Blogs e Colunistas

21/10/2011

às 5:53

Nova Líbia – Crianças pisoteiam a imagem do morto

Vi ontem no Jornal Nacional a comemoração pela morte de Kadafi na embaixada da Líbia no Brasil, que já representa o novo governo. Adultos e, especialmente, crianças pisoteavam um retrato do ex-ditador. Fiquei em dúvida se ele estava no armário como evidência de esperança ou precaução. Esperança: “Um dia ele morre, e a gente sapateia”. Ou: “Vai que ele dê a volta por cima, melhor deixar a coisa aqui”.

Crianças sendo convocadas a pisotear a imagem de alguém que acabara de ser assassinado sem julgamento, mesmo sendo um facínora asqueroso??? Péssimo sinal!  Tomara que a população da Líbia não tenha de sentir saudade do seu tirano!

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

44 Comentários

  • Raimundo Freitas

    -

    23/10/2011 às 3:59 am

    POR SUGESTÃO DE CELSO AMORIM E DE PATRIOTA, COM O APOIO DE TODA A “PETRALHADA E PCBADA”, A “PRESIDENTA” DIL-MÁ VAI DECRETAR LUTO OFICIAL DE 07 DIAS POR CAUSA DA MORTE DO GRANDE “COMPANHEIRO” E LÍDER INCONTESTE DA LÍBIA, ASSASSINADO COVARDEMENTE POR REACIONÁRIOS INIMIGOS DA REVOLUCÃO ISLÂMICA. ALÁ SEJA LOUVADO, Ass. SALIM SALAME!!

  • jhow

    -

    22/10/2011 às 4:38 pm

    com certesa vão sentir falta de kadafi agora que vem a guerra ou v6 acham que os rebeldes são boms moços???
    eles são terroristas da pior especie

  • tico tico

    -

    22/10/2011 às 4:31 pm

    Há doutrinas interesseiras que apregoam, serem os homens iguais no seu nascimento. Pura mentira! O DNA das pessoas é formado paulatinamente, aí incluso suas características biológicas, psíquicas e espirituais.

  • Filintro

    -

    22/10/2011 às 2:54 pm

    Os mesmos que “aplaudiam” em seus discursos, são os mesmos que o pisoteiam.

  • Ivan Corrêa

    -

    22/10/2011 às 11:54 am

    Terroristas estão em guerra com um inimigo que elegeram e é legitimo que este se defenda e o ataque à altura.
    Tiranos, genocidas e ditadores precisam ser julgados democraticamente, publicamente por seus atos. São criminosos diferentes.

  • Luiz Breyner Torres Breyner

    -

    22/10/2011 às 11:46 am

    enquanto o fanatismo religioso estiver presente a desgraça estará junto com seu povo

  • Marcos F

    -

    22/10/2011 às 4:21 am

    Ai, que saudade da Herança Maldita Original!

  • Leo Madureira

    -

    21/10/2011 às 9:39 pm

    Kadafi teve o que merecia. Julgamento?!
    Pobrezinho também do Orlando Silva, sendo vilipendiado sem julgamento. Realmente uma barbárie.

  • Wagner Peixoto

    -

    21/10/2011 às 7:48 pm

    Não. Definitivamente não entendo essa compaixão toda de Reinaldo por um facínora. Tenho o hábito de concordar bem mais do que discordar com você, Reinaldo. Essa é uma dessas em que discordo em gênero, número e, se fosse possível, em grau.

  • di carvalho - Minas/ Sul

    -

    21/10/2011 às 7:13 pm

    Eu tinha me esquecido no outro texto, mas cito agora: Kadaf queria a morte dessa forma, pois se tornaria um martir aos seus. Se ele se entregasse aos poderosos todo o acontecido tomaria outro rumo. Aí seria desvantagem; morreria sem glória.

  • Rosangela Antunes

    -

    21/10/2011 às 5:56 pm

    Julgamento de bandido não pode ser diferente. Afinal! foram tantos crimes cometidos que julgar através de tribunal é pouco. Lembre-se, foram quatro décadas de atrocidades contra seu povo. O destino da Líbia é outro tema que espero seja resolvido da melhor maneira possível. Gostaria que a intolerância por ditadores fosse comum a todos os países. Quem sabe… a Líbia não sirva de exemplo e acovardem os que aí ainda reinam.

  • ana soriano

    -

    21/10/2011 às 4:30 pm

    Conheço inúmeros libaneses, sírios, árabes e judeus.
    São todos homens de paz. Inteligentes, alegres, trabalhadores,educados, honestos etc.
    Não podemos esquecer que o berço da civilização ocidental
    é dessa região que hoje engloba tantas nações.
    Depois de tantos anos de ditadura , genocídio, torturas
    etc, é certo que estejam descompensados.
    Vamos torcer para que os ânimos se arrefeçam e que esses povos tenham paz e reconhecimento de que são massa de manobra de grandes interêsses internacionais.

  • Ricardo

    -

    21/10/2011 às 4:11 pm

    O video no YT “Algerian author Anwar Malek talks about the arab world” fala exatamente sobre isso. Entre muitas críticas que esse argelino faz aos governos e populações árabes ele faz um comentário que explica tudo:
    “O governantes árabes são um reflexo do povo. Eles não vieram de Marte ou do Sol, eles saíram do povo e compartilham as mesmas crenças. Se colocássemos qualquer cidadão árabe como governante eu duvido que ele fizesse algo de diferente.”
    Estão aí os “rebeldes” da Líbia e os “jovens” do Egito pra provar.

  • Jane Araújo

    -

    21/10/2011 às 3:08 pm

    O que esperar de um povo que educa as crianças dessa maneira? E ainda tem quem confie que deles surgirá uma nova nação. Oh, ilusão! Os governantes são a cara do povo que os elegem e os tiranos do mesmo modo, representam a parte que conta entre seus conterrâneos, senão não perdurariam por décadas no poder.

  • Danilo Max

    -

    21/10/2011 às 2:34 pm

    “Crianças sendo convocadas a pisotear a imagem de alguém que acabara de ser assassinado sem julgamento, mesmo sendo um facínora asqueroso???”

    Tio Rei, isso é típico da cultura islâmica, de um modo geral: ódio, ressentimento e vingança. Desde cedo, as pessoas são doutrinadas a demonstrar a sua raiva, ou até mesmo ódio, o que é visto como uma virtude a ser nutrida, pelos sequazes de Maomé! Nada de conversas, acordos, apaziguamentos de conflitos, etc. Nada das mínimas regras civilizacionais que o tão odiado Ocidente cultiva e busca – não tão frequentemente, é verdade! – praticar. “Tenho que mostrar minha indignação ou vão pensar que sou covarde, fraco”; acreditam.

    Veja como as crianças palestinas são educadas.

    Eis a “primavera árabe”: na verdade, um LONGO e TENEBROSO INVERNO!

  • Gilmar

    -

    21/10/2011 às 2:25 pm

    Osama foi morto sem julgamento também.

  • Edilson

    -

    21/10/2011 às 1:38 pm

    Talvez não seja notícia porque as comemorações pela morte de Kadafi fará sombra aos novos acontecimentos na Líbia. Mas agora que Kadafi se foi, o próximo passo será a guerra entre os próprios rebeldes para ver quem fica com os despojos do tirano. A guerra civil, de fato, está apenas começando, e com o doce e primaveril apoio de alguns tontos ocidentais.

  • wagner

    -

    21/10/2011 às 1:36 pm

    O cara governou o país 39 anos ou mais. Isso é bizarro. Quando começa uma bizarrice, ninguém sabe onde vai parar. Acontecem coisas surpreendentes. Ficar no governo 39 anos e na hora de passar o chapéu preferir morrer é uma coisa psicodélica, e os resultados são totalmente surreais. Imagine você saindo na rua sem roupa, pintado de verde e deslocando-se plantando bananeira, e ainda insistir nisso. Qual vai ser o resultado? Foi isso que o kadafi fez, governou 39 anos e recusou-se a sair.Birutice gera birutice.

  • bob

    -

    21/10/2011 às 1:33 pm

    mestre,mestre queremos ver de tua parte algum sinal perguntaram alguns fariseus e escribas.-então o senhor respondeu;pedem um sinal; mais nenhum sinal lhe sera dado ;mais, estarei trêz dias e trêz noite no coração da terra. então vai e leva consigo outros seté espiritos,piores do que ele,e, entrando,habitam ali;e o ultimo estado daquele homem torna-se pior do que o primeiro,assim tambem acontecerá a esta geração perversa. ————-mateus 38 vs-43]

  • ze amarelinho

    -

    21/10/2011 às 1:30 pm

    No oriente estamos vendo a democracia OBAMICA.
    sangue e novos ditadores e fundamentalistas pior do que estavam.

  • Edilson

    -

    21/10/2011 às 1:30 pm

    Só idiotas ou ingênuos para acreditar numa primavera democrática que já nasce com sangue regando as flores do mal que já vão brotando.

    Igualmente idiotas ou ingênuos os que acreditam que um grupo que toma o poder por meio da violência o entregará pacificamente por meio das urnas.

    Fidel Castro e seu grupo rebelde tomaram o poder do tirano Fulgêncio Batista por meio das armas e prometeu entregar democracia ao povo cubano, que até agora continua esperando…

    Vai ver a democracia se esqueceu do caminho de casa e deve estar perdida por ai, há mais de cinquenta anos…

  • Mr. Carcaju

    -

    21/10/2011 às 12:47 pm

    Reinaldo,

    achei também um absurdo quando vi, mas não pude deixar de pensar que tal atitude foi somente uma estratégica de sobrevivência. Imagina se eles não fazem isso? O novo governo democrático, civilizado e primaveril líbio poderia não gostar do não alinhamento… Aí já viu… É decapitaçao na certa! Tudo muito “new age”…

  • Andorinha solitária

    -

    21/10/2011 às 12:36 pm

    A disseminação do ódio é a mais baixa forma de conquistar poder. Isto já conhecemos, em menor escala. Pobres crianças! O pior é a ilusão (ignorancia?)do povo civilizado de que a democracia é possível numa sociedade dessas.

  • Isabela

    -

    21/10/2011 às 12:23 pm

    No meu entender, não é isso que se deve ensinar às crianças, mas sim o respeito incondicional ao próximo. Por outro lado, como esses adultos da líbia poderiam exigir respeito para si próprios se não fosse como foi? Como eles teriam derrubado o facínora? Ou teriam que ficar mais algumas décadas vivendo sob o domínio da violência? Podem retribuir com violência também ou não podem? Para essas perguntas não consigo ter respostas, porém tenho a convicção de que não é isso que se deve ensinar às crianças, para que não sejam formados, para o futuro, tiranos iguais aos que hoje pisoteiam.

  • hestia

    -

    21/10/2011 às 12:22 pm

    Exatamente o que eu penso.

  • SILVIO

    -

    21/10/2011 às 12:15 pm

    PELA VISÃO DE UM MUÇULMANO, TUDO ESTÁ CORRETO…..

  • Wellington Alves

    -

    21/10/2011 às 11:23 am

    Dizem que cada povo tem o governo que merece né…

  • karla gadelha

    -

    21/10/2011 às 11:15 am

    Impossível ver essas imagens e não se lembrar da festa afegã para o “libertador” talibã. Não compactuo desta comemoração porque prezo a justiça e acho que este seria o melhor caminho, senão único para uma longa e humanitária reconstrução do país.Devemos pedir a Deus que um novo Afeganistão, um novo Iraque, não esteja para surgir das cinzas do povo libanês, que tanto já sofreu, mas a exemplo dos demais ainda pode ser muito pior.

  • Manuel

    -

    21/10/2011 às 11:01 am

    Essa cena das crianças “sambando” na imagem do ditador me deixou meio desesperançoso com o que está por vir. Um dia é o pescoço do Kadafi, e no outro? Que democracia manca é essa que vai surgir no oriente médio?

  • Sandra

    -

    21/10/2011 às 10:57 am

    Nossa… Muito macabro…
    Mas não posso deixar de me espantar como esses líderes com 99% de aprovação acabam desse jeito.

  • Elison Júnior

    -

    21/10/2011 às 10:54 am

    Caro Reinaldo quando assisti a reportagem… Pensei: “Pobre povo que vive, alimenta-se e regojiza-se no ressentimento como estilo de vida, não conhece o PERDÃO como virtude e sim como fraqueza.Este povo que professa sua fé de raiz Semita nunca entenderá a escolha de Deus pela primogenitura de Isaque em detrimento de Ismael o qual nunca foi tido como raiz de Abrão. Faz parte da natureza, do DNA, do Islamismo a FALTA DA REVELAÇÃO de Deus como um PAI, O ABBA PAI.

  • nana

    -

    21/10/2011 às 10:29 am

    No Brasil tudo pode, inclusive véu na prova do Detran pra muçulmana. Leis que coibem servem apenas pros brasileiros os loucos fanáticos que moram aqui sapateiam sobre o estado de direito.

  • Cactus

    -

    21/10/2011 às 10:17 am

    Belíssimo texto. O lado negativo sempre usa crianças para fazer propagandas macabras. Inclua as crianças fora disso.

  • Chacon

    -

    21/10/2011 às 10:13 am

    Já ví animais selvagens mais civilizados. Já hienas, leões, rinocerontes conviveram em paz, soltos, com o ser-hamano, já ví até um crocodilo de 4 metros nadando com “seu dono” sem querer comê-lo. Quem é mais selvagem? Abraço

  • Ottoni

    -

    21/10/2011 às 10:03 am

    A coisa é a seguinte: o mundo anda pra frente, mas não de uma hora pra outra. O atraso civilizatório norte-africano é imenso – esse é o fato.
    Naquela região toda, o que se terá serão trocas de 6 por 1/2 dúzia.

  • Frase do Dia

    -

    21/10/2011 às 9:57 am

    >>
    O ptssauro Tarso Stalin Genro, governador do Rio Grande do Sul, que não consegue resolver os problemas mais básicos dos gaúchos, como melhores estradas, segurança, saneamento, educação, etc., e que é especialista em criar mais despesas para acomodar a cumpanhêrada no colo do estado com o único objetivo de sugar o erário público, acaba de escrever um texto onde ele resolve, ou sugere, o que deve ser feito para resolver, imaginem, a crise na Grécia! A esquerda é, definitivamente, uma piada pronta.

    Se alguém tiver saco de ler o arrozoado esquerdista bocó e idiota do sujeito que mandou atletas cubanos de volta para a Ilha Presidio sem lhes conceder o asilo e a liberdade e que propos asilo à um bandido e assassino italiano, o texto está aqui, neste pasquim comunista:

    http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=18746

    <<

  • di Carvalho - Minas/ Sul

    -

    21/10/2011 às 9:20 am

    Dê motivos a suas crianças que elas te surpreenderão.
    Com esses insamentos como podem, as crianças, serem crianças? Mais uma vez a ignorância do homem.
    Inté Rei.

  • Americo A.

    -

    21/10/2011 às 9:06 am

    Rei morto,rei posto,um axioma que povos cultivam.Uns ,de maneira odiosa contra seu rival,bestas ou não.Outros,libertos de prisão por crimes de sangue contra pseudo-inimigos,ja’ no primeiro dia livres,DÃO PALESTRAS ‘AS CRIANÇAS DE COMO DEVEM SE COMPORTAR COMO BOMBAS-VIVA CONTRA O MESMO POVO QUE ELES MATARAM COM TERROR ODIOSO.Tipico do mesmo mundo em que o cruel Kadafi foi executado,sem nenhum resquicio de etica-moral e justiça pelas leis dos homens.

  • Anónimo

    -

    21/10/2011 às 9:01 am

    Se a idéia é criar uma democracia na Líbia, os rebeldes até agora conseguiram disfarçar bem. De qualquer forma, melhor se apressarem, pois o começo não foi bom. Em caso de dúvida, exijam empenho e recursos de Obama, Cameron e Sarko, os três patetas da política internacional.

  • alexandre

    -

    21/10/2011 às 8:44 am

    “Um dia ele morre, e agente sapateia”.
    agente secreto??? hehehe…

  • Christiane Rebola

    -

    21/10/2011 às 8:22 am

    Concordo plenamente com você.

  • Irving

    -

    21/10/2011 às 8:14 am

    Onde estavam as famosas seguranças do famoso ditador libio? Pelo visto era so encenação. Devem ter fugido ao primeiro tiro.

  • Carlos Alberto Bárbaro

    -

    21/10/2011 às 7:58 am

    Moro próximo a uma dessas denominações religiosas mais novas que sua marca de uísque. Ali por volta das 21h30, quando se encerra um dos últimos cultos, vez ou outra estou na rua e me deparo com a multidão que deixa o enorme galpão que lhes serve de templo. Há junto dos pais uma multidão também de crianças, a maioria bem novas, três, quatro anos. Acabaram com certeza de serem submetidas a rituais de exorcismo, algumas talvez subiram ao palco constrangidas a pedir que o pastor ajudasse o pai a se livrar do alcoolismo, todas com certeza, transidas, entoaram um ou outro “sai capeta” na companhia dos pais.
    As crianças, helas, são sempre convocadas, e tendem em sua maioria a imitar os pais. Os filhos do nosferatu maranhense com certeza aprenderam desde a mais tenra idade que um dia, tudo isto seria deles, e, mais importante, foram infundidos com a ética própria dos nosferatu para continuar a manter tudo aquilo. Não estou sendo determinista nem pessimista, mas apenas lembrando que por mais horrível que seja ver crianças ensandecidas por pais já além de qualquer redenção, o fato em si de elas seguirem os adultos, isolado do seu contexto, é pra lá de corriqueiro. Sim, as crianças deveriam todas estar sendo civilizadas a todo o tempo, mas o normal é estarem sendo conformadas.

  • Bracaleone

    -

    21/10/2011 às 7:35 am

    O ex-presidente deve tomar cuidado para não ter o mesmo fim do Sr. Muammar Gaddafi da Silva, seu irmão.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados