Blogs e Colunistas

29/01/2012

às 7:53

NA CABRALÂNDIA - A BARBEIRAGEM NO RIO: DERAM PRIORIDADE À REMOÇAO DE ENTULHO, NÃO À PROCURA DE SOBREVIVENTES. OU: MARKETING FORA DE CONTROLE

Reproduzi ontem trechos de três notícias na Folha sobre o desabamento dos prédios no Centro do Rio. Todos os títulos abriam com a palavra “Cabralândia”. Alguns leitores, talvez fãs do governador Sérgio Cabral (PMDB), reclamaram: eu o estaria culpando! Não!, Não pelo desabamento! Ao contrário até: eu me oponho à ligeireza com que setores da imprensa, especialmente de São Paulo, metem o microfone na boca de autoridades para que expliquem determinadas ocorrências que podem, muitas vezes, ser frutos, sim, da desídia do Poder Público, mas que se arrasta por anos, e as autoridades de turno não são pessoalmente responsáveis por ela. É claro que lhes cabe encaminhar soluções. Mas é preciso haver ponderação. O que me choca e me escandaliza no caso do Rio é outra coisa, e vou deixar tudo muito claro.

O Rio não é a primeira cidade do mundo a assistir a desabamentos. Volta e meia, cidades são sacudidas por terremotos — o nosso “sismo” costuma ser a incompetência mesmo, né? Assisti na televisão, com torpor, antes mesmo de se completarem 24 horas da tragédia, à ação de retroescavadeiras. Não sou especialista no assunto. De jeito nenhum! Eu não sei conduzir nem automóvel; imaginem, então, uma estrovenga daquelas… Mas não sou idiota. Costumo usar a lógica elementar para me conduzir no dia-a-dia. Essas máquinas fazem um barulho infernal. Se sobreviventes houvesse por ali, o ronco do motor e a gritaria no canteiro da tragédia abafariam seus gemidos. Procurem as imagens das primeiras horas de terremoto no Japão, na Turquia e até no Irã. O trabalho é manual. Essas máquinas entram muito depois.

Peço que vocês assistam a essa reportagem do Jornal da Globo, levada ao ar na quinta à noite, um dia depois da tragédia. Volto em seguida.

Vejam as retroescavadeiras. A reportagem remete ao trabalho ao longo daquela quinta, dia 26, horas depois dos desabamentos, ocorridos na noite do dia 25. E as máquinas já estavam lá. Consta que se fazia um momento de silêncio, todos apuravam os ouvidos. Ninguém escutando nada, aquelas manoplas entravam em ação, com a delicadeza que se supõe… Ocorre que havia pessoas soterradas, que ainda podiam estar vivas — por que não?

Leiam isto:
“Passadas as primeiras 24 horas em que a gente manteve a esperança de encontrar sobreviventes, agora a gente lida com outra realidade de admitir que realmente os corpos que vão ser resgatados não têm mais possibilidade de sobrevida”.
A fala é de Sérgio Simões, coordenador da Defesa Civil. Procurei material a respeito. Em ocorrências assim, não há protocolo que estabeleça prazo tão curto. Pesquisem: há casos de pessoas que sobrevivem por uma semana porque tiveram a sorte de ficar numa bolha de ar, que recebia ou água da chuva ou de um encanamento estourado. Os salvamentos dessa natureza são sempre dramáticos e rendem histórias impressionantes porque não existe a regra do “desabou, matou”. Decretar o fim das esperanças depois de 24 horas me parece um despropósito, uma precipitação, com todo o respeito ao profissional em questão.

O horror, o horror
Ora, dada a maneira como as coisas se conduziram, alguém estranha que um corpo tenha sido encontrado junto com os entulhos? Agora leio que os cães vão procurar mais cinco, que podem ter tido o mesmo destino. Desculpem! Não quero, não, fazer proselitismo com a tragédia, mas isso é inaceitável! Um único, o caso já comprovado, demonstra a estúpida imperícia da operação. Cabe toda sorte de especulação, e a mais óbvia é esta: “Estaria mesmo morta aquela pessoa quando a máquina tocou em seu corpo?” É muito provável que sim! Ainda assim, há o decoro necessário com os mortos e o respeito devido às suas respectivas famílias, que à dor da perda vêem se somar essa forma de vilipêndio de cadáver. Pouco me importa o partido do governador Sérgio Cabral ou do prefeito Eduardo Paes. Que a coisa não andou bem por lá, aquele corpo o evidencia. E pedaços de outros cadáveres já apareceram no entulho. Isso para não falar do roubo — o nome é esse — de bens e pertences dos usuários dos prédios. Tenham paciência!

Referi-me a “Cabralândia” porque poucos governantes gostam de viver numa bolha de fantasia como Sérgio Cabral — e colabora para tanto, é fato!, parte considerável da imprensa carioca. Eu já vi este governador chorar porque o Congresso votou uma redivisão dos royalties do petróleo que eu também acho injusta com o Rio — já escrevi a respeito. Eu já vi esse governador liderar uma passeata de milhares de pessoas, convocando, assim, seus sentimentos nativistas por causa do óleo… Vá lá. Mas por que Cabral, de forma sistemática, organizada, metódica, deliberada, se ausenta sempre que uma tragédia colhe a cidade ou o estado? Eu nem recomendaria que ele fosse irrigar com lágrimas os corpos dos soterrados da região serrana, do Morro do Bumba ou agora dos prédios do Centro. Preferiria, na verdade, que ele não tivesse chorado por causa do petróleo (uma reação, assim, um tanto mômica…). O fato é que ele costuma sumir nessas horas.

É possível que leis falhas da Prefeitura e omissões variadas tenham concorrido para a tragédia. É, sim. Mas, ao menos, o prefeito Eduardo Paes se mostrou presente desde as primeiras horas. É assim que se faz. E é assim que Cabral deveria fazer. Eu sei que ele não resgataria corpo nenhum, mas também não é ele que responde pela alegria do Carnaval, não é? Mas sempre está presente.

Assessoria destrambelhada
A assessoria de Cabral anda um tanto destrambelhada. Jornalistas e internautas nas redes sociais cobravam: “Onde ele está?” O governo divulgou a agenda e aproveitou a oportunidade para fazer uma espécie de propaganda dos feitos do herói. Leio o seguinte texto no Globo Online (em vermelho). Volto em seguida.

A assessoria do governador Sérgio Cabral esclareceu pontos sobre a sua agenda desde o dia da tragédia:
A respeito da agenda do dia 26, a assessoria informa que “às 17h, o governador estava em agenda pública no Complexo do Alemão para troca de Comando da Força de Pacificação, com o ministro Celso Amorim, o secretário José Mariano Beltrame, o Comandante do Exército e demais autoridades. O governador falou sobre a troca de comando e sobre o desabamento em pronunciamento. Em seguida, em entrevista à imprensa, respondeu perguntas sobre o desabamento”.

No dia seguinte, segundo a assessoria, por decisão do governador, foi suspensa a participação “em agenda festiva de entrega de 68 viaturas para as Defesas Civis e Guardas Municipais de Itaperuna, Italva, Laje do Muriaé, Santo Antônio de Pádua e Sapucaia, municípios atingidos pelas chuvas de janeiro de 2012 Recebeu os prefeitos no gabinete do Guanabara no mesmo horário, mas as viaturas foram entregues pelo secretário de Governo, devido ao desabamento”.

A assessoria informa ainda que foi cancelada e adiada a agenda do dia 26, sobre a assinatura do termo de adesão ao programa de combate ao crack, onde estariam presente ministros, “devido ao momento do Rio por conta do desabamento”.
Segundo a assessoria, o governador também cancelou e adiou a inauguração da ponte estaiada, com a presença da presidente Dilma Rousseff, na sexta, dia 27.
A assessoria informa ainda que, no primeiro momento da tragédia, o governador foi informado pelo coronel Sérgio Simões, secretário de Defesa Civil, e enviou secretários para dar suporte ao trabalho:
“O governo está e se faz presente com as ações imediatas, que têm a coordenação do governador”.

Voltei
Bem, avaliem vocês mesmos se havia ou não tempo para dar uma passadinha no local da tragédia. O que parece é que Sérgio Cabral acha que o governador fica bem nas imagens de cartão postal, nas festas e nas solenidades em que aparece oferecendo benefícios ao povo. Ninguém pode condená-lo por isso, claro! Ocorre que, nem tão de vez quando, há deslizamentos, soterramentos, desabamentos, enchentes… E ele governa o estado também nessas horas. Ou não? Abstendo-se, as coisas acabam resultando no mal adicional que se viu na região serrana: depois das chuvas e dos soterramentos, vieram a roubalheira, a incompetência e a paralisia.

Acreditem: um dia ainda iremos nos espantar com os métodos empregados para “resgatar” as vítimas dos prédios que desabaram. O Rio precisa parar de aceitar passivamente que determinados sítios se transformem em cemitérios naturais.

Está na hora de a imprensa carioca ser um pouco mais severa com Sérgio Cabral. Isso não vai prejudicar a Copa do Mundo e a Olimpíada. Pode até ajudar. O espírito crítico não significará falta de amor ao Rio. Pode ser justamente o contrário.

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

94 Comentários

  1. ágora cibernética

    -

    05/02/2012 às 11:03

    SEGURANÇAZERO NO RIO DE JANEIRO
    Levantamento no banco de dados do CNJ, em apenas 17 estados e do Distrito Federal mostra que há cerca de 500 mil mandados de prisão aguardando cumprimento NESTEPAIZ. No Rio, até o final de 2011, havia cerca de 131 mil mandados não cumpridos no banco de dados da Polícia Civil, sendo que 5% foram emitidos por outros estados. NÃO EXISTE ESTATÍSTICA/MÊS DE MANDADOS CUMPRIDOS no RIO DE JANEIRO. A Cabralândia não tem presídio federal de segurança máxima , nem cadeias de custódia com vagas suficientes para trancafiar marginais condenados. Tudo isso sem falar nos marginais soltos ou aguardando os processos, bem como aqueles que não são presos devido ao descaso da polícia em investigar crimes. Os turistas que vierem no jogo da COPA e nas OLIMPÍADAS da cidade maravilhosamente criminosa, muito cuidado com pertences valiosos e façam um bom seguro de vida antes de saírem de seus países. As ruas estão infestadas de marginais e toda sorte de desocupados assaltando pedestres, a cidade maravilhosa não tem PARQUÍMETRO com guardas fiscalizando o uso dos estacionamentos, então os motoristas são achacados em toda a cidade. Cabral sabe disso tudo e vive cercado de seguranças bem armados, carros blindados e só passeia em PARIS devido a incompetência do governo em controlar a violência urbana.

  2. marcio almeida

    -

    04/02/2012 às 20:11

    A explicação é simples: O camandante Sérgio Simões já estava fora do corpo de bombeiros haviam 5 anos e foi COLOCADO de volta no corpo de bombeiros para apagar o incêndio causado pelo desgovernador por ocasião da invasão do quartel, portanto ele é o faxineiro honorário do governo.

  3. João

    -

    02/02/2012 às 16:41

    Desta vez sou obrigado a concordar contigo! Mandu bem, Ruinaldo!
    Esta operaçaõ de retirada do entulho mostra bem o autoritarismo dos gestires da coisa pública no Brasil - em aliança com os interesses finaceiros e espulativo-imobiliários!

  4. ROBERTO

    -

    01/02/2012 às 20:35

    OS BOMBEIROS ESTAO SENDO ESCALADOS NO DIA DE FOLGA PARA TRABALHAREM NO LIXAO DA COMLURB, NA PROCURA DE CADAVEIS, DEVIDO A INCOMPETENCIA DOS CORONEIS QUE TIRARAM OS ENTULHO MAIS RAPIDO POSIVEL A MANDO DO DESGOVERNADOR CABRAL. NAO CHECARAM SE HAVIA SOBREVIVENTE.

  5. Marcio

    -

    31/01/2012 às 17:05

    É de jornalistas sem vínculos com empresas ou políticos que se mostra a realidade, parabéns Reinaldo Azevedo pela brilhante matéria, e esperamos que o resto da imprensa carioca tenha a mesma atitude, e não ficar se vendendo para omitir a realidade!

  6. Robert

    -

    31/01/2012 às 12:20

    Fato atual e importantissimo para ser melhor debatido:

    Como melhorar a situação da segurança publica carioca? O descontentamento das categorias de policiais e bombeiro do estado do rj é total

    Em outros estados do brasil a greve de policiais ocorreu recentemente
    Com PM em greve, Polícia Civil do Ceará também decide parar
    http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1029592-com-pm-em-greve-policia-civil-do-ceara-tambem-decide-parar.shtml

    Inclusive pipocam aqui e ali boatos sobre uma greve da categoria no estado do RJ em fevereiro
    http://coturnocarioca.blogspot.com/2012/01/pmerj-greve-geral.html

    Como seria a situação do carioca se a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro entrarem em greve nesse momento?
    Adeus mito da cidade capaz de sediar Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016?
    Adeus o mito do rj bem governado e pacificado?

    Ocorre que a imprensa carioca se cala e se omite sobre o descontentamento destas categorias

    A greve é iminente

    é o q sempre digo p/ os meus conhecidos
    se quiser se informar sobre o rj
    leia os jornais paulistas!!!
    http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1041077-bombeiros-e-policiais-fazem-protesto-por-reajuste-salarial-no-rio.shtml

    Com a palavra o sr. governador do rj, aquele q chamou de vagabundos os nossos bombeiros…

  7. Saulo

    -

    30/01/2012 às 23:05

    O governador ñ só gosta de sair em cartões portais como tb bebado na Sapucai babando ovo da Dilma!!!!
    http://www.youtube.com/watch?v=-neyvN_L_pM

  8. Rombo

    -

    30/01/2012 às 21:29

    É TRITE O ACONTECIDO.POREM EU PERGUNTO DEPOIS DE TANTOS ANOS SE NÃO HOUVESSE REFORMAS E SOBRE CARGA O PRÉDIO ESTARIA INTEIRO .PERGUNTAR NÃO OFENDE NÉ?

  9. Perguntar não ofende

    -

    30/01/2012 às 16:35

    Quando as enchentes dizimaram centenas de vidas ano retrasado, ou nos dias seguintes ao massacre de Realengo, o governador se fez presente como o o prefeito fez agora. Estava ele certo naquela ocasião ? Mereceu elogios ?

  10. Pedro Paulo

    -

    30/01/2012 às 16:04

    Alguém conhece e pode publicar o currículo, experiência profissional desse senhor Sérgio Simões? É bombeiro treinado em resgates,médico, adivinho.vidente profissional ou apenas um companheiro que não se deu bem na política e ganhou essa “bocada”?

  11. Vivian

    -

    30/01/2012 às 14:04

    Reinaldo, foi TUDO absurdo nessa história do RJ. Tudo. E hoje, mais um absurdo que volta a assombrar: um novo bueiro explodiu no RJ, matando 1 e ferindo 2. Em 4 de janeiro desse ano - ou seja, não faz nem 1 mês -, TRÊS bueiros explodiram de uma só vez na frente do Tribunal de Justiça do RJ. Há notícias a respeito, basta localizá-las no google.

    Sobre o episódio do desabamento no Centro, logo no primeiro dia uma senhora foi entrevistada pelo RJTV e disse, ao vivo, que esse prédio maior (Liberdade) havia sofrido um abalo há 30 anos, por ocasião da construção do metrô. Ele teria se afastado cerca de 25cm do prédio vizinho, e o vão teria sido preenchido com cimento. Segundo a testemunha, a imprensa da época noticiou fartamente o ocorrido. E essa mesma senhora contou ainda que estava em frente ao prédio na hora do desabamento (ela reside em frente), e que o prédio maior inclinou-se para o lado, desabando e atingindo os outros dois prédios vizinhos. Outras duas testemunhas disseram o mesmo em entrevistas de TV.

    Bom, essa reportagem repercutiu muito nas redes sociais, e somente ontem a Globo.com colocou em seu portal uma reportagem por escrito com os dizeres dessa senhora. Mas a reportagem, veja só, não durou mais do que algumas horas na página principal do portal.

    Se o metrô enfrentou duros problemas durante a sua instalação, exatamente por se tratar de um terreno complicado - como disse a própria Veja, o local era uma lagoa que foi aterrada no século XVII -, quem garante que o desabamento não ocorreu justamente em razão de uma instabilidade no terreno? Talvez até agravado pelas obras ocorridas nos andares, vá lá. Mas é algo que precisa ser investigado, e enquanto a imprensa não insistir, enquanto não houver o levante de vozes que pressionem Estado e Município a investigar a fundo o terreno da região, nada será feito e, com isso, perdurará o sério risco de que mais edifícios venham a tombar nos próximos anos.

    Não sou engenheira, mas após a tragédia li diversos artigos sobre a construção do metrô no local, e um fato chamou a atenção: a dificuldade que o metrô enfrenta até hoje no que se refere à drenagem da área. E se estiver havendo acúmulo de água por baixo desses prédios todos da região? Mas ninguém investiga porque, se isso restar comprovado, é certo que toda a região terá que ser evacuada, os prédios terão que ser demolidos e o Governo terá que gastar bilhões em indenizações para os proprietários (sem contar, claro, com o arranhão grave na imagem da cidade, que já vem enfrentando há muito tempo as críticas e dúvidas sobre a sua capacidade em sediar uma Olimpíada e uma Copa do Mundo).

    Por favor, dê uma investigada nessa questão do abalo do edifício na década de 70/80. Acho que, infelizmente, tem muita coisa a ser descoberta ainda.

  12. José do Norte

    -

    30/01/2012 às 14:01

    Reinaldo, a imprensa carioca é 75% Globo, esta tem negócios e interesses com o governo do estado.

  13. Adriano

    -

    30/01/2012 às 13:26

    Para Dilma, brasileiro está ‘vacinado contra neoliberalismo’

    http://bit.ly/xIZgE4 // Nosso índice de liberdade econômica que o diga.

  14. Luciano

    -

    30/01/2012 às 11:42

    Oque ocorreu lá é inaceitável. A truculência no “resgate” dos escombros demonstra o apreço do governo estadual com sua população.

  15. Irônico

    -

    30/01/2012 às 11:15

    Cabia ao prefeito e não ao governador fiscalizar o prédio. Mas ele estava lá, depois que vários morrerem. Isso é o que importa .

  16. MACUNAÍMAS S/A

    -

    30/01/2012 às 10:57

    Cabral apenas manteve a mesma forma de trabalho como tem conduzido as calamidades que tem ocorrido no Rio. A impressão que dá é que o cidadão do Rio se detesta, se odeia. Se omite quando os governos investem vorazes contra ele enquanto em outros estados o povo se revolta e vai as ruas reclamar. Insiste no erro, elegendo gente de um partido que não tem ajudado muito ao estado. Na verdade vota de forma desleixada, descompromissada, irresponsável. O povo do Rio quase que pede para ser tratado desta forma. Devem agora terminar o trabalho de garimpagem de valores, agora, longe dos olhos de pessoas indignadas.

  17. roberto

    -

    30/01/2012 às 8:45

    Não é só o governador do Rio que gosta de festinha. O povo carioca também gosta.

  18. Teresa

    -

    30/01/2012 às 3:39

    Uma revista americana em edição actual presenta reportagem paga pelo governo do Rio de 4 páginas. Agora dá para saber para que servirá o dindin/es ola da Dilma para o Rio por causa das enchentes :-(

  19. 44%Fernando44%

    -

    30/01/2012 às 1:27

    Nestepaíz, o negócio é esconder a incompetência e a corrupção o mais rápido possível. As retroescavadeiras eram o que havia de melhor para isso. Seres humanos sobreviventes eram apenas estorvos descartáveis. O gov Cabrão nada mais fez que ignorar… Seus marqueteiros devem tê-lo aconselhado a fingir-se de morto. Pena que não seja verdade, ao contrário dos soterrados. Com escavadeiras por cima.

  20. Glorinha de Nantes

    -

    30/01/2012 às 1:26

    Não é uma instigante coincidência o desabamento da . . . OPS! . . . do Liberdade, um edifício?! Levando de roldão outros dois! E na R.13 de Maio! Tanta especulação sobre uma ou duas obras! Até muita bobagem! E nenhuma outra hipótese sequer aventada para o múltiplo desabamento!
    .
    A tragédia poderia ser consequência de outras obras? Ou públicas ou empreendimentos privados! Explosåo de pedras, movimentação de lençol freático, ataque terrorista por míssil ou bomba.
    .
    Seria mera coincidência a prisão, enfim, do responsável pela aquisição e uso de armamento pesado que derrubou um helicóptero da Polícia do Rio, há algum tempo?!
    .
    Há que se auditar __ por iniciativa dos Ministérios Públicos, dos CREAs, com Auditorias idôneas e insuspeitas. Entretanto, não apenas o local, mas todas as obras numa considerável área do entorno, caso o subsolo apresente caráter diverso do existente algum tempo atrás. Até as intervenções havidas durante a reforma do Teatro Municipal!
    .
    Há que se . . . ! Basta! Basta de cortina de fumaça! Basta de ziguezaguear! Basta de impunidade!
    Basta! Queremos e merecemos a verdade dos fatos! E um efetivo basta!

  21. Diguinho

    -

    30/01/2012 às 1:18

    Quem é do Rio não sabe os reais motivos que levam nossa imprensa a ser tão benevolente com o Cabral, mas sabe que não é por amor a cidade/estado. Quando os mandatários eram os Garotinhos/Brizolla da vida, o estado era a escala mais próxima do inferno. Violência, pobreza, caos…
    Acredito que o motivo - além do dinheiro da publicidade - seja a amizade que vários cachorros grandes da Globo têm o com Cabral pai.

  22. Anônimo

    -

    29/01/2012 às 23:24

    Caro Reinaldo,
    Esse é o retrato de um estado desgovernado, sem comando, mal administrado, onde o festival da roubalheira do dinheiro público voa livre em céu de brigadeiro.
    Esse senhor que intitula-se governador omitiu-se em situações gravíssimas, que exigem a presença do seu governante, no mínimo para prestar solidariedade as vítimas.
    Quando houve o desabamento da encosta em Angra dos Reis, matando dezenas de pessoas, o governador estava em Paris.
    Quando a serra veio abaixo um ano depois, matando milhares de pessoas, muitas das quais ainda insepultas,a autoridade em questão custou a tomar providências e só apareceu porque a presidente Dilma veio ao RJ.
    Agora na tragédia do desabamento dos prédios no centro da cidade o impoluto Cabral acabara de chegar de Paris no dia anterior e deveria ainda estar sonhando com as delícias de Champs Elisès e Montparnasse E NEM DIGNOU-SE a comparecer no local.
    Ora faça-me o favor mais isso não é o papel que se espera de um político que governa o segundo estado mais rico da união.
    Hoje apesar da chuva que desabou sobre a cidade pela manhã milhares de servidores da segurança pública foram as ruas para protestar contra os famélicos salários que recebem, R$1500,00 em média, na base da carreira, tanto para Policiais Militares e Civis, a pior remuneração do país paga pelo segundo estado que mais arrecada impostos no Brasil, enquanto Brasília paga quase R$5000,00.
    A imprensa local não deu nenhuma nota talvez influenciada pela verba que recebe pela propaganda oficial, algo em torno de quase 1 bilhão nesses cinco anos de governo.

  23. petralha honesto(igual cabeça de bacaha)

    -

    29/01/2012 às 22:39

    Pois é Reinado , e tem mais : No dia 27 seria unaugurada uma ponte estaiada consruida apra tornar menos caotico o transito do cariocas .A ponte tá lá , prontinha apra ser usada . por esta razão o canabral(Canalha +Cabral, please , não censure) antecipou sua volta de , adivinhem,PARIS no dia 24 , vespera da tragedia , porque ele queria fazer a amior festa marketeira , transmitida pela “midia golpista”(rede gobo).Como a tragedia ocorreu , não ficava bem dar uma festa no dia seguinte ,né?

    Então ele cancelou a inauguração da ponte , que está prontinha para ser usada e aiviar o sofrimento do contribuinte carioca . Agora ele so vai inaugura-la quando a poeira baixar , daqui a mais ou menos 30 dias. Se em vez de politico este cidadão fosse um governanten , ele entregaria a ponte ao usuario e abriria mão da festa de inauguração…Mas , como é um politico da pior especie existente no brasil …

  24. CEKA

    -

    29/01/2012 às 22:36

    Reinaldo, no caso os royalties do petróleo, ele não chorou por solidariedade para com o povo do Rio, não. Ele chorou pela perda da graninha firme que planejava abocanhar para ser usada em seus planos eleitoreiros.Mas os cariocas merecem esse estrupício, falso que só!Só vão acordar quando a maquiagem das UPP acabar de derreter! Só espero que seja antes das eleições.

  25. PALPITEIRO

    -

    29/01/2012 às 22:27

    GENTE, VOCÊS SABEM QUANTO OS GOVERNOS DO RIO (CAPITAL E ESTADO) GASTAM EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA NA MÍDIA LOCAL? QUANDO É QUE O GLOBO, REDEGLOBO, RECORD, O DIA, RÁDIOS E OUTROS VÃO FALAR ALGUMA COISA?

    OLHA SÓ:
    Em dois decretos publicados após as acusações, Cabral elevou de R$ 55,7 milhões para R$ 120,7 milhões a autorização para gastos com Serviços de Comunicação e Divulgação da Subsecretaria de Comunicação e Divulgação - elevação de 116,75%. Até ontem, foram empenhados R$ 75,6 milhões e liquidados R$ 67 milhões. O governo nega relação desse aumento com a crise.

    E

    Depois de aumentar além de 4.400% em um ano os gastos do município do Rio de Janeiro com publicidade - elevando-os de pouco mais de R$ 640 mil em 2009 para mais de R$ 29 milhões em 2010 -, o prefeito Eduardo Paes (PMDB) ameaça abrir uma crise com a Câmara Municipal para aumentá-los para perto de R$ 60 milhões em 2011.

  26. Thiago - RJ

    -

    29/01/2012 às 22:01

    _Nisso, “Serginho” é igual ao Lula. “Dá festa? Oi! Não dá festa? Fui!”. É assim que se cria uma imagem, é assim que se soma um tijolinho no edifício da inimputabilidade…

  27. Cil

    -

    29/01/2012 às 21:57

    Ora, Cabral… a despeito das tragédias cariocas anteriores às eleições foi reeleito não foi? Cada estado tem o governo que merece.
    -
    O Rio de Janeiro é uma espécie de Alagoas do sudeste. E por isso mesmo o título do seu post está correto. O estado é governado por oligarquias que nada fazem e ainda somem quando sua presença se faz necessária.
    -
    Basta dizer que mais de um ano se passou e o governo francês insistiu na busca do avião de sua empresa, mesmo que somente para recuperar as caixas pretas, você já imaginou se fosse uma aeronave de uma empresa brasileira??? Esse é o modus operandi dos governos no Brasil (e não é só o do PT).
    -
    Cabral com relação aqualquer catástrofe é o Bush do Katrina.

  28. LAFC

    -

    29/01/2012 às 21:31

    Por pertencerem a um dos partidos da base alugada do governo, esses dois notórios picaretas e oportunistas, o governador e o prefeito, estão à salvo da sub-imprensa petista. Imagine se os restos das vítimas - simplesmente trituradas pelas inadequadas e pesadas máquinas que foram utilizadas para fazer a rápida “limpeza” da área - fossem encontrados em um lixão em São Paulo: já teriam pedido o impeachmento do Alkmin e do Kassab, bem como aquela tal “urbanista e professora da USP” já teria feito sua “denúncia” à ONU, afirmando que aquilo era uma barbárie e que o número de corpos no lixão certamente ultrapassava a casa de uma centena…

  29. Anônimo

    -

    29/01/2012 às 21:30

    Oi Reinaldo,

    Também não entendo nada de desabamentos, mas meu marido, que é engenheiro, no 1o. minuto qm que viu as retroescavadeiras no local apontou o absurdo da situação. Ele pontuou, e com razão, que aquilo tiraria a possibilidade de mais resgates. É ÓBVIO!!!! Qual será a razão prá eles quererem tirar o entulho de lá tão rápido? E agora parece que está tudo tapumado, não? Meu marido também falou que reforma alguma derrubaria um prédio do jeito que estes cairam. Reinaldo, pelo amor de Deus, o que eles estão tentando esconder? Por que tratar com tanta crueldade as vítimas, despedaçando algumas que ainda poderiam estar vivas? Tem que ter uma razão MUITO maior do que a pura e simples incompetência! A Globo parece réplica da TV estatal da Coreia do Norte. Só fala bem dos bombeiros e indiretamente da administração do Rio. Alguma coisa a mais tem lá. Tomara que apareça.

  30. Ed

    -

    29/01/2012 às 20:58

    Estava almoçando com minha esposa no dia seguinte ao desabamento em um restaurante e vimos na TV, perplexos, as retroescavadeiras trabalhando no entulho. A primeira coisa que passou pela nossa cabeça foi a possibilidade de que houvesse pessoas vivas sob as esteiras das máquinas. O mais assustador foi que ninguém mais parecia dar importância ao que estava acontecendo. Nós dois não somos especialistas em nada disso, mas a possibilidade era óbvia. Será que não existe mais bom senso “neste país”?

  31. alex

    -

    29/01/2012 às 19:58

    Reinaldo,

    A imprensa no Rio dá nojo! Querem vender o peixe podre como se fosse salmão. Temos essas “pacificações” que são pura pirotecnia. Hoje, tivemos um exemplo prático: os policiais civis e militares, bombeiros e guardas-civis se uniram em uma grande manifestação para reivindicar aumento salarial. Isso está noticiado nos portais da Folha de São Paulo e no Estadão. Agora veja se O Globo, Extra e G1 - das Organizações Globo - e O Dia, noticiaram alguma coisa?? Nenhuma linha se quer! Estamos vivendo uma ditadura branca na imprensa do RJ, e no Brasil de um modo Geral.

  32. COP

    -

    29/01/2012 às 19:25

    Vocês notaram que os corpos resgatados saíram enrolados em pedaços de plástico preto? A “super-preparada” equipe de resgate não tinha (e não tem) um mísero saco para remoção de corpos (body bag).
    E na TV alguns, jornalistas inclusive, insistiam em afirmar que o triste episódio serviu para demonstrar o alto grau de preparo das equipes de emergência com vistas à Copa do Mundo e às Olimpíadas.

    Que o Cristo Redentor nos guarde !!!

  33. vera L.

    -

    29/01/2012 às 19:20

    Reinaldo,
    Notei também que foi TUDO muito rápido para limpar a área, lembrei de outros terremotos, do desabamento das Torres Gêmeas que levou MUITO tempo.
    Li que Cabral NÃO apareceu mas estava coordenando TUDO e falando DIRETO com o prefeito… Está explicado, Cabral deve ter dado a ordem para os BOMBEIROS desocuparem rápido para o BEM da imagem do RJ.
    Aquele tal Osório da prefeitura que é o responsável por um secretaria criada por Eduardo Paes para por ORDEM na cidade disse que AMANHÃ TUDO estará LIMPO na 13 de Maio, lojas, tudo vai ABRI e VIDA NORMAL! Disse hoje mais cedo. Vida NORMAL? Até outra tragédia… E as famílias com as PIOR dor do mundo assistirão cães procurando os restos mortais no LIXO, pela pressa de Cabral e Edurado Paes.
    PS-Li no Noblat que Cabral chegou na vespera. Élio Gaspari também fala na coluna dele hoje.
    Segunda-feira deu o maior NÓ no trânsito do RJ, hoje li na coluna de Élio Gaspari que JÚLIO LOPES ESTAVA EM PARIS, SEGUNDA! Com Aécio Neves e Cabral! Ô vida boa tem esses mauricinhos da política, NÃO SÃO cobrados. O METRÔ, A SUPER VIA, AS BARCAS, o TRÂNSITO do RJ TUDO MUITO RUIM, e o SECRETÁRIO dos TRANSPORTES de Cabral em PARIS! não se vê falar no NOME dele.

  34. Jayme Ferrari

    -

    29/01/2012 às 19:03

    Sou morador do Rio e já escrevi aqui que acho o Sérgio Cabral o Governador mais fanfarrão que a Cidade já teve. Suas relações com as concessionárias de serviços públicos defendidas pelo escritório de advocacia da primeira dama, em qualquer lugar sério do mundo, renderiam cadeia para os dois. A declaração que ouvi do comandante dos bombeiros no resgate, pra mim, porém, ultrapassou os limites todos. Disse ele que “com a evolução da retirada dos entulhos (…) os espaços iriam diminuindo (…) e a esperança de encontrar vítimas com vida também”. Pensei estupefato comigo mesmo: Entendi. O que ele está dizendo é que as gigantescas retroescavadeiras estão matando as pessoas que possam estar vivas entre os escombros. Na maior cara de pau. Aí já é demais. E pensei a mesma coisa que você, com conhecimento de causa e pesquisa, como sempre age tio Rei, falou: Então porque não fazer tudo com cachorros e manualmente, deixando as máquinas para sei lá quantas horas ou dias depois. INACREDITÁVEL!

  35. Rodolfo

    -

    29/01/2012 às 18:33

    É o que eu disse no meu post anterior: soube através da Folha SP que houve no RJ uma grande manifestação de bombeiros contra a administração do Sérgio Cabral!
    Matéria, nota, alguma linha no Jornal O Globo? NENHUMA!
    Que VERGONHA!

  36. Marcus Borelli

    -

    29/01/2012 às 18:30

    Este senhor, que infelizmente recebeu 66% dos votos válidos e ganhou no primeiro turno, acha que lula da silva vai chamá-lo para ser seu candidato a vice em 2014. Haja paciência …

  37. rcalloni

    -

    29/01/2012 às 17:55

    Boa tarde
    Os mesmos vândalos do ano passado estão recolhendo restos de pessoas geradas pela incompetencia dos mesmo dirigentes . Fora governadores incompetentes.

  38. Drica

    -

    29/01/2012 às 17:45

    Ola Reinaldo,
    Aqui esta o motivo do seu Blog ser leitura obrigatoria para mim. Nao somente pelo fato de que eu estou longe do Brasil e quero me manter informada, mas pelo fato de aqui encontrar abrigo intelectual, moral e Humano. Tudo de Bom!

    “Acreditem: um dia ainda iremos nos espantar com os métodos empregados para “resgatar” as vítimas dos prédios que desabaram. O Rio precisa parar de aceitar passivamente que determinados sítios se transformem em cemitérios naturais.

    Está na hora de a imprensa carioca ser um pouco mais severa com Sérgio Cabral. Isso não vai prejudicar a Copa do Mundo e a Olimpíada. Pode até ajudar. O espírito crítico não significará falta de amor ao Rio. Pode ser justamente o contrário.”

  39. PALPITEIRO

    -

    29/01/2012 às 17:38

    AÍ VEM O CHEFE DA DEFESA CIVIL E DIZ LÂNGUIDO:
    NÃO SE PODE DIZER QUE VAMOS ENCONTRAR MAIS ALGUM CORPO…
    CLARO, PÔ, ESMIGALHARAM TUDO COM O PESO DAS MÁQUINA, QUE COMO DIRIA CHICO PINHEIRO “a imensa máquina de gestos brutos tem a difícil tarefa de examinar o chão com suavidade.”
    MEU DEUS!!!

  40. PALPITEIRO

    -

    29/01/2012 às 17:38

    AÍ VEM O CHEFE DA DEFESA CIVIL E DIZ LÂNGUIDO:
    NÃO SE PODE DIZER QUE VAMOS ENCONTRAR MAIS ALGUM CORPO…
    CLARO, PÔ, ESMIGALHARAM TUDO COM O PESO DAS MÁQUINAS, QUE COMO DIRIA CHICO PINHEIRO “a imensa máquina de gestos brutos tem a difícil tarefa de examinar o chão com suavidade.”
    MEU DEUS!!!

  41. Telma

    -

    29/01/2012 às 17:05

    http://www.jb.com.br/rio/noticias/2012/01/29/com-cerca-de-20-mil-nas-ruas-policiais-pedem-melhores-salarios-em-copacabana/

    Esperarei o seu comentário sobre esse ato. Desculpa incomodar mais uma vez. Abraços.

  42. Telma

    -

    29/01/2012 às 16:52

    Há,ia me esqucendo! As autoridades estavem mais preocupas com o Teatro Municipal do que com os mortos.

  43. DIZ

    -

    29/01/2012 às 16:50

    Impressionante como era importante a agenda do GOVERNADOR SÉRGIO CABRAL nos dias de resgate dos sobreviventes do desabamento dos prédios no centro do Rio.Eu assisti a quase todos os noticiarios de várias emissoras de TV que cobriam a tragédia,e confesso que em nenhum momento “O VI A BORDO,CAZZO”!!!Que não venha agora com lágrimas de crocodilo.

  44. Telma

    -

    29/01/2012 às 16:49

    Uma TRISTEZA o que ocorreu … mas, mesmo nesse momento de imensa dor dos familiares, eles poderiam pedir a exumação do corpo do seu familiar, assim eles saberiam de que causa realmente faleceram.
    É TRISTE, ver esse país que eu amo muito, olha que eu moro numa das cidades com a melhor qualidade de vida: Santos-SP, mas como tds temos os nossos problemas.
    Bom, voltando ao Rio o que se viu foi: Não podemos deixar que vejam nossa Rio nesse estado, limpem tudo, doe a quem doer. Pode ser que houvesse realmente alguém vivo, só a polícia cientifica saberia fazendo o exame. Eles não querem se queimar, até estão colocando tapume no local p/que tds esqueçam o mais rápido.
    INDIGNAÇÃO é a única palavra para esses acontecimentos PÓS DESMORONAMENTO, isso sim! Meus sentimentos aos familiares e aos que tinham nos edifícios o seu meio de subsistência. :-(
    Ps. Aqui não entra PT desde q a Telma e o Davi Capistrano sairam. Ano de eleição, votemos certo dessa vez.

  45. joao

    -

    29/01/2012 às 16:33

    Cabral e Palangueiro existe coisa melhor? Claro que não, porque só agora Jose Serra resolveu,entender o que é oposição.Pedoem-me todos os eleitores do país, mas essa safra de políticos (principalmente PT)É a pior “SAFRA’ de políticos dos ultimos anos. O que dizer desse tal PSOL? É a pior coisa que existe,ou seja,é a força de segurança do PT: Existe um senadorzinho falando um bocado de besteira como se honesto fosse.Parto do principio que se voce esta macomunado - VOCÊ É PARTICE. Vamos simplificar:, concordou é CÚMPLICE. Não entendo até hoje porque o “GRANDE” Governador do Rio se omite nas fatalidades e só aparece nos desfiles das escolas de samba.Pão e Circo.

  46. Glorinha de Nantes

    -

    29/01/2012 às 16:21

    O horror desaba sobre o horror que desaba sobre o horror!
    .
    O horror da leniência, o horror da incompetência, o horror da permissividade, por si só, já compõem um circo de horrores.
    .
    O horror das gambiarras, o horror da vilania, o horror da canalha governante, o horror das notícias, o horror das entrevistas, o horror dos eufemismos, o horror das hipérboles, o horror das redundâncias. Redundando clichês sobre o lugar comum do circo de horrores.
    .
    O horror da ignorância, o horror da estultície, o horror das indignidades, o horror da especulação imobiliária, o horror do soterramento, o horror da incineração, tal como em outras tragédias, os horrores nos soterram, nos massacram, nos miserabilizam, nos reduzem a nossa insignificância. O que podemos submersos por tantos horrores?!
    .
    O horror da remoção e do transporte do entulho para longe dos holofotes da imprensa televisiva!
    .
    O horror da anti-ética e da imoralidade, o horror da miséria humana e dos covardes graduados em roubalheira, o horror das ratazanas humanas no arrastão aos espólios. O das vítimas sobreviventes e o da nossa esperança na dignidade e na hombridade mínimas entre os da mesma espécie!
    .
    Enfim, o horror dos horrores! O horror da banalização dos horrores que soterram nossa existência! Quanto aterrorizante horror!

  47. Airton

    -

    29/01/2012 às 16:06

    Ele aprendeu bem com o pai Lula .Ele também sumia nas tragédias e a Marta ia pra Paris .

  48. Ermenegildo

    -

    29/01/2012 às 15:47

    —EM TERRA DE CEGO QUEM TEM UM OLHO É REI OU A RELATIVIDADE DAS COISAS.
    Sérgio Cabral é antipático,faz uma administração apenas razoável, mas governa um estado que teve a seguinte,e lamentável, sequência de governadores:Brizola,Moreira Franco,Brizola,Marcelo Alencar,Garotinho,Benedita(interina) e Rosinha.
    Assim fica fácil parecer que é bom…

  49. Cris Rocha Azevedo

    -

    29/01/2012 às 14:55

    Só tenho uma pergunta:

    3 prédios comerciais, com 18, 9 e quatro andares. Na parte de baixo, pelo pouco que se conseguiu saber: 1 padaria, 1 banco, 1 livraria.. Seria só isso? Enfim, sigamos.
    Em uma sala de aula, muitas pessoas relatavam cerca de 20 a 30 alunos.
    Na parte de tras do Theatro Municipal, havia 3 catadores de lixo.

    Pessoas passavam pela rua, entre elas um senhor e uma senhora, que foram socorridos com ferimentos na cabeça.

    Prédios têm porteiros, faxineiros. Bancos têm seguranças, e disseram que havia gente dando expediente.

    Existe um marido cuja mulher estava fazendo serão, em um escritório de contabilidade no 9º de um dos prédios.

    POdemos acreditar que sejam só 22 pessoas desaparecidas?
    Não havia ninguém na padaria, às 20:30? nem funcionários, nem clientes? Digamos que fossem 3.

    Somem! NO MINIMO 20 ALUNOS, 2 PORTEIROS, 1 CONTABILISTA, 1 SEGURANÇA DO BANCO, 2 OU TRES FUNCIONÁRIOS DA PADARIA, 3 cATADORES, SEM FALAR DA LIVRARIA, QUE PODIA ESTAR FECHADA. SOMEM!
    SIM, SÃO QUASE 35 PESSOAS, NO MÍNIMO!
    Dizer que é menos que isso é brincar conosco.
    Este número, de 22 vitimas, é uma piada de mau gosto.

    Prestem atenção nos números…

  50. sheila

    -

    29/01/2012 às 14:25

    Aonde está o moderador? Sou do Rio e não sou canalha.Mesmo porque canalha existe em qualquer lugar, não é mesmo??????

  51. rcabral

    -

    29/01/2012 às 14:15

    Há testemunhas que relatam uma forte explosão momentos antes do desabamento,um dos corpos retirados segundo os jornais estava parcialmente carbonizado. O Rio presenciou nos últimos anos explosões de bueiros com vítimas, o que levou a Prefeitura a tomar algumas medidas preventivas tais como proibir bares de colocarem mesas nas calçadas onde haja rede de gás. Considerando as relações mais do que amigáveis do Governo atual com as Concessionárias de Serviço Público do Rio, vide renovações de concessões sem licitação pública, esta remoção apressada dos entulhos cheira a destruição de evidências, dificultando à perícia identificar as causas do desabamento. Nada mais nos espanta, no Rio de hoje, tá tudo dominado.

  52. sheila

    -

    29/01/2012 às 14:13

    Canalha por canalha, existe no Brasil todo….não precisa ter nascido no Rio.Suplícios e família mandando relaxar e…..além dos Malufis da vida.

  53. K@R!O$

    -

    29/01/2012 às 13:58

    O Brasil está podre. Quando a implosão do prédio da favela do moinho deu “xabú”, sem que ninguém tivesse quebrado uma unha sequer, a imprensa caiu de páu no Prefeito. Rápidamente o Ministério Público afirmou que ia investigar a implosão. Não faltou especialista para malhar o Prefeito de São Paulo. Agora, no Rio, todos estão solidários com o Prefeito e com o Governador. E as vítimas? ora as vítimas a gente vê depois.

  54. toninho malvadeza

    -

    29/01/2012 às 13:27

    O administrador da Cabralândia não tem tempo para ir ao local da tragédia,lá mesmo na cidade dele,mas para ir voando pra São Paulo (carnaval) à convite do LULA ,a AGENDA arrumou tempo..eh,eh,eh !

  55. Rodolfo

    -

    29/01/2012 às 13:16

    Quando quero ler alguma coisa mais ou menos VERDADEIRA sobre o RJ, eu consulto o Estadão ou a Folha SP!
    O jornal O Globo já deixou de ser uma publicação séria faz tempos!

  56. a verdade liberta...

    -

    29/01/2012 às 12:58

    COPA E OLIMPIADA…turistas do mundo venham ao RJ ver prédios sambarem ate é o chão e a comissão de frente jogar cadáveres como confete e serpentina…

  57. mac z

    -

    29/01/2012 às 12:55

    Em entrevisra, o Sérgio Simões declarou que a ação pós-desabamento comprovava que o Rio está preparado para quaisquer emergências. Referia-se à Copa e às Olimpíadas.

  58. ágora cibernético

    -

    29/01/2012 às 12:47

    A lição a ser aprendida é a necessidade dos governos conscientizarem a população, com intensa campanha nos meios de comunicação, de exigirem as licenças da Prefeitura ( RIO DE JANEIRO-RJ)para todo tipo de obra, só contratarem profissionais e empresas habilitados nos respectivos conselhos profissionais e com contratos formais, relacionando todos os envolvidos nas obras e os principais responsáveis, mesmo os autônomos sendo relacionados nesses contratos. Os melhores agentes de fiscalização são os próprios usuários das obras. Aos governos, atenderem as demandas da população com providências dentro das leis. Ao governo federal criar a declaração de imposto de renda para condomínios residenciais e comerciais, exigindo formulário declaração de serviços prestados nos condomínios, com nomes e registros das empresas (CNPJ/CGC e/CPF responsáveis) que prestam serviços de engenharia, elevadores etc. e, principalmente, registro de pagamentos para profissionais autônomos e os devidos impostos e tributos a serem recolhidos, como contribuição para previdência pública. Só assim, poderemos viver/trabalhar com segurança nos prédios. O CUSTO FINANCEIRO é o mesmo, pois tanto formal como informal, os valores cobrados dos condôminos é como se fosse material de qualidade, todos os impostos/tributos embutidos, obrigações com anotações de responsabilidade e salários estabelecidos para cada categoria, só que devido a falta de controle do poder público e de reclamação dos usuários, o produto/serviço na prática é bem inferior ao cobrado. Se quiser comprovar basta pedir a NOTA FISCAL (modelo da secretaria de fazenda) e vai levar um susto com a origem do material ou serviço que você recebe nos condomínios…mas paga por meio das taxas condominiais como se esses serviços e materiais como se fossem legais. O Relatório de Inspeção Anual(RIA, sem trocadilho) de elevadores é obrigatório, veja a placa dentro da cabine do elevador citando a LEI e verifique no seu prédio se o laudo está afixado no quadro de avisos: um SUSTO!
    Para o governo imposto de renda de condomínio não é “imposto a pagar”, independente dos bilhões (R$) em taxas e obras cobradas das pessoas inocentes que habitam ou trabalham nos condomínios, mesmo com: sonegação da contribuição previdenciária, exercício ilegal da profissão; custo-brasil em seguros e despesas pessoais não-indenizáveis; aluguéis sociais; indenizações públicas de mortes; custo operacional dos órgãos públicos mobilizados para atenderem os acidentes; aluguéis sociais; transtornos de toda ordem nos arredores do local; sofrimento humano com perdas de vidas; prováveis crimes escondidos na ilegalidade como interceptação de mercadorias roubadas e; bandidos milicianos que controlam essas obras ilegais.
    Para a população, além do risco de morte, a depreciação do patrimônio com serviços de péssima qualidade que, em poucos anos transformam o prédio num cortiço. No final, seria melhor fazer a coisa certa e pelo mesmo preço, sem risco ou depreciação do imóvel.

  59. Gustavo

    -

    29/01/2012 às 12:44

    Que horror! Imaginemos se o mesmo tivesse acontecido em são Paulo, a gritaria da imprensa ” livre e independente”.

  60. Carlos Eduardo

    -

    29/01/2012 às 12:41

    Na reportagem a reporta fala que a remoção dos escombros podem durar 2 meses, duraram 3 dias!

  61. RODS

    -

    29/01/2012 às 12:34

    REI.
    A IMPRENSA CARIOCA SER UM POUCO MAIS SEVERA???
    SE A BRASILEIRA NÃO É COM A COMUNISTAIADA, IMAGINE COM UM FALASTRÃO DESTE.
    O APEDEUTA TEVE O MESMO COMPORTAMENTO ENTRAGÉDIAS, E NÃO O CRITICARAM, O MESMO SE DÁ COM SEUS FILHOTES.
    É UM MÉTODO!!!
    Rods

  62. Ofegante

    -

    29/01/2012 às 12:11

    Se eu não estou enganado, o termo “petralha” é de sua autoria. Agora, você acaba de inventar “cabralândia”.
    Pô Reinaldo, ficou legal pacas… kkkkkkkkk

  63. Silvio

    -

    29/01/2012 às 12:08

    Nos EUA, para derrubar um prédio, os caras entraram para rede terrorista, ficaram vários anos, fizeram curso para pilotar avião, sequestraram um avião e morreram tb.
    Já aqui no Brasil, é só ter um padrinho político para exercer um cargo público que seria técnico e ignorar as obras ilegais que são feitas em todos os prédios da cidade.
    PS: eu até pensei que Cabral estivesse no prédio que caiu, pq ninguém achava ele

  64. RATÕES DO PT

    -

    29/01/2012 às 12:08

    Os Bombeiros do Cabral levaram pedaços de corpos no meio dos escombros e não estou vendo a midia se indignar nem pessoas ligadas aos direitos humanos reclamar……….O NOSSO JORNALISMO ESTÁ PIOR QUE OS ESCOMBROS.

  65. medodissotudo

    -

    29/01/2012 às 12:07

    Cabralzinho … Pare de contar os milhões arrecadados com as multas de transito e VADA A BORDO CAZZO !!!

  66. nathaniel

    -

    29/01/2012 às 12:05

    Algum advogado pode dizer se em virtude destas atitudes ligadas ao resgate bem como a determinação de que em 24horas de busca estão todos mortos, colocando máquinas como aquelas e etc…, as famílias dos mortos podem acionar o governo do rio de janeiro?

  67. Levi

    -

    29/01/2012 às 11:56

    Porque Cabral vai se preocupar com mortos? Mortos não votam!

  68. Eduardo

    -

    29/01/2012 às 11:54

    São escavadeiras, Reinaldo. Retroescavadeiras são máquinas muito menores, com a função de escavar na parte traseira, e que na frente tem uma concha de carregadeira. Muito diferentes em engenharia e funções.

  69. Douglas Corrêa

    -

    29/01/2012 às 11:51

    Acrescente-se a infeliz frase :”Ainda bem que ocorreu agora se fosse algumas horas antes seria muito pior”

  70. ivan

    -

    29/01/2012 às 11:42

    É gritante espantoso a ignorância da Dilmona pois, em uma solenidade no Rio Grande do Sul ela fez um comentário em solidarização aos desabamentos no Rio e em sua patética e pobre língua portuguesa afirmou que a DERRUBADA do prédio sobre os outros dois etc e tal….Só gostaria de saber quem foi que atirou no prédio para a tal DERRUBADA…

  71. Pedro Campos

    -

    29/01/2012 às 11:42

    Reinaldo
    Permita que discorde do `com todo rspeito ao profissional`. Será queesse coordenador de defesa civil nunca viu matérias jornalisticas mostrando pessoas vivas debaixo de escombros após 10/15 dias da ocorrência?

  72. ivan

    -

    29/01/2012 às 11:37

    Reinaldo, os jornais cariocas, com menos intensidade o jornal O Globo, são jornalecos podres como o EXTRA, MEIA HORA, EXPRESSO, O DIA que amam uma manchete sobre a bandidagem pobre, os pés de chinelos mas, quando um politico graúdo como os ministros corruptos do PT que roubam milhões dos brasileiros, ficam totalmente mudos, se acovardam, e se a notícia é sobre a cabralândia então, nenhuma palavra, todos estão devidamente comprados.JORNAIS PODRES E COVARDES.

  73. Rodrigo Leal

    -

    29/01/2012 às 11:34

    E a nossa presidente, que estava de viagem marcada para o Rio e desmarcou?

  74. Hans Niemandwitz

    -

    29/01/2012 às 11:29

    Mestre Reinaldo Azevedo:
    -
    Agradeço-lhe a observação.
    -
    Algo ali nos trabalhos, a julgar pelas imagens veiculadas pela TV, estava a me incomodar, mas eu não sabia bem o quê.
    -
    Na mosca ! A estimativa inicial é de que seriam necessários uns dois meses para remover os escombros. Passados três dias, os trabalhos já estavam no fim… (!!!???!!!)
    -
    Jamais esqueceremos aquelas imagens das escavadeiras (pesando toneladas cada uma) adicionado seus pesos aos escombros. Meu Deus! Será que não existem outras técnicas para se remexer e retirar escombros sem agravá-los?
    -
    Valeu, Reinaldo !

  75. Ferrabraz

    -

    29/01/2012 às 11:21

    Essas escavadeiras destroem qualquer possibilidade de vida sob os escombros, pois ao serem acionadas fazem um movimento de penetração que vai esmagar qualquer coisa que se enconytre logo abaixo. Sem duvida é crime o uso da escavadeira em tão pouco espaço de tempo entre o desabamento e o começo da remoçao do entulho. Se alguem estava semi esmagado em um pequeno intervalo entre dois pisos mas vivo, este foi esmagado e morto na hora pela ação do equipamento. Acho que é caso de ministério publico perguntar de onde a certeza de que não havia mais ninguem vivo sob os escombros. Fica claro que no Rio, cidadão não existe, são todos vítimas do estado.
    Tem razão so que dizem que o Marketing é o jogo da mentira deslavada.

  76. anonimo mesmo

    -

    29/01/2012 às 11:17

    Queria ver se a filha dele estivesse la,se ele teria pressa de retirar os entulhos.
    -Pimenta nos mortos dos outros ‘e refresco!
    -Nos EUA em terremotos e furacoes os saques eram tratados a bala!

  77. Humberto Pinto

    -

    29/01/2012 às 11:11

    Ilustre Jornalista e Pensador
    REINALDO AZEVEDO

    Este Senhor Sergio Cabral é um contumaz oportunista.

  78. O mundo está de cabeça para baixo

    -

    29/01/2012 às 10:56

    No Estadão:
    .
    “O comandante-geral dos bombeiros, coronel Sérgio Simões, admitiu a possibilidade de que mais vítimas tenham sido levadas por engano pelas escavadeiras ao depósito na Baixada.”
    .

    Por engano?
    Com certeza, foi por incompetência, inépcia, imperícia…
    Tinha máquinas por toda parte dos escombros. Quanto pesa uma retroescavadeira?, e ainda retirando entulho a toque de caixa.
    Fosse o desgoverno da cabralândia da oposição…

  79. Pluriel

    -

    29/01/2012 às 10:55

    Em escombros apos terremotos ja se encontrou gente viva ate 5 dias apos o evento (Haiti, Turquia, etc). O que fizerem no Rio e simplesmente criminoso. E o (des)governo do Esatdo do Rio nem se preocupou em pedir ajuda a governos de países que tem experiência neste tipo de desastre.

  80. marcos moraes

    -

    29/01/2012 às 10:54

    Rapá!!!!

    Tive a mesma sensação de horror ao ver as escavadeiras atuando enquanto se afirmava que as 24 horas…

    Estou pasmo!

    Parabéns!

    MAM

  81. anônima-RJ

    -

    29/01/2012 às 10:53

    Não vou destacar trechos do seu texto, Reinaldo, porque todos têm o mesmo nível de importância. Perfeito!

  82. Cris Rocha Azevedo

    -

    29/01/2012 às 10:53

    MENTIRA QUE TENHAM DADO PRIORIDADE AOS RESGATES! Rei, juro, a prioridade “voltar á normalidade”, como disse um “especialista” em louvar cabral (seria de “segurança”), na Globo News, na mesma noite do desastre!

    Juro que vi aquelas máquinas enormes triturando o entulho, DUAS, TRES HORAS depois do desabamento. Não é questão SÓ DE BARULHO. O peso, Rei. O arrasto, rei. As GARRAS DAS MÁQUINAS, Rei.
    Você tem idéia do que o arrasto de uma viga de centenas, de quilos faz em um corpo humano que esteja sob ela?
    Você tem noção do que faz uma esteira daquelas, das máquinas, ao passar em cima de uma pessoa?
    MÓI! ESMAGA! Foi o que aconteceu.
    Silêncio?NÃO, QUE EU TENHA OBSERVADO! Vi chegarem filas e filas de caminhões caçamba. Filas e filas de máquinas para remover CARROS E ENTULHO. Não vi, nem ouvi silêncio algum.
    O que aconteceu no Rio é MUITO MAIS SÉRIO do que parece.
    Dá a dimensão exata da decadencia moral do brasileiro.

  83. Cris Rocha Azevedo

    -

    29/01/2012 às 10:41

    REI

    estou muito, muito indignada e chocada com isso! Tenho cobrado dos jornais, mas eles não ligam, ou até bloqueiam mensagens neste sentido.

    EU VI NA TV! Às 23 horas, caminhões e caminhões se enfileiravam no local e as retroescavadeiras começavam a operar. DE QUALQUER JEITO! Vc acha que aqueles operários sabiam retirar pedaços de lajes com “carinho”? Dá prá fazer isso, Reinaldo? Não dá!
    Eu vi e conferi a hora: passa um jogo de futebol na Globo, que não estava cobrindo a tragédia (????!!!!).
    Por favor! O GRANDE ANUNCIO de hoje é que AMANHÃ a rua está limpinha, cheirosa e desinfetada! Tudo lindo!O RIO DE JANEIRO CONTINUA LINDO!
    ISSO É QUE IMPORTA!?
    Rei, em ocorr~encias assim, já vimos as buscas duraram SEMANAS! SEMANAS!!!! É o normal, feito manualmente, com todo o cuidado, para as lajes e pedaços maiores não esmagarem , sem querer, alguma vitima, VIVA OU MORTA!
    Não foi o que se viu! Se via CAMINHÕES E CAMINHÕES DA CONLURB E TANTAS MÁQUINAS QUE NEM COUBERAM NO LOCAL!

    Não é a toa que “corpos” (PAIS, MÃES, FILHOS, AVÓS, TIOS, IRMÃOS DE ALGUÉM!!!) foram para o LIXO, aos pedaços, estraçalhados.

    E a imprensa? A imprensa dá a noticia assim: “Corpos serão procurados em entulho da Comlurb” O Globo

    Partes de corpos são encontradas em entulho de desmoronamento no Rio (estadão)

    Assim, simples, singelo.
    Vcê viu algum repórter cobrando cabral e paes sobre isso? Você viu algupem do PT, dos Direitos Humanos, da Procuradoria? Você viu alguém querer denunciar isso à ONU?

    Não! sabe por que? Porque vai ter CARNAVAL, VAI TER COPA, VAI TER …REELEIÇÃO!

    Em que momento nos tornamos seres capazes de dar muito mais valor a um Carnaval ou uma reeleição do que às pessoas? Eu sei a resposta. Guardo para mim.

  84. JulioK

    -

    29/01/2012 às 10:36

    Reinaldo,

    Uma pessoa pode resistir até 5 dias sem água, somente respirando!!

    Este senhor é um incompetente!! Só quer remover os escombros e apagar a história que não interessa ao Cabral!!!

    JulioK

  85. LIMA

    -

    29/01/2012 às 10:18

    REINALDO.
    PARA O POVO CARIOCA E ELES FAZEM QUESTÃO DISSO, TUDO É FESTA, TUDO É CARNAVAL, TUDO É MALANDRAGEM. FAZ TEMPO QUE O ESTADO DO RIO DE JANEIRO NÃO TEM UM GOVERNADOR DE PESO.

  86. Jorge

    -

    29/01/2012 às 10:17

    Reinaldo, claro que você não conhece estas estrovengas e nem estou te cobrando, mas para usar o termo correto não são retroescavadeiras e sim escavadeiras. Retroescavadeiras são aquelas montadas sobre tratores parecidos com os agrícolas e que a pá fica atrás do operador, dai o nome. As retroescavadeiras são pequenas e usadas principalmente para abrir pequenas valetas e é comum vê-las nas empresas que cuidam de distribuição de água encanada.

  87. Anônimo

    -

    29/01/2012 às 10:12

    Perfeito. Mas uma vez a sujeira jogada para debaixo do tapete, gera vítimas e/ou situações desumanas! O importante era apagar o quanto antes a cicatriz da cidade e com isso a cobertura negativa da mídia. Tenho certeza que 1,2 ou 4 corpos em um LIXÃO, será, pelo menos no exterior, uma imagem muita mais negativa para a cidade, do que o desabamento em si. O que aconteceu, foi ao meu ver, CRIME. Que da próxima vez, acorrendo outra tragédia como essa, isso sirva de lição, de aprendizado. Aprender com os erros e que é difícil no Brasil! Principalmente com essa imprensa local, que não coloca o dedo na ferida e não abre discussão para tema tão relevante e importante.

  88. Geraldo Iunes Filho

    -

    29/01/2012 às 10:11

    Sou Carioca da Gema e suburbano de Piedade com muito orgulho, apenas com uma diferença da maioria dos meus patrícios não tenho titica na cabeça pára votar em um Sr. como o Sérgio Cabral. O Rio merece coisa muito melhor. Só espero que na próxima eleição os Cariocas pensem nisto e coloquem alguém que realmente faça alguma coisa para melhorar nossa cidade que já foi mais maravilhosa.

  89. Surfista Prateado

    -

    29/01/2012 às 9:19

    Ah, mas os bombeiros aí não são os mesmos amotinados do ano passado? O trabalho deveria estar ferindo a “dignidade humana” enquanto trabalhador em incêndios e desastres, queriam logo ir para casa!

  90. Observer

    -

    29/01/2012 às 9:04

    Para não variar sua lógica é perfeita.
    Há dias essas máquinas me incomodam quando penso em uma vítima que estava no nono andar do primeiro prédio e saiu ilesa de uma condição reconhecidamente impossível e mesmo assim porque usou um telefone celular e a ajuda de um amigo. Outro caso é o do zelador do prédio de 10 andares e que estava no sexto andar no momento do desmoronamento, encontrado por um bombeiro somente após tocar na bota deste último. Ainda bem que coneguia gritar, difícil seria faze-lo com a garganta cheia de pó.
    Ontem anunciaram a “descoberta” de um subsolo…que amadorismo, que precariedade!!!

  91. valdir anarfa

    -

    29/01/2012 às 9:03

    tenho pena de ti brasileiro, és como a hiena, come merda e ri. mas para tudo tem solução, o carnaval está ai, a tv vai enfiar na sua cara bundas lindas,tudo lagosta, só come quem tem muito.. e vc esquecerá rapidamente o desabamento, enchentes , areás de risco, desabrigados.mas , a copa vem ai, até parece que tú, povão, vais ver algum jogo,não terá dinheiro nem para um picolé copeiro…. no máximo, um jogo de seleções sem prestigio algum…depois da copa, ai sim, teremos onde colocar os desabrigados,ou seja os estádios terão utilidade….

  92. anonimis

    -

    29/01/2012 às 9:02

    Cabral segue os passos do EX (graças a Deus)Presidente que considerava de mal agouro se aproximar de acidentes. Coisas de D.Marisa I, a muda. Deveria existir uma praga que atacasse politicos populista. Não uma praga muito grave mas que por exemplo ficassem com o popular rego coçando bastante e que os impedia de serem televisionados.

  93. eusabia

    -

    29/01/2012 às 8:14

    Já morei na ex-cidade maravilhosa. Hoje não quero passar por lá nem dentro do avião.


 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados