06/12/2012
às 17:55Niemeyer, a obra e o pensamento. Ou ainda: Por que ser “poeta da curva” é superior a ser “poeta da linha reta”?
Que coisa!
Quando Oscar Niemeyer fez 99 anos, publiquei um post neste blog sobre tão notável personagem. E expliquei ali por que o considerava metade gênio e metade idiota. Isso foi em 15 de dezembro de 2006 – no primeiro ano do blog. O texto foi bastante comentado e coisa e tal, mas os jegues militantes, tudo indica, não o haviam descoberto até agora. O que fiz ontem, no primeiro texto, foi escrever uma pequena introdução e anunciar que repetia aquele texto. Qualquer pessoa que o tenha lido sabe que fiz um elogio à obra de Niemeyer. Mais do que isso: sustentei que a qualidade do trabalho de um homem e a qualidade de seu pensamento nem sempre andam juntas, são proporcionais ou têm o mesmo sentido.
Num segundo texto, sustentei, e sustento, que, na raiz da ambiguidade que eu apontava, estavam, sim, as escolhas ideológicas que fiz. Um liberal conservador, acho eu, tem de, nesse particular também, pensar e se comportar diferentemente das esquerdas, que demonizam artistas – isso é histórico – por conta, eventualmente, de seu pensamento ou de suas escolhas ideológicas. Não raro, basta que ele não seja um militante e se dedique apenas à sua obra para ser considerado um “reacionário”.
Notem: não toquei na obra de Niemeyer, QUE, NÃO OBSTANTE, NÃO ESTÁ ISENTA DE CRÍTICAS POR SUA PRÓPRIA NATUREZA. É perfeitamente possível, legítimo e intelectualmente desafiador que se tentem, por exemplo, estabelecer relações entre o que criou e sua ideologia. É perfeitamente possível que se leia a sua obra à luz de suas relações com governos – ele sempre foi um arquiteto do poder: no Brasil e fora. O “comunista” Niemeyer sempre foi um cortesão.
Independentemente disso, reconheci, é autor de uma grande obra. E até fiz algumas considerações sobre a proximidade ente arte e poder. Boa parte dos que me atacam o faz movida por ignorância. Não têm a menor ideia dos assuntos de que tratei.
Inaceitável
Inaceitável, aí sim, é que se fale da obra de Niemeyer ignorando quem ele era, ainda que seja para fazê-lo como fiz: para distinguir uma coisa de outra; para estabelecer a fronteira entre o arquiteto e o ideólogo. Lembro que Niemeyer, vejam que mimo!, defendeu o golpe dado pela burocracia comunista contra Gorbachev!!! Tenham paciência!
Mas atenção! EU, REINALDO AZEVEDO, O QUE CLASSIFICOU NIEMEYER DE METADE GÊNIO E METADE IDIOTA, O QUE REAFIRMO, SEPAREI O SEU COMUNISMO DE BEIRA DE PISCINA DE SUA OBRA. O que leio por aí, no entanto, é outra coisa.
Delinquentes intelectuais das mais variadas colorações e com variados teores de convicção, ASSOCIAM SUA IDEOLOGIA À SUA OBRA. Acham que a propaganda comunista que fazia era parte das suas utopias, que teria sido expressa também em sua obra. Qual a diferença, em essência, no que concerne ao humanismo, entre o comunismo e o fascismo? Nenhuma! Qual a diferença na espécie? O comunismo matou muito mais.
Ora, então Niemeyer morre, e até o comunismo passa a ser coisa boa? Então Niemeyer morre, e até a sua ideologia homicida se torna parte de sua grandeza? Quando Leni Riefenstahl morreu, felizmente não li – se houve, desconheço – nenhum artigo sustentando algo assim: “Alto lá! Afirmar que ela serviu ao nazismo corresponde a não reconhecer a qualidade de sua obra”… Ora, vão plantar batatas! Niemeyer, uma personalidade, com efeito, conhecida no mundo inteiro emprestou seu apoio a tiranos, a notórios homicidas.
E eu lembrei isso TAMBÉM, tendo o que considero o bom senso, reitero, de preservar a sua obra, que, INSISTO, NÃO ESTÁ ISENTA DE UM EXAME CRÍTICO POR AQUELES QUE DELA NÃO GOSTAM. E HÁ MUITOS.
Amor pela tirania
Eu estou me lixando para o que zurram a meu respeito. Os meus leitores sabem que não sou movido nem mesmo a elogios. Fiquei quase isolado aqui quando me opus ao aborto de anencéfalos ou quando fiz restrições à pesquisa com embriões. Muitos leitores que costumam gostar do que escrevo disseram: “Ah, Reinaldo, nessa você errou…” E eu não mudei de ideia, embora fossem ponderações gentis, generosas, humanistas, sim… Imaginem se, agora, vou me intimidar porque algumas bestas ao quadrado resolveram que o “comunismo” de Niemeyer era parte de sua genialidade. Não vejo nada de genial em defender um modelo que matava por indústria.
Mas entendo, claro… Este é, afinal, um país em que um tirano como Getúlio Vargas, cuja polícia matou e torturou nos porões, foi transformado em herói nacional porque, mais tarde, metendo o país numa crise institucional, resolveu dar um tiro no próprio peito. E por que o amor ao tirano? Ah, porque as esquerdas e os nacionalistas decidiram transformá-lo num herói anti-imperialista. Vão caçar sapo!
Niemeyer era metade gênio e metade idiota. E há, por óbvio, inclusive no Brasil, quem o achasse cem por cento idiota. E, como se vê, muitos pensam que era cem por cento gênio. Estão calados porque os “democratas” do debate decidiram que é possível, sim, discutir a sua obra e o seu pensamento, desde que se concorde com ambos.
Poeta da curva
Entendo todas as metáforas sobre a sua obra como o “poeta da curva”. Só noto que isso nem mesmo chega a ser um juízo de valor. É só um brocado retórico. Até porque se pode ser também um poeta da linha reta. E o juízo de valor estaria em dizer por que o poeta da curva é estética ou moralmente superior ao da linha reta.
Encerro
Escrevi ontem um texto sobre a Irmandade Muçulmana. Vejam lá. Eu não me intimido com irmandades… Tampouco com a Irmandade Petralha.
Tags: Oscar Niemeyer


Coreia do Norte volta a disparar míssil de curto alcance
Beijo gay e ‘Salve Jorge’ viram bicões na festa de ‘Amor à Vida’
UFC em Jaraguá: irritado, Belfort evita falar sobre Spider









Deixe o seu comentário
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA
255 Comentários
alessaandro
-13/02/2013 às 12:43
o difícil não era aguentar a ideologia do Niemayer, o difícil mesmo é morar em sua ideologia.
brasília- DF
stephanny cristina
-04/02/2013 às 15:55
Muito boom …
camile
-12/12/2012 às 0:53
Escreves de forma maravilhosa…
Anderson
-10/12/2012 às 0:11
Parabéns Reinaldo. Mais uma vez você faz a perfeita distinção entre o profissional e o pregador do comunismo escocês. Não se viu palavra alguma do arquiteto sobre os crimes de Stalin.Não se viu pronunciamento algum de indignação do arquiteto contra os crimes da União Soviética. Nem protesto algum contra total ausência de liberdade em Cuba ou Venezuela.
Fernando
-08/12/2012 às 12:30
Creio que o comunismo de Niemeyer tenha sido apenas oportunismo (o que por si já é feio). A sua obra o sugere: o brilhantismo, embora temporal, das suas criações não poderia conviver com tamanha obtusidade ideológica.
João Marcos
-07/12/2012 às 18:34
Senta lá, Claudia! E recolha-se a sua insignificância.
Primavera
-07/12/2012 às 16:08
Reinaldo Azevedo , pelo jeito, vai dar ” uma boiada para nao vai sair da briga ” !!! E que briga !!! suas principais armas, a meu ver, sao o conhecimento que tem sobre os assuntos que enfoca e seu conhecimento da Lingua Portuguesa ; faz com as palavras o que Mahler fazia com suas Sinfonias . Estou adorando o debate … e complementando o que ( eu ) sabia sobre Niemayer . Boa sorte.
Flavia G.
-07/12/2012 às 15:40
Comunismo de beira de piscina é sensacional! Tio Rei: como não amar?
Ricardo
-07/12/2012 às 15:25
Responda rapidinho, as piramides do Egito, pródigas em linhas retas, são mais ou menos imponentes que as obras do Niemeyer?
Tiago
-07/12/2012 às 13:49
Lembro-me muito bem que na ocasião da morte de Miguel Reale nenhuma reportagem omitia o fato de ele ter participado, em sua juventude, de um grupo integralista.
Por qual motivo alguém deveria se silenciar sobre as escolhas ideológicas de Niemeyer?
zamir anjos
-07/12/2012 às 13:45
Da-lhe Reinaldo …
A esquerdopatia também tem seus santos, e os que se levantam contra eles serão motivos de fatwa.
celia
-07/12/2012 às 12:35
Comunismo de beira de piscina. Fantástico Rei!
Antonio Romeu Carneiro
-07/12/2012 às 11:45
Não gosto da obra de Niemeyer nem de sua opção ideológica porém aplaudo sua longevidade e ânimo. Excluso o autêntico pesar de seus familiares e diletos amigos, o resto fica por conta das habituais procissões tangidas pela mídia.
Heitor
-07/12/2012 às 11:08
Oscar Niemeyer… aquele que planejou a cidade dos Jetsons?
Leone Lins
-07/12/2012 às 10:40
Oi Reinaldo,
Sou sua fã e bato ponto aqui no blog praticamente todos os dias. Na grande maioria das vezes meu pensamento se alia ao seu e reconheço que você tem sido a voz dos que hoje são perseguidos pelas sandices da modernidade (brancos, heterossexuais, honestos, etc.).
Estou escrevendo apenas para fazer uma correção de português. Acho que vi o mesmo erro em outro artigo recente. O correto é “brocardo” e não “brocado”.
Sinto-me à vontade para corrigí-lo porque sei do seu apreço pela língua portuguesa e amo a maneira escorreita com que você escreve. Não é necessário publicar meu comentário. Grande abraço da sua leitora assídua e grande fã. Leone
Marcos
-07/12/2012 às 9:56
Tio Rei, você mexeu no vespeiro, os esquerdopatas estão espumando de ódio, acabei de ler em um post no facebook da Veja uma mineira indignada clamando por censura, ela diz que a Veja não tem o direito de falar do “santo” do pau oco, o comunista de butique.
.
hehehe
.
Ah como é bom ver esses malucos espumando de ódio por terem que aceitar o contraditório, conviver com opiniões contrárias ao senso comum.
.
Discordo de muita coisa que você escreve, mesmo discordando respeito, e concordo com a maioria dos seus artigos.
.
Parabéns, continue adiante, precisamos de mais jornalista como você nesse país onde a mediocridade e alienação predominam.
Sérgio de Souza Torres
-07/12/2012 às 9:55
Verdadeira genialidade foi a de Nelson Rodrigues ao afirmar que toda unanimidade é burra. Artista plástico importante que apenas usou a arquitetura como matéria prima, Niemeyer sempre foi sacralizado pelo sectarismo dedicado à utopia marxista, cujos efeitos práticos podem ser avaliados na mortandade causada ao povo da Rússia soviética pelo estalinismo, aos cambojanos pelo regime de Pol Pot, na construção do muro de Berlim e, mais perto de nós, pela ditadura castrista aos cubanos. Muitos desses idólatras em nossa terra são mensaleiros hoje sendo sentenciados pelo STF, provando que as supostas virtudes da esquerda não passam de ferramenta destinada a iludir ingênuos para chegar ao poder.
ney corsino
-07/12/2012 às 9:08
Muito obrigado pelos fatos a respeito de Niemeyer. Ao consolar-me com a interpretação do que ele foi tirou-me do isolamento. Pareceu-me mais um artista e fraco arquiteto. A Globonews ontem dizia que seus projetos costumavam não ser funcionais…
Viscondi
-07/12/2012 às 8:36
Caro Reinaldo, concordo plenamente com seu posicionamento. Moro em Brasilia e vejo nas obras desse arquiteto a total ausência de vida. Explico: só tem concreto, não tem verde. O Museu da República, por exemplo, teve de ter seu projeto do entorno modificado, pois o “cimentão” ao seu redor esquentava tanto, que se tornava impossível às pessoas, o simples ato de caminhar sobre ele. Assim, o Governo do Distrito Federal teve de fazer uma “piscina” não prevista no projeto original para tentar amenizar o problema. Isso se repete em todas as suas obras. O dito “humanista” não se preocupa com o bem estar de quem visita suas obras. A ele só interessa “o concreto e as suas curvas”.
Rodrigo Marques
-07/12/2012 às 8:03
Parabéns pela coragem Reinaldo!
Marcus Meyer
-07/12/2012 às 7:08
Acho que os esquerdopatas estão a concluir que Niemeyer escrevia torto por linhas tortas”
SILVIO
-07/12/2012 às 6:28
“Poeta da curva” é a melhor definição, a meu ver, de Oscar Niemeyer. Seja nos traços ou na ideologia, a curva era princípio, meio e fim. Acertou na primeira. A segunda não. Neste caso a regra é clara: “a menor distância entre dois pontos é uma reta”.
anon de souza
-07/12/2012 às 5:50
Alto la!-Foi enterrado como heroi nacional.Heroi de que e para quem eu nao sei,so sei que eu,voce R.A. e a ate este pais nao existiria se nao fosse Oscar Niemeyer!-Para mim,reconheco o seu talento,mas para mim nao fez falta.
Pergunta que nao quer calar:-Sera que Oscar Niemeyer genio que foi,teria as mesmas honrarias se fosse um critico acido do atual sistema?-Ou critico do Fidel,esquerdas atuais &cia,ainda assim seria O.N. tao homenageado?
ps:Pelo tom das criticas a voce caro Reinaldo e pelas honrarias e homenagens feitas a O.N.,parece que estamos em pleno regime sovietico!-O que para alguns nao parece uma coisa ruim.
Maurício Giovani
-07/12/2012 às 5:00
Caro Reinaldo! Resta a saber, quanto dos milhões de reais adquridos e deixados pelo ilustre aqruiteto ao longo de sua vida, foram destinados à causa comunista, ou seja, na socialização com os menos favorecidos. Pelo visto, com assim foi em todos os regimes tirânicos, comunista bom é aquele que se diz comunista e “defensor dos pobres”, mas que só faz caridade com o dinheiro dos outros. E assim são todos eles. O dinheiro não sai do bolso deles, mas sai do próprio estado para fazer proselitismo e enriquecê-los em razão da ignorância de um povo alienado.
Luis
-07/12/2012 às 4:18
Reinaldo, acho que faltou adicionar informações a esse post, não basta dizer que o comunismo matou milhões de pessoas é necessário informar como e onde isso ocorreu pois essa é uma história que a esquerda esconde embaixo da sua lama ideológica. Tem de matar a cobra e mostrar o pau. Concordo que TODO E QUALQUER comunista é idiota ou desonesto e que o mundo seria melhor sem essa gente.
Vales
-07/12/2012 às 3:33
Esse oba oba e o turismo do defunto, até a feia Brasília, feito com o nosso dinheiro, em colaboração com parte da imprensa suja, covarde, vendida e falida é para mascarar o gravíssimo caso ROSE/LULA, que não poderemos deixar cair no esquecimento.
Daniel Mayer
-07/12/2012 às 3:23
Reinaldo, devo assumir: gostei muito do texto, mas confesso que a leitura das respostas desaforadas e 100% idiotas foi muito mais divertida! Sua seleção foi de muito bom gosto (“aplausos!”). Fechou minha noite com uma curvilínea chave de ouro, rs! Citando um conhecido esquerdinha: “rialto” (sic).
Elah
-07/12/2012 às 3:13
O Ucho Haddad escreveu bem sobre o que você, ele, eu, enfim, nós pensamos sobre Niemeyer. E “Zéfini”! Os os 100% idiotas que se rasguem!
http://ucho.info/nunca-gostei-do-oscar-niemeyer-e-de-sua-obra-e-dai
N.
-07/12/2012 às 2:35
Estadao online: “Dilma diz que Tesouro Nacional bancará corte do custo de energia.”
Dilma já sabe como pagar os 20% que está tirando da conta de energia eletrica.
Basta recorrer ao dinheirinho dos que pagam impostos. Isso é que é trocar 20 por duas dezenas. Serve para tirar o Rosegate das primeiras paginas.
Paulo Roberto Santos
-07/12/2012 às 2:00
Rei: Acima de tudo o O.N. e’ a versao latina do realismo socialista stalinista na arquitetura. Seu grande merito foi ser sempre prestigiado pelos amigos esquerdistas, nao necessariamente comunistas (de o projeto para ele que e’ um dos nossos) ao redor do mundo. Notem que as suas principas obras sao publicas. Realmente faltou ele fazer os projetos dos campos de concentracao comunistas (Gulags) Nao sabemos se quando esteve na URSS nao deu uma maozinha. Em Cuba era amississimo do ditador inFIDEL.
A maior parte das criticas aos seus projetos tem fundamento. Sao mausoleus, supostamente para uso coletivo (para as massas, nao para pessoas, para seres humanos). Durante o periodo democratico do JK, ja considerava a entao incipiente democracia da epoca uma etapa para a tomada do poder pelos comunistas. Como um dos mais importantes lideres comunistas da epoca e devido o seu despreso pela democraca e pelas instituicoes democraticas, contribuiu para o conflito dentro de nossa sociedade e assim ajudando a instalacao da ditadura militar no BR.
Para mim as duas metades do ON sao idiotas. Ele nao merece o espaco que estao lhe dando. Num futuro nao muito distante suas obras, nada funcionais, serao demolidas, como a arquitetura stalinista esta atualmente sendo demolida literalmente nas ex republicas sovieticas, notadamente na Russia (Predios gigantescos de apartamentos com mais de dez andares, com um banheiro para cada 12 apartamentos e uma cozinha para cada 4 apartamentos e sem elevador. Qualquer um que analizar os projetos de ON nos detalhes e honestamente, concordarao comigo. Sao ridiculamente ruins.
Como suposto intelectual, nada deixou de util.
Igor
-07/12/2012 às 1:53
E olha que o Reinaldo pegou até leve. Imagine se ele tivesse se referido ao Niemeyer como se refere ao Ban Ki-moon. E até onde eu sei o Ban Ki-moon não aplaude ditaduras…
gomes de sousa
-07/12/2012 às 1:34
C% morionem
gomes de sousa
-07/12/2012 às 1:23
100% idiota
jorg
-07/12/2012 às 1:20
RFoi generoso o rei.metade gênio vá la e metade canalha.
Jack
-07/12/2012 às 1:04
Acho que o Reinado deveria se ocupar menos com as críticas momentâneas. A morte, especialmente, é um momento em que, dos poucos dos quais se espera racionalidade, parte ainda mais reduzida pensará com o cérebro.
.
Quem é burro, analfabeto, preguiçoso… não entendeu nem quer entender. Critica pela crítica que não leu. Fala o que não sabe, defende o que não entende. Logo, merece o descrédito.
Vlad Hitchens
-07/12/2012 às 1:01
Sinceramente, Reynaldo. Quando passo por el Vatican, projectado por Michelangel e Bernini, me quedo frustrado. Una quitetura ideologica y trapasada. Cheia de alegorias irracionales. Pero cuando veo el Memorial de America Latina, con aquella imensa plaza de concreto vacia, aquella mão espalmada ensanguentada, aquelles predios tan funcionales, me quedo realmente comovido!
elianemoura
-07/12/2012 às 0:58
Brasília é a cidade mais feia do mundo. Os prédios são horríveis, datados. Acho que ele só era badalado pq era comunista.
Mil vezes a breguice de Gaudi.
Leandro
-07/12/2012 às 0:53
Até eu que flerto com a esquerda não vi nenhuma ofensa sua a pessoa do Oscar Niemeyer, e sim a posição política dele.eu posso achar uma idiotice sua posição liberal mas reconhecer que vc é gênio na escrita, poucos no Brasil escrevem tão bem. Será que precisa desenhar para os fanáticos?
Eduardo
-07/12/2012 às 0:50
Não vejo necessidade alguma de você, Reinaldo Azevedo, ficar justificando a opinião sobre Niemeyer. Quem não entendeu nada na primeira leitura não entenderá nada mesmo que você desenhe.
Dinorah
-07/12/2012 às 0:46
Oscar, que o concreto te seja leve.
pedro couto
-07/12/2012 às 0:44
Engraçado, em todas as situações em que esteja envolvido um defensor dos sanguinários. ou militante do PT. como no caso especifico do falecido Senhor Oscar Niemeyer. O Governo prontamente lá está para oferecer todo amparo aos familiares, como também o traslado do corpo em aeronave. Só que a despesa recai sobre os nossos ombros, de uma forma ou de outra. Enquanto isto o pobre do coitado que necessita de um atendimento médico, este nem a turma dos Direitos Humanos, os reconhecem. Mas na época de Campanha Politica, ah! Vamos começar a nossa batalha em busca de votos nas classes “C, D, e E”, pois ai é que está o nosso filão Eleitoral. Cambada de vagabundos.
Júnior (TO)
-07/12/2012 às 0:41
O brasileiro tem um fetiche: idolatrar alguns estúpidos. Bem, quem se regozija com a tirania, para mim, não pode ser “metade gênio”, pois não? Estou ao lado daqueles que o consideram 100% idiota. E dai se ele construia casas, prédios, etc.? Parabéns pra ele. O gari que cuida da minha rua, seu Antônio, exerce seu ofício com muito mais galhardia. Mas, sabem como é, estamos no Brasil. Mesmo se este senhor fosse domador de papagaios sua morte seria discutida. Ele era Pop. Ser comunista, no Brasil, é Pop. Ser petista é Pop. Ser ator e atuar na Globo é Pop. Ler Caetano ou Chico é Pop. Neymar, balzaquiano, era mais vítima desse ranço ideológico do que protagonista. Coitado, resta-lhe acertar as dívidas com criador.
Marcia
-07/12/2012 às 0:41
Niemeyer veio enchendo Brasília de monumentinhos, predinhos e predões, sem parar, nestes anos todos e, agora, acabei de saber que restam prontos, na prancheta do arquiteto, cerca de 20 projetos. Espero sinceramente que a monstruosidade da tal “Praça do Povo”, aqui em Brasília, não seja uma deles, porque isso ninguém merece. Ela tem uma espécie de obelisco, na ponta da Esplanada onde fica a rodoviária, mais alto que as torres do Congresso, lá na outra ponta, desequilibrando todo o conjunto daquele cartão postal mundialmente conhecido. Para mim, ele vem destruindo o projeto de Lúcio Costa, aproveitando que ficou sozinho por décadas como ‘dono’ da cidade.
Tocqueville
-07/12/2012 às 0:38
Reinaldo, o comunismo é mais do que tirania – é uma das expressões do totalitarismo. O stalinismo foi a sua versão mais cruel e desumana.
Terrano
-07/12/2012 às 0:34
Que pena!
Eu acho o Niemeyer 100% idiota.
Claro que os tagarelas nunca foram a Brasília trabalhar. Andar (um ato humano) não pode ser feito no inferno de Brasília.
Ninguém foi ao Memorial da América Latina visitar nada.
Só tem concreto!
O Louvre é muito melhor. O Prado é um deslumbre.
Este que se dizia arquiteto, nunca plantou uma árvore.
Suas obras eram de uma esterilidade revoltante.
Nunca pensou no animal homem.
Concreto! concreto! concreto! concreto!
Uma besta.
Curva sem vida é muito bom na matemática, na física, em ciências, que frias, tentam descrever o mundo.
Os passarinhos não freqüentam nenhuma obra deste criador de desertos.
Não há plantas, não há terra, não há bancos, não há repouso. Somente um sonho delirante igualável às grandes praças da Coréia do Norte, para os desfiles triunfais.
Um imbecil das curvas, semeou sal sobre a terra.
Ah! não tinha sal? Então tome concreto! concreto! concreto! ……
Clayton Moreira
-07/12/2012 às 0:23
“Podem não gostar dos meus projetos. Mas não podem dizer que já viram outro igual.” Palavras de Oscar Niemeyer.
Acho que no fundo, no fundo, ele era um vaidoso. Seu comunismo era um adorno de grife.
Mila Oliveira
-07/12/2012 às 0:09
Niemeyer gênio? Nem tão assim…. Eu prefiro louvar todos aqueles anônimos engenheiros que desenvolveram os cálculos estruturais necessários que permitiram, com segurança, tornar realidade os desenhos arquitetônicos.
Clayton Moreira
-07/12/2012 às 0:04
Marco
-
06/12/2012 às 22:06
Marco, e de futebol esse pessoal não falou em nenhum momento? Eu quando coloco na ESPN quero ouvir falar de futebol!
Rose
-07/12/2012 às 0:00
Não sei pra quê culto ecumênico, se o homem não acreditava em Deus. Deixa ele ir se encontrar com o STALIN que vai ver o que é bom pra tosse. E me expliquem uma coisa: Pra quê ficar passeando com defunto?
Marcelo
-06/12/2012 às 23:59
Reinaldo, sinto pela perda de uma grande personalidade brasileira, O GRANDE ARQUITETO BRASILEIRO OSCAR NIEMEYER, homem simples e trabalhador. O Brasil esta de luto, mas tem uma turma de criminosos que estão soltando fogos a turma dos petrálhas, pois a mídia só fala da morte do Oscar, os escândalos cometidos por esta turma de criminosos caiu no esquecimento. Qual sera o próximo caso de corrupção? Onde anda o sapo barbudo? Cadê a secretária quenga? Quem será que está pagando suas contas?
kannahoot
-06/12/2012 às 23:54
Pensem o que quiser a respeito, mas se pedissem niemayer para desenhar uma unica favela, ele precisaria de dois rios de janeiro e metade de s.paulo, para que com seus riscos desenhase uma unica favela. GARANTO que 90% seria de espaço totalmente inutil e sem proveito nem pro tico e nem pro teco.Convencionou-se chama-lo de GENIO./ Penso e tenho absoluta certeza, que o seu modelo de arquitetura, seria por demais proveitosa na epoca dos FARAOS. Tenho visto os mostros criados por ele, so nao consigo ver, a genialidade emprestada….tenho dito.exatamente comomo chico buarque, o brasil tem mania de criar genios de “gaveta”NAO EXISTE GENIALIDADE NOS TRABALHOS DE OSCAR”
Fausto
-06/12/2012 às 23:52
Admita, Rei… que porre ter que fazer interpretação de texto para a petralhada, não?!?!
Ippocrates
-06/12/2012 às 23:51
Muito, muito datado; Niemeyer não é um arquiteto universal. Pampulha lembra realmente algo novo, Alvorada virou símbolo de Brasília mas é kitsch, mostra alguma leveza visto de longe e é inabitável tal a desproporção, a disfuncionalidade e a falta de privacidade de seus moradores. O Mausoléu JK é um bunker com uma foice cravada no topo, muito triste e sombrio, nada transmitindo da efusiva simpatia e arrojo do homenageado. Falta totalmente uma integração com o ambiente, o clima e o homem – vide o Hospital Edmundo Vasconcelos em São Paulo, com sua parede de vidro voltada para o sol da tarde – e sobra uma homenagem tácita ao projetista. Agora existe uma oportunidade – que espero não seja perdida – de progresso para a arquitetura brasileira imóvel há sessenta anos.
Luca
-06/12/2012 às 23:43
Por favor, ignore e continue nos poupando dos comentários da escória esquerdopata pseudointelectual…
Observadordepirata
-06/12/2012 às 23:41
Seus prédios são anacrônicos e ultrapassados. São mais escultóricos do que confortáveis. Enfim, um desastre. Esse homem não acompanhou a enorme evolução da arquitetura internacional , com suas novas técnicas e materiais. Continuou fazendo sua arquitetura mal acabada e tosca. Que funcionou bem , é verdade, nos anos 50 e 60 , mais que hoje está totalmente defasada! Vejam o genial Santiago Calatrava, esse sim um gênio da arquitetura.
claudia
-06/12/2012 às 23:41
Por que estão furiosos, esses imbecis que não conseguem ler e entender um texto que não possui nada de absolutamente ofensivo, apenas se trata de uma análise , sob uma ótica verdadeira, de quem não teme expor suas convicções. Um bando de analfabetos legítimos e funcionais, incapazes de entender uma simples bula , que não suportam o fato de não terem nenhum argumento para confrontá-lo. Você inventou a biografia desse senhor?
anonimo
-06/12/2012 às 23:40
Uma pergunta aos que acham lindo o comunismo de Niemeyer:
Durante os anos de governo militar ele ficou sem trabalhar para governos?
Outra pergunta:
Ainda no período de governo militar ele foi contratado para algum projeto e não foi pago?
É lindo ser comunista assim…
Discordo de vc Reinaldo, ele não era 50% idiota, era sim 100% esperto…
John
-06/12/2012 às 23:33
Caro Reinaldo. Não conta para ninguém, mas Niemeyr não é “bem” um arquiteto! Niemeyer é um gênio em edifícios esculturais. Ou melhor. Ele sempre privilegiou a forma a volumetria. A estética, a escultura. Qualquer um em Brasília sabe que viver, trabalhar em casa ou prédio projetado por Niemeyer é algo difícil! Além disso, para bancar a execução apenas governos mesmo sem compromisso com orçamentos, custo-benefício e etc. Manutenção? Sustentabilidade? Economia de energia? Reinaldo, a obra de Niemeyer ignora tudo isso (e muito mais). Mas é linda para se admirar e passear e ver fotos em livros e filosofar ou poetizar! É maravilhosa. Um exercício único e extremamente pessoal e autoral. Valeu Niemeyer! Quanto a ser comunista. Ora, ora…digamos que estava no mesmo barco que Jorge Amado. não chegava a ser vermelho, no máximo côr de rosa.
Brasilia
-06/12/2012 às 23:28
>>
” E há, por óbvio, inclusive no Brasil, quem o achasse cem por cento idiota. ” Eu acho o cara exatamente isso: 100% idiota.
Ainda lembro como se fosse hoje, no finalzinho dos anos cincoenta, meu avô sentado em uma cadeira de balanço ao lado de um rádio a bateria da Siemens e ouvindo o Reporter Esso. Ele comentava indignado sobre a roubalheira e o desperdicio que acontecia na construção de Brasilia. Ele explicava para seus netos a quantidade de escolas, pontes, rodovias, universidades, hospitais e o escambau que poderiam ser contruidas Brasil afora no lugar de Brasilia.
Ele estava entupido de razão. Poderiamos ser um país muito melhor, não fosse aquele tremendo desperdicio e roubalheira que foi a construção de Brasilia.
<<
valter
-06/12/2012 às 23:24
Niemeyer criou uma obra: a igrejinha da Pampulha, em Belo Horizonte. O resto foram variações sobre o mesmo tema.
Marcos F
-06/12/2012 às 23:23
Você definiu muito bem: “Niemeyer era cortesão”
O liberalismo não tem côrte, o comunismo sim.
Boa escolha a dele, então. Fez-se ídolo da esquerda enquanto jogava com Juscelino etc. Ganhou todas, jogando politicamente.
A nenhum outro arquiteto brasileiro, permitiu-se concorrer com Niemeyer – nem que alguém o ajudasse. Com isso, os grandes arquitetos brasileiros, ficaram à sombra, construindo obras “pequenas”. Para Niemeyer, nunca mediram as expensas, nunca houve concorrência.
Mas Niemeyer era amigo fraterno do Fidel. Não há desculpas para isso.
Pitigrilli foi proibido porque era amigo de Mussolini (e jamais escreveu sobre ele, ou o elogiou em arte). Por que Niemeyer é louvado politicamente, ao ponto de lhe incrustrarem ideologia em suas obras tipicamente liberais?
Bom mesmo é ser comunista milionário
-06/12/2012 às 23:21
NUNCA GOSTEI DO OSCAR NIEMEYER E DE SUA OBRA. E DAÍ?
(*) Ucho Haddad –
Reza a nossa tão desrespeitada Constituição que é livre a manifestação do pensamento, desde que vedado o anonimato. Pois bem, no Brasil da última década o pensamento aceito é aquele da esquerda ou que adula seus integrantes.
Na juventude, como qualquer adolescente, acreditava ser de esquerda. O tempo passou e percebi que era de centro-esquerda. De direita nunca fui. Hoje chego à conclusão que sou politicamente lógico, mas passando a léguas de distância do pragmatismo radical. Lembrando também que conversa fiada não me convence.
Oscar Niemeyer morreu na noite de quarta-feira (5), mas o “day after” rompeu fervente na imprensa nacional. A cibernética tropa de choque do PT discordou do pensamento do jornalista Reinaldo Azevedo, que classificou Niemeyer usando uma frase do genial Millôr Fernandes: “Metade é gênio, e metade é idiota”. Foi a centelha que precisava para acender o rastilho de pólvora da utópica esquerda nacional, que durante mais de um século idolatrou o arquiteto que participou da criação de Brasília.
Reinaldo Azevedo, como sempre acontece, foi execrado e a Veja foi classificada como revistinha. Essa tal revistinha é a mesma que os atuais donos do poder visitavam a redação com suspeitos dossiês debaixo do braço. Em outras palavras, o Brasil já vive uma ditadura em termos de pensamento. Ou se pensa como quer a esquerda, ou nada feito.
Respeito e admiro a coragem e o trabalho de Reinaldo Azevedo, mas preciso discordar parcialmente da forma como ele classificou Oscar Niemeyer. Comecemos pela “metade idiota”. É fato que o arquiteto pensava e escrevia coisas deploráveis, mas de idiota nada tinha. Alguém que durante toda a vida defende o comunismo radical e enriquece com o dinheiro do povo não pode ser idiota. A maioria das obras de Niemeyer foi para governos. Ou seja, Oscar Niemeyer foi um comunista na acepção da palavra. Falava no tudo comum a todos, mas queria ver o suado dinheiro dos impostos pagando suas obras. Não poderia ser diferente, afinal era um comunista detraqué e exalava esse ranço ideológico.
No quesito da “metade gênio” vou concordar com Reinaldo Azevedo, mas não plenamente convicto. Confesso que jamais vi graça nas obras de Oscar Niemeyer. Não fosse o urbanista Lúcio Costa, o verdadeiro idealizador de Brasília, Niemeyer teria ido pouco além do Complexo da Pampulha, encomendado pelo exibicionista Juscelino Kubistchek de Oliveira.
Quando penso nas obras de Oscar Niemeyer logo me vem à mente as agências do antigo Banco Real. Em sua extensa maioria eram quase todas idênticas à matriz. E foi o que Niemeyer fez ao longo dos anos em esteve diante da prancheta. Algo como uma mesma música com letra diferente.
Analisemos algumas poucas obras desse idolatrado arquiteto para avaliarmos sua metade de gênio. O Congresso Nacional é uma aberração arquitetônica se considerados os espaços sem ventilação que lá existem. O corredor que leva aos gabinetes dos senadores, conhecido como “Túnel do Tempo”, é um tubo de concreto sem qualquer entrada de ar, sob o sol escaldante de uma cidade encravada no Centro-Oeste. Ainda no Congresso Nacional, o túnel que leva ao Anexo IV é igualmente sem ventilação e revestido, do piso ao teto, com carpete. Resumindo, até mesmo um defunto é capaz de suar dentro do Congresso Nacional.
A Catedral de Brasília é outro absurdo arquitetônico que saiu dos rabiscos de Oscar Niemeyer. Conhecida mundialmente, a Catedral de Brasília funcionaria melhor como boate, pois qualquer cidadão que participar de uma missa durante o dia terá a sensação de estar em uma sauna abençoada pelo Senhor. O sol atravessa o vitral e transforma o recinto em uma espécie de fornalha. O Museu Nacional, também em Brasília, é outra obra do absurdo. No Memorial da América Latina, o governo paulista enfrentou verdadeira batalha para ter o direito de instalar um ar-condicionado em determinado local. E paro por aqui, pois dizem que atirar pedra em morto é covardia e dá azar.
Arquitetura, que saibam os aduladores de Niemeyer, não é apenas estética, curvas, cores, etc. É preciso, acima de tudo, ser o caminho para um espaço com doses mínimas de habitabilidade. O que inexiste em muitos edifícios em Brasília, que sequer podem ser alterados para a instalação de um tão necessário aparelho de ar-condicionado. E quem quiser trabalhar que derreta, pois Oscar Niemeyer foi o nosso último gênio, que jamais pensou na possibilidade de alguém ter claustrofobia.
A obra de Oscar Niemeyer não é ruim, mas não me agrada e invariavelmente suas construções são impossíveis de serem frequentadas. Se a mídia internacional deu grande destaque à morte de Niemeyer, é porque tem muita gente que não pensa como eu e o Reinaldo Azevedo. Mas nós temos o direito de pensar o que der na telha. E de escrever também.
A esquerda tupiniquim está viúva e continuará idolatrando alguém que, arquitetura e obras à parte, sempre foi um utópico em termos políticos. Que me perdoem os que abaixo dele estão na árvore genealógica da família, mas Niemeyer foi politicamente estúpido. Congraçava-se com governantes assassinos, mas não importava a barbárie porque eram companheiros de comunismo
http://ucho.info/?p=6271
Bruno
-06/12/2012 às 23:19
De tudo isso, uma das conclusões importantes que podemos tirar é que é muito bom gozar de alguma liberdade, ter o abrigo de casa, internet, resumindo, usar e abusar do direito de ser idiota sem precisar pagar com a própria vida, o emprego, a família, etc.
Já pensaram se todos exercessem esses direitos no paraíso cubano ou norte coreano?
Agradeço a Deus poder estar aqui e não numa prisão cubana, em compensação aprendi à distância a ter nojo de comunista. É o mínimo de sensibilidade que entrego ao povo cubano.
Não gosto de Niemeyer, nem de sua obra. Suas construções são feias e não se integram à natureza como dizem, ao contrário, a ofendem.
Na verdade, 99% desse pessoal que incensa Niemeyer e o acha um gênio, apenas justifica a própria incapacidade de unir dois pontos por uma reta, unindo-os por curvas.
DDT NA CASCUDA
-06/12/2012 às 23:15
As pessoas, sobretudo as de esquerda, têm enorme dificuldade com os fatos. Fato: quem apoiou Stalin, apoiou um dos maiores genocidas da história. Quem apoia o comunismo apoia ditaduras genocidas. PONTO. Se o Niemeyer apoiava o Stalin, ele apoiava Stalin. Fazer o quê? O Chico colecionador de Jabutis apoia o Fidel, logo, apoia a mais longeva e assassina ditadura das américas. É isso, são fatos. Se os esquerdistas são esquizóides, e se acham humanistas quando apoiam ditadores assassinos, isso é problema deles.
BPI
-06/12/2012 às 23:14
Ninguém renega a arquitetura genial do Niemeyer, por isso ele é admirado com muita razão no mundo inteiro.
Os entendidos dizem que a arquitetura dele é bonita por fora e horrível por dentro, tanto é que teve um presidente que botou os pés num dia e nunca mais voltou para o Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente do Brasil. Para torná-lo habitável, Lula mandou reformar gastando R$ 18,4 milhões ou R$30milhões atualizados.
Uma das cidades mais difíceis de se viver é Brasília. O centro comercial está a quilômetros do centro bancário. Naquela época em que não havia caixa eletrônico, tinha que pegar um táxi para ir buscar dinheiro e pagar as compras; sair da porta de um lado da avenida para ir até a porta do outro lado é uma caminhada de dezenas de minutos sob sol e umidade relativa do ar de 10%.
Não adianta dizer que o projeto urbanístico foi do Lúcio Costa porque eles foram corresponsáveis pelo Projeto Brasília.
O edifício residencial mais badalado de S. Paulo é o Edifício Copan de sua autoria onde os apartamentos não escuros e úmidos porque não recebem a luz solar.
Ninguém é perfeito mas um comunista que se dizia que lutava para mitigar a miséria do povo explorado pelos imperialistas, não devia permitir o assalto ao patrimônio do povo para ENRIQUECER os CAPITALISTAS que tanto odiava.
O JK roubou todo o patrimônio dos trabalhadores depositados nos IAPs (antigo INSS) entre 1930 e 1960 além de outros U$bilhões que estamos pagando até hoje.
Segundo IBGE, os estados que mais se desenvolveram entre 2000 a 2010 foram Amapá, Roraima e Acre, justamente os estados mais distantes de Brasília.
O estado que mais desenvolveu entre 1940 a 1960 foi Paraná, distante mais de 1.000km do Rio de Janeiro que foi capital do país por mais de 200 anos e o estado do Rio de Janeiro era o mais pobre da Região Sudeste.
Portanto não há UM ÚNICO ARGUMENTO que justifique a CONSTRUÇÃO de BRASÍLIA.
MENSALÃO, PORTO SEGURO, PROPINA do ARRUDA, do AGNELO etc. etc. são a PERPETUAÇÃO e o AGRAVAMENTO da CORRUPÇÃO de Brasília, motivos mais do que suficiente para DETONAR BRASÍLIA.
Como bom comunista, ao fugir do Brasil, não foi para Cuba nem Rússia porque sabia que nesses países a opressão aos trabalhadores era bem mais violenta do que nos países capitalistas que tanto odiava e execrava.
Para os que nasceram depois de 1960 saber, naquela época a Rússia estava muito mais adiantada do que os EUA em tecnologia.
O Sputnik I pesando 85kg e Sputnik II pesando 540kg foram lançados em 1957.
O 1º satélite americano Explorer I foi lançado 1 ano depois e pesava humilhante 5kg, por isso um comunista convicto e honesto, se é que existe, iria exilar na Rússia e nunca num país capitalista atrasado do 2º mundo.
Único comunista brasileiro que fugiu para Rússia foi L.C. Prestes porque como correspondente da Rússia no Brasil tinha o seu ordenado garantido.
Os demais comunistas brasileiros preferiram fugir para países capitalistas, imperialistas, exploradores do povo a morarem nos PARAÍSOS SOCIALISTAS.
Duda Joana
-06/12/2012 às 23:04
Enquanto os hospitais estão cheios, o povo morrendo em filas para marcarem consultas e até mesmo cirurgias,onde um desses idiotoas do poder disse que o tempo de espera para atendimento diminuiu, agora não são mais dez anos e sim quatro para serem atendidos, vemos esse vai e vem com o arquiteto, é claro agora tem dinheiro público, pra que tudo isso minha gente!!!!
Anônima
-06/12/2012 às 23:01
Reinaldo – já escrevi de outra maneira e me repito. Enquanto não formos avisados oficialmente, ainda vivemos em uma democracia. E ela nos concede o direito de pensar com liberdade agradando todos ou ninguém com as nossas idéias. Ainda existem ditaduras onde isso é proibido e, mesmo assim, corajosos tentam e por vezes acabam em masmorras ou assassinados. Sua escrita nos informa, nos ensina e principalmente nos torna melhores, ainda que só em imaginação. O teu espaço é o nosso refugio por isso te agradecemos por manter-nos livres de ofensas e agressões a que somos expostos constantemente. É um absurdo saber que você sofre ameaças e ofensas por idéias ou opiniões que algum grupo não compartilhe. Tudo parece cada vez mais sinistro.
Guilherme Corrêa
-06/12/2012 às 23:00
Bom… ON se foi e tudo o mais. Porém aos 104 anos já não estava tendo lá uma qualidade de vida digna de se viver. Dito isto vou ser um pouquinho contra a maré de chororô e homenagens ao falecido.
Ele foi um dos expoentes de sua época e do modernismo. Junto com Lúcio Costa, que ninguém quase nunca lembra ou cita…projetou BSB. Mas sua arquitetura ficou por lá. Ficou naquele tempo. Em todo e qualquer projeto do homem, mesmo os mais recentes, se vê um arquitetura dos anos 50/60. Se vê traços de BSB.
Em rodas de conversa (entre arquitetos) é comum se ouvir críticas severas ao formalismo excessivo do trabalho do Oscar.
Em pesquisas no exterior ON sempre aparece como sendo o grande arquiteto nacional. Tem algo errado aí.
Sinto que a arquitetura nacional tenha sido carimbada (estou falando de modo geral) com o traço do modernismo. E que não tenhamos conseguido AINDA mostra de forma consistente que existe vida além de ON em nossos projetos.
Agora o homem morreu e vai virar santo. Aliás de santo nem chegou perto. Seu comunismo de araque não tinha muito pudor na hora de vender suas linhas protendidas para governos. Fossem eles canhotos ou destros.
Não consigo lamentar a morte de um homem de 104 anos. Seja ele quem for. Portanto…Grande Oscar Niemeyer ..obrigado por tudo, rest in peace, etc etc etc ….mas ó…já vai tarde.
Guilherme Corrêa
ps – Coloquei isso em meu FB hj e choveu pedrada hahahaha
Teresa
-06/12/2012 às 22:52
Esta revolta toda ê que o brasileiro tb tem o costume de endeusar seus mortos. As pessoas morrem e viram santos. Até os conhecidamente malvados, picaretas, políticos corruptos, quando morrem viram uns anjinhos e só falam nas suas virtudes, esquecendo os defeitos. Então Reinaldo o problema é que vc não costuma elogiar as pessoas só porque morreram. Vc é sincero!
jorge wanderley
-06/12/2012 às 22:51
Ô, Reinaldo!!!!! Deixa essa cachorrada raivosa pra lá… ASSUNTOS mais IMPORTANTES do que esse comunista-malandro pedreiro URGEM! Essa névoa niemairesca encobre as safadezas do Mula e da Rose, sua AMANTE, com a coisa pública. O THE ECONOMIST ARRASA o ministro AMANTEIGADO pedindo a sua DEMISSÃO E DA EQUIPE ECONÔMICA. As ESCORREGADAS do FUX pra chegar ao ‘Olimpo’. BARBOSÃO e LEWANDO em novo arranca-rabo. MUITO ASSUNTOS A EXIGIR A SUA INTELIGÊNCIA… DEIXA ESSE DEFUNTO PRA LÁ!!!!!
Fernando Ribeiro
-06/12/2012 às 22:50
Se o cara tivesse projetado algo como, por exemplo, o Taj Mahal, tudo bem toda a bajulação, mas, Brasília? Não fosse Brasília a capital federal aqueles monstrengos arquitetônicos entrariam para a história como mais uma esquisitice de cidade do interior para atrair turistas. Quando ao 50% idiota, bem, nos dias de hoje é impossível ser comunista sem ser intelectualmente desonesto ou idiota. O demérito da segunda alternativa é mais piedoso para com o falecido. Que Stalin o tenha.
Robson
-06/12/2012 às 22:48
Existem muitas pessoas no Brasil que têm dificuldade de ouvir ou ler a verdade! Não entendi a celeuma em torno de seus textos sobre Niemeyer, somente explicado por muita má fé ou muita burrice.
Gerson
-06/12/2012 às 22:42
Niemeyer afirmou: “A arquitetura é a manifestação do meu ideal”. Isso justifica as suas obras frias, que não privilegiam o ser humano, péssimas em funcionalidades, boas, talvez, como memoriais. Meu caro Reinaldo, você não necessita se justificar para seus leitores que o entendem e muito menos para os leitores imbecis que não o entendem. Vamos deixar o espírito do velhinho meditar e, quem sabe, se arrepender.
Gerald Thomas
-06/12/2012 às 22:41
Otimo texto. Parabens
Poroblema daqueles que nao sabem distinguir um elogio de um OTIMO elogio que foi o que vc fez
LOVE
G
Odivar Meneghetti
-06/12/2012 às 22:40
Meu caro Reinaldo Azevedo, se me permite gostaria de colocar um “PS” no seu artigo:
“Se você não foi comunista em algum momento da sua vida antes dos 30 anos anos, você não tem coração.
Mas se depois disso você não aderir ao capitalismo, você não tem é cérebro”.
Alessandro
-06/12/2012 às 22:38
Fiquei impressionado com o “ui, ui, ui” que tomou conta de boa parte da web hoje em razão do seu comentário. Que gente sem ter o que fazer! Basta não ler, caramba! Vão ler Paulo Henrique, Luis Nassif, etc.! Quanto ao Niemeyer, eu não gosto das obras dele, e tudo o que li sobre o seu pensamento comunista sempre me pareceu um grande apanhado de bobagens. Respeito a dor dos familiares e amigos, e a admiração dos muito fãs. Mas não gosto da obra, e já li matérias em revistas estrangeiras, anos atrás, com críticas bem fortes (e sem papas na língua) quanto aos traços do agora falecido. Qual é? Agora todo mundo é obrigado a gostar?
Anónimo
-06/12/2012 às 22:38
Mas, Reinaldo, estou com um problema sem tamanho. Tornei-me órfão do Olado de Carvalho que resolveu, sem nos consultar, extinguir o Podcast dele. Disse que teria assuntos mais importantes etc. e tal, mas por que não colocou o programa à venda pelo App Store? Acredite, Reinaldo, saiu dizendo que não é com ele. Só posso imaginar uma coisa: sucumbiu-se. Afinal, é mais um cristão e quero que saibam que esse aí lutou como um cavalheiro de espada na mão que decepou inúmeras cabeças, conforme ele mesmo disse. Deu-se por satisfeito. Tomara que tenha razão.
Vamos, então, encarar mais esta perda. Coitado do Brasil e de mim que não consigo outras paragens, pois, isto aqui é o cú do mundo.
jane
-06/12/2012 às 22:33
Niemeyer!!! o grande faraó da era moderna! sua obra resume todos numa vala comum. Agora seu castelo de areia volta ao pó e o espirito para Deus que o deu.
Maioria Silenciosa
-06/12/2012 às 22:32
Sou funcionária pública e convivo com quadrúpedes de esquerda das mais variadas categorias. Sempre que reclamam de um texto seu, minha resposta imediata é: “Você leu o texto?”. A resposta que eles me devolvem, basicamente, é que não perderiam tempo lendo seu blog… É sintomático, a maior parte deles critica sem conhecimento de causa e não formula argumentos. Difícil não considerá-los idiotas. Os remelentos do toddynho, os esquerdistas de aluguel, os torcedores do PT futebol clube, os petralhas, os defensores de tiranias, os amantes de Gramsci… Será que nunca entenderam este blog? Foi preciso desenhar a palavra IDIOTA para que entendessem o que nós, leitores, pensamos deles? Eu posso adorar as músicas do Chico Buarque, mas o considero um idiota político. Os esquerdistas brasileiros não conseguem fazer esse tipo de separação. É uma elite safada essa a nossa, que se lambuza do bom e do melhor que o capitalismo tem a oferecer, mas tudo em nome do social…
Carol
-06/12/2012 às 22:31
Rei,concordo com você. E achei muito bom o comentário do Vampiro de Curitiba (18:07).
Estou encafifada com uma coisa. Nós é que vamos pagar as idas e vindas do falecido pelo país afora, para fins de homenagens?
antonio
-06/12/2012 às 22:29
Reinaldo
Será que vale a pena,nesse momento confuso que o Brasil está vivendo, dispender tanto talento,tanto tempo,tantos neurônios nesse salto triplo mortal carpado verbal de um Niemeyer genidiota?
Nesse exato momento, no Jornal da Noite da SIC portuguesa
( tipo assim o Jornal Nacional da Globo ) Garotinho em
entrevista está contando você sabe o quê.ONLINE AND IN COLOR.Primeiro a SIC mostra o deputado, na TRIBUNA DA CÂMARA ao lado da bandeira brasileira denunciando o Rosegate e a Conexão Porto.
Depois ao ar livre em frente ao congresso (Niemeyer por
todos os lados)ele concede uma entrevista.No fechamento da reportagem , a repórter diz que apesar da Rosa ter sido demitida dia 23 por diversos crimes,tanto a P quanto o Itamaraty quando procurados não quiseram se manifestar sobre o assunto.O âncora fecha a matéria dizendo que todos
gostariam de mais esclarecimentos sobre a questão.Pobres portugueses,não devem estar entendendo nada.
Acho melhor a Ideli explicar pros cidadãos de além mar
que por aqui o sentido das palavras é diferente.Ou seja:
poste é canditado,bandido é companheiro e deputado não é
deputado é só garotinho.
Que tal a gente focar no real problema e você amanhã nos
brindar com um post sobre,hum,blindagem?
Matosão
-06/12/2012 às 22:26
Caro Reinaldo, é difícil não concordar com voce! Parabéns!!! O Brasil é um país democratico e deve ter sim pessoas que tenham pensamento critico e que saibam escolher ou entender a diferença entre alhos e bugalhos.
pedrao
-06/12/2012 às 22:24
O que é mais irritante nos petralhas é a incoerência ideológica que os mantém sob arreios !
O “comunista” Niemeyer, “perseguido” pela ditadura de direita, não “fugiu” para o paraíso da esquerda, Cuba!
Exilou-se, por vontade própria, no paraíso iluminista,terra da liberdade , da democracia e capitalista por excelência,a faustosa e chic França de todos os prazeres! Dali estendeu suas “obras” para vários países…capitalistas!
Voltando à terrinha, recebeu trabalhos e incumbências próprias de um homem de Fé , figura sempre negada e rejeitada por sua idiotia comunista! Mas construiu Igrejas e Catedrais que reverenciam o Divino !
Teve ,como um dom , a oportunidade de uma vida longa, mas, Deus,que escreve reto em linhas curvas, mostrou-lhe a dor de enterrar a única filha amada. O “gênio” idiota, ateu aferrado à ideologia curva, não sentiu os desígnios retos de Deus!
Eis que o comuna morre após uma longa enfermidade. Internado em hospital, ao invés de pedir alimento para a “inexistente” alma, pedia café e pastel! Como “gênio” único e insubstituível ,não se preocupou com as possibilidades que poderiam haver,”do outro lado”!
Seu corpo sai do hospital, vai para o serviço de embalsamento e retorna para o hospital… para participar de uma Missa católica ,comum e necessária para os crentes católicos,chamada de Missa de Corpo Presente, onde recebe os santos óleos e o Sacramento da Extrema Unção!
Ora! Niemeyer passou a vida toda, longa demais para um fumante inveterado, sedizente comunista ,consequentemente ateu,ignorando a doutrina e os dogmas cristãos e construindo igrejas e catedrais que para ele nada mais seriam que “obras de arte”.
Seriam as exéquias um pedido seu? Seria o “gênio das curvas”,um cristão comunista enrustido? Ou seu orgulho não lhe permitia tirar a máscara da incoerência de quem se diz comunista e que acredita em Deus?
Com certeza, para Os que tem Fé ,ele foi chamado para construir palácios,em local incerto e não sabido, para seus ídolos que já se foram e para outros que brevemente irão. Àqueles mesmos,responsáveis pela morte de mais de 100 milhões de pessoas,inocentes que eram contrários à maléfica ideologia utópica comunista!
Que Deus tenha piedade de sua pobre alma!
marciano
-06/12/2012 às 22:21
What to do with our aging architectural heroes? What if their genius deteriorates and they begin tinkering with their own masterpieces?
http://www.nytimes.com/2007/12/26/arts/design/26niem.html?_r=2&scp=1&sq=Nicolai%20Ouroussoff%202007%20dec%2026&st=cse&oref=slogin
Roberto
-06/12/2012 às 22:19
Incrível…A boçalidade,o fascínio,o sectarismo,etc. realmente mexeu com a cabeça de bagre destes esquerdistas,destes asnos comunistas! Qualquer imbecil(diplomado ou não,ideólogo ou não) saberia separar o homem político do profissional que ele era! É sabido,tbm,que Niemeyer “jogava” em várias posições,mas a sua preferida era a ponta esquerda,tirânica,ditatorial…Vão catar coquinhos!!!…
Cavalcanti
-06/12/2012 às 22:19
Reinaldo,
Niemeyer fez muitas obras bonitas e outras feias. Aqui em Brasília, temos lado-a-lado a Praça dos Três Poderes, juntando os palácios do Itamaraty e o da Justiça, e a horrorosa e stalinista esplanada dos Ministérios, seguida pela Catedral, Museu, Teatro Nacional. Nada de mais, nem o maior gênio acerta tudo o que faz.
O que me incomoda nas obras dele é sua monumentalidade. O gigantismo delas rebaixa, por consequência, o ser humano; torna-nos insignificantes diante das obras que representam o Estado, o grande destaque. Totalitarismo puro.
Abs, Cti.
Luiz Antonio
-06/12/2012 às 22:19
Reta é uma curva de raio infinito.
Sobre os engenheiros calculistas das estruturas que ele imaginava, estes sim, artistas das equações matemáticas e físicas, muito pouco se disse. Espero que ao menos tenham cobrado bem.
Ataíde
-06/12/2012 às 22:16
Os petralhas e esquerdóides em geral tem, sim, de se agarrar a Niemeyer, o comunista. Tem, sim, de tentar fazer entender que o “comunismo” de Niemeyer era parte de sua genialidade. Afinal, onde está um outro exemplo de gênio que virou esquerdista? A esquerda não tem genialidade. Os gênios verdadeiros que se disseram de esquerda, sabiam ou sabem da besteira que fazem. Tanto é que muitos desistiram (e desistem) da loucura.
Alexandre
-06/12/2012 às 22:16
Na minha modestíssima opinião, quem quer que vencesse o concurso (ou certame, ou concorrência, ou o que quer que tenha sido arranjado) para a escolha do projeto de Brasília, deveria ter sido obrigado, por cláusula contratual, a RESIDIR (fixar residência) no paraíso arquitetônico vencedor do concurso (ou certame, ou concorrência, ou o que quer que tenha ocorrido), por pelo menos 30 (trinta) anos.
Após trinta anos residindo em Brasília (RESIDINDO) por força de cláusula contratual, duvido que esse senhor (o criador de Brasília) tivesse chegado aos 104 (anos de idade).
Brasília é de uma chatice capaz de matar qualquer um.
DAVID NOMERO DE MACEDO
-06/12/2012 às 22:15
OSCAR JÁ SE FOI FALTA FIDEL E RAUL CASTRO……TÁ PERTO PARA O COMUNISMO VIVER SEU MOMENTO DE GLORIA, O DA LEMBRAÇA EM UMA LÁPIDA DE UM TUMULO.
jorge wanderley
-06/12/2012 às 22:12
Perceberam quantas ‘celebridades’ enlutam por alguém a quem desconhecem nem a metade da obra? Niemeyer, sim, um grande cara de pau e amigo dos maiores tiranos mundiais.
Guilherme
-06/12/2012 às 22:11
Rei, vc viu o Brasil na capa da economist? http://www.economist.com/news/leaders/21567942-if-she-wants-second-term-dilma-rousseff-should-get-new-economic-team-breakdown-trust vale a pena, parece que a baba ovice generalizada dos europeus com o Brasil finalmente está acabando
REACIONÁRIO
-06/12/2012 às 22:11
Que vá para os quintos dos infernos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
quadrilheiro condenado que vai ganhar boquinha em sampa
-06/12/2012 às 22:08
Não há a menor dúvida , GENIO , de verdade é o Joaquim Barbosa.Este sim um VERDADEIRO GÊNIO , não o que a imprensa anda noticiando desde cêdo e que faturou milhoes sendo comunista num pais capitalista . Genial a jogada do EXMO SR. DR.JUIZ JOAQUIM BARBOSA , ao colocar em votação no plenario o povao saberá quem são os juizes que querem prender corruptos neste pais e os que não querem.
Clayton Moreira
-06/12/2012 às 22:08
Coloquei no Google “Reinaldo Azevedo Niemeyer” e bastou para ler que o teu texto causou muita revolta na web. Ai, que preguiça! Essa gente é muito chiliquenta e cheia de mi-mi-mi! A quantidade de ofensas que se acumularam contra você durante o dia na grande rede é indizível! Coincidentemente, eu passei o dia inteiro na rua e não pude dar atenção a essas frioleiras.
Por que esse povo que te malha na internet não vai trabalhar? Nem dói!
Marco
-06/12/2012 às 22:06
Olá Reinaldo. Quem o ofendeu hoje, dia 6/12/2012, foi o apresentador Flávio Gomes, no programa Bate-Bola 1(Primeira edição) que passa de Segunda a Sexta das 13:35 até 14:00, na Espn Brasil, canal número 70 da NET. Para quem não o conhece, vou explicar detalhadamente quem ele é, porque como assisto a Espn Brasil, vejo coisas nos programas da Espn Brasil, principalmente no programa Bate-Bola Primeira edição, que são da mais pura militância, sendo algumas disfarçada de ENGAJAMENTO SOCIAL, que só vendo para acreditar. Há muito tempo que eu não assistia esse programa Bate-Bola 1, mas hoje resolvi assistir e presenciei o ocorrido. Vamos lá:
O Flávio é um verdadeiro PETRALHA. Ele é daqueles que ODEIAM o capitalismo, porque na mente dele, lugar bom mesmo é Cuba e Coréia do Norte que ele tanto gosta. Mas no mesmo programa em que ele faz puro PROSELITISMO comunista, ele diz que vai mandar os filhos dele estudar inglês em Auckland, enquanto lê e-mails enviados para o programa em um Tablet(que provavelmente é o IPAD). É a nova linha PETISTA de COMUNISTA/SOCIALISTA, que passou a existir desde 2003, mas que ganhou muito força a partir de 2006. É a linha COMUNISTA de Boutique, em que no caso dele só ficou faltando ele estar usando uma camisa da Pólo Ralph Lauren e apresentar o programa tomando Coca-Cola, para ser a perfeita representação de um “NOVO COMUNISTA/SOCIALISTA”. Ele iniciou o programa rasgando vários elogios ao Oscar Niemeyer, e encerrou o texto introdutório do programa dizendo que na área da política, Niemeyer sempre se posicionou pelo que era bom, que esteva sempre do lado certo. Esse frase revela muito bem quem é Flávio Gomes e que tipo de LIXO moral e ideológico ele representa. Em um determinado momento do programa ele manda uma indireta para você, dizendo: “teve um jornalista que falou que o Oscar Niemeyer era metade gênio, metade idiota. Quem escreve uma coisa dessas é 100% idiota”. Após dizer isso, ele recebe um tipo de apoio moral de um participante do programa, Lúcio de Castro, que está no Rio de Janeiro mas participa sempre do programa por um link. Lúcio de Castro é outro potentado do mesmo LIXO moral e ideológico do Flávio Gomes. Lúcio é daqueles “jornalistas” que fazem críticas ao Sérgio Cabral e ao Eduardo Paes, mas SANTIFICA Lula e Dilma, o que também já diz muito sobre o caráter e da VIGARICE ideológica que ele acredita e representa. É mais um típico PETRALHA. Para a Trindade ter ficado completa, só faltou João Carlos ALbuquerque, o apresentador titular do programa que está ausente do programa durante essa semana. João é outro PETRALHA que não sente um pingo de vergonha em endeusar Lula e Dilma. Esses 3 ícones do jornalismo e da televisão PETRALHA refletem muito bem o quanto o PT aparelhou a sociedade e o quanto o PT espalhou seus tentáculos pelo jornalismo brasileiro. Apenas “coincidentemente”, desde alguns meses atrás, os GRANDES anunciantes dos intervalos comerciais do Bate-Bola são Banco do Brasil, Caixa, Oi e Petrobrás. João Carlos Albuquerque, Flávio Gomes e Lúcio de Castro já não conseguiam disfarçar a grande simpatia que tinham pelos COMPANHEIROS, mas depois que as estatais inundaram de propaganda os intervalos do Bate-Bola, João e Flávio RESGARAM suas fantasias de jornalista ISENTOS. Teve até um programa em que o João e o Lúcio de Castro fazem umas críticas a revista VEJA, e depois João Carlos recomenda que os telespectadores leiam CARTA CAPITAL e CAROS AMIGOS. O Brasil está ou não muito “bem” de jornalistas esportivos?? Muito bem FERRADOS, claro.
O Flávio Gomes fala de você no Twitter dele também, onde ele diz: “Morre Oscar Niemeyer, metade gênio e metade idiota”. De @reinaldoazevedo, o maior cretino vivo do Brasil.” E depois ele escreve mais: “RT @cynaramenezes: niemeyer na imp. internacional: “gênio”, “clássico”, “símbolo”. aqui um otário da maior revista do país o chama “idiota”. Dá uma olhada lá no Twitter dele. É isso. Esse é o grande LEGADO, ou HERANÇA MALDITA que o PT vai deixar para a sociedade brasileira. “Jornalistas” como o Flávio Gomes, que são ferozes defensores do PIOR LIXO ético e moral, que ODEIAM o capitalismo, mas trabalham em empresas PRIVADAS, que ODEIAM a cultura capitalista, DETESTAM os EUA e a cultura americana, assim como a DEMOCRACIA , estão sempre que surge uma oportunidade, LOUVANDO déspotas comunistas/socialistas, rasgando elogios a Cuba e a Coréia do Norte, entre tantos outros LIXOS que os esquerdopatas tanto adoram, mas fazem isso morando no Brasil, porque morar em Cuba e na Coréia do Norte eles não querem. Eu garanto que no fim do mês, Flávio e demais esquerdopatas não devolvem o dinheiro que a empresa privadas imperialista paga para eles. Eu acho que você Reinaldo, caso não queira pedir o direito de resposta, deveria escrever um longo texto para esse Flávio Gomes, esse “potentado” do PETRALHISMO PATÉTICO, BUCÉFALO E VIGARISTA.
Parabéns pelos textos sobre o Niemeyer. Parabéns também pelos demais ótimos textos. Alguns são mais que bons, são extraordinários. Garanto que assim como eu, as demais pessoas que realmente pensam por conta própria nesse país, que tem opinião própria, que tem bom caráter e que são pessoas de bem, que acreditam no estado de Direito e principalmente na Democracia, não militantes de LIXO ideológico, estamos todos juntos com você nessa Cruzada contra o PT e os demais PETRALHAS.
Abraço.
Anónimo
-06/12/2012 às 22:05
Reinaldo,fica frio……lí os textos sobre Niemeyer,entendí perfeitamente a sua colocação,e não vejo motivo para tanto ataque.Tudo isso é coisa de petralha e de gente que não sabe fazer interpretação de texto.Manda esses bananas lamber sabão!
Agilmar Machado Filho
-06/12/2012 às 22:00
Reinaldo, quem sabe ler, sabe o que você escreveu. Deixe quem precisa de alfabetização, tanto específica quanto ideológica prá la.
Temos mais o que fazer.
A morte não redime ninguém.
A.Fernandes
-06/12/2012 às 21:56
A obra de Niemeyer é o que se classifica de “lullopetismo arquitetônico” :- bancada por governos, a curva é só um “desvio”, um “malfeito” unindo dois pontos…
M
-06/12/2012 às 21:51
Gênio? Passe um mês numa obra dele! Ele conseguiu fazer prédios que mofam em Brasília! O JK, em Belo Horizonte, faz chorar. E o ‘Titanic’ do Aécio? Parece que vai naufragar a qualquer momento!
Rod
-06/12/2012 às 21:50
Reinaldo , ele passou o exílio em Paris , capital de um pais ultra comunista !!!
Se tivesse culhões teria ido para Cuba viver como Cubano .
Gustavo
-06/12/2012 às 21:49
Li o texto. Entendi o ponto de vista e o elogio. O termo “idiota” me chocou um pouco, pelo fato de que é palavra que pouco se lê em necrológios. Se eu fosse o autor do texto, talvez não a usasse, ainda que ideologicamente me aproxime mais do seu pensamento, Reinaldo, do que do dele. O que me impressiona mesmo é a quantidade de esquerdistas que manifestaram seu ódio e repulsa brutais ao uso da palavra “idiota” com palavras muito piores que “idiota”. Tudo para defender Niemeyer. Só que, quando morreu Dom Eugênio Sales, lembro-me bem, muitos esquerdistas não pouparam críticas ofensivas (e bota ofensivas nisso!) ao cardeal em virtude de seu suposto apoio ao regime militar. Eis só um exemplo do que saiu na blogosfera: “Certamente, é mais um patife que já está a caminho do ajuste de contas com o capeta.” Há muitos mais. Como sempre, os pesos são dois, como duas são as medidas… Este é o humanismo esquerdista…
Maria Ruth
-06/12/2012 às 21:49
Eu só queria entender… Ouvi na TV dizerem que Niemeyer foi um militante comunista, um grande humanista e um grande democrata. Ora,pelo que me consta, regimes comunistas não são democratas e sim totalitários. Inclusive os povos de paises comunistas não têm nem liberdade de expressão nem de locomoção, dentre outras.Os regimes comunistas que conheço são Cuba, Coréia do Norte, China.Onde está o amor à democracia????é bom ser comunista com o dinheiro alheio, não e?
J. Leão
-06/12/2012 às 21:48
NO MUNDO DA JUMENTAIADA CAPÁZ DE ENDEUZAR UM CANALHA DA ESTIRPE DO MAFIOSO #PeTralha #Lula…, O CONTRÁRIO, É, IMPIEDOZAMENTE DEMONIZADO!
Igor
-06/12/2012 às 21:47
Se tem coisa que esquerdista deplora é gente que pensa com a própria cabeça e fala/escreve o que realmente pensa, sobre qualquer pessoa ou assunto. E pior! Que ainda faz isso sem pedir licença a seitas do pensamento.
Spigel
-06/12/2012 às 21:44
Prezado Reinaldo: concordo com 1/2 do que vc escreveu.
O que concordo? que Niemeyer era um comunista de beira de piscina, assim como são todos os soviéticos do mundo das artes. Alguns exemplos: Chico Buarque,Luis Fernando Veríssimo, Paulo Betty, etc.
O que discordo? não acho interessante os traços do artista Niemeyer; é muita forma sem função. Mas vá lá, gosto é gosto.
scholo
-06/12/2012 às 21:42
Com todo respeito a Niemeyer (o arquiteto) eu queria saber quem é que paga a absurda ida a Brasilia com o corpo, num país onde a miseria ainda é enorme…
José PI
-06/12/2012 às 21:41
Caramba, Reinaldo, nem sei por onde começo…
Talvez, dizendo que concordo 100% com seu texto, mas penso que você deve se poupar um pouco, em se contaminar pela decepção em relação ao tipo de manifestação que é capaz de produzir essa gente asquerosa da militância comunista, em relação a qualquer texto que você produz (quase tudo, he he), mesmo quando separa a metade boa da laranja, de sua metade podre, o que não é fácil, o mais fácil e mais prudente é jogá-la toda no lixo, pois algumas vezes a “metade boa” está contaminada pelos fungos da metade ruim.
Tenha em mente que, em primeiro lugar, não é para eles que você escreve e que, pela lavagem cerebral que sofreram, são telecomandados por controle remoto por suas lideranças malignas, a “azucrinar”, infernizar a vida das pessoas que, como você, não se deixam abduzir e tem a coragem (e o displante, em suas concepções) de discordar da versão “hegemônica” sobre qualquer assunto, de acordo com o que pode beneficiar sua ideologia.
Essa gente não merece sequer nosso desprezo, mas pena, por que, por que não possuem 100% dedas faculdades mentais, pois uma parte considerável foi destruída pela “lavagem cerebral” que sofreram.
Quando analisamos o que ocorre, durante um processo de lavagem cerebral, é mais fácil entender o padrão comportamental dessa gente, incoerente com uma capacidade de discernimento esperada de um ser humano, ante a riqueza de informações que a tecnologia do século XXI proporciona, onde crianças de cinco anos, hoje, tem um desenvolvimento intelectual maior do que eu tinha, na década de 50, com 10 anos.
O processo de “lavagem cerebral” não é possível “sem dor”.
O método tradicional, usado pelos terroristas da década de 60 e pelas FARC, até hoje, consiste em torturar o indivíduo até o limite de suas forças física, deixando-o sem esperança de sobrevivência, dentro daquilo em que acredita.
Nesse ponto, chega alguém do bando, se apresenta como “bonzinho”, como “uma luz no fundo do túnel”, que, se obedecido, poderá aliviar o sofrimento.
É nele que o submetido se apega, para conquistar, AOS POUCOS, de acordo com a sumbissão a SUA ORIENTAÇÃO, AQUILO QUE TINHA DIREITO, antes de entrar no processo.
Quando você vê, a filhinha do industrial está pegando em armas para ajudar comparsas a assaltar bancos, como foi comprovado nos anos 60 e 70 por aqui, ou na Colômbia, cada um daqueles meninos, de fuzil em punho, que foram seqüestrados de seus confortáveis lares, perfilados com cara de guerrilheiros, odiando a “classe média” da qual sua família faz parte.
Isso tudo, dentro do processo de tortura física, desenvolvido pela KGB soviética e exportada por Cuba, para a América Latina.
Entretanto, dentro do Gramscismo, de subversão da Cultura, era preciso desenvolver um método diferente, dissimulado como o próprio método de subversão cultural.
A “dor”, que leva à desesperança, não pode mais ser física, mas passa a ser mental.
A criança e o jovem são bombardeados com conteúdos subliminares de destruição de esperança, com conceitos conflitantes o tempo todo, a ponto de não acreditarem em mais nada, principalmente em Deus (fator fundamental) e, gradativamente são apresentados a “salvadores” “simpáticos”, cuja história foi reescrita, de modo a se opor totalmente à original e verdadeira. O mundo em que vivem é transformado em algo “maligno”, que precisa ser “destruído”, para em seu lugar, “construir um mundo melhor”.
Durante esse processo, dentro da área das Artes (a arquitetura está entre elas), as lideranças intelectuais do processo, infiltradas nos setores de difusão de cultura, apenas “kamaradas” são enaltecidos e projetados como “seres iluminados”, portadores de uma quase “divindade”, “reacionários tem suas obras boicotadas de todas as formas, a fim de que pereçam na concorrência.
Niemeyer, como comunista convicto, sempre esteve cercado de cuidados e auxiliares que facilitassem seu trabalho, a ponto de se limitar a fazer meia dúzia de rabiscos e sua equipe técnica “se virasse nos trinta”, para tornar aquilo, realidade.
Com sua morte, inevitável, precisa ser “aproveitada”, para TRANSFERIR toda a “mística” criada em torno de sua obra material, para a IDEOLOGIA que, gradualmente, mostrou defender.
A “beleza” da obra, transferida para a Ideologia, como se a obra fosse inspirada nos “nobres conceitos” da ideologia.
Na literatura, a mesma coisa, somente “obras” (de gosto duvidoso), de “apóstolos da religião demoníaca”, eram promovidas a “obras de gênios”, como o próprio Jorge Amado (e aqui, vou apanhar, he he), com sua literatura quase pornográfica, santificando a miséria cultural e a prostituição e ridicularizando, tornando bandida, a ordem social vigente.
Ora, José, mas onde isso entra na “lavagem cerebral” como processo de “tortura”?
Da mesma forma que no processo da dor física da KGB, a DESESPRANÇA na criança e no adolescente os deixa descrentes de qualquer coisa que seus pais lhe passaram, em relação à validade do Capitalismo como meio de subir na vida, e os deixa vulneráveis a lideranças promovidas na Sociedade como “guias divinos”, que lhes apresentarão “uma outra forma de vida” “mais justa e fraterna”, dentro da máxima comunista de que “um mundo melhor é possível”.
O processo de lavagem cerebral é “doloroso” e cria uma espécie de”imunidade”, uma “aversão à repetição da dor”, que ocorreria, se o jovem tentasse percorrer o caminho inverso, para o que seria necessária “nova lavagem cerebral”, para remover as convicções adquiridas e substituí-las pelas antigas.
Quando, eventualmente isso ocorre, é por um acidente de percurso, que gere uma dor tão grande no indivíduo, que ele se dê conta da empulhação de que foi vítima, pois por suas convicções adquiridas não consegue resolver seu problema e aí, lembrando das antigas, acaba encontrando explicação para o que aconteceu.
O processo é doloroso na transição de uma convicção para a outra, por isso, é mais cômodo ele se deixar levar por suas lideranças, “para o que der e vier”, (deixe a vida me levar…) por que “a causa é nobre” e visa o “mundo melhor” que lhe foi apresentado como possibilidade.
O emergente de uma “lavagem cerebral” pode ser considerado um “mutilado”, por que a parte de seu cérebro, responsável pela análise lógica e definição de “bem / mal”, “bonito / feio” , “certo / errado”, foi danificada pela tortura da “desesperança”, com a necessidade de “subir à superfície para respirar” E quem o levou à superfície, foi o “guia”, que a ideologia lhe apresentou como “salva-vidas”.
Percorrer o caminho inverso, em direção às convicções antigas, representaria ter que “mergulhar novamente” até o fundo do poço, para atravessar, por baixo da barreira, afim de chegar de volta ao que era.
Como, par subir à tona, precisou de ajuda, não sabe se a terá, do outro lado (o antigo), se pode contar com alguém, que ainda o espere, para ajudar na subida.
Em uma série de palestras, que ministrou nos Estados Unidos da América, em 1984, Yuri Besmenov, ex-agente de subversão da KGB, classificou o processo como “irreversível”.
Eu não chegaria a tanto, mas, considerando a análise mostrada acima, muito difícil, por que depende de uma disposição do indivíduo a enfrentar a dor, proporcional à que experimentou, durante o processo de chegada.
Quanto antes, dentro do processo, a reversão for tentada, tanto menos doloroso será o caminho de regresso.
Daí o fato de eu considerar de suma importância, combater TODOS OS CONCEITOS defendidos pela malta vermelha, confrontando-os, constantemente com a RAZÃO.
Do mesmo modo que procederam para chegar até aqui, PARA TODA A TESE, QUE DEFENDAM, DEFENDER A ANTÍTESE”, ATÉ QUE SE RESTAURE A SÍNTESE.
Do acima exposto, minha razão para considerar esses “mutilados”, coitados, dignos de pena, mas sem JAMAIS deixar de lhes OFERECER RESISTÊNCIA, pois de nosso lado está a VERDADE, fruto da dedução de muitas gerações, ao longo dos séculos; e de nossos Mestres Gregos, que, até os dias de hoje, não tiveram quem os superasse.
Os “ídolos” deles são de barro e é muito fácil decompô-los em suas essências.
Por enquanto vou ficando por aqui, para não misturar assuntos.
Boa sorte, você não precisa deles, pois conquistou, ao longo do tempo, com a abnegação de seu trabalho e a força moral de sua coragem, seu próprio público, que encontra em seus textos, uma referência que reforça nossos argumentos, na defesa da Verdade.
José
HUGO LEON
-06/12/2012 às 21:40
Niemayer hoje, no dia da sua morte, goza de uma estupida unanimidade, afinal a cretinice anda em bandos. Foi um grande brasileiro e um homem de bem, não resta a menor duvidas.Contudo,quero dar aqui a minha opinião, sobre a sua arquitetura.Sou leigo em termos de arquitetura. Mas mesmo sob a ótica de um leigo como eu, a obra de Niemayer está mais para bizarrice do que para arquitetura propriamente dita. Afinal, para um leigo como eu, arquitetura pressupoe modernidade, funcionalidade e beleza. Não vejo nenhum desses pressupostos em suas obras. Ou, será que existe funcionalidade no museu da republica? Será que o palacio do planalto ou da alvorada, mesmo na época em que foram construidos, podem ser considerados obras realmente modernas? Ou, a igrejinha da Pampulha: mesmo considerando a subjetividade da beleza ao olhar do observador, será que existe algo de belo nela? Não haveria então, um certo padrão, ou modelo de beleza, que seria comum a todo observador, ou não?
Niemayer foi na minha opinião, mais uma unanime brasileirice, empurrada goela abaixo de um povo carente de herois. As obras de Niemayer são diferentes, apenas isso. Ou melhor:são apenas bizarras. Nós nos acostumamos às bizarrices de Niemayer.Simples assim…
O grande nome da cosntrução de Brasilia, onde vivo hoje, (excetuando JK é obvio) foi Lucio Costa. A ideia do plano piloto, foi e é, fantastica. Niemayer: grande e honrado homem, grande brasileiro, grande arquiteto bizarro. É o que penso.
Joe Silva
-06/12/2012 às 21:38
A arquitetura modernista foi um furúnculo na história. Passou e será desprezada no futuro.
O cara faz uma curva no prédio e é um gêniio ? Meu Deus. O Copan tem um S, é uma favela vertical. Mas é curvo.
Niemeyer nunca foi gêniio.
BETHS
-06/12/2012 às 21:37
Admiro sua paciência para com os bucéfalos.
Jota Eme
-06/12/2012 às 21:37
Já disse e repito, caro Reinaldo: neste caso como em praticamente todos, estou contigo e não abro, com perdão da vulgaridade…rsrsrsrs! minha posição com relação, por exemplo, ao aborto, aos anencéfalos, às pesquisas com embriões, aos petralhas, aos esquerdopatas de todos os matizes, é a mesma sua. Se não me manifestei à época, foi porque minha descoberta com relação a você, ao que escreve, a esse talento admirável, a esse amor ao debate e à lógica, à argumentação inteligente, clara, intelectualmente honesta, lamentavelmente só veio a ocorrer neste ano, lá pela altura de março ou abril. Mas reafirmo que assino embaixo da esmagadora maioria de seus textos, assim como comungo da imensa maioria das opiniões que você externa, porque honestas, lúcidas, inteligentes, perspicazes, coerentes, humanas e sinceras e, tambêm, porque você está pouco se lixando para o que eu e qualquer um acha do que você pensa, diz e escreve. Por isso mesmo, Você tem o meu apoio e o meu abraço, sempre!
Bruno Sampaio
-06/12/2012 às 21:36
Poxa, Reinaldo, agora magoei. Não sabia dessa sua posição contra o aborto de anencéfalos (frequento o blog a pouco tempo). Pesquisa com embriões tudo certo, mas não permitir o aborto de anencéfalos acho meio forte, até mesmo para um jornalista do seu calibre. Mas, como sei que você sempre se baseia em fatos e argumentos racionais ao invés de “achismos” e ideologias, respeito sua posição. Quanto ao Niemeyer, quem defende ditadoras sanguinárias como caminho para a utopia da perfeição social não merece nenhum respeito de minha parte. E que alguém experimente apreciar uma das esculturas descomunais do falecido arquiteto num dia de sol. Não tem uma triste árvore para fazer sombra, é só concreto, concreto, sol no cabeça e mais concreto. Parece mesmo uma alusão ao super-estado, onipresente, onisciente e muito acima do cidadão e do indivíduo. Talvez até mesmo o sofrimento do pobre observador debaixo do sol forte seja de caso pensado.
Fernando
-06/12/2012 às 21:32
Boa ! rs rs mas ja não aguento mais ouvir nada sobre este Niemeyer!!!!!!!!!! Amanhã vou desligar tudo! espero que acabe esta lenga lenga no domingo! CHEGAAA DE NYEMAYER ! Viu a Dilma hoje atacando truculentamente e mentirosamente a oposição com relação a questão da energia eletrica!? UM ABSURDO AS SANDICES QUE ELA VOCIFEROU! Ela quer fazer gracinha com o chapeu alheio!
Nelson
-06/12/2012 às 21:32
Qualquer obra feita de ferro, cimento e pedra, não pode ser chamada obra de arte, mas matemática aplicada. E Brasília é só concreto. A arte, no caso, são dos engenheiros especialistas em cálculo. Com a palavra, os especialistas…
José Gustavo
-06/12/2012 às 21:31
Uma vez você escreveu algo sobre o final da festa. O homem que ficava e passava um pano na mesa, um tanto quanto melancólico.
Eu estava vendo esses dias: “Judgement at Nuremberg”, um filme essencial de Stanley Kramer. O juíz, interpretado pelo magnífico Spencer Tracy, sofre pressão da população alemâ, assim como, do alto comando militar americano, para não condenar os acusados nazistas, já que: “Nós precisamos do apoio deles”, a guerra fria estava começando.
E isso apenas 4 anos depois do Holocausto.
Alguém poderia perguntar: “E os seis milhões de cadáveres?” Mas isso só vale para aqueles que acham que o corpo de um inocente, é prova suficiente de condenação.
P.S. Quando o filme foi terminado (1961), nenhum dos condenados a prisão perpétua, continuava preso.
SaoJeronimoQueEscreve
-06/12/2012 às 21:26
esse tal niemeyer é muito sinuoso.
SERVIDOR PÚBLICO com salário congelado por causa do MENSALÃO
-06/12/2012 às 21:25
Avião do governo colocado à disposição para traslado do corpo…continua o pensamento do apedelta: “……não era uma pessoa comum”. Em memória ao arquiteto, a sua família deveria recusar gasto de dinheiro público, pois os brasileiros comuns nunca acreditaram que Niemeyer vivo aceitasse uma coisa dessas durante a vida(despesa particular com verba pública) . Respeitem a memória dele!
SHIRU
-06/12/2012 às 21:24
De tanto ouvir sobre Niemeyer hoje, caro Rei, veja o que vi em uma matéria que apresentou uma declaração dele. Afirmou que perdeu o concurso para projetar o Maracanã por um projeto melhor (reconheceu) e que contemplava mais a massa popular. Ou seja, desde aquela época, em seus projetos, o comunista não pensava no povo. É isso aí. Como arquiteto é um excelente artista plástico, mas como ideólogo, uma farsa!
renato
-06/12/2012 às 21:22
Digitem no google imagens
1. “Ala-Too Square, Bishkek” (no Quizirstão) e comparem a arquitetura do edificio principal da praça com o palácio da justiça ou itamaraty, em Brasilia.
2. “trip to Star City” (redondezas de Moscou) e comparem a arquitetura do monumento da 1a imagem com palácio do alvorada, em Brasilia.
E por aí, vai …
Curumim
-06/12/2012 às 21:21
Niemeyer: ideias mortas e obra eterna.
lf500
-06/12/2012 às 21:17
Reinaldo, estou pela tampa com “eça jente”, nunca vi tanta boçalidade junta. Acrescento: O corpo do arquiteto foi transportado para Brasília em avião da FAB. Foi e vai, se já voltou, em avião oficial COM QUEROSENE PAGO POR VOCE, POR NÒS, CONTRIBUÌNTES ESPOLIADOS. Cambada de salafrários fazendo farol com chapéu alheio… Parabéns pelos textos, pela lucidez e pela, aí sim, genialidade. Abrs.
Claudio Manoel
-06/12/2012 às 21:16
Boa Reinaldo, fiquei com medo que vc fosse atacado pelo efeito manada e saísse distribuindo SÓ elogios a Niemeyer… Vc foi coerente…
Em tempo: Os prédios projetados por Niemeyer, na sua grande maioria, não têm nenhuma preocupação ambiental… Todos são dependentes de iluminação e ventilação artificial.
Anónimo
-06/12/2012 às 21:14
Quem deve estar sentido muito é a gentalha da esquerda, já que como são fabricantes de burros, quem tem um olho entre eles é rei.
Reinaldo Deprera
-06/12/2012 às 21:12
Essa estória de que o Niemeyer é “O arquiteto” só colou no Brasil, e olha lá! No Youtube mesmo é possível encontrar milhões de projetos e idéias com atributos superiores aos projetos ao dele.
Bastava o Niemeyer dar uns rabiscos tortos em uma folha de guardanapo e apareciam as Niemétes para chamar aquilo de arquitetura. Os milhões de Reais que um sujeito como ele ganhava dando alguns rabiscos, não são mais possíveis graças a softwares do tipo Photoshop e Autocad (obras do Tio Sam, o Grande Satã). A mais-valia da sua arquitetura resumia-se no tamanho da sua rede social comunista que tinham relações com o poder.
Bauhaus
-06/12/2012 às 21:09
Leni Riefenstahl foi perseguida até a morte pelos comunistas, principalmente, pelo fato de ter desenvolvido sua arte sob a égide do nazismo. Ela nunca foi membro do partido nazista. E mais, foi sabotada e perseguida pelo Ministro da Propaganda Joseph Goebbels. Na sua cobertura das XI Olimpíadas de Berlim ela desenvolveu técnicas revolucionárias. Durante meses ela mesma montou quilometros e quilometros de filme. Agora esse stalinista fanático foi e é incensado como herói nacional. Até onde sei muitas das obras do Niemeyer são um fracasso em termos funcionais. O Palácio da Alvorada é uma delas. Abafado e com cheiro da cozinha permeando todo ambiente, gastaram uma fortuna para só melhorar um pouco. Um verdadeiro elefante branco. Outra obra deplorável dele foi o monumento ao JK, no DF, que ele projetou para, de longe, projetar a foice e a martelo do símbolo comunista. Só sei que alguém berrou e ele teve que alterar. Como os tiranos que ele tanto admirava, como Fidel Castro, não fará falta nenhuma morto.
Vander Damasio
-06/12/2012 às 21:09
Ah, tem outra: a casa que Oscar Niemeyer projetou para Darcy Ribeiro em Maricá, distrito de Cordeirinho, é horrível. Todos que a observam se perguntam como era possível residir naquilo (a lembrar: Darcy passou dez anos morando em ocas, com os índios. Morar nessa casa do Niemeyer pra ele foi pinto). Depois da morte de Darcy, a casa ficou abandonada, totalmente desfuncional, “imorável”. A prefeitura de Maricá vai reformá-la e fazer daquilo algo diferente do projetado originalmente pelo gênio Oscar Niemeyer.
Junior Parente
-06/12/2012 às 21:08
Caro Reinaldo, veja como é na realidade o jovem e moderno governador de Pernambuco. O seu governo força o proprietario do Parque Aza Branca,( a propriedade que foi de Luiz Gonzaga) a vender ao Governo do Estado, sob a ameaça que ou vende ou é desapropriado por valor menor ainda, O Parque Aza Branca por um quinto do que vale. Lá estão localizados o museu, o mausoleu, a casa aonde Gonzagão morou. O nome do proprietario que está sendo coagido a aceitar é: Jose Alves de Alencar Junior, Zitinho; …
YbN
-06/12/2012 às 21:06
E a estética do nazismo?
Já viu exército mais impecavel do que o da Alemanha pré guerra?
As obras de Spiegel.
É, mais era o prenuncio do totalitarismo, a estética antevia no que a Alemanha se transformaria.
E Brasília? Correspondeu as expectativas do gênio?
Dada a sua ideologia, sim.
Fábio - SC
-06/12/2012 às 21:02
Olá.
Como sempre, seus argumentos são sólidos.
O humano trás em si, suas contradições.
Mas temos que reconhecer que como arquiteto ele era único.
Como comunista só foi mais um.
A abordagem da maioria da imprensa, tentando passar a imagem de humanista, poeta, intelectual é que está equivocada.
Se ele tivesse sido um devasso porra louca sua obra seria menor?
Daqui a 100 anos a obra do arquiteto ainda estará de pé e ele será lembrado, como arquiteto, não como comunista.
Esse aspecto será apenas uma curiosidade de sua biografia.
J4S0N7
-06/12/2012 às 21:00
ótimo texto Rei…
fernandoboi
-06/12/2012 às 20:55
rei, tirando a estetica nas obras que eu conheco , a funcionabilidade e pessima. o espaco que se joga fora nas obras dele e muito grande , sem justificativa nenhuma.
Paulo Bento Bandarra
-06/12/2012 às 20:53
Se nós fôssemos levar as obras em contas para absolver as ideologias, o Absolutismo seria exaltado pela qualidade das suas obras monumentais, muito mais criativas e luxuosas do que as discutíveis de Niemeyer. Palácios ao redor do mundo neste período que são incomparáveis. Sem falar no Taj Mahal, obra de um imperador. E o Aqueduto de Roma!!! Nenhuma das obras de Niemeyer se podem comparar, o fazedor de prédios para a rica burguesia pública.
Vander Damasio
-06/12/2012 às 20:51
Lá pelos anos 80, fazendo uma pesquisa na biblioteca pública Celso Kelly, no centro do Rio de Janeiro, uma bibliotecária, ao saber que eu era jornalista, me chamou em um canto para fazer uma confidência. Ela me disse que aquela biblioteca foi projetada por Oscar Niemeyer, mas continha vários erros de projeto, que prejudicavam seu pleno funcionamento. Tive que interromper minha pesquisa para ouvir as comprovações técnicas daquela profissional, que duraram quase toda a tarde daquele dia. E até hoje é interessante notar que a biblioteca Celso Kelly, em frente a Central do Brasil, vive sempre em obras, quase permanentemente cercada de tapumes. Até hoje me arrependo de não ter feito uma matéria com as preciosas informações que aquela bibliotecária me deu. Passo a bola para os jovens repórteres apaixonados ideologicamente pela obra de Niemeyer.
paranaense enojada
-06/12/2012 às 20:50
Eu me incluo entre os que optam pelos 100%…
ze do matogrosso
-06/12/2012 às 20:48
…gostei Reinaldo. Tchaca,tchaca, na butchaca,diria uma grande “comunicador”. Os pingos nos “is” foram corretamente aplicados. “De gênio e louco, todos nós temos um pouco”, já apregoava antigo ditado.
Marcelo
-06/12/2012 às 20:46
Niemeyer era arquiteto e confundia ser humano com tijolo: achava que podia construir a sociedade como se constrói prédios.
SANTANA
-06/12/2012 às 20:44
De genialidade discutível, cuja fama desmerece injustamente a excelente qualidade de profissionais da área, apenas um criador de problemas pata os engenheiros calculistas, e um comunista desprezível a ser esquecido pela humanidade, como defensor intransigente do doentio atraso mental do qual os maiores genocídas da história foram precursores dos atuais farsantes, hoje descaradamente encobertos pela democracia de que se valeram os que a execram e tudo fazem para destruí-la, a exemplo de Dilmente, Lulalau e a bandidagem da qual todos são comparsas.
Carlos
-06/12/2012 às 20:41
Os comentários ao lado “comunista” dele são muito oportunos. Ainda bem que o Reinaldo escreve o que muita gente pensa e guarda para si mesmo.
Sobre a arquitetura, eu não gosto. Não acho bonito. E conheço muita gente que também não acha. Acho que muitos tem receio de criticar, pois podem parecer que “não entendem a beleza” da obra. Além disso, não acho as obras funcionais. Bom, gosto é gosto.
Para mim, se há um mérito em Brasília é o urbanismo de Lúcio Costa.
Arildo Paulo Viana
-06/12/2012 às 20:38
Quisera o Brasil cheio de críticos , para que o crescimento intelectual, moral e material fossem mais desenvolvidos. O crescimento vem com os adversos, diversos e nunca com os conversos, e jamais para os que dizem amém a tudo.
daniel
-06/12/2012 às 20:37
Caro Reinaldo, muitos brasileiros não sabem ou tem preguiça de interpretar textos. Quando lêem o seu, ficam voando. O jeito é pedir para o vizinho decifrar. Se o vizinho for do PT, fedeu!
Francisco Haddad
-06/12/2012 às 20:32
Reinaldo,
Respeito a sua opinião, mas não concordo com ela ou, pelo menos, discordo da referência à metade genial desse arquiteto que morreu.
Acho, mesmo, que ele que a arte dele era a escultura. Não projetou prédios e obras onde as pessoas viveriam e trabalharia. Criou monumentos, muitos deles de gosto pra lá de duvidoso.
Além de comunista infame ele era, com certeza, narcisista.
Eduardo
-06/12/2012 às 20:31
Caro Reinaldo,
Fazendo um adendo ao comentário do colega NILTON VENTURA, também testemunhei, ao ouvir na rádio KISSFM, o “xilique” do radialista, onde só consegui ouvir a parte final do comentário dele que dizia: “Você me envergonha, senhor Reinaldo Azevedo”. Visitando o perfil do “Rockeiro” no Facebook, podemos ler um post dedicado à “Divindade” recém-falecida com os seguintes dizeres: “Comunista Exemplar”.
Jalles Arruda
-06/12/2012 às 20:25
Boa noite, Reinaldo Azevedo. Sempre leio seu blog e geralmente concordo com tudo que escreve,inclusive no caso do Niemeyer. Ele era como a grande maioria dos comunistas sao, comunistas com o dinheiro alheio. Que o pessoal leia A Tragedia de um Povo, um livro genial de Orlando Figes que relata a historia da autoproclamada grandiosa revolucao de outubro de 1917. Infelizmente, temos que tolerar a opiniao da esquerda raivosa, porque somos democratas, mas tenho vontade de fazer com eles o que seus companheiros fizeram nas republicas sovieticas, china, camboja, cuba, todo leste europeu, etc. Existe algum dia na sua agenda vir ate goiania para o lancamento do Pais dos petralhas 2? Ate mais.
P.S. pelo menos os filmes da Leni Riefenstahl foram, realmente, revolucionarios.
Aécio Guedes
-06/12/2012 às 20:21
Caro Sr. Reinaldo, boa noite.
O arquiteto Niemayer surgiu na sombra do seu colega Lúcio Costa, o verdadeiro criador do plano piloto de Brasilia e a partir daí fez um nome como se somente ele existisse na arquitetura brasileira. Eu chamo isso de apropriação mas a esquerda festiva, o PT (partido dos trambiqueiros), já está acostumada a fazer desde o advento do ALIBALULA. Pra mim, o Sr. Niemayer não passava de um pequeno burguês esperto que usou a CANALHA COMUNISTA pra ficar milionario.
Qual será o tamanho do espolio deste senhor?
Será que ele é um pobre coitado?
Aliás, ele nunca deu um PIU em defesa dos fuzilados e dos presos politicos massacrados pelos regimes totalitários que tanto defendeu. É VERGONHOSO!!!!!!
Dulce Regina
-06/12/2012 às 20:11
Reinaldo, sei que vc não e movido a elogios e, nem precisa. Mas, devo confessar que e necessário muito discernimento, compreensão e lógica para entender seus textos. Concordo com um comentário abaixo, quem não entendeu o primeiro texto, já pode se desligar do que vc escreve, porque não esta apto para uma leitura com conteúdo. Aí, e que mora todo o mal que assola esse país. Gosto da sua transparência, sua firmeza,do seu lado sarcástico e cômico ao mesmo tempo. Quanto a se intimidar, sabemos perfeitamente que não e seu perfil. Siga em frente, vc tem contribuído muito nas minhas leituras, nos meus conceitos e no jeito de encarar os fatos.
Félix Jarreth
-06/12/2012 às 20:11
Caro Reinaldo
Até agora tenho estado a coçar-me todo para controlar a indignação que me devora por dentro. Talvez vc ache até pesado o que escrevo a seguir. Mas… sendo vc um dos poucos brasileiros decentes que ainda resta da minha época… permita-me desabafar. Sei que me compreende; e muitos dos seus leitores também.
É extraordinariamente inacreditável, revoltante até de ver, – ao vivo e a cores, – o desespero que os brasileiros, na sua maioria, possuem para encontrar um prócer que os ilumine e inspire na lassidão de suas vidas apequenadas e alborqueiras.
Num esforço vão e assaz caricato, agarram-se a qualquer estrupício sem ao menos parar para pensar o quão idiotas se revelam nessa aspiração. O quão fúteis se exibem por serem incapazes de verem a realidade… e, de fato se empenharem em fazer a diferença.
Levar a passeio, com honras de Estado, – À CONTA DO CONTRIBUINTE, – ao cadáver de um sujeito, que de tão humanista, todo o seu humanismo se resumiu apenas na construção de uma casa, NA FAVELA, para o seu motorista, é – NO MÍNIMO – um absurdo, só visto na ponta do carvalho a que se restringe a inteligência da maioria dos brasileiros, e, muito peculiarmente nas mentes daqueles que governam o 69º. país mais corrupto do mundo.
É uma vergonha!!!!; sem limites!
Onde estão as obras e atos humanistas de Niemeyer? No apartamento que deu para Luis Carlos Prestes? No dinheiro que deu para outros comunistas? Nos apoios aos genocídios perpetrados por Stalin, por Castro? Onde?
Num grosseiro sincronismo de comunista para comunista, sem nada comum nesse paralelo, há bem pouco tempo faleceu um dos maiores comunistas europeus: Santiago Carrilho, espanhol, que, de fato e de direito, bastante fez e contribuiu para a implementação da democracia na Espanha, e até de Portugal. Também morreu de muito velho, mas discretamente. Sempre recusou a pecha de “herói’, conquanto o tenha sido, concordando-se ou não com os seus ideais políticos. Deixou até em testamento, escrito anos antes, que não queria honras em seu funeral. Foi cremado na presença tão-somente da família. Por isso, e por seus atos, será sempre lembrado. Os espanhóis muito lhe devem e honrados permanecem por todas as suas contribuições; até os franquistas.
De Oscar Niemeyer, dentro de dois anos, nem resquício restará na memória galinácea dos brasileiros… mas a esse energúmeno das idéias stalinistas e do concreto fissurado, gretado, cheio de goteiras, um verdadeiro néscio político, mas oportunista até à medula, foi dado enterro de chefe de Estado… como se herói fosse.
Novamente…. Que vergonha! Vergonha! VERGONHA!
Como a futilidade campeia solta pelo Brasil. Como o deslumbramento e a falta de caráter dos brasileiros chega a ser vexatória…
Meu caro Reinaldo, não imagina como lastimo que uma pessoa como vc seja obrigado a conviver na mixórdia que passou a dominar o caráter nacional.
Um forte abraço
Félix.
Brasília deu Fama à Niemeyer. Mas, o 'Velho Propaganda' Niemeyer pode dar Fama ao Governo Lula-Dilma?
-06/12/2012 às 20:07
Mas, e o Lúcio Costa, outro genial Arquiteto e Urbanista não serviu ao marketing progressita…
.
“Simplicidade marca enterro de Lucio Costa
AJB 14/06/98 17h30
DO RIO
Discrição e simplicidade marcaram o enterro do arquiteto e urbanista Lúcio Costa, hoje pela manhã, no Cemitério São João Batista do Rio de Janeiro. Um cortejo com cerca de 300 pessoas – entre elas o governador do Distrito Federal, Cristóvam Buarque, e o ministro da Ciência e Tecnologia, José Israel Vargas – prestou as últimas homenagens ao homem que planejou Brasília e ajudou a revolucionar a arquitetura brasileira. Lúcio Costa morreu sábado de manhã, aos 96 anos, em sua casa no Leblon. Hoje, às 11h20, quando o caixão baixou à sepultura, apenas uma salva de palmas selou a despedida ao arquiteto. Para alguns, uma homenagem singela demais que não fez justiça à importância do urbanista.
“Lúcio Costa era uma das personalidades mais importantes da cultura brasileira. Mesmo assim, não houve qualquer iniciativa das autoridades em apoiar a organização do velório. O mínimo que poderiam ter feito era ceder o Palácio Gustavo Capanema, uma de suas principais obras no Rio de Janeiro. Essa omissão institucional é um pecado imperdoável”, afirmou o produtor de cinema Luiz Carlos Barreto, que era muito ligado à família e estava revoltado com a simplicidade do enterro. Foram sentidas as ausências do governador Marcello Alencar, do arquiteto Oscar Niemeyer e do prefeito Luiz Paulo Conde, que se encontra na França. Para Barreto, Lúcio Costa representava um dos pilares da cultura brasileira. “Não só por sua arquitetura, mas por suas idéias. Ele está para o urbanismo como Villa-Lobos está para a música clássica, Tom Jobim para a música popular e Glauber Rocha para o cinema. O que está se passando aqui é um pequeno escândalo, um sintoma da falta de auto-estima do brasileiro”, disse o produtor, que mora no Parque Guinle, em Laranjeiras, área projetada pelo urbanista.“ …
.
para o texto completo, vide http://www1.folha.uol.com.br/fol/cult/ult140698126.htm
Pensando aqui...
-06/12/2012 às 20:07
Reinaldo, você lê Heidegger? A obra de Heidegger é grandiosa, dizem os especialistas. A posição política de Heidegger durante os anos 30 e 40 é deplorável. No entanto, o nazismo está completamente sepultado. O comunismo ainda não está. Quando nos livrarmos da comunificação a que estamos submetidos hic et nunc, nesse exato momento em que vivemos nossa vida — exclusivamente depois de livres desse perigo, elogiar a arquitetura de Niemeyer não fará mal. Antes disso, é ser inocente útil do comunismo.
MARIAH
-06/12/2012 às 20:06
Gostei muito dos textos e concordo com você sobre sua classificação de Niemayer metade gênio metade idiota.
Ri muito com os comentários e adorei quando você mandou os bestas quadrados irem caçar sapo, isso lembrou muito meu pai querido.
Julio
-06/12/2012 às 20:03
Pla, pla, pla, pla-pla…aplausos. Viva!! Parabens Reinaldo.
Oliveira
-06/12/2012 às 20:03
Comunista é aquele que gosta das mordomias as custas do sacrifício dos outros.
Se querem saber mais sobre o comunista Niemeyer perguntem a família do arquiteto alemão Müller, que depois de trabalhar toda a vida, incansávelmente, para o gênio, hoje definha com Alzheimer sustentado unicamente pela família. Nem plano de saúde tem, enquanto o gênio comunista desfrutou do melhor hospital do Rio de Janeiro.
Devia existir uma lei que comunista e socialista só poderiam ser atendidos no SUS.
Pantaneiro
-06/12/2012 às 19:58
Boa tarde Tio Rei. Concordo com você. Sua obra era genial pela beleza visual, mas um horror de funcionalidade. Brasília taí para quem quiser ver. Para mim, aquela ilha de absurdos foi um dos maores crimes que se cometeram contra o país, e com a ajuda do Niemeyer. Agora, negar que ele apoiou assassinos da pior espécie é querer ser historicamente cego. Sinto pelo ser humano que se foi e me solidarizo com sua família, mas seu comunismo morreu antes dele.
Roberto
-06/12/2012 às 19:58
Reinaldo.
Este Sr. já era comunista e etico, quando JK fez Brasilia, será que este Sr. não sabia dos trens da fome que chegavam todos os dias na Central do Brasil, para que gastar tanto dinheiro em tão pouco tempo com a fome assolando o norte do BRASIL……
marcos
-06/12/2012 às 19:57
Quanto ao aspecto político, nada a acrescentar. Um defensor do pior que a humanidade pôde produzir em sua história.
Em relação ao profissional,pelo menos no meu gosto de peão do ABCD,que anda de busão e luta para sobreviver, ou seja, nada refinado, tenho minhas dúvidas sobre o conjunto da obra. Fui em BSB uma vez e achei feia para c…muito cinza. Memorial da América Latina, um monstrengo de concreto na Barra Funda. Verdade verdadeira, só o COPAM mesmo eu acho legal.
É isto aí
Oliveira
-06/12/2012 às 19:56
REInaldo, acho que até a família não aprovava as idéias dele, visto que todo mundo sabia o pavor que o arquiteto Niemeyer tinha de andar de avião.
Pegaram o corpo e levaram para passear em Brasília e voltar no mesmo dia.
Rosa do Luxembourg ( o jardim)
-06/12/2012 às 19:55
Tenho certeza que aos 103 anos de idade, se Niemayer tivesse que subir uma das suas escadas sem corrimão, praguejaria contra o arquiteto que não pensou nos mais velhos.
Mas sabe como é, comunista não envelhece.
Incidentalmente morre.
Tem valor ? Claro!
Mas quanto este valor impediu novos valores de surgirem?
O homem morre com quase 105 anos e não surgiu no país um arquiteto novo?
Não nos demos conta?
Fui a Bilbao apenas para visitar o museu deles. Não era um Niemayer.
O que aconteceu conosco?
Em que retas ou curvas ficou perdida a nossa arquitetura?
ana muniz
-06/12/2012 às 19:54
Fecho com Rei e com o Vampiro de Curitiba, mesmo sendo baiana.
Lucubratio Praecox
-06/12/2012 às 19:53
Niemeyer, metade gênio, metade idiota. Não vi no artigo a menor ofensa à vida e/ou obra do morto. Mera crítica, talvez extemporânea. Publicada no dia seguinte ao enterro, decerto não tivesse a mesma repercussão. O cadáver do morto e o ânimo dos vivos já estariam totalmente frios.
CRSO
-06/12/2012 às 19:51
Se observamos o Mundo aí fora, há obras muito mais bonitas e harmoniosas do que as do Niemeyer. Nunca entendi o valor que foi dado a ele. Para mim foi só mais um que ganhou fama através de propaganda.
É brincadeira dizer que aquilo que ele fez são obras extraordinárias. O problema é que eu não sabia da parte idiota dele. Agora é que ele não tem valor nenhum mesmo. Bem, para mim não tinha mesmo.
O Vampiro de Curitiba
-06/12/2012 às 19:51
Falando em Irmandade Petralha, o petista prefeito de Porto Velho fugiu da PF, está sendo procurado e proibido de entrar na prefeitura:
http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2012/12/nao-consegui-prender-o-prefeito-mas-vou-prender-diz-procurador.html
Comunista de copacabana
-06/12/2012 às 19:50
Sim, com certeza um comunista com vista para a praia de copacabana.
Acredito tenha sido mais fácil o se-lo. (risos)
abraço
Vilmar
-06/12/2012 às 19:49
Existe uma novela americana sobre arquitetura chamada “The FountainHead” de Ann Ryand 1943 que todo amante de arquitetura devería ler. Espero que Niemayer tenha lido este livro porque toda edificação deve ter uma função para não tornar-se um dinosauro.
Roby
-06/12/2012 às 19:46
Reinaldo,
Genial: “comunista de beira de piscina”, rs
João Filho
-06/12/2012 às 19:46
Se Niemeyer fosse tucano ou democrata, aí sim, Reinaldo poderia xingar a vontade que ninguém iria espernear.
Vão plantar batatas petralhas jumentos.
Geraldo
-06/12/2012 às 19:46
Caro Reinaldo,
O que está havendo com este país? Não pode haver o contraditório? Não pode haver opinião divergente? Quanto ao que penso, acho que o gênio Niemeyer foi um grande brasileiro, que esteve em sua vida aqui na terra nos momentos certos, nos locais certos e com as pessoas certas (no caso JK) e soube usar isso. Não consigo entender o porque vc não pode discordar, mesmo que 50% do que ele fez em sua passagem por aqui, elogiando os outros 50%. Aplaudo sua atitude, também gosto de ter pensamento crítico – quando gosto gosto, quando não gosto não gosto -e quando há críticas construtivas, mesmo neste caso com o defunto ainda por aqui, acho muito correto. Não ví no que vc colocou no blog desrespeito para com o falecido. Apenas deu sua opinião, compartilhada por muitos como tem que ser. A repressão a isso é própria de alienados, não acrescenta nada, só leva ao obscurantismo, ao partido/opinião únicos. Vc não bateu demais (é que em nosso país, qualquer um que morre vira santo imediatamente), mas apanhou e está apanhando demais. Faz parte meu amigo. Não se deixe abater ou intimidar. Sua opinião, sempre elegante, respeitosa, baseada em fatos e bem argumentada é de especial valia para os seus seguidores. Talvez não mude a cabeça desses leitores, mas eles têm pelo menos um outro foco, um outro argumento, um outro ponto de vista. É isso que vale a pena, é isso que nos leva a lê-lo diáriamente, é isso que não só os seus leitores, mas muitos outros cidadãos precisam neste país. Vai em frente!
Moi
-06/12/2012 às 19:45
Tá tudo muito bem, tá tudo muito bom, mas … mais cedo ou mais tarde as obras do gênio serão implodidas. Podemos deixar essa previsão para as gerações futuras. Daqui a 50 – 100 anos existirão algumas poucas preservadas só para lembrarem que ele existiu. Tipo museu.
Zetonho
-06/12/2012 às 19:45
Reinaldo, parabéns, mais uma vez. Pode-se concordar ou discordar de você (no assunto em baila, concordo plenamente, mas nunca se pode negar sua coerência e honestidade intelectual). Parabéns por ajudar o Brasil a pensar!
Célio
-06/12/2012 às 19:44
Quem sabe ele tá mais pra metade gênio, metade espertinho, dizendo-se, por via das dúvidas, comunista. Talvez ele imaginasse que um dia os comunistas iriam dominar o mundo, e então ficaria a salvo, sem sofrer acusações de ter enriquecido no trabalho para os capitalistas.
Edegar
-06/12/2012 às 19:42
O dia em que Lula “parecia” ter criado juízo: Início do seu segundo mandato, no JN da Globo (alguém poderia resgatar a gravação?) Declaração de Lula na oportunidade: “Jovem esquerdista? Dá pra entender. Faz parte da fase da vida. Velho esquerdista? Só pode não estar bem certo da cabeça!” Pois é, Niemeyer deve ter morrido jovem, não é mesmo?
Dan
-06/12/2012 às 19:40
Minha opinião é a de que Niemeyer não é um gênio. É um artista do concreto com formas abstratas, ou seja, em suas obras não vejo funcionalidade, beleza ou qualquer virtude. É um artista cuja obra tem seu valor artístico e não-funcional. Criou entre outras coisas a “toca dos ratos” de Brasilia, dando imensa contribuição ao fim do poço. Juntar um governo pseudo-esquerda pTralhista a Brasilia é a utópica chamada das massas para as ruas, mas vemos que elas não são capazes de mostrar força e dominar aquela imensidão arquitetônica tanto para comemorar quanto para protestar. É uma típica obra da esquerda onde todos tem acesso ao nada. Enquanto nos subterrâneos da ensolarada Brasília se tramam as desgraças do povo! Bela blindagem política, bela sacanagem com o povo!
IZIDRO SIMÕES
-06/12/2012 às 19:40
Sabe, é que esses blogueiros de aluguel NÃO SÃO INTELIGENTES; são apenas militantes petistas raivosos, porque não conseguem com mínima coerência, contestar, justamente porque nem entendenram. A massa cefálica é mínima. Tadinhos!
Brasigois Felicio
-06/12/2012 às 19:39
Concordo com o Reynaldo:é óbvio ululante (nada a ver com o Lula) que a esquerda festiva está fazendo da morte do gênio da prancheta um pretexto para a imprensa esqueça os malfeitos do seu caboclo de peia, o garanhão de Garfanhus.Por todo quanto é lado gente que nunca leu um livro de poesia ou um só poema em sua vida – gente que até detesta poesia – agora repete como mantra as virtudes do “poeta da curva”.Enquanto, por falta de agenda positiva, a Dilma, gerente geral do sucesso do fracasso brasileiro, em face do biênio perdido, transforma-se em carpideira, sendo que o garanhão de Garanhus permanece calado como um túmulo, nem pinga na veia faz que fale o boquirroto sobre os mais de cem telefonemas trocados com a Rose abrideira de portas para as grandes negociatas.O Brasil não tem jeito!
Marcos
-06/12/2012 às 19:38
Reinaldo
Penso um pouco diferente de você, mas para pior.
Com todo respeito ao gênio de Oscar Niemayer, e mais agora após seu falecimento, não há como não criticá-lo por aspectos estéticos, ou funcionais, de parte da sua obra, e também pela forma, até ardilosa, de como manifestou sua ideologia em sua obra.
No aspecto estético penso em Niemayer não como arquiteto, mas como um escultor de grandes obras visitáveis feitas de concreto. Visitáveis, mas anecúmenas para quem se obriga a viver em alguns dos ambientes que ele criou (O Alvorada por exemplo). Pensar em uma escada como a do palácio do Itamarati que é circular (dizem helicoidal) e sem corrimões, pode ser um bom exemplo de arte, de criação, mas nunca de funcionalidade ( os ortopedistas devem adorar!!!) O fato dele ter sido um célebre comunista é algo que não me permite, apenas por isso, criticá-lo, mas também não me obriga a admirá-lo.
Passo todos os dias ao lado do memorial JK , que pelo que sei, jamais foi comunista. No entanto, está lá a estátua de Juscelino eternizada e emoldurada pelo símbolo da foice e do martelo. Ou seja, o mausoléu, pensado pela cidade como uma homenagem a JK, acabou sendo na verdade, apenas um pretexto para a exposição da ideologia de quem o desenhou.
lele
-06/12/2012 às 19:35
Bom uma coisa é certa: o “Grande Niemeyer” não criou nada de graça, sempre foi muito bem pago, principalmente pelo governo(nós). E não ganhou pouco. Dos outros governos também…
Não fica chateado pelos comentários virulentos, eles estão sendo treinados pela chefe e o povo honesto e trabalhador é que vai continuar pagando a conta.
katatau
-06/12/2012 às 19:33
Niemeyer, foi, primeiro, um ingrato. Quem o fez, quem lhe deu todas as oportunidades, quem tirou o arquiteto da vala comum foi Juscelino Kubstchek. E não se viu nenhuma menção do “metade gênio metade idiota” a isso. Outro fato interessante é que a auto-definição comunista terminantemente está afastada de sua obra, não há nem mesmo a mais leve possibilidade de pessoas comuns ( objetivo essencial do comunismo) desfrutarem da obra do arquiteto, afinal de contas os palácios, os museus, as catedrais não são, definitivamente nem mesmo compreendidas pela plebe. Mas o mais interessante ainda é que, se Brasilia tem uma concepção comunista – os espaços abertos, com acesso livremente permitidos – isso se deve exclusivamente ao Lucio Costa, afinal de contas o projeto do “plano piloto” é dele. E, espantem-se, o dr Lucio Costa jamais fez propaganda disso, jamais se vangloriou de implementar as ideias, jamais se declarou comunista. … tomara que leve consigo todas as mentiras que estão associadas a ele.
Republicano
-06/12/2012 às 19:31
Niemeyer foi um arquiteto. Nao foi genio, nem notavel. Suas obras nao traduzem nada de espetacular. Esquerdista, deveria ter ido para a Uniao Sovietica ou para Cuba. O Brasil, na falta de genios, pranteia qualquer um. Pobre pais.
Ellen
-06/12/2012 às 19:31
É engraçado e estranha a mente comunista, querem destronar o Criador e sua obra e em seu lugar tentam preencher o espaço vazio com meras criaturas. São todos uma Alice no País das Maravilhas mesmo!
Jussara
-06/12/2012 às 19:31
Os “progressistas” que zurram no blog do Reinaldo só estão defendendo a ideologia comunista de seus partidos, sem levar em conta que ela já morreu de velha e foi enterrada em vala comum sem identificação…
RitaZ
-06/12/2012 às 19:30
Dando uma olhada em todos os jornais, chega-se a conclusão que os petralhas estão dando pulos de alegria com a morte de Niemeyer. Operação Porto Seguro já caiu no esquecimento
André
-06/12/2012 às 19:28
Texto desnecessário,quem leu e não entendeu o primeiro não entenderá nunca.
Nilton Ventura
-06/12/2012 às 19:27
Reinaldo, um apresentador da radio Kiss fm de são Paulo ficou possesso com seu texto e deu xilique no ar. Foi muito divertido mas utilizou de palavras muito ofensivas e nada de idéias, como é tipico da especie a que pertence. Ja éra dificil de eu escutar essa rádio e agora , enquanto esse fascista esquerdóide estiver lá, não mais escuto. Concordo plenamente com seu texto.
j neves
-06/12/2012 às 19:26
Sera q ninguem sabe aonde esta o apedeuta?
Risa
-06/12/2012 às 19:26
Era certo,Reinaldo, que os ignorantes ativistas iam urrar!E para esses é melhor também ignorar. Para mim, Niemeyer teria sido muito melhor poeta que arquiteto, acho horríveis a maiorias de suas obras.
mauro
-06/12/2012 às 19:26
É, eu sou pior que você, no que diz respeito à simpatia pelo seu Oscar. Se tiver saco, escrevi o porquês: http://tinyurl.com/a8wbzht.
Edgard Freitas
-06/12/2012 às 19:26
Niemeyer era o Albert Speer de Luis Carlos Prestes
Susana Colhado
-06/12/2012 às 19:24
Reinaldo, estou chocada chocada com as agressões que você está recebendo por falar a verdade sobre Niemeyer, e este era o momento certo sim de falar!! E o que me choca mais é o fato de que não observo a mesma energia agressiva para defender nosso país dos abusos de poder do PT e das maracutaias do Lula! Será que isto é o que chamam de apocalipse zumbi?! Ou será que é pelo fato de que o Brasil é o penúltimo em qualidade de educação?
savio
-06/12/2012 às 19:24
É aquela estória, que algumas escolhas ocorrem no âmbito das emoções e nem o bom senso cura. Companheira, religião, time de futebol e partido político, só se muda se não for paixão ou se a desilusão for muita.
Brecht achou triste um país precisar de heróis, mas triste é um país onde o “herói” é um macunaima com suas guengas e seus cúmplices.
Lamentavelmente nunca seremos.
Gustavo
-06/12/2012 às 19:23
É sério, Reinaldo tem paciência invejável. A escória que vive no twitter fazendo nada escrevendo horrores, e ele, de boa, segue escrevendo a Realidade. Se fosse outro, já estaria processando o Twitter pelas difamações dos usuários, Já estariam criando uma “Lei Carolina Dieckman” contra ofensas no Twitter, mas não, quando o cara é sério, quando o cara é honesto, podem xingar, pois o que vem debaixo não atinge gente de moral, gente honesta! Parabéns Reinaldo! Que o Niemeyer continue recebendo as homenagens do povão burro, e que, blogs e sites como o do senhor continue existindo. Os idiotas podem Twittar que não conhecem Reinaldo Azevedo, mas os inteligentes podem escrever que te conhecem!
j neves
-06/12/2012 às 19:22
Meu caro Rei
Agora com vista operada hehehehe, posso ficar a espreita o dia inteiro de tudo oq escreve, tudo 10, vou ao lançamento do livro dia 10, quem sabe consigo dar um abraço ao meu predileto jornalista. Abraços J Neves 74 anos
Silva
-06/12/2012 às 19:21
Pois é, mas Niemeyer nunca foi morar em países comunistas, preferiu ficar aqui por causa do reconhecimento que tinha. Nunca gostei de suas obras faraônica, algumas talvez, mas sempre fequei com um pé atrás exatamente porque o cara só vivia do dinheiro público de países opressores. Apoiava o comunismo mas vivia uma vida totalmente capitalista, como outros conhecidos.
Carlos
-06/12/2012 às 19:19
Um dia, numa caixa de supermercado, uma pessoa me perguntou se eu votaria em Dilma. Respondi que se ela fosse eleita, eu sairia do Brasil.
Foi o que fiz. E não me arrependo.
Desde que saí, de longe, só vejo o país piorar. Não acredito que esse julgamento do mensalão leve a alguma coisa. Quando descobriram PC farias, disseram que o país havia mudado. Nada mudou, a não ser que 5 milhões passou a ser muito pouco dinheiro em matéria de corrupção.
Pelo que leio, se algum político neste momento quiser lançar um movimento a favor de transformar o Brasil em um país comunista, terá grandes chances de ter sucesso.
É o que observo de fora…
Há tempo que comunista e terrorista deixaram de ser termos pejorativos no Brasil. Pelo contrário, agora são democráticos e heróis.
O que falta?
O Vampiro de Curitiba
-06/12/2012 às 19:19
Niemeyer está para a arquitetura assim como Jorge Amado está para a literatura: não têm valor algum, mas a “mídia” os tranformou em gênios. E os idiotas ainda falam que a mídia é de direita.
Filósofo
-06/12/2012 às 19:17
Criou-se uma mentalidade pueril, anêmica, e equivocada onde determinados indivíduos emitem opiniões e o bando as toma como verdade incondicional; tudo o que for contrário ao parecer das lideranças é demonizado. Chico Buarque, o fiel escudeiro do comunismo, colocou Niemeyer numa redoma para que possa ser venerado por futuras gerações. Assim, no campo ideológico, os idiotas se tornam guardiões de besteiras ditas por um idiota sobre outro idiota.
anonimus
-06/12/2012 às 19:16
e não era gênio coisa nenhuma !
participou ativamente nos anos 50 na construção de uma cidade em meio a selva africana no Congo para aonde os moradores de uma vila foram levados a força perlo governo colonial belga que pagou um saco de $ ao seu inpirador mór, Corbusier,cidade esta que após um ano os moradores abandonaram por ser ‘invível’ voltando a viverem em sua choças muito mais climáticas e confortáveis que os caixotões de Le Corbusier e que Niemayer achava o máximo junto ocm a descontrução modernosa do BauHaus.
No Brasil, além da mediocridade ser eleita sempre como parâmetro da verdade, proibiu-se a crítica reveladora .
Só vale elogiar.Se da classe oficial oficiosa então, obrigatório.
Rui Castro Verde
-06/12/2012 às 19:15
Sambodromo paulistano…… uma obra pensada e executada para um ser humano que não defeca ……..uma grande avenida para acolher um enorme publico q ficara sambando, comendo , bebendo e cantando…na hora de defecar, notara q o Genio das Curva$$$$$$$$$ esqueceu de projetar e executar banheiros !!!!! ….. ( saudades do Joelmir Betting , uma semana de seu falecimento )
Faísca
-06/12/2012 às 19:14
O comunismo é ótimo para aqueles deitados na confortável rede do capitalismo.
PLANAJAMENTO EXISTE, GENTE!!!!!!!!!!!
-06/12/2012 às 19:14
-
” …Ora, então Niemeyer morre, e até o comunismo passa a ser coisa boa? … ”
-
Não será o priemiro comunsita morto a ser reverenciado no Brasil….. ele, ao emnso não pegou em armas, não fez terrrorismo, não se embrenhou nas matas, até proque não iria deixar seus AP confortáveis ( comunsimo a lá barsileira )… não fuiu e naõ sou fã dele, em nenhum dos dois campos…..
-
- A ZORRA CONTINUA …
-
-
—————————————–
“ … Fabian ainda destacou que consultou o vigilante do Museu do Negro, que afirmou que os estudantes estavam descalços e olhavam de forma diferente para sua arma, por isso não poderiam permanecer no museu. Revoltado com a situação, ele afirmou que preferiu reunir os estudantes e sair do local. “Sinceramente, o nó na garganta ainda não passou. Esperávamos uma pequena reação inicial por parte das pessoas, pois já passamos por situações constrangedoras em alguns espaços visitados com nossos estudantes. Porém, não imaginávamos que um episódio tão desrespeitoso pudesse acontecer justamente no Museu do Negro”.
-
MAIS DESORGANIZAÇÃO E FALTA DE PLANEJAMENTO…. SE TIVESSE UM POUQUINHO DE BOM SENSO, SITO NÃO TERIA ACONTECIDO… Por veze me pego perguntando como certas pessoas conseguem certos cargos…… se não estão preparadas para os mesmos….. -
-
06/12/2012 – 12h32 – Atualizado em 06/12/2012 – 13h17
Moradores de rua são expulsos de cerimônia de premiação no Museu do Negro
Quando a escola recebia o prêmio Olga Maria Borges, dois moradores foram abordados de forma violenta por policiais militares, para que se retirassem do museu
FILIPE SOUZA
Moradores de rua foram expulsos por policiais quando assistiam a uma premiação no museu
Moradores de rua foram proibidos de assistir a uma premiação para a Escola Municipal de Educação de Jovens e Adultos Admardo Serafim de Oliveira, a própria escola onde estudam. A homenagem aconteceu no Museu Capixaba do Negro (Mucane), no Centro de Vitória, na noite desta quarta-feira (05). Quando a escola recebia o prêmio Olga Maria Borges, premiação que é concedida pela Secretaria Municipal de Educação (Seme) às escolas que desenvolveram práticas de educação anti-racistas, dois moradores foram abordados de forma violenta por policiais militares, para que se retirassem do museu.
O diretor da escola, Carlos Fabian de Carvalho, explicou que o colégio atua em vários espaços públicos do município e duas turmas foram escolhidas para acompanhar a premiação no Museu do Negro, uma turma de idosos, que estuda no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Andorinhas, em Vitória, e uma turma de pessoas em situação de rua, matriculada no Centro de Referência Especializado de Assistência Social para Pessoas em Situação de Rua (Centro/Pop), localizado no Bairro Mario Cypreste, também localizado na Capital. Fabian afirma que os moradores de rua foram abordados de forma agressiva pelos policiais.
“Os estudantes chegaram ao espaço em carro oficial e acompanhados por professores da Escola. Após passarem pelas exposições, apenas os estudantes em situação de rua foram abordados por dois policiais militares de forma violenta, que afirmaram que os mesmos não poderiam permanecer no local. Quando isso aconteceu, eu estava recebendo o prêmio e tive que correr até os policiais e dizer que eles eram estudantes. Eles me reponderam que receberam um chamado da Guarda Municipal, que foi acionada por um vigilante do museu, e por isto foram checar a situação”.
Fabian ainda destacou que consultou o vigilante do Museu do Negro, que afirmou que os estudantes estavam descalços e olhavam de forma diferente para sua arma, por isso não poderiam permanecer no museu. Revoltado com a situação, ele afirmou que preferiu reunir os estudantes e sair do local. “Sinceramente, o nó na garganta ainda não passou. Esperávamos uma pequena reação inicial por parte das pessoas, pois já passamos por situações constrangedoras em alguns espaços visitados com nossos estudantes. Porém, não imaginávamos que um episódio tão desrespeitoso pudesse acontecer justamente no Museu do Negro”.
Outro lado
A coordenadora do Museu do Negro, Suelly Bispo, afirmou que a atitude do vigilante não foi ordem da coordenação do museu e sim um equívoco do funcionário. “Um vigilante tomou essa decisão sem me consultar. Como o museu estava lotado, ele pediu o auxílio da Guarda Municipal, que chamou a polícia. Eu não estava nem sabendo. Só vi quando a polícia chegou. Foi uma situação que fugiu ao controle da coordenação. O vigilante já foi advertido. Entretanto o modo com que a polícia abordou os estudantes é uma outra questão.
Guarda Municipal
A Guarda Civil Municipal informou que não entrou em contato com a Polícia Militar e afirmou que foi o vigilante patrimonial do Mucane que acionou Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes).
Ciodes
O Secretaria de Estado de Segurança Pública informou que não pode confirmar quem acionou o Ciodes, pois a identidade do denunciante é mantida em sigilo. Por isso, não é possível confirmar se o autor da denúncia foi o vigilante do museu ou a Guarda Civil Municipal.
PM
A Polícia Militar foi procurada pela reportagem, mas ainda não se posicionou sobre o ocorrido.
Fonte: gazeta online
Gremista
-06/12/2012 às 19:11
O Niemeyer está sendo velado no Palácio do Planalto com toda a pompa de um chefe de estado. Por que? Provavelmente deve ser para desviar a atenção do escandalo Lula/Rosemery.
anonimus
-06/12/2012 às 19:09
1-) várias vezes jactou-se em entrevistas de ser ateu !então o porquê cargas dágua a família deu a ele uma missa ?
2-)Não estou em absoluto entre os unanimes de sempre que consideram Niemayer um gênio ou um “Deus” da arquitetura, ao contrário !
Para lá do fato que o arquiteto falecido ter sido um contumaz aproveitador de verba pública para a constução de suas inabitáveis pirâmides ao fazer do Brasil o seu cartório particular edificante com o dinheiro do contribuinte, suas obras relevavam a destinação, o clima e o uso dos que ali iriam viver e trabalhar em detrimento da forma pois só assim (entre outras) para se construir uma biblioteca sem iluminação (a do Memorial da America Latina) bem como o Palácio do Planalto onde toda a sua egolatria pôde ser vista ao colocar em prédios janelões em plena área do serrado, de frente para o Sol no verão e com pouca ventilação , fazendo com que no inverno as pessoas congelem e no verão, cozinhem !
Copiador de outro construtor de caixotões, Le Corbusier, Niemayer foi enquanto militante comunista fiel a sua ideologia tambem na arquitetuta ao desprezar arrogantemente a simplicidade popular pois se fosse mais humilde, veria nas casas dos caboclos a genialidade funcional que suas criptas de concreto armado nunca tiveram .
Morreu o unico ‘alfaiate’ do mundo que sempre errando a medida do terno a ser sempre pago pelos cidadãos, era sempre sagaz o bastante para mandar ele, o cliente, sempre adaptar-se a vestimenta.
Robledo F. Rocha
-06/12/2012 às 19:08
Fazer obras admiráveis com recursos (públicos) ilimitados é fácil. Gostaria de saber se Niemeyer seria tão admirado se seus projetos fossem pensados para um custo sob controle rígido.
ZEBRAZIL
-06/12/2012 às 19:08
Penso que a morte do arquiteto canhoto, deixou uma orfandade de comunas que não conseguem sobreviver sem um ícone… Daí a braveza macha da chusma… Calma, o tipo já está tomando vodka com beluga junto a velha guarda soviética…E mais o que matou o ‘homi’ foi o cigarro…
Porco capitalista
-06/12/2012 às 19:07
Ótimo momento para constatar que os arquitetos que fazem coisas exuberantes, em geral, desperdiçam espaço e apresentam obras com pouca objetividade, prédios que ficam ótimos como museu de arte moderna, não como residência ou escritório.
Renata
-06/12/2012 às 19:06
Mas a reta também é uma curva! Uma curva com raio de valor infinito…
Lilian
-06/12/2012 às 19:04
Reinaldo, parabéns por você ser como é: corajoso, franco, fiel aos fatos e aos princípios que adota com desassombrada altivez. Deixe que “zurrem”!… A se tomar como premissa a Democracia como valor, não tem para aonde correr: você está certo nos elogios e críticas que faz a Niemeyer. O fato de ele ter sido um gênio da arquitetura não o exime da culpa de ter apoiado tiranias. Pouco importa se de esquerda. Tirania é tirania.
Abração.
longboarder
-06/12/2012 às 19:03
Admiro sua coragem Reinaldo.Sempre que posso leio seu blog. Nem sempre concordo contigo, mas no caso do arquiteto concordo contigo no que se refere ao posicionamento politico do arquiteto.
Aloha brother
Hermenegildo Pessoa
-06/12/2012 às 19:01
A obra de Niemeyer é opressora. Me lembro que no primeiro desfile de escola de samba no Rio de Janeiro que passou pelo chamado sambódromo projetado por Niemeyer, choveram críticas dos sambistas à frieza e à sensação de afastamento do povo conferidas pela obra do “gênio”. Ali, naquelas críticas, foi desnudada a essência do comunista de beira de piscina, para quem o que importa é a utopia, o mito, o povo? O povo é apenas parte do cenário, o que importa é a “grande obra”. HIPÓCRITAS!
ricardo
-06/12/2012 às 19:01
ate a ONU, acho eu, se saiu com umas de que ele foi um grande “humanista”….haja saco…
Flavio Dimas Franzoi
-06/12/2012 às 19:00
Reinado, Ainda Niemeyer, sempre foi um idiota político e morreu como um idiota politico, mas em muitos momentos da sua obra como arquiteto, deixa uma marca de genialidade!!!
Marcio Argachof
-06/12/2012 às 18:59
Prezado Reinaldo,
Assim que eu soube da morte do Niemeyer, sem ter lido sua opinião, disse praticamente a mesma coisa que você: Um arquiteto brilhante, mas com ideologia negra.
A ideologia socialista, fascista é um cancer que contamina toda a humanidade. Tenho alguns conhecidos que tem n qualidades, porém ideologicamente beiram a insanidade.
Fazer o que?! O maior problema não é ser ideologicamente torto, o problema é que estes idiotas querem nos socar goela abaixo o que pensam, e quem não quiser engolir, é achincalhado de todas as formas.
Tristes dias estes…
j neves
-06/12/2012 às 18:59
Q pena perdi a chance de ser o primeiro…….Cade o Lula que nao apareceu no enterro do seu amiguinho de beira de piscina (preferencia do Copacabana Palace)alguem pode me informar aonde esse crapula se esconde?
Filósofo
-06/12/2012 às 18:59
Não me surpreenderei se quem acha Niemeyer100% gênio também dá a Lewandowski a mesma importância.
nihil
-06/12/2012 às 18:58
Sugiro que vejam o projeto do terminal do aeroporto de Guarulhos, executado enquanto obra pública e o novo, já modificado pela iniciativa privada, após a concessão.
É uma viagem de “Niemeyer” à realidade. Quando o recurso é privado, a coisa muda, e como muda.
Pagaram mais de 30 milhões pelo projeto antigo…só o projeto.
Flavio Dimas Franzoi
-06/12/2012 às 18:56
Reinaldo, a maioria da petralhada não sabe interpretação de texto, de sorte que você precisa DESENHAR para esta trupe, logo não te preocupes em jogar perolas a porcos.
SILVIO
-06/12/2012 às 18:55
SINCERAMENTE, FIQUEI ENOJADO AO VER O CAIXÃO DESSE COMUNISTA COBERTO COM A BANDEIRA BRASILEIRA E COM GUARDA DE HONRA…PUTZ!
Ellen
-06/12/2012 às 18:52
A arquitetura de Brasilia parece filme de Walt Disney mui infantil, parece com a obra “Alice no País das Maravilhas”, e assim foi sua obra, conta muito sobre o criador: imaturo e sonhador.
Cris Azevedo
-06/12/2012 às 18:52
Rei, eis uma manchete auto expliclativa:
Cuba lamenta morte de Niemeyer, “grande amigo” da ilha e de Fidel Castro
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica-brasil-economia/33,65,33,75/2012/12/06/interna_oscarniemeyer,337883/cuba-lamenta-morte-de-niemeyer-grande-amigo-da-ilha-e-de-fidel-castro.shtml
pangaré
-06/12/2012 às 18:51
Não adianta, Reinaldo. É perda de energia. Você pode explicar, até desenhar. Quem é “militonto” costuma também ser analfabeto funcional. Trata-se de um misto de ignorância, burrice e má fé mesmo, em diversas proporções. Veja o que este cretino escreveu:
http://www.pragmatismopolitico.com.br/2012/12/oscar-niemeyer-homenageado-mundo-idiota-veja.html
Daniel Silva, Rio de Janeiro (RJ)
-06/12/2012 às 18:50
Reinaldo, quem não entendeu o que você escreveu sobre Niemeyer, a distinção clara e respeitosa que você fez entre a sua bela obra como arquiteto e a sua concomitante estupidez ideológica, ou é um completo ignorante ou um completo mal caráter. Só para os leitores refletirem um pouco mais sobre essa figura “impoluta” chamada Niemeyer, indico lerem essa entrevista ao jornal “Diário do Nordeste” de 2007 em que o Sr. Niemeyer afirma que “Stálin era fantástico!” e, segundo o jornalista que o entrevistou, seus olhos “brilhavam” ao falar de Fidel Castro, Hugo Chavez e Prestes, esses “luminares” da democracia, justiça e honradez! E depois de lerem a entrevista, convido-os a assistirem, por exemplo, documentários como “The Soviet Story” e depois voltarem a refletir sobre a declaração “Stálin era fantástico!”. Vai dar vontade de vomitar!
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=494208
Timba
-06/12/2012 às 18:50
É isso aí meu REI, fogo neles. Quem sabe de tanto eles discordarem de vc., eles acabam aprendendo alguma coisa. O maior erro de Juscelino foi inventar Brasília, pra mudar a capital do Brasil. Não fosse isso, talvez não teria conhecido NIEMEYER.
Marcelo Filipov
-06/12/2012 às 18:49
Oi Reinaldo, tudo bem?
Bestas ao quadrado, infelizmente, se multiplicam aos borbotões. Vejo com os meus amigos no FACEBOOK quando eu começo a criticar o comunismo ou o porquê de FACÍNORAS comunistas serem relativizados apenas por serem “COMUNISTAS”!
Os argumentos que eles utilizam para este tipo de justificativa são de DOER!!!
Entendo exatamente os seus pontos-de-vista e, não só os respeito como corroboro contigo em gênero, número e grau.
PS.: Também não concordei com os seus pontos-de-vista a respeito do aborto de anencéfalos e com limitação de pesquisa de células-tronco, mas respeito-os mesmo assim!
Abraços…
Marcelo Filipov
CLAUDIUS
-06/12/2012 às 18:42
Comungo, sem qualquer restrição, com o que Reinaldo tem postado sobre o Niemeyer.
Roder
-06/12/2012 às 18:41
Reinaldo, bem lembrou você que Oscar sempre foi um arquiteto badalado por suas ligações com governos. E se observarmos, muitos de seus conceitos arquitetônicos eram faraônicos. E quanto a suas escolhas politicas intelectuais, bem; ele não vai deixar saudades nesse quesito.
Fiori
-06/12/2012 às 18:39
O bebum de Rosemary podia ter aparecido no velório para se despedir do velho comunista de beira de piscina.
Sidney
-06/12/2012 às 18:38
Concordo com você! Achava ele um Chico Jabuti melhorado. Quem mora numa zona sul do Rio e fica romanceando é meio ruim da ideia. Vê se o Chico Jabuti quer morar em Realengo! Esses teóricos do comunismo, socialismo e outros ismos, têm que acordar. É muito gostoso ficar tomando seu scotch à beira da piscina e jogar conversa fora – toda essa turma adora! E o que eles falam daquele que prometeu mudar o país e ficou milionário? Leia-se Lula da Silva. Que Niemeyer foi gênio naquilo que ele fez, nenhuma dúvida! Mas paremos por aí, não vi eles se levantar e combater a patota do mensalão quando a verdade veio à tona. Ou já estava senil ou cansado. Não é o que parecia…
Rui Castro Verde
-06/12/2012 às 18:37
foi um genio das curva$$$$$$$$$$$ !!!!
Roberto
-06/12/2012 às 18:35
Concordo com a manifestação de Reinaldo. Niemeyer realmente foi um grande expoente da arquitetura mundial, mas a sua ideologia não trouxe nada que podera ser aproveitado. Muito foi relatado que Niemayer dizia que seus maiores inimigos foram o “capitalismo” e a “linha reta”. Porém para que sua obra fosse concretizada, se teve a ajuda da “linha reta” em cálculos matemáticos estruturais e do “capitalismo” em métodos orçamentários e tecnologias de construção.
LUIZ CARLOS TORTIERE FRAZAO
-06/12/2012 às 18:34
Concordo com você em gênero, número e grau. O fato de ter sido um gênio como arquiteto não o exime de ter sido um idiota ideológico.
morg
-06/12/2012 às 18:34
Reinaldo, na última linha após o Inaceitável: “…Gorbachev…”
morg
Corrigido, obrigado.
Gonçalo Osório
-06/12/2012 às 18:32
Rei,
Passei pela mesma situação você, no ambiente de trabalho, supostamente populado por gente que fez faculdade, exerce uma profissão liberal, está “antenaada” com valores culturais liberais, etc. Qual o que! O Brasil é um dos países mais primitivos em termos de reacionarismo e falta de cultura política que conheço. Óbvio que Niemeyer sempre foi um imbecil endeusado por comunas. Não discuto a obra — da qual não gosto mas, confesso, sou pouco entendido em arquitetura e gente no exterior que respeito o elogia (como arquiteto). O mesmo ocorre com Jorge Amado. Tente dizer que alguma coisa ou outra dele é aproveitável — o resto é lixo endeusado por comunas. Antigamente, quando me diziam que o comunismo era uma religião, eu relutava. Até eu, algum tempo, achei que havia algo de “científico” nos postulados teóricos do marxismo (sobretudo em relação à marcha da história). Hoje percebo que o comunismo é uma religião — e seus resquícios tomam as pessoas. É como você xingar um santo de macumba ou coisa parecida. Os adeptos ficarão horrivelmente ofendidos. Acontece com o Niemeyer, Amado, etc, e todos os santos dos comunistas. Como os santos de outras religiões, ou suas divindades, também esses exigem uma imensa dose de sacrifícios humanos em prol de alguma utopia social perigosa. O cara não precisa ser contra a propriedade privada ou coisa semelhante para se declarar um comuna. Basta ser brasileiro médio.
Bruno
-06/12/2012 às 18:32
nem vou me alongar… mas dizer que Brasilia é a catedral da arquitetura, a meu ver é um delírio. Não tem nada de funcional, não simplifica o deslocamento, não reduz as distancias, não é ecológica, seu palácios e prédios, por fora são bonitos, por dentro totalmente inúteis com suas horríveis divisórias albergando internamente uma imensidão de favelas, de salas, saletas, todas sem janelas, sem ventilação, compondo um labirinto onde ao mesmo estilo das favelas só se encontra e encontra o destino, os que lá vivem.
Alvaro
-06/12/2012 às 18:30
Me dá a verba que ele teve de governos, para ver se eu não projeto uma capela feito cacho de banana, torres gêmeas com dois circos, sendo um de cabeça para baixo (deve haver algum sentido aí). Na verdade, quem “rebolou” para por em prática tudo isso foram os engenheiros e também a nossa grana através dos impostos.
Márcio Palmeira
-06/12/2012 às 18:30
Um idiota que sempre defendeu o comunismo e nunca
morou em um país comunista.
simplesmente maria
-06/12/2012 às 18:29
Perfeito! E reitero minha discordância sobre a grandiosidade da obra do Niemayer. Fez algumas poucas coisas boas e muitas coisas ruins. E o mundo contemporâneo nos oferece um punhado de arquitetos (estrangeiros) absolutamente brilhantes. É aquela coisa: a imprensa alimentou o mito da genialidade do Niemayer, por ser ele esquerdista. Não vai ser porque ele faleceu que eu vou mudar minha opinião sobre o homem e sobre o arquiteto.
Anton Sura
-06/12/2012 às 18:28
Prezado Reinaldo,
Concordo inteiramente com vossos argumentos. Deixe os cães ladrarem.
morg
-06/12/2012 às 18:26
Reinaldo, favor rever o título: ” Por que …”
morg
Corrigido, obrigado.
Junior
-06/12/2012 às 18:25
O título tá errado! Não seria “que” no lugar de “quer”?
Corrigido, obrigado.
Wellington Medeiros
-06/12/2012 às 18:21
Você está certo, Reinaldo.
Na verdade, o grosso da grossa massa que lhe critica que hoje aplaude Niemeyer só o conhecia por Brasília. São mentezinhas binárias que não sabem enxergar tons, mas apenas preto ou branco.
Quanto ao De Cujus, não me rendo ao apelo do popular: foi o típico comunistazinho de duas caras que elogia o Marxismo mas que jamais pensou em viver num desses “paraísos” do povo, do tipo que é Cuba e a Coréia do Norte. Ele não ganharia lá o que ganhou sob a égide do Tio Patinhas. O típico herói hipócrita dos tolos.
ANTONINO SILVA
-06/12/2012 às 18:20
Caro Reinaldo
Como classificar os muares petralhas que não enxergam as obviedades? Só mesmo apelando para o ditado basco: SE OS F.D.P. VOASSEM, NÓS NÃO VERÍAMOS O SOL.
Ana
-06/12/2012 às 18:15
Você escreveu “porquer” no título.
Corrigido, obrigado.
Puxinanã
-06/12/2012 às 18:14
Prefiro Fernando Pessoa, o poeta de “Poema em linha reta”.
Claudia
-06/12/2012 às 18:14
Quando vejo pssoas defendendo essa gentalha que mata sem ao menos um julgamento, coisa que os mensaleiros corruptos estao tendo por estarem numa democracia, pois se fosse realmente o regime que eles defendem, estariam lascados, nao consigo ver nada de bom na pessoa.Para mim, apoiar, receber dinheiro de ditador assassino, nao faz dele nada melhor ou superior que os bandido.Para mim sao iguais.Me desculpa, mas desejo a ele um inferno a la prisao na Siberia, ja que ele achava Stalin maravilhoso, mas com direito a torturas diarias chinesa.Estao com do, eu nao!Essa gente nao tem do de ninguem.
Rods
-06/12/2012 às 18:11
REI.
UM LACAIO MÓR DE NOME ALEXANDRE GARCIA, IMPOLUTO JORNALISTA GLOBAL, AO SER QUESTIONADO ACERCA DO POR QUE O MORTO ERA RESPEITADO MESMO DEFENDENDO O IDEÁRIO COUNISTA, SOUTOU A SEGUINTE PÉROLA: ELE ERA RESPEITADO EM RAZÃO DE SUA GENIIDADE!!!!!!
A BAJULAÇÃO TOSCA É RECORRENTE QUANDO SE TRATA DE ÍCONES COMUNISTAS, CO—RESPONSÁVEIS DOSS CRIMES DAQUELA IDEOLOGIA, COMO AFIMOU OLAVO DE CARVALHO.
Rods
roberto
-06/12/2012 às 18:10
Ainda sobre Niemeyer.
A parte idiota do mais marcante do mestre, é que não acreditava em Deus e acreditava em Fidel e……Lulla. Arghhhhhh!
Marcia da costa soares
-06/12/2012 às 18:10
Você poderia falar sobre isso no debate hoje. Por falar nisso, vai ter?
Suede
-06/12/2012 às 18:08
Endosso.
A verdade incomoda muito os brasileiros que não tem a capacidade de analisar as coisas. Continue ou morreremos nessa ignorancia
O Vampiro de Curitiba
-06/12/2012 às 18:07
Brasilia é a cidade mais desumana do mundo. Foi feita para o poder e para os abastados. O povo, que anda a pé, não consegue sequer se locomover. Quanto às demais obras de Niemeyer, é a síntese da breguice megalomaníaca.
Como pessoa, Niemeyer é tudo o que eu mais desprezo, um puxa-saco de ditadores. A morte não melhora ninguém.
carlos
-06/12/2012 às 18:07
Reinaldo por favor de uma olhada. Prefeito de porto velho do PT preso por roubalheira, olha da uma olha pois etão querendo abafar tudo aqui em porto velho. Por favor de uma olhada
http://www.rondoniaovivo.com.br/noticias/operacao-vortice-procurador-geral-afirma-que-organizacao-criminosa-estava-instalada-na-prefeitura-de-porto-velho-video/95755#.UMDc7-TAfSs
drudenicola, I am Dru
-06/12/2012 às 18:06
Meu tributo seria para Speer, suas abobadas definem o dialogo da humanidade com a materia e continuam de pé são o parlamento até hoje, as abobadas, o real possibilitado pelo abobadamento à visão para o intelecto foi uma das dimensoes realizadas como sustentanção do renascimento, quando deixamos para tras as travas da idade media para preparar a vinda dos outros estilos da evolução dessa humanidade, Albert Speer foi sempre um humanista e continua sendo bem diferente desse arquiteto que impermeabilizou o solo com suas obras de concreto para crescer como um mito, um nome um feito ao estilo do construtivismo sovietico de que era admirador, ele na verdade cruzou com ele nosso modernismo brasilianista depois das lições de Le Corbusier…
…
Posição é outra situação é uma responsabilidade historica assumida perante a historia e a raça humana em sua perene evolução em busca de aperfeiçoamento
Deyvid
-06/12/2012 às 18:04
Reinaldo moramos num pais único mesmo. Não sei se você viu, nem se vai comentar, mas houve uma MISSA de corpo presente para o Niemeyer. Só no Brasil um comunista pode ser homenageado dessa maneira… Fico sem palavras para o surrealismo da coisa.
meier
-06/12/2012 às 18:04
Nenhum comunista com mais de 25 anos pode ser taxado como genio. Nem mesmo com 50% de genialidade. Ele foi apenas arquiteto de uma soh obra copiada centenas de vezes por ele mesmo.,
M Fernando
-06/12/2012 às 18:02
Reinaldo, está parecendo que esses asnos só conseguem, ou melhor, tentam ler artigos publicados por esse escriba. Vão catar coquinhos, e fiquem lendo a carta capital em casa.
roberto
-06/12/2012 às 18:01
Caro Reinaldo.
Como todo bom comunista o genial (sem aspas)Oscar Niemeyer no fundo no fundo nunca deixou de ser um gigolô do Estado. Daí minha total concordância para mais um texto irretocável.
IG Barros
-06/12/2012 às 18:01
Reinaldo
Como de hábito, pontificando.
Niemayer com seu comunismo paleozóico, deixou a concretude de sua obra arquitetônica aos brasileiros. Mas ela vem anexada à mancha do marxismo leninismo. Aliás , ele um dos maiores representantes da esquerda do caviar e do whisky 20 anos. Gênio pela metade, lamentavelmente
Mariana
-06/12/2012 às 18:01
“Niemeyer era metade gênio e metade idiota”. Bato palmas, Reinaldo! Resumiste meus sentimentos!