Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

Marina não quer o impeachment, mas cobre sua opinião oportunista com glacê retórico

Em entrevista à Folha, a líder da Rede está mais “marineira” do que nunca. Há trechos de sua fala que atropelam a história, e outros, para não variar, que atropelam o sentido

Por: Reinaldo Azevedo

Nossa Mãe do Céu! Marina Silva, líder da Rede, concedeu uma entrevista à Folha, publicada nesta segunda. Está mais, como vou dizer?, “Marina” do que nunca. Impeachment? Esqueçam! Ela chega a dar uma resposta que ofende os fatos e os milhões de pessoas que foram às ruas. Afirmou:
“No momento estou focada no que é melhor para o Brasil, o processo que está vindo das investigações. Até porque o impeachment conduzido pelo presidente [da Câmara, Eduardo] Cunha [PMDB]… [ri]. Ele deveria estar propondo o seu próprio afastamento. Do ponto de vista da credibilidade do processo, as investigações trazem a materialidade dos fatos. Impeachment não se fabrica, ele se explicita em função dos fatos que o justificam. Não se muda o presidente da República simplesmente porque a gente discorda dele. E, neste momento, as contribuições mais relevantes vêm das investigações.”

Em primeiro lugar, afirmar que o impeachment é conduzido por Cunha é má-fé ou ignorância. Escolham. A admissão inicial da denúncia só pode ser feita pelo presidente da Câmara, pouco importa quem seja. Marina repete a ladainha asquerosa do PT, segundo a qual querem destituir Dilma apenas por discordância política. Como sempre, usa uma enxurrada de palavras sem significado nenhum. Que diabos quer dizer isto: “impeachment não se fabrica, ele se explicita em função dos fatos que o justificam”? Eu explico. Não quer dizer nada. A líder da Rede finge ignorar que o impedimento é também um processo político. Se não houver quem o defenda e quem lute por ele, não cai do céu.

O que me irrita em Marina, já afirmei aqui algumas vezes, nem tanto é a parte compreensível de suas postulações — as incompreensíveis devem ser obra do Espírito Santo, quando leva os homens à glossolalia —, mas o fato de que ela sempre sugere que políticos são os outros. Ela parece ser uma ungida, que veio a este mundo interessada apenas na verdade.

A política que não quer o impeachment diz defender, no entanto, o aprofundamento das investigações no TSE, sugerindo que vê com bons olhos a cassação da chapa que elegeu Dilma, o que impediria também o vice, Michel Temer, de assumir a Presidência.

Marina deve saber que a cassação da diplomação de Dilma pelo TSE está bem mais longe do que o impeachment. Mais longe no tempo e até na viabilidade política. Ela deveria é confessar o que nega: quer que Dilma fique até 2018 porque sabe que o governo, nessa hipótese, chegará em pandarecos ao fim do mandato. E o PT também estará bem estropiado.

Marina se prepara para ser a beneficiária do petismo desiludindo e dos votos difusamente de esquerda, que, à falta de algo melhor ou mais claro, vai ficando com o PT mesmo. A sua rejeição ao impeachment nada tem de inocente — no sentido da convicção pura, da verdade d’alma. É só uma estratégia.

A líder da Rede pode ser tudo, mas burra não é. A eventual ascensão do PMDB, no caso do impeachment de Dilma, pode ser uma primeira deslocada do eixo da política para, vá lá, um campo que se poderia dizer “centro-liberal”. Imediatamente, forças importantes convergiriam para ele. E aquela que se quer um ser um tanto acima da política prefere, obviamente, articular um eixo à esquerda. Melhor pra ela que Dilma fique no cargo. Aposta que os zumbis ditos “progressistas” sairão em busca de um novo “Silva” — ou uma nova Silva.

Na Folha Online, há a integra da entrevista. Imensa! Gigantesca! Borrascosa. E não se consegue tirar da distinta senhora uma definição mínima do que seja a Rede.

Instada a dizer o que é o partido, cascateia:
“Há uma pressa em querer rotular tudo aquilo que está surgindo como algo novo, antes que isso possa se estabilizar. No cenário político nacional, a Rede talvez seja um desses experimentos que de fato buscam fazer uma atualização política.”

Entendeu? Nem eu. Aí ela avança:
“Na década de 1980, o PT fez essa atualização. Havia ali uma profunda estagnação das estruturas sindicais, do processo político dentro da própria esquerda tradicional, dos partidos marxistas-leninistas com estruturas verticalizadas e centralismo democrático. O PMDB era aquele condomínio que já não conseguia suportar seu próprio peso, e o PT surge naquele momento fazendo uma atualização da política, inclusive com muita gente apressada em rotulá-lo.”

Atualização? O PT surgiu em 1980 pedindo mais estado na economia, no mesmo ano em que Ronald Reagan venceu a eleição nos EUA. Margaret Thatcher tinha sido eleita primeira-ministra no Reino Unido no ano anterior. O PT já nascia como uma velharia — essa velharia que agora nos condena ao atraso.

Convidada uma vez mais a se definir, responde assim:
“Nós somos a busca de uma síntese. O mundo não pode se resumir ao socialismo e ao capitalismo. Aliás, esse impasse que o mundo hoje está vivendo é porque nós fechamos as possibilidades da realidade, que são múltiplas, em apenas dois paradigmas. É preciso estar aberto para os paradoxos. Estamos buscando uma nova síntese (…)”.

De fato, o mundo não pode se resumir a socialismo e capitalismo porque o primeiro está morto. A teorização pedestre de Marina produz a seguinte síntese:
“Uma grande contribuição foi dada pelo capitalismo, avanços que devem ser preservados. O grande questionamento feito pelo socialismo quanto às iniquidades sociais, isso deve ser preservado.”

Tratar o capitalismo e o socialismo como contribuições que o passado da humanidade nos legou é uma inverdade que chega a ser criminosa, dados os muitos milhões que as esquerdas mataram em sua trajetória. Inferir que o socialismo surge do inconformismo com as iniquidades é, na hipótese benigna, ignorância.

Bem, eu não esperava, confesso, nada muito melhor do que isso. Mas eu a convido a dizer com mais clareza: “Para a minha estratégia para chegar ao poder, o melhor é que Dilma fique na Presidência, sendo esfolada pelos fatos, porque eu quero herdar o eleitorado de esquerda e dito progressista”.

O resto é conversa dos espíritos ignotos da floresta.

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

308 comentários
  1. Justice

    Ela pode reescrever s Biblia, a fala da beata serve apenas para seu prazer e secar sua saliva.

  2. MESSIAS R.TALEVI

    1-Reinaldo Azevedo. Muito boa essa . OS ESPÍRITOS IGNOTOS DA FLORESTA. Eu acho essa senhora SEM PESO NEM MEDIDA, NO CORPO E NO ESPÍRITO DE SABEDORIA. Enfim é gente do MAU MESMO.

  3. covarde sei que me podem chamar

    marina morena é irmã siamesma de lula.apaixonada e grata pelas atitudes do líder sindical mais corrupto
    destepaiz.se depender dela,lula será considerado um herói nacional ainda vivo!quando foi ministra do meio
    é a mensagem do ambiente,nada fez de muito importante,a não ser nada de importante!
    estamos ferrados e mal pagos com esta qualidade de gente esperta,que se acham ungidas!
    depois de sua alfabetização aos dezesseis anos,ela passou a ser uma pessoa que lê muito,
    mas não entende bem nada e,pior,tenta explicar o que lê sempre de um modo inconfundivelmente confundível!

  4. tutti

    Purgante. Aliás, como minha avó dizia: barata descascada. Sonsa. E com esse blá-blá-blá das florestas vai levando alguns jovens no bico. Quando ouço Marina falando me vem imediatamente aquele quadro do Chico Anísio, Mano e Caetano.

  5. silvando

    Porque raios politicos falam tanta besteira, só asneiras, parece que esta lendo muitos livros, mas não consegue concatenar as ideias com a clareza. Em tempo: não aguento outro Silva.

  6. Alexandre

    E periga que tal figura opaca seja eleita pelo milhões de duendes e zumbis deste país…

  7. Emilia Grossman

    Perfeito Reinaldo! Petista com glacê retórico é genial.

  8. luiz

    Nunca, jamais sera presidente do Brasil.
    Marina Petista Lula da Silva.
    Marina Petista Lula da Silva.
    Marina Petista Lula da Silva.

  9. Hipócrates Viana

    Meu Deus! Não é possível! Não é possível que o Brasil, ou melhor o brasileiro tenha o karma tão pesado. Essa mulher não pode ascender ao poder seja lá por qual via. Em termos de “qualidades” a semelhança com a “outra” é assombrosa. Conversa mole, “marinês”(outra língua que ninguem entende igual ao “dilmês”), o esquerdismo enraizado e retrógrado profundo, a dissimulação como método, vou parar porque já estou a ponto de vomitar. Parem esse “trem” antes que ele descarrile que eu quero descer.

  10. Edmilson Cordenonse

    Marina é de um egocentrismo imensurável. Quando ministra do Lula levou o Ibama a um radicalismo ecológico sem precedentes. Quando advertida pelo sapo barbudo, sentiu-se maior que o PT e pediu para sair.Agora com a criação do “seu” partido, ela quer ser tudo, presidente, vice, enfim,Marina não cabe dentro de si mesma.

  11. netofer

    Uma candidata que nega o estrago feito por Dilma e o PT, que prefere esperar mais para o país sucumbir de vez, está claro que não serve para o Brasil. A sua irresponsabilidade com o destino da pátria e do seu povo, é similar a do PT. O que essa idiota não percebe é que o povo está fazendo com clareza solar. Vamos jogar no lixo da história todos que operarem com métodos ou omissões que possam implicar direta ou indiretamente com a destruição do país. Certamente Marina é uma delas. Jamais repetiremos o erro de escolher uma socialista/comunista para conduzir nossos destinos. Sabe de nada inocente!!!!!!!

  12. ricardo

    Vai aí um alerta ,a uma debanda geral de ptralhas em suas bases ,prefeitos ,vereadores ,e na maioria estão migrando para a rede , de marina silva ,estão se reagrupando , tentando a sobrevivência com a benção , da DONA do partido .

  13. Stanley

    Bem lá no fundo a Senhora Marina Silva é uma eterna “petista” frustrada. Ela se arrependeu de sair do PT e agora ela está com as mesmas velhas idéias de esquerda; só que com um retoque de verniz para enganar trouxas que ainda acreditam nessa esquerda falida e mentirosa. A esquerda já era. Nem China, Rússia, Europa, américa do sul não deu certo. Para que repetir experiências fracassadas? As esquerdas só estão ainda no poder em Cuba, Coréia do norte, dentre outros, a duras penas. Se Marina se eleger algum dia fará tudo igual ou pior a Dilma, lula e o PT e também PMDB

  14. gilberto

    Com anemia eterna que essa senhora tem, fica ate difícil para os espíritos da floresta entender o que ela diz.

  15. ANGÈLÌKA -

    Deu enchente na floresta?!
    – A madame Min, eterna coadjuvante dos filmes de terror PTista. E ainda PAGA para participar.
    Pobre alma.

  16. WALMIR GALVÃO DO NASCIMENTO

    Prezado Reinaldo, estamos convivendo com um congresso desacreditado, face aos fatos que são relatados diariamente, ficamos a nos indagar, como pode a imprensa brasileira, que tem nos prestado valiosas contribuições, continuar dando mídia para a Sra. Marina Silva, cujo marido, segundo publicações inclusive da Veja, responde a processos na justiça. Nos parece inoportuno os seus pronunciamentos, realmente se faz imperioso e necessário, nas eleições de 2016, reavaliarmos o poder do voto, para que façamos a reorganização política, que o nosso BRASIL, tanto precisa.

  17. Fernando Agnani

    Marina , pega a rede volta pro Acre e pendura em duas seringueiras e vai dormir…..

  18. Daomao

    A retórica cada vez mais desloca-se para cima do muro, do qual a Rede parece querer desalojar os tucanos.
    Se Marina for o que virá, o dialeto passará do ‘dilmês’ para o ‘marinol’.
    O país que está à deriva passará à ‘deriva sustentável’.
    Não seria de todo precipitado identificar uma certa tentação totalitária, redentora, no ideário supostamente libertário, que uma ‘nova política’ pretensamente vingadora das boas teses implementaria.
    Mais fácil, simplesmente, dizer e fazer, com que a governança submetesse suas práticas aos rigores da lei e dos órgãos de fiscalização e controle, sob a luz do sol escaldante da imprensa livre.
    Em lugar de um chefe de gabinete para tecer urdiduras de como ludibriar a lei a favorecer a contratação do compadrio, o próprio Ministério Público e a PF para conduzir a agenda ‘republicana’.
    A CGU na antessala da contratação, em lugar dos gerentes nomeados pelos partidos.
    Nova política é isso aí; o resto são patuscadas sob o manto verde das abobrinhas edulcoradas de fantasia futurista sem chão na vida real.
    Marina vai marinar no vinagre no dia seguinte à posse.
    Nessa altura do campeonato, trata-se de uma pretensiosa liderança que nada tem a dizer e oferecer, exceto a cantilena que se ouve nos grupelhos, seja de economistas proto liberais, seja de ecologistas especialistas a inventar uma sustentabilidade que nenhum país até hoje logrou efetivar.
    De Dilma a Marina vamos da mediocridade ao delírio.
    Pior fica, sempre pode ficar.
    Bom seria que os tucanos, os democratas, enfim, os profissionais, também dissessem coisa com coisa, porque até agora, o café ralo e frio no bule não dá nem para o começo.
    O país nem tem situação, deteriorada e atrasada, nem tem oposição, superficial e desarticulada.

  19. Maria de Sá

    Desculpem-me, mas não perco meu tempo com essa figura verde por fora e vermelha por dentro. Por falar nisso, como fica a tragédia de Mariana, d. marina? Nenhum pio a respeito, porque se piar poderá prejudicar mais a governanta e isso poderia nos ajudar no impedimento da madame e assim borrar as expectativas dessa oportunista.
    Espero que a população não vote nela porque certamente teremos mais do mesmo que aí está. Ela quer que a dilma sangre até 2018 porque acredita que assim terá uma chance. E eu não vou me esquecer de escrever nas redes sociais que a Rede é o novo abrigo do pt.

  20. O SOMBRA

    CARO JORNALISTA REINALDO
    O BRASIL NÃO PODE VOTAR EM PESSOAS QUE TEM SEDE DE PODER E QUE FORMAM PARTIDOS PARA SE CANDIDATAREM A PRESIDENTE DA REPUBLICA, GOVERNADORES E PREFEITOS, PARA VIVEREM AS CUSTAS DO DINHEIRO PÚBLICO DOS IMPOSTOS PAGOS PELO POVO INOCENTE ÚTIL.

  21. B Coimbra

    O melhor que esta ignorante e oportunista pode fazer é DESAPARECER na floresta. A esquerda vai adotar o incompetente do Cid Gomes como candidato.

  22. Francisco S

    Eita, Marina! Não tem jeito, mesmo. Aproveita a ocasião para dar suas espetadas mas não sai de cima do “muro”. Mais uma que deveria se aposentar de vez da vida política. Já temos falsidade demais no Planalto.

  23. A RAINHA semJUÍZO / TRITURANDO COMUNISTAS - MARINA COMUNISTA + ASSASSINOS, É PRA VOMITAR

    Caro Reinaldo … me permita … TRITURANDO COMUNISTAS – MARINA COMUNISTA + ASSASSINOS, É PRA VOMITAR

    POVO:
    VAMOS DIZER O QUE PRECISA SER DITO?
    VAMOS FAZER O QUE PRECISA SER FEITO?
    VAMOS FAZEM e DIZER (A VERDADE) para NÃO DAREM VOTOS À COMUNISTAS, q DESGRAÇAM o BRASIL trazendo TERRORISTAS?

    MARINA DIZ: “A desgraça que estamos vivendo hoje é porque as pessoas não dizem o que precisa ser dito, não fazem o que precisa ser feito, só fazem e dizem o que dá voto.” … então tá MARINA “PSORA” COMUNISTA …

    Começandopor exemplo com O VOTO “contrario” d MARINA SILVA – REDE, na LEI-ANTI – TERRORISMO, que a sua “não” aprovação NOS DÁ MAIS CRISE e DESGRAÇA e DÁ ABRAÇOS e BEIJINHOS no TERRORISMO convidando-o a fazer moradia no BRASIL.
    … misericórdia Jesus … vamos lá no tumor…
    (PT, *PSB, PCdB, ***REDE(MARINA foi do PSB assim como do PT), PSOL) – > esse partidos “ANDAM DE MÃOS DADAS NO COMUNISMO e TERRORISMO
    Com isso, partidos mais à esquerda, como o PT, PSB, PC do B, Rede e senadores de outras legendas se posicionaram contra o projeto por considerar que ele abre brechas para a criminalização dos movimentos sociais. (…)
    SANÇÃO ECONÔMICA (…) O Gafi exige que o Brasil adote leis com punições específicas para o financiamento do terrorismo. Desde 2010, o Brasil se comprometeu a construir uma legislação neste sentido e, recentemente, o grupo começou a pressionar o país. No início do ano, os ministros da Fazenda, Joaquim Levy, e da Justiça, José Eduardo Cardozo, assinaram uma carta em que o país se comprometia a definir a punição para o financiamento do crime até o fim do ano.
    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/10/1699904-senado-aprova-lei-antiterrorismo-proposta-voltara-a-camara.shtml

    A Folha apurou que o Gafi (Grupo Internacional de Ação Financeira contra Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo) estabeleceu fevereiro de 2016 como prazo máximo para o Brasil aprovar uma lei que “TIPIFIQUE” O CRIME DE TERRORISMO.
    http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2015/11/1711686-lei-antiterrorismo-nao-livra-brasil-de-sancoes-financeiras.shtml

    À Marina …
    Você não tem jeito … já estão sabendo que você é LOBA-MÁ
    O seu SINISMO COMUNISTA é FÉTIDO e DÁ VONTADE DE VOMITAR, suas MÃOS TEM “SANGUE FRESCO de JUSTOS e INOCENTES.”
    Você “pensa” que engana, mas cada vez mais tu provas que “sua escolha” para eternidade é NO LAGO DE ENXOFRE E FOGO, junto com essa gente q tu pertence e abraça, a família do DIABO.

    “JESUS DISSE:
    O CASTIGO DOS HIPÓCRITAS
    — Ai de vocês, MESTRES DA LEI E FARISEUS, HIPÓCRITAS! Pois vocês fazem túmulos bonitos para os profetas e enfeitam os monumentos das pessoas que viveram de modo correto.

    E dizem: “SE TIVÉSSEMOS VIVIDO NO TEMPO DOS NOSSOS ANTEPASSADOS, NÃO TERÍAMOS FEITO O QUE ELES FIZERAM, NÃO TERÍAMOS MATADO OS PROFETAS.”

    Assim VOCÊS CONFIRMAM QUE SÃO DESCENDENTES DAQUELES QUE MATARAM OS PROFETAS.
    Portanto, vão e terminem o que ELES COMEÇARAM!

    COBRAS VENENOSAS, NINHADA DE COBRAS! COMO ESPERAM ESCAPAR DA CONDENAÇÃO DO INFERNO?
    Pois eu lhes mandarei profetas, homens sábios e mestres. Vocês vão matar alguns, crucificar outros, chicotear ainda outros nas sinagogas e persegui-los de cidade em cidade.

    POR ISSO DEUS CASTIGARÁ VOCÊS PELA MORTE DE TODAS AS PESSOAS INOCENTES QUE OS ANTEPASSADOS DE VOCÊS MATARAM, DESDE A MORTE DO INOCENTE ABEL ATÉ A DE ZACARIAS, FILHO DE BARAQUIAS, QUE VOCÊS MATARAM ENTRE O TEMPLO E O ALTAR.

    Eu / DEUS / JESUS AFIRMO a vocês que isto É VERDADE:
    O CASTIGO POR TUDO ISSO CAIRÁ SOBRE O POVO DE HOJE.” MATEUS 23:29-35, Bíblia Sagrada

    POVO … então MIELINANDO …

    O QUE MARINA ESTAVA FAZENDO em 1988?
    r.: MARINA FOI DO PT (1986–2009) e de MÃOS DADAS com LULA SILVA (PT) em 1988, estavam CONTRA a CONSTITUIÇÃO FEDERAL / 88 que foi promulgada por Ulysses Guimarães PMDB.
    pelo visto … MARINA SEMPRE teve INVEJA do PMDB “de” Ulysses Guimarães … coitada…

    LULA o “Sincero” DIZ” : LEI PETISTA = PAÍS INGOVERNÁVEL
    “ Se o NOSSO (PT) regimento e a nossa Constituição (PETISTA) fossem aprovados, certamente o PAÍS SERIA INGOVERNÁVEL, porque nós éramos muito duros na queda, muito exigentes” (…) Nós votamos contra porque queríamos algo mais RADICAL, uma coisa mais forte, que não foi possível porque só tínhamos 16 deputados.”
    http://www.valor.com.br/politica/3290188/lula-constituicao-proposta-pelo-pt-em-1988-deixaria-pais-ingovernavel
    – – –
    MARINA chama o POVO DE IGNORANTE ou CHUCRO?
    PARA MARINA SILVA COMUNISTA – MAX e LENIN e HITLER é DEMOCRACIA?
    Q tristeza … A REALIDADE COMUNISTA
    https://www.youtube.com/watch?v=HQi8ly-I4JQ

    A REALIDADE de DILMA … em congresso do Partido COMUNISTA do BRASIL( PCdoB) homenageia MAX e LENIN …
    https://www.youtube.com/watch?v=ISG8La3ryr8

    voltando no texto da CONFIDENTE MARINA COMUNISTA:
    (a RECIPROCIDADE de DILMA e LULA com a LOBA-MÁ q quer pegar as PESSOAS PROPENSAS, ignorantes, q são úteis para o COMUNISMO)

    “ … Quando saí CANDIDATA EM 2010 (pelo PV) (…) EU ME LEMBRO DE QUE, AINDA NO PT, AS PESSOAS FAZIAM MAPAS DE ONDE EU PODIA IR E ONDE NÃO PODIA, PORQUE TIRAVA VOTO (DA DILMA – PT)
    “Só” foi possível [obter] os 20 milhões de votos porque existe uma quantidade muito grande de PESSOAS QUE ESTÃO PROPENSAS a não ficar presas apenas na polarização esquerda-direita, PT-PSDB, capitalismo-socialismo.

    aí ela CONFESSA que VAI AJUDAR O PT…
    “… A REDE pode DAR UMA CONTRIBUIÇÃO e ESPERO QUE ELA POSSA AJUDAR QUE O PT…”

    PAUSA PRO RISO

    … veja o vídeo … como é bom rir … mas pera aí … MARINA PEDIU IMPEACHMENT d FHC !
    Antes …
    Sra. MARINA COMUNISTA o Deputado Cunha, “apenas” cumpriu sua função, e a Lei do IMPEACHMENT… (a lei é pra “todos”)

    “A CORJA DO PAVILHÃO 6” … (q momento patético … em cima desse caminhão… de MÃOS DADAS com LULA e DIRCEU, atualmente o Lula é q está a caminho do xadrez – ai…ai… ai.. ai… tá chegando a hora meu bem… – só falta a Marina?)
    http://www.folhapolitica.org/2015/12/video-mostra-lula-dirceu-e-marina-silva.html

    ainda no texto confessional: MARINA COMUNISTA SELETIVA “sem” TRAVE NOS OLHOS…

    “DILMA deve ser AFASTADA NÃO PORQUE ALGUÉM FABRICOU ALGO, porque ela é uma POLÍTICA COMUNISTA e que portanto deve sair da presidência da República, é pelos ATOS que PRATICOU, pelos DELITOS que FORAM IDENTIFICADOS nas INVESTIGAÇÕES e que estão SENDO (e JÁ FORAM) COMPROVADOS.”

    PAUSA DO RISO novamente …

    vi xi … ai … ai … o vídeo é programaticamente patético e esclarecedor
    MARINA COMUNISTA SELETIVA DIZ para LUCIANA Genro/PSOL – 2014:

    “…Deixa de conveniência, tu sabe a VERDADE que o “Meu Programa de Governo” é melhor do que o de DILMA melhor do que o de AÉCIO e ATÉ MUITO PARECIDO COM O TEU (Luciana / PSOL), mas tu faz a critica de conveniência e tu só mudou o teu programa depois que EU RECLAMEI …” (ela dá os “pitacos” no programa de PSOL) … ai .. ai … misericórdia Jesus
    http://www.folhapolitica.org/2014/10/marina-silva-diz-que-seu-programa-e.html

    desmascara a LOBA-MÁ:
    “ … É nossa escolha não fazer da eleição de 2016 um degrau, um trampolim, para 2018, até PARA PRESERVAR O ASPECTO PROGRAMÁTICO…” (PARA PRESERVAR O PROGRAMA COMUNISTA … entende?)

    MARINA COMUNISTA … me desculpe … você é uma aberração … é SÍNICA … é HIPÓCRITA … quando SEU SINISMO é desmascarado dá vontade de VOMITAR …
    -> tu está de caso com o TERRORISMO colocando o SISTEMA FINANCEIRO do BRASIL à BANCARROTA, você e os de partidecos pixulequeiros prostitutos comunistas, gente má, sanguinária, sem escrúpulos, como MARX, LENIN, HITLER, DILMA, LULA e como a vossa REDE = ARMADILHA MARINA SILVA todos da família do DIABO

    -> “As lideranças políticas do país têm que ter uma curva de aprendizagem. Se foi possível ao Fernando Henrique manter diálogo com o Antônio Carlos Magalhães, e ao Lula manter diálogo com o Sarney, com o Collor, com o Renan Calheiros, com o Eduardo Cunha, por que não é possível o diálogo entre o Fernando Henrique sociólogo e o Lula operário? ESSE É O MOMENTO DE CADA UM DAQUELES que já cumpriram a sua função DAREM AS MÃOS AO BRASIL…”
    (MARINA DANDO AS MÃOS pro LULA OPERÁRIO DA CHEFIA DA QUADRILHA e quer q “todos” também deem)” … é brincadeira?! … isso foi recente …
    http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/minha-coluna-na-folha-o-tarado-da-logica-elementar/

    -> falar em crise? dinheiro pra saúde? dinheiro pra previdência? “capitalismo”? em AJUSTE FISCAL? … desemprego? enfrentar crise? … repito VOTANDO CONTRA A LEI- ANTITERRORISMO … VOCÊ MARINA JÁ CONFESSOU SER PARTE DA CORJA SANGUINÁRIA COMUNISTA q ABRAÇA TERRORISTA, você MARINA está sendo a PRÓPRIA DESGRAÇA do BRASIL … misericórdia

    SATANÁS CAIA FORA, leve pro inferno tudo q é teu, te ordeno pelo Nome de JESUS CRISTO. Amem

    Querido DEUS / JESUS, tenha misericórdia de nós, perdoe nossos pecados, q possamos insistentemente buscar o BEM, o que lhe AGRADA, se HUMILHAR a Ti, BUSCAR a Ti, para que Tu nos dê sabedoria, união, conhecimento, harmonia, paz de espirito, mansidão, compaixão com outros, prudencia, aumente nossa fé, e LIVRE / SARE o NOSSO BRASIL DE TANTA DESGRAÇA, pois já sabemos através de Sua Palavra que “SE O SENHOR DEUS/JESUS ESTÁ CONOSCO QUEM NOS IMPEDIRÁ? NINGUÉM!”, então que possamos aprender a estar Contigo, Buscar o Senhor de todo o coração, pois o Senhor é Nosso Amigo e Pai Eterno. Faça a Sua vontade na terra e nos céus. E o Seu Nome seja Glorificado. Agradecemos por tudo. Amém.

  24. JOSÉMAR AMORIM CAMINHA

    Caro ROBERTO VERTAMATTI, a corrupção faz parte do DNA desta senhora e seu esposo. Vide suas ações quando Ministra do MEIO AMBIENTE. Financiamento de ONG”s sugadoras de recursos públicos e que hoje bancam as atividades DESTA PILANTRA. Veja também, os desvios de seu marido de dinheiro de uma ONG chamada GTA, venda de MOGNO APREENDIDO pelo IBAMA e enviado ilegalmente para o Porto de Paranguá. etc……….

  25. Rocco

    Esse ser que mais parece um filé de mariposa, é bem isso mesmo, uma mariposa camaleonica que vive esvoaçando daqui pra lá.. De lá pra cá a se aconchegar no calor da luz que mais lhe convenha, pois não tem luz própria, então não importa de qual fonte seja esse calor, ela quer é flanar suas asas (sic) e se mostrar em evidência mesmo não tendo nada a mostrar e estar num vôo totalmente sem rumo.. Seu discursinho lembra muito daquele Jean willys numa versão floresta.. Utópica e alheia a toda a bandalheira comprovada.. Sua mesmice nos cansa e qualquer coisa que ela diz hoje é repetição do mesmo com outras palavras..
    Gostaria muito de ver um debate entre ela e o garoto Kim, acho que sobraria muito pouco dela, seria um massacre.. Mas ela num é bobinha não … Ela sabe quando lhe convém.. A mariposa sabe se disfarçar…

  26. Rue des Sablons

    Onde posso encontrar a entrevista da Marina? Eu estou doido para saber. Sabe cumé, não tenho nada para fazer: a minha TV pifou, estou desempregado e briguei com a mulher. Quem me interessaria pela microcefalia da Marina…

  27. Clever

    Pela fala e pelas atitudes…Não terá mais nenhum voto meu….ela saiu do PT mas ainda carrega idéias do mesmo…

  28. Maresia

    E o pior cenário é essa senhora, nas próximas eleições, apoiar um candidato petista em um provável segundo turno.
    Entendem?

  29. mariana pereira

    Marina é de última CATEGORIA! Que será que estas mulheres pensam ( ela e a dima)? Etão seguras de que há milhares de idiotas que embarcam nestas mentiras visíveis a olho nu. Não precisa ter 2 neoronios para perceber que tudo que ela fala é uma fraude,> Que linguagem enrolada propositadamente: DILMES e MARINES. JÁ PENSOU MIRMÃO…QUE CATHEGURIA (?) PARA CONFUNDIR E ENROLAR COMO ESTAS DUAS ARTISTAS?

  30. Eleitor

    Ao menos, alguma coisa boa aconteceu depois das eleições presidenciais, descobrimos a verdadeira face da MARINA. Os 2/3(80 milhões) dos eleitores brasileiros e nacionalistas são a favor do IMPEACHMENT da passadilma, os antigos eleitores della devem migrar para a luta contra a ditadura do PTrolão e buscar uma alternativa democrática com voto impresso. Nas próximas eleições nomes como lula, dilma e marina devem sumir da mente dos brasileiros, definitivamente. XÔ! Corrupção.

  31. Ferrabraz

    Essas são as alternativas que o brasileiro tem.
    Uma Marina Silva, fada da floresta.
    Um Serra, um moita sem fim.
    Um Aécio, na verdade um janota.
    O Alckimin, um picolé de Xuxu.
    Aparecem o segundo time,
    Um goiano falante, Caiado, fazendeiro e medico, direita nacionalista, caipira.
    Um ex milico, histriônico, chamado Bolsonaro, será bolso ávaro?
    E por aí vai.
    Lider que é bom, nenhum.

  32. SIRLENE

    Marina é projeto do PT, o marido é da mesa petista, tudo já foi arquitetado em 2006.

  33. ZIKA BRASIL!

    ME PARECE QUE O
    GOVERNO DEVERIA
    PEDIR AUXÍLIO
    URGENTE DA
    ORGANIZAÇÃO
    MUNDIAL DA
    SAÚDE E OUTROS!
    DA MANEIRA
    ALUCINANTE QUE
    SE PROPAGAM AS
    CONTAMINAÇÕES,
    ESTAMOS DIANTE
    DE UMA EPIDEMIA
    CATASTRÓFICA!
    MEDIDAS IMEDIATAS
    DEVEM SER TOMADAS!
    MEXAM-SE, PT & PMDB!

  34. marcelo custodio pereira

    Pois é né, esta Senhora que não poderia ter saído de uma vereança no Acre, mas foi alçada a Ministra pelo chefe da Quadrilha, agora estamos tendo que aguentar sua pretensão: SER PRESIDENTA ( já pensaram, termos de suportar outra MULHER incompetente?) VÁ DE RETRO SATANAS!

  35. Antonio Sousa

    Reinaldo,

    Nem lí o resto do post, senti nojo das colocações dela. Votei nessa senhora no primeiro turno e me arrependi de maneira de sentir raiva de mim mesmo. DIZER QUE ESTÃO QUERENDO TIRAR A MULHER SPIENS “PORQUE DISCORDAMOS DELA”, ELA TEM QUE SAIR PORQUE INFRINGIU, TRANSGREDIU, BURLOU A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL QUE JÁ CASSOU UM MONTE DE PREFEITO BRASIL AFORA. E A LEI NÃO VALE PRA ELA TAMBÉM???. TCHAU, TCHAU DONA MARINA, VOTO MEU NUNCA MAIS!!!!!! TENHO NOJO DA SENHORA.

  36. Luiz Fernando

    Minha Mãe do Céu! Aqui vai uma pequena contribuição para a total compreensão do texto.

    Glossolalia – Suposta capacidade de falar línguas desconhecidas quando em transe religioso; distúrbio de linguagem observado em certos doentes mentais que creem inventar uma linguagem nova.

    Borrascosa – Onde existe borrasca, aquele ou aquilo que anuncia a borrasca. Ex: Adoro dias de borrasca para ficar em casa debaixo do cobertor.

    Iniquidades – define algo ou alguém que tem um comportamento contrário à moral, à religião, à justiça, à igualdade etc. A iniquidade está associada ao ato de ser mau, injusto e perverso.

    Espíritos ignotos – Espíritos desconhecidos, ignorados.

  37. AcordaBrasil

    Esta mulher é um fenômeno. Fica 3,5 anos calada ou falando bobagem e quando chega as eleições leva o voto de milhões de ingênuos do nosso país. Ou ela é simplesmente mágica ou somos muito bobos!

  38. Thor

    REDE SUSTENTABILIDADE,PODERIA TROCAR DE NOME:PTM (PT MELANCIA…VERDE,POR FORA;E VERMELHO,POR DENTRO).

  39. Bruno Sampaio

    Esse discurso esquizofrênico é parte do arcabouço “intelectual” das esquerdas desde sempre. Fale algo incompreensível, que não quer dizer…, mas que parece profundo e inteligente. Voilá!…

  40. Kevin Lomax

    Marina Silva é o PLANO B da Esquerda Bolivariana, da Imprensa Vendida e do PT.

    Critica o Vice Michel Temer mas não fala uma linha contra o pai da Organização Criminosa LULA.

    É contra o Impeachment porque sabe que o TSE nunca vai ter coragem de destituir a chapa depois de o Congresso enterrar o impedimento e dar vida a criminosa Dilma.

    Só vai ter cassação da chapa se o Presidente for o Michel Temer.

    Essa mulher é realmente muito perigosa, não deve ser subestimada. Conta com a Imprensa, os Grandes Empresários e Banqueiros, Artistas, a Esquerda e o PT.

    O Aécio vai ter problemas contra ela em um segundo turno.

    O Impeachment é o ínicio da derrocada petista. Essa é a nossa bandeira.

  41. TARCISIO MARTINS

    … falante, fala exatamente como o pequeno e inofensivo lagarto.. porque ninguem. até hoje, conseguiu entender o que esse bichos falam. A ET pretende que o Brasil e o povo brasileiro se explodam para que ela surgindo em sua imensa melancia, surja como salvadora da Pátria extropiada. Depois dará guarida aos defenestrados da tetas governamentais.

  42. Ailton

    Se o bom senso e inteligência política prevalecer na cabeça de grande parte da população brasileira, esses representantes do atraso nunca mais serão eleitos.

  43. Patrícia

    Oportunista, Marina Silva sempre foi uma oportunista. Ela é mais em cima do muro do que os psdebistas. Agora vai dizer que é liberal. Rede, rede de intrigas ou rede de aranha?

  44. Diego

    Demorou anos para tornar o partido operacional, e até agora não diz a que veio.
    Quando pouco aparece: não expõe os problemas do país, não se posiciona, não aponta soluções, não apresenta seus planos… Se apoia em expressões genéricas e clichês, querendo transmitir a impressão de contemporânea, intelectual e que sua política é diferente dos outros.
    Sua nova política já nesceu velha, não passa de uma atitude oportunista, sem compromisso com o país e seus eleitores, somente com a ascenção ao poder.

  45. Kevin Lomax

    Eu acho engraçado o pessoal culpar a Oposição PSDB-DEM-PPS por o Brasil estar desse jeito e não Dilma/Lula e o PT.

    Oposição forte ou fraca, que eu até acredito que deveria ser bem mais dura. Foram os únicos que combateram a Organização Criminosa no Parlamento, Disputaram eleições contra eles e só não fazem mais barulho por falta de espaço na Mídia e na Imprensa totalmente Governista.

    E agora o pessoal se volta contra esses Movimentos pró-impeachment, que com poucos recursos e nenhum espaço na Imprensa fomentaram as maiores Manifestações da História do Brasil, nunca se viu tanta gente na rua sem quebra-quebra, violência e com respeito as autoridades de segurança.

    Será que não era momento de fazermos um grande movimento contra o PT, as Esquerdas Bolivarianas, a Imprensa Vendida, Empresários e Banqueiros que mamam nas tetas do Governo?

    O Brasil precisa de UNIÃO de todas as pessoas que não concordam com isso que está ai, independente da corrente ideológica. Os inimigos são vermelhos e estão cada vez mais fortes, aparelhando o Estado, corroendo as Instituições, tirando sarro das pessoas que são contra elas, pois sabem que tudo vai acabar em Pizza.

    Vamos seguir o exemplo da UCRANIA em que todos se uniram e vimos os resultados.

    Ta na hora do pessoal cobrar pessoalmente dos políticos, quando eles estiveram na rua nas suas cidades. Que nem aqueles bravos corajosos fizeram com o Chico Buarque, alguns políticos do PT e Empresários do esquema.

    Acabou a paciência, político que não for a favor do Impeachment tem que ouvir muita groselha, ter suas caixas de e-mail lotadas de cobrança. Principalmente os que foram eleitos com votos dos conservadores.

    Cobrar da Imprensa, comentar nas páginas dos sites deles, fazer boicote. Só sentindo no bolso que eles vão começar a se mexer.
    O Impeachment ta ai, só precisam votar SIM

    Vocês acham certo as pessoas estarem perdendo seus empregos, vivendo uma crise desgraçada, violência desenfreada nas ruas. E ainda sim aumentarem impostos??
    Para o Governo dar verba publicitária para a Imprensa, Artistas e Jogadores de Futebol ganharem salários milionários?

    Vai tentar quebrar uma vidraça de alguém, um ônibus ou fazer bagunça no Metrô para ver se tu não vai preso. Agora esse movimento Passe Livre, a Esquerda Pirulito e Partidos Bolivarianos a maioria composta por funcionários públicos afastados quebraram tudo e o que aconteceu?

    Quantos foram presos? Quantos vão responder processo? Por que as pessoas tem tanto medo do PT?

    Volto a dizer, o Inimigo é comum para todos. Ta na hora de União e de diálogo.

    Depois do Impeachment e da provável Cassação do mandato da Dilma.

    Serão feitas Novas Eleições e todos vão poder lançar candidatos e aí sim, devem ser fomentadas divergências e discussões sobre o melhor nome para dar rumo ao país.

    Mas agora a União é para derrubar essa Organização Criminosa.

    Ta muito perto, até Março tudo vai se decidir. Os políticos foram eleitos pelo POVO e tem que fazer o que a população deseja.

    A pessoa de bem tem que ter lado, ou é contra ou é a favor da Ditadura Civil do PT.

    ACORDA BRASIL!!

  46. Luis

    Marina se tornou uma verdadeira “biruta de aeroporto”. Pior, só Ciro Gomes !

  47. Alexandre Newton

    Nossa ET de saias realmente não passa de uma pessoa sem escrúpulos para atingir seus objetivos. Ela foi vilipendiada pela Dilma na eleição passada, sabe que ela é incompetente e que usou de $$ que não podia usar pela LRF e ainda vem com este escabroso argumento. Onde está esse alguém que possa tirar nosso país desse descalabro? Tá difícil!

  48. Roberto Vertamatti

    Infelizmente a Marina é uma ave que saiu do ninho petista, por conveniência própria. Portanto, os velhos hábitos estão impregnados na sua “substância”. Espero, pelo menos, que não esteja impregnada de corrupção!

  49. A REDE?

    É UM ANEXO DO PT & PMDB!

  50. Gustavo Adolfo

    Parece que essa mulher não aprende nem apanhando. Mesmo depois de tudo que o pe te e dil ma fizeram com ela, não consigo entender esse apego ao governo atual. E ficar rindo do Cunha ? dá para rir de muitos mais e não só dele.