Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

Marina: já está em curso a construção da “ungida” que não negocia… Isso é péssimo!

Por: Reinaldo Azevedo

Tudo aquilo de que o Brasil não precisava está em curso. Que coisa! Sou religioso, mas não místico. Não acredito em conjunção de fatores ditados por alguma força ou ente que nos empurrem para certo destino. Mas, às vezes, quase cedo à tentação. Logo, felizmente, passa. O misticismo é sempre uma forma de trapaça: ou as pessoas estão se enganando ou estão enganando os outros. Bem depressa, sou convocado pela razão.

Marina Silva ainda não é a candidata à Presidência da República da frente integrada pelo PSB. Mas, parece-me inescapável, será. Percebo todos os aspectos deletérios de sua figura pública conjugados nestes dois dias. E com que incrível saliência para o momento! Mais do que nunca, vemos sobressair a figura da ungida, daquela que parece ter sido enviada com uma missão que os mortais ainda ignoram, da eleita para trazer uma mensagem do além. O terreno onde se dissolvera o corpo de Eduardo Campos ainda fumegava, e ficamos sabendo, momento depois do acidente, que Marina deixara de embarcar no voo por alguma razão misteriosa. Seus adoradores costumam exaltar não seus dotes de visionária, mas as suas certezas de intuitiva. Que medo!

Hoje, sabemos ainda mais. Ela está realmente consternada — e por que não estaria? — e teria passado a noite em claro, em vigília, embora não em companhia da família, com quem ainda não havia conseguido falar. Por que Marina não chegou nem mesmo a ressonar, o que certamente fizeram os familiares de Campos, moídos pela dor e pela exaustão? Porque, supõe-se, ela mantinha um diálogo com um ente que só se manifesta aos escolhidos. Até Caetano Veloso vem a público expor a sua dor e nos recomendar: entreguemo-nos aos desígnios de Marina.

O país vive um momento delicado. Hoje, só as incertezas se adensam. Não precisamos de mais indefinições. No terreno nada místico, da “carnadura concreta” das coisas, como diria o poeta João Cabral de Melo Neto, somos informados de que Marina vai impor algumas condições para ser candidata. Uma delas é ter um vice de sua confiança. Dadas as circunstâncias e as diferenças de ideário entre ela e o PSB, o normal seria que acontecesse o contrário. Mas o ser político cuja reputação se avoluma quanto mais repudia a política sabe, sim, travar uma dura disputa no solo, embora pareça vinda do céu. Ou é como ela quer, ou não é de jeito nenhum!

Vou além: considerando que Marina Silva não é do PSB e que tem, é evidente, a chance de se eleger, o mais prudente seria que se comprometesse a permanecer no PSB os quatro próximos anos se eleita. Afinal, vai para uma campanha eleitoral sem que a esmagadora maioria dos eleitores saiba que está prestes a migrar para outro partido, cujo ideário é ainda desconhecido. Para quem diz prezar uma “nova política”, lamentando os vícios da “velha”, seria uma atitude bastante decorosa, não é mesmo?

Desde a redemocratização, o país passa por um dos momentos mais delicados de sua história. Infelizmente, percebo amplos setores da sociedade, inclusive da imprensa, tocados por certo “desejo de mudança”, ainda sem conteúdo. E isso, acreditem, por si, não é bom. O momento pede que Marina ofereça algumas certezas, não que cobre certezas de seus pares, o que só reforça o caráter olímpico de sua personalidade. Até porque esse distanciamento em relação aos mortais pode ser tudo, menos compatível com a democracia.

Fiquemos atentos!

 

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

406 comentários
  1. Jonathas

    Muita gente julgando sem nenhuma base. Marina é uma boa opção, sim. Prefiro Aécio. Mas o que mais quero é a saída do PT do governo. Eu até votaria em Dilma se ela fosse de outro partido. Confuso? A realidade é complexa também.

  2. sem noção

    Nem assisti ao funeral e outras coisas porque eu ja sabia que seria esse show de horrores – politicagem barata, que fique bem claro…É lamentável que se faça isso num momento desses… Mas o que esperar né??? É o reflexo do Brasil de hoje…

  3. Jose Maria

    …,democracia essa, a brasileira, que, infelizmente, ao dissabor de fatos recentes, vermelhos, corre sério perigo.

  4. Bruno Sampaio

    É… Marina é uma incógnita, parece um daqueles biscoitos da sorte com um papelzinho. Não tenho coragem de olhar o que tem dentro desse aí.

  5. Newton Santana

    A situação está pra lá de ruim. Marina com sua característica carismática é um grande problema. Pior é se a corrente do presidente do psb for vitoriosa, pois ele não esconde de ninguém que seu desejo é apoiar Dilma.
    Se ficar o bicho come e se correr o bicho pega.
    Aécio necessitará de todas as suas forças para ser vitorioso.

  6. estudante primario

    Sr Reinaldo ! Este pais Precisa de pessoas preparadas intelectualmente , academicamente , com valores convictos civis para o bem do pais “com capacidade de discernimento racional ético , e moral pelo pais que grita pelo suporte de pessoas de bem ! no um bando de picaretas corruptos comunistas desfarcados de populista de fala mansa .. e o pior de tudo !!!!!! semianalfabetos … que querem tomar de forma truculenta este pais …….o resto e a mesma historia de fala mansa .. vai em essa chiruli !!!!!

  7. Luiz Roberto

    Que pelo menos ela fale pouco e faça muito, ao contrário de todos os presidentes do Brasil até agora. Os colunistas políticos gostam de ser enganados para terem assunto. Gostam de lulas, dilmas etc.

  8. Patrícia de Sampa

    “Caso o partido de Eduardo Campos decida pela substituição do nome dele pelo de Marina estará apenas repetindo os erros do PT e do PV. Entregar o comando do partido a uma candidata desagregadora e com um histórico tsunâmico será o caminho mais curto para enterrar a história do PSB. Os sonháticos de Marina farão cair sobre os dirigentes do Partido Socialista Brasileiro a escuridão dos pesadelos de uma noite sem fim.”

    Texto retirado do Blog de Dener Giovanini, do Estadão.
    PARA LER O TEXTO NA ÍNTEGRA – RECOMENDO! – O LINK É:

    http://blogs.estadao.com.br/dener-giovanini/so-para-lembrar-marina-silva-ja-tinha-marcado-data-para-abandonar-eduardo-campos/

  9. Vladimir

    o que pode ser pior Dilma ou Marina? O abismo está próximo!

  10. Berilo Rettore Jr.

    Caro Reinaldo,
    gostaria que procurasse saber como vão ficar as entrevistas que o JN, da globo, está fazendo com os candidatos a presidência da república, pois, afinal de contas, o Eduardo Campos – que já havia sido entrevistado – não será mais o candidato do PSB, e precisamos saber o que pensa e como pretende governar a provável candidata do partido Marina Silva.
    Aguardamos notícias.

  11. Silvia

    Que escolha? Antes isso que mais 4 anos de PT!

  12. Pedro Macambira

    Reinaldo, não sou seu leitor assíduo e geralmente discordo de suas posições, não sem alguma admiração pela sua sinceridade e argúcia.

    Desta vez, concordamos plenamente. Marina é uma ameaça à democracia, à política (no sentido da busca do bem comum).

    Gente como ela agrada a radicais de esquerda e de direita, então um negócio desses não dará certo se chegar ao poder.

  13. Ferrabraz

    Esta é a escolha mais retrograda que um país já teve que fazer.
    Eleger um presidente da republica fazendo a escolha entre uma pessoa indicada por um ex-presidente e que apresentou um trabalho anterior péssimo, entre uma mística, sonhática, sem um ideário conhecido a não ser o de fada da floresta e um político que se diz de centro esquerda de família de políticos tradicionais mais a direita é uma tragédia quase cômica. Nada há haver com democracia representativa, moderna, informativa, com eleitores esclarecidos e conscientes. Quanta pobreza política.Definitivamente não evoluímos como nação.

  14. verde oliva

    AGORA A COISA FEDEU. NA REALIDADE QUEM TEM VOTOS E ELA, DAQUELES QUE ACREDITAM EM BRUXAS E GNOMOS E TOMAM O SANTO DAIME. E NESSA HORA REFLETIMOS DO PORQUE NÃO ENCONTRARMOS UMA SAIDA DO PAIS PARA O DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO. E ISSO AI MEU CARO, CASTIGO MERECIDO. E OLHA POR EXEMPLO, O PSDB, VAIDADE DAS VAIDADES, CADE OS SALTO ALTO DO PARTIDO , DE FHC A SERRA, CADA UM QUERENDO SER MAIS CACIQUE QUE O OUTRO. VERDADE REI, ACABOU, DILMA PT, MARINA PT, E O QUE VAI DAR. NÃO E PESSIMISO E REALIDADE. DEIXA A FICHA CAIR POIS A COISA NÃO TEM JEITO. MUDANÇAS NESTE PAIS TEM QUE PARTIR DO POVO, DA MASSA, E PELO QUE VEMOS O POVO NÃO QUER, SATISFEITO ESTA EM RECEBER ESMOLAS, ESMOLER DE CARTEIRINHA, ENTÃO SEJA FEITA A VOSSA VONTADE, ADEUS BRASIL, ADEUS AS ILUSÕES. SABE A CONLUSÃO QUE CHEGUEI, O PSDB TEM MEDO DE ASSUMIR O PODER, APENAS UM JOGO DE CENA PARA MANTER A COISA COMO ESTA, CADA MACAQUINHO NO SEU GALHO.

  15. CLAUDIUS

    Pois então, seu Aécio? Não apoiou o Serra e fazendo com que o PSDB perdesse a oportunidade da alternância do poder. Agora estamos fritos.

  16. CLAUDIUS

    Pois é. Antônio Conselheiro do Agreste, os Maria – João, Antônio, José e Antônio novamente- lutavam, entre beberagem, garrafadas e símbolos religiosos, contra o despejo dos cor-de-cuia de suas terras e o assentamento de colonos europeus pela Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande, a companhia Brazil Railway Company. O misticismo imperava. E parece que vai imperar, definitivamente. Só aguardo qual será o símbolo de Marina. Por favor não me apareça com Nossa Senhora da Conceição. Basta a de forma geral da Dilma. Sem sacrilégio marqueteiros. Tá?

  17. maria do carmo

    É muita podridão. Triste em ver o Brasil se tornando o País dos oprimidos, da desigualdade, da desvalorização em todos os sentidos, tudo em nome de um Poder. Um único poder que temos é o voto, mas do jeito que as coisas caminham não sei se vai valer.

  18. Marina Silva equivale a Dilma

    Qualquer uma das duas, caso eleita, sem dúvida será o fim do Brasil. Basta mais quatro anos de desgoverno e o país voltará a ser devedor do FMI.
    A culpa toda é do vice-presidente Michel Temer que sabendo das dificuldades do país continua na ignorância, ganância e oportunismo de continuar apoiando os petistas. É uma situação revoltante a todos nós da sociedade brasileira!

  19. Zizi Cat

    É Reynaldo ! Mais um fantasma a exorcizar! Mais uma arrogante ignara! Estou tendendo a acreditar que o purgatório é aqui , neste Brasil bonito por fora e podre por dentro!

  20. Leonardo

    Quando vc cita JCBMN eu penso que não precisamos de mais uma “severina” para comandar nosso pais, eh pedir muito alguém que saiba ao menos falar!?

  21. Rubens juvenis

    Essa Marina e uma dissimulada, … tem otários atrás da conversa …, vamos reagir povo…

  22. Tadeu Barros

    “Falou Daniel, dizendo: Seja bendito o nome de Deus de eternidade a eternidade, porque dele são a sabedoria e a força;
    E ele muda os tempos e as estações; ele remove os reis e estabelece os reis; ele dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos entendidos.
    Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz.”

    Daniel 2:20-22

  23. suerly

    Mais um Deus ou ungido surge no cenário. Adequado, mas elemento do populismo. Mas não se preocupe porque não há chance atual. O cenário exige comando de economia. Humildade para convocar técnicos de fora para acertar as contas. Resposta para criar um Estado Brasileiro de mentira.

  24. tiger

    O congresso nacional afundou, é esta representatividade que eles tem a nos oferecer, a cruz credo ou a espada vermeia, tragedia que fez as tvs esquecerem os desvios da petrobras , as cpi sumiram com Campos, nada será apurado para o regogizo petista. destrui-se o Brasil a eletrobras a petrobras e o povo se socorre na floresta que vai destruir o agronegocio, e a iniciativa privada vai pro beleleu! Parabens Brasil é tudo que pode nos oferecer , parece que o país se merce. Um molusco, uma anta ou uma zumbi PQP, QUE PAÍS É ESTE? Dorme Brasil, e vive com estes pesadelos, em berço ja não mais tão esplendido.

  25. jose antonio

    Vai entender pais do terceiro mundo e pobre, o politico passa a vida roubando o povo e ainda quando morre a aclamado como heroi por esse mesmo povo pode.

  26. O Comentarista

    marina, A “ungida” pela “previdência divina”, SERÁ MAIS UMA ungida ANTES DA ELEIÇÃO.
    Será como LLULLA QUE SE TRANSFORMOU EM DEUS e que superou o câncer que o acometia por ter “PODERES CELESTIAIS”.
    SERÁ COMO A DILMA QUE TAMBÉM FOI “UNGIDA” E QUE SUPEROU O CANCER PRÉ-ELEITORAL E SE TOUNOU PRESIDENTE DO braziú. No começo de seu mandato seus comparsas, principalmente ligados ao sindicato dos médicos, espalhavam o medo que eles tinham porque seu câncer era “terminal” e o país iria cair nas mãos de michel temer do pmdb ANTES DO FINAL DO PRIMEIRO ANO DE SEU MANDATO.
    PQP, COMO ENGANAM O PUBLICO!!!!!!!
    Com o PT a FILA DA ROUBALHEIRA NÃO ANDA, VOA!!!!!!!!
    O PT É O VERDADEIRO LADRÃO DO POVO BRASILEIRO.
    O PT É O MUNDO DO CRIME que ASSUMIU STATUS TOTAL.
    O PT É A CENTRAL DO MUNDO DO CRIME QUE ASSUMIU O PODER NO GOVERNO FEDERAL.
    braziú, A ROUBALHEIRA, A INGUINÔRANÇA E A IMORALIDADE REINAM COM O PT, SEU REI (O CHEFE, vulgo BARBA), SUA RAINHA (A GERENTONA FALIMENTAR) E SEUS SÚDITOS, SEUS COMPARSAS BANDIDOS, OS INGUINÔRANTES E OS IMORAIS.
    braziú, PAÍS PODRE É PAÍS DESTRUÍDO E DIZIMADO PELO PT E SEUS COMPARSAS.
    braziú, UM PAÍS DE TOLOS E BURROS QUE NÃO ENXERGAM UM PALMO ADIANTE DO NARIZ.

  27. Francisco Cioffi

    O caso dessa senhora é um deles. Representa a comadre das Ongs estrangeiras, digna representante do establishment internacional. Com ela, muita gente lá no norte nordeste vai ter que continuar a tomar banho somente 2 vezes por semana, ela vai parar Belo Monte. Dilma a rainha da maracutaia e Marina a rainha do atraso.

  28. Francisco Cioffi

    Quando vejo a imagem do Monte Rushmore lá em Dakota é que compreendo o porque do Brasil ser um anão político. O que tiveram lá e o que temos aqui até os dias de hoje, como disse o General Figueiredo, “o Brasil não merece os políticos que tem” !

  29. Alzira

    “Para quem diz prezar uma “nova política”, lamentando os vícios da “velha”, seria uma atitude bastante decorosa que se comprometesse a permanecer no PSB os quatro próximos anos se eleita.”
    No mínimo, não é? A morte trágica do candidato Eduardo Campos já desequilibrou, por si só, a situação eleitoral – como se não bastasse o fato de a presidente de um dos “governos” mais nocivos à democracia em toda a História da República é a que tem mais chances de reeleição.
    “…certo “desejo de mudança”, ainda sem conteúdo(…) não é bom.”
    Essa fome de mudanças já estava presente desde de 2013. Mas o eleitor brasileiro é imaturo. Já “levou na cabeça” uma centena de vezes, mas não aprende. Ele agora quer uma “mudança” difusa: não quer o desgoverno petista, mas não tem uma ideia exata do que precisa! E nesse rol estão a classe média; o porteiro de prédio, que comprou um carrinho Palio, depois de o lelé da silva achar que todo brasileiro deveria adquirir uma carro; os aposentados que ganham acima do mínimo, que veem sua aposentadoria, resultado de 30 anos ou mais de contribuição obrigatória cada vez mais perto do salário mínimo; e aqueles que foram às ruas em junho de 2013.
    A verdade é que ainda não estamos preparados para uma verdadeira Democracia, com toda a maturidade e capacidade de julgamento que ela demanda.

  30. ROBESPIERRE

    ENQUANTO ISSO, a corrupção na PETROBRAS, foi esquecida

  31. jj

    Essa Marina Silva, que nunca saiu do PODRE PT (PARTIDO DOS TRAPACEIROS), é mais fraca do que coice de cobra, e se fos-
    se eleita presidente da república, o Brasil, iria acabar de acabar mais rapidamente ou seja: O ANALFABETO E TRAPACEIRO Luiz Inácio Lula ABELHA ALOPRADO PASSADENA da Silva, iria continuar mandando do mesmo jeito, pois, a companheira Ma-
    rina, que como a presidANTA Dilma PASSADENA,iria cumprir ri-
    gorosamente as ordens do DELINQUENTE Lula, portanto, que Deus nos livre dessa fraca e incompetente Marina Siçva.

  32. Walmor

    Reinaldo Azevedo, discordo de 90 por cento daquilo que você diz, defende e publica, mas suas análises sobre a “questão Marina Silva” que se coloca desde a morte de Campos, são brilhantes. Aliás, você escreve de maneira brilhante, contundente e certeira. Pra gente que diverge das suas posições, é sempre um desafio. Parabéns.

  33. Marcelo

    Será que ela tem alguma experiência, como guerrilheira, líder de bando, sequestro ou assalto?

    Se nem isso ela tiver, talvez seja mais favorável ficarmos com a atual ditadora.

  34. M

    Na CBN, à tarde, alguém, na CBN, falava do quanto Marina transformou Campos. Ele foi assim um homem antes é outro, muito melhor, depois dela. Os picaretas estão alvoroçados.

  35. Anónimo

    Marina Silva não foi ungida nem vem de outro mundo, mas que deve ter lá um parentesco com Gilberto Gil, isso sim. E a postulante não negociará, será durona com o agronegócio e facinha com os banqueiros.

  36. Olivia

    Obrigada, Reginaldo, por esse texto tão preciso. A minha percepção encontrou confirmação em suas palavras.

  37. Carmen

    Perfeito Reinaldo.
    Recomendo leitura do programa do PSB, através do link psb40.org.br
    PSB e PT possuem o mesmo DNA.

  38. Ana Carolina

    Poxa vida. Tanta gente em tantos locais falando que na Marina não vota de jeito nenhum. Será que merece tanto barulho a candidatura dela? Vamos confiar que somos muitos! Ainda acredito que Aécio vai pra segundo turno.

  39. Anónimo

    Visual de evangélica de coque, à la D. Marocas, não condiz com a realidade. Batom de beterraba, muito menos. A Marina deveria pintar o cabelo de cores psicodélicas e pilotar uma moto em alta velocidade, equilibrar-se num cabo e atravessar as cataratas do iguaçu carregando uma urna nos dentes. Talvez isso seja a nova política. Mas mesmo assim, não voto, não voto, não voto não. Ela não mexeria com o coração de um poeta que busca o belo, e nem mesmo com o meu coração esteticamente menos exigente. Meus ouvidos há muito sofrem com falações de desafinados, tortuosos e arenosos.

  40. DM.

    Qual a experiência em cargos no mínimo como governador de estado com ilibada competência em políticas públicas tanto a Dilma e a Marina tem? Claro, nenhuma, resultado disso é tudo que estamos presenciando com os indicadores negativos desse desgoverno.Líderes se impõe pelos resultados positivos comprovados.

  41. Clorofilo Silva

    quem é radical esquerdopata, inclusive do ramo verde clorofiliano, é primeiramente muito orgulhoso, se acha o tal; é doente mental porque acha que suas experiências e percepções pessoais do mundo e das coisas do mundo são a VERDADE que só ele tem. Ocorre que a distância entre a experiência e a percepção pessoal de cada um, a respeito do mundo e das coisas do mundo, a VERDADE e a FALSIDADE/MENTIRA, é uma distância bem pequena e quase imperceptível, por isto EXISTEM AS CONTRAFAÇÕES. Não é por acaso que os estudiosos da mente humana sabem que é bem mais fácil alguém deixar o vício do cigarro, da cocaína ou do crack, do que um radical de qualquer ramo ser capaz de compreender por si mesmo que a sua VERDADE, forjada nas suas experiências e percepções pessoais é absolutamente furada, e em vez de ser VERDADE é uma absoluta INVERDADE, uma mentira total. Em geral, os radicais praticamente não estudam, são superficiais, e quando estudam com profundidade um tema do seu apreço, só estudam uma face do tema, não estudam o contexto, não sabem que os sistemas não são lineares, mas sim, complexos. Enfim, eles não sabem o que é verdadeiramente a ciência, o método científico e a epistemologia, muitos pensam que uma Teoria disso ou daquilo já é uma VERDADE científica, quando não é. Lamentável sob todos os aspectos que o mundo hodierno esteja tomado por pessoas falsamente cultas, incultas mesmo, radicais, amantes da violência, ex-terroristas, terroristas, vândalos, incapazes de sustentarem minimamente qualquer raciocínio lógico, além de acharem-se os únicos UNGIDOS que vão se salvar, e que vão salvar os que concordam com eles, e que de resto vão exterminar ou expurgar os INFIÉS que não concordam com suas idéias furadas e mentirosas (lembram de Stálin e dos outros iguais a ele?); e para piorar o quadro, exsurge sempre no meio desse caldo de radicais, de absurdos e falsidades, um monte de aproveitadores, de falsários de várias naturezas, se passando por radicais, que se passam por radicais, que juntos formam outra grande CONTRAFAÇÃO, esses tais são muitas vezes piores que os radicais, porque não acreditam em nada dos radicais, mas que sempre manipulam os radicais como bem querem, para obterem poder de vantagens sem fim, e para isto são capazes de vender a própria mãe sem nem hesitar. Parabéns Reinaldo por mais um texto primoroso, um verdadeiro presente para seus leitores.

  42. SANDRA PEREZ

    PODERIA SER JOAQUIM BARBOSA, ELA COMO VICE….SERIA PERFEITO. UNICA COISA QUE ACHO DESSA TRAGÉDIA,QUE VAI VIR A TONA OCULPADO DE TUDO ISSO…NÃO ACREDITO EM INTUIÇÃO MISTICA OU QUALQUER COISA RELACIONADA À RELIGIÃO ELA MARINA SILVA SEJA A SALVADORA A REVELADA POR ALGO ESPIRITUAL PRA SALVAR A NAÇÃO….ACREDITO EM JOAQUIM BARBOSA…O CONHECEDOR DA SUJEIRA POLÍTICA QUE POSSA PROPORCIONAR UM POUCO DE ALIVIO…

  43. DAVID NOMERO DE MACEDO

    QUEM VOTA MARINA,VOTA EM DILMA………..TUDO FARINHA DO MESMO SACO,EU NÃO VOTAVA EM EDUARDO E NÃO É POR ELE TER MORRIDO QUE IREI VOTAR EM SEU PARTIDO………..NUNCA VI MUDANÇA DE MENTES IGUAIS.

  44. JOAKIMLIMA

    NÃO È HORA DE DIVISOÈS è momento de UNIÃO NACIONAL .
    PSDB / PSB juntos pela independencia do BRASIL .

  45. 4 PRA 13 DÁ 7

    Não existe um alei que proibe a mudança de candidato eleito por um partido , para outro? Achoi que existe sim e a pena é a perda do mandato…Confere , Reinaldo?

  46. wilson foligno

    Eu não via na candidatura do Eduardo, nenhuma situação de oposição ao pt. Ele foi ministro do pt e a Marina também. Desta forma no DNA deles o que circulava era pt. Oposição só o Aécio. Não acredito nesta senhora, ela nunca retaliou o mensalão, portanto, era no mínimo cúmplice.

  47. Elza Ganzelevitch

    Obrigada Reinaldo por sua voz cordata e analítica, penso que estamos sim, num momento bastante complicado. Uma parte da mídia não entrevista o Aecio, o massacra, até lividos de ira talvez, uma parte da população vai votar na Marina, por diversos fatores, inclusive talvez por acha-la fatalmente colocada no caminho da presidência, sim, “Deus” ajude que o Aecio consiga ser compreendido nas suas propostas meio disto tudo.

  48. ofelia

    Puxa vida será que nesta coligacao de Eduardo Campos nao tem um homem capacitado para assumir o lugar dele ? Precisa ser a Marina? Tem gente dinamica com saude e de conversacao fluente. Acho que traria mais votos uma nova vertente.A Marina ,e muito radical.

  49. BRASILGASTA MAL

    Completando meu comentário: As poucas funções que ela exerceu foi ministra do meio ambiente (meio fraca) e depois se candidatou a presidente no pleito passado ficando 3° lugar. É só. Não podemos votar numa pessoa que só olhos exclusivamente para ecologia. E o resto: Economia, educação, segurança, saúde, crescimento ? Vai fazer o que ? Ecologia não tudo.

  50. BRASILGASTA MAL

    Quem é Marina? Quem foi Marina ? As poucas coisas