Blogs e Colunistas

09/08/2010

às 16:15

O PT e a “ditadura perfeita”

Quando FHC foi reeleito, em 1998, alguns “especialistas”, estupidamente, falaram em risco de “mexicanização do Brasil”. O que aquilo queria dizer? Estava ainda no poder, no México, o PRI, Partido da Revolução Institucional, que vencia eleição após eleição desde 1929! Era, e é, a mais fantástica máquina de corrupção política de que se tem notícia no mundo ocidental. O escritor peruano Mário Vargas Llosa referiu-se ao PRI como a “ditadura perfeita”. O partido só foi parcialmente apeado do poder nas eleições de 2000!!! Na origem, tinha forte inclinação à esquerda. Nota à margem: o PRI está fora da Presidência desde 2001, mas ainda é uma das principais forças política do país e está entranhado na máquina do estado.

Pois bem… Escrevi à época que a vocação para se constituir como um partido único, abrigando em si as mais diversas correntes, tinha era o PT — e olhem que o partido ainda estava na oposição. O que me motivou a ter aquela, não temo a palavra, “antevisão”? O fato de que o partido, já então, advogava determinadas teses onde era poder e não tinha pejo de pregar o contrário onde era oposição. Isso deixava claro que sua principal linha de conduta era sabotar o adversário para se apoderar da máquina do estado.

O PSDB com cara de PRI mexicano? Só podia ser, e era, uma piada de quem ou não entendia o jogo político ou estava fazendo política partidária. Para construir a “mexicanização”, era necessário ter o controle de sindicatos, de movimentos de “camponeses”, de movimentos sociais… O PSDB era um partido de quadros técnicos formados na classe média, com forte inclinação urbana e democrática — incompatível, pois, com aquele desenho.

O nosso modelo de PRI está aí. Em 2003, primeiro ano de governo petista, fui convidado pela Fundação Teotônio Vilela, ligada ao PSDB, a escrever um artigo sobre os primeiros meses de governo petista, o comportamento das oposições etc. Perdi o original, mas o texto está nos arquivos da fundação e em papel impresso. Era mais crítico, diga-se, ao PSDB do que ao próprio PT. Afirmei que o petismo caminhava para ser um partido hegemônico e que ainda acabaria abrigando, em seu guarda-chuva, tendências que iriam da direita à extrema esquerda, todas elas soldadas pelo leite de pata do dinheiro público. Bem, o “modelo” está aí: você, leitor, é mais simpático ao Bolsa Família, para os brasileiros pobres, ou ao Bolsa BNDES, para os nem tão pobres assim?

O dossiê contra Guido Mantega, as acusações feitas por um ex-membro da equipe de dossiês da Previ, a guerra entre o grupo de Berzoini e outras alas do petismo, tudo isso caracteriza esse partido-ônibus, que hoje abriga de tudo. Nos primórdios, o PT enfrentou, de fato, algumas batalhas ideológicas, que ficaram para trás. A divisão do partido em correntes ideológicas — mais à esquerda ou menos; stalinistas de formação contra trotskistas originais —, tudo isso ficou para trás, é não mais do que marginal.

Com adversários por ora fracos, um tanto desarticulados, e com forte presença no que eles chamam “mídia” — e olhem que se esforçam para ampliar esse domínio —, os petistas estão começando a se dividir em gangues para dominar as galinhas dos ovos de ouro da administração pública. Trata-se de uma briga pelo butim do estado. Tudo, claro, mediado por eleições que pretendem, cada vez mais, meramente homologatórias.

A isso Vargas Llosa chamou “ditadura perfeita”.

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

53 Comentários

  1. Tim Omar de Lima e Silva

    -

    16/08/2010 às 1:58

    Reinaldo Azevedo enriquece a revista com seus excelentes e oportunos comentários.
    Parabéns Rei e a Revista por publicar o texto!

  2. Ricardo

    -

    10/08/2010 às 12:30

    O PT quer mesmo é desfrutar das benesses do capitalismo, aparelhar o estado. Quem gosta da ideologia socialesca é intelectual esquerdista e jornalista engajado.

  3. DECEPCIONADO

    -

    10/08/2010 às 6:44

    Já que os “especialistas” trataram a reeleição de FHC como a “mexicanização do Brasil”, onde estarão estes mesmos “especialistas”? Por que eles não se atrevem, agora, a chamar a reeleição de Lula e a provável eleição da Dilma, de “venezuelização do Brasil”?

  4. Fausto Góes Fontes Neto

    -

    10/08/2010 às 4:26

    Nest egg or serpent’s egg?
    Tenho medo de despertar como uma Argentina!
    http://www.economist.com/node/16748990?story_id=16748990

  5. Anônimo

    -

    09/08/2010 às 21:21

    Rei, depois dos textos da tarde cheguei a triste conclusão: Essa será a última eleição do nosso País,pq será implantado o regime comunista por essa corja que hoje ocupa o podre poder.
    É triste, mas é a pura verdade (pelo menos a minha).

  6. cadu

    -

    09/08/2010 às 20:00

    O nosso PRI chama-se PMDB.

  7. JB

    -

    09/08/2010 às 20:00

    Por falar em México, a entrevista do historiador Jorge Castanede no programa do D’Ávila, na TV Brasil, deve ter deixado os petralhas p da vida, já que esse canal é dos “homi”. Ele creditou o “sucesso” do governo do apedeuta à política econômica do governo FHC. Frisou que os avanços do Brasil, inclusive na área social, é fruto do que foi feito nos 8 anos do governo de FHC e continuado, com alguns ajustes, pelo governo atual. Quanto a política externa, comandada pelo Megalonanico, foi classificada como um verdadeiro desastre. É uma pena que esse canal não tem audiência. Acho que só teve a minha, acidentalmente.

  8. Roberto K.

    -

    09/08/2010 às 19:59

    Os petralhas chegaram à conclusão de que não existe ideologia que resista a um punhado de verdinha$$$.

  9. Eduardo

    -

    09/08/2010 às 19:00

    A forma com mentem, distorcem os fatos, desconstroem os adversários, é emblemática dos princípios do PT. Não entendem a democracia, porque não possuem discernimento para isso. Para o PT, adversário bom é adversário morto, até o próprio passado do adversário deve ser desconstituído, de modo a lembrar que só o PT é que presta. Ainda tem muita água pra passar por debaixo desta ponte, o eleitor vai pensar muito bem antes de efetuar o seu voto.

  10. Silva

    -

    09/08/2010 às 18:59

    Arnaldo Jabor e a Ditadura Perfeita:

    http://youtu.be/fT_2FqbYIOI

  11. Ziu

    -

    09/08/2010 às 18:55

    Reinaldo,
    Esta imprensa burra que está ai no neste nosso pobre Brasil, ainda não se deu conta que Lula e PT sempre usaram e abusaram do discurso em pról dos “movimentos sociais”, que era a deixa para que eles alcançassem o poder usando para tanto a democracia, mas que vai acabar mesmo, se ela não se mexer rapidinho, é na ditadura de um tirano só!!!

  12. D. M. Ferreira

    -

    09/08/2010 às 18:40

    Parabéns pela análise Reinaldo. Guardei o artigo em pdf para lê-lo daqui a alguns anos. Mais uma antevisão. E o Brasil caminha a passos largos para este retrocesso político histórico. Infelizmente temos uma irresistível vocação para a mediocridade.

  13. Paraguaçu

    -

    09/08/2010 às 18:33

    Reinaldo
    O PT já se dividindo em gangues e se matando entre eles mesmos.A senadora Ceres S…foi vítima de uma das gangues do Mato Grosso.Escutei um discurso emocionado dela no senado e mesmo assim ela continua no partido…..
    Tem também aquela senhora de Minas Gerais que de tão indignada,saiu do pt.No Maranhão tem outro caso.
    Enfim,o pt está passando por cima de seus membros mais fervorosos e atuantes para ganhar estas eleições.
    Tem alianças que são vergonhosas como:Sarney,Collor,Osmar Dias e tantos outros.Como lula está jogando sujo!!!!!Tudo vale pela vitória.O poder pelo poder.O poder corrompe meessssmmooo.Uma vez adquirido,não se admite perdê-lo.Aí está a essência da ditadura:a permanência no poder do estado e em todo sistema de governo e a vigilância constante dos inimigos que,por acaso,possam tomar este mesmo poder.Será que estamos sendo vigiados por dar nossa opinião?

