Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

Meio eletrônico de medição de público contratado pelo MBL aponta: 1,4 milhão de pessoas na Paulista, mesma quantidade apontada pela PM

Sistema trabalha com uma antena ligada a um computador para emitir um sinal de frequência que reconhece celulares que estejam com o Wi-Fi ligado. Essa ferramenta registra o IP do aparelho. Não é mágica nem chute: é ciência

Por: Reinaldo Azevedo

O Movimento Brasil Livre utilizou uma tecnologia de ponta chamada SmartLok, desenvolvida e cedida gratuitamente ao grupo pela startup israelense StoreSmarts. Ela serve para estimar a presença de público em concentrações. Trabalha com uma antena ligada a um computador para emitir um sinal de frequência que reconhece celulares que estejam com o Wi-Fi ligado. Essa ferramenta registra o IP do aparelho.

Vários computadores com antenas foram empregados para abranger toda a Avenida Paulista e ruas adjacentes. Ao mesmo tempo, militantes do MBL entrevistaram grupos de pessoas para saber a proporção dos presentes que estavam com os aparelhos.

Muito bem. Segundo esses dados, passaram pela Paulista 1,4 milhão de pessoas, numero que coincide com o da Polícia Militar.

O Movimento Brasil Livre e a própria StoreSmarts estão disponíveis para oferecer aos interessados detalhes técnicos sobre esse sistema.

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

162 comentários
  1. Daniel

    Funciona dessa forma: Você não precisa estar conectado a uma rede, basta estar com o Wifi ligado e próximo ao sensor deles. Para aqueles que não levaram celular ou não estavam com wifi ativado, bastava que fosse feita uma amostragem por meio de entrevista mesmo e depois multiplicado o número total por um fator de correção. Não sei se isso foi feito no entanto. Cada celular possui um identificador único, então dá pra pegar várias informações como o tempo médio de permanência na manifestação.

  2. Regina goncalves

    Então eu, meu marido , meu filho, minha filha, minha nora, o pai dela, meu genro não fomos computados porque nem ligação conseguimos fazer . Os celulares caiam direto nas caixas postais . Tá faltando gente nessa contagem !

  3. Roberto Vieira Cavalcanti

    ” Não é mágica nem chute: é ciência”, sobre isso não resta dúvida, o que podemos questionar é o uso dessa ciência que permite registrar os proprietários dos aparelhos e encontrá-lo na multidão mesmo sem motivação legal e, caso necessário, poderia também saber quem estava nas proximidades e definir o perfil econômico dos manifestantes e a relação entre eles.

  4. Rosângela

    Se foi feita a contagem pelo sinal wi fi, então foi falho. Pq estávamos em 5 pessoas e ninguém consegui acessar WiFi e nem 3 G,4G. Simplesmente ficamos sem acesso a rede.

  5. marialuizarivero

    viajei do ES p/ SP p/ir à manifestação c/ minha filha, não levei celular e minha filha tentou conectar wi-fi na paulista por varias vezes e não conseguiu, ficamos de fora da contagem, creio que tinha muito mais gente sem celular.

  6. Luiz Aquino

    Enquanto isso o Datafalha ficou contando as pernas e dividiu por dois.

  7. Thiago Tomais

    Caro Reinaldo, creio que a ferramenta.refistre o MacAddress do aparelho. O endereço IP é fornecido pelo ponto de conexão, caso você seja desconectado e novamente conectado, um novo IP é fornecido pelo ponto. A “impressão digital”, nesse caso, seria o MAC ADDRESS, mesmo. Um abraço e parabéns pelo trabalho!

  8. Sonja

    Vou mais longe, Carlos Roberto (Março 14, 2016 às 2:53 pm), está na hora do Diatryma que comanda o Datafolha se tocar que o Paleoceno terminou…

  9. Carlos Roberto

    Está na hora do DATAFOLHA “buscar uma metodologia mais moderna” para aferir a presença de participantes e megaeventos.
    Ou suas aferições poderão se tornar objeto de chacota.

  10. Fábio

    Acredito no DataFalha. Dizem que foram 500.000. Fora esses, qual foi o número de não petistas?

  11. AVISA O DATAFOLHA - ONTEM FOI JOGO DO BRASIL?

    Ontem na manifestação um senhor bem humilde me perguntou o porque de tanta gente de verde e amarelo reunida. Perguntou se era jogo do Brasil. Expliquei a ele do que se tratava. Hoje leio resultado da manifestação onde o Datafolha diz que o público participante tem perfil elitizado. Claro que é elitizado, afinal os participantes são pessoas que leem, ouvem, conversam e tem opinião. Nenhum manifestante confundiu um “Fora Dilma” com jogo do Brasil. O Datafolha esqueceu de mencionar que boa parte desses “elitizados” estão desempregados pela devastora e desastrosa condução econômida de Dilma, Lula, PT e seus PTralhas. Também nada informou sobre os mais humildes, que já perderam o emprego faz tempo, mas acham que a manifestação é jogo da seleção brasileira.

  12. Hamilton

    Atenção pessoal!! o ” molusco” declarou que continua pobre, e por esse motivo eu venho a público fazer uma campanha de moedas de um centavo para que possamos comprar a passagem só de ida para Cuba, que é o única lugar e solução que ele tem agora para não ser preso, já que ministro o povo gritou domingo que não quer mais ministro ladrão no governo e principalmente fugitivo da justiça. Se Alguém souber onde está o carro pau-de-arara que ele veio do Nordeste por favor informe neste blog que eu compro e lhe dou de presente ( não precisa ele pagar com dinheiro da Petrobras)para que ele tenha pelo menos um carrinho para passear em Cuba. O J.Gildo mandou ele para o inferno, só Gildo, que lá o Presidente Lúcifer também não o quer pois ele pode roubar as alminhas inocentes.

  13. vitorio

    Reinaldo vê se consegue um desses pro data folha…………..

  14. Adalberto

    Não entendo o porque de toda essa discussão, se parece ser consenso que os números apresentados pelo Datafodasse são furados… O PT que parece ser para quem eles de fato trabalham sabe o número certo, e mesmo assim, o impacto político do protesto está consolidado, queiram eles ou não.

  15. Walter Matos de Oliveira Jr

    A PM agradou o governo do seu Estado. Onde não governa o PT, o número cresceu, onde manda o PT, baixou. Nem acredito em 1,4 milhão na Paulista, nem em 20 mil em Salvador,
    Eu estava no Farol da Barra e toda a extensão de 900 metros por 15 de largura estava verde e amarela das 10:30 às 12 hora, sem contar quem ficou no gramado do Farol e do morro do Cristo.
    Tomando-se 4 pessoas por metro quadrado, indice baixo, temos 54 mil. Tomando-se 6, temos 81 mil.
    Convém lembrar que na Bahia o governo é do PT.

  16. Mário

    Descontados os que não levaram celular pois tinham medo de perdê-lo, como já foi dito abaixo, ainda é preciso descontar os que como eu e minhas filhas, genro e sobrinhos, não estávamos com o wifi ligado para não descarregar as baterias. Só que esteve lá sabe a imensidão de gente, ordeira e pacifica há que se registrar e valorizar. Viva a democracia e abaixo àqueles que querem diminuir os de bem.

  17. Hamilton

    Esse sistema também serviu para medir o Data Folha que com seu sistema de medição a muito contestado mais uma vez erraram feio. De 1,4 milhões para 500 mil parece piada. Minha pergunta? Onde esses caras aprenderam matemática? Meu conselho é que voltem para sala de aula estudem matemática e estatística.

  18. Elnei

    O ar de “criterios tecnicos” e “empresa especializada” em pesquisas é pura enganaçao…..Por que eles nao explicam quais criterios tecnicos usados? Por exemplo, eles dizem que no momento de “pico” tinha x de pessoas, mas e as pessoas que vieram antes e foram embora, e as que chegaram depois?…..porque este negocio de manifestaçao é muito dinamico! Ontem aqui em Curitiba quando fomos “dar uma olhada” em torno das 16 horas, pelo movimento no entrono da regiao, parecia que ja tinha acabado a manifestaçao, pois se via mais gente “indo embora” do que chegando….no entanto o “pico” de gente medida foi entre 16 e 17 horas…….

  19. Jorge

    Tio Rei,
    Não sou especialista, mas o sistema me parece bastante lógico e acurado. Por exemplo: suponhamos que o MBL tenha entrevistado 1000 pessoas de diferentes idades etc. em diversos pontos da Paulista. Se destas 1000 apenas 500 estivessem com o wifi ligado, tem-se uma amostra de 1000, com uma razão de portadores de wifi de 50%. Nesse caso hipotético, se foram detectados 750.000 sinais de wifi pelas antenas, conclui-se que há 1,5 milhões de pessoas na Paulista, por amostragem.

  20. Vera

    No sistema do MBL deu 1milhão 480 mil. Já pensaram nos quem nem sabia dessa coisa de WI e não ligou? Já pensaram nos muitos que ainda não tem celular smart phone (principalmente os sexagenários)? Logo, foram muito mais! BEIROU 2 MIHÕES NO MÍNIMO.
    Quanto ao Datafolha esquece, é DATAFALHA.

  21. André

    DATAFOLHA bolivariana ridicularizada nas redes sociais……como dizia minha tia….Quem não tem competência NÃO SE ESTABELEÇA….PEDE PRA SAIR DATAFOLHA

  22. MARLI

    nem lembrei de levar celular!

  23. Ronaldo Bastos

    Circulando na rede: segundo o DataFolha o triplex de Lula tem 2 andares

  24. Gilmar Fernandes

    Se havia gente sem celular e outras pessoas com o wi-fi desligado, a conclusão óbvia e necessária é que havia, NO MÍNIMO, 1,4 milhões de pessoas na paulista. Agora, quanto ao datafolha, eu fico realmente curioso pra saber qual o método utilizado pelo tal instituto. Aliás, penso que cabe até uma ação civil – visto que o tema é de interesse público – para instá-lo a apresentar o processo de análise. Basta o MBL apresentar reclamação ao Ministério Público e este, por seu turno, remeter Notícia de Fato requerendo esclarecimentos. Chega desses erros crassos que só têm um lado.

  25. Rose

    Amei o Lula jararaca, a Dilma Aedes aegypti, o pixuleco, o boneco pinóquio da Dilma, o japonês da Federal, o pedalinho do Lula, o tripléx do carro de som, etc, etc, etc!!! Foi tudo LINDO! LINDO e extremamente ORGULHOSO!!!

  26. Oscar Sousa

    Eu não quero saber das estatísticas dessas empresas de estatísticas de plantão, para mim não são confiáveis. Eu só tomo como referência as estatísticas da Policia. E o resto que se dane!

  27. J.Gildo

    Bom, esqueçamos estes dados ridículos do Datafurada, não merecem o minimo de respeito, mas por exemplo muitos viram 3 velhinhos simpáticos (aparentando acima de 90 anos cada) sentadinhos em suas respectivas cadeiras de rodas e com seus enfermeiros, sendo aplaudidos pelos manifestantes que por ali passavam, no final da Av. Paulista, certamente esses simpáticos velhinhos não tinham celulares, e se na Av. Paulista tinha só 1,4 milhão então na Al. Santos e na São Carlos do Pinhal tinha outro 1.0 milhão, não dava pra andar direito nessas ruas. Na verdade o que importa é que o show do povo foi dado e de forma esplendorosa. Fora Dilma seu governo incompetente desMOROnou, chega de ferrar os Brasileiros, não deu certo, pega seu banquinho e saia de fininho, Ah,.. se não souber para onde ir, nós sugerimos que vá pro inferno.

  28. Luis

    Basta saber, se o aparelho registra o entorno, isto é, os vizinhos que não estão nas manifestações.

  29. Olivia

    Cirval, penso o mesmo que você. Estive ao lado do pesquisador e percebí que as pessoas disseram não levar celular , com medo de perde-lo.

  30. Cirval

    Discordo de ambos. Havia mais de dois milhões de pessoas na Paulista. No caso da Polícia não captaram a compactação do público e no caso da sistema do movimento não captou os sem WiFi ligado. Havia grupo de pessoas em que nem todos utilizavam-se de celulares. Meu grupo era composto de quatro pessoas e só uma tinha o WiFi ligado. Esse tipo de contagem ficaria melhor no Lollapalooza, no qual só havia jovens. No meu grupo de quatro pessoas havia 2 idosos e vi muitos idosos e crianças na manifestação da Paulista. E idoso, via de regra, ou não está usando o celular ou não está com o WiFi ligado.

  31. Mack740

    Ora, façamos justiça: quando uma pesquisa Datafolha mostra um resultado que é contrário ao governo petista, todos nós dizemos que está valendo, mas quando isso não ocorre, reclamamos que não dá para confiar??? Sejamos claros: a Datafolha indicou 400mil pessoas na Av. Paulista, com “margem de erro para menos” de 1.000.000 de pessoas, só isso… (Kkkkk, Datafolha, é hora de se manifestar e explicar seus números!)

  32. kátia

    acontece que o wi-fi do datafolha, assim como o das urnas eletrônicas, parece estar sempre ligado, antenado, conectado ao programa e conveniências governistas… a datafolha é mais um símbolo da era petista, é a institucionalização da mentira, é propaganda embalada por pretensa ciência, por desonesta pesquisa. fora datafolha vendida. fora pt, fora pt, fora pt…

  33. Caio Marcio

    Segundo o Datafolha, estiveram na avenida Paulista, 4 pessoas: – Eu, minha mulher e minhas duas filhas.

  34. Márcio

    E o DATAFALHA, vai fazer o quê, agora?
    Ficaram sem saída, não é mesmo FSP?

  35. Razumikhin

    1,4 milhão e UM! Eu não levei meu celular.

  36. junior

    eita. não me viram.
    eu fui mas estava sem celular.e comigo tinha mais gente sem

  37. Paulo

    Enquanto a tecnologia comprova o real, o “Datafoice” continua com prancheta e Bic para fazer uma avaliação sem método científico comprovado…

  38. Carlos-SC

    Os números inventados (sem metodologia científica de apuração) pelo DataFolha só reforçam as suspeitas de que as pesquisas para a eleição do poste de Lula em 2014 foram manipuladas para camuflar a fraude das urnas eletrônicas. Perdeu de vez a pouca credibilidade que lhe restava!

  39. Izabella coimbra

    Fui a Paulista com a minna Mae de 80 Amos em cadeira de rodas. Chegamos as 2:30, e saimos do Metro na Av. Da Consolacao. Nao conseguimos ir Alem da R. Haddock Lobo. Fui a todas as manifestacoes, e embora nao tenha nenhum medidor scientifico, minha impressao e de que tinha muito mais gente do que o numero da PM e dos movimentos (minha Mae foi sem celular). Foi maravilhoso!

  40. Marcus Meyer

    Acabei de receber de parentes em Santa Catarina o balanço das manifestações apenas naquele estado:
    Atualizando a Prévia das manifestações em SC – 46 cidades
    Público estimado – 327.600
    1. Abelardo Luz – 100
    2. Araranguá – 2.500
    3. Balneário Camboriú – 31.200
    4. Barra Velha – 100
    5. Blumenau – 60.000
    6. Braço do Norte – 270
    7. Brusque – 10.000
    8. Caçador – 500
    9. Campos Novos – 400
    10. Canoinhas – 600
    11. Capinzal – 200
    12. Chapecó – 12.500
    13. Concórdia – 3.000
    14. Criciúma – 20.000
    15. Curitibanos – 700
    16. Florianópolis – 95.000
    17. Fraiburgo – 300
    18. Garuva – 30
    19. Gaspar – 80
    20. Itajaí – 1.200
    21. Itapema e Porto Belo – 1.500
    22. Itapoá – 150
    23. Ituporanga – 100
    24. Jaraguá do Sul – 36.000
    25. Joaçaba – 1.100
    26. Joinville – 25.000
    27. Lages – 2.000
    28. Laguna – 100
    29. Mafra – 3.000
    30. Navegantes – 50
    31. Papanduva – 100
    32. Ponte Serrada – 60
    33. Porto União – 1.100
    34. Rio do Sul – 2.500
    35. Rio Negrinho – 2.000
    36. São Bento do Sul – 3.500
    37. São Francisco do Sul – 60
    38. São Lourenço do Oeste – 1.000
    39. São Miguel do Oeste – 250
    40. Taió – 250
    41. Timbó – 2.000
    42. Tubarão – 5.000
    43. Turvo – 300
    44. Videira – 1.000
    45. Xanxerê – 800
    Fonte: Sala de Situação PMSC.

  41. José Manuel

    Datafolha:
    – Parada Gay com avenida vazia tem dois milhões de pessoas;
    – Show da Virada tem dois milhões de pessoas;
    – ontem, o formigueiro humano, tinha 500 mil? (?!)

  42. Wifredo Pilos

    ReinaldoXXXXXXXXX na cascuda!

  43. Ciro Lauschner

    A irresponsabilidade do DataFolha está gerando consequencias, que nem o governo teria coragem de fazer.Tentar diminuir através de um instituto o tamanho dos manifestantes é má fé, que espero não seja só recebimentos desse governo moribundo.

  44. FILOSOFANDO-

    É isso ai, nada de chutometro, nada que de margem de duvida para oposicionistas, prova é prova, agora a “folha, ibope” tem que sair dessa sua metodologia furada, quando é a favor do governo sempre é superestimada pra cima, e do contrário superestimado bem pra baixo. Olha não teve como ela ignorar a realidade, ficou impossivel desprezar massa de gente, mas ela continua superdimensionar pra baixo e a omitir do mesmo jeito

  45. Marcus Meyer

    Eu fui um dos entrevistados e posso aferir que a Paulista estava realmente cheia. Na hora de ir embora, levei da Pamplona até a Brigadeiro exatos 40 minutos porque não dava para se mexer. Parabéns a todos que participaram!

  46. Paulistana

    Tinha mais do q isso. O Metrô poderia ajudar, mas parece q só tem petistas lá pq nunca divulgam os números. O certo é q a informação do MBL veio muito tarde. Eu tentei divulgar o máximo q pude mas acredito q a maioria dos q tinham smartphones estava c/o WiFi desligado. Pelas conversas q ouvi no metrô só uns poucos sabiam do horário de início às 15/15:30h e foram com base no horário das manifestações anteriores, então imaginem informação sobre WiFi ligado. Mas mesmo o número estando abaixo do real, serviu para desmascarar de vez o DataFolha. Diante das fotos aéreas impressionantes como poderão continuar fornecendo números impressionantes das Paradas Gays e dos Reveillons q não alcançam nem 1/5 do tamanho do ato de hoje?

  47. Will

    Uma correção. O que é capturado é o endereço MAC (MAC address) do wifi do celular, uma identificação única de cada adaptador wifi, presentes em celulares, tablets e laptops.
    O cálculo do número de pessoas não é complicado. A Paulista tem 2,7 km de comprimento e 50 m de largura. Estava lotada de ponta a ponta, podendo-se estimar 6 pessoas por m2, portanto 810 mil pessoas na Paulista. Some a isso as pessoas nas travessas e paralelas e chega-se no número mencionado de 1,4 milhões.

  48. Elah

    PERGUNTAS
    Afinal, quantos cabem na Avenida Paulista?
    Como é que o Datafolha enxergou 2 milhões no Ano novo e só 450 mil hoje?
    Se havia só 1,4 milhão e a PM teve que restringir o acesso à Avenida Paulista por estar lotada, como é que couberam 2 milhões no Ano Novo?
    Como é que o Datafolha sempre enxerga mais de um milhão na Parada Gay, que é visivelmente bem menor do que a manifestação de hoje?

    Com a palavra, o Datafolha.

  49. SILVIO JD

    Que essa DataFolha petista manipula pesquisas eleitorais pelo Brasil a fora dentro de sua margem de erro de 3% que vira 6%, eu já sabia. Mas aferimento de público, é novidade. Margem de erro: 200%.

  50. Mansilvas

    A verdadeira face da “Falha” e do “Data Falha” finalmente foi mostrada. A ciência desbancou a mentira imunda regada com os desvios de verbas públicas vindas da dinheiro dos impostos do contribuinte brasileiro.