Aí ele escreve entre aspas — não fica claro se são citações ou se, o que é mais provável, ele próprio sintetizou supostas idéias alheias — aquelas que seriam as considerações críticas da esquerda e da “extrema direita católica” sobre o capitalismo. E desqualifica as duas, o que não é difícil, já que, de sua própria lavra ou de terceiros, trata-se de rematadas tolices. Não vou me dedicar a isso. O que me interessa é outra coisa.
Noto que, no texto de Coelho, esquerda é chamada de “esquerda”, e direita de “extrema direita católica”. O esquerdismo, mesmo tolinho, parece ser uma condição natural, neutra, não deformada pelo sectarismo — embora precise de renovação, como ele deixa claro na conclusão do artigo. Já o direitismo é “extremo” e necessariamente confessional, com a sugestão óbvia de que se distancia do aparato racional. É inequívoco que Coelho é um esquerdista — o que é um direito seu, embora procure falar, como evidencia o título do artigo, como um “crítico da teoria crítica”. Huuummm. Ele também lembra no artigo que “tanto esquerdistas quanto ultraconservadores sempre foram focos de resistência à mentalidade capitalista liberal.” Notável! Vejam que conservadores têm de ser, necessariamente, “ultra”. Aprende-se, lendo Coelho, que o “capitalismo liberal”, não sendo de esquerda, é certo, também não é de direita. Eis aí, sem dúvida, uma inovação crítica.
O trecho que mais me encantou é este: “A velha lamúria da extrema direita católica, que parecia mais ou menos condenada ao esquecimento, ganha hoje em dia ares de novidade: é que muita gente já se cansou do vocabulário de esquerda.” A professora Ruth Cardoso, infelizmente, já não está mais entre nós, ou seria tentada a estudar o achado antropológico — este, sim, e não aquela picaretagem da Survival International — de Coelho: uma “extrema direita católica” influente e que seja ao menos tolerada pela hegemonia esquerdista na academia e na imprensa.
Onde está ela? Cadê? Quero ser apresentado aos colegas de religião e reacionarismo; vamos juntos ajoelhar sobre grãos de milho a cada tentação da carne. Ao menor sinal de que os corpos cavernosos de certo órgão estão prestes a se encher se sangue, haveremos de nos chicotear em praça pública. Cadê a extrema direita católica escrevendo no jornal em que Marcelo Coelho escreve? Aliás, cadê a direita, mesmo não-extrema, e laica? Quanta tolice! Quanta banalidade! Quanta falta do que dizer!
Mas…
Mas ele ainda é melhor tratando desses assuntos do que teorizando sobre a vida doméstica e a economia sentimental. Escrevendo sobre Dona Ruth, em seu blog, maltrata a língua, o gosto e o estilo: “Talvez eu imagine o quanto de compreensão, de perdão mesmo, ela teve de ter com Fernando Henrique ao longo da vida. Mas quantas mulheres não acaba desenvolvendo esse traço de caráter? Acostumam-se, quando não brigam de vez, a encarar o marido como uma espécie de menino crescido, que de vez em quando chega arranhado das brigas de rua, e se entregue fanaticamente à sua coleção de bolinhas de gude…”
Sugiro que ele corrija o que é possível: a flexão de pessoa no verbo “acabar” e aquele subjuntivo desconjuntado em “entregue”. O resto não tem conserto.









Prezado Reinaldo,fui consultar o excelente site http://WWW.CLEOFAS.COM.BR ,do Professor Felipe Aquino,por sugestão do amigo sr.Zé,1:11AM.
Se puder postá-lo,prezado Reinaldo,desde já,MUITO OBRIGADO!
“Clodovis Boff e a Teologia da Libertação
Arquivado em: Teologia da libertação — Prof. Felipe Aquino at 10:44 pm on Sexta-feira, Junho 20, 2008
O teólogo Clodovis M. Boff, OSM, irmão do conhecido Leonardo Boff, escreveu um longo artigo no site adital.com.br, de 16.06.2008, mostrando o erro fundamental da teologia da libertação (TL), de viés marxista, que fez o atual Papa a condenar como uma “heresia singular”, em 1984, como Prefeito da Congregação da Fé , em sua Carta “Eu vos explico a teologia da Libertação” (veja no site http://www.cleofas.com.br).
Por muitas vezes e de várias formas o Papa João Paulo II condenou esta teologia – a de cunho marxista – por não se coadunar com a fé da Igreja. Agora, o teólogo C. Boff, que dela participa desde o início, mostra em seu artigo na Adital, que de fato houve e há razões teológicas e pastorais para que tal teologia da libertação seja condenada.
Adital - http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=33508
O artigo todo pode ser lido no site da Adital, mas basta ler a sua “Síntese” para entender o essencial da importantíssima revelação de C. Boff. Ele diz:
“Quer-se mostrar aqui que a Teologia da Libertação partiu bem, mas, devido à sua ambigüidade epistemológica, acabou se desencaminhando: colocou os pobres em lugar de Cristo. Dessa inversão de fundo resultou um segundo equívoco: instrumentalização da fé “para” a libertação. Erros fatais, por comprometerem os bons frutos desta oportuna teologia. Numa segunda parte, expõe-se a lógica da Conferência de Aparecida, que ajuda aquela teologia a “voltar ao fundamento”: arrancar de Cristo e, a partir daí, resgatar os pobres”.
Esta Síntese já é suficiente para entendermos o que C. Boff revelou - a partir de dentro da TL – e que já conhecíamos há muito tempo. Mas alegra-nos saber que alguém dentro dela teve os olhos abertos pelo Espírito Santo para ver a verdade de Cristo ensinada pelo Sagrado Magistério ministrado pelo Papa. C.Boff deixa claro ao menos três erros básicos, que não deixam margem a colocar a TL na categoria de “heresia singular” como dizia o Cardeal Ratzinger. 1 - Em primeiro lugar ele reconhece que “devido à sua ambigüidade epistemológica, acabou se [a TL] desencaminhando”. Ora, uma teologia que se desencaminha, desorienta os seus seguidores e provoca uma imensa confusão na pastoral e na Igreja. Imediatamente tem de ser coibida pelo Magistério; o que foi feito, graças a Deus, com pulso firme e grande sabedoria para evitar cismas, por parte do Papa João Paulo II. Muitas e eficazes foram as medidas que esse santo, sábio e douto homem de Deus soube tomar. Não se pode deixar de dizer que o seu braço direito nessa árdua tarefa foi o atual Papa. Não é sem motivo que o Espírito Santo o colocou na Cátedra de Pedro, apesar da idade.
2 - A segunda revelação importante de C. Boff, é quando ele diz que a TL “colocou os pobres no lugar de Cristo”. E ai esta a “causa mortis” da TL como teologia. Ora, não existe teologia sem Deus e sua Revelação. Retirar Cristo do centro da teologia e colocar nela, como “fator determinante” o pobre, é esvaziá-la completamente e subverte-la. O que sobra é sociologia, como aliás um dia a classificou João Paulo II. Nesta linha todo o Cristianismo é “virado de cabeça para baixo” ou no avesso, como disse o então cardeal Ratzinger. Na prática, a Bíblia é lida numa visão sociológica e não religiosa, a Liturgia passa a ser celebração de uma ação política, a Moral é relativizada e vivida segundo as “necessidades” do pobre, o Credo um conjunto de verdades secundárias, os Sacramentos perdem sua força, os pecados, só existem os sociais… Enfim, a fé se evapora, o povo fica à mingua da verdadeira Catequese e do sagrado… e se dispersa para ou
Rapaz das brasílicas highlands: Alá Tio, e o indivíduo já escreveu de novo sobre o tema, só que agora controlando a língua para não ser desmesuradamente taxativo; ontem, depois de te escrever neste post, eu fui ler a tal coluna, e no final ele fala de um tal “asco da esquerda” a não sei ao quê… só se for a eles próprios, como eu observei no meu comentário. E no final do escrito de hoje, ele fala na necessidade de se ater aos “fatos concretos”: será que está tentando fugir das trevas, das incógnitas e das incertezas? Acolhâmo-lo na generosidade de nossos corações cristãos…
“Onde está ela? Cadê? Quero ser apresentado aos colegas de religião e reacionarismo; vamos juntos ajoelhar sobre grãos de milho a cada tentação da carne. Ao menor sinal de que os corpos cavernosos de certo órgão estão prestes a se encher se sangue, haveremos de nos chicotear em praça pública. Cadê a extrema direita católica escrevendo no jornal em que Marcelo Coelho escreve? Aliás, cadê a direita, mesmo não-extrema, e laica? Quanta tolice! Quanta banalidade! Quanta falta do que dizer!”
Concordo,também,caro Reinaldo!!!
Pergunto:como pode um jornal manter uma criatura como esta???Aliás,curioso é o sobrenome do inferior:”Coelho”…Coelho tem aquele simbolismo com grande fecundidade.Pois bem,esta aí a explicação para o inferior escrever tanta merda…Com gente assim,integrando a Folha,ela só serve mesmo para limpar a bunda-como já comentou o OLAVÃO!!!E ainda,segundo o próprio OLAVÃO-se a memória não falha-,a sorte da bunda é que ela não lê!!!He! He! He!
Perdão pelo linguajar,caro reinaldo!!!Mas não dá para suportar um infeliz destes anormais que “escrevem” na Folha!!!
NUNCA comprei um jornal da FOLHA e JAMAIS o farei!!!Não vou pagar um lixo para ler um lixo!!!
Estou aguardando,sentado,o surgimento de um JORNAL CONSERVADOR…
KIRK
Caro Reinaldo,
Não tem conserto mesmo.
O unico remédio é cantar a musiquinha de sua autoria-
“coelhinho, coelhinho se eu fosse como tu….”
Bira
…acima de tudo: como levar á sério um cara que se parece com o Woody do Toy Story!?!?
Vergonhoso esse coelho. Só podia estar na Folha.
UM PS AO MEU COMNTÀRIO:
É conveniente lembrar que a SARS que ataca os órgãos humanos, diferentemente dessa transmitida pelos RATOS do dinheiro público, se chama “Severe Acute Respiratory Syndrome”
Assim como os HANTAVÍRUS (que atacam os humanos), temos as ANTAVÍRUS ESQUERDICUS que atacam os meios acadêmicos, a mídia e toda a nossa cultura!
Parece que o fim do “homo sapiens”, aqui na Banãnia, está mesmo próximo.
Ao Ângelo Galvão,
Muito bem lembrado.
Dá para imaginar as dificuldades de um próximo governo que não pertença e/ou não se alie às quadrilhas lulo- petistas que tomaram de assalto o país.Não é difícil imaginar um cenário de greves selvagens, radicalismo troglodita e o acirramento das arruaças do nazi-comunismo dos MSTs da vida.
Já pensou se um próximo governo resolva combater a mamação nas tetas do Estado, estancando o sangramento do dinheiro público para, por ex, as org. NÃO- GOVERNAMENTAIS-QUE VIVEM-ÀS CUSTAS-DO-GOVERNO? Já imaginou a possibilidade de se dar um é na bunda da horda de mais de 25.000 caçadores-coletores-mamadores dos cargos comissionados? Já pensou o que seria o fechamento da TV SEM PÚBLICO? Já pensou se fosse feita uma devassa nas contas públicas???
Já pensou na podridão que iríamos tomar conhecimento(hoje, só de ver a ponta do iceberg já nos hororizamos..)
O Brasil parece mesmo um ser cujos órgãos estão totalmente invadidos por um vírus letal.Será que tem anti-corpos capazes de enfrentar essa ameaça? Ou vai sucumbir à essa epidemia de SARS(Severe Acute RATS Syndrome)?
Se existe a extrema esquerda catolica (Frei Beto e cia.) por que nao ter tambem a extrema direita catolica?
Qual é o problema em ser extrema direita catolica?
O pessoal da extrema direita c. devem ser orgulhar de ser extrema direita cat. Nao vejo problema nenhum. Por que todos tem que pensar como eles(petralhas)?Na verdade eles sao anormais.
. Nos somos diferentes. Pensamos e temos ideiais diferentes. Temos orgulhos de sermos assim.
Não sei porque perde tempo com um burrinho desses.
Quer dizer que a direita extrema está voltando com força total no Brasil?
Ai,ai,que preguiça que dá.Só posso dizer uma coisa:cala a boca burro.
Não sei se chegou a seu conhecimento. Se não, aí vai a ” boa nova” :- TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO:- O teólogo Clodovis Boff escreveu um artigo na agência de noticia ADITAL criticando a TL da qual faz(ia) parte. Foi contestado desesperadamente pelo irmão Leonardo Boff. http://blog.cancaonova.com/felipeaquino/2008/06/20/clodovis-boff-e-a-teologia-da-libertacao/
Um abraço.
JOSÉ PEREIRA DE SOUZA
FOLHA de papel em branco eu tenho um tanto em casa.Mas ainda uso somente para fazer desenhos…alguns dizem que pareço uma criança. Só não observei se as folhas vem DE SÃO PAULO.
Coelhinho, quem paga teu salário? A escola de Frankfurt? Não…é a FSP, o jornal mais “capitalista” da américa latrina.
Vai trabalhar pro Mino, vai! Lá não precisa de leitores.
Dessa cartola sai coelho?
Exsite “capitalismo anti-liberal”?!
Reinaldo, esse Marcelo Coelho é patético, não presta atenção no PRESENTE, se uma coisa boa Lulla fez foi DESMORALIZAR a esquerda (no mundo civilizado já está em processo de extinção) de intelequituais a artistas passando pelos “jornalistas”, todos ANTES da esquerda subir ao poder com a “aura de santos”, puros. Se ele é esquerdista devia sentir VERGONHA de seus pares corruptos, antes de fazer estudos “críticos” sobre as duas correntes citadas, uma AUTO CRÍTICA seria bem mais saudável. Outro ponto, quando fala de D. Ruth “eu imagine o quanto de compreensão, de perdão mesmo ela teve de ter com…” , vês-se aí que Marcelo Coelho não ENTENDE NADA de relacionamentos afetivos, amorosos, duradouros “mesmo”. Quem fica casado por mais de cinqüenta anos com a MESMA pessoa, as compreensões, os perdões são MÚTUOS. Agora eu penso, “o quanto de compreensão, de perdão mesmo”, ela (ele) deve ter com Marcelo Coelho, essa pessoa de EGO tão INFLADO, e se “achando” tanto, qualquer hora dá um PÉ NA BUNDA do Coelho.
REinaldão,
Se eu chamar o Cuelhinho de …. ele me…
Bom deixa pra lá !
Zé Louquinho
se eu soubesse que prá ter uma coluna num grande jornal basta escrever asneiras como essas do tal Coelho,eu teria me candidatado há muito tempo!
Vejamos, qual é a situação da esquerda nesta adorável república de bananas?
1- Controla o estado, as famigeradas ONGs e os fundos de pensão.
2- Detém a hegemonia cultural.
3- Governa praticamente sem oposição.
4- Aparelhou quase toda a imprensa.
5- Domina as universidades de tal maneira que levaremos décadas para livrar o pensamento acadêmico desse vírus imbecilizante.
E no entanto está sempre choramingando, sempre denunciado complôs e perseguições.
Reinaldo,
se estes esquerdistas enrustidos (não gosta de dizer que são de esquerda) estivessem todos desempregados e morrendo de fome eu até entenderia a crítica ao “capitalismo liberal”. Mas eles são empregados de “capitalistas liberais”!!!
Ele acha que se estivesse num regime comunista ele estaria ganhando 1/10 do que ele ganha? Que teria possibilidade de fazer críticas ao regime como ele faz?
Por que ele acha que o esquerdismo inspirado no marxismo também não é uma religião, que promete o céu na terra como a IURD?
Como vc diz, esta gente não aprendeu nada.
De Brasilia
Ok, apenas discordo de que o Liberalismo tenha necessariamente de se alinhar à esquerda ou à direita. O Liberalismo é incompatível com o estatismo esquerdista e também com as bandeiras morais da direita.
Tosco como a Folha.
(R)
Isso. Reinaldo talk show no blog talk radio ou na CBN ou na Band AM ou TV show com Olavo na, na, na…xiii ferrou.
G. K. Chocolino
`As vezes me pergunto se esses caras como esse tal de Marcelo Coelho e outros do mesmo nível, não pagam para a Folha para que publiquem seus “escritos”.
Êta jornalzinho!
Acredito que algumas colocações que R.A. faz neste texto, estão incorrentas. R.A escreveu:
“Notável! Vejam que conservadores têm de ser, necessariamente, “ultra”. Aprende-se, lendo Coelho, que o “capitalismo liberal”, não sendo de esquerda, é certo, também não é de direita. Eis aí, sem dúvida, uma inovação crítica.”
O equívoco de R.A. é tentar colocar no mesmo balaio, na mesma reta: Liberalismo, Esquerdismo e Conservadorismo. Não cabem. São muitos os pontos de análise: Liberdade Economia X Regulamentação Estatal. Individualismo X Coletivismo. Intervencionismo Militar x Paz. Rapidamente a dimensão esquerda e direita torna-se insuficiente. Coelho, me parece, tentou demonstrar como essas tendências políticas (Esquerda e Conservadorismo Extremo), encontram-se de fato em juntas quando comparadas algumas dessas dimensões. Sua conclusão é correta. A extrema direita de fato é inimiga do capitalismo liberal, se levarmos em conta atributos como liberdade individual e mesmo liberdade econômica. Sob a luz dos fatos históricos, veremos que o embate de Tories X Whigs na Inglaterra, por exemplo, demonstra como em determinado momento o conservador foi o oponente político do liberal clássico. O extremismo de direita é freqüentemente rotulado como fascismo. Resta Coelho demonstrar a existências dessas forças no Brasil. Mas sua conclusão não é incorreta.
O débâcle do fascismo foi quase absoluto, e o fascismo esta muito próximo do comunismo e mesmo do socialismo progressista se levarmos em conta uma enormidade de dimensões, e, no entanto são opostos no espectro político tradicional . Se a categorização política em: Esquerda-direita não fosse tão limitado. Talvez fosse mais fácil comparar as maldições do fascismo com as maldições do comunismo.
Hoje a causa do capitalismo liberal é defendida pelos poucos liberais (libertários) e também pelo conservadorismo americano moderado, que influenciou profundamente os conservadores no resto do mundo. Essa aliança, afirmam alguns é meramente temporária. O Liberal tem a liberdade como valor principal, o conservador acredita na liberdade econômica como mero expediente, por ser a forma mais eficiente de produzir riqueza (Essa frase demonstra como o conceito é amiúde compreendido de traz pra frente, portanto de forma incorreta. i.e. o capitalismo é a melhor forma de conseguir bem estar, a produção é conseqüência). Se deformarmos o ideário do conservador até as monstruosidades fascistas (Extrema Direita) observaremos como de fato a conclusão de Coelho não é de todo infundada.
Deixo aqui um link para um vídeo interessante sobre os arranjos no espectro político tradicional e suas limitações. http://www.youtube.com/watch?v=_1EotfbBPjA&feature=related
Abraços
joão pereira coutinho,nelson ascher,cony e caligaris-tratam melhor a última página da ilustrada e o idioma.coelho,apesar do sobrenome protéico,está anêmico.
Rapaz das brasílicas highlands: Nossa Reinaldo, quanto asco me dá essa gente, eu não sei porquê você ainda volta o seu “ultra”foco de luminosidade racional para estes rincões de trevas, icógnitas e incertezas.
A FOLHA ESTÁ INFESTADA DESSES HIPÓCRITAS PETISTAS MIMETIZADOS DE JORNALISTAS, TAIS QUAIS ESSE COELHO. SABE QUEM FOI CHAMADA DENTRE OS MORTOS PELO JORNAL? A KHEL. AQUELA QUE TINHA FRISSONS AO OUVIR A VOZ CAVERNOSA DO “MANU BRÁUM” NO RODA VIVA. ASSUNTO? HORA! “O EXÉRCITO ENQUANTO INSTRUMENTO REPRESSOR DAS CAMADAS POBRISTICAS” NA ONDA DAQUELA HISTÓRIA DO RIO, É CLARO! (PARECE TÍTULO DE TESE DA FEFELETI NÉ?). PARA A ESQUERDA, TRAFICANTE É O “POBRE HERÓI” ASSIM COMO AQUELES QUE DENUNCIAM AS CANALHICES PETRALHAS SÃO “A EXTREMA-ULTRA-DIREITA CONSERVADORA-REACIONÁRIA DE TOTAL DIREITA.” TANTO ADJETIVO PARA TENTAR ESCONDER A VERDADE.
segundo o dines,a imprensa brasileira é toda dirigida pela opus dei.agora o coelho inventa a extrema direita católica.espero o artigo de coelho sobre a amoralidade dos esquerdistas petistas “enquanto”governo.aguardo também seu artigo,arrasador,sobre o pensamento de marilena chauí sobre a imprensa ,aquela mesma que disse:”quando lula fala tudo se ilumina”.quando coelho escreve tudo escurece.
Ô Marcel, seja homi, sai do armário, assume o teu amor pelo PT meu filho! Não tenha vergonha, não! Ou tens razão para tê-la?
o que aconteceu com o coelho?
É por causa de textos como esse, de Marcelo Coelho, que eu sinto quase um orgasmo quando mando os telefonistas da Folha pentear macaco.
PS: É claro que não faço isso de forma literal. Apenas informo a eles, educadamente, que não vou assinar um jornal, digamos, com as idéias do naipe dessas do Marcelo Coelho. Passar bem jornal “de esquerda”. Procurem o Frei Betto para assinar essa joça.
nada tem conserto.
será que ele entrou
em alguma faculdade
por meio de cotas ?
subornou professores ?
só pode.
Meu Deus! quanta imbecilidade!
Meine Gott!E esse cara ganha dinheiro p/ escrever isso?
De uma pequenez sem conta o exercício sobre Dona Ruth deste grande pensador.
Alguem acima comenta sobre a coluna de Dora Kramer no estadão, vale a pena. Foge do lugar comum.
Luiz
Prezado Reinaldo,
Seguindo a análise pretenciosa e rasa, penso que Marcelo atirou no viu e acertou no “coelho” que não viu.
Seu senso comum coteja e iguala a EXTREMA DIREITA à ESQUERDA. Dentro desse senso, EXTREMA DIREITA está PARTICULARMENTE associada ao Nazismo, Fascismo, Totalitarismo.
Portanto, associa essa DIREITA PARTICULAR à ESQUERDA em geral, nada mais correto e natural. ESQUERDA = TOTALITARISMOS.
PauloAnonymous (Anonymous para tentar fugir do Estado Policial e PaTrulheiros; Paulo para demonstrar que não sou invenção de blogueiro pois sou de carne e osso. Ah! Não sou “peludo” tampouco “anão”; embora trabalhe no comércio, não sou mascate).
Rei, vc tem precisão cirúrgica…
Além dos erros de Português é inoportuno nesse momento em que FHC vela a esposa morta.
Mas eles não perdem uma oportunidade de uma inconveniência básica.
Extremamente preconceituoso o artigo e por isso não merece crédito.
Reinaldo,
Realmente um texto lamentável.
Esse povo é muito estranho…
Segue um outro texto, do Estadão (24/06/08), de Daniel Piza…um daqueles jornalistas “independentes”.
Ele começa até bem…mas termina de forma deprimente (notar o último parágrafo):
24.06.08
A república dos compadres
por Daniel Piza, Seção: política s 11:51:14.
Por anos e anos tenho escrito que o problema do governo Lula é o problema do Brasil desde sempre: ao contrário do que pregaram a vida toda, os petistas e seus aliados tratam o poder como casa da mãe Joana, a máquina pública como subterrâneo de favores e desvios, os cargos como capitanias hereditárias para espoliar. Não têm um projeto de país, não olham além do horizonte de seus próprios interesses. Cumprem direitinho a descrição de Sérgio Buarque da supremacia dos laços pessoais sobre os critérios técnicos. De Waldomiro e Delúbio a Paulinho e Dilma, passando por Dirceu e Palocci, do irmão do presidente pedindo “Dá dois paus pra eu?” ao filho do presidente vendo a empresa dar um salto de riqueza, para não falar de Duda Mendonça e tantos mais, a sensação não pode ser outra senão a de que temos um governo em que muitas das verbas públicas vão parar em contas privadas, cuecas e valises por aí.
Roberto Teixeira, compadre de Lula, pode até dizer que faturou legalmente como advogado no processo de venda da VarigLog. Mas o que ele nunca vai conseguir demonstrar é que não foi favorecido por seu compadrio. Tampouco pode explicar o sumiço de contratos, a origem dos investidores e, principalmente, por que disse na primeira vez que tinha ganhado centenas e não milhões de dólares pelo “trabalho”, como revelou este jornal no domingo. Não há negócio no Brasil que passe por instâncias públicas sem ser manchado por fraudes e propinas? Pois o governo Lula perpetua e acentua essa velha tradição que antes dizia combater, o que só provoca uma letargia ainda maior - a vitória do cinismo do “todo mundo rouba” e do “rouba mas faz” em todas as classes sociais.
No momento em que gestões de FHC e Lula ficam tão parecidas eticamente com as dos Malufs, não há estabilidade monetária (com os maiores juros do mundo) ou crescimento do PIB (insustentável acima de 5%) que compensem a falência dos parâmetros. Não me importa que haja corrupção em toda parte. O que me importa é que ela seja tão grande e tão culturalmente justificada no Brasil.
os jornais hj em dia são horríveis, mas aqui em sp de todos a folha é a pior.
o mais complicado é que em todas cafeterias de sp só dá folha de sp.
um absurdo! vá num franz café achar o estadão ????!!!!
Esse negócio de extrema direita católica pode ter surgido pelas bobagens de um certo Gabriel Perissé contra a Dicta & Contradicta…
Filipe
Se o sujeito pensa torto, escreve pior ainda.
Daqui a pouco não vamos ter meia dúzia de bons pensadores brasileiros para ler. A buraco tá cada vez mais embaixo.
José Luiz
Mero palpite, pois não costumo nem tenciono ler esse “autor”: além de tudo que lullalau e seus capangas aprontaram, elle pode estar incomodado com publicações como a recém-lançada revista D. & C., que vão patenteando o vácuo intelectual e o abismo moral do “pensamento” da esquerda.
Reinaldo, extremamente interessante sua observação sobre a tal” extrema direita católica”, aí voce matou o bicho e nos mostrou a hipocresia do artigo. Esse cara revelou a personalidade escondida por trás de uma fantasia ilusionista.
Esse cara é pago pra escrever essas coisas?!?!?!
Conservadores sempre existiram e sempre travaram um batalha inglória contra o progresso. Tentaram, de todas as formas ao longo da história, impedir o avanço da ciência, das artes, de tudo, mas sempre foram derrotados. Talvez até possam ser considerados necessários … Tenho minhas dúvidas quanto a isso. O mais prazeroso, entrentanto, é saber, com toda certeza e de antemão (e sem oráculos), que eles serão derrotados. Sempre foram e sempre serão. O chato é, mesmo sendo perdedores natos, a arrogância dessa putada.
Esse é o único destino, previsível e corroborável, de um conservador.
Será que o Marcelo Coelho tem um “Dilim”, aquela luminária em forma de bichinho para que a extrema direita católica não puxe o pé dele quando vai dormir? Buuuu!
Quanta infantilidade para quem quer ser “crítico da teoria crítica”!
Tem outro texto porco sobre esquerda e direita no UOL de hoje, na área do El Pais
União Européia passa por guinada para a direita
Esquerdisa é bonzinho, direitista é mauzinho - e quando a esquerda é má, ela, então, é direita
Será isso a tal da dialética?
SUGESTÃO AOS LEITORES DO BLOG
Só para descontrair um pouco.
Vamos todos enviar ao Marcelo Coelho uma linda mensagem de agradecimento pelos seus serviços iluministas, por e-mail ( coelhofsp@uol.com.br ) Minha frase sugestão é:
“Cuuuelhinho se fosse como tu…”
Leandro.
Estou de saco cheio dessa briga entre esquerda e direita.
Somos brasileiros !!!
Basta de hipocrisia !!!
Desde o governo militar (o melhor que o Brasil já teve) não temos mais pessoas patriotas e honestas fazendo algo de bom pelo nosso país, sejam de direita, centro, esquerda ou dos raios que os partam !!! São todos bandidos travestidos de autoridades, meu Deus !!!
São todos farinha do mesmo saco.
Chega, chega, chega !!!
Há brasileiros morrendo em hospitais, na violência do dia a dia, temos uma juventude sem nenhum rumo, sem destino, sem cultura.
Estamos sendo roubados de todos os lados por políticos medíocres e nações estrangeiras que se aproveitam da desonestidade de brasileiros.
Somos um povo perdido sem memória e sem horizontes.
A vida de um brasilerio é mais importante do que estas ideologias baratas.
Tantos deram suas vidas por este país em vão e esquecemos de nossos heróis. Que desgraça meu Deus !!!
Basta !!! Merecemos algo melhor !!!
Sem querer ofender ninguém, mas, blogger gay e esquerdopata é o cúmulo do mainstream. Só falta torcer pro Fluminense…
A chegada cocaina foi uma praga: acabou com a contracultura. Foi adotada pelos caretas, daí, todas as festas mencionadas pelo Bocatto, eram, na verdade, caretas.
Era conhecido o triângulo yuppie: Rolex, BMW e cocaina.
Embora sem esperanças de sucesso, uma saída pra saber onde está essa gente ultra, esse pessoal extremo mesmo - um perigo! - é perguntar pro Alberto Dines, que disse ter a lista, da qual ele deve extrair algum prazer desconhecido por nós, talvez ainda não catalogado no muito longo rol das perversões humanas (sempre cabe mais um), um prazer tão bom que ele nào quer dividir com ninguém, ou que, por alguma propriedade, dissolva-se com a publicaçào da coisa, já que ele não revela de jeito algum.
Você está lendo os comentários, Dines?
Lamúria? Ah, sim, toda a esquerda mundial - em especial muitos companheiros e camaradas brasileiros - olha para o “metamorfose ambulante” com verdadeiro espanto e dor.
Mas, a estratégia mundial de acabar com todo e qualquer pilar civilizacional está de vento em popa. E a confusão mental provocada deliberadamente pelos “intelectuais” de esquerda em nosso país pautam a imprensa e a universidade. Isso é triste, isso é motivo de lamúria. A idéia de considerar a ditadura militar de direita chega a ser hilária, já que todas as ditaduras são iguais em qualquer parte do mundo: nacionalistas, estatistas e opressoras - urss, cuba, e mesmo as disfarçadas, china, venezuela, zimbábue, etc.
E religião nada tem a ver com isso. Ao contrário quem rechaça a religião é qualquer política ou pessoa de esquerda, no máximo aceita-se criaturas - teologia da libertação, carismáticos, islâmicos - como circunstância e oportunidade, e só.
O nível dos comentaristas e articulistas de fundo da Folha já foi muito melhor.
Em nome de,ou no desespero de tornar-se um produto ‘moderno’ a
Folha redundou em uma caricatura de mídia.
Deixou de ser jornal para ser personagem em rodinhas nos bares da Vila Madalena ou ECA-USP.
A morte do grande Octavio Frias só piorou as coisas.
‘Não raro,posterior a geração dos grandes homens,contraditoriamente, segue-se uma genética de doer.’
François Martan
No grupo Folha de hoje em dia,uma verdade dolorosa.
Pô, Reinaldo! Você não sabe quem é esse grupo poderoso e ameaçador da hegemonia esquerdista no Brasil? Este grupo é integrado por você, o Olavo de Carvalho e, eh, eh, o…ehhh…o, ah!, sei lá, e eu. Vamos, Reinaldo!!! Nós três acabaremos com a raça da esquerdalha. Eles irão tremeeeer ao ver o levante dos três mosqueteiros da extrema direita católica. KKKKKK!!!! Hahahahahah!!!! Rá, rá, rá, rá!!!!
Marcelo Coelho é o maior comediante depois de, claro, o maior de todos, Hugo Chavéz Frias. Marcelo, vai, por favor, vai, conte outra.
Léo
PS: Tomará que o grande mosqueteiro Olavo fique sabendo dessa anedota. Já estou ansioso para ver a resposta dele.
Ai,ai…como é cansativo ter que lidar com o passado remoto, com o que já morreu e não sabe.
O dogmatismo religioso da esquerda(bobinho, babaca e festivo no caso em questão),armado dos clichês e crendices de sempre, propõe nada menos que “uma crítica da teoria crítica”. Argh!
Que coisa velha, gente!Que coisa mais “século 19″!
Putz… que cheiro de mofo!
quanto ao que ele escreveu no blog…nem pra falar bobagem ele se fia na sua capacidade rebarbativa….. foi buscar essa potoca “pseudo” no adorno (aquele do horkheimer, bem entendido)…é só olhar lá, no livrinho “minima moralia”, aforismo “filemon e baucis”…que patético!!!
O anônimo das 4:32 PM pegou pesado demais.
É a moral do agente Júlio, codinome padre Lancelotti.
Aos amigos tudo, inclusive dinheiro, automóveis e algo mais.
Aos inimigos, as piores diatribes e invencionices em nome de pseudo-direitos e perseguições fantasiosas.
A Folha deixou de ser um jornal sério há muito tempo. É apenas um panfleto esquedóide, salvo cada vez mais raras exceções.
Brilhante post, Reinaldo.
Esse Marcelo Coelho é efetivamente um exemplar perfeito daquela espécie lamentavelmente em expansão do esquerdiota. Quanta baboseira! Pior: quanta canalhice!
Está certo o que você diz: ele tem o direito de ser esquerdista. Como tem o direito de ser ignorante.
O que acho inaceitável é que essa baboseira chegue ao público leitor pelas vias da imprensa. Por que a Folha dá emprego a um babaca desses? Eu acho que a Folha não tem o direito de ofender a inteligência de seus leitores com cérebro pela publicação de textos tão barbaramente … (xiii! o adjetivo que me ocorreu é impublicável). Quanto aos leitores sem cérebro, coleguinhas do Marcelo Coelho, eles que perpetrem suas orgias imorais e intelectualmente desonestas a portas fechadas.
Por que agora ele não escreve um belo texto sobre a Dona Marisa (antes da morte, lógico)….ela deve ter um orgulho imenso do marido, do Compadre advogado, do filho milionario……
Mas quantas mulheres não acaba desenvolvendo também esse traço de caráter?…rsrsrsrs
Ora, o orelhudo é o típico representante dos “intelequituais” esquerdistas… Esperar o quê daquilo?
O que há com você, velhinho?
Adiante com o que interessa.
Soh lembrando os “Cacetas”:
Se o Marcelo Coelho daqui eh assim, imagine o da Jamaica.
Reinaldão,
gosto muito dessa expressão em inglês:
Does this idiot have any idea what he’s talking about?.
Prezado, pf faça algum comentario sobre a coluna da Dora Kramer de hoje.
Grato.
E por falar em terroristas, existe a “extrema esquerda católica”: Frei Beto, Leonardo Boff, etc… todos santinhos…
Vão-se os(as) que deveriam ser ouvidos(as) e ficam os que, no máximo, tentam interpretá-los(as). E olha que tentam… mas tentam!
Deve ser duro a um Fernando Henrique, neste momento, ter que purgar a - como dizem os esquerdopatas? - “negação da sua história de lutas”. É crucificado por ter saltado para bem longe desse bando de malucos messiânicos.
Porra! Se não tem inteligência para entender o bom senso, essas pragas deveriam ter um pingo de respeito, ao menos, pela memória dela. Eu sei que é esperar demais, a um bando de animais.
A vontade dessas aberrações, tenho certeza, seria desancar a antropóloga moralmente, mesmo no caixão - lembram do “top top top” do MAG, aquela figura grotesca?.
Consideram dona Ruth, tenham a certeza, tão “traidora da luta” quanto o marido. Até tentaram, fazer isso com a história dos cartões, mas, agora, por conveniência, ou orientaçào dos amalucados do “aparelho”, atacam pelas costas, usam o marido, o que, aliás, é bem da cartilha desse bando de vagabundos imorais!
Para certas raças de animais, Guantánamo parece justa!
OOOOOOOOOP´S !
QUE BAITA PORRADA DESTE TEU COLEGA DO JB EM BRASILIA QUE QUASE ME PASSA DESAPERCEBIDO !
LEIA (E TENHA UM ORGASMO!)…
A VERDADEIRA HISTÓRIA DO TRÁFICO NO RIO !!!
Não adianta colocar somente na conta dos pobres!
Sylvio Guedes, editor-chefe do Jornal de Brasília, critica o ‘cinismo’ dos jornalistas, artistas e intelectuais ao defenderem o fim do poder paralelo dos chefes do tráfico de drogas.
Guedes desafia a todos que ‘tanto se drogaram nas últimas décadas que venham a público assumir: eu ajudei a destruir o Rio de Janeiro’. Leia o artigo na íntegra:
‘Eles ajudaram a destruir o Rio’.
É irônico que a classe artística e a categoria dos jornalistas estejam agora na, por assim dizer, vanguarda da atual campanha contra a violência enfrentada pelo Rio de Janeiro.
Essa postura é produto do absoluto cinismo de muitas das pessoas e instituições que vemos participando de atos, fazendo declarações e defendendo o fim do poder paralelo dos chefões do tráfico de drogas.
Quando a cocaína começou a se infiltrar de fato no Rio de Janeiro, lá pelo fim da década de 70, entrou pela porta da frente.
Pela classe média, pelas festinhas de embalo da Zona Sul, pelas danceterias, pelos barzinhos de Ipanema e Leblon.
Invadiu e se instalou nas redações de jornais e nas emissoras de TV, sob o silêncio comprometedor de suas chefias e diretorias.
Quanto mais glamuroso o ambiente, quanto mais supostamente intelectualizado o grupo, mais você podia encontrar gente cheirando carreiras e carreiras do pó branco.
Em uma espúria relação de cumplicidade, imprensa e classe artística (que tanto se orgulham de serem, ambas, formadoras de opinião) de fato contribuíram
enormemente para que o consumo das drogas, em especial da cocaína, se disseminasse
no seio da sociedade carioca - e brasileira, por extensão. Achavam o máximo; era, como se costumava dizer, um barato.
Festa sem cocaína era festa careta.
As pessoas curtiam a comodidade proporcionada pelos fornecedores: entregavam a droga em casa, sem a necessidade de inconvenientes viagens ao decaído mundo
dos morros, vizinhos aos edifícios ricos do asfalto.
Nem é preciso detalhar como essa simples relação econômica de mercado terminou.
Onde há demanda, deve haver a necessária oferta.
E assim, com tanta gente endinheirada disposta a cheirar ou injetar sua dose diária de cocaína, os pés-de-chinelo das favelas viraram barões das drogas.
Há farta literatura mostrando como as conexões dos meliantes rastacuera, que só fumavam um baseado aqui e acolá, se tornaram senhores de um império, tomaram de assalto a mais linda cidade do país e agora cortam cabeças de quem ousa-lhes cruzar o caminho e as exibem em bandejas, certos da impunidade.
Qualquer mentecapto sabe que não pode persistir um sistema jurídico em que é proibida e reprimida a produção e venda da droga, porém seu consumo é digamos assim, tolerado.
Que a mídia, os artistas e os intelectuais que tanto se drogaram nas três últimas décadas venham a público assumir:
‘Eu ajudei a destruir o Rio de Janeiro.’
Façam um adesivo e preguem no vidro de seus Audis, BMWs e Mercedes.’
Fonte: Jornal de Brasília.
…AINDA HA JORNALISTAS EM BRASILIA !
Esse cara é um idiota. Concordo com o anônimo das 4:32 PM.
O problema é que Coelhos assim reproduzem-se como.. coelhos!
Como você tão bem sintetizou certa feita, Reinaldo…
QUEM NASCE COELHO NUNCA CHEGA A PERNALONGA !
Numa coisa ele está certo: a linguagem de esquerda está cansando. Antigamente era muito mais fácil fazer sucesso com panfletos.
O crítico da crítica, tal qual o roteirista do Rolando Lero, tem uma quase perfeita relação amorosa com a lógica (dele) e transmite à perfeição nalíngua pátria (dele também).
QUEREMOS REINALDO AZEVEDO RADIO TALK SHOW.
Ah, mas aí eu já me mostro um bocadinho mais extremado do que o Tio Rei, para simplesmente dizer: “antes de se meter a divulgar textos em grandes ou em pequenos jornais, senhor Marcelo Coelho, vá estudar e aprender a escrever corretamente!”
Quantas pessoas não consegue ter uma boa educação neste país? Quantas pessoas, quando chegam em casa, se entregue à penúria dos folhetim de quinta?
Reinaldão,
Lembrei-me da sua impagável citação havida em outro post sobre Marcelo Coelho:
“Coelhinho, se eu fosse como tú…”
Abraço !
Reinaldo, eu tinha acabado de ler a “pérola” sobre D. Ruth no site folhaonline e achei um acinte este parágrafo. Pra mim foi insultoso tanto para o casal Cardoso quanto para a inteligência dos leitores (pra minha foi). Coisa mais ridícula.
Quando vejo certos colunistas em jornais de 1ª linha fico pensando
como devem ser os outros que escrevem em lugares menos concorridos. Argh!!!
O Marighela explica esses direidistas esquisitos:
“…é o contra-revolucionário direitista que cria a confusão, assalta bancos, joga bombas, seqüestra, assassina, e comete o crimes mais atrozes imagináveis contra os guerrilheiros urbanos, o sacerdotes revolucionários, os estudantes e os cidadãos que se opõem ao fascismo e buscam a liberdade.”
Reinaldo,
Também não me contive ao ler esse artigo do Marcelo Coelho e enviei-lhe - mesmo sem esperança de obter qualquer resposta - o email abaixo:
———————————————————————-
Caro Marcelo,
O seu texto de hoje parte de um preconceito: o moralismo ou o conservadorismo ou a “direita” está - aprioristicamente - errado (aparentemente independentemente do que fale). Logo, se o discurso da esquerda se aproxima do discurso moralista deve, então, também estar errado.
Não caberia a possibilidade de que o pensamento conservador poderia estar correto? Ou isso fere algum dogma da “modernidade” (seja lá o que se entende por isso…)?
Não tenho uma opinião fechada sobre isso, mas o preconceito dogmatizado e “acrítico” da “modernidade” contra o pensamento conservador me assusta porque é prover-se dos mesmos métodos (”dogmas” e tabus) que combatemos no passado…
Há alguma trava psicológica em aceitar que se estava errado e os conservadores estavam certos? O que deve importar é a verdade e não a ideologia, não seria isso o intelectualmente honesto?
Ora Coelho: vai paparicar o Marighela…
O texto desse Marcelo não foi escrito com a colaboração do Frei Beto?
SUGIRO QUE ELE NAO ESCREVA MAIS E PROCURE UM TERAPEUTA PARA AS SUAS NEURAS !
MAS QUANDO SERA QUE FOLHA VAI BANDONAR ESTE VIES DE JORNAL DE CENTRO ACADEMICO DE SOCIOLOGIA?
CRESÇA OCTAVIO FRIAS FILHO, CRESÇA !