02/08/2010
às 3:11O Fantástico e o aborto: assim não, companheiros! Ou: não se compensa penúria ética de uma tese com números fabulosos
A propósito do post acima: o Fantástico levou ontem ao ar uma longa reportagem que fez a defesa sub-reptícia da legalização do aborto, embora não se tenha tocado nessa expressão em nenhum momento. Escolheu-se o chamado método do terrorismo didático: convencer pelo horror. Câmeras escondidas flagraram clínicas clandestinas e carniceiros variados para evidenciar que, proibido embora — exceto em caso de estupro e risco de morte da mãe —, o aborto é feito à larga. O corolário restou subjacente: se é assim, a proibição é uma hipocrisia e se legalize de vez a prática para preservar a saúde das mulheres. A tese é ruim. Que outras ilegalidades deveriam ser tornadas legais já que a gente não pode mesmo coibi-las totalmente? Levada a tese ao limite, em vez de combater os criminosos, as sociedades deveriam legalizar o crime. Tudo seria da lei. Voltaríamos ao estado da natureza. E deixo de barato que a defesa da “saúde da mulher” ignore, no caso, a vida do feto.
Uma tese ruim irrita, sim. Mas o mais constrangedor da reportagem, depois do método didático-terrorista, é a manipulação desajeitada de supostas estatísticas ou pesquisas, o que levou o site do Fantástico a cravar em seu site, na manchete: “Uma em cada cinco mulheres já fizeram aborto no Brasil”. De onde saiu tal formulação?
De uma pesquisa realizada por um grupo da UnB. Com voz muito pausada, sílabas escandidas de indignação cívico-militante, óculos que anunciam “sou uma pensadora”, a antropóloga Débora Diniz explica o que segue (leiam com atenção):
“A pesquisa nacional de aborto, cobriu todo o Brasil urbano, que são as capitais, e as grandes cidades, ou seja, ficou de fora o Brasil rural, porque não podíamos incluir mulheres analfabetas. As pesquisadoras entraram na casa das mulheres, com uma urna secreta, as mulheres de 18 a 39 anos, elas recebiam uma cédula que constava de cinco perguntas, e uma delas é, ‘você já fez aborto?’. O que nós sabemos é que uma mulher em cada cinco, aos 40 anos, fez aborto. Significam 5 milhões e 300 mil mulheres em algum momento da vida, já fizeram aborto. Metade delas usou medicamento, nós não sabemos que medicamento é esse; a outra metade precisou ficar internada pra finalizar o aborto. O que isso significa? Um tremendo impacto na saúde pública brasileira. Quem é essa mulher que faz aborto? Ela é a mulher típica brasileira. Não há nada de particular na mulher que faz aborto”.
É evidente que se trata de um discurso em favor da legalização do aborto. Ocorre que a fala da antropóloga é um queijo suíço, que só convence os incautos:
1 - Qual é a cientificidade de sua amostragem?
2 - Qual é o tamanho da amostra?:
3 - Quer dizer que “todo o Brasil urbano são as capitais e as grandes cidades”? Quem disse? Segundo qual ciência?
4 - Todas as mulheres do campo são analfabetas?
5 - Se a antropóloga confessa que o Brasil rural ficou fora da “pesquisa”, então é mentira que uma em cada cinco mulheres já fez aborto. Como posso afirmar isso? Ora, é ela quem afirma quando confessa que sua amostra não representa o Brasil.
6 - Se o mal enxergado pela intelectual da voz pausada é o impacto na saúde pública, seria menor tal impacto no caso da legalização? Um aborto legal dispensa a curetagem ou a sucção?
7 - O que a doutora Débora entende por “mulher típica brasileira”? Ainda que fosse verdadeiro o chute de que uma em cada cinco mulheres entre 18 e 39 anos já fez aborto, isso significaria, então, 20% do total. Com a devida vênia, doutora, a “mulher típica” é aquela dos 80% que não fizeram, certo? Por mais que a senhora tente transformar o aborto numa banalidade como “me passa o açúcar”, ele continua, até na sua pesquisa, uma exceção.
Defender a morte de um feto é difícil, reconheça-se. Por isso essa gente gosta tanto de estatísticas e números. Um dado fornecido por uma pesquisa do Instituto do Coração, da USP, foi considerado “espantoso” pelo Fantástico:
“Entre 1995 e 2007, a curetagem depois do procedimento de aborto foi a cirurgia mais realizada pelo SUS: 3,1 milhões de registros”.
Querem ver como, às vezes, falta ao editor ou puxar as orelhas dos repórteres ou usar calculadora que faça apenas as quatro operações (já nem digo ler o conjunto da obra em busca de incongruências)? 3,1 milhões de curetagens em 13 anos dão uma média de 238.461 procedimentos por ano. Atenção! Perguntem a especialistas da área e eles lhes dirão: 25% das gestações resultam em abortos espontâneos. Nascem, por ano, no Brasil, mais ou menos 2,8 milhões de crianças.
Vamos supor, meus caros, só para efeitos de pensamento, que não houvesse um só aborto provocado no Brasil: aqueles 2,8 milhões seriam apenas 75% das gestações — ao todo, elas somariam 3,73 milhões. REITERO: VAMOS FAZER DE CONTA QUE NÃO EXISTEM ABORTOS PROVOCADOS. Ora, só os abortos espontâneos chegariam, então, a 930 mil por ano. Como INEXISTE NOTIFICAÇÃO NOS HOSPITAIS PARA DISTINGUIR CURETAGEM DECORRENTE DE ABORTO ESPONTÂNEO DE CURETAGEM DECORRENTE DE ABORTO PROVOCADO, chega-se à conclusão de que os quase 240 mil procedimentos são um número “espantoso”, sim, Fantástico: ESPANTOSAMENTE BAIXO!
Se encontrarem furo lógico aí, cartas para o blog!
O número significa ainda mais — e mais grave: o SUS não tem, então, estrutura para atender nem mesmo os casos de abortos espontâneos. Imaginem o que poderia acontecer, então, com um aumento da demanda em caso de legalização.
As pessoas defendam o que bem entenderem. Faço o mesmo. Não gosto é que tentem me iludir com estatísticas furadas, que não resistem a uma conta de dividir e a uma regra de três. O que me incomoda na defesa da legalização do aborto é que se tenta compensar a penúria ética da tese com números. E números, lamento, podem auxiliar na criação de uma moral, mas não a substituem.
Ora, tenham a coragem, então, de defender o aborto como “um direito” e ponto final! Poder ser horrível, mas é, ao menos, intelectualmente mais honesto. E sem essa de chamar militante de “especialista”. Militante só é especialista da própria causa.
Tags: aborto



Deixe o seu comentário
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA
153 Comentários
Cristina
-28/11/2010 às 4:03
Gostei do texto pela logica, ha muito que se debater com a sociedade acerca desta assunto, soh nao creio na maturidade desta, logo lembro da maxima cada povo tem o governo que merece’.
Sou a favor do aborto pelo simples fato de que maternidade e paternidade, embora esta seja anonima na maioria dos casos, nao devem ser impostos, sao sublimes oficios e como tais exigem gente disposta e de valores eticos razoaveis, o que mais vejo por ai eh gente que nao devia ter nascido e cuja prole soh espalharah a desgraca pelo mundo.
O aborto eh problema serio nas camadas mais pobres da populacao, a feminizacao da pobreza estah a olhos vistos, e o retrato poderia ser o seguinte mulher pobre, negra sem instrucao e de pouco futuro tendo varios filhos para depender da boa vontade de parentes e bolsa familia do governo, isso eh vida? Pra quem nao sabe o custo do bolsa familia so vale pra ate tres filhos, e eh no maximo 200 reais por familia, nao importa se moram 10 pessoas na mesma casa ou se eh uma mae com 8 criancas, so isso e ponto final.Eh um ciclo de repeticao da pobreza, da miseria, violencia, etc.
Alguem aqui nos comentarios falou de bolsa bebe eu diria bolsa laqueadura e bolsa vasectomia a quem nao tem condicoes financeiras e muito menos idade pra por crianca no mundo pra sofrer, entrou em idade fertil,que seja dada essa opcao,eu mesma que nao sou pobre terei que juntar uma grana boa pra fazer a minha, embora nao tenha e tb nao pretenda ter filhos. Obrigar pessoas a ter filhos nao parece etico, pois que se facilite a adocao, sobretudo a internacional.
Nossa! Mas tudo isso parece um tanto radical, poderiam alguns mais sensiveis pensar, acredito nelas como opcoes a populacao e nao imposicoes, todos sabemos que educacao eh plano de medio e longo prazo, ateh chegar a um nivel uniforme de educaçao nascerao mais crianças a engrossar as filas da miseria.
A quem nao sabe anticoncepcionais tem um nivel de falha consideravel, alem de ser bombas de hormonios no corpo das mulheres, e nao digo isso apenas por questoes esteticas.
A quem eh religioso, so quero lembrar que o Estado eh laico e impor conviccoes religiosas de uma determinada crenca em quem nao cre em nenhuma ou a quem cre em diversas tb nao eh etico.
Um teclado ruim e vontade de debater, espero que nao tenha ficado muito confuso.
Aline
-27/09/2010 às 16:17
Hipocrita. Todos dizem defender a vida acima de tudo. Quero saber se no dia a dia, na prática, nós defendemos mesmo a vida. Quando vemos pessoas passarem por situações desumanas e naturalizamos isso. Defendam o direito a nascer e que se dane a situação das mulheres e das crianças, e que se dane o fato delas não terem como sustentar a si mesmas e as suas crianças. HIPÒCRITAS, é isso que vocês são!
Jéssica
-01/09/2010 às 16:16
Aborto,nunca.Vida,sempre.
Parabéns,Reinaldo.Está apoiado.
Márcia Martins
-30/08/2010 às 15:57
Difícil e doloroso definir a situação de esvaziamento ético pela qual passamos. A civilização parece ter chegado ao seu limite. Falo isso não apenas pela crescente desvalorização da ética, do que é certo e bom, mas pela apatia e conformismo das pessoas. Chegamos ao ponto de sermos objeto de manobra da mídia. Ora, esta constatação é demasiadamente intempestiva. Há muito, somos bucha de canhão, alvos de inquisição, animais de laboratório em guerras obstinadas a nada mais que a destruição. Pensemos então nos bons homens: nos inventores, pensadores, trabalhadores e, por que não, nos pintores…Sim, se um pintor fosse convidado a retratar hoje o esvaziamento ético vivido pela sociedade, talvez precisasse se valer apenas do cinza, pois nada mais nebuloso, triste e confuso como nosso tempo. Avançamos e agora buscamos algo tão desprezível como a morte. Muitos lutaram pela vida, pelas invenções, pelos medicamentos e hoje, muitos anseiam pela legalização do aborto como se isso retirasse da conduta de matar alguém o seu caráter desumano e medíocre. Por vezes, o homem se justificou na obediência à legalidade para cometer atrocidades. Assim, não é de se admirar que pesquisas inconsistentes almejem conduzir o povo, vagarosamente, a aceitar a matança legalizada. É como se a lei pudesse afastar a crise de consciência, pudesse afastar qualquer resquício de culpa. E isso é tão nebuloso, tão triste, tão cinza…
Mila Marinho
-07/08/2010 às 11:46
Reinaldo, obrigada.
Deixei de assistir a este tipo de programa. Confesso que não contribuo muito para a correta discussão do assunto, mas já estou decepcionada demais com o alto nível de manipulação de informações e das mentes brasileiras por certos grupos/mídias. É bom saber que tem alguém que enxerga o que vai nas entrelinhas (e às vezes na superfície mesmo) e que denuncia. Obrigada de novo.
Rodrigo Barbosa Lorena
-05/08/2010 às 8:47
Concordo com você Reinaldo as pessoas tem falado muito que apenas os religiosos são contra a legalização do aborto para tentar legalizar essa pratica,o primeiro direito de todos é a vida.O estado muitas vezes quer resolver seus problemas simplesmente legalizando a pratica.
Emanuel Costa
-04/08/2010 às 23:48
Só é A FAVOR do aborto quem JÁ NASCEU!!!!!
tarcisio, de Recife
-04/08/2010 às 9:34
Mas e os médicos, vão ser punidos ou não?
Almirante Kirk
-04/08/2010 às 1:45
“elizabeth Diniz Lage Barbosa
- 03/08/2010 às 10:40
A manipulação de informação é própria de quem quer manipular o povo . Foi o que aconteceu nos EUA, onde falsificaram estatísticas para aprovar o crime do aborto. Porque não fazem estatísticas sobre o nº de suicídios e depressão em quem mata o filho e sequelas físicas e psicológicas?Porque não fazem campanha de bolsa bebê para a mãe criar o filho? Porque não fazem campanha para centros de orientação e atendimento à gestante que quer abortar, para demovê-la? Porque não fazem campanha em favor da família, do sexo responsável, com amor, com compromisso? Será que recebem verba atrás disso?”
Que BELO comentário,cara “elizabeth Diniz Lage Barbosa”!!!!!!!
Subscrevo!!!
PARABÉNS!!!
Anônimo
-04/08/2010 às 0:03
Parabéns!
A legalização mundial do aborto nasceu na mentira e percorre somente os caminhos da mentira e das falsas estatísticas para ganhar força.
JULIO
-03/08/2010 às 20:19
Parabéns Reinaldo! São poucas pessoas que tem a coragem de expor esta verdade.
Faço das suas palavras as minhas Leonardo:
“Se o bebê estiver dentro da barriga da mamãe, ela pode matá-lo. Mas se estiver fora, a mãe não pode sequer dar uma palmadinha.”
Severina
-03/08/2010 às 20:15
Olá,
Realmente, cada um pode pensar e devender o que quiser em relação ao assunto, conforme seus próprios valores morais ou a falta deles… Mas essa manipulação não dá pra aceitar.
Estão tentando enganar a inteligencia dos brasileiros, o pior é que muitas vezes conseguem, porque estamos desacostumados de pensar.
Então façamos o que está ao nosso alcance para que os que convivem conosco não sejam arrastados pela multidão manipulada. Quem dera se uma parte deles pudessem ler este texto.
Victor
-03/08/2010 às 17:38
Por que essas matérias sobre aborto raramente se baseiam na questão ética, que deveria justamente ser o foco de um debate como esse? Por exemplo: por que ninguém se perguntou onde fica a responsabilidade nisso tudo? A liberdade não pressupõe responsabilidade? O “direito” ao aborto é maior do que o direito à vida? Não se pode falar de aborto apenas com números. Vidas não são números.
Obrigado por botar o dedo na ferida, Reinaldo.
Irving
-03/08/2010 às 16:32
Muito bom, parabéns pela profundidade dos argumentos e a coragem oportuna para defender o ataque sistemático da cultura da morte!
Leonardo
-03/08/2010 às 16:05
Se o bebê estiver dentro da barriga da mamãe, ela pode matá-lo. Mas se estiver fora, a mãe não pode sequer dar uma palmadinha.
A regra é clara, Galvão!
Chiquita Bacana
-03/08/2010 às 14:55
Sem retoque!
VITOR
-03/08/2010 às 14:35
COMO O ABORTO É QUESTÃO DE SAÚDE DA MULHER SE JÁ EXISTE A LEI QUE AUTORIZA O ABORTO EM RISCO DE MORTE DA MULHER.
Seminarista Bruno Laselva
-03/08/2010 às 13:54
Parabéns, Reinaldo, pelos esclarecimentos.
É preocupante esta militância em favor da aprovação do aborto.
Quanta ideologia, dinheiro e mentira por detrás deste discurso romântico e falacioso.
Será que não reconhecem que o aborto é um crime, é matar uma vida humana.
Se até os ovos de tartaruga marinha têm proteção legal… até onde querem rebaixar o ser humano.
Que as tartarugas reinem sobre nós!!! Pelo menos o seu instinto de sobrevivência deverá preservar da morte os seus filhotes.
E os nossos? Quem os preservarão?
Esta ditadura governamental brinca com a vida.
Se não valorizam a vida em seu estágio inicial, o que dizer dos outros estágios?
Não quero um governo assassino.
Chega deste holocausto silencioso!!!
Viini
-03/08/2010 às 11:59
FANTASTICO deveria ser o titulo da sua postagem, e não o nome do programa que exibiu uma matéria tão idiota e tão furada! Parabéns Reinaldo, parabéns mesmo!
Thais
-03/08/2010 às 11:34
Obrigada pelo texto.
elizabeth Diniz Lage Barbosa
-03/08/2010 às 10:40
A manipulação de informação é própria de quem quer manipular o povo . Foi o que aconteceu nos EUA, onde falsificaram estatísticas para aprovar o crime do aborto. Porque não fazem estatísticas sobre o nº de suicídios e depressão em quem mata o filho e sequelas físicas e psicológicas?Porque não fazem campanha de bolsa bebê para a mãe criar o filho? Porque não fazem campanha para centros de orientação e atendimento à gestante que quer abortar, para demovê-la? Porque não fazem campanha em favor da família, do sexo responsável, com amor, com compromisso? Será que recebem verba atrás disso?
josé
-03/08/2010 às 9:50
Não é preciso nem assistir o programa para saber do que iria tratar…problema de saúde pública, segundo o apresentador.
O interessante é que quando uma mulher mata 8 bebês após o nascimento vira um esândalo, como na França… matar o pintinho não pode, jogar o ovo choco na parede pode…interessante.
Andres
-03/08/2010 às 8:57
Olá Reinaldo Azevedo.
Só queria te dizer; MUITO OBRIGADO!!!! pela sua coragem e argumentos em defesa da vida. Que Deus te abençoe e te faça cada vez mais sábio para pesar a balança em prol da ética e de valores inalienáveis que norteiem a vida das pessoas.
Andres - Almenara - MG
myrian elizabeth
-03/08/2010 às 2:32
Grande prazer em tê-lo de volta! Rapaz, vc faz uma falta… E chegou a 200 por hora, já se viu.:)
Até eu que sou mais boba reparei naqueles números manipulados. Quem escuta e não faz conta sai enganado. Eu e minhas filhas ficamos vendo aquela degradação, aquela exposição de miséria humana e de sem vergonhice e também reparamos que não se disse uma palavra a respeito dos assassinados. Pobre mundo, pobre Brasil…
Almirante Kirk
-03/08/2010 às 2:08
Sugestão de vídeo-documentário sobre as ações e estratégias dos auxiliares de Satanás na terra - conheçam as organizações e os “seres humanos”,os quais gerenciam a INDÚSTRIA DO ABORTO:o MATADOURO DE FETOS -,para lucrar com o ABOMINÀVEL crime chamado ABORTO:
“DINHEIRO DE SANGUE”:
http://www.youtube.com/watch?v=FVT_z-7mmmg&feature=player_embedded
neli
-03/08/2010 às 1:54
Nos resta ligar para o telefone abaixo, criticando o amadorismo e o carater tendencioso da matéria, é importante que a Rede Globo perceba que os telespectadores brasileiros possuem posições
esclarecidas sobre o assunto e que já não aceitam ingenuamente posições mal fundamentadas. Cabe perguntar também porque o programa não mencionou os cinco milhões de fetos (crianças) que morrem pelo crime do aborto e não os tratou como as verdadeiras vítimas desta chacina, e quais medidas o programa vai tomar para cobrar das autoridades o fechamento destas clínicas e prisão de seus integrantes.
Telefone da produção do Fantástico:
0 21 21 2540 3377
Almirante Kirk
-03/08/2010 às 1:50
EXCELENTE,MARAVILHOSO texto,caro Reinaldo!!!
Com o devido respeito aos demais cristãos,é um orgulho,como católicos,termos você e o filósofo Olavo de Carvalho,entre outros bravos,juntos à Igreja Católica,com seu legado civilizacional ( http://il.youtube.com/user/kandungus#p/u/26/t6bnO7N1AMU )sendo compartilhado há aproximadamente DOIS MIL ANOS,seja com com os católicos e anticatólicos seja com os gratos e ingratos…
Lembro que outra antiga prática abominável,o INFANTICÍDIO - praticado pelos pagãos -,foi debelado graças à existência da Igreja Católica!!!
A ignorância da massa - mesmo daquela parcela alfabetizada,com Curso “superior” - ,seja sobre a História da Igreja Católica seja acerca de temas como Catolicismo,Doutrina Católica,Patrologia,Patrística,entre outros,é chocante e deprimente!
O EXCELENTE artigo do filófo Olavo de Carvalho,”GERAÇÃO MALDITA”,explica o atual estágio do HOMO PARVUS à brasileira:
“O Brasil, no momento, não precisa de boas idéias. Precisa é de uma ação vigorosa, implacável, contra o império da maldade, da mentira e da estupidez. Esse império foi instaurado pela geração que, nos bancos da universidade, se deixou seduzir pela crença de que era “a parcela mais esclarecida da população” e de que todos os problemas estariam resolvidos quando ela chegasse ao poder. Ela chegou — e fez do povo brasileiro o mais ignorante, o mais assassino e provavelmente o mais desonesto do mundo.”
Íntegra aqui:
http://www.olavodecarvalho.org/semana/091208dc.html
Alisson
-03/08/2010 às 0:07
REINALDO AZEVEDO ,VOCÊ É O CARA.
O ÚNICO JORNALISTA NO BRASIL QUE TEM CORAGEM DE PEITAR A INDÚSTRIA DA MORTE !!!!
Marcelo Doalbella
-02/08/2010 às 23:54
Reinaldo, primeiramente é um prazer tê-lo de volta. Concordo inteiramente com sua argumentação e também sou contra a prática do aborto. Com relação às estatisticas do SUS, acho que a conta está correta. A taxa de abortamento em nosso meio, considerando-se todas as gestações CLINICAMENTE IDENTIFICADAS é de 15%. Acontece que um grande número de pacientes apresentam perdas precoces da gestação antes mesmo de estabelecido o diagnóstico de gravidez. Alguns estudos mostram que estas perdas se situam entre 11 e 43%. Além disso, nem sempre é necessária a realização de curetagem pós-aborto, pois há casos em que a eliminação do material intra-uterino se faz por completo. Considerando-se tudo isso, o número apresentado não é espantosamente baixo, mas provavelmente próximo da realidade. Um abraço.
Marina Freund
-02/08/2010 às 22:47
Reinaldo!!!! EXCELENTE seu texto e seus argumentos!!!!! Por favor, não deixe de escrever sobre o tema e mostrar as falácias, mentiras e enrolações que esta corja asquerosa quer empurrar goela abaixo das pessoas!!
Contra o ABSURDO do aborto!!!!
Charles A.
-02/08/2010 às 21:49
Reinaldo! Você voltou e com toda a força!Que bom saber disso! Brilhante explanação;que desconstrução fantástica essa!! Não sei se as curetagens computam aquela com outras indicações que não o aborto. Há curetagens para hemorragias disfuncionais,exames diagnósticos,biópsias do endométrio…Não sou a favor do aborto ou contra ele.Sou a favor da verdade! E a verdade é que o feto é um ser vivo cujo direito à vida transcende a ânsia do prazer que o gerou,exceção feita aos casos já previstos em lei.É fato!Defendam isso os que militam pela causa do aborto!
eng.
-02/08/2010 às 21:36
Reinaldo,
Na época do vestibular estes jornalistas de hoje pensaram: “como não gosto e não entendo de matemática, então vou cursar uma profissão que não exija matemática”.
Bingo!
Até hoje não entendem nada de matemática!
Rodrigo L
-02/08/2010 às 19:43
Sabemos todos que a Globo é um palco, bem administrado. E a banda lá toca de acordo com o conselho. E se a edição geral aprovou, amigo, é porque a bandinha toca a música do lucro. o tema ferve e dá audiência ! Tudo o mais é pura sorte e vesgueira. Aborto é crime, é maldade e é burrice. Transou, engravidou, vai cuidar do neném porque qualquer idiota sabe que não pode fazer sexo sem prevenção. Não sou sociólogo, não sou profissional da sociologia. Quem tem responsabilidade na área que ensine as meninas e os rapazes na puberdade para proteger-se da gravidez !
Walmir
-02/08/2010 às 19:24
Concordo perfeitamente com suas contas, mas, queria deixar registrado aqui que no SUS ou na maioria das Casas de Saude não existe aparelhagem técnica para limpesa de cavidade uterina. O instrumental exibido pelo médico como ideal não existe no SUS, e os convenios não pagam por ele já que é descartavel. Portanto, a curetagem por curetas rigidas como abminadas é a usada em todos os hospitais do Brasil, seja publico ou privado, porque aquela seringa exibida custa cerca de 100 reais cada uma, o que não paga nem o custo da dita cirurgia porque o SUS paga exatamente quase esse preço pelo atendimento total.
Eduardo Peters
-02/08/2010 às 18:39
Obrigado pela visão esclarecedora sobre o problema diante da falácia apresentada pela TV. Decisões sérias como quem tem direito a vida ou quem não tem não podem estar nas mãos de nenhum Estado. O direito a vida deve permanecer na nação brasileira como direito fundamental de todos. Só assim seremos capazes de construir uma sociedade fundada na Dignidade da Pessoa Humana e verdadeiramente igualitária.
Alessandro Zacchia de Araujo
-02/08/2010 às 18:28
Ué? O Fantástico não é um programa da mesma emissora que as ratazanas petistas do subjornalismo Aljazira (pró-terrorista) vivem a definir como “reaça-direitista”? Mas o mesmo programa não defendeu o aborto no caso, defendeu uma tese do PT? Taí a prova que a Rede Globo é ESQUERDISTA! Eu e Olavo de Carvalho tínhamos razão! Provem o contrário senhores comunas ou CALEM-SE como diria o Reinaldo.
Voltando ao assunto em questão, Reinaldo, já que a esquerda nazistóide petista o acusa de “cristão reaça” (melhor do que ser comunista) tiremos religião do assunto em pauta, o Aborto. Que tal usarmos a mesma ciência que os ditos “seguem” (só quando lhes convém)?
Para isso, deixo abaixo o vídeo chamado “Grito Silencioso”:
http://www.youtube.com/watch?v=rDlrz9QrN6E
Lembrando que o vídeo está dividido em partes. Neste comprova que o feto TÊM VIDA e portanto, o aborto é uma PENA DE MORTE PARA UMA CRIANÇA QUE NADA FEZ À NINGUÉM.
Agora, que estranho é a esquerda brasileira não? É contrária que assassinos “di menor” (com quase 2 metros de altura) respondam criminalmente por seus atos, mas ela é a FAVOR de assassinar crianças VIVAS.
Pois é senhores comunistas… e pensar que vocês faziam chacota de nós direitistas dizendo que “diziamos que vocês comem criancinhas”. Comer não comem, mas aprovam que essas sejam ESMAGADAS no útero da mãe.
E aí? A verdade doeu? Menos que um aborto para um feto com certeza.
Sem mais verdades…
Rafael Capaz
-02/08/2010 às 18:26
Reinaldo, reitero meus sinceros aplausos pelo texto. Claro, nítido… Abraço.
Israel
-02/08/2010 às 18:24
Que saudade do blog funcionando a todo vapor. E de seus textos que desconstroem falácias, como este. Quando vc vem para Brasília?
bijuxinthebox
-02/08/2010 às 18:21
Já vejo o maravilhoso mundo pós-aborto! Ao entrar num hospital do SUS, nos deparamos com filas enormes de jovens vestidas em shortinhos e calçadas com havaianas, com a barriga enfeitada de piercings, tagarelando sem parar, contando suas vidinhas às amiguinhas, “ah, que bom, agora nem precisa mais tomar pílula, nem usar camisinha, qualquer coisa a gente vai no SUS e ‘tira’, eu mesma já tô aqui pela quinta vez”! Enquanto isso, a fila pro atendimento à AIDS, à Hepatite C, à gonorréia, sífilis e outras mazelas, dá voltas no quarteirão. E a pessoa que precisa de uma cirurgia urgente a terá marcada não pra daí a seis meses, como é hoje, mas pra daí a um ano ou dois, pois… “primeiro temos de atender os abortos, senhora!” E a desfaçatez das safadinhas estará estampada em suas caras de pau e nas convesinhas tolas:”este que eu tirei hoje era do Fulano, conhece?”- “Claro, tirei um dele no mês passado!” Se com o aborto sendo crime a vagabundagem já grassa solta entre estas adolescentes desvalidas de tudo, mas principalmente de vergonha na cara, imagine com o aborto legal! Vai ser uma festa…
Anônimo
-02/08/2010 às 18:18
Que bom que você voltou!!! Meus (poucos) neurônios logo se alegram - é atividade de alto nível garantida!
Welcome back!
Matheus Cajaíba
-02/08/2010 às 17:51
Como bem diz o Olavo de Carvalho, “aborto é coisa de sociopata”.
Michelle J.
-02/08/2010 às 17:40
Que absurdo!!!É óbvio que os interessado em legalizar o aborto tem interesse numa fatia gorda do dinheiro que se ganha fazendo abortos. Meu marido e eu fizemos os cálculos durante a reportagem do Fantástico (que aliás não citou em nenhum momento que foram 5.300.000 crianças indefesas assassinadas no ventre das mães, mas só falou na saúde das mulheres, como se elas fossem as vítimas de suas próprias escolhas). Usamos os dados da clínica que cobrava R$ 400,00 por aborto(o valor mais baixo da reportagem), atendia 4 mulheres por hora (1 a cada 15 minutos), imaginando que atendam em média 10 horas por dia: 400,00 x 4 = R$ 1.600,00 x 10 horas por dia = 16.000,00 (DEZESSEIS MIL REAIS POR DIA!!!)de lucro, R$ 16.000,00 x 22 dias úteis = R$ 352.000,00 (TREZENTOS E CINQUENTA E DOIS MIL REAIS POR MÊS!!!) por clínica, ou seja, um negócio muuuuuuiiiiito lucrativo.
O que o governo quer é uma fatia desse dinheiro sujo, igual à rede de clínicas de aborto do EUA que iniciaram o “projeto de educação sexual” palestrando nas escolas e ganhando a confiança das adolescentes, para dar a elas pílulas com baixa dosagem e camisinhas com defeito para que engravidassem e procurassem clínicas de aborto. A meta dessas clínicas eram de 3 a 5 abortos em cada moça de 13 a 18 anos. Alguém tem dúvida de que isso acontecerá no Brasil vitimando nossas filhas se o aborto for legalizado?
E nós, brasileiros anti-aborto e à favor da vida teremos que pagar (através dos impostos) por esses abortos públicos dos quais somos contra? Isso seria o máximo da imoralidade e da perversão. Eu não quero patrocinar o assassinato de inocentes!!!
Tatiana
-02/08/2010 às 17:28
Há um aspecto bem interessante desse debate: se o aborto for legalizado, será bancado pelo SUS? Se for bancado pelo SUS, como será a operacionalização, se várias pessoas têm dificuldades para marcar cirurgias muito mais sérias e importantes e esperam meses (ou anos)? Será que o infanticídio está incluído no pacote? Se não for bancado pelo SUS, como acabar com as clínicas clandestinas? Algumas clínicas serão boas e caras e outras serão ruins e baratas, como tudo na vida.
C.R.
-02/08/2010 às 17:15
Muitíssimo benvindo Reinaldo!
Tenho uma opinião contrária em relação a este tema: liberação do aborto. Entretanto, deixo claro que de liberal não tenho quase nada.
Quero porém, enaltecer sua análise quanto às estatísticas e a abordagem da dita especialista. Terrorismo não é o caminho para se alterar esta lei.
LUIZ OLIVEIRA
-02/08/2010 às 16:52
Um excelente artigo pró-vida sob a perspectiva libertária. Quem ler só terá a ganhar em conhecimento e profundidade sobre o tema. http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=241
Rodrigo L.
-02/08/2010 às 16:10
Para os que acreditam que a legalização somente trará melhores condições de saúde para as gestantes, e não aumento da demanda: se não me engano, a legalização do aborto na Espanha trouxe um aumento enorme do número de abortos, muito acima do esperado, indicando que, na verdade, o que houve foi que as pessoas passaram a procurar o aborto por mera conveniência, e não apenas em casos em que “se fez necessário” (embora nesse caso, “ser necessário” é muito subjetivo). Isso somente vem a contribuir para a desvalorização da vida, pois o que se verificou no exemplo citado foi que as pessoas passaram a enjeitar crianças como se estivessem se livrando de algum fardo sem valor.
wellington
-02/08/2010 às 16:08
Seja bem vindo Rei, bom ler seus artigos. PARABÉNS por desconstruir a tola, rala e panfletária reportagem do fantástico. Aborto é uma abominação, me perdoem os seus defensores. TIRA A VIDA DE UMA CRIANÇA INOCENTE SIM, quer digam ao contrário seus defensores. O feto é um novo ser sim (é científico), só não vê assim quem não quer. A legislaçao brasileira, a meu ver, é correta em permti-lo somente quando risco de vida para a mulher (ai há um choque entre direitos = dir à vida do bebê x dir à vida da mulher)e em caso de estupro (pela ignomínia do crime contra a pessoa da mulher). No mais, é CRIME. E NÃO a Dima que defende o aborto em todos os casos. E está na hora de Serra e Marina se posicionarem claramente contrários ao aborto. Grande Abraço.
ARGH!...
-02/08/2010 às 16:06
Bem explicado, tio Rei.
Só porque a guerrilheira, que se diz Católica Num Primeiro Momento (!), é a favor da liberação geral do aborto, vem a grande mídia tentar dar sustentação ao discurso fajuto.
A Igreja Católica condena a pratica do aborto (de qualquer forma) porque é favor da VIDA.
Concordo, não dá para ser católico e ser também a favor do aborto.
Paula
-02/08/2010 às 16:02
Meu caríssimo Reinaldo,
Vc não imagina com q alegria eu o leio novamente! O restante da imprensa brasileira, com raras e honrosas exceções, é de uma debilidade mental profundamente entediante! Ler jornais e visitar sites é perda de tempo risco de morte, se não por irritação, pelo menos de rir. Bem vindo de volta com suas sempre excelentes observações.
Mauricio A
-02/08/2010 às 15:53
Amigos,
Só pra esclarecer, nem todos os que seguem a doutrina Liberal são favoráveis ao aborto, e com bons argumentos:
http://www.endireitar.org/site/artigos/aborto/218-o-aborto-sob-uma-visao-liberal
Calma lá, querer justificar o aborto com o “sou liberal” exige que pelo menos se estude o que é liberalismo.
Para ser coerente diga apenas “sou a favor do aborto”, não inclua o “porque sou liberal”.
Sob o risco de, como em qualquer outro assunto, se falar bobagem.
célio alvarenga marques
-02/08/2010 às 15:27
È Vera!Eu acho que você se inspirou em Marcelo Branco,aquele petista que enxergou propaganda tucana na mensagem de 45 anos da Globo!Faça-me o favor né ?!A Globo?!Ainda se fosse aquela emissora do bispo,vá lá!
Sergio S. Oliveira
-02/08/2010 às 15:20
Quem diria que a milícia petista chegaria à Globo, hein? Quem viveu, viu…..
Vera L.
-02/08/2010 às 15:07
Reinaldo,
Eu achei já nas chamadas que era uma agenda de campanha para Dilma. Quem é a defensora do aborto? Ela e um monte de jornalista que enquadra e enquadrou Marina. Eu quase não vejo mais o Fantástico, ontem vi e achei o fim da picada. Os responsáveis pela feitura do Fantástico deviam mostra a CALAMIDADE da doação de órgãos no Rio, deviam ouvir mais a CBN e pegar PAUTAS dali. A semana que passou o PRIMEIRO da fila para doação de fígado foi chamado e voltou para casa sem fazer a cirurgia por FALTA DE ESTRUTURA E MÉDICOS À NOITE, foi a SEGUNDA vez que voltou e o órgão foi para o LIXO! A repórter que fez a matéria ressaltou que o Hospital do Fundão que era referência em transplantes de órgãos virou SUCATA, é a mais pura verdade. Por que o Fantástico não mostra isso? . A saúde pública está um caos no Rio ainda, super faturamento, UPAS de fachada, ESCONDENDO o caos dos hospitais também FEDERAIS como o do Fundão. E eles falam e legalizar abortos? E a educação? Não seria melhor investir em INFORMAR às mulheres do que se arvorar em DEFENDER o aborto?.
Outra palhaçada foi ver um tempo enorme para fazer PROPAGANDA do filho de Fábio Junior!! Que coisa mais ridícula, será que os adolescentes são tão SEM cérebros assim para ver aquela BOBAJADA e ainda contada em série?
Será que o Fantástico acha que legalizar o aborto é matéria de primeira necessidade na AGENDA dos candidatos? A maioria do povo não acha. O mais IMPORTANTE é tratar dos VIVOS e não fazer a cabeça para a MORTE.
Rô
-02/08/2010 às 14:51
Reinaldo o objetivo é bem distinto: minimizar o impacto das acusações de que Dilma é favorável ao aborto. Ela, que sempre foi a favor de mais esse crime, tergiversa sobre o tema.
Agora, que é candidata, diz tratar-se de um assunto de saúde pública, bem ao encontro do que a matéria está propondo.
Aliás, não é a primeira matéria que tenta esvaziar o discurso da oposição.
Primeiro a Globo mostra uma caça à traficantes, e isso pode passar a falsa impressão de que isso estivesse mesmo sendo feito, desde de que Lula assumiu o governo.
Depois, essa do aborto.
Tenho visto também matérias nos meios de comunicação, que falam da ditadura com a versão que o diabo gosta: só um lado errou.
Não concorda que estão tentando anestesiar o público para qualquer coisa negativa que possa colar em Dilma?
Nicão
-02/08/2010 às 14:44
Reinaldão, agora você é que está, digamos, enrolando. A TeVeZONA está “infestada” de jornalista “isento”. A coisa é escancarada! Os atuais “comentaristas” do JN, tagarelam como “especialistas” em assuntos que vão, de mania de perseguição até física quântica, passando por trânsito, economia, política, astronomia, meteorologia, cozinha, arte e o que aparecer pra comentar! A dona daquele programa, o “Fatos e Versões”, cujo nome mais adequado poderia ser “Chutes e Fofocas”, quase não cabe em si quando fala do “presidente Lula”. Aquilo virou uma droga de luxo!
Saudoso o tempo do dr. Roberto Marinho, em que a Globo era “A GLOBO”, com padrão de qualidade, princípios e comando. Podia-se até não concordar com a sua linha de princípios, mas eles existiam e eram claros.
Pensando bem, Reinaldão, com um povinho desses, do outro lado da telinha, pra que coisa melhor, né não?
Felipe Junkes Corrêa
-02/08/2010 às 14:43
Precisou fazer aborto? Foi porque o governo roubou muito e não sobrou para o seu filhinho. Sabia?
Você poderia ter sido mãe, seu filhinho poderia estar crescendo, indo numa escola boa. O governo poderia ter dado uma ajuda. Dinheiro tem, mas o governo dá o dinheiro para os ricos. Mas o governo deu fim, sumiu, com quase DOIS TRILHÕES de reais. E somos nós que estamos pagando os juros deste dinheiro que ficou nas mãos dos ricos que o Lula e a Dilma favorecem. Daria 10 mil reais para cada pessoa do Brasil. Dez mil para você e dez mil para o seu filhinho que você precisou abortar porque estava sem dinheiro para comprar umas coisinhas.
Só precisava de umas coisinhas. Só precisava de um pouquinho de ajuda, quase nada.
É injusto, não é?
Marcos F
-02/08/2010 às 14:31
Como é fácil fazer terror! O Zeca (que não é dessas coisas) ficava com cara de bunda, enquanto a mentira rolava. Oh Céus!
Nessas horas, eu me sinto um excluido.
Estatística: Na típica família brasileira, TODOS têm mais de 20 anos. Nota: incluí exclusivamente a minha.
Sandra2
-02/08/2010 às 14:29
Concordo com v. Reinaldo, ninguém é obrigado a ser católico ou a seguir qualquer religião, “ainda somos livres”, o que irrita é esse povo querer nos forçar a aceitar determinadas escolhas deles, se algumas mulheres acham que devem praticar o aborto, pratiquem, mas arquem com as consequencias, o fato de se legalizar o aborto, não quer dizer que deixaremos de nos sentir criminosas, o crime será o mesmo legalizando ou não, e tem mais, a consciência, essa é a pior, pois uma mulher que aborta por escolha vai carregar esse peso para o resto da vida, porque sabe que é errado, não por conta da religião e do que está escrito na Bíblia, mas por conta do fato que abortar é crime, sendo legalizado ou não, existe um ser que vive dentro de você e você mata, portanto você é criminosa, você matou. A matéria foi horrorosa, teve o intuito de fazer com que nós que somos contras nos penalisassemos com a situação crítica que assola o país, mas eu digo quem é cristão, quem tem ética, quem tem senso de amor e justiça, quem tem amor ao próximo, quem tem amor no coração jamais praticará esse ato e se o fizer por alguma razão, imediatamente, se arrependerá e verá que o que fez não foi correto, ainda mais que esse ser não teve como se defender deste ato monstruoso. NÃO VOTO NO PT PORQUE SEI QUE ESSAS E OUTRAS MEDIDAS FAZEM PARTE DO SEU PROGRAMA DE GOVERNO. E POR SER HUMANA E SER CATÓLICA REPUDIO ESSE ATO CRIMINOSO.
Maria Helena
-02/08/2010 às 14:23
Eu nunca fico tão revoltada quanto ao ver a forma simplista como tratam uma das práticas mais abjetas do ser humano: o aborto. Não sou católica, nem apostólica, nem romana… nem creio num deus malvado. Sou apenas mãe e avó. E vejo a irresponsabilidade e o cinismo de quem quer só gozar procurarem desculpas ridículas pra algo tão chocante: o direito de fazer o que quiser com o próprio corpo. Assim sendo, por que não assumir também o direito de não fornicar feito bicho? E que direito é esse de jogar na latrina uma vida em formação, que não pediu pra ser gerada? O que pais, governo e imprensa deveriam fazer era tentar tornar seus filhos, seus cidadãos e seus leitores gente de verdade e não um amontoado de animais no cio.
Marta Maria
-02/08/2010 às 14:18
Já que há tantos ladrões, vamos legalizar a ladroagem. Já que se fala táo mal o nosso idioma, vamos parar de ensiná-lo e decretar que todas as aberrações linguísticas são legais. Já que receber propinas é quase normal na Polícia, Política e etc, vamos legalizar essa prática. Só que existe muito mais ladróes e malfeitores do que mulheres que matam suas crias. Se se fala tanto em legalizar essa prática nos dias de hoje é porque incentiva-se a pornografia e a promiscuidade (a indústria pornográfica se beneficia) desde que tome-se ”cuidados” (as industrias quimico-farmaceuticas se beneficiam) e, como esses métodos sempre vão falhar, mesmo os metodos abortivos, querem tambem incentivar a matança de pobres inocentes que não tiveram culpa de serem gerados. Um horror! Uma verdadeira carnificina! Uma injustiça! Ensinem ‘as mulheres que tenham mais amor próprio e que não se dêm a homens que não querem as suas crias. O aborto de bebes gerados de estupros somente beneficiam os criminosos pois as provas do crime são eliminadas no lixo hospitalar de hospitais públicos. E a bola de neve continua a rolar.
O primeiro direito das mulheres é o direito de nascer!
Lamentável a propaganda anti-vida, pouco velada, da TV Globo!
Sidney Chapecó
-02/08/2010 às 14:11
Reinaldo !!
Concordo com vc: a reportagem tem o lado “assustador”, mas os números são patéticos. Parabéns particularmente pelo último parágrafo.
Luciana
-02/08/2010 às 14:09
Uma palhaçada a reportagem da Globo.Passa várias vezes ao dia pedindo doação para o Criança Esperança e nas entrelinhas da reportagem é a favor do aborto. Absurdo!
Anônimo
-02/08/2010 às 13:58
O Fernando Pires é patético, no seu breve texto diz 5 vezes “minha mãe”, por q
Daniel Santos
-02/08/2010 às 13:56
Fernando(02/08/2010 às 11:43) oferece o conceito de cérebro não pensante. Variação de argumentos usuais. Cavocar a matéria em busca da identidade humana é como procurar a identidade das obras humanas nos materiais que as compõem, só se consegue negá-la. Diz-se que esse debate sobre aborto nunca termina, porém precisa começar primeiro. Se não há principios que estabeçam o conceito de humanidade os direitos humanos se tornam disputa de poder e nada mais.
Bráulio F. de Paula
-02/08/2010 às 13:43
Acredito que assim como eu, varios espectadores vimos conflitos nos frajutos ”números Globais”, mas não havia parado pra fazer tais contas!!!
Estupendo… Brilhante suas colocações!!
Parabéns!
Garganta
-02/08/2010 às 13:35
Caro Reinaldo,
O seu artigo diz tudo: a reportagem do Fantástico foi panfletária e tendenciosa…
A reportagem abordou o risco que as clínicas clandestinas representam para as mulheres, mas em nenhum momento mostrou o perigo que essas clínicas representam para o direito à vida do feto, que é protegido pela leis nacionais.
Confesso que eu sempre tive muitas incertezas sobre este tema. Mas depois que eu fui na exposição dos corpos na Oca no Ibirapuera, enxerguei humanidade nos embriões e fetos. Criei, então, convicções mais firmes. Sou contra a legalização do aborto, assim como a maioria da população, que enxerga humanidade nesses seres. Entendo que apenas nos casos de estupro, em que a mulher pode sofrer psicologicamente com a gestação, e de risco de vida para a gestante, o aborto deve ser permitido, uma vez que a saúde mental e física da mulher está em jogo.
Com os melhores cumprimentos,
Garganta.
Bruno Ribeiro
-02/08/2010 às 13:30
Tio Rei,
Vale lembrar que a senhorita Débora recebe dinheiro da Fundação Ford.
Maria Helena
-02/08/2010 às 13:11
Sr. Fernando Pires,
Quem foi o gênio que lhe soprou nos ouvidos que o fato de sua mãe ser advogada, ou simplesmente ser sua mãe a redime de um crime hediondo chamado aborto? E qual o outro gênio que lhe assegurou, com tamanha veemência, que um embrião é só um caroço? E por que será que minha tabelinha nunca falhou, ao longo de mais de trinta anos de casada, tendo tido apenas os três filhos que eu desejei? Falhou só a da sua mãe por quê? Será que aborto não é crime apenas porque ninguém ouve o chorinho do bebê?
sidney
-02/08/2010 às 13:11
Reinaldo !!!
A Rede Bobo…… ja a muito tempo tenta nos fazer engolir…. a sua horrivel programacao.
Basta ver os Jornais do dia e os programs a que voce se refere !!!
Noticias e posicoes conflitantes… sao a tonica na sua po…..-programacao.
Quando falam e opinam ; sempre do - OBVIO - nem preciso falar quando ao esporte !!! sao completamente parciais….
mesmo ; vejam os mais recentes : suas excelencias Massa e o agora heroi (??) Barichello…. carreiras marcadas…. por posturas inadequadas ($$$) etc etc
Acorda Brasil
Obrigado Reinaldo ( sempre )
Grande abraco
Bene Barbosa
-02/08/2010 às 12:53
Esse discurso é também utilizado para legalizar as drogas… Triste fim o nosso…
Cassiano Kleinert Casagrande
-02/08/2010 às 12:53
Ainda que eu seja a favor do aborto ate as primeiras 3 semanas, tenho que admitir, voce desconstruiu completamente qualquer argumento que a reportagem do Fantastico tentou colocar em sua reportagem.
Parabens.
Iza
-02/08/2010 às 12:52
Reinaldo,
Raramente discordo da sua brilhante opiniao, especialmente porque esta sempre fundamentada em fatos. No caso do aborto, entretanto…
Nao que eu seja a favor de que se aborte - na minha opiniao as pessoas deveriam ter responsabilidade pelas consequencias de seus atos - mas sou, sim, a favor de que se possa ter a escolha.
Nao pelas maes, mas sim pelas criancas. Uma mulher que esta disposta a abortar, segundo meu humilde ponto de vista, nao sera boa mae, e ai quem sofre e a crianca.
Acredito no direito a vida e, sim, reconheco o dilema que fazer a escolha da vida ou morte pela crianca gera, mas acredito no direito de escolha. Nao minha opiniao barrar esse direito seria tao errado como tornar o adulterio ilegal.
Evangelista
-02/08/2010 às 12:51
De hoje em diante não assisto mais ao Fantástico. Quem não tem ética não merece minha audiencia.
Francesco Bessa
-02/08/2010 às 12:50
Fernando Pires a única diferença entre você e um bebê abortado é a nutrição e o tempo de vida. No seu caso, ela não foi (ainda) interrompida.
A mulher é dona do “seu” não do corpo alheio, no caso do bebê indefeso.
Tenho certeza que sua mãe deve estar arrependida, e se estiver terá o perdão de Deus. Porque ele ama a todos e verdadeiramente perdoa os arrependidos.
Mas não venha querer justificar o injustificável.
Moacyr
-02/08/2010 às 12:41
Tem mais uma coisa, Reinaldo: eles falam em “sério problema de saúde pública” como se mulheres morressem feito moscas. Mas além de as estatísticas do SUS mostrarem o contrário e, se 20% das brasileiras vivem abortando o tempo todo e continuam aí, livres, sacudidas e prontas pra abortar de novo, é óbvio que não se trata absolutamente de problema de saúde pública coisa nenhuma!
Jonis
-02/08/2010 às 12:33
Que ótima leitura, assisti a reportagem e percebi o ‘interesse’ do Fantástico em mostrar tal reportagem. Tantas estatisticas são mostradas de forma inadequada, porque será que não dão tanto valor as pesquisas que mostram que o povo é contra o aborto em sua maioria. O interessante é ainda perceber os mais diversos comentários aqui escritos. Minha gente o aborto não vai resolver nada, a saúde já é precária e eu e vc que pagamos impostos, vamos ter que pagar porque uma pessoa não foi responsável ou não se acha preparada para ser mãe!?. Se ela tem direito de tirar a vida a criança não tem direito de viver!?. Meu medo é que isso venha a se tornar tão natural quanto as mortes trágicas que já vemos hoje, imagina uma criança perguntando para a mãe : “Onde vc vai mãe!?. Resposta: “Preciso ir fazer um aborto filho, ainda não estou preparada pra ter dar um irmãozinho. “ESCOLHI POIS A VIDA”.
Pé no chão
-02/08/2010 às 12:11
Só se fala em legalizar ou não o aborto. Considerando que ele é, por si, uma consequência, que tal começarmos a atacar a causa? Em português bem claro, está na hora de parar de copular feito animais no cio, começa aí a diferença entre os irracionais e os humanos, certo?
Kiko
-02/08/2010 às 12:00
Tem um bom tempo que sequer ligo a televisão,principalmente no Fantastico.Quiseram renovar e se estreparam.Bons tempos onde as garotas do fantastico,os gols da rodada,( hoje parece que a estrela é o apresentador)os clipes musicais.Enfim,era de boa qualidade e hoje quando termina o Faustão com sua chatice é duro de aguentar o Zeca Camargo e o seu politicamente correto.Quando querem manipular um opinião,eles dão na cara de mais.Outro dia tava vendo no Jornal da tarde uma materia e notei claramente a intenção de querer mudar o pensamento do povo,houve a opinião de especialistas claramente favoraveis e quando o povo opina nas ruas,quem é a favor sobrepoe quem é do contra.Não é atoa que perde audiencia a olho nú.Aqueles programinhas de terça a noite e sexta a noite são um laboratorio da pior qualidade.A Globo sabe fazer coisas de melhor qualidade.
Fernando Pires
-02/08/2010 às 11:52
Minha mãe é advogada, esclarecida e uma mulher inteligente. Sou o segundo filho. Minha mãe fez mais dois abortos. Meus país já tinham dois filhos e queriam parar por aí. Se cuidavam para não ” engravidarem “. Mas naquela época a pílula dava um monte de enfeitos colaterais. E a tabelinha acabou por falhar. Minha mãe abortou com menos de 3 meses de gravidez. Não havia ali uma pessoa. Havia um embrião. Foi opção deles e ninguém tem nada com isso. Eles também não tem nenhuma culpa. O fato é que minha mãe fez tudo numa clínica de 1o mundo. Como mimnha mãe existem milhares de mulheres que fazem o mesmo. Porém milhares vão nos ” açougues ” mostrados ontem. O aborto é como a droga. É probido. Então virou uma indústria. A indústria do oborto vai continuar até que um dia as pessoas parem de julgar e querer enquadrar as outras. É um pouco como a tal ” palmada ” agora proibida por lei.
Eronildo
-02/08/2010 às 11:52
Como disse Magnoli, em seu livro: uma gota de sangue, O olhar do inteletual é um sentido derivado da teoria. Enxerga-se aquilo que as lentes conceptuais propiciam ver.
Grande abraço, Reinaldo.
Fernando
-02/08/2010 às 11:43
Achar que vai deixar de haver abortos somente porque a lei o proibe e pune, é tão utópico quanto achar que acabará o consumo de drogas por conta das repressões que obedecem às leis em vigor…..
Em matéria de penúria ética, me pergunto qual a diferença intrinseca entre provocar um aborto enquanto ainda não está formado o cérebro - pelo menos o pensante - e parar um coração para transplantar orgãos quando um aparelho mostra nula a atividade cerebral.
Estéril se torna teorizar o inevitável: vamos então salvar vidas de pessoas - que já são severamente punidas por não poder ter o prazer da maternidade….
Sandra
-02/08/2010 às 11:27
Uma lei deve definir, com clareza, a punição para quem não a cumprir. E também deve ser punido quem faz justiçamento.
Maria Helena Souza da Silva
-02/08/2010 às 11:25
Não gosto da reportagem do Fantástico também, mas minhas razões são diametralmente opostas às suas. Sou a favor da legalização e, a meu ver a reportagem peca por não ionformar que o procedimento pode ser feito sem aqueles riscos, como é feito em grande parte dos países do mundo, onde não é crime. Poderia ter mostrado que, mesmo nos casos de fetos anencéfalos, a depender da cabeça do juiz, e dos recursos que dispõem, elas podem ser empurradas a arriscar suas vidas naqueles serviços, ou comparar o caixão no lugar do berço. Poderia ter entrevistado profissionais desses países e também mulheres que já se submeteram ao procedimento (claro, não do Brasil,poderia dar prisão, mas francesas, inglesas, portuguesas, americanas, canadenses, são muitas as possibilidades. Quanto á pesquisa da ANIS, é só acessar o site, antes de publicar o que está aqui.
Maria Célia Mendes
-02/08/2010 às 11:23
Texto maravilhoso. Tem que sair na Veja revista.
Pedro C. e Silva
-02/08/2010 às 11:23
Reinaldo,
Não consigo entender a relação que propôs entre legalização e aumento da demanda. O que acontecerá, acredito eu, será um melhor atendimento, tanto no SUS, quanto em clínicas particulares especializadas nisso.
Bruno
-02/08/2010 às 11:19
O pior, Reinaldo, e que no final de tudo vão sobrar as conseqüências apenas para os dois policiais (que nao deixam de estar errados)e nada para os ” médicos “, enfermeiras…
É o Brasil…
Legalizar o aborto é ir contra a vida… Como esse pessoal gosta de brincar de Deus!!
Parabéns pelo texto, retratou a verdade da reportagem!
Sandra
-02/08/2010 às 11:14
O que representaria uma lei contra o suícidio? O que representaria lutar para derrubar uma lei que proíbe o suícidio?
Claro que, no suicídio, só a própria vida está em jogo, mas o que quero dizer é que ser a favor de uma lei dessas pode significar apenas uma maneira de lavar as mãos, e ser contra, lutando pelo direito ao suicídio, pode apenas mostrar o total desprezo pela vida. Acho que, no caso, a forma como se argumenta conta muito.
Vera
-02/08/2010 às 11:14
o Rei bem vindo!
essa reportagem do fantástico nada mais é do que fazer campanha para Dilma dizendo olhar a Dilma esta certa é isso mesmo o aborto tem que ser legalizado, vamos apoiar a Dilma e legalizar o aborto. e questão de saúde publica com a Dilma tem falado só faltou o fantástico fala isso.
Cris Azevedo
-02/08/2010 às 11:04
Só a chamada para a matéria, já era o suficiente para saber qoe vinha a seguir. A Globo repete muito certos truques, e eles ficam manjadíssimos.
Não bastasse, O SITE DE O GLOBO trazia a enquete: vc é a favor da liberação do aborto?
Em suma: as Organizações Globo, aquela do “Criança esperança” , estão em campanha aberta pelo aborto. Ponto.
Gil Vicente
-02/08/2010 às 11:01
Parabéns, Reinaldo.
É preciso colocar essas mentiras à luz, porque é aí que os militantes pró-aborto estão pondo suas apostas.
O povo, de tanto ver essas reportagens, pode acabar achando que isso é verdade - uma mentira muito repetida…
É uma vergonha que não haja mais jornalistas no Brasil desmascarando esses dados mentirosos.
Onde estão os jornalistas cristãos?
Acho que o maior problema não é a ideologia anti-vida, mas a burrice: 99% dos jornalistas vê uma reportagem dessas e não passa pelas suas cabeças que os dados possam ser mentirosos.
Sandra
-02/08/2010 às 10:59
Eu já ouvi que a chance de um aborto espontâneo é de 1/6. Isso dá 560 mil por ano, considerando os números de nascimentos que você deu. Mesmo assim, bem maior que o número de curetagens… Mas se faz curetagem em qualquer aborto?
Puxa… Onde estou com a cabeça?
Asdrubal
-02/08/2010 às 10:58
BAING! Mata a cobra e mostra o pau! Reinaldo esta’ de volta com força total. Nada como um exercicio logico para reativar meus neuronios.
márcia campos
-02/08/2010 às 10:57
sou absolutamente contra o aborto. não somente porque sou católica, mas por ser a favor da vida. sou favorável a um planejamento familiar eficiente. fico impressionada com a repercussão dada à notícia da mãe que matou oito filhos recem-nascidos e que causou tamanha comoção mundial. e nenhuma sensibilidade com milhares de mães que matam seus filhos durante a gestação. quanta incoerência! quanta desumanidade!
Nanci Cesar
-02/08/2010 às 10:54
Existe um filme sobre o aborto, que têm como ator principal ANdy Garcia, o nome é” swing Vote” (O Desafio da Lei - foi o título dado em portugues) ele é imperdivel tanto para os pro-legalização ou não… apesar de se tratar exclusivamente na questão americana… os argumentos são tratados com muito esclarecimento, vale a pena.
Rodrigo L.
-02/08/2010 às 10:41
Reinaldo, peguei o fim da reportagem do “Cansástico”. Tudo ia bem (se é que se pode dizê-lo de uma defesa indireta do aborto), até que, no final, veio o soco no estômago: a porcentagem das mulheres que já fizeram aborto. Ali percebi que a reportagem não era séria. “Nunca antes na história deste país” se ouviu falar em tal pesquisa, nem em tal dado. O brasileiro é um povo de moral digamos “antiqüada”, e 20% de aborto, naquelas circunstâncias, não convence ninguém. E só ficou pior quando uma, sei lá, “especialista”, falou sobre o tema no final. É que ela claramente empostava a voz, para revestir de “gravidade” seu discurso. Completando a encenação, parece que até os apresentadores, terminada a reportagem, ficaram com ar sério, solene, sei lá. De fato, é o horror, o horror!
Terêncio Desmatamento Zero
-02/08/2010 às 10:34
Desonestidade intelectual, delinqüência moral. Zero em matemática e um zero à esquerda em lógica, digamos, aplicada à estatística. É um desastre. Antropologia, peça à Débora “de óculos” para sair, assim: vai catar coquinhos.
Elouquisa
-02/08/2010 às 10:32
Sou totalmente contra o aborto,a não ser em casos já previstos por lei.Não seria mais fácil a distribuição mais significativa de anticoncepcionais?Ou estamos vivendo na era da pedra,onde uma mulher não tinha nenhuma forma de evitar uma gravidez?
CTS
-02/08/2010 às 10:25
A matéria foi boa, embora muito sensacionalista pelo fato de falar coisas fortes e às vezes até irreais (exemplo do médico dizendo que fez sucção e acabou perfurando o útero e também o intestino, apelando para o “perigo” do feito).
Quando se vê essas câmeras escondidas em clínicas de aborto e todas as reportagens, nos remetemos a 1905 ou menos.
Estamos em 2010 e isso ainda não foi legalizado, e enquanto isso, todas as mulheres praticando o ato em todo o país.
Se legalizar ou não, acontecerá.
Se legalizar, as pessoas terão opções. Se não, as pessoas vão continuar contribuindo com essa podridão de encher dinheiro de gente que promete isso e isso por 1200,00.
As pessoas continuam burras, continuam acreditando em tudo o que dizem. E isso porque não tem oportunidade de seguirem caminhos diferentes, de ter apoio psicológico e de serem olhadas como FDP sem vergonha.
Alan Cota
-02/08/2010 às 10:23
Reinaldo, parabéns pela coragem com que você defende a vida. Gostaria de sua autorização para publicação deste texto em meu site particular: http://www.alancota.net
Grato.
Charles Fernando Gomes
-02/08/2010 às 10:23
Dá uma raiva o quão superficialmente esse assunto é tratado, que tal começar a militar pelo direito de cometer sequestro e homicídio fazendo pesquisa entre os traficantes nas favelas do rio?
Todo esse debate é para encobrir que a ciência não possui certeza alguma de quando a vida humana se inicia, e no ceticismo, não se deve tirar uma vida, ou, caso quando sair para caçar vc não saiba se o q se mexeu nos arbustos é seu amigo ou um bode, a melhor alternativa é atirar para depois conferir? Vamos começar a lutar pelo direito de atirar?
Selma Buss
-02/08/2010 às 10:19
Nossa, Rei, você é imbatível na arte da argumentação!
Como é maravilhoso e reconfortante ler um autêntico jornalista que não abre mão da verdade dos fatos!
Tenho um orgulho danado de fazer parte do seu imenso grupo de leitores.
Josefo
-02/08/2010 às 10:10
Enfim, Reinaldo, legalizar o aborto irá justamente aumentar o número de “clínicas” e pretensos especialistas em métodos abortivos trabalhar legalmente anunciando seus serviços por aí e garantindo “SIGILO TOTAL, SERVIÇO RÁPIDO”.
carmela manna ferreira
-02/08/2010 às 10:07
Obrigada Reinaldo,a sua lucidez é impressionante.Estranhei mesmo a voz impostada daquela mulher, não sabia que era “militante”. tá explicado!
Josefo
-02/08/2010 às 10:05
“clínicas clandestinas e carniceiros variados para evidenciar que, proibido”.
Vamos falar sério, a verdade, e vamos demolindo essa hipocrisia:
“Clínica clandestina”? Então legalizar por acaso acaba com clínica clandestina? Ou apenas suaviza a autuação, pois a clínica clandestina não estará mais fazendo nada ilegal, não é?
Olhe com atenção: A lipoaspiração não é um processo legalizado para emagrecimento? É! E porque ainda existem milhares de clínicas clandestinas? E colocar silicone?
A CLANDESTINIDADE do aborto é causada e buscada pela própria paciente, por quer SIGILO, SEGREDO, porque quer esconder a gravidez e o aborto. E legalizado, isso NÃO VAI MUDAR NADA: clínicas sujas continuarão a existir e já não poderão mais ser autuadas, a não ser que a paciente morra, ou sofra sequelas.
Mosheh Cordovero
-02/08/2010 às 9:54
A minha patroa teve um aborto espontâneo a coisa de 5 anos.
Fez curetagem e ficou um dia internada.
Será que para esta ilustre senhora ela entraria na sua “estatística” como a “mulher típica brasileira”????
pepe
-02/08/2010 às 9:39
Assistindo à reportagem, ontem , pensei a mesma coisa sobre a “especialista”. Cheguei a desconfiar dos números também, mas obrigado por fazer o feijão-com-arroz que o Fantástico deveria ter feito com eles!
danielbarcia
-02/08/2010 às 9:35
O respeito que a mulher Brasileira recebe do Lula/Dilma
cualquer coisa e no IRAN que apedrejan mulheres,aqui são
numeros,dependendo seran a favor o contra de uma estatistica
E a bandera da mulher,conforme o momento,ela sera usada
como sempre É,sem o mas minimo respeito
Carlos Emiliano
-02/08/2010 às 9:32
Acho que este é um dos raros temas sobre que divergimos: sou a favor de uma lei que permita o aborto, ainda que seja contra a escolha de realizá-lo. Já sobre este grupelho de “católicas”, é inegável que querem o melhor da religião sem a responsabilidade que ela traz. São umja cruza de pato e galinha: não voam ou nadam. O problema de gente que se diz católica (não o sou)e defende teses contrárias aos fundamentos da religião é o mesmo de quem não é católico e critica o papa quando ele fala ao rebanho: não sabe a hora de fechar a matraca.
OS396
-02/08/2010 às 9:29
Isso é realmente irritante. Acabam passando por “maldosos e monstros” aqueles que defendem a vida dos fetos. E agora passam a serem vitimas aqueles que defendem o aborto e o praticam.
danielbarcia
-02/08/2010 às 9:29
O Pt com 80% de aprovação,privatizo ate o inimaginavel
principalmente o medio jornalistico.O povo admite sua
alma desestruturada e momentanea oportunista,leendo e
asistindo os medios de comunicação,so espero a entrega
da cartilha normativa Ptista, de como me comportar.
Pela comunicação libre e espontanea,nos somos comandados
ate nas propias vontades,desta manera so resta pensar que
privatisaran nossas vidas,+ o - como a Democracia Chavista
Gerson
-02/08/2010 às 9:26
O aborto só serve aos globalistas que pretendem mais um instrumento, incluindo o homossexualismo, para controle da natalidade. Usam esses inocentes inúteis como militantes e se proclamam salvadores da raça humana.
Nigro
-02/08/2010 às 9:24
Reinaldo,
no livro FREEDOMNOMICS o autor (economista) contesta a tese do Freaknomics de que a legalizacao do aborto diminuiu a criminalidade, mas que a aumentou…
talvez vc já tenha lido,
abs
Sandra
-02/08/2010 às 9:20
Bem, eu acho mesmo que é uma lei inútil, que é aplicada mais na base da lei do cão, por exemplo, por profissionais de saúde que fazem curetagem sem anestesia em quem DESCONFIAM ter feito aborto. Inclusive, uma comentarista aqui do blog admitiu já ter feito isso, e eu conheço quem tenha sofrido tal prática. Fico imaginando: a gente morrendo, morta por dentro por ter perdido um bebê, tendo de lembrar qual foi o nome e os horários das injeções de anti-abortivo que tomou, ainda por cima ser torturada por um carniceiro.
É como lei proibindo suicídio. Não funciona.
Por outro lado, defender o direito ao suicídio e ao aborto, vindo de religiosos, professores… como se fosse algo moderno, maravilhoso,… Imagino um religioso dizendo a nossos filhos: Lute pelo seu direito ao suicidio!!!! Chocante…
Rafael Claudio
-02/08/2010 às 9:17
Essa conversa de que 2 trilhões de mulheres fazem abortos, logo vamos legalizar é balela.
A única forma de se legalizar o aborto é tratar de um assunto bem mais complicado, coisa que essas reportagens superficiais não estão dispostas a entrar: quando começa a vida?
É uma pergunta muito difícil e que nunca haverá um consenso. Sem ter esta pergunta respondida fica muito difícil separar um aborto de um homicídio.
Agora, se eles querem brincar com estatísticas, tem uma ainda mais espinhosa, no livro Freakonomics, Steven Levitt aponta que o aborto levou a uma incrível redução da criminalidade, mas o próprio faz uma ressalva: as vidas perdidas no aborto compensariam a redução?
É certamente um dilema ético-religioso-moral.
PTralhas em Pânico
-02/08/2010 às 9:16
Faz tempo que a Globo não é mais a PLATINADA, agora ela é a PTizada.
Cristina
-02/08/2010 às 9:12
Infelizmente Reinaldo, este é o único ponto em que não concordamos. O aborto tem que ser legalizado sim, já está na hora de aceitar que a mulher pode sim decidir se será mãe e quando será. Os métodos contraceptivos não são 100% seguros e tem mulheres que simplesmente não nasceram para ser mãe, não querem, e isso é um fato que a sociedade tem que aceitar. É muito fácil forçar a mulher a levar adiante uma gravidez indesejada apenas por opinião - apenas ela sabe o sacrifício que será. Talvez se já fosse legalizado não haveriam tantos filhos espancados, queimados, abusados, humilhados.
Arpoveito a oportunidade para dizer que adoro vc e adoro o seu blog! abraços.
gustavo
-02/08/2010 às 9:11
Em tese, cada um poderia dispor livremente de seu corpo. Mas o aborto vai um pouco além das regras mais elementares. As mulheres deviam é se cuidar melhor, já que existe uma miríade de métodos contraceptivos por aí.
O sistema de saúde tem muita coisa com que gastar dinheiro. Não é correto empregá-lo numa causa tão polêmica.
Assindético
-02/08/2010 às 9:09
Reinaldo,
Estou sem palavras. Você é brilhante !
Obrigado pelo post !!!!!!
Obrigado por se preocupar com o Brasil !!!!
Anonimo
-02/08/2010 às 9:09
Tenho só uma consideração a fazer, que acaba se tornando uma pergunta por total preguiça em pesquisar a respeito porque é um tema que eu realmente não dou a mínima.
Eu acredito que esses 25% de abortos expontâneos, logicamente, se dividem em diferentes proporções ao longo dos 9 meses de gravidez. Certamente existem meses em que a gravidez é mais frágil etc e tal. Então a pergunta: todo e qualquer aborto expontâneo exige ou necessita de curetagem? E ainda digo mais: considerado a eficiência e presteza do SUS, mesmo os casos em que a curetagem é desejável um bom número de mulheres não acabaria fazendo o procedimento de limpeza de forma rudimentar em casa? Afinal, o hospital para a população é uma invenção bem do século XX não é?
Oswaldo
-02/08/2010 às 9:06
Reinaldo, que bom que retornou… vi a reportagem e fiquei desconfortável… tinha certeza que você trataria do assunto aqui com a mesma clareza de sempre.
Bom, moro no interior de SP em uma cidade! Na área urbana! Também faço parte do Brasil urbano, mas ninguém passou por aqui não… se tivessem passado, posso te garantir que entre umas 30 mulheres de minha família, entre tias, primas, etc, nenhuma fez aborto e algum momento da vida… já ajuda a diminuir o índice de aborto da estatística da moça né!?
Há, tenho também alguns parentes que moram na área rural, no Brasil rural, segundo o pensamento da moça. Todas minhas parentes do Brasil rural são alfabetizadas, e também nunca praticaram aborto.
Esses pesquisadores precisam andar pelas bandas de cá, desse Brasil que não entra nas estatísticas deles…
Filipe
-02/08/2010 às 8:53
Perfeito. Na hora da chamada quando falaram que 1 em cada 5 eu pensei: Mas como?
Conheço pessoas que já fizeram abortou e/ou já tiveram aborto espontâneo, mas esse número está muito fora da realidade.
No mais acho que a reportagem deveria servir como forma de o governo ver isso e agir à respeito, com punições mais severas do que a simples cassação do CRM do médico. Essas clínicas tem de ser fechadas e os responsáveis presos. Assim se combate essa prática ilegal.
Francis
-02/08/2010 às 8:48
Olá Reinaldo, bem vindo de volta! O tema da legalização do aborto é muito indigesto, mas como vc mesmo disse é um “direito”. Concordo com vc que esse direito precisa ser assegurado a mulher brasileira que não tem dinheiro e nem meios pra fazer um aborto “legal” no Brasil. Porque como quase tudo no Brasil, quem tem dinheiro paga uma clínica com médicos competentes e com certeza não entra na estatística furada do Fantástico!
Indignadíssimo
-02/08/2010 às 8:48
A distopia dessa gente, progressista, pró-aborto, militante da morte, concretiza-se pela banalização atual dos crimes em benefício do PT.
sem paciência.....
-02/08/2010 às 8:47
Reinaldo:
Faltou dizer com palavras maiúsculas: A TV GLOBO TAMBÉM ESTÁ NO ESQUEMA DOS BANDIDOS COMUNISTAS DO PT.
sem paciência.....
-02/08/2010 às 8:44
Reinaldo:
Como foi feita a pergunta no questionário:
a) A senhora ( ou senhorita) já fez aborto?
b) O aborto foi provocado ou espontâneo?
Se, não foi dada a oportunidade de ser explicitada como se deu o aborto, a pesquisa é fajuta, encaminhada, endereçada e com fins inescrupulosos.
Sou a favor do aborto de acordo com a lei.
Aldo Matias
-02/08/2010 às 8:43
Reinaldo,
Seja muitíssimo benvindo. Você nos faz muito falta!
Quanto à doutora antropóloga da UNB, deve ser comparada àquele personagem do Jô Soares, a Comunicóloga da PUC, com a diferença que esta aqui é pau mandado de alguém. E acho que existe um erro conceitual nessa história. O que ela defende não é o aborto ms a facilidade que ele traz para o exercício da profissão. Só isso. Já imaginou o quão difícil é arranjar o freguês e depois ainda ter de procurar uma especialista de fundo de quintal para “procedimentos de limpeza?”
Hermes
-02/08/2010 às 8:38
Aproveito a oportunidade para manifestar-me por se tratar de um assunto do qual divirjo inteiramente da sua posição.
De fato, a pesquisa, como abordada, é sujeita a críticas.
Mas prefiro analisar a questão sobre outro prisma.
Nossa legislação define morte, como cessação de atividade encefálica. Não seria decorrência, considerar Vida humana juridicamente protegida, após a formação da rede neural?
Segundo, sou liberal, e não me agrada a imposição de determinada moral, sobre a minha. Não considero um ato abominável, eliminar um amontoado de células, que embora potencialmente possa ser uma vida humana, é incapaz de interagir com o meio, sentir dor.
Enfim,abstraindo a questão religiosa. Não vejo motivos para persistir com a proibição. Fixe-se um termo, e que as mulheres decidam.
Afonso
-02/08/2010 às 8:34
Olá Reinaldo! Bom retorno! Quanto ao Fantástico, o que se poderia esperar quando se tem um militante sem caráter como o Zeca Camargo como apresentador. Voce sabe que quem define e edita a matéria é na realidade o apresentador. Às vezes até pauta. A Rede Globo perdeu quase tudo após a morte do Dr. Roberto Marinho.
MINEIRIN INVOCADIN
-02/08/2010 às 8:32
REINALDO,ESSAS INVESTIDAS “SUB PANOS” CORREM NO MESMO SENTIDO DAS QUE RESULTARAM NA LIBERAÇÃO DO USO DE DROGAS! O QUE SE VIU FOI O AUMENTO DE CRIANÇAS,ADOLESCENTES,JOVENS E ADULTOS CADA VEZ MAIS SUBJUGADOS PELO VÍCIO,ATÉ PROLIFERAÇÃO DAS “CRACOLÂNDIAS”,O MAIS BAIXO NÍVEL DE DEGRADAÇÃO SOCIAL DOS AGLOMERADOS URBANOS,CUJOS TENTÁCULOS ESTENDERAM-SE ÀS OUTRORA PACATAS CIDADEZINHAS DO INTERIOR E ÁS PRÓPRIAS ZONAS RURAIS! LIBERADO O CONSUMO,SOB FALÁCIAS COMO”TRATA-SE DE CASO DE SAÚDE PÚBLICA E NÃO DE POLÍCIA!”,MANIETARAM-SE OS ÓRGÃOS POLICIAIS E ESTABELECEU-SE O CAOS,FERIU-SE DE MORTE A INSTITUIÇÃO FAMILIAR,DESAGREGANDO-SE,DETERIORANDO-SE AS RELAÇÕES,ABOLIRAM-SE O RESPEITO,A COESÃO,A DIGNIDADE! NO LUGAR DO ACONCHEGO,FIXOU-SE O DESASSOSSEGO DE AVÓS,PAIS,IRMÃOS,AMIGOS E VIZINHOS DIANTE DO ESTABELECIMENTO DO “WOODSTOCK TUPINIQUIM”,NA ESTEIRA DELIRANTE DO “É PROIBIDO PROIBIR”! COMO A CEREJA DESSE BOLO(FECAL!),MENTES “ILUMINADAS” AINDA TENTAM EMPURRAR-NOS GOELA ABAIXO A LEI SEGUNDO A QUAL “TAPINHA AGORA DÓI”,CONTRARIAMENTE ÀQUELA MÚSICA(?)FUNK! PULULAM”QUIXOTES” NO REINADO DE “SANCHO lulla PANÇA”!
Augusto Coelho
-02/08/2010 às 8:17
Minha mulher, aos 41 anos, fez, na semana passada, uma curetagem tendo em vista um problema de mioma. Pelo amor de Deus, NÃO COLOQUEM minha mulher nessa estatística, pois ela é profundamente , como eu, contra o aborto.
Maria Helena
-02/08/2010 às 8:14
No Brasil da jabuticaba, do jambo e do sapoti só o que é gostoso tem prática garantida. No dia em que legalizarem esse crime, muitas brasileiras vão perder a vontade de fazer filho. Porque não vão mais ter o prazer, o “frisson”, a doideira de cometer o crime hediondo do aborto às escondidas. Igual à legalização da maconha. Quem viver, verá.
Marilza Bueno
-02/08/2010 às 8:12
Para entender como se faz ciencia: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232010000700002&lng=en&nrm=iso
José Eduardo Diniz
-02/08/2010 às 8:05
Bom dia !
É assim em toda e qualquer reportagem : números que a
população jamais vai checar .
Mas que servem para a conversa no ônibus , na hora do
almoço , e que , por repetição , tornam verdade tudo aquilo
de nefasto que a turma do horror pretende divulgar .
Marcelo Medeiros
-02/08/2010 às 7:55
Caro Reinaldo,
Seria gentil se divulgasse em seu blog o link do artigo científico no qual os resultados da pesquisa fossem publicados
http://www.scielo.br/pdf/csc/v15s1/002.pdf
Muitas de suas dúvidas serão esclarecidas nesse artigo.
É muito importante haver o maior debate possível sobre essa questão. Está na hora de tirar o tema no aborto da obscuridade e colocá-lo no debate público. Quanto mais debatido, melhor para todos.
As várias perspectivas religiosas, políticas, morais e científicas têm algo que contribuir nesse debate. Devemos dar voz a todas.
Marcelo
Lopes
-02/08/2010 às 7:46
Marechal Reinaldo,
Sejam bem-vindo ao País das Bananas!
Parabéns pela sua análise “numérica”! Fico com pena do jornalista médio que não sabe fazer cálculos básicos…
O pior é que querem aplicar algo semelhantes nas escolas. Os alunos tem que ser críticos mas não terão bagagem para criticar nada pois não saberão o mínimo de matemática e português!
Soldado Lopes.
José Pereira
-02/08/2010 às 7:45
Esses abortistas, Reinaldo, tratam a gravidez como um mal hereditário, caso em que as mulheres que recorrem ao aborto (evitar filhos tem de ser antes, não depois), seja em que condição for, não passam de vítimas de uma situação patológica, inevitável, na qual, o ser humano embrionário que elas hospedam pode e deve ser tratado como um vírus, bactéria ou estreptococo qualquer, que podem até matar as mães! Abortistas miseráveis!
Marisa
-02/08/2010 às 7:38
Brilhante texto Reinaldo!
Como sempre..
Não ao aborto.
Celso
-02/08/2010 às 7:36
Olá Reinaldo! que bom que está de volta!
Excelente post. Tema delicado e terrível, tratado sempre de forma vil. Nada como uma análise clara, precisa e equilibrada com que nos brinda à sua volta!
Valeu!
Eduardo
-02/08/2010 às 7:33
Em vez de diplomas ao final do curso, que tal entregar uma calculadora de presente (dessas simples mesmo) aos formandos? Pelo menos teremos a certeza de que saberiam fazer as quatro operações na primeira oportunidade que saíssem a campo!
André B.
-02/08/2010 às 7:33
Ai, ai! Tava com saudades, Tio Rei (saudades, é verdade, reduzidas pelas suas intervenções durante as “férias”, hehehe). Que falta você faz!
Eneo Coelho
-02/08/2010 às 7:22
Um artigo esclarecedor:
http://juristascatolicosrj.org/index.php?option=com_content&view=article&id=167:aborto-argumentos-e-numeros-inconsistentes&catid=42:artigos-outros&Itemid=68
Antonio Augusto Carvalho
-02/08/2010 às 7:10
Nestas horas os petistas não querem acab ar com a globo. Eu quero! Êta grupinho mais cabotino…
2011
-02/08/2010 às 7:10
Não tenho opinião formada sobre legalização do aborto.
Mas o Brasil, precisa URGENTEMENTE de um CONTROLE DE NATALIDADE, principalmente nas camadas mais pobres da população.
É questão de saúde pública famílias abaixo linha de pobreza com 8, 10 filhos…
ctl
-02/08/2010 às 6:58
É lamentável que o Fantástico dê crédito ao tema, especialmente quando baseado numa única pesquisa sem a menor credibilidade, eis que não cobriu toda a população feminina e, principalmente, não diferenciou aborto espontaneo do aborto provocado. Tanto o aborto espontaneo quanto o aborto provocado podem necessitar de curretagem, como qualquer médico ginecologista ou clínico geral podem atestar.
A que ponto chegou a mídia domesticada. O Fantástico já não é mais o mesmo faz tempo. Com tanta corrupção para falar, tanta sujeira debaixo do tapete, tanto crime eleitoral para denunciar e, vem com mentiras sobre o aborto.
Pessoalmente, jamais serei a favor da legalização do aborto, pois a lei já permite aborto em alguns casos e outros, busca-se o Poder Judiciário (lamentavelmente é lento nesses casos também). O que é necessário é se voltar a ter bom senso, pois métodos que evitem a gestação indesejada existem aos montes.
Se houvesse uma certeza de que bossais como a antropóloga, o lula e os aloprados teriam sido abortados, quem sabe o aborto já não teria sido aprovado há mais de 100 anos.
Dá quase vontade de mudar de idéia …
Antonio Carlos
-02/08/2010 às 6:33
Interessante, essa corja petralha é a favor do aborto mas se não me falha a memoria, é tambem contra o uso de embriões congelados para uso de celulas tronco, portanto, são a favor de destruir uma vida que esta em um útero por vontade de um casal e contra uma vida melhor de alguem e que use um embrião ja descartado pelos pais e que jamais deverá ser usado .
Maria
-02/08/2010 às 6:20
Que Deus o abençoe por descrever, com tamanha clareza e exatidão, o que vimos nessa infeliz reportagem — retrato de mais um engodo, entre tantos que nos vendem por aí… A Honestidade e os Inocentes agradecem-lhe, Reinaldo.
Rafael
-02/08/2010 às 5:57
1) Descobri que minha mae (com uma faculdade em Ciencias Contabeis) é analfabeta, afinal ela nao vive em uma cidade grande.
2) Sobre a conta de curetagens, todo aborto espontaneo precisa do procedimento? (nao entendo nada da area, mas isso poderia explicar porque o numero de curetagens é baixo).
OhMyGod!
-02/08/2010 às 5:45
Caríssimo.
Segundo raciocínio análogo, deveríamos legalizar a propina, mensalões e quetais…
Marcos Santos
-02/08/2010 às 5:28
Caro Reinaldo,
Concordo com o argumento básico do seu texto, sempre muito preciso. E, embora médico, nao sou obstetra. Mas acredito que há sim um furo na lógica da sua avaliacao do número de curetagens feitas no Brasil.
É verdade que 25% das gestacoes terminam em aborto espontaneo. Porém, na imensa maioria destes casos nem mesmo a mulher se da conta de que esteve grávida. Sao raríssimas as situacoes em que estes abortos espontaneos terminam levando a necessidade de curetagem. Na maioria das vezes, estas gestacoes terminam em um sangramento que a mulher interpreta como menstruacao. Que estava atrasada, mas que, por algum motivo, regularizou. Esta mulher, normalmente, nao procura o hospital.
Sem dúvida, entendo que este fato torna a estimativa dos tais 25% um pouco mais frágil. Nao se dá sob fatos concretos, sob procedimentos hospitalares. Porém é este mesmo o número fornecido pelos especialistas.
Grande abraco
Marcos
Pedro Erik
-02/08/2010 às 4:22
Caro Reinaldo,
Permita-me que dizer que é neste aspecto, defesa da cilização cristã, que você faz mais falta. Que texto! Parabéns.
Infelizmente, a pobreza intelectual de nosso povo não é capaz de entender a importância do que você escreve. Cadê a CNBB, então, pelo menos?
Abraço,
Pedro Erik
Evangélico de Direita.
-02/08/2010 às 3:58
Reinaldo,
Brilhante o texto. Acaba com os argumentos dos defensores do aborto.
Eles dizem que lutam pelo direito de decidir da mulher.
Mas a mulher JA TEM ESSE DIREITO. Ela tem o direito de decidir se quer engravidar ou não. Pra isso existem os métodos anti concepcionais.
Se ela for forçada a engravidar, é estupro, e o aborto nesse caso é autorizado.
Então a mulher ja tem o direito de escolha.
Gustavo Medina
-02/08/2010 às 3:37
Tio Rei. Sentimos muuuuuito a sua falta!!!
Muito bem vindo novamente! Agora que já descansou, vamos em frente desmascarar esses Petralhas mentirosos!!