Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

Não mandaremos Dilma e Lula tomar no c… Nós vamos asfixiá-los com o oxigênio da democracia

Dilma sabe que, a exemplo de Lula, perdeu as ruas. E isso ficará bem claro no próximo dia 13. Os milicianos que saem em defesa do PT, do Poderoso Chefão e, secundariamente, da presidente são militantes ligados ao partido e a seus aparelhos. São a periferia da nova “classe social” que o PT representa no Brasil, para usar a expressão cravada por Milovan Djilas em 1957

Por: Reinaldo Azevedo

Vejam este vídeo. Volto em seguida.

A política se exercita segundo duas lógicas principais: a da publicidade e a do bunker. A primeira é própria dos regimes democráticos, que, segundo seus críticos, produz o milagre às avessas de equiparar os melhores aos piores. Em parte, a objeção é mesmo procedente.

É por isso que as democracias mais avançadas preservam alguns domínios do escrutínio da maioria. É o caso da ciência, por exemplo. Ainda que a sua dimensão ética possa e deva ser submetida ao debate público, não convém pedir que as maiorias decidam qual deve ser a estrutura do DNA. Sobre o dito-cujo, só uma postura é correta: a procura do “em si” da coisa. Nem o regime democrático é capaz de fabricar um para cada gosto.

Se a democracia não é o regime perfeito porque tanto os Schopenhauers como os idiotas valem um voto, ainda assim, já inferiu aquele, é o melhor de todos os regimes ruins. Seu oposto é a opacidade do “bunker”, que é típica das ditaduras, sim, mas que pode se manifestar mesmo num regime democrático.

Um vídeo espetacular circula na Internet. Jandira Feghali (RJ), deputada do PCdoB, conhecida por “Jandirão” em razão de seu estilo, da fineza da retórica e da delicadeza do pensamento, resolveu se comportar como cineasta de interiores. Depois do depoimento de Lula, ela flagra o ex-presidente da intimidade, numa conversa, segundo ela própria, com Dilma Rousseff.

O homem que, segundo o Instituto Lula, não tem nem usa celular se mostrava muito à vontade falando com a chefe da nação. Aos berros, expressou a importância que confere à Justiça: “Eles que enfiem o processo no c…”. E usou aquele monossílabo tônico de duas letras, que começa com “c” e termina com “u” — com assento e sem acento, na melhor fisiologia gramatical —, revelando, uma vez mais, as cavernas do pensamento onde se produz o autêntico petismo.

Como se nota, Lula gritava, como fazem os chefes mal-educados em seus ataques de assédio moral contra subordinados incompetentes ou, ainda que competentes, submissos. Submissa, Dilma é. Competente, sabe-se que não. Logo, suponho que, do outro lado da linha, ouvia-se apenas um muxoxo, uma fala presa na garganta, que não se voltava para o mundo; antes, ficava retornava ao diafragma, esmagada. Também a fala, na lógica do bunker, se exercita para dentro, não para fora.

No dia em que esse espetáculo grotesco veio a público, a presidente se desloca de Brasília para São Bernardo — com o nosso dinheiro, como tudo o mais — e vai visitar Lula em seu apartamento. Emprestava, assim, a solidariedade da presidente da República, não da amiga — já que tal dimensão deixa de existir quando se ocupa tal cargo —, àquele que é alvo de investigação, numa clara afronta à Justiça.

É a lógica do bunker se manifestando em plena democracia. Dilma sabe que, a exemplo de Lula, perdeu as ruas. E isso ficará bem claro no próximo dia 13. Os milicianos que saem em defesa do PT, do Poderoso Chefão e, secundariamente, da presidente são militantes ligados ao partido e a seus aparelhos. São a periferia da nova “classe social” que o PT representa no Brasil, para usar a expressão cravada por Milovan Djilas em 1957, título de seu livro, ao se referir ao sistema comunista (não só o iugoslavo), ao qual havia servido como presidente da Assembleia e vice-presidente. Mas sempre lutando por democracia, diga-se.

Djilas percebeu a impossibilidade de conciliar um regime de liberdades com o socialismo. Não estou atrás de medalhas, claro!, mas fui o primeiro no Brasil — tenho as provas, rsss — a associar as teses de Djilas ao PT. E era ainda o PT que disputava o poder. O livro é encontrável em inglês. Já teve tradução no Brasil. Acha-se em algum bom sebo, talvez.

A desnecessária condução coercitiva de Lula inflamou a nova classe, e quase nada de útil pode advir disso. Traz, no entanto, um efeito associado que pode ser positivo: levou Dilma para o bunker de Lula. Já não é possível distinguir, e é bom que não, o governo dela das artimanhas dele. É evidente que não existe “dilmismo”. Ela é mera funcionária da máquina de assalto ao estado em que se transformou o PT.

Mas existe o lulismo, ao qual intelectuais pés-rapados conferiram o estatuto de uma teoria do poder, que o Babalorixá de Banânia expôs ligeiramente na sua entrevista-pronunciamento. Ela consiste, como ele mesmo deixou claro, em garantir lucros formidáveis aos muito ricos e distribuir caraminguás aos pobres, silenciando-os com benesses mesquinhas, roubando-lhes cidadania em troca de alguns reais.

O vídeo feito por Jandirão e a visita de Dilma ao apartamento de Lula restarão para a história como aberrações que antecederam a queda da presidente e do lulismo.

Lula não estava mandando a Justiça enfiar o processo no monossílabo tônico sem acento terminado em “u”. Lá do bunker, ele mandava a democracia tomar no c…

Respeitado o devido processo legal, sem atropelo, sem afronta a nenhuma das garantias, há elementos que indicam que o lugar da dupla é a cadeia. Não os mandaremos tomar no c… Vamos asfixiá-los com o oxigênio da democracia.

PS: Desde que se lançou na política, Jandirão prestou seu primeiro serviço à democracia.

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

  1. Renato

    Caros leitores, pensem com calma, vivíamos uma monarquia onde a Dilma era a Rainha e o Lula era o Primeiro Ministro. Nada contra a Monarquia, aliás sou a favor. Prefiro sustentar um Rei ou Rainha a sustentar 594. O parlamentarismo é muito melhor que a Democracia. Principalmente no Brasil onde 51 ganham de 49. onde temos que aguentar numa Comissão aliados da base do ex, e quiçá, ex mesmo. desgoverno. É o mesmo que colocar “cabritos para tomar conta da horta de couve”. Ex base aliada, acorda e digita com a outra pata

  2. anamaria

    E a troco de quê ela entregou o chefão?

  3. Newton

    Os comunistas brasileiros são paradoxos ambulantes. Defendem o comunismo e a democracia mesmo sabendo que são antagônicos. Por isso esse partido não deve existir, dado que sua luta é pela ditadura que dizem ser do proletariado, mas quem manda são os maiorais e povo só perde.

  4. Juliana de Morais

    Fico me perguntando se, além de defender esses corruptos, Jandira Feghali também tem a boca suja como a de Lula e família? De resto não falta mais nada. Como muita gente, a odeio, pois ela está se desdobrando para defender o partido que mais roubou o país – o que você ganhou ou ganha com isso, Jandira? Cuidado, porque defender essa gente é imoral.
    Sai, satanás comunista, que defende forças retrógradas, enquanto o povo morre nos hospitais sem remédio e atendimento; não tem escolas; moradia, etc.
    Só em defender essa gente imunda você já merece uma cadeiazinha – pena que o país não é sério.

  5. Honildo Amaral

    Lula não estava mandando a Justiça enfiar o processo no monossílabo tônico sem acento terminado em “u”. “Lá do bunker, ele mandava a democracia tomar no c…”- Será que os Magistrados serão coniventes com essas barbaridades, blindando-o como vem sendo feito?

  6. Alexy

    PÁRA!!!! Que democracia o quê??? Onde vocês acham que o Brasil vive uma democracia? Só porque nós idiotas temos o DEVER e não o DIREITO, de votar a cada 2 anos, nos achamos um país democrático e o pior, vivemos na mais tola esperança de acreditar que como nos filmes e nas novelas ainda haveremos de vencer o mal se juntos lutarmos com as armas do bem….ACORDA povo!!!! Parem de acreditar nesse sonho de que através do voto tudo podemos, que nos manifestando na mais profunda paz iremos consertar o país….fomos pela quarta vez que nem uns imbecis pras ruas no domingo, nos achando os srs supremos do nosso destino…taí…defecaram na nossa cara e estão dando risada….essa é a tão sonhada democracia? Capaz de querem agora organizar a quinta manifestação)….São essas as armas que podemos usar? Manifestação com cachorro, pagagaio, crianças de colo, babá, cachorro quente….é com isso que vamos mudar o país…Procurem na história dos países mais democráticos e civilizados do mundo e vejam se foi assim que eles mudaram o curso de suas histórias e se perpetuaram como nações civilizadas….nos querem pacíficos pois assim somos mais interessantes…(desculpem….pois assim somos democráticos – que bonito)…..ACORDA POVO!!!!!….não será via essas corruptas instituições que temos hoje que se fará justiça, essas mesmas que estão a cada dia nos conduzindo para o absimo….ACORDA POVO!!!!!! ou a população se manifesta de uma forma agressiva e contundente, exatamente como o PT faz quando quer algo e sempre consegue, (vide Sr. Jararaca que de quase PRESIDiário virou quase PRESIDente em 1 semana) ou fazemos algo sério ou vamos continuar sendo os micos amestrados do circo dos políticos, porque nem palhaços somos mais, já fomos rebaixados…,ou a gente arranca na marra do poder, executivo, legislativo e judiciário (com as próprias mãos uma vez que nossas FORÇAS ARMADAS que deveriam nos dar respaldo segundo a Constituição foram rebaixadas a meros catadores de mosquito), ou vamos continuar vendo roubarem o futuro do nosso país….E A CULPA SERÁ NOSSA QUE NADA FIZEMOS…..ou vamos para Brasília extirpar o mal pela raíz ou vamos morrer com seu veneno.

  7. luiz ranieri

    Esta senhora, em um outro vídeo mais recente, incita os pelegos a fazerem confronto em frente à Rede Globo e à sede da Justiça Federal de Curitiba neste dia 13 de março, lá por volta dos 12 minutos do vídeo:
    https://www.youtube.com/watch?v=Gj0plg2P8t8

  8. Patriota

    … com o gás butano do Comunismo.

  9. João Damasio

    ReinaldoXXXXXXXXX na cascuda petralho-pixuleca!

  10. Omar

    Essa mulher sempre foi um nó cego.

  11. ana soriano

    Vou cumprir meu papel e ir à manifestação mas não vou motivada.
    Eles são muitos e estão em postos estratégicos.
    Eu até penso que o pedido de prisão da cobra peçonhenta é coisa arranjada.
    O país está um caos e não duvido de que um novo ministro apareça para
    envenenar ainda mais nossas vidas.
    Mas parabéns Reinaldo por um artigo tão bem escrito e fundamentado.

  12. Frederico

    Azevedo, parabéns pelo artigo. Deves mandar uma cópia encadernada para o babalorixá, uma para o poste(como ela diria posta no feminino), e uma para o (a) Jandirão (Jandurão).

  13. ricardo

    Essa senhora que se diz comunista mora muito bem na zona sul e vive na fartura com sua familia……..

  14. len

    Obrigado Jandirão, a democracia agradece.

  15. Silva Jr

    Boa, Jandirão! continue gravando e divulgando videos da entranha virulenta da jararaca. Vc. ainda vai ganhar um Oscar.

  16. Darth Tyron

    Isso, essa senhora estúpida como é, não filtrou o que o seu chefão fazia e expôs a verdadeira face do molusco assassino de riquezas alheias. Quem sabe um dia ele também não expõe mais coisas.

  17. H. Maia

    O linguajar do …, da filha e da neta (lemnbram-se do dedo do meio, em fotos recentes) pode se tornar profetico quando esta corja encher as cadeias e comecarem a sentir o reajuste das arruelas de pressao comuns em prisoes.

  18. Sideshow Bob

    No dia da mulher, deve-se louvar Dilma e Jandira como expoentes do tirocínio feminino.

  19. Ediberto Lima

    Ouviu o que a lombriga falou?

  20. Marinaldo

    Parece que agora você tá caindo na real. As suas sugestões para que a Dilma renuncie são ingenuas. Uma pessoa (governo) que faz o diabo para chegar e permanecer no poder jamais vai renunciar. Isso é uma questão de lógica.

  21. Valmes

    Da nojo desses petralia terrorista s estão c afundando cada vez q abrem a boca, estão acuados, a única defesa d quem tem culpa e o ataque, e para eles o q ta ruim, ainda pode piorar. dia 13 vamos as ruas pela democracia.

  22. Vital

    Quando o derradeiro recurso que um ex-presidente, apoiado pela atual presidente, é “enfiar o processo no c*”, fica evidente que os argumentos se esgotaram e deram lugar à fúria contra os subordinados se rebelaram. Lembram com que tranquilidade ele, o molusco, se reportava a Collor e seu martírio?

  23. Igor Zapatta

    Quando um Ex-Presidente conversa ao celular com a atual Presidente da República, mandando que “Eles que enfiem no c* todo o processo”, o fato da Presidente escutar tamanha ofensa aos Princípios Republicanos e achar normal que o Devido Processo Legal, o Judiciário, o Ministério Público, os Magistrados, os Parlamentares e a Constituição, dentro do Estado Democrático de Direito, podem ser tratados desta maneira, e não representar contra o ofensor é prevaricação, e, ao não defender tais princípios contidos na Constituição, que ela mesma jurou defender, comete Crime de Responsabilidade. Achar normal ofensa tão grave à Constituição Federal, ao Povo Brasileiro, a todos os operadores do Direito, e principalmente ao Brasil, e não tomar nenhuma atitude é sinal claro, de que não detém o Poder e de que não tem nenhum interesse em cumprir a sua principal obrigação como Chefe da Nação: a de defender a Constituição Brasileira de qualquer ataque do qual tiver conhecimento.

  24. Mauro

    Reinaldo, as medidas que o Moro decretou (oitiva do Lula e condução coercitiva em caso de resistência; busca e apreensão de doctos., quebra de sigilo do instituto, dos familiares e da empresa de palestras) tinham que ser tomadas em conjunto, não só para melhor instruir o processo mas também para evitar que cada etapa gerasse uma oportunidade de vitimismo. Por que você crê que nada de útil possa vir daí? Eu acho que a movimentação financeira do instituto e das palestras vai ser o suficiente para o indiciamento.

  25. luciano

    Porque Marco Aurélio Mello, não critica Dilma por viajar a São Bernardo do Campo para prestar solidariedade a Lula, não critica Lula por tratar com tanto desprezo uma investigação que com certeza vai passar o Brasil a limpo.

  26. Jaimisson dos Santos

    Muito bom o texto. Como sempre. As always…comme d”habitude!!!! …

  27. Denis Neves Fróes

    Parabéns Reinaldo Azevedo, o Brasil precisa e muito de homens, honrados de caráter e moral ilibados como os que você possui que o Brasil precisa. Nunca é tarde para aprender, e tenho aprendido muito graças á você! Parabéns!!!!!!

  28. Silas

    Rei, excelente!!! Representa o que pensamos sobre a petralhada.

  29. Adriano

    O petismo morreu.

  30. Pedro Sillas

    ReinaldoXXXXXXXXX na cascuda petralho-pixuleca!

  31. LUIZ FERNANDO MORAN FILHO

    Essa reação de Lula, descontrolado, bradando mentiras, babando e gritando feito um alucinado, me fez lembrar de Hitler em seu fatídico mês de Abril de 1945, inconformado com a sua iminente derrota e de seu regime assassino liderado em campo pelo covarde general Himmler.

  32. wanderlei lima

    Baixaria de indecentes é o que se pode esperar de petralhas. Mas vamos varrê-los. Fora dilmaldição! Cadeia pé de cana! Ao lixo petralhas!

  33. EXCELENTÍSSIMO SR. JUIZ MORO!

    SE QUISER SER BEM SUCEDIDO
    E NÃO TER SURPRESAS
    DESAGRADÁVEIS E
    IRREVERSÍVEIS?
    HAJA JÁ!

  34. Moritz

    Nas entranhas

    Ele mandou tomar
    no…
    Disse na intimidade
    o que tinha vontade de dizer
    no palanque
    – mandar a democracia
    e a justiça
    tomar no…
    E açodar gente
    como quem açoda
    cães de guarda.

  35. Vera Leite

    A Era do luladilma e seu #XIITAS…..estão no fim…………….

  36. LULA DE MINISTRO DA JUSTIÇA?

    NÃO PODE O WELLINGTON?
    QUEREM PRENDER O LULA?
    E AGORA?
    PRECISA DE FACULDADE?
    PARA PRESIDENTE,
    NÃO PERCISOU!

  37. João Brasileiro

    … Realmente somos pacientes porém é bom não confundir paciencia com falta de inteligencia. Se este ilustre senhor trabalhou honestamente, afinal teve durante oito anos um emprego fixo com carteira assinada percebendo o maior salário do país porque, pergunto eu, viver de favores: usa e abusa de um sitio, estaria usando um triplex em local privilegiado no local mais chic de Guarujá, mora em um apartamento de cobertura que parece foi presente, os filhos moram de favores em apartamentos em áreas nobres, mantém dezenas de embalagens fechadas em armazéns pagos pelos compadres ou empreiteiras. Onde está a sua dignidade cidadão ?????
    Acorda Brasil acorda: existe o tempo adequado para tudo, mas a gente pode fazer acontecer um pouco antes, sob pena de continuarmos no sono profundo da inércia. A História não nos irá perdoar jamais!!!!!!!

  38. Francisco Aparicio

    Sr. Reinaldo,
    O livro do Sr. Djilas teve edição em português, no começo dos anos 60. Em português foi intitulado “A nova classe”, a que surgiu a explorar o proletariado, nos países comunistas, depois da suposta extinção comunista das classes sociais, conforme testemunhou o autor. Nesses regimes, criou-se a classe proprietária do Estado, da nação e do povo. A nova classe – os membros do partido, com tratamento vip para os grandes dirigentes- nem precisava de dinheiro, pois seu acesso livre a tudo o dispensava. O Sr. Djilas, iugoslavo (talvez montenegrino) viveu até os anos noventa. Há uma edição em português pelo Círculo do Livro. Essa obra foi uma das primeiras denúncias de um ex-comunista, que começou a clarear a escuridão tenebrosa dos regimes marxistas.

  39. Rosane

    Imagina a bronca que ela deve ter levado! Kkkkk

  40. Evandro César

    Caro Reinaldo, o conjunto dos seus textos conduz a uma constatação inevitável: você se tornou um dos mais perspicazes, lúcidos, e inteligentes comentaristas políticos brasileiros. Parabéns mais uma vez. Acertou novamente ao constatar que essa oitiva do ex-presidente Lula foi, além de inoportuna, também inócua no que concerne ao avanço da investigação criminal, e, pior ainda, contraproducente: o lulopetismo, nos estertores finais, ansiava por um estímulo – qualquer um! – para esboçar uma reação… e recebeu esse, de mão-beijada. Lamentável. Quanto à expressão verbal captada e eternizada pela ‘companheira’ Jandira (“Jandirão”), na qual o ex-presidente externa o seu peculiar apreço pelo Poder Judiciário e pela hegemonia do Direito, nenhuma surpresa: expressões como aquela são típicas dele. Resta ao Brasil decente torcer para você acertar mais uma vez quando afirma: “O vídeo feito por Jandirão e a visita de Dilma ao apartamento de Lula restarão para a história como aberrações que antecederam a queda da presidente e do lulismo”. Oxalá! Receba um abraço cordial.

  41. Gustavo

    Um presidente que da intimidade para uma outra pessoa qualquer mandar alguém tomar no C, sem fazer nada, nem ao menos reclamar, demonstra estar totalmente despreparada para o respeito que o cargo merece. Como o cargo de presidente anda desvalorizado no Brasil? Quem errou foi ela ao não reprende-lo.

  42. Raimundo Silveira

    Por mais vídeos de Jandirão…Ela merece um Oscar como melhor direção e ele como ator, porque minutos depois, ele põe a máscara de bom velhinho e vai vomitar imundice na toca do rato!

  43. ADRIANO ALVES

    Admiro seus textos, Reinaldo, mas dessa vez você se superou.
    Que essa bandidagem infiltrada no poder seja escorraçada direto pra cadeia!

  44. F Silva

    A pergunta que não quer calar, para a Deputada Jandira: Tomô?

  45. gomes

    ESTÁ NA INTERNET, A DISPOSIÇÃO DE QUALQUER PESSOA DO BRASIL E DO MUNDO, O VÍDEO MOSTRANDO O EX-PRESIDENTE DO BRASIL, SR.LULA, LÍDER MOR DO PT, DE ALGUNS SINDICATOS E MOVIMENTOS SOCIAIS QUE RECEBEM VERBAS PÚBLICAS, FALANDO AO TELEFONE COM A SENHORA PRESIDENTE, SEGUNDO A AUTORA DO VÍDEO, UMA DEPUTADA FEDERAL (PC DO B/RJ), LOGO APÓS UMA OPERAÇÃO DA PF, CUMPRINDO DETERMINAÇÃO DE UM JUIZ FEDERAL, PROFERINDO PALAVRA DE BAIXO CALÃO – “ELES QUE ENFIEM NO C.&$#u TODO ESSE PROCESSO”. OBVIAMENTE REVOLTADO POR TER SIDO ATINGIDO POR ESSA OPERAÇÃO. POIS É, PARECE QUE ESSE SENHOR TEIMA EM NÃO RESPEITAR AS INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS DO PAÍS. JÁ VI ESSE FILME ANTES. DEU NO QUE DEU. SERÁ QUE ELES ESTÃO QUERENDO……?! Pois é, o Brasil está desgovernado e os brasileiros, principalmente os mais pobres, sofrendo os sacrifícios que lhes são impostos por esse desgoverno. Enquanto isso, a senhora presidente em vez de ser solidária com esse povo sofrido, RENUNCIANDO, vai à São Bernardo prestar solidariedade ao seu criador!!
    NO DIA 13 DE MARÇO, DOMINGO PRÓXIMO, VAMOS ENCHER AS RUAS DO BRASIL. É o único jeito, democrático, de forçar a saída dessa gente do poder; de proteger as instituições democráticas, especialmente à nossa FORÇA-TAREFA, a grande esperança da sociedade brasileira de resgate moral, de ataques de criminosos e de quem os protege; de furar blindagem que protege principalmente os que têm foro privilegiado; e de mostrar aos nossos representantes (senadores e deputados) que todo o poder emana do povo, e não de quem tem a chave do cofre, ministérios e cargos.
    A JUSTIÇA, O MPF, A PF, A IMPRENSA INDEPENDENTE, OS POLÍTICOS DECENTES, OS CIDADÃOS E CIDADÃES DECENTES DESTE PAÍS, JAMAIS SERÃO REFÉNS DE ADORADORES DO REGIME BOLIVARIANO.
    FORA DILMA! FORA LULA! FORA PT!

  46. Miche

    ÓttttEEEEEEmoooo
    Muito bom

  47. daniel

    A comédia maior é que jandirão diz: Ele está sereno e preparado para guerrear…dois contra-sensos…primeiro sereno e manda a justiça e o povo(inclusive o pobre) tomar no c…segundo, se está sereno, como pronto a guerrear? A dissimulação petista beira ao pior filme de terror…assim como lula e seus comparsas dizem que seria só o moro chamar que ele iria…mas fugiu do MP paulista e a ação para o fim das investigações sobre ele…comédias os petistas

  48. Edgar

    É verdade, é a primeira vez que essa comunista presta um serviço involuntário à democracia

  49. Antonio

    Alguém já viu uma pessoa HONESTA sair de um depoimento a justiça, dizendo que sente-se uma cobra jararaca que a justiça não acertou a cabeça, só o rabo ???

    Olha o tom que o … fala no telefone com a suposta presidente.

  50. Railson

    ReinaldoXXXXXXXXX na cascuda petralha!