Blogs e Colunistas

22/11/2009

às 5:49

Mecenato? Não! Doação irregular de campanha…

No destaque que dei ontem à reportagem de capa da VEJA que trata do filme da família Barretão sobre Lula, transcrevi o trecho que segue. Mas acho que é preciso voltar ao assunto. Releiam:
“Os bastidores do projeto revelam que essas opções não foram meramente artísticas. Houve estreita colaboração entre os produtores do filme e a equipe de Lula. Em 2003, logo após adquirir os direitos da biografia oficial do presidente, Luiz Carlos Barreto obteve o aval do presidente para tocar o longa. Políticos próximos a Lula afirmam, sob a condição de anonimato, que o ministro da Comunicação Social, Franklin Martins, teve influência decisiva na definição do esquema de captação de recursos. Antes da edição final, Barreto viajou para Brasília pelo menos duas vezes para exibir o filme a políticos próximos ao Planalto. A primeira sessão aconteceu há três meses. Participaram ministros, como Paulo Bernardo, do Planejamento, e Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, e deputados, como João Paulo Cunha e Ricardo Berzoini, da cúpula do PT. Os petistas, depois da exibição, acharam as músicas incidentais muito pouco dramáticas e sugeriram acrescentar músicas populares, que seriam mais facilmente assimiláveis - no que foram prontamente atendidos.”

Comento
Ainda não vi o filme. Quem viu assevera, segundo critérios rigorosamente estéticos, que aquilo não pode ser chamada de, digamos assim, “obra de arte”. A razão, dizem, é simples: falta qualidade nos diálogos; as personagens — especialmente a principal — são planas; o roteiro chega a ser constrangedor de tão óbvio… E por aí vai. Se for assim, a comparação que vem sendo feita com 2 Filhos de Francisco, de Breno Silveira, é injusta. O filme que retrata a trajetória de uma dupla neo-sertaneja, acreditem os que não viram, é bom.

O que precisa ser ressaltado é o papel de Franklin Martins nessa história — também nessa história. A sua “influência decisiva” no esquema de captação de recursos elimina qualquer suspeita de que pudesse aquela ser uma obra independente, boa ou ruim, não importa. Estamos falando, então, de uma iniciativa oficial mesmo, destinada a cantar as glórias de uma personagem ainda viva — vivíssima — e, por óbvio, hoje o homem mais poderoso do Brasil. Ele só se ressente é de não poder tudo, coitadinho…

A presença de Franklin Martins na área — ele já cuida da verba bilionária da propaganda oficial e das estatais — confere ao filme da Família Barretão as características de peça oficial de propaganda, que, esperam os próprios petistas, busca produzir um efeito também eleitoral. Sendo as coisas como são, não parece difícil caracterizar a “colaboração” da iniciativa privada como contribuição irregular de campanha.

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

49 Comentários

  1. Denis

    -

    23/11/2009 às 21:54

    Reinaldo, discordo de você em uma coisa: se o filme sobre o presidente não for bom, pode acreditar, mesmo com um caminhão de propaganda, não será um sucesso. Como você mesmo salientou, o filme sobre a dupla sertaneja é um bom filme, por isso fez sucesso. Se o filme da vida do Lula for ruim, pode até virar um blockbuster de reunião sindical, mas não atrairá 5 milhões de espectadores ao cinema. Gosto do seu blog e da contundência de suas criticas ao PT. Nem sempre concordo com você, mas é melhor falar demais do que ficar calado. Confesso que, as vezes, os comentários de seus leitores me assustam um pouco. Há muito preconceito nas mensagens.
    Um abraço

  2. Deassis

    -

    23/11/2009 às 20:38

    Precisamos reconhecer: o FM é um excelente marqueteiro. O filme é apenas uma das peças publicitárias para a grande campanha pré-eleitoral de 2010: candidatura de Lula ao Prêmio Nobel da Paz. O prêmio é concedido em outubro, no mesmo mês da nossa eleição. Ora, antes disso a Franckpress terá mil oportunidades para trabalhar o nome de Lula. Não importa se vai ganhar ou não; o importante é estar entre os indicados. Alguém duvida? Não foi à toa a sua declaração de que está muito contente por haver reunido, em tão curto espaço de tempo, Shimon Peres, Abbas e Ahmadinejad. Nunca antes Nestemundo a paz esteve tão perto…

  3. rocket

    -

    23/11/2009 às 19:48

    Mecenato? Não! Doação irregular de campanha? Também não! Pedágio, ou melhor, taxa para licença de funcionamento. Quem paga, não tem problema com fiscalização de qualquer tipo.

  4. Le

    -

    23/11/2009 às 16:17

    Quando vc fala que ainda não viu o filme, acho pq deve estar com
    uma vontadeeeeeeeeeeee!!!!!!
    Não vai se fácil pra vc.
    Mas será bom ler sua opinião como jornalista. Independente disso,
    nem a pau vou assistir. Prefiro ver “Xuxa contra o baixo astral”.

  5. Danilo

    -

    23/11/2009 às 13:21

    Reinaldo.

    Alguma possibilidade do Lula usar esse filme pra comover o povão, se proclamar o Salvador da pátria, e depois partir para um plebiscito que o autorize a disputar um terceiro mandato?
    Abs

  6. Dayane

    -

    23/11/2009 às 10:15

    Essa porcaria de fita de “lullla o amigo do terrorista ahmadinejad” não passa de uma peça de propaganda nos moldes do “stalinismo”, financiada por empressas visceralmente interessadas nos recursos e benesses públicos . Na históriadestepaís nunca houve uma vagabundagem tão institucionalizada por um governante quanto essa implantada pelo apedeuta sem limites .Onde está o tse que permite esse tipo de propaganda eleitoreira fora de época? É bom que os poderes legislativos e judiciários acordem e veja o resultado a que chegou a Venezuela, ao se alinhar com um vagabundo e permitir todo tipo de delirios de elementos ideològicamente pervertidos. O Brasil do lulismo se parece muito c/ a Venezuela.

  7. Pablo

    -

    23/11/2009 às 2:26

    Rei, entrevista do ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, ao jornal Zero Hora, na edição de domingo - imperdível:

    Sobre a visita de Ahmadinejad: “(…)O Brasil agora é maior de idade, não pede licença para ter relações com qualquer país.(…)”

    Sobre Chávez e liberdade de imprensa na Venezuela: “Vocês conhecem algum jornalista que esteja preso na Venezuela?(…) É necessário que os veículos de comunicação sejam imparciais para que a liberdade de imprensa seja efetiva.”

    http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2724886.xml&template=3898.dwt&edition=13572&section=1014

  8. ecspee

    -

    23/11/2009 às 0:24

    Quero nem ver essa m… e ainda quebro, taco fogo nas copias que encontrar pela frente. É empulhação, merece BOICOTE!

  9. Sergio G

    -

    23/11/2009 às 0:17

    Por muito menos, mas muito menos mesmo, PC Farias foi escorraçado e, depois, assassinado

    Que Franklinstein Martins possa seguir também esse caminho…

  10. Cris

    -

    22/11/2009 às 23:14

    Rei

    Sabe, exceto nos grotões (porque será exibido de graça) e nos sindicatos, não vejo COMO este filmeco poderá emplacar. O público que vai ao cinema não é qualquer zé mané. Veja o caso daquele “Salve Geral”. Forçou tanto, mas tanto, que mostrou a que vnha e irritou o público. Foi um fracasso! Todo mundo que eu conheço que viu, disse que era patético. Resultado? Fracassou.
    Este filme do Lula, então…. pelo que li, tem tudo prá ser a Framboesa do ano!

  11. Esperançosa

    -

    22/11/2009 às 22:57

    Calma gente!, não há motivo para desespero, a civilição sobreviveu a tantas barbáries, o mundo antigo testemunhou todo tipo de praga, foi palco de tantas guerras e ainda sobrou gente pra contar a história, nós também vamos sobreviver, o Egito teve as “sete pragas” vamos ver quantas o Lula vai criar, só temos que cuidar para que ele não crie mais que sete pois o “sete” tem-se que convencê-lo,de que o “sete” é um número mágico, cabalístico que traz sorte e que perpetua a memória.

  12. Marco

    -

    22/11/2009 às 20:29

    É “contribuir” e “colocar a corda no pescoço”! Não sabem eles o que pensam os petistas sobre a iniciativa privada?
    Será que Lula tem razão? As “zelites” são insensíveis e burras? Ou será o “capitalismo à brasileira”?
    Sei lá! Só sei que, quanto mais ignorantes e atrasados formos, mais “animal” será a LUTA PELA SOBREVIVÊNCIA”.
    E agora, com licença, pessoal, que vou reassistir 2 filhos de Francisco.

  13. isma

    -

    22/11/2009 às 20:15

    Com certeza é por estas que o santo reizinho quer acabar, ele e Dilma, com o TCU !!!

  14. economista

    -

    22/11/2009 às 19:47

    É a volta do DIP! So falta achar a conexão com a Petrobras, o BNDES e outros “doadores” de sempre.

  15. J Luiz

    -

    22/11/2009 às 19:39

    0 esquema de financiamento do puxasaquismo Lulopetista é sim-
    ples: as grandes empresas recebem empréstimos altissimos do
    BNDES e ai fica fácil financiar qualquer coisa que o Apedeuta in-
    dicar.Que sacanagem, hein!?

  16. Caça-petralha!

    -

    22/11/2009 às 19:05

    Plagiando o orador inigualável, Carlos Lacerda.

    De acordo com as esquerdas, o regime militar tinha o seu documentarista oficioso: Amaral Neto, o repórter.
    O morubixaba piolhento e suaroso tem o seu também: Luiz Carlos Barreto, “imoral nato, o escroque”.

  17. Jairo

    -

    22/11/2009 às 16:33

    Reinaldo,
    Será que essa moda não vai pegar entre os bolivarianos?
    Imagine só:
    “Hugo Chaves: Porque não me calo.”
    “Fernando Lugo: Deixai vir a mim as criancinhas.”

  18. Brazuca

    -

    22/11/2009 às 16:25

    É estrondoso, estranho como o sub-réptil mantém se na vergonhosa popularidade, vergonhosa porque demonstra o pouco conhecimeto e a capacidade de discernimento da população brasileira, isso, lógico, se pudéssemos confiar nas pesquisas.
    Na votação para a presidência do Petê, o Demagogo de carteirinha afirmou: “Não existe na história da humanidade, na história política do mundo, um partido que estando no poder não tenha cometido erros. Isso aconteceu no mundo inteiro e aconteceu no PT. O que nós precisamos é ter clareza que os erros cometidos devem servir de ensinamentos para que a gente não erre outra vez.” (Folha). Lógico que sem apontar quais são os erros. Prevaricação ou participação?

  19. Marcos F

    -

    22/11/2009 às 16:01

    Tem música do Caetano? “Alegria, Alegria”, por exemplo?
    Acho que este filme “entrou na contra-mão atrapalhando o trânsito”.

  20. Anônimo

    -

    22/11/2009 às 14:40

    Para Dilma, oposição exagera ao comparar apagões

    A ministra Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse neste domingo, logo após votar nas eleições internas do PT, que uma diferença de 11 meses separa o apagão ocorrido durante o governo Lula do que aconteceu na gestão de Fernando Henrique Cardos.

    Dilma afirmou que, se preciso, vai ao Congresso debater o tema, e adiantou a linha de ataques à administra anterior.

    - Fui convidada [a ir ao Congresso dar explicações sobre o apagão]. Se for do interesse do governo e do Parlamento, eu irei. Não tenho o menor problema para falar sobre isso. A oposição tem memória curta. Comparar o que aconteceu, que é um blecaute de cinco horas com outro que aconteceu entre 2001 e 2002, que é de cinco horas e onze meses é um certo exagero. A diferença são11 meses.

    Dima evitou estipular uma data para sua saída da Casa Civil. Disse que Lula ainda não definiu o dia que quer ver fora dos ministérios aqueles que vão disputar as eleições.

    Sobre a chapa que deve vencer as eleições do PT, encabeçada por José Eduardo Dutra, e composta por alguns dos envolvidos no mensalão, Dilma disse que nenhum dos acusados foi condenado pela Justiça.

    Por isso, não vê maiores problemas em apoiar a chapa e a ter liderando o processo de negociações para sua eventual candidatura à presidência.

  21. Akhenathon

    -

    22/11/2009 às 14:10

    “Lula, o Coitado” baseou-se fortemente em “Filhos de Francisco”. Mas parece uma versão piegas e ruim, pelo pouco que vi nos trailers.

    O filme sobre a dupla sertaneja cumpre com seu objetivo, e é o primeiro em um bom tempo a sair desse esquema pseudo-intelectualizado do cinema brazuca. O filme fala a linguagem de seu público.

  22. Uber

    -

    22/11/2009 às 14:06

    E aí não sabemos o que é pior, os que contribuíram com esse filme por puro interesse ou os que contribuíram por pura covardia.

  23. Sandra

    -

    22/11/2009 às 13:31

    Ainda se fosse para fazer algo decente…

    Ou alguém acredita que um cineasta que se presta a esse papel sabe fazer algo que comove, que toca o coração do público?

  24. Anônimo

    -

    22/11/2009 às 13:30

    Reinaldo
    Viva José Simão que acertou na mosca:
    LULA O FILHO DO BARRIL!
    Parece que o novededos não gostou muito….
    Principalmente porque o José Simão lamentou o herói não morrer no final.
    Aí sim ficaria parecidíssimo com o JC…..

  25. Anônimo Paulistano

    -

    22/11/2009 às 13:26

    A captação direta de recursos por Franklinstein Martins autoriza todas repartições públicas federais a fazerem o mesmo: captar junto às empresas - que deveriam ser alvo de fiscalização - os recursos necessários à esbórnia de fim de ano da barnabezada, basta o chefe da repartição telefonar ao empresário alvo e sugerir uma módica contribuição a título de molhar o bico e salgar a língua da moçada, é como disse o profeta Tim Maia: vale tudo, vale o que vier.

  26. jcafonso

    -

    22/11/2009 às 13:20

    Reinaldo,

    Cabe aa oposicao parar a exibicao do filme e uma investigacao dessa nojeira toda.
    Escoria humana.

  27. spinoza

    -

    22/11/2009 às 13:12

    A verdade é que o brasileiro não gosta do cinema feito no Brasil. O
    Mazzaropi foi o único a fazer algum sucesso porque fazia um cinema popularesco. O caso Lula tanto do ponto de vista biográfico, bem como cinematográfico é muito constrangedor, por se tratar de um homem anacrônico do ponto de vista intelectual e político. A sua relação com figuras despóticas no plano internacional e a sua tentativa de coonestar antigos desafetos políticos como Collor, (este último tendo sofrido um impeachment),
    torna Lula o seu governo anti-ético e amoral e de um populismo avassalador.

  28. Gabriel

    -

    22/11/2009 às 12:42

    “Fala-me, ó Franklin, do homem astuto que tanto lutou…”

    Eis a mais nova vocação de Franklin Martins. De ministro da Verdade a muso de rapsodos oficiais.

  29. Elaine Apolonio

    -

    22/11/2009 às 12:40

    Na matéria de Veja sobre a descarada propaganda eleitoral do Filho vemos um quadro com indicativos de intenção de votos. Qualquer infante que saiba contar nos dedos, vê que não vai ter para ninguém. 18% está garantidissimo, vota até em poste indicado pelo Santo Inácio, 30% PODEM votar e estão na dependência de quem Sua Majestade indicar. Depois que milhôes de espectadores chorarem copiosamente ao assistirem esse melodrama que não foi barato, pelo contrário, ao menos metade (e estou chutando baixo) desses 30% vão votar até na finada mãe da Excelência. E os 5% dos sem noção, com certeza serão docilmente convencidos que só a mulher do Filho de Deus poderá salvá-los. No papo quase 40%, de leve.

  30. Anônimo

    -

    22/11/2009 às 12:03

    “Não vou assistir pois deve ser repeteco do ” de volta para minha terra ” do Gugu”.

  31. Johnny

    -

    22/11/2009 às 11:56

    Nos EUA, “O Filho do Brasil” será lançado com o título de “Shreck 4″.

    JOhnny

  32. TITO

    -

    22/11/2009 às 10:54

    A SECOM do Franklinstein fez do DIP do Getúlio,numa época em que o regime não era bem uma democracia, num convento.Antes disso, o cumpanheiro Gushikem já havia dado o tom do PT na condução do dinheiro público e dançou.Agora com a revolucionária obra da clã Barretão sobre o filho do Brasil,se transforma o contribuinte em sócio de última hora da propaganda política.Até agora,assiste-se ao o imobilismo da oposição que, na melhor da hipóteses, cabe denunciar essas manobras escusas patrocinadas pelo governo ao TSE no limiar de novas eleições e cobrar explicações de todos os envolvidos.
    Qualquer omissão nesse sentido casa com concordância ou conivência !

  33. toninho

    -

    22/11/2009 às 10:53

    Se as nossas instituições, não tivesem ocupadas por “vendidos”, esse filme teria que ser barrado, pois não passa de propaganda eleitoral antecipada e das mais vagabundas.

    Seria o primeiro teste, para esse Ditador quadrilheiro, por as patas de fora. Só ai, veremos com quem estamos sendo administrado.

  34. Weimar

    -

    22/11/2009 às 10:47

    ASSIM É A VIDA, GENTE DESTE MEU BRASIL!

    Vivíssima! Ô, se é! Nesta minha vida encontrei pessoas vivas e muito vivas, mas nenhuma como o Lula.

    Nenhuma talvez seja um exagero, mas não um exagero extremo, que exageros maiores posso eu cometer. ACM talvez se equiparasse ao Lula. O que dificulta a comparação aqui são as condições que cercavam um e cercam o outro, a começar pelo tipo de oposição.

    No caso de Lula, a oposição é o PSDB. Oh, que delícia de oposição! Já ACM tinha contra si, como é mesmo, Reinaldo?, a máquina de moer reputações. Não só esta máquina, claro, que eu mesmo não sou moedor de reputações, mas é ela a diferença que importa na comparação que tento fazer.

    Há outras circunstâncias facilitadoras de espertezas especialmente as espertezas políticas. ACM estudou, o que é, sabemos agora, uma desvantagem no marketing político e, passei a temer, na vida em geral. E, “cela va sans dire”, a mãe do ACM, coitada!, não nasceu analfabeta, pra azar desse seu filho com instinto político igual ou só inferior ao de Lula.

    Um demorou muito entre nós, e o outro, não tenham ilusões, vai ficar por aqui uma eternidade. Azar de quem estudou e de quem lhe pariu.

    Weimar

    P.S. – Minha mãe nasceu analfabeta, deduzo eu, mas logo logo aprendeu a ler, escrever e contar. Diacho!

  35. rafael

    -

    22/11/2009 às 10:42

    Os direitos da biografia (eca) oficial do Lula foram comprados..??!!! Quem negociou? Gostaria de saber o critério usado por quem estabeleceu o valor e qual foi o valor. E acredito que com a costumeira elegância o vendedor deve ter usado esse din din para oferecer uma bolsa de estudos a algum(s) excluído(s), se é que ainda existe algum nestepaiz.

  36. LIMA

    -

    22/11/2009 às 10:41

    REINALDO.
    COM A APROXIMAÇÃO DE 2010, AS ESTATAIS VÃO SER MAIS ASSALTADAS DO QUE ESTÃO SENDO. NÃO VAI FALTAR GRANA PARA OS PETRALHAS VENDEREM A IMAGEM DA DILMONA, FALA GROSSA DE HOMEM E FICA CLARO QUE NA OCASIÃO VAI HAVER MUITA SOBRA DE FINANCIAMENTO DE CAMPANHA. UM NOVO MENSALÃO VAI ENTRAR NO SISTEMA DA CORRUPÇÃO DIRIGIDA PELOS PETRALHAS. É SÓ ESPERAR PARA VER.

  37. Anônimo

    -

    22/11/2009 às 10:41

    deu em o estado de s.paulo
    ”Teria sido mais fácil não prender Duda”

    Desabafo é do delegado que deteve marqueteiro do PT

    De Fausto Macedo:

    Cinco anos depois de comandar a Operação Rudis, que culminou com a prisão em flagrante do publicitário Duda Mendonça em uma rinha de galo no Rio, o delegado da Polícia Federal Antonio Cardoso Rayol persegue outro alvo, a própria aposentadoria, mas não consegue. O motivo são processos administrativos disciplinares abertos contra ele porque, segundo diz, “atreveu-se a prender o marqueteiro que é amigo do presidente da República”.

    “Eu acho que me aborreci mais do que ele (Duda)”, declara Rayol, 32 anos de carreira. “Teria sido mais fácil para mim não prendê-lo. Depois de tantos anos é como se eu tivesse sido condenado.” Para ele, os delegados que assumem investigações “contra influentes não têm segurança jurídica porque dependem de advogados amigos ou da assessoria do sindicato de classe”.

    Marqueteiro do presidente Lula e do PT, Duda foi detido no sítio Privê, Recreio dos Bandeirantes, palco da briga de galo, em outubro de 2004 - nove dias antes do segundo turno das eleições municipais daquele ano. Ele fazia a campanha à reeleição de Marta Suplicy (PT) à Prefeitura de São Paulo. Um comando da PF, dirigido por Rayol, invadiu a arena com 200 apostadores. Capturado, Duda disse: “O Brasil sabe que o meu hobby é esse.”

    “A operação provocou uma pressão política odiosa”, protesta Rayol. “Foram instaurados processos administrativos disciplinares para apurar irregularidades. Mas não houve abuso. Fizemos um trabalho rotineiro, com o Ministério Público.”

    Na época, a PF era dirigida pelo delegado Paulo Lacerda. Rayol era titular da Delegacia de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente da PF do Rio. Ele enquadrou Duda por crime ambiental, apologia ao crime e quadrilha. “O juiz recebeu a denúncia da promotoria, mas ele (Duda) recorreu. Até hoje ele conseguiu nem ser julgado em primeiro grau com sucessivos recursos. Foi preso em flagrante, provas incontestáveis. Melhor coisa para ele é não ser julgado. Provavelmente, jamais será punido. Vai cair na prescrição.”

  38. SANADOR

    -

    22/11/2009 às 10:38

    “A Globo e Lula

    Lula e os petistas há anos reclamam da Globo. Lula diz privadamente que a Globo lhe faz oposição (em público, diz a mesma coisa de modo mais cifrado). Beleza. Só que o laudatório Lula, o Filho do Brasil tem um bom DINHEIRO da Globo em sua produção. A Globo Filmes botou 800 000 reais no filme. Mais: adivinha qual é a emissora que o levará ao ar com EXCLUSIVIDade em 2011? Sim, a própria campeã de audiência. ”

    Com essa, tenho certeza que Dilma Chuck ganha em 2010, afinal alguém tem que acobertar os crimes do Lulla por 4 anos até sua volta.

    A Globo fazendo seu papel. Foi assim na ditadura militar, Sarney, elegeu Collor, FHC e agora LULLA.

    Que tristeza de país…

  39. José Rodrigo Cunha de Carvalho

    -

    22/11/2009 às 10:08

    Nem tudo está perdido. Quem sabe não ganhamos o Franboesa de Ouro 2010 em Hollywood com esse filme?

  40. -

    22/11/2009 às 9:58

    A Revista Veja publicou há algumas semanas que, na finalização do filme, chamaram o marqueteiro político do Lula para dar sugestões na edição final do ‘filme’. Disse também que as sugestões foram aceitas. Basta essa informação para convencer-me que não existe nenhuma obra de arte nessa história e quais são as intenções por trás da peça publicitária.

  41. Andrea

    -

    22/11/2009 às 9:48

    Caro Reinaldo,

    Já que você, por ossos do ofício, vai ter que ver isso aí - o que não é meu caso, graças a Deus - recomendo que tome 2, ou melhor, 4 Engovs antes e 4 depois pelo bem do seu estômago. Abraços

  42. Dr. Fiesmot

    -

    22/11/2009 às 9:43

    A depender do sucesso desse primeiro filme, certamente virá sua sequência.
    Nessa continuação veremos Lula enfrentando seu maior inimigo, aquele que não o deixar dormir em paz, aquele cuja existência não permite que nosso herói descanse nos louros da parcial vitória.
    Conseguirá Lula exorcizar definitivamente o Mal?

    NÃO PERCAM:

    “Lula, o Filho do Brasil 2 - Santo Lula Contra FHC , o Dragão da Maldade”.

  43. Cris

    -

    22/11/2009 às 9:23

    Ai, Rei, é tudo tão constrangedor!
    O filme, os doadores, o esquema, tudo tem aquele cheiro de banana insuportável. Junte-se isto à matéria sobre o STF do Estadão de hoje, é não tem jeito: dá uma baita vergonha!

    Os mecenas do filme sequer precisam apresentar os números. Afinal, foi uma iniciativa “privada, sem benefícios fiscais”. Antes fossem dadas as isenções da Lei Rouanet! Sairia beeeeeem mais barato prá gente.

    Aí, leio que Pedro Caroço volta a comandar o PT (abertamente). Banana, banana, banana! Banana prá dar e vender!

  44. José Antonio

    -

    22/11/2009 às 9:16

    O segundo maior patrocinador e distribuidor do filme é a GLOBO FILMES, porque vocês não criticam a GLOBO?

  45. Pinduca

    -

    22/11/2009 às 8:43

    “Sendo as coisas como são, não parece difícil caracterizar a “colaboração” da iniciativa privada como contribuição irregular de campanha”.

    Também acho, mas quem vai se mover para tentar provar isso? Infelizmente, se a equipe de Lula joga sujo, a oposição é elegante demais para atacar. BAAAH! Um pouquinho de Krishna na pele dos oposicionistas não faria mal a ninguém. Larga a flauta e pega na espada! ATAQUEM!

  46. atojr

    -

    22/11/2009 às 8:16

    O Franklin Martins é muito sonso. Na Globo News enganou muita gente com seus comentários sobre política, e , principalmente, quando falou que o MENSALÃO não existia.O filme tá na cara que tem o seu dedo.Falta muito pouco tambem pra Frei(s) Chicos e Betos pedirem a canonização de Lula.

  47. RONALDO

    -

    22/11/2009 às 8:05

    Sabe Reinaldo, aventa-se no PSDB a escolha de um vice para Serra que tenha estreitas ligações com Lula. Cogita-se de Eduardo Campos do PSB de Pernambuco. Tudo para se evitar uma eleição plebiscitária.

  48. Marcus Meyer

    -

    22/11/2009 às 6:41

    Mas Rei, com tanto dinheiro investido e o filme não fala da Mãe Dilma do PAC brasileiro nem do Pai Battisti do PAC italiano? Que desperdício de dinheiro! Será que o Lula, com este filme, pretende chegar aos 229% de aprovação?


 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados