Blogs e Colunistas

27/10/2011

às 15:21

O PCdoB, os “velhinhos da UNE” e os bolinhos com validade vencida de Laguna

No Estadão de hoje, Rui Nogueira escreve uma excelente síntese do que foi a gestão Orlando Silva, encerrando com uma historinha exemplar. Acho difícil que Aldo Rebelo consiga botar a máquina para funcionar, atendendo às necessidades dos brasileiros, não as do partido. Segue o texto de Nogueira.

*
Embora a gota d’água para tirar Orlando Silva do Esporte tenha sido a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) pela abertura de inquérito para investigar o ministro, a presidente Dilma Rousseff montou na semana passada uma pilha de argumentos para justificar a demissão. As reações e ameaças políticas do PC do B e o apoio do ex-presidente Lula à resistência de Orlando adiaram o desfecho, mas Dilma só usou o STF como carta final de um jogo que estava jogado desde o dia 20.

Em viagem à África, a presidente recebeu dos assessores informações de três tipos:

1) com base em auditorias da Controladoria-Geral da União, feitas em 2008 e 2009, e de relatórios de auditores do Tribunal de Contas da União, a “gestora” Dilma viu que o Esporte padecia de uma “congestão” de convênios com fraudes grosseiras;

2) uma radiografia política mostrou que as únicas ações sob controle do ministério eram os convênios-negócio de interesse direto do PC do B, como os da vereadora Karina Rodrigues (PC do B), dona da ONG Bola Pra Frente, de Jaguariúna (SP);

3) uma lupa sobre o organograma e o vaivém de secretários e assessores de Orlando revelou que o ministro havia transformado os cargos executivos da pasta em rodízio de trampolim eleitoral para os “meninos da UNE”. Eles abandonaram as universidades para serem empregados comissionados do ministério e “donos” de orçamentos públicos bilionários – o próprio Orlando, Wadson Ribeiro, Ricardo Capelli e Ricardo Gomyde são exemplos de estudantes que não fizeram mais que “cursar cursos”.

Com essas radiografias prontas, Dilma desembarcou na noite de quinta-feira em Brasília e, ao final da reunião com o “gabinete de crise”, no Alvorada, decidiu o óbvio: tirar Orlando porque estava diante de um “desgaste político irreversível”.

Um assessor da presidente leu o Anexo 1 ao Relatório 224.387/2009, da CGU, que descreve o que foi feito com R$ 170 milhões do programa Segundo Tempo. A auditoria atingiu convênios em 18 Estados. Até um leitor desatento tropeça nos “malfeitos”: fraudes grosseiras na compra de alimentos, notas frias a granel, dinheiro público depositado em contas privadas e cadastros em duplicidade para inflar o número de crianças atendidas.

O desmando era tão explícito que as crianças e adolescentes de Laguna (SC) chegaram a receber lanches duas vezes por semana, em vez de cinco vezes por semana. Pior: “Os lanches eram entregues por uma van que se deslocava de Brasília para fazer a entrega em todos os núcleos do Estado de Santa Catarina. Um bolinho (fornecido no lanche) chegou aos núcleos com prazo de validade vencido”. Assim como a groselha vencida descoberta pela reportagem do Estado, em fevereiro.

Orlando Silva era mesmo um ministro com prazo de validade vencido.

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

33 Comentários

  • PARTIDO - PÊQUEPÊ

    -

    28/10/2011 às 4:05 pm

    !
    ô gente,,, pra que lanchinho pra criança ???
    .
    NEM COMUNISTAS ELAS ERAM, QUANTO MAIS DO PC do B , LOGO, QUE SE FERREM…
    !

  • Vanderlei

    -

    28/10/2011 às 1:34 pm

    Não são apenas velhinhos, são velhinhos corruptos, ladrões de cofre público. E não é apenas Orlandinho. É a esposa, o cunhado. Ambos estavam nomeados em cargos públicos e ambos trabalhavam com Ong que consumia verba pública.
    O cunhado, ex presidente da UNE, foi exonerado da prefeitura de Campinas, onde exercia o cargo de Secretário Municipal de Esportes, tão logo o prefeito que o nomeou, Hélio/PDT, foi cassado por corrupção.
    A esposa de Orlandinho e irmão do secretário exonerado, está sendo acusada de receber dinheiro de Ong.
    São velhinhos e velhinhos picaretas.
    Melhor seria vê-los no Cadeião de Pinheiros.

  • carlos

    -

    28/10/2011 às 10:55 am

    Nós podíamos aprender com os americanos o debate de idéias. Direita e esquerda, liberal ou conservador, tem que ser coisas diferentes. Não pode apenas ser um debate sobre quem rouba mais. Simplesmente ofender adversários não é campanha política. O adjetivo comunista deveria definir aqueles que querem estatização completa dos meios produtivos, prisão e fuzilamento dos opositore e controle absoluto da imprensa. Não pode significar ladrão, pura e simplesmente. Roubar não é ideológico. Esta gente está conseguindo o que parecia impossível: piorar a fama do comunismo!!!

  • Anderson Soares

    -

    28/10/2011 às 10:55 am

    O que me espanta são as oposições covardes do país. Tem neste episódio um prato cheio para explorar politicamente: POLÍTICOS DO GOVERNO ROUBANDO DINHEIRO DE CRIANÇAS!!!!!. E fazem o quê????. NADA!.
    SE NADA FALAM, SÃO CÚMPLICES DA LADROAGEM….

  • Anderson Soares

    -

    28/10/2011 às 10:44 am

    É Reinaldo, foi como você disse. Antes os canalhas tinham a fama de comer criancinhas. Hoje, comem a comida das criancinhas. São cretinos ou não são?

  • João Araujo

    -

    27/10/2011 às 10:15 pm

    Meu Caro e Respeitado Reinaldo,

    Continue com essa bravura que lhe é peculiar e que damos graças a Deus pela existencia de jornalistas do seu calibre. Mas, não perca o norte: TUDO FOI MONTADO E INICIADO PELO EX-MINISTRO AGNELO QUEIROZ. E os comentários, inclusive de Pastor daquí de Brasilia com igreja na cidade satélite RIACHO FUNDO I é de que o atual Governador do DF continua recebendo a sua parte no botim ou butim.

  • Claudio do Amaral

    -

    27/10/2011 às 8:41 pm

    Issso não melhora em nada a posição da Dilma. Pelo contrário, só mostra o quanto a mesma é incompetente. Será que ela realmente, é tão ingênua para não estar sabendo disso tudo? Ou está seguindo a risca o que o Lula a ensinou. ” Eu não vi nada, não ouvi nada e nem sei de nada! Ora, qualquer criança, que não se deixe ser comida por esses comunistas, entende que ali, na pasta do esporte, tinha muita gente jogando um bolão, mas de dinheiro, para cima, e quem quizesse que o pegasse. A pasta, virou uma verdadeira casa da mãe joana, com o aval do Lula e da Dilma. Rei, eu li na veja, que o Orlandinho está pensando em se candidatar, a prefeitura de São paulo. Gente, isso é subestimar a inteligência dos outros. Depois dessa, ela deveria ter a sua prisão preventiva decretada, uma vez, quue só concorre a uma eleição, quem tem dinheiro, e o mesmo está saindo do forno agora, podemos dizer, que o mesmo ainda está quentinho de corrupção. Ora, esse sujeito, já não pode ser taxado de ficha suja? Vai ser cara de pau assim, lá na PQP! Cadê a assembléia legislativa de São Paulo, para considerá-lo uma persona non grata, a cidade? A única coisa que ele pode pleitear, é a um lugar, nunha cela de uma penintenciária de segrança máxima, de preferência, isolsdo, para não contaminar os demais presos.

  • LIMA

    -

    27/10/2011 às 7:56 pm

    REINALDO.
    E O CANALHA AINDA DIZ QUE NÃO É CULPADO! SAFADOS HÁ EM TODOS OS LUGARES, MAS SAFADO E CORRUPTO COMUNISTA SÓ NO MINISTÉRIO DOS ESPORTES. OS OUTROS SE ALOJAM NA “UNE-A”.

  • brasileiro do sul

    -

    27/10/2011 às 7:30 pm

    Esse ministro deveria ter saído algemado do
    Ministério.

  • Octávio

    -

    27/10/2011 às 6:34 pm

    Engraçado que a mecânica da coisa é a mesma dos sindicatos. Trabalhadores que não trabalham ganham para atrapalhar quem trabalha e passar a mão nas verbas sempre generosas dos impostos.

  • NORONHA

    -

    27/10/2011 às 6:18 pm

    Pois é…Tanta pilantragem grosseira, fácil de perceber, e precisa a impressa dar o grito para que tudo venha a ser investigado.
    VEJA, ESTADÃO, FOLHA E…EIS OS ORGÃOS DE CONTROLE DO DINHEIRO PÚBLICO, OS VASSOURÕES DA REPÚBLICA!

  • Rosalba Walder

    -

    27/10/2011 às 5:58 pm

    Não entendo porque a presidente sabendo detodos os “MALFEITOS”,
    hesita em tomar uma decisão, sem tantas vacilaçoes.
    NÃO ENTENDO ESSA DIFICULDADE DE UMA PRESIDENTE ELEITA COM TANTO
    APOIO.

  • maria do carmo

    -

    27/10/2011 às 5:21 pm

    Infelizmente não se pode parar o País, mas se pudesse a primeira coisa a ser feita seria interditar os partidos envolvidos na sujeira e fazer a limpeza daqueles com envolvimento ilícito, perdendo mandatos, inclusive o direito a se recandidatar e/ou exercer cargos politicos pelo resto de sua vida, aplicando sanções severas como prisão, devolução aos cofres públicos. A partir do momento em que se tirar a banda podre e asquerosa, splicar severamente a Lei, acabar com apadrinhamento, poderemos até ver um ou outro caso, mas irão pensar muito antes de fazer as roubalheiras. O que estamos vendo atualmente é de quem nos representa e que deveria de imediato afastar tais depredadores não o faz, por vários motivos, talvez “ser amigo chegadinho, chegadão; troca de favores, ou … quem sabe no popular rabo preso”. Toma-se atitudes rápidas quando o envolvimento não faz parte do seu elo de amizades e enquanto não se pune, coloca até a mão no fogo por aquele corrupto e no final tem que mostrar a cara de pau e mais uma vez concordar que o jornalismo sério e competente tinha razão, principalmente a Veja que sempre contribui para informar a população com seriedade.

  • Marcos F

    -

    27/10/2011 às 5:12 pm

    O caso da perua é exemplar: saiu de BRASILIA …
    Os ladrões estão todos em Brasilia.
    “Ai, ai que saudade eu tenho da Bahia …”

  • murilo

    -

    27/10/2011 às 5:10 pm

    Pessoal, uma van levando bolinhos de Brasília para Laguna ! Isso é um absurdo ! O bolinho mais viajado e vencido do mundo ! Imaginem isso numa empresa privada.

  • ricardo

    -

    27/10/2011 às 5:08 pm

    e cadeia para essa pilantrada??? chega desse negocio de só afastar e ficar por isso! o Brasil precisa sair dessa inercia, superar essa falta de vontade de fazer alguma coisa…passemos para outra fase, CADEIA!!!

  • Elah

    -

    27/10/2011 às 5:03 pm

    Esses pilantras é que deveriam estar comendo bolinhos com prazo de validade vencida. Na cadeia!

  • Luiz

    -

    27/10/2011 às 4:37 pm

    Batido o MARTELO, o Camarada Orlando Silva, FOI CE!!!

  • TITO

    -

    27/10/2011 às 4:13 pm

    NO MESMO DIA EM QUE ALDO REBELO ACEITA OCUPAR O CARGO DE MINISTRO DO ESPORTE DO PC do B O ESTADÃO JÁ ESTAMPA NA SUA HOME PAGE,EM PRIMEIRO PLANO, QUE O ILUSTRE DEPUTADO E AGORA MINISTRO RECEBEU CONTRIBUIÇÕES DE CAMPANHA DE EMPRESAS QUE PATROCINAM A CBF,ALÉM DE EMPREITEIRAS ENCARREGADAS DA CONSTRUÇÃO DE ESTÁDIOS PARA A COPA,ALGO GRAVE QUE JÁ COLOCA O MINISTRO SOBRE SUSPEIÇÃO.
    MUDA-SE O DIRIGENTE DA PASTA COMO ALTERNATIVA PARA SALVAR A VAGA NO MINISTÉRIO E INCORRE-SE EM NOVAS SUSPEITAS, E TUDO VOLTA A SER COMO ANTES.
    A IMAGEM DA RAINHA A CADA DIA SE CONFUNDE MAIS COM O PADRINHO O DR. APEDEUTA ASNO DA SILVA.
    A IMAGEM DO MINISTÉRIO VAI CONTINUAR A MESMA PORCARIA,OU O ALDO VAI POR NA RUA TODOS OS BENEFICIADOS PELO ESQUEMA,OU A MILITÂNCIA DO PC do B,INCLUINDO-SE OS VAGABUNDOS DA UNE ?????????????????????????????????
    E O SAFADO DO AGNELO QUEIRÓZ NÃO VAI SER APEADO DO GOVERNO DE BRASÍLIA, ESSE SEM VERGONHA VAI FICAR IMPUNE ?
    IMPECHAMENT JÁ ! OU PORQUE ELE AGORA É DO PT VAI FICAR IMPUNE …………..
    PELO VISTO ATÉ AGORA, A CRISE NAQUELA POCILGA DE LADRÕES DO M.E. VAI CONTINUAR….
    O VULTO DA ROUBALHEIRA É ESTARRECEDOR E O CONTRIBUINTE NÃO VAI ARCAR COM MAIS ESSA VIGARICE ORIUNDA DO PLANALTO E SUA QUADRILHA DE APOIADORES.
    O AMIGO DO SACÍ DEVE EXPLICAÇÕES À SOCIEDADE…E CONVINCENTES, SENÃO O DESCRÉDITO SERÁ INEVITÁVEL…
    QUE OS PETRALHAS QUEREM SALVAR A PELE DO MALANDRO DO AGNELO QUEIROZ TODO MUNDO JÁ SABE, AGORA MANTER O M.E.
    SOB SUSPEIÇÃO É PEDIR QUE A CRISE SE EXTENDA AD INFINUTUM.

  • Ana

    -

    27/10/2011 às 4:03 pm

    Sinceramente, nem sei mais o que escrever. Como disse um colega hoje na universidade: ” Esse governo tá igual a Bandnews FM: em 20 minutos tudo pode mudar.”

  • Ingo

    -

    27/10/2011 às 4:00 pm

    O ministro demitido a bem do serviço publico declarou que saia para ter mais tempo para defender sua honra.

    O mesmo disse Erenice, amiga e braço direito de Dilma quando foi defenestrada.
    Pergunto: Honra?
    Mas que honra???

  • Ingo

    -

    27/10/2011 às 3:56 pm

    A Manueala, relatora comunista e candidata à Prefeitura de Porto Alegre e a ser ministra do Esporte, indicou a idade de até 29 anos para estudantes.

    Será que atende a maioria da UNE que é estudante profissional, não trabalham nem estudam, mas acabam premiados com mordomias e acabam sempre no PCdoB.

    Uma vergonha.

  • Téia

    -

    27/10/2011 às 3:54 pm

    E ” gerenta” ainda tentou ficar com o malandro da tapioca no ministério…

  • Flávio Masci

    -

    27/10/2011 às 3:51 pm

    Luiz Corrêa – 27/10/2011 às 15:36
    Meu caro, totalmente equivocada sua colocação. Melhor se informar primeiro.

  • Moraes

    -

    27/10/2011 às 3:49 pm

    E o PC do B ainda tem coragem de negar?

  • Bruno Maia

    -

    27/10/2011 às 3:46 pm

    Então agora temos que lacerar o rebosteador utilizando a lâmina que recobre a extremidade distal da nossa falange terminal. Temos que nos manter firmes!

  • Noah Shuster

    -

    27/10/2011 às 3:43 pm

    BRASILLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

  • Rodolfo

    -

    27/10/2011 às 3:38 pm

    Não há a menor justificativa para todos esse LADRÕES, todos esses VAGABUNDOS não irem presos!
    Provas não faltam!
    Ministério Público, CADEIA nesses MARGINAIS! Todos eles!

  • Malur

    -

    27/10/2011 às 3:37 pm

    E, ainda assim, ela deixa o ministério nas mãos dos comunistas? Ela não sabia de nada disso, a pobre!

  • Luiz Corrêa

    -

    27/10/2011 às 3:36 pm

    Começou bem…

    Vejam o que noticia hoje o site do Estadão (gostaria que o Reinaldo comentasse, e que a Veja investigasse):

    Eduardo Bresciani, do estadão.com.br
    O novo ministro do Esporte, Aldo Rebelo (PC do B-SP), recebeu doações de campanha de empresas patrocinadoras da Confederação Brasileira de Futebol. Ele foi o presidente da CPI da CBF/Nike, mas nos últimos anos se aproximou de Ricardo Teixeira sendo um de seus interlocutores no Congresso. As declarações de bens do deputado mostram que ele teria perdido quase a metade do seu patrimônio entre 2006 e 2010.

    Quer dizer, ele foi patrocinado por empresas totalmente interessadas. Que bom início…

  • gilmar

    -

    27/10/2011 às 3:34 pm

    Este caso esta parecendo ‘vale a pena ver de novo’ da Globo pois todos os outros casos recentes e estou me referindo somente a estes recentes terminaram igual porém a minha dúvida e tenho certeza de que é a mesma de milhões de brasileiros muitos dos quais eleitores do PT, Dilma ,Lulla e quadrilha é …vai ficar por isto mesmo? Mais 170 milhões e ninguém é preso ou obrigado a devolver nada? E o processo no STF acabou??? Onde estão os organismos da nossa tal democracia para parar isto? Isto realmente é uma democracia? Nasci em 1960 então a plenitude da ditadura neste país e nem com eles vi nada igual.

  • Therese

    -

    27/10/2011 às 3:32 pm

    Tantas falcatruas e a presidente-governanta não faz nada ?
    Alguém vai ser preso, punido, obrigado a devolver ?
    Manda esta gente trabalhar de verdade, com horário, metas e compromissos a cumprir, só isso já é uma punição e tanto. Imagine só, mandar trabalhar de verdade ?

  • Rodolfo

    -

    27/10/2011 às 3:32 pm

    Espero que a PF coloque na CADEIA todos esses estudantes profissionais, verdadeiros VAGABUNDOS do Brasil!

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados