Blogs e Colunistas

28/07/2012

às 7:52

Nos santos domínios de Erenice Guerra – Relato da PF diz que filho de ex-ministra cobrava por lobby

Por Filipe Coutinho, Andreza Matais e Rubens Valente, na Folha:
Relatório inédito da Polícia Federal, obtido pela Folha, mostra que Israel Guerra, filho da ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra, e Vinícius de Oliveira Castro, então assessor da pasta, operaram para ganhar dinheiro por meio de consultorias a empresários interessados em contratos com o governo. O relatório é baseado em investigação de quase dois anos. Por considerar que houve falta de provas de tráfico de influência, no entanto, o Ministério Público pediu e a Justiça Federal mandou neste mês arquivar o inquérito.

“Fica evidente que a conduta de Vinicius foi toda pautada no interesse em oferecer aos empresários o serviço da empresa que operava com o amigo Israel”, diz a PF. Para chegar a essa conclusão, a polícia ouviu dezenas de depoimentos, analisou contratos entre diversas empresas e o governo e quebrou o sigilo telefônico, fiscal e bancário dos envolvidos. Erenice Guerra substituiu Dilma Rousseff na Casa Civil quando a hoje presidente deixou o cargo para concorrer nas eleições. Considerada braço direito de Dilma, ela caiu horas depois de a Folha revelar que seu filho Israel cobrou dinheiro do empresário Rubnei Quícoli para viabilizar empréstimo no BNDES.

Uma reunião foi marcada, na Casa Civil, para Quícoli e Erenice tratarem de um projeto de energia solar com o governo. À Folha, Erenice à época negou ter participado do encontro. À PF, admitiu. A investigação elenca 13 tópicos a serem apurados. Sobre a reportagem da Folha, o documento informa: “Confirmam-se as reportagens que apontaram que um servidor da Casa Civil [Vinicius Castro] indicou aos proprietários da EDRB [empresa representada por Quícoli] a contratação da empresa de assessoria Capital [do filho de Erenice] para obtenção de parceiros para desenvolver um projeto apresentado na Casa Civil”.
(…) 

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

7 Comentários

  1. misael

    -

    30/07/2012 às 9:29

    ESSE É O NOSSO BRASIL! O BRASIL PETISTA,É ÓBVIO QUE OS TUCANOS TAMBÉM APRONTARAM AS SUAS,ENTRETANTO, NUNCA NA HISTÓRIA DESSE PAÍS…SE ROUBOU TANTO! E AGORA QUEM PODERÁ NOS DEFENDER? SERÃO OS SENHORES MINISTROS? TOMARA.

  2. diana balaguer

    -

    30/07/2012 às 9:08

    Reinaldo, parece que existe uma luz no final do túnel. Li ontem que vão lançar a Arena, direita, até oano que vem. Vamos torcer e ajudar a se consolidar, afinal precisamos e muito de oposição em banânia. Que seja bem vinda.

  3. Marcos F

    -

    29/07/2012 às 0:20

    Não pode passar assim. Lugar de bandidos é na cadeia – mulheres inclusive.

  4. Angelo

    -

    28/07/2012 às 16:46

    Senhores,a verdade é uma só,relatórios pra cá,relatórios
    prá lá,a PF,investiga daquí e dalí,para que?-No final,
    não dá absolutamente em nada,ARQUIVE-SE.!
    Este é o Brasil maravilha registrado em cartório.

  5. Claudio

    -

    28/07/2012 às 15:51

    Brasil o país da impunidade!
    Mas… se ela fosse do DEM o do PSDB… Com certeza já estaria na maior roubada.

  6. Ferreira Pena

    -

    28/07/2012 às 9:02

    Reinaldo, só há um jeito do Brasil fazer justiça à Erenice Guerra: Dilma nomeá-la sua sucessora. Claro, depois do segundo mandato, pois a matrona ganha novamente, tal a miséria da oposição! O PT conseguiu criar um bando de intocáveis, onde nem nossa porca justiça atua. Estamos perdidos! ERENICE GUERRA PARA PRESIDENTE! Esse é o grito que deve ecoar, para fazermos justiça aos vagabundas e vagabundas do país. Às vezes leio a afirmação que o brasileiro é conservador e coisa e tal, conversa fiada; na verdade gostamos é de malandragem.

  7. Célio

    -

    28/07/2012 às 8:19

    Ué! A casa civil não era justamente a sede da Escola Superior de Aprendizes Mensaleiros, onde ficava o gabinete do prelado-mor da dita corja do tal dum chefe-da-quadrilha, e também da dita cuja, mãe desse cobrador dum certo imposto ou taxa de sucesso?

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados