Blogs e Colunistas

29/06/2012

às 15:56

O IBGE e a religião — Cristãos são 86,8% do Brasil; católicos caem para 64,6%; evangélicos já são 22,2%

O IBGE divulgou os dados do Censo de 2010 sobre a religião (ou a não religião) declarada dos brasileiros. Abaixo, segue o texto de autoria de Cecília Ritto para a VEJA Online, que ouviu alguns especialistas a respeito. Digo o que penso a respeito desses números no próximo post.

*
O Brasil ainda é a maior nação católica do mundo, mas, na última década, a Igreja teve uma redução da ordem de 1,7 milhão de fieis, um encolhimento de 12,2%. Os dados são da nova etapa de divulgação do Censo de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A tendência de redução dos católicos e de expansão das correntes evangélicas era algo esperado. Mas pela primeira vez o Censo detecta uma queda em números absolutos. Antes do levantamento de 2010, o quadro era apenas de crescimento de católicos em ritmo cada vez menor. Mantida essa tendência, em no máximo 30 anos católicos e evangélicos estarão empatados em tamanho na população. Os números mostram uma redução acentuada de poder da Igreja Católica no país nas últimas décadas: a mudança foi lenta entre 1872 e 1970, com perda de 7,9% de participação no total da população ao longo de quase um século; e tornou-se acelerada nos últimos 20 anos, quando a retração foi de 22%.

“O impacto dessa mudança é grande para a Igreja Católica. A Rússia teve revolução e permaneceu ortodoxa. Os Estados Unidos, mesmo com a Guerra Civil, se mantiveram protestantes. Entre os países grandes, mudanças assim só ocorreram em consequência de de guerras e revoluções. No Brasil, a revolução é silenciosa”, diz José Eustáquio Diniz, demógrafo da Escola Nacional de Estatísticas.

Se em 1970 havia 91,8% de brasileiros católicos, em 2010 essa fatia passou para 64,6%. Quem mais cresce são os evangélicos, que, nesses quarenta anos saltaram de 5,2% da população para 22,2%. O aumento desse segmento foi puxado pelos pentecostais, que se disseminaram pelo país na esteira das migrações internas. A população que se deslocou era, sobretudo, de pobres que se instalaram nas periferias das regiões metropolitanas. Nesses locais, os evangélicos construíram igrejas no vácuo da estrutura católica.

“Houve uma mudança na distribuição espacial das pessoas. A Igreja Católica é como um transatlântico, que demora muito para mudar um pouquinho a rota, devido ao tamanho de sua estrutura burocrática. Já os evangélicos são como pequenas embarcações”, explica Cesar Romero Jacob, cientista político da PUC-Rio. A analogia apresentada por Jacob se aplica com perfeição à comparação entre o tempo e o custo para se ordenar um padre e o período de formação de um pastor, algo que ocorre em menos de três meses. “Não existe espaço vazio”, resume.

Nas periferias, na ausência do estado e da Igreja Católica, os pentecostais atuaram como guias espirituais e como figuras centrais do assistencialismo. “As evangélicas pegaram fieis onde a Igreja Católica não tinha se preparado para arregimentar a nova população, e adaptaram a mensagem para diversos públicos”, diz Eustáquio Diniz.

Família
A preservação da família é um dos motivos que, segundo Jacob, serve para explicar o crescimento da Assembleia de Deus no país. De acordo com o censo de 2010, ela é o maior segmento evangélico, com 12 milhões de fiéis, e o segundo maior do Brasil, atrás da Igreja Católica. Em comparação com a igreja Universal do Reino de Deus, por exemplo, que perdeu 228 mil fiéis nos últimos 10 anos e hoje tem 1,8 milhão de arrebanhados, a Assembleia de Deus prega valores morais mais rígidos.

“Nos anos 90, época de expansão da favelização, a mãe não queria a desestruturação da sua família, o que a Assembleia não deixa”, explica Jacob, lembrando-se da proibição, por exemplo, de bebidas alcoólicas e de roupas femininas mais insinuantes. A favelização e a ocupação das periferias são resultado da migração dos anos 80 e 90, que deixou de ser motivada pela possibilidade de ascensão social e passou a acontecer pela expulsão das pessoas do campo, em sua maioria pobres. As correntes pentecostais acompanharam esses deslocamentos e, ainda na década de 90, entraram maciçamente na política.

A política se tornou um instrumento de crescimento da própria igreja pentecostal ou do pastor. “É uma população com baixa renda e escolaridade. Entre pessoas independentes economicamente e bem formadas fica mais difícil o voto de cabresto”, afirma Jacob. A pesquisa do censo revela que, apesar de os pentecostais crescerem na população pobre e de baixa renda, na última década se fez presente também na nova classe média. “A “teologia da prosperidade” é um dos fatores desse processo”, diz Eustáquio Diniz.

Detalhes regionais e etários
Nos últimos 10 anos, manteve-se estável a proporção de cristãos. Isso indica tanto uma migração de católicos para as correntes evangélicas e para outras religiões. O segmento dos sem religião também cresceu percentualmente, e chegou a 8% da população em 2010. O contingente de católicos foi reduzido em todas as regiões e se manteve mais elevado no Sul e no Nordeste. O Norte foi onde houve a maior redução relativa dos católicos.

Quanto à faixa etária, a proporção de católicos foi maior entre as pessoas com idade superior a 40 anos. Segundo o estudo, isso é decorrente de gerações formadas durante os anos de hegemonia católica. Já os evangélicos pentecostais têm sua maior proporção entre as crianças e os adolescentes, sinalizando uma renovação da religião. O grupo com idade mediana mais velha é o dos espíritas (37 anos) que cresceu na última década e chegou a 3,8 milhões de pessoas, sobretudo nas regiões Sudeste e Sul. Os espíritas são os que apresentaram melhores indicadores, como a maior proporção de pessoas com nível superior completo (31,5%).

ibge-religioes

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

200 Comentários

  1. MARCELO

    -

    18/04/2014 às 23:39

    EU NÃO FUI ENTREVISTADO NO CENSO, MORO NA ZONA SUL DO RIO, MUITOS CONHECIDOS DEZENAS TAMBÉM NÃO VIU O CENSO…ACHO QUE ISSO É TIRADO DA MÉDIA QUE FOI ENTREVISTADA…

  2. Cesar

    -

    14/04/2014 às 21:36

    Protestantismo, a religião dos “patrões”. Converter… todos se equivocam. Jesus disse: “ide e levai a boa nova”. O peixe é oferecido, o marketing é valido. Empurrar o peixe, propaganda enganosa, técnica de lavagem cerebral… parece-me coisa de gente com problemas. Respondam: como veem a presença das religiões de origem afro e o crescimento do Islã? Conseguem conviver , respeitosamente, com os diferentes?

  3. ALESSANDRO RAMOS

    -

    05/03/2014 às 17:18

    Cada dia que passa novos convertidos para a Verdade Absoluta.
    Não estou dizendo evangelica ou catolica ou protestante ou espirita ou ateismo.

    Estou dizendo a BIBLIA SAGRADA.
    E simples ser cristao: arrependa-se, converta-se, se batize, siga oS PASSOS de Jesus,ore e divulgem o seu Nome, e vc tera um lugar no Reino de Deus, não importa se vc e rico ou pobre, branco ou preto, mulher ou homem, o que vale e seu Espirito.

    Para os catolicos leiam Exodo 20:3 e 4

    3 Não terás outros deuses diante de mim.
    4 Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
    5 Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.

  4. ricardo

    -

    10/02/2014 às 21:25

    o importante e que todos sejam salvos por Jesus!

  5. janderson silva

    -

    18/01/2014 às 17:39

    … podem nos chamar do que quiser ( Cristãos ) somos loucos por Jesus, Jesus eu te amo!!!!!!!! Pai mostra para essas pessoas que não creem em ti quão grande es tú!
    ei psiu! Jesus te ama, e eu também..

  6. maria natalia de sá

    -

    17/01/2014 às 10:29

    os evangélicos está aumentando cada vez mais e com isso os católicos poderá cada vez mais se diminuir para que isso não aconteça valorizar mais nossa religiões. ser fiel a deus que é muito importante.

  7. Paulo

    -

    14/01/2014 às 17:18

    RESPOSTA AO BRUNO;…Interessante quando vc diz que deveríamos ler mais livros, a cultura sim é muito importante, mas vc não somente deve ler mais livros ,como principalmente a bíblia, e é por ler que os brasileiros estão convertendo a Deus e estas festinhas pagãs que vc citou está acabando graças a Deus e irá acabar, pois assim o Senhor quer…Leia mais a bíblia,creia nela e deixe de dizer besteiras.

  8. Bruno

    -

    04/01/2014 às 14:39

    O numero de evangélicos esta aumentando no Brasil, a única consequência disso é que eles estão acabando com nossa cultura: Festa de São João, Festa de Santo Antonio, Dia de Finados e entre tantas festas que eram comemoradas no passado com muito mais alegria e que lotavam, hoje em dia tem cidades que essas festas são fraquíssimas, principalmente cidades que o numero de católicos mais diminuíram. Por outro lado vemos também que a intolerância, a violência, o preconceito etc estão aumentando…Deveríamos valorizar mais nossas culturas e também lermos mais livros para não sermos facilmente manipuláveis por pastores que só visam o seu dízimo.

  9. Victor

    -

    29/12/2013 às 13:55

    Luis Claudio, num país em que cada vez mais os religiosos se metem na política, ameaçando a laicidade do estado, creio que os números contam sim.

  10. Gustavo Costa

    -

    27/12/2013 às 0:05

    A minha igreja….. catolica….
    Sim….
    Pode ter caido….
    Mais….
    O mais importante e que os fies q ficarem sejamfieis q levem a palavra de jesus….
    E que vivam como cristo…
    Que evangelizem os mais necessitados…
    E as pessoas que nao creem na palavra do pai….
    Isso e o mais importante….

  11. luis claudio

    -

    25/12/2013 às 15:07

    Quantidade não significa qualidade. As pessoas mais inteligentes são minorias. os cientistas que estudam e trazem descobertas são minorias. O que importa se tem mais ou menos, acho que devemos sempre procurar a verdade, mas ela está dentro de você, e não daqueles que te querem empurrar uma verdade sem sustentação.

  12. Manoel Germano de Oliveira

    -

    22/12/2013 às 17:06

    Filosoficamente, o conhecimento é o passaporte que leva para a libertação. com muita propriedade Jesus disse no Evangelho de João Batista:cap 8 e verso 32, conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.

  13. Klaython

    -

    20/11/2013 às 17:17

    Só Jesus é a salvação para todos, Ele morreu na cruz e ressuscitou ao terceiro dia, por mim e você basta só você entregar a sua vida a Ele. Aceite a Jesus Cristo como Senhor e Salvador da sua vida.

  14. Karen Madruga

    -

    15/11/2013 às 17:06

    Jesus é a salvação. Ele é o caminho a verdade e a vida, quando entregamos o nosso coração à Ele nos tornamos uma nova criatura. Os nossos valores mudam, as nossas ideologias e costumes também. A verdade de Cristo nos traz a liberdade e a verdeira felicidade. Ele é quem nos aperfeiçoa, segundo a sua maravilhosa graça!

  15. Ricardo

    -

    31/10/2013 às 14:10

    Os Evangélicos também não lêem a bíblia. Principalmente os ensinos de Jesus. Porque se lessem não haveriam tantas igrejas apóstatas como hoje. Só mudaram as formas de se cobrar as indulgências…

  16. donizeti pinheiro

    -

    29/10/2013 às 19:18

    Se os católicos começarem a ler a bíblia todos se converteram
    ao senhor Jesus.

  17. EDIVALDO

    -

    07/10/2013 às 2:33

    Vou citar alguns assuntos que estão na palavra de Deus: Uma fonte rica do pecado é a LÍGUA veja em TIAGO 1,2 Tiago 3,6-8;Romano 3,13 e 14. A IDOLATRIA: Deuteronômio 4,15 a 18;23 e 28; 5,8 e 9; 12,3. PROSPERIDADE: Deuteronômio 28,12. ABOMINAÇÃO: Deuteronômio 18,9 a 14. Haja o que houver me alegrarei no Senhor, veja em ABACUQUE 3,17 a 19.

  18. EDIVALDO

    -

    07/10/2013 às 1:36

    IRMÃOS A TODOS SAÚDO COM A PAZ DO SENHOR JESUS. IRMÃOS, SÓ E UNICAMENTE SÓ JESUS SALVA, NINGUÉM VAI AO PAI SENÃO ATRAVÉS DELE. MUITAS PESSOAS SEGUEM O QUE OS PAIS, NÃO SABEDORES DA PALAVRA DE DEUS ENSINAM AOS SEUS FILHOS, O QUE DIZEM SEUS CORAÇÕES, E A PALAVRA DE DEUS DIZ QUE NOSSO CORAÇÃO É ENGANOSO. AOS QUE NÃO LEEM A PALAVRA DE DEUS PROCUREM LER, SE ALIMENTEM DA PALAVRA, NELA ESTÁ A RESPOSTA PARA AS TUAS DÚVIDAS EM TODO O SEGUIMENTO DE TUA VIDA,SEJA POLÍTICA,SOCIAL,MATRIMONIAL,SAÚDE FÍSICA E PSICOLÓGICA,FINANCEIRA. HÁ ORIENTAÇÃO PARA TUDO O QUE SE POSSA IMAGINAR. DEUS NOS ENSINA QUE TEMOS QUE ADORAR “SÓ A ELE E A NENHUM OUTRO deus FEITO PELAS MÃOS DO HOMEM. AMAI AO PRÓXIMO COMO A TI MESMO”.

  19. Keila

    -

    29/09/2013 às 18:30

    O que acho mais lindo no evangelho de Jesus Cristo é que consegue atingir a todos, desde que tenham os corações aberto para tal. Seja rico,culto, pobre, sem instrução, etc. é possível serem atingidos e verdadeiramente terem suas vidas modificadas por sua maravilhosa graça. Acho natural que ocorra ainda mais uma aumento dos evangélicos, porém infelizmente muitas deturpações, escândalos, pessoas com interesses a parte… Porém no meio do joio, haverá o trigo, pessoas e famílias com a vida transformada pela graça (favor imerecido), que podem viver a experiência diária com Cristo, de uma forma que só mesmo quem vive para saber. Que não estarão livres das aflições da vida, do mundo, mas venceram como Cristo assim o fez. Meu respeito a todas a religiões, não importam números, e sim que cada uma faça o melhor para seus membros, para a sociedade… PAZ

  20. adrieli

    -

    23/09/2013 às 19:47

    nao tem o q eu estou procurando q coisa!!!!!

  21. marizete

    -

    15/09/2013 às 17:27

    Não tem nada que eu quero. …

  22. Orlando de Souza

    -

    30/08/2013 às 13:52

    Infelizmente existem lideres religiosos que desvirtuam, ao pregarem uma teologia com objetivo puramente político, quando deixam clara as suas estratégicas pretensões do domínio das grandes multidões, não com o desidério de evangelizar, mas sim como forma de consolidação de poder. Chamo a atenção dos nossos irmãos evangélicos que, em Pentecostes, o Espirito Santo em nenhum momento conclamou os 12 apóstolos para que passassem a pregar como se estivessem numa gincana, de forma que um falasse mal do outro, puxasse o tapete do outro ou roubasse os adeptos do outro. Bem que o Cristo poderia com eles fundar 12 igrejas diferentes, mas não o fez. É bem oportuno que lembremos no que o apóstolo Paulo se reportou em Corintos 1.11-12, quando em sua epístola manifestou desaprovo pelas CONTENDAS entre os cristãos, no que deixou claro que a igreja, como instituição, deva ser única. Por último, com relação ao censo do IBGE, o que está acontecendo hoje no Brasil é que finalmente algumas igrejas evangélicas adotaram uma postura mais progressista, (o que a igreja católica já vem fazendo ha muito tempo) e se desgarraram de pregadores toupeiras, formas de pregações arcaicas e outras cafonices, no que conseguiram se tornar menos reacionários e quebrar aquela monotonia que os deixou marcando-passo por todos esse anos. Entretanto, esse movimento todo acontece num contexto imediatista que embora tenha repercutido nos atuais quantitativos, porém ficará contido nos seus efeitos, sem avolumar-se numa verdadeira progressão aritmética, como se diz.

  23. joao

    -

    30/08/2013 às 10:57

    Jesus tem poder p/ salvar os pecadores não importa o tamanho do pecado o importante a ave o arrependimento q so o espirito santo faz no coração do pecador…

    Nem um pecador arrependido volta a beber cerveja, fuma ou prostituir, pq as drogas leva o pecador ao inferno e se a igreja não for exemplo p/ os q estão fora da igreja eles não vai buscar ajuda na igreja… um abraço a todos q acredita em Deus e no sacrifício do seu filho na cruz…

  24. Meu Deus é maior que tudo

    -

    24/08/2013 às 14:17

    Vcs nao deveriam se preocupar com quem sai ou fica.A sabedoria esta nos coracoes,o importante e que todos procurem a palavra,a jesus Cristo.É irrelevantissimo essa preocupacao mesquinha se a igreja evangelica ou a catolica tem mais fieis.independente de quem ou qual ta roubando mais,do qual está certa,independente de qualquer uma outra futilidade…O importante é que cada um seja feliz da forma que optou. jesus abencoe a todos.

  25. france rocha

    -

    17/08/2013 às 18:22

    Uma coisa é certa irmaos, o numero de evangelicos cresce mas o que cresce ainda mais é o numero de ‘igrejas evangelicas’, isso pq cada um q discorda de algo tem total liberdade para fundar uma religiao propria, muitas vezes pregando coisas q contradizem a palavra de Deus como por exemplo as centenas de igrejas q pregam a prosperidade financeira. lemremos meus caros q foi Jesus quem disse( em verdade em verdade vos digo que é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino do céu). na sua passagem pela terra ele sempre pregou a caridade, a simplicidade e o desapego aos bens materias, entao pq sera que tantas igrejas vivem a estorquir seus fieis? pq sera que ha tantos pastores milhonarios? sou católico por escolha pq sei que é uma igreja que me acolhe da forma que sou. gostaria que o IBGE fizesse uma pesquisa verdadeira que mostrasse a verdade, e a verdade é que o que cresce a cada dia é mais e mais igrejas muitas com um punhado de fieis outras com muitos onde o pastpr precisa ter casa na praia e carro importado pra iludir seus fieis com a doutrina da prosperidade financeira.

  26. rafael

    -

    17/08/2013 às 17:23

    como muitos falaram dos evangélicos,aqui deixo minha opinião pois a 10 anos atras era católico, mas nunca praticante, depois que virei evangélico comecei a frequentar a igreja…não porque a igreja evangélica é melhor que a católica…mas porque me senti bem ali…e tive um verdadeiro encontro com Jesus…e hoje vivo não eu, mas Cristo vive em mim…

  27. Jorge

    -

    17/08/2013 às 12:02

    Independente de disputas teológicas e conceituais não importa se católicos diminui e evangélicos crescem, o que importa é que a sociedade tá tendo mais assistência religiosa, mais acesso à palavra de Deus, os valores familiares sendo conservados e os pecados sendo combatidos.

  28. danrlley william

    -

    16/08/2013 às 20:56

    o cressimento do protestantismo é obra do espirito santo
    é benssão do senhor,sou evangelico mas respeito muito a igreja católica pos as duas igrejas adoram o mesmo deus não importa se vc anda com uma crus no pescosso ou uma bíblia em baicho do brasso ,o qui emporta ésequir os mandamentos de jessus “por que so há um só Deus, e um só mediador entre deus e os homens Cristo Jesus”(1 Timotio 2.5)

  29. joaquim

    -

    08/08/2013 às 21:48

    MEUS AMIGOS A IGREJA CAT´LICA NUNCA VAI ACABAR , PORQUE ELA É DE DEUS , NUMEROS NÃO IMPORTA , O IMPORTANTE É QUE SEUS FIÉIS ESTÃO SE RENOVANDO , ESTÃO FICANDO MAIS MADUROS NA FÉ, POR QUE GRAÇAS A DEUS TEM APARECIDO MUITAS PESSOAS SANTA NA IGREJA , DEDICADAS, E SE INSTRUIDO MAIS NA FÉ , AQUELES QUE A DEIXARAM , É POR QUE NÃO TINHAM AINDA UMA FÉ MADURA , POR QUAL QUER COISA , SE ABORRECE E VAI EMBORA , MAIS AS PORTAS VÃO ESTÁ SEMPRE ABERTAS . E A´TE PARECE QUE NAS IGREJA EVANGÉLICAS ESTÁ UM RIO DE ROSAS , NÃO ESTÁ , OS EVANGÉLICOS MESMOS SABEM , QUE DENTRO DESSAS IGREJA Á MUITA VAIDADE , UM QUER MANDAR MAIS DO QUE O OUTRO ,A MUITA DIVISÃO ,E FORA OS ESCANDALOS , QUE A IMPRENSSA NÃO DIVULGA COMO DEVERIA DIVULGAR.

  30. joaquim

    -

    08/08/2013 às 21:36

    NA JORNADA MUNDAL DA JUVENTUDE , COM TODA AQUELA CHUVA, FRIO , MORMAÇO , REUNIU MAIS DE 3MILHÕES E MEIO DE JOVENS EM COPACABANA , NUNCA FOI VISTO ESSA MULTIDÃO EM COPACABANA, EO PAPA CATIVOU ATÉ QUEM NÃO É CATÓLICO.

  31. joaquim

    -

    08/08/2013 às 21:31

    A RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA CRESCEU MUITO NESSES ULTIMOS ANOS , CHEGOU AO NUMERO DE MAIS DE 14 MILHÕES , TEM QUATRO EMISSORAS DE TV , CRESCETE NUMEROS DE RADIOS INTEGRADAS, AS MISSAS SEMPRE CHEIAS, S[O EM IPANEMA SÃO 11 MISSAS TODAS CHEIAS.

  32. joaquim

    -

    08/08/2013 às 21:24

    EU NUMCA FUI ENTREVISTADO PELO IBGE , E MUITA GENTE QUE CONHEÇO , EU ACHO , QUE O IBGE SÓ ENTREVISTOU CONDOMINIOS QUE SÓ Á EVANGÉLICOS.

  33. joaquim

    -

    08/08/2013 às 21:18

    SOU CATÓLICO A MUITO ANOS E SEMPRE FOI PARTILHADA AS LEITURA DA BIBLIA NA SANTA MISSA , NOS CIRCULOS BIBLICOS, NOS GRUPOS DE ORAÇÃO ,SEMPRE ME INFORMEI SOBRE O QUE É A DOUTRINA DA IGREJA CATÓLICA , GRAÇAS A DEUS , MINHA FAMILIA É FORTIFICADA PELO ESPIRITO SANTO, E AGORA ALGUMAS PESSOAS FALAM POR AI QUE A IGREJA CATÓICA É FUTIU , SÓ FALA ISSO QUEM A NUNCA A CONHECEU , PORQUE NÃO FOI BATIZADO NO ESPIRITO .

  34. joaquim

    -

    08/08/2013 às 20:25

    A MAIORIA DE LIDERES EVANGÉLICOS PASSAM MAL INFORMAÇÕES SOBRE A DOUTRINA DA IGREJA CATÓLICA, INVENTANDO MENTIRAS , CONTRA A IGREJA CATÓLICA, FALANDO COISAS QUE NÃO PRATICA, A IDOLATRIA.OS EVANGÉLICOS NÃO SABEM O QUE É IDOLATRIA.

  35. joaquim

    -

    08/08/2013 às 20:21

    A IGREJA CATÓLICA DE UNS TEMPOS PRA CÁ VEM SENDO BONBARDIADA PELA IMPRESSA MAL IMFORMADA , FALANDO COISAS QUE 99% NÃO SÃO VERDADEIRAS, SEM QUE ELA POSSA SE DEFENDER.

  36. joaquim

    -

    08/08/2013 às 20:17

    AS PESSOAS NÃO ANALIZAM , CRESCEU ONUMERO DA POPULAÇÃO , DE 1970 PRA CÁ DOBROU O NUMERO DE PESSOAS, CRESCEU O CONHECIMENTO DE TER CURIOSIDADEDE DE OUTRAS RELIGIÕES .

  37. joaquim

    -

    08/08/2013 às 20:14

    ESTÁ CRESCENDO SIM É CARREGADOR DE BIBLIA, MAS O CORAÇÃO ESTÁ NA PONTA DO DEDÃO.

  38. joaquim

    -

    08/08/2013 às 20:12

    A IGREJA CATÓLICA NÃO ESTÁ PERDENDO FIÉIS , É OS INFIÉIS É QUE ESTÃO SE PERDENDO.

  39. DR.ANTONIO CARLOS

    -

    01/08/2013 às 21:07

    O crescimento evangélicos é decorrente do uso da Biblia nas Igrejas Evangélicas,que ainda mantem o catecismo entre seus fiéis.A Igreja católica tem como referencial seu líder maior o Papa,enquanto as Igrejas evangélicas não tem um líder mundial,estudam muito a Bíblia e pelas suas doutrinas através dos evangelhos eles se mantem vivo com bastante crescimento.Os católico se pegam nas heranças dos pais,nasci católica vou morrer católica,dai por que milhares,milhões estão vindo para o lado evangélicos. Mas quero dizer-lhes que esse crescimento é feito pelo agir do Espírito Santo para libertar o povo católico da idolatria.O êxodo do catolicismo para as Igrejas Evangélicas vai crescer ainda mais,pois o povo estão fartos de servirem a deuses diversos que nada tem pra dar,pois não enxergam,não ouvem e não tem o poder.Isso me lembra os Prosélitos(gregos convertidos ao judaísmo)que foram ricos na cultura,no teatro moderno,na filosofia etc,as tinham a pior religião ,eles adoravam deuses de várias tipos,eram religiosos mas não se aproximavam de Deus,até que se aproximaram dos discípulos e falaram:Queremos vera Jesus,queremos conversar com ele,era a sede deles querer sair de sua religião para outra religião onde Jesus , somente Ele é o centro das atenções,onde somente Ele o o único Deus,que pode salvar,curar e libertar.Dai por que hoje haver o crescimento dos evangélicos,por que os católicos querem sair de uma religião fútil,sem impacto para ir para uma igreja que prega a Bíblia Sagrada .

  40. giovanna

    -

    28/07/2013 às 9:38

    Amem!que os evangélicos estão crescendo os irmãos estão conhecendo o Deus maravilhoso…

  41. Cris Oliveira

    -

    23/07/2013 às 9:50

    Catolicismo em queda ou não,ainda é a religião em predominância em um país que é laico. Cada um segue a religião que bem entender e doutrina. Não existe na Bíblia citação de qual é a verdadeira religião, nem se quer cita qualquer religião e sim os ensinamentos de Cristo. Quem criou a religião foram os homens e não Deus. Sou católica, e levo em meu coração amor a Jeus, Maria e José. Os evengélicos que se dizem evangelizadores, difamam e criticam todas as religiões, quero ver provarem os milagres que nem a ciência conseguiu explicar, principalmente das aparições de Nossa Senhora pelo Mundo desde o ano de 1800,principalmente em Fátima e em Lourdes. Como se explica infinitas curas que ocorreram pela interseção de Maria para com Deus Pai? Isto os evagélicos não explicam.A ciência reconhece todos os casos como milagres. A fé está em todas as religiões e doutrinas. Cada um que viva e sua e siga os caminhos de Jesus.

  42. Tatiana

    -

    20/07/2013 às 21:28

    Caro Reinaldo, apenas uma correção: os espíritas também são cristãos, acreditam na 2ª Revelação: Jesus Cristo (sendo a 1ª Moisés). Assim, pela estatística do IBGE, os cristãos representam 88,8% dos brasileiros.

  43. Pedro

    -

    17/07/2013 às 12:48

    Só sei que se UM PAÍS MUDAR DE RELIGIÃO irá resolver o que? Os costumes serão mudados, haverão conflitos,por que uma boa parte dos Protestantes são radicais e não tolera e não tolerarão ninguém que atravesse o seu caminho, eu acho que deveria ter uma só Igreja, um só Pastor, um só Pedro , UM SÓ CRISTO, UM SÓ DEUS, A Igreja Católica tem 2 mil anos, leia o que Thomas Woods PHD na Universidades de Columbia e Harvard:

    “Bem mais do que o povo hoje tem consciência, a Igreja Católica moldou o tipo de civilização em que vivemos e o tipo de pessoas que somos. Embora os livros textos típicos das faculdades não digam isto, a Igreja Católica foi a indispensável construtora da Civilização Ocidental. A Igreja Católica não só eliminou os costumes repugnantes do mundo antigo, como o infanticídio e os combates de gladiadores, mas, depois da queda de Roma, ela restaurou e construiu a civilização”. (pg 7)

  44. thiago

    -

    09/07/2013 às 17:38

    só tenho uma coisa a dizer DEUS E FIEL para cumprir suas promessa.
    OUTRA COISA,APALAVRA DE DEUS ESTA SENDO ANUNCIADA QUEM CRÊ VERA A ELE QUEM NÃO CRÊ SERA LANÇADO NO FOGO DO INFERNO
    APALAVRA DE DEUS E MUITO CLARA EM RESPEITO DE IDOLATRIA E MUITOS IDOLATRA IMAGEM E O PAPA QUE E UM HOMEM PECADOR IGUAL A NOS A PALAVRA DE DEUS DIZ QUE NÃO A OUTRO DEUS ALEM DELE E NEM SE PROSTARÃO DIANTE DE IMAGEM FEITA POR HOMEM E TAM BEM ELE DIZ QUE NÃO DIVIDE SUA GLORIA COM NINGEM

  45. giovana

    -

    04/06/2013 às 18:37

    isso é ótimo

  46. CLEMILDA

    -

    28/05/2013 às 10:06

    Muitos estão perdidos pois cada seita protestante segue uma doutrina diferente por que cada uma delas interpretam a bíblia de acordo com suas convicções.

  47. leidiany

    -

    26/05/2013 às 17:47

    isso e muito bom pra sociedade

  48. Eli

    -

    20/05/2013 às 10:00

    João 8:32 E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará
    por Jesus fala de libertará deve ser porque todos precisam ser liberto. Caros se você não se tornar um cristão nunca verá Jesus muito menos o descanso eterno.
    A biblia tem resposta pra todas as suas perguntas mas você só entende se tiver o espirito santo e só se tem o espirito santo se aceitar Jesus. LUCAS (cap. 12)·
    8 E digo-vos que todo aquele que me confessar diante dos homens, também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus;

  49. eudenio rodrigues

    -

    20/05/2013 às 9:58

    Muitos seguem a religião e esquece da palavra de Deus,com suas doutrinas e tradições e estão esquecendo do que realmente Senhor Jesus quer, se muitos estão deixando o catolicismo é por que estão encontrando a verdade em outras igrejas, as que realmente prega a palavra de Deus,que mostra que o único mediador entre o homem e Deus é Jesus,que o maior sacrifício que fazemos é largar os desejos da carne,que devemos adorar ao único Deus(Salmo 115, Jesus fala que muitos falarão o meu nome mais cultuarão mais a criatura do que o criador.Então orar a Maria,cultuá-la,dar louvor isso é de nemhuma serventia que mesmo antes de Maria existir Jesus já estva junto do Pai,orem ao único Deus e Jesus é o pai de Maria.

  50. ailton santos

    -

    16/05/2013 às 10:27

    em primeiro lugar nos católicos não vivemos de números
    pois DEUS trabalha qualitativamente e não quantitativamente
    a igreja não esta perdendo fies e sim os infiéis ou seja católicos só de eventos, católicos florzinha de jesus: que o padre não pode dizer nada q ta saindo da igreja.
    católico silvio santos: só aparece dia de domingo.
    católico 007: não usa cruz, terço ou escapulário para viver as escondidas e disfarçado.
    católico açucar: basta cair dois pingos de água e não vai á missa.
    católico jornal nacional: da noticia da vida de todo mundo.
    católico peixinho “nada”: nada de terço, nada de grupo de oração, nada de confissão nada de missa.
    não precisamos de católicos pra uma hora de liturgia ou seja uma hora de missa, mas sim de católicos pra toda a vida que deem testemunho de cristo e anunciem o evangelho,
    pois a igreja perdeu muito pouco quando essas criaturas sairão por que não eram católicos de fato.

  51. Tiago

    -

    28/04/2013 às 12:33

    Isso mesmo!!! Podem continuar a discussão de vocês, enquanto isto estou lá fora, pregando o evangelho para quem necessita ouvir!!

  52. Otoniel Rocha

    -

    10/03/2013 às 14:22

    Todos os seres humanos sabem q são pecadores contra Deus.
    Eles sabem também, q como pecadores, estão em perigo e ñ estão seguros.
    Daí então, procuram algum refúgio que lhes dê segurança.
    Eles sabem que podem encontrar PAZ e REFÚGIO em Deus, abandonando os seus pecados e voltando-se para o SENHOR, mas eles ñ escolhem abandonar os pecados. Então, parece q não há outro recurso aos pecadores senão esconder-se sob algum falso refúgio. No entanto, é óbvio q os homens q recorrem a mentiras como refúgio, ñ conseguem ver essas mentiras como mentiras, mas eles enxergam estas mentiras como verdades. ( se apegam em ateismo e religiões falsas )

    Este fato nos leva a perguntarl:
    Será q alguma regra ou padrão irá mostrar o q é verdade e o q é mentira? Os homens têm opiniões incontáveis sobre crenças; mas estas ñ podem ser todas verdadeiras.
    Como podemos determinar o q é verdadeiro e o q é mentira?

    Temos um teste infalível:

    Salvação válida, deve ser a salvação do pecado.
    Tudo o+ falha. Tudo q ñ quebra o poder do pecado, é UMA MENTIRA.
    Se ñ expulsar o egoísmo e a luxúria, e se ñ gerar o amor a Deus e a todo ser humano, se ñ gerar alegria verdadeira, paz profunda como o oceano, benevolência desinteressada o fruto do Espírito Santo, é tudo falso e inútil.
    Tudo o que falha neste aspecto vital é UMA MENTIRA – pode ser até útil – mas no fim ñ é melhor que UMA MALDIÇÃO.

    Se ñ gera em nós o espírito do céu e nos faz semelhantes a Deus, não importa de onde vem, ou q idéia defende. é SÓ MAIS UMA MENTIRA, e se você se esconde atrás disso, voce está num “refúgio da mentira”, és um inimigo de Deus.

    Outra vez: Se ñ gerar oração, nos unir a Deus em comunhão e afinidade com Ele, é uma mentira. Se não gerar em nós um sentimento celestial, expulsando a mente mundana, separando-nos do amor às coisas do mundo, é uma mentira. Se este ensino ñ produzir em nós o amor exigido nas Escrituras, o amor à Deus e prazer em adorá-lo, e amor à toda a humanidade – , é uma mentira; – se ñ produzir todos os estados mentais que enquadram a alma para morar no céu perfeito e santo, falha completamente em salvar alguém do pecado e do PERDIÇÃO.

    Alguém pode contestar: “o Evangelho não realiza de fato o q diz, a todos q a ele aderem. Não faz cristãos devotos, mortos para o mundo, cheios de amor, alegria e paz.”

    Eu Respondo:
    Suponha um remédio eficaz à um doença. Ele pode curar, pois tem o poder para operar a cura.
    Mas deve ser usado corretamente. Se você estiver doente e não gostar de tomar o remédio, você vai guardá-lo, e arranjar uma falsificação do mesmo para usar. Em últimos casos, usaria o remédio, mas misturado com outras coisas q tiram o efeito. Em todos os casos, a eficácia do medicamento não pode ser contestada, só prova q você não o usou de forma justa e honesta.

    Assim, é com o evangelho. Você deve assumi-lo e usá-lo de acordo com as orientações Bíblicas, e às influências do Espírito Santo, do contrário o fracasso não é culpa do Evangelho, mas é culpa sua. Não adianta, então, dizer que o evangelho ñ salva os homens do pecado. Na verdade, há ilusões e há rejeições diretas; Mas aquele que recebe o poder real do Evangelho de Cristo em seu coração vai certamente descobrir que sua alma foi profundamente abençoada e transformada por ele. O evangelho leva o ser humano do pecado à santidade – faz o homem pacífico, santo, divino, tanto na vida como na morte.
    Milhões de tais casos comprovam isto na face da história. Suas vidas santas evidenciam a realidade e a preciosidade da salvação q o evangelho promete.

  53. Deividi

    -

    26/02/2013 às 16:58

    É extremamente importante que o evangelho cresça cada vez mais em nosso pais, e que cresça não apenas em quantidade, mas em qualidade, que aumente a cada dia o numero de intercessores, de pessoas de bom testemunho, de pessoas de caráter, de pessoas comprometidas com a palavra de Deus. Pois sem duvida alguma o papel da igreja é fundamental para restauração da vida do indivíduo, foi isso que Jesus fez, restaurou a vida de pessoas que estavam a margem da sociedade.

  54. Weslei

    -

    16/02/2013 às 10:27

    Uma correção: não redução de 1,7 milhões de FIÉIS, mas sim de pessoas, pois fiéis são permanentes seguidores de fé.

  55. saulo

    -

    17/01/2013 às 23:47

    E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
    O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
    João 14:16-17

    Que o espírito santo de Deus possa bradar em cada um de vossos corações, ampliando a visão daqueles que ainda estão perdidos e os guiando pelo caminho da verdade. Amo meu Deus e só ele é digno de toda glória, em nome de Jesus.

  56. cleyton luciano

    -

    04/01/2013 às 22:12

    Sim mais não se deve esconder que o catolicismo parou de cair depois de 130 anos de queda pois esta comprovado que o catolicismo tem uma tendencia ao crescimento,pois desde a decada de 90 tem umas das bases da igreja de roma que mais cresce no país é a da RCC.pois pra se ter uma idéia o numero de católicos que se declaram ”carismaticos” é cerca 14 milhões,maior que o numero de segidores da assembléia de Deus,e é graças a RCC que muitas ovelhas estão sendo salvas .sou católico faço parte da RCC e sou muito feliz.A PAZ DE JESUS E O AMOR DE MARIA.

  57. Plínio Lima

    -

    30/12/2012 às 1:17

    todas as religiões são importantes, sobre tudo aquelas que ensinam o caminho do bem e o amor ao próximo, digo que a pesquisa é importante, não para inferir qual religião é a maior ou a melhor, mais o que é importante na pesquisa é termos base para compreender as transformações sociais e como se reflete nas crenças da nossa população.sou espírita e respeito todas as religiões, o importante é amarmos uns aos outros como jesus nos ensinou, esse é o legado que devemos ter para nos. PAZ PARA TODOS.

  58. Francisco Melo

    -

    07/12/2012 às 17:19

    Paz de Cristo a todos os irmaos
    olha sou catòlico apost`tlico Romano
    e acho que nao vem ao caso qual è a maior, o que tem que ser maior è o Reino de Deus,è a paz entre tds nao estamos de lados opostos isto è pra ignorantes de AMOR PAZ A TODOS

  59. EU não preciso ser reconhecido por níguem

    -

    31/10/2012 às 11:29

    Tenho orgulho de ser evangélico…seguimos os mandamentos da Bíblia e não nos contaminamos com o mundo…

  60. Adriano

    -

    25/10/2012 às 13:41

    Senhor Alves, somo podes usar da sua razão e experiencia particular para concluir em oposição a igreja católica no seu trabalho de caridade? Não quero crer que tendo conhecido um pouco mais a história concluirá por repetir a afirmação segundo a qual os padres e freiras não se voltam para os pobres, pois não é menos verdade que a igreja é a maior instituição caritativa no mundo do que a capacidade que podes ter de voltar atras em seus raciocínios.

  61. Marcio

    -

    16/10/2012 às 18:10

    Catolico,é a maioria,é a igreja que nao pede que os cristaos usem saia,é a igreja da paz!
    Sou católico sempre!!!!!!!

  62. Valdinei A Oliveira

    -

    21/09/2012 às 23:56

    Gostei muito de saber que os evangélicos estão crescendo nessa proporção no Brasil,eu faço parte desse crescimento.
    E posso afirmar que que o crescimento do Brasil está relacionado a esse crescimento.Vamos continuar orando para que esse crescimento não pare.A paz esteja com todos

  63. Gil Wandro

    -

    21/09/2012 às 1:01

    Estou falando de “qualidade” e não de “quantidade”.Estou falando de mudanças,de abandono de maus costumes arraigados em nós,passados pra nós (por maus orientadores q também foram mal orientados) ao longo de nossas vidas como corretos,como legais.Legais pra carne e para os carnais,e só!!Legais para aqueles q se acham espertos até perderem tudo:”Familia,amigos,saúde,fama e dinheiro!!”.Aí,e só aí,nos lembramos q Deus existe.Só assim nos lembramos e passamos a notar o céu,acima de nós.

  64. Gil Wandro

    -

    21/09/2012 às 0:47

    Sou evangélico,mas não me alegro não. E digo já porquê. É que Deus não está preocupado em quantos evangélicos ou católicos há nesse país;mas sim com quantos Ele realmente pode contar,principalmente em tempos de perseguição religiosa..Quantos realmente estão dispostos a pagar o preço no dia-a-dia como verdadeiros cristãos,como testemunhas do Seu Filho,Jesus na presença do pastor,ou longe do pastor..na presença do padre,ou longe do padre. O número não interessa,a estatística não interessa.Quantos somos pouco importa..Melhor procurarmos saber se houve realmente mudança em nós q nos dizemos cristãos.Melhor procurarmos saber se tivemos mesmo um encontro real com o Cristo da cruz e da Biblia.Fomos impactados? Deixamos de enganar as pessoas em nosso proveito ou continuamos corruptos? Continuamos “Playboys”, “Pegadores”, fazendo regularmente visitas aos motéis de nossas cidades ou depois de nosso encontro real com Cristo deixamos isso pra trás por sabermos hoje q o q mais separa um homem,uma mulher de Deus é a prostituição.Basta ver o q diz a Palavra em I Cor.6:10,11,18 :
    ” Não se enganem a si própios. Os imorais,os adoradores de ídolos,os adúlteros ou os homossexuais,os efeminados..os ladrões,os gananciosos,os bêbados,os caluniadores e os salteadores não ter~]aoparte no reino de Deus.Houve tempo qdo alguns de vcs eram exatamente isso,porém agora seus pecados foram lavados;vcs foram santificados e justificados no nome do Senhor j. Cristo e no Espirito do nosso Deus…Eis q eu digo: Fujam da imoralidade sexual.Nenhum outro pecado atinge o corpo como este,Quando vcs cometem este pecado,é contra o próprio corpo q vcs estão pecando..”

  65. Lucas

    -

    24/08/2012 às 13:46

    Sou evangélico, e estou alegre pelo crscimento no numero de evangélicos no Brasil, mas fico impressionado com pessoas que ao ver que o numero de evangélicos está crescendo ficam tendo denegrir o os evangélico, ou até mesmo tentando diminuir o numero de evangélicos como fez uma pessoa que deixou seu comentário sobre as pílulas, e tem algum fundamento dízer que os adeptos ao evangelho são as pessoas de menor classe social?
    E dizer que ser espírita é ser cristão?
    Realmenteé preciso pessoas pensarem mais, melhor e com fundamento o que dizem!
    Que Deus abençoe a nossa nação!

  66. rose

    -

    25/07/2012 às 13:45

    Venho atraves deste forum, colocar minha opiniao em favor do amor fraternal e universal, independente de crença religiosa, pois todos somos filhos de um unico criador, Deus. Vivemos atualmente em um momento em que necessitamos um ajudar o outro sem saber a quem, pois a vitoria final concerteza sera de todos e tenho certeza que Deus nao ve qual crença pertence seu filho.Ele no seu incondicional amor colocou em nossas vidas seu unico filho para ser crucificado na cruz, para nos guiar qual a maneira de se chegar a ele, entao irmaos em Cristo, vamos esquecer as diferenças e vamos trabalhar e trabalhjar em funçao ao melhoramento de nossos irmaos, pois pode ter certeza teremos um mundo de paz, respeito e muito amor entre os habitantes.Fiquem com Deus.

  67. fpenin

    -

    22/07/2012 às 22:19

    Concordo com que o Clebson disse, exceto num ponto. Os espíritos mais evoluídos nunca descansarão, missões mais complexas e de maior vulto sempre serão destinadas a eles. Aliás, Deus, o supremo ser, jamais descansou ou descansará, conforme o entendimento que temos do vocábulo DESCANSAR.

  68. fpenin

    -

    22/07/2012 às 22:14

    CRistão é quem segue os preceitos de Jesus Cristo, não importando a denominação que tal ou qual religião adote. Jesus nada deixou escrito, nem criou religiões.Não cabe a qualquer pessoa a missão de designar quem pode -ou não- seguir os ensinamentos de Jesus. É uma opção de vida e a ninguém, nem ao Papa,se concede o direito de proibir a que sigamos o Nazareno. Nosso livre-arbítrio há de ser o elemento que norteará nossa crença. O que é de admirar é que os doutos do IBGE desconheçam que o espiritismo é cristão. Colocam-no como algo à parte. Se estivessem atualizados saberiam que o espiritismo é ciência e religião.A doutrina,entre os que a praticam e simpatizantes,engloba aproximadamente 10 mil
    hões de pessoas.É um contingente significativo, de modo que o IBGE não deveria desconhecer o caráter cristão da doutrina.Cabe à entidade uma justificativa para o equívoco.

  69. Clebson da Silva Santos

    -

    22/07/2012 às 11:05

    Sou cristão na doutrina espírita kardecista. Estatísticas não contribuem em nada para qualquer crença e/ou religião.
    O importante e evoluir para que os espíritos que são eternos possam adquirir plenitude espiritual e descansem diante de Deus. Assim como Jesus está.

  70. José Maria.

    -

    17/07/2012 às 12:34

    O catolicismo é a melhor religião do mundo, em minha opinião, pois não explora a ignorância e também se opõe ao fanatismo de forma radical,veja pelos números da pesquisa que a maior quantidade de pessoas com baixo nível de escolaridade está entre os evangélicos, a igreja católica tem seus dogmas, mas jamais você será questionado por um clérigo sobre sua conduta e na verdade em outras religiões vi muito o antigo ditado sendo colocado em prática ” Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”. Católicos deixam você a mercê do seu livre arbítrio e jamais questionarão sua conduta,daí esta fusão entre o espiritismo e a ICAR, eu me considero um espiritualista católico e jamais precisarei revelar que o sou dentro de um templo, comunicação entre mortos e vivos, esta é a chave da religião e a sua base primitiva e o catolicismo me permite isto, basta que eu não fique querendo dar espetáculos mediúnicos em uma missa, quanto aos padres eu os admiro muito, se dizem pecadores, ao contrário dos tais “Homens santos” que são hipócritas e enganam a muitos dentro destas seitas que induzem a fé cega. Comparar um padre com um pastor é como comparar um Doutor em linguística com um semi-analfabeto, claro há exceções.

  71. fpenin

    -

    17/07/2012 às 8:53

    A Igreja adota posição contrária ao uso de contraceptivos como a pílula.No entanto, se em todos os templos fosse feita enquete entre mulheres com atividade sexual ativa, praticamente todas responderiam que USAM ou já USARAM a pílula, o que demonstra que elas possuem cérebros, e nesses cérebros existem neurônios. E aí, o que têm a dizer os Kirks e os Anônimos? Não seria caso de excomunhão? Outra pergunta: Anônimo, tens vergonha de assumir a tua religião?Não? Então, por favor, revela a tua identidade. É, pelo menos, mais decente…

  72. fpenin

    -

    17/07/2012 às 8:30

    Kirks e Anônimos da vida,uma perguntinha que insiste em ser feita: a pesquisa demonstrou que são os espíritas (ou espiritistas, sim, senhor!) os que detém o melhor preparo cultural entre os avaliados. POR QUÊ? Será arte daquele cara que me infunde um pavor terrível, a quem os senhores chamam de DIABO?

  73. fpenin

    -

    17/07/2012 às 8:19

    Estamos dentro de um campo de debates, o que é salutar.Agora, alguém que se propõe a discutir assunto tão difícil como religião e se intitula ANÔNIMO, tenhamos paciência.Amigo, venha de peito aberto; ideias são apenas ideias. Uma constatação e um conselho, Anônimo:” Religião não se discute, ESTUDA-SE.Leia Kardec”!

  74. José Bonifácio

    -

    16/07/2012 às 10:57

    A Igreja nunca perdeu Fiéis e sim infiéis que estavam infiltrados em seu seio. Dizer que nunca viu um padre em missão, é uma sinal claríssimo de ignorância aguda. Tem que conhecer melhor a Igreja do Senhor e Mestre Jesus Cristo para poder ter um principio de liberdade fundamentada para comentar algo à seu respeito.

  75. Almirante Kirk

    -

    10/07/2012 às 17:23

    Diferentemente dos católicos de outras latitudes e longitudes, os católicos brasileiros – com as felizes e honrosas exceções de praxe – deixam muito a desejar quanto ao conhecimento e observância e acatamento, entre outros, da Sã Doutrina, ou seja, da Doutrina Católica ( leia-se Doutrina Cristã ), bem como ao acatamento ou aceitação das resoluções, determinações etc de Sua Santidade, o papa, e, por extensão, da santa Igreja Católica Apostólica Romana!
    É doloroso, além de vexaminoso, constatar a que ponto alguns “católicos” chegaram, quando estes, já fisgados pelo anzol do RELATIVISMO, pensam ou imaginam ser possível servir a dois senhores, ACHANDO-SE aptos, como católicos, a decidirem eles mesmos quais os Dogmas, quais os Mandamentos e quais os Sacramentos, entre outros, serão aceitos, respeitados e/ou seguidos pelos mesmos, caracterizando, ATENÇÃO AGORA, uma auto-evidente rebeldia contra a Doutrina Católica, contra a santa Igreja, e, por extensão, contra Jesus Cristo, o fundador da santa Igreja Católica Apostólica Romana!
    Há alguns “católicos”, por exemplo, que ACHAM ser possível ser cristão e espírita ao mesmo tempo, desconhecendo ou ignorando o FATO de, à luz da Doutrina Cristã, da Teologia, da Razão, entre outras, ser RADICAL a incompatibilidade entre Doutrina Católica ( leia-se Doutrina Cristã) e Doutrina Espírita, já que o ESPIRITISMO NEGA A DIVINDADE DE JESUS CRISTO E SEUS MILAGRES, além do fato de o ESPIRITISMO NEGAR PELO MENOS 40 VERDADES DA FÉ CRISTÃ! ( Ver aqui “Católico não pode ser espírita”
    http://www.padrechrystianshankar.com.br/novo/apologetica-defesa-da-fe/espiritismo/22-catolico-nao-pode-ser-espirita )!
    Eu sei, parece algo surreal, tamanha é a indigência cultural, intelectual, moral e espiritual que padece a atual sociedade brasileira!
    O QUE FAZER, perguntarão alguns!Bem, a reversão deste dantesco quadro levará décadas, por certo, mas devemos fazer a nossa parte, que somada a outras, oriundas de outras pessoas, as quais, imbuídas do mesmo pensamento e idealismo, comungam do mesmos nobres desejos, aspirações e anseios culturais, intelectuais, morais e espirituais, entre outros, que roduzirão, qual sinergia, ou seja, qual uma associação simultânea de vários fatores que contribuem para uma ação coordenada, condições e aberturas mentais propícias a ensejar mudanças que levarão os brasileiros de boa mente e de bons princípios, entre outras caraterísticas tidas como superiores, a patamares culturais, intelectuais, morais e espirituais já presentes no passado brasileiro; logo, já experienciados pelos brasileiros de antanho!
    Mas, especificamente, O QUE FAZER?Olavo de Carvalho, por exemplo, já deu, faz algum tempo, a receita para o Brasil sair do patético e ridículo atoleiro no qual se encontra!Eis o caminho das pedras:
    - RESTAURAÇÃO do IDIOMA;
    - RESTAURAÇÃO da ALTA CULTURA;
    - RESTAURAÇÃO da IGREJA CATÓLICA no Brasil.

    Quanto à RESTAURAÇÃO da IGREJA CATÓLICA no Brasil, faz-se necessário a reciclagem da massa católica, pois esta carece de maiores e mais aprofundados conhecimentos e entendimentos sobre a Doutrina Católica e do Catecismo Católico, sobre a história envolvendo a milenar santa Igreja Católica Apostólica Romana e seu contributo caritativo e civilizacional, entre outros!Do contrário, registre-se, continuaremos a constatar coisas absurdas, como, por exemplo, ver um “católico” ir à missa no domingo de manhã e depois, à tarde ou à noite, frequentar uma casa, centro ou terreiro espíritas, quando este sequer sabe ou desconfia de que o católico que abraçar o espiritismo incorre em auto-excomunhão!Se sequer isto, por exemplo, o católico brasileiro em geral sabe ou entende, o que dirá então de outros aspectos envolvendo a Doutrina Cristã, já que é característico do brasileiro típico, entre outros aspectos, a falta de apreço e de amor pelos estudos superiores ( atenção, não me refiro a universidades, faculdades etc) e pela VERDADE, respectivamente?
    Uma boa e profunda reclicagem propiciará a muitos católicos, entre outras coisas, a clara percepção e entendimento de que um católico não pode simpatizar com heresias e ideologias conflitantes, sejam, estas, de natureza religiosa, filosófica e política, entre outras!Afinal, ninguém pode servir a dois senhores!Nenhum católico pode ter a pretensão de, à luz da Doutrina Cristã, da Teologia, da Filosofia e da Razão, por exemplo, pretender ser católico e espírita ao mesmo tempo; idem para o católico que simpatiza e/ou vota em ideologias e políticos esquerdistas, respectivamente, ou que ajuda, seja de que forma for, partidos políticos, organizações, entidades, agremiações, grupos ou institutos de Esquerda ( marxismo, socialismo/comunismo/nazismo/gramscismo/feminismo/marxismo cultural/gayzismo/aborto/separações/divórcios/enfraquecimento e lenta destruição da Família/tráfico de drogas/inversão de papéis masculinos e femininos, entre inúmeros outros aspectos e objetivos ligados ao movimento revolucionário, o qual é, por definição, de Esquerda)!

    Boa reflexão a todos!

    Grato pela atenção dispensada, bem como pelo eventual interesse pelos temas acima abordados, os quais, reconheço, exigem maiores aprofundamentos, posto que abrangem várias áreas relacionadas, cada qual com as suas inerentes particularidades, desafios e complexidades, entre outras!

    PS: Caro Reinaldo ou mediador(a), favor não postar o meu comentário anterior, pois o mesmo não foi corrigido!Grato!

  76. Almirante Kirk

    -

    10/07/2012 às 16:46

    Diferentemente dos católicos de outras latitudes e longitudes, os católicos brasileiros – com as felizes e honrosas exceções de praxe – deixam muito a desejar quanto ao conhecimento e observância, entre outras, da Sã Doutrina, ou seja, da Doutrina Católica ( leia-se Doutrina Cristã ), bem como ao acatamento ou aceitação das resoluções, determinações etc de Sua Santidade, o papa, e, por extensão, da santa Igreja Católica Apostólica Romana!
    É doloroso, além de vexaminoso, constatar a que ponto alguns “católicos” chegaram, quando estes, já fisgados pelo anzol do RELATIVISMO, pensam ou imaginam ser possível servir a dois senhores, ACHANDO-SE aptos, como católicos, a decidirem eles mesmos quais os Dogmas, quais os Mandamentos e quais os Sacramentos, entre outros, serão aceitos, respeitados e/ou seguidos pelos mesmos, caracterizando, ATENÇÃO AGORA, uma auto-evidente rebeldia contra a Doutrina Católica, contra a santa Igreja, e, por extensão, contra Jesus Cristo, o fundador da santa Igreja Católica Apostólica Romana!
    Há alguns “católicos”, por exemplo, que ACHAM ser possível ser possível ser cristão e espírita ao mesmo tempo, posto que é RADICAL a incompatibilidade entre Doutrina Católica ( leia-se Doutrina Cristã) e Doutrina Espírita, já que o ESPIRITISMO NEGA A DIVINDADE DE JESUS CRISTO E SEUS MILAGRES, além do fato de o ESPIRITISMO NEGAR PELO MENOS 40 VERDADES DA FÉ CRISTÃ! ( Ver aqui “Católico não pode ser espírita”
    http://www.padrechrystianshankar.com.br/novo/apologetica-defesa-da-fe/espiritismo/22-catolico-nao-pode-ser-espirita )!
    Eu sei, parece algo surreal, tamanha é a indigência cultural, intelectual, moral e espiritual que padece a atual sociedade brasileira!
    O QUE FAZER, perguntarão alguns!Bem, a reversão deste dantesco quadro levará décadas, por certo, mas devemos, cada um, fazer a sua parte, a qual, somada a outras, de outras pessoas imbuídas do mesmo ideal, do mesmo anseio, do mesmo norte moral e espiritual, entre outros, produzirão, qual sinergia, ou seja, qual uma associação simultânea de vários fatores que contribuem para uma ação coordenada, condições e aberturas mentais propícias a ensejar mudanças que levarão os brasileiros de boa mente e de bons princípios, entre outras caraterísticas tidas como superiores, a patamares culturais, intelectuais, morais e espirituais já presentes no passado brasileiro; logo, já experienciados pelos brasileiros de antanho!
    Mas, especificamente, O QUE FAZER?Olavo de Carvalho, por exemplo, já deu, faz algum tempo, a receita para o Brasil sair do patético e ridículo atoleiro no qual se encontra!Eis o caminho das pedras:
    – RESTAURAÇÃO do IDIOMA;
    – RESTAURAÇÃO da ALTA CULTURA;
    – RESTAURAÇÃO da IGREJA CATÓLICA no Brasil.

    Quanto à RESTAURAÇÃO da IGREJA CATÓLICA no Brasil, faz-se necessário a reciclagem da massa católica, pois esta carece de maiores e mais aprofundados conhecimentos e entendimentos sobre a Doutrina Católica e do Catecismo Católico, a milenar história da santa Igreja Católica Apostólica Romana, entre outros!Do contrário, continuaremos a ver coisas absurdas, como, por exemplo, um “católico” ir à missa no domingo de manhã e depois, à tarde ou à noite, frequentar uma casa, centro ou terreiro espíritas, quando estes sequer sabem ou desconfiam que o católico que abraçar o espiritismo incorre em auto-excomunhão!Se sequer isto, por exemplo, o católico brasileiro em geral sabe, o que dirá então de outros aspectos envolvendo a Doutrina Cristã, já que é característico do brasileiro típico, entre outros aspectos, a falta de apreço e de amor pelos estudos superiores ( atenção, não me refiro a universidades, faculdades etc) e pela VERDADE, respectivamente?
    Uma boa e profunda reclicagem propiciará a muitos católicos, entre outras coisas, a clara percepção e entendimento de que um católico não pode simpatizar com heresias e ideologias, sejam, estas, de natureza religiosa, filosófica e política, entre outras!Afinal, ninguém pode servir a dois senhores!Nenhum pode ter a pretensão de, à luz da Doutrina Cristã, da Teologia, da Filosofia e da Razão, por exemplo, pretender ser católico e espírita ao mesmo; idem para o católico que simpatiza e/ou vota em ideologias e políticos de Esquerda, respectivamente, ou que ajuda, seja de que forma for, partidos políticos, organizações, entidades, agremiações, grupos ou institutos de Esquerda ( marxismo, socialismo/comunismo/nazismo/gramscismo/feminismo/marxismo cultural/gayzismo/aborto/separações/divórcios/enfraquecimento e lenta destruição da Família/tráfico de drogas/inversão de papéis masculinos e femininos, entre inúmeros outros aspectos e objetivos ligados ao movimento revolucionário, o qual é, por definição, de Esquerda)!

    Boa reflexão a todos!

    Grato pela atenção dispensada, bem como pelo eventual interesse pelos temas acima abordados, os quais, reconheço, exigem maiores aprofundamentos, posto que abrangem várias áreas relacionadas, cada qual com as suas inerentes particularidades, desafios e complexidades, entre outras!

  77. Borjão

    -

    09/07/2012 às 1:10

    É….

    Não sei o que o Reinaldo pode pensar disso.

    Este tópico se transformar em pancadaria religiosa, logo de quem? cristãos!!!

    Os ‘kirks’, ‘silvas’, ‘anônimos’ e demais militantes cristãos (já que me expulsaram deste meio) que, com magnifica garra ‘defendem’ a Jesus, naturalmente pretendem ter mais experiência espírita que todos os demais espíritas que possa estar lendo este tópico.

    Com que ânimo chegaram, por acaso, a ler o artigo que transcrevi sobre Pedro, ou, se não leram integralmente, só posso entender que a reação não é adequada ao conteúdo do que foi lá exposto, pois o texto não é confuso com pretendem. Inexplicável! É como vejo.

    Ao ‘anônimo’ das 18:47, digo que não sou espiritista, sou espírita, termo que julgo mais correto, e também não sei fingir humildade, porque fingir é feio, mas confesso que ao dizer que escrevi ‘baboseiras’ fui sarcástico sim, por ser uma forma de antecipar à vocês, a conclusão um tanto.. maldosa de uma mente como a do… Kirk! (desculpa o termo ‘maldosa’ ai, é só prá mostrar que as palavras são mais duras quando são dirigidas a nós, não é mesmo. Mas também servem para homenagear o ‘anonimo das 19:47 que disse “( isto, claro, quando os referidos questionamentos e afirmações absurdas não vêm acompanhados de agressividade, de intolerância, de arrogância, de vitimismo etc.)?”)

    Continuando…

    …com o anônimo. Você já expressou suas conclusões quanto ao texto por mim exposto de forma decisiva reclamando serem “…“tonterias” ou fantasias pseudocristãs, pseudocientíficas etc!”, de forma que se suas palavras não são agressivas, bem, então vamos concluir que são piedosas, não é mesmo?!

    E vc ainda afirma depois: “Afinal, como se fazer entender ou compreender a pessoas bitoladas?”

    Olha, eu ouço. Escuto. Mas, analiso também! Leio também! De forma que, entendo e compreendo sua defesa e sua fé, mas tem um detalhe, não sou obrigado a aceitá-la, a cultuá-la por isso, porque, embora entenda e compreenda, ela não preenche o que necessito.

    Posso lhe dar um(s) exemplo(s): por que nasci? por que sou cego? por que não sou fértil? por que fui amputado? por que não fui criado, de uma vez, anjo? e ainda, por que inferno eterno? etc…

    Sua igreja (que respeito muito pelas posições que ela defende até hoje como a do aborto, família, contraceptivos…), e a filosofia de sua igreja, não tem uma abordagem que me satisfaça, entende?

    Respeito a Igreja Católica como filosofia religiosa, tanto quanto as demais igrejas, admiro vários líderes religiosos, entretanto, todos são praticamente unânimes em condenar o espiritismo. Isso me afeta? Não!

    Aprendo com eles? Sim, muito!

    Pe. Zézinho, Pe. Fábio, Pa. Alejandro Bullón, entre outros, já me falaram de Jesus de forma muito especial, mas eles condenam a doutrina espirita? claro!

    Bitolado eu?! Sim! talvez porque busque mais Verdades fora dos muros das igrejas humanas.

    Eu mudei por isso? Sim, me sinto mais universal (ou católico! irônico, né).

    Não mudei de filosofia porque a doutrina espírita me preenche, e o que eles (líderes religiosos) não sabem sobre o espiritismo, o condenam!

    Eles estão errados? Não, pois é a manifestação de um pensamento fiel a sua crença, e se é fiel, é de boa fé, afinal, Saulo agia movido na certeza de seu judaísmo farisaico, não é mesmo.

    Agora, voltando ao post do Reinaldo, a estatística do IBGE, não reflete a realidade do espiritismo no Brasil. Há uma grande massa de simpatizantes que habita dentro do catolicismo, estes aceitam a reencarnação e até a comunicação mediúnica(e esse negócio de carismas (carismáticos), hein? não é uma forma de mediunismo não?!), entretanto, por vergonha ou preconceito, preferem se denominar católicos. Isso é um fato.

    Abraços a todos.

    Borjão

  78. Alves

    -

    08/07/2012 às 23:25

    Caro anônimo, deculpe, me esqueci de um detalhe: Eu vejo pessoas em massa dentro que fazem parte do povo brasileiro tão carente precisando de um apoio , de uma palavra de amor, de conforto, de Deus. E eu tenho evangelizado essas pessoas mas, nunca vi um padre alí junto com elas evangelizando-as. Eu tenho percorrido periferias e jamais vi freiras ou sacerdotes ou obreiros católicos, quer sejam formados ou leigos, evangelizando esse povo sofrido. E nós conseguimos tirar milhares do vício, da miséria , da maldade. Eu poderia lhe mostrar muitos casos de drogados,moradores de rua etc.. . que temos conseguido restaurá-lo. Temos pregado para essas pessoas, ido em suas casas, tomado os seus problemas em nossas mãos como se fossem qualse filhos nosso, isso por amor a eles, e os números estão aí, ninguém pode negar.Hoje se você for na periferia verá muitos ex-bandidos recuperados e que até mesmo foram restaurados à sociedade. Isto é exercer a cidadania e o amor de Deus. Eu te pergunto: Você tem feito isto pelos nosso irmãos que estão na sarjeta da vida? Você tem ido nos hospitais pregar a palavra de Deus aos doentes e orado por eles e dado uma palavra de conforto aos tais? você tem procurado exercer esse cristianismo que você juga seguir levando sextas básicas aos pobres e oprimidos? Isso sim, é a obra que Deus mandou fazer. Na Bíblia diz: “Nem todo o que me diz Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus ,mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus” Tu tens certeza que já és um arrependido perante Jesus? Evangelizas as almas carentes? Jesus já te perdoou? És salvo, amigo? A salvação vem pela fé somente em Jesus e arrependimento dos pecados. A Bíblia diz que não há homem que não peque.Somente Jesus para nos perdoar e nos dar vida nova. Que Deus te abençoa você e sua família. De coração!

  79. Alves

    -

    08/07/2012 às 22:56

    Caro anônimo, calma!
    Estou escrevendo porque eu tenho domínio pelo menos um pouco sobre o que falo. Como você me sugeriu em ler um livro que fala da história da igreja católica, eu posso te dizer que já tenho lido sim alguma coisa e estudado o suficiente para ser senhor absoluto e conhecedor do que falo. Eu nem vou te explicar alguma coisa sobre a história do Cristianismo pois iria ser muito longa. Eu tenho algum conhecimento sim, e posso te dizer que a igreja católica erra nos seus doutrinamentos. Se você é um conhecedor da Bíblia como disse , então leia o livro de Ezequiel, Salmos 115, leia os 10 mandamentos quando diz: “Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus , nem embaixo na terra…” Sugiro que pense um pouco sobre isso e ao ler livros como Ezequiel, Geremias etc… tire as suas conclusões sobre a idolatria. Onde você acha na Bíblia que após a morte alguns ficam no purgatório? Onde você acha na Bíblia que outra pessoa além de Jesus pode interceder pela nossa alma perante Deus? Onde você acha sobre o celibato dos padres? Onde você acha que a nossa salvação é por obras e não pela fé através do sacrifício redentor de Jesus ? Essas doutrinas foram inventadas pelo catolicismo através dos tempos . Amigo , se você pegar a Bíblia e estudar com dedicação sem parcialidade, você verificará que o catolicismo não se mantém firme à luz da revelação Bìblica. Eu poderia citar o ano que cada doutrina dessas foi incorporada à igreja católica mas, seria muito comprido o texto. Eu conheço através da história , pelo menos em parte a vida dos papas, e da liderança. Digo isso para que você não pense que eu faço uma crítica mesquinha, injusta, pelo contrário, o meu maior desejo é o bem das almas carentes e, inclusive, meu caro, o seu bem.
    Eu tenho amigos que viviam no vício, na miséria do pecado. Um deles, era tão viciado ao ponto de pegar tocos de cigarros sujos da sarjeta para fumar. Nunca recebeu a visita de um padre.Nenhum evangelista católico veio tentar pregar Jesus para ele. Ele só mudou de vida quando alguém lhe pregou o evangelho e lhe falou de Jesus e pegou-o nos braços como uma ovelha cansada. Hoje eu sei que muitos estão nos vícios , com casamentos desfeitos, nas drogas… precisando de Jesus. O único caminho é aceitá-lo como seu salvador pessoal e se arrepender dos seus pecados. Nem padre, nem Pastor salva, mas só Jesus.

  80. Anônimo

    -

    08/07/2012 às 20:44

    Não faltaram alertas sobre o Espiritismo!
    Leiam o que afirmou o grande psiquiatra Professor Dr. Silva Mello:

    “Dentro do espiritismo, do mediunismo, da psicografia há muito desejo oculto, muita necessidade de ser diferente e maior e melhor do que os outros, muita vaidade, muito amor próprio (…) bem disfarçado(…)E talvez em nenhum território humano apareça isso de maneira tão evidente como justamente no campo do espiritismo” (“Mistérios e Realidades deste e do Outro Mundo”, pág. 277)

  81. Anônimo

    -

    08/07/2012 às 19:44

    “Alves”
    -
    08/07/2012 às 17:10, não é fácil ser católico!
    Fácil é ser um não-católico!
    Se o mundo ( principallmente o mundo ocidental) progrediu em várias áreas ou esferas, isto se deve à Igreja Católica e ao zelo, observância e dedicação de seus filhos, os católicos!Sobre isto, sugiro que estude acerca da história envolvendo a Igreja Católica ( leia o livro “Como a Igreja Católica construiu a Civilização Ocidental”, de Thomas E. Woods, ou asssista, no youtube, os vídeos do referido autor sobre este assunto: 1.1 A Igreja Católica: Construtora da Civilização – Introdução http://www.youtube.com/watch?v=t6bnO7N1AMU ).
    Observe o que acontece,por exemplo, com o importantíssimo Sacramento chamado CASAMENTO, cuja inobservância e crescente desprezo pelas pessoas mais abertas, ou seja, pelas pessoas que já se deixaram escravizar pelas coisas mundanas – coisa, estas, que conflitam totalmente com as coisas de Deus -, logo se sentem à vontade e seguras para chutar Deus da sua vida, já que agora ( eis um sintoma da loucura) se sentem como a própria referência sobre o que é moral e o que é espiritual, julgando-se aptos, portanto, a escolher e seguir os Mandamentos que respeitarão e seguirão!
    Diferenças entre um católico e um protestante/evangélico, quanto ao casamento:
    Enquanto um protestante/evangélico pode casar e se separar inúmeras vezes, o católico está ligado ao seu conjuge até que um destes morra, respeitando-se, assim, o juramento feito a Deus por ambos diante do sacerdote!Ou seja, o católico segue FIELMENTE a Bíblia!Se os conjuges católicos se separarem ou se divorciarem e um ou ambos tiverem um outro relacionamento, ocorre o pecado chamado ADULTÉRIO – pecado, este, constante num dos 10 mandamentos de Moisés!
    A Igreja Católica é coerente!A Igreja Católica é FIEL à Bíblia; logo, é fiel a Deus!
    Agora, se você é mulherengo ou vagabunda, de nada adianta atacar a Igreja Católica e a Doutrina Católica, pois estas não obrigam ninguém a ser católico; logo, os ataques a estes não funcionam como justificativas ou desculpas para se sentirem, junto às demais pessoas não compactuam com o desdém às coisas de Deus e seus Mandamentos, Sacramentos etc, estes presentes na Bíblia e na Doutrina Católica, cuja base é a Bíblia, como toda pessoa esclarecida em Catolicismo já sabe ou DEVERIA SABER…

  82. Anônimo

    -

    08/07/2012 às 18:47

    Concordo com o leitor “Silva” (
    07/07/2012 às 17:55)!
    É mesmo muito confuso, porque equivocado, o infeliz texto do autor do texto reproduzido pelo espiritista “Borjão”, onde ele faz verdadeiros malabarismos e contorcionismos para tentar justificar o injustificável!
    O próprio espiritista “Borjão” reconhece, embora às avessas , tentando fingir uma falsa humildade: “Espero que você tenha entendido estas baboseiras que eu escrevi”.Se ele mesmo afirma serem “baboseiras”, o que nós podemos dizer em contrário?
    Especulo que assim, com esses apelos descabidos, só alguém com muita paciência se prestará a responder essas outras “tonterias” ou fantasias pseudocristãs, pseudocientíficas etc!Afinal, como se fazer entender ou compreender a pessoas bitoladas?Como responder aos questionamentos e afirmações absurdas de militantes espiritistas, se estes sequer respeitam a lógica e a fundamentação doutrinária cristã ( isto, claro, quando os referidos questionamentos e afirmações absurdas não vêm acompanhados de agressividade, de intolerância, de arrogância, de vitimismo etc.)?
    Se não há respeito à lógica e à fundamentação doutrinária, por exemplo, como obter algum êxito ou progresso num debate ou numa discussão sobre este ou aquele assunto, não é mesmo?

  83. Alves

    -

    08/07/2012 às 17:10

    A coisa é tão clara como o sol: Leiam a Bíblia e verão o motivo pelo qual a igreja católica perde tantos fiéis. Basta assistir aos sermões dos padres e analisar à luz da Bíblia e ver que nos seus sermões não são feitas pregações contra o pecado, contra o adultério, contra a falta de amor , contra a idolatria… É um sermão sem vida. Qualquer pessoa que assista, sai da igreja da mesma forma em que entrou, ou até entediada ou cansada . As doutrinas Bíblicas são mudadas, outras são inventadas … Se você for analisar a teologia católica à luz da Bíblia, com toda sinceridade e respeito, você ficará extremamente surpreso com o erro doutrinário e invenções que a “santa igreja” fez ao longo dos tempos. Não me admira que o pecador que quer salvação e descanso para seus problemas e para sua alma procure outras igrejas. Pois muitas das doutrinas e ensinamentos do catolicismo não constam na Bíblia, são invenções que ao longo do tempo foram postas na igreja e isso assimilou de uma forma que hoje o povo se acostumou com isso. E muitos padres sabem do erro doutrinário mas, se falarem a verdade para o povo, muitos desiludidos e sentindo-se traído pelo catolicismo deixam a igreja católica em verdadeira debandada de pessoas. Por outro lado os que observam a Bíblia e veem a verdade saem e vão procurar outra igreja. Não é assim que acontece?

  84. Borjão

    -

    08/07/2012 às 13:07

    Silva,

    Prefiro o ‘vermelho’ e ‘azul’ do Reinaldo, com todos os pingos nos ‘is’, ainda que não possa não concordar.

    Ah! sim, o cristianismo não é uma realidade ‘viva’, como o senhor ufanosamente afirma, mas o Cristianismo sim!

    (Dica: essa tua ”realidade viva” na maior nação católica do mundo ainda não conseguiu extinguir orfanatos, lixões, febems, etc… logo…)

    O senhor pode tentar compreender isso, podendo, enfim, vir a saber diferenciá-los.

    O texto que afirmas ser “enrolado”, “misturado” e cheio de “chutes” e “achismos”, pode ser reflexo de tua arraigada visão do que é “cristianismo” pespegado à sua mente desde criancinha.

    Só para vossa análise: posso ser melhor que Deus?

    Dica: por mais que meu filho se torne um assassino, talvez até por motivo fútil, não me passaria pela cabeça castigá-lo eternamente, isolando-o no inferno a cargo de seres previamente determinados a serem tentadores ou sacaneadores dos outros ‘meus filhos’!!.

    Dica: não me acho melhor que Deus! Mas, crer que Ele tenha criado o Inferno para seus filhos desatinados… é a exata diferença entre ser espirita e ser católico/crente/evangélico, etc.

    Dica: não está evidenciado que Jesus, o Cristo, tenha avalizado isso.

    Agora, concordamos com uma coisa, Silva: o Espiritismo* é um perigo para todo o planeta! então, fique esperto, porque ele vai acabar como seu inferno, vai fazer você se reconciliar com o seu desafeto, e principalmente, vai te converter à caridade como principal elemento para testar teu egoísmo e teu preconceito com relação aos demais irmãos teus, ou seja, todos os habitantes deste planeta.

    Espero que você tenha entendido estas baboseiras que eu escrevi, porque, como ser imperfeito que sou, eu me canso e sou tentado a pensar que você está fazendo pouco de mim, com isso posso pecar pelo pensamento e fazer azedar a cerveja dentro do seu estômago. Então entenda por favor!

    Finalizando: Leia mais, Silva.

    Abraços,

    Borjão

    (*) Espiritismo – só o que foi codificado por Allan Kardec, envolver outras filosofias denominando-as também de ‘espiritismo’ é má fé (como faz questão alguns pregadores/padres/crentes por ai, não expressa o conteúdo e a verdade do que vai exposto na filosofia espírita.

  85. Silva

    -

    07/07/2012 às 17:55

    Desculpe-me sr. Borjão (13:44),mas que linguagem e conceitos confusos o sr. escreveu.Infelizmente não dá para acompanhar de tão enrolado,tudo misturado e com “chutes” e achismos para todos os lados. O Cristianismo não é filosofia. É uma realidade Viva.Seria bom se explicasse melhor o que o sr. quiz dizer. Obrigado.

  86. Anônimo

    -

    07/07/2012 às 17:40

    Faço minhas as palavras do almirante:
    “Meus alertas e esclarecimentos destinam-se aos eventuais leitores espíritas oriundos do seio católico, espíritas, estes, que desconhecem ou ignoram o FATO de ser RADICAL a incompatibilidade entre Cristianismo e Espiritismo, bem como aos eventuais católicos que, desconhecendo ou ignorando a referida incompatibilidade entre Cristianismo e Espiritismo, pensam ser possível ser católico e espírita ao mesmo tempo,

    ESPIRITISMO NÃO É CRISTÃO!

    O ESPIRITISMO NEGA TODO O CREDO CRISTÃO, como A NEGAÇÃO DA DIVINDADE DE JESUS CRISTO E SEUS MILAGRES, bem como a negação de pelo menos 40 verdades da? fé cristã!

    REITERO:
    - O próprio criador do espiritismo moderno ou doutrina espírita NEGOU a NATUREZA DIVINA de Jesus Cristo:
    Num estudo? ( “Obras Póstumas”,13.ª Edição, pág. 121) sobre a natureza de Jesus Cristo, Hippolyte Rivail, vulgo Allan Kardec,? NEGA A DIVINDADE DE JESUS CRISTO;

    - Carlos Imbassahy, eminente espírita, foi taxativo: ESPIRITISMO NÃO É CRISTÃO!No livro “À Margem do Espiritismo” (FEB, 3ª edição, 1981, pág. 214), o referido Carlos Imbassahy AFIRMA:“Nem a Bíblia prova coisa nenhuma, nem temos a Bíblia como probante. O espiritismo não é um ramo do cristianismo como as demais seitas cristãs. Não aceita os seus princípios na Escrituras. Não rodopia junto à Bíblia. A discussão, no terreno em que se acha, seria ótima com católicos, visto como católicos e protestantes baseiam seus ensinamentos nas escrituras. Mas a nossa base é o ensino dos espíritos, daí o nome espiritismo.”

    Daí podemos constatar, como bem observou o estudioso católico Cledson Ramos, que “O espiritismo nega dezenas de verdades cristãs proclamas ao longo dos séculos:

    1. A Bíblia: pela frase acima, vemos que a Bíblia é uma das verdades negadas pelo Espiritismo. Seus doutrinadores se referem a esta em tom jocoso ou de superioridade, cegos por seu próprio orgulho, como outros tantos do passado”
    Íntegra aqui: “O ESPIRITISMO É CRISTÃO?”
    http://www.universocatolico.com.br/index.php?/o-espiritismo-e-cristao.html

    Se o espiritismo fosse de fato cristão, este teria como livro-base a Bíblia, não uma deturpação do texto bíblico chamado “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, uma fantasia de Hippolyte Rivail, vulgo Allan Kardec, o inventor do espiritismo moderno ou doutrina espírita!

    Na França, berço da doutrina espírita, o espiritismo é visto ou tido como BRUXARIA!Sintomático, pois, que o Brasil seja o único país no mundo onde o espiritismo teve algum crescimento!

    A REencarnação, pedra angular da doutrina espírita, é condenada pela Bíblia, tanto no Antigo como no Novo Testamento!Jesus Cristo não teria dito ao ladrão arrependido, no Calvário, “Hoje mesmo estarás comigo no paraíso” se ele precisasse reencarnar…”

  87. Borjão

    -

    07/07/2012 às 13:44

    Reinaldo,

    Este pode ser útil ao “Kirk”, ou não rs

    “Pedro, Pedra e uma outra visão disso tudo”

    por Wymac Uorres

    De todas as querelas entre religiosos católicos e protestantes, uma, das mais polemicas, encontramos no episódio conhecido como a afirmação de Jesus sobre Pedro, base onde seria assentada sua igreja.

    Olhar com imparcialidade a questão não está ao alcance de nenhuma das alas que se digladiam, ambas se afastam do foco principal que abrange por motivos óbvios, o “querer” e o “entender” da maneira que cada um já solidificou como crença, impossível surgir destes meios qualquer acordo ou nova luz.

    Qual das duas correntes possui mais proximidade com o entendimento das palavras do Cristo?

    Ao Católico soa muito obvia que Pedro está sendo designado, ali, o primeiro bispo da Igreja, vindo fundamentar admiravelmente o edifício hierárquico deste império religioso no mundo. Seria isto um sinal? Entretanto, a visão Protestante se afasta radicalmente deste entendimento, oferecendo a possibilidade de alicerçar o seu dogma principal, a fé, pois, é com ela que o individuo abre as portas para a sua salvação.

    Buscando uma explicação mais consentânea aos propósitos de Jesus à época, entendendo sua missão como sendo de caráter universal e não com finalidade de atender a particularismo de certo povo nos confins do mundo, muito menos colocar toda uma missão, que seria somente cabível a um homem perfeito em todas as suas manifestações que às mãos de um simples pescador, com limitações óbvias e certa incompreensão da sua divina vontade, deparamos com uma visão diferente disso tudo.

    O filosofo universalista Huberto Rohden foi uma destas lufadas de sorte em nosso caminho que trouxe a mais provável luz ao entendimento favorecendo uma aproximação da verdade, vejam, não podemos afirmar ser esta versão de Rohden toda a verdade e que o tema tenha se esgotado. A Verdade é relativa ao nosso nível de entendimento intelectual e moral, entretanto, é a que mais nos toca e preenche aquilo que sentimos, é a nossa provisória verdade até que outra de melhor abrangência se manifeste, mas até lá…

    E o que nos diz Rohden desta passagem do evangelho?

    Relembremos primeiramente o episódio entre Jesus e seus discípulos e especialmente, Pedro.

    Naquela época, em Cesaréia-de-Filipe, Jesus indagara a seus discípulos a respeito do que os homens diziam d’Ele; as respostas dos discípulos informa-O que são diversas; depois, Jesus que saber o que eles, seus discípulos pensam dele e não mais o povo, mas, eles mesmos a respeito da pessoa de Jesus. Quando Pedro, mais exaltado disse: Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo!

    É agora que começamos a entrar na exegese universalista de Rohden; a resposta de Jesus é o inicio da grande controvérsia e também a chave para inicio do entendimento; Rohden esclarece que Jesus empregava a palavra Pai quando se referia ao elemento eterno, divino, seu Eu espiritual, assim como empregava as palavras carne e sangue para as coisas que tinha origem carnal, humana e não divina, vamos conferir a resposta de Jesus antes de prosseguir na busca do entendimento.

    Jesus diz: “Não foi a carne e o sangue que t’o revelou, mas sim meu Pai que está nos céus”.

    Temos ainda outro problema quando de uma visão literal para algo que não é real ou palpável o que dificulta a equalização por parte dos exegetas católicos e protestantes, é quanto a palavra “céus”. Diversas vezes foi indagado Jesus a respeito do “reino dos céus”, sua localização e como era lá, dúvidas e curiosidades naturais que todos nós teríamos se tivéssemos oportunidade de estar ao lado de Jesus e podermos também fazer indagações como essas, mas suas respostas levavam seus interlocutores a admiração pela simplicidade inusitada: “os céus está dentro de vós”!

    Não é difícil entendermos que Jesus não se refere a um morador em um lugar distante lá nas alturas, Ele a todo instante quer nos mostrar que este “Pai” está tão próximo que podemos tocá-lo. Neste sentido é podemos entender estas palavras “As obras que faço, não sou eu que as faço, mas sim meu Pai que em mim está”. Longe de estar se afirmando ser Ele mesmo um Deus com querem, aquela esdrúxula figura embolada parecida a aparelhos de som “3 em 1″, Ele está tentando nos passar a verdadeira imagem que devemos ter de Deus e que se manifesta através do “elemento divino que há em nós”. Rohden identifica este elemento divino como o “Cristo”, e todo homem possui este elemento divino.

    A continuidade das palavras de Jesus é a gota da discórdia quando diz: “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja”. Façamos uma pequena pausa apenas para uma explicação; Pedro e Pedra para nós, que sofremos com a língua portuguesa, diferem apenas nas ultimas vogais, o “o” e o “a”, realmente não tem nada a ver uma com a outra, “Pedro é Pedro” e “pedra é pedra”, não é! Conheço até um Cartório cujo nome do Tabelião é “Pedro Pedra”, entretanto, para aquela época, para designar aquilo que entendemos como “pedra” aplicava-se a palavra “kepha” e “kepha” só poderia ser mesmo o nome de Pedro; portanto, teríamos que admitir que Pedro não é Pedro, mas “Kepha”, ou seja, “Pedra” mesmo.

    Vejamos agora a frase sob este ângulo: “Também eu te digo que tu és “Pedra”, e sobre esta “pedra” edificarei minha igreja”.

    Outro problema temos aqui, pois uma pedra não é um homem! É um objeto inanimado e inerte, mas, observa-se que o sentido é dar a idéia de que não é o nome do individuo que interessa ao alicerce da igreja de Jesus, mas ao simbolizado dele, a pedra, “o elemento divino” que habita em Pedro; Rohden ensina que o que vem do “elemento divino” é firme, mas o que vem do elemento puramente humano “é inseguro”, lembrando da convergência com a parábola das construções da casa na “rocha” (kepha) e na “areia” que é o simbolismo para “carne e sangue”, o elemento puramente humano. A partir desta explicação, torna-se evidente que o edifício religioso de Jesus não se fará de tijolos e nem de carne e sangue (areia), mas sobre “uma rocha viva da intuição espiritual” ou “revelação de Deus”.

    Ainda está complicado para você?

    Vamos aclarar mais as coisas trilhando a linha de raciocínio já engendrada por Rohden. Já se vê que Jesus não parece afirmar que está depositando todas suas fichas na pessoa de Pedro, e sim no seu “elemento divino”, o seu “Cristo interno” como reconheceu o apóstolo Paulo certa feita: “Já não sou eu que vivo, o Cristo é que vive em mim”; esta força que impulsiona homens como estes e outros tantos notáveis exemplificadores de seu evangelho através dos séculos, é nesta kepha onde Jesus depositou os pilares de sua igreja, “no mundo interior do homem”, como é e deve ser vivido seu Evangelho, em nosso intimo, esta intuição que desabrocha em nosso ser pois ela já existe, apenas não propiciamos meios para que se manifeste em toda a sua força como foi manifestada em Jesus, fazendo com que afirmasse “Eu e o Pai somos um” assim como “O Pai está em vós, e vós estais no Pai”.

    O elemento divino que há em Pedro, o Eu, o seu Cristo (Lógos), identifica o Cristo que age em Jesus, e Jesus ao identificar em Pedro este mesmo elemento que age plenamente nele comunica a discípulo que é com este elemento, que identifica como pilar de sustentação, que é a “kepha” onde se assentará sua igreja, Rohden cita Paulo onde este parece confirmar esta verdade quando diz: “A pedra porém, é o Cristo, é ele o fundamento da igreja, e ninguém pode lançar outro fundamento”, claro que não estava se referindo a pessoa do Pedro humano neste momento, mas do “elemento oculto na pessoa humana de Simão Pedro”, onde Jesus disse que fundaria sua igreja e sobre este “as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. Entretanto, parece que as portas do inferno prevaleceram, sim, contra Pedro!

    Veremos isto quando Jesus ao referir-se aos acontecimentos que deveriam ocorrer em breve e culminaria com sua morte, quando Pedro diz a Jesus que recuasse diante desta perspectiva, vemos a rápida e ríspida repreensão vinda de Jesus dizendo a Pedro, que minutos antes o tinha designado o pilar fundamental de sua igreja, “vade retro, satan!” E agora, como entender isso?

    Se há um elemento divino no homem, o Eu que é o Cristo interno em cada um de nós pelo qual Pedro foi intuído e afirmou o Cristo que há igualmente em Jesus, como pode haver dualidade e habitar também em Pedro satan?

    Ora, Rohden nos esclarece: Satan é o simbolismo do Ego. Este representa a nossa frágil natureza humana, o Ego tem muita força, energia, nos impulsiona nas realizações das coisas, das conquistas, é o motor de nossos avanços materiais, pois, é onde também reside nosso orgulho, nosso egoísmo, estes dois sentimentos que são base de tantos outros como a avareza, a inveja, a ira, etc. Não é a ambição que move o progresso dos povos? Não é a avareza que desbrava lugares, constrói e refaz pajeada pelo orgulho? Não é a luxuria que move os comércios das noites frenéticas? E não é a paixão que alimenta o comércio de flores, do mundo erótico, das butiques? Ainda acha que não são forças?

    Veja a reprimenda de Jesus a Pedro: “Porque o teu modo de pensar é de homem, e não de Deus”.

    Aquilo que chamamos de Ego humano é o que Jesus denomina de Satan, que traz este caudal de violência e realizações no mundo material, entretanto, Jesus não expulsou Satan. “Vade retro”, foram estas as palavras que disse ao Ego de Simão Pedro, ao elemento humano de Pedro, onde estão guardados os sentimentos temperados de egoísmo e orgulho, o Satan. Quando damos evasão a sentimentos com pitadas de egoísmo e orgulho, nos afastamos da influencia das esferas divinas e nos aproximamos e nos prendemos as coisas mundanas e passageiras, vindo daí nosso sofrimento e desespero, é quando Satan nos domina, quando somos vitimas de nossos próprios sentimentos inferiores. Por que Jesus não expulsou Satan que havia em Simão?

    Por que não podemos tirar fora algo que nos é inerente a alma, nossos sentimentos, antes sim, “vade retro”, isto é, “siga atrás” de mim, venha após mim, eis a grande verdade de Jesus. Satan simbolizando todos os nossos sentimentos inferiores deve ser domesticado, deve aprender a seguir seu dono, ao Cristo, seguir após o Cristo, mas o que é o Cristo mesmo?

    A palavra Cristo vem do grego e quer dizer Ungido. A pessoa que dá mais ênfase ao seu Eu, o seu Cristo, é um Ungido de Deus, é a manifestação da mesma essência de Deus, e Deus é Amor, conforme nos ensinou João. Se deve entender que os nossos sentimentos inferiores possuem uma força incontrolável quando nos deixamos subjugar por elas, daí a causa de tanta violência e tragédias no mundo de hoje. Entretanto, buscarmos o seu domínio que se faz através de exercícios de “Reforma Intima”, faremos com que estas forças promovam realizações muito mais significativas, porque segue a sua frente o Amor Universal, o Cristo, o Eu (Lógos). O programa social “pastoral da criança”, como exemplo, é a materialização desta força que segue a Cristo, como vemos nas obras sociais diversas no mundo inteiro.

    Retornando a questão de Pedro ser o vigário de Deus, o alicerce da igreja de Jesus na Terra a esta altura do entendimento, pela ótica de Rohden, já parece não ter mais lógica, haja vista como era insegura e frágil a pessoa do pescador Galileu.

    O filosofo então indaga: Jesus então se desdisse? Não, diz Rohden, a verdade é que apenas “cedeu a areia, não cedeu a rocha!” Jesus não edificou a sua igreja sobre “o Pedro da confissão” e lembrando palavras de Santo Agostinho, “mas, sobre a “confissão de Pedro”, portanto, “edificou sua igreja sobre si mesmo, sobre o Cristo confessado, que é a rocha dos séculos e não sobre a pessoa humana deste discípulo”.

    Finalizando, o filosofo universalista nos diz que a interpretação tradicional da igreja romana nos dias de hoje tem razão de conveniência histórica, pela tendência, a partir da Idade Média, de centralizar o poder espiritual numa só pessoa, cuja igreja se tornou um império dando a confundir o poder material com o poder espiritual que deveriam ser respeitados. Pois fora transferido para essa todo o poder e gloria que Jesus teria conferido a Pedro. Porém, esta rocha é todo homem unido ao Cristo, e isto não se transfere por sucessão.

    setembro 2004

    _______________

    Bibliografia:

    Filosofia Cósmica do Evangelho, Huberto Rohden, 2ª. Edição, 1976, Fundação Alvorada.

    O Redentor, Edgard Armond, Editora Aliança.

  88. Carlinhos

    -

    06/07/2012 às 3:18

    Não concordo com esses números do IBGE, pois mesmo notando sim o crescimento dos cristãos sensacionalistas da moda, se é que pode se chamar isso de cristianismo, pois não tem sacerdotes, tem “pastores” sem nada de ritualistico, como uma grande religião ancestral sugere, mas, muita gente se declara cristão, sem ser praticante ou sem ao menos ir a uma missa ou a culto evangelico regularmente… Até nos presídios tá cheio de cristão se perguntarem.. basta ver na internet e nos milhões das redes sociais, que muita gente e muita gente mesmo se declara cristão, até mesmo umbandistas e espiritas… aliás, nenhum e nem outro são cristãos é apenas patacoada de alguem que misturou pra tirar proveito… além do mais, esse monte de igreja não tem unidade, visam o dinheiro e nada tem haver com a doutrina cristã. São na verdade bibliolatras só isso…

  89. Anônimo

    -

    05/07/2012 às 16:20

    Um pouco de história…
    A origem do “espiritismo moderno” ou Doutrina Espírita está baseada numa FARSA iniciada com as irmãs FOX (EUA), as quais se retrataram décadas depois, afirmando que tudo não passara de uma farsa a cargo da sua irmã mais velha!Mas já era tarde, a sensacionalista FARSA atravessara o Atlântico, depois o canal da Mancha, chegando finalmente ao conhecimento de um excomungado francês chamado Hippolyte Léon Denizard Rivail, vulgo Allan Kardec, o qual elaborou uma heresia, fruto de suas fantasias e delírios acerca da Bíblia e de Jesus Cristo…0

  90. Anônimo

    -

    05/07/2012 às 16:03

    ESPIRITISMO NÃO É CRISTÃO!
    Não faltaram alertas aos católicos.
    Leiam:
    Em 1953, os bispos do Brasil disseram que o espiritismo é o desvio doutrinário “mais perigoso” para o país, uma vez que “nega não apenas uma ou outra verdade da nossa fé, mas todas elas, tendo, no entanto, a cautela de dizer-se cristão, de modo a deixar, a católicos menos avisados, a impressão erradíssima de ser possível conciliar catolicismo com espiritismo” (Espiritismo, orientação para os católicos, D.Boaventura Kloppenburg, Ed. Loyola, 5ªed, 1995,pag.11).

  91. Silva

    -

    05/07/2012 às 9:09

    Alguns comentários postados aqui estão fazendo injustiça com os jovens, eu creio. Na Igreja Católica observo um aumento impressionante deles, com uma conduta participativa amadurecida e fiel nas atividades espirituais. Os seminários estão tendo uma procura enorme, bem como os retiros espirituais e o fervor nas orações. Tudo isso acompanhado de alegria legítima que acompanha o cristão. O culto pela libertinagem está perdendo a sua atração pela liberdade verdadeira que Cristo Jesus proporciona a eles, livrando-os das drogas, das bebedeiras e dessas festas extremamente erotizadas e violentas. Glória a Deus.

  92. RADI-KAL

    -

    04/07/2012 às 22:17

    Já que o IBGE investiga ATÉ a opção religiosa dos brasileiros, sugere-se, aqui, mais umas questões para as próximas pesquisas do referido Instituto:
    -quantos brasileiros usam roupa íntima e qual a cor preferida destas,
    -o tipo sanguíneo de cada indivíduo,
    -a quantidade de flatulência gástrica ou intestina que cada indivíduo emite por dia,
    -enfim tantas outras baboseiras que no momento não se recorda aqui!!!

  93. Val

    -

    04/07/2012 às 16:17

    A explicação da Veja não dá conta do fenômeno que vejo no RJ. As opções de entretenimento ainda estão concentradas na capital, no centro, zona sul e tijuca. Quem mora na zona norte ou periferia ou vai no culto ou no baile. Quem é jovem e não curte baile, só tem mesmo a “Assembleia”. Imagino que nas grandes capitais aconteça o mesmo. São uma maioria cristã só no nome, tão relapsos quanto o mais desinteressado dos católicos.

  94. Caco Campos

    -

    04/07/2012 às 11:50

    PS: “… No Brasil, a revolução é silenciosa”. Essa revolução em PAZ, ou seja, SEM GUERRAS E MORTES como mencionado, nós evangélicos chamamos de AVIVAMENTO ESPIRITUAL do povo brasileiro. E isso, vem do alto, ninguém pode impedir se Ele não quiser. ;)

  95. Anônimo

    -

    03/07/2012 às 22:27

    Os espiritistas não aceitam a Bíblia como palavra revelada pelo Pai nem crêem nos Sacramentos de nossa Igreja, mas acreditam no evangelho segundo Kardec, quando a Palavra nos diz:
    “Eu declaro a todos aqueles que ouvirem as palavras da profecia deste livro: se alguém lhes ajuntar alguma coisa, Deus ajuntará sobre ele as pragas descritas neste livro, e se dele alguém tirar qualquer coisa, Deus lhe tirará da sua parte da árvore da Vida.” Apo 22,18

  96. Anônimo

    -

    03/07/2012 às 22:17

    Joe Silva
    -
    29/06/2012 às 21:50 escreveu:

    “O espiritismo não é cristão, mas sim uma heresia, porque rejeita a salvação pela fé no sacrifício de Jesus na cruz e prega uma evolução por obras.”

    Verdade, Joe.É isso mesmo.
    Sobre caridade…
    O espiritismo leva ainda o homem a uma falsa caridade, já que o mesmo busca fazer o bem para reencarnar melhor.A caridade não busca seus próprios interesses…

  97. Jorge Kleber Teixeira Silva

    -

    03/07/2012 às 15:53

    Achei interessante o comentário do autor da VEJA, os EUA, mantiveram protestantes mesmo depois da guerra civil. Os EUA conforme o livro BREVE HISTÓRIA DO CRISTIANISMO, passaram pelo predomínio de um tipo de denominação protestante conforme cada momento histórico. No período escravista eram algumas denominações que prevaleciam, durante a primeira e segunda guerra mundial outras, pós conquistas dos direitos civis e dos negros , outras denominações irão se fortalecer, recentemente com o peso do islamismo outras estão crescendo..

  98. Gil

    -

    03/07/2012 às 0:13

    Mais um pouco e o Sr. Kirk pedirá que se queimem os livros espíritas em praça pública!!! Quanta intolerãncia!!!

  99. fpenin

    -

    02/07/2012 às 22:39

    Reinaldo,
    Desculpe-me a sinceridade; estamos em uma democracia, todos podem externar suas opiniões e o debate é salutar, mas…( há de haver sempre um) o que o autodenominado Almirante Kirk fala de besteiras não está no mapa. Chega a ser INCOMPREENSÍVEL. Eu julgo ser uma ofensa à doutrina da Igreja Católica o que este senhor publica. Jesus foi um sujeito humilde, porém iluminado; um homem em tudo igual a qualquer um de nós, com apenas uma fundamental diferença: a suprema evolução de seu espírito. Se conseguirmos seguir o que prega a sublime mensagem do Nazareno já teremos evoluído muito.Sigamos as pegadas do Mestre…

  100. EUVI

    -

    02/07/2012 às 20:52

    O QUE ACONTECEU FOI QUE OS PRIMEIROS HUMANOS FORAM SEDUZUZIDOS POR OUTRO TÃO PODEROSO QUANTO “DEUS;EM SUA PREGAÇÃO DESPECAVA A VERDADEIRA OBRA QUE PREGAVA SEU IRMÃO.AS DOENÇAS A VELHICE NÃO MAIS EXISTIRÃO,NAQUELE TEMPO DE LUTA DE TITÃS. O PROPIO REALIZADOR DA LUZ SABIA QUE GRITAR NÃO MAIS QUE SERIA INÚTIL,SABEDOR QUE NEM AS LAGRIMAS HUMANAS SERIA SUFICIENTE PARA DESENCORAJAR A GRANDE ESCURIDÃO QUE ARODEARIA A RAÇA CRIADA POR ELE NO JARDIM DO EDEM.E, COMO ERA DELEITOTOSO AQUELE JARDIM!AONDE PREDOMINAVA SEU PROJETO DE UMA LUZ ETERNA.NO QUE SEU IRMÃO VIU UMA AMEAÇA NA QUAL SEU DOMINIO SOBRE O ESCURO VIU AMEAÇADO,NÃO MAIS QUE DUVIDOU QUE OS DE BARRO CRIADOS IRIAM SE CONTENTAR APENAS COM AQUILO,EMBORA CENTENAS DE PESSOAS TESTEMUNHA-SEM A FAVOR DO DEUS DA LUZ ESTE COMO UM DEUS AMOROSO DA ÁGUA FARTA DE FRUTAS SABOROSAS E IMAGENS DESLUNBRANTES,EXEMPLO PERFEITO DE CRIAÇÃO DO PODER RECEBIDO DO COSMOS,AO QUE A BESTA FOI IMITAR NO QUINTAL AO LADO SEUS ESFORÇOS,ANSIOSO NÃO FOI PERFEITO!NO QUE FOI JOGADO PARA UMA TERRA ATRIBULADA E COM ANOS DE PECADO NAS COSTAS E NELA NÃO SOMENTE COLOCOU MAIS SEMENTES..DEUS COM ESPERANÇA ENVIOU SEU FILHO PARA TENTAR AVIVAR SEU IRMÃO DO ERRO COMETIDO E NO QUE QUAL FOI CONTIDO E MORTO POR SUAS SEMENTES E NÃO POR OS QUE RECONHECEM A LUZ,O DIA PARA A CHAVE QUE ABRE O PARAISO.

  101. Almirante Kirk

    -

    02/07/2012 às 17:10

    Saudações Católicas, caríssimo “Silva”
    -
    02/07/2012 às 11:19!
    Grato por suas considerações elogiosas!
    Você é muito gentil!
    Um abraço!

  102. Luiz Henrique Potiens

    -

    02/07/2012 às 15:03

    O V CONCÍLIO ECUMÊNICO DE CONSTANTINOPLA II (553),O IMPERADOR JUSTINIANO, SUA ESPOSA IMPERATRIZ TEODORA E O FIM DEFINITIVO DA TESE DA REENCARNAÇÃO NO SEIO DA IGREJA:A Reencarnação já era conhecida desde os mais remotos tempos(Pitágoras,Egípicios , Hindus,etc…). O próprio povo Judeu,quando ainda no Egito,utilizavam-se das práticas e conhecimentos relativos aos fenômenos mediúnicos e devido ao abuso destes conhecimentos,Deus enviou Moisés para ocultar e proibir ao “povão” da época estes conhecimentos,como podemos notar no Velho Testamento. Jesus , com o seu Evangelho(boas novas) não veio destruir a lei, mas esclarece-la e aperfeiçoa-la, o que fez utilizando-se de parábolas que sómente viriam a ser esclarecidas com o missionário Allan Kardec, encarregado de codificar a Doutrina Espírita e esclarecer definivamente a verdade a todo o “Povão”(as massas leigas) e não mais deixar a verdade nas mãos de privilegiados apóstolos, sacerdotes, etc..Eis a razão de eu vos afirmar que a Doutrina Espítita, atravéa da sua verdade(a verdade vos libertará),já está provocando a maior revolução em toda a História da Humanidade,tanto em termos Filosóficos , Científicos e Espirituais. Voltando ao tema título deste meu post, os primitivos cristãos( os esclarecidos da época) tinham pleno conhecimento das faculdades mediúnicas nos primeiros séculos D.C.,á partir de onde se desenrolará a história(http://www.espiritismogi.com.br/colunistas/reencarnacao_concilio.htm)a seguir resumida: o imperador Justiniano era um teólogo que queria saber mais que teologia do que o papa. Sua mulher, a imperatriz Teodora, foi uma cortesã e se imiscuía nos assuntos do governo do seu marido, e até nos de teologia.Contam alguns autores que, por ter sido ela uma prostituta, isso era motivo de muito orgulho por parte das suas ex-colegas. Ela sentia, por sua vez, uma grande revolta contra o fato de suas ex-colegas ficarem decantando tal honra, que, para Teodora, se constituía em desonra.Para acabar com esta história, mandou eliminar todas as prostitutas da região de Constantinopla – cerca de quinhentas. Como o povo naquela época era reencarnacionista, apesar de ser em sua maioria cristão, passou a chamá-la de assassina, e a dizer que deveria ser assassinada, em vidas futuras, quinhentas vezes; que era seu carma por ter mandado assassinar as suas ex-colegas prostitutas.O certo é que Teodora passou a odiar a doutrina da reencarnação. Como mandava e desmandava em meio mundo através de seu marido, resolveu partir para uma perseguição, sem tréguas contra essa doutrina e contra o seu maior defensor entre os cristãos, Orígenes, cuja fama de sábio era motivo de orgulho dos seguidores do cristianismo, apesar de ele ter vivido quase três séculos antes.Em 543, Justiniano publicou um édito, em que expunha e condenava as principais idéias de Orígenes, sendo uma delas a da preexistência da alma.Em seguida à publicação do citado édito, Justiniano determinou ao patriarca Menas de Constantinopla que convocasse um sínodo, convidando os bispos para que votassem em seu édito, condenando dez anátemas deles constantes e atribuídos a Orígenes.”"Creio ser suficiente este breve relato e quaisquer dúvidas a respeito consultem o link por mim sugerido e aprenderão muito mais. Um abraço a todos!!!

  103. CRÍTICO IMPLACÁVEL

    -

    02/07/2012 às 11:54

    Infelizmente, a maioria dos próprios católicos apostólicos romanos estão contribuindo para a queda no número de fieis da sua igreja, pois enquanto houver superstições religiosas dentro do chamado “catolicismo popular”, enquanto o católico não ler e não praticar pelo menos um pouquinho do que ensina a Bíblia (este sim é O Livro Da Verdade), e enquanto a CNBB não extinguir as chamadas “Campanhas da Fraternidade” (que na realidade são balelas com que a Igreja acaba desgastando a espiritualidade quaresmal), então a Igreja continuará a perder ainda mais fieis!!!

  104. Silva

    -

    02/07/2012 às 11:19

    Parabéns ao sr. Almirante Kirk pela excelente cultura religiosa e pela fé demonstrada em nosso Deus único.Que o Deus Misericordioso o abençoe.

  105. Silva

    -

    02/07/2012 às 11:09

    Ao sr. Borjão (9:12). Ecumenismo é só ENTRE as religiões cristãs, que têm Jesus Cristo como Deus e Senhor. Entre as outras religiões como o senhor citou chama-se: Diálogo Inter-Religioso.

  106. giselle

    -

    02/07/2012 às 10:20

    Caro senhor Reinaldo,
    acredito que entre seus leitores tenha quem concorde
    comigo quanto a esta petição, disponível para ser
    assinada em: http://www.peticoesonline.com/peticao/plebiscito-para-o-novo-codigo-penal/618, que tem a ver com este seu post.
    Muito obrigada

    Plebiscito para o novo Código Penal

    Senhores Congressistas,

    Sabemos que, no nosso sistema democrático, o poder pertence ao povo que delega poderes a seus representantes escolhidos por meio do voto, que é o instrumento pelo qual é determinada a vontade da maioria das pessoas que constituem o povo.

    Vossas Excelências ocupam o cargo em que estão por nossa delegação.
    Estão autorizadas a responder por nós em diversas situações, com o objetivo de defender nossos interesses.

    Considerando que o Estado é constituído de órgãos impessoais que existem exclusivamente para assegurar e prover o bem-estar da população, é necessário que as suas decisões sejam e estejam de acordo com os valores humanos vistos como importantes para a maioria da população, que na última pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelou ser constituído, na sua imensa maioria, de pessoas que professam alguma fé religiosa, uma vez que apenas 8% se dizem sem religião.

    Diante do anteprojeto do Código Penal apresentado ao Senado Federal por um grupo de juristas, cujo conteúdo se encontra amplamente disponível e discutido em todas as mídias, observa-se, muito facilmente, que ele atinge forte e gravemente alguns valores importantes para o povo.

    Pelo fato das mudanças propostas constituírem matéria de foro íntimo de cada cidadão, considero que seja necessário um plebiscito para se verificar se acontece consenso entre os brasileiros a respeito de tais modificações em paradigmas e valores que são e estão incorporadas à cultura da nossa gente.

    Conceitos tão relevantes, como os do Código Penal, trazem em si a necessidade de que cada integrante do povo responda por si e por seus descendentes. Não podemos outorgar a Vossas Excelências o direito de escolher por nós em matéria tão importante.

    Já estamos evoluídos o suficiente para escolher por nós mesmos o que consideramos importante.

    Por esses motivos, peço à Vossas Excelências, responsáveis pela elaboração de nossas leis, que providenciem um plebiscito que proporcione a cada cidadão(ã) brasileiro(a) fazer uso do seu direito de dizer se está disposto, ou não, a se submeter a este novo Código Penal.

    Com meus agradecimentos,
    Uma cidadã brasileira

    http://www.peticoesonline.com/peticao/plebiscito-para-o-novo-codigo-penal/618

  107. Isaac Newton Souza Lima

    -

    02/07/2012 às 10:06

    Não são nessas igrejas mentirosas do Edir Pedir Dinheiro Mais Cedo que as pessoas ficam bem de situação financeira não! Os Espíritas são os de maior renda e de maior nível intelectual. Também, para dar dinheiro para aquele enganador tem que ser desprovido de inteligência mesmo! Lamentavelmente…

  108. Borjão

    -

    02/07/2012 às 9:12

    Com sua licença Reinaldo,

    Já que virou um fórum de discussões por aqui, principalmente pelo acalorado e afoito ‘Almirante Kirk’, postarei somente uma informação, para clarear as idéias um tanto preconceituosas do nosso ‘kirk’.

    Mahatma Gandhi, apóstolo da ‘ahimsa’ – ”não violência”

    (que o ‘Kirk’ deve detestar por não ser cristão evidentemente rs)

    certa feita estava preso e recebeu de presente uma Bíblia.
    Leu-a ainda na cadeia, depois disso lhe perguntaram se havia gostado da Bíblia e ele respondeu:

    “se todos os livros da humanidade tivessem se perdido em uma grande enchente e sobrasse só o Sermão da Montanha, nada havia se perdido”.

    Em seguida lhe perguntaram:

    “Então o senhor aceita o cristianismo?”

    E Mahatma Gandhi

    (aquele anticristo, predador nefasto, não é ‘kirk’? rs)

    disse:

    “O cristianismo não, mas o Cristo sim!”

    Não esqueçamos que Gandhi fazia diariamente, debaixo de uma árvore, um culto ecumênico, lia três livros sagrados “Baghavat Gita”, “Alcorão” e a “Bíblia”, e não abria mão de nenhum deles, ainda que uns muçulmanos ‘kirkinianos’ o atormentasse por isso.

    Bom, caro ‘Almirante Kirk’, lamento, estou com o Gandhi, lhe peço com muito carinho pois o tenho como irmão, me tira fora desse seu cristianismo? por favor? porque… prefiro ao Cristo, ok!!!

    Muito obrigado,

    Borjão e os demais que não apoiam neste seu discurso cheio de cristianismo e sem uma gota do pensamento do Cristo.

    …e viva o Timããããããoooo!!!

  109. Almirante Kirk

    -

    02/07/2012 às 2:38

    Dando continuidade ao assunto envolvendo a heresia conhecida como espiritismo, compartilharei com vocês um excelente texto do erudito padre Chrystian Shankar, onde ele aborda as 40 verdades da fé cristã negadas pelo espiritismo ou doutrina espírita, o qual servirá, espero, de alerta, bem como de esclarecimento aos eventuais incautos e ignaros cristãos em geral, sejam, estes, católicos, sejam protestantes e evangélicos, que por infaustas decisões e ações, entre outras, se deixam seduzir por heresias, seja por causa da ignorância destes sobre o texto bíblico, ou seja, sobre a Doutrina Cristã (a qual é CLARA sobre a RADICAL incompatibilidade entre Cristianismo e Espiritismo), seja porque não suportam mais seguir a Sã Doutrina, ou seja, a Doutrina Católica ( leia-se Doutrina Cristã), preferindo, assim, mandar às favas a Religião cristã, a Bíblia, a Doutrina Católica e a Igreja Católica, por exemplo, pois nestes tempos de relativismo, onde a própria noção ou conceito de VERDADE foi relativizada, não é fácil seguir Jesus Cristo, a Bíblia, a Doutrina Católica e a santa Igreja Católica Apostólica Romana – igreja, esta, fundada pelo próprio Jesus Cristo, o nosso ÚNICO Mestre, Senhor e Salvador)!
    Pelo fato destes nossos irmãos – extraviados pelas estradas do mundo – optarem pelo caminho mais fácil, menos penoso, eivado, portanto, de tentações e perigos, logo deixando-se seduzir pelo herético canto das sereias, faz com que muitos católicos incultos sobre a Sã Doutrina e indolentes, moral e espiritualmente, às determinações e apelos do Santo Padre, o papa, e da Santa Igreja Católica, além de outros com pouco ou nenhum apreço e amor pelos FATOS e pela VERDADE, respectivamente, faz com que prefiram se atirar ao mar da perdição, seduzidos, reitero, pelo herético canto das referidas sereias, representado pelas NOVIDADES, ou seja, pelas coisas deste mundo, incorrendo, registre-se, no mesmo erro de EVA, quando esta, emprestando os seus olhos e ouvidos para a serpente ( Satanás), a qual representa, simbolicamente falando, as coisas deste mundo – coisas, estas, que são contrárias às determinações de Deus -, se ACHOU tão inteligente quanto o Criador…

    O pecado de EVA tem nome: DESOBEDIÊNCIA a Deus!EVA se ACHOU, por ORGULHO, semelhante a Deus!

    E quantos, hoje, seguem repetindo o pecado cometido por EVA, escanteando ou “aposentando” Deus…
    “Católico não pode ser espírita”
    http://www.padrechrystianshankar.com.br/novo/apologetica-defesa-da-fe/espiritismo/22-catolico-nao-pode-ser-espirita

  110. Almirante Kirk

    -

    02/07/2012 às 2:10

    O mais triste, o mais desalentador, o mais desagradável, entre outros epítetos, não é quando as acusações, as mentiras, os ataques generalizados e as calúnias e difamações, entre outros, sejam, estas, dirigidas contra a milenar santa Igreja Católica ( a maior e a mais antiga organização caritativa e civilizacional do mundo, além de ser a construtora da Civilização Ocidental de moral judaico-cristã, entre outros contributos) , sejam, estas, assacadas contra o seu clero, respectivamente, vêm de acatólicos e/ou anticatólicos, ou seja, de não-cristãos e anticristãos, respectivamente, MAS, SIM, QUANDO PARTEM DE PESSOAS QUE SE DIZEM OU SE ACHAM CATÓLICAS, cujas críticas insípidas, equivocadas, simplistas, quando não negativas e/ou mal-intencionadas, entre outras, atestam, porque auto-evidente, que sequer conhecem a organização que dizem pertencer, do contrário, registre-se, não seriam tão superficiais ou levianos em suas críticas desproporcionais ou desequilibradas envolvendo a santa Igreja e o seu clero!Em outras palavras, estes “católicos relativistas” não são mais dos nossos – se é que algum dia o foram, é claro – , ou seja, não pertecem mais à santa Igreja Católica Apostólica Romana, já que, ATENÇÃO AGORA, são, reitero, “católicos relativistas”, ou seja, são católicos auto-excomungados, posto que são “católicos” que se julgam ou se ACHAM, a exemplo de EVA, semelhantes a Deus, ACHANDO que podem escolher quais os dogmas e quais os Sacramentos, entre outros, aceitar e seguir ou mesmo rejeitar, como quando, por exemplo, criticam a santa Igreja quando esta não libera o casamento ou outra permissividade para a satisfação do desejo sexual de alguns padres que não estão à altura da missão que se julgaram capazes e/ou capacitados, por exemplo, preferindo defender o mero gozo fisiológico dos referidos fogosos sacerdotes, em vez da eterna felicidade destes, oriunda da total consagração destes a Deus e à sua noiva, a santa Igreja Católica Apostólica Romana – Igreja, esta, fundada por Jesus Cristo;

    O mais triste, o mais desalentador, o mais desagradável, entre outros epítetos, é quando estes “católicos relativistas” vão contra a Sã Doutrina, ou seja, contra a Doutrina Católica ( leia-se Doutrina Cristã), abraçando ou simpatizando com religiões, seitas, filosofias e ideologias não cristãs ou mesmo anticristãs, como se fosse possível, PASMEM!!!, servir a dois senhores ;

    O mais triste, o mais desalentador, o mais desagradável, entre outros epítetos, é quando estes “católicos relativistas” ou “católicos” abertos vão contra a santa Igreja em diversos pontos ou aspectos, como, por exemplo, quando eles, porque já sem noção dos limites quanto às fronteiras que delimitam o que é moral e imoral, já que o conceito de moralidade está, devido à deletéria influência do RELATIVISMO, excessivamente elástico, se opõem à castidade, bem como quando se opõem à proibição do uso do preservativo sem mesmo se darem ao trabalho de, entre outras coisas, estudar e entender as razões pelas quais a santa Igreja Católica, vizando proteger o seu rebanho espalhado pelo mundo, recomenda ou determina estas e outras medidas de caráter moral e espiritual, entre outras – resoluções, estas, que os pretensiosos “católicos relativistas”, que se julgam mais “sábios”, porque mais rodados nas coisas mundanas, digamos assim, não entendem e, parece-me, nem querem entender mesmo, posto que já se encontarm escravos dos vícios e das paixões, entre outros pecados, fatos, estes, que os fazem se sentir desconfortáveis diante da Sã Doutrina , ou seja, diante da Doutrina Católica (leia-se Doutrina Cristã) e da milenar santa Igreja Católica, as quais são consideradas por eles como retrógradas, obscurantistas, atrasadas… e fora de moda…

    O mais triste, o mais desalentador, o mais desagradável, entre outros epítetos, é quando estes “católicos relativistas” vão contra o clero católico, por exemplo, fazendo-lhe críticas negativas, injustas e até destrutivas, via ataques generalizados contra este, como quando, por exemplo, envolve alguns casos de pedofilia, onde fazem da exceção a regra, e não o contrário, o que atesta a desproporção destes “católicos” quanto ao julgar alguma coisa, posto que já perderam, é auto-evidente, o equilíbrio ou o bom senso na hora de fazer sensatas análises ou emitir juízos de valor, pois, a exemplo de esquizóides sociopatas, estes “católicos relativistas”, logo auto-excomungados, jamais aceitariam para si e para os seus membros ou entes queridos, por exemplo, o mesmo rigor desmesurado e/ou desproporcional com que medem, com suas tortas réguas, os erros ou pecados de alguns membros do referido clero!

    Finalizo, pois o texto já ficou extenso!

    Grato pela atenção e eventual entendimento acerca do teor deste meu despretensioso arrazoado!

  111. guto

    -

    01/07/2012 às 22:41

    “Os espíritas são os que apresentaram melhores indicadores, como a maior proporção de pessoas com nível superior completo (31,5%).” Do que precisam mais? Esta guerra religiosa não é necessária… o que é necessário é o respeito, amor, caridade… isso sim foi o que ensinou Jesus. O resto é balela de pessoas que se aproveitaram em sua época para montar uma corja com um único objetivo: domínio! Quem dentre vocês, aposto que são raros, já investigaram a historia da tão clamada igreja católica?!, de justiniano?! Antes de saírem gritando aos quatro cantos quem tem e quem não razão, deveriam pesquisar a respeito do objeto defendido. Quem precisa de uma ceita, igreja… para chegar ou ser ouvido por Deus são tolos, mentes subdesenvolvidas que não assimilaram ainda as palavras pregadas a dois mil anos.

  112. Santana*100

    -

    01/07/2012 às 22:32

    Em resposta a QQISSO – 29/06/2012 às 17:21h.
    Não existe nenhuma entidade de ATEUS. Ateísmo não é religião, não é seita, não é doutrina, não é nada. Os ateus não se reúnem para discutir nada sobre o ateísmo. O ateísmo é puramente individual, ou seja, algumas pessoas não acreditam na existência de Deus. Então, não entendi o porquê da sua colocação! – O ateísmos é a ausência da crença em DEUS e só. O número dos VERDADEIROS ATEUS. Repito: VERDADEIROS ATEUS são tão insignificantes que não têm nenhuma expressividade.
    Não podemos negar a existência das coisas sem prová-las que NÃO EXISTE. Pergunto: Como podemos provar que Deus não existe? – Sendo assim, temos que acreditar na possibilidade da sua existência.

  113. fpenin

    -

    01/07/2012 às 21:46

    -Que vosso coração não se turbe. Crede em Deus, crede TAMBÉM em mim.Há muitas moradas na casa de meu Pai…
    -Então Jesus disse estas palavras: eu vos rendo glória , meu Pai, Senhor do Céu e da Terra…
    -Aqueles que me dizem:”Senhor! Senhor!não entrarão todos no reino dos céus, mas só aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus…
    -Pai Nosso que estais nos céus…
    Passagens do Evangelho; início da Oração Dominical,produzida por Jesus.São apenas uma demonstração singela de que, em momento algum,o Nazareno admitiu ser Deus. Muito pelo contrário, o Ungido deixa bem claro que acima dele existe uma instância superior, o Pai.As palavras de Jesus são diretas, não se prestam a interpretações. Além disso, existem inúmeras outras passagens do Evangelho que confirmam essa dualidade. Existem inúmeras outras crenças sobre a Terra, algumas bem mais espitualizadas que as denominações cristãs. Deus criou a todos, sem privilégios. Ocorre que alguns fanáticos, baseados na repetição de textos decorados, insinuam que Deus professa alguma religião, de preferência a deles.A noção de um Deus antropomórfico, sectário, é um equívoco e se presta a uma polêmica estéril e sem sentido.

  114. CRÍTICO SENSATO

    -

    01/07/2012 às 21:02

    Se a “Santa” Madre Igreja Católica não reformular sua evangelização, além de perder mais fieis, a Igreja correrá o risco de ser chamada de “chatólica”!!!

  115. Almirante Kirk

    -

    01/07/2012 às 20:45

    OBSERVAÇÃO ao espírita “RicardoPN”
    -
    29/06/2012 às 16:30, o qual afirma serem cristãos os espíritas, principalmente os kardecistas:
    Você está equivocado, “RicardoPN”!
    O ESPIRITISMO NEGA TODO O CREDO CRISTÃO!
    Raríssimos são os espíritas que fazem, seja à luz da Doutrina Cristã, da Teologia e da Razão, seja à luz da História e da Ciência, entre outras, um CRITICISMO a respeito, preferindo, como é típico do brasileiro, se deixar levar pelo misticismo, pela superstição, pelo pensamento mágico, entre outras, caracterizando o brasileiro como um dos povos mais infantis da Terra!Sintomático, portanto, que o Brasil seja, dentre as nações, o país onde o espiritismo teve algum crescimento!
    ACABOU A ALTA CULTURA NO BRASIL!
    Analise como pensa, como decide, como escolhe, como vota… como pensa, entre outros, o brasileiro em geral, aí você entenderá as razões do vexaminoso quadro de indigência cultural, intelectual, moral e espiritual que caracteriza a sociedade brasileira!
    O brasileiro típico tem um vexaminoso desprezo pelo estudo e pela ALTA CULTURA, entre outras inclinações ou vocações consideradas nobres, ou seja, superiores!Reitero: ACABOU ALTA CULTURA no Brasil!

    As poucas mentes superiores ainda existentes entre nós, por exemplo, são, comparativamente, como pequenas ilhas espalhadas num mar de ignorância, pretensão e simplismo, entre outros epítetos, sintomático de um quadro de indigência cultural, intelectual, moral e espiritual, entre outros, que tomou conta da sociedade brasileira, mas que se alastra, infelizmente, qual uma epidemia, para outras plagas!Como disse, pertinente, oportuna e ajuizadamente, entre outros epítetos, o filósofo Olavo de Carvalho, O MUNDO ESTÁ SE ABRASILEIRANDO…

    Sintomático o FATO de os nossos estudantes, os quais fingem que estudam enquanto os professores fingem que ensinam – com as felizes e honrosas exceções de praxe, é claro -, continuam a ocupar as últimas posições nas competições internacionais, realizadas pelo PISA, envolvendo RACIOCÍNIO LÓGICO e INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, por exemplo!

    Pelo andar da carruagem, nem mesmo um mísero Nobel de Literatura, por exemplo, o Brasil conquistará tão cedo…

  116. Almirante Kirk

    -

    01/07/2012 às 17:52

    RESPOSTA ao eventual espírita não afeito ao NECESSÁRIO e INDISPENSÁVEL contraponto e CRITICISMO, respectivamente:

    Não é possível servir a dois senhores!
    Deus não revelou duas verdades, duas concepções contraditórias;logo, à luz da Doutrina Cristã e da Razão, por exemplo, não pode haver duas igrejas, duas doutrinas, duas filosofias, por exemplo, conflitantes entre si!Vejam este vídeo http://www.youtube.com/watch?v=1bcBaRZ6-_Q ,o qual deixará claro, racional, filosófica, científica, histórica e teologicamente, entre outras, o que quero dizer!
    Aos eventuais espíritas desconfortáveis diante dos FATOS, da REALIDADE… da VERDADE, apenas um singelo e encarecido pedido: ignorem-me!Grato!
    Meus alertas e esclarecimentos destinam-se aos eventuais leitores espíritas oriundos do seio católico, espíritas, estes, que desconhecem ou ignoram o FATO de ser RADICAL a incompatibilidade entre Cristianismo e Espiritismo, bem como aos eventuais católicos que, desconhecendo ou ignorando a referida incompatibilidade entre Cristianismo e Espiritismo, pensam ser possível ser católico e espírita ao mesmo tempo,

    ESPIRITISMO NÃO É CRISTÃO!

    O ESPIRITISMO NEGA TODO O CREDO CRISTÃO, como A NEGAÇÃO DA DIVINDADE DE JESUS CRISTO E SEUS MILAGRES, bem como a negação de pelo menos 40 verdades da? fé cristã!

    REITERO:
    - O próprio criador do espiritismo moderno ou doutrina espírita NEGOU a NATUREZA DIVINA de Jesus Cristo:
    Num estudo? ( “Obras Póstumas”,13.ª Edição, pág. 121) sobre a natureza de Jesus Cristo, Hippolyte Rivail, vulgo Allan Kardec,? NEGA A DIVINDADE DE JESUS CRISTO;

    - Carlos Imbassahy, eminente espírita, foi taxativo: ESPIRITISMO NÃO É CRISTÃO!No livro “À Margem do Espiritismo” (FEB, 3ª edição, 1981, pág. 214), o referido Carlos Imbassahy AFIRMA:“Nem a Bíblia prova coisa nenhuma, nem temos a Bíblia como probante. O espiritismo não é um ramo do cristianismo como as demais seitas cristãs. Não aceita os seus princípios na Escrituras. Não rodopia junto à Bíblia. A discussão, no terreno em que se acha, seria ótima com católicos, visto como católicos e protestantes baseiam seus ensinamentos nas escrituras. Mas a nossa base é o ensino dos espíritos, daí o nome espiritismo.”

    Daí podemos constatar, como bem observou o estudioso católico Cledson Ramos, que “O espiritismo nega dezenas de verdades cristãs proclamas ao longo dos séculos:

    1. A Bíblia: pela frase acima, vemos que a Bíblia é uma das verdades negadas pelo Espiritismo. Seus doutrinadores se referem a esta em tom jocoso ou de superioridade, cegos por seu próprio orgulho, como outros tantos do passado”
    Íntegra aqui: “O ESPIRITISMO É CRISTÃO?”
    http://www.universocatolico.com.br/index.php?/o-espiritismo-e-cristao.html

    Se o espiritismo fosse de fato cristão, este teria como livro-base a Bíblia, não uma deturpação do texto bíblico chamado “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, uma fantasia de Hippolyte Rivail, vulgo Allan Kardec, o inventor do espiritismo moderno ou doutrina espírita!

    Na França, berço da doutrina espírita, o espiritismo é visto ou tido como BRUXARIA!Sintomático, pois, que o Brasil seja o único país no mundo onde o espiritismo teve algum crescimento!

    A REencarnação, pedra angular da doutrina espírita, é condenada pela Bíblia, tanto no Antigo como no Novo Testamento!Jesus Cristo não teria dito ao ladrão arrependido, no Calvário, “Hoje mesmo estarás comigo no paraíso” se ele precisasse reencarnar…
    RESUMO DA ÓPERA:
    O espiritismo, ao negar? a divindade de Jesus Cristo e seus milagres, entre outras 40 verdades da fé cristã, pulveriza,? ou seja, destrói toda a base ou arcabouço cristão!

    Resumo da ópera:?

    NÃO EXISTE SALVAÇÃO NO ESPIRITISMO!

    O Espiritismo é fruto de uma desobediência a Deus, como? fez Eva, no Paraíso, quando esta emprestou os seus olhos e ouvidos a Satanás, o qual assumira? a forma? de uma serpente – que, simbolicamente, representa? as coisas mundanas ou tudo aquilo que é contra Deus, tudo aquilo que é contrário às PROIBIÇÕES e às DETERMINAÇÕES do Criador, as quais estão presentes na Bíblia, na Doutrina Católica ( leia-se Doutrina Cristã), na santa Igreja Católica Apostólica Romana – para, assim, fazer com que EVA se ACHASSE, por causa do ORGULHO, tão inteligente quanto Deus, ao ponto de escanteá-lo, “aposentá-lo”, como fazem, hipocritamente, os criadores de heresias, quando estes mandaram e continuam mandar às favas as proibições de Deus – proibições, estas, presentes na Bíblia e na santa Igreja Católica, Igreja, esta, fundada ou instituída pelo próprio Jesus Cristo, nosso ÚNICO Mestre, Senhor e SALVADOR!
    Não precisa acreditar em mim, espírita,??? pesquise e estude, séria e objetivamente, você mesmo!Afinal, os FATOS, a REALIDADE…a VERDADE não se dobrarão aos desejos, caprichos, aspirações, devaneios, interesses, idealismos, delírios, fantasias… e loucuras ou esquizofrenias ao gosto deste ou daquele crédulo, intolerante ou fanático religioso, ideológico, político, entre outros!
    Boa reflexão – caso puder, evidentemente…

  117. Ary Cavalcante

    -

    01/07/2012 às 16:41

    Amigo jornalista felizmente a significante reduçao de Católicos nao se deve apenas as negligencias e omissão da Igreja Catolica perantes os valores morais e éticos das familias brasileiras, mas sobretudo, ao conhecimento da verdadeira fé salvívica que o catolico aceita quando entra numa igreja Assembléia de Deus. Parabens pelo maravilhoso artigo e que nosso Deus continui iluminando sua mente para escrever artigo com este tero, e tambem como o de abordagem ideologica so Comunismo e PC do B.

  118. Observador

    -

    01/07/2012 às 16:35

    A Bíblia ensina:
    Sumo Sacedote na era do NT……. só Jesus
    Sacrifício expiatório………….Só o do Gólgota
    Infalível…………………….Só Deus
    Mediador entre Deus e os homens(salvação)….Só Jesus
    Igreja de Jesus……………….Só os genuinos crentes
    Alicerce da Igreja Verdadeira……Só Jesus(Ele é A Pedra)
    Padre(pai)espiritual……………Só o que está no Céu
    A propósito, Jesus ensina que não podemos servir a dois Senhores.
    A instituição católica romanana diz ter Nosso Senhor e Nossa Senhora.Então responda a alternativa correta. De acordo com o ensino de Roma, os católicos estão sob o senhorio de:
    a. 2 Senhoras( )
    b. 2 Senhores ( )

  119. Observador

    -

    01/07/2012 às 13:13

    Pensem no que o proprio Pedro escreveu em I Pedro 2:4 “E, chegando-vos para Ele(Cristo), pedra viva,reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa”.
    Pensem no que escreve o Apostolo Paulo em I Corintios 10:4 “E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo”
    Pensem no que o Apostolo Paulo escreve em I Corintios 3:11 “porque ninguém pode outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo”.
    Assim, negue quem quiser, mas à luz do ensino geral das escrituras A PEDRA, O FUNDAMENTO, O ALICERCE, O CABEÇA da fé, e portanto, de qual igreja que seja genuinamente cristã é única e tão somente JESUS CRISTO.

  120. Luiz Henrique Potiens

    -

    01/07/2012 às 11:39

    30/06/2002-BRASIL PENTACAMPEÃO/CHICO XAVIER SE DESPEDE DO BRASIL RUMO ÀS MAIS ALTAS ESFERAS DA ESPÍRITUALIDADE ONDE JESUS O ACOLHE EM SEUS BRAÇOS.Conforme previsto por ele, despediu-se no dia em que o povo brasileiro estaria feliz!!! Considero Chico Xavier um missionário de Cristo e às vezes penso se ele não é o próprio que passou por esta terra e ninguèm percebeu,tal qual ocorreu há 2000 mil anos! Transcrevo aos amigos suas palavras extraidas do livro “O EVANGELHO DE CHICO XAVIER”, de Carlos A. Baccelli,quesito 80 e me despeço rapidamente deixando-vos com ele:80. “Nós nos lembramos disto, porque, no Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, nós vemos, por exemplo, depois do Velho Testamento, depois da preparação do mundo pelos grandes Profetas, começando de Moisés, nós vamos ver um fato muitíssimo interessante para nós todos: depois da formação das bases da fé cristã, como que, num serviço de pioneiros, num serviço de arredar pedras e fazer caminhos na selva do pensamento humano, nesta hora, Deus, na sua Infinita Misericórdia, chamou os homens, mas, do Reinado do Nosso Senhor Jesus Cristo para cá, do Reinado da Graça que nós todos consideramos como sendo a vida na Terra, desde o nascimento de Jesus, nós vemos a consideração que o nosso Pai Eterno dispensou à mulher.

    Quando a Providência Divina, por suas Leis, decidiu enviar à Terra o maior tesouro da vida humana de todos os séculos, Nosso Senhor Jesus Cristo, não mandou chamar os césares romanos ou os filósofos gregos, nem as autoridades que comandavam os poderes econômicos do mundo ou as que se mostravam na liderança da inteligência; buscou uma jovem obscura e simples, conquanto admirável em sua pureza, aquela que nós todos, na Cristandade, reverenciamos como sendo Mãe Santíssima e que, em seu tempo, não era senão singela menina e moça que o mundo conheceu por Maria de Nazaré.”

  121. capixaba atento

    -

    01/07/2012 às 11:05

    Reinaldo, é muio fácil explicar o declínio do catolicismo no Brasil: COMUNIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES CATÓLICAS !!! O marxismo ateu e materialista nos últimos 20 anos está reinando nos ALTARES e TEMPLOS católicos … Já vi com os meus olhos o Cardeal Humes, na ocasião a mais alta autoridade católica no Brasil, entregar, em uma Missa no ABC, na hora do Sermão, o seu microfone ao Lula para, este, então candidato à Presidência pelo PT, fazer propaganda da sua candidatura … E assim, padres, bispos e cardeiais católicos pareciam mais MILITANTES do PT do que sacerdotes do Senhor Jesus … Quer maior vergonha do que essa CNBB !!! Enfim, a Igreja Católica, de há muito, passou a fazer PROSELITISMO de regimes políticos claramente A-T-E-U-S e comuno-fascistas …

  122. W.S.Camy

    -

    01/07/2012 às 0:47

    Com sua licença Reinaldo,

    Caro Almirante Kirk,

    Não creio que aqui seja o espaço adequado para que o senhor venha a depositar suas razões, por melhores que sejam, contra a Doutrina Espírita.

    Penso que é um desrespeito, tanto aos espíritas (o artigo trata de estatistica do IBGE), quanto aos demais leitores e adeptos de outras denominações cristãs que habitam blog e que apreciam a ética e a sabedoria de seu autor.

    Estamos cansados de ver debates, críticas entre adeptos de várias crenças, tanto em foruns quanto na via pública.

    Um lugar sensato desta gritaria seria nos livros, revistas e endereços próprios na web, mas, (isso cabe também aos espiritas) não aqui.

    Reinaldo é católico, não sei de que forma ele se relaciona com os dogmas de sua igreja, mas para mim, o que importa é sua estrutura moral e espiritual que exala de seus textos, talvez oriunda desta crença católica, que bem resolvida, ainda que se oponham a nossa doutrina espírita, nos abastece de conceitos e valores universais que coadunam com o evangelho que conhecemos.

    Ser salvo ou não ser salvo, reencarna ou ressuscita? cristão ou não cristão, o que importa? Medo de satanás? Temer a Deus?

    Cada um se posicione ao limite de suas crenças, desde que não ultrapassem o respeito ao ‘poste sagrado’ do meu próximo, que pode ser você!

    W.S.Camy

  123. fpenin

    -

    30/06/2012 às 22:56

    A contracepção representa uma das maiores contribuições à evolução. Como questão de fé,a Igreja condena formalmente o uso de meios que impeçam a concepção.Se em qualquer igreja do Brasil pedirmos a que as mulheres que já usaram anticoncepcional levantem as mãos, veremos que praticamente 100% delas já o fizeram. E aí,seria caso de excomunhão?

  124. fpenin

    -

    30/06/2012 às 22:40

    Corrijo,às 22:23:espiritistas.

  125. fpenin

    -

    30/06/2012 às 22:38

    Almirantes e brigadeiros: a liberdade religiosa pressupõe respeito às crenças que não as nossas. As religiões declaram-se detentoras de toda a verdade. Como são muitas as crenças,interpretativas, fica difícil saber a quem realmente ela – a VERDADE- pertence. Eu tenho um netinho de apenas dois anos, que já entende bem as coisas.Se eu disser ao pequerrucho que o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus e que de sua costela foi criada a mulher, com certeza receberei um cartão vermelho, com a inscrição: conta outra, vovô!

  126. fpenin

    -

    30/06/2012 às 22:23

    Espíritas ou espirististas constituem um segmento religioso que segue os princípios que Jesus Cristo pregou.Somos cristãos, porém com a convicção de que “fé ou crença inabalável só o é aquela capaz de encarar a razão face a face,em todas as épocas da Humanidade”. Nada de milagres, de maravilhas que a lógica não pode sustentar. No artigo do blog, eu tive a impressão de que são considerados cristãos apenas evangélicos e católicos. Os espíritas somam aproximadamente 4 milhões de seguidores, que, somados aos simpatizantes,chegam a 9-10 milhões.O espiritismo, além de religião, é ciência: você acredita apenas no que é factível. Para alcançar seus objetivos, o espírita praticante tem de estudar bastante, até para poder questionar.E o questionamento é que faz avançarem as ideias.Quanto a votar neste ou naquele partido,é problema de cada um: o livre arbítrio é quem balizará as escolhas.O certo é que a decisão de cada adepto implica responsabilidades.Diz-se: a semeadura é optativa, a colheita obrigatória. Simples assim: quem planta mamão sempre colherá mamão. É inexorável!

  127. Almirante Kirk

    -

    30/06/2012 às 21:12

    Continuação ao CONTRAPONTO à AFIRMAÇÃO do espírita “Baldos”, autor da pérola “Então,Rei,o ESPIRITISMO vai devagar,devagarinho,mas, vai chegar lá,no memento oportuno,DEUS saberá a hora.Vai,com certeza,ser a ÚNICA religião do planeta.”:

    A ÚNICA religião que restará, espírita, será o Catolicismo ( leia-se Cristianismo)!
    ( Ver, aqui, as razões disto: “Todo o? mundo será católico!” – http://www.youtube.com/watch?v=1bcBaRZ6-_Q )
    A milenar e santa Igreja Católica Apostólica Romana – igreja, esta, fundada ou instituída por Jesus Cristo – , FIEL a Jesus Cristo faz DOIS MILÊNIOS, padeceu e continua a sofrer investidas das hostes de Satanás, sendo agredida desde fora e desde de dentro, mas tem sobrevivido a todos os ataques!
    “- Ao instituir a Igreja, a partir do Colégio dos Doze Apóstolos, Jesus o quis como um grupo estável e escolheu Pedro para chefiá-lo.

    É fácil compreender essa iniciativa do Senhor. Todo grupo humano precisa ter uma Cabeça visível para manter a sua ordem e integridade. Nenhuma instituição humana sobrevive sem observar esta lei.

    O Código de Direito Canônico da Igreja, diz que:

    “O Bispo da Igreja de Roma, no qual perdura o múnus concedido pelo Senhor singularmente a Pedro, primeiro dos Apóstolos, para ser transmitido a seus sucessores, é a Cabeça do Colégio dos Bispos, Vigário de Cristo e aqui na terra Pastor da Igreja universal; ele, pois, em virtude de seu múnus, tem na terra o poder ordinário supremo, pleno, imediato e universal, que pode sempre exercer livremente”(CDC,Cân.331).

    A Igreja, que é semelhante ao próprio Jesus, isto é, ao mesmo tempo, humana e divina, precisa também ter um Chefe visível. Ela tem a sua Cabeça divina, invisível, o próprio Cristo; e tem a sua Cabeça humana, o seu chefe visível, o Papa. Cristo assim o quis. Diz o Catecismo que:

    “Somente a Simão, a quem deu o nome de Pedro, o Senhor constituiu como a pedra da sua Igreja. Entregou-lhe as suas chaves, instituiu-o pastor de todo o rebanho” (nº 881).

    “E eu te declaro: Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a Minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus” (Mt 16,18-19).

    Estas palavras de Jesus são claríssimas, e só não as entende quem não quer. Não há como distorcê-las e manuseá-las.

    Pedro é a pedra sobre a qual Ele quis edificar a Sua Igreja. É preciso notar que o Senhor diz “a Minha Igreja”. Usou um pronome possessivo “Minha”; ela é propriedade Sua, é o Seu próprio Corpo, e Ele a quis construída sobre o Papa. Não existe outra.

    Para não deixar dúvidas a respeito disto, no primeiro encontro que Jesus teve com Simão, trocou/lhe o nome para “Kefas”, que quer dizer Pedro, o mesmo que pedra em aramaico.”
    Íntegra aqui: http://www.comshalom.org/formacao/exibir.php?form_id=1195

  128. Almirante Kirk

    -

    30/06/2012 às 20:49

    CONTRAPONTO à AFIRMAÇÃO do espírita “Baldos”
    -
    29/06/2012 às 19:40, autor da pérola “Então,Rei,o ESPIRITISMO vai devagar,devagarinho,mas, vai chegar lá,no memento oportuno,DEUS saberá a hora.Vai,com certeza,ser a ÚNICA religião do planeta.”:
    ORA, ORA, “Baldos”, vamos a um pouco de história!
    - Enquanto a santa Igreja Católica Apostólica Romana tem DOIS MILÊNIOS de existência, o “espuiritismo moderno” ou doutrina espírita tem aproximadamente um século e meio;
    - Enquanto a santa Igreja Católica Apostólica Romana foi instituída ou fundada pelo próprio Jesus Cristo, o VERBO que se fez carne, ou seja, Deus que se fez Homem para, assim, salvar a humanidade, o “espuiritismo moderno” ou doutrina espírita tem como seu fundador Hippolyte Rivail, vulgo Allan Kardec, um homem;
    - Enquanto Jesus Cristo fez MILAGRES ( os quais são rejeitados pelo espiritismo, porque para os espíritas Jesus Cristo não era Deus que se fez carne, mas, sim, apenas um homem) e AFIRMOU que no terceiro dia após a asua morte ressuscitaria, Hippolyte Rivail ( Allan Kardec) não realizou nehum milagre nem ressuscitou!
    - Enquanto os cristãos pedem ou suplicam para Jesus Crsito, ou seja, para Deus, os espíritas pedem ajuda para os espíritos!
    - Enquanto os cristãos seguem a Bíblia, livro que contém a palavra de Deus, os espíritas seguem o livro “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, o qual é, na verdade, uma deturpação, ou seja, uma falsificação da VERDADEIRA mensagem deixada por Jesus Cristo;
    - Enquanto os cristãos têm a graça da salvação, pois TÊM Jesus Cristo como Deus que se fez carne, logo o seu ÚNICO Mestre, Senhor e Salvador, os espíritas estão condenados a padecerem infindáveis ciclos de morte e reencarnações, posto que a cada REencarnação estarão vulneráveis a cometerem novos erros, novas injustiças, novos crimes, novas barbáries etc, constituindo um verdadeiro inferno, posto que o Homem não consegue salvar a si mesmo, mas somente pela graça de Deus – e aqui está a desgraça espírita, pois repetem, por orgulho, o mesmo erro de EVA , quando esta, dando ouvidos a Satanás, se ACHOU semelhante a Deus, mandando às favas as PROIBIÇÕES e DETERMINAÇÕES do Criador, escanteando ou “aposentando” Deus!

    A Bíblia, tanto no Antigo como no Novo Testamento, é CLARA sobre a CONDENAÇÃO do espiritismo, bem como, por extensão, a crença ou idéia na REencaranação ( pedra angular da doutrina espírita), o qual é considerado ABOMINÁVEL aos olhos de Deus!
    Entre inúmeros vídeos que abordam as incompatibilidade entre Cristianismo e Espiritismo, sugiro um vídeo de autores protestantes/evangélicos, os quais fizeram um bom trabalho acerca das condenações do Espiritismo presentes na Bíblia!
    Ei-lo:
    “Espiritismo – Uma Afronta a Deus”

    http://www.youtube.com/watch?v=X3_HLJ8JozA

  129. Roberta

    -

    30/06/2012 às 18:43

    Que eu saiba, espírita que entende de fato a doutrina e a estudou a fundo jamais vota no PT, pois o PT quer descriminar o aborto a qualquer custo e o Espiritismo é contra isso. Qualquer pessoa pode se declarar espírita, mas se ela é favorável ao aborto, só está tentando se enganar; ela não e e nem entende o Espiritismo.

  130. Almirante Kirk

    -

    30/06/2012 às 17:27

    Ao “guabirobinha”
    -
    30/06/2012 às 11:16:
    É graças à RELIGIÃO, por exemplo, que o Homem pode conceber a noção de Deus,ou seja, do Criador!

  131. Almirante Kirk

    -

    30/06/2012 às 17:20

    ESPIRITISMO NÃO É CRISTÃO!
    O Espiritismo nega todo o credo cristão!

    Assim como é RADICAL a incompatibilidade entre a Doutrina Católica ( leia-se Doutrina Cristã) e a ideologia de Esquerda, assim também é RADICAL a incompatibilidade entre Cristianismo e Espiritismo!

    REencarnação, pedra angular da doutrina espírita, é condenada pela Bíblia, tanto no Antigo como no Novo Testamento!Jesus Cristo não teria dito ao ladrão arrependido, no Calvário, “Hoje mesmo estarás comigo no paraíso” se ele precisasse reencarnar…

    “Espiritismo e seus erros

    A Sagrada Escritura nega a Reencarnação

    A morte é uma conseqüência do Pecado Original. Quem nos traz a vida, novamente, é Nosso Senhor Jesus Cristo, através da Redenção.

    Não há segunda chance, como está em S. Paulo: “Está decretado que o homem morra uma só vez, e depois disto é o julgamento” (Hb 9, 27). “Assim o homem, quando dormir, não ressuscitará, até que o céu seja consumido, não despertará, nem se levantará de seu sono” ( Jó, XIV,12).

    A doutrina espírita, com o seu reencarnacionismo, defende que o homem é o seu próprio salvador. Cada um se “auto-salva” através da iluminação progressiva. Portanto, há uma negação da Redenção de Nosso Senhor Jesus Cristo.

    A tese de que S. João Batista é Elias reencarnado, como eles defendem, não procede, visto que S. João respondeu peremptoriamente a uma comissão de judeus que o interrogavam a respeito: “Não sou Elias” (Jo.1 , 21)

    Depois, na própria Transfiguração do Tabor, apareceram Elias e Moisés. Ora, pela tese espírita, o espírito toma a forma do último corpo que habitou. Como S. João já havia morrido, não seria possível ele aparecer como Elias…

    As palavras de Nosso Senhor só podem ser entendidas no sentido que a Igreja ensina, ou seja, que S. João Batista era como um outro Elias. Se assim não for, a Bíblia estaria em contradição e a própria tese espírita-cristã ficaria sem fundamento.

    A morte é, pois, uma conseqüência do pecado e um castigo sobre os homens, que precisam da graça que nos vem através da Redenção.

    Onde está escrito que a Ressurreição será em nosso mesmo corpo?

    A Ressurreição da carne é um dogma católico constante no Credo. Base da Fé católica.

    Na Sagrada Escritura, são inúmeros os trechos que afirmam, explicitamente, a ressurreição de nossa mesma carne.

    Jó, no meio de seus sofrimentos (com sua carne já corrompida pela lepra), consolava-se com a lembrança da sua futura ressurreição (Jó, 19, 35), os irmãos Macabeus também (II Mac. VII, 2). Marta também disse a Nosso Senhor: “Sei que meu irmão há de ressurgir na ressurreição que haverá no último dia” (S. Jo. 11, 24).

    Não apenas os santos ressuscitarão, mas também os réprobos, como se lê em S. João (5, 28), S. Mateus (25, 31).

    Além disso, a ressurreição de todos os homens será instantânea e universal (1 Cor. 15, 62).

    Nosso Senhor Jesus Cristo declarou muitas vezes que ressuscitaria os mortos: “Virá uma hora em que todos os que se acham nos sepulcros ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que obraram bem, sairão para a ressurreição da vida; mas os que obraram mal, sairão para a ressuscitados para a condenação” (S. Jo. 5, 28). E: “O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia” (S. Jo. 6, 55).

    Cristo provou, diversas vezes, que tem o poder de ressuscitar os mortos e nos disse: “Eu sou a ressurreição e a vida” (Jo. 11, 25). Ao mesmo tempo, se só a alma fosse punida ou recompensada, a retribuição aos méritos dos homens não seria perfeita. Diz Tertuliano: “porque muito boas obras, como o jejum, a castidade, o martírio, não podem ser realizadas senão por meio do corpo, é pois justo que ele participe da felicidade da alma”.”
    Íntegra aqui: http://www.padrechrystianshankar.com.br/novo/apologetica-defesa-da-fe/espiritismo/23-espiritismo-e-seus-erros

  132. Almirante Kirk

    -

    30/06/2012 às 16:53

    Um esclarecimento ao espírita “Ataíde”
    -
    30/06/2012 às 9:21, que afirmou que um espírita não vota em comunista/socialista!
    Na verdade, “Ataíde”, não existe incoerência em um espírita votar em socialistas/comunistas, já que o Espiritismo flerta com a ideologia de Esquerda desde a sua criação, quando o francês Hippolyte Rivail, vulgo Allan Kardec, concebeu uma fantasia chamada “Espiritismo Moderno” ou Doutrina Espírita, na verdade uma deturpação do REAL significado de algumas parábolas de Jesus Cristo, dando um falso verniz cristão à HERESIA recém criada!
    Léon Denis, outro famoso espírita francês, defende o socialismo/comunismo, como é atestado, por exemplo, pela seu livro ” Socialismo e Espiritismo”!

    “Estes apontamentos pretendem apenas indicar uma vasta linha de pesquisa ainda pouco trilhada, que aponta as relações históricas e teóricas entre Socialismo e Espiritismo. Não é assunto pacífico nem para socialistas (sobretudo marxistas) nem para espíritas, mas trata-se de demonstrar que houve aproximações, diálogos e influências mútuas neste campo. Aliás, a dialética, que se propõe como método de entender as contradições e chegar a sínteses, não deveria permitir o dogmatismo ideológico que impede a aproximação do que parece, à primeira vista, paradoxal.

    Tudo começa com o mestre de Allan Kardec (Rivail), Johann Heinrich Pestalozzi, que, ao contrário da análise pouco informada de alguns, que ignoram a complexidade de sua obra e de sua trajetória, passou da crença no despotismo esclarecido a um pensamento social, que não pode ser meramente considerado burguês, pois, ao mesmo tempo, em que ele foi condecorado como membro honorário da Revolução Francesa, foi crítico dela. Em seu pensamento, (ver INCONTRI:1996), existem traços de uma dialética original – que é espiritualista, se dá na história, mas não tem o totalitarismo panteísta de Hegel ou de Fichte. Com este último, Pestalozzi manteve fecundo diálogo.

    Tendo Pestalozzi uma vasta e multifacetada obra, a interpretação a respeito é bastante controversa. Alguns o vêem como um pensador romântico, outros como típico representante do iluminismo. Mas, existe uma leitura mais à esquerda, que identifica elementos bastante originais do seu pensamento. Por exemplo, TOLLKÖTTER (s.d) estabelece comparações entre Marx e Pestalozzi, em relação ao trabalho, à sociedade e à educação. (1) SCHLEUNER (1974), faz interessante estudo comparativo entre a experiência de Pestalozzi em Stans e a experiência socialista de Makarenko. (2)

    Assim também entre os autores espíritas, já de início com o próprio Kardec, discípulo e herdeiro de Pestatalozzi, há polêmicas e diversas leituras, dependendo da lente ideológica dos estudiosos. Humberti Mariotti fala de uma “esquerda kardeciana” (HOLZMANN NETTO, 1970).

    Mas é inegável que houve confluências e influências entre Socialismo e Espiritismo.

    Em primeiro lugar, descrevamos resumidamente os fatos, para depois analisarmos algumas idéias:

    Kardec era um educador preocupado com as questões sociais, que militava pela educação popular. Já, aos 24 anos de idade, escreveu o brilhante ensaio Proposta para a melhoria da Instrução Pública (ver RIVAIL, 2000) e durante décadas deu cursos gratuitos, em sua própria casa, de Química, Matemática, Astronomia, Fisiologia, Gramática… numa tentativa de democratizar o conhecimento.

    Ao que parece, manteve relações com os socialistas (depois chamados de utópicos por Marx e Engels), pois em sua fase espírita, os cita constantemente, entre eles, Fourier, e Saint-Simon. (Robert Owen, por sua vez, recebeu influência de Pestalozzi, pois o visitou em Iverdon e mais tarde tornou-se adepto do Espiritismo). O pesquisador francês François Gaudin descobriu recentemente documentos ainda inéditos, revelando a parceria de Kardec com o amigo Maurice Lachâtre, conhecido socialista de tendência anarquista e editor das obras de Marx, em fascículos populares. Ambos tiveram um projeto economicamente fracassado da fundação de um banco popular, possivelmente nos moldes do que queriam os socialistas pré-marxianos e os anarquistas, como Proudhon.

    O sucessor de Kardec, que liderou o movimento espírita francês até depois da Primeira Guerra Mundial, foi Léon Denis, um operário de Tours, autodidata, amigo e companheiro de Jean Jaurès, socialista espiritualista. Denis escreveu a obra Socialismo e Espiritismo, um clássico da literatura social espírita. Nesta obra, Denis relata seu profundo envolvimento com o movimento operário francês, e os conflitos entre um socialismo materialista e um socialismo espiritualista, quando da sua participação de um ciclo de conferências na Bélgica, com Volders e Oskar Beck. Volders organizou o Congresso Socialista Internacional em Bruxelas, em 1891. (Ver DENIS, 1987:38) (3)

    Na América Latina, o pensamento socialista espírita teve vários representantes. Entre eles, os argentinos Manuel S. Porteiro, que escreveu Espiritismo Dialectico, Cosme Mariño e Humberto Mariotti, autores respectivamente de Concepto Espiritista del Socialismo e Parapsicologia e Materialismo Histórico; os brasileiros Eusínio Lavigne e Souza do Prado, de tendências stalinistas, com a obra Os Espíritas e as Questões Sociais, Jacob Holzmann Netto, que participou do Movimento Universitário Espírita na década de 70 (depois abafado pela ditadura militar), com o livreto Espiritismo e Marxismo e, o maior expoente da intelectualidade espírita no Brasil, o jornalista e filósofo J. Herculano Pires, autor de Espiritismo Dialético e O Reino.”
    Íntegra aqui: http://viasantos.com/pense/arquivo/1172.html
    PS: A maioria dos espíritas que conheço são de Esquerda!
    Não surpreende que a Globo, via suas novelas, acolheu o espiritismo, o qual facilitará, e muito, um regime totalitário de Esquerda ( pleonasmo), já que a passividade dos adeptos do espiritismo é inerente à doutrina Espírita, posto que toda e qualquer injustiça ou sofrimentos padecidos pelas pessoas são consequências de “débitos cármicos ou carmáticos” de “outras vidas passadas”, logo é um erro minorar ou acabar com os sofrimentos, injustiças e demais misérias padecidos pelos seres humanos!Para um bom entendedor…

  133. Observador

    -

    30/06/2012 às 14:26

    O materialista acha que a única coisa que existe é a matéria e nada mais.Aí ele conclui para si mesmo que não existe espírito. E por inferência todos os que crêem em espírito são anti-científicos, um babacas que não usam a razão.Simples assim. Mas já está comprovado cientificamente a existência da anti-matéria. No mínimo são indícios de uma realidade para além da matéria. Seria realidade espiritual? Bem, na linguagem religiosa, aquilo que é real mas não material é espiritual

  134. thiago teodoro da costa

    -

    30/06/2012 às 14:02

    nem em todas igrejas evangélicas se formam pastores em 3 meses como disse essa reportagem,um ´pastor da igreja adventista por exemplo,tem q fazer 4 anos de faculdade de teologia e sai pastor aspirante e mais 4 anos de pratica pra se tornar um pastor ordenado.

  135. Alexandrer

    -

    30/06/2012 às 12:50

    E nesse país “cristão” se mata, se corrompe, se mente, se instrumbica…

  136. guabirobinha

    -

    30/06/2012 às 11:16

    A revista Veja publicou em 06/06/2007, “Os evangélicos dão o tom” matéria que dizia ser de 35% o número de músicos evangélicos que compunham a orquestra sinfônica de São Paulo. Os números não contrastam com a realidade da Lira Musical de minha cidade, em que a representação da ala evangélica, diga-se, Assembléia de Deus, é ainda mais expressiva. Isso a meu ver é prova irrefutável do trabalho sustentável realizado por esses grupos religiosos.
    Não sou religioso e entendo que as religiões são importantes na medida em que delas necessitamos. Dia virá que cada um de nós perceberá que não necessita de religião e sim de DEUS.

  137. Ataíde

    -

    30/06/2012 às 9:21

    Ao Flavio Gomes Freitas – 29/06/2012 às 16:09

    Concordo com você. De fato um petista jamais poderia ser um espírita. Um espírita não é a favor de escravidão (o povo cubano e o povo norte-coreano estão escravizados pelos petralhas de lá). Se um que se diz espírita vota em comunista/socialista (no lulismo), não é um espírita verdadeiro ainda. Está precisando fazer leituras edificantes, vigiar, orar, sentir amor verdadeiro pela humanidade; Enfim, evoluir espiritualmente. Um petralha é um “irmãozinho negativo” e vai pagar por isso ainda. Durante o pagamento, aprenderá a não querer escravizar seu próximo.

  138. zamir anjos

    -

    30/06/2012 às 8:41

    A estatística do IBGE mesmo com todo rigor esta furada.
    Primeiro quando se pergunta a uma pergunta a uma pessoa se é católico ou evangélico é uma coisa.
    A segunda se você faz uma estatística de quantos são engajados com a sua religião, bem aí o resultado seria bem diferente e nisto está o segredo do crescimento evangélico.
    Por um raciocínio bem elementar e simples,pegue qualquer estado do Brasil,depois pegue um bairro de qualquer município , de uma volta ao redor e veja quantas igrejas católicas tem construídas, compare com o quantitativo de igrejas evangélicas incluindo aí aquelas lojas de aluguel onde vira uma igreja, pronto tá aí uma estatística muito simples de ver o quantitativo da predominância religiosa neste país.
    Sou Pr.Evangélico e para qualquer cristão evangélico o que conta não é fiel fora da igreja ,mas dentro,a fogueira só se sustenta se as brasas estiverem juntas.

  139. roby

    -

    30/06/2012 às 8:37

    Por esse gráfico, à primeira vista quem cresceu para valer foram os tais “sem religião”. Não é sintomático?

  140. Almirante Kirk

    -

    30/06/2012 às 2:52

    ESPIRITISMO NÃO É CRISTÃO!

    O ESPIRITISMO NEGA TODO O CREDO CRISTÃO, como a negação da divindade de Jesus Cristo e os seus milagres, bem como a negação de pelo menos 40 verdades da fé cristã!

    - O próprio criador do espiritismo moderno ou doutrina espírita NEGOU a NATUREZA DIVINA de Jesus Cristo!Num estudo ( “Obras Póstumas”, 13.ª Edição, pág. 121) sobre a? natureza de Jesus Cristo, Hippolyte? Rivail, vulgo Allan Kardec, NEGA A?? DIVINDADE DE JESUS CRISTO;

    - Carlos Imbassahy, eminente espírita, foi taxativo: ESPIRITISMO NÃO É CRISTÃO!No livro “À Margem do Espiritismo” (FEB, 3ª edição, 1981, pág. 214), o referido Carlos Imbassahy AFIRMA: afirma:“Nem a Bíblia prova coisa nenhuma, nem temos a Bíblia como probante. O espiritismo não é um ramo do cristianismo como as demais seitas cristãs. Não aceita os seus princípios na Escrituras. Não rodopia junto à Bíblia. A discussão, no terreno em que se acha, seria ótima com católicos, visto como católicos e protestantes baseiam seus ensinamentos nas escrituras. Mas a nossa base é o ensino dos espíritos, daí o nome espiritismo.”

    Daí podemos constatar, como bem observou o estudioso católico Cledson Ramos, que “O espiritismo nega dezenas de verdades cristãs proclamas ao longo dos séculos:

    1. A Bíblia: pela frase acima, vemos que a Bíblia é uma das verdades negadas pelo Espiritismo. Seus doutrinadores se referem a esta em tom jocoso ou de superioridade, cegos por seu próprio orgulho, como outros tantos do passado”
    Íntegra aqui: “O ESPIRITISMO É CRISTÃO?”
    http://www.universocatolico.com.br/index.php?/o-espiritismo-e-cristao.html

    Se o espiritismo fosse de fato cristão, este teria como livro-base a Bíblia, não uma deturpação do texto bíblico chamado “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, uma fantasia de Hippolyte Rivail, vulgo Allan Kardec, o inventor do espiritismo moderno ou doutrina espírita!

    Na França, berço da doutrina espírita, o espiritismo é visto ou tido como BRUXARIA!Sintomático, pois, que o Brasil seja o único país no mundo onde o espiritismo teve algum crescimento!

    A REencarnação, pedra angular da doutrina espírita, é condenada pela Bíblia, tanto no Antigo como no Novo Testamento!Jesus Cristo não teria dito ao ladrão arrependido, no Calvário, “Hoje mesmo estarás comigo no paraíso” se ele precisasse reencarnar…

  141. Movimento Voto Consciente Fortaleza

    -

    29/06/2012 às 23:49

    Tem muita gente enriquecendo fundando “igrejas”, primeiro o meu, estão cada vez mais ricos. Existe uma enorme diferencia entre servir e si servir. Muitos ouviram poucos entenderam.

  142. Geneurônios

    -

    29/06/2012 às 23:33

    Aos espíritas: Não existe um espírito, ou uma alma. TUDO o que somos, sentimos, pensamos, são mapas neurais e configurações químico-elétricas. Tudo mais do que provado pela Neurociência. O nosso EU é SOMENTE o nosso cérebro/corpo. Basta ter capacidade para estudar o funcionamento do cérebro!!!

  143. bpistelli

    -

    29/06/2012 às 23:01

    A mudança nas religiões nada têm a ver com o fim do décimo terceiro bactuni (era de aproximadamente 350 anos dos maias) e o milenarismo do fim do calendário é milenarismo para se dar a Deus a possibilidade de ajudar a humanidade sem fazer o que os humanos tem que fazer; o bem, caridade, amor ao próximo e respeito ao inimigo ou adversário, Jesus disse “amar os inimigos” e ninguém ama quando há ódio ou ressentimento recíproco, o cristianismo manda esquecer o inimigo deixando-o à própria sorte e se arrepender pelo mal causado na humanidade. Isto é amar o inimigo, como o tempo no espiritismo é eterno, um dia a inimizade esfria e com o tempo a LEI DE DEUS age tornando amigos os antigos inimigos, podem voltar como filhos, na maioria das vezes ingratos e desrespeitoso com os pais ( reminiscências da mente, como se lembrasse que são inimigos ) em processo de reconciliação na reencarnação.
    *** Se existisse a ressurreição, como que os 150 bilhões de seres humanos, entre os que já viveram, os que hoje vivem e outros 50 bilhões que nascerão nos próximos 200 anos pois a população ficará estável em 15 bilhões de pessoas em 2100, sem perigo de superpovoamento da Terra.
    NÃO EXISTE TANTOS SAIS MINERAIS, CÁLCIO, OXIGÊNIO E CARBONO suficiente para a manutenção de 150 bilhões de humanos no planeta como homens vivos e imortais, eles terão as mesmas necessidades dos vivos, não morrem mas o sofrimento pela privação de alimentos por 20 mil anos será muito intenso. Deus poderia utilizar o planeta Vênus para a ressurreição dos maus condenados ao inferno para sempre pois há carbono e outros elementos para sintetizar corpos de 300 bilhões de pessoas, NÃO PODEM MORRER mas o calor queimando, a absoluta falta de água e oxigênio deixarão estas almas ressurrectas com a infinita dor da fome e sede e Este seria o inferno dos católicos da Santa Igreja.
    O Espiritismo tem a reencarnação ( renascer com corpo e genética completamente diferentes, embora uma vez humano sempre será humano “até ser promovido” a espírito puro ou anjos e estes NÃO REENCARNAM, existem excessões como as missões como a de Jesus de Nazaré, um espírito de luz que atingiu a perfeição progredindo como qualquer espírito e veio para este mundo cão para ACELERAR A EVOLUÇÃO DO POVO.
    -
    *** O Espiritismo Não tem pretensão de ser a única porta ou religião do mundo, respeita a todas e o que vale é respeitar a lei cristã mesmo sem saber quem foi Jesus:
    AMARÁ O PRÓXIMO COMO A TI MESMO E A DEUS COM TODAS AS SUAS FORÇAS, “Jesus Cristo” . O resumo de tudo é: Não fazer ao próximo ( outra pessoa ) nada que te desagrade e que não quer que o próximo faça contigo, Deus não exige adoração e como nós não gostamos de ser ofendidos, NÃO OFENDER DEUS.
    Nós que somos minhocas neste universo imenso e com muita inteligência perdoamos erros dos outros, imaginem os povos e espíritos perfeitos, estes são eternamente felizes e veem Deus claramente, NÃO TÊM RELIGIÃO pois estão ligados ao nosso PAI CRIADOR e estes anjos de luz ainda tem amor para vir até nós, moradores dos presídios e hospitais do Espaço, por isto a Terra não é um lugar feliz.
    NINGUÉM PRECISA SER KARDECISTA PARA TER LUGAR NA SALVAÇÃO E MESMO SER CRISTÃO, pode-se obedecer a máxima cristã em todas as religiões e até ateus que respeitem a lei civil e não causem mal aos outros ( por medo de retaliação ) e assim Jesus também dá crédito para quem não crê em Deus.

  144. Marcelo - Vítima da Bancoop

    -

    29/06/2012 às 22:29

    Sou eu que estou “daltônico” ou na legenda do IBGE os espíritas são verdinho-abacate e nas colunas do gráfico estão amarelinhos?

  145. Joe Silva

    -

    29/06/2012 às 21:50

    O espiritismo não é cristão, mas sim uma heresia, porque rejeita a salvação pela fé no sacrifício de Jesus na cruz e prega uma evolução por obras.

  146. Rafael Kafka

    -

    29/06/2012 às 21:46

    88.6%, tio Rei, Espíritas também são cristãos.

  147. Helio Mena

    -

    29/06/2012 às 21:30

    Gostaria de sugerir adicionarem uma outra opção no proximo senso, para sabermos quantos são os “simpatizantes do espiritismo”, que ainda não têm coragem de declarar-se, mas estima-se em mais da 40% da população.Com uma eventual melhoria cultural no pais isso se tornaria realidade em poucos anos.

  148. W.S.Camy

    -

    29/06/2012 às 20:48

    Caro Reinaldo,

    Este senso não tem consenso rsrs, veja só:

    Cristãos não seriam aqueles que SEGUEM aos ensinos de Jesus, o Cristo?

    Não seriam aqueles que, ao aprenderem com os ensinos do Jesus, o Cristo, se esforçam por aplicar estes conhecimentos em sua CONDUTA DIÁRIA?

    Cristãos não seriam aqueles que buscam exercitar as VIRTUDES e reprimir os seus INSTINTOS INFERIORES?

    Bom, aprendí isso com os Espíritas, E fui convencido pela filosofia Espírita que meus sentimentos e atitutes devem estar em constante harmonia, atos e palavras, pensar e agir, sobre a luz do Evangelho de Jesus, o Cristo, logo, não sou Cristão?!!

    Bem, pensando bem, nem Jesus, o Cristo, era cristão!

    Ele era judeu!

    Abraços,
    WSCamy

  149. EDAZ

    -

    29/06/2012 às 20:31

    SE O BRASIL É EM SUA MAIORIA CRISTÃO, PORQUE DIZER É UMA COISA SER E´OUTRA,ENTÃO COISAS COMO MACONHA, ABORTO, CASAMENTO GAY NÃO SERIAM NEM DISCUTIDAS NO CONGRESSO.POR QUE AS PESSOAS SABERIAM FAZER LEIS E VOTAR DIREITO.

  150. Paulo Cesar Ferreira

    -

    29/06/2012 às 20:15

    Existe um erro crasso, os Espíritas são cristãos(não confundir com as religiões Afro-Brasileiras, Umbanda e Candomblé), portanto deve constar no somatório das religiões ditas cristãs.

  151. RPCS

    -

    29/06/2012 às 19:47

    COM UMA CNBB PETRALHA NÃO HÁ RELIGIÃO QUE RESISTA.

  152. Baldos

    -

    29/06/2012 às 19:40

    Nota-se,claramente,que o percentual dos espíritas é baixo,mas,é o de mais alto grau de instrução.Por que?
    Por algumas rasões,naturalmente.Em primeiro lugar porque é a mais lógica,a mais racional.Isto se explica,sobretudo,pelo fato de ser a ÚNICA DE TODAS ELAS que foi ditada de lá para cá,melhor dizendo,do mundo espiritual para o dos humanos.ALAN KARDEC foi um mero postulador.O verdadeiro autor da obra foram os espíritos,ou seja,homens desencarnados.Eu estudei em colégio interno de jesuítas,cheguei quase a falar latin,ajudava missas(lembra-se,Rei do começo:-Introibo ad altare Dei.Ad Deum qui laetificat juventuten meam).Isso há mais de cinco décadas.
    Hoje sou espírita de muita convicção.Sugiro que leiam um livrinho simples,A VOLTA,que conta uma estória de reencarnação difícil de ser contestada por muitos sabichões,como você,Rei,inteligente,bem preparado,muito culto,e também por alguns religiosos fanáticos,que têm certeza de que suas religiões são as únicas corretas.Só para começo de conversa a “historinha”envolve a Força Aérea e a Marinha Americanas,o Governo Americano,algumas associações de ex-combatentes americanas e muito mais.Tudo muito bem documentado,aqui no mundo dos vivos,mesmo.
    O problema é que os espíritas não fazem da religião um meio de vida.Nem nunca vão fazer.Eu falo dos KARDECISTAS,não de enganadores,embusteiros e prestidigitadores.Nunca ninguém vai me apontar um único Kardecista que tenha sido pobre e,depois,passado a morar em autênticos palácios como muitos religiosos.Não me refiro nem ao Edir,mas,a outros tidos como um pouco mais sérios.
    Então,Rei,o ESPIRITISMO vai devagar,devagarinho,mas, vai chegar lá,no memento oportuno,DEUS saberá a hora.Vai,com certeza,ser a ÚNICA religião do planeta.E não temos nenhum orgulho disso,não.É,apenas,a humanidade chegando lá e pronto.E de há muito os espíritos já confessaram:será neste terceiro milênio.Vamos para frente.Há um ditado nordestino meio caboclo que diz que “PRÁ FRENTE É QUE AS MALAS BATEM”.
    Quem viver verá.E todos nós vamos viver porque somos eternos.A morte não existe!!! Só a do corpo,e o corpo é,relativamente,pouco importante.A essência é a alma ou ESPÍRITO.

  153. Narcia

    -

    29/06/2012 às 19:23

    Reinaldo,

    Sobre o meu ponto de vista às 17:20: A ignorância que me refiro é a ignorância dos católicos quanto à doutrina da Igreja Católica e não se a pessoa é ignorante ou pobre. Desculpe-me se não fui bem clara.

  154. Observador

    -

    29/06/2012 às 18:20

    Tem muita gente que confunde ser evangélico autêntico com ser associado a alguma instituição religiosa. Nada disso. Ser evangélico, crente, no sentido bíblico significa tão somente crer na morte e ressurreição de Jesus e aceitar o seu eterno perdão, arrependendo-se dos seus pecados.

  155. beto

    -

    29/06/2012 às 18:12

    Uma coisa me deixou com a pulga “em cima da cabeça” , quando respondí ao censo de 2010 não me foi perguntado qual a minha religião e nem dos que moravam na minha casa.

  156. Sô Sampa

    -

    29/06/2012 às 17:55

    Rei,
    Fui batizada na Igreja Católica mas meu pai era espírita e nos apresentou a Doutrina . Hoje estou no 2° ano do curso de “Aprendizes do evangelho” onde estudamos a vida de Jesus portanto, somos cristãos tb, embora as demais religiões não aceitem.
    Acho que o marxismo implantado nas escolas há 20 anos está fazendo com que nossos jovens se tornem ateus…se vc der uma zapeada no facebook, vai ver essa onda de ateísmo…

  157. Berlatto

    -

    29/06/2012 às 17:55

    “A teoria do Conhecimento implica as áreas culturais da ciência, da filosofia e da religião. Mas a partir do renascimento a religião se desligou desse contexto. Desenvolveu-se a cultura leiga e as religiões se encastelaram no conceito de sua origem divina, decorrentes do dogma da revelação. A cultura devidiu-se entre duas áreas conflitivas: a religiosa e a profana.
    Descartes proclamou, no Discurso do Método, a existência de dois tipos humanos (homo sapiens); o dos homens mais do que homens, que recebiam a sabedoria do próprio Deus, e o dos homens, que buscavam o conhecimento por meio da razão e da pesquiza. Kant sancionou, em sua Crítica da Razão, essa distenção que realmente se fazia nescessária. Quais foram as consquências desse episódio cultural na crise religiosa contemporânea? E qual a solução possível para essa crise? Qual a situação atual das religiões?
    O início da Era Cósmica já produziu frofundos abalos e modificações nos dois campos. Haverá uma possibilidade de reunificar-se a cultura geral da nossa civilização? O que significam as tentativas de elaboraração de um cristianismo ateu?” (Agonia das Religiões)de(J. Herculano Pires). Prezado Reinaldo, sem querer me alongar, mas já me alongando, como diria o Jô, Agonia das Religiões é um fenômeno cíclico na História da Civilização. As religiões são seres sociais, que nascem, crecem e morrem. São corporações dos anseios de transcendência inatos no homem.
    As religiões do nosso tempo estão agonizando? Quais os motivos? o que virá depois delas? Eu espero responder essa questões depois de ler este livro. Abs.

  158. ateu

    -

    29/06/2012 às 17:54

    Isso ja era esperado. CNBB e a Igreja como um todo embarcou na canoa furada dos comunistas e vem apoiando irrestritamente todas as ações relacionadas a plataforma de poder que o PT ao longo desses anos vem montando. E ainda a questão da Pedofilia envolvendo diretamente religiosos que se preocuparam e muito com seus prazeres sexuais esquecendo o principal que e a divulgação da fé, da palavra de Cristo nesse momento de turbulencia moral pelo qual passa o pais. Se o Vaticano fez vista grossa para tudo isso, colhe exatamente o que plantou ou deixou crescer que é a migração de fieis catolicos para outros segmentos religiosos como crentes, umbandistas e por ai vai. E pode esperar mestre Reinaldo que no proximo censo daqui a cinco anos e que a coisa vai pegar. Mas tudo isso aconteceu em função do envolvimento de religiosos na politica e foi isso que deu, um verdadeiro tiro no pé.

  159. edmilson

    -

    29/06/2012 às 17:53

    “SÓ JESUS CRISTO SALVA”

  160. frank

    -

    29/06/2012 às 17:51

    Já fui católico e meus pais também, mas hoje não frequento igrejas e meus pais são evangélicos. Uma coisa é certa, as pessoas não gostam da omissão das instituições, principalmente quando essas o representa. A igreja católica não tem coragem de se defender nem dos ataques do movimento gay. Não defende a fé e muito menos os seus seguidores. As pessoas gostam de líderes proativos, pessoas essas dispostas a defenderem a honra e causa. Certamente a igreja católica tem feito tudo menos isso. A igreja alinha-se é com o PCdoB, MST, PT e outra merdas por ai. As pessoas não gostam desse tipo de palhaçada.

  161. Luiz Fernando

    -

    29/06/2012 às 17:48

    Eu sou do tempo que as pessoas tinham medo de professar, em público, outra religião que não a Católica Apostólica Romana, principalmente os adeptos do Espiritismo, da Umbanda e, em alguns caso, até cristãos de outras denominações. HOje isso já não mais existe.
    É perfeitamente natural que a participação relativa de católicos – mas não o número absoluto* – caia. Sempre existe migração de uma religião para outra, e normalmente a religião dominante acaba “cedendo” fiéis para outras religiões, ou denominações.
    Cabe reconhecer o bom trabalho desenvolvido pelas igreja Cristãs não católicas, a partir dos anos setenta, oitanta. . Eles souberam atender os anseios de uma parcela da população que se sentia abandonada em termos espirituais, principalmente entre os jovens. É impressionante, por exemplo, o número de jogadores de futebol que professam religiões cristãs não católicas. Mérito desses pastores.
    Por último, vemos que os ditos representantes da “sociedade civil”, os “formadores de opinião” só representam a si mesmo – uma meia dúzia de três ou quatro – e os formadores de opinião não formam opinião nenhuma, haja vista que quase 90% da população é constituída de cristãos, portanto são contra tudo o que esses represntantes da “sociedade civil”, esses “formadores de opinião”, e outros “progresistas” professam.
    * A relatório menciona queda em termos absolutos. Para isso ter acontecido significa nenhum dos que nasceram de 2000 até 2010 professam outra religião – ou nenhuma religião – que não a católica. O que não é compatível com a realidade, haja vista a multidão que o Padre Marcelo e a Rede Vida congregam.

  162. capitão

    -

    29/06/2012 às 17:43

    OFF-TOPIC

    MERCOSUL dá golpe no Paraguai para aceitar a ditadura venezuelana de Chávez.
    É tudo que la Loca (de Casa Rosada) queria. e Chavito Chapolim também.

  163. Dalton C. Rocha

    -

    29/06/2012 às 17:41

    Deu nisto, figuras marxistas como Frei Beto, D. Paulo Evaristo, D. Helder Câmara, etc. tormarem a Igreja Católica no Brasil, apenas uma filial da CUT. O povo brasileiro, principalmente os mais pobres, trocou a pregação marxista pela pregação pentecostalista.

  164. Maria dos Prazeres de Maria

    -

    29/06/2012 às 17:41

    Reinaldo,
    Estou plenamente de acordo com o comentarista Clóvis Eduardo Godoy Iha, das 16:45.
    Realmente, a Igreja Católica no Brasil é, hoje, o mais legítimo representante do esquerdismo, do lullopetismo, e de todas as porcarias advindas dessas fossas.

  165. Xaveco

    -

    29/06/2012 às 17:39

    Dentro de um mês, vai começar o julgamento do mensalão do PT, encravado entre o mensalão do PSDB de Minas e o mensalão do DEM de Brasília. O STF, que jamais impôs condenação a político graúdo, tem a chance de virar a página da impunidade. Resta saber se vai virar para frente ou para trás.

  166. Dilson

    -

    29/06/2012 às 17:38

    Com uma velocidade de tartaruga perneta, o procurador-geral da República Roberto Gurgel finalmente protocolou a denúncia contra a quadrilha do mensalão do DEM –38 acusados. Entre eles o ex-governador de Brasília, José Roberto Arruda, e o ex-vice-governador Paulo Octávio.

  167. Vana

    -

    29/06/2012 às 17:37

    O índice de pessoas que consideram a gestão “ótima ou boa” subiu de 56%, em março, para 59% em junho. É o maior percentual registrado desde o início do governo.

    Os percentuais de entrevistados que aprovam a maneira como Dilma governa e que confiam na presidenta ficaram estáveis em 77% e 72%, respectivamente, em relação a março.

  168. Penha

    -

    29/06/2012 às 17:36

    O PT de Fortaleza deve oficializar neste sábado, durante sua convenção, a biofarmacêutica Maria da Penha Fernandes como candidata a vice na chapa encabeçada pelo ex-secretário municipal de Educação, Elmano de Freitas.

    Maria da Penha dá nome à lei de proteção às vítimas de violência familiar e exerceu na Prefeitura de Fortaleza o cargo de coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres. Atualmente, preside o Instituto Maria da Penha, que vem fazendo pelo Brasil campanhas de divulgação da lei que leva seu nome.

  169. Luiz Henrique Potiens

    -

    29/06/2012 às 17:32

    PARA Flavio Gomes Freitas:cocê afirmou desconhecer qualquer petista espírita. Curiosamente,quando a Dilma saiu de férias, alguém a presenteou com o livro”Paulo e Estevão”,obra mediúnica de Emamanuel,psicografada por Chico Xavier,onde nos é contada a história de Saulo de Tarso,o apóstolo Paulo. Não sei se ela o leu, mas aproveito este relato para destacar que pesquisas indicam que mais de 60% dos brasileiros acreditam em espíritos e outras vidas!!!

  170. Diako

    -

    29/06/2012 às 17:32

    Há um grande equívoco nessa pesquisa,os verdadeiros
    evangélicos:Batistas,Assembléia de Deus(legítima é aquela
    trazida por dois missionários(legítimos)em Belém-PA,no início do seculo passado),Congregação Cristã no Brasil,etc
    Essas “igrejas”de fabricação carioca e suas derivadas
    não podem serem colocadas no mesmo saco que as legítimas,
    são apenas unidades de arrecadação de dinheiro geridas por
    enganadores.
    Essas fabricas de pesquisas são um cancro aliciador
    da opinião pública.

  171. Rodolfo

    -

    29/06/2012 às 17:30

    A pesquisa esqueceu da religião mais VAGABUNDA e ORDINÁRIA, muito em moda no Brasil e que mais cresceu na última década: o LULLO-PETRALHISMO!

  172. bpistelli

    -

    29/06/2012 às 17:26

    Estou entre os 4 milhões de espíritas, o problema das grandes igrejas é a estrutura de transatlântico e burocrática.
    O povo quer Igreja para rezar e se religar a Deus, daí a palavra religião.
    A Igreja Católica Romana teve nos últimos 50 anos excesso de atividade política e pouca evangelização, tornou-se quase um partido político durante a ditadura e tem adeptos da Teologia da Libertação
    ” Igreja Católica Apostólica Comunista”, condenada pelo Papa João Paulo II por desvio das crenças católicas. AS PASTORAIS, PRINCIPALMENTE AS DOS PRESIDIÁRIOS, DO MENOR “INFRATOR” E DOS DIREITOS HUMANOS” politizaram demais o catolicismo e com isto quem NÃO É PETRALHA , MUDOU SUA RELIGIÃO PARA cultos evangélicos.
    Muitos querem milagres rápidos, vão para as seitas da televisão e saem da Católica.
    SE A IGREJA CONDENAR O ESQUERDISMO E SOCIALISMO APÓSTATA vai ganhar de volta a maior parte do que perdeu nos últimos vinte anos e o restante torna-se espírita, budista ou sem religião definida ( sincréticos como na Bahia, onde muitos são adeptos do Candomblé e Umbanda, guardam os dias santos e respeitam os templos católicos e utilizam muitos como lugares santos ( Igreja do N.S. do Bomfim ) enquanto os “católicos ficam em casa vendo televisão, enlatados e não frequentam a religião por anos, eu conheço muitos que se declaram católicos mas são apóstatas pois não mais creem em Deus pois não praticam atos religiosos, exceto ir em missa de morto, casamento e quer ser enterrado como católicos ? Isto é a hipocrisia no seu mais alto nível e condenada por todas as escrituras sagradas, cristã, islâmica ou judaica e o inferno espera os hipócritas.

  173. Silva

    -

    29/06/2012 às 17:25

    Reinaldo,depois da dolorosa separação dos irmãos protestantes ( Evangélicos)a Igreja se fechou muito em torno da hierarquia e tornou-se muito rígida quanto à participação dos leigos em seu seio. Com o Concílio Vaticano II houve uma abertura espetacular à ação dos leigos dentro da Igreja, nas Pastorais e nos Movimentos, mas a hierarquia ( Bispos, presbíteros e diáconos)ainda se manteve como que “dona” da Igreja. Mas os progressos já são muitos e como você disse admiravelmente a mudança do rumo do transatlântico demora, às vezes décadas. Uma outra coisa importante são os famosos católicos de “IBGE”, onde se é católico somente para efeitos estatísticos, sem participação alguma religiosa. Outro fenômeno é o religioso eivado de superstições e crendices, muito comum tanto nas cidades como no interior levando a uma religiosidade confusa ou até mesmo a um sincretismo não salutar.Isso está em processo de acomodação com maior esclarecimento das pessoas. Acho que chegou ao patamar que era esperado. A Igreja católica está mais esclarecida quanto aos problemas internos e já está partindo para uma evangelização moderna com uso (tardio embora) dos modernos meios de comunicação e maior estudo e conscientização dos seus fiéis. A hierarquia está mais dócil em relação aos leigos e a desconfiança mútua está se dissipando. Também está mais preparada para enfrentar a investida terrível e perene daqueles que trabalham para a derrocada não só dos católicos como das outras religiões. Creio que em 10 anos não deverá haver queda significante do catolicismo e certas Igrejas Evangélicas predominarão de modo sólido contra outras,os aproveitadores de plantão.

  174. QQISSO

    -

    29/06/2012 às 17:21

    Falta aos cristãos ,de todas as denominações, defenderem suas crenças e deixarem de se aliar aos comunistas,o que vem acontecendo muito.Quanto a nós que não temos religião também crescemos(eu sou ateu) e a nós cabe lutarmos contra os mesmos inimigos das religiões e da democracia,pois somos livres e queremos continuar sendo.Por favor não confundam ateísmo com comunismo.

  175. Marcelo

    -

    29/06/2012 às 17:20

    Meus Caros

    Evangélicos tiveram seu surgimento com Martinho Lutero que naquela época ensinava que o Céu não se comprava com obras, ou com bom caráter. Somos todos pecadores, e por causa da graça imensa de Deus, que enviou seu Filho a terra é que temos a Salvação NELE. A diferença de do evangelho é que Cristo é o único que pode nos levar a Deus, não existe outra forma. Obras são importantes, principalmente as de amor, como cita o livro de Tiago. Paulo, contesta as obras da Lei, que por si não levam a nada.
    Ou seja, meus caros, existe uma verdade única, não importa a religião e sim a forma!
    Jesus é o único que pode salvar um pecador, pois nos nascemos no pecado, fomos concebidos em um mundo que já morreu para o mal. Deus, não é uma força extraterrestre, um ser, uma energia positiva. Deus é Deus! Deus é o Criador! Ele fundamenta tudo! Deus procura verdadeiros adoradores, que o adore sem troca! Como algumas igrejas fazem e outras fizeram na história. Em Tiago 4, ele diz que a nossa vida é como neblina. Na verdade, a vida nem começou ainda, teremos algo muito maior e melhor. E para os que são céticos, deixo-lhes a pergunta: Se eu estiver errado, o que eu perdi? E se você estiver errado? Já pensou o que é eternidade?
    Abs. Fiquem com Deus e se apóiem na Bíblia, ela é a única fonte verdadeira!

  176. Narcia

    -

    29/06/2012 às 17:20

    Infelizmente, devido à Teologia da Libertação (ensinamento do socialismo e comunismo VERMELHOS) e às heresias pregadas até por padres dentro da Igreja Católica que contribuíram para a fuga dos católicos. A verdadeira Doutrina Católica é desprezada e mutilada. É lamentável que os próprios padres, bispos e muitos fiéis não concordem com o autêntico ensinamento da Igreja e se rebelam até contra o Papa Bento XVI que prega a doutrina verdadeira. Eis o resultado: católicos fracos na fé e “decepcionados” com a Igreja procuram refúgios em outras igrejas levados pela ignorância e por uma fé emocional. Acredito que muitos nem conhecem bem a sua fé e se deixam levam por qualquer crença e vivem à procura de milagres e prosperidade.
    Quer conhecer bem a Igreja Católica? Conheça o Catecismo Completo da Igreja Católica e a verdade sobre a História da Igreja que não é ensinada nas Escolas nem nas Universidades. Católicos autênticos e esclarecidos jamais abandonam a Igreja CAtólica.

  177. Leandro

    -

    29/06/2012 às 17:16

    O Brasil realmente não é um país sério. Mais da metade dos que se declaram católicos, também declaram acreditar em reencarnação.
    Aí fica difícil levar a sério as estatísticas.

  178. Anónimo

    -

    29/06/2012 às 17:14

    Queridos amigos espíritas, com todo o respeito – espíritas não são cristãos. Sei que muitos que se declaram cristãos não sabem porque, mas isso já e outra história…

  179. alex

    -

    29/06/2012 às 17:12

    Como sempre, os estudiosos tacham os evangélicos como ignorantes, com pastores ladrões lambendo os beiços por seu dinheiro. A verdade: a população evangélica está aumentando justamente por causa da Verdade (a Palavra de Deus). Àqueles que pensam que todo crente é pobre e ignorante, estão redondamente enganados. Se assim o fosse, seriam mais de 40 milhões de ignorantes. Sigamos marchando.

  180. Rafael

    -

    29/06/2012 às 17:11

    Se espíritas são cristãos, então, o PT é um partido sério. Ou, melhor ainda, se os espíritas são cristãos, então, as “católicas pelo direito de decidir” são, de fato, católicas.

  181. Anónimo

    -

    29/06/2012 às 17:11

    [Off Topic] Reinaldo, e esse seqüestro ao carro-forte ocorrido hoje em São Paulo? Será que esses jornalistas criminais que veneram o lulo-petistmo não percebem a assinatura das FARC nesse tipo de crime? Será que não conseguem associar os diversos atentados deste ano à “campanha” eleitoral na cidade? Por que tanto destaque à insegurança geral em São Paulo e nenhuma notícia sobre os prováveis autores desse tipo bem específico de crime e as motivações desses terroristas, que são chamados simplesmente de criminosos na TV?

  182. Rodrigo Carvalho

    -

    29/06/2012 às 17:05

    Pelo visto, quem mais cresceu foram os ateus!

  183. Henrique

    -

    29/06/2012 às 17:02

    A Rússia virar comunista e permanecer ortodoxa é um fenômeno digno de nota mesmo. Mas e daí que os EUA permanecerem protestantes depois da guerra civil?

  184. Luiz Henrique Potiens

    -

    29/06/2012 às 16:56

    Devemos lembrar que os Espíritas são Cristãos, pois a Doutrina Espírita representa a união entrea Fé e a Razão,sendo a Fé representada por Jesus considerada muitíssimo mais importante que a Razão,está representada por Sócrates, o qual é considerado o precursor da Doutrina. Assim como consideramos a Doutrina ” a Fé Raciocinada”,podemos considerar Sócrates ” o Jesus Raciocinado”,lembrando que muitos historiadores admitiam errôneamente que Jesus houvesse tido algum contato com a Filosofia do mesmo!!!

  185. Francisco

    -

    29/06/2012 às 16:48

    Reinaldo,
    Absolutamente fora do artigo mais acho importantíssimo: Sai Paraguai do Mercosul e entra Venezuela.. e você sai de férias!!! Quem vai nos proteger da sanha petralha internacional.eheheh.

  186. Sergio

    -

    29/06/2012 às 16:46

    É claro que o catolicismo está decrescendo no Brasil. Por que?
    Ora, fundado na verdade do homem como tal, o Evangelho pregado pela Igreja Católica está em litígio permanente com as ideologias comunistas que se querem a todo preço mais fortes e mais determinantes do que ele. Com a ajuda dos meios ricos proporcionados pelo BNDES, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, etc., obtêm êxito em larga medida.
    Graças a esse dinheiro generoso, por exemplo, temos uma UNE que sai pelo Brasil afora pregando valores anti-cristãos e atacando a Igreja Católica.
    Graças a esse dinheiro generoso, por exemplo, temos um MST que viaja constantemente dentro do Brasil(eu não tenho esse dinheiro nem para viajar no interior de São Paulo) para invadir propriedades privadas.
    O Evangelho é a palavra de Cristo através dos meios pobres, que não o impedem de ser um “caminho” onde a sua voz parece não poder ouvir-se.
    Por que esse dinheiro todo não vai, por exemplo, para o Intituto Airton Sena ou para a Pastoral da Criança(que salva a vida das crianças) ou para as fazendas da esperança(que tiram milhares de pessoas do mundo das drogas)?!
    Simples, é porque eles cuidam dos pobres e desprezados da sociedade brasileira!

  187. Clóvis Eduardo Godoy Iha

    -

    29/06/2012 às 16:45

    A CNBB é a maior culpada pela redução da percentagem de católicos no Brasil. Adotou a teologia da libertação, em nome da qual se cometem os maiores absurdos. Por desprezar o mérito e defender criminosos, o catolicismo no Brasil perde terreno para os evangélicos que se mostram, muitas vezes, mais apegados aos valores cristãos que os seguidores do Vaticano.
    Enquanto, muitos católicos, como eu, se cansam de ouvir pregação política nas missas, muitos evangélicos se mobilizam em ações contra a dissolução da família.

  188. carlos amendola

    -

    29/06/2012 às 16:41

    Evangélicos, no Brasil, são considerados cristãos não católicos. O Censo deveria informar quais são as religiões.

  189. Alfredo

    -

    29/06/2012 às 16:39

    Parece que os valores morais dessas religiões, não estão funcionando.

  190. CerradoemChamas

    -

    29/06/2012 às 16:37

    Sou católico romano. O amor à Criso nos une. A Igreja de Roma é lenta e eterna.

  191. nei Brasil, hinduista

    -

    29/06/2012 às 16:34

    O Brasil passa a ser o segundo país de nominação protestante do mundo, atrás dos EU , e frente da Inglaterra.

  192. Eliane

    -

    29/06/2012 às 16:34

    O pcdobense esqueceu de falar disso aqui!!!
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Massacre_de_Katyn
    abç

  193. Tea Party

    -

    29/06/2012 às 16:30

    Possivelemente a queda no número de católicos seja a tendencia comunista com a teologia da libertação e padrecos vermelhos.
    Eu pisei a última vez em uma igreja em 2002 quando durante o sermão o padre pedia votos para o sebento.
    Hoje sou um teista agnóstico.

  194. RicardoPN

    -

    29/06/2012 às 16:30

    Reinaldo,

    Você esqueceu de acrescentar os Espíritas ao grupo dos Cristãos, principalmente os chamados Kardecistas, que são a maioria neste subgrupo.

  195. Anônimo

    -

    29/06/2012 às 16:29

    Reinaldo

    Considere 88,8% pois no Livro dos Espíritos, é clara a pergunta 625:

    Qual o tipo mais perfeito que Deus ofereceu ao homem para lhe servir de guia e modelo?

    R- Jesus

  196. Ataíde

    -

    29/06/2012 às 16:27

    A igreja católica é o equilíbrio em si; Veja-se que, apesar dos padres socialistas, os Papas estão sempre a alertar sobre o comunismo. Perder fiéis para a Assembléia não é preocupante, pois veja-se que os americanos são em maioria protestantes e seu país é desenvolvido. Quanto ao espiritismo, estamos de parabéns – sou espírita (e nossos números aumentarão cada vez mais, e somos a religião cristã que, no futuro distante, prevalecerá).

  197. nei Brasil, hinduista

    -

    29/06/2012 às 16:24

    Quem faz yoga…é hinduísta por afinidade. Está praticando o hinduísmo!
    Portanto vamos declarar correto na próxima vez.
    Yoga quer dizer…religião.

  198. Flávio Rodrigues

    -

    29/06/2012 às 16:14

    Caro Reinaldo, os espíritas também são cristãos. Digo isso porque, da forma como vc redigiu a chamada, fica parecendo que apenas católicos e protestantes o são, quando isso não é verdade. Apreciarei uma eventual correção. Obrigado.

  199. Victoria

    -

    29/06/2012 às 16:11

    Esse é o resultado do trabalho de D. Paulo Evaristo Arns. A igreja católica se misturou aos comunistas e principalmente aos não tão comunistas assim, os Lula da vida. Nos anos 80/90 era simplesmente impossível assistir a uma missa sem ouvir proselitismo político, defesa de criminosos, de marginais, sem terra, sem teto, sem isso sem aquilo. Os fiéis (a sociedade) era apontada como os grandes culpados. O povo cansou e abandonou a igreja. O primeiro dano que o PT e sua galera fez ao país foi á Igreja Católica, agora o alvo são os evangélicos.

  200. Flavio Gomes Freitas

    -

    29/06/2012 às 16:09

    Reinaldo:Sou Espírita, e é uma religião muito séria com a questão da honestidade,da honradez e demais valores éticos e morais. Não é brincadeira não, pode ser até que tenha, mais não conheço nenhum petista que seja Espírita.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados