Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

OAB-SP lembra a dignidade da antiga OAB nacional e declara apoio ao protesto de domingo

O silêncio da OAB federal segue vergonhoso. Leia íntegra da nota

Por: Reinaldo Azevedo

Já que a OAB federal resolveu renunciar à própria história e silenciar diante dos descalabros em curso no governo federal, que ao menos a seccional de São Paulo lembre a antiga dignidade da Ordem.

Em nota, a seção paulista decidiu declarar apoio à manifestação de domingo. Leia a íntegra.

*
Direito e respeito à manifestação pública

A Secional Paulista da Ordem dos Advogados do Brasil expressa seu apoio às manifestações que ocorrerão no próximo domingo, destacando o direito do cidadão externar sua indignação com o atual momento da vida institucional do país, com as sucessivas denúncias de corrupção, desmandos no trato da coisa pública e na prevalência contínua de interesses privados em debates, na tomada de decisões e nas ocupações dos espaços públicos, além do gravíssimo quadro recessivo de nossa economia com aumento de desemprego, inflação elevada, queda da atividade empresarial e do PIB do país.

A OAB SP conclama para que as manifestações sejam pautadas pelo respeito às diferenças, e sejam mantidos o ânimo democrático e o comportamento pacífico de todos aqueles que comparecerem às ruas para demonstrar insatisfação, indignação e apoio às causas. O país está acima das conveniências partidárias e grupais.

A instituição reafirma a sua crença na Justiça como instrumento de pacificação social e de combate aos males de nosso país, notadamente à corrupção, por meio de julgamentos promovidos com independência e isenção, e sempre tendo como parâmetro os preceitos constitucionais do direito à ampla defesa, presunção de inocência e devido processo legal.

A OAB SP anuncia que, por decisão de seu Conselho Secional, levará a posição paulista a favor da abertura do processo de impeachment da presidente da República, embasado em princípios constitucionais da ampla defesa e contraditório, ao Colégio de Presidentes no Conselho Federal da OAB.

A Comissão de Direitos e Prerrogativas da Secional ficará de plantão para que advogados, que precisem intervir na defesa dos manifestantes, tenham suas garantias profissionais respeitadas.

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

67 comentários
  1. CEKA

    Só acredito em mudanças na OAB quando mudarem o método de eleição de seus membros de indireta para DIRETA! Todos defendem eleição direta da boca para fora, ou seja da oab para fora (” faça o que eu digo, não faça o que eu faço”). Bando de hipócritas! Essa mudança “estratégica” se deve a que já devem estar sentindo a água bater nos seus rabos felpudos!

  2. Roberto Flores Martins

    O estrago que o PT realizou na moral e na decência foi maior do que a roubalheira e o descalabro produzido no Estado Brasileiro!

  3. Rubens Campos

    PARECE-NOS QUE O LAMACHIA DISSE BEM A QUE VEIO!

  4. jota

    É isto que toda a classe dos advogados deveria seguir. Ou seja, se colocar ao lado do Brasil e do Povo. Porém, esta entidadezinha chamada OAB Nacional só tem por objetivo o auto-favorecimento de seus membros que querem, a qualquer custo, serem indicados para Tribunais Superiores. Que ética ou mora porra nenhuma! O que importa e o locupletamento pessoal de cada um deles. Não devemos esquecer de, assim que os canalhas que tomaram de assalto o Brasil para roubar seus cofres tiverem suas bundas devidamente chutadas pelos pés dos Brasileiros dignos, fazer passar no Congresso a mudança da forma de escolha dos membros dos Tribunais Superiores e acabar com essa excrecência chamada de “Quinto Constitucional” pois, será a única forma de se acabar com as indicações políticas dos Ministros daqueles tribunas e impedir que advogados se transformem em execráveis politiqueiros. Fora OAB NACIONAL!

  5. Silva

    Parabéns OAB de SP, por não se deixarem aparelhar pelos Ptralhas e comunistas, como a UNE.

  6. Lucia R.

    Já não era sem tempo, pelo menos em tempo.
    Parabéns OAB DE SÃO PAULO.

  7. normita luz

    ERRATA:
    Corrigindo o número da nova lei de lavagem de capitais: 12.683/12. Desculpem!

  8. marcio

    A OAB – SP não é covarde.

  9. normita luz

    A OAB insurgiu-se contra a lei de lavagem de capitais. Desde 2012 a OAB ajuizou uma ação direta de inconstitucionalidade, (ADIN), para excluir a advocacia da lei de lavagem de dinheiro. A própria OAB divulgou, em seu sítio na internet, essa posição: “O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) decidiu hoje (22), em sua sessão plenária, ajuizar Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) com o objetivo de ver declarada a exclusão da advocacia da incidência da Lei 12.683/12, que alterou a 9.613/98 e trata dos crimes de lavagem de dinheiro. No entendimento da OAB, a lei 12.683/12 não pode revogar a lei federal 8.906/94 (Estatuto da Advocacia), além de não ter mencionado expressamente a advocacia entre as categorias profissionais a ela aplicáveis.”
    Ou seja, a nova lei de lavagem de dinheiro, (Lei 12.638/12), prevê que todos os profissionais liberais estão obrigados a denunciar ao COAF movimentação financeira atípica, que possa envolver lavagem de dinheiro, dos seus clientes.
    Então, nesse momento, em que a operação lavajato caça corruptos envolvidos com o petrolão, os advogados mesmo que saibam de movimentação financeira estranha dos seus clientes, não podem denunciá-los, por força do sigilo profissional.

  10. ptulantes

    Com praticamente todos da elite do pt, ou melhor quase todos do alto escalão do partido envolvidos em propina em detrimento da economia do Brasil. Deve- se manter o foco somente o Pt de novo, pois ainda está no poder apesar de tudo

  11. Marcio

    Gostaria que, como advogado, a OAB/Rj também seguisse essa manifestação! Mas não me iludo(embora me indigne!) que o atual presidente da OAB/RJ seja capaz de seguir este exemplo. Ele é cria do Damous, novo advogado do Lula, mesmo sem mandado, mas por mera ideologia e que chegou a ser candidato a Ministro. Que vergonha!!!!

  12. gomes

    DIA 13/03/2016, PRÓXIMO DOMINGO – I M P E A C H M E N T – JÁÁÁÁ!!
    FORA DILMA! FORA LULA! FORA PT!

  13. Didi

    Santo Ivo deve estar com vergonha da OAB NACIONAL

  14. ROSANA CABRERA

    Parabéns para a OAB-Paulista.

  15. Felipe

    Lamentavelmente, é inequívoco que a OAB foi aparelhada pelo PT e nos últimos anos se manteve omissa perante os ilícitos praticados pelos PTralhas. Agora, quando “os porões do barco já estão alagados”, quer desembarcar desse projeto criminoso de poder que sucumbiu.

  16. Nelson Marchetto (79)

    Comecei a enxergar de novo o Largo de São Francisco, que estava sumido à muito tempo caro Reinaldo, que eles pautem nas suas defesas em favor de seus clientes, no que Sobral Pinto dizia. Examine bem as acusações e, se tiverem certeza da inocência, DEFENDAM. Não pensem exclusivamente nos honorários, pensem no que prometeram quando se formaram!!!

  17. Fernando X

    Um pouco de vergonha na cara vai bem em qualquer situação.

  18. tutti

    Eu ia pedir cidadania paulista, mas fui ler alguns comentários e acabei adiando. Waldih Damous é OAB/Rio e dá um nojo danado. Mas me deparei com dr D`Urso defendendo Vaccari. Xi….OAB/Nacional. Vamos ver como se comporta a de São Paulo.

  19. Dalton Catunda Rocha

    OAB é uma filial da CUT. Duvidas? Alguém viu a OAB pedir a prisão de um petista.

  20. nelsondeoliveira

    É obvio que a OAB São Paulo
    está com o termômetro do
    lado de fora da janela, vendo
    a temperatura das ruas.
    Já a OAB Nacional, tem os
    ilustres advogados dos
    ladrões da nação, que tem
    seus honorário poupudos
    à nossas custas. Pergunto;
    quem é o advogado do
    Vacari ? É obvio , ex- presidente
    Nacional da OAB, dr D’Urso.
    Nada como ter bons cliente,
    que serão eternos inocentes,
    até que se consiga provar
    o contrário .

  21. wanderlei lima

    Parabéns OAB-SP!!!

  22. Antonio Sanchez Sales

    Enfim, aqueles que SILENCIARAM durante 13 anos sobre os crimes e todo tipo de falcatruas perpetradas contra o Erário e as atitudes de total desrespeito às Instituições republicanas pelo governo, Partido dos Trabalhadores e seus militantes, agora resolveu se manifestar. Antes tarde do que nunca!!!! Tomara que essa atitude tomada na undécima hora pela OAB/SP consiga quebrar a resistência dos petistas da OAB nacional e resgatar uma das instituições outrora das mais importantes da vida nacional. Nada como um dia após o outro. Palmas para os arrependidos. Os que se arrependem de seus pecados merecem o benefício do perdão.

  23. Carlos Militão

    Dispenso apoio de OAB, ABI, CNBB… e muitas outras siglas, que sempre apoiaram o petismo. É Importante que entendamos que a nossa luta é contra o petismo e consequentemente o populismo e demagogia que ele representa. Estas últimas, armas de trastes como Lula , para se perpetuar no Poder e enriquecer junto com o bando. Não é ser só contra Lula e Dilma, é ser contra o Projeto de Poder que ambos defendem. Adianta alguma coisa trocar um Lula por um Aécio, MANTENDO O QUE ESTÁ AÍ? É claro que não. Pergunta para estas siglas se elas são contra o Projeto do PT, ou contra os “desvios” do Partido. E você vai desmascarar um monte de gente que está abandonando o barco MOMENTANEAMENTE. Muita gente vem ao blog indignado, e merecem respeito, mas não sabem para onde ir.Nós queremos um outro Brasil.

  24. ricardo

    BOA/OAB SP !!!!

  25. bianca cavani

    Sabemos que em todas as organizações há pessoas decentes, honradas, e as que não o são. Com satisfação, vemos agora esses da primeira categoria, da OAB, manifestarem-se. Para ser franca, já não era sem tempo, mas pelo menos o fizeram, e precisamos de todas as pessoas de bem na reconstrução de nosso país que foi tão prejudicado, arruinado mesmo, por esses anos de governo petista-populista-bolivariano.

  26. Antonio

    Sao Paulo mostra mais uma vez sua tradicao democrata.Parabens OAB-SP

  27. Ney S. Monteiro

    Esse apoio ajuda a esquecer que a OAB tem um indivíduo que atende pelo nome de Wadih Damus que representa a antítese de tudo que nos acostumamos a respeitar na OAB.

  28. Kalil Boanova

    Muito bem OAB_SP ainda da para acreditar em advogados de bem.agora a OAB nacional é igual a vampiro brasileiro,não vale nada estão querendo o quinto constitucional,ficam fazendo corpo mole mas a lei é clara e o direito também.

  29. ser

    Bom dia RA.
    Bom dia brasileiros e brasileiras da razão e coração.
    Patrulhamento ideológico e econômico correu e corre solto na sociedade brasileira como um todo.
    Enquanto poucos, se sacrificavam e sacrificam-se para resgatar a dignidade do nosso país, os vendidos e patrulhados, faziam e ainda fazem o diabo, para boicotar este patriotismo de poucos, a justiça justa de olhos vendados.
    Ainda é tempo de os vendidos e patrulhados se redimirem do mal e fazerem parte da história, nos ditos do bem.
    Deixem o lado obscuro da história do novo Brasil, para os entes e agentes do mal, do diabo e seus seguidores.
    Nós sabemos quem são e onde estão na sociedade como um todo, nos cargos, mandatos e togas.
    Honra e dignidade são palavras, sentimentos, dádivas existenciais que são estranhas aos mesmos.

  30. affonso

    Parabéns à seccional da OAB de SP pelo seu descolamento da Federal. Esta última mal esconde sua aderência à ideologia(?) petista; fecha o olho-é triste dizê-lo-à corrupção escancarada, ora vigente em o nosso País.Tornou-se um “”puxadinho”” do Lula e da camarada Dilma.

  31. burduna nelles !!!

    esses que agora estão dirigindo nosso país são gente da pior espécie, primitivos, violentos, xucros, canibais por sua natureza trevosa, temos que expulsá-los definitivamente mandando de volta aos subterrâneos reptilianos. Domingo será nosso Dia de Luz e faremos o certo.
    OAB/SP, parabéns!!

  32. bere

    Meu Caro Reinaldo, a OAB do Distrito Federal também irá às manifestações de domingo. acredito que outras seccionais também tenham aderido.

  33. Carvalho da Font'Seca

    A oab nacional, assim com a une, hoje em dia, não passam de mais um pelego na história triste deste país!

  34. André - Fora PT

    Parabéns a OAB/SP..enfim um pouco de dignidade dessa Entidade

  35. Wurgue Maia

    Parabéns à OAB – Secional de São Paulo, pela tomada de posição contra o estado de coisas desse governo, em contraponto à OAB Federal, que se omite numa hora crucial para a prevalência da governabilidade da Nação. Esta omissão da OAB Federal demonstra que não apóia as manifestações de domingo próximo, e que, sua proximidade com o atual governo contrapõe às aspirações do povo brasileiro que vai às ruas pelo impeachment de Dilma Rousseff. A história há de registrar a atuação da OAB Federal. Como diria Boris Casoy: ISTO É UMA VERGONHA!!!

  36. Maria de Lourdes

    Há que passar uns bons anos, para a OAB readquirir a dignidade de antigamente; “puxadinho” do Planalto, por muito tempo, tenta, agora, jogar para a platéia, dando uma de que é a favor do “impeachment”. Não vai colar, oportunistas!

  37. cristina

    OAB federal….VERGONHA NACIONAL!!!!!!!!!

  38. maria-maria

    Ainda que a OAB nacional não se tenha posicionado em relaçao ao dia 13/3, o novo presidente, Lamachia, está mudando os ares comunófilos da entidade já se tendo manifestado pró-impeachment da elementa nojenta

  39. Wake up

    Se parte desta organização, Organização Anti Brasileiros, está pulando para outro lado do muro significa que o psicopata lularápio, digo O jararaca, está no beco sem saída e caçado por Moro como faz mangusto com cobras embusteiras.

  40. Didi

    OAB
    ORDEM DE LOS ABOGADOS BOLIVARIANOS

  41. Aldo Matias Pereira

    Reinaldo,
    Será que esse paquiderme finalmente vai acordar? Mesmo que seja somente uma de suas seccionais?
    A se aguardar. Duvido muito, com a qualidade dos advogados que tocam a diretoria nacional. Sobral
    Pinto, infelizmente, não existe mais. E a ABI? Ela se resume ao sindicato dos “jornalistas”? E a CNBB?
    Se resume ao arcebispo de Aparecida e alguns heroicos curas país a fora, testemunhas do caos e da
    bandalheira, que se posicionam sujeitos a advertências e punições?

  42. Nosso orgulho à OAB-SP!

    Agindo sempre ao lado da justiça em conformidade com a lei em vigor, nossos profundos respeitos à OAB-SP. Parabéns à Secional Paulista da Ordem de Advogados do Brasil, entidade de respeito nacional, orgulho dos brasileiros!

  43. Raimundo Freitas

    A sede nacional da OAB, não é em Brasília? Vocês já viram vir de lá, algo que preste?

  44. nimue

    Me orgulho sempre de ser Paulista, morando fora, em outra cidade, mas amo minha São Paulo, irei para rua amanhã, fora Dilma, fora, PT, minha bandeira não é vermelha, minha bandeira é verde e amarela..

  45. jota

    Parabens a OAB de SP., antes tarde do que numca.

  46. Márcio

    Poxa, agora bateu um pouco de orgulho em ter concluído o curso de Direito no final de 2015.
    Até que enfim!
    Parabéns OAB-SP!
    Quanto à OAB Nacional e às demais seccionais que ainda continuam rastejando perante o lulopetismo, vê se tomam vergonha na cara!

  47. nico

    A oab (ordem dos acólitos da bandidagem) federal se tornou um puxadinho dos criminosos e ladrões federais, estaduais e municipais da gang petista.

  48. Chaparral

    A manifestação de domingo foi sequestrada pelos oportunistas Fabianos do psdb, que também só querem o poder. Essa raça tem que ser extirpada junto com a organização criminosa petista. Todos eles não querem mudança nenhuma, apenas manter s escravidão do povo.
    Aecio, enquanto governador, só pensava e passear de jatinho para o litoral, não tem a menor estatura pra presidente, idem para o oportunista Alckmim.

  49. Marcus Meyer

    Antes tarde do que nunca é bom ver a OAB se comportar como uma entidade de classe e não como um sindicato medíocre atrás de benefícios estatais!

  50. Ana Dias

    Parabéns aos colegas de São Paulo! Gostaria de ter visto o mesmo na OAB/PR.