Blogs e Colunistas

29/06/2012

às 15:56

O IBGE e a religião — Cristãos são 86,8% do Brasil; católicos caem para 64,6%; evangélicos já são 22,2%

O IBGE divulgou os dados do Censo de 2010 sobre a religião (ou a não religião) declarada dos brasileiros. Abaixo, segue o texto de autoria de Cecília Ritto para a VEJA Online, que ouviu alguns especialistas a respeito. Digo o que penso a respeito desses números no próximo post.

*
O Brasil ainda é a maior nação católica do mundo, mas, na última década, a Igreja teve uma redução da ordem de 1,7 milhão de fieis, um encolhimento de 12,2%. Os dados são da nova etapa de divulgação do Censo de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A tendência de redução dos católicos e de expansão das correntes evangélicas era algo esperado. Mas pela primeira vez o Censo detecta uma queda em números absolutos. Antes do levantamento de 2010, o quadro era apenas de crescimento de católicos em ritmo cada vez menor. Mantida essa tendência, em no máximo 30 anos católicos e evangélicos estarão empatados em tamanho na população. Os números mostram uma redução acentuada de poder da Igreja Católica no país nas últimas décadas: a mudança foi lenta entre 1872 e 1970, com perda de 7,9% de participação no total da população ao longo de quase um século; e tornou-se acelerada nos últimos 20 anos, quando a retração foi de 22%.

“O impacto dessa mudança é grande para a Igreja Católica. A Rússia teve revolução e permaneceu ortodoxa. Os Estados Unidos, mesmo com a Guerra Civil, se mantiveram protestantes. Entre os países grandes, mudanças assim só ocorreram em consequência de de guerras e revoluções. No Brasil, a revolução é silenciosa”, diz José Eustáquio Diniz, demógrafo da Escola Nacional de Estatísticas.

Se em 1970 havia 91,8% de brasileiros católicos, em 2010 essa fatia passou para 64,6%. Quem mais cresce são os evangélicos, que, nesses quarenta anos saltaram de 5,2% da população para 22,2%. O aumento desse segmento foi puxado pelos pentecostais, que se disseminaram pelo país na esteira das migrações internas. A população que se deslocou era, sobretudo, de pobres que se instalaram nas periferias das regiões metropolitanas. Nesses locais, os evangélicos construíram igrejas no vácuo da estrutura católica.

“Houve uma mudança na distribuição espacial das pessoas. A Igreja Católica é como um transatlântico, que demora muito para mudar um pouquinho a rota, devido ao tamanho de sua estrutura burocrática. Já os evangélicos são como pequenas embarcações”, explica Cesar Romero Jacob, cientista político da PUC-Rio. A analogia apresentada por Jacob se aplica com perfeição à comparação entre o tempo e o custo para se ordenar um padre e o período de formação de um pastor, algo que ocorre em menos de três meses. “Não existe espaço vazio”, resume.

Nas periferias, na ausência do estado e da Igreja Católica, os pentecostais atuaram como guias espirituais e como figuras centrais do assistencialismo. “As evangélicas pegaram fieis onde a Igreja Católica não tinha se preparado para arregimentar a nova população, e adaptaram a mensagem para diversos públicos”, diz Eustáquio Diniz.

Família
A preservação da família é um dos motivos que, segundo Jacob, serve para explicar o crescimento da Assembleia de Deus no país. De acordo com o censo de 2010, ela é o maior segmento evangélico, com 12 milhões de fiéis, e o segundo maior do Brasil, atrás da Igreja Católica. Em comparação com a igreja Universal do Reino de Deus, por exemplo, que perdeu 228 mil fiéis nos últimos 10 anos e hoje tem 1,8 milhão de arrebanhados, a Assembleia de Deus prega valores morais mais rígidos.

“Nos anos 90, época de expansão da favelização, a mãe não queria a desestruturação da sua família, o que a Assembleia não deixa”, explica Jacob, lembrando-se da proibição, por exemplo, de bebidas alcoólicas e de roupas femininas mais insinuantes. A favelização e a ocupação das periferias são resultado da migração dos anos 80 e 90, que deixou de ser motivada pela possibilidade de ascensão social e passou a acontecer pela expulsão das pessoas do campo, em sua maioria pobres. As correntes pentecostais acompanharam esses deslocamentos e, ainda na década de 90, entraram maciçamente na política.

A política se tornou um instrumento de crescimento da própria igreja pentecostal ou do pastor. “É uma população com baixa renda e escolaridade. Entre pessoas independentes economicamente e bem formadas fica mais difícil o voto de cabresto”, afirma Jacob. A pesquisa do censo revela que, apesar de os pentecostais crescerem na população pobre e de baixa renda, na última década se fez presente também na nova classe média. “A “teologia da prosperidade” é um dos fatores desse processo”, diz Eustáquio Diniz.

