quisessem tomar o pré-sal e a amazônia eles poderiam fazê-lo a qualquer momento. Sem nem por os pés no Brasil… Poder bélico não lhes falta.
Apenas como exemplo o mais antigo porta-aviões americano (USS Enterprise) tem alcance ilimitado e carrega 90 aeronaves. Isso é mais do que suficiente para varrer toda a força aérea brasileira de uma vez. Isso sem falar nos outros 10 porta-aviões, mais modernos, em atividade que os Estados Unidos têm…
Precisamos é parar com esse anti-americanismo babaca, isso sim.
BRASIL, UM PAÍS ESTILOSO!
-08/09/2009 às 11:43
LULA ODEIA OS AMERICANOS, OS MOTIVOS SÃO MUITOS, ENTRE ELES O EMBARGO A CUBA POR DÉCADAS, ATUALMENTE O QUE TIRA O SONO DE LULA SÃO AS BASES AMERICANAS NA COLÔMBIA.
PARA JUSTIFICAR ESTE GASTO BILIONÁRIO PARA REAPARELHAR AS FORÇAS ARMADAS, LULA PRETENDE PROTEGER A AMAZÔNIA DE UMA POSSÍVEL INVASÃO OU DESTRUIÇÃO EXTERNA. APLAUSOS!!! QUEM ESTÁ DESTRUINDO A AMAZÔNIA SE NÃO OS PRÓPRIOS MADEIREIROS E PECUARISTAS BRASILEIROS? O BRASIL É UM PAÍS EM GUERRA? SIM! COM ELE MESMO! POR DIA MORREM 200 BRASILEIROS DE FORMA VIOLENTA. 20 OU 30 BILHÕES GASTOS COM ARMAMENTOS NÃO VÃO EVITAR ESSA CHACINA.
ESBOFETEADOR
-08/09/2009 às 11:38
QUANTA ESTUPIDEZ, QUANTA MUTRETA, QUANTO LADROAGEM DESCARADA, QUANTO DEBOCHE AO BRASILEIRO FAVELADO, EXCLUIDO, AO BRASILEIRO DOENTE QUE NÃO CONSEGUE UMA CIRURGIA EM UM HOSPITAL PUBLICO A MENOS QUE SOBREVIVA PELOS PRÓXIMOS 6 MESES PARA AGUARDAR O ESPARADRAPO.
E PENSAR QUE ESTES INFELIZES FORAM OS QUE ACREDITARAM NESTE NEFASTO LULLA. CADA NOVO DIA É UM NOVO DIA DE PERPLEXIDADE PARA TODOS NÓS BRASILEIROS QUE TEMOS QUE SUSTENTAR ESSA CORJA.
SERÁ QUE LULLA DEPOIS DE TER TRANSFORMADO O ESTADO BRASILEIRO NUM ANTRO DE SANGUESSUGAS, TERIA COMPRADOR A CONSCIÊNCIA DA MAIORIA DOS ELEITORES PARA SE PERPETUAR NO PODER ??
Sandra
-08/09/2009 às 11:33
Acho que o Brasil é uma daquelas sociedades virtuais: Second Life, acho…
Só que as tradicionais têm lógica.
Anderson Soares
-08/09/2009 às 11:30
EPA, contratar a Odebrechet, do amigão do Lulalau, para uma obra dessas: 5 bilhões, sem licitação é um assinte. Gostaria de saber o que as oposições tem a dizer a respeito.
Com a palavra o seputado Rodrigo Maia e o senador Sérgio Guerra.
Penso, logo insisto!
-08/09/2009 às 11:28
Reinaldo, esses mimos exclusivos à Aeronaútica e à Marinha estão muito estranhos. Para o Exército nem uma bazuca! Por que será? Porque é uma tropa tática de ocupação de território e isso seria capacitá-los a um enfrentamento do exército MST? A canalha PT pensa assim. Pela proposta o armamento não está incluído nos aviões. Pelo menos li no Le Monde. Será? Diz lá também que a Dassault estaria em falencia e estas encomendas são a salvação. Aliás, os aviões nunca foram vendidos para nenhum país, só a França usa. Segundo especialistas são aviões de pilotagem complexa e de algum grau de dependencia de telemetria de solo. A Odebrecht estaria sendo compensada pelos problemas no Equador?
Alguém que não fala abobrinha atoa
-08/09/2009 às 11:26
Amigos,
Se vocês não gostam do Lula, do PT, do PMDB, do Democratas, do PSDB, isso não me interessa. A maioria gosta tanto de falar do Presidente, mas aqui fala mais abobrinha do que ele. Fato é que não teríamos o código fonte do software dos “maravilhosos F-18″ e assim não haveria a transferência de tecnologia. Já, no caso dos franceses sim. Sinceramente, acho mais interessante ter acesso à tecnologia do que ter o caça “topo de linha” (que na verdade não é, pois existe o F-22) sem a tecnologia e sem saber o que está ali dentro naqueles aviões. Essa é minha opinião. Há aqueles que preferem assinar o cheque, sem nem saber o que estão comprando.
Silêncio
-08/09/2009 às 11:25
SOBRE A DIFERENÇA ENTRE INTELIGENTE E TREINADO
Prezado Reinaldo Azevedo
Espero que você não fique chateado comigo, mas a explicação passa pela diferença elementar entre um sujeito treinado para parecer inteligente e um notavelmente inteligente, efetivamente.
Além de bom gosto para o lado de mulheres, esse Sarkozy tem, conforme vi alguém observar, uma mente muita parecida com a de Napoleão. Ele seria NOTAVELMENTE inteligente, portanto.
Além de inteligente, ele deve ser esperto, ou seja, um tanto indecente.
Sendo assim, deve ter dito ao Lula que ele, Lula, (Assim, bem explicadinho.) é o ” chien”, e bastou para fechar o negócio que ainda não foi fechado, conforme está dito no seu post.
Rex
-08/09/2009 às 11:14
Prez. Tio Rei.
E essa propaganda eleitoral descarada um ano antes das eleições, hein? O STE não poderia se manifestar? Ou estão fechados para balanço? Balanço não é em janeiro? E as oposições, esperam o que? Se a situação fosse inversa a oposição estaria nas ruas com com sua militância profissional.
Fritz
-08/09/2009 às 11:08
So por curiosidade… as inevitaveis “comissoes” serao pagas ao final do projeto ou na frente, em tempo para as campanhas 2010?
Claudino
-08/09/2009 às 11:08
Ei, Uribe! Tá na hora de cobrar explicações do Brasil, ou “Bravil”!
- “Que acordo é esse com a França para encher o meu vizinho de aviões, helicópteros e submarinos militares?”
Fernando
-08/09/2009 às 11:06
Lula deveria ler e meditar (aí é que tá!) o discurso que o Presidente Oscar Arias da Republica da Costa Rica proferiu na Cupula das Americas em 18 abril 2009, em Trinidad e Tobago.
Talvez ficasse maravilhado descobrindo algo que ele e as suas massas obtusas até agora não perceberam acerca do que o mundo deve aos USA - e a ridícula e infantil posição dos inferiores que os invejam.
mariomm
-08/09/2009 às 11:05
Reinaldo,
Apenas lembrando que o pré-sal está ligado à conquista diplomática do mar territorial de 200 milhas. Não foram nossos canhões que garantiram a área onde hoje, se estima, esteja o pré-sal.
Mas eu acho mesmo que essas compras têm por finalidade aumentar o atrativo dos desfiles que celebram a Independência.
Invejo os cariocas que poderão assistir ao desfile de submarinos…
Abcs.
Dormin
-08/09/2009 às 11:04
O Brasil tem uma longa tradição de operar caças franceses, que começou com o antigo Mirage 3 (F-103 na FAB), passando pelo atual Mirage 2000, irmão mais velho do Rafale, que é operado como tapa-buraco até a entrada em operação dos novos caças, que só começa a acontecer daqui uns 5 anos. Essa primeira compra, de 36 aviões, é apenas a ponta de um iceberg. O programa de novos caças para a FAB tem a intenção de substituir praticamente todos os jatos atualmente operados pela força aérea por um único tipo capaz de realizar múltiplas missões, como bombardeio e combate aéreo. Assim, mais de uma centena de unidade de caças F-5, Mirage 2000 e AMX deverão ser trocadas por um igual número do vencedor.
wilson
-08/09/2009 às 11:03
Tá na cara que compramos 36 bondes com jeito de avião.Nem
Israel entrou no a bon marché!
Lei prá quê?
-08/09/2009 às 11:02
Help!!! Au secours!!!!
Chamem o TCU!!! Chamem a Controladoria da União!!!!
Ou melhor, não precisa nem adianta chamar, pois esses dois órgãos estão na gaveta do lulladrão.
Brasil comprará aviões de combate nunca testados em combate e nunca vendidos fora do país fabricante!
Goooool do Brasil! Primeirão a conseguir comprar essas maravilhas!!! Mas….. por que será que nenhum outro país comprou essas maravihas? Hein?
E prá que testes em combate, se nós não estamos em guerra mesmo!
Gente invejosa, esses brasileiros que questionam essa transação, transformada em ménage-a-trois, com a entrada da Odebrecht na suruba!
Vive la libérté!!
Nobelda...
-08/09/2009 às 11:02
Construtora Odebrechet?! Ai, ai, ai…
Nicão
-08/09/2009 às 11:00
Só pra deixar claro, o comentário aí de baixo, quero dizer que coisa dessa importância deveria ser anunciada por gente responsável, e não por esse bando de amalucados que assumiu a gerência do bordel. Presidente frances deve ter ficado impressionado com a baixaria, ontem, a começar pelo - pra não variar - “discurço” da “noça” anta-que-relincha, que já virou atração exótica. Sarkosi deve ter tido seus motivos para não trazer a Primeira Dama francesa. Não duvido que tenha sido um pedido do cerimonial brasileiro, para não apagar a “noça” com aquele vestido verde-abacate com renda branca!
nedinho
-08/09/2009 às 11:00
Ainda bem que esta geração não irá pagar estas despesas futuras para proteger o pós-sal futuro, nem este governinho que está aí vai pagar esta conta.
Ou seja, tudo para o futuro, quando todos estaremos mortos
Anouk
-08/09/2009 às 10:56
Perfeito tio Rei.
neuda
-08/09/2009 às 10:53
Por que nao comprar cacas da Embraer ???
Geralmente perdemos mais avioes em treinamento do que em combate !!! Entao por que gastar em avioes que vao cair ???
Mais uma contribuicao CRFA ( contribuicao para rearmamento das Forcas armadas) ???
Vivemos em perigo constante ..os americanos vivem querendo invadir a Amazonia …ai meu Deus..estou desesperada ..ai que meda !!!
Por mim deviamos declarar guerra aos americanos..dois dias depois nos renderiamos e todos seriamos cidadaos americanos !!!!! com green card e tudo !!!!
Nicão
-08/09/2009 às 10:52
Olha, pessoal, eu acho que nesse assunto é melhor estudar (bastante!), antes de opinar. A escolha do pacote francês sempre foi a tecnicamente mais interessante, justamente pelo fato de prever a transferência de TODA a tecnologia, e não alguns pacotes, como todas as outras, inclusive a russa, cujo avião da Sukhoi é, segundo especialistas, o mais eficiente em combate, já tendo superado inclusive os modelos americanos de geração superior aos Hornet (em jogos de guerra).
P.S. - Ao Nelson Salomone, das 7:36h: Quem ainda não voou foi o Gripen, da Saab, e não o Rafale, da Dassault, que já tem unidades operacionais (mais de 50, se não me engano) na Armée de l’Air.
Sandra
-08/09/2009 às 10:50
No ultimo pronunciamento do Mula, no final ele disse: Não é para gastarmos por conta, ou seja, por quem nos tomas, esse idiota. O petróleo não é meu é do país. A gasolina só é minha depois que eu pago. Quem sai gastando por conta é ele, pois já encomendou os aviões para proteger o que ainda não existe. Eu só gasto o que tenho e pago minhas contas em dia. Está na hora do PSDB e DEM explicar para nós, tecnicamente, falando quanto vai nos custar a extração e quando poderemos festejar, pois eu sei que vai demorar e que vai custar muito e olha não sei nem o que vai sair de lá. É preciso explicar para esse povo como funciona tudo isso.
DETETIVE
-08/09/2009 às 10:46
Reinaldo estou vendo fumaça na morte do ex ministro Villela em Brasilia, se não vejamos:
1) já e o terceiro assassinato ligado ao mensalão
2) Está seguindo a mesma sequencia do caso de Santo Andre
3) Outra pista que deveria ser seguida pela polícia do DF: recentemente, o advogado assassinado teria recebido R$ 7 milhões em honorários.
Voce não está achando muito estranho o silencio sobre estes fatos?
Misterio caro amigo, misterio!!!!!
caitum
-08/09/2009 às 10:34
Me lembra a musiquinha do Juca Chavez
Brasil já vai prá guerra
comprou porta avião
82 milhão
AH! Mas que ladrão
Rodrigo L.
-08/09/2009 às 10:30
Reinaldo, como você havia previsto, o pré-sal é a nova panacéia do Brasil. Se o Lulla for solicitado a comentar até mesmo o desempenho do glorioso Corinthians, ele vai dar um jeito de encaixar o assunto. Exemplo: “companheiros, o Corinthians pode começar a construir seu estádio porque com o pré-sal, que só existe graças a nóis, vai sobrá dinheiro até prus timi di futebol”.
caipira mermo
-08/09/2009 às 10:25
Amigo Reinaldo
0s jornais franceses de ontem,LE MONDE e LE FIGARO
estavam dando cria de tanta alegria pela PRIMEIRA VENDA
dos RAFALE fora da França. Disseram que foi um triunfo
diplomático,comercial etc etc. Comemoram até o aumento de
empregos na industria aeronáutica(lá deles).
O Le Figaro pertence ao fabricante do Rafale.
Gonçalo Osório
-08/09/2009 às 10:24
Amigão,
Sabia-se com considerável antecedência que a escolha do caça não seria técnica. Infelizmente. Sabe-se pelos pilotos amigos da FAB que o Super Hornet é o melhor — simplesmente pelo fato de que existe em combate. A decisão foi política, e no pior sentido. Baseada no fato de uma “independencia”, “não ao mundo unipolar” e outras besteiras. O maior estrago que Lula deixará para o Brasil é na política externa, apesar de tudo o que faz para desmontar as poucas instituições que temos. Essa decisão é tão prejudicial como a contra reforma na Previdência, que será paga pelas 2 ou 3 gerações seguintes.
abração afetuoso
maria-maria
-08/09/2009 às 10:23
“ZH de hoje,p.8:Deve sempre passar pela nossa cabeça a ideia de que o pré-sal JÁ FOI MOTIVO DE MUITAS GUERRAS E CONFLITOS, e não queremos guerra nem conflito” declaração, como sempre, com a profundidade que marca o pensamento e o çaberr de voçolídi (ZH de hoje, p.8).
Todos estão felizes com as comissões:lulla, com os 20%, dePUTAdos , com 15% e membros togados, com 10%, além do superfaturamento do patrocinador do filme sobre o crápula. A nós, os pagantes, resta lamentar a vida nesta pocilga putrefata onde não há nem ao menos uma imprensa com coluna vertical ereta.
Antoniokings
-08/09/2009 às 10:22
E os idiotas do DEM e do PSDB querendo que o pré-sal seja explorado por empresas privadas e multis. Muito burros. Vão perder a eleição de novo.
Se-Gyn
-08/09/2009 às 10:20
O FIM DO GOVERNO LULA PELO COMPORTAMENTO DE LULA.
No discurso sobre o negócio da compra de aviões e submarinos a franceses, Lula, com aquele semblante “day after”, não deixou por menos e, vinculou a compra ao… Pré-sal.
O que eu acho: Lula percebe que seu governo se aproxima do fim ser ter nada de concreto ou aproveitável para o país e, mais, que vai ter, enfim de descer do palanque e, não terÁ as câmeras e microfones abertos para que ele diga as suas estultices a torto e, direito.. Diante dessa perspectiva, está confuso - para não dizer, desesperado.
Porque sabe que verdades e críticas, que lhe faz tão mal ao fígado quanto a água mineral de Brasília, Virão à tona, sem dó nem piedade!
Orlando
-08/09/2009 às 10:18
Caro Reinaldo:
O Min. da Defesa, Nelson Jobim, esteve há um bom tempo em um programa da Globo News ( com Alexandre Garcia ) e praticamente anunciou a tal compra.Há muito que o Governo vem sinalizando a preferência pelos franceses.
Sugiro que vc investigue ( junto a Força Aérea e Marinha ) as dificuldades que teremos se dermos preferencia ao chamado pacote frances.
Todo o sistema de navegação ( tanto aérea como marítima ) terá que ser adaptado.A que custo?Não se fala sobre isto.Mas será um custo talvez maior que o objeto da compra.
Abraço
naldig
-08/09/2009 às 10:14
Desfaçatez. O país esta sendo submetido aos interesses e ditames de um desgoverno que nos compromete a todos. Infelizmente, a nossa sociedade pensante não tem poder de articulação. Eles vão nos humilhar de todas as maneiras que puderem.
É tudo muito mais simples !
-08/09/2009 às 10:11
No Brasil, as coisas são todas muito mais simples! Toda essa questão da psicopatia freudiana complicada é resumida em uma pequena frase:
“No Brasil, só a fraude explica”.
Bobby
-08/09/2009 às 10:11
Dilema
Reinaldo -
Logo depois de ler esse seu ótimo post OLHA O AVIÃOZINHO… fiquei numa dúvida incômoda: rio ou choro diante dos fatos que você analisou de modo tão sensato? Aliás, sensatez é uma das muitas coisas que andam em falta no Brasil.
Está havendo mesmo em nosso país um certo tipo de (entre aspas) “armamentismo”, que pode iludir até mesmo pessoas de boa visão política, por exemplo: pessoas anti-petistas.
O patriotismo autêntico NÃO é errado. Leia-se a respeito o livro MEMÓRIA E IDENTIDADE do papa João Paulo II. Mas, o nacionalismo é uma praga traiçoeira.
Bobby
Elle
-08/09/2009 às 10:11
Está na página da TV5, da França, o currículo de Lula. Nele, o pessoal do Planalto mandou dizer que Lula foi governador de São Paulo. Deve ter sido idéia da Dilma, a especialista em currículos.
ESTE ACORDO BILONÁRIO ENTRE BRASIL E FRANÇA, SEGUNDO O DR.SALVADOR RAZA PÓS-DOUTOR EM SEGURANÇA INTERNACIONAL, EM ENTREVISTA NA GLOBONEWS PAINEL DO DIA 29/08/09, SIGNIFICA O MAIOR AMADORISMO E ANTI-AMERICANISMO JÁ VISTO, IMPLICA EM MEXER EM GPS, CONTROLE DE AVIÕES, PQ O NOSSO SISTEMA É TODO AMERICANO, ISTO É O MAIOR TERRORISMO PARA O PRÓXIMO PRESIDENTE. O POVO NÃO TEM NOÇÃO DO DO QUE ESTA ACONTECENDO NO BRASIL
GUSTAVO
-08/09/2009 às 10:01
Bem, já estamos em setembro, faltam apenas uns 15 meses pra não termos mais que aguentar as baboseiras do melhor presidente da história depois de Getulio e do maior libertador da pátria depois de D. Pedro I. Sorte nossa, os letrados, os cultos, azelite, que Dilma Rousseff esbanja antipatia, ou seja, nem com muito trololó ela se elege… quem sabe depois de 3 ou 4 eleições, os brasileiros fiquem com pena e a elejam, assim como fizeram com… quem, mesmo?
www.floripanews.blogspot.com
-08/09/2009 às 9:55
O momento atual do Brasil não comporta um negócio desse porte!
Rods
-08/09/2009 às 9:55
REI.
QUANTO AO COMPORTAMENTO DO JORNALISMO LACAIO, SEM COMENTÁRIOS, HAJA VISTA QUE - COMO É CURIAL - DEMONSTRARAM O MESMO PERFIL BAJULATÓRIO UFANISTA COM O APEDEUTA.
JÁ, QUANTO AO ENTENDIMENTO DE QUE O BRASIL PRECISA MODERNIZAR SUAS FORÇAS ARMADAS, É ESTRANHO QUE O DEMENTE E SEU ANTECESSOR, TUDO FIZERAM PARA SUCATEAR AS FORÇAS ARMADAS, DESMORALIZANDO-AS DE FORMA DOLOSA E, AGORA, VEM O APEDEUTA COM ESTE ESTRANHO CONTRATO QUE, NÃO PEGOU NINGUÉM DE SURPRESA NÃO.
OS QUE BUSCAM BOAS INFORMAÇÕES, COMO AS VEICULADAS NESTE BLOG, SABEM QUE AS CARTAS JÁ ESTAVAM, DE HA MUITO, NA MESA.
Rods
Rodrigo
-08/09/2009 às 9:52
Lula é certamente o presidente mais tosco que já tivemos. O pior de tudo, Reinaldo, é eu conhecer algumas pessoas viciadas em cultura “pop” americana que ostentam o mesmo anti-americanismo do nosso governo.
Esperança
-08/09/2009 às 9:52
Reinaldo
A secretária de Estado norte americano Hillary Clinton “parabenizou a parceria”, assim como Hillary mandou um recadinho para o Itamaraty, dizendo que Obama que pedir a Lula que converse com Chávez, sobrê o navio cheio de armas que vem da Rússia com destino a Venezuela. Será que Obama, vai mostrar a Lula as mesmas fotos que Uribe quis mostrar a Chávez? O problema das fotos é ter impressões digitais de um sapo barbudo? Au revoir la France!!
Blog Alerta Total
Mário
-08/09/2009 às 9:50
Por enquanto, é só um avião, mas e se o acordo se estender para todo o sistema de defesa e monitoramento? Nosso sistema de navegação por satélite e gps é o americano. Optar pela mudança para o sistema europeu, pelo que deu a entender Salvador Raza, implicará num custo exorbitante. Mas, talvez os benefícios justifiquem os custos. No entanto, como saber se é com isso que se preocupa o governo? Não dá para confiar nessa gente, afinal, o sentimento antiamericano é explícito. Poderemos ter de arcar com os custos de uma decisão irresponsável baseada em puro preconceito ideológico.
Ella
-08/09/2009 às 9:50
deu em o globo
Protesto contra Sarney é contido à força na Esplanada
De Jailton de Carvalho e Demétrio Weber:
O desfile do Sete de Setembro na Esplanada dos Ministérios terminou em confronto entre guardas e estudantes que protestavam contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Seguranças da Presidência e policiais agrediram jovens que, após derrubar um alambrado, tentaram se aproximar do camarote onde estavam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, e a ministra Dilma Rousseff, entre outros.
Manifestantes foram contidos com socos, gravatas e, segundo um deles, pontapés. O desfile começou com 25 minutos de atraso e teve público abaixo do esperado — 30 mil pessoas, enquanto os organizadores esperavam pelo menos 50 mil. Pelos dados da Secretaria de Comunicação da Presidência, 4.450 militares e civis, inclusive franceses, participaram da festa.
A confusão começou quando cerca de 100 estudantes, com faixas e cartazes contra Sarney, derrubaram um dos alambrados para tentar se aproximar de Lula e Sarkozy. Seguranças e PMs que acompanhavam o protesto à distância foram para cima dos manifestantes. Vários foram agarrados e arrastados pelo gramado. A briga durou poucos minutos, mas deixou alguns estudantes assustados.
— A gente estava entrando num espaço público, e policiais e seguranças partiram para cima da gente. Deram empurrões, soco e golpe de cassetete no ombro — queixou-se Raul Cardoso, estudante de ciência política e coordenador-geral do Diretório Central dos Estudantes da Universidade de Brasília.
O metalúrgico aposentado Célio Cândido Alves, de 64 anos, foi agarrado pelo pescoço e arrastado por um segurança de terno e gravata.
— Ele me deu uma gravata, apertou meu pescoço. Foi a maior violência que sofri na vida. Por favor, me ajudem a identificar o segurança que me agrediu — repetia Cândido Alves.
Depois disso, seguranças e policiais soltaram os manifestantes e recuaram para reforçar o cordão de isolamento
Rovison
-08/09/2009 às 9:49
Engraçado, no seu discurso o Apedeuta justificou a compra dos equipamentos bélicos franceses para garantir o controle brasileiro sobre as reservas do pré-sal e proteger a Amazônia, alegando que já houve guerras no mundo motivadas por disputa por petróleo. Que eu saiba a única guerra que houve motivada por disputa de petróleo foi a Guerra do Golfo em 1990. Que outros conflitos armados foram deflagrados por causa de petróleo, Reinaldo?
Mário
-08/09/2009 às 9:47
Reinaldo, parece que mais uma vez o governo Lula decide de forma irresponsável. O critério para optar pelos franceses parece ter sido o do antiamericanismo bocó. O especialista em segurança Salvador Raza apontou um grande problema em optar por acordo com os franceses: o sistema de navegação por satélite e gps do Brasil teria de mudar para se adequar ao sistema europeu. Assim, milhões teriam de ser gastos para substituir todo o sistema de gps, e isso inclui, inclusive, marinha mercante e aviação civil. Isso foi levado em consideração pelo governo? Alguém ouviu falar nesse desdobramento da questão? O custo e a dor de cabeça serão altíssimos.
AJS RJ
-08/09/2009 às 9:42
Reinaldo,
O Ministro Jobim(o homem da cobra.lembram!) entende tanto de aviões, como entende de aeroportos?nada.
O governo do Lula e do PT é bem generoso com as empreiteiras em especial a Odebrechet.também financiou a campanha do apedeuta e de toda a sua gangue.
Cadê a FAB?
Julio Teixeira
-08/09/2009 às 9:42
Caro Reinaldo,
desculpe, mas copiei este seu artigo inteirinho e postei no Blog do Presimente.
http://oblogdopresidente.wordpress.com/
jacy
-08/09/2009 às 9:41
Olha o aviãozinho, não. Olha o GOLPE. Golpe do pre-sal, golpe da defesa do pré-sal, para compra superfaturada de aviões caça. O foco, claro, 2010.
Fernando
-08/09/2009 às 9:37
Não consigo achar quem poderia, atualmente, conquistar militarmente a Amazônia ou o futuro pre-sal…..
E será que com esta aquisição o Brasil se acha blindado?
A Amazônia e o pre-sal devem ser defendidos - sim - mas dos brasileiros, urgentemente.
Mais uma farsa, carissima, da qual os futuros governos deverão agüentar o onus.
Esperança
-08/09/2009 às 9:36
Reinaldo
A “potência bélica francesa é tão poderosa”, que quando foi para localizar a caixa preta do avião 447 da air france, precisou da AJUDA dos EUA, e com esta “parceria” repentina com a França, o Brasil vai começar a ganhar inímigos RAIVOSOS. Vi num jornal que o 1º Ministro da Inglaterra Gordon Braun e a 1ª Ministra da Alemanha , Angela Merkel, vão cobrar um POSICIONAMENTO da França em relação ao Afeganistão.
Vera
-08/09/2009 às 9:36
Enquanto isso ,vamos lá com mais uma CPMF para a Saúde!!!!!
Arthur
-08/09/2009 às 9:30
Carla Bruni e Sarkozy devem ter cantado “Je t’aime, moi non plus” em dueto com direito a suspiros e o Apedeuta não resistiu: Eu quero esse avião!
Marco
-08/09/2009 às 9:29
Caro, é a demência em estado puro. Nao sei o por baixo do pano. A finalidade era máquina competetente de matar gente? Então a sequência é: Sukhoi 35(”Flanker”) ou o 37, “Super Flanker”; F/A-18 Super Hornet, depois o resto. E no resto há lugar para o F-22, “Raptor”, para o Gripen e para o Rafale. Duvido que qualquer corneteiro (prá não falar do pessoal que manda mesmo) da Força Aérea descarte esta lista. Não tenho mais humor pra essa gente.
Fernando
-08/09/2009 às 9:27
Gostaria saber quantas choupanas em Cap Ferrat entraram no negocio bilionário. Ou será que desta vez não foram respeitadas as tradições? Hum…….
Tecnologia
-08/09/2009 às 9:02
E a tecnologia francesa está a anos-luz de atraso em relação aos equipamentos americanos, muito mais baratos, mais avançados e mais evoluídos porque testam seus equipamentos de guerra em combate real. Não resta a menor dúvida de que trata-se de um acordo meramente politico, mais uma vez, feito apenas para mostrar o desprezo que o governo petralha nutre “peluzamericanus”. É uma esquerda nojenta, arcaica e desprezivel…
Evandro
-08/09/2009 às 8:52
Só sei de uma coisa: essa ladainha de pré-sal, pré-Dilma já estão enchendo o saco!
E faço a pergunta: será que o EMFA faz parte das negociações - o que deveria ser óbvio demais, pois são armamentos e veículos de guerra - ou ele está sendo passado para trás?
Militares sérios deste país, mexam-se!
Dante,
-08/09/2009 às 8:49
Tio Rei. A gente não sabe se rí ou se chora, diante de tamanha mediocridade vigente em Banânia: senador sem-voto, acadêmico sem-livro, presidente sem-leitura, “bispo” sem-vergonha, justiça sem-voz, jornalistas sem-caráter e por aí vai… Enquanto isso, a classe média paga impostos que são embolsados pelos agentes do executivo sem-lei, sob as vistas de uma imprensa conivente que, nem ao menos denuncia os desatinos do bolsa-voto; enquanto, a “lei eleitoral” se cala diante de campanha extemporânea promovida pelo arremedo de Nabucodonosor, dos trópicos. Triste a sina “da mais rica nação de todo o mundo mundial”. (Adorei a sua ironia!)
Altafé
-08/09/2009 às 8:47
Grande Rei: Oliver Stone embarcou no chavismo, com filme-documentário mostrado em Veneza. agora, 8 da manhã, no Estadão online: “O próprio Stone convidou Chávez à estreia do documentário do qual é protagonista, e no qual também aparecem o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, além do equatoriano, Rafael Correa, do boliviano, Evo Morales, do paraguaio, Fernando Lugo e da argentina, Cristina Fernández de Kirchner.No filme, Chávez é apresentado como o máximo expoente de uma nova política, segundo explicou o corroteirista do documentário, Tariq Ali.” PARECE MENTIRA, NÃO É?! Oliver Stone REVERENCIANDO toda a nata da pilantragem latina!!!!!
Delmar
-08/09/2009 às 8:45
Reinaldo
Muito esta associação para fabricar aviões franceses no Brasil. Aposto que em breve surgirá uma “Aerobrás”, logicamente administrada por um batalhão de “cumpanheros”. E como o Brasil estará autorizado a vender estes aviões para países latinoamericanos, certamente uma comissãozinha de venda sempre deverá ser canalizada (obviamente em paraísos fiscais) para o partido financiar suas campanhas.
A oposição precisa ficar alerta. Vem maracutaia por aí.
Delmar
-08/09/2009 às 8:42
Reinaldo
França e Brasil tem muitas coisas em comum. O principal é o recalque contra os EEUU. A França é rica e o Brasil é pobre. A França, para piorar a sua situação, corre o risco de, em 30 anos não ser mais uma Nação francesa mas islâmica, segundo trabalho que está circulando na internet. Corre o risco de, num prazo mais longo, ver o seu idioma desaparecer, assim como a Bélgica, Holanda, etc. Nestes países, e como em quase toda a Europa, o inglês é o segundo idioma. Há empresas transancionais européias em que o idioma oficial é o inglês. Então, por trás destes acordos está o recalque, a inveja antiamericana
Pedro Pons
-08/09/2009 às 8:38
Reinaldo, o lema poderia ser: O Petralha É Nosso.
daniela
-08/09/2009 às 8:37
A verdadeira razao pra comprar aviao francese e que a lei francesa admite que uma empresa deduza do impostode renda ate 15% do valor da contrato pra pagar propina no exterior! Pode pesquisar e perguntar pra qualquer tributarista frances… E so fazer a conta e ver que alguem esta levando uma bolada de ~750 milhoes as nossas custas…
fabiano
-08/09/2009 às 8:34
Rei, para resumir, não existe NENHUM estudo ou documento da Aeronáutica que embase a escolha do Rafale.
No meio do processo de concorrência chegou o Jobim sem avisar e disso “acabou, o escolhido é esse!”.
Note que até agora não existe nada no site da FAB, nem pronunciamento nenhum de qualquer militar da Força.
Luiz Vicente
-08/09/2009 às 8:27
Engraçado mesmo foi ver aquele sujeito que chamam de chanceler brasileiro falando sobre esse tal acordo para explicitar que tudo será feito depois, ou mais ou menos assim.
Rolando Lero ficou a ver navios naquela explanação solene.
Equilíbrio
-08/09/2009 às 8:13
Mas não deixa de ser certo que o Brasil precisa ter forças efetivamente armadas para dar algum respaldo a sua condição de nação soberana. E o contrato com os franceses, ao que se sabe - e é pouco - trata também de transferência de tecnologia e de ações de produção conjuntas na aeronáutica, o que tem efeitos benéficos. Ou seja, ponderando serem justas as indagações contra a Odebrecht, cabe reconhecer que também há um lado lógico nessa decisão. Ou não se busca aqui a lógica, mas apenas a crítica a tudo - certo, errado, meio-a-meio - que acontece no governo?
Albert Ihering
-08/09/2009 às 8:13
Se a FAB não tomar uma decisão contra esse lobby do PreMente perderei todas as esperaças nas Forças Armadas, pois não é possível que o Brasil venha a operar com Caças que foram produzidos por um país que nunca ganhou uma guerra, aliás que tem como lema “entregue-se para evitar o confronto”.
E o que dizer destes submarinos??
fabiano
-08/09/2009 às 8:05
Rei, a FAB foi totalmente pega de surpresa por este anúncio, e muita gente está revoltada. Existe uma concorrência em andamento, um processo transparente, rigoroso e sério de avaliação que estava sendo conduzido desde o ano passado pela FAB, cumprindo rigorosamente os prazos determinados.
Mas havia indicações que a proposta francesa, de declarada preferência do Jobim, estava mal na foto. Era de longe a mais cara (ainda mais que os americanos), e muito atrás em termos de transferência de tecnologia que os suecos. Ao ver os sinais de que ia perder, armou as pressas esta atabalhoada “escolha” totalmente a revelia da FAB.
Se este fosse um país sério…
Filipe Trielli
-08/09/2009 às 7:59
Porque será que a Odebrecht é um dos principais patrocinadores do filme “Lula, um filho do Brasil”, com o maior orçamento da história dos filmes nacionais? Quer saber quem mais? Oi, Camargo Corrêa, Embraer, OAS… E eles ainda se orgulham de dizer que esse filme não foi feito com incentivo do governo!
Geraldo
-08/09/2009 às 7:53
Fez muito mal (ou bem rss) em preterir o F-18 Hornet. De qualquer forma a conversa de proteger o pré-sal e Amazônia não colam. Se o EUA o Inglaterra quiserem tomar, o F-22 Raptor que é invisivel a radar acaba com o Rafaele em minutos.
Mariazinha
-08/09/2009 às 7:41
Pois é, como vamos proteger algo que não sabemos que temos com aviões e submarinos que ainda não existem? E fiquei cismada com uma coisa: quanto nos custaria comprar aviões dos USA ou da Suécia? Como vamos saber se a proposta francesa era realmente a melhor? O Sarkozy está com aquela cara de menino esperto que enganou o menino bobo, só faltou cantar a musiquinha “enganei um bobo, na casca do ovo…”
Nelson Salomone
-08/09/2009 às 7:36
Escreví este artigo há uns 20 dias. Foi publicado no Jornal Cidade de Rio Claro.
O escândalo de corrupção e suborno da venda de aviões da Lockheed americana para vários países explodiu nas décadas de 60 e 70.
A Câmara Alta Americana votou uma lei anti-suborno - - FCPA (Foreign Corrupt Practices Act) - - que visa coibir o pagamento (propina) a funcionários públicos, candidatos a cargos governamentais ou partidos/políticos estrangeiros com o fim de obter uma vantagem indevida.
Os escândalos abrangeram uma série de subornos e contribuições feitas por funcionários da empresa aeroespacial americana durante toda a década de 60 no processo de negociação de vendas de aeronaves. A lei anti suborno veio logo em seguida.
Os responsáveis pelas compras da Holanda, Itália e Japão foram identificados e exemplarmente punidos (igualzinho às punições brasileiras!).
• O escândalo, na Itália, envolveu suborno a políticos do Partido da Democracia Cristã e notadamente o Presidente Giovanni Leone que teve que renunciar ao cargo.
• No Japão houve envolvimento da Marubeni Corporation, do Ministro das Finanças Eisaku Sato e do Primeiro Ministro Kakuei Tanaka que foi preso e condenado a quatro anos de prisão.
• O Príncipe Bernhard, marido da Rainha Juliana da Holanda, também foi subornado.
O Brasil não tem comprado equipamentos americanos há muito tempo. As justificativas são ridículas. Mas, vamos direto ao ponto.
O Brasil está promovendo uma compra de aviões no valor aproximado de US$4 bilhões. São 3 as empresas finalistas: a)Boeing com o F-18, b)Rafale da Dassault francesa e c)Gripen da SAAB Sueca.
Até a semana passada todos os apostadores jogavam as fichas na compra dos Rafale por razões óbvias, é claro! Inclusive, tivemos uma comitiva brasileira visitando a Dassault, na França, de 11 a 16 de Julho. Conforme declaração do Presidente da Câmara, Michel Temer, a recepção foi só um “mimo” dos franceses.
O Ministro da Defesa Nelson Jobim, em 22 de Março de 2008, descartava a compra de aviões dos EUA. Ele dizia “que os americanos oferecem modelos impressionantes, mas caros demais e sem transferência de tecnologia. E que o projeto de recomposição do esquadrão de caças da FAB está focado nos Rafale ….”.
Agora, em Agosto, a Boeing colocou m…. no ventilador brasileiro e mandou uma comitiva para cá propondo a venda dos F-18 e mais o mesmo valor em transferência de tecnologia! E sem nenhum custo adicional!
A Boeing, se sentindo desprotegida por causa da Lei anti suborno Americana está tentando tirar o doce francês da boca das “crianças”. Está oferecendo transferência de tecnologia, ao invés de propina, no mesmo valor da compra dos aviões.
Você que está lendo este artigo procure saber quais são os brasileiros que tem poder de voto na decisão final da compra. Eu aposto tudo que farão o impossível para descaracterizar a Boeing e decidir em favor da Dassault. Acho que não é necessário desenhar. Certo?
Nelson Salomone é empresário, formado em Engenharia
Química pelo Mackenzie e mestre em Marketing e Finanças pela Flórida State University
Pasmem: O F18 é o mais testado. O Rafale nunca foi construido!!!!!
A.Carlos
-08/09/2009 às 7:35
Reinaldo,
Bom dia!
Mas, o que você disse, não é ficção… “Mais um pouco Sarkozy exigiria que todos comprássemos CDs de Carla Bruni ou que Lula lesse Voltaire no original! Agora será assim: para mandar a Lei de Licitações para o lixo, basta o vendedor exigir.”
A Carla Bruni exigiu que o Sarkosi pedisse ao governo brasileiro que comprasse e distribuisse junto ao bolsa familia o seus discos. Já que ela via o Sarkozy, com a faca francesa e o queijo mineiro na mão. Sarkozy preferiu não pedir isso, então, ela muito chateada não quis vir junto nessa viagem. Foi por isso que não veio junto ao Sarkozy. Agora, porque ele desistiu de exigir que o Lula lesse Voltaire…
Bom dia, Reinaldo!
CPI
-08/09/2009 às 7:35
Uma parte do din-din voltará para a candidatura da gorducha. A empreiteira intermediará a transação com o sigilo de praxe…
Politicida Plus
-08/09/2009 às 7:25
Reinaldo, favor postar esse texto no lugar primeiro enviado que tem erro gramatical.
E o pior é,que pelo social e pelo pré-sal as falcatruas vão grassando nesse país e ninguém questiona tantas compras e obras bilionárias sem licitação ,e a oposição se cala. Seriam necessárias tantas CPIs que parariam o país, que o melhor seria cassar o apedeuta biriteiro por improbidade administrativa e total incapacidade de governar. É o populismo e a devoção iguais à de Janio Quadros redivivos. Quadros e Silva tem em muito em comum que é a ” marvada”.
Pai: - Afasta de mim esse cálice! pois atras dele ja veio um golpe militar e não queremos outro.
Rafael R.
-08/09/2009 às 7:17
O caça francês é Rafale, não Rafaele. Pesquisei ontem sobre os três caças: os outros dois no páreo são infinitamente melhores que os caças da Dassault, sem sombra de dúvida. Sou leigo, mas é minha opinião e de diversas páginas “google afora”…
gato xadrez
-08/09/2009 às 7:02
É intrigante notar a preferência de abastecer a Marinha,a Aeronáutica e desprezar totalmente o Exército. Por que? Ontem novamente ouvi um apresentador da TVCâmara comentar com os convidados sobre a localização do pré sal. Está prá lá das 300 milhas, algo em torno de 90%.Notei que o assunto parece estar sob censura. Fala-se apenas a frase que diz sobre a localização e o assunto é encerrado. Foi assim também com o ministro Jobim. Estranho e tudo mais é ver o gov. insistir numa tese pela qual ainda discutem nos tribunais internacionais sem nenhum resultado final.Colocam a carroça na frente dos burros..Aí tem coisa é não é pouco não.O min.Jobim despreza a opinião dos militares.Tudo é esquisito.
Luciano Marques (correspondente do Blog à Paris)
-08/09/2009 às 6:39
Pois é, o mais estranho é que esses aviões são um verdadeiro fracasso comercial. O franceses gastaram 40 bilhões de euros para concebê-los e ninguém compra « sauf l’Armée de l’Air». Segundo analistas franceses, o aparelho é de pilotagem complexa e muito caro. A Arábia Saudita tinha feito uma promessa de compra de 60 unidades e em seguida anulou o negócio. O Marrocos, quintal da « France-Afrique », preferiu os F-18 americanos. Por que nós compramos um produto até então invendável ?
« Est-ce qu’il y a eu de pots-de-vin ? »
Luiz Vicente
-08/09/2009 às 6:36
É, o Bolivariano da Silva primeiro protege o Renan, o Collor e agora o Sarney, e outros tantos notoriamente envolvidos com empreiteiras.
Agora se revela, ele próprio, protetor da Odebretch nessa cláusula pitoresca muito bem observada pelo nosso Rei acima.
Aposto, Reinaldo, que amanhã dirão que não foi bem assim, já que não há nada assinado, nada oficializado e tudo não passa de um teste para ver se comemos ou não a isca.