Blogs e Colunistas

29/02/2012

às 22:03

O WikiLeaks, os franceses, a “aposentadoria” de Lula e o JEG (Jornalismo da Esgotosfera Governista)

Já deveria ter comentado texto publicado na VEJA Online na segunda-feira sobre um dos vazamentos do WikiLeaks. Olhem aqui: eu não costumo mudar de opinião sobre isso ou aquilo a depender de quem esteja sendo prejudicado ou beneficiado. Não tenho simpatia pelo WikiLeaks, não! Já escrevi a respeito algumas vezes. Não aprovo os métodos a que o site e sua turma recorrem. Leiam ou releiam o que foi publicado na segunda. Volto em seguida.

WikiLeaks: compra de aviões seria ‘aposentadoria’ de Lula

Um dos milhões de e-mails divulgados nesta segunda-feira pelo site WikiLeaks da empresa de inteligência e análise estratégica Stratfor diz respeito à compra de equipamentos militares pelo Brasil durante o governo Lula. Um funcionário do governo americano alocado no Brasil conversa sobre o negócio com um Stratfor chamado Marko Papic.

Um dos milhões de e-mails da empresa de inteligência e análise estratégica Stratfor que o site WikiLeaks começou a divulgar nesta segunda-feira diz respeito a negócios para a aquisição de equipamento militar pelo Brasil durante o governo Lula.

Em outubro de 2010, um funcionário do governo americano alocado no Brasil conversa sobre o negócio com um consultor da Stratfor chamado Marko Papic. Embora afirme não ter provas, ele é devastador no seu parecer: “A compra de submarinos é tão sem sentido que só pode ter a ver com propina. Lula provavelmente está cuidando do seu plano de aposentadoria. E veja só: a compra acontece ‘curiosamente’ no fim de seu mandato. O mesmo vale para os jatos. Nosso Departamento do Tesouro é vingativo quando se depara com subornos. Não podemos fazer nenhum negócio real num lugar corrupto como o Brasil. Os franceses não têm esses problemas”.

O servidor americano finaliza: “Desculpe-me não ter mais informações no que diz respeito à estratégia brasileira. A nossa avaliação é de que isso é puramente suborno. A única diferença é que agora o Brasil tem dinheiro, muito dinheiro, e pode de fato adquirir os equipamentos. Quero dizer, seria mera coincidência eles comprarem tanto equipamento militar da França? Os franceses sabem como realizar subornos”.

Estratégia
Ambos os negócios representam a disposição do governo brasileiro de modernizar suas Forças Armadas. A decisão envolve diplomacia e questões de estratégia militar. Em dezembro de 2008, por exemplo, o Brasil e a França firmaram acordo para construção de quatro submarinos da classe Scorpène, uma base naval e um estaleiro dedicado à produção das embarcações. O tratado de 6,7 bilhões de reais também previa a transferência de tecnologia para a produção do primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear. Em julho do ano passado, a presidente Dilma Rousseff participou da cerimônia em Itaguaí (RJ) que marcou o início da construção dos submarinos. O primeiro modelo deve ficar pronto em 2016 e ser entregue em 2017. Os demais serão disponibilizados entre intervalos de um ano e seis meses. O estaleiro e a base naval devem ser inaugurados em 2014 e o submarino nuclear, ficar pronto apenas em 2023.

O processo de aquisição de caças para a Força Aérea Brasileira, avaliado entre 4 bilhões e 6,5 bilhões de dólares, ainda está aberto. O assunto voltou a ganhar fôlego em 2012 depois de anos de avanço lento e adiamentos. Na “batalha dos caças”, os fabricantes têm oferecido ao Palácio do Planalto diferentes combinações de preço e políticas de transferência de tecnologia. Há cerca de dois anos, a Saab, fabricante do Gripen, foi a companhia que obteve a melhor avaliação da Força Aérea Brasileira (FAB).

Só que a opinião do órgão não se mostrou determinante. A venda quase foi fechada em 2009 para a francesa Dassault, que produz o Rafale, porque o ex-presidente Lula vivia uma lua de mel diplomática com o presidente Nicolas Sarkozy. No final de 2010, depois da data em que ocorreu a troca de e-mails entre o consultor da Stratfor e um funcionário do governo americano, as conversas entre ambos azedaram - e os franceses foram parar no ‘fim da fila’.

A Boeing, que participa da licitação com seus F-18 Super Hornet, intensificou seu lobby desde então. Neste ano, outra reviravolta. Em 31 de janeiro, a notícia da negociação para venda de 126 Rafales à Índia, por 12 bilhões de dólares, desviou o foco novamente para Paris. Desde então, fontes do Palácio do Eliseu e do Planalto dão como certo o fechamento do negócio com os franceses. Depois de dezesseis anos de adiamento, a presidente Dilma Rousseff parece estar disposta a fechar o negócio neste primeiro semestre.

Vazamento
A mensagem faz parte de Os Arquivos de Inteligência Global, com mais de 5 milhões de e-mails da companhia Stratfor, no Texas, EUA, divulgados nesta segunda-feira pelo WikiLeaks. Os e-mails datam de julho de 2004 a dezembro de 2011. Entre os clientes da Stratfor estão o Departamento de Segurança Pública dos Estados Unidos, a Marinha americana e grandes empresas.

Voltei
É evidente que o que se tem é quase nada para dar curso à desconfiança de que Lula recebeu propina dos franceses, como afirma o tal funcionário. Por mais que as negociações com os franceses tenham trilhado caminhos um tanto heterodoxos — eu mesmo escrevi bastante a respeito —, é o suficiente para dar início à campanha “Lula recebeu bola dos franceses”? Acho que não.

Mas agora peço que vocês ponderem: imaginem o que o JEG — Jornalismo da Esgotosfera Governista — não estaria fazendo, E COM PATROCÍNIO DE ESTATAIS, se os alvos da desconfiança fossem FHC, Serra ou outro tucano qualquer… Ora, fariam o que se pode ver todos os dias em suas páginas — os que têm estômago para aquilo ou são tolos o bastante para acreditar em penas de aluguel.

Chamo atenção, insisto, para este aspecto do problema: quem patrocina a campanha que esses caras fazem contra lideranças da oposição, autoridades do Judiciário e jornalistas e veículos de comunicação independentes são as estatais. Usa-se descaradamente o Estado para financiar uma guerra suja de natureza política.

Eles, que gostam tanto do WikiLeaks, silenciaram desta vez. Não só eles, é bom destacar. A própria grande imprensa, que se registre, teria dado muito mais visibilidade à acusação se o alvo não fosse Lula.

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

78 Comentários

  1. leandro cardoso

    -

    05/03/2012 às 15:08

    uma hora a wikileaks presta para divulgar sua informação, outra hora não, isto é confuso.Só quando lhe serve? Ou presta ou não presta

  2. Leticia Mertelle

    -

    03/03/2012 às 14:35

    Onde tem Lula, tem podridão!!!
    A compra desses Caças Frances é suspeita e bota suspeita nisso desde do governo Lula .
    Porque o governo Brasileiro quer optar por Caças bem mais caros que os concorrentes ?
    Porque o governo Brasileiro quer comprar Caças que foram comprovados como inoperantes e ineficientes que cai por defeito de fábrica a toda hora ?
    É evidente que rola muiiiita corrupção nessa provável compra e o favorecido metido nisso todos sabem quem é (LULA DA SILVA) !!!

  3. José Carlos

    -

    03/03/2012 às 13:33

    O Brasil ainda é o país do “Sabe com quem está falando?”, onde a lei não é igual para todos mas, ao contrário do que dizem, só se livram da lei a nova classe dirigente…a nova e verdadeira “zelite”.
    Claro, elles só pensam no povo! Portanto, tudo é válido “pela causa”…
    Lembremos apenas que se esta cambada (incluindo o professor de Deus, D. Lulla I & II) conseguiu o poder através do voto…popular! Quem é mais culpado, portanto?

  4. Spitfire

    -

    02/03/2012 às 21:42

    No Japão, Inglaterra, países nórdicos, Alemanha, Canadá, EUA, e demais países civilizados do 1º mundo, se um presidente é pego roubando como o lulla fez no caso lulinha - Telemar, neste caso dos Rafalles e outras 1000 maracutaias lullo-petistas, vai preso! Aqui o lulla compra os juízes.

  5. Claudiney

    -

    02/03/2012 às 20:51

    Reinaldo, a corrupção no Brasil é endemica, o mais interessante é que ficou provado por especialistas da aeronáltica e por leigos como eu que o jato americano é mais economico, mais barato, tecnológicamente anos a frente dos outros, então se não optarem por ele, estarão roubando o nosso dinheiro, a ideologia esquerdista só é exercida com dinheiro alheio, na casa de todos eles é vida de barão, viva os propineiros de plantão e o povo brasileiro continua de orelha baixa, ha se fosse na Coreia do Sul o pau quebrava.

  6. Spitfire

    -

    02/03/2012 às 20:36

    Nossa Força Aérea prefere os caças suecos da SAAB/GRIPEN, então por que lulla preferiu os Rafalle? Portanto aí tem sim mutreta do picareta apedeuta.

  7. Helio

    -

    02/03/2012 às 16:20

    SÓ DEUS PRA DAR FIM NESSAS COISAS! ELES SE JULGAM OS DONOS DE TUDO, MAS… VIRAM O HOMEM DA VENEZUELA???

  8. Mass

    -

    02/03/2012 às 14:07

    Aonde tem fumaça … . Aliás quanto é a fortuna do lula mesmo? Foi divulgado 2 bilhões. Chamem os bombeiros pois o fogo é de enormes proporções.

  9. Fernando

    -

    01/03/2012 às 23:21

    Bom, so para lembrar quem está achando que nao devemos comprar os caças franceses. A questão não é defesa, para derrubar teco-teco de traficante qualquer um dá. Não temos de entrar em guerra, aliás, ninguem está preparado para isso a nao ser os malucos e os EUA. A embraer, que hoje é orgulho para a patriotada, conseguiu sua tecnologia numa associação com a França. Os Russos querem o dinheiro para entrar no mercado da embraer, por isso nao fechamos com eles. Os EUA não querem liberar a tecnologia para vendermos. E todo mundo faz isso, os EUA estão fazendo a mesma coisa. Industria de armas não é para defesa, tem sempre outro interesse. É meio de fazer política industrial nos EUA e , ao que me parece, estamos tentando fazer uma versão tupiniquim disso. Nos Chaves da vida, serve para fazer barulho e desviar alguns recursos, coisa que o oriente médio conhece e a Coreia do Norte também. A URSS não tinha como ganhar algo com essa indústria só conseguiu se estrepar.

  10. Skander

    -

    01/03/2012 às 22:13

    Reinaldo, você já mudou o JEG de Jornalistas para Jornalismo da Esgotosfera Governista que é realmente mais significativo. Tenho uma sugestão: porque não JEGUE_TRALHA para lembrar os petralhas e algumas coisas mais, uma vez que governista pode ser de qualquer partido.

  11. NélsonX

    -

    01/03/2012 às 21:29

    Sempre achei estranho que esse analfabeto do 9dedos, uma vez fora do governo, saisse por aí a dar palestras milionárias. Um passarinho do bico roxo, me disse que era prá justificar o incrível patrimônio que o larápio do 9dedos juntou até aki…será passarinho…?

  12. PORCO CAPITALISTA

    -

    01/03/2012 às 17:27

    Se comprarmos, de fato, os aviões franceses, estaremos comprando uma bela porcaria!
    Enfim, o Brasil Maravilha é um castelo de cartas, um amontoado de mentiras.
    Ontem, o enganador do DIEESE explicava como o aumento do índice do desemprego em janeiro era uma boa notícia.
    Segundo ele, o índice aumentou, diante do aumento de pessoas que foram buscar empregos em janeiro (óbvio).
    E isso era bom, uma vez que as pessoas que saíram para procurar empregos, acreditavam que iriam conseguir empregos.
    A parte que ele não falou (negativa) é que, por óbvio, elas não encontraram emprego e por isso o índice aumenta.
    MAS A PARTE BOA PARA OS JEGS É QUE AS PESSOAS CONTINUAM ACREDITANDO NAS MENTIRAS, DENTRE ELAS A DE QUE O PAÍS ESTÁ UMA MARAVILHA E PODEM PROCURAR EMPREGO EM JANEIRO…

  13. josé

    -

    01/03/2012 às 16:30

    Tudo que é feito as escondidas um dia vem a tona; o lula ganhou muito dinheiro. Será que te vai ter tempo de gastar?

  14. indignada

    -

    01/03/2012 às 16:21

    QUE OS AMERICANOS INVADAM ESSE PAÍS DE BANANAS E QUE MOSTREM AO MUNDO QUEM É VERDADEIRAMENTE O LULA E SUA QUADRILHA. VAMOS ACABAR COM O LULA E O PT. CADA PAÍS TEM SEU SADAN QUE MERECE.

  15. Sandro Chagas

    -

    01/03/2012 às 16:04

    Eu pensei que a aposentadoria era a Gamecorp , empresa do filho dele , que recebeu um dinheirinho da Telemar .

  16. Leonardo Borges

    -

    01/03/2012 às 15:58

    Já li nos boeiros das internets por aí que o Wikileaks é do PiG. Há alguns meses atrás lia o contrário.

  17. Robbiate

    -

    01/03/2012 às 14:30

    Assim fica bem mais facil entender as milionárias “consultorias”de Lulla e seu primeiro escalão.

  18. L.Candeia

    -

    01/03/2012 às 13:58

    À época da “lua de mel” do abominável com Sarkozy, correu a notícia de que “três jovens senhores brasileitos” teriam ido à França, onde visitaram as instalações da Dassault e realizaram um “tour” pela Europa às expensas da empresa, tudo com hospedagem e transportes “first line”.

    Seriam “corretores” ?
    Não tiveram suas identidades divulgadas…
    Haveria, dentre eles, um de nome “Fábio Luís” ?
    Adoraria obter respostas!

  19. Sérgio Barros

    -

    01/03/2012 às 13:22

    Impressionante como esse mito foi bem criado. Graças a Deus sou imune a mitos modernos.

  20. Ronald

    -

    01/03/2012 às 13:14

    Enquanto isso, o sapo canalha vagabundo e canceroso sumiu do JEG….E aproveito para pedir autorização de uso desta verdadeira a contundente sigla que retrata fielmente boa parte do jornalismo canalha hoje praticado em Banânia.
    Osr
    Sds

  21. Kaos

    -

    01/03/2012 às 12:39

    O tal lulla já provou que é o político mais sem vergonha, corrupto, mentiroso e safado que este país já teve. Não duvido nada da veracidade destas notícias.

  22. Ali

    -

    01/03/2012 às 12:23

    Na boa, acho sim que lula “acertou” um por fora com os franceses, só que aí a coisa melou com a queda de 2 desses rafales pouco depois do “acerto”…Lulla não merece a mínima credibilidade, tão pouco a Dessault ou o sr.Bruni…

  23. Lucas Torino

    -

    01/03/2012 às 12:09

    Não precisa ser o Dr House para saber que a situação do Chaves é muito ruim.

  24. Randolfo

    -

    01/03/2012 às 12:05

    A verdadeira propina, a verdadeira aposentadoria vitalícia está na associação com o Ahmadinejah e seu petróleo.
    Atentem a isto! Será o grande escãndalo do século XXI no nosso Brasil.

  25. Se-Gyn

    -

    01/03/2012 às 11:55

    Terão sido apenas os franceses que, supostamente demonstraram o suposto e desabrido desapego material em relação ao presidente brasileiro?

  26. fernando

    -

    01/03/2012 às 11:49

    WikiLeaks descobriu a água quente! Mas erra ao falar de “aposentadoria” quando seria apenas um reforço…..

  27. Anônimo

    -

    01/03/2012 às 11:05

    Achar que Lula precisaria intermediar compra de aviões para se aposentar é subestimar a capacidade previdenciária do Apedeuta. O megapelego está aposentado faz tempo, assim como estão aposentados seus filhos e seus netos.

  28. Soledad

    -

    01/03/2012 às 11:03

    Pois é… já estava achando estranho o fato de ninguém comentar esse assunto. Concordo que o Wikileaks não é confiável. Mas ele não pode ser usado quando apenas lhe convém. Ontem o JN o usou para falar da doença do Hugo Chaves, bolas… se ele é fonte para isso, então tudo que sai nele sobre o Brasil deve ser usado.
    Mas quando as notícias não interessam (”Jornal Amigo”), aí o Wikileaks é apenas um jornal de fofocas.

  29. Fabiano Barreto

    -

    01/03/2012 às 10:57

    Os americanos não parecem ter dúvida nenhuma de que este processo passou necessariamente por propinas.

    Esses americanos sempre tão práticos, com sua linguagem direta.

    Fico me perguntando se, na escala brasileira de corrupção, um vereador está na ordem de grandeza de milhares de reais, se um deputado estadual em centenas de milhares; os deputados federais e prefeitos, em milhões; senadores e governadores, em dezenas de milhões, quem ocupará o cargo que trata de corrupção em cima de bilhões??

    Em 1997 o Consulado Americano no Brasil classificou a corrupção como “endêmica”. Foi duramente criticado pelo governo.

    Parece que a avaliação deles a nosso respeito nunca mudou.
    Et pour cause…

  30. fofa

    -

    01/03/2012 às 10:53

    A porcada magra está bem gorda e não para de comer…

  31. Miranda

    -

    01/03/2012 às 10:35

    Bom Dia Reinaldo!

    Só que note uma coisa, de um jeito ou de outro a pasta dos militares foi cair nas mãos do Celso Oxítono Amorim, é ou não é para achar muito estranho?

  32. PAULO ROBERTO URBANO DA CRUZ

    -

    01/03/2012 às 10:19

    Não foi o apedeuta que elogiou o WikiLeaks, por que estava mostrando os podres dos americanos. Será que agora ele ainda acha que ele é uma coisa boa ou já esta colocado na categoria de instrumento da CIA e de perseguidor das forças progressistas do planeta.

  33. ex-petista ou pt nunca mais

    -

    01/03/2012 às 10:13

    A Globo e outros jornais comentaram o vazamento no que diz respeito a doença de Chaves! Porque também não comentaram o vazamento desse suposto Suborno ao Lula? Particularmente acredito nas duas noticias, suborno a lula, doença terminal de Chaves!

  34. SILVIO

    -

    01/03/2012 às 10:07

    O PROBLEMA É O LULLA SE JUSTIFICAR, COM O BACKGROUND QUE POSSUI: DEIXOU PARA DILMA VANA 8 MINISTROS QUE SAÍRAM POR CORRUPÇÃO, MENSALÃO, ALOPRADOS, PGTO EXTERIOR DUDA MENDONÇA, COM CAIXA DOIS/VERBA PÚBLICA ROUBADA, ASSASINATO CELSO DANIEL (GRAVAÇÕES COM SEU BRAÇO DIREITO), 26000 CARGOS INVENTADOS……QUÊ CURRÍCULO ! OU MELHOR, QU^R FOLHA CORRIDA !

  35. josafá

    -

    01/03/2012 às 9:53

    Concordo com os que dizem que o wikileaks não é confiável, mas me chamou a atenção aquele trecho que diz que o Depto. do Tesouro é vingativo com quem recorre a propinas. Posso estar apenas dando asas à imaginação, mas será que o recuo do Depto de Defesa em relação aos super-tucanos da Embraer não tem algo a ver com isso? Não que a Embraer tenha usado de meios escusos, pois os super-tucanos têm sempre superado os seus concorrentes, mas como atitude para evitar suspeitas por estar negociando com um país, segundo o tal email, não confiável? Um prato cheio para os lobistas adversários pressionarem.

  36. Hagner

    -

    01/03/2012 às 9:49

    Eu também recomendo aos colegas comentaristas que não acessem o JEG, pois isso só aumenta a verba estatal deles.
    .
    Aliás, o Reinaldo tem que equilibrar bem entre combater mas não dar audiência à algum JEG específico. Não é fácil.

  37. Rods

    -

    01/03/2012 às 9:42

    REI.
    ONDE HÁ FUMAÇA HÁ FOGO E O HISTÓRICO DE MORALIDADE PÚBLICA DO PT NÃO É IMPOLUTO COMO TEMOS VISTO, MUITO ANTES DELES CHEGAREM AO PODER FEDERAL.
    ADEMAIS A DEFESA ENFÁTICA DO NEGÓCIO, DAQUELE QUE PERDEU A MODÉSTIA E QUE FOI MINISTRO DA DEFESA, FOI EMBLEMÁTICA, SEM EMBARGO DO ANÚNCIO ANTECIPADO, FEITO PELO APEDEUTA, ANTES DE UMA DECISÃO FORMAL DA ARMA INTERESSDA.
    Rods

  38. gilberto

    -

    01/03/2012 às 9:39

    Prezado Reinaldo, acho que devemos farejar propina, sim. TODOS esses negócios de armamentos de alto nível são movidos a propina, como bem demonstra o livro “Os Vendedores de Armas”, de Anthony Sampson. Essa é a REGRA do esquema. Se foi o Lula ou outro, pode-se ponderar. Mas que rola grana grossa, isso rola. A questão dos caças protelados é algo tão absurdo que nem o PT faria sem uma boa razão. Se fossem isentos, bastava acatar a opinião da FAB, que é quem entende realmente disso, e ainda economizariam uma grana preta. Estes dez anos de protelamento podem custar muito caro ao país, pois leva em torno de 8 anos para se conseguir os caças, depois de fechado o contrato. Mais oito.

  39. Agilmar Machado Filho

    -

    01/03/2012 às 9:36

    Será que o bufão-mor continua sendo um simpatizante do “Whisky”leaks depois dessa ???

  40. Adriano da Ilha

    -

    01/03/2012 às 9:21

    Reinaldo, como sempre sua análise é perfeita. Mostra como os meios de comunicação são tolerantes com o bastião da virtude e da ética, o Sr. Lula. Ora bolas, se dão importância a uma série de informações divulgadas pelo Wikileaks a ponto de se mostrarem indignados pela prisão do seu criador, por que não fazem o mesmo com o caso do Lula ? Esta é mais uma evidência de como a imprensa, de forma geral, é tendenciosa.

  41. manoel bandeira

    -

    01/03/2012 às 9:21

    Tio, qual o real motivo dos franceses indicarem a empresa a realizar a obra do estaleiro no RJ para a construçao do submarinos. Seria a mesma que esta tocando a obra do itaquerao.

  42. P.Fuentes

    -

    01/03/2012 às 9:18

    Prezado Reinaldo
    Os sindicatos e a esquerda francesa não colaboram(raram) financeira diretamente ou indiretamente para pt?

  43. Joao

    -

    01/03/2012 às 9:14

    Sabemos de varios fatos envolvendo dirigentes petistas em roubalheira. Lula sempre calou diante desses fatos. Não é de se estranhar portanto que ele também goste do jabá.
    Há informacoes que um dos filhos dele hoje é prospero fazendeiro, quando até recentemente tinha salário de R$600,00.

  44. Sergio S. Oliveira

    -

    01/03/2012 às 9:11

    Mas não é de hoje que se sabe que as forças armadas não indicariam os caças franceses para o país e sim, os americanos, muito mais potentes, com maior autonomia de vôo para um país continental como é o Brasil e capacidade bélica. Detalhe: pelo mesmo valor ou menos que os franceses… É lógico que aí tem, disso ninguém duvida.

  45. Messias

    -

    01/03/2012 às 9:01

    É bom lembrar que o Lula defendia o WikiLeaks. Se continua, eu não sei.

  46. claudio novaes

    -

    01/03/2012 às 8:41

    Essas correspondências já eram do conhecimento dos jornais desde 2009/2010 e estão publicando aos pouquinhos. Deve ser para não prejudicar o PT e o Lula. Basta comparar o quantitativo de aviões do contrato da Índia com o do Brasil para ver que tem mutreta. (36 caças contra 126).E a melhor avaliação da FAB é para o F-18.

  47. André

    -

    01/03/2012 às 8:18

    Agora os petralhas começarão a desqualificar o Wikileaks que antes tanto amavam.

  48. roberto

    -

    01/03/2012 às 8:01

    Acho que depois disso começa desmoronar a credibilidade do sr. Lula da Silva.

  49. Anonino

    -

    01/03/2012 às 7:50

    É por falar nos JEGs, um deles dá o seguinte título a um post: Em “Mais Estranho Que a Ficção” Deus é um Mal Escritor. Fofo, não?

  50. Cil

    -

    01/03/2012 às 7:41

    O primeiro modelo vai ficar PRONTO MESMO em 2017… ou vai ser um João Cândido da vida???? Eheheheheheh… E ser inaugurado, mas nããããããoooo inauguraaaaaaaaaaaaaaado.
    -
    Não sei se houve propina, mas toda a negociação com os franceses é pra lá de estranha. Até onde sei, os caças franceses são “velhos”, portanto, essa balela de transferência de tecnologia é bobagem. Grande coisa transferir tecnologia ultrapassada. Se as FAB optaram pelo modelo da Sueca Saab, isso tem que ser levado em conta, aliás… deveria ser o ponto focal, afinal até onde a Desgovernada de Brasília só vai acumular horas de vôo na qualidade de passageira e não de piloto.

  51. Olegário

    -

    01/03/2012 às 6:35

    O mito politíco Lula foi construído pela imprensa com base no ideário de que por ter origem pobre e trabalhadora, não teria as máculas originais das classes dominantes ao ser levado ao poder. Um semideus! Puro dogma. Assim, não pode e não quer destruir o mito que ela mesmo construiu! Lula é apenas homem como nós, e como todos, falível.

  52. Marcus Meyer

    -

    01/03/2012 às 6:02

    O que eu sei, e que está bastante claro, é que Lula recebeu propina, sim, e em grande volume, através dos bolsos de seu filho, o Lulinha fenômeno, para mudar uma lei e permitir a fusão de duas empresas para a formação da OI! Não foi à toa que um biólogo que no máximo havia conseguido um emprego como monitor de zoológico (tudo bem que o seu índice de acerto no reconhecimento de uma girafa, um elefante e uma zebra superava os 90%), mas logo que o pai virou presidente criou uma empresa de conteúdo eletrônico (nenhuma ligação com a sua formação) e passou a receber milhões de reais, injetados por uma empresa em que um dos sócios era um banco público cujo dirigente foi nomeado por Lula! Isto é mais do que indício para se ter certeza de quanto Lula pode ser venal!

  53. Marcos F

    -

    01/03/2012 às 3:14

    2012: Há muito diz-que-diz sobre corrupção sistêmica na Brasil, e o nome do ex-Presidente da República junto com o do ex-Presidente de seu partido, estão presentes em todas as listas de valor grande. Bilhões de dólares.
    Há controvérsias. Num ambiente fétido como este, acredita-se que o número de interessados em participar da divisão do “bolo” não acompanha a capacidade dos corruptores, de pagar o preço.
    Por outro lado, as demonstrações de poder e riqueza dos governistas e aliados, ultrapassa o recato e elegância que se espera de chefes de governo, isto tão claramente que não há discussão sobre o assunto, só certezas de impunidade.
    Há muitas dúvidas.
    Alguém duvida?

  54. Ratoeira

    -

    01/03/2012 às 1:49

    Se fosse contra um político do PSDB, A GRANDE IMPRENSA ESTAMPARIA NA PRIMEIRA PÁGINA DE SEUS JORNAIS. Como é com o Lula, escondem a matéria.

    Quanto ao JEG, o que dizer? Jornalismo vagabundo sustentado com nosso dinheiro! Vergonha! País vagabundo!

  55. Val

    -

    01/03/2012 às 1:20

    Onde tem pt e lulllllla, pode escrever que tem sacanagem e certamente o recuo se deve ao fato de algum vazamento da maracutaia urdida com os franceses.

  56. Hugo Stiglitz

    -

    01/03/2012 às 0:35

    Quem cala, consente.

  57. Titus Petronius

    -

    01/03/2012 às 0:19

    Sei não, Reinaldo, mas creio que a grande imprensa esteja um pouco mais madura, tirante, claro, os colunistas suspeitos de sempre. Da mesma maneira que não dão muita bola para o wikileaks agora, os jornalões também não levaram a sério aquele dossiê fajuto em forma de livro contra Serra. Já é um avanço, enfim. Mas que a história da compra dos caças tem cheiro esquisito, isso tem…

  58. Fernando

    -

    01/03/2012 às 0:04

    Lembra o que fizeram com o Waack?

  59. raimundo

    -

    01/03/2012 às 0:01

    Será que LULA terá grande peso na definição das Eleições 2012, mais precisamente em São Paulo, Capital?

  60. Célio

    -

    29/02/2012 às 23:53

    A estorinha do João e o pé de feijão era apenas um conto. Se a gente descuidar a história Lula é o pé-de-meia Rafale vira realidade.

  61. Martha

    -

    29/02/2012 às 23:49

    Já pensou se esses submarinos ficassem encalhados no fundo do mar como ficou encalhado o navio inaugurado por Lula em Pernambuco?

  62. Curumim

    -

    29/02/2012 às 23:44

    Eu concordo que não foi SÓ para a aposentadoria delle. Foi também, para a aposentadoria de outros iguais a elle.

  63. Alexandre

    -

    29/02/2012 às 23:37

    Tio Rei,

    Vi que tomou os devidos cuidados no texto, mas me parece ser sempre bom reiterar:

    a) Dessa vez, foram divulgadas informacoes da Stratfor, que é uma empresa privada. Logo, os dados nem seriam de interesse público, o que acentua o fato de que Assange é, pura e simplesmente, um bandido.

    b) Sendo bandido, Assange não é confiável, por definição. Logo, não há como saber se o que foi divulgado foi adulterado.

    Não somos petralhas. Creio que o wikilieaks não pode fazer parte de nossa pequena “caixa de ferramentas”.

    Abraços.

  64. neoliberal otimista

    -

    29/02/2012 às 23:08

    Petista não recebe propina ! Petista só recebe RECURSOS NÃO CONTABILIZADOS ! E não se fala mais nisso, certo ?

  65. Pedro

    -

    29/02/2012 às 22:41

    DICA IMPORTANTE!
    Não acessem o JEG! Resistam à curiosidade. Cada vez que alguém acessa os sites dessa gente, o contador de acessos (a audiência) deles aumenta.
    Eu só acompanho os embates do tio Rei com os vagabundos por aqui mesmo, no blog dele.
    Nunca entrei e nem vou citar os nomes p/ não fazer propaganda deles num blog que REALMENTE TEM muitos leitores: Blog do Reinaldo Azevedo!

  66. Andre M. Andrade Jr

    -

    29/02/2012 às 22:41

    A opinião do membro do governo americano não tem nada de exagerado.Lula, um simples mecânico, que nunca mais trabalhou e se aposentou com uns CR$3 a 4000,00,sempre viveu na folga,viajando,com a família se dando bem e sem ter a vergonha de ver um filho virar empresário, com grande capital,nascido de mutretas com empresas protegidas pelo seu governo.Este negócio dos absurdos submarinos ,ao preço de assustar,e,também o dos aviões,no momento em que não se aplica dinheiro para desenvolver o país é de causar desconfiança e suspeita.A personalidade do Lula permite a hipótese.Outra suspeita é a teimosia da Dilmona em levar à frente o plano do trem bala de 60 bilhões para não levar a nada.Aí tem coisa!!!!!

  67. Edson Angelice

    -

    29/02/2012 às 22:36

    É só ver na revista Forbes.

  68. Fabricio

    -

    29/02/2012 às 22:34

    O problema não é os ratos de esgoto ficarem quietos; tem mais é que ficar mesmo! O problema é a omissão da oposição. Esse argumento que você utiliza, ou seja, se o veiculado atingisse agentes do que é hoje oposição, a canalha estaria em polvorosa; isso que você faz, deveria ser feito pela vanguarda da oposição, informando à população e cobrando postura dos esquerdopatas!!

  69. Claudio

    -

    29/02/2012 às 22:33

    Não ponho minha mão no fogo por nenhum deles. That’s their nature!

  70. Elah

    -

    29/02/2012 às 22:29

    É… também acho que não.
    Até porque, da aposentadoria dele, Lula já cuidou. E das dos filhos também.
    A não ser que estivesse querendo garantir as dos netos…

  71. Douglas Corrêa

    -

    29/02/2012 às 22:22

    Interessante o comentario de Carlos Brickman :

    Aviões, submarinos? Não… é o estaleiro, estúpido

    Carlos Brickmann

    Um grande vazamento de diálogos pelo WikiLeaks, portal especializado em divulgar informações sigilosas, sugere que a compra de submarinos franceses pelo Brasil é muito estranha e pode estar relacionada a pagamentos ilegais.

    Sugere também que a possível compra dos caças supersônicos Rafale, também da França, será algo tão absurdo que pode levar a maus pensamentos.

    Os vazamentos do WikiLeaks não levam necessariamente à verdade. E é curiosa a data do vazamento, próxima àquela em que, segundo corre em Brasília, seria anunciada a compra dos Rafale. As fontes cujas informações foram vazadas defendem os caças americanos Boeing F-18 - o vazamento, portanto, lhes é conveniente.

    A história mais significativa do acordo militar entre Brasil e França não é a que aparece nos WikiLeaks: é a do estaleiro que o Brasil constrói, com tecnologia francesa. Por algum motivo, os franceses exigiram que o estaleiro fosse construído por uma empresa brasileira, e uma empresa específica: a Odebrecht.

    Não é comum, em acordos internacionais, que um país indique as empresas do outro que devem ser escolhidas.

    E não é nem daqueles casos em que se determinam características que levarão à escolha de uma empresa: é aquela, só aquela e pronto.

  72. morg

    -

    29/02/2012 às 22:16

    Reinaldo, na 6a. linha: “…ou releiam o…”
    morg

  73. E.Neto

    -

    29/02/2012 às 22:13

    Uê agora a Wikileaks é “reaça”? rs,

  74. Hagner

    -

    29/02/2012 às 22:13

    Bem lembrado, Reinaldo.
    Eu também acho pouco provável que Lula iria receber propina, porque o petista não é tão óbvio assim. O mensalão mostra que quando um petista mete a mão na cumbuca é através de esquemas sofisticados.
    .
    Mas é interessante observar o que o JEG estaria fazendo a essa altura do campeonato se o personagem da história fosse um tucano. Sai de baixo!
    .
    O JEG, alimentado com dinheiro público, é uma máquina de produzir mentiras e destruir pessoas. Até nisso nós somos diferentes.

  75. marcos paula

    -

    29/02/2012 às 22:13

    Tio Rei, acho que embaixo desse angú tem…caroço. O tempo dirá.

  76. Eduardo

    -

    29/02/2012 às 22:13

    Se fosse o FHC a petezada já estaria falando em CPI !

  77. morg

    -

    29/02/2012 às 22:10

    Reinaldo, no título: “…aposentadoria”…”
    morg


 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados