11/09/2009
às 20:38MARGINAL TIETÊ - O FEDOR DO AUTORITARISMO
Confesso que eu não sabia deste plano de Niemeyer de destruir as duas marginais de São Paulo, construindo a tal via paralela, com a megadesapropriação e a remoção da população etc, conforme conta Carlos Brickmann.
Olhem, queridos, se há coisa que fui desenvolvendo com o tempo é a capacidade de sentir o fedor de certas idéias. Especialmente quando fedem a stalinismo. Vejam lá o que escrevi na madrugada: “Fosse na URSS stalinista, seria possível destruir as marginais e fazer as vias paralelas…”
Pois é! E quem é Niemeyer senão o stalinismo embalsamado e em concreto armado? “Ai, como você é agressivo com este monumento vivo!!!”
Respeito obras de Niemeyer. Algumas são, de fato, de rara beleza — e até acho meio bronca certa crítica que aponta a falta de funcionalidade etc. Às vezes, acho que é uma avaliação injusta.
Mas pelas idéias de Niemeyer? Meu desprezo tem o tamanho dos milhões de cadáveres que fez o comunismo. Ora, quem, senão um autoritário e amigo de tiranias, ontem ou hoje, proporia destruir as marginais e remover a população na porrada? Mais: seria necessário fazer expropriação em vez de desapropriação.
É isto: eu não sabia da história. Mas o fedor autoritário era óbvio.
Hoje, o autoritarismo é verde - isso no caso dos honestos. Uma parte dos críticos é formada apenas de vigaristas.
Tags: Marginal Tietê



Deixe o seu comentário
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA
81 Comentários
Mário Fernando
-13/09/2009 às 22:30
Reinaldo,
Também acho algumas obras de Niemeyer bonitas: Catedral, com o formato de mão, Teatro Nacional, como uma pirâmide, Museu do Índio, como uma oca gigante. Outras, como os ministéirios, parecidos com prédios stalinistas, são feios pra xuxu. Agora, na Catedral faz um calor dos diabos e, no ínicio, não havia bancos para sentar. No
Teatro Nacional, há vazamento de som e, se você estiver nas coxias e, em alguns casos, se quiser ir de um lugar para outro tem que descer uma escada enorme e subir outra, sendo que a distância é de menos de 20 metros (pelo menos era assim 20 anos atrás). Há falta de funcionalidade sim, em muitas obras dele. Mesmo algumas sendo lindas.
Abs, MF
Dr C
-13/09/2009 às 0:56
Brasilia poderia ser linda, hovesse Juscelino convidado alguém mais são. Um dinheirão jogado fora. Os arquitetos estrangeiros querem é conhecer as soluções urbanísticas de LC (que podem ter falhas, mas tem pontos interessantes). Fora do Brasil, ninguém dá essa bola toda para o velhote odiador de verde. Além disso é um despropósito obrigar o poder público a gastar uma fortuna em manutenção de prédios mal projetados.
Finalmente, o velhote sádico só projetava o visual externo. A funcionalidade sempre foi buscada por outros que ele contratava. Resumindo: é um designer de exteriores inspirado nos filmes de Flash Gordon. Por mim, a maioria do que ele fez poderia ser derrubada. Não faz falta.
Fátima
-12/09/2009 às 20:50
Concordo em número e gráu com MAX 2:09am, um comentário que define Brasília, suas edificações e moradores ilustres (pessoas nenhum pouco comuns), que certamente cometem tantas ilegalidades, por se sentirem marginais, habitantes de espaços que mais parecem cárceres…quem sabe ISSO pode explicar essa ATRAÇÃO dos LADRÕES pelo PODER POLÍTICO no BRASIL, especialmente em Brasília.
pedrão
-12/09/2009 às 18:57
Meu professor de geografia foi o primeiro que criticou o niemayer, ele falou que quando perguntaram ao tal sobre os concretos de Brasília, ele falou, vão sentir calor que coloquem ar condicionado….. Muito inteligente.
Ex-Mineiro
-12/09/2009 às 16:19
Com o patrocínio do aspirante da Jucelino, a múmia brasileira de Lênin copiando a si próprio em Belo Horizonte.
http://veja.abril.com.br/020909/legado-aecio-concreto-p-074.shtml
Anouk
-12/09/2009 às 16:00
Reinaldao,
As obras de Niemeyer representam a mulher na visao do playboy.
Sedutora; dominante; isenta de paixao.
Manoel Francisco Gomes
-12/09/2009 às 15:32
Sensacional ! O seu texto, Sr. Reinaldo, e os comentários dos leitores dizem tudo que é possível dizer sobre o comunista Niemeyer. A respeito de suas obras, já dizia o Pe Godinho, aquele que fez parte de um programa da TV Record pré-”bispo”, apelidado de “Jornal da Tosse” pelos telespectadores, nos anos 80: ” As obras de Niemeyer podem até ser bonitas, mas vá viver nelas !” As palavras foram outras, claro, mas o que importa é o sentido. Ele sabia do que estava falando, já que foi deputado federal e teve que enfrentar o que deixava claro ser um inferno.
Gostaria muito de ver uma matéria assim a respeito de outro mito para quem todos se curvam: Paulo Freire. Será que já existe?
Achmed
-12/09/2009 às 13:53
O regime democrático preve a escolha de representantes, e esses devem ser bem escolhidos para que não haja a necessidade de se intervir em suas decisões.
As obras de grande porte geralmente são alvo dos programas de governo, apresentadas nas campanhas eleitorais.
Numa cidade como São Paulo, onde não existem “pequenas obras”, se fossemos chamados a opinar em cada uma delas, não fariamos outra coisa na vida!!!
palm tree
-12/09/2009 às 13:47
Amei os comentários abaixo, nem acredito que encontrei tanta gente que, como eu, não gosta das obras do Osgagá.
Que o diga os professores dos CIEPs que, além das péssimas condições de trabalho, ainda têm que detonar a voz gritando para que seus alunos consigam escutá-las, pois as paredes das salas não vão até o teto!! Resumindo: o barulho de uma turma invade a outra!
MaGioZal
-12/09/2009 às 12:07
O fato é que *nenhuma* obra pública urbana de grande porte deveria ser construída sem levar a aprovação da população da cidade, e principalmente da população local. Obras públicas, por serem públicas, jamais devem ser enfiadas goela abaixo num ambiente democrático.
Hassebrawbier
-12/09/2009 às 11:11
Niemeyer? Um gênio? Eu sou muito mais genial que ele. Meu cachorro sabe projetar prédios mais bonitos que os dele. Agora mais genial que meu cachorro, que eu e, com certeza, que Niemeyer é o engenheiro que faz tudo aquilo ficar de pé.
GrouchoMarx
-12/09/2009 às 10:10
Impressionante como ainda se dá bola a gente como Niemeyer. Um dos maiores erros do Juscelino foi deixar esse maluco exercitar suas fantasias estalinistas projetando a nova capital. Nao quero entrar na questa estetica mas sim na incapacidade e primarismo dos seus projetos no que diz respeito a funcionalidade: a Niemeyer se deu o poder de rabiscar qualquer coisa sem respeitar as mínimas condições necessárias para um uso adequado do espaço. Um bravateiro preguiçoso alçado a condição de semideus por deslumbrados iresponsáveis. Qualquer semelhança com o mandatário mor é mero acaso.
Mariazinha
-12/09/2009 às 9:59
Niemayer é um lixo, sua obra representa tristeza e opressão, gênio coisa nenhuma, aqui no Brasil um cara ganha o rótulo de gênio e todo mundo tem que se curvar. Esse comunista velho me aborrece mortalmente, está com a cara daquela tartaruga das Galápagos que conheceu Darwin. Me lembro de uma frase do deputado Justo Veríssimo: se morar em Brasília fosse bom, o Niemayer morava lá!
Imhotep
-12/09/2009 às 9:56
Niemeyer é uma desgraça. Suas obras não respeitam o principio fundamental da engenharia que é a economia. Uma obra deve ser feita da forma mais econômica e também se justicar ao longo do tempo. Tome-se o exemplo de prédios construídos no início do século XX que estáo de pé até hoje e no máximo exigem uma pintura de tempos em tempos. Já as obras desse colosso tupiniquim poderiam ser reconstruídas a cada ano com o custo da manutenção exigida. Quando não há manutenção viram ruínas em uma década. Vide as escolas do Rio de Janeiro.
Rodesiludido
-12/09/2009 às 9:30
Desculpem a troca de Niemeyer por Niemayer, mas a idéia me deixou aturdido.
Rodesiludido
-12/09/2009 às 9:23
No meu humilde conceito (ou preconceito ?) Niemayer, genialidade a parte, como o deus do Olimpo socialista, deixou a desejar como profeta; Marx previu um tsuname comunista, que envoveria todo o globo e a expansão do socialismo a partir dos paises industrializados e a ideologia virou coisa de paises pobres e atrazados; Niemayer projetou uma cidade para o futuro, baseada no automóvel, sem metrô ou transportes de massa eficientes.
Um metro que atendesse todas as “bimbocas” da grande São Paulo, como acontece em cidades como Paris, não seria uma solução ecológica muito melhor? Além de ser um investimento com retorno garatido, mesmo a longo prazo.
Alguém já fez o orçamento disso?
Edson de Faria
-12/09/2009 às 8:57
Só depois de escrever meus comentários abaixo é que li os de flaviogyn e Small Winner e gostaria de dizer que concordo integralmente com eles.
Um amigo e colega meu de USP, há muitos anos atrás, casou-se com uma Romena em Bucarest. Ele me diz até hoje que a cidade é feita de um caixote de concreto atrás do outro, exatamente como a esplanada dos ministérios em Brasília. Nem sequer original a arquitetura deste senhor realmente é. Ele deveria ser condenado a morar num desses caixotes de concreto que ele projeta.
Niemeyer pode ser considerado um discípulo de Le Corbusier, outro chato de galocha, outro apaixonado por concreto. Pelo menos o francês já morreu.
Edson de Faria
IME-USP
Edson de Faria
-12/09/2009 às 8:46
Caro Reinaldo,
Numa das minhas mensagens anteriores, faltou uma frase, acho que por um lapso meu. Eu dizia que gosto de ler o que você escreve porque você vai direto ao ponto. Mas faltou a frase:
“Mas tenho uma opinião diferente da sua sobre a arquitetura de Niemeyer”.
Acho que talvez agora fique mais claro.
Edson de Faria
IME-USP
Edson de Faria
-12/09/2009 às 8:33
Vejam por exemplo o caso do Memorial da América Latrina. Esse cara fez essa porcaria de concreto, e um dia deu uma entrevista ao Roberto D’Ávila na TV. A certa altura o jornalista lhe perguntou: “Tem gente que diz que faltou um jardim, algumas árvores na frente do memorial. O que você acha?”
Niemeyer, do alto de sua empáfia, do alto daquela típica arrogância de um comunista (que mora no bem bom, de frente para o mar, é claro!), respondeu: “Quem gosta de árvores, que vá ao Jardim Botânico”.
Este é o Niemeyer. Um cara que tem 102 anos de idade e ainda não aprendeu. Pois eu lhe digo: quem nasce para Niemeyer, não chega a Frank Lloyd Wright nem em 204 anos.
Edson de Faria
IME-USP
Edson de Faria
-12/09/2009 às 8:22
Grande Reinaldo,
É por isso que eu gosto tanto de ler o seu blog. Porque você põe sempre o dedo na ferida, e diz as coisas exatamente como elas são, sem rodeios.
A arquitetura de Niemeyer é dantesca. Pertence ao inferno de Dante. Grotesca. Só concreto para todo lado. Num país tropical como o nosso, o cara fazer essas monstruosidades de concreto COM DINHEIRO PÚBLICO… ora, para mim esse cara é um criminoso, isto sim. Um embusteiro, uma fraude, que mamou na teta de VÁRIOS governos.
Este velho decrépito ainda apita, por razões que só a imbecilidade vigente no Brasil entende. E continua a encher o saco com esses seus “projetos”. (continua)
Edsonde Faria
IME-USP
jorge costa
-12/09/2009 às 8:04
Tim Maia dizia que o Brasil é um país curioso, onde o traficante é viciado e a puta goza. Faltou acrescentar que um arquiteto ateu projeta catedral.Topa tudo por dinheiro.
Elvio
-12/09/2009 às 7:40
Reinaldo,
Não tenho capacidade de julgar a obra do arquiteto. Fui a Brasilia em 1974 e fui visitar o congresso. Não gostei do interior: abafado, escuro e com cheiro de mofo. Não sei se por culpa do projeto ou da execução.
Creio que aquele ambiente pesado contribui para tudo que estamos vendo.
Novamente, meus respeitos.
Elvio
Small Winner
-12/09/2009 às 5:05
Flaviogyn levantou uma lebre que vale a pena retomar: há alguns anos O Globo mostrou a identidade - que em arte se chama plágio - dos monstrengos pesadões da múmia com os monstrengos pesadões dos novos bairros de Moscou, que se expandia em ritmo acelerado depois de tornar-se a capital dos bolcheviques. Houve a gritaria dos ofendidos profissionais da nossa bronca (essa sim) esquerda, e ficou tudo por isso mesmo. Possa o assunto voltar à tona se os “demenstinhos” e viúvos de martaxa insistirem em encher o saco com sua cruzada alucinada e regressista.
Max
-12/09/2009 às 2:09
Reinaldo, sou um carioca ‘expatriado’ em Brasília desde 1972. Nesse tempo aprendi o que é morar num monumento planejado (?) por uma dupla stalinista. Imagine um museu em forma de cuia invertida onde há uma passarela externa que vai de um pavimento a outro. Essa passarela não tem cobertura, ou seja, em dia de chuva, o que ocorre em Brasília durante mais de seis meses por ano, temos que decidir se vamos ao museu de guarda-chuva ou só deixamos para freqüentá-lo no período da seca. Esta cuia demonstra uma falta de criatividade atroz, pois já havia outras duas cuias – as do Congresso. Este museu foi planejado e construído em uma gigantesca praça sem estacionamento. Isto em uma cidade onde as pessoas, por perfeição de projeto, são compostas de cabeça (nem todas…), tronco e rodas, tal são as distâncias. Esta ridícula praça antiecológica, sem sequer um pé de agrião para o meu pulmão, diminuiu a área permeável da região e então – enchente – Brasília já inunda, então é cidade grande. A catedral com suas curvas é bela! Contudo, feita de molduras metálicas e vidro, as variações de temperatura fazem com que os vitrais estejam sempre rachados - haja planejamento. Para entrarmos na casa de Deus temos que passar por um túnel escuro para tanto pintado de preto. Entendi a mensagem do comunista: temos de entrar na escuridão para chegarmos a Deus. Os prédios dos Ministérios são ratoeiras de ferro e vidro de uma monotonia incrível. Não havia saídas de emergência em caso de incêndio, isto seria morte certa. Posteriormente, foi criado um apêndice com uma escada de emergência. Foi uma correção de um projeto imprevidente. Ah, o Palácio dos Arcos de formas elegantes e decoração primorosa ganhou um apelido - Itamaraty, isto é, herdou o nome da antiga sede da casa de Rio Branco no Rio de Janeiro. Este sim, um Palácio com “P” maiúsculo. O Palácio da Justiça (reino do tirano pequeno Beria)tem quedas d’água para que ela, a justiça “beriana”, lave as suas mãos e é só. As duas cuias com um grande pregador roupas (que muitos esperam que o Bin Laden ache que são as Torres Gêmeas) estão lá para abrigar de tudo ou qualquer coisa… Tanto faz. O arcaico arquiteto mais uma vez projetou o exterior de um palácio e esqueceu de um pequeno detalhe - o interior. Dentro de um labirinto de divisórias trabalha o presidente da república! Como sempre, o velho comunista fez banheiros só para a “nomenclatura.” Os demais funcionários têm que se digladiarem para o prosaico escovar os dentes após o almoço, pois não há banheiros. Como é que eu ia esquecendo – a Praça dos Três Poderes e seu pombal. Mais um espaço de cimento que, por esquecimento ou incompetência, falta o verde. Estacionamento, não há. Afinal, seriamos todos proletários e chegaríamos ”caminhando e cantando seguindo a canção…” Eu nunca entendi para que serve um pombal na Praça dos Três Poderes. Será que é para que os pombos, em coro, digam “corruptos, corruptos?” Muito ainda poderia ser dito, como por exemplo, que muitos acreditam que o projeto básico de Brasília é um plágio, mas como este texto está longo, acrescentarei apenas um comentário sobre uma ponte projetada pelo velho comunista – a ponte Costa e Silva. Ela tem 3 pistas! Sim, mão que vai, uma que vem e uma no meio reversível. As pessoas que falam inglês dizem que ela tem Right side, Left side e “Sui side “ (Suicide) pois nunca se sabe para que lado está o sentido do tráfego na pista do meio. Em suma, a cidade é, como na letra da música de Juca Chaves – “burra mas bela, e o filho dela é político ou tarado…”
Bob Filho
-12/09/2009 às 2:04
Eu moro em Brasilia, Seu Rei. (mas escrevo de Goiania nessa madrugada)
O traçado da cidade, a monotonia das superquadras, a hostilidade que a cidade oferece…Tudo aquilo ali é prova de que o comunismo realmente não funciona.
Abraços
Bob Filho
Regis
-12/09/2009 às 2:03
Nós aqui do rio de janeiro tambem temos projetos utópicos, como o noticiado no O Globo de 01/09/2009 sobre o parque previsto pela prefeitura ao longo da av. Rio Branco.Alem de pedestres só biicletas e triciclos serão permitidos. Carros, onibus etc.usarão um mergulhão sob a atual avenida.Será fantástico !!!!
Eugenio
-12/09/2009 às 1:25
Juridicamente não há nenhuma diferença entre desapropriação e expropriação. São palavras sinônimas utilizadas indiferentemente tanto por juristas como Pontes de Miranda como pela nossa legislação. Veja-se, por exemplo, o art. 26, parág. 1º do Dec.-Lei 3.365/41: “Serão atendidas as benfeitorias necessárias feitas após a DESAPROPRIAÇÃO; as úteis, quando feitas com autorização do EXPROPRIANTE”.
Mas o entendimento de Reinaldo não é isolado: o dicionário jurídico de De Plácido e Silva o apoia.
Quanto ao que verdadeiramente interessa, que é o conteúdo do post, mais uma vez se confirma que ninguém na imprensa brasileira supera Reinaldo em raciocínio lógico e elegância de estilo.
Vladimir
-12/09/2009 às 1:20
Reinaldo,
Por favor, comente a sentença da juíza Maria Fernanda Rodovalho que indeferiu a liminar que pedia a suspensão das obras. A juíza foi particularmente brilhante na primeira parte de sua sentença , onde ela simplesmente fulmina a pretensão da Promotora de brincar de ser Prefeita e Governadora sem um mísero voto.
Segue o link:
http://www.novamarginal.sp.gov.br/noticias/lenoticia.php?id=130&c=6
A ética do PT é Entregar o Brasil ao comunismo!
-12/09/2009 às 1:20
ESPECULAN SOBRE POSIBLE VUELTA DE CASTRO AL PODER
http://www.elnuevoherald.com/noticias/ultimas-noticias/story/541116.html
Vera L.
-12/09/2009 às 1:13
Reinaldo essa idéia de Niemeyer é bem stalinista mesmo, não foi na Rússia que surgiram os primeiros conjuntos habitacionais? Engaiolar o povo em caixotes e deixar vastas áreas para os poderosos. Outra coisa interessante de notar é Brasília, Brasília não foi pensada para o “proletariado”,pra quem gosta tanto de povo devia ter pensado ao menos nos serviçais do poder, o que aconteceu foi que surgiram cidades satélites, distante dos poderosos onde a piãozada acabou ficando. Eu não conheço Brasília, mas parece que é assim que a coisa funciona, a parte do Niemeyer é uma, dos habitantes das cidades satélites é outra.
Paulo F
-12/09/2009 às 1:13
Rei,
Niemayer era moderno nos anos 50!! Mas sempre comunista até a medula. Como bom paulistano voce ja deve ter percebido a utopia refletida nas suas obras. O Copan é um bom exemplo. Olhando de longe a fachada é harmonica e completamente igual, por dentro tem o apartamento do povo e do politburo. Provavelmente pensou no futuro brilhante quando o partido tomaria aquilo tudo…
Nelinho
-12/09/2009 às 1:05
Reinaldo, talvez não saibas, mas Niemeyer também foi o arquiteto do desenho animado Os Jetsons, de Hanna/Barbera. Veja as animações e me diga se estou mentindo.
Charles A.
-12/09/2009 às 0:46
O centenário comuna vive há mais de cem anos nadando em conforto e dinheiro. Mas cem anos são cem anos,talvez de solidão,quem sabe?E não aprendeu nada,nadinha…é triste ver a trajetória inerte de um humano que tem o raro privilégio de viver tanto,além de outros tantos privilégios,permanecendo jurássico. Em seus delírios senis ele pode imaginar o que quiser,como destruir as marginais de São Paulo,mas a imortalidade (pelo menos da velha carcaça) ainda não lhe foi imputada, e não creio que haja tempo de realizar mais esse sonho megalomaníaco!-ou ele é um Highlander? Ou um filho das trevas? Sei não…
Leonardo Diniz
-12/09/2009 às 0:40
Reinaldo,
São injustos os que o consideram pouco moderado nas críticas. Você reconhece talento no nosso stalinista embalsamado. Eu lhe reconheço um traço interessante. Se ele fosse decorador de vitrines tudo bem, mas como arquiteto é uma toupeira que só teve sucesso como Le Corbusier de segunda, tão totalitário quanto, sugando dinheiro público. Será que conseguiria sobreviver no (que horror!) dito mercado? Alguém pagaria para morar nas suas desfuncionais bobagens? Como comunista tem um grande mérito: ajudou a fazer uma cidade que não tem espaço para moradia de pobre.
Vladimir
-12/09/2009 às 0:23
Enquanto a petralhada vai ao desespero com as obras do Serra, não se dá a atenção devida a proposta escalafobética do trem bala. Fala-se em um custo de R$ 34 bilhões (por enquanto), com a parada em São Paulo no Campo de Marte (aonde não tem Metrô, trem, p… nenhuma a não ser a…Marginal do Tietê). Isso apenas para substituir a ponte aérea….
Com R$ 34 bilhões daria para construir, no mínimo, uns 150 km de metrô. Para se ter uma idéia, o metro de SP hoje, tem apenas 60km e transporta cerca de 3,3 milhões de pessoas por dia útil (um aparte, só em 2010 e só no metrô esse número vai subir para 4,5 milhões: por essas e outras que o PT sabe que a eleição por aqui está totalmente perdida).
Vladimir
-12/09/2009 às 0:14
Uma boa notícia: a juíza negou a liminar pedida pelo MP. Julgou, corretamente, que todas as exigências legais foram cumpridas. Se a promotora agora quiser continuar brincando de executivo, sugiro que lance sua candidatura ao governo do estado….
Vladimir
-12/09/2009 às 0:12
Brasília sempre me pareceu ser a melhor definição do futuro visto do passado. Uma coisa assim, meio ficção científica “B” da década de 60…
pedro
-11/09/2009 às 23:57
Reinaldo,
moro em Brasilia. Conheço bem as obras desse sujeito. Totalmente pouco amigáveis ao usuário. E beleza é questão de gosto.
anônimo
-11/09/2009 às 23:55
O Niemeyer sempre mamou nas tetas do governo. Ele não se importa em esvaziar os cofres públicos. Ele não se importa em prejudicar milhares de habitantes com desapropriações. Ele não se importa com as verdadeiras prioridades de uma cidade. Como bom comuni$ta que é ele só se importa em ganhar valores astronômicos pelos seus projetos.
Raul
-11/09/2009 às 23:50
Raphael (das 9:48 pm),
Pelo menos uma das estufas de vidro do Niemeyer, o Palácio do Planalto, serviu para alguma coisa: desmascarar o Marco Aurélio Top Top Garcia.
Flaviogyn
-11/09/2009 às 23:41
Não considero o Sr.Niemeyer um fenômeno, muito pelo contrário.
Em uma visita ao site englishrussia.com , analisando fotos da era soviética,qual não foi a minha surpresa ao ver alguns monumentos e obras comunistas que lembram e muito as obras do Sr.Oscar.
Considero o Sr.Niemayer como o Comunismo: Uma fraude.
paraxaba
-11/09/2009 às 23:37
HOJE, O AUTORITARISMO É VERDE-ISSO NO CASO DOS HONESTOS.
UMA PARTE DOS CRÍTICOS É FORMADA APENAS DE VIGARISTAS.
permita me emoldurar.
Esperança
-11/09/2009 às 23:35
Reinaldo
JUIZA NEGA PEDIDO DO MINISTÉRIO PÚBLICO PARA PARALISAÇÃO DAS OBRAS NA MARGINAL TIÊTE.
Dario Goulart
-11/09/2009 às 23:32
Sinceramente, não sei quais são as obras de rara beleza de Niemeyer. Não gosto de nenhuma delas. O que sei é que custaram uma fortuna e foram sempre custeadas com dinheiro público. E sem licitação. É isso aí: o arquiteto comunista burguês ficou rico com o dinheiro do povo.
Acheropita Papazone
-11/09/2009 às 23:32
Alguém pode detestar a pessoa em si, mas respeitar seu trabalho. O problema é que vejo justamente uma grande confusão no caso de Niemeyer e tantos outros “artistas e intelectuais”. O que acaba sendo admirado, quando não idolatrado, é a própria pessoa. E, enquanto figura humana, não há nada admirável num sujeito que defendeu o comunismo a vida inteira.
Tirésias
-11/09/2009 às 23:30
Falando no Niemeyer, espero que aquele infeliz “monumento à soberania” que especulavam fazer em Brasília tenha sido devidamente enterrado e engavetado. O tal monumento à soberania, disseram os que viram o projeto, iria ser monstrengoso criando um obstáculo visual e concreto como um muro cortando a visão do horizonte e também impedindo que o Congresso avistasse a Esplanada dos Ministérios.
Um monumento à soberania bem estúpido pela pretensão e tamanho, pois não deveria ter mais do que 10cm x 10cm, e seu lugar é em cima de uma mesa, servindo de peso para os papéis que aguardam sua expedição no dia. A “soberania” tem que ser portátil, do tamanho preciso para poder ser carregada por uma pessoa.
Não tenho
-11/09/2009 às 23:28
“No que diz respeito ao que foi decidido pela seção criminal, cabe ser esclarecido que a então prefeita e agora ré no processo em referência, sra. Núbia Cozzolino, foi afastada do cargo para o qual foi eleita”, diz o acórdão do colegiado de desembargadores.
A seção determinou que o atual vice-prefeito assuma imediatamente a prefeitura da cidade, sendo desnecessário que ele seja empossado pelo presidente da Câmara Municipal.” - Terra/Notícias/11 de setembro de 2009 • 22h26″.
Aposto que o vice representa os interesses da turma do Crivella q manda e desmanda no Rio de janeiro. Afastam o eleito para tomar na mão grande o poder.No voto nãoconseguem nem com reza brava.(rs).E o TSE como é q.fica?
Rodrigo
-11/09/2009 às 23:26
Não sei se me engano, mas creio que foi Ricardo Bonalume Neto quem associou o comunismo de Niemeyer à “frieza” de suas construções arquitetônicas. Que lhe parece, Reinaldo?
Tirésias
-11/09/2009 às 23:24
Falando no Niemeyer, espero que aquele infeliz “monumento à soberania” que especulavam fazer em Brasília tenha sido devidamente enterrado e engavetado. O tal monumento à soberania, disseram os que viram o projeto, iria ser monstrengoso criando um obstáculo como um muro cortando a visão do horizonte e também impedindo que o Congresso avistasse a Esplanda dos Ministérios.
Um monumento bem estúpido pela pretensão e tamanho, pois qualquer monumento à soberania não teve ter mais do que 10cm x 10cm, e seu lugar é em cima de uma mesa, servindo de peso para os papéis que aguardam sua expedição no dia.
ruska
-11/09/2009 às 23:24
Acabei de ler a seguinte notícia: “TJ do Rio manda prefeita de Magé deixar cargo imediatamente.” - 11 de setembro de 2009 • 22h26/Terra/Notícias.
…”"No que diz respeito ao que foi decidido pela seção criminal, cabe ser esclarecido que a então prefeita e agora ré no processo em referência, sra. Núbia Cozzolino, foi afastada do cargo para o qual foi eleita”,diz o acórdão do colegiado de desembargadores.
A seção determinou que o atual vice-prefeito assuma imediatamente a prefeitura da cidade, sendo desnecessário que ele seja empossado pelo presidente da Câmara Municipal.”
Aposto e ganho como a turma do barulho está envolvida.Aposto q o vice prefeito é ligado a bancada evengélica.E o TSE?
Flávio
-11/09/2009 às 23:17
Aqui em Recife o prefeito antecessor, o sr. João Paulo, teve uma grande idéia: Homenagear a mãe do presidente Lula. E nessa grande babação, a rica prefeitura desembolsou 30 milhões de reais na construção de uma praça (que eles teimam em chamar de parque), que leva o nome de D. Lindú. E para completar essa grande homenagem, o escritório de Oscar Niemayer assinou o projeto arquitetônico pelo valor simbólico de 2 milhões de reais. A obra obrada pela metade ja foi inaugurada há alguns meses pelo presidente Lula. Cheia de equívocos técnicos, essa coisa ficará na orla de Boa Viagem por muito anos. Será uma lembrança agonizante desse governo.
Ivan
-11/09/2009 às 23:13
Caro Reinaldo,
Em primeiro lugar, Niemeyer é Stalinista. Ponto.
Em segundo , sua obra é uma grande baboseira que será devidamente jogada na lata do lixo da história da arquitetura, sim.
Neste segundo ponto temos uma aguda discordância, amigo.
Desculpando-me com os brasilienses, aquela coisa é DEPRIMENTE!
Aliás, tem um filme razoavelmente renomado ( do sec. XXI) , cujo nome não me recordo agora ( pesquisarei) que é ambientado em Berlim Oriental. O diretor filmou algumas cenas em … adivinhe?, BRASÍLIA!
É só!
Just-for-fun
-11/09/2009 às 23:13
Pois se o polonês Lech Walesa do sindicato Solidariedade que deve conhecer bem as merdas do socialismo, quando da sua visita a Brasília disse que aquilo não passava de prédios grotescos como aqueles existentes nos ex-países satélites da URSS, prefiro ficar com o Walesa e mandar todos os adoradores tupiniquins pendurar no testículo do Niemayer.
Ao observar qualquer prédio deste senhor verá que seus projetos não levam em consideração a norma de segurança, conforto e muito menos beleza estética, basta visitar qualquer país que não seja republica das bananeiras ou mesmo a China pós Mao perceberá o que é arquitetura de verdade.
bartolomeu
-11/09/2009 às 23:12
Você ainda respeita a arquitetura dele porque não teve de trabalhar ou morar em algum edificio que seja projeto dele. Eu sim! É um fantástico escultor/artista e um péssimo arquiteto que destrói a natureza, espaços verdes, para plantar monstros de concreto e vidro (em um país tropical!)
Sandra
-11/09/2009 às 22:54
“até acho meio bronca certa crítica que aponta a falta de funcionalidade etc”
Funcionar é o de menos!!!!
marisa j. franco
-11/09/2009 às 22:52
Niemeyer como todos os esquerdistas brasileiros nao cansou de apoiar ditaduras de esquerda,como se elas fossem melhores.Brasilia e uma cidade totalitaria com espaço exclusivamente para a nomenklatura.Algumas de suas obras sao realmente extraordinarias mas sua biografia ficaria melhor se ele tivesse falado menos.
Cidadão
-11/09/2009 às 22:48
Aquela igreja dele é ridícula, parece um torrão de concreto.
Antonio
-11/09/2009 às 22:32
A obra de Niemayer são as estátuas de bronze de uma américa latina cheia de favelas. São monumentos inuteis, que não servem nada além de satisfazer o ego da múmia, e divulgar sua ideologia perniciosa e repugnante.
Reginaldo Gadelha
-11/09/2009 às 22:30
Ainda bem que o Ministro-Maconheiro não tem chances de ser Presidente da República, senão ia transformar os jardins e avenidas da nação em grandes lavouras de maconha. Ia ser o bicho……..
Gaucho
-11/09/2009 às 22:26
Olha Reinaldo , niemeyer está nas artes como chico buarque no canto ou paulo coelho como escritor, nunca gostei dessa gente, gente de arte morta, arte sem vida e a vida sem a arte, são zumbis que se alimentam de seus proprios egos. Por isso que gosto de ti Reinaldo, tu é macho, até que enfim alguem fala desse tal de niemeyer. Um beijao na testa.
rocket
-11/09/2009 às 22:18
Reinaldo, voltei a residir em São Paulo e sou obrigado a concordar que alguma coisa tem que ser feita para melhorar o trânsito nas Marginais. O Rodoanel está demorando demais para ficar pronto. O que voltou a acontecer na terça-feira passada, o caos na cidade e o aumento incontrolável da frota de veículos vai travar a cidade em pouco tempo. Os paulistanos não merecem tamanho sacrifício.
Rex
-11/09/2009 às 22:12
Prezado Tio Rei. Boa Noite
foralula:
setembro 11, 2009 às 9:21 pm
Poderíamos incluir os intelectualóides? Os intelectualóides que costumam admirar essas obras e dizer: “Não entendi nada; mas adorei” Eles gostam mesmo é do PT, dos comunistas e da França. Foram responsáveis pela eleição do Bravateiro. Caíram no conto do século, no “não tenha medo de ser feliz”. E agora?
Cida Fraga
-11/09/2009 às 22:09
Não sei se é uma avaliação tão injusta assim não. Tenho uma amiga arquiteta que admira a obra de Niemeyer, por sua beleza estética. Mas… diz que são obras de arte, não são feitas para seres humanos. Espaços enormes e cansativos e muito vidro o que dá uma sensação de abafamento. Em um caso de pane na energia que comanda o ar central, (foco de virus), em menos de 10 minutos as pessoas estariam se sentindo mal com dificuldade para respirar. Não entendo disto, aliás nunc vi uma de perto, estou repetindo o que ouvi.
ALTIVO MORENO
-11/09/2009 às 22:08
Esse culto à personalidade baforada desde quando este velhote que aqui escreve era um adolescente, vem da academia. Será que em mais de meio século não apareceu ninguém melhor? Duvido. O problema é que, quando USP e as federais abraçam aqueles que professam a mesma religião dos mestres dessas academais, os tais profissionais viram deuses e se eternizam.
O todo poderoso que está no poder também foi ungido pela academia e por uma ala da igreja, mas agora está flertando com outro tipo de igreja.
mariomm
-11/09/2009 às 22:05
Caro Reinaldo,
Você tocou num ponto que há muito me incomoda: Brasília.
Aquilo não pode ser capital de um país democrático.
Ela é essencialmente totalitária.
Há muitos adoradores de Brasília à distância.
Quem já visitou ou viveu por lá percebe logo que aquilo é um grande prédio público.
Colocar uma capital nos confins, no meio de um território vasto, como o nosso, imaginando que burocracia é motor de desenvolvimento, realmente, só pode ser coisa de gênio da garrafa de pitú…
Luis Antonio
-11/09/2009 às 21:52
Reinaldão,
Opa!!!
Falou em mega-obra pública?
O gênio Niemeyer está dentro.
Ai, ai, esses autoritários com o dinheiro público!
Raphael
-11/09/2009 às 21:48
Boa noite, Reinaldo!
Algumas obras de Niemeyer são realmente inspiradas, com o conjunto arquitetônico da Pampulha. Mas outras, principalmente alguns prédios públicos - como a reitoria da UFMG - são extremamente cafonas e superaquecidos, já que são verdadeiras estufas.
Reza a lenda que ele gosta de vidraças porque “o trabalho do servidor público deve ser transparente”. O que ele quis dizer com isso, que todos poderiam vigiá-lo de fora? Bem, pelo menos hoje há a Internet para prestação de contas…
Rolando
-11/09/2009 às 21:48
Reinaldo,
Você já ficou sabendo do ataque que o Dirceu fez ao Estadão?
http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,dirceu-chama-estado-de-vanguarda-do-atraso,433436,0.htm
Deda
-11/09/2009 às 21:42
Reinaldo, lembro-me agora do caso do edifício construído no Rio de Janeiro, penso que em Copacabana, planejado pela mesma dupla que planejou Brasília, LC e Niemeyer. O edifício apresentava uma característica assaz particular, digno dos ideias do Homem Novo comunista. No caso, a infeliz da empregada doméstica. O banheiro destinado essa funcionárioa tinha dimensões tão ignominiosamente reduzidas que o chuveiro ficava exatamente acima da bacia sanitária. Ou seja, a empregada tinha que tomar banho sentada no vaso sanitário. Haja ideologia comunista e criação de um novo mundo de igualdade. Só penso que ra para atiçar a luta de classes; jogar a empregada contra a patroa e detonar a revolução já.
ABC
-11/09/2009 às 21:35
Eu quero saber:
Quanto é que o comunista Niemeyerd paga:
1) Aos seus EMPREGADOS TRABALHADORES PROLETARIOS arquitetos?
2) Aos seus EMPREGADOS TRABALHADORES PROLETARIOS desenhistas?
3) Aos seus EMPREGADOS TRABALHADORES PROLETARIOS administrativos, secretários, ascensoristas, motoristas, telefonistas, zeladores, etc?
Se não responder a estas perguntas relacionadas à distribuição de renda é porque ele é um COMUNISTA, DEMAGOGO, SAFADO, MENTIROSO E EGOÍSTA.
Romane
-11/09/2009 às 21:26
Não era bem em TODAS as marginais, mas na margem esquerda do Tietê, do Parque Tietê até a altura da linha da Fepasa, antes da rodovia Bandeirantes. O que não é pouco. O então prefeito Jânio Quadros chamou de “formoso” o projeto (1986). Projeto cujos autores eram Oscar Niemeyer, Haron Cohen, Helio Pasta, Helio Penteado, Julio Katinsky, Maria Cecilia Scharlach, Ruy Ohtake e Walter Makhoul. Foi feito um álbum “Parque do Tietê”, Almed Editora e Livraria. Uma síntese: “Recuperar essa margem, numa profundidade variavel entre 300 e 1.000 metros, é a nosso ver, a solução a seguir”.
foralula
-11/09/2009 às 21:21
aproveitando o encerramento da semana e a chegada de um “finde”, gostaria de mandar todos os petralhas t**** no **, especialmente os ongueiros, ecobabacas e esquerdopatas que estão atravancando o Rodoanel e agora as novas marginais.
aliás, até dá pra entender. eles não gostam que mexam com marginais…
ABC
-11/09/2009 às 21:19
O comunismo sempre dá em niemeyerda.
zeca
-11/09/2009 às 21:19
Agora só falta Chico Buarque compor uma musiquinha para esta via, aí a lixeira fica completa.
mauricio
-11/09/2009 às 21:17
p/ mim melhores q as obras do niemeyer
só mesmo as do marx, o burle
gosto é gosto
zaca
-11/09/2009 às 21:15
Ete fedor tentou fazer aqui em brasília uma praça perto da rodoviária ,um elefante branco , um lixo arquitetônico, sorte que a população caiu de pau.
EHR
-11/09/2009 às 21:15
Reinaldo,
“Stalinismo embalsamado e em concreto armado”, muito boa a sua caracterização de Niemeyer.
atojr
-11/09/2009 às 20:59
O secretário-geral do Partido Comunista da África do Sul, Blade Nzimande, comprou com dinheiro público um BMW de US$ 120 mil. Nzimande é ministro da Educação, e foi com a verba da pasta que o modesto carro foi adquirido.
A Cosatu, organização sindical que dá apoio a Nzimande, disse que a notícia é um “tapa na cara” dos pobres sul-africanos.
Nzimande não parece disposto a devolver o carro, e o Partido Comunista – cuja cúpula é formada por gente que fez fortuna com contratos públicos – defendeu seu líder, dizendo que usar o BMW é uma questão de “segurança”.
PAULO BOCCATO
-11/09/2009 às 20:45
REI;
QDO. VOCE FOR AVOZINHO, EXPERIMENTE LEVAR A NETAIADA NO “MARMORIAL DA AMERDA LATRINA” !
EXPERIMENTE VOCE SOLTAR A MAO DOS NETINHOS…
EM DIA DE SOL ENTAO…
NEM UMA UNICA ARVOREZINHA COM SOMBRA QUE NAO SEJA UM PALITO COM ALGUMAS FOLHAS EM CIMA QUE É P. NAO ATRAPALHAR A “VISAO DA OBRA’…PALMEIRAS !AS UNICAS ARVORES QUE O ‘IMOTHEP’ PERMITE DEFRONTE AS SUAS “LINHAS” EM UM PAÍS…TROPICAL !
DEPOIS, VÁ A BIBLIOTECA,VISITE-A, PEGUE UM AVIAO E VÁ PARA LAS VEGAS E ENTRE EM UM CASSINO…É IGUAL !SEM JANELAS E SEM LUZ !
A DIFERENÇA É QUE NO CASSINO VOCE ENXERGA AS FICHAS !
PAULO BOCCATO
-11/09/2009 às 20:40
NIEMAYER,
O COMUNISTA CONSTRUTOR DE PIRAMIDES!
É MARXISTA MAS ADORA DINHEIRO…NOSSO!
ALIAS,CLÁSSICO NÉ?
FAZ EDIFICAÇÕES QUE SAO UM ‘PRIMOR’ P. OS OLHOS MAS “NAO FUNCIONAL” (EM ALEMAO) EM TODOS OS ASPECTOS.
ESCURAS AONDE DVERIA HAVER LUZ,QUENTES NO VERAO E GELADAS NO INVERNO.
OS TUMULOS MAIS CAROS QUE O DINHEIRO PUBLICO JÁ DESPERDIÇOU NA TABA CONTINENTAL ABAIXO DO EQUADOR !
SUA UNICA IDEIA GENIAL FOI APLICAR O GOLPE DO “CONCRETO ARMADO” EM UM TCHECO MEIO MINEIRO MAS ÚBRIACO CONTUMAZ,CUJO CARTORIO CRIOU UMA CAPITAL A MEIO CAMINHO DE LUGAR ALGUM E NO MEIO DO NADA !
MAS A JORNALISTAIDA ADORA.
PUDERA !NEM PRECISA PENSAR, É SÓ OLHAR E EXCLAMAR CAPRIGLIONAMENTE :
“É TÃO AVANT GARD…”