Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

Mais uma denúncia grave sobre as urnas, que chega com RG, CPF, nome e sobrenome

Por: Reinaldo Azevedo

Recebo da leitora T. M. a seguinte mensagem. Leiam. Volto em seguida.

Prezado Reinaldo Azevedo,
eu voto no colégio Rio Branco, em frente e o Sion. Quando chegou minha vez de votar, no primeiro turno, a mesária me pergunta se eu já havia votado. Eu disse que não. Ela chamou o fiscal e me conduziu para a coordenadora-geral porque lá constava que eu já havia votado.
Sumiram com meu título eleitoral. No final, exigi 2a. via do meu título e certidão de quitação eleitoral, já que sou aposentada (ELA CITA O ÓRGÃO PÚBLICO PARA O QUAL TRABALHOU) e preciso da quitação, senão não recebo meus proventos.
Esperei por duas horas lá, até chegar minha segunda via e a quitação. E disse que eu só sairia de lá após ter votado.
Não sei como fizeram, mas o fiscal me conduziu à sala de votação e consegui votar. Tenho o comprovante da certidão de quitação eleitoral, datada do dia 05 outubro.
Esta é a prova.
É preciso sim, que o PSDB exija apuração das urnas.
Atenciosamente,
T.M

Voltei
T. M. manda nome, sobrenome, RG, CPF e órgão público do qual é aposentada. Eis aí um caso. Se ela estiver falando a verdade — e por que mentiria? —, a questão é grave. Se constava que ela já tinha votado, então o comando eletrônico do seu voto — o número que libera a urna — já tinha sido acionado. Como é que ele foi acionado uma segunda vez? O mesmo número, então, teria de permitir dois votos.

É evidente que isso tem de ser apurado. E com rigor. Os dados estão à disposição do deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), que cuida do assunto no PSDB.

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

638 comentários
  1. Fabrício

    Simples houve erro do mesário. Alguém votou no lugar dela. O erro é humano e não da máquina. Demoraram para corrigir. Só isso.

  2. Joanna

    A inércia e/ou lentidão com que se apura a fraude é , sabidamente, proposital. É lamentável que somente alguns Reinaldo Azevedo cumpram a “missão” jornalistica de apuração dos fatos com a responsabilidade e compromisso com a verdade.

  3. PAULO

    AQUELA PESQUISA NA VESPERA DA ELEIÇÃO FOI P/ PREPARAR A MECHIDA NAS URNAS….. PRINCIPALMENTE NO NORTE NORDESTE…ONDE A BOLSA ISSO….BOLSA AQUILO….COMANDA O ESPETÁCULO….

  4. Fabiano

    Aecio Cade vc q não fala nada a respeito?cade os tucanos será q são tão frouxos assim q não fazem nada?temis q botar esse povo do PT na cadeia.apesar de eles não ficarem muito tempo

  5. Sandro Alfredo

    Não podemos esperar, esse fatos precisam ser investigados,os deputados de oposição têem o dever e a agilidade necessarias para não deixar isso passar em branco pois etamos lidando com uma quadrilha organizada!

  6. Mike

    Reinaldo, dou minha opinião tardia apenas para salientar um ponto da fraude:

    Toda vez que o eleitor vota o número do seu título também é registrado na mesma urna. Aliás, eu até já escrevi que tal procedimento VIOLA O SIGILO DO VOTO já que ambos, votos e número do título, SÃO REGISTRADOS NUM MESMO E ÚNICO PROCESSO. O TRE pode dizer que são gravados em registros diferentes, mas eu me reservo o direito de DESCONFIAR da “lisura” de nossa “Justiça Eleitoral”, como nos ensinou José Sarney.

    Continuando, se a eleitora não pode votar é porque o número do seu título já havia sido usado naquela urna estando nela registrado. Em outras palavras, VOTARAM POR ELA! Mas a coisa não termina aí. Como ela precisava comprovar sua votação ou não receberia o salário do mês (aqui se exerce o “direito do voto” sob ameaça, né?), precisaram “resolver o probleminha”, E ELA VOTOU!!! COMO??? Ora, quem frauda para mais, frauda também para menos. ARRUMARAM UM OUTRO NÚMERO DE TÍTULO PARA ELA VOTAR!!!

    UMA FRAUDE, AINDA QUE PARA “CONSERTAR” O MAL CAUSADO PELA MESMA FRAUDE, FOI COMETIDA, LÁ MESMO, NA SEÇÃO ELEITORAL!

  7. Tarcibeli

    Creio que houve fraude nas eleições. Tenho visto várias reclamações. Desse tipo, é a segunda. Houve um caso em que o mesário recebeu a urna e a mesma já continha 400 votos para o PT, ele quis chamar a polícia, mas não permitiram.
    Precisamos agir e rápido, pois ainda nesse mandato Dilma está criando DL que vão inviabilizar investigações posteriores, como a de que o delegado da PF seja SEMPRE indicado pelo presidente, isso significa que o mesmo, dificilmente irá investigar qualquer denúncia de corrupção do governo, sob pena de perder o emprego, quiçá, a vida.

  8. helio

    Eu não confiava nas urnas eletrônica NEM EM POLITICO AGORA VEIO A CONFIRMAÇÃO .,Tem que anular esta votação que tudo parece foi uma fralde DEVE TER tido outra maneira de frauda

  9. edson medeiros

    Tudo se espera do partido mais sujo do século.

  10. Eliana cardoso

    Aqui na Bahia teve muitas fraudes.Espero q o TSE aceita o pedido do presidente do PSDB para investigar.Pq nao aguentamos mais esse raça de ladrao chamada PT.Chega!!!!

  11. Delair Gasperin

    É inacreditável que um candidato entre para uma disputa eleitoral e simplesmente acredite que o sistema é confiável, sem haver nenhuma fiscalização por parte da equipe deles. Com as cédulas de papel, os fiscais de cada partido ficavam empoleirados por sobre os escrutinadores, dava até pau, e, agora, ficam na boa fé. Gastam milhões em campanha e não se dão o cuidado de olhar para a “caixa preta”!
    As urnas eletrônicas poderiam ser até mais confiáveis que as cédulas de papel, mas a transparência precisaria ser total. Os dados embarcados, incluindo o programa, mas não os votos, deveriam ser checados (checksum), por “hardware” e o resultado apresentado na tela, para ser, a qualquer tempo, entre uma votação e a outra, verificado pelos fiscais dos partidos, para ver se fecha com o preestabelecido.

  12. Delair Gasperin

    É inacreditável que um candidato entre para uma disputa eleitoral e simplesmente acredite que o sistema é confiável, sem haver nenhuma fiscalização por parte da equipe deles. Com as cédulas de papel, os fiscais de cada partido ficavam empoleirados por sobre os escrutinadores, dava até pau, e, agora, ficam na boa fé. Gastam milhões em campanha e não se dão o cuidado de olhar para a “caixa preta”!
    As urnas eletrônicas poderiam ser até mais confiáveis que as cédulas de papel, mas a transparência precisaria ser total, os dados embarcados, incluindo o programa, mas não os votos, deveriam ser checados (checksum), por “hardware” e o resultado apresentado na tela, para ser, a qualquer tempo, entre uma votação e a outra, verificado pelos fiscais dos partidos.
    Comprovante impresso pela urna eletrônica, só se fosse para depositar em uma outra urna, para possível conferência, pois se fosse para levar para casa, estaria institucionalizada a venda de votos.

  13. sem patria

    o que mais desvaloriza a pessoa honesta é ver o desespero do tse em levar urnas para o conjunto prisional para um fora da lei que nem ao menos ele mesmo respeita, ter o direito de votar, estamos vivendo em estado de sitio e o
    Impeachment do atual governo é a melhor opçao, pois ate outros governos como o comunismo venezuelano e cubano adoraram e festejaram essa tal vitoria…. me sinto sem patria, a inversao de valores tomou rumos catastroficos, nao sei onde iremos parar…

  14. Francisco César

    Essas Urnas deveriam ter fiscalização bilateral, envolvendo todos os seguimentos da sociedade, principalmente os partidos de oposição. Desde à preparação para á eleição, até o término da mesma. Com uma acompanhamento por todos os fiscais. E não somente na direção do governo. Pois só eles cuidando dessas urnas, podem fazer o que bem quiser com elas.

  15. marcio curzio valente

    Está bem claro que o povo brasileiro merece uma sindicância sobre nossas eleições e sobre a inviolabilidade de nossas urnas, eu creio e já li alguns pareceres técnicos que infelizmente nos trazem muita insegurança.Eu creio até provas em contrario que essa eleição foi roubada, e o povo precisa se manifestar com força façamos petições publicas

  16. Guilherme F. Lamb

    Reinaldo, não sei se voce esta par sobre os problemas nas urnas eletrônicas dos EUA, que sao modelos mais modernos que os nossos.

    Em Illinois e Maryland a urna estava dando do voto para o democrata quando o eleitor clicava sobre o candidato republicano:

    com video provando a fraude: http://townhall.com/tipsheet/katiepavlich/2014/10/29/again-voting-machines-swap-votes-for-republicans-to-votes-for-democrats-n1911513?utm_source=thdailypm&utm_medium=email&utm_campaign=nl_pm

    Varios estados estao descartando as urnas eletronicas e voltando as cedulas devido a problemas de confiabilidade das mesmas:

    http://thehill.com/policy/cybersecurity/222470-states-ditch-electronic-voting-machines

    aqui outro link sobre a fraude em Maryland http://www.rightwingnews.com/top-news/maryland-officials-probe-republican-democrat-ballot-switch-claims/

    http://www.tpnn.com/2014/10/28/expert-confirms-voting-machines-in-illinois-and-maryland-rigged-for-democrats/

    Existem muitos outros casos de fraudes documentados pelos eleitores por la tambem

  17. Menescal

    Os partidos de oposiçao tem que ficar vigilantes com as investigações sobre as fraudes eleitorais e sobre a petrobras ! Estamos lidando com um partido que é mais uma quadrilha , o PT

  18. Clóvis

    Uma coisa é certa meus nobres. O Brasil está indo para um caminho muito errado, com esses nossos políticos e esse governo vergonhosamente corrupto. ISSO NÃO VAI ACABAR NADA BEM. Só questão de tempo! Depois não digam que não sabiam.

  19. Marcos

    Sou de Rondonia, com indicios tao fortes de fraude nas urnas eletronicas, queremos cpi e novas e novas eleiçoes.

  20. Getulio Ferreira Ribeiro

    É preciso que se tenha um tickt de comprovante imprimido pela urna eletrônica , onde o eleitor confere seu voto e coloque o tickt em uma outra urna para uma contagem paralela. As duas tem que baterem.

  21. Eliane

    Urna eletrônica é perfeita para PeTralhas,pois impede a recontagem dos votos. Se fosse segura e confiável, todos os países desenvolvidos já teriam adotado.

  22. Luiza

    Já viram esse vídeo de um capitão do exército venezuelano?

    Nós vamos acabar entrando em guerra na América Latina!

    https://www.facebook.com/video.php?v=803614863039132

  23. Marta Nascimento

    Pessoal ,queria deixar com vocês alguns vídeos importantes, se me permitem.

    Seguem:
    https://www.youtube.com/watch?v=M5wTn4Q8wTU
    https://www.youtube.com/watch?v=1esLfO2KwNg https://www.facebook.com/video.php?v=541311302665699 https://www.facebook.com/video.php?v=546748068803062 https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=593726274088428&id=593166160811106
    https://www.youtube.com/watch?v=08p54b2x5KI
    https://www.youtube.com/watch?v=Xv9eEEVashM
    https://www.youtube.com/watch?v=TNnPMHfNF1c https://www.facebook.com/video.php?v=659574587490808 https://www.youtube.com/watch?v=r3uQW7CDyfo

    E uns links:
    https://www.facebook.com/CanalDaDireita/photos/a.268763386601533.1073741828.262104660600739/545177708960098/?type=1

    https://www.facebook.com/CanalDaDireita/photos/a.268763386601533.1073741828.262104660600739/548299245314611/?type=1

    https://www.facebook.com/CanalDaDireita/photos/a.268763386601533.1073741828.262104660600739/547336965410839/?type=1

    https://www.facebook.com/ad.alvarodias/posts/821412874582629?comment_id=821413221249261&offset=0&total_comments=947

    O cerne de tudo: https://www.youtube.com/watch?v=EdbR7xJfK40

    O mais importante para o hj é conseguir o voto em papel com apuração aberta ao público. Se tiver como acabar com o voto eletrônico, melhor ainda, se não, que o voto em papel prevaleça sobre esse.

    Agradeço pelo espaço!
    Vlw!

  24. Luiz

    SR. Aécio Neves, esta legião de eleitores 51% dos votos válidos exige que isso seja apurado, solicitar a polícia Federal, ministério público Federal, Estadual de cada Estado para fazer uma varredura nisso, isso não pode ficar assim, é preciso passar a limpo o Brasil e as eleições, não é possível continuar com essa cachorrada de corrupção em tudo que faz neste país, é uma vergonha, você mesmo é de dever dá entrada no pedido de apuração, contagem de todos os votos, isso não é escândalo, escândalo é ver e não tomar às providências cabíveis, é preciso passar a limpo tudo isso, senão o Brasil mergulha no espaço da desconfiança de um modo geral.

  25. Alvaro Roberto

    Para colocar mais pimenta no assunto: Porque o TSE liberou o uso de qualquer documento com foto para votar no lugar do Título de Eleitor? Se pode substituir, então pra que o Título de Eleitor? Creio, pela experiência como mesário, que o GRANDE PROBLEMA foi justamente esse fato, muitos eleitores foram votar com a Identidade. Lembro o rito: a) O eleitor apresenta o documento para um mesário, que procura o nome na lista e indica ao eleitor onde assinar. b) O mesmo mesário repassa “dita” o número do titulo para outro mesário incluir no sistema a fim de liberar a votação. c) O eleitor vai votar. d) O 1º mesário entrega o comprovante de votação e o documento do eleitor. Ora se usássemos o título de eleitor por certo não haveria esse problema e outros. Lembro que existem pessoas homônimas e com nomes muito parecidos que podem ensejar a erros. Que alguém votou no lugar da senhora é fato, mas é possível sim “dar um jeito” colocando o nº do titulo de eleitor de quem votou no lugar dela para ela votar, e o eleitor nem fica sabendo.

  26. Arno Gomes dos Santos

    Os primeiros que deveriam dar provas da idoneidade do sistema de votação eletrônica são os que se esquivam de prestar contas à sociedade. O simples fato de Dias Tofolli ter impedido o acesso ao sistema já é um indicativo de que alguma coisa aconteceu nos bastidores. O que temos assistido até agora é assustador e preocupante. Esta eleição, estimulada pelo PT em suas ações dividiu o Brasil entre norte/nordeste e o sul, entre ricos e pobres, negros e brancos PT e aliados contra PSDB e aliados. Eu não tenho dúvidas de que a cúpula do governo está usando o Estado em favor de projetos ideológicos. Está na hora do Brasil acordar, antes que seja tarde demais.

  27. Arthur Tavares

    Oposição buscando a Lei ….. Com Dias Toffoli parece que o STE também está contaminado …. A Imprensa correta tem de ajudar a oposição …., ou já estamos na Venezuela, Cuba, Irã e outros …

  28. Ilda Correa

    Lamento os comentários daquele cidadão corregedor. Não tem o menor respeito pela democracia. Se bem, meus amigos, caso fosse aceito o pedido do PSDB para apurar as irregularidades imaginem o aparelhamento!!! Ficaria o dito pelo não dito. Com certeza. Já sabemos como esse governo trata as investigações que venham depor contra eles.

  29. Cristina Possas

    Nao podemos ignorar as evidencias de fraude no processo eleitoral que surpreendentemente se acumulam em inumeros, documentos e videos na internet. Por mais que se insista que o sistema brasileiro e seguro, e importante lembrar que o governo brasileiro e o principal comprador da Diebold, empresa processada pelo governo americano por vender urnas adulteradas aos paises em esenvolvimento. Outro fato surpreendente foi o fato de que o processo de apuracao nao foi transparente e sim feito a portas fechadas, conforme determinado pelo Ministro Toffoli do PT, o que aumentou as suspeitas da populacao, como indicam as manifestacoes reunindo milhares de pessoas em Sao Paulo, Porto Alegre e outras cidades brasileiras.

  30. CICERO IZIDRO DE BARROS

    EU, CIB, SOU ELEITOR E VOTO NA ZONA 354 SEÇÃO 30 NA E.TENENTE MARQUES NO BAIRRO DO POLVILHO, MUNICÍPIO DE CAJAMAR. NA ELEIÇÃO QUE ACONTECEU NO DIA 05 DE OUTUBRO DE 2014, PRIMEIRO TURNO, EU VI E OUVI DUAS ELEITORAS RECLAMAREM PARA AS MESÁRIAS QUE APARECERAM AS FOTOS DOS RESPECTIVOS CANDIDATOS QUE PELA ORDEM PRECEDIAM A DO CANDIDATO A PRESIDENTE, MAS A DO SEU CANDIDATO A PRESIDENTE, NÃO APARECERAM AS FOTOS, ASSIM ELAS CONFIRMARAM O VOTO FINALIZANDO ASSIM.

  31. Onofre de Matos Tavares

    As evidências são suficientes para que seja feito algo com relação a essa eleição.

  32. João Luiz

    Eu acho esse negócio de urna eletrônica uma idiotice para enganar brasileiro. Como que os americanos, donos do Vale do Silicio, maior potência do mundo ainda vota no papel? Simples amigo, pode ser auditado, coisa que no nosso caso é impossível.

  33. Maria Martinatti

    Toffoli foi reprovado para juiz em São Paulo, mas em 2009 como divulgado pela Veja já bem dentro do PT estava envolvido com dinheiro ilícito, inclusive era amigo próximo do Ze Dirceu, teve a sua carreira apadrinhada pelo Luladrao, tudo planejado, eles sabem bem quem nomeiam, quando é para qual função, infelizmente hoje estamos na mão de um bando de corrupto, comuna e vagabundo…queremos nossa libertação!!!

  34. Helô Machado

    Interessante! Agora, quando me lembro da hora da votação, – votei na Faap, em Higienópolis – vem na minha cabeça algo como 20%. Não entendi: assim que apertei o botão para confirmar, apareceu na tela 20%. E a palavra FIM. É assim mesmo?

  35. Americo

    Nossas URNAS ELETRONICAS fazem parte de milhões de outros
    CRIMES ELEITORAIS,cometidos em eleições de 2 em 2 anos.
    Este ano os CRIMES ELEITORAIS foram mais evidentes,comparando a anos anteriores.
    Tais CRIMES cabem impeachment como:propaganda enganosa,compra de votos,terrorismo eleitorais,mentiras em plena campanha eleitoral nas emissoras de radio e TV, promessa que antecipadamente muito de nos eleitores sabemos,mas..se votar e eleger sob PROMESSAS que jamais serão cumpridas e eleicoes seguintes repetem o NAO FEITO, oras fica sem sentido algum o eleitor novamenre .???VOTAR por VOTAR !

  36. Maria Martins

    COM TANTAS EVIDENCIAS, COMO TEREMOS VONTADE E CONFIANCA NAS PROXIMAS ELEICOES??? O VOTO EH OBRIGATORIO….. E A SEGURANCA DO MESMO… NAO EH????

  37. Americo

    Nossas URNAS ELETRONICAS fazem parte de milhões de outros
    CRIMES ELEITORAIS,cometidos em eleições de 2 em 2 anos.
    Este ano os CRIMES ELEITORAIS foram mais evidentes,comparando a anos anteriores.
    Tais CRIMES cabem impeachment como:propaganda enganosa,compra de votos,terrorismo eleitorais,mentiras em plena campanha eleitoral nas emissoras de radio e TV, promessa que antecipadamente muito de nos eleitores sabemos,mas…..!

  38. maria thereza dias grasso cardoso

    Tem que haver uma verificaçao.AS denuncias estão aparecendo.

  39. maria thereza dias grasso cardoso

    Tem que haver uma verificaçao.AS denuncias estão aparecendo,mas as pessoas tem medo.

  40. andrea

    https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=867612763257011&id=286112094740417

    Aconteceu o mesmo com essa senhora.
    Ela filmou tudo (no momento em que foi informada que constava que ela já havia votado).

  41. Lilian André

    Srs eleitores , independente de quem ganhou …. fica cada vêz mais evidente que estas urnas foram fraudadas !

  42. Selmo Peres

    Mais uma vez a 3ª máfia em ação. Quando é que os petistas vão criar vergonha.

  43. mauro b belizari0

    uma verg0nha mas n0s ja sabia para tirar 0 pt d0 p0der vai ser dificiu iguau n0s sindicat0 eis se perpetuam,,,,,

  44. Andre Ladogano

    Estou recebendo in box de várias pessoas um e-mail para enviarmos nosso apoio ao Aécio no sentido de pedir anulação das eleições. Nesse e-mail temos que colocar nome completo, CPF e solicitar que seja cancelada as eleições por motivos de suspeita de fraudes e uso da máquina administrativa governamental para favorecimento da candidatura do PT.
    Logo em baixo do texto ainda tem 3 telefonas onde podemos entrar em contato, sendo que nenhum atende. Pergunta: Devemos confiar, ou pode ser mais algum dos Petralhas tentando de alguma forma evitar que os que apóiam Aécio, não cheguem a lugar algum?!?! Temos alguma forma de ajudar de fato?!?! Desde já agradeço.

  45. José Magalhaes

    Ouvi dizer que houve fraude nas eleições do segundo turno em Pernambuco e Minas Gerais.

  46. silvio

    Este título do blog vai para meu arquivo …. bastante informativo

  47. MARIA TARCISIA

    Achei um absurdo não poder divulgar os votos para presidente assim que as urnas foram apuradas.

  48. Daniel Lobo

    A votação eletrônica tem sido questionada desde seu início por não possibilitar a impressão de fita análoga `a da urna e que possibilite a checagem com recontagem sem identificação do voto individual . A auditoria do sistema é ineficaz, pois todo engodo fraudulento pode ser retirado e não há nenhuma forma de verificação isenta da totalização dos votos. A priori, a unica contestação válida seria o testemunho documentado de tantas irregularidades que igualassem a metade da diferença entre os candidatos o que é virtualmente impossível de se conseguir. Resta então a condenação do processo eleitoral como um todo, o que se pode fazer com os indícios existentes, inclusive com a gravíssima nomeação de juízes eleitorais no TSE com evidentes impedimentos. Isto só poderia ser questionado em foros internacionais como a OEA.

  49. Hellmuth D Stapait

    Esse não é o único caso, há vários pelo País mas infelizmente membros do próprio PSDB não quer nenhuma providência, pelo contrario, a condena.
    Já ouvi muito durante anos que na política as vezes(na maioria), quem perde, ganha, e muito. Desculpem pensar assim mas não irão auditar as urnas, pode ser que encontrem mais que uma manipulação.

  50. Israel Vicente

    Não tenho a menor dúvida que houve fraude nestas eleições. A porcentagem de votos nulos e abstenções não condiz com a realidade. Foi aí que fez a diferença no computo geral. Um simples comando, transforma votos de Aécio para estes campos.Principalmente em Minas Gerais e Pernambuco, fez a diferença,colocar como Presidente do TSE um ex-advogado do Pt foi justamente o “pulo do gato”. Tem que haver uma auditoria internacional para confirmar, ou não, este resultado. Nossas instituições estão podres.