  14. MINEIRIN INVOCADIN

    -

    09/08/2010 às 18:29

    REINALDO,PIOR E MUITO MAIS PERIGOSAS QUE AS GANGUES DE RUA,QUE O PRÓPRIO”CRIME ORGANIZADO”,É O APARELHAMENTO ESCABROSO E ESCANCARADO DAS SANGUESSUGAS,MISTO DE MÁFIA SICILIANA E YAKUZA,PORÉM AINDA MAIS LETAIS,PODEROSAS E DILAPIDADORAS DO ERÁRIO PÚBLICO CUJA SEDE É A “GRANJA DO MAIS QUE TORTO”!ENFRENTAMOS VIRULENTA INVASÃO DE “EXTRATERRESTRES”,CUJOS ALIMENTOS PREFERIDOS SÃO O PODER,GRANA FÁCIL,MORDOMIAS,”ACASALAMENTO” COM SERES DA ESPÉCIE “jornalisticus imbecilis cooPTadus”,BEM COMO DA ESPÉCIE “empresarius et parlamentaris corrupt”,VISANDO À PROCRIAÇÃO! E ESCOLHERAM COMO GUARDIÃES DE suas CRIAS UMA SUBESPÉCIE, “oponentis claudicantis”!

  15. Sergio

    -

    09/08/2010 às 18:09

    Há duas espécies de medo. O medo das realidades, que faz muitos jovens mergulharem no crack, e se poderia inverter a célebre fórmula de Karl Marx e dizer que o ópio se tornou a religião do povo - e que conduz os adultos a defender-se do real por meio da tela cinematográfica, ou das novelas da TV, que transformam o mundo exterior em estado de ficção, de sonho, ou de pesadelo, que um botão ilumina ou apaga…E há o medo do governo petista também dos próprios cidadãos ou pessoas que mantêm prisioneiros (pelos bilhões que gastam em propaganda oficial), medo de que a pessoa se erga para dizer “não” ao sistema que alimenta a “ditadura perfeita”.

  16. Marcelus G. Zalotti

    -

    09/08/2010 às 18:09

    Isso lembra também o peronismo argentino…

  17. Fatima

    -

    09/08/2010 às 18:01

    Reinaldo, seu artigo é cristalino.

  18. barbarah.net

    -

    09/08/2010 às 17:59

    Serra e Índio ainda podem ganhar!

  19. esculacho

    -

    09/08/2010 às 17:54

    Rei, uma coisa dessas não tem como dar certo. Tem uma outra estrovenga de um tal Samuel Pinheiro que quer, quer não, o projeto já está sendo executado por lula, que o Brasil financie infra estrutura nos países da américa do sul, nos das ditaduras claro, para poder exportar minério e comida para a china e india deixando de fora EUA e Europa. Já imaginou o que isso significa, o estado controlando e sendo dono de tudo. Irão destruir o País.

  20. Carlos F

    -

    09/08/2010 às 17:49

    Lá pelos idos de 75/82 estive no México em muitas ocasiões, pois minha empresa teve negócios por aquelas bandas. Meus amigos mexicanos me ensinaram que, no México, a lei era a seguinte: em praticamente todos os contratos e trocas havia dinheiro por fora; o autor da façanha ficava com 40% e os restantes 60% eram divididos ao meio, metade para seus superiores e metade para seus subordinados, uma fórmula infalível para manter o sigilo e o poder.
    Parece que já chegamos a isto!

  21. Cristiano

    -

    09/08/2010 às 17:32

    Note que a cada rodada do Datafolha em seguida ou antes vem uma do Vox e/ou Sensus com números bem diferentes. Nitidamente é para embaralhar a cabeça do eleitor. Em seguida as tvs “compradas” por publicidade estatal fazem o trabalho de divulgar os resultados.

  22. Anônimo

    -

    09/08/2010 às 17:29

    Hugo Chávez e Evo Morales estão no caminho. Lula também.

    Fernando José - 09/08/2010 às 17:00

    “A mídia brasileira idiotizou-se a tal ponto que ela só enxergará uma ditadura na sua frente caso o PT decida colocar os tanques nas ruas, o que sabemos que jamais vai acontecer.”

    Tanques pode até ser.
    Mas, canhões é o que não falta.

  23. POLY

    -

    09/08/2010 às 17:14

    Perfeito. Mas o que o PRI, o PERONISMO, os BOLIVARIANOS e
    OUTROS fizeram para o verdadeiro desenvolvimento de seus
    países? Nada. A não ser é claro para alguns grupos, princi-
    palmente, econômicos e políticos.

  24. Pedro Couto

    -

    09/08/2010 às 17:10

    Posso dizer que desde 1946, até os dias de hoje em acompanho politica um nunca ví e nem ouvi dizer sobre o que estamos presenciando atualmente. O nosso País nas mãos dessa quadrilha que só falta anunciar que já estamos vivendo um novo Regime. Em face do quadro que está exposto para quem quizer ver e acreditar. Tudo que estamos presenciando é fruto daquele Cubano Fidel Castro o defunto ambulante, que ha mais de 50 anos vem ameaçando as Américas com com o seu maldito Regime. E o PT. abraçou e está pretendendo fazer a sua implantação em nosso Brasil. Mas não vai ser fácil não cambada pois estamos preparados para o que der e vier.

  25. Fernando José

    -

    09/08/2010 às 17:00

    A mídia brasileira idiotizou-se a tal ponto que ela só enxergará uma ditadura na sua frente caso o PT decida colocar os tanques nas ruas, o que sabemos que jamais vai acontecer. Caso o PT permaneça mais 5 mandatos no governo, nossos heróicos jornalistas vão continuar botando a culpa na oposição, alegando que ela não sabe “apresentar propostas para o país”. O jornalista brasileiro hoje é uma mistura de pasteleiro e burocrata, cuja única função é botar o produto “jornal” em circulação, sem se importar com o conteúdo. Aqueles que outrora faziam o jornalismo investigativo serão os divulgadores do dossiê da ocasião. E o pior: quanto mais velho, mais formatado à ditadura benevolente do PT. Se sentirão super bem informados devido à proximidade com as autoridades governamentais. E as faculdades de jornalismo continuarão a jorrar novos burocratas novinhos em folha!

  26. Richard

    -

    09/08/2010 às 17:00

    Você já viu o novo escândalo do Lula? Acabei de ver no site KibeLoco, onde o vídeo foi postado por um morador do RJ, Leandro. Lula aparece com Cabral.

    http://kibeloco.com.br/kibeloco/2010/08/07/leandro/

  27. Anônimo

    -

    09/08/2010 às 16:59

    Você já viu o novo escândalo do Lula? Acabei de ver no site KibeLoco, onde o vídeo foi postado por um morador do RJ, Leandro. Lula aparece com Cabral.

    http://kibeloco.com.br/kibeloco/2010/08/07/leandro/

  28. Nildson

    -

    09/08/2010 às 16:58

    As ditaduras civis (quando se formam) conceitualmente são piores do que as militares.
    Nas militares elas são claras como inimigos declarados, nas civis elas são sutis (inclusive rimou: civil com sutil) seriam como falsos amigos que apunhalam pelas costas sem a vítima perceber sequer de onde vem o golpe (nos dois sentidos: político ou físico).

    Nas ditaduras abertas, as associações civis organizam-se para procurar a saída democrática dada a declaração formal de que estão numa gaiola, enquanto que nas ditaduras mascaradas as pessoas aceitam a corruptocracia como natural à democracia, os desmandos do ditador passam a se chamar de “governar” do ponto de vista pragmático, achando inclusive que é natural todo o esquema de controle ideológico e todas as trapaças para corroer os limites jurídicos do principe maquiavélico cujos fins justificam tudo. Os apoios diplomáticos aos piores crápulas ditadorias mundo a fora passam a ser meras piadas ruins que as vítimas não acham a menor graça.. e por ai vai..

    Ditadura aberta é como atirar o sapo na fogueira, a sutil seria como cozinha-lo em banho-maria..

    Portanto achei a piedade da oposição perante uma Dilma embaraçada no debate uma tolice sem tamanho, seria como não contrariar Mao Tse num debate enquanto ele concorre a ser lider do partido. Depois meu filho, obrigado pela chance mas não dou a mesma chance para voce não..

  29. Gedeão

    -

    09/08/2010 às 16:56

    Ainda bem que temos o alento de ler esse libelo a ditadura perfeita. Do outro lado vislumbro figurões do jornalismo político e intelectuais carreiristas se eximindo de passar a verdade para o público.

  30. Thales

    -

    09/08/2010 às 16:55

    Reinaldo, a “mexicanização” do Brasil é uma boa comparação, mas outra também mais pertinente é a “coloradização” do Brasil. Afinal, o Paraguai está aqui do lado… Nem mesmo o Lugo (a quem desejo sucesso no tratamento do câncer) conseguiu diminuir 1cm do domínio do Partido Colorado no Paraguai. A “justicialização” do Brasil também seria uma.

  31. Setembrino Aparecido de Jesus da Silva

    -

    09/08/2010 às 16:55

    Reinaldo, acho que você se enganou com o desempenho do Plinio no debate da Band. Eu não vi o debate, mas ouço seguido pessoas comentando que ficaram muito bem impressionados com ele. Sei não, mas acho que se ele não fosse sofrer o boicote que se avizinha na grande imprensa (o JN nessa semana irá entrevistar os 3 primeiros colocados nas pesquisas deixando ele de fora, por exemplo), acho que tomaria o lugar da Marina como 3ª via. Portanto, se o objetivo do debate era aumentar seu nº de simpatizantes, acho que o Plinio venceu sim esse 1º debate.

  32. nivaldo

    -

    09/08/2010 às 16:54

    O que me causa pavor é esta aceitação, é esse pouco caso por parte da imprensa. E esses absurdos vão se tornando comuns, não mais escandaliza. Esse comportamento me remete à peça de Eugène Ionesco, “O Rinoceronte” onde as pessoas de determinada cidade onde a população adquirem uma tromba de rinoceronte. No início causa terror, mas aos poucos as pessoas vão aceitando como normal. Era assim que alemães e italianos viam o fascismo, no início que negacação, depois com aceitação passiva. É isso. É preciso protestar, berrar contra esses safados petistas!

  33. Lilyane

    -

    09/08/2010 às 16:53

    Em poucas palavras: o Brasil (e todos os que estão dentro, menos os apaniguados) está ferrado, pois mesmo que o PT perca esta eleição - o que já duvido - ele está embrenhado nos tentáculos do Poder. Tenho pena de quem tem os filhos e os netos aqui, o que não é o meu caso e eu mesma, a estas alturas, já não conto mais.

  34. Capitão

    -

    09/08/2010 às 16:53

    Brazuela.

    A coisa aqui não vai no mesmo ritmo da Venezuela, mas pode acabar na mesma situação.
    Um judiciário dominado, uma promotoria dominada, uma associação de advogados partidária do direito achado na rua, uma categoria jornalística louca para transformar a Humanidade, imbecis aos montes, desinformados, inocentes úteis. Empresários egoístas, universitários que não estudam mais, querem tudo pronto e mestigado.
    Um oposição que mais finge que é do contra.
    Nossos filhos enfrentarão tristes dias.
    Estamos tão idiotizados que os exemplos de Honduras, Colômbia ou Chile de nada valem. Nem a brutalidade patente das ditaduras tradicionais. De fato, como voc~e diz, estamos anestesiados, ou enfeitiçados.

  35. Olegário Montes

    -

    09/08/2010 às 16:52

    Off topic:

    Vejam como se constrói um pesquisa tendenciosa…

    IBOPE: ABC de uma pesquisa manipulada:

    http://lucioneto.blogspot.com/2010/08/ibope-o-abc-de-uma-pesquisa-manipulada.html

  36. ricardo

    -

    09/08/2010 às 16:50

    não Ceci! não eh mais apenas os votos dos eleitores desinformados não, my darling! o PT conseguiu o voto de eleitores esclarecidos, porem vendidos! gente que sabe o que pode acontecer mas enquanto puder comprar sua geladeira em 60x, seu carro em 80x ou viajar para a Disney, ira achar que esta tudo muito bom!

  37. silviop

    -

    09/08/2010 às 16:48

    Rei
    Desculpe o pedido, mas gostaria de listar alguns “apelidos” carinhosos que este blog refere-se ao presidente. Se voce deixar, leitores poderão inclusive aumentar a lista, com algum novo “apelido”. Fiz esse pesquisa, porque NUNCA ANTES NESTE PAIZ, um presidente foi tão “apelidado” como esse. Pela quantidade, vemos o que pensam dele os 5%:
    51
    bebaço do nordeste
    boca de garrafa
    Boris Ieltsin do nordeste
    cuba presa
    entalado na marvada
    gela goela
    goró queimado
    jurupeba
    jurupinga
    lingua presa
    lullarapio
    mamado no Oldete (nem de longe pensem em eventual adulterio do presidente com a mudinha. Explicação: na periferia da Cidade Tiradentes, o whisky Old Eight é carinhosamente chamado de Oldete)
    mousse de canabrava
    PAC-pinga
    pinga ni mim
    ping-pong-pinga
    pinguço
    pudim de pinga
    rabo de galo
    tavares
    tres dedos
    tô travado
    bebum cocalero
    esbornea presidencial
    flex vodpinga
    palanqueiro borrachio
    E por aí vai…..

  38. ricardo

    -

    09/08/2010 às 16:48

    por isso fico indignado com comentários resignados que dizem bobagens como “isso passa”, “ditadores terminam enforcados em praça publica” e demais tolices…a múmia nefasta do Fidel Castro esta ai pra comprovar minha indignação! PASSA NADA! já se vão 50 anos!!!! ha pessoas que nasceram, viveram e morreram debaixo da ditadura desse assassino! TERMINAM ENFORCADOS NADA! se não nos mexermos, eles terminam a vida de velhice, mas sem antes acabar com a vida de milhões!

  39. Ronaldo

    -

    09/08/2010 às 16:45

    Bem apontado essa similaridade com o PRI mexicano.
    Um outro ponto notável é a aproximação com o fascismo italiano ou com os primórdios do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, o famoso Nazi.
    Dá até para comparar “Mein Kampf” com “Lula, o filho do Brasil”.
    A conclusão é uma só: não estamos sob um bom comando.

  40. Ceci Cardoso

    -

    09/08/2010 às 16:44

    Você profetizou com exatidão, Reinaldo.
    E não tem como discutir, o PT age da forma mais astuta para tomar o poder: utiliza o voto do eleitor desinformado e iludido com falsas promessas de um governo ideal. Enquanto existir aqui esse povo incauto, é o que temos que vivenciar, fraudes uma após a outra. Tudo pelo poder.
    Só uma reação nas urnas pode nos salvar do PT.

  41. ze da silva

    -

    09/08/2010 às 16:43

    Rei,

    o jogo ainda não foi jogado.

  42. Cesar

    -

    09/08/2010 às 16:42

    E para coroar o processo de mexicanização só faltaria mesmo a fusão de PT e PMDB, mas acredito que o eleitorado não vai cair nessa não.

  43. Ferrabraz

    -

    09/08/2010 às 16:41

    Comentar o que?
    Já ganharam mesmo e estão dividindo o bolo.

  44. Rods

    -

    09/08/2010 às 16:40

    REI.

    CERTA FEITA DISSE QUE ESSA MALTA SÓ SERIA VENCIDA, EM RAZÃO DAS BRIGAS INTERNAS, COMO NAQUELES FILMES DE GANGUES ONDE NUM TIROTEIO, NUM ENCONTRO, TERMINA COM TODOS OU QUASE TODOS MORTOS OU COISA DO TIPO BRIGA DE FAMIGLIAS MAFIOSAS ONDE ELES SE MATAM NUMA GUERRA MALUCA.

    É ISSO QUE ESTAMOS ASSISNTINDO, POIS SE DEPENDERMOS DAS OPOSIÇÕES, MP E JUDICIÁRIO, NUNCA NOS LIVRAREMOS DO BANDO.

    Rods

  45. Fernando

    -

    09/08/2010 às 16:38

    Reinaldo, como leigo que sou, lhe pergunto, há risco de ser implantado no país um regime socialista ou risco de alguam revoluçao maior que acabe por afetar os alicerces da “democrácia” em que estamos?
    Li o livro de Gramsci, em alguns momentos tenho nítida visão de que estão seguindo a risca a sua teoria.

  46. PUTOCONTRAACORJA

    -

    09/08/2010 às 16:37

    Na verdade eu sempre namorei a idéia de que nêsse processo corrosivo não há inocentes.

    Fico sempre com a impressão que as supostas “oposições” não passam na verdade de uma “massa” à legimizar o “cozimento” do angú amargo.

    Quando vejo “opositores” como “SIMON’S… JARBAS’S…CRISTOVÃO’S”… para ficar nos mais críveis, mais me parece que estou sendo feito de otário.

    Tambem… quem mandou eu não estudar!!!

  47. JOE BASH

    -

    09/08/2010 às 16:31

    Outro comentario : se olharmos a vontade de vencer..quem tem mais vontade….Lula de eleger o seu sucessor ou Serra de vencer ?

  48. JOE BASH

    -

    09/08/2010 às 16:29

    Reinaldo,

    Voce esta certo com relacao a ditadura perfeita e o caminho para tal. Ha que se lembra que a direita no Brasil nao tem coragem de mostrar a cara. Mas quem e’a direita ? com excecao de voce que da’a cara a tapa atraves do seu blog, a maior parte prefere viver confortavel em seu ‘quadrado’ ou em alguns casos ate se alinhar a amizades petistas em troca de favores pessoais e nao se expor…como os empresarios podem eleger um presidente da FIESP que depois vira candidato a governador pelo PSB ? como o antigo presidente da OAB apoiava os bolivarianos ?
    O Serra tambem nao tem um apoio real da direita. A Katia Abreu preferiu a CNA, o Dornelles ’saiu de cena’, o proprio Alvaro Dias que tinha uma postura combativa tiraram dele o tapete, e o Serra acabou compondo com o …..os Maia !!! colocar o Indio foi fazer acordo com Cesar Maia & sons…pergunte ao Alckimin o que lhe rendeu uma alianca com o Garotinho no segundo turno de 2006.

    O Serra está claramente isolado e sozinho e seus competidores sao PTistas (Dilma) ou ex PTtistas complexados(Plinio e Marina)
    A politica nacional deveria entender melhor o Rio de Janeiro….depois da eleicao do Brizola em 82, a classe politica local se dividiu em Brizolistas e ex Brizolistas…a derrota do Serra pode decretar que a oposicao ao Lula/Dilma…sera’mais forte a parte de algum ex aliado…será ???

  49. Jackson

    -

    09/08/2010 às 16:29

    Temos a estabilidade econômica, mas, não caminhando no mesmo sentido virtuoso, a democracia está sendo fraturada a cada dia pelo petismo.

  50. Anderson Soares

    -

    09/08/2010 às 16:24

    Reinaldo:

    Concordo com a sua afirmação. Estamos sim caminhado a passos largos para uma ditadura de partido único- todos subordinados ao PT. Deus tenha piedade de nós. Se pudesse, faria como o Mainardi, que está rapando fora dessa porcaria de país.

  51. Rodrigo L.

    -

    09/08/2010 às 16:21

    “Putz”, cara, só posso dizer uma coisa: parabéns pelo texto!

  52. Guilherme

    -

    09/08/2010 às 16:18

    Reinaldo,
    Já viu o espetáculo do Lula e do Cabral: http://www.youtube.com/watch?v=KOKS_apCwzA&feature=player_embedded
    “tênis é esporte da burguesia, p****!!!”
    Abraços


 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados