24/09/2010
às 7:11Militares defendendo a democracia e “jornalistas” pedindo censura à imprensa? Não há paradoxo nenhum nisso! Há só história
Vivi ontem um dia muito especial. Participei, em companhia de Merval Pereira, de O Globo; de Rodolfo Machado Moura, diretor de Assuntos Legais da Abert, e de Paulo Uebel, do Instituto Millenium, de um debate sobre liberdade de expressão. O encontro aconteceu na sede do Clube Militar, no Rio. Mais de 400 pessoas lotaram o salão da entidade — todos os assentos ocupados e algumas pessoas de pé. Enquanto conversávamos, vinha um alarido da rua. Uns 20 gatos pingados da Juventude Socialista — com o apoio da UNE, parece — protestavam do lado de fora: contra o Clube Militar, contra os debatedores, contra o debate! Como todos por ali, na mesa e na platéia, defendiam a liberdade de expressão e a Constituição do Brasil, os que gritavam queriam o contrário, certo?
Não é que eles estivessem contra o que dizíamos. Eles são contra o fato de existirmos.
Também ontem, o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo abrigou um encontro de defensores da censura. Sob o pretexto de combater um suposto “golpe midiático”, foram lá engrolar palavras sem sentido contra a imprensa, tentando intimidar veículos de comunicação e jornalistas. Os promotores da triste patuscada falaram em 500 pessoas presentes. Uma ova! Não havia 200. É evidente que eu não estava lá, mas estou bem-informado a respeito. Um fracasso! PT, Centrais Sindicais, UNE etc. conseguiram juntar menos gente do que juntou o Manifesto em Defesa da Democracia, anteontem, na Faculdade de Direito do Largo São Francisco — e sem máquina nenhuma na convocação, feita com um miserável dia de antecendência. O documento, diga-se, conseguiu reunir mais de 20 mil assinaturas em 24 horas. Já falo a respeito. Sigamos.
Antes de sair de casa, minha mulher me alertou para um comentário de Lúcia Hippolito na CBN. Huuummm… Querido leitor, quando você não conseguir explicar o que vê, quando o fato contraria o seu diagnóstico, o seu prognóstico ou os seus preconceitos, faça como Lúcia Hippolito: diga que se trata de “um “paradoxo!”
A saída é boa porque, a partir daí, você pode se dispensar de pensar, e ninguém se sente estimulado a lhe cobrar mais nada. Ah, sim: você precisa narrar o descrever o paradoxo com ênfase, chamando a atenção para algumas sílabas, de modo que a entonação se confunda com um argumento, entenderam?
Lúcia garrou numa conversa com Heródoto Barbeiro. Transcrevo (encomprido algumas sílabas para chamar a atenção para as suas ênfases). De início, apesar de uma certa arrogância intelectual de quem vê, com olhos muito percucientes e sábios, o Brasil numa jaula, a coisa parece ir bem:
“Eu acho o Brasil um país interessantíssimo. Eu não perderia essa campanha eleitoral por nada. Cê repara o seguinte: a gente tem um presidente em final de segundo mandato, com oiteeeeeeeennnnnta por cento de popularidade, tuuuudo indica que vai eleger a sucessora em primeiro turno, mas ele tá infeliz, Heródoto! Ele vocifera contra tudo e contra todos; ele tá raivoso no palanque; ele briga com todo mundo… Os empresários estão felicíssimos: jamais ganharam tanto dinheiro. Os banqueiros não conseguem parar de rir, mas o Lula se diz vítima do preconceito das elites. Aí cê tem o Zé Dirceu, que, depois de municiar a imprensa durante anos com dossiê contra os adversários, agora ele faz discurso contra o excesso da liberdade de informar e a necessidade de controlar a mídia.
Faço uma pausa aqui para comentar. Lúcia chamará isso tudo, daqui a pouco, de paradoxo, embora, segundo ela, não seja o maior deles — este está por vir. Bem, não vejo nada de paradoxal aí; vejo é história, nunca é paradoxal, coerente ou incoerente. Lula não está infeliz! Trata-se apenas de um governante de perfil autoritário, que decidiu esmagar a oposição, abusando escancaradamente do poder. Se não me engano, Lúcia é formada em história — Heródoto, creio, também; ao menos deu aula em cursinho sobre a disciplina. Lula não está com problema psicológico, faniquito ou transtorno de personalidade: Ele tem método!
Apontar um “paradoxo” nesse comportamento de Lula faz supor que o PT não tenha uma história de desrespeito à democracia, considerada desde sempre um caminho não mais do que tático para chegar ao poder. O relato que ela faz da atividade clandestina de Dirceu quando na oposição é uma das evidências do que estou afirmando. Quando o presidente vai ao horário eleitoral com pompa de chefe de estado e afirma que o candidato da oposição é “líder da turma do contra” — sem falar no uso vergonhoso da máquina pública na campanha —, deixa claro o seu descompromisso com a democracia.
Mais: ele não está “brigando com todo mundo”. Está brigando com a imprensa porque não quer que ela noticie as lambanças de seu governo. Dizer-se “perseguido pelas elites”, embora tenha o apoio dos banqueiros e dos grandes empresários, também não revela paradoxo nenhum, mas uma tática eleitoral — muito típica populismo. Há farta bibliografia a respeito. Voltemos à fala da comentarista.
Heródoto, os jornalistas, que deveriam ser os primeiros a defender a liberdade de expressão, abriram a sede de seu sindicato hoje em São Paulo para que as centrais sindicais façam um ato público contra a imprensa. Cê já viu isso? Agora, os intelectuais assinam um manifesto, que é o papel deles: intelectual assina manifesto. Agora, só que o manifesto é contra o autoritarismo do Lula, mas quem lidera as assinaturas são os fundadores do PT, Hélio Bicuuuudo; entusiastas do PT como Dom Paulo Evaristo Arns. Eu acho até um pouco exagerado, sabem Heródoto? Porque eu acho que a democracia não está sendo ameaçada. As instituições tão funcionando; nós vamos ter eleições; a campanha tá indo de vento em popa; o STF tá julgando a validade da Lei do Ficha Limpa, o julgamento deve continuar hoje…
Interrompo de novo: deixo a questão do sindicato para o comentário do trecho final. Quero tratar de outras coisinhas. Não! Papel de intelectual não é assinar manifesto, não! Pode até fazê-lo. Mas seu papel essencial é pensar e produzir saber para que entendamos melhor o presente, para que nos orientemos melhor sobre o passado, para que saibamos mais de nos mesmos e do mundo. Se Lúcia quiser, posso lhe enviar uma bibliografia comentada da obra de pelo menos quatro deles: José Arthur Giannotti, Leôncio Martins Rodrigues, Celso Lafer e Marco Antonio Villa. O comentário é boboca, frívolo. Villa, aliás, tem um belo trabalho sobre o governo João Goulart que talvez diminua o assombro de Lúcia sobre certas questões (falo abaixo).
Há um fundador do PT assinando o manifesto: Bicudo! Mas poderia haver 10! Também nisso não há nenhum paradoxo. Ao contrário até. Os partidos de esquerda, mesmo essa esquerda dinheirista do PT, costumam engolir seus filhos com impressionante sem-cerimônia, como Saturno naquele quadro de Goya. Bicudo, diga-se, caiu fora quando o partido resolveu passar a mão na cabeça dos mensaleiros. Mas onde está o “paradoxo” aí? É paradoxal que ex-petistas defendam o regime democrático? Por quê?
Quanto à questão da democracia, aí são só palavras impensadas mesmo, né? Apelando à lógica elementar, é preciso afirmar: se as eleições tivessem sido suspensas e se o STF já não julgasse com liberdade, então não seria mais “democracia ameaçada”, mas democracia extinta. Lembro à comentarista que violações de sigilos, investigações conduzidas por órgãos do estado para esconder o delito — foi o que fez a Receita, certo? — e balcão de negócios na Casa Civil são ameaças evidentes às instituições. O que mais ela quer? Vamos à última, e mais polêmica, parte.
Agora o maior paradoxo de todos, Heródoto, é que o Clube Militarrrr [ela deu força à oxítona], como você sabe, que exerceu papel importantíííísimo na história do Brasil, está realizando hoje no Rio de Janeiro um papel [acho que ela queria dizer debate] sobre a democracia ameaçada. É bem verdade que o Clube Militar sempre liderou a turma que ameaçava a democracia e agora tá querendo defender. É ou não é um país interessantíssimo para a gente viver, Heródoto Barbeiro? É o país do paradoxo político. Eu não perderia essa campanha eleitoral por nada.
Lúcia trata com óbvia ironia o Clube Militar, que exerceu, de fato, papel importantíssimo na história do Brasil, como ela e Heródoto deveriam saber, formados que são em história. Se a referência irônica é a 1964 — e caberia qualificá-la de todo modo —, lembro a ambos que o Brasil já existia antes. Por que ela não escreve um artigo tentando provar a irrelevância dos militares — ou seu papel apenas nefasto — na construção da democracia? Não escreveria porque, por óbvio, não poderia. Prefere reforçar preconceitos com entonações supostamente significativas.
Uma pergunta a Lúcia Hippolito — pergunta retórica; quem sabe isso a estimule a escrever um post a respeito: ainda que a sua leitura sobre o Clube estivesse correta, o fato de agora ele defender a democracia não deveria ser saudado como um avanço? Ah, ocorre que em seu modelo teórico, militares têm de combater a liberdade de expressão; se eles defendem, ela grita: “Paradoxo!”.
Mais: o que há de paradoxal na manifestação ridícula de ontem no Sindicato dos Jornalistas? Nada! Os que estavam lá são herdeiros — ainda que bem mequetrefes, ainda que uma gente bem chulé — das ilusões armadas (não a dos militares!) do pré-64, de 64 e do pós-64. Diga aí, dona Lúcia Hippolito: era democracia o que eles queriam então? É democracia o que eles querem hoje? Apresente-me um só texto das esquerdas de 1964 ou de 1968 defendendo o regime democrático, unzinho só, “para fazer remédio”, como se diz em Dois Córregos! Nada! Não existe!
Os paradoxos que Lúcia vê nascem de uma visão deturpada sobre o presente e desinformada sobre o passado. Como afirmei a jornalistas que me entrevistaram depois do evento, ainda que essa leitura maniqueísta do papel dos militares e da esquerda estivesse correto, forçoso seria reconhecer, então, que os militares avançaram, progrediram e aprenderam o valor universal da democracia. Já as esquerdas — tanto aqueles coitadinhos que foram protestar ontem às portas do Clube quanto as cobras criadas com dinheiro público que foram honrar anos de delinqüência intelectual no sindicato — evidenciam que não esqueceram nada nem aprenderam nada. E não há paradoxo aí.
Não há dificuldade nenhuma em provar que a história dos militares brasileiros está muito mais comprometida com a democracia do que a história da esquerda brasileira — ou da esquerda de qualquer país do mundo. Não precisa ir muito longe: ainda hoje há quem se escandalize com os chamados mortos da ditadura. De fato, depois de rendidos pelo estado, não deveria ter morrido um só preso (morte na batalha é outra coisa; escolhe-se matar ou morrer). Mas tenho a certeza de que a esmagadora maioria daqueles que foram pedir censura à imprensa são, por exemplo, defensores do regime cubano, responsável pela morte de 100 mil e pelo exílio de quase 2 milhões. Para esses vigaristas morais, matar 400 faz os bandidos eternos, mas matar 100 mil faz os heróis da civilização. Ora, tenham vergonha na cara!
Ontem, no Clube Militar, mais de 400 pessoas, entre civis e militares da ativa e da reserva, aplaudiram palavras em defesa da democracia, do estado de direito e da Constituição do Brasil. Aliás, eu só era um dos convidados, suponho, porque sou esta pessoa exótica: defendo as instituições e as leis.
Tags: estado de direito, liberdade de expressão, liberdade de imprensa


Cientistas batizam nova espécie de aranha em homenagem a Lou Reed
Rebeldes criticam a ONU após novo massacre na Síria
Barcelona vence título na despedida de Pep Guardiola
Atirador em cima de telhado mata uma pessoa na Finlândia
Iêmen: tropas do governo matam 20 membros da Al Qaeda









Deixe o seu comentário
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA
337 Comentários
Barão de Sant'Ângelo
-02/10/2010 às 23:12
Então, Gatinho. Não vai escrever nada sobre a BANDIDAGEM cometida pela Folha ao alterar o discurso do José Dirceu sobre o tal “excesso de liberdade de imprensa”?
Beijos
O.Geid
-28/09/2010 às 10:22
Prezado Reinaldo,
Não sei se já lhe enviaram, mas segue o link de um artigo de um site chamado “Rede Brasil Atual”, que foi enviado por um petralha a um grupo de discussão do qual eu participo.
http://www.redebrasilatual.com.br/temas/politica/jornalistas-de-veja-e-globo-incitam-militares-contra-dilma
Trata-se de comentário sobre o evento no Clube Militar.
Não sei se lhe interessa, mas achei por bem enviá-lo.
Um abraço.
(Acho que não é o caso de publicar esse meu comentário, para não dar divulgação imerecida ao citado site.)
josé c.o.vallada
-27/09/2010 às 17:46
o Barbeiro e a Hippólito também são dois paradoxos!!!!rsrsrsrsrsrs.
brasileiro
-27/09/2010 às 16:39
Infelizmente não é possível estudar a história recente do país por meio de fonte isenta.
A eleição de um grupo permite a elles reescrever os fatos?
Não houve luta pela DEMOCRACIA, é ilógico acreditar que um grupo de militares, que não tinha feito 20 anos que desembarcaram na europa para combater o nazifacismo (deveriam ter combatido o comunismo como queria Patton), de repente, resolvam DESTRUIR a democracia. É muita bobagem que esse povo de esquerda escreve e prega. Quem se insurgiu, como o Mariguela, falava: estamos no governo, mas ainda não temos o PoDER…, ELES QUERIAM O PODER para quê? Seria para construir GULAG’S no BRASIL? Essa sanha pelo poder persiste. Com 40 anos de idade, com toda a minha ignorância, consegui concluir que OS COMUNISTAS BRASILEIROS SÃO CONTRA O CAPITAL….
O CAPITAL NO BOLSO DOS OUTROS,
MAS, adoram o capital na própria cueca….
É lamentável, já tivemos lideranças melhores.
Marcos Jobim
-27/09/2010 às 3:25
O Orlando parece ter dificuldade de interpretação de texto. Não consegue compreender que o Reinaldo não faz parte do time do autoritarismo, seja ele com viés esquerdista ou direitista. Não consegue entender que Reinaldo não justifica as 400 mortes da ditadura, pois, ao contrário da lógica esquerdista, ele sabe que não se justificam erros morais por outros cometidos por seus adversários. Se A erra menos que B, para Reinaldo, e para todos os cidadãos “excêntricos” deste país, ambos erraram e devem ser condenados, independentemente da quantificação do erro.
O Orlando não entende que Reinaldo costuma mencionar o número de mortos para tornar evidente o quanto é ilusória essa defesa à democracia que costumeiramente se associa aos, vá lá, pensadores esquerdistas, que eram contrários àquela ditadura militar.
O projeto defendido por aqueles “iluministas” coadunava com o mesmo responsável pela morte de milhares de pessoas, se não milhões.
E aí, Reinaldo expõe a falsidade moral dos esquerdistas! Não se trata de justificativa, até porque Reinaldo é tão contrário ao planejamento central socialista quanto ao autoritarismo/totalitarismo político de direita (embora não propriamente liberal clássico, em termos de economia, e muito menos de política!).
Está aí, Reinaldo! O que falta aos esquerdistas é melhor interpretação…
Basta um curso de lógica para que algumas boas almas se salvem…(sim, eu acredito na existência de esquerdistas do bem! Muitas vezes o problema não é de moral, mas de anos de desinformação, geralmente constituída por proselitismo ideológico de professores mal intencionados ou da própria família)
Gustavo
-26/09/2010 às 21:48
Se o Clube Militar debate sobre democracia, o Mulla já sabe que não pode contar com as Forças Armadas, caso pretenda dar um golpe. Terá que pedir tropas emprestadas a Hugo Chaves ou convocar a velha guarda revolucionária; Zé Genoíno, Dirceu, Dilma …
orlando gois
-26/09/2010 às 20:12
cara Lillian, concordo, e por isso mesmo, onde está a ameaça a democracia?
Agora, porque me chamar de autoritário? coloquei o discurso nas mesmas palavras que o caro colunista colocou, o da vergonha na cara.
ps: sara, saudades dos tempos da ditadura? brincadeira….
Sara
-26/09/2010 às 14:44
REIIIINALLLLDO…voce foi simplesmente PERRRFEIIITO, MARAVILHOSO D+. Fecho com voce em tudo, PARABÉNS. Vivi na época da DITADURA, trabalhava, estudava, assim como todos meus colegas e amigos e nunca tivemos problemas.Era bem jovem, chegava em casa por volta de 23:50 hs, não tínhamos medo de bandidos porque tínhamos HOMENS DE VERDADE no Poder. Na época dos militares, bandido não tinha vez nem vontade. Todo cidadão de bem viveu tranquilamente. Hoje os bandidos não matam apenas pra roubar, matam por prazer e com a certeza da impunidade. Hoje lembramos com muita saudade dos “Tempos da Ditadura”, que punia apenas bandidos disfarçados de defensores da pátria, mas defendiam com Braço Forte todo cidadão de bem. Hoje a preocupação com nossos filhos é imensa, não estão seguros nem nas Escolas. E aqueles que na época dos Militares berravam por liberdade de Imprensa, são os mesmos que a querem calar hoje, e ainda pagamos os salários astronômicos destes manés, tudo imbecilizado. Só DEUS. Beijos…Vaaaaaaleu!
Lilian
-26/09/2010 às 14:26
Artigo 5º da Constituição Federal, está em vigor!
Orlando, que autoritarismo!
orlando gois
-26/09/2010 às 10:14
“Para esses vigaristas morais, matar 400 faz os bandidos eternos, mas matar 100 mil faz os heróis da civilização. Ora, tenham vergonha na cara!”
Parabéns, você acaba de justificar 21 anos de ditadura militar e ainda mostra um desrespeito profundo a memória de todos os mais de 400 brasileiros mortos em defesa da democracia. Tenha vergonha na cara, reinaldo!!
ps: gostaria de saber de você, Reinaldo, mas com argumentos plausíveis, aonde a democracia esta ameaçada? a revista Veja, desde 2003 não fez nada além de atacar o Presidente Lula, certo? A revista foi fechada? Foi invadida por agentes da PF? Se viu obrigada a publicar receita de bolo? Hum, acho que não. Agora, a máxima autoridade desse país, o Presidente Lula, não pode criticar a revista veja que já se fala em ameaça a democracia?!! TENHA VERGONHA NA CARA, reinaldo!!
Carlos Maurício
-26/09/2010 às 1:23
Olá, sr. Reinaldo Azevedo.
Se o sr. afirmou que “viveu um dia muito especial ao participar do debate sobre liberdade de expressão na sede do Clube Militar, no Rio”, aproveito a oportunidade para dizer, ainda que tardiamente, que eu também “vivi um dia muito especial” lá comparecendo e tendo a chance de testemunhar o evento.
Como o sr. mesmo comentou, “mais de 400 pessoas lotaram o salão da entidade”.
E eu pude ver, não sei se o sr. teve a mesma oportunidade, de adolescentes até ex-ministros na platéia atentos ao que ali se discutiu. Vitória do Brasil.
Quem também esteve presente, não sei se o sr. teve oportunidade de falar com ele, foi o príncipe Dom João Henrique de Orléans e Bragança (quinta geração da família imperial brasileira).
Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, em comoração aos duzentos anos da vinda da Família Real de Portugal ao Brasil, ele afirmou: “Sou republicano como as monarquias européias, que defendem ideais como imprensa livre, parlamento e democracia.”
Pois é. Um verdadeiro príncipe.
Já uns sapos barbudos que andam por aí, desprezam exatamente a “imprensa livre, o parlamento e a democracia.”
Paradoxal?
Então tá.
Brilhante seu post como sempre.
Abraço.
Dedé
-25/09/2010 às 21:25
Grande Rei, concordo com vc de que os militares são mais democráticos do que as esquerdas. Aliás esses pseudo-esquerdistas detestam a democracia. Sugiro que se mudem para Cuba ou Venezuela e lá desfrutem de toda a “liberdade
socialista” que eles tanto almejam.
Luis
-25/09/2010 às 19:35
Sobre a tática eleitoral populista e autoritária de Lula, quero comentar um artigo de Míriam Leitão que li estes dias. Ela disse que ainda acredita que Lula possui convicções democráticas que Chávez não tem, mas que admite, embora seja doloroso para ela, que os ataques de Lula contra a imprensa neste final de mandato tornam seu governo parecido com o do ditador venezuelano. Meu Deus! Depois de 8 anos seguidos de ataques contra a democracia, jornalistas inteligentes ainda se recusam a acreditar que a única diferença entre Lula e Chávez é que o Brasil não é a Venezuela (por enquanto). A maior ameça à democracia brasileira hoje não são os jornalistas mequetrefes de aluguel, mas jornalistas que, embora sérios e competentes, se recusam a ver o óbvio.
Nopt
-25/09/2010 às 11:37
Reinaldo,
Belo texto,
Gosto do Heródoto, tive aula de história com ele no cursinho.
Mesmo com limitação, haviam poucos décimos de segundos para se passar toda informação e não havia espaço algum para discussões, ainda assim eram aulas fantásticas.
Gostaria de ver um comentário do Heródoto sobre esse texto. Isso não é um desafio ou provocação. Diferenças de pontos de vista obviamente enriqueceriam a discussão, principalmente quando a inteligência está presente em ambos os lados.
Abraços a todos.
Lilian
-25/09/2010 às 10:59
Muitos odeiam a tirania apenas para que possam estabelecer a sua.
(Platão)
anônimo
-25/09/2010 às 10:54
Essa jornalista não é porém contraditória; é petista.
Imbecil e ignorante
-25/09/2010 às 10:52
Prezado Reinaldo,
Parabéns, mais uma bela postagem irretocável.
É uma lastima que pessoas formadoras de opinião como o Herótodo e a Lúcia continuem a rezar na cartilha do Homo Ridicullus.
Sou um ouvinte assíduo da CBN e admiro diversos apresentadores da equipe, mas lastimo que alguns usem o microfone em defesa da bandidagem incrustada no poder.
O principal objetivo do jornalista deveria ser a verdade e a defesa da lei e da constituição do pais.
Mas infelizmente o amor à pátria não se aprende na Faculdade, vem do berço, está no gen.
Jorge Pedra
-25/09/2010 às 10:07
Caro Reinaldo,
Concordo com voce. A luta da esquerda na decada de 60 e 70 não foi pela democracia. Foi sim para criar um governo tal e qual Cuba, com todo o autoritarismo stalinista. Hoje
A questão do pt sindical não é ideologica. É dinheiro mesmo. Voce definiu muito bem “essa esquerda dinheirista do PT”. Parabens.
Paulo Bento Bandarra
-25/09/2010 às 9:36
Nem os movimentos terroristas, que participou Dilma e Franklin Martins, lutaram por democracia, como a UNE e o movimento estudantil de 68 também não o fizeram. O que eles queriam era a liberdade de implantar uma ditadura marxista no país, financiados pelo comunismo internacional. Ora pelo Camarada Nikita Serguêievitch Khrushchov, ora pelo Camarada Mao Tse Tung.Ora treinados em Cuba, de Fidel Castro e Che Guevara, ora treinados na Argélia.
Como disse Lula e Dilma, em Porto Alegre, eles não têm vergonha do seu passado. Não assumem erros do passado e nem do presente. Não assumem responsabilidades nenhuma. São de uma boçalidade e cara de pau enorme. É uma campanha de conto de fadas.
A.TINOCO
-25/09/2010 às 2:41
Depois que vi a senhora Lúcia Hipólito no Programa do Jô, defendendo a permanência do PT no poder, por anos e até décadas. Afirmando que isto é democracia, e usando para tanto o modelo grego, fique simplesmente pasmo e embasbacado! Ela deveria deixar de vez o jornalismo e voltar a dar aulas. Quem sabe assim, ela não relembra afinal, como é que funciona de fato uma DEMOCRACIA?
lilas
-25/09/2010 às 2:23
Defender as Instituicoes e as Leis no pais dos petralhas,
e ser Avis Rara.e voce e uma, e das mais preciosas.
Raissa Pedra
-25/09/2010 às 1:54
Reinaldo, Lúcia Hipólito tem diploma de História mas se
especializou em Estória do PT,é PHD,mestrado doutorado e tudo mais que houver,dai que não perco o meu tempo em ouvi-la ou ler o que escreve, já que essa estória me dá arrepios.Brilhante texto o seu, será que entenderá o que foi dito da maneira clara,objetiva? Pelo linguajar (dela)
descrito por você,tenho minhas dúvida.
Ricardo Carvalho
-25/09/2010 às 1:06
Você é o cara mais lúcido da imprensa brasileira!!! Parabéns. Me orgulho de ter vc e o Merval entre os “jornalistas” e comentaristas do meu Brasil. A Dilma tem que achar um tanque e uma trouxa de roupas pra lavar e passar. Né não?! Viva o Serra. Sou leitor assíduo do Prof. Hariovaldo. Sempre lembro de você quando estou navegando pelo sítio de São Serapião. Serra neles. Alvíssaras.
nivaldo
-25/09/2010 às 0:43
Artigo arrasadoor! tadinha da Lúcia, com aquele ar de intelectual… o articulista brasileiro tem que aprender a falar sem papas na língua, sem tentar agradar ambos os lados. Reinaldo dá uma lição de bom jornalismo. Parabéns Rei.
Luiz Eduardo
-24/09/2010 às 23:29
Reinaldo, se tiver como, procure a capa de hoje do jornal carioca Extra. Ele resume muito bem o encabrestamento da imprensa.
Vânia Cavalcanti
-24/09/2010 às 23:04
Olá, Reinaldo!
Com um não sei quê de receio, Lúcia Hippolito desempenha a função de comentarista como a oposição desempenhou as respectivas nos últimos 8 anos, Lúcia comenta os fatos assim como o PSDB faz campanha eleitoral. Eu diria, portanto, que Lúcia, oposição e a campanha eleioral do PSDB fingem fazer o que se espera que façam e, quando comentaristas não comentam o que veem e oposicionistas não fazem oposição, é sempre bom saber que os militares “surpreendem” agindo verdadeiramente como guardiões da pátria.
Claudia
-24/09/2010 às 23:00
Sou exótica, e muito - na minha terra infestada de MST parasitas e formadores de bolsões de miséria - e, ainda, faço parte dos indiodescendentes que almejam um reduto em Copacabana, esqueceu? Quero, quero, o meu cocar!!!
Rivadávia
-24/09/2010 às 22:39
O que parece um ‘paradoxo’, na realidade é a ideologia. Essa esquerda que aí está apegada ao poder nunca teve qualquer compromisso com a democracia e muito menos com as liberdade públicas.
Meus aplausos pelas sempre corajosas matérias.
João
-24/09/2010 às 21:49
Há poucos meses, zapeando pela televisão, vi um programa de entrevistas que tinha a participação de Lúcia Hippolito.
Um dos participantes mencionou o fato de que a CDB sempre exerce forte pressão para impedir que os clubes de futebol que discordam de alguma decisão administrativa ou da Justiça Desportiva recorram ao Judiciário.
Aí Lúcia Hippolito perguntou: mas se a CDB não quer a interferência da Justiça comum por que ela acata suas decisões?
O entrevistado, atônito, teve de explicar que todos, inclusive a CDB, são obrigados a cumprir decisões judiciais.
Uma jornalista, ou cientista política, ou historiadora (não sei ao certo) ignorar esse princípio básico da Constituição deixou-me estarrecido.
E nunca mais perdi tempo lendo ou ouvindo Lúcia Hippolito.
Ricardo
-24/09/2010 às 21:09
Reinaldo sugiro a correção do texto qto. a autoria da pintura Saturno, de Goya para Rubens.
cuidado com a patrulha
-24/09/2010 às 21:08
Caro Reinaldo,
Um detalhe que eu acredito que passe despercebido na
História, foi a condecoração com a Ordem do Cruzeiro a
Ernesto Che Guevara, feita pelo então presidente Jânio
Quadros.
alberto santo andre
-24/09/2010 às 21:02
AINDA BEM QUE EXISTEM OUTROS HISTORIADORES NO BRASIL ,ALEM DE LUCIA HIPOLITO,E PARADOXALMENTE MUITO MELHOR QUE ELA PARA DEIXAR PARA NOSSOS DESCENDENTES A VERDADEIRA HISTORIA DO BRASIL E NAO A ESTORIA DO PT ,PENSANDO BEM ELA NAO DEVE SER FORMADA EM HISTORIA ,SUA FORMACAO DEVE SER EM ESTORIA ,COM POS EM ESTORIA PETISTA,E QUEM SABE ELA NAO FACA DOUTORADO EM ESTORIA PETISTA DEFENDA TESE E SE FORME COM LOUVOR EM UMA FACULDADE TERCEIRO MUNDISTA FEDERAL.
Regina
-24/09/2010 às 20:37
Faço minhas as palavras do Casca Fina
-24/09/2010 às 17:05
Parabéns, Reinaldo!
Helder
-24/09/2010 às 20:09
Parabéns Reinaldo, ótima argumentação.
Lupercio
-24/09/2010 às 20:06
Ninguém é impedido de gostar ou ser afiliado do PT mas a Lúcia Hipólito sempre usou o espaço da CBN para fazer propaganda para o Lula e o PT de forma desvergonhada. É da turma do já ganhou. Faz tempo que venho acompanhando. Por ocassião da denuncia da ligação do PT às FARC disse que isso era apenas terrorismo eleitoral, uma coisa normal, banal. Aliás a CBN é um ninho de petistas. Para o Piotto por exemplo, o Fidel Castro foi um grande governante. Junto com Tania Morales, Heródoto Barbeiro, Trigueiro e Milton Jung formam um timaço de petistas. Ah e o Merval també é dessa turma. Ele fala ou escreve de acordo à platéia. Quando é pouca pousa de grande democrata.
Eleonora Fleury
-24/09/2010 às 19:04
REINALDO AZEVEDO,
É TUDO SEMPRE CLARO,A MENOS COM A ESTÓRIA DA HISTÓRIA. ALGUÉM QUE NÂO DEFENDE NEM OS PRÒPRIOS LIMITES DA COMPREENSÃO E NÂO ZELA,PELA SUA “SOBERANIA PESSOAL”, COMO PODE SABER O QUE SIGNIFICA ÉXERCITO OU IMPRENSA ? AMBOS PODEM SER UMA AMEAÇA ! MAS, ANTES AMBOS DEVEM SER A NOSSA GARANTIA! E ELA QUEM É QUANDO PAIRA ASSIM, ACIMA DA MATÉRIA ORGÂNICA E INORGÂNICA DOS FATOS ?
Ziu
-24/09/2010 às 18:58
Reinaldo,
será que alguém poderia nos dizer se dona Lúcia Hippólito caiu e bateu com a cabeça no concreto?
Sim, porque só alguém que bateu a cabeça para dizer tantas asneiras, de forma assim tão sem cerimônia, como vem fazendo esta senhora.
Pensando melhor: quem sabe a boçalidade do Lula é contagiosa e acabou afetando a dona Lucia, não é mesmo?
É constrangedor!!!
Dilson Wolmer Mariani
-24/09/2010 às 18:54
Prezado Reinaldo
O que existe hoje no Brasil é uma bem orquestrada estereopatização dos militares. A história não pode ser vista fora do seu cenário. O Mal Castelo Branco foi um grande democrata, que até os albores de 1964 procurava dissuadir seus companheiros à tentação de tomada do poder em carta datada de 20 de março daquele ano. Quando assumiu a presidência estipulou em 03 anos o retorno ao poder civil. Amargurado passou a faixa para o Mal Costa e Silva por não ter suportado as pressões em decorrência do início das guerrilhas de Caparaó e do Vale da Ribeira. Depois sim advém uma luta de gato e rato entre os dois lados, resultando em governos tutelados por 21 anos. Ainda assim, o próprio Gen Geisel por várias vezes reconheceu não haver democracia no país e decidiu que já era chegado o momento de o Brasil iniciar a volta ao leito natural de sua história (só depois que vieram as manifestações pelo fim da ditadura). Infelizmente, a geração atual foi escolarizada somente por pensadores de esquerda que não lhes ofereceram a história completa para julgarem de fato o que aconteceu. Nos meus 60 anos, tendo vivido àquela época, penso que hoje muitos não teriam a liberdade de falar tanta bobagem sem serem incomodados, não fossem as ações daquele período, reconheçamos muitas delas indevidas. Inclusive o senhor presidente, que é fruto da estratégia do Gen Golberi. Na verdade, o Sr Lula da Silva jamais foi um perseguido político. Uma ditadura intransigente como a de Fidel Castro o teria liquidado no “paredon”.
Delmar Fontoura
-24/09/2010 às 18:49
Reinaldo! O andar da “carruagem” vem levantando a poeira da verdade… …Eles tentam o abrigo no escuros dos porões nauseabundos, mas a horda cresce e eles já se acotovelam e espirram para fora… …é uma questão de tempo. Aguardemos, enquanto isso eu lhe digo:
A Quadrilogia do LuloPTismo.
Lucia joga no mesmo “time” LuloPTista, portanto, veste a mesma “camisola encarnada, mas com estrela amarela”…
Todos são vinho da mesma pipa, talvez nem todos embalados em caixinha, mas se superam ao praticarem a teorização do Maquiavelismo como uma horda de barbárie sub-reptícia e subliminar em tudo que dizem e fazem, transformando a “coisa pública” no caldo de uma cultura que, “paradoxalmente, pragmatiza os paradigmas do fisiologismo da pseudoideologia” que exercitam e defendem na política!…
Tal qual o Nazismo, nascido de uma “idéia psicótica”, o LuloPTismo nasceu e tem comportamento “psicopático”, onde se destaca a característica marcante do egocentrismo de seu “mestre”, que pode causar males muito piores do que os que já causou e a nada se limita. No entanto, ninguém tem coragem de analisá-lo por esse prisma… …Por quê? Qual a verdadeira razão desse estranho procedimento por parte de setores da Imprensa, dos Analistas e dos Cientistas políticos?… Será que é essa “Síndrome de Stocolmo” a qual estão submetidos?…
Está prestes a se confirmar, na realidade política do LuloPTismo, o que a arte e a história, através dos tempos, vêm-nos “esfregando na cara”… …Os incautos e os legatários da propinagem não percebem ou não querem perceber, pois lhes entorpeceram as percepções e os valores morais!…
Edna Barros Quintanilha Araujo
-24/09/2010 às 18:49
Caro Reinaldo, você nos surpreende a cada dia!
QUE TEXTO, sobre um texto paradoxal! Conversa inútil da Sra. que parece ter vinte anos com a cara bem acabada; ou Sra. madura que não aprendeu nada com as rugas que traz em seu rosto…Rosto ou cara de pau! Uma pergunta para você : Porque as pessoas vivem falando “abobrinhas” em vez de pensar no que dizem? Vamos deixar as palavras desconexas para a nossa DIMENTE E PARA O… MENTE! PRESIDENTE!!!
Domingos
-24/09/2010 às 18:38
Reinaldo,
Lúcia deveria fazer um estágio com Dora Kramer, do Estadão.
Roubocoop
-24/09/2010 às 18:31
É uma paradoxal síndrome de Macunaíma.
jandira gomes
-24/09/2010 às 18:18
Realmente, meu caro Reinaldo, vc. tem razão quando afirma que um debate sobre a “soberana democracia” realizado no Clube Militar é um fato histórico.Histórico tb.foi o debate realizado com o Gabeira, dias antes. Quando poderíamos pensar numa coisa dessas? Gabeira falando para os militares e ainda por cima como candidato a Governador do Rio. Democracia é isso; mas convém acender a luz amarela. Essa gente que tem sede de poder e que está aí querendo se perpetuar, só esta esperando a oportunidade para mostrar suas garras sujas. Mas, como vc.mesmo relatou, os a favor da democracia somaram maior número do que os “cães raivosos”; a nossa esperança é que aqueles que seguem o “chefe da matilha” enfiem seu rabinhos insignificantes entre as pernas. Agora, paradoxal ou não;não é pela liberdade de imprensa que estamos lutando?
Deixa a Lúcia Hipólito falar…
Delmar Fontoura
-24/09/2010 às 18:02
Os Pit Bulls e os Guaipecas.
Lula, personagem patético do momento político, é o retrato do clima resultante do “oba-oba”, da corrupção e do desmando que grassa no seu Governo. Na política atual, ele representa um “ente ectoplasmado” pela promiscuidade nas relações dos “interesses públicos”, dos “interesses privados” e dos interesses de parte da Imprensa, que deu “luz” a intocabilidade desse surreal político, que se considera “incomum e tudo se permite”!
Mas para entendermos quem é Lula devemos fazer um exercício de memória: busquemos os tempos em que Lula bradando mentiras nos “Portões e nos ouvidos dos patrões das Metalúrgicas”; depois se desconsidere as “falsas verdades”, “as falsas pesquisas de opinião” e as” falsas virtudes” que lhes apregoam e entenderemos as “trevas do seu Governo” e o que isso representa na gênese desse “antro de corrupção”, chegaremos, então, à triste e assustadora conclusão de que isso se materializou pela prática desse “exercício anômalo”, que nada tem a ver com “política tradicional”.
Já cometemos erros irreparáveis no passado recente… …ao compararmos o “Regime Militar” com uma “pseudoideologia maxistoide” sem percebermos que as diferenças entre essas “entidades” se restringiam e se restringem, apenas, à forma de como se impôs a primeira e de como se impõem a segunda!… A “Imprensa” é o exemplo mais evidente disso: o “Regime Militar”, quando desvirtuou seus objetivos nobres, usou a “censura explícita” para amordaçá-la e teleguiá-la; a “esquerdopatia” nunca buscou virtude na trilha do “implícito explícito” da “corrupção e do aparelhamento”.
O que essa “rusga” entre “os Pit Bulls do Regime com os Guaipecas LuloPTistas” trouxe de bom à Sociedade? Nada!… Erraram “eles”, erramos “nós”… …com a liberdade da sintaxe… …não acertamos em nada! Só restou a herança do atraso social e o “ranço odioso” enraizado nas “mentes doentias” de ambos os lados. E pior de tudo: quando muita gente pensou – eu não me incluo dentre esses – que elegendo Lula mudaria alguma coisa o que se constata é que esse “esquerdismo” estraçalhou a Democracia com as “fórmulas mágicas de seu nacionalismo arcaico”!
“Resultado: a sociedade privou-se, no passado, e priva-se, no presente das verdades relativadas ao verdadeiro contexto em que estão inseridas, que, acobertadas pela cobiça e pelo poder a qualquer preço, nos afasta, cada vez mais, da “informação da verdade irrestrita” símbolo da essência da Democracia”!… Eis uma das razões de se votar tão mal e ver Lula se impondo como o “reisinho sequestrador de almas”… …Mas quem ganha com isso? Ninguém!… E quem perde? Perde a “sociedade que vê o avanço social, passar, toda hora, e não pode usufruí-lo”. Distancia-se, cada vez mais, da conformação da modernidade universal…
Carlos
-24/09/2010 às 17:44
Comunidade “Cala a boca Lúcia Hipólito”. Visitem e deixem um comentário.
José Geraldo Coelho
-24/09/2010 às 17:41
Li e reli toda a matéria acrecentada hoje no seu blog e acabei me envolvendo em um paradoxo: o movimento é para que, se eleitos, eles não façam ou para que não sejam eleitos e não possam fazer?
PPMIX
-24/09/2010 às 17:29
Reinaldo, boa tarde.
Por essas e outras, é que, embora continue ouvinte da CBN, quando esta senhora começa a falar, mudo a estação.
Saudações democráticas!
jacor1976
-24/09/2010 às 17:25
Olha as “peroras” que se encontram no site vermelho do pcdob sobre o nosso “firme” predilleto, fora otras cositas mas, diz lá até que o Reinaldo tava conchavando cosmilico contra a liberdade “deemprensa”
“Entre os que concorreram à indicação é o com melhores condições de emplacar no Oscar de filme estrangeiro. Primeiro, aborda um personagem reconhecível universalmente. Mais, que faz unanimidade fora do Brasil como pessoa admirada, antes de tudo, por sua trajetória pessoal.
Alguém poderá dizer que Cinco Vezes Favela tem a vantagem de ser feito por jovens da própria favela, etc. Mas isso é muito abstrato. O Oscar não gira em torno disso.
Pode-se sempre alegar que Lula é quadrado como Gandhi (e bem produzido, guardadas as proporções devidas). Mas isso é coisa de crítico.”
é prá rir ou é prá chorar…
Só para efeito de lembrança, Gandhi ganhou oito Oscars em 1982.
Casca Fina
-24/09/2010 às 17:05
Parabéns, Professor Reinaldo!
Mais uma aula brilhante.
Lógica irretorquível.
Plausibilidade e fundamentação.
Verdade. Factual.
Textos assim nascem da competência, da clareza, de cultura ampla e variegada.
Que abismo entre o Professor e a comentarista…
dora curvello
-24/09/2010 às 17:01
Permitam - me dizer : “Matou a pau hein Reinaldo ! ” mas isso é linguagem figurada hein pessoal do contra , pq na democracia porrada é O ARGUMENTO , e vcs ainda vão aprender a fazer isso qdo deixarem de ser PRIMITIVOS QDO USAM a força física e opressão
neves disse
-24/09/2010 às 17:00
Eu gostaria de assitir a gravacao do evento no Clube Militar. E possivel?
anônima
-24/09/2010 às 16:58
Isto se chama inveja porque o tal clube militar não quer saber do que ela pensa, vai ver…
Por que ela não se choca também com um presidente que contrariava qualquer avanço de seus antecessores civis? Não, isso não pode , aquilo é ruim para o Brasil, só sabia ser do contra, depois de eleito, se não fosse o que já havia sido feito em desenvolvimento pelos antecessores - civis e militares- nestepaiz..não teríamos nada.
Só pode ser inveja mesmo.
Gonçalves
-24/09/2010 às 16:52
Concordo plenamente com a opinião de seu Blog nesse texto. Artigos sobre assuntos sérios como este - tenho acompanhado - sempre têm centenas de comentários, o que denota uma grande repercussão! Parabéns! Tenho esperança na parcela esclarecida da população!
Rex
-24/09/2010 às 16:50
Peço desculpas. Ali embaixo escrevi sobre eleições para vereador em Caxias-MA em 2009.O correto é 2008.
Nestor
-24/09/2010 às 16:47
Reinaldo, a essência do texto abaixo foi enviada à CBN, com pequenas alterações, para salvaguardar o nome do destinatário.
Julgo o nosso tempo (i.é., o meu e o de meus “colegas” ouvintes da CBN) muito precioso. O da CBN também é; ademais, é, também, valioso.
Minha mãe dizia: “Pior do que isto, só dois disto”. Se minha mãe fosse viva, ela morreria ao saber que na CBN este dito é literal. Ele - o dito - se auto-demonstra na CBN, às 08:00h e às 18:30h.
A CBN tem a obrigação de acompanhar o desempenho de seus comentaristas, principalmente a qualidade do conteúdo de suas intervenções, para que eles agreguem alguma coisa. Audiência sustentável se faz assim, com qualidade.
Já são muitos anos de pouco ou nenhum conteúdo nesta dose dupla. Não sou só eu. A CBN já deve avaliado os comentários de R. Azevedo, na Veja On Line de hoje, 24/09/2010, sobre a quasi-charlatanice intelectual, apresentada na CBN às 08:00h de ontem, 23/09/2010.
Às 08:00h e às 18:30h, diminuo muito o volume do áudio da app CBN, em meu Ipod. É porque gosto dele (do Ipod!) e temo quebrá-lo em algum momento de desespero descontrolado (sic!), agravado por aquele tom professoral
descabido.
Vitor Padua
-24/09/2010 às 16:39
Olá Reinaldo!
Estive ontem na plestra ministrada por você e pelo Merval Pereira, no Clube dos Militares, aqui, no Rio de janeiro. Ainda bem que existem pessoas como você e o Merval, légitimos representantes das pessoas que ainda gozam de bom senso dentro da sociedade e não foram infectadas pelo discurso oficial do governo - tanto o de Lula, como a de sua candidata marionete, Dilma Roussef -, que tentam nos incutir essa ilusão de que o governo deles é o mais próspero na história da República. Isso é uma verdadeira palhaçada, demagogia populista!
O PT é não é ingênio, pelo contrário, é conhecedor da História. Afinal, em uma análise superficial,sabemos que os regimes ditatoriais instalados em diversos países ao longo do século XX só foram possíveis graças à ilusão da prosperidade econômica e social. Foi assim que Hitler chegou ao poder e deu “legitimidade” aos seus atos bárbaros. O PT, na minha avaliação, reperesenta a prática comunista mais suja - e não estou aqui defendendo qualquer bandeira - ultilizado por Stalin quando governou a extinta Unão Soviética com mãos de ferro: perseguiu e matou opositores políticos e simplesmente dizimou o setor da imprensa que lhe fazia oposição. O PT não chegará este extremo, mas um passo perigoso já foi dado: tomaram o Estado de assalto. Basta olhar o aparelhamento político dos Correios e da Petrobrás. Os escândalos na Casa Civil em 2005/2006, com o senhor José Dirceu e, agora, com a Erenice Dias. O segundo passo, ou seja, a tentativa de calar a imprensa já foi tentado de três vezes nestes oito nos de governo. Mas eles não vão conseguir, pois a sociedade brasileira, apesar de apenas viver 22 anos sob o regime democrático, não aceitará essa postura autoritária deste governo e deste partido de m… que só nos envergonha!
Robert
-24/09/2010 às 16:38
Discordo da sua afirmação a seguir:”Os paradoxos que Lúcia vê nascem de uma visão deturpada sobre o presente e desinformada sobre o passado”.Ela não é desinformada sobre o passado,ela é Phd em Desinformatsya,ela não vem para informar e sim para confundir,de modo que as pessoas
não enxerguem o que se passa de fato no país.Nisso ela se irmana ao camarada Heródoto,de quem um primo que teve aulas com o desgraçado disse:”O Heródoto até caga vermelho”. Ele também é mestre em esconder a verdade!
Nem sei se os dois têm consciência do trabalho porco que fazem,mas agem como “correia de transmissão do Partido”, não do PT explicitamente,mas do “Partido da Revolução”.
Para este a verdade deve ser escondida,ou eliminada.Em suma,há método no que os dois afirmam.
acc
-24/09/2010 às 16:34
São esses defensores do”golpe mediático”, que em tempo não muito distante, faziam o que bem entendiam contra o governo de FHC, usavam e abusavam desse meio de comunicação que hoje reclamam ser “midiático”. Quando é a favor deles o sistema é muito bom, mas quando é o contrário não presta, o gentinha! Que bom, que os militares continuam a pensar no melhor do país e defenderão se possível como a própria vida.
Eni Maria Martin de Carvalho
-24/09/2010 às 16:32
Oi, Reinaldo. Até já escrevi isso lá no Augusto: antes denominávamos “pelegos” alguns abomináveis líderes sindicais, entretanto, hoje em dia este adjetivo cabe direitinho a muitos jornalistas que deveriam lutar pela liberdade plena da imprensa. Um vergonhoso paradoxo, Reinaldo!
O Infante
-24/09/2010 às 16:26
Prezado Reinaldo
Esta Semana realizou-se no Comando Militar do Sudeste, o IV Ciclo de Comunicação Social do CMSE. Esta atividade, mais uma vez, reuniu profissionais da área de comunicação social, militares, civis, universitários e, mais uma vez, foi um sucesso. Sucesso porque todos os presentes viram excelentes palestrantes falarem como profissionais, sem demagogias, sem ideologias esdrúxulas, enfim, debateu-se, exercitou-se a democracia. Lembramos de vc quando ano passado realizou a palestra de encerramento. Quando puder passe pelo BLog do evento:http://ciclodecomunicacaocmse.wordpress.com/
Abraços do Infante
talita
-24/09/2010 às 16:25
Parabéns, mais uma vez, pelo seu comentário e por sua participação no debate realizado no Clube Militar.
Essa Lúcia Hipólito não está com nada. Eu não dou credibilidade aos comentários dela já faz algum tempo.
Ah, eu gostaria de ver ou ler sobre o encontro.
Um abraço
Rex
-24/09/2010 às 16:24
Reinaldo, é mesmo, parabéns pelo excelente comentário. o penúltimo parágrafo sobre o regime cubano é incrível.
Comentaristas ali embaixo voltam a falar em fraude nas urnas eletrônicas. Também creio que elas poderão acontecer.
No site abaixo é mostrada a eleição de Caxias-MA. Houve fraude nas eleições de 2009 para vereador. Em uma casa, os quinze moradores votaram em determinado vereador – na mesma secção eleitoral. E ele não teve nenhum voto ali. Peritos especializados, inclusive um Mestre em Sistemas Integrado, Microeletrônica e Tecnologia, formado pela Universidade de São Paulo, declarou: “O programa foi totalmente alterado”. Um engenheiro formado pela USP, formado em Segurança de Dados, que desde 2000 investiga o comportamento de urnas eletrônicas, afirma: “O programa está lá dentro e ninguém sabe de onde veio, ele pode fazer qualquer coisa, o que faz… pode desviar voto, pode identificar voto, pode fazer o que quiser,..” O primeiro vídeo é uma reportagem da Band sobre a referida fraude em Caxias-MA. Depois mais quatro, explicando como é feita a fraude. Estes, em espanhol.
Assustador. Quem quiser olhar:
http://fimdostempos.net/urna-fraude.html
Abre o olho Serra! Olha o chupa-cabra!
fontana
-24/09/2010 às 16:21
Um “monumento” o manifesto dos “jornalistas imparciais”.O que dizer de um movimento patrocinado com dinheiro público e onde até um ibecíl chamado Gilmar Mauro,MST,”um amor de pessoa e amante da liberdade”, opina em favor da democracia.Será isso um paradoxo?
Armando
-24/09/2010 às 16:19
Eu conclamo a todos os brasileiros e leitores deste blog,para que começem a espalhar a real situação do país por emails,conversas informais e tudo quanto.A situação é urgentíssima e promete piorar ainda mais,vamos a luta!!!
Junior
-24/09/2010 às 16:17
Todos os jornais, revistas e meios de comunicação deveriam publicar ‘extras’ com capas e manchetes ‘desmascarando’
esta ‘METAMORFOSE AMBULANTE’ como diz ser o próprio Lulla, aliás, agora é COLLORIDO..!
TERCÍDIO DA BAHIA
-24/09/2010 às 16:15
Então dona Lúcia Hipólito, quando a senhora se fazia presente com mais três amigas naquelas noites de Jô Soares, a primeira coisa que eu fazia era mudar de canal ou desligar a TV, tamanho era o rol de besteiras nos comentários que vocês faziam. Prova disso é que a Globo cuidou logo de tirar do ar, antes que o programa do Jô desaparecesse por inteiro. Sábia providência, deiga-se de passagem. Pois bem, agora vem a senhora enfeitar boneca vermelha com o pano da nossa Bandeira e achando o céu todo azul com esses petralhas rabujentos deitando e rolando sobre nossas instituições e chutando a nossa constituinte todos os dias. É isso que a senhora chama de “üm país interessante”? Pois eu só tenho o 20º grau completo, mais 15 anos de veja, uns 70 livros lidos até aqui(País dos Petralhas tá meio, heheh)e não estou achando absolutamente nada interessante no comportamento desses petralhas e dessa imprensa vendida. Aprenda com o Rei antes de desatinar a falar besteiras na rádio CBN também, tá!
Junior
-24/09/2010 às 16:12
Esqueceram! Nas suas próprias palavras, Lula diz que é uma ‘METAMORFOSE AMBULANTE’.. Lamentável..!!
Lucio Aquino
-24/09/2010 às 16:12
Texto primoroso com de habito. Essa campanha seria muito triste sem o teu blog.
GABRIEL LAREDO
-24/09/2010 às 16:09
HOJE O GOLPE É DA MÍDIA. AMANHÃ SERÁ DOS APOSENTADOS, DONAS DE CASA, DA OAB, DA FIESP, FENAGRI…OU QUALQUER OUTRO NOME QUE SIRVA PARA TIRAR O HOLOFOTE DOS RATOS MENSALEIROS E RATAZANAS DA CASA CIVIL. O COVARDE GOEBBELS MATOU A FAMÍLIA ANTES DO SUICÍDIO. ESPERO QUE A HISTÓRIA SE REPITA. E LEVE TAMBÉM AS HIPPOLITOS, CRUVINEIS, MINOS…
V.
-24/09/2010 às 16:06
Olá, Reinaldo.
Tenho andado meio alheio ao noticiário político (problemas gástricos, sabe como é…). Anteontem, por acaso, ouvi esse comentário cretino da Lucia Hipolito. LEMBREI-ME DE VOCÊ NA HORA! E agora, lendo aqui o blog, não é que encontro o respectivo post?
Obrigado por dar na cara da gentalha.
GENTALHA, GENTALHA!! PRR!!
Gerdano Silva
-24/09/2010 às 16:04
Lula et caterva têm método. E contam com a parvalhice das lúcia hipollito da vida para obter o apoio entre os (de)formadores de opinião.
Cecília
-24/09/2010 às 16:03
Nossa democracia não está ameaçada pq as instituições funcionam (com quebra de sigilo fiscal etc?) e temos eleições? Venezuela e Afeganistão têm eleições… Eu vou ver se arrumo um emprego de jornalista política urgente…
edson
-24/09/2010 às 15:57
Lucia Hipólito é um nada com um microfone. Éla deseduca.
Ao contrário, Reinaldo nos esclarece. Pena que raramente Reinaldo tem um microfone nas mãos.
Sergio
-24/09/2010 às 15:57
É inacreditável que sob o pretexto de combater um suposto “golpe midiático” 200 pessoas profiram palavras sem sentido contra a imprensa, tentando intimidar veículos de comunicação e jornalistas.
Quando as pessoas se desligam completamente da noção de que há uma medida e um Senhor acima de nós, então é preciso colocar ideologias nesse lugar ou deixar que tudo se desfaça pouco a pouco… Onde não há nenhuma medida além das nossas opiniões atuais, a arbitrariedade domina cada vez mais, e a democracia adoeçe…
Claro que fiquei indignado com esses 200 indivíduos, porque os motivos invocados me pareceram muito contestáveis e porque estava e estou convencido de que entre nós ainda existe uma comunidade democrata importante o suficiente para que a liberdade de imprensa ainda faça, realmente, algum sentido nas nossas vidas. Também fiquei indignado, porque julgo que o consenso da maioria deve ser respeitado. Nesse sentido, PT, Centrais Sindicais, UNE etc apoiaram-se num fundamento frágil demais, mesmo de um ponto de vista democrático! Mas não me pareceria correto que deixássemos que nos fosse arrancado levianamente esse símbolo que ainda nos une.
A liberdade de imprensa é o símbolo que une todos os cidadãos e não nos será roubada por esse grupelho de 200 comunistas…
oscar andre silva
-24/09/2010 às 15:55
eu ja fui militar fui pracinha em suez e sempre tive apreço por nosso glorioso exercito,so peço uma coisa não deixem o brasil partir para um regime onde não teremos mais liberdade oscar.
Margarida
-24/09/2010 às 15:54
manifesto em defesa da democracia = Quase 28.000 assinaturas!!!
Eba!!! Eba!!!!
Vamos continuar divulgando.
robson veiga
-24/09/2010 às 15:52
paradoxo mesmo é a gente acreditar que os políticos são até mais confiáveis do que a galera do judiciário, pois agora seria a hora e a vez de desmanchar um pouco do ninho daqueles que estão com a ficha suja há muito tempo, mas por questões inexplicáveis a nós eleitores houve empate onde não haveria de haver, agora imagina uma sociedade não acreditar no poder judiciário…
lídia
-24/09/2010 às 15:51
É preciso desmistificar esta história “edificante” e melosa, das esquerdas e adjacências, do metalúrgico analfabeto que chegou lá. Quantas pessoas das classes D,E e mesmo do lumpen conhecemos que superaram a origem modesta pelo próprio trabalho, esforço e, melhor, honestamente que estão aí no topo?
Não se menospreza a inteligência e a esperteza de Lula, mas ele não é uma pessoa admirável, respeitável e a quem as pessoas de bem apontariam como exemplo aos filhos. Lula, porque não tem superego, como bem disse o Reinaldo Azevedo, não tem limites. Quem não tem limites sofre da moleira, é doido mesmo e necessita ser contido, se preciso for, em camisa- de –força. Esse cara, desde os meus tempos de militância rebelde adolescente, nunca me enganou, nunca! Hoje, reservo-lhe o meu mais profundo desprezo.
Marcelo
-24/09/2010 às 15:51
Caro Reinaldo:
Primeiro gostaria de lhe agradecer por nos ajudar a pensar e assim desvendar a verdade por trás dos mitos, ou das mentiras reiteradas.
Segundo, confessar que também acreditei nessa gente. Fiquei esperançoso com a vitória de Lula em 2002. Assim como muitos (que assinaram o manifesto da democracia), após os escândalos do Mensalão e da invasão do sigilo bancário do caseiro, nunca mais vou cair no conto deles.
O que me consola neste momento é que tem muita gente boa como você neste país. Infelizmente uma grande massa que é a que decide a eleição está alheia a estas preocupações, pensando em manter seus ganhos com o bolsa familia e seu maior poder aquisitivo.
“O preço da liberdade é a eterna vigilância”, principalmente se os resultados das eleições confirmarem as previsões
Cris Azevedo
-24/09/2010 às 15:49
Lucia é sdaquelas criadas nas fefelichis da vida, que não foram ensinadas a pensar, nem analisar nada. Só sabe repetir as baboseiras que aprendeu por lá, naqueles tempos de outrora e não consegue ir além.Parece até que nunca mais leu um livro na vida.
Enganou por bastante tempo.
GABRIEL LAREDO
-24/09/2010 às 15:48
CERTAMENTE O FRANKLIN GOEBBELS ATUOU NO ESQUEMA DO SINDICATO. ENQUANTO ISSO, GOEBBELS JR. MANTENDO O ESQUEMA LULINHA E ISRAEL GUERRA ESTAVA ARMANDO MAIS UMA CHUPETA PARA SUGAR DINHEIRO DO POVO.
FIQUEM ATENTOS AOS PARADOXOS DOS HIPPOpotamus DA IMPRENSA VERMELHA!
Marcelo
-24/09/2010 às 15:43
Sempre achei Lúcia Hippólito a rainha das obviedades. Comentarista político que não consegue passar daquilo que eu mesmo converso com meu amigos na mesa do bar, e ainda assim ter uma coluna na CBN, isso sim é paradoxal!
Adelinha Aguiar
-24/09/2010 às 15:43
Belo artigo realmente.
Ontem no Clube Militar do Rio, uma bela demonstração de que pessoas inteligentes e compromissadas com o Brasil, aprendem com os erros do passado como diz Reinaldo.
O Presidente do Clube Militar, tradicional casa da representatividade pelas instituições republicanas, na pessoa do Gen Ex Renato Cesar Tibau da Costa, abriu do clube para mais de 400 pessoas, entre autoridades, empresários, intelectuais, militares e representates de classes para debater a Liberdade de Expressão que vem sendo achacada pelo Presidente Lula e caterva.
Vale lembrar que eu bati boca com um grupo de petralhas.
Quando cheguei na porta do Clube e não acreditei que os atuais projetos de ditadores, enviaram seus cães para latir contra o propósito do debate e contra as pessoas que ali estavam por livre e expontânea vontade, cumprindo um dever civil em favor da Constituição brasileira.
Foi muito para minha cabeça, ver as palavras ensaiadas por uma representante da UNI (que foi lá paga com o erário ou alguém vai me dizer que eles vão a algum lugar latir sem que pingue nas mãos sujas, o suor dos contribuintes?) que gritava um texto decorado e a cada frase seu eco multiplicado pelos seus 12 seguidores. Sim, representavam o 13. Treze PETRALHAS vociferando contra a Democracia e a liberdade de expressão.
Eu me meti no meio do grupo e fui tomar satisfação do porque daquela orda, ali em frente do Clube, onde estava acontecendo o encontro. Nem preciso dizer como eles foram agressivos. Eu disse a ela que os propósitos poderiam ser os mesmos. O grupelho berrava pela “democratização” dos meios de comunicação que nada mais é para essa gente do que a estupidez do fim dos meios de comunicação. Tão primários, levando em seus cartazes de cartolinas, palavras de ordem contra a Rede Globo de Televisão. Se eles estivessem ali, imbuídos da mesma causa, certamente estariam lá dentro engrossando fileiras pela Democracia e não pela “demo-cratização” dos meios de comunicações.. Mas o que se via era uma grande diferença: eu tinha ido ali por livre e expontânea vontade e ela por dinheiro.
Nem pagos conseguiram levar um grupo maior.
Eles partiram para cima de mim, acusando-me de pertencer a elite branca.
Gritando orquestradamente que eu era uma: vendida, vendida… !
Hermes
-24/09/2010 às 15:42
Será que heródoto e lucia(minusculos) são propfessores de História de verdade?Fui aluno do “professor”heródoto.Parecia,na época,engracado.Hoje ele acha graca do”motoristo”da candidata do presidentinho.Nada de relevante aprendi com este sr. Da sra lúcia o sr Reinaldo já disse tudo muito bem.
Sergio
-24/09/2010 às 15:41
Pelo menos hoje os militares podem se manifestar LIVREMENTE sobre a democarcia.
ivanor
-24/09/2010 às 15:40
Paradoxo maior é ouvir em idos não tão distante, em que Sarney era ladrão para o Lulla. Paradoxo era o Lulla dizer; “Roseana tá bem nas pesquisas porque a Globo é do Sarney, o SBT é do Lobão… ” E agora lulla tem TV também e paga com dinheiro dos nossos impostos. Confirme Franklin o contrário, peça ajuda ao publicitário Claudius.
Adelinha Aguiar
-24/09/2010 às 15:37
Belo artigo realmente.
Ontem no Clube Militar do Rio, uma bela demonstração de que pessoas inteligentes e compromissadas com o Brasil, aprendem com os erros do passado como diz Reinaldo.
O Presidente do Clube Militar, tradicional casa da representatividade pelas instituições republicanas, na pessoa do Gen Ex Renato Cesar Tibau da Costa, abriu do clube para mais de 400 pessoas, entre autoridades, empresários, intelectuais, militares e representates de classes para debater a Liberdade de Expressão que vem sendo achacada pelo Presidente Lula e caterva.
Vale lembrar que eu bati boca com um grupo de petralha.
Quando cheguei na porta do Clube e não acreditei que os atuais projetos de ditadores, enviaram seus cães para latir contra o propósito do debate e contra as pessoas que ali estavam por livre e expontânea vontade, cumprindo um dever civil em favor da Constituição brasileira.
Foi muito para minha cabeça, ver as palavras ensaiadas por uma representante da UNI (que foi lá paga com o erário ou alguém vai me dizer que eles vão a algum lugar latir sem que pingue nas mãos sujas, o suor dos contribuintes?) que gritava um texto decorado e a cada frase seu eco multiplicado pelos seus 12 seguidores. Sim, representavam o 13. Treze PETRALHAS vociferando contra a Democracia e a liberdade de expressão.
Eu me meti no meio do grupo e fui tomar satisfação do porque daquela orda, ali em frente do Clube, onde estava acontecendo o encontro. Nem preciso dizer como eles foram agressivos. Eu disse a ela que os propósitos poderiam ser os mesmos. O grupelho berrava pela “democratização” dos meios de comunicação que nada mais é para essa gente do que a estupidez do fim dos meios de comunicação. Tão primários, levando em seus cartazes de cartolinas, palavras de ordem contra a Rede Globo de Televisão. Se eles estivessem ali, imbuídos da mesma causa, certamente estariam lá dentro engrossando fileiras pela Democracia e não pela “demo-cratização” dos meios de comunicações.. Mas o que se via era uma grande diferença: eu tinha ido ali por livre e expontânea vontade e ela por dinheiro.
Nem pagos conseguiram levar um grupo maior.
Eles partiram para cima de mim, acusando-me de pertencer a elite branca.
Gritando orquestradamente que eu era uma: vendida, vendida… !
Aliced
-24/09/2010 às 15:32
É o que eu estava esperando, os militares se manifestarem a favor da democracia, a favor do Brasil. Parabéns pela sensatez. Só nos falta o judiciário!
c
-24/09/2010 às 15:28
Muitas pessoas que coverso, mudarão seu voto para Marina porque inspira mais confiança. Tirando assim votos da Dilma. É um efeito que já se sente no RS pois a indignação é grande com as notícias da Casa Civil. Isto deve ser só a ponta do Iceberg. Gostaria que ganhasse ela mas sei que não teria estrutura de governo para comandar o país. Ela represanta para mim uma pessoa direita. Se der segundo turno votarei no Serra mas sem muita vontade pois nos governos deles também teve muita denúncia. Mas eu não votaria em hipótese alguma em governo que se diz socialista mas é um bando de aproveitadores iguais ao que eles reclamavam. Ontem vi a foto da Dilma com o Palocci rindo a toa. Mas este um aí não era o cara que pagou o pato de entrar em dados dos outros ?
Zé Augusto - Goiânia
-24/09/2010 às 15:27
Na maioria das vezes, o comentário da Lúcia Hippolito é idiota e superficial!
manzano
-24/09/2010 às 15:26
É assim mesmo,Reinaldo,acontece com pessoas que tinham mania de lamber beirada de penico quando eram crianças.
Vera L.
-24/09/2010 às 15:20
Reinaldo,
Faz tempo já notei esses “paradoxos” em Lucia Hipólito. Analisa, analisa e PIMBA, acaba concordando com cada uma desse governo. E o pior de tudo que eu acho é a ironia onde NÃO cabe ironia, mas respeito pelas Instituições, as Forças Armadas devem ser respeitadas, e em uma DEMOCRACIA mais ainda, se são democráticas mais ainda porque temos a certeza que não vão dar GOLPES COMO LULA E O PT estão querendo fazer. Eles sim são GOLPISTAS, e tudo o que você disse de Lula está certo, o ódio dele tem método, o texto todo está muuuuuito bom.
Dia desses vendo um programa da Globo News onde ela comenta sobre política, veio uma malinha falando diretamente de Paris, Joana Calmon, a moçoila fazendo PIADA do Papa,da Igreja Católica devido a viagem de Bento 16 que teria que pagar ingresso. Um sarcasmo, comentários chulos, dela, da moçoila e do outros participantes… Ah NÃO agüentei, lasquei um comentário mostrando que elas conheciam da IC só a pedofilia que eu TAMBÉM CONDENO e MUITO, o RESTO NADA. Aí fiz um histórico resumido claro, de tudo o que a Igreja Católica e o Papa fazem no mundo pelas pessoas que mais precisam e nada sobre padre esquerdopata. Mas o que conheço mesmo. Aproveitei para dizer que elas podiam ali falar do Papa, dos católicos, rirem, porque nós católicos não iríamos pedir a cabeça de ninguém e nem explodir bombas. Estou relatando isso para você ver que a “moça” não é dada a respeitar as Instituições, pega só nos erros, que eu condeno também, para desqualificar mais de um bilhão de fiéis e que respeitam sua Igreja e o Papa. Se tem bispo e padre que não prestam, a Instituição não pode ser esculachada como foi.
GABRIEL LAREDO
-24/09/2010 às 15:20
E PENSAR QUE JORNALISTAS FORAM UM ESTEIO CONTRA O GOVERNO MILITAR, QUE MESMO SOB CENSURA ESCARAFUNCHARAM TUDO, QUE PROTESTARAM CONTRA A MORTE DE WLADIMIR HERZOG…SERIAM OS MESMOS QUE HOJE APOIAM O NAZIPETISMO? NÃO! AQUELES ERAM HEROIS E ESTES SÃO CALHORDAS.
NÃO DEIXAREMOS IMPLANTAREM A DITADURA NAZI-FASCISTA-PETISTA!!!
Diogo Federer
-24/09/2010 às 15:18
Rei, por favor, gostaria de ler seu comentário á entrevista de Plínio de Arruda Sampaio ao “Bom Dia, Brasil”. Coitado, foi humilhante.
morg
-24/09/2010 às 15:17
Roriz anuncia que desiste de eleição e lança mulher ao governo do DF no G1.
Este colocou a “muié” mesmo…
morg
Turismo Hospitalar
-24/09/2010 às 15:16
Disse tudo e amis um pouco
mrbooz
-24/09/2010 às 15:16
Fantástica a capa do Extra.Muito boa mesmo.
Diogo Federer
-24/09/2010 às 15:15
Parabéns Rei. Acho que deveriam relacionar os “jornalistas” que estavam na vergonhosa manisfestação, para que os leitores tenham conhecimento sobre comprometimento deles, se estão com o estado de direito ou com o partidão.
mrbooz
-24/09/2010 às 15:15
Ô, Reinaldo! A gente quer ver o encontro.Não tem um link, site, qualquer coisa que dê para assistir?
adriana
-24/09/2010 às 15:12
Reinaldo
Somente para comentar que falei com meus pais por telefone ontem e eles amaram a tarde de ontem no Clube Militar!
Parabéns a vc e ao demais participantes do Painel por um evento tão bacana, oportuno e importante .
Adriana
morg
-24/09/2010 às 15:10
O que nós preferimos?
- Lula é bonito
- Bonito, hein, Lula…
http://extra.globo.com//_img/capas/capa.asp
morg
Praiana
-24/09/2010 às 15:10
Seus textos, sempre tão claros e lúcidos, são um alento nesses dias atuais.Enfim, temos idéias que também, nos fazem pensar.
alfredo
-24/09/2010 às 15:09
Permita-me o dono do espaço. Comentário meio atrasado.É a respeito do assunto, escrito anteriormente: Vão botar para f… , abordando o escândalo no Tocantins. Movimento do grupo até na alta corte, presidente e candidata. Isso é grave, gravíssimo.
Daniel
-24/09/2010 às 15:07
José Dirceu está de fato muito preocupado. Não fosse os bons meios de divulgação de notícias em nosso país, não teria que abandonar seu cargo no governo. Agora, certo de que aprendeu a lição, tornou-se um “mártir” na luta pela censura à liberdade de imprensa. Assim, “depois de concretizar sua paranoia”, conseguirá apossar-se daquilo que “é dele” e que foi impedido de pegar.
Osmar
-24/09/2010 às 14:59
Reinaldo, mais uma vez apaluado-o de pé e gritando “Bravo!!”, nos dois sentidos da palavra: pela beleza do artigo e pela coragem do articulista. Parabéns! E muito obrigado por dizer tudo aquilo que eu gostaria, mas para o que me falta o talento.
Coelho
-24/09/2010 às 14:57
Obrigadão ao Morg pelo link do JORNAL EXTRA DO RIO e PARABÉNS ao JORNAL pela criatividade. GENIAL!
A Língua! - Não posso chamar de professores os dos sindicatos
-24/09/2010 às 14:57
NÃO POSSO CHAMAR DE PROFESSORES E JORNALISTAS ESSES DOS SINDICATOS QUE SÃO MÁSCARAS PARA ATRAIR O POVO PARA SE SENTIR REPRESENTADO PARA ASSIM FICAR EXCITADO EM DAR CONTRIBUIÇÕES AO PARTIDO DOS BANDIDOS DO NARCOTERRORISMO.
.
.
.
OLAVO DE CARVALHO JÁ DIZIA: “O PT É UM PARTIDO QUE NÃO PODE EXISTIR”.
.
O PT REPRESENTA TANTO O POVO QUANTO À IGREJA UNIVERSAL REPRESENTA DEUS… ENTENDERAM ???
Fernando
-24/09/2010 às 14:53
Veja, Reinado Azevedo, esta notícia, UMA BOMBA!, publicada pelo jornalista Helio Fernandes,hoje:
“A DÍVIDA EXTERNA QUE NÃO FOI PAGA
Há meses, o presidente Lula, eufórico e delirante, declarou: “Diziam que a DÍVIDA EXTERNA era IMPAGÁVEL, já liquidamos tudo, NÃO DEVEMOS MAIS NADA“. Deixei passar algum tempo, mostrei os números verdadeiros, irrefutáveis, que não podiam ser desmentidos. E que eram os seguintes.
O Brasil tinha num banco da Suíça, 240 BILHÕES DE DÓLARES e a DIVIDA era mais ou menos de 200 BILHÕES. Portanto PODIA HONRAR A PALAVRA PÚBLICA E TER PAGO A DÍVIDA EXTERNA. Só que não pagou, como revelei e vou confirmar.
Por causa de INTERESSES INTERNACIONAIS, Lula não pagou nada. Manteve os 240 BILHÕES DE DÓLARES como RESERVA, com a justificativa: “Precisamos dessas RESERVAS para garantir PRESTÍGIO INTERNACIONAL, e consolidação da economia, “NO CASO DE NOVA CRISE“.
Então, a situação foi MENTIROSAMENTE revelada pelo presidente. Não pagou nada, o Brasil aumentou a DÍVIDA, que está em 220 BILHÕES, pagando juros altíssimos. E as RESERVAS do Brasil, dados oficiais mostrados pelo secretário do Tesouro (um cidadão acima de qualquer suspeita) estão em 267 BILHÕES. De dólares.”
************
“Minhas fontes não conseguiram saber se os juros de 2 por cento foram mantidos. E olha que são fontes maravilhosas. Uma delas, ainda do tempo da Tribuna de papel) estava em Zurich, viu um filho de Lula entrar no banco mais importante de lá, me passou imediatamente a notícia. Publiquei, com o título: “O QUE O FILHO DE LULA FAZIA NUM IMPORTANTE BANCO DA SUÍÇA?” Nenhum comentário de qualquer jornalão, nenhuma contestação do Planalto-Alvorada.”
**********
Portanto, mais uma grande mentira que o atual quer impingir na cabeça dos brasileiros. A matéria completa está no site dele: http://www.tribunadaimprensa.com.br/
mrbooz
-24/09/2010 às 14:52
Só acredito que isso esteja ocorrendo porque é você a informar.Lamentável que chegamos a isso.
anônimo
-24/09/2010 às 14:50
Reinaldo,militares que deram a vida pela democracia ao longo da história(dona Lúcia deveria saber…)e suas famílias agradecem sua inteligência e,por consequência, falta de preconceito.A dita já acabou há décadas,literalmente,mas não passa um dia em que não soframos agravos.
Indignada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
-24/09/2010 às 14:49
Sempre achei a Lúcia, uma mulher inteligente. Mas de uns tempos para cá, parece que anda meio acovardada. Porquê será?Já escrevi isso aqui. Ela é dona do Colégio Andrews, que fica aqui na Zona Sul do Rio, seu marido é o professor Flexa Ribeiro; sei lá por baixo desse angu tem caroço. Eles dependem da burocracia do estado, que está nas mãos desse tal de Cabral e sua torpe trupe.
Laura
-24/09/2010 às 14:49
Link da Capa do jornal Extra do Rio
http://ht.ly/2Jmda
simone
-24/09/2010 às 14:46
Sem palavras
Seus textos são maravilhosos, irretocáveis, lógicos, óbvios,enfim, um deleite lê-los
paulo carvalho
-24/09/2010 às 14:46
Caro Rei: falta só um dia…
Edson De Oliveira
-24/09/2010 às 14:46
Bravo, tio Rei. Uma resposta a altura de quem não quer ver o óbvio! Aquele velho ditado de que pior cego é aquele que não quer ver (por pura conveniência!).
Didix
-24/09/2010 às 14:45
Ah … ela deve ter levado uns gritos no pé do ouvido de algum militar à época e ficou putinha até hoje.
Ô Lucia Hipilito! Vai lavar provada de banheiro vai.
Maria Cristina SP
-24/09/2010 às 14:45
24/09/2010
Em São Paulo, tucanos encenam “quadrilha da Dilma”
Cerca de 25 integrantes dos movimentos de juventude do PSDB, PMDB e PPS reuniram-se na manhã desta sexta-feira em frente ao Teatro Municipal de São Paulo, no Centro antigo da cidade, para realizar o ato ‘jovens contra corrupção’. Eles apresentaram o que chamaram de ‘quadrilha da Dilma’, espécie de sátira de um arraial de festa junina, segundo o portal Terra.
Personagens como Vilma Duchef, o rei Mulla, o senador Faltante, além do Mano Soquinho, Jesuíno e Erenice Guela se uniram a jovens usando narizes de palhaço, perucas, bigodes falsos, máscaras, chapéus de bobo da corte e de palha para satirizar os escândalos de corrupção no governo. Os integrantes do movimento seguravam placas com os dizeres ‘impunidade’, ‘dinheiro na cueca’ e ‘apagão aéreo’. O jovem que fazia uma caricatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva estava com uma máscara e uma coroa de rei.
O cenário, pendurado nas redes que cercam as obras de revitalização do teatro, era estampado com as capas da revista Veja e dos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de São Paulo com as manchetes do caso Erenice e das violações de sigilo na Receita Federal.
Os animadores imitando personagens do programa Pânico da TV, como Freddy Mercury Prateado, Marília Gabrierpis, e Charlão, atacavam o governo e brincavam com as pessoas que pararam para assistir a manifestação. ‘A corrupção está sendo feita a duas portas da sala presidencial e ele diz que não sabe nada. Nós queremos um lugar onde as pessoas não dependam de ‘ajudinha’ e esmolas todo o mês’.
Um outro animador, mais escrachado chegou a dizer: ‘tenho uma denúncia bem seria. Fiquei sabendo que a Martaxa vai criar a taxa do cocô. A gente não vai poder pagar’.
Escrito por Magno Martins, às 13h42
Já estava passando da hora, rumo ao segundo turno…..
marcos girardi
-24/09/2010 às 14:42
Meu consolo nisto tudo, é: que bom que os militares podem se reunir para defender e que bom que a dita esquerda pode falar bobagens.
Já houve tempo em que metade disto já daria em paredão. VIVA A DEMOCRACIA.
PREFIRO UMA DEMOCRACIA BURRA QUE UM DITADURA COMVICTA.
Parabéns Reinaldo.
SILVIO
-24/09/2010 às 14:39
PARABÉNS A CAPA DO JORNAL EXTRA DO RIO….
MAS, EM COMPENSAÇÃO, O STF FEZ O MAIOR PAPELÃO NA” HISTÓRIADESTEPAIZ”. PRATICAMENTE, LAVOU AS MÃOS E PERMITIU SUSPEIÇÃO DE APOIO AOS PROTEGIDOS DO INDICADOR. FOI UM AGRADECIMENTO A LULLA POR TÊ-LOS INDICADO???
O MIN TOFFOLI, APÓS TODA A DIVULGAÇÃO, JÁ DE DOMÍNIO PÚBLICO, “PEDIU VISTAS AO PROCESSO”…VERDADEIRA PALHAÇADA..ESTAMOS MAL. CADA VEZ PREPARAMOS MAIS O TERRENO PARA A DERRUBADA DA DEMOCRACIA, QUE A CADA DIA FICA MAIS POBRE….
Jmendes
-24/09/2010 às 14:34
Acabei de ler de novo. Excelente texto. Um dos melhores desde sempre.
José Augusto
-24/09/2010 às 14:34
Reinaldo, na verdade não sei o que aconteceu com a Lúcia Hipólito. Ela era uma comentarista que dava opiniões interessantes, era coerente (ainda que, por muitas vezes, discordasse dela)… Mas, do fim do ano passado para cá, sei lá! Foi marcante, para mim, quando ela defendeu de maneira estranhíssima, com unhas e dentes, a indicação de Dias Toffoli para o STF. O locutor da CBN, Roberto Nonato, ficou até sem jeito, me lembro bem. Ele questionou se não era inconveniente o LulAnta indicar alguém que não tinha mestrado ou doutorado para o STF e ela surtou! Disse que era mesmo um tribunal político e o Presidente tinha o direito de nomear quem ele bem entendesse, etc. Para mim, ela entrou na mesma turma de comentaristas que tenho o prazer de ignorar, como Cristiana Lobo, Eliane Cantanhede (simpatizante do Chavez); Fernando Rodrigues (petista de coração); Kennedy Alencar (argh!- já ouvi ele dizer que tem “muito respeito” pela “geração” que PEGOU EM ARMAS na época da ditadura), entre outros manés da imprensa. Em contrapartida, Dora Kramer só sobe no meu conceito. Ela tem um raciocínio claro, é intelectualmente honesta, nunca a vi ser incoerente e quase sempre concordo com o que ela diz. E olha que já a acompanho há um bom tempo, no Estadão e na Bandnews FM. O Merval Pereira, seu companheiro de bancada de ontem, sempre manda bem. É inteligentíssimo e é, sem dúvidas, o segundo melhor analista político do Brasil-perdendo apenas para você, naturalmente.
Roberto Xavier
-24/09/2010 às 14:33
Estimado amigo dos cerebrados, essa tal de Lucia Hipolito nada mais é do que uma espécie de Narcisa Tamborindeguy que pensa que é jornalista e, pior ainda, que acredita que entende de politica. Obs:- Parabéns pela iniciativa.
Marcus Meyer
-24/09/2010 às 14:32
Nenhum destes jornalistas fraquinhos, que não concordam com os veículos em que trabalham, são obrigados a permanecer em seu empregos. Se eu não concordo com a filosofia da empresa em que trabalho apenas peço as minhas contas! Eles, em protesto, podem fazer o mesmo e ir trabalhar em algum jornaleco ou panfleto de esquerda que paga a merreca que merecem!
Ricardo
-24/09/2010 às 14:28
Reinaldo
muito bom o texto mas acho que cabe um reparo, o quadro Saturno não é do Goya e sim de Peter Paul Rubens e esta exposto no museu do Prado em Madri.
mac z
-24/09/2010 às 14:26
Lúcia… ela começou no num blog lá?… mal começo…
morg
-24/09/2010 às 14:25
Por falar em jornais e liberdade de imprensa, penso que vale a pena conhecer a capa de hoje do jornal Extra do Rio: http://extra.globo.com//_img/capas/capa.asp
Com a inteligência que há muito não via na imprensa.
morg
Abdução
-24/09/2010 às 14:23
Quando Lúcia Hipólito era uma das “meninas do Jô”, era a que mais criticava os escândalos dos “anos do lulla”. Depois que extinguiram o quadro, não consegue mais nem distinguir a diferença entre democracia “ameaçada” e “extinta”. Dá até para desconfiar. Pelos seus últimos comentários na CBN, sinto que foi abduzida pelo petralhismo, pois anda torcendo pelos bandidos. Quanto aos “paradoxos” da era lulla, são paradoxos de araque. Por exemplo: “Paradoxo” Lulla - (fingir) defender a democracia e, ao mesmo tempo, chamar a imprensa (a que divulga os fatos) de “do contra” e “golpista”. Afinal, estamos ou não estamos no tempo em que a realidade é falsa?
Diogo Terra França
-24/09/2010 às 14:21
Reinaldo, parabéns pelo (brilhante) artigo. Está, simplesmente, excelente! Apenas comentando o final dele, na parte que fala do regime de “governo” cubano, gostaria de citar resposta do meu pai a um amigo que defendia o “modelo de governo” cubano, ressaltando a (suposta) melhora da medicina e da educação daquele país após o golpe de estado que colocou o barbudo (não o nosso, mas o deles - Fidel Castro) no poder. Meu pai simplesmente disse a ele (seu amigo) que, realmente, era visível a melhora, e, de tão significativa, é que se vê, atualmente, velhinhas de 90 anos de idade se jogando ao mar da Flórida para atravessarem o caribe e chegarem àquele belo país chamado Cuba!!!!!
Regina
-24/09/2010 às 14:21
Reinaldo, você já viu a capa do jornal Extra?
Genial!
http://extra.globo.com//_img/capas/capa.asp
Paula
-24/09/2010 às 13:55
Caro Reinaldo,
É tão bom ler o q vc escreve! Como vc destoa da maioria dos nossos “formadores de opinião”! Já a esquerda, bem, eles continuam seguindo a Stalin, q disse: “a morte de um homem é uma tragédia; a de um milhão é um dado estatístico”. O q a ditadura militar fez foi uma tragédia. O q os companheiros fizeram e fazem, é estatistica.
diego almeida
-24/09/2010 às 13:53
Reinaldo,
Não aprecio os comentários de Lúcia Hippólito, não são instigantes e mais parecem fofoquismo.
jacor1976
-24/09/2010 às 13:50
A dita “Cuja” no final do debate de ontem… nas considerações finais…em dois minutos… covardia tentar fazer isso com a “moça” … tentou puxar o saco das promotoras do debate … foi uma lambança que nem ela mesmo conseguiu entender nada do que quis dizer e …será que disse , não disse .. ou melhor … pensando bem … sei lá poh…acabou o tempo…
Daniel
-24/09/2010 às 13:48
Reinaldo, dê uma olhada: o cidadâo já subiu mais um degrau na auto-canonização, já está partindo pro patamar do nunca antes na história destaumanidade: http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2010/09/24/lula-destaca-feito-historico-da-capitalizacao.jhtm
Gabriel
-24/09/2010 às 13:45
Um off: o cineasta Daniel Filho comentou a indicação ridícula e visivelmente política do filme do Lula ao Oscar. No fim da declaração, ele diz: “Como é mesmo o nome do filme: ‘Lula, o dono do Brasil’?” Já imagino a chuva de xingamentos que estão sendo endereçados a ele.
Marco
-24/09/2010 às 13:42
Caro R. Azevedo : A L. Hipólito é filha de quem ? Tenho quase certeza q da ” Burguesia Estatal ” ! Se não me engano do BB. Ela é uma árdua defensora dos Monopólios Estatais. Papai e Mamãe deve agradecer , Tá na Dela, defedendo a Boquinha da família?
Abs.
Paulo
-24/09/2010 às 13:42
Não quero ser pessimista porém as núvens estão cada vez mais escuras. Quanto tempo ainda ficaremos assim, 70 anos como o PRI no México? A Imprensa conseguirá salvar o nosso País ou eles acabarão com ela antes?
Que Deus ajude o Brasil.
Sandra
-24/09/2010 às 13:41
Na ânsia de ver Dilma eleita, Lúcia Hipólito está passando por cima de gente digna: paulistas, Exército, intelectuais, ex-petistas, quem não vende valores por comida ou TV-LCD…
Lucas
-24/09/2010 às 13:40
Olá!
O meu comentário (o que vai abaixo deste) ficou horrível. Nota 5.
Um braço!
Revoltado
-24/09/2010 às 13:37
A democracia e manca porque permite que alguem que nunca foi eleita nem para vereadora seja indicada para ser a candidata da situacao, num regime mais parecido com ditadura e feudalismo. Alguem ja pensou em quesitos minimos para ser candidato a algum cargo, como se exige dos milhoes que se increvem em concursos publicos? Que tal se propor uma lei que um candidato a presidencia teria que ter sido eleito vereador, prefeito, deputado estadual, governador, deputado federal e so entao seria qualificado para tao nobre candidatura como governar um pais do porte do Brasil? Ai sim, a democracia comecaria a andar erecta e nao teriamos oportunistas desqualificadas no pareo.
Rex
-24/09/2010 às 13:30
Reinaldo, boa tarde: Parabéns pela participação do debate pela liberdade de expressão. Obrigado.
Está no portal Yahoo de hoje:
“Durante o Festival do Rio, diretor (Daniel Filho) diz que escolha do filme sobre Lula pode ter sido política”. Puxa vida, olha só, o que é uma pessoa inteligente hein? O que é o estudo não? E eu aqui, um comum mortal, nem tinha pensado nisso.
Uma frase como essa talvez explique o motivo pelo qual o Brasil esteja passando por esse pesadelo. Quer dizer, qualquer pessoa se sente no direito de nos chamar de palhaço.
Guilherme Outeiro
-24/09/2010 às 13:23
A capa do jornal Extra de hoje está imperdível, vale a pena dar uma olhada.
http://extra.globo.com
Lucas
-24/09/2010 às 13:21
Olá!
Há muito tempo eu tento entender de onde vem o poder que gente como Lúcia exerce sobre boa parte das pessoas. É uma força subjetiva: ela tem tanta consciência da própria superioridade existencial que acaba se impondo sobre, principalmente, os menos instruídos (aquela parcela da população que pensa que nasceu condenada a uma vida duríssima, senzala). Enquanto isso, gente como Lúcia teria sido “abençoada” (casa-grande, o que provaria sua “superioridade”, mérito de “outras existências”). Em meu trabalho, tenho de aturar gente assim todos os dias, e, por conta de minha condição social e das dificuldades que diariamente enfrento, chego a pensar que realmente é assim que as coisas são. Seria a ordem natural das coisas. É, talvez este seja também o segredo dos petistas: convenceram boa parte das pessoas de que são existencialmente superiores. Não sei. É, os répteis pararam de evoluir (ao menos de apresentar traços significativos de evolução) há um boooooom tempo (risos), porém estão aí e ainda vão permanecer por um boooooom tempo. Eu queria ter a tua força, Reinaldo! Um abraço!
Mauro Moreira
-24/09/2010 às 13:14
Há muito tempo não leio e não escuto comentários de duas Lúcias, a Hippolito e a Guimarães, ambas sempre tentando esconder simpatia pelos petralhas.
Ontem pude confirmar mais um petralha enrustido, o senhor Eugenio Bucci, seu artigo no Estadão entitulado “Por um pingo de serenidade” nos pede serenidade diante das atitudes irresponsáveis do senhor Lula. Diz: “Enfim, é possível entender o tom furibundo do maior eleitor de Dilma. É possível, também, criticá-lo. A pessoa do presidente tem direito de se irritar com o noticiário. Tem até o direito de processar jornalistas. Mas o chefe de Estado não deveria semear o ódio, conclamando o povo a “derrotar” órgãos de imprensa. Não que isso ameace a ordem democrática. Não exageremos. Temos ampla liberdade de expressão no Brasil. Mesmo assim, vale anotar: essas declarações presidenciais, ainda que explicáveis, são inaceitáveis”. Como vemos, tenta-se de todas as maneiras separar a pessoa do presidente do cargo que ocupa e assim justificar suas atitudes, miniminzando sempre a gravidade de suas atitudes. O “não exageremos” do texto é para nós. O “Não que isso ameace a democracia. Não exageremos”, é de lascar. Se Lula e o PT conseguirem controlar a imprensa como desejam, talvez só os jornalistas amestrados como Lucia Guimarães, Lucia Hippolito, Eugenio Bucci, Heródoto Barbeiro e companhia terão o direito de escrever e falar. Sempre a favor, é claro.
CARTILHA DO PARADOXO
-24/09/2010 às 13:13
Tem sido o trabalho dessa moça. Ultimamente então, nem se fala … e ainda por cima com sotaque e acento bem enjoativo. Tá todo mundo cansado da verdade-de-encomenda
As falas dela já adquiriram o tom de pregação, muito mais do que notícia ou comentário.Essa sim deveria aprender a ser mais isenta, mais plural, quem sabe.
Heitor
-24/09/2010 às 13:13
Lúcia Hipólito acredita que tudo está normal.
Tudo vai de vento em popa?
Cinco do STF querem seguir a Constituição e acham que os outros cinco não a seguem. Sendo que, a Constituição diz, e a Ficha Limpa repete. No entanto está errado. O que está errado? Acharam uma pulga no dorso do lobo. Então correm todos do Estado de Direito em salvamento do Lobo.
Quem segue quem, seguem a lei, qual lei, a ordinária ou a Constituição?
Os lobos sempre seguiam os cordeiros, mas, com a Lei da Ficha Limpa, os cordeiros quiseram mudar este Estado de Direito dos lobos que seguem os cordeiros.
Você é lobo ou é cordeiro?
Você defende os cordeiros ou Estado de Direito da natureza?
Barbárie, mesmo?
Indignado
-24/09/2010 às 13:12
l,Interessante que “jornalistas” que defendem a censura recebem para isso, ou via BNDES ou via EBC.
No primeiro contrato foram 1,2 milhão e agora 30 mil mensais por 6 meses.
E no blog ele quer passar por santo.
É muita cara de pau do nanico de mão peluda.
Gustavo
-24/09/2010 às 13:11
Reinaldo por que os bons jornalistas não tem voz nesse sindicato? O que os afasta dos sindicatos?
Diogenes
-24/09/2010 às 13:08
Não concordo com 95% do q é tido neste blog, porem admiro este blog por ver q atualmente o scriba do mesmo é o unico q faz de fato oposição ao governo. Pois se os senado e deputados de oposição fossem mais destemidos. Hj. o sr. Lula não teria 80% de aprovação. O lula tem tamanha aprovação muito mais pela falta de oposição do q pelos seu atos de governo.
ricardo
-24/09/2010 às 13:08
a Lúcia esta como os institutos de pesquisa: fazendo os devidos ajustes na reta final para diminuir o tamanho do vexame…eheheh
Rose Perito
-24/09/2010 às 13:05
“Nunca antes na história da humanidade fizemos um processo de capitalização da envergadura que a Petrobras está fazendo … Não foi em Londres, não foi em Nova York. Foi em São Paulo que a gente consagrou o maior processo de capitalização do capitalismo mundial” (Lula na Bovespa - 24/09/2010).
Lula NUNCA NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE ’se achou’ tanto. Pena que para o que realmente importa ele não está ‘nem áo’.
Climazzen
-24/09/2010 às 13:02
Não ha como olhar pra cara daqueles sujeitos do Vox Populi e não vê o lulismo e o comunisto estampado nos olhos deles, a cara cinica daquele tal João, que faz comentarios na Band/Iga e tambem o jornalista do IG, não disfarça o amor dele pelo Lula e Dilma. Num país serio pesquisas mentirosas como a que eles divulgam todo dia não seriam permitidas. Entra dia e sai dia, e eles dizem entrevistar 500 pessoas diariamente, mas, os indices não mudam nem uma virgula. A Dilma não sai de 51%, o que não se vê é alguem que tenha sido entrevistado pelos pesquisadores desse tal Vox PT.
Mineiro pasmo
-24/09/2010 às 13:00
Reinaldo, dá uma olhada nesse link, por favor?
http://eleicoes.uol.com.br/2010/cola-eleitoral/
fui fazer minha cola pra votação e olha só a surpresa: SÓ APARECE A CANDIDATA DO PT!!! Imagino que o site esteja em manutenção, mas brincadeira, programador vsual Petista!!! E o partido acusa a Folha de partidária! so se for do PT. afff
Antonio Luiz Medeiros
-24/09/2010 às 12:57
Faço minhas, as palavras do Ricardo.
José Ribeiro Neto
-24/09/2010 às 12:56
Fosse eu jornalista, a primeira coisa que faria seria retirar o meu nome como sindicalizado. Afinal, ninguém melhor que os jornalistas para estarem informados acerca de praticamente todos os setores da atividade humana: política, economia, administração, corrupção, cidadania, voto independente. Lamentavelmente, setores do jornalismo, geralmente chapa branca ou simpatizantes do socialismo, estão defendendo a extinção de sua própria profissão, pois jornalismo sem isenção, imparcial e apartidário, é aquele que demonstra a verdade das coisas, que fiscaliza os três Poderes, apontando as irregularidades porventura cometidas, ainda que se tratem de suspeitas, porém, com indícios fortes.
Armando
-24/09/2010 às 12:56
mas que texto maravilhoso,Reinaldo. O Brasil precisa de mais jornalistas como você, Augusto Nunes, Olavo de Carvalho, Jorge Serrão, Adriana Vandoni e tantos outros, que juntos, mostram a verdadeira cara desses nazi-petralhas socialistas et caterva.
Marci Porto Mendes
-24/09/2010 às 12:56
Reinaldo Azevedo que explanacao perfeita sobre os comentarios da L.Hipolito; nao tem coerencia nem sentido… ela e pequena burguesa com atitudes paradoxais, isso sim. Parabens Reinaldo..
Brasilsempre
-24/09/2010 às 12:55
Lula, o pigmeu da democracia brasileira, se mostra mais e mais, em todo seu despudorado esplendor e magnífica pequenez, ao se opor à liberdade de expressão, seja da imprensa, da oposição, de quem não pactue com suas idéias de elementar ignorância, do “faço tudo que eu quero”, de mimado inconsequente e não domesticado, do mais abjeto e desprezível ditadorzinho, caricata figura, candidata a múmia incensada em raras especiarias e envolta em panos caros, a se perder nos escaninhos da História. Quem sabe, aí, se cale este grande pigmeu da Democracia.
Defender a Democracia e a Liberdade de ser, este é dever de todos nós: por isto queremos Lula e seu partido longe do Planalto, em alguma região abissal qualquer.
joão carlos.
-24/09/2010 às 12:54
Errata: Onde se lê:”A história é reescrita”, lei-se : A história é reformada de tempos em tempos por causa de novas constatações científicas e/ou testemunhais. Mas, cá entre nós , esses petistas também não estão se achando para querer reescrever a história recente deste país.
Anônimo
-24/09/2010 às 12:48
Ah! Sim, Reinaldo, quando alguém diz que se trata de um paradoxo é o mesmo quando um médico, depois de lhe examinar, diz que seu problema físico é de fundo emocional. Durma com esse barulho…
reynaldinho
-24/09/2010 às 12:48
Não é paradoxal, a comédia no sindicato dos jornalistas é velha,há trinta e cinco anos atrás foi lá a primeira reunião da Associação “Cultural” josé martí,ou seja a gêneses do forum de são paulo.Estão fazendo o de sempre.Eu não sei escrever mais a tia e o tio não sabem pensar.Um grande abraço e sou agradecido ao tempo que vc “perde” com a nossa nação,vc pode ter certeza de uma coisa ontem os blogs ficaram paralizados a sua espera,e parabéns a todos que aqui se encontram para passar as informações do dia a dia da vida do brasileiro,O Brasil tem cérebro,e é lógico que não é o do molusco.Vc reinaldo,olha,vê e entende as coisas e sabe explicar o que entendeu só de ter visto,de forma clara,lógica e incontestavel sem imposição de ideias,mas com a razão.Esses imbecis tem de saber que a nação brasileira não é o que passa na cabeça de …LULA,a nação brasileira tem de ter rumo prévio e honestidade.
Gottardello
-24/09/2010 às 12:46
Gostaria que alguém respondesse à seguinte pergunta: quando o presidente da nação sai em caravana para fazer comícios em favor de sua candidata, ele utiliza todo o aparato de segurança e a logística operacional da presidencia, utilizando-se do avião presidencial, seguranças e tudo o mais que o presidente tem direito como presidente, e não como garoto propaganda de uma candidata. Então a pergunta é: QUEM PAGA ESSA CONTA? Eu acho que somos nós, os contribuintes. Alguém pode me responder sobre isso?
Amapola
-24/09/2010 às 12:46
Rei, tem muita barata escapando da dedetização, Reinaldox nelas!
Sergio Accioly
-24/09/2010 às 12:40
DURVAL - 24/09/2010 às 12:09
Reinaldox nelle!
Ricardo
-24/09/2010 às 12:35
Parabéns pelo texto. Não há mesmo contradição alguma nos eventos que assistimos nos últimos dias. Há tática, método, meio para se atingir um objetivo claro: censura à imprensa, eliminação dos opositores (se puderem, o fariam de forma física!) e implantação de um regime governado por um partido único, dono da razão (”Moderno Príncipe”).
ricardo
-24/09/2010 às 12:34
Durval 12:09, acho que você errou de blog….
joão carlos.
-24/09/2010 às 12:33
O tempo é o senhor da razão. A história se reescreve de tempos em tempos. Quem for vivo verá.
Ricardo G
-24/09/2010 às 12:32
Os militares nunca pretenderam se perpetuar no poder como os fidéis da vida.
A saída foi adiada por necessidade de derrotar o terrorismo e talvez tenha sido lenta.
Não há “ditadura derrotada”
Mãe Brasileira
-24/09/2010 às 12:28
Dá orgulho poder ler e comentar no blog, matérias como esta nos dão esperança que nem tudo está perdido.
quanto a LUCIA HIPOLITO, é uma rematada chata de galocha, esnobe e quem sabe procurando cavar um carguinho no Planalto.
Agora veja o quê dá vontade de sair correndo deçepais.
Na falta de homens dignos, sobram os chorões e covardes.
Osmar Dias pede
carinho a Pessuti
Sexta-feira, 24 de Setembro de 2010 – 10:54 hs
Nunca antes na história do Paraná se viu um candidato a governador tão choroso e tão pedinte de carinho e proteção quanto Osmar Dias.
A foto diz tudo:
http://www.fabiocampana.com.br/
DALVO - dalvojrossi@yahoo.com.br
-24/09/2010 às 12:27
Reinaldo, a jornalista Lúcia Hipólito é o que poderíamos chamar de jornalista demagoga ou ainda para que diploma universitário em jornalismo para exercer a profissão, se uma jornalista que participa diariamente do jornal de CBN e regularmente de programas da GloboNews, pauta suas falas em “slogans” e chavões.
atojr
-24/09/2010 às 12:25
REINALDO, VOCÊ MATA A COBRA “E MOSTRA A COBRA”.É ISSO AÍ.
Marisa de Souza
-24/09/2010 às 12:25
Acho que a Lúcia Hipólito anda ainda à procura de um estilo. Um bem maneiro, quem sabe. E fica confusa, paradoxal.
ricardo
-24/09/2010 às 12:23
a energia elétrica que chega na casa dessa senhora para que desfrute das facilidades do mundo moderno, deve ser produzida em Itaipu…e quem construiu Itaipu, dona Lúcia? alias, quem construiu a maior parte da infraestrutura do pais? pontes, estradas, represas, viadutos…quem construiu, dona Lucia? foi Lula? esse não conseguiu inaugurar nem uma única ponte em oito anos…semana passada foi fazer festa pra inaugurar um trecho (eh, apenas um trecho!) de uma rodovia que esta empacada ha mais de 15 anos! pareceu ate que estava inaugurando uma malha ferroviária completa, de norte ao sul do pais…
Sueli Bessa Guerra da Silva
-24/09/2010 às 12:23
Concordo com Jose Arimatéia e tinha que ser o Reinaldo pra dar um chega pra lá nele, rsss.
Bobby
-24/09/2010 às 12:22
Equilíbrio
[repetindo porque teclei sem querer o "envio" na minha postagem anterior; se puder, apague-a]
Sim, Reinaldo, um dos pontos altos de sua análise política feita neste blog é justamente o modo equilibrado com que você vê a atitude dos milicos em 1964, e também nos anos seguintes. Você NUNCA deixou de citar o fato de terem ocorrido atos condenáveis na repressão aos ativistas da Esquerda. Entretanto, você é alguém que entende corretamente o movimento de 64 como uma imperiosa contra-revolução.Você é alguém que, em sua mocidade, teve simpatia por certos ideais socialistas. Entretanto, você é também uma pessoa que sabe reconhecer seus antigos equívocos. Você sabe distinguir as prioridades certas, aquelas que são definidas por um idealismo sadio, e não impostas por uma obsessão doentia.
Esse seu modo equilibrado de analisar transparece ainda em outros temas abordados no blog, incluindo temas conexos à política internacional.
Por tudo isso, dou-lhe cordiais cumprimentos.
Um abraço.
ricardo
-24/09/2010 às 12:17
as instituições estão funcionando????????????? alguém apresente o TSE para a dona Lucia Hipolito, para ela ver como funcionam bem as nossas instituições…o crime eleitoral comendo solto e o TSE olhando a paisagem pela janela, numa sonolência jamais relatada em livres médicos sobre o sono…o simbolo do TSE deveria ser o Smurf Soneca…
Sueli Bessa Guerra da Silva
-24/09/2010 às 12:16
Reinaldo
Assisti ontem a Palestra no Clube Militar. Você deu um show!
Parabéns!
Ah, os militares ...
-24/09/2010 às 12:13
…Incorrigíveis com essa mania de defender a democracia. Mas ainda é pouco face à sanha autoritária dos também incorrigíveis do outro lado , que acham muito longos estes quase cinquenta anos de adiamento de projeto . Acorda, povão !
Dionisio
-24/09/2010 às 12:11
Paradoxo? A jornalista em questão não sabe, não conhece o Psol? Basta ela dar uma lida rápida: ali estão quase todos os fundadores do PT.
Que bom que o Clube Militar esteja defendendo a liberdade de imprensa,a defesa é da Constituição.
ricardo
-24/09/2010 às 12:09
ah, a juventude…oh epocazinha desnecessária…deveríamos passar da adolescência direto para a idade adulta…ao menos salvaríamos muitas almas de serem cooptadas pelas seitas socialistas…corpo de gente grande com um cabeça cheia de vento sobre ele eh o alvo principal da turma dos socialistas…arrastas esses pobres coitados desmiolados para a seita comunista eh mais fácil do que tirar pirulito da boca de criança…depois do protesto, certamente foram tomar toddynho…
Hugo Stiglitz
-24/09/2010 às 12:09
Reinaldo, olha a entrevista de ontém no Terra:
Lulla diz que tiveram “medo” de tentar derrubá-lo em 2005
23 de setembro de 2010 • 14h32 • atualizado às 18h43
Na entrevista exclusiva dada ao Terra e publicada desde a manhã desta quinta-feira (23), o presidente Lula aborda um tema delicado. Ao recordar o ano de 2005 e o chamado “Mensalão”, o presidente da República deixa claro que, no seu entender, adversários pensaram em derrubá-lo do poder. À pergunta sobre se teria sido uma “tentativa de golpe”, Lula esquiva-se de repetir as expressões “golpe” e “derrubar”, mas diz com todas as palavras:
video Assista à entrevista de Lula na íntegra
Lula entre aspas: veja as frases do presidente na entrevista ao Terra
- Eles não sabiam da força que eu tinha na rua. Eu reuni o governo aqui e eu disse: “olhe, vocês fiquem aqui porque essa gente vai me enfrentar é na rua (bate na mesa)”. Eu não sei se a intenção era essa… não quero tratar isso de forma, eu diria, pequena. Eu acho que eles não foram mais adiante de medo de não saber o que iria acontecer. E acho que não foram mais adiante porque (achavam que) já tinham me desgastado demais.
…..
DURVAL
-24/09/2010 às 12:09
REINALDOXXX!!!
Fatima
-24/09/2010 às 12:02
Acredito que um dia se farah JUSTICA aos militares e ao CONTRA-GOLPE de 64… mesmo sabendo que EXTRAPOLARAM no PROCESSO, TEMOS que RECONHECER que o BRASIL, naquele momento se encontrava tao ameacado quanto AGORA em seu BEM ESTAR DEMOCRATICO. Hoje podemos CONSTATAR que os MILITARES se libertaram do PRECONCEITO, o que nao ACONTECEU com os que FICARAM NO pt e ESTAO no PODER, COMPROVANDO seu ODIO aa LIBERDADE.
Claudio Malagrino
-24/09/2010 às 12:01
Lúcia Hipólito sempre me pareceu uma comentarista do senso comum, aquela que fala hoje sobre o que aconteceu anteontem.
Quanto ao painel, foi uma prova de que certas instituições no Brasil (como os militares) evoluíram, e outras (como parte da Universidade e da Imprensa), regrediram.
Carlos S
-24/09/2010 às 11:59
Reinaldo
Estive presente ontem no Clube Militar e quero lhe dizer que foi um enorme prazer conhecê-lo e ouví-lo pessoalmente. Considero-me um privilegiado por haver participado daquele encontro histórico.
Deixo de comentar sobre a Lúcia Hipólito pois tive o privilégio de ouvir ao vivo as colocações que você fez naquele momento sobre esse fato lamentável.
O grande problema que vejo hoje em dia Reinaldo, é que a maioria do nosso povo fala sobre Democracia em nosso país, sem conhecimento de causa. Tocam de ouvido, para usar uma expressão bem popular e que define bem o status quo. Basta pensar que em 1970 eramos “90 milhões em ação”, o que nos leva a concluir que hoje em dia somos poucos os que têm na memória, os fatos que aquí ocorreram na década de 1960. A maioria dos 190 milhões de hoje opinam sobre esse tema o fazem “por ouvir dizer”. Uma pena.
Você, ao lado do Olavo de Carvalho, é um dos poucos que não se deixou enganar pelo engodo que os esquerdistas de então continuam a apregoar sobre a “luta pela democracia” que dizem ter travado então.
Pouquissimos se dão ao trabalho de pesquisar os fatos ( basta ir às Redações dos grandes jornais) e daí se convencerem de que o que ocorreu em 1964 foi na verdade uma “CONTRA-REVOLUÇÃO’ ou seja um movimento, exigido pela própria população, para impedir que a “ditadura do proletariado” aquí chegasse pelas mãos dos jovens de então e que agora estão aí posando de democratas,,loucos para continuar no pode,r e ávidos por uma REVANCHE a qualquer custo.
Os fatos estão demonstrando isso a todo momento.
Ainda bem que temos você vigilante em luta permanente para que o respeito à Constituição seja mantido pra valer.
PARABENS Reinaldo. Apreciei muito ouvir suas sempre brilhantes intervenções, com a picardia que é sua marca registrada. Parabens também aos demais painelistas em particular ao Merval Pereira que também colocou sua cara a tapa.
OBRIGADO ! MUITO OBRIGADO mesmo por procurar manter a verdade dos fatos sempre presente em suas colocações.
Que Deus o proteja e abençoe
Abrs
Carlos
PS - Ah ! Tenho 77 anos, portanto …..
Bobby
-24/09/2010 às 11:57
Equilíbrio
Sim, Reinaldo, um dos pontos altos de sua análise política feita neste blog é justamente o modo equilibado com que você vê a atitude dos militares em 1964 e também nos anos seguintes. Você NUNCA
Marcos
-24/09/2010 às 11:55
Reinaldo, está ótima a capa do jornal Extra de hoje. Penso que vale repercutir a iniciativa deles. Abração!
Pinheiro
-24/09/2010 às 11:55
Questão de índole: Hipólito deveria exaltar o Clube Militar por defender a Democracia, mas prefere menosprezar esse ato tão positivo. Triste.
Sergio
-24/09/2010 às 11:53
Deveríamos iniciar uma pressão para os vídeos serem exibidos no horário norma: intervalo do fantástico, do futebol, no Silvio Santos.
José Flávio
-24/09/2010 às 11:52
Reinaldo, voce tem razão: falta vergonha na cara aos petistas e seus simpatizantes! Mostrar os seguidores de João Goulart, em 1964, como democratas e inofensivos, e os militares de autoritários e anti-democráticos é pura desinformação histórica e malandragem política. Imagine o que teriamos vivido caso Goulart continuasse no governo com o apoio dos sindicatos e dos partidos populistas que o sustentavam! Na verdade eles teriam feito pior do que estão fazendo, visto que naquela época não tinhamos instituições fortes para contê-los. E foi justamente porque o Brasil não possuía fortes contrapesos aos ataques da esquerda que os militares tiveram que agir. O que veio depois, com a radicalização dos militares e a longevidade do regime, se explica não só pelo ambiente político da Guerra Fria, mas também pelos aventureirismo e pela provocação da esquerda brasileira.É realmente insuportável esse raciocínio político esquerdista vagabundo, que pinta as forças armadas como encarnação eterna do autoritarismo e a esquerda como a encarnação dos valores democráticos!
Fernando
-24/09/2010 às 11:51
Há uma diferença enorme nas razões pelas quais houve censura em ‘64 e as de hoje: naquela época se tratava de salvar o Pais enquanto hoje se quer acabar com uma já frágil democracia.
É impossível fazer comparações e encontrar “paradoxos” (a Sra Lúcia Hipólito já deveria saber disso muito bem).
Análise perfeita. Como sempre. Parabens.
Renata
-24/09/2010 às 11:51
bravo caro Reinaldo! Que Deus o ilumine!
Parabens a todos do Debate!
Livre
-24/09/2010 às 11:46
Mon Roi,
Eh incrivel o fato de estarmos no seculo XXI e ainda termos que defender ideais de liberdade!!! Depois de tudo que aconteceu no mundo no seculo passado ( a dissolucao da URSS, a queda do muro de Berlim e a decadencia social e economica dos paisinhos que ainda insistem em regredir),ter que tragar os defensores de uma ideologia testada e falida eh uma verdadeira tortura. Ainda bem que temos voce ,Mon Roi, para todos os dias, sem doh nem piedade, “ensaboar a cabeca dos Burros” em nome de todos nos(os 4% que defendemos os valores democraticos que nos foram assegurados pela nossa Constituicao).
Zaid
-24/09/2010 às 11:46
Ela estava ontem na GlogoNews, por volta do meio dia, falando um monte de bobagens. Disse que se o TSF julgasse a lei “Ficha Limpa” seria um desalento para a população que anseia por justiça. Como se o papel do STF fosse conduzir julgamentos pautados pelo anseio popular e não pelas normas constitucionais. Tô dizeeennndo, ela continua tomando aqueles “remédios” fortes.
grace deckers
-24/09/2010 às 11:41
Caro Reinaldo,
Bravo! Bravo! Bravo!
Sou fã de Lúcia Hippolito, mas achei seu discurso sobre os “paradoxos” muito aquém de sua capacidade analítica. Uma parte da decepção foi provocada pelo conteúdo (que você brilhantemente contesta) e a outra, pelo impacto que o cenário descrito parece ter sobre ela: de deslumbramento! Posso estar enganada, porém essa foi a minha leitura de “Eu acho o Brasil um país interessantíssimo. Eu não perderia essa campanha eleitoral por nada…”, pois seu tom estava mais para a literalidade do que para o sarcasmo. “Interessante”? Só se for pelo ângulo do fascínio que a morbidez desperta em muitas pessoas. O sucesso do programa de João Kleber é prova disso.
A única parte de seu (seu = Reinaldo) comentário que eu gostaria muuuuuito (rsrs) de aceitar sem ressalvas é a em que você diz: “… e se o STF já não julgasse com liberdade, então não seria mais ‘democracia ameaçada’, mas democracia extinta.” Explico: será que o STF tem essa liberdade? Não é estranho que o ministro Dias Toffoli tenha pedido vista para apuração do vício formal da lei da ficha limpa? Eu até temia que esse questionamento surgisse por parte de políticos, motivados, oportunamente, por necessidades puramente pessoais – mas fiquei surpresa ao ver o judiciário agir, de ofício, nesse sentido.
Torço para que você esteja correto e para que nossas instituições mais caras sejam respeitadas e preservadas.
Atenciosamente,
Grace Deckers
Delmar Fontoura
-24/09/2010 às 11:41
Alô Reinaldo!
Eis o que penso sobre o LuloPTismo:
A Quadrilogia do LuloPTismo.
O LuloPTismo tem em sua gênese a base da maior e mais nefasta deformação que uma ideologia política pode conter: a mentira. Nasceu e se configurou a partir de “idéias messiânicas” e não da conjugação de “idéias coletivas”. É, portanto, uma deformação política.
Fundamenta-se no maniqueísmo para maximizar o que supõe serem suas virtudes e minimizar o que não admite serem seus defeitos; em contraponto “sataniza” seus adversários políticos como se fossem inimigos, destes maximiza o que atribui serem defeitos e minimiza virtudes…
Supera o Maquiavelismo com uma horda de barbárie sub-reptícia e subliminar em tudo que diz e faz, transformando a “coisa pública” no caldo de uma cultura que, “paradoxalmente, pragmatiza os paradigmas do fisiologismo da pseudoideologia” que exercita na política!…
Tal qual o Nazismo, nascido de uma “idéia psicótica”, o PTismo nasceu com características que envolve comportamentos “psicopáticos”, onde se destaca a característica marcante do egocentrismo, que pode causar males muito piores do que os que já causaram e a nada se limita. No entanto, ninguém tem coragem de analisá-lo por esse prisma… …Por quê? Qual a verdadeira razão desse estranho procedimento por parte de setores da Imprensa, dos Analistas e dos Cientistas políticos?… Será que é essa “Síndrome de Stocolmo” que os impede?…
Está prestes a se confirmar, na realidade política do LuloPTismo, o que a arte e a história, através dos tempos, vêm-nos “esfregando na cara”… …Os incautos e os legatários da propinagem não percebem ou não querem perceber, pois lhes entorpeceram as percepções e os valores morais!…
RADICAL
-24/09/2010 às 11:39
Eis aí mais uma dose de humor irônico (da qual só o Caro Reinaldo Azevedo é capaz de criar) ao transcrever o diálogo da Lúcia Hippolito. Muito bem, Reinaldo!!!
Tião Barbaridade de Erechim
-24/09/2010 às 11:39
TCHÊ, REINALDO!
ATENÇÃO SÃO PAULO: O TIRIRÍCA É DA LEGENDA DO COSTA NETO, O PETRALHA MENSALEIRO, O TIRIRÍCA VAI FAZER MILHÕES DE VOTOS. ISSO VAI FORTALECER A LEGENDA E VAI ELEGER ESSES CRÁPULAS, LADRÕES COMO COSTA NETO. -ATENTÁI BEM, SÃO PAULO!
TCHÊ!… QUE BARBARIDADE!
Nilo
-24/09/2010 às 11:37
Será que as Forças Armadas foram tão desmanteladas que nos quartéis não tem mais nem aparelhos de TV, computadores, internet, rádio à pilha e jornais impressos para saber o que está acontecendo e fazerem alguma coisa em defesa do povo contra estes meliantes nos 3 poderes da República? Será que estão satisfeitos com 02 ou 03 salários mínimos por mês só para usar cuité? Ou estão com preguiça de enfrentar até jagunço de banqueiro? Os senhores integrantes das Forças Armadas não têm família, filhos, não 43% de impostos para inúmeros deles enfiarem nosso dinheiro atrás das cuecas, nas meias, com propinas milionárias, inclusive a estes tais “magistrados”? Os senhores são realmente brasileiros e têm compromisso com a defesa nacional, nela incluída a defesa contra os l.a.d.r.õ.es locais que nos rouba diuturnamente? Afinal, os senhores não ficam indignados com esta bagunça e roubalheira sem fim que este país virou? Como os senhores explicam esta baderna para seus filhos e netos, hein?
Chacon
-24/09/2010 às 11:36
Para Maristela 10:50. Tenho certeza que vai ter 2o. Turno e que Serra leva o caneco no 2o. Turno. Abraço
Sergio Padilha
-24/09/2010 às 11:32
Parabéns Reinaldo. Gostei da Dona Reinalda que alertou para o comentário da Lúcia. Como escuto a CBN todos os dias, os comentários dela começando com uma pergunta meio fajuta ou combinada com o Heródoto, dessa vez me chamou atenção porque o Heródoto parecia desconfortável e meio sisudo. E parece que continuou no comentário de hoje quando Lúcia voltou para seu comentário habitual.
de fato ela foi muito infeliz sob todos os aspectos e pontos de vista. Se visse a expressão do Heródoto no estúdio da CBN com certeza poderia confirmar seu desconforto com alguma coisa do comentário da Lúcia que ele com certeza já antevia.
cris/rj
-24/09/2010 às 11:32
Rei, fui ontem ao clube militare adorei….Vc fala tão bem qto escreve.Duas horas de puro aprendizado.Obrigada.
Anônimo
-24/09/2010 às 11:32
Vai estudar, Lúcia Hipólito, vc me parece uma péssima historiadora, deixa-se cegar por seu preconceitos contra os militares e pela a sua militância lulupetista. Assim não dá! Vê se aprende um pouco com seus colegas da CBN, vai!
Delmar Fontoura
-24/09/2010 às 11:30
A Quadrilogia do LuloPTismo.
O LuloPTismo tem em sua gênese a base da maior e mais nefasta deformação que uma ideologia política pode conter: a mentira. Nasceu e se configurou a partir de “idéias messiânicas” e não da conjugação de “idéias coletivas”. É, portanto, uma deformação política.
Fundamenta-se no maniqueísmo para maximizar o que supõe serem suas virtudes e minimizar o que não admite serem seus defeitos; em contraponto “sataniza” seus adversários políticos como se fossem inimigos, destes maximiza o que atribui serem defeitos e minimiza virtudes…
Supera o Maquiavelismo com uma horda de barbárie sub-reptícia e subliminar em tudo que diz e faz, transformando a “coisa pública” no caldo de uma cultura que, “paradoxalmente, pragmatiza os paradigmas do fisiologismo da pseudoideologia” que exercita na política!…
Tal qual o Nazismo, nascido de uma “idéia psicótica”, o PTismo nasceu com características que envolve comportamentos “psicopáticos”, onde se destaca a característica marcante do egocentrismo, que pode causar males muito piores do que os que já causaram e a nada se limita. No entanto, ninguém tem coragem de analisá-lo por esse prisma… …Por quê? Qual a verdadeira razão desse estranho procedimento por parte de setores da Imprensa, dos Analistas e dos Cientistas políticos?… Será que é essa “Síndrome Stocolmo” que os impede?…
Está prestes a se confirmar, na realidade política do LuloPTismo, o que a arte e a história, através dos tempos, vêm-nos “esfregando na cara”… …Os incautos e os legatários da propinagem não percebem ou não querem perceber, pois lhes entorpeceram as percepções e os valores morais!…
carlos
-24/09/2010 às 11:28
graças a deus o brasil sempre teve tem mais sorte que juizo, desde as crises economicas internacionais que explodiram na russia , mexico e argentina, que permitiram os aperfeiçoamentos do plano real, até a queda sepulcral de cuba, a materiazação total da decadencia bolivariana, e a escancarada tentativa cerceamento da imprensa na américa latina.
O Brasil graças a deus tem mais sorte que juízo, e graças a deus os sistemas neoliberais e “socialistas” arrebentam espetacularmente fora do Brasil e nós dá tempo para que não arrebentem com o Brasil.
Sem dúvida o Brasil tem mais sorte que juízo.
Cláudio
-24/09/2010 às 11:25
Reinaldão…graças à Deus temos aqui no Brasil, você e os militares !!!
Que a democracia vença sempre !!
Marco Lisboa
-24/09/2010 às 11:25
REINALDOXXX
Thiago
-24/09/2010 às 11:22
Montenegro morrendo de medo do segundo turno - Frase dele abaixo publicado hoje em OGlobo:
“O caso do sigilo fiscal dos tucanos, depois de 40 dias, sumiu da mídia. Vira a página, sem mais nem menos, e o assunto agora é a Casa Civil. Essas coisas aparecem e desaparecem. Fica a impressão de que é tudo eleitoral” - Carlos Augusto Montenegro, do Ibope – O Globo, 24-09-2010.
————
Ja mandei varios e-mails aos diretores da Globo alertando da fraude do Montenegro e a equipe da Márcia porem parece que não deu resultado. Montenegro continua fazendo de tudo para que não ocorra segundo turno. O motivo é que ele ja errou uma vez na previsão no ano passado e recentemente falou que Dilma ganharia no 1º turno. Ele sabe que errar novamente custará caro na credibilidade dele.
carlos guerra
-24/09/2010 às 11:17
Reinaldo, a globo news e a cbn sempre fizeram parte do suposto jornalismo isento pro quadrilha. A lucia,trigueiro, maria beltran, potual, cristiana,em fim, todos são comunistas enrustidos de maia tijela, tenho mais respeito pelos que mostram sua cara que pelos cínicos.
Carlos Orleans
-24/09/2010 às 11:17
Reinaldo!
Grandes homens que marcam o seu tempo e deixam “legados verdadeiros” para as gerações futuras, pensadores que “conformam” com suas idéias as inúmeras e variadas áreas do conhecimento humano, fazia-me ainda púbere, em devaneios juvenís, pensar em preservar tais cerébros, para que mesmo após a morte de seus “detentores” continuassem a “fabricar idéias”.
Já adulto, numa palestra ouví um “conto” que me remeteu “àqueles devaneios”. Dizia o palestrante:
“Num leilão internacional, havia os “cerébros conservados” de Eisten, Galileu, Freud, etc, e os lances foram dados…Um milhão de doláres por um Einsten…até que viu-se separado do grupo ofertado, um cerebro muito bem conservado e vistoso! Um dos presentes pergunta:E este cerébro, o mais conservado, o mais bonito, quanto custa? O leiloeiro responde: Ah! este aquí não tem preço, nunca foi usado!!”
Remeteu-me aos “comentários” da Lúcia Hippolito.
Cláudio Marcio de Almeida
-24/09/2010 às 11:14
As pessoas de bem se acham exóticas por defender o Estado de Direito. A UNE, O MST e a CUT hoje são agencias suservientes do Planalto, sem voz e sem cara. São meros fantoches de um Governo Populista e autoritário.
Mas não subestimem o Lula. Ele é esperto e prático. Vai eleger uma “Porta” para o PT se lambuzar durante 4 anos, e depois volta triunfante, acima do bem e do mal
Marcelo
-24/09/2010 às 11:12
Reinaldo, você É MUITO EXÓTICO!!!
Eu também: sou exótico pra caramba.
Abraços e obrigado. Mesmo.
Guerreiro Verde Oliva
-24/09/2010 às 11:12
É lamentável que essa jornalista venha usar, desta maneira torpe,seu ofício tão importante, de informar e esclarecer, em uma conjuntura ameaçadora aos valores democráticos e à sobrevivência das Instituições, na qual vivemos.
O segmento militar, pontuais equívocos cometidos ao longo de nossa história à parte,sempre privilegiou o nacionalismo, os valores cívicos e a democracia.
Não fosse isto verdade e o Presidente GEISEL não teria demitido o Ministro do Exército, Gen SÍLIVIO FROTA, golpeando com força a minoria representada pelos militares partidários da chamada “linha dura” e preparando o país para uma transição democrática, ainda que controlada, pacífica, coroada pela Lei de Anistia.
Agora: Dona Dilma, Seu FRANKLIN Martins, Seu Zé Dirceu et caterva, jamais foram democratas, jamais defenderam valores como a liberdade de imprensa, são filhotes da Ditadura Cubana, com um terrível projeto de poder destinado a suprimir as liberdades individuais e a se perpetuarem numa vida de privilégios,mamando(eles et família et cumpanheros)nas tetas generosas das gordas vacas, alimentads por nós,os otários contribuintes de impostos nestepaíz.
Hugo Stiglitz
-24/09/2010 às 11:11
Reinaldo, olha a denúncia feita por uma leitora no blog A Verdade Sufocada:
cecilia g. lan IP:189.72.187.xxx | 23-09-2010 18:28:44
Algo preocupa-nos na fronteira com o Paraguai
Estamos sendo obrigado a informar algum tipo de documentos e respondermos as pesquisas eleitoral com a promessa de que seremos beneficiados se acaso a Dilma ganhar
Clau
-24/09/2010 às 11:06
Rei,
os comentários de Lúcia Hippolito sempre me remetem a Franklin Martins e os seus últimos tempos na Globo, são patéticos. Deixei de assistir ao Studio I, da Globo News, por causa dela e seus comentários descabidos.
Outro dia, no twitter, falei sobre esse triste fim de Lúcia Hippolito.
Bjs,
Clau
Paulo
-24/09/2010 às 11:02
Reinaldo, você que tem um pensamento crítico muito acima da média, poderia comentar algo a respeito da urna eletrônica? Digo isso porque é um assunto recorrente e a gente sabe que o processo nunca é seguro o bastante em se tratando de TI porque o elo mais fraco dessa corrente é o ser humano. Tendo o PT aparelhado o Estado como fez, é bem possível que a urna eletrônica seja a última fronteira conquistada por esses bandidos.
Viana
-24/09/2010 às 10:58
O comentário anterior escrevi precizasse. Retifico: precisasse. he he he
Viana
-24/09/2010 às 10:57
Off topic. Sou a favor do ficha-limpa do Vice Indio, claro. Porém sou contra a ruptura constitucional que os petralhas querem infringir. O Estado Democrático de Direito vale e tem que valer. Não pode existir lei que retroaja para punir e pronto. Qualquer outra posição é a favor da ruptura e desmoralização da Constituição por interesses ocultíssimos. Se precizasse ser ficha limpa, sairiam imediatamente: Lula, Dilma, Sarney, Maluf, Genoino e uma cambada grande, daí, deve-se obedecer a lei, também para o Roriz. Caso contrário, é SELETIVIDADE, o primeiro passo para regimes discricionários e ditadores.
José do Rêgo
-24/09/2010 às 10:53
UNE -UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES. Quão belo eram os ideais dos estudates!… Acreditar em liberdade de expressão, em liberdade de imprensa e em democracia são coisas do passado e muitos dirigentes da UNE visam, o vil metal como moeda de troca. Estão eles atrelados aos ideais e interesses próprios sem se preocuparem com as gerações futuras. O Brasil, de brasileiros ilustres que lutaram pela liberdade, segue hoje para mãos despreparadas e caminha direto rumo ao abismo. Os brasileiros, sem acesso a educação a tudo assistem e ignoram o perigo, aplaudem as travessuras e palhaçadas de um presidente irresponsável que nos quer entregar nas mãos de velhos coronéis, espertalhões da política brasileira. UNE, dali surgiram as verdadeiras lideranças, homens e mulheres preparados e forjados na luta. Dispostos ao enfrentamento pelo amor pátrio, buscavam o que de melhor representasse para o povo brasileiro, esquecendo-se de suas próprias vidas. UNE, como o sindicalismo, hoje, tornou-se um braço do governoe não dá a mínima para o povo brasileiro. A educação, a saúde, a segurança, o trabalho, a produção e renda, a fixação do homem do campo, a assistência técnica, tudo isso são coisas do passado. O Brasil virou um grande bolsão de miséria, cheio de miseráveis favelados, moradores de ruas, desempregados, desocupados, viciados, em sua grande maioria oriundos do campo em busca de um eldorado. O governo federal, em sua lógica esperta e oportunista encontra a forma legalizada de comprar a consciência dessa gente e eles dá de presente, de propósito o BOLSA FAMÍLIA e o SALÁRIO MATERNIDADE, incentivando-os a preguiça, a marginalização, ao roubo, ao assalto a mão armada, ao tráfico de drogas e armas, além de fomentar entre as meninas-moças e as mulheres a prostituição. Esse é o Brasil real em que vivemos, não o Brasil que é filmado e mostrado aos brasileiros e com falsas promessas de obras, muitas delas nem sairam do papel. Exemplo maior é o SUS que tem como prazo de carência para atendimento em média 6 meses, tempo suficiente para se morrer a míngua, como morreu recentemente o bebê abandonado a própria sorte, por que a 5 médicos o SUS oferecia 800 reais para dividir entre os 5. Resultado: UMA VIDA HUMANA SE FOI!…
José de Arimatéia
-24/09/2010 às 10:51
Até que enfim um comentário sobre Lúcia Hipólito. Já estava esperando há muito tempo.Esta senhora há muito vem me incomodando(eu escuto a cbn todos os dias), principalmente quando se refere ao Aécin e “doutor” Tancredo. Chega a delirar nos seus comentários a respeito deles.
Maristela, sp
-24/09/2010 às 10:50
Tenho esperança de que haverá o segundo turno. Então, que a Oposição acerte o passo e marche em direção à vitória. Divisão nessas horas faz mal a saúde nacional. Nós estamos fazendo a nossa parte. Não podemos tudo, como o presidente pensa que pode.
Anouk
-24/09/2010 às 10:48
Bravo, Reinaldao.
Nunca gostei dos comentários de Lúcia Hippólito. É chatíííssima e incompetennnte.
Wittgenstein
-24/09/2010 às 10:48
Sabe o que é curioso Reinaldo?
Militare de hoje defenderem a liberdade de expressão e de imprensa é paradoxo pra eles, mas os guerrilheiros que tentaram implantar a ditadura do proletariado, com mortes, assaltos e sequestros, defendendo a “democracia contra o golpe midiático” deixa de ser paradoxo. Muito curioso.
manoel carlos do nascimento silva
-24/09/2010 às 10:45
O interessante é que, infelizmente, alguns membros da Igreja(a maioria) não acusa o PT da mesma forma que o apoiou em diversas situações.
Erasmo Moraes Oliveira
-24/09/2010 às 10:41
Caro Reinaldo, você não acha que os MILITARES merecem uma Segunda Chanche ?, mas de maneira Deocratica e não submissa como no caso dos Aviões de Caça Frances.
Nicão
-24/09/2010 às 10:41
Ontem, depois de uma discussão sobre política, com um amigo que se dizia em dúvida entre Dilma e Marina Silva, por achá-las mais preparadas para o “momento social” do Brasil, chegando a dizer que Serra era a pior opção, cheguei à conclusão de que, entre as pessoas que chamo de “intelctualmente ativas”, que são aquelas que tem a capacidade de ler, interpretar, escutar, ver, escrever e discutir e, portanto, são capazes de formar uma opinião firme, concreta, coerente e defensável de forma independente, eu não devo ter mais a pretenção de mudar opiniões. Afinal, tais pessoas tem a mesma capacidade que eu de formá-las e, se chegaram a opiniões diferentes, há de ter sido de forma muito bem elaboradas e, portanto, tem que ser respeitadas, certo? Por isso, disse ao meu amigo que, do ponto de vista que ele me colocava, só lhe restava votar em Dilma. Primeiro porque, dos três candidatos, é o menos feio, convenhamos; segundo porque é o de fabricação mais recente, portanto, deve vir com uma boa garantia e, finamente, é “projeto” do maior, mais importante, mais justo presidente da República dos últimos quinhentos anos, um portento da boa educação, do caráter, da ética e da moral. Curiosamente ele ficou bravo, mas, até agora, não mudou de opinião. É o protótipo acabado da raça dos (como se referiu Millôr) “ignorantes cultos”, tal qual Lúcia Hipólito.
Francis disse:
-24/09/2010 às 10:40
O Herodoto não desconvesar é mais estranho que o
comentário
da Lúcia ela deve estar extasiada com a virulência do cara
nos comicios por isso estranha quando um Jurista no calibre do Dr. Helio Bicudo defensor da Democrácia,assina um manifesto em favor desta,quem sabe algum dia quando a
mesma não tiver o direito de se manifestar relembre esse
dia onde pessoas compromentidas em defender a Democrácia se reuniam para debaterem sobre o assunto e o perigo que
rondava a mesma, enquanto a Lucia achava estranho, ao mesmo tempo e em outro encontro alguns malandro defendiam o autoritárismo e a mesma achava normal.
Se esse comentário sai da cabeça de banqueiros,construto-
res ou executivo de montadora seria compreensível, pois essa turma recebeu e continua recebendo suas bolsa impostos do Lula agora vindo de uma Jornalista ai sim é estranho.
MAYA
-24/09/2010 às 10:39
Parabéns a você,aos Militares,aos convidados e também aos
20 gatos pingados que protestavam do lado de fora,porque na
verdade são pobres coitados,massas de manobra dominado pelas
esquerdas . E são estudantes imagina se não fosse .
Democracia Vacina Anti-Petralha
-24/09/2010 às 10:38
Lúcia Hipolito ,sempre se pautou por se achar a dona da sua verdade e não a verdade dos fatos ,uma jornalista apenas travestida de democrática ,mas na verdade gosta do Petralhismo e seu modo de governo e não pela pauta da pobreza em relação a fome e sim da pobreza de espirito mental que assombra a democracia e ela está apenas se pautando em caso de vitória da ditadura ter um lugar ao sol e virar amiga de infância da criatura ,se a Lúcia fosse defensora de fato da democracia ,uma mulher que conhece muito bem os meandros dos tempos da ditadura e o que está ocorrendo hoje em andamento o processo de transição de um possível governo que deseja muito a forma bolivariana de ser ,mas como sabem que nada está ganho e por isso está a se descontrolar e por meios tenebrosos está a intimidar até mesmo o eleitor e também pautou todas as pesquisas a manterem a criatura em berço explendido ,mas como eles sabem que as pesquisas não refletem a totalidade da verdade e não contavam com a queda da laranja da Erenice tão cedo e está por um fio a descoberta de quem veio de Brasilia retirar os documentos da receita federal da filha do Serra e quem sabe venha a tona ainda essa semana e acho que a Globo já sabe quem é e está aguardando um momento apropriado para relatar o resto da entrevista feita com a moça que está na reportagem e não quis aparecer ,mas já foi a PF e percebe-se que na reportagem está incompleta a resposta ,mas tem o nome do tal cara de Brasilia e isso foi apenas um recado para ver se o tal cara se movimenta e com certeza deve ter alguém de olho para poder filmar ,entendeu ,por isso a matéria não deve ter ido ao ar na integra é para pegar o caminho do tal cara de Brasilia.
Capitol
-24/09/2010 às 10:36
Nesse país onde a moral e os bons constumes são coisas arcaicas, ler seus textos é como achar uma tábua de salvação! Parabéns pela lucidez e pela coragem.
Grande abraço
Eduardo Aguiar
-24/09/2010 às 10:35
Reinaldo, eu também sou uma pessoa exótica. Eu também defendo as leis.
Renato Lustosa
-24/09/2010 às 10:34
O LULA CRITICA A IMPRENSA NO BRASIL, AFIRMA QUE ELA ESTA NAS MAOS DE ALGUMAS FAMILIAS. NO ENTANTO, APOIA A FAMILIA IMPERIAL DO MARANHAO, DONA DE TODA A “IMPRENSA” NO ESTATO…. E’ UM CHACRINHA MESMO ESSE SUJEITO!
Leitor
-24/09/2010 às 10:33
Desde os tempos da “guerra fria” grande parte dos políticos e dos jornalistas brasileiros não aprenderam nada do que é a militância ideológica do marxismo-leninismo-gramsciano, que voltou com toda força no Brasil do século XXI. Os PTralhas galgando o poder, envolvedo-o como um polvo com seus tentàculos (figurativo da revista Veja) está pondo em prática a estratégia que faz parte do DNA das esquerdas em todo o mundo: a revolução radical comunusta. A tática de tomada do poder pela força foi ultrapassada quando descobriram a facilidade de coseguir seu intento pela via democrática, cujo regime eles querem detonar, como se queima os navios depois de alcançar o território ocupado. Até aqui (para eles) vai tudo de vento em popa. O perigo (para eles) é virar uma tempestade pouco antes de aportarem em terra firme. Como por exemplo, uma eleição que dê novo fôlego à nossa democracia debilitada e as instituições enfraquecidas.
Marília
-24/09/2010 às 10:29
Essa profundidade do pensamento de RA é o que nos encanta: joia raríssima num contexto de “análises” superficiais e medíocres!
Claudia
-24/09/2010 às 10:23
BARATA GIGANTE AS 8:54 E 8:57.
Respondendo, desde de que Franlyn Martins subiu ao cargo, se você não sabe o estadão está sobre censura, mal informado, ou bocó mesmo?
Evaldo Augusto Torres Alves
-24/09/2010 às 10:23
O Lula está apavorado de deixar o governo e na mão do José Serra, que vai apurar e mostrar para a Nação as falcatruas que já estão pipocando.
Tá aí o motivo de suas agressões a quem estiver contra ele.
São mentirosa as pesquisas que apresentam sua popularidade (80%).
É obvio que se trata de uma armação para justificar a fraude eleitoral que vem por aí.
Amapola
-24/09/2010 às 10:21
Para o petralhotário das 8:54: não foi por falta de vontade nem esforço, vide Estadão, filho, falar mais o quê?
evers
-24/09/2010 às 10:21
Vamos entrar novamente na época das trevas… jornalistas defendendo a censura, presidente-moleque que nunca sabe de nada nem assume responsabilidades, candidatos como Tiririca para deputado e Marta, netinho para o senado… aliás, sabem qual será o primeiro projeto de lei de Netinho caso seja eleito senador? É a LEI MARIA APANHA, idéia do goleiro Bruno do Falmengo… tempos negros estes, quando as piadas são capazes de fazer chorar…
Dora
-24/09/2010 às 10:21
Lucia Hipólito é INSUPORTÁVEL.Eu nãO SUPORTO seu tom de voz, sempre com impáfia e soberba, se achando uma GRANDE INTELECTUAL.Não levo em consideraçÃo NADA do que ela diz.Simples assim.
jayme guedes
-24/09/2010 às 10:21
Reinaldo, entre o que aprendi nesses meus 72 anos de vida foi que não sou o que digo ou o que os outros dizem que sou. Não sou nem mesmo o que penso ou o que os outros pensam que sou. Eu sou o que faço. Só meus atos me definem. Sob essa ótica, fica fácil entender os ataques do Lula à imprensa que ele vê como concorrente no papel que se atribuiu. Descrito por suas ações nesses últimos oito anos o Lula se comporta como um reporter dedicado a descrever um país que só existe nas “matérias” que assina. Desse trabalho de criação fazem parte os ataques e a desqualificação do concorrente que se submete à veracidade do que informa.
Luiz Castello
-24/09/2010 às 10:20
A dita direita ou os 4% que ainda pensam, está quieta há muito tempo, poucos levantam a voz contra o que o pt está fazendo com a democracia capenga brasileira, que serve de escada para um regime de partido único comandado por pessoas de honestidade duvidosa; visto os escândalos que dia sim dia não estouram por todo o lado.Mas que povo é este que não reage aos desonesto mas os premia com cargos mesmo depois de tanta safadeza?Será que os valores estão invertidos ou é uma lavagem cerebral coletiva?Acho que a reação dos democratas deve ser urgente custe o que custar.
Nino (SP)
-24/09/2010 às 10:18
Ratazana fugiu do esgoto:
Hélder Luis Siqueira -24/09/2010 às 8:57
Marília
-24/09/2010 às 10:17
Alerta: petralha às 8:57
ALERTA
-24/09/2010 às 10:16
MESTRE. SAINDO DO FOCO DO ASSUNTO, ONTEM ASSISTI UMA REPORTAGEM SOBRE A FABRICA DE URNAS ELETRONICAS EM MINAS GERAIS E A OPINIAO DE UM PROFESSOR DA UNIVERSIDADE DE SAO PAULO FALANDO DA SEGURANÇA DAS INFORMAÇÕES. PELO QUE ENTENDI, AS URNAS SAO SEGURAS E SO QUEM PODE ACESSAR AS INFORMAÇÕES DESSA CAIXA PRETA,QUEBRANDO SUA SEGURANÇA E O PESSOAL INTERNO DA INFORMATICA DO TSE. AI VEM A DUVIDA. SERA QUE ESSE POVO LA DE DENTRO E CONFIAVEL ????? SABEMOS QUE ESTES PETRALHAS USARAO DE TODOS OS METODOS PARA NAO PERDER O PODER. SERA QUE O SERRA ESTA PREOCUPADO COM A POSSIBILIDADE DE PERDER AS ELEIÇÕES DAQUELE JEITO CLASSICO. DE TRES VOTOS, DOIS PRA MIM, UM PRA VOCE. NESTE PAIS TUDO E POSSIVEL. CERTEZA ABSOLUTA EU TENHO MESTRE REINALDO; DE UNS TEMPOS PARA CA EU PASSEI A DESCONFIAR ATE DA MINHA SOMBRA.
Eduardo
-24/09/2010 às 10:14
Será a ordem natural das coisas (civilizadas), ou a inversão da ordem natural das coisas (civilizadas)? Tanto faz, o fato é que o PT sempre vai estar no lado oposto das coisas civilizadas.
Mirian
-24/09/2010 às 10:14
Rei, que texto maravilhoso!!!
Eu acho paradoxal uma “historiadora” olhar os fatos de maneira tão estática, colocando-lhes rótulos e carimbos indeléveis. Assim não dá!!!
Giselle
-24/09/2010 às 10:13
Reinaldo parabéns pela defesa da liberdade de imprensa, pela defesa da constituição (que anda jogada na lata do lixo).
E mudando de assunto, aguardo ansiosamente a publicação da Veja desse fim de semana. Ai como gostaria de viesse vitaminada, com nitroglicerina pura, para explodir de vez a corja.
Peço a Deus todos os dias que nos proteja, pois o tenho certeza que se a Dilma ganhar, farão de tudo para destruir definitivamente a revista.
Guilherme Outeiro
-24/09/2010 às 10:13
Como diria o Neguinho da Beij-Flor, “Olha o Petrelha aí gente! Chora Reinadoxx!”
Noah
-24/09/2010 às 10:12
Simplismente perfeito.
Precisou existir um manifesto, de pessoas de bem, que constataram que o presidente precisa de um freio. Coisa que as instituições desse País e ninguém teve coragem de o fazer até ontem.
O manifesto já entrou para história e só por isso, o partido petralha está nervoso.
Finalmente milhares de Brasileiros acordaram e têm um norte a seguir, não ficando assistindo de uma forma omissa, o Estado Democratico de Direito ser tomado de uma forma escancarada, sem pudor por meia dúzia de um grupo político.
Vovó diet
-24/09/2010 às 10:07
Na Foreign Policy desta semana, FHC é tido como quarto melhor ex-presidente do mundo, atrás de Mandela, Gorbachev e havel.
http://www.foreignpolicy.com/articles/2010/09/22/the_league_of_extraordinary_ex_presidents?page=0,3
Marcelo Henrique
-24/09/2010 às 10:06
Reinaldo, ótimo comentário! Ouço CBN desde 2003. Respeito o Heródoto Barbeiro. Porém, para quem também ouve Lúcia Hipólito, ficou claro que ela mudou as suas premissas, ou melhor, o tom das críticas, desde 2003. Desde então, Lúcia Hipólito deixa transparecer em seus comentários um prediletismo, quase indisfarçado, pelo governo. Ela tem sobrevivido ilesa por todos estes anos, ainda com aparência de “boa moça”, jornalista neutra e “intelectual”. Parabéns pelo artigo, mas saibamos que, se após 8 anos, Lúcia ainda mantém a pose de “neutra” é porque ela tem relações próximas de quem “entende de neutralidade”. O termo paradoxo surge na mente dela, porque é uma jornalista que omite, por mera retórica, crítica sobre Lula e sustenta tese apaixonada e inflexível de que militares não podem defender a democracia. Pergunte a ela: quer dizer que Dilma Roussef, que foi sequestradora e homicida (por concurso de pessoas em quadrilha armada) pode defender a democracia, mas os militares não? Vai ver ela nunca contou história para criança dormir, e acha que a gente cai nessa… O problema é que milhões de brasileiros caem.
Jmendes
-24/09/2010 às 10:04
Como já disse aqui, esta jornalista é da turma do chatíssimo falsíssimo e do jornalista ascensorista (andar de cima/andar de baixo). Ou seja, petistas. No mais, quanto aos militares, afirmo que eles agiram em 64 para defender a democracia e acabar com a baderna em que as esquerdas transformaram o país. Aliás, exatamente o que as esquerdas estão fazendo agora. Transformando o país numa baderna e tentando acabar com a democracia, só que naquela época elas fizeram umas 3 vezes pior. Feita a intervenção em 64, semelhante à que aconteceu em Honduras, os militares pretendiam fazer eleições, como se fez em Honduras, mas o terrorismo de esquerda, armado até os dentes, tocou o terror no país e deu munição para a linha dura dar o golpe em 68. Sem a baderna armada da esquerda jamais teria havido AI-5. E é esta mesma imprensa, que a esquerda quer esmagar agora, que ajudou a criar a mentira de que aquela esquerda era democrática. Não era e não é. Eram e são aspirantes a ditadores. Agora a imprensa que pariu Lula e os “Dirceus, Vanuchis, Dilmas” democráticos, que lide com a noção de democracia deles. Quem pariu Mateus que o embale.
Marco Antonio (Curitiba - PR)
-24/09/2010 às 10:03
À época do escândalo do Mensalão, Jô Soares reuniu algumas vezes em seu programa 4 “divas” do jornalismo para debaterem entre si - Lúcia Hippolito entre elas. Estivesse Schopenhauer vivo, o tal “debate” avivaria todos os seus preconceitos misóginos. Quando alguma das jornalistas abria a boca para apresentar seu argumento, as demais começavam a falar ao mesmo tempo, cada qual elevando a voz para sobressair-se às demais, o que resultava numa glossolalia incompreensível e uma barulheira insuportável. O bom da história é que os absurdos defendidos por uma e outra ocultavam-se em meio à bulha. Já no blog de Lúcia, suas, digamos, ideias fluem sem ruído. E sem lógica.
Nuno Alves
-24/09/2010 às 10:03
O que está contecendo nesta eleição é que estamos decidindo na verdade, EM QUE PAÍS NÓS VAMOS VIVER e tem gente pensando que está havendo apenas uma briguinha de torcidas. Acorda Brasil! Estamos decidindo em que país nós vamos viver, é disso que estamos tratando.
Elouquisa
-24/09/2010 às 10:02
Brilhante!Porque o PSDB não mostra esse tipo de coisa na tv?Vamos para o tudo ou nada!
Rafael
-24/09/2010 às 10:01
Fala Rei,
Tem algum vídeo do debate no Circulo Militar?
Valeu
Reinaldo Cozer
-24/09/2010 às 9:57
Oi Reinaldo
O texto como sempre é impecavel, pena não estar presente a esse encontro no Clube Militar.Voce condensa e cristaliza o pensamento dos seus leitores principalmente quando o tema é Democracia.
Parafraseando Drummond :
Eu não devia te dizer
mas esse texto
mas esse conhaque
botam a gente comovido como o diabo.
Abraços
hdrummond
-24/09/2010 às 9:56
Graças a Deus você é esta pessoa exótica, que faz brilhantemente o papel de desmascarar a neolíngua que os petralhas criaram. Um exemplo: aprofundar a democracia - quer dizer acabar com o regime democrático, usando as ferramentas disponíveis no mesmo. Se até para pessoas com formação universitária, sua visão é turvada, imagine para os 50,8% de eleitores com escolaridade de 1-4 anos que possuimos nestepaiz?
Fabio Carioca
-24/09/2010 às 9:53
Poxa, Reinaldo!
Eu estava pertinho do local do evento no Clube Militar, ontem. Se soubesse (e se me deixassem entrar), teria ido. Seria uma honra ver pessoalmente uma exposição sua, principalmente em defesa de um valor tão elementar quanto a defesa do Estado Democrático de Direito.
Ocorre que fiquei uns dias sem acesso à internet.
Mas vou assinar o manifesto.
José António
-24/09/2010 às 9:53
Sugestão para você
Reinaldo -
Talvez fosse oportuno republicar aqui no blog todos aqueles posts em que você contou e comentou (incluindo fotos) a recente visita que o “grande líder” fez a Cuba.Aquela visita continua sendo bem “didática”. Será que a tal historiadora (!) ignora aquele fato ocorrido há tão pouco tempo?
Denis Fonseca
-24/09/2010 às 9:51
“a maioria dominante, conservadora ou liberal, foi sempre alienada, antiprogresssita, antinacional e não contemporânea. A liderança nunca se reconciliou com o povo. Nunca viu nele uma criatura de Deus, nunca o reconheceu, pois gostaria que ele fosse o que não é. Nunca viu suas virtudes, nem admirou seus serviços ao país, chamou-o de tudo -Jeca Tatu-; negou seus direitos; arrasou sua vida e logo que o viu crescer ela lhe negou, pouco a pouco, sua aprovação; conspirou para colocá-lo de novo na periferia, no lugar que contiua achando que lhe pertence (p.16)”. José Honório Rodrigues - Conciliação e Reforma
POLY
-24/09/2010 às 9:51
A Sra. Lucia e o Sr. Heródoto poderiam nos mostrar, um único
exemplo, na história e, isto eles tem o dever profissional
de conhecer, de Partidos de esquerda uma vêz instalados no
poder, que não fosse contra os princípios da democracia e/ou, como em todos os casos implatassem uma feroz ditadu-
ra. Está é a liberdade que defendem a Sra. Lúcia e o Sr. Heródoto.
Guilherme Capudi
-24/09/2010 às 9:48
Tudo que se pode fazer em defeza da democracia é bem vindo. O que eu não entendo são as afirmações do Presidente (segundo ele, só no horário comercial)que os meios de comunicação estão nas mãos de 10 ou 12 famílias e duas ou tres famílias são donas de canais de TV e rádio se comportam como partidos políticos. Então qual a explicação que se pode ter que o apedeuta usa esses meios com muita frequência durante o dia todo para recomendar apenas os seus candidatos.Seria por coação?
Anônimo
-24/09/2010 às 9:47
RESPONDA RÁPIDO:
um partido que se vê (ou via) como o caminho, a verdade e a luz; que, embora socialista, vive (ou vivia) em guerra com seus adversários, buscando o monopólio do poder (poder total, absoluto) e a destruição de qualquer democracia; que trata (ou tratava) os seus membros como camaradas; que vê (ou via) o estado como uma extensão sua e a sociedade (povo), como uma organização militarizada pronta para obedecer e adorar (pensamento único) … Este partido é (ou era) o:
a)comunista
b)socialista
c)fascista
d)nazista
e)liberal progressista
Cuidado, não responda agora. Dê uma olhadinha, antes, no resumo de FASCISMO DE ESQUERDA - a história secreta do esquerdismo americano, de Jonah Golderg (Record, tradução de Maria Lúcia de Oliveira, Rio de Janeiro, 2009). Você já deve ter ouvido falar que grandes figuras como D. Helder Câmara tiveram um passado fascista. Não se impressione. Mussolini tinha apoio até dos judeus italianos (fl.36). Churchill o chamou de o maior legislador vivo do mundo; Freud enviou-lhe cópia de livro que escrevia com Albert Eisntein, chamando-o de “o Governante, Herói da Cultura…” (fl38); o grande empresariado americano o elogiava e a grande imprensa americana se enchia de artigos sobre ele, sem oposiçaõ da esquerda, fl. 40. Na verdade, segundo o autor - que não cansa de dar exemplos próprios daqueles tempos - a imprensa americana elogiava até Stalim. Surpreso? “… A primeira aparição do moderno totalitarismo no mundo ocidental não foi na Itália nem na Alemanha, mas nos EUA (…) o liberalismo americano é uma religião política totalitária…”, afirma o autor (f.20). Só que do “tipo gentil, não brutal”, mas, como o primeiro, ocupa todos os espaços (fl.23)…
Leia:
http://segundavia.org/2010/09/14/fascismo-de-esquerda-o-livro/
Celina
-24/09/2010 às 9:47
Obrigada.
Anônimo Paulistano
-24/09/2010 às 9:44
Reinaldo, uma enquete realizada pela FSP mostra onde a popularidade de Lula se inverte, até o momento em que posto este comentário o placar é inversamente desfavorável à popularidade do Lulla nos institutos de pesquisa (81% contra, 19% a favor), a pergunta é: “Lula, o Filho do Brasil” merece disputar uma das cinco vagas para o Oscar de filme estrangeiro?
http://polls.folha.com.br/poll/1026602/results
nihil
-24/09/2010 às 9:44
Já é sabido que o movimento de 64 veio em defesa da democracia. Foi contra-revolução, diante da tentativa de implantação da ditadura do proletariado, conforme confessam abertamente os participantes.Foi apoiado pela sociedade, inclusive a quase totalidade da imprensa e Igreja Católica. Se houve recrudescimento, nada mais foi que resposta à opção pela luta armada.
As “diretas já”, não trouxeram a democracia de volta. Trouxe apenas o voto direto, irreponsavelmente concedido à uma população despreparada e em grande parte venal.
Estamos aqui a defender o indefensável, posto que, de longe, atacamos as origens do problema.
Sem resolve-los, a democracia continuará correndo riscos, dependendo do imbecil de plantão, aquele com a faixa cruzada no peito.
Ouvi o comentário na CBN e, os paradoxos considerados, foram fruto de uma lógica simplista, que por ingenuidade (?), correu o risco de tornar-se tendencioso.
mariaa
-24/09/2010 às 9:44
Texto primoroso. Uma aula.
Quem sabe “alguem (L.H.)”, aprende alguma coisa lendo esse texto.
José Pereira
-24/09/2010 às 9:44
Parabéns pelo trabalho, que deverá ser desfiado neste Blog, nas várias ocasiões que irão surgindo. E, quanto à CBN (que “tocava notícia”), eu não suporto mais nem os noticiaristas nem os comentaristas, a Band e a Pan são emissoras que ainda ouço, com uns 20% de reserva, o que é bastante razoável, tratando-se de consumidor crítico de informações.
Igor Cavaclanti Ramos
-24/09/2010 às 9:41
Esse é o terceiro post que li e já estou viciado em você. Você, como poucos, descreve o sentimentos que tenho ao me deparar com o que acontece na política do nosso país. Obrigado.
longobardo cesar
-24/09/2010 às 9:39
Reinaldo,
Eu estava torcendo pra você puxar a orelha da tia barraqueira mas achei que você a reprovou e não deixou que ela fosse a aula de reforço justamente porque ela está sempre a serviço como seu papo puramente lerista. Valeu cara, estou feliz, só que essas pessoas não se emendam e todos os dias falam sempre a mesma coisas de maneiras diferente, sempre dando a mesma conotação é uma repetição. Falam e falam sem conhecer o muro das lamentações (com todo o respeito), mas ainda assim, falam e dão como conhecidos na figura de retórica, é muita graça que na verdade só faz para meia dúzia.
Essa gerntalha não conhece o Brasil, não anda no meio do povo que trabalha e se mata e ainda vive endividado (segundo levantamento mais de 80% da nossa população ativa está endividada e, se a bolha espocar para onde nossos irmãos trabalhadores). Não vejo ninguém falar que em muitas cidades desse imenso Brasil que muitas moças bonitas estão sendo usadas para poder estudar, vestir-se, alimentar-se e viver, recebem como pagamento até o pagamento de carnê, essa é a mais pura verdade! Essas colocações ninguém aceita, acha forte e indevido, mais venham pro chão pra constatar a veracidade desse fato.
Valeu, fiquei feliz pela aula dada a barraqueira da conveniência e do paradoxo. Depois dessa amigo ela é o próprio paradoxo, pega até mal para a CBN afinal, é uma rede importante.
Valeu!!!!!!
respeitoso abraço e meus parabens,
Longobardo Cesar
ARGH!... e essa gente capaz de tudo
-24/09/2010 às 9:37
Ouvi o comentário da Lúcia Hipólito. Parece que ela não tem muita certeza do que diz e acaba recheando demais a sua fala com “ironias”.
Ou ela desconhece a história ou não quer ser clara e objetiva!!!
Lúcia diria:
- O homem foi à Lua.
- O homem “foi” à Lua.
- O homem foi à “Lua”. (!)
Wilson
-24/09/2010 às 9:35
Eu ouvi o comentário da sra.Lucia como a ouço todas as manhã a caminho do meu trabalho e compartilho a minha indgnidade que uma senhora que tem a liberdade de se expressar através de uma emissora de radio, trate como paradoxo o desejo do lula e seus asceclas de calar o mesmo direito que ela usufrui todos os dias, inclusive para através dele levar o pão de cada dia para a sua familia.
naldig
-24/09/2010 às 9:30
Meus registros sobre Lúcia Hipólito são desabonadores. Ela se acha.., mas, quase sempre, invariavelmente, mete os pés pelos pés. Um fato indelével na carreira da ‘ícone’ foi a questão da luta pelo desarmamento. Na noite, antes de plebiscito que ocorreria na manhã seguinte, ela disse com todas as inflexões que sua voz e ironia permitem, que a coisa estava fechada. A vitória estaria assegurada por uma ampla vantagem conferida por pesquisas sérias. No ‘day after’ a coisa revelou-se exatamente o contrário do que a ‘intelectual’ havia afirmado. Claro que Lúcia nunca disse nada a respeito de seu ‘PARADOXAL’ engano, Mas, Reinaldo, eles são assim. Quem aluga sua imagem aos poderosos de plantão é obrigado a sempre quebrar a cara. Lúcia Hipólito nunca foi nada mais do que outra ‘cooler’ usada para tentar distorcer verdades cristalinas. Há gente para tudo, afinal. Ela não é séria. Podemos usá-la como navegador de cauda: se ela diz uma coisa, é quase certa a possibilidade de ser outra!
P.S. - Parabéns pela sua participação no debate do Clube Militar. Todas as forças empenhadas na defesa da Democracia são muito queridas!
ARGH!... e essa gente capaz de tudo
-24/09/2010 às 9:29
Mesmo a Dilma perdendo as eleições será difícil silenciar essa corja. Mas haveremos de encontrar um jeito de desaparelhar as instituições livrando-as desse mal.
Daniel Marchi
-24/09/2010 às 9:27
Rei
Simplesmente perfeita a capa do jornal “Extra” de hoje. Por favor, publique-a!!!
Hugo Leandro Venturini
-24/09/2010 às 9:24
Lula reclama de perseguição da imprensa, mas principalmente na Globo e seus canais pagos, alguns jornalistas não hesitam em dar a eleição como liquidada no primeiro turno. Não é só a Lúcia Hipólito não, outro dia vi um comentário da Cristiana Lobo praticamente dando um ponto final na questão. E eu entendi muito bem o contexto do comentário. Tudo isto é lamentável, principalmente o comportamento de alguns jornalistas que se esforçam para parecer isentos e imparciais quando não o são e fica evidente, a exemplo do sr. Franklin Martins, que tudo o que almejam mesmo é uma oportunidadezinha no governo.
Jotaga
-24/09/2010 às 9:23
Ouvi o comentário tb. Se não me engano ela disse tb que as instituiçoes estavam apurando tudo, que estava tudo caminhando ,como se o país estivesse na sua normalidade democrática .Então mandei um recado,perguntando sobre os mensaleiros , Dirceu, aloprados,Palooci etc… Se estavam funcionando direito, porque esse pessoal não esta na cadeia???
Num país sério eles já deveriam estar praticando o harakiri. Né não???
flavio
-24/09/2010 às 9:23
Afinal, voce vai crer em mim ou nos seus proprios olhos_Grouxo Marx
Parece significativo para o momento atual, onde vemos nas ruas uns gatos pingados servindo de escudo para coisas que eles nao conhecem direito, mas se embebedam com palavras vazias. O que mais me impressiona e ver pessoas com menos de 35 anos, que nao viveram os tempos da censura, defenderem coisas que nem procuram conhecer, pois a juventude de hoje premia a conversa vazia das comunidades de internet, etc…ao inves de um bom livro de historia.
Esta faltando livro de historia nas prateleiras do povo.
Mas, pra que se educar?
Karlos Santos
-24/09/2010 às 9:20
Há muito tempo venho observando Lúcia Hipólito e é evidente a causa a que ela serve. Lúcia é uma péssima comentarista política. Lúcia é superficial e, como regra, equivocada em suas análises. A grande imprensa está cheia destes supostos “entendidos”. Onde está a vida inteligente?
Ubiratan
-24/09/2010 às 9:19
Paradoxo é um filme fracasso de crítica e público levar a indicação ao
Oscar de filme estrangeiro. Pensando bem, como a indicação foi feita pelo ministério da cultura do governo Lula não há paradoxo nenhum.
Claudia
-24/09/2010 às 9:17
Oi Reinaldo!Ontem, assistindo essa senhora na globo news, fiquei perplexa quando a reporter da rua foi comentar que estavam prestando depoimento o Baracat, ela falou para a outra, ” ai meu Desu, essa estoria não acabou, ainda comtinua?”
Um fato gravíssimo desse e ela trata como se fosse “estoria”.A que ponto chegamos, algumas pessoas querendo passar por cma de fatos tão importantes como se fossem nada, se fosse aqui em São Paulo, se fosse algo envolvendo o PSDB ou DEM, veriamos o qu vimos, dias e dias de masscre na tv.
Outra coisa, não vi em nenhum canal quando Celso Amorim discursava, todos os da delegação de Israel se levantaram, ai vira a reporter e diz para ela:” Vai ver que é porque o Brasil está tentando a paz com Irã, não se pode agradar a todos né?
Gente, as pessoas já se esquecram do fiasco de Lula em Israel, que se recusou a visitar o túmulo do heroi, toda a baboseira que foi.Agora eles estão alimentando uma fantasia de Lula, o grande para o mundo…Como se a questão fosse essa, então quando os EUA falaram que oi até mais severa as falas também teriam se levantado.Realmente tempos dificeis de ver tv.
Heitor
-24/09/2010 às 9:15
Pode uma lei ordinária frear a coercibilidade da Constituição?
BASTIÃO
-24/09/2010 às 9:13
LÚCIA TEM QUE INFORMAR AO GRANDE QUIA DA ESQUERDA ENRREQUECIDA NA PILANTRAGEM QUE A DEMOCRACIA É UM BIXINHO QUE SE FERMENTADO VIRA UM MOSTRO QUE COME ATÉ SEMI-DEUSES.KKKKKKKKKKKKKKKK
person araujo
-24/09/2010 às 9:13
não sou a lúcia hippolito, mas se vc quiser mandar aquela bibliografia comentada pro meu e-mail, agradeceria.
abração e vida longa!
naldig
-24/09/2010 às 9:13
correções;; há gente para tudo.
gonçalves
-24/09/2010 às 9:13
Reinaldo, vai off-topic:
Atualize sua enquete para incluir a opção “ganhar o oscar”… Com certeza, é a mais engraçada de todas porque traz aquele fiapo de verossimilhança indispensável ao grande humor!
Heitor
-24/09/2010 às 9:13
Certo que Gilmar Mendes não disse que a Lei Ficha Limpa é populista, mas, sim, a atitude de ignorar as leis ordinárias, que são ordinárias não só no nome, mas por que freiam a Constituição. Isso não pode. Pode?
naldig
-24/09/2010 às 9:11
Meus registros sobre Lúcia Hipólito são desabonadores. Ela se acha, mas quase sempre, invariavelmente, mete os pés pelos pés. Um fato indelével na carreira da ‘icone’ foi a questão da luta pelo desarmamento. Na noite, antes do plebiscito que ocrreira na manhã seguinte, ela disse com todas as inflexões que sua voz e ironia permitem, que coisa esta fechada. A vitória esta assegurada por uma ampla vantagem conferida por pesquisas sérias. No ‘day after’ a coisa revelou-se exatamente o contrário do que a intelectual havia afirmado. Claro, que Lúcia nunca disse nada a respeito de seu ‘paradoxal’ engano. Mas, Reinaldo, eles são assim. …….
Podemos usá-la como um navegador de cauda: se ela diz uma coisa, é quase certa a possibilidade de ser outra!
P.S. Parabéns pela participação no Clube Militar. Todas as forças empenhadas na defesa da democracia são muito queridas.
Hélder Luis Siqueira
-24/09/2010 às 9:08
Viva a Democracia, onde pode-se chamar o Presidente de bêbado, grosso, sem cultura, burro, e não ter nenhum problema.
Anônimo Paulistano
-24/09/2010 às 9:07
Eu assinei o manifesto, passei o link para dois amigos que também assinaram, nenhum de nós três é intelectual, estamos distantes de tal qualificação, somos pessoas comuns que lêem jornais, vasculham a internet, assistem tv e principalmente: comparamos os discursos, atitudes e sucessivos desmentidos à realidade dos fatos, este é o nosso parâmetro, se assinamos o manifesto pela manutenção da Democracia é porque já vimos e sentimos anteriormente o que é estado de excessão, se dona Lúcia não se lembra ou faz de conta que não sabe como estas coisas começam, se dão e terminam é um sinal claro que já passou da hora de trocar o jornalismo pela alienada mansidão das agulhas de tricô.
O Vampiro de Curitiba
-24/09/2010 às 9:06
Parabéns, Reinaldo!
Parabéns aos militares e a todos que querem defender a democracia deste Governo clePTomaníaco e seus bate-paus pagos com dinheiro público.
Elisabete
-24/09/2010 às 9:05
Parabéns pelo debate! Eu estava lá, juntamente com meu filho de 14 anos que é seu leitor.
A sensação que tive foi de esperança renovada. Aprendemos, até mesmo com os militares, a defender o Estado de Direito e a Democracia e isto nos ficou enraizado. Agora eles são nossos aliados, que ironia! E vamos adiante defender a liberdade.
Parabéns mais uma vez e, um comentário pessoal: vc. parece bem mais jovem pessoalmente!
Ana
-24/09/2010 às 9:01
“Devoradores”, de Astolfo Araújo, do catálogo da Musa, ficção político policial sobre a esquerda brasileira, de 1964 a algum ponto da atualidade, com o quadro de Goya na capa: “Saturno devorando seus filhos”. O livro pouco apareceu. Mas vale ler. Há assassinatos de pessoas e valores. Não resisto a falar do livro por causa de sua citação de Goya, Reinaldo. Vale conferir. A orelha é de Flávio Moreira da Costa, que parte o seu texto da citação de Bob Dylan: “Blowing in the wind.”
Pedro Erik
-24/09/2010 às 9:01
Parabéns pelo excelente texto, Reinaldo. História, cultura e jornalismo didaticamente explicados.
Abraço,
Pedro Erik
Brasuca
-24/09/2010 às 9:00
Reinaldo,
Do meu ponto de vista o paradoxo é sem duvida a analise desta historiadora sobre tão relevante fato histórico.
Heitor
-24/09/2010 às 9:00
O Bicudo fez bico, mas ficou só nisto.
Paultruc
-24/09/2010 às 8:59
Mesmo sendo correta e necessária a defesa da democracia e da liberdade de expressão, não considero correta e, se não me engano, nem é permitida por lei, a iniciativa de militares, enquanto militares, de promoverem debates políticos, o que já configura uma ação política.Que eu saiba, as forças armadas são apolíticas e apenas agem sob ordens emanadas dos poderes políticos (Presidência, Congresso, etc), como previsto na Constituição.Vigiar desvios dos poderes políticos é tarefa da sociedade e de seus representantes civis, não dos militares.
Se for aceita a premissa de que os militares podem se engajar em debates políticos, desde que suas posições sejam consideradas como corretas (como é o caso em questão), o caminho estará aberto para um “neo-64”. Ou seja, ditadura e censura em nome da democracia e da liberdade de expressão. Afinal, são eles que estão com as armas.
Hélder Luis Siqueira
-24/09/2010 às 8:57
REINALDOXXX!!!
Hélder Luis Siqueira
-24/09/2010 às 8:54
REINALDOXXX!!!
Ronaldo
-24/09/2010 às 8:54
REINALDO, VEJA O QUE SAIU AQUI EM NATAL/RN, MAIS UMA DO FRANKLIN GOEBBELS!!!
FONTE: http://www.thaisagalvao.com.br/tg/index.php
Denúncia contra ministro Franklin Martins pode expor podridões na política potiguar
Pense num assunto que vai feder nas esferas potiguares, só é essa denúncia da licitação que contratou a empresa Tecnet para prestar serviços à EBC - Empresa Brasileira de Comunicação, que administra a TV Brasil…
Na lista de beneficiados, Cláudio Martins, filho do ministro da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins.
Subordinada ao ministro Franklin Martins, a EBC admitiu saber que Cláudio Martins, filho do ministro, era funcionário da Tecnet Comércio e Serviços antes de contratá-la por R$6,2 milhões. O ministro nega haver irregularidade no processo.
Mas, quem tem tudo sobre as irregularidades é o natalense Ângelo Varela, conhecido por amigos como Ângelo Burrão…que de burro não tem nada.
Ângelo desenvolveu um software complexo utilizado em gerenciamento de emissoras de rádio e TV, utilizado há 10 anos pela TV Educativa. Contrato que lhe rende 10 mil reais por mês.
Acontece que, segundo Ângelo detalhou ao Blog agora há pouco, pelo telefone, o filho de Franklin Martins encontrou uma forma de copiar o software e de participar de concorrência para prestar serviços à EBC.
Ângelo foi informado da fraude pela Sony, sua parceira. (…….)
Edson
-24/09/2010 às 8:51
Tio Rei, olha o comentário que eu deixei lá no blog dela:
De fato é um país muito interessante, em primeiro lugar nesses aspectos interessantes do país está o distanciamento pseudo superior da comentarista que como se pode observar ao longo do seu comentário realça um aspecto histórico de um lado (os militares) e oculta de outro (as esquerdas) para depois chamar a isso de paradoxo, ora Lucia, não há paradoxo nenhum aí, o que há é o que sempre houve, esquerdas querendo virar a mesa do jogo democrático e algumas pessoas de bem tentando não deixar, agora dizer que papel de intelectual é assinar manifesto… tenho para mim que você não deve te achar inclusa entao nessa categoria não é mesmo?
Alexandre Spina
-24/09/2010 às 8:49
einado,
É meio “off topic”, mas olha que bacana. Esta é uma reportagem sobre trajetória do agora finado Mono Jojoy (Que o diabo o tenha). Veja no final. O autor do text, um tal de FERNANDO MUÑOZ (EFE) não disfarça sua simpatia. Diz que Marulanda morreu de ataque ardíaco. Pode? Está no penúltimo parágrafo.
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/803567-mono-jojoy-era-um-dos-integrantes-mais-radicais-das-farc-saiba-mais.shtml
Alexandre
Netto
-24/09/2010 às 8:49
Se essa onda pega… Tá no portal Terra: Em protesto, estudantes católicos chamam Dilma de “anticristo”.
Nada tá decidido; muita coisa pode acontecer até 03/10/10.
Paulo
-24/09/2010 às 8:48
Lúcia Hipólito é realmente digna de pena. Foi “promovida” a categoria de “cientista político” e pensa que realmente é boa nisso. Ela é, sim, muito boa em usar esse método nefasto de meias verdades (que para mim são mentiras inteiras). Acredito que, de alguma forma, ela obtenha alguma vantagem em falar o que fala. Lúcia a gente conhece. O que dói mesmo é ouvir pessoas próximas rasgarem elogios a essa mulher. Isso sim dói…
valter
-24/09/2010 às 8:47
Reinaldão, do começo ao final do seu texto fiquei arrepiado. Como dizia minha mãe: “Tamanho homem chorando.” Pois é, chorei de emoção ao terminar de ler seu texto. Êta trem bão pra começar o dia! Viva a democracia!
LUIIIZZZAAAAOOOOO
-24/09/2010 às 8:45
Caro Reinaldo
Até os militares (alguns que ainda não se renderam a canalha PTista)já entenderam oseu papel na sociedade e, principalmente, nesta eleição.
Só falta alguém avisar ao SERRA qual o papel dele na peça. Esse ar de frade franciscano, e humilde filho de dona de casa e feirante, está servindo apenas à canalha PTista. Está na hora dele assumir o seu papel, ou então sai logo de banda e deixa o Indio no lugar. Reinaldo! sinceramente, o SERRA foi a minha maior decepção nos ultimos tempos. Como pode ter se transformado nesse, desculpe-me pelo termo, “babaquinha”. Ele ainda não percebeu contra quem está disputando. Pensa que é candidato na Finlandia. Jamais perdoei FHC, pois um dedo que ele mexesse e jamais teriamos Lula. Agora, um dedo que o “babaquinha” só um, evitaria a humilhante situação de termos essa senhora como candidata e governante. SERRA nunca mais!!! Tem como voce fazer chegar isso à ele? Seria um grande favor para nós, na ultima tentativa de mudar o que se aproxima. Basta um dedinho dele! Como bastava um dedinho de FHC. É só isso que a turma do contra deseja. Só mais essa chance !!! Reinaldo.. por favor… ajude!!!
Maroog
-24/09/2010 às 8:44
caro reinaldo,
na minha opiniao lucia esta sendo coerente. Explico: Ela fez historia e ciencia politica, dois redutos intransponiveis do pensamento marxista. Ela nao consegue fugir das trilhas mentais que colocaram na cabeca dela. So consegue analisar o mundo a partir das ideias da esquerda. Nao consegue fazer uma analise mais profunda que uma piscina de crianca.
A culpa nao e dela, mas do aparelhamento das universidades com esquerdistas empedernidos, desde a epoca que a USP importou esquerdistas franceses para formar seus departamentos de sociologia e ciencia politica, aqueles mesmos que defendiam Stalin mesmo depois da denuncia de seus crimes.
Ela nao tem culpa de ser tao limitada. So tem culpa de nao querer evoluir e nao ter outras leituras de mundo.
Siqueira
-24/09/2010 às 8:41
Esta foi na jugular, matadora, parabéns. Paradoxo seria ver petralhas, os filhotes da ditadura cubana, defenderem a liberdade de expressão e as liberdades individuais enquanto continuam, como de hábito, a confraternizar com ditadores sanguinários pelo mundo afora. Foram treinados por ditadores para implantar o comunismo e combatidos pelos militares brasileiros que não queriam ver nosso país tornar-se mais um satélite soviético. O paradoxo foi a supressão da liberdade de expressão pelos militares, não como um objetivo final, totalitário como o do PT, mas como decorrência da guerra suja desencadeada no Brasil pelos mesmos que hoje organizam conferências e planos oficiais de governo para suprimir, definitivamente, qualquer independência nos órgãos de imprensa.
O erro do passado foi os militares terem assumido um papel, e o ônus, de uma luta contra o comunismo que deveria ter sido travada pela sociedade, hoje novamente às voltas com os esbirros da tirania, que insistem em suprimir tanto a imprensa livre como também qualquer oposição a seus diabólicos planos ditatoriais.
Lucaveira
-24/09/2010 às 8:37
Meu caro Reinaldo, tenha pena da Lucia afinal ela eh somente uma menina do Jo.
Maria Helena
-24/09/2010 às 8:36
O Brasil tem dessas curiosidades: períodos de calmaria, como os de Juscelino, entremeados de hiatos de guerra civil, como a ditadura militar. Estamos numa época mais esquisita do que nunca: um país dividido, cujo único objetivo de seus governantes é rachar o bolo com os que comeram pouco no passado. E com uma preocupação estúpida de exibir esse detalhe. Quando iremos trilhar um único caminho que nos elevará à condição de gente, simplesmente?
É uma "loraburra" petista
-24/09/2010 às 8:34
Essa petista, a senhora Lucia Hipólito, dormirá e acordará todos os dias, com seu paradoxo (por baixo da carinha de “cabeça”, há uma “loraburra”). Nunca entenderá o que esta acontecendo, por petista que é (desconfio que a maior parte de petistas/lulistas se compõem de gente inocente – que não entende nada da natureza humana, muito menos do mundo). O que eu não sabia é que ela infesta, com sua falta (e falsa) de visão de mundo, os ouvidos dos ouvintes da CBN… (Ataíde)
jovem
-24/09/2010 às 8:34
Muito pobre o conhecimento de nossa história!
O Clube Militar faz parte da tradição democrática do Brasil.
Só para lembrar um episódio, a Proclamação da República foi gestada no ….. Clube Militar!!!!!!!!!!!!
Walfrêdo Rodriguez Neto
-24/09/2010 às 8:31
A diferença entre o Sindicalista e o Estadista
Na sociedade organizada existem papéis que são desenvolvidos em determinados espaços, previamente definidos, e deles não se pode fugir. Às vezes, por incompreensão dessa assertiva passam-se os pés pelas mãos.
Digo isto quando vejo que pessoas habilitadas para determinadas funções são totalmente desabilitadas para outras.
No Brasil atual, por exemplo, um sindicalista que galgou a Presidência da República (de forma democrática, é bom que se diga) não tem sabido exercer a função de estadista.
No Brasil de 1994 a 2002, diferentemente, o então Presidente da República demonstrou à saciedade porque era de fato um estadista, ainda que nunca tenha sido um sindicalista.
Somente um estadista tem a capacidade de ser juiz imparcial de eleições que submete, ao crivo dos cidadãos, o futuro do país.
Lamentavelmente, o sindicalista alçado ao Poder maior não se esqueceu do seu passado e faz confusões na prática da vida republicana pensando que o país é um sindicato e o sindicato é o país. Desse modo, instala a República sindicalista fora do papel que a sociedade organizada atribui a um sindicato.
Quem não se lembra que o Presidente Fernando Henrique Cardoso manteve-se dignamente nas eleições de 1998 e 2002, não se imiscuindo no processo eleitoral. Emblemática, por exemplo, foi a passagem de cargo, com a entrega da faixa, para o partido da oposição à época. Coisas de estadista.
Contudo, no Brasil atual, o Presidente faz diuturnamente campanha livremente em prol da sua candidata, ferindo ostensivamente a legislação e a lisura do processo eleitoral que se pretende democrático. Coisas que um sindicalista e, muito menos, um estadista não devia fazer.
(escrito no blog do meu site http://www.walfredorodriguez.com)
Guilherme Outeiro
-24/09/2010 às 8:31
Eu entendi o comentário da Lúcia, só não concordei quando ela disse que não acreditava que a democracia estaria sendo amaeçada, pois segundo ela, as instituições estão funcionando. Funcionando? Pois bem, ontem vimos uma verdadeira vergonha do STF sobre a lei da ficha limpa, o presidente Cezar Peluso, que deveria dar o voto de minerva após o empate de 5×5 (cinco que votaram contra e ficaram falando, falando, falando, tentando justificar o injustificável), tirou o dele da reta e empurrou para depois das eleições a decisão. É válido lembrar que o mesmo ministro havia votado CONTRA A LEI anteriormente. Instituições funcionando, Lúcia?
Marcia
-24/09/2010 às 8:30
Rei…..
EU TE AMO!
EU TE AMO!
EU TE AMO!
EU TE AMO!
ANTIPETISMO, COMUNISMO, SOCIALISMO E QUALQUER PORCARIA DO GÊNERO RJ
-24/09/2010 às 8:23
Reinaldo, perfeito. Parabéns.
Mais um infeliz comentário da “jornalista e historiadora” Lúcia Hippolito, ultimamente e a praxe.
Heitor
-24/09/2010 às 8:23
O STF é constantemente bombardeado por criminosos que usam a hermenêutica jurídica para saírem safos de seus crimes, no entanto, paradoxalmente, não podem, por um dia que seja, olhar apenas para a Constituição que deveria ser a mãe das leis ordinárias.
Não vêem Lula como déspota, ele é apenas um líder popular sem eira nem beira, um moleque, dão até risadas dele, no entanto, acham a lei da Ficha Limpa populista, apesar de que, apenas, ela é repetitiva da Constituição. Paradoxos!, uma lei que segue a Constituição é populista? O reizinho é populista, mas é engraçado. Deixem ele, pobre.
Paradoxalmente, os mesmos que querem a Ficha Limpa, deram casa e roupa-lavada aos terroristas protegidos de Lula, o populista. Paradoxos mil.
Custava cercar os lobos, só um pouquinho, e deixar a Ficha Limpa, limpando?
Heitor
-24/09/2010 às 8:20
O STF é constantemente bombardeado por criminosos que usam a hermenêutica jurídica para saírem safos de seus crimes e de atitudes de déspotas de Lula, no entanto, paradoxalmente, não podem, por um dia que seja, olhar apenas para a Constituição, que deveria ser a mão das leis ordinárias.
Não vêem Lula como déspota, ele é apenas um líder popular sem eira nem beira, um moleque, dão até risadas, no entanto, acham a lei da Ficha Limpa populista, apesar de que, apenas, é repetitiva da Constituição. Paradoxos, uma lei que segue a Constituição é populista. O reizinho é populista, mas é engraçado.
Os mesmos que querem a Ficha Limpa, deram casa e roupa-lavada aos terroristas protegidos de Lula. Paradoxos mil.
Custava cercar os lobos, só um pouquinho?
Dulci
-24/09/2010 às 8:19
Reinaldo, não dá pra viver sem você!! Lí tudo que postou ontem, mas precisava de mais!! Estou viciada no seu blog. Hoje de manhã já me contentei com tudo que escreveu, mais tarde, depois do trabalho, voltarei e ficarei o resto do dia por aqui. Um abraço!
Uma pergunta: O debate no Clube Militar vai ser disponibilizado pra nós??
TIÃO BENTO, RJ
-24/09/2010 às 8:14
Eu conheço e adoro os dois, assino o globo, tive hoje no jornal impresso, um cometário publicado, cândido, não esperava por isso. Mas, o judiciário brasileiro, queira quer não, se transformou sim em um labirinto, 2 horas de dissertamento para absolver um bandido, é demais. Compre e leve. Quanta desfaçatez, não vai durar, somos o antídoto. basta insistir um pouquinho.
Boliviana
-24/09/2010 às 8:10
Reinaldo, você faz estes textos eu sei, só pra gente começar o dia com um sorriso que vai voltar toda vez que a gente se lembrar ou comentar sobre o post. Bom dia.
Dona Reinalda, não tem no site mas o muchoxo ontem da Lucia no Estúdio I (GloboNews) quando a Maria pediu o comentário dela sobre um dos escândalos da Casa Civil não teve preço. rs
Heitor
-24/09/2010 às 8:06
Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha …
Aparente paradoxo.
Quem nasceu primeiro, a Constituição ou as leis ordinárias?
O STF ficou perdido nisto, Gilmar Mendes acha que as leis ordinárias mandam mais que a Constituição, confuso ficou numa lógica aparente. Perdeu a chance de mudar a história.
Gilmar, Peluso e outros 3, não têm talento para déspotas, mas têm talento paradoxal de manter chefes de quadrilha no Congresso Nacional, mais um paradoxo, deviam ser pastores, mas colocam lobos no cercado dos cordeiros. Para que serve o STF, melhor fechar mesmo?
Assad
-24/09/2010 às 8:02
Reinaldo e Amigos Bom Dia,
Parabéns a Voce pela Brilhante Pessoa que é,
pela sua Postura, Coragem que mesmo diante de ameaças velada não recua,
Parabéns aos Militares das Nossas Forças Armadas, que mostra que “Não” adormeceu, apenas observando, tá vendo tudo,
que tomam essa Iniciativa em Defesa
da Liberdade,
da Democracia,
pela Decência,
do Estado de Direito,
pela Moralidade,
pela Ética,
Parabéns a todos que conseguem enxergar o Perigo que Ronda nosso País,
realmente não podemos aceitar nem deixar que nossos Filhos, Sobrinhos Netos e entes querido sejam Vítimas dess regime
Facista,
Terrorista,
Mediocre,
Autoritário,
demoniaco,
Corrupto que assombra o Melhor País do Mundo que é o Brasil,
que engana e ilude os mais humilde com alguns trocados, (bolsas) que muitos o deixam nos bares,
independente de quem seja eleito,
não podemos cochilar,
para que o caximbo não caia,
Vamos tirar o Brasil do Vermelho,
“O Brasil Pode Muito Mais”
Eduardo S G Castro
-24/09/2010 às 7:58
Acho que a Lúcia Hippolito é apenas uma de muitos outros jornalistas da Rede Globo que colaboram com a blindagem ao Lula e ao PT. Se você acessar o site Globo.com e assistir/ouvir os programas jornalísticos da Globo, perceberá que assuntos como o protesto contra a censura, o escândalo da Casa Civil, a quebra de sigilo na Receita, nem são noticiados (e quando são, superficialmente). Eles sempre dão destaque às pesquisas eleitorais e sobre a aprovação do governo Lula (quase todo dia!).
pois é
-24/09/2010 às 7:54
Demais ler tudo o que eu senti quando ouvi o comentário da Lúcia, na CBN. Não foi a primeira vez. Me indignei a ponto de enviar-lhe e-mail dizendo, entre outras coisas, que ela não tem o direito de usar o rádio, que chega aonde não chegam revistas e internet, para influenciar pessoas que a ouvem. E também que, como qualquer um de nós, ela também vai sentir na pele toda a “liberdade” que teremos no caso de vitória(arghh) do PT. Em resumo, abdica de sua responsabilidade.
Heitor
-24/09/2010 às 7:53
Aparente paradoxo. Não existe uma música assim?
NINO
-24/09/2010 às 7:51
é o apocalipse midiático !!! jornalistas apoiando a censura da imprensa, é o fim, ou o começo do fim do estado democrático de direito ? ? ? . nada disso, ainda bem que foi só uma fumaça palanqueira em pról do pt.
Weimar e Cremilda disseram
-24/09/2010 às 7:50
Que ninguém me venha com peninha dela! Ela fez por merecer a surra que leva aqui.Tolinha! Aliás, o Reinaldo foi muito educado, educadíssimo!
Eu sei, eu sei: tolice todo mundo diz, vez ou outra. Mas, paciência!, desse tamanho e neste momento? Mereceu!
Weimar
DUDU
-24/09/2010 às 7:50
Um Sindicato que deveria ser o guardião da liberdade da atividade dos seus sócios, e aceita a discussão para suprimir esta liberdade não é um sindicato, pode ser caracterizado como um grupo qualquer.
Anônimo Bsb
-24/09/2010 às 7:42
Veleu Reinaldo! É preciso de vez em quando dar um “pedala robinho” nessa senhora.
Antonio Augusto Carvalho
-24/09/2010 às 7:42
Paradoxal meu caro Reinaldo, paradoxal.
Heitor
-24/09/2010 às 7:38
Ah!, sim, falamos em paradoxo por preguiça intelectual. É muito difícil explicar isso em 140 caracteres no twitter.
Yolanda Heller
-24/09/2010 às 7:28
Claro que ñ ha paradoxo em 64 o exescito entrou p/ defender-nos do comunismo que os petistas de hj queriam implantar naquela epoca. Dillma Dirceu, F Martins etc ñ defendiam a democracia ao contrario com atos terroristas queriam implantar o comunismo
Rodrigo
-24/09/2010 às 7:28
Eu ouvi o comentário de Lúcia Hipólito na internet e confesso que fiquei estarrecido. A democracia e liberdade de expressão não estão sendo ameaçadas?!? Ora, então ela não conhece o Sr. Luis “iNAZI” Lula da Silva!