14/10/2009
às 5:55Mal-aventurados os miseráveis de João Pedro Stedile. Porque eles não serão consolados.
Há quase 15 anos, fiz uma reportagem sobre o MST para a revista República e afirmei que o movimento havia se transformado no maior produtor de… IDEOLOGIA do país! Isto mesmo. O MST não produzia arroz, feijão, milho, batata ou soja. Produzia miséria e mistificação, mas resistência — ao capitalismo, bem entendido, e, portanto, à civilização. Uma década e meia depois, a realidade é rigorosamente a mesma, mas ampliada. O movimento se transformou no maior latifúndio improdutivo do país. E num poderoso multiplicador da pobreza.
Não se trata de chute, gosto ou discurso ideológico para confrontar a Teologia da Invasão. O que se tem é uma pesquisa feita pelo Ibope, encomendada pela Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária. Mais uma vez, a senadora Katia Abreu (DEM-TO), que preside a entidade, faz a coisa certa. Em vez de bater boca com mistificadores; em vez de contestar o coitadismo da violência, decidiu revelar a realidade em números. E eles são estarrecedores (Clique aqui com o botão direito e salve a pesquisa Ibope na íntegra ou Clique aqui e confira o resumo)
Nada menos de 37% dos assentados não produzem rigorosamente nada. Apenas 27,7% fazem o bastante para sustentar a família e vender algum excedente. Não conseguem o suficiente nem para as bocas da casa 10,7% dos assentados, e só 24,6% dão ao menos o que comer aos seus com o que extraem da terra. Isso faz com que 49% da renda dos assentados não tenha origem na terra, sendo necessárias as mais variadas formas de complementação: Bolsa Família, seguro-desemprego, trabalho assalariado fora da propriedade etc.
Tudo mais ou menos explicado quando se constata que apenas 15% dispõem de trator. Na MSTelândia, os instrumentos de trabalho predominantes ainda são a enxada, a pá e a foice. Os padres de invasão tentam enfiar um martelo ali, mas só conseguem multiplicar a pobreza sob o signo de sua cruz vilipendiada.
O descontrole do governo é tal, que, a rigor, boa parte das propriedades são ilegais: 46% compraram a terra de terceiros. Ou seja: o assentado original a vendeu - e é bem provável que alguns tenham voltado a se abrigar sob os plásticos pretos de Stedile.
Mas o governo zeloso, tão dedicado a repassar uma grana preta às entidades do MST, ao menos cuida do crédito, certo? Errado! Nada menos de 75% não têm financiamento do Pronaf; 21% têm e estão em dia, e 4%, em atraso.
E aquele estupendo trabalho de alfabetização do MST, naquela mistura ensandecida de Jesus Cristo com Mao-Tse Tung? Há trabalho infantil em 19% dos assentamentos, e 68% dos entrevistados — com mais de 18 anos sempre — são analfabetos. As condições sanitárias mostram o desastre do Brasil nesta área: 14% dos domicílios não têm banheiro ou qualquer instalação sanitária. Entre os outros 86%, 63% utilizam fossa rudimentar.
Paraíso da miséria
Eis aí a sociedade que estes monopolistas da bondade — Stedile e seus sacerdotes da Teologia da Invasão — estão construindo. A miséria dos assentamentos e a abjeção dos acampamentos é sua matéria-prima. Quando eu contestava, no passado, certo padre aqui em São Paulo que fazia dos miseráveis o seu porta-estandarte e das crianças que moram nas ruas o seu abominável “vinde a mim os pequeninos”, acusei-o de privatizar os pobres. É isto: Stedile precisa parar de privatizar a miséria rural, de transformá-la em poesia revolucionária. Sociologia e teologia bastardas se juntam para tentar tomar o lugar de políticas públicas.
É evidente que o modelo de reforma agrária é um desastre. Aliás, o seu fracasso é um enorme sucesso, não é mesmo? Ainda ontem, falando no Congresso, Guilherme Cassel, o patético ministro do Desenvolvimento Agrário, fez a defesa dos “movimentos sociais” — como se alguém estivesse contra eles. Não! O que se combate é esta formidável máquina de torrar dinheiro público e produzir pobreza em que se transformou a união de MST, Teologia da Invasão e governo federal. Criem vergonha na cara, senhores! Libertem os pobres!
E por que as coisas estão nesse pé? Porque à privatização da miséria comandada por Stedile correspondeu a terceirização da reforma agrária. O governo a entregou ao MST. É ele quem decide tudo — incluindo o uso dos recursos que deveriam servir de incentivo aos assentados. Esse controle se dá por meio de cooperativas e das tais entidades de fachada. Ocorre que o propósito do movimento é invadir e não consolidar a posse da terra e a produção. Explica-se: cada assentado é, potencialmente, um invasor a menos. Segundo as leis do MST, quem obtém a posse da terra está obrigado a continuar no movimento em benefício dos companheiros acampados. É um ciclo que se auto-alimenta; não tem fim. Quando falta mão-de-obra invasora, o MST vai buscá-la na periferia das cidades médias. Há sem-terra que nunca plantou um pé de couve. Não por falta de terra. É que não saberia distinguir a verdura de um pé de língua-de-vaca (é uma planta, leitor!).
Os oito mil assentamentos no Brasil ocupam 80,6 milhões de hectares. É terra para chuchu. Abrigam 875 mil famílias. Apenas 240 deles conseguiram alguma autonomia. E, atenção!, nem assim conseguem gerar a renda necessária para os assentados.
Mas Stefile, o PT e as esquerdas de modo geral não querem mexer no modelo. Os assentados são os seus miseráveis de estimação. E, em muitos casos, o seu ganha-pão. O pão que falta àqueles que ele pretendem “libertar”!
Tags: MST, pesquisa CNA







Deixe o seu comentário
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA
168 Comentários
THECO
-29/01/2010 às 21:51
Caro Reinaldo Azevedo !!
Em primeiro lugar, gostaria de parabenizá-lo pelo excelente texto, o qual conduz os cidadãos brasileiros a interpretem o Movimento dos Sem Terra e o PT, de tal forma. Entretanto, gostaria de saber quais os critérios utilizados para desenvolver esta pesquisa? Qual a metodologia de pesquisa ciêntifica utilizada, já que trata-se de informações quãnticas estatisticas. Isto porque, uma pesquisa ciêntifica, deve ser realizada com rigor ciêntifico. Para que esta pesquisa apresentasse dados concretos REAIS, estes deveriam ser coletados em todas as regiões do Brasil, pois os Assentamentos estão distribuídos em todas as regiões do Brasil, e contam com milheres de famílias.
Juliano
-07/12/2009 às 23:25
João Prdro Stédile, o Anti-democracia, ainda vive no comunismo soviético, que deu certo???????????????
Acha que “o capital” de Max é o melhor livro de economia do mundo.
é um idiota, achando que vandalismo é liberdade…
Temos que sair for do PT, chega de peleguismo, o lula, faz uma politica internacional ridicula e o povo (das bolsas) acha maravilhoso!!!!
CHEGA!!!!!!!!!!
Jorge
-24/10/2009 às 4:17
Falsa democracia. O real “Governo” deveria proibir e caçar esse movimento, botar os líderes na cadeia, que é o lugar deles. Totalmente ilegal, não existe de uma maneira formal, não assume nem paga pelos seus atos de vandalismo, seus líderes locais estorquem os próprios integrantes, usam armas ilicitamente, praticam os mais variados crimes. Formação de quadrilha, com ares “revolucionários”, tal qual nossa futura “presidente”, Dilma Roussef, fez no passado e está aí pra concorrer (inclusive deu uma boa recauchutada na aparência, ou ninguém percebeu?).
isabel
-15/10/2009 às 11:28
Gostaria de saber quando irão fundar o MSE (Movimento dos Sem Emprego), gostaria muito que alguém não tendo trabalho, invadisse a empresa onde sou funcionária e me arrancasse da cadeira tomando para si minha função. Pura Utopia, afinal quem quer perder as bolsas ou deixar de receber para invadir????????
isabel
-15/10/2009 às 11:27
Gostaria de saber quando irão fundar o MSE (Movimento dos Sem Emprego), gostaria muito que alguém não tendo trabalho, invadisse a empresa onde sou funcionária e me arrancasse da cadeira tomando para si minha função. Pura Utopia, afinal quem quer perder as bolsas ou receber para invadir????????
IZIDRO SIMÕES
-15/10/2009 às 1:12
O MST não produz, porque não é mesmo interessado na produção e nem na reforma agrária.
A intenção é antiquíssima: $$$$$$
Isso e mais a agitação que dá mais poer e . . . mais $$$$$
Vera L.
-15/10/2009 às 0:40
Reinaldo OUTRA MENTIRA que esse VIGARISTA Cassel está pregando é confundir agricultura familiar com assentamento dos MST. A (o) comentarista DISSE, disse tudo, agricultura familiar é de pai pra filho e é fruto de MUITO trabalho e dedicação, nada a ver com assentamentos do MST, agora têm sim assentamentos que deram certo porque o pessoal trabalha de verdade, mas a GRANDE maioria são favelas rurais sim. No Jornal das dez essa FRAUDE também não foi desmascarada, Cristina Serra é uma jornalista talentosa, mas nessa entrevista foi muito mal,vai ver foi a companhia de André Trigueiro que cada dia fica mais patético com seus trejeitos babacas.
Vera L.
-15/10/2009 às 0:28
Reinaldo ontem no Jornal das Dez da Globo News foi VERGONHOSO ver a entrevista do tal ministro Cassel, André Trigueiro com aquele ar intrigado pergunta: SÓ 9 assentamentos foram pesquisados? Aí Cassel responde: É isso André, num universo de mais de 7 mil pesquisaram só nove e deram essas respostas, mas disse que “respeita” o Ibope mas não concorda, e nem André Trigueiro, eles SÓ concordam quando num universo de 180 milhões pra mais de brasileiros o Ibope pesquisa duas mil pessoas e Lula tem 80% de popularidade aí André Trigueiro só falta pular na bancada de contente. Vergonhoso PAGAR para ver um canal e lá só tem jornalista esquerdista do miolo mole, só se SALVA Merval Pereira.
Caipora
-14/10/2009 às 23:03
O pobrema é o seguinte: O INCRA dá terra, dinheiro para o assentado construir uma casa, semente, arame, vaquinha leiteira, cursos, assistência técnica, mas esquece o principal: o japonês. Sem o japonês pra trabalhar sábado, domingo, dia santo e feriado, a pequena propriedade familiar não funciona.
Ricardo Magalhães
-14/10/2009 às 22:19
Entendo que seja necessário fazer com que os “miseráveis de estimação” tomem conhecimento dos fatos, senão continuaremos a vêr êsses descalabros.
Martha
-14/10/2009 às 21:58
Esse seu texto deveria ser muito divulgado para que os defensores dos movimentos sociais entrassem em contato com a real situação do homem no campo e também para que os alienados acordassem. A vida dos verdadeiros trabalhadores rurais é muito dura e o governo nada faz para incentivá-los. Por outro lado, o dinheiro público jorra fácil para os baderneiros comunistas.
Caça-petralha !
-14/10/2009 às 18:58
Reforma agrária uma pinóia ! Isso é o que menos interessa a essa malta esquerdofrênica. Quem coloca filé mignon e vinho de qualidade na mesa dos dirigentes do MST (Movimento dos Sem Talento) são os miseráveis e aproveitadores arrebanhados nas cidades de médio porte, gente que imagina que mandioca da em galho. Se um dia (deus nos livre e guarde!) fizerem distribuição de terras como exigem pilantras e celerados como o Stedille o Brasil implode.
Onde estão os militares leais à Nação ? Como faz falta um Golbery, que sabia como tratar essa gente…
Paranaense enojado
-14/10/2009 às 18:49
Rei, você não vai falar dos cursos de pedagogia para educadores do campo?
Dacem
-14/10/2009 às 18:47
Reinaldo
Sem saber dessa pesquisa afirmei que o Lula quer todo o povo brasileiro cozinhando com lenha, bebendo água de cacimba e cagando no mato.
Disse ainda que para o Lula é suficiente para o povo brasileiro comer banana, farinha de mandioca e beber cachaça.
Estamos chegando lá.
Bobby
-14/10/2009 às 18:45
Sugestão
Reinaldo -
Cópias desse post sobre “os miseráveis de JPS” deveriam ser enviadas a todos os bispos do Brasil, para que nenhum desses senhores possa depois dizer que não sabia de nada.
Parabéns!
Bobby
LIMA
-14/10/2009 às 17:44
ESSA CAMORRA VAI DURAR MUITOS E MUITOS ANOS, POIS, ALEM DE IGNORANTES E SEM VERGONHAS, NÃO PRECISAM TRABALHAR A TERRA E QUANTO TENTAM NÃO CONSEGUEM SUSTENTAR À FAMILIA. VIVA A SANTA IGNORÂNCIA, SEMPRE PROTEGIDA PELOS RELIGIOSOS, QUE, COMO OS POLITICOS, PRECISAM DAS MASSAS PARA CRESCEREM.
Jorge
-14/10/2009 às 17:09
Reinaldo.
Faltou destacar o fato de que a faixa etária dos assentados é bem alta, na realidade os idosos ficaram e os jovens, sem perspectivas, foram trabalhar em outra atividade.
Abraços.
Jorge.
Dona Antonia
-14/10/2009 às 16:57
Teologia da Invasão é muito boa!
Como dizia o saudoso Paulo Francis, a petralhada não entende que Marx ODIAVA gente pobre! Ele queria que todo mundo ficasse rico. Mas aqui, nestepaiz, todo mundo tem de DEPENDER de um emprego público, de bolsa família ou de qualquer coisa que obrigue o miserável a votar na “esposa” do Lula. Dilma é a nossa Evita.
Um cara da 1:28 disse:
“a agricultura familiar é 89% mais produtiva que o agrobusiness”
Só se for plantação de coca e maconha! Devem se basear nos dados sobre o lucro do narcotrafico prá dizer tamanha besteira.
PT, quem te viu e quem TV
-14/10/2009 às 16:47
Resumo: Os acampamentos do MS(P)T são uma mistura de Gulag com Sudão. Um esquema criminoso “a nível de” Brasil e azeitado pelo “grande amigo” barbudo do Cutrale com os milhões de reais do contribuinte.
Maria
-14/10/2009 às 16:26
Só uma ressalva ao nosso amigo Hovanês, a miséria realmente é o combustível das esquerdas. Os esquerdistas podem até cultivar a miséria (dos outros) pois dela se alimentam. Se ela acabar, eles morrem com certeza, mas concomitantemente, se a miséria acabar é sinal que este modo de produção inescrupuloso produtor da questão social também acabou… isso seria motivo de alegria para toda a populção…
Maria
-14/10/2009 às 16:23
Queria fazer algumas considerações sobre este magnifico texto que tem como perpectiva o ode à propriedade privada.
Será que um trabalhador não tem o direito de possuir os bens de produção? Será que neste grande latifúndio chamado Brasil cabe ao trabalhador apenas a venda da sua força de trabalho? Será que o camponês já assentado não tem o direito de continuar na militância como forma de fortificar o movimento e as lutas de classes no Brasil (já que ceder uma política social ou algum benefício a classe trabalhadora é uma estratégia utilizada para cooptar e desestruturar os movimentos sociais?
Eber
-14/10/2009 às 15:27
Caro reinaldo,
Parabéns pelo oasis que nos é oferece em terra árida.
Assim como o coronelismo, por tantos anos, fez da condição do nordestino a sua oportunidade de fincar a bandeira coronel/messiânica, de igual forma os assentados estão sendo os atuais miseráveis de estimação para servir de massa de manobra desses evangelhistas loucos que creem que nem os loucos errarão o caminho. So se for o caminho da roça…
Abraço
Eber Dutra
JOSÉ CARLOS WERNECK
-14/10/2009 às 14:49
Parabéns pelo comentário.Verdadeiro,honesto e sincero.Quem conhece os problemas do campo sabe que tudo o que você escreveu é a mais pura VERDADE.Pobre Brasi!País refém de bandidos e foras da lei.A Justiça tem de prevalecer e coibir a anarquia e o banditismo.O autêntico trabalhador do campo é ignorado pelo Governo.
Sandra
-14/10/2009 às 14:46
Quem elegeu traficantes e MST para falarem em nome do povo e ditar-lhe leis?
Dalton C. Rocha
-14/10/2009 às 14:29
Eu sou engenheiro agrônomo desempregado. E tenho de dizer; Fora MST!
Odivar Meneghetti
-14/10/2009 às 14:29
Há uma semelhança entre o MST e o Bolsa Famila: Perpetuar a ignorância dos beneficiados para continuar do poder.
Não tem porta de saida para estas esmolas, infelizmente vão continuar sempre miseráveis.
Rodrigo R.
-14/10/2009 às 14:28
@Rodrigo das 13:33:
Pois é, Rodrigo. É o Ministro da Justiça pondo em xeque a prerrogativa do Congresso de fazer… JUSTIÇA! Justiça só para os companheiros - ou, para nós, justiça nenhuma.
Anônimo de Minas!
-14/10/2009 às 14:11
DEVEM SER TRATADOS COMO, [ TERRORISTAS? ]
Capitão Trovão
-14/10/2009 às 14:02
Hoje teriamos muito mais motivos para fazer o em que fizemos
em 31 de Março de 1964.
Sulista
-14/10/2009 às 13:59
Reinaldo !
Vc. escreveu com propriedade e embasado em números.Parabéns. A verdadeira face do MST começa a aparecer e lamentavelmente muitos brasileiros são iludidos com essa organização que age a margem da Lei e Constituição. A forma e ação do MST são os mesmos princípios do socialismo soviético que levou a miséria e morte de muitos lá pelos lados deles. Pois bem aqui não é nada diferente e o pior de tudo com aval e complacência do governo central. A técnica é simples…cria-se uma turba de fracos e miseráveis depois pega-se nas armas e se tem uma revolução. Os camaradas do MST estarão no camarote fumando um bom charuto cubano regados a uma boa dose de rum apreciando o espetáculo.
Rodrigo L.
-14/10/2009 às 13:56
Se interpretarmos os gráficos, isso significa que cerca de 58 milhões de hectares de terras brasileiras são improdutivos (exceto a parcela que provê seus proprietários, menor e que não gera excedentes). Deixa eu ver se entendi: o MST luta contra o “agronegócio” por esse modelo? O que deveríamos perguntar, sem considerar ideologias, é, sob o aspecto prático, qual o propósito em defender um modelo de distribuição de terras que resulta em clamaroso fracasso? Se o MST prosperar (Deus nos livre), seria esse o modelo do que pretendem fazer com o Brasil? Lembra a estupidez do camarada Stálin.
Manoel Francisco Gomes
-14/10/2009 às 13:36
A equação do lulopetismo é simples: quanto mais pobres, mais bolsas-esmolas, que se traduzem em mais votos.
Rodrigo
-14/10/2009 às 13:33
Reinaldo, mais uma pérola: veja só o que o ministro da Justiça declarou. http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u637806.shtml
mané brasileiro
-14/10/2009 às 13:30
Amigo Reinaldo
Para curar de vêz esses messetistas ou equivalentes,
toca uma bôa enxada nas mão da Ideley,do Stedile,dos freis
Beto e Boff e manda eles enfrentarem um bom eito de
qualquer cultura.Ajunta uns jornalistas tambem. Ia me
esquecendo dos intelequituais uspianos.
João Sebastião do Rego
-14/10/2009 às 13:28
Reinaldo, essa pesquisa confronta radicalmente os resultados do Censo Agropecuário que mostra que a agricultura familiar é 89% mais produtiva que o agrobusiness. Uma das duas está errada.
casca grossa
-14/10/2009 às 13:18
Reinaldo
Tenho amigos que são pequenos agricultores por
tradição.São terras que estão com as familias há já 80
ou 90 anos.Trabalham muito e vivem simplesmente,pois,
têm dois inimigos formidaveis: o tempo e o governo.
A grande maioria deles não quer que os filhos sigam
nessa labuta.Querem vê-los livres através dos estudos e,
fazem sacrificios enormes para isso. O cardiologista que
cuida do meu coração é filho de pequeno agricultor.
Helbert
-14/10/2009 às 13:16
Caro Reinaldo,
sua crítica ao PT e ao MST remetem aos textos do Nelson Rodrigues. Este fazia os mesmos reparos às esquerdas e ao governo. Interessante, fazia o mesmo reparo em relação à igreja católica e seus padres. Suas crônicas, recorrentemente, faziam menção ao proveito que a igreja católica fazia da miséria alheia. Quanta bondade!
Por outro lado, interessar-me-ia saber como vive o Stedile. Fica de baixo da lona, fazendo as necessidades ao lado dela e comendo apenas fubá?
Por que a imprensa ainda não foi atrás desta resposta? Acho que poderia haver revelações interessantes.
Grande abraço.
Hovanês
-14/10/2009 às 13:11
A miséria é o combustível das esquerdas. Os esquerdistas cultivam a miséria (dos outros) pois dela se alimentam. Se ela acabar, eles morrem.
Órfão nuclear
-14/10/2009 às 13:07
Reinaldo, a língua de vaca pertence à que família? Será que é da família do patacão? Rsrs.
BOB
-14/10/2009 às 13:06
NENHUMA NOVIDADE NISSO. ESTUDEI NA USP NA DÉCADA DE 80, NUMA FACULDADE CONSIDERADA ESQUERDISTA (ARQUITETURA E URBANISMO), E NA ÉPOCA OS PRÓPRIOS PROFESSORES JÁ ENSINAVAM QUE A REFORMA AGRÁRIA ERA UMA ILUSÃO, PORQUE AS PEQUENAS PROPRIEDADES SÓ PRODUZEM FEIJÃO E MANDIOCA, O SUFICIENTE PARA O SUJEITO SE MANTER VIVO, E MAIS NADA.
Rodesiludido
-14/10/2009 às 13:04
Qualquer engenheiro agrônomo, sabe que em poucas culturas a pequena propriedade é rentável, se acontecer uma reforma agrária geral, haverá total desabastecimento de alimentos; já vi uma afirmação, que ainda não pude confirmar, de que na reforma agrária da URSS, 15 milhões de pessoas morreram de fome.
Yara Chiara
-14/10/2009 às 13:01
Vocês notaram o “Picareta 1″? Alguém está usando o Presidente para plantar…
Maldade fazer o homem segurar enxada a essa altura.
juca bala
-14/10/2009 às 13:00
O MST de Stédile é muito COMPETENTE !
Visto que seu objetivo é desestruturar o sistema vigente e instaurar um outro substituto.
Estão implantando uma estrutura rural altamente INVIÁVEL, pois consome uma ENORMIDAE de recursos e não produz NADA. A não ser uma massa de manobra à disposição para seus atos terroristas.
É a revolução, estúpido!
Eduardo Couto
-14/10/2009 às 13:00
O Ministro citar que a agricultura familiar é altamente produtiva sem fazer uma separação clara entre proprietários de terras e os assentamentos implantados pelo INCRA é no mínimo um descaso com o proprietário que comprou ou herdou sua terra e dela tira seu sustento sem, muitas vezes, nada receber do governo. Precisamos acabar no país com o jogo de palavras e divulgar corretamente o dados.
Yara Chiara
-14/10/2009 às 12:49
Só uma observação: tem que ser mulher mesmo para fazer as coisas direito. ; -)))
Kátia Abreu impõe um certo “tremei!” ; -)) Parabéns pela boa atuação no Senado. Assim, nessa toada, Kátia Abreu ganha o coração de Yara. Não ganhou ainda, Yara rigorosa. Mas Dona Reinalda e Tio Rei sabem que quem tem o coração de Yara precisa de muito pouco do restante que há no mundo.
A senadora está fazendo por merecer um “Yara gosta…”. Só não posso conceder logo, assim, porque senão fica parecendo coisa fácil…risos. ; -)
A senadora está à frente de Gilmar Mendes na corrida pelo coração de Yara, e isso não tem nada a ver com discriminação de gênero.
Apocalíptico
-14/10/2009 às 12:47
Esse governo corrupto que conta com a conivência de toda a estrutura do MP, tem vários braços que agem em toda sociedade, como: os sindicatos peleguistas; o mst, com seus vagabundos e suas vagabundas; os traficantes organizados no PCC e 3º Comando e etc.
Jonas Tadeu
-14/10/2009 às 12:43
“Quando o MST invadiu a fazenda,
eu calei-me, porque, afinal,
eu não era pecuarista.
Quando eles atacaram as plantações,
eu calei-me, porque, afinal,
eu não era agricultor.
Quando eles saquearam e levaram o que puderam,
eu não protestei, porque, afinal,
eu não era o dono do imóvel.
Quando invadiram, derrubaram e levaram as laranjas,
eu não protestei, porque, afinal,
eu não era citricultor.
Quando eles vieram em minha direção,
eu resolvi não ficar calado e protestei”
Qualquer coincidência é mera semelhança!
Adriano Magalhães
-14/10/2009 às 12:42
EXCELENTE TEXTO!
… Quando os marinheiros espiam o mar através da vigia e deparam-se com previsões de mau tempo, é hora de se prepararem e amarrarem as coisas a bordo, para que se não quebrem. Tempos ruins estão chegando…
Aqui:
http://www.midiasemmascara.org/artigos/cultura/9450-a-vigia-do-futuro-um-dia-no-mcdonalds.html
Yara Chiara
-14/10/2009 às 12:42
A criação de relações de dependência é a tarefa primeira de líderes autoritários e populistas: trata-se da condição material de sua liderança. Isso é tão verdadeiro para Stedile quanto o era para Saddam.
A dependência é o golpe de morte na democracia.
De resto, a situação legal e moral não mudaria em nada caso os números fossem diferentes: crimes são crimes independentemente do proveito que possam gerar para seus perpetradores.
GLOBOBNDES
-14/10/2009 às 12:24
Não Paulo (10:04 am), elles não estam lá na marra e nem vai “fartá” soldados (?).
Existe uma tabela, isso mesmo, uma tabela:
- Home = R$ x,00
- Muié = R$ x +1,00
- Muié com menino = R$ x + 2,00
- Muié com menino qui apanha da piliça = R$ x +3,00…
0 que é pior que um Petralha? Um petralha msteano>
Oposição ridicula e incompetente!
Isabel
-14/10/2009 às 12:19
Na 2ª feira passamos por um pequeno assentamento às margens da Via Dutra, pela quantidade de carros no local (1 deles um caminhão),concluí que esta turminha não gosta de praticar caminhadas.Daí a pergunta: - Com que dinheiro adquirem seus bens móveis se não o possuem para alcançar o bem imóvel?
Agora o meu Guru, meu mestre, o sábio Reinaldo trouxe a luz aos meus questionamentos e ainda me fez ver que existem pessoas como Katia Abreu que faz da política coisa séria.
Parabéns a ambos.
Anouk
-14/10/2009 às 12:17
Oi Reinaldao,
Agora, sim, tudo fica mais claro para mim. As reportagens sobre o MST aqui na Alemanha, deixam a impressao de que a miséria na producao é por culpa das empresas de monocultura.
Por outro lado, havia uma proposta provisória do governo de eliminacao da carteira de trabalho para os assalariados rurais, nao sei o que houve de lá para cá. Se a medida foi mantida, o trabalhador deve estar comendo o pao que o diabo amassou.
Gerdano Silva
-14/10/2009 às 12:16
A miséria é o oxigenio que mantém vivo o “movimento” dos sem-terra.
É o mesmo ar que mantém vivas organizações criminosas como PCC, CV, milícias de policiais corruptos e outras tais.
Alimenta-se igualmente da miséria o projeto de poder do lulo-petismo, que para perpetuar-se precisa da perpetuação da miséria e da ignorância.
Não é por acaso que Lula, pelo discurso e pelo modelo faz uma exaltação da ignorância.
No lulo-petismo, a ética é submissa ao pragmatismo mais espertalhão e o ícone desta postura é Luiz Inácio Lula da Silva, esta complexa mistura de Macunaíma, Jeca Tatu e Pedro Malasartes.
Nobelda...
-14/10/2009 às 12:14
Lula já está correndo atrás de parlamentares na tentativa de abortar mais vez a CPI do Bando.Tem alguma coisa que ele não quer que venha à tona.
O que será, hein?
João
-14/10/2009 às 12:09
Caro Reinaldo,
HOJE DE MANHÃ, na rádio CBN, um geógrafo da Unicamp teve a cara-de-pau de dizer que (não caia da poltrona): “73% DA COMIDA QUE CHEGA À MESA DOS BRASILEIROS É PROVENIENTE DA AGRICULTURA FAMILIAR”. Poxa, um dado desses não é nem verossímil… Ademais, desmereceu os dados apresentados pela CNA, prestigiando os que tinha em mãos, como o reproduzido logo acima.
Abraços
João
Anônimo
-14/10/2009 às 12:07
Claudio Humberto
14/10/2009 | 10:59
MP aponta irregularidade em ONG mantida por família de Chico Mendes
O Ministério Público Estadual do Acre propôs à Justiça uma ação por improbidade administrativa contra Ilzamar Mendes, Elenira Mendes e Davi Cunha, respectivamente a viúva, a filha e o genro de Chico Mendes, líder seringueiro assassinado em 1988. A Promotoria afirma que há irregularidades na gestão de dinheiro público destinado ao Instituto Chico Mendes, organização não governamental presidida pela filha do ex-líder. O instituto recebeu quase R$ 700 mil do governo do Acre em três anos.
BETHS
-14/10/2009 às 12:05
Pois é, mas será que a oposição saberá usar esta pesquisa comme il faut? A pesquisa deveria ser publicada, discutida, trabalhada publicamente em todas as oportunidades. O povo precisa saber o que é o MST. O problema maior é que a oposição (eu disse oposição?!) que temos é mesmo uma bosta!
LFernandoRJ
-14/10/2009 às 12:00
Esta reportagem demostra que o Presidente Lula comporta-se mais como sindicalista do que Chefe de Estado, basta lembrarmos as pessoas ruins que tiveram e estão nesse governo.
Felizmente, ele deu continuidade a política econômica anterior, mas a gestão de governo é digina de um país de terceiro mundo.
Fazer mais, falar menos, isso é que o Lula precisa, isso sim é função de Chefe de Estado.
O MST, não passa de um movimento financiado pelo governo para atender aos interesses do governo, produzem pouco ou quase nada, a solução, nesse governo não há, mas está em nossas mãos,pois ano que vem haverá eleição.
Pedrim
-14/10/2009 às 11:59
Penso que o centro da questão está sendo desviado: creio ser justo o direito de acesso à terra, mas o Governo deve ser o mediador das demandas, e não ficar no papel de ‘tirar o seu da reta’ e querer colocar ‘o dos produtores’, estes sim, à mercê dos ‘Sem-Lei’.
Penso que o certo é lutar para que a questão seja regulamentada, assumida pelo Governo, protegendo os que hoje já produzem.
E que todos os produtores rurais recebam o apoio que precisam para produzir com segurança.
O mais, é pura sacanagem. Oficializada.
hermes
-14/10/2009 às 11:57
No assentamento denominado Faz. Eldorado, antes quando faz. tinha 50.000 cabeças, agora toda loteada só calango e fome, eu vi.(mun. de Sidrolandia MS)
Sissi
-14/10/2009 às 11:56
Estive num assentamento. Assustador. Selvagem. Uma mulher pariu embaixo dos eucaliptos. Todas as meninas que já tiveram sua primeira menarca, estavam grávidas. Sujeira. Devastação. Terra de ninguém. Pena das crianças. Nojo e raiva daquela gente que gospe no prato. Os homens pegaram os lanches e os presentes de Natal que levamos pras crianças. Estatísticas são boas. Vivência marca. A violência é o dia-a-dia deles. Em todas as formas. E ainda com benção de algum padre.
farancisco
-14/10/2009 às 11:53
Sou morador aqui do interior do Paraná, e posso dizer que tudo o que vc disse aqui é totalmente correto. Ademais o analfabetismo não é bom em lugar algum, a agricultura hoje exige muita técnica e ”implementos”. Aqui perto de onde vivo uma mocinha de 14 anos dum assentamento foi beber água num copo com resíduo de veneno e teve morte instantânea.O MST inventou o circo da miséria sob seus plásticos pretos. Eles exploram no campo aquilo que o ” apresentador” Ratinho explorou dos favelados durantes anos na Tevê. E vc se lembra que o Ratinho tinha o mesmo discurso? ” estou dando ao povo aquilo que até agora só a elite teve. O Brasil é isso.
AJS RJ
-14/10/2009 às 11:52
Reinaldo,
Reinaldo,
Estava pensando:Além de transformar o campo em um grande favelão rural.Já pensou se dependêssemos do grupo guerrilheiro MST, para trabalhar a terra(é muito cansativo, para os ditos sem-terras),semear, produzir,e vender a produção(ufa! cansou.)a população morreria de fome.Será que eles(MST) querem implementar algo parecido com aquela “avançada tecnologia” do ditador e pintor de rodapé da Coréia do Norte, que não faz muito a sua população passava fome.
Esquilo
-14/10/2009 às 11:51
Petralha só faz programa para proliferacao da pobreza! Rende votos… Quanto mais pobre e analfabeto melhor. E´cruel!
Escândalos Petistas - III - A prova
-14/10/2009 às 11:50
http://www.portaltransparencia.gov.br/PortalComprasDiretasFavorecidosED.asp?TipoPesquisa=2&Ano=2007&ValorTipoPesquisa=2820794949816.0000&Valor=93878022277044&textoPesquisa=tavares de melo&CpfCnpjNis=04997822833&NomeFavorecido=ROBSON+ROGER+GARCIA+TAVARES+DE+MELO&valorFavorecido=44859466
Escândalos Petistas - II
-14/10/2009 às 11:49
DANIEL SIMOES DA VEIGA - Rendimento como “pessoa jurídica” - R$ 592.412,86; Diárias como funcionário público - R$ 31.281,29; Rendimento total - R$ 623.694,15; Média Mensal - R$ 51.974,45;
ROBSON ROGER GARCIA TAVARES DE MELO - Rendimento como “pessoa jurídica” - R$ 418.853,18; Diárias como funcionário público - R$ 25.787,08; Rendimento total - R$ 444.640,26; Média Mensal - R$ 37.053,35;
IVAN MOYSÉS AYUPE - Rendimento como “pessoa jurídica” - R$ 340.333,23; Diárias como funcionário público - R$ 23.268,02; Rendimento total - R$ 363.601,25; Média Mensal - R$ 30.310,10;
KENNEDY FERNANDES FERREIRA (Major Aviador) - Rendimento (”pessoa jurídica”+”diárias”) - R$ 499.074,51.
Escândalos Petistas - I
-14/10/2009 às 11:48
Tripulação do Aerolula “ganha” milhões por fora nos cartões de crédito da Presidência
O escândalo parece não ter limite nos governos Lula e do PT.. Agora é revelado que os pilotos e tripulantes que servem diretamente ao presidente Lula no Aerolula, todos membros da Aeronáutica, recebem vencimentos milionários como pessoas jurídicas, além dos ganhos como servidores públicos.
Segundo o Portal Transparência Pública, um dos pilotos do avião presidencial (do quadro funcional da Aeronáutica, cedido à Presidência da República) recebe, em média, R$ 52 mil mensais.
Veja a seguir a inacreditável lista de pagamentos feitos em 2007 aos pilotos e tripulantes do Aerolula:
leo
-14/10/2009 às 11:46
Rei, foi mantida a censura ao Estadão:
http://www.imil.org.br/blog/tribunal-de-justica-mantem-decisao-contra-o-estadao/
-
Sarney calando o Estadão, Stedile acusando a direita de forjar as imagens do vandalismo na Cutrale, Kirchner sufocando o Clarín. Que mês triste…
Fernando MP
-14/10/2009 às 11:46
Reinaldo,
Qual a diferença entre o MST, As Capitanias Hereditárias, Formação dos “latifúndios” do passado, “Compra” dos terrenos urbanos também no passado, Formação das cidades que hoje estão aí. Não julgue a invasão do MST, porquê todas as outras que o precederam foram iguais. Todas as propriedades desde país, inclusive sua casa, originalmente também foram “invadidas”. O que está errado é utilizar o dinheiro público (nosso) para financiar esta algazarra. Errado é a utilização de “movimentos sociais” politicamente corretos e prorrogar a miséria e exploração de seres humanos. Que todos sejam retos em seu agir cotidiano e no final teremos uma nação e não apenas um país menor como somos hoje
Robes Mendes
-14/10/2009 às 11:26
D.Reinalda!
Olha o “argumento” do perfeito idiota das 10:00 am.
É típico do crente - idiota dogmatizado: não tendo como contestar fatos, ataca aquele que ameaça destruir os mitos que sustentam o seu fanatismo .
Claudino
-14/10/2009 às 11:25
Pois é:
Tem o “socialismo do século XXI” que é bolivariano, tem Chávez como inspirador máximo e aprofunda a miséria venezuelana,
e
Tem o “socialismo do século XXI - plus” de inspiração sindicalista, que sob lula, o pt e o mst, haverá de produzir no Brasil desgraça maior ainda que a do primeiro.
Se não acharmos uma maneira urgente de desmontar esta bomba, o tempo fatalmente nos confirmará esta desgraça anunciada.
fabinho
-14/10/2009 às 11:25
São assim porque querem, pois conheço muitas familias assentadas, e todas que conheço, são auto-suficientes, mas a esses 49% que não produzem nada, é porque antes já não produziam e só continuam a não fazer nada. É uma lógica normal.
Mário Pavanato
-14/10/2009 às 11:17
Achei ótima a pesquisa, mas acredito que a porcentagem de picareta no assentamento seja muito maior que 1%.
Viana
-14/10/2009 às 11:15
Aqui do Ceará, após os assentamentos, têm as medidas de manutenção dos miseráveis: uma estradinha batida a preço de rodovia federal, uns casebres, tudo em escala de banho-maria para não se perder o foco da vinculação com o movimento sórdido e manter a TEOLOGIA DA MISÉRIA DO PT.
São confederações manipulando esses recursos numa “önda” onde não entra o TCE e eles mandam ver. Estão verdadeiros príncipes e reis (tanto que diziam detestar os Reis), com carros de luxo, casa de luxo e por aí vai, tudo que os príncipes têm direito.
Welber
-14/10/2009 às 11:14
Caro rei, estão com armadilha para o próximo governo. Estão enviando projeto de lei que aumenta em mais de 80% o salário servidores do Poder Judiciário federal, isso vai engessar o próximo governo, que não terá dinheiro para investimentos. Segue a notícia: Servidores do Judiciário poderão ter reajuste de 80% nos salários. De acordo com reportagem da Agência Brasil, a proposta que está sendo acertada entre sindicalistas e os tribunais superiores, já tem minuta de projeto de lei para o Congresso. Com o reajuste, o menor menor salário R$ 1,9 mil pra R$ 3,5 mil.No caso de analistas, o salário atual de R$ 10,4 mil vai passar para R$ 18,8 mil. A medida deve beneficiar cerca de 100 mil servidores
Rods
-14/10/2009 às 11:11
REI.
PATÉTICA FOI A ENTREVISTA, REPRODUZIDA ONTEM AQUI, DESTE CRIMINOSO.
AGORA, É POLITICAMENTE INCORRETO NO BRASIL, POR OBRA E GRAÇA DOS CIMUNISTAS, SER CONTRA “MOVIMENTOS SOCIAIS” EU SOU VIRTUALMENTE CONTRA QUALQUER UM, NASCIDO DA MENTE CRIMINOSA DE UM COMUNISTA.
CORAGEM!!! COMO VC FEZ REI E A SENADORA ESTÁ A FAZER, JÁ PASSOU DA HORA DE DESMASCARAR ESTES FARSANTES, ACOBERTADOS PELA IMPRENSA LACAIA (MAIORIA, DIGA-SE DE PASSAGEM).
Rods
nova canadense
-14/10/2009 às 11:08
Eh o que eu sempre digo: o PT gosta tanto dos pobres que espalha a pobreza!
Zé Louquinho
-14/10/2009 às 11:07
REinaldão,
Só quem não conhece a realidade do Campo,é que vê novidade, lendo esta Pesquisa.
Como esta parte da população é algo em torno de 90%, daí o estupor, a surpresa.
Ano passado, me disse um assentado, multado por não vacinar o gado contra a febre aftosa:
-Vou vender tudo e vou prá Rondônia.
-Como vender tudo, a Terra não é titulada em seu nome, o gado é financiado pelo PRONAF ( via B.B.) , falei Eu.
O cidadão deu os ombros e falou como Lulla
- Fodam-se
Nesta nova rodada de verificação das vacinações, ele não mais estava na parcela, nem o gado.
Conclui-se que…
Pinheiro
-14/10/2009 às 11:06
O socialismo é a poesia do diabo.
Pinheiro
-14/10/2009 às 11:05
Meu voto será para os Democratas nas futuras eleições.
Jose Oliveira
-14/10/2009 às 11:05
no rio grande do sul os assentados, arrendaram suas terras para arrozeiros….os arrozeiros tiveram a produção confiscada….
dá para entender?
Beto Londres
-14/10/2009 às 11:03
Em síntese, trata-se do atraso ao sofrido Brasil. Sem atraso, porém, não haveria PT forte e Lula no poder. O atraso, portanto, garante emprego, dinheiro e poder para muita gente…
Bye Bye Brazil (s)
Ella
-14/10/2009 às 11:01
Transposição de votos.
Matéria do Terra Magazine sobre a presença de Lula nas obras do Rio São Francisco:
Dois quilômetros adiante, num corredor com seis casas, próximo ao canteiro onde a “Coluna Lula” pernoitará, a família comandada por Maria de Fátima, com os dois filhos “Josés”, terá de deixar a casa para ceder lugar às obras. Em casa alugada, ela receberá outra. “Amo Lula demais. Voto no vermelho (o PT)”. Fátima recebe o Bolsa Família e aprova o nome que Lula indicar:
- O povo aí já dizendo que vai votar na esposa dele (Dilma)..
Viana
-14/10/2009 às 11:00
Todo mau caráter já parte do pressuposto de que o outro também o é. A crítica é persistente, fundamentada, efetivada por empresa de respeito internacional e nacional e consistente. Mais: todos sabem que é verdadeira, até o mauis idiota petralha. Aqui nesse espaço respeita-se opiniões fundamentadas. Onde está a fundamentação de que Mussolini era agente inglês?, e se teivesse, o que é improbabilíssimo, o que tem a ver jaca com melancia?
Comentários maliciosos, maldosos, cafagestes não desfiguram uma realidade cruel: a TOELOGIA DA MISÉRIA DO PT.
Zeca Brito Bezerra
-14/10/2009 às 10:59
Esses tais “trabalhadores da terra” vão em busca de um lote como iriam atrás de qualquer coisa de valor de venda posta a seu alcance: fios de cobre, garrafas pet, sacos de batata espalhados na pista depois de um capotamento… Suponhamos que o governo fosse um grande distribuidor de folhas de zinco, mas que essas folhas de zinco fossem em número limitado. Como tal material tem algum valor de revenda, para donos de ferro-velho, logo logo se forma um Movimento dos Sem-Zinco!
Deda
-14/10/2009 às 10:57
Comentário de Antônio Ermírio de Moraes, em 1986:”Asesquerdas brasileiras fora do poder são festivas; no poder, são aquisitivas”. E olha que nem imaginava que o PT chegaria ao gov. Federal e aconteceriam coisas como mensalão, dólares na cueca, dólares em paraísos fiscais para pagar Duda Mendonça, cartões corporativos e a bagatela que gasta o Gabinete da Presidência em compra de alimentos e outras quinquilharias. Nada disso êle sonhava. Outro assunto, Reinaldo, o Blog do Aluizio Amorim de, hoje, informa que a ONU, aquela mesma, DESCOBRIU que a deposição de Zelaya foi constitucional. Vale checar essa informação. Se for verdade, como ficam a Sra. Miriam Leitão, os vários colunistas da Folha.?
Ivan Peluso
-14/10/2009 às 10:50
Tudo vagabundo!!!O MST e uma forma desse governo manter os sindicalistas do campo ocupados.Os das cidades ja estao empregados no governo ou montaram uma ONG para faturar.Conheco um petista aqui na minha cidade que nunca trabalhou na vida e vive a defender o Lula.Sua companheira preside o diretorio do PT e recebe verbas do governo para cuidar de “criancinhas” carentes.Cara de pau!
YYURI
-14/10/2009 às 10:45
O Einstein disse que o único lugar onde sucesso vem antes de trabalho é no dicionário. Mas agora temos outro lugar : O brasil.
YYURI
-14/10/2009 às 10:43
O PTMDB sabe que precisam perpetuar a miséria para permanecerem no poder. Deveriam fazer uma pesquisa e mostrar como estão os que recebem bolsa família. Aí saberíamos a percentagem de quem não manda o filho à escola, quem deixa o filho como pedinte em sinais, quem descobre que a bolsa não cobre o quarto filho somente quando ele nasce, quem vive só da bolsa, quem estaria disposto à ajudar na manutenção da escola do filho e etc…
Deda
-14/10/2009 às 10:41
Cont. … O tal “LEITOR” das 10:00, que se chama Roberto, certamente faz essa pergunta a você, “Quanto rebeu po essa “MATÉRIA”?, porque êle é bem consciente da sua natureza e da dos seus companheiros de PT e outras esquerdas. Só fazem qualquer coisa por dinheiro. Agora pergunto eu: “quanto êle terá recebido, E DE QUEM, para postar êsse comentário tão cretino, mas tão revelador da própria natureza dêle e dos seus cumpanhêro?
Mané
-14/10/2009 às 10:35
Em matéria de descontrole esse governo é campeão. Na última semana mesmo foi noticiado que em Campinas existe mais de 3 mil bolsas famílias irregulares. Se numa das maiores cidades do país cuja Prefeitura possui toda infra estrutura e pessoal adequados esse desvio de finalidade existe nesta proporção, imaginem nos rincões do Brasil varonil.
O negócio dos petralhas é lançar programas midiáticos, como fazer depois resolve, ou não resolve p.. nenhuma.
Deda
-14/10/2009 às 10:35
O “leitor” de nome Roberto , 10:00 am, pergunta quanto você, Reinaldo, recebeu pela “matéria”, já que , segundo êle, os dados são todos da CNA, cuja presidente é a Sen. Kátia Abreu. Primeiro, salta à vista a ma fé do “LEITOR”. êle sabe muito bem que os dados resultam de uma pesquisa do IBOPE, o mesmo IBOPE que dá 80% de popularidade para o (des)presidente LULA. E aí, senhor “LEITOR”? Quando o IBOPE está mentido e quando está dizendo a verdade? Segundo, êle mostra que aprendeu a lição do mestre dêle, LENIN: “acuse os seus adversários daquilo que você faz ou quer realmente fazer”. Claro, a citação é livre. Os termos reais ou a ordem dos mesmos pode diferir. Importa a intenção do “MESTRE”. Cont
A
-14/10/2009 às 10:33
E no JN de ontem vem o ministro de coisa nenhuma, Cassel, dizer que ao contrário da pesquisa do Ibope, o IBGE constatou pelo censo que a agricultura familiar é produtiva. Típica enrolação que mistura alhos com bugalhos. A pesquisa do Ibope para o CNA foi sobre os assentamentos rurais, e não sobre a “agricultura familiar”. Esta é produtiva e vem de pai para filho desde o século XIX, como os colonos do Sul e agricultores do Brasil todo. Nada a ver com o MST. Se o ministro não entende isso, não dá para discutir o assunto com ele. Aliás, até os buracos das estrada sabem que o MST não quer terra. É um movimento violento que quer o poder. Só isso. Tenta ser a guerrilha rural castrista.
Eles gostam assim...
-14/10/2009 às 10:28
Em síntese, trata-se do atraso. Sem atraso, porém, não haveria PT forte e Lula no poder. O atraso, portanto, garante emprego, dinheiro e poder para muita gente…
Nausícaa
-14/10/2009 às 10:20
O governo Lula conseguiu destruir mais uma instituição: o IBGE, pois o ministro apresenta números politicamente misturados de proprietários privados e assentados públicos.
Eu vi com os meus próprios olhos em um assentamento consolidado: nas casas de alvenaria dos moradores, é verdade, não plantavam nem pé de couve!!!
Escancara-se mais uma vez, o “modus operandi”: estado mais “sindicatos” multiplicam dependência e incompetência que comprometem a prosperidade das futuras gerações, perpetuando o ciclo, e o Brasil continua sendo um mundo selvagem a espera de pessoas que saibam desbravá-lo visando o bem comum.
pedro
-14/10/2009 às 10:19
Muito bom! Parabéns Reinaldo, subscrevo-me.
Vanderlei Simionatto
-14/10/2009 às 10:18
Reinaldo, o que vê é um exército de famintos bancados pelo MST, como forma de manter o movimento em ação. 46% compraram a terra de alguém que a recebeu do governo. É um número assustador. E dessas vendas, sempre sai a parte que cabe ao MST. Tá na hora de apertar esses vagabundos e exigir a fonte de renda de cada um. Nesse exato momento, o governo do Capo, como forma de engordar o caixa, nega a devolução do IR a que a classe média têm direito. E sob a justificativa de que estão na malha fina. Queremos malha fina pra esses vagabundos e canalhas. Agitadores filhos da… mãe.
Luiz Antonio Rodrigues
-14/10/2009 às 10:17
mais do que miseráveis de estimação, são todos esses infelizes, massa de manobra utilizada como fonte de ameaças a quem tem terras produtivas!
massa de manobra para invadir cidades e atrapalhar a vida de quem trabalha (o que faz um msteano em plena avenida paulista?).
massa de manobra para fustigar candidatos que se opõem a esse governo de ladrões aparelhando o estado de tal maneira que levaremos uma geração para expurgar essa canalhada das boquinhas!
o bolsa-voto/familia já tem número quase que suficiente para eleger um presidente qualquer que seja a sigla apresentada!
ODEIO SAPO BARBUDO
-14/10/2009 às 10:17
Se alguém tinha alguma dúvida em relação aos vagabundos do MST, essa pesquisa veio a esclarecê-las. Todos sabemos que os pilantras e bandidos do MST não sabem distinguir capim de arroz.
Não bastasse eles quererem terra de graça, depois de conseguir ainda querem dinheiro para plantar, e ainda, toda tipo de bolsa miséria. Depois de conseguir terras ainda temos que continuar sustentando esses vagabundos? Está claro agora, que só tem bandido neste movimento, guiados pelo pilantra mor Stedile.
Tem um detalhe que cabe mencionar: daqui a pouco vai aparecer um PTralha dizendo que a pesquisa é perseguição e contra a democracia, ou ainda falta de patriotismo. “Senhor tende piedade de nós!”
Roberto Andrade
-14/10/2009 às 10:15
Reinaldo,
seria o caso de se indagar quem surgiu primeiro os sem terra ou o MST?
Ainda, o MST existe porque existem sem terras ou os sem terras existem porque existe o MST?
oswaldo ribeiro
-14/10/2009 às 10:06
Aqui vai um comentario de Miriam Leitao para um sem-terra ao experimentar uma jaca de oito quilos numa feira-livre: Ainda bem que a natureza e sabia, imagine se isso desse em arvore!
Paulo
-14/10/2009 às 10:04
Reinaldo, li em matérias recentes que grande parte dos soldados
do M”S”T está ali na marra.
Não seria um sinal de que começam a fatar invasores?
Lea
-14/10/2009 às 9:57
cont. ….
O assentado gastou os 16 mil reais da seguinte forma: “deu” parte do dinheiro pra mãe, irmãos e cunhados e a parte que sobrou comprou um carro (que ja nem funcionava mais)!
Perguntado como iria fazer para pagar o empréstimo que havia sido feito quando do assentamento.. deu um sorriso irônico e disse que nao sabia, mas que nao tinha como pagar!
Eis a cara da reforma agrária no Brasil!!!
Dá nojo, dá vergonha….
teco-teco no fubeco
-14/10/2009 às 9:56
Reinaldo,
Estive em assentamentos do Incra e Banco da Terra localizados nas regiões de Formosa e Mundo Novo, em Goiás, e pude constatar com meus olhos a situação de penúria em que vivem os assentados. Posso assegurar aos leitores de seu blog, com base em fatos, que os resultados da pesquisa Ibope são verdadeiros. Quando a água está próxima da gleba, ainda se pode encontrar alguma plantação de capim andropógon, mandioca. Mas, quando está distante, só se vê vaca no jirau. Os assentados sobrevivem dos serviços que prestam nas propriedades vizinhas. O abandono é total. Mas, no ano que vem, com certeza, as bandeiras vermelhas voltarão a tremular por lá, afinal, teremos eleições.
Lea
-14/10/2009 às 9:55
Reinaldo, o Globo Rural certa feita mostrou como viviam as famílias assentadas!
A grande maioria tinha a terra e nao sabia o que fazer com ela. Menos ainda o que fazer com o dinheiro que o governo “empresta” e que será cobrado a partir do segundo ano em suaves prestações.
Apenas uma família (liderada por uma mulher) obtinha o sustento da terra e ainda conseguia vender parte da pequena produção! Era a única que tinha o poço artesiano, onde os vizinhos iam pegar água!
Uma das famílias me chocou pelo fato de viverem em casa de lona preta, cheia de filhos e netos amontoados, a mulher grávida, todos vivendo em condições sub-humanas.
… continua
Flavio Guarniero
-14/10/2009 às 9:53
Reinaldo,brilhante analise.Lucidez maior em seu texto não há,e os energúmenos desse país devem fixá-lo na parede para leitura diária.Com esses esquerdopatas aproveitadores dessa massa de manobra de miseráveis,perpetuando esse clima de terrorismo,levará sem dúvida nenhuma,uma radicalização por parte do Estado,para preservar a democracia.Qual o governante que terá peito para o confronto e colocar esses terroristas na cadeia?
Mauricio A
-14/10/2009 às 9:53
Quem é Katia Abreu mesmo?
O Maior Homem do Senado?
Tá parecendo.
E quem é o presidente do Senado?
Onde foram parar os Homens e Mulheres decentes do Senado? Só têm uma representante?
Por aí é que a gente vê o futuro destepaiz.
Não acho que o povo se sinta representado por sarney.
Por essa Senhora eu sinto um respeito imenso.
Essa sim, vai ter lugar na história pra mim.
Testemunha
-14/10/2009 às 9:47
Já ví um “assentamento” desse pessoal numa gleba de terra na região de Ribeirão Preto. Nem o mato em volta das barracas , esses vagabundos capinam.
LEON NINO
-14/10/2009 às 9:45
A senadora KÁTIA ABREU, roedora de PEQUI [fruto símbolo do cerrado], por Tocantins, surpreende ao encarar de frente os donos da favelização no campo, PEQUI tem espinhos ocultos e é uma drupa verde amarela. A briga é boa, mas cuidado com os variegados de vermelho, são covardes, intimidam e malversam. Torço pela sua eleição em vosso estado como governadora.
ex aluna
-14/10/2009 às 9:38
Já são 15 anos que te acompanho diariamente!!!
Obrigada
Siqueira
-14/10/2009 às 9:35
É Reinaldo, você faz, só, o trabalho dos muitos que fogem dele. Você demonstra numa linguagem clara e direta a barbaridade de empulhação que a esquerda pratica em nome dos pobres. Dinheiro não falta, não para quem precisa ser preparado para produzir seu próprio sustento, mas para os espertalhões que dirigem os tais “movimentos sociais”.
A alta tecnologia na produção de alimentos, conquista da humanidade para matar a fome de bilhões, é algo a ser sepultado segundo os arautos do “novo mundo possível”, mais do que a foice e o martelo, a enxada, em pleno século XXI, é o símbolo retrógrado mais adequado para esses fanáticos e irresponsáveis.
João Pedro Stedile
-14/10/2009 às 9:34
O sr presidente do MST,contesta o que a “grande mídia” publica,justificando um ataque da direita diz que, também condena o vandalismo…do agrotóxico,ele condena a exportação de 98 % do suco de laranja da Cutrale(diz que o suco tem que chegar à mesa do pobre),o desmatamento…O MST não ajuda aos pobres,mas seus ideologistas,os assentados revendem o terreno,o MST deveria investir na educação dos participantes,proporcionando o progresso… tem que ser investigado sim…não pode passar em branco !
tião cabeça
-14/10/2009 às 9:34
Dá-lhe !
Isso precisa ser lido no “congresso nacional” -levado a todos
que saibam ao menos ler nestepaiz.
Ingo
-14/10/2009 às 9:31
Parabéns Reinaldo.
É precioso desmiistificar a ação desses malfeitores a serviço de uma ideologia barata, sem futuro, pois não deu certo em nenhum lugar.
Marcus Freitas
-14/10/2009 às 9:31
Caro Reinaldo,
É por isso que o livro O CARMA DA TERRA NO BRASIL, do Xico Graziano, que mostra tim-tim por trim-tim toda essa safadeza, devia ser leitura obrigatória , não digo no ensino médio, mas nas universidades. com certeza é um dos dez livros mais importantes para entender o Brasil de hoje.
Abraços
Marcus Freitas
DEMOCRATA
-14/10/2009 às 9:30
Bom dia Reinaldo
Acredito que os dados do IBGE mencionados pelo ministro que dizem que a agricultura “familiar” produz mais que o agronegócio estão sendo distorcidos. Primeiro, agricultura familiar não quer dizer “Assentados da reforma agrária” e sim todos os agricultores que vivem com sua família ( filhos, filhas, genros, etc..) em suas propriedades, incluindo-se aí os que são agricultores tradicionais, mesmo que pequenos. Isto ocorre bastante nos estados do sudeste e sul do Brasil. Dai talvez os números melhores da produção agrícola, mas “proporcionalmente” seria interessante comparar números do agronegócio e da agricultura familiar. Este estudo e números eu desconheço.
Erro
-14/10/2009 às 9:30
“E eles são estarrecedores (Clique aqui com o botão direito e salve” não existe.
dona reinalda:
CORRIGIDO. Obrigada pelo aviso.
v.b.p.f.
-14/10/2009 às 9:29
Muiiiiiiiiito Bom!
Pescarini
-14/10/2009 às 9:28
Reinaldo. Não custa também perguntar: em que tipo de casa vive o Stédile? ele tem carro? qual? tem filhos? se tem, eles estudam em escola pública ou privada?
Numa boa, todos sabemos como vivem as elites dos países socialistas. Tem uma moral pra si e seus asseclas e outra para a ralé.
oswaldo ribeiro
-14/10/2009 às 9:27
Aqui vai uma lista de compras para um churrasco da turma da lona preta: pinga, carne, frango, linguiça, farinha, mandioca(de preferencia ja cozida), tomate, cebola e cheiro-verde para o vinagrete… Realmente sao produtos altamente industrializados que nao poderiam ser produzidos na terra. Os rurbanos, quando vao tratar de suas duas galinhas, compram milho no fazendeiro vizinho e quando estao com vontade de comer curau, pulam a cerca deste mesmo fazendeiro. Gente altamente especializada…
KAH LEEW
-14/10/2009 às 9:26
caro Reinaldo
vc poderia nos disponibilizar sua reportagem sobre o MST publicada na revista REPÚBLICA ?
grato
eujáconheço
-14/10/2009 às 9:24
As pessoas de boa-fé, que conhecem o mundo rural, já sabiam disso há muito tempo. Esses sem-terra e essa reforma agrária sempre foi uma mistificação. A maioria dos sem-terra são mesmo pessoas muito primitivas, incapazes de produzir. A única coisa que sabem fazer é filho e mal.
Joe Little Scabies
-14/10/2009 às 9:18
Vamos por partes: Já a algum tempo, escreveu um amigo do blog, não lembro agora o nome, que o que parece, é o envolvimento das
ONGS estrangeiras, em especial alemãs, que estão injetando dinheiro
grosso no MST. Além claro do desgoverno do PT. Pra que?…Vide o
famigerado projeto de lei que o Lula viajando da Silva quer implantar
no agronegócio,…a tal da produtividade. Quer obrigar os fazendeiros
a contrariar as leis da natureza produzindo o dobro,…senão perdem
as terras. Que que isso quer dizer?…Enfraquecer a produtividade do
Brasil. Isso acontecendo, o Brasil exportará menos,…e é exatamente
o que os Europeus e Americanos querem!Justo a galinha dos ovos de ouro da balança comercial.
Daniela
-14/10/2009 às 9:11
É exatamente isso o que penso. O MST é o reflexo dessa cultura de “fábrica de miseráveis” que o governo do PT tem. Para além do que foi dito aqui, recebem ajuda de ONG’s na França e no mundo todo e ganham dinheiro com a marca MST, vendendo seus produtos como bonés, camisas e mel…e olha que não deve ser pouco dinheiro viu?
PAULO ROBERTO URBANO DA CRUZ
-14/10/2009 às 9:06
A pesquisa somente constatou p que a maior parte das pessoas de bom senso sabia, este contingente de miseráveis são usados para extorquir a sociedade em beneficio de poucos, os chamados lideres sabem que a grande maioria não tem nenhuma condição de ser um pequeno produtor rural, pois nem conhecem o basico da agricultura.
Os lideres do MST estão usando o povo como massa de manobra para seus beneficio, da mesma forma que a revolução russa usou os trabalhadores.
marcos
-14/10/2009 às 9:05
Os assentados são os seus miseráveis de estimação. E, em muitos casos, o seu ganha-pão. O pão que falta àqueles que ele pretendem “libertar”!
Muito bem!!!!
MAM
Johnny
-14/10/2009 às 9:05
Stedile, no fundo, não quer que aconteçam os assentamentos, pois cada assentado, como vc muitíssimo bem observou, é um “soldado” que se desmobiliza do movimento. São, portanto, pobrs de estimação, massa de manobra total,
É incrível a perversidade disso tudo, e ainda por cima o governo dá fortunas pra essa pilantragem.
E vem aquele ministro idiota dizer que estamos nos comportando com “instinto persecutório”, como se os brasileiros que discordam dessa bandalheira deslavada o fazem porque o hobby deles é perseguir pobres sem motivo algum.
Johnny
Anderson Soares
-14/10/2009 às 9:05
A exploração do pobre pelas esquerdas dá LUCRO!. Sim. Gera “dividendos eleitorais” e até mesmo GRANA, por meio de desvio de dinheiro de financiamentos (”cobrando” dos assentados uma parcela para o Movimento Bandido), como bem mostrou a revista Veja em sua última edição, seja pelo repasse via entidades TESTA DE FERRO ou LARANJAS. E acusar os desvios dessa gente do mal não é “criminalizar os movimentos sociais”, como disse o idiota do ministro, mas DENUNCIAR OS CRIMES QUE ESTÃO SENDO COMETIDOS por essas entidades, sejam elas ligas a quem quer que seja- igreja ou não.
Lillis
-14/10/2009 às 9:04
Sugiro um cruzamento com o patrimônio de todos os atores -governantes e políticos - ligados ao movimento.
Minha imaginação fantasiosa me diz que,é ai que reside verdadeiro interesse dos nossos magnanimos representantes.Minha imaginação,fantasiosa por demais,sugere que são as “comissões” que envolvem transações,sempre acima do valor de mercado, o mote da ações desapropiatórias. É inadmissível que se pense em reforma agrária como sendo a transferência de terras a amadores analfabetos,quando a agricultura há muito se transformou em atividade de alta aplicação de tecnologia. Não há como pensar-se em agricultura comandada por analfabetos, nem os do governo. Menos ainda dos mal intencionados.
Nicão
-14/10/2009 às 9:03
Mirian Leitão, a espciaista global em assuntos variados, que vão de mania de perseguição a física quântica, passando por economia, “decretou”, hoje, no Bom Dia Brasil: O MST está errado, mas, devemos lembrar que os “grandes” agricultores também tem culpa, já que grilam terra, mantém trabalhadores em regime de escravidão, etc, etc. Aquela ladainha do relativismo moral. Esqueceu de dizer qual é a excessão, mas, tudo bem!
Senadora Kátia Abreu, da CNA: Alguma resposta? As excessões aplicadas pelo seu “movimento”, o dos “bandidos” do Agronegócio, foi comparado pela TeVeZONA, à regra aplicada pelo MST, os “Agrobandidos”. E agora? Vai reponder, ou vai ficar no dito pelo não dito? Vergonha em?
Fernando
-14/10/2009 às 9:01
O que impressiona é como esta quadrilha de bandidos continua ainda impune. Percebemos que é consequência deste “paiz” moralmente atrasado, deste govêrno sem escrúpulos e da falta de um poder judiciário (este judiciário que está aí é um faz de conta).
Aparecido f.
-14/10/2009 às 8:58
Há muitos anos defendo um levantamento sobre a produtividade dos acampamentos rurais. Sou engenheiro civil. viajo o país a fazer obras, não trabalho na área agricola. Mas vejo os assentamentos rurais em todos os lugares como um favelão rural, dependentes das cestas básicas e das esmolas dos governo. ( bolsa-cachaça). As pequenas propriedades que produzem ( muito) são as familiares, que estão na agricultura há muito tempo. Como os filhos da D. Zelite demoraram anos para perceber o obvio, que as maiores terras improdutivas do país são os acampamentos do MST ????. Os empresários são achincalhados todo dia pelo Lula e seus subosdinados. E nenhum empresário vem a público contestar as mentiras..
AJS RJ
-14/10/2009 às 8:57
Reinaldo,
Aquele ministro é cara do desgoverno do apedeuta, é ridículo,mentiroso e incompetente. OS acampamentos dos guerrilheiros do MST virou um grande favelão rural.E isto que o MST e este desgoverno de velhacos quer.E, cooptar o maior número de inocentes pobres,anafabetos funcionais para seu projeto de atraso para o Brasil no campo e em outras áreas(já atrasado,é muito) do século 21, estamos mais para a Coréia do Norte do que a avançada Coréia do Sul, infelizmente.
roby
-14/10/2009 às 8:53
Os miseráveis do MST são a massa de manobra indispensável a qualquer revolução comunista. Como não podem fazer uma revolução de verdade, PT e congêneres se contentam com a agitação produzida pela plebe ignara: no Brasil, até o esquerdismo é de pior qualidade.
E que dizer do envolvimento da Igreja Católica nessa estrovenga? Será que os “padres de assentamento” não têm coisa mais útil a fazer por seus rebanhos? A própria Igreja incentiva essa participação ridícula?
Não há mais lugar para reforma agrária. Se não fosse o incentivo do governo e das ONGs, MST e assemelhados desapareceriam rapidamente em sua irrelevância.
Esquilo
-14/10/2009 às 8:38
Os sem terra sao escravos do MST!
Esquilo
-14/10/2009 às 8:38
Rei, há dois anos viajei de carro de SP a Natal, confirmo o que está nesta pesquisa, o que vi de acampamento de sem terra no Nordeste, a beira das rodovias, com placas escritas em papelao: Socorro estamos passando fome!… . E´só enviar um reporter e viajar pelas rodovias … Comprova.
ronaldo
-14/10/2009 às 8:34
Reinaldo:
A revelação dos dados não surpreende. Sempre se soube que o objetivo do MST não consiste em melhorar a situação dos trabalhadores rurais e sim provocar a luta de classes. Atua como braço auxiliar do governo para tapear a opinião pública citadina, e impulsionar o processo de coletivização. E, por isso mesmo vem sendo financiado pelos cofres públicos. Quanto ao fracasso da Reforma Agrária é de se esperar que os brasileiros não tenham de passar pelo que ocorreu na antiga URSS, na China, na Coréia, etc., onde milhões de pessoas morreram de fome em decorrência da coletivização das terras, como se acha cientificamente demonstrado do Livro Negro do Comunismo, de Stephane Courtois
LARA VASCONCELLOS
-14/10/2009 às 8:29
Kátia Abreu desmistifica a bandidagem ofical, assim como fez com a CPMF por ela relatada; onde evidenciou a regressividade do imposto, aliás coisa que o falso Dr Mercadante insistia em dizer que não existia. A senadora é de longe um dos melhores quadros desse país, coisa que o titular do blog também já opinou. Outra vantagem é que ela não corre do enfrentamento, mesmo de uma mentirinha de guerrilheira, os pseudo-destemidos-democratas?…
Nanado
-14/10/2009 às 8:23
Perfeito.
Só não vamos confundir movimento social com crime meio organizado.
Robes Mendes
-14/10/2009 às 8:20
Há um Brasil que produz.É um Brasil que levanta cedo e dorme tarde. E que produz muito. É um Brasil que produz laranja, feijão, serviços, informação, energia, água tratada, educação, transporte, facilidades, roupas, sapatos, diversão….
É um Brasil belo, forte, impávido e colosso.
De porteiros, empresários, faxineiros e jornalistas
administradores, engenheiros, lavradores e pedreiros
Médicos, ascensoristas, enfermeiros e motoristas.
Mas há um Brasil que nada produz de bom. É um Brasil do ócio e da inutilidade.É um Brasil que mama, que suga e surripia o que o outro Brasil produz. É um Brasil que destrói e só gera ódio, inveja, pobreza, estagnação e insatisfação.
É um Brasil, Ó Pátria mamada!, deitado eternamente.
De Mercadante, MST, mensalão e PCC
PMDB, Sarney, Renan e PTB
CUT, Força Sindical , Paulinho e etecétera e tal.
heron
-14/10/2009 às 8:20
Corrijam-me se estiver errado. Em cada 100 assentados, 46 compraram as terras de terceiro. Como ninguem gosta de jogar dinheiro fora, supoe-se que esses 46 estejam produzindo, ou seja, apenas 54 foram realmente assentados. Desses 54, 37 nao produz nada e 17 produz alguma coisa. Assim, de cada 100 pessoas originalmente asentada, apenas 17 produz algo. Os outros 83 nao sao sem-terras, mas apenas companheiros e/ou comparsas PTerroristas que la estao para dividir o dinheiro passado por nos e repassado pelo governo.
André Farias
-14/10/2009 às 8:06
Quem conhece a agricultura dos pequenos produtores nos EUA pode observar que mesmo com o uso da melhor tecnologia (colhedeiras, tratores, gps etc…) eles só se mantem vivos devidos aos subsidios pesados que são tão combatidos pelos paises em desenvolvimento, inclusive o Brasil, e isso é o mesmo que ocorre na Europa. A ideologia por traz do MST está clara, só não ve quem não quer. Ta na hora da opinião pública se mobilizar e olhar para isso com mais razão e menos compaixão, porque jogar um coitado na terra sem que ele tenha vocação para agricultura e não dando nenhuma assistencia é só uma forma de aumentar o problema.
Duarte
-14/10/2009 às 8:06
Caro Reinaldo,
Muito obrigado por mais um excelente trabalho. Analisando seus textos, verificando sua argumentação muito bem fundamentada, me pergunto: como pode o Reinaldo produzir estudos tão bem feitos e os nossos senadores e deputados de oposição, com pouquíssimas exceções como a Katia Abreu (DEM-TO), não produzirem algo que preste, algo que empolgue? Gabinetes luxuosos, verbas para tudo que é imaginável e inimaginável, assessores aos montes com nababescas remunerações e produção quase zero… Será só incompetência que os impedem de atuarem como oposição eficiente? Precisamos de pelo menos alguns “Reinaldos” no Congresso e no executivo para formarmos um país decente e próspero!
Mariazinha
-14/10/2009 às 8:06
Finalmente, a máscara caiu! Cadeia para o Stédile e sua gangue!
j.freire
-14/10/2009 às 8:01
Reinaldo,
pior que o MST é o bolsa esmola. Juntando os dois, temos a fome com a vontade de comer.
Jonas Maceo
-14/10/2009 às 7:59
Caro senador Álvaro Dias, Pedimos sua Ajuda !
Por favor nos entenda as Mãos , não nos abandone .
Sou Funcionário da Vale do Rio Doce, e entrei na empresa de forma correta(Concurso) e sei que se ela voltar para as mãos do Governo se tornará outra vez uma empresa que será utilizada como cabide empregos para Petistas entrarem pela porta dos fundos sem o devido concurso , além de financiar os criminosos do MST entre outras organizações como as ONGS de fachada do PT.
Caro senador Álvaro Dias, compre esta briga e não deixe Lula e PT fazerem com Vale o que eles fazem com a Petrobrás.
A Vale do Rio Doce é uma empresa sólida e muito bem administrada, os números mostram isso.
A intromissão do governo será um desastre para empresa, porque será administrada politicamente para uso do governo.
O Objetivo do governo é sem dúvida fazer da Vale o que faz com a Petrobrás, Usá-la como cabide empregos e desvios de verbas em pró do PT.
Se a Petrobrás fosse mesmo uma empresa sólida, o governo não teria medo de uma CPI
André Farias
-14/10/2009 às 7:57
Acho que essa iniciativa de uma pesquisa feita dentro dos moldes técnicos por um instituto respeitado é a forma correta e técnica para mostrar aos moradores das grandes cidades a realidade dos assentamentos no Brasil, fica claro que terra não é sinônimo de melhoria de qualidade de vida pra ninguém, simplismente porque terra sem trabalho não gera riqueza nenhuma, e num pais em que se tem dificuldade de produzir utilizando toda a tecnologia disponivel para diminuir os custos de produção, achar que o carro de boi o a enxada vão ser competitivos é uma história pra inglês ver.
Francisco
-14/10/2009 às 7:54
Picaretas só 1%? Nesse item a pesquisa falhou…
anônimo
-14/10/2009 às 7:49
Parabéns. É o melhor artigo sobre os assentamentos dos sem-terra que eu já li.
sergiospy
-14/10/2009 às 7:36
Nas suas intervenções atabalhoadas de ontem o Sr. Guilherme Cassel apenas respondeu o que não foi perguntado, apenas reforçou aquele ridículo argumento da perseguição, da vitimização para falar de atos essencialmente políticos que estão sendo praticados pelos neo-terroristas institucionalizados do MST.
jcafonso
-14/10/2009 às 7:26
Reinaldo,
Excelente trabalho esse gerado pela pesquisa. Alia-se a ele seu texto claro e contundente.
Vamos pesquisar as condicoes do programa “Minha casa, minha vida” e vamos ver que eh outro programa de proliferacao da pobreza: financeira e de espirito.
As casas que o governo constroi nao deveriam ser usadas nem para possilgas. Nao sao condizentes com o nome SER HUMANO e muito menos com o SOCIEDADE.
Mudemos o nome para: MINHA CASA, MINHA VIDA… E A BOMBA RELOGIO PARA A PROXIMA GERACAO.
Salve-se quem puder.
Fausto Marino
-14/10/2009 às 7:24
Daqui a pouco aparece um ministrinho qualquer, pode ser o patrulhas, pra falar de “criminalização da pesquisa”. Da combinação de um imbecil como stalinédile e um idiota como frei betti só se pode esperar isso mesmo: porca miséria.
YYURI
-14/10/2009 às 7:24
Perfeito comentário. Estamos cansados de pagar impostos para sustentar mafiosos dessa magnitude. O MST já percebeu que é mais “rentável” ( Comunista pensando em lucro ? Como pode ?) fazer baderna a colocar a mão na massa e fazer a terra produzir.
PAULO ROBERTO
-14/10/2009 às 7:23
Reinaldo,
Sempre que os descaminhos do MST e da reforma agrária são expostos com a devida clareza, como é o caso neste seu brilhante artigo, fica a impressão de que seus líderes são idealistas mal orientados, não caiamos nesta esparrela. Como consta do livro “Camaradas” do Willian Waac que pesquisou na extinta União Soviética e provou que o Sr. Luiz Carlos Prestes era um agente soviético regiamente pago para promover baderna no Brasil - ele recebeu por anos a bagatela mensal equivalente ao valor de duas Ferraris, fora outros parangolés - os “idealistas” do MST também recebem fortunas para promover instabilidade social aqui. São idealistas sim, mas somente das recheadas conta no exterior.
ANÔNIMO
-14/10/2009 às 7:23
Reinaldo,
A situação é pior do que a apresentada pela pesquisa do IBOPE.
Trabalhei 10 anos no programa de reforma agrária e conheço a situação a fundo.
Os recursos só servem para a manutenção de um eleitorado cativo para a esquerda.
A miséria jamais será interrompida num programa desta natureza. A agricultura é uma atividade que exige grandes dispêndios de capital para aporte de tecnologia moderna, necessitando portanto de gestão competente, coisa que os assentados por questões óbvias não possuem. O MST sabe disto mas ele não nunca se interessou pela produção e produtividade no campo.
Xico Graziano tem um livro ” Carma da Terra no Brasil” que disseca este programa.
Pantaneiro
-14/10/2009 às 7:16
A CNA fez algo, ou melhor, confirmou algo que sabemos há tempos: o modelo de reforma agrária que o pt e lulla, assediados pelo stedile pregam no Brasil é equivocado, errado, perdulário e ineficaz. Nas quem disse que eles querem assentar pobres lavradores? O mst é uma máquina de manipular mis´ria visando assaltar o bolso do contribuinte. O pt e o mst usam a miseria como massa de manobra para roubar, depredar, vandalizar e pressionar os outros para receber um dinheiro aqui, outro ali. Alguém já perguntou para onde vai o grosso do dinheiro arrecadado pelo mst? Passeata não custa tanto e as invasões e acampamentos são sustentatdos com nosso dinheiro. Por favor stedile, responda.
Luiz Vicente
-14/10/2009 às 7:09
Enfim, é mesmo um grupo paramilitar do PT e essa pesquisa e suas conclusões é prova inconteste de que isso que fazem não é agricultura ou reforma agrária.
Não fazem o mesmo com as populações miseráveis das cidades porque não são susceptíveis de serem tão facilmente dominadas ideologicamente.
No entanto, há sim pagamento para os paramilitares em dinheiro, ou seja, a grande massa de zangões deles são mercenários.
José Pereira
-14/10/2009 às 7:08
Que dor, quanta dor, ver o MEU país, assim!
Marcus Meyer
-14/10/2009 às 7:07
Rei, apesar deste relatório não conter nenhuma novidade, é ótimo que ele traduza em números a realidade desta aberração. Tal movimento funciona apenas como combustível para a guerra que Lula quer implantar no Brasil entre ricos x pobres. Uma nova frente de batalhas começa a ser aberta agora, com os comerciais do PCdoB, fomentando a redução da jornada de trabalho semanal para 40 horas. O povão vai amar o partido, de paixão, e qualquer um que se pronunciar contra será condenado como “inimigo do povo”. Ou seja, todo o empresariado do país será “vendido” à opinião pública como “devoradores de criancinhas”.
Eu sabia!
-14/10/2009 às 6:57
Anos atrás, eu postei aqui no blog do Reinaldo que não é fácil viver da terra. Pronto, sinto-me um Nostradamus. Não é só jogar a semente na terra para colher o milho. Não!, amigo, não mesmo!, tem de ajoelhar, penar, sofrer, chorar. Melhor, está documentado aqui no maravilho blog do Reinaldo. Se fosse no Blog do Kotscho teria virado um semiósforo. Deve estar em algum lugar, se não estiver, tudo bem. Eu sabia!
Elvio
-14/10/2009 às 6:40
Reinaldo,
Publicar ou não, é assunto seu. Parabens mais um texto brilhante.
Cá entre nós … (que Dna Reinalda não nos ouça??) A Senadora Kátia é um pedação não é?
Na maior, estou de férias e levantoc cêdo prá te ler …cê é mutcho bom. Respeitos a Reinaldada (devem ser ótimas) Não me leve a mal. Devo ser chato …but… é uma merda tenho um canário (Nestor) que não canta. Tambem que diabos você tem a ver com isso ?
De novo, meus respeitos pela sua competência,vc é ph…
Elvio
mcbrava
-14/10/2009 às 6:36
bem, enquanto espero para rir com o brilhantismo dos comentaristas, mas sem perder meu foco que é esclarecer-me sobre a relação entre eles e quem posta escritos na rede, deixe-me refletir em como esta máxima: capitalismo=civilização? assim vossa sapiência inicia esse texto, desculpa “post”? cara você realmente é o rei.mas não dá nem prá ler o resto. atualize logo quero os comentários.
Liberdade sempre
-14/10/2009 às 6:33
Reinaldo, tentaram cortar as pernas do Che Guevara em Rosario, cidade Argentina…http://www.infobae.com/contenidos/477554-0-0-As%C3%AD-qued%C3%B3-la-estatua-del-Che-Guevara-que-fue-atacada-Rosario
zamir anjos
-14/10/2009 às 6:29
Esta pesquisa apenas constata um fato que pelo menos eu já sabia.
Como viajo muito pelo norte do Brasil,principalmente no Pará,terra tem muito, mas produção na área dos miseráveis nenhuma.
Na indústria da invasão, também se juntam os oportunistas que vão ali somente para pegar a terra e depois repassa-la para outro mais esperto por bagatela ,este mais esperto se torna um mini fundiário,normalmente um classe média esperto que sempre sonhou com um pedaço de terra para passar fim de semana.
Enquanto isto o boia fria vai se juntar a outro grupo invasor.
Assim o ciclo se repete.
Eles estão ficando apavorados porque ninguém resiste a verdade.
Brasília-DF
-14/10/2009 às 6:22
Uma variante aceitável e, do mesmo modo, esclarecedora do lead seria: Mal-aventurados os miseráveis de João Pedro Stedile. Porque deles é o inferno.