Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

Ministro da Justiça ameaça derrubar equipe da Polícia Federal se houver vazamento

Entrevista de Eugênio Aragão chamou de "extorsão" as delações premiadas da Lava Jato e minimizou a fala de Lula em escuta telefônica, afirmando que o ministro deveria ter "pulso firme" no ministério

Por: Reinaldo Azevedo

Em entrevista a Leandro Colon publicada na Folha de hoje, o novo ministro da Justiça, Eugênio Aragão, comprova que seu antecessor deixou a pasta por pressões do PT e a tal falta de “pulso firme” a que se referiu Lula em gravações.  O novo ministro é direto: vai trocar a equipe inteira de uma investigação em caso de vazamento de informações. E vai além: “Cheirou. Eu não preciso ter prova. A Polícia Federal está sob nossa supervisão”.

O ministro ainda chamou de “extorsão” o modo como as delações premiadas são negociadas na Lava Jato. E estende aviso de punição a qualquer agente público que colabore com vazamentos, inclusive membros do Ministério Público.

Procuradores, delegados e agentes da Polícia Federal já manifestam preocupação com a disposição do ministro e temem pela independência das investigações.

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

366 comentários
  1. Kalil Boanova

    Ministro por pouco tempo Aragão,fica na sua cara pálida.

  2. altair nobre

    Tem uma razão muito óbvia ser ministro para que as investigações continuem e até se aprofundem.Ao se falar do petrolão não podemos esquecer que o segundo dizem, maior caso de corrupção da história do mundo tirou da população brasileira,saúde, educação e segurança, isso só pra começar,mas também todo o resto, meio imperdoável né?

  3. Benedito Nicolau

    Passei só pra escrever que eu acho esse Aragão a cara do Capachão da TV Colosso… só pra lembrar…https://www.youtube.com/watch?v=daPyoYPP3aI

  4. Paulate jando

    Ministro por pouco tempo Aragão,junte-se a Rui Falcão para ajuda-lo na grande horta de pepinos bem adubados

  5. wagner

    Ele vai fazer que nem o José Eduardo Cardozo: vazar os depoimentos.A partir disso vai acusar policiais federais e isso vai servir de desculpas para que troque a equipe da Lava Jato ,por gente de confiança dele.Querem apostar.Tô cantando a bola antes que aconteça.Se acontecer aí sim as pessoas de bem desse país não podem mais sair das ruas até que Dilma seja cassada.

  6. Claudio Bilac

    Penso que o STF vai ter muito trabalho pela frente, terá sim, que provar que não é covarde e que não estão comprados por essa gente. Minha preocupação é Rodrigo Janot, já que esse novo “ministro” é lá da turma dele.

  7. pedro

    CABOCLINHO MACHO!!!!! Para falar tanta asneira e se expor desse modo, antecipando que será ATRABILIÁRIO E , via de conseqüência, ARBITRÁRIO na defesa do chefe e da quadrilha, deve ter tomado um balde do Santo Daime (que devia ter hífem – DAI-ME) e cheirado a própria meia.

  8. Paulista

    Segundo pai dos vigaristas esse cidadão, adepto do santo daime, não é HOMEM. Ele está querendo provar para o chefão do petróleo, mensalão, do eletrolão e do bndesão que é…não vai conseguir porque hombridade e outros bons predicados não são compatíveis com a índole petralha.

  9. Alcyr de Igarapava-sp

    Prezado REInaldo,
    Acho que o novo Ministro da Justiça, o Eugênio nada ingênuo Aragão, precisa se perguntar, por acaso, não foi o ex Ministro da Justiça o José Eduardo Cardoso, quem sempre vazou o sigilos da Lava jato, esteve em reunião em Portugal com Dilma e o Lewandowski combinando sobre a Lava Jato? Ele deveria se preocupar com o próprio rabo, porque é de lá dos Ministérios é que saem maior parte das maracutaia. Acho que ele deveria sentar-se sobre o próprio rabo, e se ambientar, antes de ficar ameaçando nós brasileiros, será que temos um novo Lula, uma nova Dilma. Faça com dignidade o seu trabalho, sem ficar de quatro para o Lula.

  10. Icaro Hupsel

    É assim que essa camarilha alega que em seu governo foi que políticos poderosos foram parar na cadeia, políticos esses que foram defendidos pelo próprio PT. E agora isso.

  11. umberto melo

    em tempo: leia PERSPECTIVA não como foi escrito .

  12. umberto melo

    Como dizia: Odorico Paraguaçú…” esse tal de Eugenio, taqualmente lula, NÃO VAI PASSAR DE MINISTRO miojo .” a CF de 1988 artigo 128 letra “d” veda tal nomeação; em que pese de ter ingressado no MP antes , não modifica sua situação, senão vejamos: Egenio, tinha uma PESPECTIVA de direito e NÀO DIREITO ADQUIRIDO, inocorrendo nomeação anterior a promulgação da atual Constituição, cessou a PESPECTIVA, não há que se falar em DIREITO ADQUIRIDO, portanto; Eu genio, pegue o seu banquinho e saia de fininho.

  13. Elen

    Muito ruim saber que ministros se curvam a um partido político, quando deveriam a princípio visar o bem da nação.Onde está o civismo?

  14. Lucia

    Por essas e por outras que o Juiz Sérgio Moro resolveu levantar o sigilo da Operação 24…antes de envias o material para Brasília.
    Vai que o material (documentos e interceptações telefônicas) “escorregassem” para o fundo de alguma gaveta ou entrassem em combustão ao chegarem lá.

  15. Nelson André Hofer de Carvalho

    Mesma história de sempre. As escolhas são feitas para determinadas ações e atitudes.
    Nenhuma novidade.

  16. romulo

    Fico a me perguntar como um cidadão desses consegue se olhar no espelho, não deve nada ser retribuído na sua bajulação e na sua submissão aos poderosos, apenas a falta de respeito do seus pares.

  17. Rocha

    Companheiros do meu partido o PT pirou de vez a nação inteira sabe que esse cidadão foi ou ainda é usuário de chás tipo Santo Daime e outros ainda mais potentes ,ele mesmo já declarou isto é um perigo pra nação uma pessoa alterada com essas porcarias no comando da justiça , somado a isto ele é de confiança da quadrilha segundo palavras do nosso líder máximo e supremo e venerado SR LUIS LULA da SILVA , VERGONHA .

  18. Edyandrade

    Pelo andar da carruagem vai ser Aragão o “Breve”, ele está desconhecendo a força dos mansos cumpridores das leis.

  19. Luiz Domingos de Souza

    O Ministro Aragão esquece que assumiu o cargo inconstitucionalmete. Pois o antecessor foi do mesmo jeito. É que foi colocado para atender aos anseios do petralha Lula. O bom vai ser Dilma cair e ele ir pra casa. Pois não volta a sub procuradoria. Melhor seria perder todas vantagens do cargo.

  20. RODRIGUES

    O PT quer que o Ministro Teori Zavascki derrube as ações que tramitam contra o Lula para Ministro na Casa Civil. Porque? O povo esta atento!

  21. Jose Maria

    Isso é censurar o direito do cidadão saber o que se passa em seu país “nosso país”. É uma vergonha senhor ministro. Atitudes como essa nos remete a regimes ditatoriais. Isso não pode acontecer mais, não a esse país. E, viva o juiz Moro!!!!

  22. Ricardo

    Eles vão cometer os mesmos erros como fez quando nomearão o molusco, eles querem melar o lava – jato e ao mesmo tempo cair o planalto! Pague para ver!!!

  23. Gunter Ferreira

    A leitura sucinta do livro Direito Administrativo Brasileiro – Hely Lopes Meirelles é recomendada ao novo ministro. Quem sabe não irá açodadamente emitir “valor de juízo” sobre seus comandados. Enfase para o capítulo ” Processos Administrativos Disciplinares” e o o princípio da responsabilidade pessoal no direito penal. Há adiantando ” pena não pode passar da pessoa do condenado”.

  24. FANTOMAS

    PALCOSCENICO
    Março 20, 2016 às 1:47 pm
    .
    SENTA QUE O LEÃO É MANSO !!!
    Pois é Palcoscenico. E esse negócio de carranca e senta que o leão é manso se dá também com o pindamonhangabense metido a cearense Coroné Gomes , xingando e desfazendo de senhoras que lhe abordam, rosnando e ameaçando gente na rua devidamente coberto por armários bate-paus.

  25. pericles

    Há dois tipos de vazamento, que são condenáveis só pelo cheiro.
    O primeiro é o de gás de cozinha, pois pode explodir ou sufocar.
    O segundo deve ser explicado pelo Lula, pois ele é quem tem vocabulário para tal.

  26. Rocha

    Companheirada vocês ficaram loucos de vez colocaram o nosso chefe numa fria ,ele está mais sujo do que pau de galinheiro alias ele sempre foi sujo só os tontos desinformados e alguns da mídia de proposito esconderam do povo , Lula sempre foi um idiota prepotente e cachaceiro, eu no começo do PT , me encontrei com o Lula e o Olívio Dutra 8 h já estavam tomando pinga , naquela época o Lula tomava pinga , hoje ele ficou fino os empreiteiros dão vinhos finos , bebidas que eu um simples pão com mortadela não sei escrever . Muito eu ajudei a fazer campanha para arrecadar dinheiro pro partido torneios de futebol que viravam comícios , vendia botons com a sigla do PT . Hoje eu analisando o meu passado me sinto um idiota ajudei a enganar o povo . Lula sempre foi um fanfarão mentiroso e corrupto nós da quadrilha sempre fechamos os olhos nos criamos o mito LULA , fomos ajudados por parte da igreja por parte da mídia que plantou o líder LULA aqui e la fora , Lula sempre foi um cretino mentiroso e trapaceiro nós como nação criamos esse senhor assim como a Alemanha criou o Hitler líderes falsos e corruptos tem que ser combatidos no inicio não se pode dar assas para a cobra .

  27. claudio

    Eu acho que ele esta querendo enterrar o próprio curriculum antes de ter que se aposentar. Se eles pensam que vão fazer aqui no Brasil o que os corruptos Italianos fizeram com a operação mãos limpas, ele esta muito enganado. Se eu fosse ele prestaria bastante atenção aos sinais que o povo Brasileiro tem dado nos últimos dias.

  28. Antonio

    É o que os jornalistas amigos, juristas idem e outros chapas-brancas andam dizendo. A Lava Jato tomou partido contra o PT. Mas Aragão, o dublê de ministro e porta-voz de Lulla, com nomeação contestada no STF, exige que se investigue todo mundo. Imaginem uma cena em que com base em documentos e gravações um policial fale com seu supervisor:
    P: Olha aqui esses e-mails dos caras tratando de acordos dos empreiteiros com Lulla e Dilma; a gente andou apertando um, ele entregou tudo e já está gravado. É uma grana preta e muita gente do PT envolvida, mas os principais são Lulla e Dilma. O cara topou fazer uma delação premiada. E daí o supervisor diz:
    S: Esquece Lulla e Dilma e investiga o Aécio que o Aragão mandou. Além disso o Rui, o Jânio e o Elio estão pedindo nos jornais em geral e em especial na FSP que a gente investigue todo mundo mas acho que eles querem só o Aécio, o FHC não precisa.
    P: Mas ninguém falou no Aécio, como é que pode? Investigar por quê?
    S: Não me deixa mal cara. Depois o Aragão manda a gente lá prá Rondônia. Você quer ir prá Rondônia, imbecil? Mas espera um pouco. Pensando melhor, vamos ver antes se o recurso do Jungmann ao STF tira esse traste do ministério.
    É isso que o PT chama de investigação isenta.

  29. olavo

    Seria uma ordem da jararaca? Neste pais esta mais facil tirar um juiz do cargo do que prender bandidos.

  30. RODRIGUES

    Já entrou dizendo para que veio. Dilma e Lula quer esse espertalhão no comando da Justiça. Acredito que não vai longe com essas ameaças de calar a boca do povo. ESSE DESGOVERNO JÁ MORREU, SÓ FALTA ENTERRAR!

  31. Fatima

    Esse cara não pode ser louco de mexer na Lavajato. O governo vive tão desconectado da realidade que ainda não entendeu que a população está com o juiz Moro. Se esse ministro petista quiser ver uma convulsão social, mexa com a Lavajato que ele verá.

  32. Anonimo

    Vivemos uma ditadura disfarçada. A ditadura da canalha e de seus comparsas.
    Há basicamente três tipos de massas de manobra a que o ( dês) governo submete a população :
    1. A executada com o uso de pessoas pobres, carentes, sem direito à educação, por organizações tipo
    MST, MSTE, CUT, sindicatos; etc ;
    2. A perpetrada pelo governo na distribuição de cargos nas instituições públicas, cujos dirigentes são escolhidos a dedo pela súcia;
    3. O loteamento de cargos nos 1º e 2ºescalões da ” república” . Onde ministros com o tipo “Edinhos” ( coisa mais ridícula!), Cardozos, Aragãos, Lulas!, são escalados para executarem papéis torpes. A diretora da Receita Federal, humilhada por Dilma e seus asseclas, é o exemplo didático de o que acontece para os que não quiserem entrar no esquema.
    Esse novo “ministro” da ” justiça” sem compostura, mostra bem pra que veio;
    4. “Intelectuais”, “artistas” e “celebridades” comprometidas com os corruptos poderosos, por destes receberem benesses tipo aquelas concedidas pela lei Rouanet.
    , cujos dirigentes são escolhidos a dedo pela súcia;
    3. O loteamento de cargos nos 1º e 2ºescalões da ” república” . Onde ministros com o tipo “Edinhos” ( coisa mais ridícula!), Cardozos, Aragãos, Lulas!, são escalados para executarem papéis torpes. A diretora da Receita Federal, humilhada por Dilma e seus asseclas, é o exemplo didático de o que acontece para os que não quiserem entrar no esquema.
    Esse novo “ministro” da ” justiça” sem compostura, mostra bem pra que veio;
    4. “Intelectuais”, “artistas” e “celebridades” comprometidas com os corruptos poderosos, por destes receberem benesses tipo aquelas concedidas pela lei Rouanet.

  33. Tulio

    Está se dando , agora , o que ocorreu com o processo Mãos Limpas na Itália. A contaminação do mundo politico e empresarial é tão grande que estes já estão reagindo à operação Lava Jato. Se a sociedade cair na conversa de que a Lava Jato está saindo fora da lei ou abusando do poder de policia , vamos parar no mesmo buraco. É preferível se ter um pouco de excesso agora do ficar com bandidos políticos e empresariais impunes. Fazendo-nos de bobos e idiotas.

    É incrível a capacidade do Lula mentir para os próprios companheiros. Usa a mentira como se fosse verdade. São os tempos de aprendizagem no mundo sindical. Os ex-sindicalistas, à sua volta, usam da mesma “técnica”.

  34. Marcos Ribeiro

    Reinaldo: Penso que está faltando analisar a fala do Gilberto Carvalho ao Lula, numa gravação, do “OUTRO” objetivo da sua ida para o Ministério. Qual seria este “OUTRO” objetivo, QUE ELE NÃO PÔDE DECLARAR? Certamente não é reagrupar a base do governo (que a imprensa vem considerando o 2o. objetivo da ida do Lula para o ministério), porque este não seria um OBJETIVO SECRETO, poderia perfeitamente ser declarado. Seria ACABAR COM A LAVA-JATO, OU COMPLICÁ-LA AO MÁXIMO? Afinal, o próprio Lula declarou, com toda razão, que é a LavaJato que o “apavora”.

  35. Paulo *

    Vc não queria que Dilma colocasse homens notáveis né Reinaldo….O negócio é meio “pescado”

  36. osvaldo

    Caro Reinaldo. a insegurança que nos amedronta, cresce quando um ministro da justiça recém empossado afirma em entrevista à folha que se sentir cheiro de vazamento, troca e equipe da POLICIA FEDERAL. um ministro não pode tomar decisões pelo CHEIRO. não conhecemos a percepção olfativa desse Sr. – sua afirmação é no mínimo IRRESPONSAVEL.

  37. Cirval

    Daqui a pouco cai com a Dilma e o Lula. Impossível aguentar por mais tempo os cancros purulentos que parasitam o país.

  38. FILO

    Ninquem vai derrubar a Lava Jato, que besteira , vê que não tem preparo para ser um Ministro da Justiça , Cardozo já se foi com toda experiência e tem e teve , agora este chagando agora que quer acabar com PF. Começou mal , não dura muito como ministro. Povo cansou de serem roubados . Queremos sim que o STF e AsTJ não se acovardam mais, em MS Tofolli mandou voltar ao cargo um Juiz que estava afastado pelo CNJ pois estava fazendo rolo com as precarorias que isto? Que vergonha Tofolli , agora muitos estão dizendo dele em ato duvidoso nas urnas , e agora quem afasta ele? CNJ estava certo em afastar o juiz . Como fez certo investigar o TJMS tribunal mais corrupto do Brasil. …

  39. carlos

    Reinaldo, não é porque ele entrou na procuradoria em 87 ele poderia tomar posse. Não existe esse direito individual adquirido quando a lei objetiva proteger as instituições. Se impugnar no stf ele cai.

  40. Luciano Carioca

    Salvo falha de interpretação minha ou êrro na digitação,neste texto o novo ministro joga no lixo a lei – “josé genoino é uma pessoa do bem e correta” e no mesmo parágrafo “”e por várias razões da vida entrou nesse processo do mensalão, mas segue de absoluta retidão” Lembrando que genoino foi condenado.Então isso foi considerado correto pelo ministro?http://www.folhapolitica.org/2016/03/novo-ministro-diz-que-vai-trocar-toda.html

  41. João Alves

    A jararaca não paga nada e não tem nada em seu nome, pois até os jatinhos é um ex-ministro abonado na grana que paga e os 20 advogados ninguém sabe quem os paga. Provavelmente, tudo é ele mesmo que paga e coloca no nome de outros, pra ficar se passando por pobre e não despertar suspeita de como amealhou tanto dinheiro. Já a Dilma, logo vai aparecer alguém que desvende o mistério de onde entocou o seu dinheiro também amealhado, a não ser que o prazer dela seja o de ver somente os outros roubando embaixo das ventas dela.
    http://www.diariodopoder.com.br/noticia.php?i=51634177304

  42. Wellington P F de lima

    Mais um que não vai nem esquentar a cadeira.

  43. Palhaço

    Cezar (Março 19, 2016 às 11:14 pm).
    Comentário preciso! Tô contigo e não abro! O povo tem que entender que a publicação das escutas NÃO FOI VAZAMENTO! Agora, o que está muito claro, é que nas escutas fica evidente que houve vazamentos pra resguardar interesses vermelhos.

  44. Palhaço

    Pessoal. Fiquemos de olho nesse “ministro”. Pulso firme tem que ser do povo. Esse infiltrado não foi votado por nós; não nos representa. Se atrapalhar a PF, temos que exigir que ele saia do ministério.

  45. toninho

    E mesmo senhor ministro?
    Será que terá tempo mesmo de tomar alguma atitude com defensor desses quadrilheiros.
    Segundo se assiste os indicados ao cargo de ministro será uma modalidade nas Olimpíadas, na frente está o Lularápio, mas serão premiados todos, quem sabe o valente não é penta.

  46. Rogério

    Mais um PeTralha maldito aloprado!
    Tente intervir na Lava Jato e tirar os homens honestos dessa operação, CATA Bagulhos bandidos petralhas…

  47. João Alves

    Tá na cara de que ninguém quer a sonsa e mentirosa da Dilma e, assim, de há muito, por trás da anta, o verdadeiro presidente é a Jararaca, com todos se cagando de medo diante dele, todos muito subservientes, o tratando por “meu presidente”.
    http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/lider-do-governo-reclama-de-dilma-e-lula-diz-que-teve-uma-conversa-muito-dura-com-ela

  48. Lucas Regianni

    Muito tem se falado que o novo Ministro da Justiça, Eugênio Aragão, foi nomeado para tentar barrar a Lava Jato. Ele mesmo deu entrevista recente afirmando que trocará toda a equipe, caso suspeite de vazamentos.
    Pasmem: mesmo sem provas!
    Sem dúvida, isso é bem afeiçoado ao estado democrático de direito e aos princípios republicanos.
    Porém, o que ninguém comenta e que talvez tão ou mais grave do que tentar barrar a Lava Jato, interferindo na Polícia Federal, é a possibilidade de Aragão tentar melar os tratados de cooperação internacional para obtenção de quebras de sigilo em contas dos investigados em paraísos fiscais. Contas offshore, etc.
    Vale lembrar que, nos tratados internacionais de cooperação, o Ministério da Justiça é a autoridade central brasileira, a quem cabe dar cumprimento aos pedidos do Brasil como país requerente. Ou seja, não seria muito difícil de, na surdina, como se diz, retardar, atrapalhar e até mesmo não dar seguimento aos pedidos feitos pelo Ministério Público Federal a países estrangeiros.
    As provas colhidas no exterior têm se mostrado fundamentais para identificar contas correntes, envolvidos e até mesmo para o repatriamento de valores ilícitos.
    Não custa abrir os olhos e ficarmos alertas. Sabe-se lá se as falas até agora do novo ministro não sejam uma cortina de fumaça. Atrai o foco para a Polícia Federal, mas nos bastidores tenta melar a Lava Jato de outra forma.

  49. PALCOSCENICO

    .
    SENTA QUE O LEÃO É MANSO !!!
    .
    SENTEM-SE PORQUE ESTE SENHOR DE NOME ARAGÃO, de ASSUSTADOR NADA TEM. E diga-se a ele: SOSSEGA LEÃO !
    .
    ARAGÃO, o novo ministro da Justiça, faz questão de fazer cara de bravo e adotar posturas físicas que caracterize um valentão, todas as vezes que vê holofotes e câmeras por perto. Ou não?
    .
    Será que só eu vejo isso? Duvido, o homem é mesmo bom de palco e é um mestre em expressões faciais carrancudas e expressões corporais que espelhem arrogância e autoritarismo.
    ,
    Obs: Leiam o mesmo texto e as fotos a que me refiro em http://www.aquinao.org – O Site ‘AQUI NÃO’ sob minha total responsabilidade.
    .
    Felizmente os indivíduos que encenam este tipo de personagem – já nos ensina a história, há séculos – fazem isto por pura INSEGURANÇA, da mesma forma com que um gato “dá show de expressões corporais privilegiando os arrepios” diante de algo que lhe amedronta e sabe ser muito difícil enfrentar.
    .
    Assim, em nome da dignidade dos simplórios, dos humildes e dos frágeis , PROCLAMO:
    .
    SENTEM-SE, PORQUE ESTE SENHOR DE NOME ARAGÃO, de ASSUSTADOR NADA TEM e DIGA-SE a ELE: SOSSEGA LEÃO!

  50. Rocha

    Sou filiado e fundador do PT eu recebi uma ligação do LULA , alô rocha tudo bem , não ta nada bem não Lula eu fundei este partido com vocês e nunca ganhei um mimo das empreiteiras , Rocha meu querido você não é das zelites do PT você é da turma da mortadela e 30 reais as zelites do nosso partido rocha é o zé Dirceu o Vacari Neto o Berzoine o Palocci o Edinho Silva o Delubio o deputado Vargas a Erenice Guerra a companheira Rosemeire Noronha , entendeu ROCHA , eu não entendi nada Lula , Lula ,Lula você ainda ta na linha …tu,tu,tu,tu,tu,tu,tu,tu,