Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

O Aedes aegypti é o novo fator de unidade nacional. Ou: Dilma cai das asas do mosquito

A ditadura militar tentou unir o país com estradas, ferrovias, aulas de Educação Moral e Cívica... Tudo inútil. Temos, finalmente, o mosquito. Só ele agora nos define e nos unifica moral, intelectual e existencialmente

Por: Reinaldo Azevedo

Não vou aqui fazer a lista das cidades onde houve panelaço quando a presidente Dilma apareceu na TV para falar sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti. Não faço porque isso sempre tem de ser ampliado, incluindo cidades e bairros que não são citados.

Parece-me que o prudente é considerar que houve protestos onde quer que as pessoas soubessem que ela iria se manifestar. Acho que se espalhou pelo Brasil inteiro.

Na região onde estou, na Paulista, do 24º andar de um edifício, ouvi o mais ruidoso de todos os protestos até agora. Como há muita gente voltando pra casa, as buzinas brigavam com as panelas para ver quem se manifestava com mais clareza.

Dilma está de parabéns! O ímpeto da presidente da República de transformar o mosquito num ativo político mereceu da população o devido repúdio e certamente vai contribuir para, como posso dizer?, elevar a temperatura em favor do impeachment.

O governo vende por aí, de maneira determinada, que houve um arrefecimento dessa possibilidade. Acho que está a confundir desejo com realidade. A reação da população ao perceber que Dilma tentou voar nas asas do mosquito deixou isso claro.

Não tenho nada com isso
Como é praxe, a presidente buscou se eximir e a seus parceiros de petismo de qualquer responsabilidade. Afirmou: “O vírus zika, transmitido pelo mosquito, não tem nacionalidade. Começou na África, se espalhou pelo Sudeste da Ásia, pela Oceania e agora está na América Latina. E este foi um processo excepcionalmente rápido, a partir do ano passado”.

Ora, presidente Dilma!

Sei que é difícil, mas um governante deveria ser proibido de usar bens púbicos e privados — resumidos na Rede Nacional de Rádio e Televisão — para dizer imprecisões e inverdades.

Sim, essa é a geografia do vírus. Ela só se esqueceu de dizer que, ao chegar ao Brasil, o bichinho encontrou as circunstâncias ideais para se expandir. Afinal, o Aedes aegypti, seu hospedeiro, havia se transformado num verdadeiro fator de identidade e unidade nacionais.

Muito se fala nessas ditas-cujas. As mais variadas correntes políticas, artísticas e ideológicas tentaram defini-las. A literatura indianista estava em busca do elemento que as plasmasse. Foi parcial. Os modernistas de 22 também se dedicaram a esse esforço — tanto que uma corrente até chegou a ter simpatias pelo fascismo em razão de seu nacionalismo exagerado. Mais recentemente, o Tropicalismo, um movimento musical, mas com imbricações em outras artes, também escarafunchou o solo em busca dessa identidade, da unidade. E nada!

A verdade é que há tantos Brasis dentro do Brasil que todas essas tentativas falharam. Querem ver? O “samba” é coisa nossa? Não diz nada para o interior de São Paulo, Minas e Região Centro-Oeste, onde a identidade está na música sertaneja e variantes, ainda que modernizadas. Há o forró e assemelhados nordestinos. Nem uma coisa nem outra falam à memória cultural e afetiva do Sul e do Norte do país. E vai por aí.

A ditadura militar tentou unir o Brasil com estradas, ferrovias, aulas de Educação Moral e Cívica… Tudo inútil.

Temos, finalmente, o mosquito.

Só ele agora nos define e nos unifica moral, intelectual e existencialmente.

Devemos isso ao PT de Dilma.

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

116 comentários
  1. Sueli

    Reinaldo, e o que dizer da hipótese de a causa da microcegalia NÃO ser o vírus Zika?…

  2. OPOVOQUERSABER

    ESTA “ESTORIA” DO ZIKA SER RESPONSÁVEL PELOS CASOS DE MICROENCEFALIA NO PAÍS NÃO CHEIRA BEM.
    PORQUE O PAÍS NÃO MANDA MATERIAL GENÉTICO SUFICIENTE PARA AS PESQUISAS EM OUTROS PAÍSES, COMO AFIRMA REPORTAGEM DA VEJA.COM, PARA QUE SE TENHA UMA RESPOSTA MAIS RÁPIDA À ESTA DÚVIDA?
    PORQUE, EXATAMENTE QUANDO COMEÇAM A SURGIR OS CASOS DO ZIKA VÍRUS A PRESIDENTE ASSINA UMA LEI PARA REGULAR O USO DE MATERIAL GENÉTICO?
    VÁRIOS CIENTISTAS QUESTIONAM A RELAÇÃO DO VÍRUS COM A MICROENCEFALIA, MAS SE FOSSE PELO NOSSO GOVERNO ISTO JÁ ESTARIA CONFIRMADO…
    O QUE ESTE GOVERNO FEZ ATÉ HOJE, PARA CONFIARMOS EM QUALQUER COISA QUE ELES DIGAM?

  3. CPMF é um assalto, Senhora Dilma Zika CPMF Rousseff!

    EVIDÊNCIA NOTÓRIA – Senhora Dilma Zika CPMF Rousseff. A CPMF é de fato, imposto cumulativo!
    Um recado para Dilma Zika CPMF Rousseff:
    A CPMF esperada pela Senhora irá trazer, Zika e mais Zika’s, pois tirando o dinheiro dos pobres, esses não terão dinheiro para comprar repelentes. Parabéns por mais esta tragédia futura premeditada!
    Trata-se de mais um expediente mais estúpido a ser registrado, somente na biografia dela.

  4. otto

    Um dos momentos mais dramáticos na discurseta de Dilma foi ouvir dezenas de vezes que “é preciso eliminar os criadouros do mosquito”. Entendo a importância da informação, mas o texto além de ridículo é pobre demais, nao serve nem mesmo como ferramenta técnica.
    Resta a fé que algo mude até 2018

  5. Alcyr de Igarapava-sp

    Prezado REInaldo,
    Tudo o que sei sobre o Aedes Aegypti foi através da Revista VEJA, então, entendi claramente que o mosquito se proliferou no Brasil, principalmente, pelo descaso dos nossos Governantes, principalmente, pela situação caótica de saneamento básico, cujo dinheiro foi direcionado para os bolsos dos políticos, até o Adib Jatene caiu nessa de CPMF para a saúde mesmo sabendo que era para a saúde dos bolsos e contas bancárias noas paraísos fiscais. Outra coisa que venho acompanhando é a mutação que o mosquito tem o poder de se transformar, se criam a vacina contra a Dengue, ele muta e se defende criando ele próprio anticorpos contra a vacina e se atrevendo de forma diferente, aparecendo de forma de Zika e Microcefalia, etc. Não seria mais prático eliminar de vez o danado do mosquito? apesar de que esse bicho está no Brasil desde 1.920/30 e as autoridades não fizeram o suficiente.

  6. Cidadão

    O combate às doenças transmitidas pelo inseto aedes aegypti já toma conta das ações dos governos, da mídia e campanhas nas ruas. Hoje fui abordado na rua até por agente da ONU para emitir boletos/débito na CC, de pagamento para ajuda humanitária. Acredito na boa fé das pessoas, mas penso que as campanhas poderiam ser mais abrangentes e não apenas o cidadão comum ser chamado nessas horas, medidas como: doação da bolsa-ditadura vitaslícia de forma irreversível para campanhas de saúde se, o “ajudado comunista” tiver outra renda suficiente para sobreviver honestamente; PTralhas com crachá republicano transfiram seus cartões corporativos da república sem limites de R$s ou US$s, sem perguntas, sem TCU e, sem necessidade(pois existem as diárias de viagens) para entidades de saúde, pois já não tem nesses cartões nomes e CPFs dos gastadores, portanto ninguém perceberia o alto espírito humanitário da companheirada, um gesto de engrandecimento pessoal e consciência; doações pelos mensaleiros, PTrolões, PTxulecões e outras criaturas ÕES enraizadas nos cofres públicos, multimilionárias com seus milhões em paraísos fiscais e omitidos do FISCO, sendo assim anistiados dos crimes fiscais inerentes, pelo elevado senso público, devolvendo ao povo aquilo que lhe pertencia antes e; em especial, a famiglia BRAHMA DA SILVA doasse todos os bens comprados com dinheiro de origem duvidosa ou com cartões corporativos da república desde 2003, eles mesmos desdenham ser possuidores legítimos desses bens, apenas utilizam com a graça de deus mas com o poder de fato de negociação de venda.

  7. Ramos

    Em qualquer pais civilizado e democrático quem fala em problemas de saúde é o ministério da saúde
    Agora aqui no pais maravilha a Presidanta monta nas asas do mosquito e faz proselitismo
    Como ela não é dada a falar verdade espero que o POVO acredite pois pela própria incompetência deles o caso é GRAVISSIMO

  8. diana

    Tenho pavor de pernilongos. Sempre achei que um mosquito tem bala na agulha para derrubar um exército.
    A Defesa Nacional acionada para defender o Brasil do quê?? Do Estado Islâmico?? De terroristas?? Nããão!!
    O “deus-nos-acuda” é por causa dele, o mosquitinho do inferno. Irra!!! O problema é que já começamos essa guerra,
    perdendo. O aedes é muito mais forte do que todos nós juntos. O meu medo não me dá trégua.

  9. Fernando

    No periodo 1964 a 1980, o Regime Militar conseguiu incrementos médios do PIB em redor de 8% ao ano.
    A partir de 1981, quando começaram a soprar “os ventos da democracia e liberdade, todos sabem no que deu – até hoje.
    O Brasil precisaria urgentemente de um novo Castelo Branco…..

  10. wanderlei lima

    … quer cuidar de microcefalia. Não vai fazer coisa certa. Vá plantar mandioca!

  11. Kevin Lomax

    ERGUNTAS QUE NÃO QUEREM CALAR!!!!

    Quem mandou matar Celso Daniel, Toninho do PT e Luis Eduardo Saeger Malheiro ( PRESIDENTE DA BANCOOP) ??

    Por que o Procurador Geral da República Rodrigo Janot não denuncia os 49 parlamentares citados nas delações do PT e dos partidos aliados da criminosa Dilma mesmo com todos indícios de autoria e materialidade dos fatos ??

    Por que Rodrigo Janot pede o afastamento de Eduardo Cunha e não pede o de Renan Calheiros, já que ambos estão envolvidos nas delações do Petrolão da Dilma ??

    É verdade que a esposa do Ministro do STF Luis Roberto Barroso tem uma offshore em Miami ?? E que o escritório do pai dele tem um contrato milionário com o Governo Federal ??

    Ele não deveria se declarar impedido de julgar o tramite do IMPEACHMENT? Qual o motivo de ele ter omitido trechos do Regimento Interno da Câmara propositalmente para justificar o seu voto e dificultar a aprovação do impedimento da Presidente que faz parte do Governo mais corrupto da história do Brasil ? Não deveria ser afastado ??

    Procede que os Ministros Luis Fux e Marco Aurélio Mello ficaram contra o IMPEACHMENT depois que Dilma pessoalmente atuou para que suas filhas virassem Desembargadoras?

    Por que os políticos do Congresso Nacional contrariaram os técnicos do TCU e aprovaram as contas da criminosa DILMA, mesmo ela tendo pedalado e cometido crime de responsabilidade fiscal?

    Qual o interesse da Rede Globo, Record, Band, SBT, REDE TV entre outras emissoras, todos os jornais, revistas e sites, salvo raras exceções; Os maiores Empresários e Banqueiros do país; ARTISTAS e FORMADORES DE OPINIÃO; OAB, CNBB, IURD, Sindicatos e Movimentos Sociais continuarem apoiando e defendendo um Governo que trouxe de volta a inflação, desemprego e literalmente quebrou e rachou o BRASIL?

    Como é possível não responsabilizar criminalmente e politicamente uma Presidente e um Governo que tiveram mais de 20 Ministros de Estado que caíram, foram afastados ou estão denunciados e envolvidos em escândalos de corrupção desde a posse em Janeiro de 2011 ??

    Por que o vice Michel Temer se acovarda, rasgando assim a sua BIOGRAFIA e não rompe de vez com o Governo do PT?

    Por qual motivo os partidos de Direita que foram eleitos com os votos das pessoas conservadoras como o PMDB, PP, PR, PRB, PROS, PSC e PSD continuam apoiando e defendendo um Governo de Esquerda Bolivariana ??

    Por que Lula e seu filho ainda estão soltos diante de tantas provas que as autoridades já possuem ??

    ACORDA BRASIL!!! – Até que quando o POVO vai ser saco de pancada??

    Ou fazemos alguma coisa até Março, ou vamos ter que aguentar mais 3 anos de DILMA/LULA e o PT.

    # TODOS PELO IMPEACHMENT ( Dia 13/03 MEGA MANIFESTAÇÃO PARA PARALISAR O BRASIL )

  12. gomes

    Esse desgoverno sempre procura um culpado externo para a coisas ruins que acontecem por aqui.
    Os brasileiros estão vendo todos os dias nos hospitais as misérias na saúde pública. Apesar disso, a senhora presidente nomeia para ocupar o cargo de ministro da saúde um deputado indicado pelo Piccaini, em troca de votos que a defendam de um possível impeachment. É a politicalha vergonhosa do toma lá dá cá em ação. Isso é se preocupar com mosquito?!
    VAMOS PRAS RUAS, NO DIA 13 DE MARÇO DE 2016, PEDIR O IMPEACHMENT DA SENHORA PRESIDENTE E A PRISÃO DE TODOS OS CORRUTOS.
    FORA DILMA! FORA LULA! FORA PT! FORA RENAN! FORA PICCIANI!

  13. Guilherme

    Hackeada o site da receita federal e a tela fica cheia de mosquitos!

  14. hacs

    Uma ultima questao.

    Os abortistas querem aprovar o aborto para “resolver o problema” dos bebes com microcefalia causada pelo zika. Dizem que eh por piedade das maes desses bebes. Porem…

    Supostamente, o pior cenario para esse problema eh supera-lo somente quando uma vacina for desenvolvida (outra possibilidade eh uma reducao forcada do numero de mosquitos). Algo em torno de 4 anos, pelo que li na imprensa internacional. Mas, talvez, essa vacina demore menos para ficar pronta, pois li na imprensa internacional que uma empresa indiana ja esta bem adiantada nessa pesquisa. Ou seja…

    Os abortistas querem usar o “problema” dos bebes com microcefalia causada pelo zika para aprovar “a solucao final” que pregam para qualquer “problema” de qualquer origem, e em qualquer epoca e lugar (principalmente onde/quando grassa a indiferenca pela vida dos mais vulneraveis).

    O zika passa, mas o aborto fica.

    Por piedade, obviamente.

  15. Fabio Prando

    Eu acho que eu tenho uma ideia de como chacoalhar esse sistema. O problema e que eu nao estou no Brasil. MInhas causas sao os transgenicos, o meio.ambiente a ciencia e a educacao.! Usando essas causas junto com as outras da pra fazer um tremendo protesto mais os organizadores tem que mudar um pouco o aproach. da pra levar muita gente pras ruas se apertar na tecla certa….vcs usam algum chat de criptografia?

  16. Alex

    Minha nossa>>>>>>>>>>> http://oglobo.globo.com/brasil/2016/02/04/3046-acao-no-site-do-governo-contra-aedes-ganha-raquete-para-matar-mosquito

  17. Rosiani Peso

    Começou na África?????………Se foi na África…..é culpa do Lula!!!

  18. Tucson58SP

    BRASIL, MUDE-SE DAQUI OU MUDE-O!

  19. maria santos

    Entrei ni site da Receita hoje, e pumba! o mosquito quase me picou… tenham decência comunistas malandros, enganar o povo com mosquito? Vão se catar

  20. Rue des Sablons

    Essa Zika Roussef é um desastre.

  21. Amilcar

    É imenso o descaramento de nossa governanta suprema, ela e seus asseclas, arrasam a economia, destroem a saúde e a
    educação, depois vem a televisão me pedir para matar mosquito, é muita cretinice, os agentes de saúde já deveriam estar
    combatendo o aedes aegypti desde que ele apareceu, e não pedir a população agora que faça o que o governo não fez.

  22. ash

    Há suspeita de que o pedido de socorro da Dilma ao Presidente Obama (este, de pronto atendido), há um laboratório americano por trás que se diz ‘dono do vírus zika’.

  23. Arnaldo

    Ao perceber que era essa senhora que estava falando, desliguei, imediatamente, o aparelho de televisão. Com a idade que estou, não dá pra escutar asneira por cima de asneira. A partir do primeiro mandato dessa infeliz, o município em que eu resido não faz mais nenhum combate ao mosquito. Afirmo que nem o carro do “fumacê” existe, A ânsia desses políticos se locupletarem do dinheiro público foi tão grande que menosprezaram o combate ao mosquito e desabasteceram as unidades de saúde de todas as vacinas. A saúde do povo não interessa aos políticos. A segurança, idem. É roubalheira pra tudo que é canto. As desculpas são sempre: “não sabemos, não vimos, não tivemos conhecimento”. É um bando de sem-vergonha, salafrário, gatuno, meliante e corrupto no meio político. O povo já não aguenta e ainda tem que suportar tanta mentira, tanta falta de respeito desses pulhas e a mídia ainda contribui com esses desmandos, ao não informar corretamente. Quando o homem não sabe fazer justiça, Deus é que vai ter que fazer.

  24. Maurício

    Enquanto a “presidente” zica vírus dizia “se o mosquito não nascer, o vírus Zika não tem como viver” a população de bem respondia alto e bom som através de panelaço, buzinaço, assoviaço, gritaço e demais sons que se traduziam claramente em “SE A LEI PREVALECER E SOBREVIVER, O VÍRUS ZICA-PETRALHA NÃO TEM COMO VIVER”. Show!

  25. CARLOS ALBERTO CASTRO MARTINS

    Em tempos atras outras mazelas de unificação atingiram o BRASIL:
    * Febre Amarela
    * Malária
    * Gripe Asiática
    * Aids
    * Dengue etc….Êta mosquitinho escroto……..
    – Ninguém resolve nada,…..aí GLOBO entra de novo no armário e tudo volta ao esquecimento.

    Mas a Super Dilminha vai resolver!!!!! Vai percorrer em todo Brasil: todas borracharias , todos lixões, todos Sucatões, todos desmanches, todas piscinas desativadas, todos povoados, todas garrafas pets deixadas pelo chão, todas praias infectadas etc……

    Carlos

  26. joseh silva

    tou comezando axar ki essa estorya de zika eh papo furado … zika = azar = num.13 … codiname pt, portanto … evidencya saum crianzas de faixa etarya tipo 5 a 10 anos, portanto naum recente … fazem alarmes no brz pra desviar atenzaum sobre oceano de lama e desdobramentos excusos … na ameryka latina pra desviar atenzaum sobre sonho fracassado de se implantar comunismo em seus payses que foi planejado no phorum de sp e na ameryka anglosaxisonyka ressuscitar a eterna repressaum sexual dizendo ke zika eh transmitida por sexo … o ebola serviu tbm de cortina de fumaza pra se encobrir algo intencional … assim como veio … foi-se! … sem aviso.

  27. João F.

    Ao contrário do que a Dilma insinua, o que passa de um país para o outro é o vírus, levado por viajantes, não o mosquito. Tivesse o governo, no devido tempo, combatido o mosquito, o vírus não estaria se espalhando como está.

  28. hacs

    Ignoram deliberadamente os riscos (multiplicacao acelerada do mosquito e falta de recursos medico-hospitalares) por anos e depois oferecem o aborto como saida. Se eu fosse suficientemente asqueroso e quisesse promover o aborto agiria similarmente.

    Para reduzir os casos de microcefalia, se for comprovada a relacao com o zika, eh suficiente adiar a gravidez usando os metodos contraceptivos conhecidos (largamente disponiveis em todos os postos de saude do territorio brasileiro?????) ate que haja uma vacina ou que a quantidade de mosquitos seja reduzida.

    O aborto dos potenciais “feeblemindeds” eh uma excrecencia que deveria permanecer nos livros de historia como lembrete de quao crueis e desumanos somos capazes de ser em nome do “bem comum”.

  29. nanadaluz

    bati panela e todos bateram por perto mais que nunca! muita cara de pau gastar nosso dinheiro para mentir na tv opara nada. Pois ninguem viu que ela dizia
    batendo panela.

  30. Jcs Carlos

    Bela Mentira estão implantando na cabeça de que não raciocina. Estes mosquitos sempre existiram. Não acaba nunca.
    O que esta causando problemas nas pessoas e nas crianças são e continuarão sendo as vacinas que estão aplicando.

    É nestas vacinas que se encontra este vírus (ZIKV), não tem nada com mosquito não.
    O Governo não que admitir, imagina a enxurrada de processos e indenizações que teria que pagar por seus erros, então
    fica mais fácil culpar o pernilongo.
    Acorda Brasil. Este surto mais agudo concentra-se no Estado de Pernambuco, onde foram aplicadas milhares de vacinas a uns 12 meses atrás, e veja o resultado. Cientista já comprovaram, a vacina esta causando o problema.

  31. vera

    Texto muito bom!! parabéns Reinaldo,
    você conseguiu absorver o “espírito da coisa” na relação de Dilma com o “aedegipsi!” (rsrs)

  32. HenriqueS

    Graças a Dilma teremos sim um fator para unificar o Brasil. Mais do que o mosquito teremos um batalhão de brasileiros portadores de microcefalia que, enquanto viverem, serão o retrato fiel do que foi esse governo.

  33. César

    Olimpíadas do Zika! Maiores produtos de exportação do Brasil: Robô? Celular? Computador? Não! Vírus e Aedes!

  34. Marcio Ruivo

    Somente uma praga pode ser associar a outra, este foi o raciocínio da aloprada sapiens zikada, como é amplamente de conhecimento de todos, pensar, refletir, raciocinar não são adjetivos de Dilmandioca, extraordinariamente ela conseguiu ver no mosquito uma forma de unir o país, para derrubar o mesmo e tentar evitar a sua própria queda da cadeira da presidência, felizmente nem uma coisa nem outra, o mosquito somente será derrubado com atitudes ativas da população de evitar criadouros, e Dilma vai cair devido as sua próprias atitudes e de seu corrupto e imundo partido, somente uma pessoa sem cultura e desprovida de qualquer inteligência, poderia achar que falando em cadeia nacional de radio e tv com outro assunto, poderia unir o país em torno de um ideal.

  35. Cientistas dizem que 'é hora de cancelar Olimpíadas no Rio'

    Cientistas dizem que ‘é hora de cancelar Olimpíadas no Rio’ por surto do Zika. Segundo especialistas norte-americanos, é irresponsável prosseguir com Jogos e jovens não vão querer vir ao Brasil. A revista “Forbes” publicou nesta quarta-feira um artigo que pede o cancelamento do evento por causa dos riscos do surto, além de fazer duras críticas a respeito da poluição na Baía de Guanabara. De acordo com o texto, é irresponsável prosseguir com os Jogos já que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a epidemia uma emergência mundial de saúde pública. “Parece que é hora de cancelar os jogos Olímpicos 2016 no Rio de Janeiro. A razão é simples: mulheres não podem viajar para lá em segurança”, diz o texto dos pesquisadores Arthur Caplan e Lee Igel. “Enquanto as águas poluídas e problemas de segurança já dificultam as coisas para qualquer visitante lá, agora o Brasil está na linha de frente da epidemia do vírus Zika”, escreveram especialistas em esporte. O país está “quebrando” antes mesmo de pagar pelas Olimpíadas. “Onde deveria estar a prioridade financeira no meio de uma epidemia? (…) O Brasil vai se afundar em dívidas tentando combater a epidemia enquanto paga pelos Jogos”, diz o texto. “O Comitê precisa mudar os Jogos de lugar, ou cancelá-los. Prevenção é o melhor jeito de encarar uma séria ameça à humanidade”, finaliza o artigo. Obs: Concordo plenamente com os cientistas, o Brasil esta com uma crise histórica em todos os sentidos, e os políticos irresponsáveis (corruptos) deste país desviando dinheiro com este pão e circo que é esta OlimPÍADA, que só deixara elefantes brancos e uma divida impagável, ficaremos pior que Atenas (Grécia), TEM QUE CANCELAR MESMO

  36. BRASIL! AME-O OU DEIXE-O! OU MUDE-O!

    TIRAR ESTA CANALHADA
    DO PODER, Ê MAIS
    IMPORTANTE QUE
    ERRADICAR O
    AEDES!
    PORQUE?
    POR ESPERARMOS
    QUE UM PRÓXIMO
    GOVERNO, SEJA
    MAIS RESPONSÁVEL,
    HONESTO E CAPAZ!
    E NÃO DEIXE CRIAR
    OS FOCOS DOS MOSQUITOS,
    DOS CORRUPTOS E DOS LADRÕES!
    EXTERMINANDO A QUADRILHA PT & PMDB,
    É MEIO CAMINHO ANDADO!
    O RESTANTE A GENTE
    RESOLVE! SOMOS
    BRASILEIROS!
    E NÃO PODEMOS ERRAR MAIS!
    OPORTUNISTAS E POPULISTAS
    DESTA CATEGORIA, NÃO
    PODEM DESGOVERNAR
    NOSSO PAÍS!
    AMÉM!

  37. Fernando Tichauer

    Temos a moeda, o idioma, a bandeira e o mosquito.
    Aliás, o mosquito poderia estampar as próximas notas de duzentos reais que, graças à inflação da presidenta, logo logo serão postas em circulação

  38. Varo

    Zica Rousseff

  39. Rodrigo

    Aí vai minha ideia em prol no país (até parece político falando, não?). Criar em laboratório, modificando geneticamente o mosquito Aedes aegypti, o mosquito Dilmas rousseffs, anexando ao DNA do primeiro todas as características de nossa icônica presidenta, retrato fiel da situação pela qual passa o país.
    Ao se colocar esse mosquito Dilmas no convívio da mosquitarada em seu habitat, lugares com pneus velhos, garrafas vazias, pratinhos de flor e etc, em uma semana eles, os mosquitos Aedes normais, estarão enfrentando uma crise colossal, incapazes de procriar, conseguir alimento e atazanar a vida alheia. Morrerão de inanição, sem fazer mais mal a ninguém, livrando o Brasil, por um longo tempo, de um dos muitos problemas que nos afligem.
    Tenho certeza (desculpem a modéstia mas sei que não há alma viva mais esperta do que eu nessa coisa de criar soluções) de que todos agora querem saber como cheguei nesta tão brilhante e simples criação, digna de um Nobel de Medicina, de ter meu nome inscrito no Panteão da Pátria (igual ao herói Brizola) e de aparecer no Jornal Nacional, solução que pode ser a base científica para a eliminação de epidemias semelhantes no Brasil e no mundo.
    Fácil! Se o Dilmas rousseffs arrebentou com o desenvolvimento de um país inteiro, imagina o que não pode fazer com uns meros mosquitinhos…

  40. Grilado

    pléim!!! pléim!!! pléim!!! FORA DILMA!!! FORA LULA!!! FORA PT!!! FORA CALHEIROS!!! FORA SARNEY!!! FORA PMDB!!! FORA TEMER!!! FORA CUNHA!!! FORA VAGABUNDOS!!! FORA LADRÕES!!! FORA IDIOTAS!!! FORA CHICO BUARQUE PILANTRA!!! FORA ONGs PETISTAS!!! FORA UNE!!! FORA MST!!! FORA CONGÊNERES DO MST!!! FORA SINDICATOS PELEGOS!!! FORA PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS E DE ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL IDEOLOGIZADOS!!! FORA TUDO O QUE ATRASA O PAÍS!!! FORAAAAA!!!!

  41. Rose

    Se aproveitando da dor nacional para poder dizer que “fala à nação” novamente. Levou panela!

  42. kátia

    perfeito, a geografia do vírus explica, é educativa, panelaço é o povo que grita, é o povo impedindo o voo, cortando as asinhas da “presidente” dilma. só um parenteses, reinaldo, o mosquito pode ser sim um agente de união nacional, diferente da vacina o seu combate demanda soluções e decisões a nível local, tendo a população um papel muito importante enquanto agente multiplicador, de acionamento do poder público, das lideranças… tudo isso pode sim dar início a um processo maior de empoderamento e de politização dentro das diversas comunidades. impeachment do aedes aegypti já. fora pt.

  43. Pedra90

    Normalmente o político parasita deixa “terra arrasada” ao término do mandato. Essa infeliz deixou a meta aberta, atingiu a meta e dobrou a meta, ao deixar “terra arrasada” no primeiro ano de seu primeiro mandato! Que Deus nos ajude, porque vamos precisar!

  44. rosan

    A rainha da mandioca está com a moral tão baixa, baixíssima, que até quando o assunto é deveras sério, ela não tem a menor credibilidade!!! Pléim, pléim, pléim (e tome panelaço!!!).

  45. Tucson58SP

    DURO MESMO FOI OUVIR DA MUSA DO POSTE MAGNIFICO, QUE, SE UNIRMOS, NÓS E ELLES DO PODER, VAI SER FÁCIL ACABAR COM O ZIKA!
    .
    Totalmente irresponsável essa afirmativa, até porque, principalmente no nosso querido Brasil, o Aedes já é reconhecido como parte da população, tem a cidadania brasileira, sempre foi bem acolhido. É até chamado de Edinho por alguns.
    EU ACHO QUE O PLANETA está no momento de maior perigo da sua caminhada com essa doença, porque, a cada dia, ela mostra que não respeita os mecanismos naturais de reação do organismo humano. A comprovada transmissão via sexual, mostra isso, e acende uma grande luz vermelha sobre a civilização.
    AGORA VEM A ANTA E DIZ QUE SE NOS UNIRMOS LIMPANDO AS CASAS, VAIR SER FÁCIL…PODE????
    .
    TOTAL IRRESPONSABILIDADE PROSELITISTA.

  46. Ravenna

    Agora Dilma precisa fazer um decreto, batizando esse mosquito de aedes brasilis! Que petróleo, que nada! O mosquito é nosso!

  47. Sergio Ferreira

    Não entendi bem porque que … não disse que o mosquito já estava no Brasil há milhões de anos e o vírus veio da África no governo do Fernando Henrique. Para se eximir esses ptr@lh@s inventam qualquer estória. Pobre país esse nosso.

  48. Ronald Malucelli

    Enquanto esta hospedeira não deixar o planalto, o país será o local ideal de proliferação de mosquitos, vírus, doenças, vermes, ratos, que se entopem na roubalheira deste governo incompetente, leviano, vagabundo e larápio. Cleptomaníaca safada!!!!

  49. gil

    “…depois de empobrecer a população,vender a fantasia de que os problemas nacionais seriam solucionados num passe de mágica,violar a Constituição,humilhar o Concresso,jogar o pais numa recessão profunda e,naturalmente,fracassar à luz das expectativas delirantes então criadas,o sr.resolveu vestir a pele de cordeiro e recorre agora ao entendimento nacional.(…)”Esse é um trecho da Carta aberta ao sr.presidente da Republica publicado pela Folha em 25 de abril de 1991,dirigida ao presidente da época,Fernando Collor.Qualquer semelhança com a situação atual não é mera coincidencia.

  50. DIROFF

    Nociva ao país, exatamente como o outro !!! Enquanto continuar aboletada no planalto, o país tomará cada vez mais o rumo bolivarianista, ou seja, o do brejo !!!!