Detalhes regionais e etários
Nos últimos 10 anos, manteve-se estável a proporção de cristãos. Isso indica tanto uma migração de católicos para as correntes evangélicas e para outras religiões. O segmento dos sem religião também cresceu percentualmente, e chegou a 8% da população em 2010. O contingente de católicos foi reduzido em todas as regiões e se manteve mais elevado no Sul e no Nordeste. O Norte foi onde houve a maior redução relativa dos católicos.

Quanto à faixa etária, a proporção de católicos foi maior entre as pessoas com idade superior a 40 anos. Segundo o estudo, isso é decorrente de gerações formadas durante os anos de hegemonia católica. Já os evangélicos pentecostais têm sua maior proporção entre as crianças e os adolescentes, sinalizando uma renovação da religião. O grupo com idade mediana mais velha é o dos espíritas (37 anos) que cresceu na última década e chegou a 3,8 milhões de pessoas, sobretudo nas regiões Sudeste e Sul. Os espíritas são os que apresentaram melhores indicadores, como a maior proporção de pessoas com nível superior completo (31,5%).

ibge-religioes

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

237 Comentários

  • luiz carlos maldonado

    -

    17/4/2015 às 5:17 pm

    esse censo e esses comentarios aqui ratificaram, que o brasileiro não possui na verdade uma religião; não sabem o que é ser cristão; divagam sobre orgulho, vaidade, egoismo, fanatismo, percentuais, e na verdade se agridem se ofendem da forma exata que O Cristo aconselhou que não fizessem. fraternidade não existe, mas sim uma disputa alimentada sempre pelos que deveriam distribuir os conceitos de fraternidade e de amor que o Cristo de cada um disse. lembro que provavelmente não acreditam em Deus e sim no seu deus, que deve ser maior e melhor que o deus do outro. sensacional adorei essa briguinha particulares de não crentes mas fanaticos. abçs

  • Laylla de Mello

    -

    10/4/2015 às 10:12 pm

    Bom dia, boa tarde ou boa noite! tenho 14 aninhos e vou falar a minha opinião, Desculpa qualquer coisa, se alguém chegar a se ofender, não é a minha intenção.

    Independente de religião,seita ou qualquer outra coisa.Temos q seguir a Deus, ama-lo, repeita-lo e etc. para vc amar a Deus, vc tem quer fazer, o q a 2000 anos ele nos pede: “amar a DEUS e ao próximo como a se mesmo.” É difícil né? Acho sim. Com td esse nosso orgulho, egoismo, sempre pensamos em nós mesmo, com essa ganancia nas coisa matérias, com esse desrespeito ao próximo, mentiras, jugando uns aos outros, se incomodando com q o outro vai fazer de errando ou acerto.. e etc. Não vamos a lugar nenhum. Principalmente para perto de Deus. Todas a religiões cometem erros: pedem dinheiro, juga umas as outras, não interpretam o verdadeiro sentido da palavra, adoram santos ou imagens, dizem q estão salvos,e etc. Não estou jugando, estou generalizando. Estamos esquecendo o verdadeiro sentido dessas religiões.. pq somos hipócritas. Jugamos o “judas” pq ele traio Jesus, e não percebemos q hj em dia Fazemos a mesma coisa. Vocês já pararam para pensar q se Judas não tivesse traído Jesus, as profecias não teriam se comprido? Ja tentaram ver isso como MISSÃO? Não né? Pq para nos, temos q jugar, independente de qualquer coisa. Infelizmente, somos assim. Pecadores! o problema não er pecar, mais sim.. tentar se melhorar, “PORQUE O MELHOR CRISTÃO, NÃO É QUE ER PERFEITO, (por que aqui, nesse planeta, não existe ninguém perfeito) Mas os que sempre estão tentando domar as suas más inclinações.”

    Pessoal, não estou aqui para jugar ninguém, inclusive.. tbm erro. Mais para tentar lembrar q Deus é infinitamente bom e justo. “Ninguém vai ao Pai sinão por ele.” e ‘Ninguém ver o reino de Deus se não nascer de Novo.”

    Fique a onde vc estar se sentindo bem e conseguindo se melhorar e ponto. Religião e o minimo, porque Jesus é muito mais importante. Viva como se fosse a ultima vez, ame,perdoe, peça perdão,humilhe-se se for preciso e lembre: ” Os humilhados serão exaltados.E os exaltados serão humilhados.” Esqueça, Fale com Deus.. sempre tente estar cons seus pensamentos elevados para poder atrair coisas boas caso contrario… ” Não faça nada para agradar os homens, faça para agradar a Deus. Caso suas atitudes seja para se exibir, vc ja estar ganhando sua recompensa diante dos homens.” faça caridade: moral,espiritual, matérias se coso te tocar de Coração, tenha fè em Deus e na sua justiça… Tente sempre estar sendo melhor do que ontem.

    Espero ter conseguido transmitir algo q preste, (rsrs)
    para encerrar, a doutrina espirita me ajudou muito dês do 10 aninhos.. Desculpa qualquer coisa! tentei ajudar.

  • Silvio Junior

    -

    15/3/2015 às 4:01 pm

    Hoje, qualquer um funda? uma igreja.É só alugar uma garagem, falar bem de Deus e mal do Diabo.Os fiéis, conforme o talento oratório do pastor, vão entrando e ao sair deixam uma “contribuiçã”. Logo, logo o pastor esta rico. Porquê? Vocês sabiam que as igrejas não pagam tributos ao governo? Contrariamente ao que diz Jesus: “Dai a Cesar o que é de Cesar”….Ou seja os tributos. E o povo que paga fica com as dificuldades que nos todos sabemos. Realmente é um grande negócio universal….

  • Matheus

    -

    17/2/2015 às 6:48 pm

    não devemos seguir religião A ou B mas devemos seguir o que JESUS CRISTO ensinou que ele é o único caminho a verdade e a vida e que sem ele não haveria salvação.mas,no entanto,existem muitos evangélicos que dizem ser mas ainda não conheceu a verdadeira verdade não se deixou ser tomado pelo ESPÍRITO e está só preucupado só com religião.se você está assim meu irmão,volte para JESUS CRISTO hoje que ele irá te perdoar e te aceitar e multiplicar a glória dele em sua vida,e nova criatura você será.mas se você não aceitou JESUS verdadeiramente,ele te chama para o arrependimento e para a vida eterna.

  • felipe silva soares

    -

    12/2/2015 às 11:15 pm

    vocês lembram de um Jovem protestante que exibiu cartaz de acolhimento ao Papa Francisco na (JMJ)jornada mundial da juventude rio 2013 se converte à Fé Católica.O gesto de Eduardo aconteceu 135 dias após ter emocionado o mundo quando apareceu segurando um cartaz de acolhimento ao Papa Francisco durante a Missa de Envio da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, em julho. Dizia ele : “SANTO PADRE, SOU EVANGÉLICO MÁS EU TE AMO!! ORE POR MIM E PELO BRASIL! TUS ÉS PEDRO…”Número de católicos cresce 34 mil por dia no mundo, revela relatório,Número de católicos cresce e chega a 1,2 bilhão, segundo Vaticano.

    Fenômeno: Pastores Protestantes Retornam à Igreja Católica

    Scott Hann. ex-pastor presbiteriano e ex-professor de teologia protestante.Era um anti-católico dos mais radicais de sua época. O seu excelente conhecimento como pastor e teólogo protestante e o testemunho de conversão para a Igreja católica faz deste servo de Deus um fascinante defensor da verdade. Milhares de protestantes e centenas de pastores voltaram ao Catolicismo vendo o testemunho deste ex-pastor.

    Paul Thigpen. ex- editor e escritor de várias revistas protestantes.

    Foi educado em uma Igreja presbiteriana do sul. Levou a sério, os estudos religiosos na Universidade de Yale. Foi Pastor e missionário na Europa, depois passou para a Igreja Batista, Metodista, Igreja Anglicana e depois para uma Igreja Pentecostal. Finalmente fez estudos para obter doutorado em História da Teologia que o facilitou ao caminho para a Igreja Católica.

    Marcus Grodi ex-ministro protestante formado em Teologia e Bíblia

    Fez os estudos de teologia no seminário protestante Gordon-Conwell em Boston, Massachussetts.

    Marcus afirma: “Eu só quis ser um bom pastor”, mas um dia perguntou-se a si mesmo: “Eu estou ensinando a verdade ou o erro? Como eu posso estar seguro se em outras igrejas a mesma leitura Bíblica tem várias interpretações diferentes?”.

    Estudou história da Igreja e soube através da Bíblia que não poderia continuar a ser um protestante. Concluiu que a verdade absoluta só se encontrava na Igreja católica. “Sou mais completo na Igreja dos Apóstolos”, disse ele.

    Steve Wood. ex-diretor de um Instituto Bíblico na Flórida.

    Ex-pastor da Igreja evangélica “O Calvário”. Fazia os estudos em um Instituto das Igrejas Assembléias de Deus trabalhando em projetos de evangelismo juvenil; era líder de ministérios evangélicos na prisão; organizou um Instituto de estudos bíblicos para adultos e depois fez pós-graduação estudando no famoso seminário evangélico de teologia Gordon-Conwell em Massachusetts.

    Um dia quando orava, Deus lhe falou: “Agora ou nunca”. Com a sua conversão ao Catolicismo ele perderia tudo. Perderia o trabalho como pastor e não poderia sustentar a família. “Eu tinha estudado 20 anos para ser um ministro protestante e Deus me falou: Faça, agora!… E eu fiz isto”.

    Bop Sungenis. ex-professor de Bíblia em uma Rádio evangélica.

    Escreveu um livro contra a Igreja católica: “Recompensas no Céu?” Onde criticou os Católicos por acreditar na importância das obras. Ele quis demonstrar que os ensinamentos Católicos eram falsos e que para salvar-se, bastaria somente a fé. Estudou no “Collegue Bíblico de Washington” e depois se especializou no “George Washington University”.

    Bop diz: Agora como Católico eu tenho a paz. Isso vem como consolação de viver na verdade. Agora eu entrei no exército de Cristo nesta grande batalha para a salvação das almas. Ajudarei meus irmãos protestantes a aprender que a Igreja católica não só é a verdadeira Igreja, mas a casa onde todos nós pertencemos.

    Duglas Bogart. Ex-missionário evangélico na Guatemala.

    Meu sonho era ser missionário em minha Igreja evangélica de Phoenix. Porém com o tempo, sem perceber, Deus estava me guiando para sua Igreja. Com muita tranqüilidade afirma Douglas: “Eu li muitos livros de teologia, de história, e de testemunhos”. Estudei o Catecismo da Igreja Católica comparando-o com a Bíblia. Eu li os primeiros escritos dos Pais da Igreja e descobri que a igreja primitiva era Católica e não protestante. Terminei de aceitar a verdade e agora eu sou Católico.

  • Hilbert

    -

    12/2/2015 às 12:53 pm

    Tomando como princípio a participação das pessoas nas igrejas em busca de Deus e seus ensinamentos com a responsabilidade de evangelizar; Porquê o Brasil não se torna um país melhor, mais humano e respeitador dos direitos humanos com esse crescimento enorme de edificação de templos e fiéis arrebatados? Aqui fica minha dúvida em busca de respostas a quem puder responder.

  • Tanise

    -

    10/2/2015 às 10:30 am

    Olá!!!
    Venho através deste e meio informar que ser cristão não é só frequentar uma igreja seja ela católica ou evangélica, mas seguir os princípios que Jesus deixou, desta maneira mudaremos nossas atitudes, como de mentir, roubar, trair. Tem que haver arrependimento de nossos pecados todos os dias e acima de tudo buscar conhecer a DEUS, quais são seus propósitos para nossas vidas, que são melhores que os nossos propósitos. DEUS E FIEL…

  • Tanise

    -

    10/2/2015 às 10:24 am

    Olá!!!
    Venho através deste e meio informar que ser cristão não é só frequentar uma igreja seja ela católica ou evangélica, mas seguir os princípios que Jesus deixou, desta maneira mudaremos nossas atitudes, como de mentir, roubar, trair. Tem que haver arrependimento de nossos pecados todos os dias e acima de tudo buscar conhecer a DEUS, quais são seus propósitos para nossas vidas, que são melhores que os nossos propósitos.

  • leo

    -

    8/2/2015 às 5:42 pm

    Não sou filiado a nenhuma doutrina., mas a que se aproxima
    mais a Deus é o Espiritismo.

  • Antonio Carlos Lobato de Almeida

    -

    6/2/2015 às 5:13 pm

    Tem eu também… Que não acredito em um livro que não se sabe quem escreveu o qual narra uma fantasia de um homem feito de barro com uma mulher feita da costela que foram induzido por uma cobra falante a comer um fruto mágico de um suposto deus muito poderoso que esqueceu essa árvore mágica bem no meio do jardim. E ainda pra piorar tem jumenta que fala, homem engolido e vomitado por uma baleia, chuva de 40 dias pra encher o planeta terra… Vou parar por aqui… Tá bom de besteira por hoje.

  • Ciro Nicolau

    -

    18/1/2015 às 10:23 pm

    Boa noite .
    No Brasil não tem nenhuma igreja ou instituição puramente Cristã. Os ensinamentos de Jesus não são tão complicados, que complica é que cometeu alguma falha contra os ensinamentos Dele . Amarás o Senhor teu Deus … e au teu próximo como a ti mesmo . As pessoas não respeitam as outras, seja em casa ou fora de casa e depois querem mudar os ensinamentos de simplesmente respeitar o próximo. Jesus veio para ligar o Homem novamente à Deus e recolhia donativos para alimentar os pobres.

  • justo

    -

    10/12/2014 às 10:05 pm

    catolico ou protestante não importa desde que seja cristão …
    temos que nos cuidar pois a praga do islã esta se infiltrando no Brasil e na america do sul …esse sim representa perigo pois não aceitam religiões contrarias as deles …pregam a morte e o terror.

  • ygor

    -

    27/10/2014 às 1:16 pm

    se nao contassem os catolicos nao praticantes a maioria seria evangelica ou estaria bem mais equilibrado, poucos sao os catolicos praticantes, pelo menos aqui no centro oeste, e se essa pesquisa estivesse mais atualizada.

  • Josemar

    -

    1/10/2014 às 11:06 am

    Os religiosos (Evangélicos / Católicos que dizem ser representantes de Cristo na Terra desconhecem que o próprio Deus Todo Poderoso Jeová colocará nos corações dos Governantes da Terra que acabe com essa falsidade religiosa que é puramente contraditória e babilônica.Leia Apocalipse 17:12,17.Reflitam que eles buscam esperança na política até entram na mesma desconsiderando o Exemplo de Jesus Cristo de não se envolver em política.João 6:15.

  • Reinaldo

    -

    28/9/2014 às 1:15 pm

    Bom dia!
    A melhor religião é aquela que pode proporcionar uma transformação para melhor no indivíduo. Entenderam?
    Não tenho o costume de ficar em discussões … mas eu não consegui que alguém me mostrasse um lugar na Bíblia que ensinasse alguém atacar o próximo por não seguir essa ou aquela religião.
    São os nossos atos, pensamentos, ou seja, nossas ações para o bem que nos ajudará a nos aproximar de Deus. Tenham a certeza de que Ele não perguntará qual a religião que seguimos, mas sim o quanto de bem fizemos ao próximo. Abraço a todos!

  • BIANCA

    -

    19/9/2014 às 10:12 am

    eu quero saber quantas pessoas dizem cristãs no brasil

  • BIANCA

    -

    19/9/2014 às 10:10 am

    eu quero saber quantas pessoas dizem ser cristãs no brasil

  • Jaquelynne

    -

    16/9/2014 às 3:58 pm

    Li alguns comentários, e vi um que me chamou atenção,dizia: “A IGREJA CATOLICA NUNCA VAI DIMINUIR!!!”, prefiro dizer que “Deus nunca vai diminuir”, não importa a religião, o amor de Deus é o mesmo, Deus não amará mais um catolico ou um evangélico, o que tem que diminuir é a ignorância e o preconceito das pessoas. Esse confronto entre catolicos e evangelicos tem que acabar! Somos irmãos! Já chega! Cada um respeita a opinião do outro e pronto!

  • ira

    -

    8/9/2014 às 12:19 am

    evangelicos adoram pensar que somente alguns catolicos são praticantes ,assim o delrio deles se mante´, jamais serão maioria em nada,disvirtuam a biblia, fazem agora festa junina gospel,macomba gospel tuto para ver se vão se maioria ,vão não,seus idolos são de carne e osso e vão morrer e feder e serão esquecidos,quem cresce é o islamimo e os mulçumanos no mundo todo .perdeu bobão.

  • Carlos Amaral

    -

    1/9/2014 às 12:03 pm

    Quando o IBGE começar a mostrar a população carcerária por denominação, o Brasil mudará e muito, e terminará esta briga interdenominacional, além de diminuir o número de seus fiéis (ou aumentar).

  • zara pinheiro

    -

    30/8/2014 às 2:24 pm

    GRANDE VERDADE QUE A ASSEMBLÉIA DE DEUS TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL PRESERVAR A FAMÍLIA QUE É SEM DÚVIDA A BASE DE UMA SOCIEDADE SAUDÁVEL. A IGREJA EVANGÉLICA CHEGA E É BEM ACEITA NAS PERIFERIAS ONDE O GOVERNO NÃO CHEGA E JAMAIS CONSEGUIRÁ AJUDAR ESSAS PESSOAS PORQUE NÃO CONHECEM OU FINGEM NÃO CONHECER A ORIGEM DE TANTOS PROBLEMAS. UMA DAS COISAS QUE E A POPULAÇÃO CARENTE PRECISA É AMOR E JUNTO COM O AMOR QUE OS OFERECEMOS CONFRONTAMOS SEUS ATOS MUITAS DAS VEZES CRIMINOSOS COM A PALAVRA DE DEUS. E VOU DIZER UMA COISA: SE NOSSOS GOVERNANTES SOUBESSEM O PODER DA PALAVRA DE DEUS, ELES NÃO NOS PERSEGUIRIAM TANTO, ATÉ OS MAIORES BANDIDOS A RESPEITAM QUANDO SÃO ADVERTIDOS POR ELA.

  • zara pinheiro

    -

    30/8/2014 às 2:09 pm

    Bruno, vc disse que os evangélicos estão acabando com a cultura do país, com a alegria….e por isso está aumentando a violência. Engraçado, quase sempre nestas festas acontecem brigas, mortes e o povo dá muito trabalho para polícia por conta de bebidas e drogas, ao contrário do que acontece nos eventos evangélicos onde milhares de pessoas se reunem e conseguem se alegrar de verdade sem drogas, sem bebidas, sem músicas com letras obscenas e no fim não se ouve falar em ocorrência policial. Aqui na minha cidade fazem festa do Divino Espírito Santo regada de bebidas e tudo mais…Será que o Divino fica contente?

  • CLAUDIO EMILIO F DA SILVA

    -

    27/8/2014 às 4:45 pm

    Graças a Deus somos um País democrático e convivemos bem uns com os outros e a palavra de Deus pode ser falada sem restrições e por isso o evangélico está crescendo. Vale lembrar que o País tem 200 milhões de habitantes assim divididos: 135 milhões de católicos ( do milhões de praticantes) e 45 milhões de evangélicos praticantes, portanto hoje o Brasil tem mais evangélicos do que católicos.

  • JOYCE CRISTINA DINIZ SOUZA SILVA

    -

    17/8/2014 às 6:17 pm

    É NOTÓRIO O CRESCIMENTO DA IGREJA EVANGÉLICA NO BRASIL É UM RESULTADO BASTANTE SATISFATÓRIO PRA MIM, PORQUE ASSIM COMO A VERDADE ME LIBERTOU SENDO EU AINDA CRIANÇA, LIBERTARA TAMBEM A MUITOS COMO É NOSSA ESPERANÇA E POR ISSO LEVAMOS E PREGAMOS A PALAVRA FICO MUITO FELIZ… FELIZ COM TRABALHO DE NOSSOS MISSIONÁRIOS, REVESTIDOS DO PODER DE DEUS INSPIRADOS NO ESPIRITO SANTO ABREM OS OLHOS DE TANTOS ENCLAUSURADOS E APRISIONADOS NAS IDOLATRIAS E PAGANISMOS DA IGREJA CATÓLICA E RESPECTIVAS SEITAS E ADEPTOS DO ESPIRITISMO FALO DO QUE CONHEÇO POIS NÃO NASCI NUM LAR CRISTÃO PRECISEI SER LIBERTA ATRAVÉS DO AMOR DE DEUS POR MIM FUI CONVENCIDA PELO ESPIRITO SANTO DE DEUS LAVADA NO SANGUE REMIDOR DE CRISTO JESUS QUE MORREU POR MEUS E SEUS PECADOS, E IMPORTA VIVERMOS EM UNIÃO NA IGREJA DE DEUS OUVIR A DOUTRINA E PERMANECER NELA POIS NÃO SÃO APENAS OBRAS QUE SALVARÁ O “HOMEM” DA CONDENAÇÃO DO FOGO ETERNO COM DIABO E SEUS SEGUIDORES. ENTÃO BUSCAI ENQUANTO É TEMPO. BUSQUEM VERDADEIRAMENTE CONHECER A VERDADE E A VERDADE OS LIBERTARA! A PAZ DO SENHOR JESUS SEJAM COM TODOS! AMÉM!

  • JANUNCIO HORÁCIO BATISTA

    -

    29/7/2014 às 4:26 pm

    EU GOSTARIA DE VER UMA PESQUISA POR IGREJA, AS PESSOAS FALAM A IGREJA CATÓLICA CAIU TANTOS POR CENTO, OS EVANGÉLICOS AUMENTAM, TEM QUE VER O SEGUINTE OS PROTESTANTES AUMENTAM MAS TAMBEM EM NÚMERO DE IGREJAS, SÃO MILHARES DE IGREJAS DE PORTESTANTES, TÁ? ENTÃO EU SEI QUE PARA O FINAL DOS TEMPOS AS SEITAS IAM APARECER E EM GRANDE QUANTIDADE TA NA BÍBLIA APARECERAM MUITOS EM MEU NOME, POR ISSO EU QUERIA VER A PESQUISA POR IGREJA.

  • Luana Ribeiro

    -

    28/7/2014 às 3:11 am

    Ainda bem que Deus não se importa com números.

  • Anónimo

    -

    2/7/2014 às 8:36 pm

    No Nordeste tem 14 milhões de habitantes nas zonas rurais, e apenas 0,06% ouviram falar, ou conheçem a Cristo…. E o Brasilzão ae com 80% de Cristãos… hm…

  • Anónimo

    -

    28/6/2014 às 5:38 pm

    DE UMA COISA EU TENHO CERTEZA O MEU NOME ESTAR ESCRITO NO LIVRO DA VIDA E SÓ ATRAVEZ DE JESUS VOCE CONSEGUE

  • Laiz Monteiro

    -

    24/6/2014 às 11:41 am

    o senhor é o meu pastor nada me faltará deitar – me faz me verde pastos guia-me pelas veredas da justiça por amor ao teu nome ! SEI QUE E’S TU O SALVADOR AMÉM !!!!!!!!!!!!

  • Rafael Amós Oliveira de Aquino Schaun

    -

    6/6/2014 às 1:04 pm

    Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
    Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
    Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.

    Efésios 2:8-10

  • Carlos Alberto

    -

    3/6/2014 às 2:47 pm

    Esse negócio de crente ignorante já deu no que tinha que dar !
    Parem de falar besteira…
    Rasguem imediatamente todas as fotos dos seus pais, irmãos, filhos e filhas que tem em casa para então falar para NÓS católicos deixarmos as imagens que temos na nossa casa !
    Querer que EU rasgue a minha imagem de N.Senhora, MÃE DE CRISTO, é a mesma coisa que rasgar a foto da sua mãe que está na sua carteira !
    Será que não percebem que isso é pura idiotice ?
    É pura falta de aprendizado ?
    Que não conseguem INTERPRETAR o que leem ?
    Que estão sendo – em algumas vezes – levados por pastores que podem ser mais ignorantes que vocês ?
    Usem a cabeça, tenham bom senso !
    O INIMIGO quer é isso: Que os católicos e os evangélicos briguem para que a coisa vença !

  • maria zilda marinho

    -

    23/5/2014 às 2:19 pm

    mesmo com o catolicismo estando em primeiro lugar eu nao deixo o deus a quem eu sirvo pois eu creio no deus vivo nao em um deus de barro.uma passagem na biblia diz;conhecereis a verdade e ela vos libertara. abran os seus olhos enquanto pode pois jesus esta voltando.e eu tenho a certesa que eu vou subiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiir…

  • Genielly Moura

    -

    5/5/2014 às 11:55 am

    Glória a Deus ! Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. O Brasil esta conhecendo e sendo liberto. Rumo aos 100%

  • Pedro Melo

    -

    3/5/2014 às 9:15 pm

    Quer se posicionar corretamente como cristão, siga os passos de cristo que não são facies eu sei. Caso não saiba como começar, leia o comentário de Maria Aparecida Pereira Santagelo. Glória a Deus pela sua vida Aparecida!!!

  • Maria Hellen

    -

    2/5/2014 às 7:30 pm

    Resposta a Paulo… Meu querido sinceramente quem deveria ler mais a Bíblia, no dia em que nós Católicos fizer-mos festas pagães eu mudo de nome e outra coisa quem pensa que religião salva alguém e boom saber que não salva e outra cada um tem sua opinão Bruno tem toda razão. È mais uma coisa que você não temor a Deus pq se tivessem não maltratava sua mãe se primeira a mente Deus não tuve concebido a Maria o Dom de gerar filho e olhe uma virgem voce nesse momento não estaria aqui..
    Então cuidado em suas palavras Deus só deixo uma unica igreja e tenho certeza que vc sabe qual foi, Falsos Protestantes não existe….. a Igreja Una e Santa é a Catolica.
    Paz e Bem Amado.. Que Deus te Abençõe e te der mais conheçimento.
    Maria passa a frente <3
    Com Jeus e Com Maria o Inferno se Arrepia
    Maria minha mãe e sua tbm voce querendo ou nãooo

  • Anónimo

    -

    2/5/2014 às 4:14 pm

    A IGREJA CATOLICA NUNCA VAI DIMINUIR!!!

  • Maria Aparecida Pereira Santangelo

    -

    24/4/2014 às 4:01 pm

    EU ACHO QUE AO INVÉS DE FICARMOS FALANDO DESTA OU DAQUELA RELIGIÃO TEMOS TODOS QUE NOS UNIR, CRER EM JESUS LEVAR ESSA BOA NOTICIA ATRAVÉS DOS NOSSOS ATOS DE AMOR, PRINCIPALMENTE ÀQUELES QUE SOFREM. ESSA É A VERDADEIRA RELIGIÃO. DEUS NÃO VAI NOS PERGUNTAR DE QUE RELIGIÃO ÉRAMOS NA TERRA, MAS O QUANTO NÓS AMAMOS. NOSSO JULGAMENTO SERÁ SOBRE O AMOR.

  • MARCELO

    -

    18/4/2014 às 11:39 pm

    EU NÃO FUI ENTREVISTADO NO CENSO, MORO NA ZONA SUL DO RIO, MUITOS CONHECIDOS DEZENAS TAMBÉM NÃO VIU O CENSO…ACHO QUE ISSO É TIRADO DA MÉDIA QUE FOI ENTREVISTADA…

  • Cesar

    -

    14/4/2014 às 9:36 pm

    Protestantismo, a religião dos “patrões”. Converter… todos se equivocam. Jesus disse: “ide e levai a boa nova”. O peixe é oferecido, o marketing é valido. Empurrar o peixe, propaganda enganosa, técnica de lavagem cerebral… parece-me coisa de gente com problemas. Respondam: como veem a presença das religiões de origem afro e o crescimento do Islã? Conseguem conviver , respeitosamente, com os diferentes?

  • ALESSANDRO RAMOS

    -

    5/3/2014 às 5:18 pm

    Cada dia que passa novos convertidos para a Verdade Absoluta.
    Não estou dizendo evangelica ou catolica ou protestante ou espirita ou ateismo.

    Estou dizendo a BIBLIA SAGRADA.
    E simples ser cristao: arrependa-se, converta-se, se batize, siga oS PASSOS de Jesus,ore e divulgem o seu Nome, e vc tera um lugar no Reino de Deus, não importa se vc e rico ou pobre, branco ou preto, mulher ou homem, o que vale e seu Espirito.

    Para os catolicos leiam Exodo 20:3 e 4

    3 Não terás outros deuses diante de mim.
    4 Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
    5 Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.

  • ricardo

    -

    10/2/2014 às 9:25 pm

    o importante e que todos sejam salvos por Jesus!

  • janderson silva

    -

    18/1/2014 às 5:39 pm

    … podem nos chamar do que quiser ( Cristãos ) somos loucos por Jesus, Jesus eu te amo!!!!!!!! Pai mostra para essas pessoas que não creem em ti quão grande es tú!
    ei psiu! Jesus te ama, e eu também..

  • maria natalia de sá

    -

    17/1/2014 às 10:29 am

    os evangélicos está aumentando cada vez mais e com isso os católicos poderá cada vez mais se diminuir para que isso não aconteça valorizar mais nossa religiões. ser fiel a deus que é muito importante.

  • Paulo

    -

    14/1/2014 às 5:18 pm

    RESPOSTA AO BRUNO;…Interessante quando vc diz que deveríamos ler mais livros, a cultura sim é muito importante, mas vc não somente deve ler mais livros ,como principalmente a bíblia, e é por ler que os brasileiros estão convertendo a Deus e estas festinhas pagãs que vc citou está acabando graças a Deus e irá acabar, pois assim o Senhor quer…Leia mais a bíblia,creia nela e deixe de dizer besteiras.

  • Bruno

    -

    4/1/2014 às 2:39 pm

    O numero de evangélicos esta aumentando no Brasil, a única consequência disso é que eles estão acabando com nossa cultura: Festa de São João, Festa de Santo Antonio, Dia de Finados e entre tantas festas que eram comemoradas no passado com muito mais alegria e que lotavam, hoje em dia tem cidades que essas festas são fraquíssimas, principalmente cidades que o numero de católicos mais diminuíram. Por outro lado vemos também que a intolerância, a violência, o preconceito etc estão aumentando…Deveríamos valorizar mais nossas culturas e também lermos mais livros para não sermos facilmente manipuláveis por pastores que só visam o seu dízimo.

  • Victor

    -

    29/12/2013 às 1:55 pm

    Luis Claudio, num país em que cada vez mais os religiosos se metem na política, ameaçando a laicidade do estado, creio que os números contam sim.

  • Gustavo Costa

    -

    27/12/2013 às 12:05 am

    A minha igreja….. catolica….
    Sim….
    Pode ter caido….
    Mais….
    O mais importante e que os fies q ficarem sejamfieis q levem a palavra de jesus….
    E que vivam como cristo…
    Que evangelizem os mais necessitados…
    E as pessoas que nao creem na palavra do pai….
    Isso e o mais importante….

  • luis claudio

    -

    25/12/2013 às 3:07 pm

    Quantidade não significa qualidade. As pessoas mais inteligentes são minorias. os cientistas que estudam e trazem descobertas são minorias. O que importa se tem mais ou menos, acho que devemos sempre procurar a verdade, mas ela está dentro de você, e não daqueles que te querem empurrar uma verdade sem sustentação.

  • Manoel Germano de Oliveira

    -

    22/12/2013 às 5:06 pm

    Filosoficamente, o conhecimento é o passaporte que leva para a libertação. com muita propriedade Jesus disse no Evangelho de João Batista:cap 8 e verso 32, conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.

  • Klaython

    -

    20/11/2013 às 5:17 pm

    Só Jesus é a salvação para todos, Ele morreu na cruz e ressuscitou ao terceiro dia, por mim e você basta só você entregar a sua vida a Ele. Aceite a Jesus Cristo como Senhor e Salvador da sua vida.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados