Blogs e Colunistas

11/11/2009

às 15:46

Não há dúvida de que…

… o apagão de Lula dá de 400 a zero no apagão de FHC.

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

97 Comentários

  1. LIXO AUTORITÁRIO

    -

    12/11/2009 às 14:43

    CARO REINALDO. CONCORDO COM VOCÊ. MESMO PORQUE. TUDO QUE RESULTA DO CONÚBIO DA EXTREMA ESQUERDA COM A EXTREMA DIREITA NUNCA É BOM. VEJA O CASO DA NOSSA CONSTITUIÇÃO, RESULTADO DE UM ACORDO DOS “SOCIALISTAS” COM O CENTRÃO. NO CASO DO APAGÃO, O QUE PODERIAMOS ESPERAR DE UM MINISTÉRIO FATIADO ENTRE O PESSOAL DA DILMA (EX-MINISTRA E COMUNA DE CARTEIRINHA) E DA TURMA DO SARNEY DE QUEM É ACÓLITO O ATUAL MINISTRO, EDSON LOBÃO, DA CHAMADA DIREITA ENVERGONHADA.

  2. JH

    -

    12/11/2009 às 3:00

    Em 2007 os EUA consumiram 3.892.000.000.000 kWh; o Brasil, no mesmo período, consumiu 402.200.000.000 kWh (10º no ranking mundial). Se NY consome mais energia elétrica do que todo o Brasil, segundo afirma o Bastardo Inglório (novembro 12, 2009 às 1:04 am), isso deve significar que os letreiros da Broadway devem consumir mais energia elétrica do que toda a indústria de alumínio do Brasil (apenas para ficar no sorvedouro mais ávido de energia elétrica do setor produtivo, aqui e alhures (infinitamente mais energia elétrica - “mero” insumo - do que bauxita, a matéria-prima).

  3. Bastardo Inglório

    -

    12/11/2009 às 1:04

    Pois é, qualquer bairro de Nova Iorque consome mais energia do que o Brasil inteiro. Lá, porém, nunca falta luz. Pudera: as linhas de transmissão são subterrâneas, estão nos esgotos, não ficam penduradas em postes, com pares de tênis e pipas avoadas pendurasdas nos fios, como aqui. Linhas de transmissão aéreas, como as brasileiras, ficam expostas às intempéries, e qualquer chuvinha com vento derruba o sistema.

  4. Daniel

    -

    11/11/2009 às 23:49

    Bom, eu discordo. Acho que ambos foram por pura incompetência !

  5. João Luís

    -

    11/11/2009 às 23:30

    Não gosto de defender o Lula, mas discordo completamente.

    Racionamento prolongado de energia por excesso de demanada é muito pior que apagão por problema técnico. Comparemos o efeito que as duas situações causaram na economia…

  6. Rachel

    -

    11/11/2009 às 22:33

    Nonca antes nestepaiz teve um apagão tão monumental, aliás tudo que este governo faz é monumental pois tem duas coisas que se aprimoram com o tempo a burrice (incompetência) e a cara de pau.
    O tarso tem razão , neste governo tudo é micro, a capacidade de assumir responsabilidade então nen se fala , está cada vez mais diminuta.
    Viva Sucupira!!!

  7. JH

    -

    11/11/2009 às 22:15

    Reinaldo, pau neles!

    Sim, sim, concordo. Só resta, agora, termos racionamento de energia elétrica compulsório, e por tempo maior que o da gestão FHC.

  8. Handerson

    -

    11/11/2009 às 21:37

    Desculpe-me, discordo de você.

  9. Juvencio

    -

    11/11/2009 às 21:09

    A escuridão reinante no governo , começa transpor as nossas fronteiras.

  10. Rose Perito

    -

    11/11/2009 às 20:53

    Temos que concordar com o presidente Lula e com toda a cumpanherada: nunca antes na história destepaiz teve um governo como este! Conseguiu de uma só estocada o maior apagão do país e, pelos últimos comentários, o segundo maior do mundo!

  11. eleitor

    -

    11/11/2009 às 20:48

    lula e dil-má passam o tempo todo fazendo propaganda política e, contando com a sorte…é o “deixa a vida me levar”. Ai, tem hora que a incompetência dos comunistas aparece, com apagão em cima de 60 milhões de comunizados. Será que DIL-MÁ vai cair nas pesquisas? Os eleitores vão cair na real e defenestrando os comunistas do poder!

  12. jcafonso

    -

    11/11/2009 às 20:24

    Reinaldo,

    Lulllla e sua trupe eh o apagao moral do Brasil.

    Atencao advogados: processem todos os envolvidos.
    Sao milhoes de reais que voces poderao fazer.
    Comecem pela CHESF, CEMIG, ELETROPAULO, GOV FEDERAL etc
    Temos que fazer esse povo trabalhar na marra.

  13. Na

    -

    11/11/2009 às 20:19

    Alguém aí pode dizer quantas usinas hidroelétricas existiam no Brasil em 1886?

  14. eidi

    -

    11/11/2009 às 20:03

    D. Dilma tadinha, quando começou a arribar um pouquinho, vem Itaipu e puxa o tapete dela deixando a coitada no escuro. Com essa, vai ser difícil achar a luz do final do tunel de novo.
    eidia
    http://www.oquevivipelomundo.blogspot.com

  15. Ferrnando Veiga

    -

    11/11/2009 às 19:59

    E o lobão, na calada da noite,e na escuridão do apagão mor, ataca os indefesos cordeirinhos cidadãos! Que será que há por baixo do PréSal?
    Agora falando sério, penso que a pseudo candidata não está nos planos de ninguém, é pano de fundo para distrair a todos. Há algo muito mais sinistro sendo engendrado um verdadeiro projeto maquiavelico para a perpetuação das cabeças coroadas e de todos os gatos do mesmo balaio.

  16. Luiza

    -

    11/11/2009 às 19:55

    _”E nós assumimos um compromisso de não permitir que tivesse mais “apagão” aqui e em nenhum lugar do Brasil. Porque, graças à competência da ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, e do nosso atual ministro, Silas Rondeau, nós estamos concluindo, em sete anos, tudo o que foi feito em 122 anos, em linhas de transmissões, nós estamos fazendo 22% em apenas 7 anos, tentando interligar todo o sistema brasileiro.”_

    Lula, em Passo Fundo, RS, no dia 20 de junho de 2006.
    (copiado do Coturno Noturno)

  17. Luiza

    -

    11/11/2009 às 19:50

    _”Isso significa que o Brasil está se preparando para nunca mais sofrer a história do “apagão” que vocês conheceram, que aconteceu em 2001. Aquilo foi uma vergonha nacional.”_

    Declaração de Lula, em Tocantins, no dia 10 de agosto de 2005.

  18. Falcão

    -

    11/11/2009 às 19:33

    veja bem tio Rei, o Lula quando faz algo é pra valer
    hehe

  19. Sylar

    -

    11/11/2009 às 19:30

    Lula falou tudo! Não faltou geração, não faltou linha ou interligação, faltou é COMPETÊNCIA, PLANEJAMENTO!

  20. Martinho - Foz do Iguaçu

    -

    11/11/2009 às 19:15

    E agora Estella, ou sei lá o nome dela?!
    O Brasil está livre de apagão?

  21. Blog and Roll

    -

    11/11/2009 às 19:07

    Atenção, pessoal: cabe processo judicial contra o governo por: prejuízos á saúde (se alguém ficou preso em elevador e é claustrofóbico, por exemplo); eletrodomésticos danificados; remédios e alimentos estragados etc.
    Demora uns 20 anos, mas ganha-se.

  22. Dona Antonia

    -

    11/11/2009 às 19:06

    A culpa é de todos vocês, paulistas e quejandos, que fazem xixi na calada da noite de luz acesa!

  23. Anita

    -

    11/11/2009 às 19:01

    Reinaldo,
    Os funcionários das eletros não estão em campanha salarial??? Poderia ser algum funcionário ou ex-funcionário que surtou??? Ao invés de atirar nos colegas, como ocorreu em escolas na Alemanha e nos EUA, resolveu criar um blecautezinho para animar a festa…

  24. PetralhoRadarUrgente

    -

    11/11/2009 às 18:54

    Petralha na area:
    LCMarques 6:08

  25. paulo

    -

    11/11/2009 às 18:52

    Sou oposição também,no entanto não no vejo o apagão de ontem nada semelhante ao apagão de 2001 2002, pq o que aconteceu naquela época além do apagão houve também ,o que é mais grave foi o que veio logo após o racionamento de energia(esse sim o verdadeiro apagão).vamos com calma pq a populão vai saber diferenciar muito bem.não precisamos bater em lula para ganhar eleição,batendo nele só damos mais força para o seu crescimento eleitoral(pq a população não quer uma oposição que so bata em quem esta no governo,querem q mostremos a nossa capacidade de fazer diferente e melhor).Os publicitarios sabem bem disso,vide o que aconteceu com a marta que atocou kasab.

  26. Leao

    -

    11/11/2009 às 18:48

    Dilma garantiu que não teriamos mais apagão. É a nossa mãe Dinah.

  27. Leao

    -

    11/11/2009 às 18:47

    Acabo de entrar no MSL (Movimento dos Sem Luz).

  28. Amir R. Diel

    -

    11/11/2009 às 18:31

    Continuando o comentário anterior.

    Não me recordo de um apagão desta magnitude na época de FHC (se voce tiver a data, por favor informe). Pelo menos aqui em Niterói. Recordo-me sim, da “ameaça de apagão futuro” que gerou taxas para investimentos no setor, além de multas pelo excesso no consumo. Levou-me inclusive a imaginar ser aquela cobrança um subterfúgio do Governo para arrecadar ainda mais.

    E isso, numa época de Reservatórios vazios, sob uma estiagem que não acontecia há décadas. E em que arma política ela se transformou para a oposição naquela data!!!

    Hoje, com Reservatórios cheios, dinheiro para investimentos, apoio popular …

    Obrigado.

    Amir Diel - Niterrói, RJ

  29. Leandro Coelho

    -

    11/11/2009 às 18:20

    Rei,

    Veja isso:

    Duas semanas atrás, Dilma garantiu que Brasil estava a salvo de um novo apagão. Para ela, investimentos do governo em estrutura geravam certeza. Dilma deu declaração em entrevista ao programa ‘Bom dia, ministro’.

    http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL1374456-17814,00-DUAS+SEMANAS+ATRAS+DILMA+GARANTIU+QUE+BRASIL+ESTAVA+A+SALVO+DE+UM+NOVO+APAG.html

    A verdade sempre vem a tona!!!!!! Está gravado, basta ouvir no site!

    Abraço!

    Leandro

    (ps: estou mandando de novo pois não vi se entrou da outra vez)

  30. Amir R. Diel

    -

    11/11/2009 às 18:19

    Prezado Reinaldo.

    Embora não apoie FHC incondicionalmente penso que o seu governo foi o que de melhor aconteceu na história do Brasil contemporâneo. Principalmente quanto às privatizações, que transformaram empresas incompetentes, verdadeiros cabides de empregos, em saudáveis empresas recolhedoras dos impostos que tanto benefício trazem ao país, como Vale, Siderúrgica de Volta Redonda, Telerj, Cerj, etc. etc.

    Continuo no próximo comentário. Meu computador está travando após um certo número de caracteres.

  31. lucia

    -

    11/11/2009 às 18:19

    Li na internet a frase, entre outras, que teve como primeiro intuito ser apenas uma piada, mas é para refletir. Veja:
    “A lição (de novo) é: um míssil em Itaipu e o Brasil se rende”

  32. Politicida Plus

    -

    11/11/2009 às 18:18

    Lula numa inutil tentativa de se explicar disse que não faltou geração de energia, não faltaram linhas de transmissão. Então faltou competência. Pois pra 60 milhões de brasileiros faltou energia elétrica.

  33. Donata

    -

    11/11/2009 às 18:17

    Reinaldo,

    Apaga a enquete do Merdadante (perdão, não me contive! rsss) e faz uma sobre o apagaço!
    rssss

  34. Marcos F

    -

    11/11/2009 às 18:17

    Você fala do microproblema ou do micopobrema?

    Tá certo, Dilma é imbatível. O apagão é eco da sua estada no ministério.

    “Não faltou energia”. Imagine se faltasse!

    Sei que queimou a TV do Mattoso, e ele está duro. E daí Lula?

  35. Maverick

    -

    11/11/2009 às 18:15

    Sobre o apagão: quem o Lula pensa que é? FHC?

  36. Iguinho

    -

    11/11/2009 às 18:15

    Mais um prato cheio pra campanha tucana em 2010. Rumo à vitória no primeiro turno!

  37. Alvaro

    -

    11/11/2009 às 18:13

    Reinaldo, acha que seria interessante um comparativo mais detalhado entre os dois episódios? Já ouvi gente na imprensa apontando dedos às críticas feitas pelo governador José Serra sobre o ocorrido ontem, no melhor estilo “você não pode falar nada”.

    Abraços

  38. Politicida Plus

    -

    11/11/2009 às 18:12

    Lula disse que não faltou geração de energia, não faltou linhas de transmissão. Então faltou competência. Pois pra 60 milhões de brasileiro faltou energia elétrica.

  39. Sergio

    -

    11/11/2009 às 18:12

    Esquerdalha parasita o fim da farsa está perto!

  40. Leao

    -

    11/11/2009 às 18:12

    A culpa é do Serra. Explico. É do Serra e do Belluzzo. E deveria acontecer hoje e não ontem. A idéia era a mais comum no futebol. Se até os 20 minutos do segundo tempo, o Palmeiras não estivesse vencendo o jogo contra o Sport, no Parque Antártica, os refletores deveriam ser desligados sem deixar rastro. Ontem foi o ensaio. O eletricista se excedeu. Mas que ele desligou os refletores do estádio, ele desligou. E não deixou nenhum rastro.

  41. Observer

    -

    11/11/2009 às 18:09

    Bolsa lanterna pro cidadao nao ficar no escuro…

  42. Esperança

    -

    11/11/2009 às 18:08

    Lula e Dilma: CONSEGUIRAM : DEIXAR UM PAÍS NA ESCURIDÃO. BELA METÁFORA, PÉSSIMA GESTÃO.

  43. LCMarques

    -

    11/11/2009 às 18:08

    Desculpa o retardo de tempo, mas o apagão é culpa do TCU.
    Pronto.

  44. Paulo Henrique

    -

    11/11/2009 às 18:08

    O apagão de Lula apaga o apagão de FHC.

  45. carlos alberto galvao filho

    -

    11/11/2009 às 18:08

    Em 2001 houve racionamento, mas ninguém ficou sem luz. Acho que é caso de lembrar do trabalho de Pedro Parente. Em 2005 e 2007, apagão. E agora, 2009, outro. Será que podemos esperar outro em 2011?

  46. Clau

    -

    11/11/2009 às 18:07

    Rei,

    tarso diz que apagão foi um microprobleminha, imagina quando for macro

  47. KARLÃO

    -

    11/11/2009 às 18:06

    Rei: Há algum tempo, o sub-Guia Genial dos Povos, José Dirceu esparramou pela imprensa sua análise de que as enchentes em São Paulo eram culpa da imprevidência do Governador Serra e do Prefeito Kassab, num dia em que chovera 86% do previsto para todo o mês.
    Agora, correm a “denunciar” o uso político do Apagão, “obra da Natureza”.
    Caras de Pau !!!!

  48. Fátima

    -

    11/11/2009 às 18:05

    Em matéria de INCOMPETÊNCIA nunca antes neste país houve um presidente melhor que lula. Em todos os níveis até agora testado, lula conseguiu ser o pior de todos eles, o mais INCOMPETENTE e também o mais IRRESPONSÁVEL, um verdadeiro IGNORANTE de seus deveres de chefe de Estado, um alienado.

  49. amauri

    -

    11/11/2009 às 18:05

    Boa tarde Reinaldo.
    Se não me engano no apagão do FHC havia o problema de seca nos reservatorios, hoje não tem noticia de reservatorios baixos.
    Há um artigo na pagina do Olavo de Carvalho escrito em 1999 que ele fala algumas palavras sobre apagão, vale apena ler no link abaixo
    http://www.olavodecarvalho.org/semana/990318jt.htm

  50. Ex-petista

    -

    11/11/2009 às 18:03

    .
    Reinaldo,

    Não é que a petralhada já está pondo a culpa no PSDB?

    Já vi vagabundo até dizendo que foi atentando tucano contra a subida fenomenal da candidata/terrorista nas pesquisas. Verdade!

    Um imbecil disse, num blog da Veja, que a culpa é da privatização e… do Serra.

  51. Anthony

    -

    11/11/2009 às 18:03

    O mollusco adora se comparar com FHC e num é que ele ganhou essa! aja apagão prá competência do pt!

  52. LCMarques

    -

    11/11/2009 às 18:03

    Incrível…
    Com toda tecnologia existente o apagão até agora, 18:00 hrs, ainda tem suas causas desconhecidas. Ninguoem sabe o que ocorreu, porém já foi dito que ‘nunca antes’, que o ‘anterior’, que ‘foi feito’…

  53. Simão Bacamarte

    -

    11/11/2009 às 18:02

    Leio no UOL que o sinistro Tarso Genro considerou o apagão um “microincidente” acusando a oposição de querer desgastar o governo por isso.
    Realmente, perto do apagão da candidatura Dilma, o que houve ontem foi um microincidente mesmo.
    Me conforta muito saber que o Sarney e sua turma controlam a area energetica do país… Estamos salvos…

  54. Black out

    -

    11/11/2009 às 18:01

    Reinaldo !

    É a interligação do Murph : quando apaga uma lâmpada todo o sistema é contaminado. É coisa de gênio.

  55. Brasileira

    -

    11/11/2009 às 18:01

    Queria ver a cara da ex-Ministra candidata imposta agora. Segundo ela o Brasil estava livre de apagões.
    Quem será o culpado pelo apagão?
    Ideli Salvati já declarou que a culpa é de FHC.
    Eu acho que a culpa é dos mercenários israelenses com seus raios sabotadores de rede de transmissão de energia.

  56. Cris

    -

    11/11/2009 às 18:00

    Mesmo com o nível dinâmico das barragens lá em cima, porque choveu muito e continua a chover, não houve carga suficiente para atender àquela demanda sugada. E ocorreu um apagão localizado, que provocou o desmoronamento de um castelo de cartas.É técnico. Na hora em que um grande sistema desliga por excesso de demanda, desligam outros. E desligou a energia do Sul-Sudeste todo. Provocou-se um apagão em função de quê, Presidente Marco Maciel? É o que suponho e temo: de falta de investimento em razão de um marco regulatório defeituoso que privilegiou a energia velha – a estatal – em detrimento do capital que queríamos ver investido na energia nova para sustentar o crescimento do País.

  57. Creuza Maria

    -

    11/11/2009 às 17:58

    Eu sinceramente adorei…se é para acabar com lulla, que venham mais apagãos, até apagar lulla total.

  58. Cris

    -

    11/11/2009 às 17:56

    “Queira Deus que não voltemos a ter, como já há ensaios, superdemandas de voos com congestionamento de aeroportos, e o mais grave: V. Exª ouviu falar em algum investimento dos anunciados no aeroporto de Campinas, ou de Guarulhos, ou de Congonhas, ou o Galeão? Nada. Absolutamente nada do que foi prometido aconteceu. Nada, nada. A crise aconteceu e nada sucedeu. Muito bem. O que é que eu suponho? Eu estou supondo que o apagão elétrico que aconteceu ontem seja a ponta de um iceberg muito mais perigoso do que o foi o apagão aéreo. O apagão aéreo é em função de uma circunstância, de uma infraestrutura deficiente. ”

    José Agripino, hoje

  59. Leandro

    -

    11/11/2009 às 17:55

    A luz estará no final de 2010. Ou no final das eleições de outubro/09.

  60. Denys garcia

    -

    11/11/2009 às 17:55

    O sistema eletrico brasileiro coordenado da Dilma é um verdadeiro cavalo paraguaio.eh,eh, kkkk .deixa eu rir.

  61. Cris

    -

    11/11/2009 às 17:53

    O modelo do marco regulatório, contra o qual eu me insurgi e contra o qual fui até o fim – e, ao final, votamos por um acordo para evitar o pior –, beneficiava com tarifa a energia velha para capitalizar o setor estatal e penalizava a energia nova, diminuindo a tarifa para quem produzisse energia nova, como se fosse possível cobrar menos. Seria ótimo cobrar menos de tarifa de energia elétrica, desde que a energia existisse. Agora, é o que eu dizia: levar para a energia nova uma tarifa que não fosse compensatória poderia levar ao pior dos mundos, que era o não investimento. Eu fui derrotado. A tese da Ministra Dilma ganhou.
    José Agripino, hoje

  62. Kika

    -

    11/11/2009 às 17:36

    AHAHAHAHHAHAHAHHAHAH

    Rei,

    Ri tanto que não conseguia nem postar!!

    Vc é demais!

  63. Luis Alves

    -

    11/11/2009 às 17:36

    Depois do crime sem culpado, agora nós temos o apagão sem responsável.

    Abs,

  64. Ezequiel

    -

    11/11/2009 às 17:36

    O pior é o Tarso Genro dizendo: “Isso foi um microproblema”.

  65. Heloísa

    -

    11/11/2009 às 17:35

    Rei, está caindo raio no blog? Estou com dificuldades para acessar há uns 30 minutos… (Consegui agora, mas… com erros na página etc. )
    Um abraço
    Heloísa

  66. Henrique

    -

    11/11/2009 às 17:34

    Perdão, mas não é verdade. Você vai dizer que sou petralha e isso e aquilo. Não sou. Mas tudo bem. O apagão do Fernando henrique durou um ano e foi sistemático. E esse?Não se sabe. Pode ter sido um erro técnico, o que é, obviamente, muito grave, mas não é a mesma coisa. Durante o governo FHC o investimento foi afetado por conta do apagão. Era mais culpa dos governos anteriores do que do dele. Até porque, o apagão mostrou que a indústria aqueceu por conta do Plano Real, mas o país não estava preparado. Mas não dá para comparar uma coisa com outra. Não mesmo.

    REINALDO RESPONDE
    É claro que não dá, e vc tem de distinguir o humor do texto sério. Leia o que esrevi na madrugada.

  67. Cris

    -

    11/11/2009 às 17:34

    A Dilma, vocês do setor energético são testemunhas, dedicou esses dois anos a construir as bases para que o Brasil nunca mais tivesse apagão. Ela trabalhou dois anos para construir as bases de um modelo energético para o Brasil, em que a gente tenha clareza do que vai acontecer quando a gente contrata, quando a gente compra e quando a gente vende energia neste país.

    Lula,dezembro de 2004

  68. Cláuido Ramos (BSB)

    -

    11/11/2009 às 17:33

    O que mais me revolta com o PSDB é o fato deles terem vergonha de mostrar o que fizeram. Não existe uma, uma pelo menos, política (das que funcionam, claro) adotada por este governo que não se apóie em uma política instituída pelo governo anterior, a chamada herança bendita que o PT não assume. Bolsa escola, vale gás virou bolsa família. O Prouni só é o ProUni porque houve a expansão da oferta de ensino superior. O Proer tão criticado (adotado pelo governo dos EUA) foi o grande sustentador para que a crise atual não atingisse os sistema financeiro nacional. As privatizações (chamada de privataria) permitiu o grande progresso que hoje se verifica. Por quê tanta vergonha PSDB?

  69. Fátima

    -

    11/11/2009 às 17:32

    Em matéria de INCOMPETÊNCIA lula é PHD, ninguém é melhor que ele.

  70. Cris

    -

    11/11/2009 às 17:32

    Podemos dizer aos empresários brasileiros que acabou a era do apagão, que não haverá mais possibilidade de ter apagão neste país porque nós estamos interconectando os sistemas e quando tiver falta de energia num lugar e tiver excesso em outro, ao invés de a gente ficar chorando, apenas faz a reversão e a gente pode suprir a demanda energética de um país.
    Lula, 4/2006

    Isso significa que o Brasil está se preparando para nunca mais sofrer a história do “apagão” que vocês conheceram, que aconteceu em 2001. Aquilo foi uma vergonha nacional.

    agosto/2005

  71. Jose Marinho

    -

    11/11/2009 às 17:31

    Nem se discute, ele é maior em extençao e número de Estados envolvidos. E pra variar como em tudo o que acontece de errado nesse Governo eles tentam por a culpa na gestão anterior ou quando muito tentam disfarçar o problema com declarações simplistas como a do Ministro Tarso em que afirmou que esse Apagão e um MICROPROBLEMA.

  72. Symon

    -

    11/11/2009 às 17:31

    Restam muito poucas duvidas sobre esse governo…

  73. Ex PT

    -

    11/11/2009 às 17:30

    Ha! não, fazer comparação,com o apagão do Fernando Henrique, nem pensar,Isso é coisa de PETRALHA nós não vamos fazer o mesmo que eles.Sou fã de carterinha desse Blog,e pelo que leio dos que mandam comentário,não temos esse perfil,senão vai virar briga de lavadeira, comadre…..seja lá o que for.Eu gosto de ler os comentários de pessoas inteligentes e equilibradas.voces leram o comentário da Vanusa Leão?Aquilo é que eu chamo de comentário equilibrado e inteligente.

  74. Silvio

    -

    11/11/2009 às 17:28

    Entendi, Reinaldo: a partir de agora, a redução no gasto de energia elétrica será 400 vezes superior àquela exigida à época do apagão do FHC. Será isso?!

  75. Oswaldo

    -

    11/11/2009 às 17:24

    ha….e nunca antez neste paiz, ouvi um blecauti tão grandioso

  76. ESBOFETEADOR

    -

    11/11/2009 às 17:24

    SEM A MENOR SOBRA DE DÚVIDA. ME RECORDO MUITO BEM QUE NAQUELA ÉPOCA EM 2001 HAVIA ESCASSEZ DE ENERGIA ELÉTRICA DEVIDO À FALTA DE CHUVAS. O QUE MAIS TEMOS NESTE ANO, EM ESPECIAL NOS ULTIMOS 3 MESES É ABUNDÂNCIA DE CHUVAS. O GOVERNO LULLA ESTÁ MARCADO PARA ENTRAR PARA A HISTÓRIA DO BRASIL COMO O GOVERNO MAIS INCOMPETENTE, CORRUPTO E CHEIO DE CRIMINOSOS QUE UM PAÍS CIVILIZADO JAMAIS PODERIA ESPERAR.
    E LULLA DEBOCHA DO POVO AO BATER NO PEITO DIANTE DAS CAMERAS DE TV, QUANDO INTERPELADO POR UM ELEITOR QUE LHE DISSE QUE NÃO VOTARIA NELE, ESTE APEDEUTA NÃO TEVE A MENOR DUVIDA EM DEBOCHAR DO CIDADÃO AO DIZER A ELE QUE NÃO PRECISAVA DO SEU VOTO.

  77. Vera L.

    -

    11/11/2009 às 17:24

    Reinaldo desde cedo isso ficou claro, essa conversa que voltou uma hora da manhã é pra boi dormir, voltou mesmo depois das três da madrugada.Na Jovem Pan já se dizia que foi o MAIOR das ÚLTIMAS DÉCADAS, e todos os entendidos do riscado que ouvi dizem que o problema foi de GESTÃO e falta de INVESTIMENTOS, cadê a “gestora Dilma” para falar dessa vergonha?

    Lobão diz a MAIOR mentira, que no governo passado não havia linhas de transmissão interligadas, o PETISTA Pinguele Rosa DESMENTIU citando Lobão, que havia sim linhas interligadas.Vão inventar um montão de lorotas para enganar os trouxas. Não ADIANTA, isso mostrou que o petismo com TUDO nas mãos AINDA faz lambança das grandes.

  78. Oswaldo

    -

    11/11/2009 às 17:23

    …para FHC faltou chuva…..e pra Lula?

  79. Therese

    -

    11/11/2009 às 17:23

    Vamos comparar ?
    Começamos pelo apagão, e depois pelos gastos, e depois pelos escândalos e então…..
    Vamos comparar ?

  80. Eliza

    -

    11/11/2009 às 17:22

    Nunca na história desse país houve um apagão dessa magnitude e abrangência. Serão as palavras iniciais do próximo discurso de Lula.

  81. Rodrigo

    -

    11/11/2009 às 17:22

    Reinaldo, veja esta, deu no Estadão.
    Há duas semanas, durante o programa de rádio ‘Bom Dia, Ministro’, a pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, afirmou que a construção de novas usinas hidrelétricas garantiria o fim dos apagões no País: “Nós também temos uma outra certeza, que não vai ter apagão, é que nós hoje voltamos a fazer planejamento.

  82. STELLA DA HERMÉS

    -

    11/11/2009 às 17:21

    HAHAHAHAHAHAHA!!!!!

    HIHIHIHIHIHIHIHIHIHI!!!!!

    QUAQUAQUAQUAQUA!!!!!!

    BOLSADA NA CARA DESSA GENTE, MEU REI!!!

  83. Marcos França

    -

    11/11/2009 às 17:21

    A Dilma foi promovida de Mulla do PAC a Besta do Apocalipse.

  84. PP

    -

    11/11/2009 às 17:20

    Reinaldo,
    cheguei a temer que algum petralha tivesse se aproveitado do apagão para sequestrar seu laptop. Notei um apagão de seus comentários ao longo do dia. Que bom que voltou! Estou certo que você e os seguidores deste “espaço de luz” não se surpreenderam com as declarações do servidor público que comparou o apagão de ontem com de 2001 e aproveitou para criticar o governo anterior. Muito menos surpresa tivemos com comentário semelhante de Lula que disse não querer “chutar” um culpado, mas já aproveitando para culpar o predecessor. Assumir a responsabilidade, determinar ações e dizer quais, por quem, até quando, nem pensar. Freud explica ou é tudo incompetência mesmo? (difícil essa, hein?

  85. Francisco

    -

    11/11/2009 às 17:17

    E o (des)governo já voltou atrás na conversinha mole que tentou aplicar, justificando o super-apagão ao mau tempo. Aguardemos novas explicações a fim de darmos umas boas risadas…

  86. Stefan N.

    -

    11/11/2009 às 17:17

    Aliás, para diferenciar, a gente deveria chamar esse de ‘apagaço’.

  87. Siqueira

    -

    11/11/2009 às 17:17

    Os petralhas estão dizendo que a oposição não deve explorar o apagão, politicamente. Só o PT pode explorar tudo o que bem entender. Chamem o Barthô!

  88. Sil

    -

    11/11/2009 às 17:17

    andiamo a leggere

  89. Rods

    -

    11/11/2009 às 17:16

    REI.

    PORÉM, COMO EU HAVIA PREVISTO - O QUE NÃO GRANDE COISA PREVER O QUE O APEDEUTA ZURRA - ELE JÁ DEU UMA DECLARAÇÃO QUE EM 7 ANOS ELE FEZ OBRAS NO SETOR ELÉTRICO QUE NÃO FORAM FEITAS EM 123 ANOS E QUE O PROBELMA NÃO É DE GERAÇÃO E FORNECIMENTO.

    DA ONDE ELE TIRA ESSES NÚMEROS??

    NO MÍNIMO VÃO PRODUZIR ALGUM FATO, COM CONOTAÇÃO DE QUE TERRORISTAS DE EXTREMA DIREITA ESTÃO SABOTANDO O GOVERNO DELE E, SE BOBEAR, VC SERÁ ARROLADO COMO MENTOR DO GRUPO REI.

    AS CRETINICES DELE SE AVOLUMAM E, O QUE É PIOR, AS PESSOAS ENGOLEM AS ASNEIRAS DELE COMO SE FOSSEM COLOCAÇÕES DE UM ESTADISTA SÉRIO.

    ATÉ QUANDO MEU DEUS?????

    Rods

  90. leo

    -

    11/11/2009 às 17:16

    Se Esparta tem os seus 300, o Rei tem os seus 400.

  91. MD

    -

    11/11/2009 às 17:12

    É o tipo de comentário que aguça os piores instintos do lado de lá, e faz ter que ficar defendendo o já findo governo FHC, para bem do PT, que devia o foco da sua própria bobagem.

    Era uma outra época, um outro mundo. O que é importante é que o apagão de ontem foi gravíssimo e revela falta de planejamento. Se é mais grave ou menos grave do que o outro, não tem nenhuma importância. A não ser para o PT.

  92. pernambucano

    -

    11/11/2009 às 17:12

    E o roubo, também…

  93. BHDESACOCHEIO

    -

    11/11/2009 às 17:11

    Qual apagão???. Esse governo NUNCA teve “LUZ”.

    (Desconsiderar mensagem anterior. Obrigado)

  94. Ubiratan Olivério

    -

    11/11/2009 às 17:10

    Nunca na história deste pais Itaipú foi desligada.
    Em 500 anos de história nunca 18 estados ficaram sem energia.

    Sem dúvida é um fato histórico

  95. anonimo

    -

    11/11/2009 às 17:09

    http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI4094854-EI6578,00-Clima+e+justificativa+furada+para+apagao+diz+exPetrobras.html

    esse trecho é OURO:

    “É possível que aconteçam mais panes como esta?

    Surpreendentemente estamos de volta à era de incertezas. Surpreendente porque, pelos enormes investimentos e pela propaganda que se faz deles, eu achei que isso já tivesse sido superado.”

    pois é….. pela PROPAGANDA QUE FAZEM, dá até pra acreditar que vivemos na Suécia.

  96. BHDESACOCHEIO

    -

    11/11/2009 às 14:10

    Que apagão. Esse governo nuna teve “LUZ”.


 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados